É possível alguém impedir o internacional português de chegar à 3ª Bola de Ouro? A menos que Messi ou Neymar tenham uma prestação à Maradona no Mundial, ou o Uruguai vença a competição, CR7 tem tudo para fazer história. Recordamos que o Bota de Ouro e recordista na principal prova do futebol europeu ainda pode pode juntar à Taça do Rei e Liga dos Campeões, a conquista da Supertaça de Espanha, Supertaça Europeia e Mundial de Clubes.
«Obviamente que estou um passo à frente [na corrida pela Bola de Ouro], depois do que fiz – ganhar a Liga dos Campeões, ser o Bota de Ouro -, mas não quero fazer previsões. Ainda é muito cedo e quero fazer um bom Mundial”, disse Cristiano Ronaldo, em declarações à Sport TV, após se sagrar campeão europeu, apesar de realçar que ainda falta um o Brasil 2014 e sensivelmente meio ano pela frente.



0 Comentários
Fabricio Ferreira
Neymar é o melhor e deve ganhar a bola de ouro
Pedro Moreira
Ainda é cedo para se pensar neste prémio, mas… se ninguém se destacar neste mundial, despois na primeira fase da próxima época Ronaldo só precisa de fazer o seu standard e estará na frende da corrida.
Abel Alves
O Ronaldo e o melhor jogador de todos os tempos. E por aqui me fico.
Rúben Cardoso
Eu vi o Fenómeno jogar, e é o melhor ponta-de-lança que já vi. Mas o Cristiano já o ultrapassou.
Kafka
Tens que idade para dizeres isso de forma tão taxativa? tens 80 anos? e viste jogar o Eusébio, o Garrincha, Pele, Cruyff, Puskas, Di Stéfano, Maradona, Fenómeno?
Anónimo
Mas a bola de ouro é para o melhor avançado ou para o melhor jogador do mundo? Acho engraçado que vocês só falem de avançados e os golos… Hoje em dia jogadores como Figo, Zidane, Kaká, Ronaldinho, Nedved, nunca teriam ganho nenhuma bola de ouro pq não conseguem fazer 50 golos numa época! Há 15 anos atrás jogadores como Raul, Van Nistelrooy, Henry, Kluivert, Pauleta, Shearer etc etc, marcavam muitos golos e eram considerados bons finalizadores, actualmente um jogador marca muitos golos é o melhor do mundo! Marcar muitos golos nem sempre é sinônimo de grandes exibições, como o Ronaldo pode comprovar, mas sim sinônimo de eficácia e sentido de oportunidade.
Bruno
Luís Resende
temos de perceber que eles marcam esta quantidade de golos fruto de um trabalho intenso dos treinadores que tiveram, neste caso Mourinho e Guardiola, a equipa joga praticamente para eles. É ver a média de golos do Ronaldo e do Messi antes de serem treinados por Mourinho e Guardiola respectivamente. Para terminar é interessante que nas épocas em que Messi e Ronaldo bateram o seu record de golos nem Real nem Barça ganharam grande coisa.
Pedro
Raul na melhor época da carreira marcou 32 golos
Kluivert na melhor época da carreira marcou 25 golos
Henry na melhor época da carreira marcou 39 golos, segunda melhor 32
Van Nistelrooy melhor época da carreira marcou 44, nunca ganhou uma liga dos campeões
Shearer 37
Pauleta 35
No futebol europeu no século XXI apenas 2 jogadores marcaram mais de 50 golos numa época, o Ronaldo já vai na quarta consecutiva.
Mobster
O Platini ontem já informou o Ronaldo que a Bola de Ouro é dele. Nem pode ser de outra forma.
Não sou fã do Ronaldo, mas tudo o que não seja uma vitoria dele é um roubo à descarada
Pedro
O Cristiano Ronaldo esta época tem 51 golos e 16 assistências em 47 jogos, marcou 17 em 11 jogos na liga dos campeões e esteve o final de época sempre limitado por culpa das lesões.
Vão pesquisar quantos jogadores na história foram capazes de marcar mais de 50 golos numa época com uma média superior a um golo por jogo, para não falar do recorde na liga dos campeões.
Por o Suarez ao mesmo nível apenas porque marcou 31 golos em 37 jogos, numa equipa que marcou 101 golos só na liga inglesa, 90% deles a clubes do fim da tabela demonstra bem o ódio de estimação que muitos lhe tem.
Não fossem as lesões do Ronaldo, o Real tinha ganho tudo este ano. Jogam com um ponta de lança que o último golo que marcou foi ao Barcelona na liga espanhola.
Acho piada quando tentam desvalorizar os golos, como se estes não fossem a coisa mais importante do jogo. Para aqueles que falam do Gerd Muller, que foi só um dos melhores jogadores de sempre e o maior goleador da história, apenas conseguiu marcar 50 golos ou mais 2 vezes na carreira, o Ronaldo já vai na quarta época consecutiva.
Jorge
Isso da populaçao, ajuda é verdade mas são desculpas, porque assim sendo o Uruguai nunca tinha sido campeão, tinha que ser uma seleçao de 3º Nivel(são 3 milhoes).A Bélgica nunca podia ter tanto talento junto. Já a China e a India tinham que ser campeoes do Mundo todos os anos.
Sim quando se está a fazer um ranking global de golos, tanto conta 1 golo na Espanha, como 1 golo na Guiné, claro que é mais dificil marcar em Espanha, mas 1 golo é 1 golo.
Não vale a pena falar com fanaticos.
só este ano ?(Não me diga que ainda pensa que Guardiola é treinador do Barcelona) é que este ano o plantel do barcelona é igual ao da época passada, tirando o neymar.E quase Igual ao de 2011/12.
Defesa já não a tem á 3 anos, o xavi tb desde essa altura que é como se não jogasse, logo a defesa e o meio-campo estão inferiorizados. Treinadores então nem digo nada.
Eu vejo todos os jogos desses clubes, por isso eu sei bem o que estou a dizer, se o real madrid tinha 20% de posse de bola é porque permitia ao Barcelona tal coisa, ainda agora é raro o jogo que o Real Madrid assume, porque prefere e é mais eficaz a jogar em contra-ataques.
A base da seleçao espanhola sempre foi metade do barcelona e a outra metade do real madrid por isso o seu argumento mais uma vez fica invalido.
O Real Madrid a nivel de plantel teve sempre igual ou melhor que o Barcelona, o 11 inicial é que podia ser inferior, porque o Real ja ha muito tempo que tem 2 opçoes validas para cada posiçao, muito melhores que as opçoes do proprio bayern.
gr-diego lopes/ casillas—————–neur e ????
d.d-arbeloa/carvajal………………………lham/rafinha
d.e-marcelo/coentrao…………………….alaba/????
d.c-ramos/pepe……………………………..dante/bdstuber
d.c-varane……………………………………..boateng/buyten-fracos
m.def-illaramendi/casemiro…………….javi martinez
m.c-modric/khedira…………………………sebastien/kroos
m.c-isco/alonso……………………………..thiago/gotze
extr-di maria/bale………………………….ribery/shaqiri
extr-ronaldo/jese…………………………..robben/muller
ava-benzema/morata…………………….mandzukic/pizarro/muller
Acha que tem comparaçao ?????
Já em relaçao as champions, a 1º tem razao o eto jogava como avançado, ja na 2ª a referencia era o Messi, porque o Villa jogava descaido na ala(como Neymar faz agr), mas as tacticas não aparecem nos videos dos golos, por isso eu compreendo.
Tambem vejo que o portugues não é o seu forte, porque eu fiz referencia á 2 épocas que Messi e Iniesta são os unicos que desiquilibram e com isso levam a equipa á gloria( referente á época passada), porque este ano sem Messi foi a desgraça que se viu.
