Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Bola de Ouro: “Votei em Pirlo para melhor do Mundo em 2013” – Buffon

O médio da Juventus merecia a Bola de Ouro? Ou nem no próprio clube foi o melhor elemento no último ano (Vidal e na última metade Pogba, tiveram mais importância)?
Já é pública mais uma votação para a Bola de Ouro 2013. Buffon, guarda-redes da Juventus e capitão da selecção italiana, disse publicamente que deu os 5 pontos a Pirlo, 3 a Ronaldo e 1 a Messi. 

79 Comentários

  • JTeodoro
    Posted Novembro 25, 2013 at 10:41 am

    Mais uma vez se vê a palhaçada que este troféu é. Fosse eu amigo do Buffon e de outros e provavelmente também estava na luta pelo 1º lugar. Ridículo.

  • Ricardo Ricard
    Posted Novembro 25, 2013 at 10:41 am

    Por mim acabava-se a bola de ouro,tem tanta credibilidade como a Casa dos Segredos.

  • Miguel Sousa
    Posted Novembro 25, 2013 at 10:49 am

    Este senhor, a par com Iniesta, à muito tempo que merecem a Bola de Ouro, não só pelas, mais que evidentes, qualidades futebolísticas estratosféricas, quer pela personalidade, humildade e como representam o futebol como desporto e paixão.
    Mas a tendência a que se tem vindo a assistir é o facto de a Bola de Ouro ser entregue ao jogador com maior mediatismo, ao jogador que faz correr mais tinta na imprensa, ao jogador que empresta a cara a dezenas de campanhas publicitárias.
    Não querendo tirar nenhum mérito aos vencedores (aliás são excelentes jogadores, com qualidades muito acima do normal), acho que este ano, em que não houve realmente alguém que se distingui-se (Ribéry ganhou tudo o que havia para ganhar mas não é metade do jogador que é Ronaldo ou Messi), devia-se dar primazia aos jogadores que fazem tudo na equipa para que a bola chegue confortavelmente aos goleadores, aos jogadores que, sempre de cabeça bem assente na terra, sabem o que vale o seu jogo e sem eles as estrelas do futebol e, mais importante do que tudo, as equipas não teriam o sucesso que teriam.

    Miguel Sousa

    • JTeodoro
      Posted Novembro 25, 2013 at 11:03 am

      A serio? daqui a uns anos da-se a bola de ouro ao paulinho do scp, por amor a camisola, por disponibilizar a roupa passadinha a ferro e bem lavada ao jogadores, que lhes permite estar confortáveis quando fazem carrinhos e marcam golos. Quando nem foi o melhor jogador da Juve o ano passado lê-se estas coisas.

    • Kioninhas
      Posted Novembro 25, 2013 at 12:09 pm

      O prémio a que se refere no 1º parágrafo do seu comentário já existe e chama-se Golden Foot…pena não ser um troféu completamente engolido e ignorado pela bola de ouro, mas esse prémio já existe.
      Quanto à 2ª, concordo plenamente consigo, aliás, é impossível discordar pois está à vista de todos.
      Já a última parte, concordo se fosse dado a Ribery pois foi um dos que fez tudo para que a bola chegasse aos seus goleadores, como diz, mas por exemplo, dar uma bola de ouro a um Özil (melhor nº 10 do mundo, na minha opinião) seria completamente descabido neste momento.
      Alías, todas estas questões da bola de ouro provocam todas estas discussões porque o voto é atribuído no final do ano, pois caso fosse no final da temporada jamais seria questionado pois normalmente nessa altura existe sempre um melhor que todos os outros, contudo aceito que seria também mau no sentido que o prémio é da FIFA e existem muitos campeonatos que não decorrem no mesmo espaço temporal que os europeus (apesar deste troféu ser atribuído e valorizado mais ao que fazem os europeus…Neymar foi excepção)

    • Kioninhas
      Posted Novembro 25, 2013 at 12:39 pm

      (… ) é pena ser um troféu engolido (…)

  • Anónimo
    Posted Novembro 25, 2013 at 10:50 am

    ahahaha por favor Pirlo ???? agora ? se fosse em 2012 pelo que fez no europeu ainda entendia …aqui vota se nos amigos … quanto ao resto nem tenho nada a dizer ronaldo este ano mais do que nunca merece a Bola de Ouro mas isto já se viu que é a bola dos amigos … Acho o pirlo um excelente jogador mas nunca estara ou esteve a frnete dos ET´S CR7 e Messi nunca
    isabel

  • Captain Tsubasa
    Posted Novembro 25, 2013 at 10:52 am

    Já ouviram falar em amizade? é tão dificil perceberem que o Buffon é amigo do Pirlo e votou nele por amizade? aposto que 99% das pessoas que vão comentar aqui e vão criticar o Buffon, no lugar dele fariam o mesmo, mas enfim..

    • gonzab
      Posted Novembro 25, 2013 at 11:13 am

      Então mas a Bola de Outro é um prémio para o melhor jogador do mundo ou para o melhor amigo? Se sim, como é que isto não é uma atitude criticável?

