Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Bomba! Lyon desce à Ligue 2 por problemas financeiros

A confirmar-se, por onde passa o futuro de Paulo Fonseca, Thiago Almada, Malick Fofana, Mikautadze, Moussa Niakhaté, Nuamah, Tolisso, Lucas Perri, Maitland-Niles, Caleta-Car ou Lacazette? É um dos maiores escândalo do século, pela força do plantel e histórico do clube (7 vezes campeão ainda não há muito tempo) e também um sério aviso aos clubes que possam vir a negociar com John Textor.

Bomba em França! A Direção Nacional de Controlo de Gestão, organização que supervisiona as contas dos clubes de futebol em França, decidiu que as finanças do Lyon não cumprem com as regras estipuladas para os clubes da Ligue 1 e sentenciou o clube treinado por Paulo Fonseca à descida de divisão. O organismo já tinha ameaçado tomar a decisão caso o clube não corrigisse os problemas financeiros, mas John Textor não teve argumentos suficientes para impedir a decisão. No entanto, o empresário norte-americano tem ainda 7 dias para reunir novos argumentos e recorrer da decisão.

VM-Desporto
Author: VM-Desporto

25 Comentários

  • Freud
    Posted Junho 25, 2025 at 9:41 pm

    Tirando uns tubaroes dos petrodolares… só em tugalandia é que ninguem desce…

  • Kacal
    Posted Junho 24, 2025 at 10:06 pm

    Os investidores não são todos maus, mas também não são todos bons. Já tivemos investidores a entrar devagar e construir projectos de longo prazo e serem bem sucedidos. Exemplos como Man City, PSG, Chelsea e afins. Outros entram para fazer tudo à pressa e até ter coisas algo estranhas a ocorrer e acabam a prejudicar mais que o contrário. Valência assim de cabeça mas com certeza haverá outros. E agora o Lyon teve esse problema também e infelizmente desce, uma triste notícia para o futebol em geral e em especial o Francês. Uma pena. Mas pronto é fazer mudanças drásticas, “limpar” o clube e voltar a subir dignamente para o lugar onde merecem e precisam estar! Já agora é uma ótima escolha para jogar EA FC 26 ou FM ahah.

    • filipe19
      Posted Junho 25, 2025 at 1:56 pm

      A falarmos disso e ao mesmo tempo o Maritimo a vender 40% da sua SAD a uns brasileiros

      • Kacal
        Posted Junho 25, 2025 at 10:41 pm

        E por acaso acho que o Marítimo é dos clubes com mais potencial em Portugal. Poderia perfeitamente ser um dos melhores clubes de Portugal “extra-grandes” tipo sendo um consistente top6-7 quem sabe almejar a ser um SC Braga até, mas a gestão tem sido muito aquém e nunca aproveitam o potencial do clube, pelo contrário.

    • filipe19
      Posted Junho 25, 2025 at 10:01 am

      *lembrei-me que o investidor do Hoffenheim é o mesmo que o do Académico de Viseu. Ao menos são pessoas ligados a ele