O messi faz fintas e malabarismos e farta-se de contribuir para a equipa sendo quase sempre o melhor marcador e o melhor assistente, o Ronaldo mudou porque era mais eficaz assim, porque era melhor para ele, e como já disse não o critico são opçoes e esta foi correcta.
Agora não pode dizer que Pelés e outros não contam só para por o Ronaldo em 1º, só porque gosta dele.
Pedro
Tem o mesmo valor marcar golos na liga espanhola, comparativamente a uma liga checa ou brasileira?
É a sua opinião, apesar de ter lógica 0. Vá comparar a média golos/jogos dessas ligas para ter uma ideia.
No top 20 dos melhores goleadores de sempre, pelo menos uns 12 devem ser húngaros ou brasileiros.
O Pelé ganhava Mundiais porque jogava pelo Brasil, um país com 180 milhões de habitantes e numa seleção cheia de grandes jogadores. Fosse ele português talvez não tivesse ganho nenhum.
O Messi não teve condições mais favoráveis? Acompanhas te a liga espanhola?
Viste os jogos Real Madrid Barcelona, em que o Real não tinha mais de 20% de posse de bola?
O Real Madrid melhor plantel? Em que planeta?
Só este ano o Real tem melhor plantel, porque o barça não tem centrais, e notaram-se bem os resultados.
O Real Madrid tinha um meio campo em que o único jogador decente era o Xabi Alonso, laterais como Arbeloa e Marcelo, um ponta de lança como o Benzema, que sendo mau no início da carreira no Real conseguia ser pior.
A equipa do Barcelona sempre foi muito superior, tinha a base da seleção espanhola, jogadores com muitos anos de casa e um grande treinador.
O Real nestes anos tem sido uma equipa em construção, analisando o onze do primeiro ano do Ronaldo, poucos são os que se mantém, e não é por ter esbanjado dinheiro em jogadores como Kaká e Benzema que tem o melhor plantel do mundo. Neste momento o melhor plantel é o do Bayern Munique, se o Real contratar um trinco decente e um ponta de lança, aí sim teria o melhor plantel.
O Messi também tem um quantidade absurda de golos, tem uma média de golos por jogo semelhante ao Ronaldo, apesar de ser a principal referencia da equipa ao contrário do Ronaldo e de ter jogado num clube com muito melhor conjunto e mais estabilidade. Fruto desses golos foi considerado 4 vezes seguidas o melhor do mundo e já era considerado por muitos o melhor da história.
Dizer que o barcelona dependia exclusivamente do Messi, quando a seleção espanhola ganhou o que ganhou também não faz sentido, sinceramente eu até acho que o barcelona perde muito em ter como única referencia ofensiva o Messi e não outro ponta de lança. As duas ligas dos campeões que o barça ganhou foi com Etoo e Villa e os dois marcaram nas finais.
Este ano, andava o Messi pela argentina, o Barcelona era líder destacado do campeonato.
Quanto ao Ronaldo, obviamente deixou-se de fintas e malabarismos, porque percebeu que se mudasse o estilo de jogo contribuiria muito mais para a equipa.
Por cada finta que sai bem, muitos lances perdem-se por perdas de posse de bola, algo que não aparece nos videos do youtube. O Ronaldo tornou-se um jogador muito mais eficiente, desgasta-se menos, marca mais golos, tem menor probabilidades de se lesionar e contribui muito mais para a equipa.
Pedro
Outro ponto que me esqueci referir,
Os campeonatos estão cada vez mais desnivelados? Em comparação com que época?
Do Muller? em que o Bayern Munique ganhou 3 ligas dos campeões seguidas e fartava-se de ganhar títulos na liga alemã.
Do Di Stefano? Em que na europa haviam 5/6 equipas competitivas.
Do Pelé? Que passeava no Brasil
Por alguma razão clubes como o Bayern Munique, Real Madrid, Barcelona, Milan, Juventus, Liverpool, Manchester United tem o palmarés que tem, porque ganhavam e continuam a ganhar quase sempre.
Falar de competitividade, quando em Espanha tivemos 3 equipas a lutar pelo título até ao fim, Atlético campeão, um Sevilha campeão da Liga Europa e equipas com o valor de Atletico de Bilbau e Valência.
Em Inglaterra o Manchester acabou em sétimo esta época, e tivemos 4 equipas a lutar pelo título até quase ao fim do campeonato.
Atualmente é quase impossível uma equipa ganhar 2 vezes seguidas a liga dos campeões, as equipas do fundo da tabela das principais ligas gastam milhões em contratações e há menos competitividade?!
Jorge
se esses jogadores jogaram na Alemanha, na Hungria, no Brasil ou em Marte não interessa quando se esta a fazer um ranking de golos, porque 1 golo na Alemanha vale a mesma quantidade que em Portugal ou na Espanha. 1 golo é 1 golo.
Aqui mais uma vez lhe digo que ninguem está a desvalorizar ninguem, mas só e apenas a refutar os seus argumentos parvos.
Pelé até podia jogar nos regionais da singapura, mas aos 17 anos já ganhava Mundiais, e as equipas brasileiras da sua altura não deviam ser fracas para conseguirem dar 5-2 e 3-2 ao Benfica que por sua vez tinha ganho a champions ao Real Madrid.
Depois duvida das capacidades do Messi, e diz que ele teve condiçoes(equipas) muito favoraveis até ao ultimo ano ? voce vê futebol ou só os golos do Ronaldo no youtube ? á 2 épocas que o Barcelona tem a equipa(plantel) todo desfeito, cheio de imperfeiçoes,uma defesa que até mete dó, treinadores do mais fraco que podia haver e mesmo assim o Messi e o Iniesta conseguiram levar a equipa á gloria, ai sim contra um grande plantel chamado Real Madrid que tem 2 soluçoes +/- equivalentes para cada posiçao, um clube que todos os anos gasta +/- 100Milhoes em reforços.
Agora não diga que o Ronaldo não andou sempre em grandes equipas, já o Manchester o era, e depois passou para outra ainda melhor, que neste momento tem o melhor plantel do mundo.
Leva 252 golos em 246 jogos pelo Real Madrid, o Messi no mesmo tempo tem 274 golos em 264 jogos, logo não é nada que não se tenha já visto.
Depois o Ronaldo trabalhou para ser goleador, deixou as fintas(é raro o Ronaldo conseguir fintar alguem), para basear o seu futebol em força,corrida e finalizaçao, mas ninguem critica isso.São opçoes e a do Ronaldo foi esta e deu resultado.
E por fim é normal que os adeptos até sabado, mesmo que o ronaldo marcasse muitos golos, ficavam sempre de trombas por tudo e por nada, porque eles queriam era a Decima e mais titulos.
Acho que os adeptos para alem dde querem festejar golos, querem muito mais festejar titulos, e deixo-lhe o exemplo do Jackson que na época passada era um heroi, este ano se sair muitos adeptos do Porto vão dizer que já vai tarde.
E o Ronaldo ainda pode ganhar o que lhe falta, ninguem sabe o dia de amanha.
Pedro
O Ronaldo tem 424, convém contar os jogos da selecção também.
Eu não desvalorizei a carreira do Muller, ganhou tudo que havia para ganhar incluindo um Mundial, mas nem sequer era o principal jogador da equipa na altura.
Jogou a carreira toda num grande Bayern Munique, na sua terra natal e jogou na poderosa seleção Alemã.
A única coisa que eu disse foi que os números falados estavam inflacionados por duas épocas em divisões inferiores, pois concerteza não marcaria 50 golos em 30 jogos com 18 anos na liga alemã.
Vir falar do record de golos do Bican, que jogou na Áustria e na República Checa, ou até mesmo do Pelé, que jogava maioritariamente competições regionais, num campeonato brasileiro que a nível de competitividade não tinha comparação possível com o futebol atual, ( basta ir ver uns videos no youtube) demonstra bem a desonestidade intelectual de alguns.