    • André C.
      Posted Novembro 25, 2013 at 11:18 am

      Exatamente Captain Tsubasa, mesmo que o Ronaldo não estivesse na sua melhor forma, nem merecesse a Bola de Ouro (o que não é o caso…) o Paulo Bento iria sempre dar-lhe os 5 pontos. Não se pode criticar este tipo de situações, podemos é criticar a maneira como é escolhido o melhor jogador do mundo…

    • Bishara
      Posted Novembro 25, 2013 at 11:29 am

      Tsubasa, desculpe-me, mas o objectivo deste prémio não é votar no jogador com melhor performance individual e colectiva do ano de 2013?

      Para mim a situação é criticável por dois aspectos. Por um lado, Buffon vota num amigo e companheiro de equipa e selecção por ser isso mesmo, um amigo, não porque legitimamente ele ache que Pirlo foi o melhor jogador de 2013, o que para mim é errado e tira alguma legitimidade ao prémio. Por outro, a verdade é que Pirlo está entre os 23 nomeados para o prémio, logo Buffon pode votar em quem bem lhe apetecer, e aí as críticas poderão ser dirigidas à FIFA em si e não a Buffon.

      Não percebo a questão de que as pessoas que criticam fariam o mesmo. Mas porquê? Eu acho é que o Tsubasa sabe que 99% dos comentadores do VM votaria em Ronaldo, e isso deixa-o em pulgas porque você é um franco admirador de Messi.

    • Fura
      Posted Novembro 25, 2013 at 11:56 am

      E tu de capitao deves ter muito….

      Nao seria este um dos comentarios a eliminar pelos editores do blog? Ou entretanto mudaram os criterios de seleccao? Acham mesmo que isto adiciona alguma coisa?

    • Ricardo Ricard
      Posted Novembro 25, 2013 at 12:24 pm

      O problema é esse mesmo…Não se devia votar por amizade.

    • Captain Tsubasa
      Posted Novembro 25, 2013 at 1:29 pm

      Bishara e Fura, os vossos comentários são tão previsíveis…portanto deixa-me ver se eu percebo, vocês eram capitães da selecção portuguesa, eram super amigos do Cristiano Ronaldo, mas o Ronaldo até nem tinha feito uma época relevante, mas vocês não íam votar nele na mesma certo? íam ser ponderados e criteriosos e em vez de votarem no vosso amigo para assim até ajudá-lo a vencer, íam votar num desconhecido qualquer? certíssimo e eu sou o Pai Natal, aposto que em cada 10 pessoas nesta situação, 9 votavam no amigo…

      E já agora, algum de vocês tem noção do que é a democracia? ou nas eleições legislativas devemos todos votar no mesmo? é que eu nunca vi um partido vencer com 100% dos votos a não ser numa ditadura

    • gonzab
      Posted Novembro 25, 2013 at 1:42 pm

      É redutor comparar a votação para a Bola de Ouro com um sufrágio legislativo. Na Bola de Ouro deve-se reconhecer alguém como sendo o melhor jogador no último ano atendendo a factos se possível. Deixe-me acrescentar que, se o voto para a Bola de Ouro fosse democrático, estaríamos todos a votar nele. Isso sim seria democracia.

      Também é falacioso acusar alguém de fazer o mesmo se tivesse oportunidade para desculpabilizar este acto. É por isso que não estamos nós a votar mas sim pessoas que, na teoria, uma vez que foram apontadas como os votantes, seriam isentas.

      Mas concordo consigo numa coisa. A falta de critérios estabelecidos dá azo a estas situações. Até os poucos critérios que estão explicitados não são compreendidos por alguns jogadores, sendo o exemplo do Thiago Silva não saber que pode votar em jogadores na própria nacionalidade o cúmulo dessa falta de compreensão.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Novembro 25, 2013 at 1:59 pm

      Ou seja, eu se fosse jogador profissional nem precisava de saber dar um pontapé numa bola… precisava era de ter amigos para ser o melhor do mundo, e depois? Ninguém ia poder criticar, afinal, são meus amigos!

    • Captain Tsubasa
      Posted Novembro 25, 2013 at 2:13 pm

      E onde é que eu disse que era o modelo correcto? eu digo é que muitos que aqui criticam faziam exactamente o mesmo se tivessem no lugar de quem criticam

    • Bishara
      Posted Novembro 25, 2013 at 2:15 pm

      Eu percebo a sua posição, e é legítima. Mas os seus argumentos não são tão legítimos.

      O prémio não é feito para se votar nos amigos, é feito, como vem descrito nos estatutos desta nomeação, para se votar no melhor – "The Awards reward the best in each category, without distinction of championship or nationality, for their respective achievements during the 2013 calendar year". Ponto final. Não devia haver cá amigos ou inimigos, pois assim a votação deixa de fazer sentido.

