Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Bola de Ouro 2013: Ronaldo, Messi e seis do Bayern entre os 23 candidatos

Quem foi o melhor jogador do Mundo em 2013? Concorda com esta selecção (de 23) final?A FIFA divulgou a lista de candidatos à Bola de Ouro 2013, prémio atribuído em parceria com a revista “France Football” e que distingue o melhor jogador do Ano.


Lista de candidatos:
Arsenal: Mesut Ozil (Alemanha)
Barcelona: Lionel Messi (Argentina), Andres Iniesta (Espanha), Xavi (Espanha) e Neymar (Brasil);
Bayern: Philipp Lahm (Alemanha), Thomas Muller (Alemanha), Manuel Neuer (Alemanha), Franck Ribery (França), Arjen Robben (Holanda) e Bastian Schweinsteiger (Alemanha);
Chelsea: Eden Hazard (Bélgica);
Dortmund: Robert Lewandowski (Polónia);
Juventus: Andrea Pirlo (Itália);
Liverpool: Luis Suarez (Uruguai);
Manchester City: Yaya Touré (Costa do Marfim);
Manchester United: Robin van Persie (Holanda)
Mónaco: Radamel Falcao (Colômbia);
PSG: Zlatan Ibrahimovic (Suécia), Edinson Cavani (Uruguai) e Thiago Silva (Brasil),
Real Madrid: Cristiano Ronaldo (Portugal) e Gareth Bale (País de Gales);
VM Reus (o Dortmund, finalista da LC, está pouco representado), Aguero (é um dos 10 melhores do Mundo e nesta 2ª metade de 2013 tem apresentado um nível muito alto) e Vidal (contribui mais para o sucesso da Juve que o próprio Pirlo), mereciam figurar nesta lista final. Mas no geral é uma das melhores selecções finais da FIFA/France Football dos últimos anos (por norma costumam aparecer 4/5 nomes, que pouco fizeram, mas são nomeados devido ao estatuto). Praticamente não se pode apontar nada aos candidatos finais (excluíamos Xavi, a nível individual acrescentou pouco em 2013, Falcao também pouco fez para merecer esta nomeação). Posto isto. Mantemos a ideia que este tipo de prémios deve ser um misto entre a prestação individual, qualidade do jogador e como isso contribui para o sucesso colectivo e neste prisma, Ribéry bateu por larga margem a concorrência. O que podemos questionar, é justo que o façam, é se o francês merece ter o mesmo nº de Bolas de Ouro que Ronaldo, e a resposta é Não! Se o extremo do Bayern merece ter uma Bola de Ouro quando Iniesta e Ibrahimovic nunca receberam nenhuma, e a resposta volta a ser Não!


PS – Com uma atitude vergonhosa (pode ver o vídeo na página do Facebook do VM), o presidente da FIFA, Joseph Blatter, durante uma conferência na Oxford Union Society, elogiou Lionel Messi e defendeu que o argentino devia ganhar a Bola de Ouro 2013. Depois, quando falou sobre Cristiano Ronaldo fê-lo de forma depreciativa e chegou mesmo a gozar com o internacional português.

112 Comentários

  • Área Vip
    Posted Novembro 13, 2013 at 1:22 pm

    Eu muito sinceramente acho que os dirigentes da FIFA não gostam do Ronaldo, porque ele parece ser aquele jogador independente que joga como ninguém e que não conta com favores da fifa. Temos que lembrar que o Ronaldo é um jogador que simplesmente nunca exitiu, já tivemos outros jogadores singulares como Zidane, Ronaldinho etc.. mas nenhum outro jogador faz como ele: Pé direito, pé esquerdo, cabeça, livres, passes, forma física. Tudo isso numa só pessoa é normal que inveje. Quanto a bola de ouro não tenho dúvida que quem vai ganhar é o Messi porque afinal ele é "o bom rapaz". O Ribery não merece ter o mesmo nº de bolas de ouro que o Ronaldo, porque se fosse assim o Iniesta e o Sjneider teriam ganho pelo menos uma. CRISTIANO RONALDO É ÚNICO, NUNCA EXISTIU NENHUM JOGADOR COMO ELE!!!!!!!!!

  • João Bernardo
    Posted Outubro 30, 2013 at 12:07 pm

    Se o vencedor não for o Franck Ribery é no mínimo ridículo. Aliás, o 1º prémio só pudera ser entregue a alguém do Bayern Munchen, dada a qualidade e supremacia que a equipa evidenciou a época passada, ganhando todas as competições.

  • Jorge Figueiredo
    Posted Outubro 30, 2013 at 4:06 am

    Dúvida VM, porque razão não deve Ribery ter o mesmo número de bolas de ouro que o Ronaldo??

  • Rodrigo
    Posted Outubro 29, 2013 at 10:26 pm

    Escolhia Franck Ribery, uma vez que tem estado a um nivel altissimo em 2013 e foi pedra basilar no triplete do Bayern. No entanto, fica sempre alguma amargura por ver Ronaldo apenas com uma Bola de Ouro, bem como Iniesta ou Ibrahimovic sem nenhuma, mas a verdade e que num ano em que o Messi esteve algo apagado pode ser o frances a conquistar este premio individual e ficar na lista dos melhores do mundo.

    Relativamente a lista concordo que e das melhores dos ultimos anos, sendo que trocaria Falcao e Xavi por Reus e Vidal.

  • Fábio Teixeira
    Posted Outubro 29, 2013 at 8:53 pm

    Franck Ribéry.

  • Euclides!
    Posted Outubro 29, 2013 at 7:35 pm

    A França desde Zidane que já não elege um Bola de Ouro… portanto não ira ser perdida esta oportunidade

    agora a verdade é esta: Messi e Ronaldo são os melhores do mundo a uma distância considerável para os outros, actualmente pode-se dizer que Ibrahimovic está quiçá num momento de forma fantástico e que andará mais próximo do duo que os outros, mas Ribery não tem pouco mais ou menos o mesmo nível

    estamos a falar de dois jogadores que marcam uma média de 60/70 golos por ano nas ultimas 4/5 temporadas, algo que no futebol moderno ao mais alto nível é impressionante

    Ribery vai ganhar, porque o Bayern ganhou tudo, mas a pergunta que se deve fazer é esta: Ribery merece mais que Robben? Na minha optica robben que até marcou o golo decisivo na final merece mais… para mim Robben é um jogador superior a Ribery, não fosse as suas lesões e inconsistência física estaria ao nível de Messi e Ronaldo… o melhor jogador do Bayern de Munique na minha opinião…

    Messi foi o melhor marcardor da Liga Espanhola, embora tenha tido uma temporada abaixo em termos exibicional, Cristiano Ronaldo jogou melhor que messi ao longo da temporada, foi o melhor marcador da champions, mesmo não tendo marcado tantos golos na liga espanhola, compensou isso com mais golos em outras competições e na selecção Portuguesa, pois Cristiano Ronaldo desde o Inicio do ano até agora tem mais 8/9 golos que messi em todas as competições, portanto aquele factor que serviu para Messi ganhar a bola de ouro no ano em que o Real Madrid ganhou a liga espanhola este ano vai para Ronaldo

    é certo que este prémio atribui-se por "votações" de colegas, e que há sempre coisas estranhas, mas não tenho duvidas nenhumas, vai ganhar Ribery, seja por muitos ou por poucos, vai para o Ribery este ano, porque o Lobbie Platini e França é demasiado forte para que assim não seja…

  • slb1994
    Posted Outubro 29, 2013 at 6:00 pm

    Boa tarde a todos.

    Na minha opiniao, o premio devia ser entregue a Ribery.
    Agora, penso que quem vai ganhar é Leonel Messi.
    Espero que Ronaldo não compareça na gala/circo da FIFA.
    Mourinho de certeza que não aparece, pois vai ter um treino ou jogar PS3 com o filho ( e que bem faz ele)

  • cuauthemoc
    Posted Outubro 29, 2013 at 5:54 pm

    Infelizmente este pre'mio nao tem sido nos ultimos anos dado ao melhor do mundo, mas a' miss simpatia.
    O ano passado Ronaldo devia ter ganho, a' dois anos devia ter sido Iniesta, e a' tres Sneijder, quem ganhou foi o mesmo d sempre. Messi vai ser recordado como um dos melhores de todos os tempos, mas nao pode ganhar este pre'mio todos os anos so' porque tem uma imagem mais simpa'tica que os outros.
    Este ano pra mim tem que ganhar ou Ribery ou Robben, nao so' pelo que fizeram no Bayern mas tambe'm pelo que teem feito nas suas selecoes.
    Espero que acima de tudo a votacao deste ano nao levante suspeicoes como as de anos anteriores.
    Quanto ao Sr. Blatter perdeu completamente a vergonha, e quanto a mim a resposta de CR7 devia ser dada ou estando ausente, se por acaso for um dos 3 finalistas o que sinceramente eu tambe'm duvido, ou estando presente deixar o senhor de mao estendida na entrega do pre'mio.