Eu nunca disse que o Ronaldo vai ser o melhor da história, não teve a sorte de nascer Espanhol ou até mesmo brasileiro para poder aspirar a tal patamar, nem nunca jogou numa equipa tão dominante como o Barcelona de Guardiola, por isso nunca terá a quantidade de títulos suficientes para aspirar a isso.
Agora negar que é uma verdadeira máquina de fazer golos, e não reconhecer o mérito de ter sido o líder de um Manchester que com ele dominou em Inglaterra e na Europa e chegou a um clube com a instabilidade de um Real Madrid e apesar dos insucessos iniciais, tendo de enfrentar um Barcelona fortíssimo, com o suposto melhor jogador da história, manteve o Real sempre na luta, mesmo criticado pelos próprios adeptos e neste momento leva 252 golos em 246 jogos, é absurdo.
Acho incrível tentarem desvalorizar estes feitos e sobretudo a quantidade de golos que marcou, e não valorizarem o fato de ter conseguido isto numa equipa que não era a melhor da sua época, com a pressão do insucesso que recaía sobre ele todas as épocas, as críticas que sempre teve mesmo marcando mais de 50 golos por ano, porque a sua equipa não ganhava títulos importantes.
O Messi até pode superá-lo em golos no final da carreira, o que eu não acredito, até pode ganhar o Mundial e ser considerado o melhor de sempre, mas o Messi até ao último ano teve um contexto muito mais favorável para ter sucesso, vamos ver como serão as próximas épocas, se tiver de jogar numa equipa com limitações e não num super Barcelona.
Para mim o Ronaldo é o maior goleador da história. Se conseguir marcar mais 200 golos pelo Real Madrid será estatisticamente o melhor. Não me venham falar em Romário, Pelé que passaram grande parte da carreira no campeonato brasileiro e a jogar campeonatos regionais, onde até o Neymar com 18 anos marcava 43 golos, de jogadores como o Bican que jogava em campeonatos amadores e nem videos dos seus golos existem.
Se me disserem que o Pelé foi melhor, por tudo o que ganhou tenho de concordar. Maradona, Di Stefano, são jogadores que conseguiram títulos que o Ronaldo não vai conseguir.
Agora a nível de golos e regularidade nos últimos 8 anos o Ronaldo tem sido um monstro, pode não ter a magia e o fator "estrela" de outros jogadores, mas a nível de contribuição para a sua equipa não fica em nada a dever a nenhum outro jogador na história.
Kafka
Subscrevo inteiramente Jorge
Jorge
E continua a mesma historia de comparar a época do Muller( arco e flecha) para a actual(bombas e drones), claro que a media de golos naépoca do Muller era superior porque a nível táctico os jogadores e treinadores eram inferiores, usava-se muito os 3-5-2/3-4-3 essas tácticas que agora só em raras ocasiões, e devido a isso os jogos acabavam muitas vezes 5-3,6-4, enquanto que agora acabam 2-0,3-1.
Depois quem trouxe Muller para a discussão, desvalorizando os seu feitos foi o senhor, mas aqui ninguém está a querer retirar mérito ao Ronaldo, nem ao Muller mas sim a tentar que perceba que não pode ser tão linear a comparar décadas tão diferentes, basta comparar as condições de trabalho de um e de outro, enquanto um jogava com chuteiras pesadas, bolas de coro, em pelados e lamaçais, o Ronaldo devido á evolução em todos os níveis joga com chuteiras feitas á medida do seu pé, bolas de plástico, tem departamentos médicos 5estrelas, joga em campos de relva bem tratada, mas esta evolução é normalíssima.
3º dizer que antes não havia mais equilíbrio, só é possível ou num cego ou em alguém que acompanha o futebol desde de ontem. Porque para além de os campeonatos estarem cada vez mais desnivelados (a prova é os records de pontos que estão a cair), é as raridades com que se vê atléticos campeões, lembra-se do valência ser campeao(2x) ? do Corunha ? Blackburn ? Estugarda ? Wolfsburg ? lazio ? da Roma ?
4º Adoro a sua coerência em mais uma vez comparar o que não tem comparação, pois compara a carreira do Ronaldo (clube+ selecção), mas a do Muller fica apenas pelo clube.
5º Diz que o Ronaldo faz mais 4 épocas ao mais alto nível e faz na boa 200 golos, eu concordo com isso e até vou mais longe digo que ele pode até marcar 240 golos(4* 60 época), mas não se esqueça que para se marcar golos é preciso fazer jogos, ele fazendo 50 jogos época(contas por baixo) irá fazer 200 jogos no mínimo.
6º diz que ele pode ser o maior goleador da historia, no que eu vi o maior goleador da historia é Romario com 762 golos, seguido de Bican e Pelé(761 e 757 respectivamente).
E ronaldo neste momento na sua carreira (clubes) tem 569 jogos e 375 golos, mas esqueceu-se do seu rival que é 2 anos mais novo que o Ronaldo e já conta com 354 golos em 425 jogos, está apenas 21 golos com menos 144 jogos realizados (e este ano Messi pouco ou nada se viu), logo ou o Ronaldo dispara agora nos últimos anos da sua carreira ou vai ser apanhado e ultrapassado pelo Messi na listo dos goleadores.
Mas como o senhor não quer perceber o que se está a dizer,ninguem quer tirar merito a ninguem, vai catalogar todos como antis.
Paulo Pereira
O melhor marcador oficial da História do futebol (carreira maioritariamente passada em equipas de escalões primários) é o Josef Bican, que chegou, no mínimo, aos 805 golos (podem ter sido mais, pois há uma época em que as informações são escassas).
Pedro
Neste momento tem 424 golos, o record em jogos oficiais são 720 do Pelé e Romário.
É possível que não chegue a esse número de golos, mas se o quiser fazer basta ir jogar para o futebol brasileiro 2 ou 3 anos.
Até parece que com 29 anos é velho, o Zlatan Ibrahimovic faz este ano 33 e acabou de fazer a melhor época da carreira. Jogadores como Pelé, Puskas, Muller, Di Stefano jogaram até perto dos 40 anos.
Disses-te que o equilíbrio era maior, logo pressuponho que te estivesses a referir a uma maior dificuldade em marcar golos, o que podes ver pela estatística é completamente falso.
Não vale a pena estar com futurismos, mas não é de todo impossível o Ronaldo vir a ser estatisticamente o maior goleador.
Kafka I
Não adianta não queres perceber e pior é que ainda inventas coisas que eu não disse…mas também quem diz a barbaridade que disseste no último parágrafo está tudo dito quanto ao teu nível de conhecimento do futebol Mundial…mas alguma vez o Cristiano vai conseguir ser o maior goleador da história com os golos que tem tendo já 29 anos, é literalmente impossível chegar aos números dos melhores marcadores da história…
Mas não vou continuar a discutir contigo, a partir do momento em que inventas coisas que eu não disse…
Pedro
Essa história de as equipas serem mais equilibradas é um mito. Os melhores jogadores sempre estiveram concentrados nas grandes equipas e na altura não era excepção.
Se consultares as médias golos por jogo da liga alemã na altura do Muller, nunca era inferior a 3 golos/jogo, anos com médias superiores a 3,5golos/jogo.
Na liga espanhola e liga inglesa a media raramente passa os 2,5 golos/jogo e mesmo na época em que o Ronaldo e Messi marcaram 46 e 50 golos respectivamente a média ficou-se pelos 2,76.