      É ridículo, se me é permitida a expressão, falar em democracia perante este facto. É óbvio que Buffon pode votar em qualquer um dos 23 nomeados, e Buffon é um exemplo em quase 200 capitães de selecções que têm poder de voto nesta matéria. Mas os jogadores e as suas performances no ano de 2013 não são minimamente comparáveis a campanhas e ideologias políticas. São factos e resultados que são levados a decisão, não representantes e projecções futuras a 4 anos. Nesse aspecto, há jogadores que, sem dúvida poderá concordar comigo, mostraram muito mais que Pirlo neste ano de 2013, e que merecem muito mais levar este prémio que Pirlo.

      Acha sinceramente que Buffon votou porque achou que ia ajudar Pirlo a vencer? Haja bom senso. Buffon até pode ser o maior admirador de Pirlo, por toda a carreira que já fez, mas o seu voto não faz jus ao propósito da votação. Mas é como lhe digo, como o Buffon deve haver inúmeros exemplos nas selecções em que há nomeados. Acredito que Vermaelen (não sei se ainda é o capitão da Bélgica) tenha votado em Hazard como 1º, ou que Drogba tenha votado em Yaya Touré.

    • Captain Tsubasa
      Posted Novembro 25, 2013 at 2:25 pm

      Bishara, concordo e subscrevo na integra tudo o que disseste, pois eu também não acho que seja o critério mais correcto para atribuição do melhor jogador do Mundo, agora o que eu aqui estou a criticar é muitos dos comentadores que vêm para aqui comentar, aposto que fariam o mesmo, porque como disses-te e bem, o caso do Buffon não será caso único, pois é provável que o Drogba tenha votado no Touré, ou o Vermaelen no Hazard, quando obviamente nenhum desses (como o Pirlo também não) esteve sequer perto do nivel do Cristiano, Messi ou Ribéry…

    • Jota Guimarães
      Posted Novembro 25, 2013 at 7:41 pm

      Tudo certo, só não me compares o Ribery aos outros dois, por favor…

  • Pedritxo
    Posted Novembro 25, 2013 at 10:54 am

    gosto bastante de pirlo mas vidal foi muito mais importante na minha opiniao, pirlo e um grande jogador, tem/teve uma grande carreira, mas nao merece a bola de ouro, e ate acho que o meio campo da juventus sentia mais a falta de pogba ou de vidal do que de pirlo.

  • Vitor Machado
    Posted Novembro 25, 2013 at 10:56 am

    Todo e qualquer voto que não coloque Ronaldo, Messi ou Ribéry em 1º lugar não tem qualquer valor, nem faz sentido que se possa votar noutro que não seja um destes 3 que em 2013 foram os melhores dos melhores.
    Um pelos golos e pela capacidade de levar uma equipa às costas, outro pela magia do seu futebol e outro por tudo o que conquistou no último ano!
    Buffon é mais um que vota nos amigos em vez de votar em quem foi o melhor…

    Cada vez mais estou convencido que isto é o prémio da treta!!!

    • Anónimo
      Posted Novembro 25, 2013 at 11:25 am

      Esta coisa de comparar o Ribery ao Ronaldo e ao Messi, só de ler até me faz ficar "doente"…

      Um gajo que marca meia-dúzia de golos por época, que não é tão importante, como todos dizem, no Bayern (desengane-se quem pensa que o Bayern ganhou graças ao Ribery, ganhou graças á 'equipa', como uma equipa não pode ser considerada o melhor jogador do mundo…), que, em termos de época individual, o ano passado esteve atrás de nomes como Bale (levava os Spurs ás costas) e Lewandowski(excelente época do polaco), pois é … se o Dortmund tivesse ganho aquela final o Lewa já era candidato… como não ganhou… mas isto é para o melhor jogador ou melhor equipa??
      Abram os olhos sff.
      Cumprimentos
      Jota Guimarães

    • Anónimo
      Posted Novembro 25, 2013 at 5:39 pm

      Concordo Completamente, nem todas as equipas têm um "jogador-chave" que se destaque dos restantes jogadores. O Bayern é exemplo disso, na minha opinião fala-se de Ribery mas também se podia falar de outros jogadores como o Robben. Parece que a partir do momento em que uma equipa ganha tudo, existe necessidade de individualizar os prémios colectivos.

      António Gonçalves

    • Pedro Melo
      Posted Novembro 25, 2013 at 7:03 pm

      Fala-se do Ribery porque é francês, e a France Football, Platiny e Blatter têm a influência que têm.
      Acompanho muito o Bayern (este ano nem tanto, não concordei como despacharam o Jupp) e o Ribery para mim nem é o melhor jogador do Bayern.

    • Jota Guimarães
      Posted Novembro 25, 2013 at 7:39 pm

      Exatamente António Gonçalves e Pedro Melo.

    • hertz
      Posted Novembro 25, 2013 at 8:12 pm

      Pedro Melo, ninguém despachou o Heynckes. Ele é que disse, ainda no inicio da temporada, que se ia reformar. Então o Bayern tratou (e bem) de ir procurar outro treinador e não podiam ter escolhido melhor.