  • Sérgio Gonçalves
    Posted Outubro 29, 2013 at 3:45 pm

    Não concordo com as nomeações de Xavi, Pirlo (produtividade aquém em relação a anos anteriores, também já não vão para novos), Suarez (grande jogador, enorme mesmo, mas manchou a época com um castigo pesado e colectivamente o Liverpool não ganhou nada), ja Hazard fez uma boa época mas houve outros jogadores que tiveram maior destaque na vitória na Liga Europa, Torres por exemplo, no entanto acaba por ser o único representante belga, selecção que merece sem dúvida alguém a representa-la nesta elite.
    Vidal, Reus e Aguero mereciam o destaque e aí concordo com o VM, foram peças fundamentais para os resultados que as suas equipas conseguiram.
    Quanto ao vencedor, não querendo entrar em guerras entre CR e Messi, acho que pelo video podemos pelo menos preparar-mo-nos para não estranhar caso seja de novo o argentino. Quanto á análise que o VM faz em ser injusto Ibra ou Ribery terem as mesmas bolas de ouro que CR, é tão injusto quanto Messi ter 4 e CR 1, a questão aqui é realmente perceber se vale a pena levar a sério este prémio, Messi ou Ronaldo podem ser os melhores jogadores do mundo individualmente, mas o futebol é um jogo de equipa, e nada se faz sozinho e Ribery destacou-se individualmente continuando a ser um jogador de equipa que não resolve jogos por si só (alguns até sim). Neste ano civil, foi sem dúvida o melhor 4!!!! títulos, salvador da selecção gaulesa nos últimos jogos sob enorme contestação, e atitudes que dignificam o futebol como desporto, merece sem dúvida o prémio. Ronaldo fez uma grande época (parece que de facto não se incomoda com o 2º lugar dos anos anteriores, está sempre a provar que é um monstruoso jogador, que embora seja a principal referência ofensiva da equipa joga a extremo e consegue sempre um número de golos absurdo, carregou a equipa ás costas na champions, na liga e este ano parece que vai repetir a dose. No entanto, apenas uma Supertaça e o pémio individual de melhor marcador da CL não me parecem suficientes para destronar Ribery. Já Messi, penso que fez uma época uns furos abaixo do que estávamos habituados, tem sido afectado por lesões e nos jogos principais (Real, Bayern, Milan…) eclipsou-se, no entanto conseguiu dar continuidade aos números astronómicos de golos arrecadando a bota de ouro novamente, e contribuiu decisivamente para a conquista de La Liga, ainda que nos particulares contra CR e Ribery tenha sido ultrapassado.
    Agora uma opinião que é minha por direito: Messi vs Ronaldo tem sido o prato nos ultimos 5 anos. O português tem maior dificuldade em cair nas graças dos adeptos do futebol em geral (secalhar pq não se limitam a avalia-lo como futebolista), e sendo os votos feitos por seleccionadores e capitães, acho que o jogador mais odiado ou mal amado arrisca-se a ficar pa trás, claro que podem sempre preferir Messi, e eu n conheço o caracter de quem vota para afirmar isto, mas existe essa possibilidade, porque vemos constantemente Ronaldo ser insultado em jogos de La Liga, Champions, selecções… Acho que com estes a serem os únicos protagonistas deste prémio, o próprio prémio perdeu brilho, porque se criou uma divisão de massas muito grande entre os fãs de CR e os fãs de Messi, em tempos anteriores simplesmente se apreciava a classe de jogadores como Zidane, Nedved, Ronaldo, Kaka, Shevchenko, Ronaldinho, Figo, etc, e ganhasse quem ganhasse, não me lembro de haver estes despiques de justiça.

    Cumprimentos

  • Fabiuh_21
    Posted Outubro 29, 2013 at 3:19 pm

    Se Sneijder nao ganhou em 2010 por exemplo, porque razão ha de ganhar agora o Ribery? Infelizmente esta treta de prêmio vai para o mesmo do costume

  • João Lains
    Posted Outubro 29, 2013 at 3:14 pm

    A minha lista final incluiria: Neuer, Lahm, Bale, Iniesta, Özil, Müller, Ribéry, Vidal, Schweinsteiger, Reus, Robben, Messi, Ronaldo, Cavani, Falcao, Neymar, Van Persie, Suárez, Lewandowski, Ibrahimovic. Julgo que estes vinte, fizeram o suficiente para se dizer que estão a lutar pelo prémio de melhor jogador do mundo.

    Thiago Silva, Pirlo, Kroos, Götze, Gündogan, Hazard ou Mata, são outros que podiam perfeitamente estar aqui e Xavi, se preferirem.

  • Pedro Salgueiro
    Posted Outubro 29, 2013 at 2:37 pm

    Bem acho que todos sabem quem ganha. Não tenho dúvidas que será o Messi com Ribery em segundo. Ronaldo desconfio que nem no pódio fica. Para mim isto não tem qualquer credibilidade. Quanto ao Blatter se ele não estava bêbado então está completamente demente para fazer uma figura daquelas e dizer o que disse.
    Enfim se eu fosse o Ronaldo nem punha lá os pés e que se poupe a uma viagem para descansar.

  • Pedro Salgueiro
    Posted Outubro 29, 2013 at 2:37 pm

    Bem acho que todos sabem quem ganha. Não tenho dúvidas que será o Messi com Ribery em segundo. Ronaldo desconfio que nem no pódio fica. Para mim isto não tem qualquer credibilidade. Quanto ao Blatter se ele não estava bêbado então está completamente demente para fazer uma figura daquelas e dizer o que disse.
    Enfim se eu fosse o Ronaldo nem punha lá os pés e que se poupe a uma viagem para descansar.

  • MosqueteiroSLB
    Posted Outubro 29, 2013 at 2:03 pm

    esse argumento e ridiculo. se ribery merece as mesmas bolas que o ronaldo? a verdade e que o ronaldo nao tem mais bolas porque o messi nesses anos teve sempre muito acima. este ano o ribery ganhou tudo o que havia para ganhar ( o ano passado, por exemplo, o ronaldo so ganhou o campeonato). e obvio que o ronaldo nao determina quem joga bem. se e justo, e. o ribery merece este ano. ronaldo nao merecia. sei que os portugueses ate podem discordar, mas o messi e melhor.

    1- ribery
    2- messi
    3- ronaldo
    4- iniesta.

    o que mais gosto me dar ver jogar e mesmo o iniesta. se tivesse dados mais interessantes, mesmo que muito inferiores aos do ronaldo e do messi nao hesitaria. neste mau momento do messi e claramente o jogador que mais futebol e magia tem. nunca desilude.

    • Pedritxo
      Posted Outubro 30, 2013 at 9:46 am

      este ano ronaldo tem mais golos que mesi, qual e o criterio entao?

    • MosqueteiroSLB
      Posted Outubro 29, 2013 at 4:44 pm

      acompanhei. mas pelos vistos o senhor nao. dizer que o ronaldo merecia o ano passado quando so ganhou um campeonato e marcou menos 20 golos que o messi. nao esquecendo as assisntecias. ronaldo e bom, messi e excelente. o ronaldo a jogos que ate mete pena ver jogar. ou desmarca-se para a area ou pega na bola corta e remata. o ronaldo ja nao mostra muito aquele futebol espectaculo de ir para cima das defesas. ronaldo nao desce para apanha as defesas em contra pe e aproveita a velocidade. mas ja nao tem feito jogadas magicas como messi ou iniesta que fintam 1,2,3. ronaldo marca, bonito sim, mas nao tem deslumbrado tanto. lembro ronaldinho, que nao marcava metade destes 2 astros, mas encantava com a sua tecnica.

    • Pedritxo
      Posted Outubro 29, 2013 at 2:26 pm

      o messi teve muito acima do ronaldo nesses 4 anos? acompahou futebol nesses 4 anos?

  • Santos
    Posted Outubro 29, 2013 at 1:29 pm

    Quando os dirigentes máximos do futebol, tanto Europeu como Mundial se desfazem em elogios a Messi, há duvidas? Para mim este será dos últimos anos em que Ronaldo terá capacidade física para poder ganhar o prémio, isto mesmo pensando que durante estes 6-7 anos que está sempre no topo.. 2007 até ao momento, um 1º lugar e 4 2ª lugares. (6 anos – 5 pódios)

    É mais uma (injusta) para Messi…

  • Tiago Alves
    Posted Outubro 29, 2013 at 1:19 pm

    E o que fez Hazard? Mais valia estar o Mata.

    • Pedro Adegas
      Posted Outubro 29, 2013 at 6:42 pm

      Totalmente de acordo, eu por exemplo adoro ibra desde que foi para a Juventus e tem sido o meu jogador favorito e mesmo sabendo que existem melhores que ele se fosse capitão ou selecionador punha o em 1º porque aquilo que sinto quando ele tem a bola nos pés é mágico.
      O iniesta é outro que me deixa maluco e depois vem o messi, Ronaldo e Neymar.
      Uma pergunta:Quando é que veremos um jogador mais recuado(central, Gr, lateral e mesmo trinco) a ganhar este trofeu? Acho que cada vez mais se banalizam estas posições por parte da população e so o ataque é que faz uma equipa, se calhar é por isso que o Porto é sempre campeão.