Não percebo a tentativa de desvalorização da carreira do Ronaldo, foi para Inglaterra com 18 anos, para um Manchester que estava em decadência e numa fase em que a Liga inglesa era de fato a melhor do mundo, com um super Arsenal, o Chelsea do José Mourinho, um Liverpool que foi a 2 finais de liga dos campeões, e a partir de 2006/2007 com 21 anos levou o Manchester completamente as costas para 3 títulos de inglaterra consecutivos e 2 finais da Liga dos Campeões.
Chega ao Real Madrid um clube em decadência, que tinha como rival um clube completamente demolidor, que tinha segundo muitos a melhor equipa da história, com um super Messi.
Foi ele basicamente que salvou o projeto do Florentino Perez, pois tanto o Benzema como o Kaká foram completos fracassos.
Em 5 anos de Real Madrid tem 252 golos, já ganhou duas taças do Rei, uma Liga, e agora uma Liga dos Campeões e tem agora a possibilidade de ganhar muito mais nos próximos anos.
Eu não "embandeirei em arco" nenhum recorde do Ronaldo, agora vir falar do Gerd Muller como um jogador superior ao Ronaldo por ter marco 600 golos na carreira e "supostamente" jogar numa liga muito mais competitiva, quando nenhum de nós o viu jogar, somente para desvalorizar os golos do Ronaldo demonstra o "ódio" que muitos lhe tem.
O Ronaldo se não tiver problemas com lesões vai acabar a carreira como o maior goleador da história por muito que isso custe a alguns.
Kafka I
Continuas a não querer perceber não adianta de facto…hoje em dia mesmo a Taça Uefa já tem fase de grupos, o que por si só assegura automaticamente a realização de mais jogos, ao contrário de antes onde às vezes podia calhar de se fazer apenas 2 jogos por anos nas competições europeias…
Relativamente à competitividade, voltas a não querer perceber, o que o Jorge quis dizer é que antes os grandes jogadores estavam espalhados por mais equipas, logo o equilibrio era maior e isso é um facto, hoje em dia todos os grandes jogadores estão em apenas 6 ou 7 equipas Europeias, o que leva a que a diferença dos grandes clubes para os pequenos seja maior do que era na altura, porque hoje em dia o Real, o Barça, o Bayern são autênticas constelações com 14 ou 15 jogadores de classe Mundial e mais 5 ou 6 jogadores muito bons e antigamente as grandes equipas tinham talvez no máximo 6 ou 7 jogadores de classe Mundial e mais 4 ou 5 muito bons e 3 ou 4 razoáveis, o que fazia com que a diferença para os mais pequenos fosse menor do que é hoje, dai não ser por acaso que nos últimos anos se têm batido recordes de pontuação em todas as grandes ligas…
Mas volto a dizer, não estou a tirar mérito nem ao Messi nem ao Cristiano, são 2 dos 10 melhores de sempre, agora é preciso enquadrar e ter bom sendo antes de se embandeirar em arco relativamente a todos os recordes que eles andam a bater…
Pedro
Esses números estão inflacionados pelas duas primeiras épocas em divisões inferiores.(92 golos)
Antigamente a liga alemã tinha 34 jornadas por isso não é grande diferença.
Se não jogavam a Taça dos Campeões, jogavam a Taça das Taças, defrontando equipas bem inferiores ao que acontece actualmente.
Inflacionados estão os números do Gerd Muller que por exemplo na taça alemã tem 78 golos em 62 jogos, a defrontar equipas de divisões inferiores, o Ronaldo se faz 50 jogos por época, muito se deve ao fato da sua equipa chegar longe nas competições. Em 8 anos foi por sete vezes as meias finais de liga dos Campeões, e 3 vezes a final.
Dizer que a liga alemã na altura era mais competitiva é absolutamente ridículo, quando o Ronaldo jogou nas duas ligas mais fortes do mundo.
O Ronaldo nem sequer começou a carreira a ponta de lança, por isso essa comparação do número jogos/golos não tem sentido nenhum.
Chegou a um Real Madrid em queda livre, e neste momento tem 252 golos em 246 jogos.
Vamos ver como termina a carreira, neste momento tem 375 golos, daqui a 4 anos talvez tenha mais 200.
Kafka I
Pedro,
Antes as competições tinham menos jogos que têm hoje em dia, logo é mais fácil um jogador de futebol fazer mais de 50 golos por época do que antigamente, não querendo com isto tirar mérito nem ao Cristiano nem ao Messi, mas não deixa de ser um facto, principalmente a Champions hoje em dia tem cerca do dobro dos jogos de antigamente, para não falar que antes só lá iam os campeões o que fazia com que os grandes jogadores da altura não pudessem participar na Champions todos os anos, como actualmente acontece onde todos os anos Messi e Cristiano jogam na Champions estejam ou não na equipa campeã nacional…a título de exemplo o Cristiano Ronaldo em 5 época de Real Madrid em condições normais só devia ter participado uma única vez na Champions e não 5 vezes como participou, isto se o critério fosse o mesmo do do tempo do Gerd Muller…
No entanto e mesmo assim, o Gerd Muller terminou a carreira com practicamente média de 1 golo por jogo (709 jogos e 655 golos) coisa que o Cristiano nem em sonhos vai conseguir (569 jogos e 375 golos)
Não estou com isto a tirar mérito ao Cristiano e ao Messi (não tenho dúvidas que são 2 dos 10 melhores jogadores da história e até acredito que sejam melhores que o Muller, não é isso que está em questão)…, mas se querem comparar, então convém enquadrar tudo e não se limitarem a dizer "o Messi ou o Cristiano bateu este e aquele recorde" …
jorge
e tu queres comprar o futebol da época do Muller para o actual, queres comparar o numero de equipas que tinham nos seus planteis grandes craques, para agora o actual onde os melhores estão concentrados em 5/6 equipas.
Até a nivel de campeonato, o campeonato das épocas do Muller até ai ao inicio do sec 21 eram renhidos, agora existe o barcelona e o real em espanha.
O muller ainda te podia responder assim, quando o ronaldo marcar mais de 80 e tal golos numa época que venha falar comigo.
vicente
Já ouvi muitos users dizerem e é bem verdade.
Vocês só vao dar valor ao Ronaldo e Messi quando estes se retirarem.
São dois monstros que batem recordes atrás de recordes e que os de gerações passadas não conseguiram.
A mim que me interessa se o Ronaldo tirou a camisola, calções meias ou outro qualquer tipo de vestuário quando marcou o golo. O que interessa são 17 golos que ele marcou e que mais NENHUM jogador, desde sempre conseguiu marcar numa Champions League. Se pensam que é fácil fazê-lo esperem até ver quando alguém irá bater esse record, se é que algum dia o batem.
O desespero de algumas pessoas em manifestar uma opinião leva-as a criticar tudo sem sequer pensar no que dizem. O homem mesmo lesionado jogou para ajudar a sua equipa, não teve nos seus melhores dias o que é compreensivel tendo em vista o tempo q teve parado, marca 17 golos no torneio e vejo pessoas a pedir a bola de ouro para o Sergio Ramos só porque marcou o golo decisivo…Pensem por favor antes de escreverem esses disparates.
João Fonseca
São os haters Vicente. Deixa-os. É uma triste vida que vagueia entre o pequeno e o ridiculo.
Rafa
Os golos tanto de Ronaldo e Messi têm tanta importância que nem se admite mais nenhum vencedor. Contudo isto é um prémio absolutamente subjectivo. Como vamos avaliar o melhor do mundo?
– Golos?
– Assistências?
– Desarmes? (Para os defesas terem hipótese)
– Defesas? (Para os GR terem hipótese)
– Títulos? (Para todos terem hipóteses)
A verdade é que ninguém pode avaliar objectivamente com base nestes critérios quem é o melhor do mundo.