  • CRF
    Posted Novembro 25, 2013 at 11:01 am

    Pirlo é sem duvida um dos médios mais fantásticos dos ultimos 15 anos, no entanto nem merece o prémio de melhor do mundo este ano, nem o prémio de melhor do mundo é um prémio de carreira. (prémio que na minha opinião devia ser criado para premiar jogadores que não sendo os melhores do mundo, fizeram as delicias dos adeptos pelo enorme talento que possuiam)
    Buffon ter votado em Pirlo é reflexo de serem companheiros de equipa e de seleção, e provavelmente até amigos pessoais. Neste tipo de votação quer se queira quer não isso acaba por contar.. Pelo menos não é Ultra-nacionalista como Del Bosque.

  • Francisco Parrinha Guerreiro
    Posted Novembro 25, 2013 at 11:05 am

    Não percebo qual é a surpresa por certas votações nestas coisas das bolas de ouros. Já alguém reparou em certas fotografias de alguns jogadores? Já alguém reparou em certas calinadas de treinadores, jogadores ou presidentes? O mundo do futebol é composto, infelizmente, numa grande percentagem, por idiotas, ignorantes e iletrados. A grande maioria dos jogadores, por exemplo, são uma cambada de iletrados a quem ofereceram uma escolaridade mínima, para não parecer mal, e que ganham rios de dinheiro, dando origem depois a comportamentos de perfeitos mentecaptos, vide casos de Balotelli, Messi a não pagar impostos, Carlos Martins e muitos outros que jogavam quando lhes apetecia, etc. Mesmo os treinadores, muitos deles são ex-jogadores, logo os comportamentos são os mesmos, ainda que alguns acabem por ganhar alguma maturidade com a idade. Alguém esperava uma análise correcta, fundada, coerente, atenta a factos, imparcial, sobre o que quer que fosse? Se alguém espera essas coisas no mundo do futebol é porque vive no mundo da Lua. Não está em causa a inteligência das pessoas, muitos jogadores são extremamente inteligentes, bem como os treinadores. Mas a inteligência não se manifesta em todas as pessoas da mesma forma, e uma pessoa que seja inteligente do ponto de vista da prática desportiva pode não ser inteligente de mais forma nenhuma. Ainda não há tanto tempo quanto isso o Xavi, que eu considero um jogador inteligente em campo, dizia que Mourinho não ficaria na história do futebol, pelo que claramente este é um caso de alguém a quem a inteligência não tocou de múltiplas formas. Discutir justiça, inteligência e imparcialidade no futebol é como ouvir cabras a gritar como pessoas: elas soam como pessoas, mas não estão a falar, estão só a berrar.

    • Hugo P.
      Posted Novembro 25, 2013 at 5:46 pm

      Se tivesse de escolher apenas um comentário para figurar neste post, seria este! Diz TUDO e sem erros tipo à muito tempo ou fizes-te… Bravo!

    • Captain Tsubasa
      Posted Novembro 25, 2013 at 9:41 pm

      Portanto o Messi é iletrado e por isso não paga impostos…que engraçado, eu até diria que a grande percentagem de fuga ao fisco advém de pessoas com cursos superiores e usam fato e gravata e se mexem muito bem nos meandros do poder, mas pelos visto tu descobriste a pólvora e afinal são os iletrados é que fogem ao fisco, enfim, há com cada um por aqui…

    • Captain Tsubasa
      Posted Novembro 25, 2013 at 10:31 pm

      Já agora, o Balotelli como é iletrado tem "comportamentos de perfeitos mentecaptos", em contrapartida o Manuel Maria Carrilho que tem um Curso Superior e até já foi Ministro da Cultura dava tareias na esposa todos os dias à frente dos filhos, mas lá está, para ti já é uma atitude e um comportamento normal, afinal ele tem um curso superior e só os "iletrados é que têm comportamentos de perfeitos mentecaptos"…muito bom

  • Kev
    Posted Novembro 25, 2013 at 11:10 am

    Mas agora vota-se para "O Melhor do Mundo" com base nas amizades? Por amor de deus, ja vale tudo.
    Deviam acabar com estes prémios e ponto final.

    • Captain Tsubasa
      Posted Novembro 25, 2013 at 1:06 pm

      Kev, tu quando te é dado a liberdade de voto, podes usar o critério que bem te apetecer para exercer esse voto, é esse o espírito democrata…ou será que tu quando vais votar nas eleições usas exactamente o mesmo critério que os restantes 6 ou 7 milhões de eleitores que existem em Portugal?

