Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Brasil elimina Chile nos penaltis e segue para os quartos-de-final do Mundial; Pinilla acerta na barra aos 120′, mas Júlio César salva os canarinhos nas grandes decisões; Neymar fez um grande jogo, Hulk foi dos 8 aos 80; Medel foi um muro, Alexis Sánchez esteve impressionante

Brasil 1-1 Chile (3-2 nas g.p) (David Luiz 18′; Alexis Sánchez 32′)

O Brasil teve de sofrer, e muito, para garantir a passagem aos quartos-de-final do Campeonato do Mundo, ao derrotar nas grandes-penalidades um Chile que foi, como era esperado, um osso muito duro de roer. Os canarinhos só conseguiram chegar à vitória nos penaltis, depois de 120 minutos intensos em que se registou um empate, embora nem sempre bem jogados. Desfecho com base na sorte, algo que pode ser um tónico importante para a equipa de Scolari para o que resta da competição (normalmente as equipas ganham outro ânimo e esperança depois destas situações). 

A primeira parte foi equilibrada e, embora nem sempre bem jogada, foi fértil em emoção e intensidade. Os elementos de Scolari fizeram o 1-0, ao explorar uma das grandes debilidades dos chilenos: as bolas paradas defensivas. Canto da esquerda e, num lance entre David Luiz e Jara, a bola acabou por entrar na baliza de Bravo. A equipa de Sampaoli reagiu, procurou a dinâmica ofensiva habitual (as movimentações de Alexis e Vidal são a grande arma) e o perigo junto a Júlio César foi surgindo. No seguimento de um erro tremendo de Hulk, a bola segue para Alexis que não perdoa a infantilidade e empata. Na segunda metade do encontro, a formação de Sampaoli tentou controlar mais as incidências da partida, com o reforço do meio-campo, apostando na subida dos laterais. Aranguiz esteve muito perto de colocar os chilenos na frente e Hulk chegou mesmo a marcar, mas o lance viria a ser anulado por Webb por mão do jogador do Zenit. No prolongamento, houve mais cansaço do que cabeça, mais cãimbras que oportunidades de golo, embora Hulk, por duas ocasiões, e Pinilla – nos 120′ – tivesses quase a quebrar a igualdade. Nas decisões, Júlio César conseguiu ser herói, com Jara a falhar o remate que colocou o Brasil rumo aos “quartos”.

Brasil – Muito sofrimento e estrelinha de campeão. Os canarinhos seguem para os quartos-de-final, mas continuam com um futebol pobre e insuficiente para quem quer ser campeão do Mundo. Scolari tem de agradecer ao poste que evitou o golo de Pinilla aos 120′, sendo que Júlio César salvou o escrete nas grandes decisões. A equipa continua muito dependente do que fazem Neymar e Hulk (sobretudo o craque do Barcelona) e aquela faixa direita continua sem dono. Oscar não se deu ao jogo e nada fez, enquanto Scolari não conseguiu controlar a estratégia de Sampaoli. Na segunda parte, foi visível a incapacidade do escrete em reagir à mudança chilena e, por um largo período, foi controlado de maneira incrível (não conseguia sair a jogar e a pressão era nula). Dani Alves está a viver um péssimo momento (facilmente batido e muitas falhas nas abordagens), Hulk fez um jogo muito irregular (começou muito mal, teve um erro que poderia ter sido fatal, mas apareceu no final com algumas boas arrancadas), enquanto Neymar tentou tudo para desequilibrar e levar a equipa às costas, mas pecou no momento de finalizar. Willian entrou demasiado tarde (teria sem dúvida impacto se entrasse mais cedo), sendo que Júlio César foi o grande protagonista ao ser decisivo nos penaltis.

Chile – Caiu nos oitavos mas é uma das selecções que vai ficar na história deste Mundial. Uma equipa de 11 guerreiros que deixou a pele em campo em todos os encontros e que se tivesse as individualidades de outros países certamente iria mais longe. Sampaoli é um treinador brilhante e montou provavelmente o melhor colectivo da competição: uma equipa em que todos os elementos cumprem as suas funções na perfeição; em que, apesar da média de alturas ser a mais baixa do Mundial, o sector defensivo conseguiu esconder as suas limitações com concentração, leitura de jogo e um rigor posicional excepcional; e em que, apesar de o melhor médio estar muito condicionado, a vontade foi sempre ter a bola. Hoje o técnico argentino deu uma lição táctica a Scolari, fazendo entrar um médio para ganhar superioridade numérica a meio campo e dessa forma controlar o encontro. Individualmente, Bravo fez mais uma exibição fantástica, tal como Medel, que recuperou inúmeras bolas graças à sua agressividade. Diaz e Aranguiz foram incansáveis na luta a meio campo e acrescentaram algum critério em posse (sempre que foi possivel), mas o melhor jogador da equipa foi mesmo Alexis. Como o VM esperava, o craque do Barça provou que é um dos melhores do Mundo. Espalhou técnica, esteve assertivo no passe e ainda marcou um golo.