Pessoalmente prefiro pensar como em puto. Forma-se duas equipas de onde se pode escolher qualquer jogador do mundo e eu tenho a 1ª escolha. Em princípio o melhor jogador será o que escolhi 1º. Será justo este critério? De certeza que não, mas pessoalmente não vejo um melhor.
Brendan
O Mundial vai decidir tudo. Se o Messi vencer o Mundial não hipótese nenhuma de a bola de ouro ir para o Ronaldo. O inverso é igualmente válido.
Carlos Gonçalves
qual a parte que voces nao entenderam em que o prémio é atribuido por votacoes de centenas de pessoas?
nos dias que correm o mediatismo dos jogadores é enorme. principalmente de messi e ronaldo. goste-se ou nao é assim que funciona.
nao digam é disparates como "só os golos contam agora" como se alguem alguma vez tivesse apresentado sequer numeros parecidos com o que estes meninos marcam. alguns so se vao aperceber da enormidade destes jogadores quando se retirarem.
Kacal l
É claro que é o favorito, se a Bola de Ouro fosse entregue agora, o CR7 seria o vencedor, marcou tantos golos como o Messi, conquistou a Taça do Rei e Champions, foi o melhor marcador da Champions e da La Liga, ganhou a Bota de Ouro (juntamente com Suárez), acho que é óbvio quem está em vantagem, mas ainda há o Mundial e a segunda metade do ano e tudo pode mudar, como é óbvio, mas o CR7 vai em vantagem neste momento, as verdades são para se dizer e foi o que ele fez.
jose
na época passada tinhamos este cenario.
ribery 5/6 titulos mas poucos golos.
messi 1/2 titulos mas andava á volta dos 40 golos e bota de ouro
ronaldo com 0 titulos mas marcou 60 e poucos golos.
se a uefa fosse coerente coisa que não é. e se a bola de ouro fosse hoje entregue tinhamos este numeros:
1º messi 27 golos, 1 titulo,2/3 records pessoais.
2º ronaldo 24/25 golos 2 titulos(em dezembro podem ser 5), e 2/3 records globais, mais bota de ouro.
logo se continuarem a contar os golos messi, apesar da pessima época levava a bola de ouro para casa.
Mas o mundial vai ter muita força, é certo mas só se uma argentina/brasil/espanha forem os vencedores, não estou a ver a Uefa dar o premio algum jogador da alemanha/italia/frança.
Anónimo
Tenho quase a certeza que caso Ronaldo agora mesmo se lesionasse durante um período de tempo superior a 6 meses mesmo assim ganhava a bola de ouro.
Pinto da Costa
Kacal l
Que azia… rennie que isso passa…
jose
na época passada tinhamos este cenario.
ribery 5/6 titulos mas poucos golos.
messi 1/2 titulos mas andava á volta dos 40 golos e bota de ouro
ronaldo com 0 titulos mas marcou 60 e poucos golos.
se a uefa fosse coerente coisa que não é. e se a bola de ouro fosse hoje entregue tinhamos este numeros:
1º messi 27 golos, 1 titulo,2/3 records pessoais.
2º ronaldo 24/25 golos 2 titulos(em dezembro podem ser 5), e 2/3 records globais, mais bota de ouro.
logo se continuarem a contar os golos messi, apesar da pessima época levava a bola de ouro para casa.
Mas o mundial vai ter muita força, é certo mas só se uma argentina/brasil/espanha forem os vencedores, não estou a ver a Uefa dar o premio algum jogador da alemanha/italia/frança.
Kafka
Em 2014 fez as que eu mencionei por jogo e por data no comentário em cima, ou seja, tem 7 assistências
Jorge
os sites dizem até que o ronaldo esta época fez 15 assistencias, agora em 2014 não faço ideia quantas sejam.
I.C.E.
Não querendo ser teimoso, até a Uefa considerou que Ronaldo fez um golo e uma assistência na final. Por isso, não vejo nenhum mal em dizer tal coisa
Rúben Cardoso
Também acho ridículo dizer que aquilo foi uma assistência do Cristiano. É mais assistência o remate do Di Maria, que o Bale aproveita após a estupenda defesa do Cortouis, do que o passe do Cristiano no golo do Marcelo.
Kafka
Mas o passe foi a meio do meio campo e sem intenção nenhuma de golo a não ser passar por passar, nunca na vida aquilo é uma assistência, aquilo é um golo de inteiro mérito do Marcelo que construiu inteiramente sozinho o golo…isso é a mesma coisa que dizeres que o Valdano assistiu o Maradona para o golo contra a Inglaterra, isso não faz sentido nenhum
I.C.E.
Kafka, do meu ponto de vista, fazer uma assistência é fazer o último passe para um colega de própria equipa de forma intencional que resulta em golo. Para mim, o Ronaldo faz exatamente isso no golo do Marcelo.
Rúben Cardoso
Kafka, só respondi ao José, que disse que o Messi tinha um título em 2014. Não foi nada contra ti.
Eu na altura manifestei a minha opinião: para estarem 3 nomeados para a Bola de Ouro, parte-se do princípio que os 3 merecem. O Ronaldo mereceu, embora o Ribery fosse o meu escolhido.
Jorge
Ruben Cardoso que titulos tinha Ronaldo a 31 de Dezembro de 2013 ?
Kafka I
Rúben, eu nem sequer opinei relativamente a quem devia ou não vencer a bola, limitei-me a por os dados de ambos os jogadores desde o dia 1 Janeiro de 2014…mas já agora fiquei na duvida sobre essa tua questão, os títulos contam para ti é isso? então em 2013 foste contra a vitória do Cristiano presumo? certo? é que no ano de 2013 o Messi ganhou um Campeonato e 1 Supertaça de Espanha e o Ribery ganhou tudo (campeonato, taça e Champions) e o Cristiano não venceu título nenhum, pelo que presumo que tenhas ficado indignado com a vitória do Cristiano certo? ou os títulos só passaram a contar este ano?
Rúben Cardoso
Que título conquistou o Messi desde 1 de Janeiro de 2014?
Kafka I
Estás a gozar certo? onde é que aquilo é uma assistência? por favor, ao ponto que vocês chegam…aquilo é um golo de inteiro mérito do Marcelo e aquilo nunca na vida é uma assistência…daqui a nada estão a dizer que o Valdano é que assistiu o Maradona para o golo contra a Inglaterra, por favor..
I.C.E.
Kafka, a meu ver, no jogo de ontem, no golo do Marcelo foi o Ronaldo a fazer mais uma assistência para as contas
Kafka I
Admito estar errado, mas na minha contabilização tem 7, ou seja:
-1 contra o Osasuna em casa para a Taça de Espanha em 09/01/2014
-1 contra o Bétis fora para o Campeonato em 18/01/2014
-1 contra o Bilbao fora para o Campeonato em 02/02/2014
-2 Contra o Schalke fora para a Champions em 26/02/2014
-1 contra o Levante em casa para o CAmpeonato em 09/03/2014
-1 contra o Rayo em casa para o CAmpeonato em 29/03/2014
Marcelo
Kafka se não estou em erro CR7 tem 8 assistências.
Kafka I
Desde o dia 1 Janeiro 2014, que é quando começa a contar para a Bola de Ouro, estão assim as contas:
– Messi 31 jogos, 27 golos e 10 assistências
– Cristiano 27 jogos, 26 golos e 7 assistências
– Suárez 21 jogos, 11 golos e 7 assistências
Kacal l
jose,
O CR7 foi o melhor marcador da Champions e conquistou a prova, só isso dá-lhe vantagem, mas conquistou também a Taça do Rei, "Pichichi" e Bota de Ouro (juntamente com CR7), a verdade é que ele está em vantagem, mas há ainda o Mundial e a segunda metade do ano, vamos ver.
