Tira brilho à sua conquista? Como é óbvio daqui a 20 anos ninguém se vai lembrar que em 2019 não foi nomeado, o que fica para a história é o prémio.
Luka Modric fez história na Bola de Ouro pela negativa. Desde que há nomeações é a primeira vez que o vencedor não está entre os indicados no ano seguinte. Recorde-se que o médio do Real Madrid arrecadou o prémio em 2018, devido à conquista da Champions e 2.º lugar no Mundial, tendo relegado Ronaldo para a 2.ª posição.


38 Comentários
Khal Drogo
Normal ter ficado de fora. Não conseguiu manter o nível da temporada anterior.
André Dias
Essa BdO já ninguém lhe tira mais foi uma das atribuições mais injustas de que tenho memória.
Chico
Também é provavelmente o pior jogador a vencer uma Bola de Ouro na história. Ridículo este jogador ter uma Bola de Ouro. Nem sequer é um dos 10 melhores médios deste século.
hugo7
A prova viva de que o futebol é o momento é esse teu comentário. Muitos já apagaram o seu ano fantástico (aliás ANOS FANTASTICOS não so no Real como no Tottenham) e o jogador INCRIVEL que foi e ainda considero ser. Memória curta é mau…
Chico
Não é o momento, nada. Disse exatamente o mesmo no ano passado. Os anos nos Spurs não contam, ainda não era sequer jogador para titular de um clube de elite, como o comprovou na primeira época de Real Madrid. E depois há muitos médios superiores a ele neste século, muitos deles sem Bolas de Ouro – ora vejamos: Iniesta, Xavi, Pirlo, Zidane, Kaká, Makelele, Lampard, Scholes, Gerrard e provavelmente outros que não me estou a lembrar. Preferia-os a todos no auge ao Modric.
hugo7
Rapaz, só te falta dizer que Modric é banal.
Foi durante 2/3 anos o melhor médio do mundo e aproveitou um ano não tão brilhante de Messi e Ronaldo para se sobrepor. A Croácia foi vice campeã mundial é isso pesou. Para mim, foi justíssimo. É um jogador incrível, um médio que faz tudo bem com uma qualidade impressionante é muito regular. Esta época está abaixo das expectativas, mas nada apaga o que já ofereceu ao futebol. Quem não se lembra daqueles clássicos frente ao Barcelona, era quase sempre o melhor do Madrid.
E sim, esse teu comentário é bem exemplificativo que o futebol é o momento e que tens memória curta, o que é uma pena. Também deves ser daqueles que consideras um Nani banal ou valorizado demais. Ou daqueles que dizes que Neymar nunca brilhou a alto nível para ser considerado top3 e é um brinca na areia. Enfim…
Chico
Metias o David Silva no lugar do Modric no Real do ano passado e a equipa jogaria ainda mais. Yaya Touré também era muito melhor e nunca cheirou a Bola de Ouro sequer. Nesse Mundial, até o Rakitic foi mais importante para a Croácia do que o Modric. O Modric é dos melhores médios da atualidade, mas custa-me a perceber como alguém o pode considerar o melhor do mundo. Ser um jogador importante na equipa que vence a Champions não significa ser o melhor do mundo.
Nani foi um jogador excecional, mas só durou duas épocas. Depois, sim, perdeu a explosão e tornou-se um jogador banal para a elite europeia. Neymar em talento puro é claramente top 3 e é o único que consegue ombrear com Messi e Ronaldo quando está realmente bem, mas desde que foi para França não consegue fazer uma época completa porque trata mal do corpo.
AndreADG
Oi? No auge das suas habilidades, nomeadamente os anos de Champions do Real, jogou mais do que Pirlo, Scholes, Lampard e Gerrard. Mas tudo bem, cada um com a sua.
PedroS
Desde o inicio do milénio, considero 3 Bolas de Ouro realmente injustas. A de 2004 de Shevchenko (devia ter ido para Deco), 2006 de Canavarro (Ronaldinho) e esta (Messi). Há outras duvidosas, mas aceitáveis. Mas gostava de ouvir opiniões.