    • Anónimo
      Posted Novembro 25, 2013 at 5:45 pm

      Captain Tsubasa, eu percebo que existam múltiplos critérios a ter em conta na decisão de votar na Bola de Ouro, mas esses critérios têm de ser relevantes para apurar a qualidade desportiva e competitiva do atleta. Podemos falar sobre a técnica, quantidade de golos, velocidade, etc. A amizade ou simpatia (como disse o Blatter) não são critérios relevantes para apurar o melhor jogador. É verdade que o Buffon tem liberdade de votar em quem lhe apetecer entre os nomeados, e ele até pode argumentar que o Pirlo foi realmente o melhor jogador do ano, mas se o faz simplesmente pela amizade está a corromper o objetivo do prémio, que é distinguir o melhor jogador de futebol do ano 2013

      António Gonçalves

  • Nuno Bento
    Posted Novembro 25, 2013 at 11:10 am

    Citando o comentário de outro user:

    "Eu também votaria no Pirlo. Um gajo que tem uma vinha e produz umas boas garrafas merece sempre o meu voto."

  • Posted Novembro 25, 2013 at 11:15 am

    Uns votam nos que ganharam mais títulos, outros votam nos amigos, outros votam nos companheiros de clube, outros votam nos jogadores da mesma nacionalidade.
    Parece que toda a gente se esqueceu que a bola de outro visa premiar: o Melhor Jogador do Mundo!
    É nisso que devem votar e mais nada, caso contrário estão a contribuir para uma farsa.
    Para mim, pelos critérios que têm vindo a público, a bola de ouro caiu no descrédito total.

    • Captain Tsubasa
      Posted Novembro 25, 2013 at 1:04 pm

      Sabes o que é uma democracia? ou estás a escrever directamente de Cuba ou da Coreia do Norte?

    • MBM
      Posted Novembro 25, 2013 at 6:25 pm

      oh tsubasa, e tu sabes o que é uma democracia? Tas a criticar as opinioes dos outros, que por acaso tambem estao a criticar uma opiniao.. Então calma.. Estás a fazer o mesmo que eles? Dá que pensar capitão..

  • Bruno
    Posted Novembro 25, 2013 at 11:20 am

    Tenho só uma dúvida. O Thiago Silva veio dizer que queria votar no Neymar e que não podia votar nele. Então mas os capitães podem votar nos jogadores da mesma seleção ou não?
    Alguém me pode esclarecer?

    Obrigado

    • Pedritxo
      Posted Novembro 25, 2013 at 12:53 pm

      podem votar nos da mesma nacionalidade, o thiago silva e que foi burro

    • Bruno
      Posted Novembro 25, 2013 at 1:19 pm

      Também pensei o mesmo, visto que os seleccionadores podiam votar em jogadores da sua nacionalidade, e era estranho que os capitães não usasem o mesmo critério.

      Obrigado pelo esclarecimento.

  • Gabriel
    Posted Novembro 25, 2013 at 11:29 am

    Estas declarações são importantes para se perceber, de uma vez por todas, que não há critérios definidos para a escolha do melhor jogador, só opiniões subjectivas (com tudo o que isso implica), que são tão válidas como todas as outras (especialmente por serem dos maiores protagonistas deste desporto), e que não há nenhuma conspiração contra Ronaldo e Portugal. A ver se terminam os comentários e acusações de que quem não vote/ache Ronaldo o melhor é porque é invejoso, anti-patriota, corrupto, não percebe de futebol e afins.

    • Captain Tsubasa
      Posted Novembro 25, 2013 at 12:57 pm

      Exactamente Gabriel, subscrevo na integra…ando a tentar dizer isso à imenso tempo, mas os comentadores daqui não conseguem perceber isso mesmo

  • Pedro
    Posted Novembro 25, 2013 at 11:33 am

    Todos estas eleições de melhor atleta têm por base um de dois critérios: votos atribuídos por um júri ou eleição direta com base em estatísticas.
    Nenhuma das duas situações são perfeitas.
    No primeiro caso, há tendência a votar por simpatia pessoal, por gosto pessoal ou por preferência numa determinada característica.
    No segundo caso corremos o risco de termos eleições do tipo IFFHS, que com critérios estatísticos aberrantes, conseguem colocar no topo equipas que não ganham a ninguém.
    E sinceramente, preferindo a primeira opção, agrada-me mais que o júri seja composto pelo selecionador e pelo capitão de equipa de todas as seleções inscritas na FIFA do que o júri seja composto por meia-dúzia de jornalistas que se reúnem num qualquer jantar para votarem, pois apesar de tudo é mais democrática a primeira opção.
    Aliás, penso mesmo que se CR7 vencer a Bola de Ouro nenhum de nós questionará o método de eleição, se CR7 não vencer, então sim, vamos procurar bodes expiatórios no método de eleição, no facto de um ser mais bonito do que outro, mais simpático, mais isto ou aquilo.

  • CArlos Alves
    Posted Novembro 25, 2013 at 11:47 am

    mais uma vez se demonstra que a Bola de Ouro não é entregue ao melhor jogador, mas ao jogador que mais amigos tem. o Pirlo tem uma carreira notável, mas ser o melhor jogador em 2013?
    já foram falados varios nomes para melhor jogador, incluindo no Ribéry, mas ninguem refere o pilar do bayer, o Neuer.
    Topt 3: 1 – Ronaldo, 2- Messi, 3 – Neuer

    • slb1994
      Posted Novembro 25, 2013 at 2:31 pm

      O Neur é um excelente GR, mas não teve uma época por ai além.