    • filipe19
      Posted Junho 25, 2025 at 9:16 am

      O ManCity e o PSG gastaram rios de dinheiro nos clubes. A UEFA implementou uma lei que dizia que não se devia gastar mais do que ter em receitas, eu não acredito que alguma vez um desses clubes tivesse cumprido essa regra. Basta olhar para os estudos da Deloitte para perceber os gastos enormes do PSG. Além disso aproveitaram-se da liberdade do mercado, ou seja, assinaram um contrato com o Qatar e esses pagavam qualquer coisa como 200 milhões em patrocinios de turismo. Como ninguém pode dizer que o PSG não vale esse dinheiro também não existe modo de intervenir. É um cheat code. O pior é que o responsável deste “crime” ao céu aberto agora até anda no comité da UEFA. É tal e qual como na politica. Dás-lhes poder e depois são eles que fazem as regras (atualmente Musk e companhias nos EUA).
      Anyway, clubes prejudicados tens alguns: um exemplo recente, que por cá não deu muito nas vistas porque não é um clube assim tão famoso, é o Hertha de Berlim, que mesmo com a regra dos 50+1 na Alemanha conseguiu afundar-se na segunda divisão acreditando nos contos de fadas (“big city club”) de um investidor muito duvidoso. O Schalke também andou na mama dos russos durante muitos anos e agora sem o dinheiro do gás perdeu-se na segunda divisão. Tens o Bordéus, antigo clube de Zidane, Giresse, Tigana, Dugarry e do Pauleta e um dos clubes mais titulados na França, que foi rebaixado à quarta divisão. O Andy Carroll joga lá agora por 3000 paus. O Brescia na Italia, o 1860 de Munique na Alemanha com um investidor louco da Jordania, o Manchester United, não desceu mas foi roubado pela familia Glazer com a transferência das dívidas pessoais para o clube, e last but not least o FC Barcelona, ou alguém acredita que em circunstâncias normais esse clube ainda podia estar onde está? E o mesmo também se podia dizer dos clubes portugueses, mas nestes casos não tens investidores por trás. Bom, são SADs…ah, falando em SAD, e o Belenenses e o Setúbal por cá?
      O único projeto que me vem à cabeça onde eu vejo um projeto sustentável e bem planeado para o futuro são os projetos da Red Bull, embora aqui também colocaram o Leipzig na primeira liga de forma illegal. Nunca devia acontecido mas como a DFL (liga alemã) fechou os olhos estão agora onde estão. Por um lado já tive o prazer de ver as instalações de perto e trabalhar com alguns jogadores do clube e sei da profissionalidade com qual lá se trabalha e também o que trouxe à região, quem me daria ter um projeto desses em Leiria p.ex., mas por outro lado conseguiram isso de forma illegal (cheat code). Não foi bem illegal, mas encontraram um modo como dar uma voltinha às leis, percebes? O mesmo acontece com o Hoffenheim na Alemanha que tem um investidor por trás.
      Ao contrário do que muitas pessoas pensam sobre pessoas ricas, muitas dessas pessoas não são bons gestores, quanto mais boas pessoas, o sucesso da RB explica-se por terem contratado bons gestores e ter uma equipa a gerir os clubes, o mesmo pode-se dizer do City (embora aqui não devíamos estar à espera de um julgamento qualquer?), mas se deres o poder do clube a um investidor lunático ou a “hedge fonds” isto tem tudo para correr mal para o clube.

      • Kacal
        Posted Junho 25, 2025 at 10:36 pm

        Factualmente os projectos que referi resultaram, Filipe. Podemos sim questionar a que custo e de que forma e eu também vejo ali certas coisas duvidosas… mas é o que. Agora deste o exemplo da RB e pronto pode ser esse também, só quis dizer que há investidores que resultam e outros que não. Mas um investidor não precisa de ser bom gestor, precisa é de ter interesse verdadeiro no sucesso do clube e rodear-se de pessoas competentes nos variados departamentos com ele a dar a massa. Na minha opinião é assim. Mas concordo com muita coisa que disseste!

    • Antonio Clismo II
      Posted Junho 24, 2025 at 11:40 pm

      Fazendo um paralelismo para Portugal… Conheces algum investidor que tenha adquirido maioria de alguma SAD em Portugal e que tenha tornado o clube sustentavelmente melhor? Entram com 10 mas só se cansam enquanto não retiram 30 a seguir e quem vem a seguir que feche a porta. A fiscalização da Liga de Clubes e FPF é risível, pois não existe. Os investidores entram, usam o desespero dos sócios para lhes venderem sonhos, entram nas SAD, transformam os clubes em entrepostos de jogadores e lavandarias a céu aberto, ligações ao tráfico, influências, casinos online e match fixing e depois quando cumprem os seus objetivos em 2 ou 3 anos, desaparecem sem deixar rasto com os clubes em muito pior estado do que quando os encontraram…
      .
      Passámos de clubes geridos por corruptos com mentalidade de presidente da Junta, como o Aprígio, Bartolomeu, Fiúza, Pimenta Machado, Magalhães, Valentim Loureiro, etc (hoje temos apenas o Salvador e o Carlos Pinho como os descendentes dessa estirpe) e passámos a ter maioritariamente grupos económicos a controlarem os clubes em Portugal com estreitas teias à Liga de Clubes e FPF, passando pelo poder político fazendo a ponte entre o mercado sul-americano, norte-americano, médio oriente e os endinheirados das principais ligas europeias…
      .
      Sinceramente, não vejo grandes diferenças com o que o Textor está a fazer… Olha os americanos que pegaram agora no Moreirense com projetos megalómanos… mas alguém acredita que aquilo vai ser feito?? Ainda estou à espera do novo Estádio para o Estoril que a Traffic ia construir há 15 anos atrás… já essa empresa fez o seu dinheirinho e já se pôs a andar à muito tempo..