Fábio Teixeira
Os golos do Ronaldo estão certos?
luis bcn
O Ronaldo depois queixa-se…a resposta à pergunta devia ser: "a bola de ouro nao é importante, o importante é que ganhamos a champions que era um objectivo que tinhamos há algum tempo e por isso estou feliz por mim e principalmente pela minha equipa"….
O Ronaldo se nao tivesse feito o golo de penalti estaria no final do jogo mais triste que os jogadores do Atletico. Basta ver que no 3º golo quando estavam todos a celebrar com o Marcelo ele estava no meio-campo sozinho.
Anónimo
Precisamente. Querer marcar um golo a todo o custo, deixou-o quase mais decepcionado que os próprios jogadores do Atlético, aquando dos golos dos seus companheiros.
Esta época, Modric foi de longe o melhor jogador do Real. Mesmo Bale esteve num nível superior aos restantes.
Sérgio Ramos é um mistério:é capaz de fazer jogos incríveis como ontem, mas é também capaz de cometer as faltas mais burras e consequentemente, ser expulso inúmeras vezes. Pela sua falta de regularidade, nunca na vida pode ser distinguido como o melhor central do Mundo.
Zé Carlos
Rúben Cardoso
Ronaldo vai levar-nos ao título mundial. Depois disto, ganha a Bola de Ouro, e aposenta-se.
Rúben Cardoso
A questão aqui é a capacidade física de um e outro. O Ronaldo, fisicamente, é incomparável a 99% dos jogadores no mundo. É o protótipo do atleta perfeito. Acho que 3 semanas chegam perfeitamente para ficar recuperado a 100%.
Kafka
Rubén, espero que tenhas razão, agora sinceramente temo que ele irá jogar o Mundial lesionado, e estando a jogar lesionado vai ser algo parecido ao que aconteceu ao Figo em 2002, apenas jogou pelo estatuto e pelo peso que representa mas vai-se arrastar…espero que não, mas parece-me difícil recuperar da lesão em 2 semanas
Rúben Cardoso
Ele ontem simplesmente esteve fora de posição, pois se estivesse na ala, iria desgastar-se muito mais, e a presença de um jogador como o Cristiano, nem que seja a defesa-central, tem o seu peso.
Tenho uma confiança inabalável de que vai ser o Mundial de Portugal e do Cristiano. Se tal não acontecer, cá estarei para admitir o erro na minha previsão.
Kafka I
Preso por arames como ele está, temo mais que faça um Mundial estilo "Figo 2002" que só lá andou a marcar passo devido ao estatuto, pois estava lesionado…espero estar enganado mas cheira-me que será o mesmo estilo…já ontem tivemos uma amostra disso, claramente só jogou pelo estatuto porque era um escândalo ficar de fora, mas teve de jogar infiltrado e espero que com isso não tenha aumentado ainda mais a lesão..
Octavio
A julgar pelo que se viu no último ano, os pretendentes só têm de fazer:
– marcar muitos golos entre fim de Agosto e Novembro;
– fazer golos em jogos pela selecção (3 a 4 chegam);
– fazerem-se de vítimas;
– esperar que um alto dirigente da FIFA ou UEFA faça uma figura ridícula dizendo mal de si;
– e, por fim, se a votação ainda não estiver a favor, esperar que a FIFA alargue os prazos e possibilite nova votação;
Títulos? Parece que isso não é importante.
JPIRES
eheh boa azia…
Vitor Machado
Se a Espanha ganhar o mundial ainda há Sergio Ramos e Xabi Alonso a poder discutir o troféu de melhor do mundo!
Anónimo
O que conta agora para a bola de ouro é os golos e ponto final. Por exemplo Zidane nunca ganharia uma bola de ouro actualmente, o que é absurdo! Comparar por exemplo os pezinhos do Modric com os Ronaldo, é como comparar um cavalo com um burro.
ze
Anónimo
Dizer que o ronaldo nao tem pés… damn.
ze
Luís Resende
subscrevo
Filipe M
Desde o dia 1 de Janeiro até ao presente momento o melhor jogador do Mundo foi Suarez.
Anónimo
Apesar de Suarez ter feito uma grande época, não pode ganhar a Bola de Ouro. Contra o top7 da liga Inglesa Suarez marcou apenas contras 3 equipas. Contando que suarez marcou 6/7 golos ao norwich em 2 jogos assim se vê que as estatisticas dele são algo falsas. O ronaldo acaba de juntar a titulos individuais como a bota de ouro a liga dos campeões e isso não pode ser ignorado quando se marca 17 golos em 11 jogos contra um jogador que nem participou na competição. Se suarez mantiver o nível que teve este ano em 2015 pode ter possibilidade de ganhar, mas a partir do momento que nem participa na liga dos campeões, ganha 0 titulos pelos liverpool e tem uma pior média de golos por jogo que ronaldo na liga, tem 0% de hipotese caso faça um mau mundial.
Guilherme
Filipe M
Marcelo,
O que eu considero verdadeiramente insultuoso são os critérios para a atribuição da Bola de Ouro. Não me faz sentido nenhum os golos e os títulos colectivos serem factores decisores. É um título individual, logo para mim é um absurdo contar com os campeonatos ganhos colectivamente pelas equipas que os jogadores representam. O facto do Liverpool não ter sido campeão não deveria ser em nada prejudicial relativamente a Suarez. O mesmo se passa relativamente aos golos. O troféu que premeia os golos marcados chama-se Bota de Ouro.
Mantenho o que disse: o jogador que mais se destacou desde o início do ano civil foi Luìs Suarez. Mantendo o mesmo nível no resto do ano, seria justíssimo vencer o galardão independentemente da prestação do Uruguai no Campeonato do Mundo. Como teria sido justo que Iniesta ou Gerrard já tivessem no seu currículo uma Bola de Ouro.
Luís Resende
para mim claramente tmb foi o melhor, vejamos o que faz no mundial
Marcelo
Filipe eu fiz mal o meu comentario, e tentei retificar logo a seguir mas tive problemas com a net e pelos vistos o outro comentario que enviei nao foi mesmo enviado(se o VM não o aceitou até agora é porque falhou a envia por causa da net), mas se prefere partir logo para o insulto é consigo.
O que quis dizer é que os golos de Suarez e fantasticas exibiçoes(será que foram assim tao fantasticas?) não valeram de nada ao Liverpool, aliás desde 1 de janeiro como voce mesmo refere o Suarez marcou apenas 11 golos contra os 26 de CR7 e 27 de Messi(sendo certo que o uraguaio tem menos jogos), o melhor jogador do mundo nao pode ser aquele que jogue mais bonito, tem que ser uma serie de fatores. Por exemplo o ano passado o CR7 não ganhou titulo nenhum e Ribery ganhou 3(campeonato, champions e taça), mas depois viamos uma diferença tão grande entre os 2 individualmente que seria ridiculo(nao minha opiniao atençao) dar o titulo de melhor do mundo ao frances, este ano Suarez tem estado bem é verdade mas contra ele tem CR7(novamente o portugues, deve dar uma azia a alguns) que marca mais do dobro dos golos dele, ganha a bota de ouro(juntamente com ele), ganha a prova mais importante de clubes onde bate o recorde de sempre da competição(Champions) e ganha e Taça do rei. Por isso até ao momento CR7 é o melhor jogador do mundo deste ano. No entanto ainda muita coisa pode mudar, ainda temos o mundial e alguns meses da proxima epoca, e com isto ainda há jogadores que podem ultrapassar Ronaldo.
PS: Antes que me venham chamar fanatico pelo CR7, anti Messi etc, digo já que achei as 4 bolas de ouro que o argentino ganhou, justas.
Filipe M
Marcelo, fantástico é tu comentares uma coisa que não fazes ideia do que é. Se soubesses que a Bola de Ouro é atribuída ao jogador que mais se destacou num determinado ano civil, não tinhas feito o comentário imbecil que fizeste.