    • Enak
      Posted Novembro 25, 2013 at 4:00 pm

      Com todo o respeito pela sua opinião Carlos, mas não faz sentido o Neuer. Foi fundamental em certos momentos, é verdade, mas não foi um dos mais trabalhadores no Bayern (até me lembro que se chegou a queixar de não fazer nada durante o jogo, porque as bolas nem chegavam à sua baliza)

  • Nuno R
    Posted Novembro 25, 2013 at 11:57 am

    Este assunto enjoa… as "respostas" às supostas provocações são dadas dentro de campo. Os três golos que o Ronaldo marcou em Estocolmo valem muito mais que todos os comunicados, ondas de ciberindignação ou votos de protesto.
    O Buffon votou no amigo… ou no compatriota… e depois? Como querem que um prémio destes seja atribuído? Acham MESMO que um painel de jornalistas seria 100% imparcial? Podem ser do France Football, do Tour de France, ou do France Croissant, há SEMPRE um factor de subjectividade nestes prémios.

  • helder
    Posted Novembro 25, 2013 at 12:07 pm

    Isto só teria uma solução que era reduzir para 3 jogadores escolhidos pelos jornalistas e as pessoas só poderoso votar num desses 3!está regra de pôr 20 ou mais jogadores e uma fantochada autêntica Parobé bom jogador mas o seu tempo já passou.

    • Captain Tsubasa
      Posted Novembro 25, 2013 at 1:03 pm

      Portanto para ti também é uma fantochada haverem 13 ou 14 partidos a irem às legislativas certo? devia haver um conjunto de jornalistas que escolhiam 2 ou 3 partidos e nós eleitores só podíamos votar nesses 2 ou 3 partidos escolhidos por um grupo de jornalistas numa jantarada, certo?

      Viva a democracia…ou então não…

    • LuisRafaelSCP
      Posted Novembro 25, 2013 at 1:56 pm

      Quando uma pessoa que está a discutir sobre FUTEBOL, as únicas respostas que consegue dar são com exemplos de… POLÍTICA, está tudo dito!

      E quanto à ideia do Hélder, concordo inteiramente… se temos 3 jogadores completamente destacados para ganhar a Bola de Ouro (Ribery, Messi e Ronaldo), faria todo o sentido que a decisão e os votos fossem entre eles.. de forma a evitar a divisão de pontos por outras "aldeias" que não entram nas contas!
      Temos o exemplo de melhor jogador africano, foram nomeados 25.. e a lista depois é reduzida a 5 elementos!

    • Captain Tsubasa
      Posted Novembro 25, 2013 at 2:17 pm

      Claro que está tudo dito, tu de democrata não tens nada e não consegues aceitar uma opinião contrária, partindo do pressuposto que só a tua verdade e o teu critério é que é o verdadeiro, és o dono da verdade parabéns, terás um futuro risonho em Cuba ou na Coreia do Norte, lá adoram pessoas como tu..

    • Hugo P.
      Posted Novembro 25, 2013 at 5:52 pm

      Captain Tsubasa… Se és assim tao democrata, deixa o rapaz ter a opinião de q se devia reduzir a votação a 3 elementos, quem sabe após uma primeira fase de votações. Deixas q pensemos assim? Ou temos de ir para a Coreia?… Deixa de ser patinho e aprende a escrever português para teres um pouco mais de credibilidade..

    • MBM
      Posted Novembro 25, 2013 at 6:27 pm

      Hugo P a calar o capitão como deve ser… é ridiculo o que o tsubasa anda a dizer aqui pelo blog, a espalhar arrogancia e ma disposição, incrivel…

    • Pedro Melo
      Posted Novembro 25, 2013 at 7:05 pm

      CaptainsTsubasa, nunca ouviu dizer que Politica e Futebol não se misturam?

  • mpcp
    Posted Novembro 25, 2013 at 12:27 pm

    ao menos considerou que ronaldo foi superior a messi… mas estes desabafos valem o que valem! 1º se são verdadeiros e se apos tabela ficar disponivel com as votações as mesmas coinciderem com as do gr. 2º esta reabertura do prazo de votação é uma manobra de diversão visto 90% dos votantes ja terem exercido o seu voto! Depois tem-se que aturar o irmão de messi dizer certas barbaridades e vir o proprio agora dizer numa de bom samaritano , o tal de filho que blatter queria, realçando que cristiano esta numa grande forma!

  • LuisRafaelSCP
    Posted Novembro 25, 2013 at 12:27 pm

    Vale a pena comentar? Este sistema de votação dá azo a estas coisas… nada a fazer!