      • Kacal
        Posted Junho 25, 2025 at 10:38 pm

        Como o Manel referiu, há alguns exemplos em Portugal sim. Concordo por vezes contigo, mas nesta discordo totalmente. Como em tudo na vida e no futebol não é excepção, há casos de sucesso e outros que não.

      • Neville Longbottom
        Posted Junho 25, 2025 at 12:50 pm

        Qual é a solução que o Doutor propõe? Impedir que aconteçam negócios legítimos?

        • Antonio Clismo II
          Posted Junho 25, 2025 at 4:41 pm

          1. Regulamentação precisa e pesada, que proteja os clubes e discrimine positivamente quem cumpra e tenha modelos de gestão desportiva sustentáveis e integradores da sua comunidade e que discrimine negativamente quem apenas use o clube para lavandaria e não queira saber da sustentabilidade financeira, desportiva e social do clube.
          .
          2. Apertar com a fiscalização e ter mão dura com quem não cumpre as leis. Te garanto que se as leis, penalizações e coimas fossem aplicadas, os clubes paravam imediatamente de estarem constantemente a contornar as leis e as normas. Se não cumpre, adeus, têm sempre a liga 3.
          .
          E isto seria só para começar.

      • manel-ferreira
        Posted Junho 25, 2025 at 12:21 pm

        “Conheces algum investidor que tenha adquirido maioria de alguma SAD em Portugal e que tenha tornado o clube sustentavelmente melhor ?”

        O Famalicão tem maioria de SAD estrangeira e é dos clubes mais elogiados em Portugal em termos de gestão. O Santa Clara, detido por brasileiros, também parece ter um projeto interessante e já estão a construir um centro de treinos. Falas na Traffic, mas se eles não tivessem aparecido, o Estoril tinha fechado portas, portanto foram um bom “placeholder” até aparecerem investidores melhores (e o Estoril ainda pertence a estrangeiros).
        Em 2025, não faz sentido ser contra investidores apenas porque sim. Como em tudo na vida, há quem faça bem e há quem faça mal. De resto, é uma realidade que está para ficar já que o dinheiro é que decide tudo no futebol e ninguém quer ficar para trás.
        Daqui a uns dias, quase certamente sairá a noticia de que o Boavista não se pode inscrever e vamos ter toda a gente a falar no Gerald Lopez e os investidores isto e aquilo, mas o Boavista já na está na fossa financeira há mais de 20 anos, o Lopez é mais abutre do que tubarão e diga-se que, sem o dinheiro dele, o Boavista provavelmente tinha caído na Liga 3 há cinco anos e provavelmente nos Distritais. Quem destruiu o clube não foi ele, apesar de ele que vai ficar com a fama disso. Ou seja, tens razão quando dizes que os investidores se aproveitam do desespero dos adeptos, mas, em muitos casos, o único sonho que vendem é o sonho da sobrevivência porque quem esteve lá antes é que lixou o clube todo. Por exemplo, o Valência estava numa situação muitíssimo complicada antes de aparecer o Peter Lim, falava-se mesmo em fechar portas e começar do zero, só que já ninguém se lembra e entretanto o gajo é que fica com a fama toda…

    • JJayy "Non Believer"
      Posted Junho 24, 2025 at 10:21 pm

      Man City, PSG e Chelsea na verdade até são péssimos exemplos.