SergioP
Penso que a do Modric está uns furos acima das outras no ranking de injustiça. Não pondo em causa a grande qualidade do médio, teve uma época 2017/2018 em sub-rendimento e não foi dos mais preponderantes da Croácia na caminha até à final do Campeonato do Mundo (apesar do golaço à Argentina).
Numa situação parecida mas invertida, o Sneijder foi completamente ignorado da Bola d’Ouro de 2011 (não fez sequer top10) depois de ser o maestro do Inter campeão europeu e o motor da Laranja até à final do Mundial. Podia até não ganhar o ouro porque com 2 Et’s na conversa é difícil argumentar, mas ficar fora do top 3 é para mim também das maiores injustiças dos últimos anos.
SenyorPuyol
O ano em questão foi 2010 e Sneijder ficou em 4º.
SergioP
Exacto, que estupidez a minha. É no que dá comentar ainda a dormir. Mas mantém-se o essencial, acho que merecia mais e fez uma época muito mais “à Bola d’Ouro” que o Modric quando a ganhou.
SenyorPuyol
Não é estupidez nenhuma, um lapso acontece a qualquer um ;)
Quanto ao comentário em si, concordo que o 2010 de Sneijder foi melhor que o 2018 de Modric, parece-me até algo óbvio!
Mas eu, pessoalmente, esse ano até a daria a Xavi, porque muito sinceramente me pareceu que fez uma época ainda melhor que a de Sneijder.
SenyorPuyol
Concordo.
Basicamente é isso, essas três saltam à vista. Entre as restantes, apesar de não concordar com todas, acabam por se entender com mais ou menos controvérsia.
Pessoalmente, as minhas eleições em cada ano seriam:
Ano – Vencedor do prémio (“Meu” vencedor)
2000 – Figo (=)
2001 – Owen (Raúl)
2002 – Ronaldo (=)
2003 – Nedved (Zidane ou Henry)
2004 – Shevchenko (Deco)
2005 – Ronaldinho (=)
2006 – Cannavaro (Ronaldinho)
2007 – Kaka (=)
2008 – C. Ronaldo (=)
2009 – Messi (=)
2010 – Messi (Xavi)
2011 – Messi (=)
2012 – Messi (=)
2013 – C. Ronaldo (Messi)
2014 – C. Ronaldo (=)
2015 – Messi (=)
2016 – C. Ronaldo (=)
2017 – C. Ronaldo (=)
2018 – Modric (Griezmann ou Messi)
2019 – ???????? (Messi)
Gunnerz
Trocava a de 2000 para Zizou, não trocava a de 2010 e de resto concordo com tudo, sendo que tambem em 2018 os meus eleitos eram os mesmos com duvida entre griz e messi.
SenyorPuyol
Aceito Zidane nesse ano, ainda para mais tendo em conta o Euro dele! Mas confesso que nessa altura não acompanhava a fundo a Serie A (eu ainda não vivia em Portugal e praticamente só via a Liga espanhola), por isso é que não tenho tanta memória do ano dele.
Mas essa não foi a época em que a Juve ficou em 6º ou 7º? Tenho essa impressão mas posso perfeitamente estar enganado, claro.
Gunnerz
Na serie A a Juve perdeu o titulo na ultima jornada quando só dependia de si, ficando assim a 1 ponto do campeão Lazio. A champions foi um desastre. O euro foi fenomenal.
Figo creio que não venceu nada nesse ano.
Eu pessoalmente não vejo problema que se ganhe uma bola mesmo sem titulos portanto até aceitava o Figo na mesma, mas simplesmente nunca achei o Figo o melhor do mundo em nenhuma época, “apenas” um top 3.
SenyorPuyol
Obrigado! Eu sei que a Juve teve um ano para esquecer por essa altura, pensava sinceramente que era esse, por isso obrigado pela correcção!!
Tal como disse, aceito perfeitamente Zidane, talvez até seria a escolha mais acertada tendo em conta isto.