    • Captain Tsubasa
      Posted Novembro 25, 2013 at 1:01 pm

      Tens noção do que é democracia? quando vais votar (se é que tens idade para isso), também não és livre de votar em quem quiseres? ou já viste algum partido vencer com 100% dos votos? eu nunca vi, com excepção de uma ditadura que é o que parece que vocês pro-ROnaldos querem impor no Mundo do Futebol, ou seja, para vocês, ou se vota em ROnaldo ou se é ignorante e pertence-se a uma enorme cabala pró-Messi…vocês eram bons para viver na COreia do Norte, lá também é assim que se procede nas eleições, ou se tá como o regime, ou se leva um tiro na cabeça…

      Uma dose de conceitos democráticos não voz fazia falta nenhuma

    • LuisRafaelSCP
      Posted Novembro 25, 2013 at 1:54 pm

      1º – Futebol não é política. Se compara "lazer", com pessoas que governam uma nação, então tem ajudado a afundar este país (se é que tens idade para votar)…

      2º – Votar é (ou devia) ser uma RESPONSABILIDADE, e portanto é preciso votar em CONSCIÊNCIA. Agora eu pergunto, o que fez Pirlo para ser considerado o melhor do mundo em 2013? Isto não é um prémio carreira… é para o melhor do mundo (com todo o respeito por Pirlo, que é ENORME JOGADOR, não fez nada para o justificar, muito menos em 2013 que como referiu o VM, nem o mais influente da equipa foi).

      3º – Ninguém falou que o voto não deve ser democrático, mas se o sr. tem assim tantos conhecimentos sobre democracia, deve saber que eu também tenho o MEU DIREITO de pensar que há melhores sistemas de votos do que este que beneficia os amigos em prol da verdade desportiva…

      4º – Não sei qual o seu problema, mas agradeço que da próxima vez que dirigir uma resposta a um comentário meu, vá ler uma opinião formado MINHA em outros posts… pois neste caso, veria que eu estou farto de dizer que é uma estupidez andar em guerra sobre se o Messi é melhor, ou se o Ronaldo é mais potente e bla bla bla, quando o que devemos na realidade é disfrutar do futebol magnífico dos… DOIS!

    • gonzab
      Posted Novembro 25, 2013 at 1:56 pm

      Mas nesta votação o Buffon colocou o Ronaldo à frente do Messi. Se todos os que anda a criticar por criticarem este voto forem pró-Ronaldo e anti-Messi como diz, não deveriam ter ficado felizes? Ou também são anti-Pirlo? Acho que o que está em causa é apenas a credibilidade dos votantes que é normal que seja posta em causa, com a falta de critérios que existe.

    • Captain Tsubasa
      Posted Novembro 25, 2013 at 2:16 pm

      Luis, então já que tu és pró em direitos e democracia, explica lá porque é que a tua verdade desportiva é mais válida que a verdade desportiva do Buffon? é que tu (e os pró-ronaldos todos) querem à força toda que a vossa verdade desportiva é que seja a verdadeira e única…que legitimidade tens tu a mais que o Buffon, para achares que o melhor é o Ronaldo e não o Pirlo? um banhozinho de democracia não te fazia mal nenhum…

    • Bishara
      Posted Novembro 25, 2013 at 2:40 pm

      Tsubasa, você é um autêntico "Velho do Restelo". Deixe lá o Messi e o Ronaldo de fora da questão, mesmo que o Buffon não tivesse escolhido o Pirlo, dava 5 pontos ao Ronaldo e 3 ao Messi, a diferença seria a mesma.

      Esse argumento da democracia, já lho disse, é ridículo. As eleições (legislativas ou autárquicas) não têm por base a melhor qualidade de um partido em relação a outro. Os partidos defendem ideologias e apresentam um projecto para os próximos 4 anos, a ser votado por freguesia/cidade/país em comparação com os projectos de outros partidos. Acha que tem o mínimo de comparação com a votação para o melhor jogador de 2013?

    • Zé da Costa
      Posted Novembro 25, 2013 at 3:29 pm

      Captain Tsubasa ou o homem que fala de tudo e mais alguma coisa sempre com base no mesmo pseudo-argumento: o "pro-Ronaldismo".

      Tudo se justifica ou é injusticável com base no pró-Ronaldismo que ninguém sabe muito bem o que é, mas que Captain Tsubasa usa para defender não sei o quê a propósito de coisa nenhuma. Enfim…

  • Kacal
    Posted Novembro 25, 2013 at 12:32 pm

    EU VOTEI NO MEU VIZINHO DO LADO, FAZ UMAS OMELETAS EXCELENTES!!!. :-D

    Agora a sério, acho ridícula esta votação, mas, já sabemos que toda a gente tem o direito de votar em quem quiser e lhe apetecer, pelo menos, o Buffon (um dos melhores GR´s de Sempre), teve a sensatez de votar no Ronaldo em 2º Lugar (3 pontos) e de dar o 3º Lugar ao Messi (1 ponto), só por isso, já não é uma votação tão infeliz, votou no "amigo" e depois votou direitinho, Obrigado Buffon!!!. :-)

  • Nelson Muacho
    Posted Novembro 25, 2013 at 12:48 pm

    então mas pode se votar no da mesma selecção?