Filipe Silva
Tal e qual os golos do ronaldo no passado ano
Marcelo
Os golos do Suarez deram uns incriveis 0 titulos ao Liverpool, fantástico.
Paulo Pereira
ESTATÍSTICAS FINAIS 2013/2014:
Top-10 Melhores Marcadores da Liga dos Campeões / Taça dos Clubes Campeões Europeus:
1º Raúl – 71
2º Messi – 67
2º C. Ronaldo – 67
4º van Nistelrooy – 56
5º Henry – 50
6º Di Stéfano – 49
7º Shevchenko – 48
8º Eusébio – 46
8º Inzaghi – 46
10º Drogba – 42
Top-10 Melhores Marcadores da Liga dos Campeões / Taça dos Clubes Campeões Europeus, incluindo rondas de qualificação:
1º Raúl – 71
2º C. Ronaldo – 68
3º Messi – 67
4º van Nistelrooy – 60
5º Shevchenko – 59
6º Henry – 51
7º Inzaghi – 50
8º Di Stéfano – 49
9º Eusébio – 46
10º Del Piero – 44
Top-10 Melhores Marcadores das Competições Oficiais da UEFA (Taça dos Clubes Campeões Europeus, Liga dos Campeões, Taça UEFA, Liga Europa, Taça dos Clubes Vencedores de Taças, Taça Intertoto e Supertaça Europeia), incluindo rondas de qualificação:
1º Raúl – 76
2º Inzaghi – 70
3º Messi – 68
3º C. Ronaldo – 68
4º Shevchenko – 67
6º Gerd Muller – 62
6º van Nistelrooy – 62
8º Larsson – 59
8º Henry – 59
10º Eusébio – 53
Top-10 Melhores Marcadores das Competições Oficiais da UEFA, incluindo rondas de qualificação (Taça dos Clubes Campeões Europeus, Liga dos Campeões, Taça UEFA, Liga Europa, Taça dos Clubes Vencedores de Taças, Taça Intertoto e Supertaça Europeia), e considerando ainda a Taça Intercontinental, regida em conjunto pela UEFA e pela CONMEBOL:
1º Raúl – 77
2º Inzaghi – 70
3º Messi – 68
3º Cristiano Ronaldo – 68
4º Shevchenko – 67
6º Gerd Muller – 63
7º van Nistelrooy – 62
8º Larsson – 59
8º Henry – 59
10º Eusébio – 55
Top Melhores Marcadores (com, pelo menos, 50 golos) das Competições Oficiais da UEFA (Taça dos Clubes Campeões Europeus, Liga dos Campeões, Taça UEFA, Liga Europa, Taça dos Clubes Vencedores de Taças, Taça Intertoto e Supertaça Europeia; e considerando ainda a Taça Intercontinental, regida em conjunto pela UEFA e pela CONMEBOL), e da FIFA (Liga Mundial de Clubes), incluindo rondas de qualificação:
1º Raúl – 79 (71 na Liga dos Campeões, 4 na Taça UEFA, 1 na Supertaça Europeia, 1 na Taça Intercontinental e 2 na Liga Mundial de Clubes)
2º Inzaghi – 72 (50 na Liga dos Campeões, 10 na Taça UEFA, 7 na Taça Intertoto, 2 na Taça dos Clubes Vencedores de Taças, 1 na Supertaça Europeia e 2 na Liga Mundial de Clubes)
2º Messi – 72 (67 na Liga dos Campeões, 1 na Supertaça Europeia e 4 na Liga Mundial de Clubes)
4º C. Ronaldo – 69 (68 na Liga dos Campeões e 1 na Liga Mundial de Clubes)
5º Shevchenko – 67 (59 na Liga dos Campeões, 4 na Taça UEFA, 3 na Liga Europa e 1 na Supertaça Europeia)
6º Gerd Muller – 63 (35 na Taça dos Clubes Campeões Europeus, 20 na Taça dos Clubes Vencedores de Taças, 4 na Taça UEFA, 3 na Supertaça Europeia e 1 na Taça Intercontinental)
7º van Nisterlrooy – 62 (60 na Liga dos Campeões e 2 na Liga Europa)
8º Larsson – 59 (11 na Liga dos Campeões, 37 na Taça UEFA, 3 na Liga Europa e 8 na Taça dos Clubes Vencedores de Taças)
8º Henry – 59 (51 na Liga dos Campeões e 8 na Taça UEFA)
10º Eusébio – 55 (46 na Taça dos Clubes Campeões Europeus, 7 na Taça dos Clubes Vencedores de Taças e 2 na Taça Intercontinental)
11º Del Piero – 54 (44 na Liga dos Campeões, 3 na Taça UEFA, 3 na Liga Europa, 1 na Taça Intertoto, 2 na Supertaça Europeia e 1 na Taça Intercontinental)
12º Di Stéfano – 50 (49 na Taça dos Clubes Campeões Europeus e 1 na Taça Intercontinental)
Anónimo
Sergio Ramos é que merece a Bola de Ouro rapaz.
Mário
Anónimo
Não me parece que haja alguém que tenha sobressaído muito neste aspecto. E a FIFA, pode fazer uma estilo Cannavaro, se a Espanha vencer o Mundial e coroar o Sérgio Ramos com melhor do mundo.
Actualmente, valorizam-se muito as estastisticas e na minha opinião, tanto Modric, como Di Maria e até Sérgio Ramos, têm as mesmas hipóteses que Ronaldo. Se fossem só os golos a contar, o Gerd Muller, tinha ganho mais prémios deste género, até o Fernando Gomes, com duas botas de ouro, podia ter ganho.
De qualquer das formas, é muito cedo para se falar nisso, parece que há uma necessidade de se pôr o rótulo de melhor sempre. Aprecie-se é o futebol, os sprints do Di Maria aos 110 minutos de jogo, a capacidade guerreira da equipa do Atlético, a força psicológica do Real, para dar a volta ao jogo, isso sim, é apreciar futebol, não é pondo rótulos a dizer este é melhor do que aquele, ainda para mais quando falta meio ano para se decidirem os prémios.
Saudações
Crow
Luís Resende
é graças a essa "cultura" ridicula do golo que jogadoes como Iniesta que merecia ter já uma bola de ouro provavelmente nunca a vai ter. Este ano o jogador mais importante do Real foi Modric, num segundo plano Ramos, Ronaldo e Bale. 4 candidatos do Real à bola de ouro, dps teremos Messi, Suarez, Iniesta e Robben dependendo do que fizerem no mundial
pedro
antigamente eram titulos, as performances etc tudo contava, tudo tinha um certo peso. parece que agora só contam os golos, parece que agora temos 2 trofeus com o mesmo factor a bola de ouro e a bota de ouro.
Kafka I
Não podia estar mais de acordo…
Diogo Palma
O Ronaldo vai com certeza conquistar a 3ª Bola de Ouro da sua carreira e com muito mérito, está no seu pico de forma com 29 anos e acredito que se manterá a este nível pelo menos durante mais 2 anos.
Os outros jogadores que lhe poderiam fazer frente tiveram uma época abaixo das expectativas em termos individuais e coletivos.
O único jogador que pode dar luta a Ronaldo é o Diego Costa (ja ganhou a supertaça e liga espanhola) se for o melhor jogador e ganhar o Mundial, Messi não conquistou nada individual e coletivamente durante este ano e o Suarez só ganhou a Bota de Ouro empatado com o Ronaldo.
Marcelo
diego costa ganhou que supertaça? o Atletico perdeu para o barça a supertaça espanhola.
Afonso Teixeira
A única maneira de Ronaldo não ganhar a Bola de Ouro é caso faça um Mundial fraco, Messi ou Suárez façam um mundial à Maradona. Neymar, a meu ver não tem hipóteses.