Não, Figo não ganhou nada nesse ano, foi o último de Van Gaal em que perdemos tudo na recta final. Mas em termos de actuações, Figo manteve-se incrível, Rivaldo tinha ganho a Bola de Ouro no ano anterior e a partir desse momento começou a desleixar-se e a aparecer só “quando lhe apetecia”, Figo então carregou-nos às costas mas no final não podia fazer milagres, tal era o ataque incessante a Van Gaal e consequente instabilidade da equipa.
Obviamente, com o que Figo fez nesse mesmo Verão, eu não gostei, para nada, daquela Bola de Ouro na altura. Mas em retrospectiva, não posso dizer que fosse injusta.
Quentin_Tarantino
Admiro os teus comentários e nível de isenção. Apesar de adepto do Barcelona e saber que achas o Messi o melhor do mundo, consegues dar o devido valor a Cristiano Ronaldo e não alinhar na onda de que o Messi deveria ganhar sempre. Pessoalmente acho o Messi o melhor jogador que vi jogar e pessoalmente até discordo de ti e da maioria na bola de ouro de 2010, para mim Messi foi mesmo o melhor do mundo nesse ano, mas aceitaria Xavi, Iniesta ou Sneijder. Mas é de louvar que uma das pessoas que mais e melhor segue o Barcelona neste blogue, consiga dar o mérito que tu dás a Cristiano Ronaldo.
SenyorPuyol
Bem, fico-lhe muito agradecido por essas palavras!
Da minha parte, apenas sou da opinião que os extremismos apenas prejudicam o debate, que é precisamente aquilo que me fez começar a comentar no VM, por isso tento evitá-los. Atenção que não digo que não se tenham, eu também os tenho! Mas se tenho uma opinião fechada ao debate, deixo-a para mim, não me sinto no direito de impingir isso aos outros.
Quanto a Ronaldo, penso que não faz sentido negar a qualidade ou o mérito que tem. É mais uma questão básica do discurso argumentativo, a premissa inicial deve consistir no reconhecimento de ambos pontos de vista como válidos, se não se parte desta base, vejo muito difícil a construção de um debate produtivo, mais uma vez, torna-se apenas tentativas de impingir ideias aos outros.
E sim, Ronaldo é um jogador incrível, tem uma concentração sobre-humana e com isto, para mim, tornou-se num dos jogadores mais inteligentes que vi dentro de um campo. Por dizer isto, não deixo de ser do Barça, não deixo de considerar Messi melhor, e acima de tudo, posso sentar-me a ver um jogo do Ronaldo e apreciar o que ele tem para me mostrar. É simples. ;)
Khal Drogo
Exercício interessante!
Concordo com praticamente tudo: a escolha do Raul em vez do Owen; Deco em vez de Shevchenko, Ronaldinho em vez de Cannavaro e Messi em vez de Ronaldo (2013). Em 2003, também tenho dúvidas, mas não me custa aceitar o Nedved; e em 2018 teria dado ao Griezmann.
Só faria diferente em 2 anos: em 2000 teria dado ao Zidane e em 2010 ao Sneijder. Mas percebo bem as escolhas de Figo e Xavi, respetivamente!
SenyorPuyol
Tudo perfeitamente aceitável!!
Em 2003 eu entendo Nedved também, mas aquele Zidane estava naquele que eu considero o seu pico e Henry nesse ano foi o motivo que me “puxou” a acompanhar a Premier (e ainda bem, que com isso no ano seguinte acompanhei a época inteira dos “Incencíveis”).
Quanto ao exercício, temos de agradecer ao PedroS que foi quem começou isto!! ;)
Khal Drogo
Ah sim, aquele Henry era delicioso. Que saudades! Também seria uma ótima escolha, sem dúvida.
SenyorPuyol
*Invencíveis
Que lapso!!
Hirok "The Truth"
Excelente comentário, e uma visão bastante interessante da Bola de Ouro neste século..