  • Barros
    Posted Novembro 25, 2013 at 12:56 pm

    Quando Buffon e Del Bosque, pessoas que à partida temos como razoáveis e sensatas, votam como votam, imaginem o que não se passa no resto do mundo.

    ps: Ainda noutro dia o Thiago Silva dizia que não podia votar em brasileiros e o Buffon votou no Pirlo?!

    • Che
      Posted Novembro 25, 2013 at 2:43 pm

      O voto do Buffon nao tem nada de insensato. Votou no colega de equipa para primeiro e distribuiu os outros dois lugares de maneira racional. Se todos assim o fizessem certamente que o resultado iria ser o mais correto. Já não seria assim caso votassse em três companheiros, como ja fez o del Bosque.

  • Pedro Monteiro
    Posted Novembro 25, 2013 at 1:09 pm

    A bola de ouro e um premio individual e visa premiar o jogador que mais rendeu ao longo de um ano desportivo. Como tal, Ronaldo e de longe o jogador que merece ganhar. Pirlo, iniesta, ozil ou David silva são exemplos de jogadores que servem os companheiros de forma genial e nao ha dúvida que são craques mas não os podemos comparar a um jogador que marca mais de 60 golos ano nos últimos 3 anos. Ronaldo ou Messi estão ha tantos anos consecutivos a faze lo que se tornou banal os números que alcançam mas ninguem se pode esquecer que isto são números olímpicos, ainda para mais quando conseguidos no futebol praticado nos dias de hoje, um futebol super tático onde tudo e estudado ao pormenor e treinado intenssivamente. Ronaldo destacou se este ano do seu rival messi e tem de ganhar. Ha vários jogadores que merecem este prêmios e passam carreiras inteiras sem os receber mas só ha um trofeu e nada se compara aos números que Ronaldo produz jogo após jogo. Se assim não fosse, giggs, roberto Carlos, rivaldo ou outas dezenas de jogadores mereciam ser destinguidos mas não o foram porque ha sempre jogadores como ronaldinho, o fenômeno e por ai adiante que se destacam.

  • João Lains
    Posted Novembro 25, 2013 at 1:25 pm

    Esta votação não está assim tão desfasada da realidade como querem fazer parecer. Pirlo não deverá receber muitos mais votos e pelo menos o Ronaldo leva vantagem sobre o Messi. No fundo é justo e entende-se perfeitamente que o Buffon vote num colega de equipa e de selecção.

  • porquinhodaindia
    Posted Novembro 25, 2013 at 2:17 pm

    Claro que se percebe. Esperemos então pelos votos das seleções do Burundi, Filipinas, Letónia ou Jamaica.

    • Bishara
      Posted Novembro 25, 2013 at 3:11 pm

      Estou especialmente expectante com os votos do Malawi e da Papua Nova Guiné. Joseph Kamwendo, capitão do Malawi, afirmou recentemente foi particularmente difícil escolher o melhor. E Frank Farina, glória australiana e actual seleccionador dos Kapuls, levou a crer que também votaria em Pirlo.

  • slb1994
    Posted Novembro 25, 2013 at 2:36 pm

    Pirlo é um médio formidável, um jogador que pela sua classe motivou me a ver vários jogos do AC Milan, da Juventus e da selecção italiana. É um autêntico senhor do futebol… Mas agora, melhor de 2013? A sério?
    A verdade é que nem se pode criticar o Buffon, pois a maioria das pessoas , no lugar dele, faria o mesmo.
    Quem fica a ganhar realmente neste caso é Ronaldo, pois se houver bom senso, Pirlo nem nos 3 finalistas fica.

  • Иo Иame Boy
    Posted Novembro 25, 2013 at 3:04 pm

    É impossível o Buffon ter votado no Pirlo, pois um jogador não pode votar noutro jogador da mesma nacionalidade.

  • luis bcn
    Posted Novembro 25, 2013 at 4:03 pm

    Os "amigos" votam sempre nos amigos…é normal, uns votos para Ronaldo, outros para Messi e por aí fora. O que vai decidir o vencedor sao os votos do Bangladesh e da Somalia (entenda-se os outros países todos) e esses é com quem "temos" de nos preocupar (partindo do principio que essa gente se calhar esta mais preocupada em arranjar agua potável ou com comida do que propriamente futebol por isso nao é de estranhar que esses países troquem votos por um "1 kg de arroz" (estou a exagerar obviamente) .

  • Marco Caseira
    Posted Novembro 25, 2013 at 5:07 pm

    Porquê que o Thiago Silva não pode votar no Neymar, por ser brasileiro, mas o Buffon pode votar no Pirlo, apesar de ser italiano?

  • Branco
    Posted Novembro 25, 2013 at 5:24 pm

    Faço a mesma pergunta que o Marco Caseira , afinal como é que é?

Deixa um comentário