    • Rui Bastos
      Posted Outubro 29, 2013 at 3:52 pm

      E o Reus? Gotze? Hazard é magnífico, mas esta dupla também o foi e uma equipa finalista da Liga dos Campeões que tem Lewandowski no pódio (inferior a qualquer um dos alemães, imo) é chato.Mata foi o jogador mais influente nas equipas a seguir aos dois monstros (Messi e Cristiano, obviamente) e passeia uma classe enorme em campo, não está presente na lista. Pirlo é mais por uma questão de respeito. Compreendo também que a não nomeação do Aguero esteja relacionada com a falta de títulos e resultados na época passada. Outra coisa: não se chateiem tanto com isto, é uma votação por parte de humanos e que apenas o gosto de cada um vai triunfar. Não usem isso para rotular o "vosso" melhor do Mundo. Cada um tem as suas preferências e não podemos criticar, é quase igual à comida. Eu não gosto de couve, mas outra pessoa pode adorar. Deixem-se de manias da conspiração, que o Messi apenas ganha porque tem a FIFA do seu lado e bla bla, o voto é de jogadores e treinadores, que tem, como todos nós, as suas escolhas pessoais baseadas nas suas preferências e naquilo que os seus olhos "vêem".

    • Jose Nuno Alves
      Posted Outubro 29, 2013 at 3:07 pm

      Mata também foi o jogador q notei logo a falta. Por 1 vez o Blatter e o Mourinho estão de acordo (e errados)

    • Rui Bastos
      Posted Outubro 29, 2013 at 1:46 pm

      Totalmente de acordo.

  • Anónimo
    Posted Outubro 29, 2013 at 1:19 pm

    Creio que a Bola de Ouro'2013 será justamente entregue ao Ribery… Não digo que tenha levado o Bayern às costas, mas foi imagem da garra e determinação com que o Bayern limpou tudo em 2012-2013. Uma equipa fantástica a dar os primeiros passos e que será, a par do Barcelona, uma das melhores do mundo (consequentemente teremos a Alemanha no topo do futebol mundial, sendo uma clara aposta para vencedora do próximo mundial – as seleções só chegam ao topo quando a sua base é uma base habituada a jogar junta eg Portugal no Euro'2004, onde a base era a equipa do FCP, Espanha com a base do Barcelona e agora Alemanha com a base do Bayern).

    Lugares seguintes…. Fechava com Messi (bateu os recordes todos que havia para bater) e Ronaldo que fez e está a fazer uma epoca fantástica.

    ACSilva

  • FC
    Posted Outubro 29, 2013 at 1:19 pm

    Desde o meu ponto vista este prémio deve premiar o rendimento individual do melhor jogador do mundo, portanto não olho ás conquistas colectivas que daí advêm. No ano passado para mim o jogador que melhor rendimento individual apresentou foi o Messi e para mim ganhou bem, este ano para mim foi o Ronaldo e por isso acho que deveria ser considerado o melhor do mundo.

  • porquinhodaindia
    Posted Outubro 29, 2013 at 12:53 pm

    A atitude de Blatter é inqualificável: indigna do mais vulgar transeunte quanto mais do presidente da FIFA. Vergonhoso.

  • Jonas
    Posted Outubro 29, 2013 at 12:39 pm

    O Blatter tava todo bezano na entrevista, nem sabia quando é que ia ser a escolha final. De qualquer das maneiras, é incrível ver uma pessoa com aquele estatuto – é apenas e só o líder da organização que tutela o futebol mundial – a fazer comentários daqueles. Fora isso, se o desempenho da equipa contasse para alguma coisa, parece-me que o prémio seria do Ribery sem grande discussão. Ronaldo, Messi, Ibrahimovic e Schweinsteiger (fez a sua melhor época no Byern) a completar o top.

  • Ricardo Ricard
    Posted Outubro 29, 2013 at 12:38 pm

    Fiquei com uma vontade enorme que Portugal ganhe o mundial só para o Ronaldo deixar o triste do Blatter com a medalha na mão ou de mão estendida,seria épico. Melhor só mesmo a final ser Portugal – Argentina e Portugal ganhar 3-0 com 3 golos do Ronaldo,mas mais depressa me sai o euromilhões.

    • André Sousa
      Posted Outubro 29, 2013 at 4:22 pm

      Posso dizer que já sonhei várias vezes com uma final Portugal-Argentina no Mundial. Mas eu não nos vejo a ganhar 3-0. Vejo sim começarmos a perder desde o início com um golo do Messi (tipo aos 15 min ou assim), o jogo não mais se alterar até aos 85 min e de repente o Ronaldo meter dois golos em cima dos 90.

  • Luis Rosa
    Posted Outubro 29, 2013 at 12:38 pm

    Futebol são 11 contra 11, e no fim o Messi ganha a Bola d'Ouro…

    É ridículo que o máximo representante da FIFA se pronuncie sobre as suas preferências (não que não fosse já claro), mas pior ainda é a forma como o faz. Uma criança de 3 anos explicava melhor o motivo da sua preferência. É assustador estar um tipo desta categoria à frente da FIFA. Assim não admira a estagnação no futebol e que temas como as novas tecnologias no futebol nem sequer venham à mesa de discussão.

    Percebe-se a tentativa de fabricar um novo melhor de sempre e tirar para sempre do sapato essa pedra chamada Maradona. Messi caiu do céu para estes tipos. Um talento do outro mundo num jogador completamente "spineless".

  • Rabensandratana
    Posted Outubro 29, 2013 at 12:28 pm

    Eu gostava que fosse o Franck Ribéry a ganhar este prémio, ganhou todos os títulos, fez muito alguns golos importantes, fora as assistências.
    Messi e o Ronaldo também merecem vencer.

  • Anónimo
    Posted Outubro 29, 2013 at 12:25 pm

    Este prémio é ridiculo e já entrege ao do costume (Messi)! Continuo sem perceber onde ele é tão melhor do que Ronaldo… Um jogador em que a equipa se adapta a ele e não ele a equipa! Acho engraçado quando se fala do numero de golos, por exemplo, de Messi e Ronaldo, temos que nos lembrar que Messi a anos que joga como falso ponta-de-lança e Ronaldo como EXTREMO! um extremo que marca tantos golos como um jogador que joga basicamente no maeio a espera do génio do Xavi ou Iniesta apareça! O futebol ta podre e mostra-se no nº de Bolas de Ouro de Messi quando, na minha opinião, Xavi e Iniesta são muito mais importantes e trabalham bem mais do que (isto apenas no Barcelona)! Com Blatter e Plattini a frente da FIFA e da UEFA o futebol mundial parece-me que cada vez terá menos adeptos, pois cada vez está mais PODRE!!

    Cumprimentos, Tiago

  • hmdb89
    Posted Outubro 29, 2013 at 12:20 pm

    É sem duvida a melhor lista de sempre. Ainda que ache que Kun Aguero e Vidal devessem figurar na lista no lugar de Suarez( época passada do Liverpool foi bastante sofrida e esteve vários jogos castigado), e tirava tambem Hazard para colocar Vidal.

  • Bruno
    Posted Outubro 29, 2013 at 12:19 pm

    Eu nunca percebi qual era o critério para ganhar este tipo de prémios, um ano contam os golos, noutro contam os títulos, etc, etc. Agradeço ao senhor Blatter por me ter elucidado. Interessa é ser bom rapaz, este é o critério, ahh e está claro, ser o filho que todos desejam. Parece-me um bocado óbvio quem é que vai ganhar, ou pelo menos, quem não vai. Deixa lá Ronaldo, tens lá culpa de ser Português. Se eu fosse a ele nem lá punha era os pés.

    Ah, já agora, eu também sou um bom rapaz, a minha mãe diz que sou o melhor filho do Mundo, e nunca fugi ao fisco. Acho que merecia, pelo menos, ser nomeado ;)

    SL!

    • Bruno
      Posted Outubro 29, 2013 at 12:52 pm

      Sim, eu sei Andre.

    • Andre
      Posted Outubro 29, 2013 at 12:36 pm

      Bruno,
      Os golos e titulos nao contam neste premio.
      Quem vota sao os capitaes das selecoes e, salvo erro, os treinadores.
      Logo e um voto de simpatia, quem gosta mais de A ou de B vai votar nesses jogadores.

      cumprimentos
      Andre

    • Tiago Quintas
      Posted Outubro 29, 2013 at 12:35 pm

      haha mesmo depois de ser bom rapaz e etc, faltava-lhe ser de um país importante para poder ganhar sempre!

  • FMGB
    Posted Outubro 29, 2013 at 12:16 pm

    1 – Ronaldo
    2 – Messi
    3 – Ribery
    4 – Neuer
    5 – Schweinsteiger
    6 – Bale
    7 – Falcão
    8 – Ibra
    9 – Iniesta
    10 – Lahm
    11 – Muller
    12 – Lewandowski
    13 – Robben
    14 – Vidal
    15 – cavani
    16 – Van pierse
    17 neymar
    18 ozil
    19 Yaya
    20 Xavi
    21 hazard
    22 – pirlo
    23 T. silva

  • Pedritxo
    Posted Outubro 29, 2013 at 12:13 pm

    Ronaldo ja foi arrumado pelo Blatter, portanto ou messi ou ribery ganhram a bola de Ouro, ta mais do que visto.

    E agora temos que ver uma coisa, se for para contar o ano todo, ronaldo em 2013 tem mais golos que messi e isso o ano passado contribui para que messi ganhasse a bola de ouro, vamos ver se o criterio se mantem, ate porque este ano messi nao deslumbrou tanto como costuma..