Realmente fazia as mesmas trocas que tu, apenas 2010 teria dado a Sneijder, e no ano passado a Cristiano, este ano apesar de tudo daria a Van Dijk.. mas de resto concordo a 100%, Deco no ano de Shevchenko era tão merecido, talvez o jogador do Porto que me deu mais gosto ver jogar e eu sou do Benfica..
SenyorPuyol
Mais uma vez, méritos ao PedroS!!
Quanto às trocas, também bastante respeitáveis!
Sobre este ano, eu não daria a Van Dijk porque, pessoalmente, para dar um prémio individual a um defesa ou um guarda-redes, preciso de ver uma diferença muito (mas mesmo muito) clara e notória, que neste caso, sendo muito sincero, não vejo.
Obviamente, a época que Van Dijk fez foi monstruosa, e por isso pensei seriamente nele para terceiro lugar do “meu pódio”, mas tal como deixei manifesto no outro post, acabo por me decantar por Bernardo ou Sterling (entre os quais não me consigo decidir).
touny71
Falares em bolas de ouro injustas e não referires a de 2010 que deveria ter ido para o Sneidjer..
PedroS
Para mim está no lote das duvidosas.
Kacal
Ficará para sempre na história como vencedor da Bola de Ouro, sobretudo sendo o primeiro a destronar CR7 e Messi. Nunca será esquecido. Mas que foi caricato, lá isso foi. Se ele venceu, muitos antes dele mereciam mais e estiveram mais perto do nível dos dois “ETs” que ele, o que não invalida o excelente médio que foi e é, mas isto é a prova de que os dois “ETs” pela regularidade devem discutir o prémio até descerem demasiado o nível. Ribéry era outro que ia vencer e “desaparecer”.
Gunnerz
Fez se uma campanha parva para ele vencer e agora faz se uma campanha ainda pior para dizer que ele não merece nada..
Richrad
Apenas durante o reinado Ronaldo x Messi, 4 jogadores puderam verdadeiramente lutar por essa distinção: Ribery, Xavi, Iniesta, Griezmann e retiro a vitória de Kaka pois foi inconstestávél.
Do momento que Modric ganhou a bola de ouro perante boas épocas de Ronaldo e Messi, este prémio perdeu credebilidade.
Berardo
Quando abri a caixa de comentários até pensei que se tivesse a falar de um Fernando Aguiar ou de um Binya, incrível a curta e selectiva memória das pessoas no futebol.
Estamos a falar de um jogador de classe mundial, com uma carreira brilhante e recheada de conquistas… um pouco mais de respeito.
Joga_Bonito
Isto.
Mike-UK
Mas o Real Madrid não mandava nisto tudo? Como é que o Modric ali não entra?
Fora de brincadeiras, acho a conversa totalmente desrespeitosa para com um jogador que mereceu inteiramente a bola de ouro o ano passado.
2004, 2006, 2010 e 2013 foram anos dúbios para a bola de ouro – mas 2018 não me pareceu.
tiagoagm
Nunca merecia ter ganho. Esta nao presença só vem dar razão a isso.
Bujard
Foi das atribuições mais justas de sempre.
O verdadeiro motor do RM campeão europeu e o alma da croácia que ficou em 2º no Mundial.
Se antes dele outros deveriam ter ganho, como Xavi, ou Snijder em 2010? Claro que sim, mas a injustiça foi essa e não a vitória de Modric no ano passado.
T. Pinto13
Na altura também não fui muito de acordo com a atribuição mas quiseram recompensar o seu nível dos últimos anos e o facto de a Croácia ser Vice-Campeã do mundo mas para mim até no torneio Rakitic foi lhe superior…
Hirok "The Truth"
Um jogador que nem no Real Madrid nem na sua selecção foi o melhor e depois ganhar este prémio foi a maior VERGONHA na historia da Bola de Ouro.. Cristiano foi o melhor do Real por larga margem e na seleção Rakitic fez um Mundial melhor na minha opinião.. de resto a Bola de Ouro não foi para o Ronaldo pq ele saiu de Madrid, pq a darem um prémio a um jogador do Real sabe-se bem para quem ía..