0 Comentários

  • Fábio Teixeira
    Posted Junho 28, 2014 at 10:49 pm

    Neste Mundial, Luiz Gustavo está um nível acima de todos os médios defensivos.

  • Matt Le Tissier
    Posted Junho 28, 2014 at 8:20 pm

    Historicamente nada de novo. O Chile, sempre que conseguiu atingir as fases a eliminar dos Mundiais em que participou, foi eliminado pelo mesmo adversário, o Brasil. Aconteceu em 1962, 1998, 2010 e 2014.

    Curioso que nos titulares de ambas as equipas estavam mais jogadores do Brasileirão no onze chileno (Meda e Aránguiz) do que no onze brasileiro (Fred).

    Bravo deveria ter escolhido o Chile como 1º marcador na decisão por penaltis, já que nas últimas 12 decisões por penaltis em Mundiais, quem marcou o 1º penalti venceu 11 vezes. E Bravo teve essa decisão nas mãos já que venceu o sorteio.

    Cumprimentos

  • Bruno
    Posted Junho 28, 2014 at 8:14 pm

    Este Scolari tem a estrlinha toda nas competições a eliminar, mas é um tamanco a montar a equipa. Hulk rende o 10 vezes mais na direita, Neymar tem de jogar na esquerda para que Oscar ou Willian (que ja merece uma oportunidade) possam jogar no meio fazendo trocas constantes com Neymar; Fernandinho e Paulinho não têm mostrado nada de especial. Tal como os portugueses, a convocatória brasileira deixa de fora jogadores que parecem ser melhores soluções do que os titulares mas, são preteridos por não estarem no nucleo duro do grupo (que no caso brasileiro ficou definido na taça das confederações).
    Jogo com alguma emoção mas poucas vezes bem jogado. Quanto ao Chile, grande alma, grande solidariedade e talvez tenha perdido por respeitar demasiado um Brasil que até mostrou nervosismo ao entrar na partida.

    Bruno

  • Diogo Ribeiro
    Posted Junho 28, 2014 at 7:55 pm

    Infelizmente não consegui acompanhar o desafio todo somente a decisão nos penaltis e como tal não posso dar uma avaliação cuidada. Apenas lanço uma pergunta…

    Sampaoli não seria uma óptima escolha para seleccionador de Portugal?

  • Luís Borges
    Posted Junho 28, 2014 at 7:29 pm

    Como é que o Charles Aránguiz ainda não chegou à Europa? Acompanhei os jogos do Chile neste Mundial e ele foi sempre o maior destaque naquele meio campo, tendo em conta que o Vidal esteve limitado fisicamente. É um belo médio, com capacidade de transporte e ocupação dos espaços. Tem uma excelente aproximação à área, mas também é importante pelo que faz defensivamente.

  • João Lains
    Posted Junho 28, 2014 at 7:29 pm

    Achei curioso ser o Paulinho a motivar os restantes companheiros de equipa, quando eles estavam reunidos em círculo, antes da primeira parte do prolongamento e dos penaltis.

  • Kafka I
    Posted Junho 28, 2014 at 7:29 pm

    João,

    Não ponho em causa a qualidade dele enquanto marcador de penaltys, ponho si em causa o momento psicológico para o fazer, mas admito estar errado e talvez outro no lugar dele falhasse também…

    Fernando,

    E só por fazer um grande trabalho no lance, já não fica a pensar nele, sabendo que falhou o apuramento da sua Selecção? Ele nem ninguém são máquinas, é impossível não se ficar abalado com uma situação dessas…

    Mas isto também não adianta agora, nunca saberemos de facto como seria com outro a marcar…também como queria que o Chile passasse, está-me a custar mais digerir a derrota desta forma…dai a quente ter disparado para cima do Seleccionador (que é um grande Selecionador diga-se, quem me dera tê-lo em Portugal) e do Pinilla…

  • Anónimo
    Posted Junho 28, 2014 at 7:27 pm

    Devem rectificar para: " Neymar fez uma grande primeira parte!"

    A partir do intervalo não jogou.
    Grande banho do fantástico Sampaoli! Com os jogadores que tem foi brilhante a forma como montou esta equipa!