    Justo vencedor seria ribery pelo o que ganhou,ao longo do ano,sendo que a sua equipa humlihou o barça na champions, mas ja se viu que os criterios mudam todos os anos para que messi ganhe e nao digo isto por ser portugues, sou um leigo nao ve que Sneijder e Ronaldo perderam uma bola de ouro cada um injustamente e este ano deve acontecer igual para ribery.

    Ja se percebeu que messi ganha sempre e tao a tentar faze-lo o melhor de sempre, que nao e deste planeta,etc,etc, noutro planeta mais avançado ele nem piava, ronaldo com as suas caracteristicas ja tinha uma pequna hipotese, isto claro falando em hipoteses remotas ou nao, quem sabe.

    Eu nao e nao gostar de messi, porque e uma delicia ver ele a fazer tao bem a finta curta, que e a mais temivel do mundo, e ele faz como ngineum, o que me enerva e a imagem que se pasa de cada um, enquanto messi e um santinho, ronaldo e um diabo, sabemos bem que nenhum dos 2 e santinho e nao sabemos qual dos 2 e pior, ja vimos messi fazer coisas mas tambem, a ultima a rir-se de ronaldo ter levado amarelo, nao e que seja mau, aocntece no jogo, mas se fosse ronaldo teria uma repercussao bastante grande

    • Miguel Antunes
      Posted Outubro 29, 2013 at 1:58 pm

      Pior qu enão estar o Mata é nao estar o Reus, vergonhoso

    • Pedritxo
      Posted Outubro 29, 2013 at 1:30 pm

      Nao tinha reparado que mata nao esta na lista, outro ultraje.

      Salientar que tambem que aquele premio para os melhores jogadores acima dos 27,28 anos foi drogba que ganhou e nao consta na lista.

  • Kacal
    Posted Outubro 29, 2013 at 12:09 pm

    Eu nem ligo a este prémio, antes até tinha gosto em ver a gala e esperar ansiosamente pelo momento em que são anunciados os prémios, actualmente, nem por isso, o prémio devia mudar o nome de "Bola de Ouro da FIFA" para "Bola de Ouro do Messi", eu não vi e nem sabia dessa conferência do Blatter, mas, só mostra a vergonha que este prémio é, uma vezes o vencedor é eleito pelos titulos colectivos que ganhou e importância que teve no seu clube e selecção, outras vezes o que importa é os golos e assistências nesse ano, o que favorecer o Messi é o critério escolhido.

    Tem sido sempre assim, para mim, o Ronaldo é tão bom como o Messi e, no máximo, devia de ter uma Bola de Ouro de diferença e não levar 4-1, isso indica uma diferença enorme em termos de qualidade o que não se verifica, em 2010 o justo vencedor seria o Sneijder e em 2012 seria o CR7, o que daria o 2-2 em Bolas de Ouro, mas, as pessoas têm votado em quem gostam e em quem é mais "anjinho" e não em quem foi o melhor do ano, é uma vergonha, que fez o Xavi para merecer estar nestes 23??? como o VM diz e bem, Reus, Aguero, Vidal e Falcao, merecem muito mais estar nestes 23 que o Xavi, que quase nada fez este ano, se o prémio é para eleger o melhor do Mundo, em geral, então dão o prémio uma vez ou dão o prémio de x em x anos, se querem eleger o melhor do Mundo no ano civil, o Messi não tem merecido ganhar sempre e não deve ser eleito sempre.

    Já que o Sneijder não venceu em 2010, o Ribéry também não deve receber, seria justo para ambos, mas, não podem ganhar e igualar o Ronaldo, quando não estão ao nível dele, há outros jogadores que também merecem muito como o Iniesta e o Ibra, este prémio é escolhido para quem se gosta e já não tem credibilidade nenhuma, é esta a FIFA que nós temos, é triste.

  • troza
    Posted Outubro 29, 2013 at 11:51 am

    E um vídeo do Blater dá tanto que falar? Desse senhor devíamos falar da situação do mundial 2022, da não inclusão de tecnologias no futebol… agora é isto? Ele pode preferir o Messi mas, pelas palavras que ele já disse ali, até elogiou o Ronaldo a dizer que ele é um comandante… incrível que uma palhaçada dele seja tão criticada quando nós esperamos que ele seja um comandante na selecção… não acham que estão a reagir demasiado mal?

    Outro ponto… porque é que temos de defender o Ronaldo para ser o melhor do mundo de forma cega e depois criticamos todos os que gostam do Messi por fazer isso? Antes de lançarmos críticas por criticar, se calhar devíamos pensar no que nós fazemos.

    Quanto ao prémio, nem Messi nem Ronaldo merecem o prémio. Podem até ser os melhores jogadores do mundo e carregar a equipa às costas… mas quem defendeu que o Sjneider devia ter ganho em 2010 não pode agora defender outra coisa que não seja a bola de outro para o Ribery (outra vez… temos mesmo que nos lembrar do que dissemos há uns tempos?)

    Se ele merece mais que o Ibrahimovic… O que é que o Ibrahimovic chegou a fazer em grandes equipas? Ganhar campeonatos nacionais? Brilhar agora no PSG e fazer 4 golos ao Anderlech (já que os 5 do Messi contra o Lerverkusen não conta para muita gente, estes ainda têm de contar menos…).

    Assim teremos de ver bem o que é que este prémio define… o melhor jogador no ano de 2013… se é assim, acho que o Messi ter ganho as 4 até não fica muito mal… mas este ano seria o Ronaldo (melhor marcador da champions, mais golos no ano, carregou uma equipa às costas e na selecção continua a mostrar o seu bom nível) e o Ibrahimovic talvez merecesse o segundo lugar com Messi em terceiro… ou o melhor jogador numa equipa que ganhe? Aí não há hipótese. O Ribery fez o que fez no Bayern e foi uma peça fundamental para a equipa ser tão superior a quase todos os adversário (tirando o Dortmund)… não vejo onde é que se pode dar o prémio a outro.

    O problema é que é uma votação sem critérios… tirando o ano do Sjneider (que houve uma equipa que ganhou tudo e ainda foi à final do mundial – ou do Iniesta, como quiserem chamar), as bolas de ouro foram para o Messi quando o Barça ganhou tudo (ou quase tudo) e ele foi o melhor jogador ou quando ele foi o jogador que mais sobressaiu em anos onde o vencedor da champions foi uma equipa que pouco brilhou (Chelsea). Mas este ano é diferente… e se este ano ele ganhar eu vou concordar que ele não merece (nos outros anos há mentiras que foram ditas várias vezes e que ainda hoje são repetidas como se fossem verdade): não é nem o melhor jogador (estatisticamente foi nos outros anos e é difícil dizer quem é o melhor entre ele e o Ronaldo com base no que jogam) e não esteve numa equipa que ganhou tudo. Para mim ou é Ronaldo ou Ribery.

    O Ribery tem outro factor… ele pode não ter feito tanto como o Ronaldo ou o Messi nos respectivos clubes mas foi peça fundamental numa super equipa… Isto quer dizer que os contributos vão ser menores (a nível estatístico) mas ser peça fundamental numa super equipa não é nada fácil.

    E o Ibrahimovic só não entra na luta porque está a jogar em França e a equipa dele só tem o Mónaco como rival e ele ainda não teve ligas dos campeões ao nível das do Messi e do Ronaldo. Eu acho que a parte de ele jogar em França vai influenciar negativamente, mas em espanha também há muita equipa fraquinha contra as quais o Messi e o Ronaldo fartam-se de molhar o bico…

  • Carlos Q.
    Posted Outubro 29, 2013 at 11:47 am

    Lanço um desafio aos leitores do VM (e, já agora, ao VM) para modificarem a minha cronologia com as vossas opiniões:

    2008/2009: Messi – Merecido: Messi
    2009/2010: Messi – Merecido: Sneijder
    2010/2011: Messi – Merecido: Iniesta
    2011/2012: Messi – Merecido: Ronaldo
    2012/2013: Messi – Merecido: Ribéry

    • JDC7
      Posted Outubro 29, 2013 at 6:49 pm

      Qual é a minha dúvida Miguel Antunes? Mas eu disse que tinha alguma dúvida? Não me parece…

      A verdade é que o critério que usas para defender o Messi é no mínimo duvidoso… Aliás, de ano para ano o critério com que tentam justificar a entrega da bola de ouro ao messi muda por conveniência e é por essa mesma razão que o prémio está a perder cada vez mais credibilidade.

      Portanto, dizes-me tu que no ano em que o Ronaldo bate o record de golos da liga espanhola o Barcelona venceu o campeonato e a champions. Muito bem, aceito. Os golos do Messi traduziram-se em conquistas para a sua equipa.
      Agora diz-me lá, no ano seguinte, em que o Real foi campeão, o Messi bateu imensos records de golos, mas esses mesmos records traduziram-se em quantos títulos para o Barça? A taça do rei?… Deixa-se só recordar-te que o o Messi nesse ano fez 50 golos na liga e o Ronaldo fez 46, o que também é uma monstruosidade. É essa diferença de 4 golos que dá vantagem ao Messi quando esses mesmos golos não deram nenhum título significativo ao Barça?