      • Kacal
        Posted Junho 25, 2025 at 10:39 pm

        Péssimo exemplos a nível de ética e moral? Admito que sim. Mas facto é que os clubes atingiram outro patamar completamente diferenciado do que eram.

  • Antonio Clismo II
    Posted Junho 24, 2025 at 8:50 pm

    Se fosse em Portugal não se passaria nada… Davam apenas uma palmadinha nas mãos e seguia-se a vida normalmente

    • manel-ferreira
      Posted Junho 25, 2025 at 12:35 pm

      Ainda não há muito tempo, tiveste dois clubes da Primeira Liga, V. Setúbal e Aves, despromovidos na secretaria ao mesmo tempo. Sim, um deles já tinha sido despromovido dentro do campo mas mesmo assim não puderam inscrever-se na Segunda também. E nas divisões secundárias acontece bastante.

  • JJayy "Non Believer"
    Posted Junho 24, 2025 at 8:22 pm

    Os donos afinal também prejudicam os clubes. Muita máfia aí no meio. Mas a culpa são das entidades que permitem isso

  • Tiago Silva
    Posted Junho 24, 2025 at 8:20 pm

    Triste notícia, mas justa! Não cumpriram com os pagamentos que deveriam e foram castigados por isso que sirva de exemplo para outros clubes! É uma pena que um clube com uma história tão bonita e tão grande se veja nesta situação.
    *
    Acredito que irão subir rapidamente porque tem uma academia muito boa e basta apostarem na prata da casa para terem condições para subir. Espero que tenham uma maior humildade daqui para a frente e apostem em alguns jogadores mais experientes para ajudarem os miúdos a evoluir e a subirem rapidamente para o patamar que pertencem.

  • Bisc8
    Posted Junho 24, 2025 at 7:50 pm

    No início da época falava se que tinham de fazer 150 milhões esta época. Estranhei a falta de movimentos que chegassem a esse valor. Aqui está a resposta

  • Lúcifer Morningstar
    Posted Junho 24, 2025 at 7:28 pm

    Hoje é o dia mais triste da minha vida. Juntamente com o Olympique de Marseille, o Olympique de Lyon era uma das equipas que eu mais gostava em França.
    *
    Antes do PSG ter o Qatar como dono do clube, o Olympique de Lyon dominava a seu bel-prazer, desportivamente falando, a Ligue 1, sendo o único heptacampeão francês até à data. Juninho Pernambucano, Cris, Sonny Anderson, Kallström, Benzema, Anthony Lopes ou Grégory Coupet, por exemplo, fazem parte do imaginário do Olympique de Lyon que eu vi dominar em França.
    *
    Que um dia regressem ao topo do futebol francês. Farão falta.
    *
    Saudações Leoninas 🦁

    • Gato das Bolas
      Posted Junho 25, 2025 at 2:23 am

      Se por o Lyon ter descido é o dia mais triste da tua vida, devo dizer que és um privilegiado.
      Mais, o Anthony Lopes faz parte do imaginário do Lyon que viste dominar em França? Pois so se for mesmo imaginário porque os unicos troféus que o Lopes tem na carreira são uma taça de França (2011/2012) e o Euro 2016 (nem jogou). A menos que haja outro Anthony Lopes que eu não conheça e peço ja desculpa.

      • Lúcifer Morningstar
        Posted Junho 25, 2025 at 8:14 am

        Mencionei o Anthony Lopes foi mais por ter estado tanto tempo no clube.

        • Neville Longbottom
          Posted Junho 25, 2025 at 12:53 pm

          “(..) e Anthony Lopes (…) fazem parte do imaginário do Olympique de Lyon que eu vi dominar em França”. Ipsis verbis.

      • Citizen_Erased
        Posted Junho 25, 2025 at 7:57 am

        O Lyon também nao dominou a seu bel prazer até a QSI entrar, houve ali um interregno de 3 / 4 anos em que outras equipas foram campeãs… enfim. É ir à wikipedia e copiar nomes

Deixa um comentário