João Lains
Fiquei bastante decepcionado com o desempenho do Ronaldo na final de ontem e até acho que o seu festejo após o golo foi um pouco espalhafatoso mas só ele sabe a importância que lhe dará. Nesta altura, está de facto em boa posição para conquistar uma nova Bola de Ouro, quem diria, agora que tem 29 anos. Conquistou a Taça do Rei, a Liga dos Campeões, foi o melhor marcador em ambas as provas com 31 golos (Bota de Ouro, terceira na carreira) e 17 (recorde da competição), respectivamente.Tem ainda uma bela oportunidade para compor o seu palmarés com as tais supertaças que foram referidas e ainda o mundial de clubes, embora já não influencie o voto final.
Resta o Mundial, que poderá assumir uma importância extra nesta votação mas só vejo Suárez, Messi ou Neymar com capacidade para beliscar este favoritismo do Ronaldo à terceira Bola de Ouro, e isso ainda assim obriga-os a terem uma prestação digna de Maradona. A Ronaldo compete-lhe conduzir a nossa selecção até aos quartos de final, sabendo que para lá chegar podemos muito bem de ser obrigados a deixar a Bélgica pelo caminho, o que não será nada fácil.
Afonso Teixeira
Finalmente…. Pensava que era o único a achar aquele festejo desnecessário tendo em conta tudo o que se tinha passado no jogo.
Plenamente de acordo com tudo o que disseste.
Anónimo
Modric e Bale fizeram uma época igualmente fantástica e merecem discutir o protagonismo com CR7. Modric é para mim o verdadeiro cérebro e motor da equipa blanca e foi o jogador mais regular da época. Bale foi crucial nos momentos decisivos.
Quanto à Bola de Ouro, neste momento não me parece haver um claro favorito para a ganhar e talvez o mundial possa ser bastante relevante para a definição do vencedor.
Zé Carlos
my bloguerddu
Um bocado convencido demais.por este andar pode acabar por perde la .Apesar desta arrogancia concordo com com o cr7 pois e.claramente o favorito a vitória.
Manel
my bloguerddu
O que eu queria dizer e que acho que lhe faltou a sua.conhecida humildade nesta afirmação mas la por achar que foi arrogante nao significa que eu ja nao.concordo com facto de ele ser o melhor do mundo.
Manel
Ricciardo
Não compreendo como se pode considerar arrogância o apenas referir factos…
. Ganhou a liga dos campeões
. foi o melhor marcador da prova estabelecendo um novo record de golos marcados
. Bota de ouro juntamente com o Suarez
creio que não é arrogância nenhuma dizer que esta um passo a frente, creio que é inclusivamente um acto de humildade pensar que só esta um passo a frente, porque tendo feito o que já fez, qualquer um pensaria ter selado mais uma bola de ouro.
gepeto
como e que e arrogancia se tu proprio concordaste.. existe uma diferença entre realismo e arrogancia
João Lains
Então se concordas com ele porque é que o acusas de ser arrogante? Não percebo essa obrigação constante de ser politicamente correcto, ainda para mais, quando aquilo que se diz, faz de facto, sentido.
Kafka I
Em ano de Mundial, por norma a Bola de Ouro vai para um jogador da equipa Campeã do Mundo, tem sido sempre assim com excepção de 2010, portanto caso o Brasil (Neymar), Argentina (Messi) ou Uruguay (Suárez) vençam o campeonato do Mundo, a Bola de Ouro irá para um deles, caso o vencedor do Mundial seja para outra qualquer Selecção a Bola de Ouro irá para o Cristiano Ronaldo…
Tiago Cardoso
pois em 2010 a argentina foi campeã
Artur
Quem é que em Maio de 2013 disse o vencedor irá ser o ronaldo ? todos diziam que só fazia sentido ganhar riberhy e o messi, mas depois quem ganhou foi o ronaldo que nem estava bem encaminhado para ganhar, os meses entre setembro a novembro são muito importantes porque são a ultima imagem que fica antes das votaçoes.
Por isso é que eu defendo que o bola de ouro devia de ser entregue á época(em Maio/Junho) e não ao ano, era muito mais justo.
Kafka I
O Fenómeno fez uma época 2001/2002 deplorável, no entanto venceu o Mundial e ganhou a Bola de Ouro…o "entorno" em volta do Neymar seria enorme para ele ganhar caso o Brasil seja campeão do Mundo…em ano de Mundial tudo o resto de pouco vale
Francisco Rodrigues
Como é óbvio o Neymar nao vai ganhar a Bola de Ouro mesmo que o Brasil ganhe o Mundial, o Suarez, caso o Liverpool tivesse sido campeao e se fizesse um grande mundial, era um grande candidato. O Messi, a menos que leve a Argentina à vitória na competição poderá ganhar. Como duvido muito que o faça, a Bola de Ouro vai para o Cristiano, nesta altura tem 80% de chances
André Pinho
Neymar penso que não poderá entrar nestas contas, mesmo que ganhe o Mundial. O seu hype diminuiu muitíssimo ao longo da época, e vai acabar o ano sem títulos de clube. Mesmo Messi, está muito longe destas contas, mas por ser a reencarnação sóbria de Maradona, a vitória no Mundial poderá consolidá-lo como o melhor jogador da História, e nunca sabe quantas dezenas de golos ainda conseguirá marcar até Dezembro.
Para mim, Ribery ou Robben (se bem que a Fança é bem mais candidata ao Mundial que a Holanda) são as principais ameaças a Ronaldo. Há sempre a tentação de premiar esta dinastia do Bayern Munique.
Carlos Moreira
Concordo em parte consigo mas tirando o Suárez (melhor jogador da Premier League, melhor marcador a meias com o Ronaldo e na hipótese de ganhar o Mundial), dos jogadores listados nenhum tem hipóteses de vencer a Bola de Ouro. O Neymar não fez absolutamente nada. E o Messi só tem hipóteses este ano se vencer o Mundial e fizer um excelente início de época para o ano. Pelo menos até Dezembro.
Kafka I
Eu não estou a dizer que seria justo, mas o critério sempre foi este, ou seja, o vencedor sair da equipa Campeã do Mundo…e caso fosse o Brasil a vencer, a pressão e o "entorno" da comunicação social seria tremendo e levaria a maioria a votar nele…se bem que eu também concordo contigo, não acho que só por ser campeão do Mundo deva vencer a bola de ouro, no entanto é o que costuma acontecer..
João Lains
As coisas não funcionam assim de forma tão linear, isto é, a Bola de Ouro poderá ir para um deles se estes forem capazes de conduzir, literalmente, as suas selecções à vitória final.
Anónimo
Neymar ganhar a bola de ouro? Só marcando 20 golos em cada jogo do mundial…
Playlist
Luke Van Diesel
O Neymar não fez nada este ano, dar-lhe a Bola de Ouro por ter ganho um Mundial seria a maior atrocidade já vista
LuisRafaelSCP
Ganhar a Champions é sempre meio caminho andado, ganhá-la batendo o recorde de golos marcado na competição numa edição, é ainda mais vantagem. A juntar a isto, ainda tem o Pichici e Bota de Ouro.
Eu diria que está dois passos à frente, mas as coisas mudam rápido e ainda falta muito tempo.
Elizangilo Da Costa
Claro foi injustiça
Luís Resende
e que grande injustiça não ter ido para Iniesta
Kafka I
Em ano de Mundial, "nada disso conta"…basta veres que tirando 2010, a Bola de Ouro foi sempre para o vencedor do Mundial…
Fábio Teixeira
Ainda é muito cedo para se dizer isso, como o Ronaldo frisou. O que costuma contar é a última imagem que se deixa. Conta mais acabar o ano em grande, do que propriamente começá-lo.