    • Miguel Antunes
      Posted Outubro 29, 2013 at 5:30 pm

      JDC7, estás a desvirtuar os dados como vocês fazem sempre para defender o indefensável, ora então no ano em que o ROnaldo bateu o recorde de golos em Espanha, marcando 41, o Messi venceu o campeonato e Liga dos Campeões, para além de no somatório de todos os jogos oficiais Messi e Ronaldo terem terminado iguais, ou seja, Messi com 55jogos e 53 golos e Ronaldo com 54 jogos e 53 golos, portanto nessa época houve um empate em golos e o que desempatou foi a vitória na Champions e campeonato, logo foi uma vitória mais que justa… portanto qual é a tua duvida? se individualmente tiveram iguais (o que ate nem é bem verdade pois marcaram o mesmo numero de golos mas o Messi fez muito mais assistencias nessa epoca, como faz em todas de resto), é normal que se desempate com as vitorias no colectivo, dai o Messi ter ganho nesse ano

    • JDC7
      Posted Outubro 29, 2013 at 3:39 pm

      Excelente comentário Carlos Q. Concordo com a sua cronologia.
      A verdade é que num ano o Ronaldo bate o record que estava estabelecido até então e parece que isso não conta para nada, no ano seguinte o Messi bate o record do Ronaldo e isso já é um feito incrível! Só falta lançar os foguetes… Cada um tem mérito por ter batido o record no respectivo ano.

    • João Lains
      Posted Outubro 29, 2013 at 2:44 pm

      Em 2010/11 era do Messi, não há dúvidas nenhumas. Queriam agora que o melhor jogador de todos os tempos tivesse nesta altura apenas uma bola de ouro? Mas de facto, as que custam mais a aceitar são a Bola de Ouro que não foi para o Sneijder nem a que escapou ao Ronaldo em 2012.

    • Rui Bastos
      Posted Outubro 29, 2013 at 1:49 pm

      O problema é que todos os recordes que o Ronaldo bate, são de seguida superados por Messi, basta ele querer. Ronaldo fez 41 golos na liga, e ultrapassou o recorde. No ano seguinte, Messi fez 50.

    • Miguel Antunes
      Posted Outubro 29, 2013 at 1:49 pm

      Bate recordes? ou bate 2ºs marcas? é que recordes é o Messi que os bate, por norma o Cristiano faz é 2ªs melhores marcas, atrás dos recordes do Messi, que seriam de facto recordes se o Messi não existisse, mas como existe…

    • Pedritxo
      Posted Outubro 29, 2013 at 1:29 pm

      sr.miguel , ronaldo tambem bate bastantte records

    • Anónimo
      Posted Outubro 29, 2013 at 1:14 pm

      Isto já começa a cheirar a anti-Messi

      ACSilva

    • Miguel Antunes
      Posted Outubro 29, 2013 at 12:48 pm

      Bráulio, e os recordes mundiais, europeus e espanhóis que o Messi bateu não valem para nada claro está, enfim…

    • Bráulio
      Posted Outubro 29, 2013 at 12:34 pm

      Concordo em tudo:

      Sneijder vence a LC e é o melhor jogador do Inter.
      Iniesta vence tudo (inclusive campeonato do mundo de selecções).
      Ronaldo ajuda o Real a vencer o campeonato mais mediático batendo o recorde de pontos.
      Ribery é a principal figura de um conjunto fortíssimo que tudo venceu.

    • troza
      Posted Outubro 29, 2013 at 11:54 am

      Se lanças o desafio diz qual o teu critério para dizer porque é que achas que não foi o Messi a merecer… assim não dá para discutir, mesmo concordando com algumas. Isto porque o critério não é claro e eu gostava de saber qual o teu critério.

  • Tiago Quintas
    Posted Outubro 29, 2013 at 11:39 am

    Não percebo o ódio ao nosso Cristiano.

    Ronaldo ano após ano a carregar o Real às costas…..Messi é carregado pelo pai Xavi e a mãe Iniesta, a fazerem-lhe a papa toda, faz beicinho quando não lhe passam a bola, e ainda é dito como um enorme exemplo de humildade.

    Um gajo que não tem dinheiro para comprar um par de chuteiras. De um ano para o outro começa a andar de Ferrari e tem modelos suecas a cair-lhe aos pés.
    Muito boa cabeça tem ele, eu no lugar dele pelo menos durante um ano era só andar na boa vida a cilindrar gajas boas e a acelerar em grandes carros.
    Um homem que sempre trabalhou literalmente o dobro do que os outros trabalhavam com horas e horas extra a marcar livres, treinar fintas com pesos nos pés, etc, subiu na vida a pulso com o seu esforço, sem cunhas algumas. E ainda é odiado porque aparentemente não gostam do penteado dele.

    Messi é melhor a finalizar dentro da área, em visão de jogo (também consequência de estar na equipa que está) e em drible curto.

    De resto o Ronaldo ganha ou equipara-se, em tudo. Chuta com os 2 pés, bom de cabeça, rápido, forte, aguenta o jogo inteiro em alto nível, até recupera bolas. Estivesse o Ronaldo a jogar a 9 à mama com o Xavi, o Iniesta e o resto da equipa a jogarem para ele, acredito que marcasse mais golos que o Messi.

    A diferença é que o Ronaldo faz o Real jogar e o Barça joga para o Messi.

    • Tiago Quintas
      Posted Outubro 29, 2013 at 6:19 pm

      Miguel Antunes, o Pedritxo explicou aquilo que eu queria dizer. O Messi defender, é zero. O Ronaldo até nas bolas paradas defensivas lá está.

    • Pedritxo
      Posted Outubro 29, 2013 at 2:31 pm

      sr.miguel antunes,

      O ronaldo defende o dobro do messi, mas isso e um facto, ninguem duvida disso ou so duvidam os fantaticos por messi.

      Sim e verdade que ronaldo fica muitas vezes na mama, mas tambem defende muitas vezes, no jogo contra o barcelona isso foi notorio, e nao tou a falar so de bolas paradas, no apoio ao lateral tambem..

      Messi fica quase sempre na mama, se for preciso segue ate ao meio-campo , mas nada mais do que isso, e rarissimo ve-lo na defesa , e isso e um facto consumado e isto nao tou a inventar, e so ver jogos.

      a questao aqui e que o ronaldo e frontal, muitas vezes diz o que pensa e isso nao cai bem, os revolucinarios caem sempre mal nos lobbys, nao e que o ronaldo seha um, mas se for preciso dizer uma coisa diz e pronto.

    • Miguel Antunes
      Posted Outubro 29, 2013 at 1:50 pm

      Erik Santos,
      Eu não pedi o Messi em casamento, mas vocês da forma como defendem o indefensável já devem estar mais que casados com o Cristiano…ou então não sabes intrepretar números nem percebes de futebol, o que também é uma possibilidade

    • Erik Santos
      Posted Outubro 29, 2013 at 1:20 pm

      Miguel Antunes já pediste o Messi em casamento?? está aí um grande amor…

      SL.

    • Miguel Antunes
      Posted Outubro 29, 2013 at 12:41 pm

      O que vocês inventam, enfim…com que então o Real não joga para o Ronaldo nem o ROnaldo está sempre a mama, é o Messi é que está…eu só não percebo é que o Messi mesmo estando a mama (mentira vossa) consegue ainda dar goelada em assistências ao Ronaldo …enfim, não vale mesmo..

    • Pedritxo
      Posted Outubro 29, 2013 at 12:17 pm

      essa ultima frase esta perfeita, ronaldo faz a equipa jogar,principalmente que nao ha ozil e bale nao tem jogado nada, e o barça joga tudo para messi

  • Sérgio Franco
    Posted Outubro 29, 2013 at 11:38 am

    Por tudo e mais alguma coisa: Cristiano Ronaldo! Até o presidente da FIFA tem inveja dele. Ser português é isto, não temos fãs mas sim, uma autêntica cambada de invejosos.

    Iniesta, Ozil e Ribery mereciam acabar a carreira com uma bola de ouro mas…

  • vicente
    Posted Outubro 29, 2013 at 11:37 am

    Alguem da federação portuguesa ou acessores do ronaldo deveria manifestar-se contra esse "senhor" que é o Blatter, como é possivel uma pessoa com um tremendo poder de influência fazer uma coisa destas.

    Eu se fosse o Ronaldo, nunca mais iria a uma gala da Fifa, e responsabilizava o Blatter por isso. Só eles é que ficavam a perder por não contar com um jogador como o Ronaldo.

    Espero sinceamente que alguém faça alguma coisa quanto a isto…

  • Nuno R
    Posted Outubro 29, 2013 at 11:33 am

    O Messi é um bom rapaz. Afinal, o que tem de mal fugir ao fisco? Todos o fazem…

  • José Santos
    Posted Outubro 29, 2013 at 11:31 am

    Este ano vai ser o tira teimas. Este prémio deve pesar ou não? Está de certa maneira controlado ou é atribuído de maneira "democrática"? Se Messi ganhar, (não é que dê em muito, mas duvido ser o único a pensar da mesma maneira) deixo de ligar a este "prémio", porque deixa de corresponder a alguma realidade. Uma coisa é um jogador jogar excepcionalmente bem, outra é um jogador ajudar a sua equipa a ganhar títulos… A ver quem ganha a bola de ouro, títulos ou "fama"

    Força VM, continuem o excelente trabalho!

    Cumprimentos:

    José Santos

    • João Bernardo
      Posted Outubro 30, 2013 at 12:41 pm

      Amigo Miguel Antunes e diga-me lá uma coisa, sim marcou muitos golos e tudo isso. Mas a sua Equipa, porque desde que me lembro o futebol é um desporto colectivo, foi eliminada por 7-0 em duas mãos contra a Equipa do Ribery. Acha mesmo que o Messi prefere ser o melhor marcador ou ter ganho a Champions? Teria de ser muito egoísta para preferir a 1ª hipótese.
      Desde que me lembro, isto não é atletismo, no qual os recordes são o topo, porque garantem a vitória por si só.
      Este ano é, sem dúvida, injusto se não ganhar o prémio um jogador do Bayern, que dominou, não só no seu país, mas também a nível europeu!

    • Pedritxo
      Posted Outubro 30, 2013 at 9:49 am

      o record do messi na champions ja vai cair, ronaldo ja leva 7 em 3 jogos , portanto espero bem que ronaldo bata esse record

    • Miguel Antunes
      Posted Outubro 29, 2013 at 8:54 pm

      Hugo,

      Com que então tu queres mesmo falar desse ano da liga dos 100 pontos do Real? então vamos falar, ora deixa cá ver, nessa época o Messi, bateu só os seguintes recordes:

      Recorde de sempre de golos numa época no campeonato Espanhol, com 50
      Recorde de sempre de golos numa época na Liga dos Campeões com 14
      Recorde de sempre de golos num ano civil com 91 golos

      Chega-te? ou queres que continue? 3 recordes, alguns que tinham mais de 30 anos está bom para ti?

      Pronto por aqui correu-te mal íres por esse caminho, mas voltou a correr-te mal quando tentas desvalorizar os golos do Messi, porque esqueceste-te que o Messi tem exactamente os mesmos adversários do teu ROnaldo, ora se é fácil para um também é fácil para outro, mas pelos vistos para ti não, secalhar têm adversários diferentes para ti…no entanto voltou a correr-te mal a tentativa de desvalorização dos golos do Messi, porque ele só por acaso, nessa época bateu o recorde de golos numa época na Liga dos Campeões, uma compeitação que tem só quase 60 anos de história e é só a competição mais dificil do futebol mundial, ups voltou a correr-te mal….e volta a correr-te mal a tua tentativa de desvalorização dos golos do Messi, porque ele foi só durante 4 épocas consecutivas o melhor marcador da Champions, que diga-se também é um recorde que perdurava desde 1975 quando o Muller foi o melhor marcador em 3 vezes seguidas…isto tudo na competição mais dificil do planeta…

      Perante tudo isto tenho de concordar contigo, o Messi é mediocre e o teu ROnaldo é fabuloso, é o melhor, pena é que fica sempre atrás, mesmo defrontando os mesmos adversários, mas isso pronto é um pormenor neh

    • José Santos
      Posted Outubro 29, 2013 at 6:19 pm

      Eu nunca disse quem merecia o prémio, mas digo-te Messi não merece, tem um Bayern que em 2 jogos dá 7 não foi por 1 ou 2 golos, foram 7 em 2 mãos. O Barça fez um campeonato esplêndido, mas o Bayern foi melhor, teve um colectivo melhor, teve os melhores jogadores… Volto a dizer eleger o Messi o melhor do Mundo não é disparate nenhum, mas este ano, como noutros 2 anos das suas 4 vitórias, não merece.

      Volto também a afirmar, este ano é o do tira teimas…

      Cumprimentos:

      José Santos

    • Hugo
      Posted Outubro 29, 2013 at 5:50 pm

      Miguel Antunes, também falaste assim quando o Real ganhou a liga com 100pontos também? Falas em bater recordes e isso para ti é que é bom mas depois quando não conseguem ganhar uma liga dos campeões de que serve ter um jogador que bate recordes?
      Numa liga como a espanhola que existe tanta diferença entre as equipas, ou são boas com orçamentos disparatados ou são fracas com um disparate de orçamento, falar em recordes de golos faz sentido ou nem por isso?
      Será que se o Ribery para além de ter ganho tudo o que havia para ganhar tivesse batido algum tipo de recordes já entrava para as suas contas?

    • Miguel Antunes
      Posted Outubro 29, 2013 at 2:06 pm

      Da forma como falas, até parece que o Barça não venceu título nenhum…só ganhou um campeonato com 100 pontos, coisa pouca portanto, tendo o Messi 32j e 46g e tendo batido um recorde mundial de 19 jornadas consecutivas (uma volta inteira portanto) a marcar…é de facto uma tremenda injustiça dar o prémio a alguém que faz isto, que coisa mediocre…bater recordes mundiais é mesmo coisas banais e sem mérito nenhum

  • Gonçalves
    Posted Outubro 29, 2013 at 11:07 am

    1º – Lahm
    2º – Ribery
    3º – Muller
    4º – Ronaldo
    5º – Messi
    6º – Neymar
    7º – Ibra
    8º – Neuer
    9º – Lewandowski
    10º – Robben
    11º – Bale
    12º – Schweinsteiger
    13º – Iniesta
    14º – Thiago Silva
    15º – Hazard
    16º – Xavi
    17º – Suarez
    18º – Van Persie
    19º – Yaya
    20º – Ozil
    21º – Pirlo
    22º – Cavani
    23º – Falcao

    FORÇA no vosso trabalho VM. Não desistam deste projecto…percebo que tenham pouco tempo pessoal e profissional mas por favor não acabem com o VM. Vão ver que os clicks na publicidade e comentários vão aumentar. Não desanimem este é de longe o melhor site de Desporto em Portugal e não pode acabar.

  • Anónimo
    Posted Outubro 29, 2013 at 11:03 am

    Quando Lionel Messi não se destaca tanto num ano e outro jogador se destaca um pouco mais, arranja-se logo o prémio para esse jogador… É triste ver como Ribéry provavelmente vai ganhar e vai ficar com as mesmas bolas de Ouro que o Ronaldo. E para finalizar, criticar o povo português, porque se for preciso num outro desporto ao qual não se dá tanto destaque, preferimos um português para melhor do mundo mesmo que não mereça. Exemplo disso é no futsal, Ricardinho, muitos continuam a preferir para melhor do mundo (inclusive eu mesmo) mas se for preciso esquecem-se de outros nomes como Falcão, Kike ou Neto que secalhar pelo que fizeram também mereciam ganhar mais que o Ricardinho. É RIDICULO os contras que se criaram e os anti-ronaldos que nasceram só porque é um português que está bem na vida! RIDICULO! ACORDA PORTUGAL! Se nós não valorizarmos o que é nosso, quem valorizará?!

    Para mim, Ronaldo, carregou o Real as costas, Ribéry foi um + na potência que o Bayern foi a época passada…

    Pedro Carvalho, saudações VM

    • Jorge Figueiredo
      Posted Outubro 30, 2013 at 4:11 am

      Pedro Carvalho, eu vou tentar adivinhar e dizer que és um daqueles fanáticos pelo Ronaldo xD. Não chegues é ao ponto de quase "matar tudo" para o defender. xD É que já há muita gente assim.

    • Rui Bastos
      Posted Outubro 29, 2013 at 6:07 pm

      E não fazem assistências para o Ronaldo, os outros jogadores do Real Madrid? Ele faz os golos todos sozinho, impressionante.

    • ruipedro
      Posted Outubro 29, 2013 at 3:45 pm

      não deves de ver os mesmos jogos que eu, sim o Messi joga recuado e vai buscar jogo e faz assistências mas tens de reparar qual é a primeira coisa que os jogadores do Barcelona fazem quando chegam á área ou lá perto? Levantam a cabecita á procura de Lionel e metem-lhe a bola mesmo que estejam em boa posição de rematar, mas vá para não parecer muito tendencioso pode-se dizer que jogam em equipa, não se ralam se são eles a marcar ou não o que importa é a equipa marcar. Depois vais ver o Real, e não me digas que lá não joga cada um por si, por jogarem assim o Ronaldo tem de trabalhar muito e sim carregar o Real ás costas,

    • Rui Bastos
      Posted Outubro 29, 2013 at 3:41 pm

      Nunca disse que o Ronaldo não fazia assistências porque é verdade que também as faz, mas Messi tem mais aptidão e maior visão de jogo, apenas isso. Eu vi 4 ou 5 jogos seguidos em que o Di Maria fez várias assistências e mesmo na época passada, nos primeiros 9 jogos fez 9 assistências para golo, se não me engano e o Ronaldo era venerado porque marcava os golos. O mesmo acontece no Barcelona com Messi, a passes essencialmente de Daniel Alves, mas esta época também de Xavi / Iniesta e Neymar. Uma equipa é um conjunto que luta em prol de atingir resultados. Não é apenas um "macaco" desculpem-me a expressão a correr atrás da bola e a ganhar jogos, porque aí ninguém ganhava jogos. Eficácia e golos é uma coisa, futebol bonito e técnica é outra.

    • JDC7
      Posted Outubro 29, 2013 at 3:23 pm

      Pedro Carvalho,

      Subscrevo na integra o teu comentário. Só acrescentar que a assistência para golo no último jogo do Real foi do Ronaldo. O cruzamento para o Khedira, que resultou num penalty não assinalado a favor do Real, foi do Ronaldo, e praticamente todas as jogadas de perigo do Real foram protagonizadas pelo Ronaldo. Permitam-me a expressão, mas o maior cego é aquele que não quer ver.

    • Miguel Antunes
      Posted Outubro 29, 2013 at 2:06 pm

      Rui,

      Subscrevo na integra

    • Rui Bastos
      Posted Outubro 29, 2013 at 1:01 pm

      Lá estão vocês com o carregar o Real ás costas. Ele marca os golos quase todos a encostar porque tem instinto matador, mas também porque a equipa o ajuda, assim como o Barcelona ajuda o Messi. Eles marcam os golos porque são os que tem mais aptidão para isso, mas nem um nem outro leva a equipa ás costas. São ridículos vocês, o Ozil fez imensas assistências e no Barça o Messi para além de marcar golos, faz assistências, joga mais recuado porque tem capacidade para isso, Ronaldo nem tanto. Nenhum deles joga sozinho, dêem o mérito a quem tem também, caso de Ozil, Xabi Alonso, Iniesta, Xavi, Dani Alves porque eles ajudam e não é pouco. Hipocrisias.

  • Ricardo Ricard
    Posted Outubro 29, 2013 at 10:54 am

    "O Leo é um bom rapaz. Todos os pais e mães gostariam de o ter em casa, um homem amável, um bom tipo. Muito rápido, joga muito bem, como se estivesse a dançar", começou por dizer o presidente da FIFA que, entusiasmado pelos risos e aplausos dos presentes, se levantou para uma (triste) imitação "militarizada" de Ronaldo: "O outro é diferente, é como um comandante em campo. É o outro lado do futebol… e bom ter comandantes em campo, dá vida ao futebol."
    "Um gasta mais com o cabeleireiro do que o outro, mas não posso dizer quem é o melhor. A lista para a Bola de Ouro sai na próxima terça, e eles [técnicos e capitães das selecções nacionais e jornalistas escolhidos] vão decidir. Gosto dos dois, mas eu prefiro Messi",

    Palavras para quê? Algo me diz que o Ronaldo nem fica nos 3 primeiros este ano.

    • Euclides!
      Posted Outubro 29, 2013 at 7:44 pm

      Essa do Sneijder foi a mais gritante de todas, os argumentos que fazem do Ribery um sério candidato a ganhar esta temporada no ano de 2010, em que o Sneijder foi: MVP da liga Italiana, Ganhou: Série A, Taça de Italia, Champions, foi igualmente vice-campeão mundial nas quais foi uma das figuras da Holanda com 5 golos marcados…

      e no final ganhou quem? Pois é, é que nem sequer tiveram a dignidade de colocar o Sneijder no lote dos 3 finalistas… se o Sneijder fosse Francês, teria ganho sem grande dificuldade, não sendo, ganhou o Lobbie Messi

      ainda não perceberam que o Messi funciona para a FIFA como um modelo do futebolista "correcto" aquele futebolista "humilde" que não opina na imprensa, que joga a bola e que não refila com ninguém quando lhe dão cacetada, enfim o Messi é o "santinho" num corpo com o talento de Maradona, que a FIFA sempre criticou e que viu em Messi uma boa oportunidade de mostrar aos argentinos que nunca tiveram nada contra eles, por outro lado Ronaldo tem o azar de ser uma figura muito associada as revistas cor-de-rosa, não por culpa dele, mas porque de facto tem a sorte de além de ser um jogador extraordinário ser um homem atractivo para as mulheres, algo que causa também muita inveja aos outros homens e que por isso mesmo colegas de profissão preferem não votar nele, não gostar dele etc etc

      Ronaldo é individualmente o melhor jogador do mundo da actualidade e um dos melhores de sempre, o Messi é um craque que teve a sorte de ser incluído numa das melhores equipas da Historia (Barça de Guardiola) e com isso está construído um mito… ganhará meia duzia de bolas de ouro porque a FIFA quer deixar um legado que seja exemplar para o Futuro, alguém que apague Maradona como sendo o melhor de sempre, porque assim os jovens jã não vão ligar tanto a carreira de Maradona, cheia de peripécias e maus exemplos…

    • Anónimo
      Posted Outubro 29, 2013 at 12:40 pm

      É por isto que deixei de ver a "gala" da bola de ouro desde que foi roubada das mãos do Sneijder ao nem ir ao top 3 numa epoca que ele e o Milito carregaram o Inter as costas e fizeram o Triplete e ainda derrotaram o Tiki-Taka na meia final da LC e o Iniesta que por marcar o golo que da a vitoria a Espanha no mundial vai ao top 3 final. Mete-me nojo a maneira como a FIFA lambe o rabo ao Barcelona (peço desculpa VM) e principalmente ao hipócrita que é o Messi que a frente das camaras é o maior santo mas quando não estão mesmo a frente dele o próprio revela a sua verdadeira personagem. Para mim, é mesmo um lobo em pele de cordeiro. O vídeo do velho do Blatter é das coisas mais ridículas que já vi, será que o homem está senil e pensava que estava a falar com a família em casa descontraído e não sabia que estava a dar uma palestra num salão em Oxford? Só pode, para se comportar da maneira que se comportou.. Mas enfim, moral da historia é que a FIFA é podre e tem-no demonstrado nestes últimos anos e esta injustiça em relação aos melhores jogadores irá continuar a acontecer, este ano até pode ser mais uma surpresa "à lá" 2010 e o Ribery nem aparece no Top 3, havia de ser muito giro. Continuações de um excelente trabalho VM

    • Filopez
      Posted Outubro 29, 2013 at 11:59 am

      !La lista para el Balón de Oro se publica el próximo martes (refiriéndose a hoy, día 29 de octubre) y ellos deben decidir, pero me gusta ser SU JEFE . Yo prefiero a Messi", concluyó

      Isto estava na Marca, parece-me muito grave que ele diga que prefere que ganhe o Messi e ainda por cima diga que é o chefe das pessoas que decidem as nomeaçoes e que gosta de ser chefe delas. Parece-me demasiado tendencioso e a unica desculpa que lhe dou é que ele parecia um bocadinho "alegre" demais.

    • Fábio Teixeira
      Posted Outubro 29, 2013 at 11:02 am

      R-i-d-í-c-u-l-o.

  • Miguel Antunes
    Posted Outubro 29, 2013 at 10:53 am

    A vitória justa seria do Messi, por todos os recordes (alguns recordes não só a nível de Espanha mas inclusivé mundiais) de golos que bateu a nível individual…e ter sido fundamental na Liga dos 100 pontos do Barcelona que permitiu igualar o recorde do Real Madrid…e porque de facto é de longe o melhor jogador do Mundo da actualidade…portanto será o vencedor mais que natural e justo, no entanto se derem a vitória ao Ribery em representação da época tremenda que o Bayern Munique fez, não é mal dado o prémio, aceita-se

    • João Bernardo
      Posted Outubro 30, 2013 at 12:21 pm

      "O Real só ganhou o campeonato e a super taça enquanto que o Messi ganhou a taça"
      Tá tudo dito do seu ponto de vista.
      Portanto o que voçês é que interessa mais marcar montes de golos do que ganhar competições, claro, até porque o futebol só interessa os golos marcados, já os golos sofridos não, enfim…

    • troza
      Posted Outubro 29, 2013 at 12:07 pm

      Não dizendo que foi justa ou não, o Messi nesse ano foi o melhor marcador em todo o lado (champions, liga espanhola, mais golos num ano civil) e não me lembro como foram as contas em termos de assistências… o Real só ganhou o campeonato e a super taça enquanto que o Messi ganhou a taça… Acho que o Messi à frente do Ronaldo esse ano não é tão parvo quanto isso…

      Agora este ano… é verdade que o Ronaldo não ganhou nada mas acho que merece mais que o Messi (foi melhor jogador… melhor marcador da champions, está a ser outra vez este ano, mais golos no ano cívil), mesmo que a época do Real Madrid tenha sido uma desilusão e este início de época também… Mas… eu acho que não dava a nenhum dos dois este ano… quando há jogadores que se destacam na super-equipa do Bayern, só devia ser um deles… porque destacar-se numa equipa daquelas é obra… além disso, ganharam tudo cilindrando todos (menos o Dortmund)

    • Miguel Antunes
      Posted Outubro 29, 2013 at 12:04 pm

      Pedro, quando o Ronaldo ajudou o Real a bater o recorde dos 100 pontos, o Messi bateu o recorde de golos da Liga Espanhola com 50 golos, para além de ter batido o recorde de golos da história da Champions com 14 golos, para além de ter batido o recorde mundial de golos num ano civil com 91 golos…chega ou queres mais?? do ponto de vista individual o que o Messi fez foi de outro Universo, batendo recordes Mundiais que tinha mais de 20 e 30 anos, óbvio que tinha que ser ele a vencer…

    • Miguel Antunes
      Posted Outubro 29, 2013 at 11:58 am

      Acrescento ainda que esta lista não conter o Reus que é hoje por hoje o melhor extremo do Mundo, é no minimo dos minimos para rir, mas ok

    • pedro
      Posted Outubro 29, 2013 at 11:52 am

      Claro, mas quando foi o Ronaldo a ajudar o Real a atingir os cem pontos quem é que ganhou? Messi pois claro, como sempre

  • TiagoSong
    Posted Outubro 29, 2013 at 10:51 am

    Acho francamente lamentável as declarações do Sepp Blatter em Oxford acerca de Messi e o 'outro'. Acho uma tremenda falta de respeito a maneira como Blatter referiu-se a Ronaldo. Se ainda houvessem dúvidas, essas acabaram de ser dissipadas.

    A bola de ouro este ano dificilmente foge a Messi. O mais justo vencedor seria o Ribery ou o Robben. Fundamentais e decisivos nas conquistas do Bayern.

  • Anónimo
    Posted Outubro 29, 2013 at 10:41 am

    exatamente nem sei para que a divulgação desta lista já todos sabem quem ganha mereca que nao mereca …eu se fosse ao Ronaldo este ano não ia inventava qualquer coisa estou doente nego me a dar dinheiro a malucos velhos cacas corruptos etc … vejam as declarações do velho blatter e depois digam isto e aquilo o que quiserem mas a nossa federeção que nao vale nada e tem mais medo que um toureiro nem vai piar e vão permitir que humilhei o rapaz todos os dias … que eu saiba o beckam tambem tinha um pentedado novo todos os dias e nunca vi ninguem goza lo por isso e nem metade de jogador que o ronaldo é ele era …mas esqueci me o beckam era ingles o ronaldo coitado é portugues …triste sina a dos portugueses que permitem estas humilhações valha me deus …
    isabel

  • Pedro
    Posted Outubro 29, 2013 at 10:34 am

    Senhor Platter já disse quem ganha… Acabem com esta tretada bola de ouro.

  • Anónimo
    Posted Outubro 29, 2013 at 10:31 am

    Na minha opinião será entre o Messi e o Ronaldo, não menosprezando o Ribéry que é muito bom jogador mas acho que ele não foi assim tão decisivo como o pintam, porque o Bayern com ou sem ele acho que faria uma temporada igual, super-Bayern com um super plantel. Mas claro é só a minha opinião.
    Desafio aos leitores para verem a entrevisto do Blatter que para mim roçou o ridiculo e que lhe ficou muito mal. Além de ser tendencioso ( o que não deveria de acontecer, não quando se é o Presidente da instituição máxima do Futebol ) ainda goza com o Ronaldo, deixando a ideia que tem mesmo algo contra ele e que faça o que faça nunca será reconhecido… Não estou a dizer que Ronaldo é melhor que Messi ou vice-versa. Fala-se muito neste assunto e é sempre dificil avaliar , são jogadores diferentes, mas são os dois extraordinários.

    Cumprimentos,

    Francisco TM

  • Rui Bastos
    Posted Outubro 29, 2013 at 10:28 am

    Franck Ribéry. Apesar de ser um confesso adepto do futebol de Lionel Messi, não posso deixar de evidenciar a garra e o querer do jogador francês. É espantoso vê-lo defender para ajudar a equipa e não desequilibrar a ala pela qual joga e de seguida fazer sprints magníficos, vezes e vezes sem conta. É inteligente a jogar e atingiu agora a fase total da maturidade como jogador, ou seja, está muito, muito bem. Eu não sei quais são os critérios de eleição para a Bola de Ouro, se é apenas considerar o melhor jogador do mundo pelo talento e capacidade que tem, e aí na minha opinião ganha Messi pelo 5º ano consecutivo, ou pela performance na época transacta e títulos e aí ganha Franck Ribéry sem quaisquer dúvidas. Gostava também de ver o Robben nos 3 finalistas. Se a Bola de Ouro for ainda eleita pela qualidade técnica e satisfação que o jogador transmite ao adpeto, Meszut Ozil, Andrés Iniesta e David Silva seriam os finalistas. Lahm também era merecedor de um prémio individual qualquer, mas este é muito pesado, sem dúvida. A ver vamos

  • Anónimo
    Posted Outubro 29, 2013 at 10:25 am

    Ah, essa é talvez a lista mais justa dos ultimos anos.
    Talvez e digo talvez, eu retirasse o Xavi da lista e colocasse outro elemento, como o Vidal, por exemplo.
    Mas ta otimo!

    Natan Fox

  • Anónimo
    Posted Outubro 29, 2013 at 10:22 am

    1- Ribery (por tudo que fez ao longo da temporada e os titulos.)
    2- Cristiano (Pela excelente temporada e artilharia da Champions.)
    3- Messi (Boa temporada e um infinito de gols, mas não foi decisivo em momento algum.)
    4- Muller (Pouco valorizado, mas foi enorme nessa temporada.)
    5- Neymar (Melhor do Brasileirão em 2012, melhor da Copa das Confederações e grande arranque com o Barça.)

    Natan Fox
    Esses são para mim os 5 melhores da temporada.

    • Jonas
      Posted Outubro 30, 2013 at 10:55 am

      Mandzukic foi o melhor marcador do Bayern na Bundesliga na época passada e continua a ser neste início de época… Muller terá sido o melhor no overall das três competições, talvez.

      Eu acho Muller um jogador muito bom, mas faz-se valer de outras características que não técnicas e físicas, o suficiente para, a meu ver, não estar entre os 5 primeiros. Concordo quando o Rui o chama de "locomotiva", porque é um jogador com uma raça e motivação incríveis, mas acho que tanto Schweinsteiger como Lahm merecem bem mais essa distinção. Muller é psicologicamente uma imagem de Gattuso e Sá Pinto, e também o seu temperamentalismo não ajuda muito à consistência exibicional que os outros dois apresentam.

    • Rui Bastos
      Posted Outubro 29, 2013 at 3:59 pm

      O Müller é uma autêntica "locomotiva" diga-se de passagem e merece sem dúvida estar entre os 5 primeiros. Não vejo onde está a dúvida. O que lhe falta em magia, compensa com querer, raça, controlo de bola e velocidade. Luta e luta, e é isso que falta a muitos jogadores. Não cai ao primeiro toque para arranjar livres em zona frontal apenas porque se é bom a bater livres, e tenta sempre levar as jogadas avante, dando muitas vezes golo. Admiro-o pelo que é, é um "Hulk" menos explosivo, mas que tem armas parecidas, excepto a capacidade de remate estonteante do Brasileiro.

    • João Lains
      Posted Outubro 29, 2013 at 2:37 pm

      É incrível a maneira como se desvaloriza o Müller. Para mim o seu contributo na última temporada foi equivalente ao do Ribéry, só uma coisa difere: o francês foi a figura do Bayern campeão nacional enquanto o alemão foi a figura do Bayern campeão europeu. O Müller, não goza de uma boa imprensa, é verdade, dá a sensação que é um jogador trapalhão, concordo mas há uma coisa que o distingue da grande maioria, não vacila nos momentos decisivos. Só mais alguns dados para vos deixar a pensar neste grande jogador (espero que termine a carreira no Bayern, à semelhança de outras lendas do passado).

      Melhor marcador do Bayern em todas as competições.
      Um dos terceiros melhores marcadores da Liga dos Campeões (marcou a todos os adversários do Bayern na campanha europeia, à excepção do Borussia Dortmund).
      Terceiro melhor assistente da equipa, atrás de Ribéry e Lahm.
      Juntamente com Lahm, segundo jogador com mais presenças na equipa do Bayern.

      Bom momento de forma que se tem prolongado para esta temporada, onde é o jogador com mais presenças na equipa e também o melhor marcador.

    • Rafa Rafael
      Posted Outubro 29, 2013 at 12:46 pm

      Neymar melhor do Brasileirão em 2012?! Está um pouco confuso, o melhor foi o Fred e o "escolhido" do Público foi o Ronaldinho, logo, por esta lógica e pelo que fez na ultima temporada o nome dele também merecia ser destacado, pois além de tudo o resto, ele ganhou a ultima edição da Libertadores.

      1 – Ribery
      2 – Ronaldo
      3 – Lewandowski
      4 – Messi
      5 – Pirlo/Lahm

      É apenas a minha opinião, abraço.

    • Jonas
      Posted Outubro 29, 2013 at 12:30 pm

      Meter Muller num top 5 é impensável, a meu ver, dos que estão selccionados do Bayern apenas ficava à frente de Neuer. Se tivesse de fazer uma previsão, o top 5 escolhido será Messi, Ronaldo, Ribery, Iniesta e Ibrahimovic. Se fosse eu a decidir, seria Ribery, Ronaldo, Messi, Ibrahimovic e Schweinsteiger.

    • Anónimo
      Posted Outubro 29, 2013 at 11:26 am

      Na minha opiniao colocar o Muller no meio dessas 4 lendas e um premio que ele ainda nada fez para merecer! ainda para mais a frente de Ronaldo e Messi

      Antonio Borges

    • Lourenço Teles
      Posted Outubro 29, 2013 at 10:27 am

      Dizer que Messi "não foi decisivo em momento algum" é viver num conto de fadas

      1 – Ribery
      2 – Muller
      3 – Messi
      4 – Ronaldo
      5 – Lahm

Deixa um comentário