    João Silva

  • Ricardo
    Posted Junho 28, 2014 at 7:25 pm

    A quantidade de ódio injustificado que se lê por aqui é ridícula. Uma coisa é querer que passe o Chile, outra coisa é afirmar com veemência que a derrota foi injusta. Qualquer pessoa que tenha visto o jogo sem parcialidades absurdas para qualquer lado sabe ver que foi um jogo difícil. O Brasil não demonstrou superioridade mas o Chile também não. Cada equipa dominou uma parte do jogo, e o prolongamento foi muito renhido, com excepção do remate do Pinilla aos 118 minutos. Também se pode argumentar que o golo que anularam ao Hulk foi uma má decisão de arbitragem, ou que o Brasil teve mais oportunidades de golo que o Chile, e por aí fora. Penaltis onde Júlio César fez a diferença e os erros do Chile custaram o apuramento. Jogo difícil para os dois lados, que qualquer um podia ter ganho. No final, ganhou o Brasil sem injustiças nem "ajudas", ganhou no futebol (mesmo não tendo "convencido" muitos). Admirável a emoção e vontade de ganhar que o Brasil apresenta, puro amor à camisola, coisa que faltou a Portugal.

  • Flávio Trindade
    Posted Junho 28, 2014 at 7:21 pm

    Mais uma vez Scolari foi decisivo! A fé do xerifao em Júlio César contra todas as expectativas compensou. E que bem tem estado o titular do Brasil.
    De resto foi mais uma vitória da fé do que da qualidade. Aquele meio campo continua sem carburar e ao contrário do que diz o VM, Neymar passou ao lado do jogo. Se juntarmos a isso a incapacidade de Fred e Jo que de repente me fez ter saudades do Hugo Almeida.
    Grande jogo do Alexis e do Hulk.
    Os chilenos nunca desistiram.

  • Kafka I
    Posted Junho 28, 2014 at 7:18 pm

    Parabéns ao Brasil, com estrelinha ou não, venceram e acima de tudo foram mais frios e eficazes no momento decisivo dos penaltys…

    Quanto ao jogo, foi simplesmente um TREMENDO jogo, daqueles que dá mesmo gosto ver desde o primeiro ao último segundo, sempre jogado com muita intensidade e onde ambas as equipas deram tudo…e o resultado no fim dos 120 minutos é justo, pois as oportunidades repartiram-se…

    Não concordo de todo com o título do post em que o Visão de Mercado diz que o Neymar fez um grande jogo, na minha opinião começou bem de facto, mas depois foi-se apagando e eclipsou-se de vez na parte final do tempo regulamentar e no prolongamento…para mim o Hulk teve bem melhor que o Neymar

    PS: Que tremenda defesa do Bravo a um remate do Hulk, para mim entra directamente para as melhores defesas do Mundial até à data…

  • Anónimo
    Posted Junho 28, 2014 at 7:12 pm

    Qualquer um que ganhasse ganhava bem, os dois tiverem muito bem durante o jogo.
    Reparei foi na união de ambas as equipas o que faltava a nossa selecção, mas a união do Brasil é impressionante, reparei ainda mais nisso antes dos penaltis quando o Paulinho incentivou cada um dos seus colegas. E essa união faltou a nossa equipa. Mas agora dizer que o Brasil ganha o Hexa? Acho que não.

    José Costa

  • MosqueteiroSLB
    Posted Junho 28, 2014 at 7:12 pm

    grandes grs. scolari viu a aposta em julio cesar ser recompensada. ele que sempre apoiou o gr, mesmo quando andava pela 2º. julio cesar prova que merece ainda estar na elite do futebol. muitas equipas, tem aqui um gr interessante, apesar da idade.

    um jogo muito fisico, rebentou os jogadores. incrivel a raça e a atitude de medel, alexis sanchez correu que se fartou, era obvio que iria rebentar mais cedo ou mais tarde. acabou por falhar uma penalidade, ele que nao merecia.

    o brasil tem uns avançados mediocres. so de pensar que deixaram ca o lima para levar aqueles 2. ja disse antes, mas cada vez que vejo o brasil, ainda fica mais evidente, deviam ter tentado fazer a mesma jogada que a espanha fez com o diego, so que com o rodrigo. que jeito daria.

    ps- so eu e que acho que o neymar demorou demasiado a paradinha, e demasiado ate ao pe da bola?

  • Pedro Costa
    Posted Junho 28, 2014 at 7:08 pm

    Bora Brasil! Sem Portugal que sejam vocês a ganhar! E não concordo nada com quem diz que é uma vitória injusta. O Brasil teve por cima grande parte do jogo, no prolongamento então o Chile só atacou uma vez (e até mandaram à barra…). Claro que é dificil ver uma equipa guerreira e com qualidade como o Chile a ser eliminado, mas penso que o Brasil foi melhor e segue justamente para os quartos.

  • Rodrigo
    Posted Junho 28, 2014 at 7:07 pm

    Julio Cesar a calar os criticos e a ser decisivo. Mesmo estando a jogar a um nivel secundario e claramente o melhor guarda-redes brasileiro e voltou a demonstra-lo. Incrivel tambem a frieza do Neymar no penalty!

    Dar os parabens ao Chile pela boa campanha que fez. Hoje realizaram um jogo equilibrado e estiveram a um pequeno passo de marcarem presença na proxima fase se o remate do Pinilla tem entrado. Jogo tremendo do Medel, do Bravo (defendeu o que pode), do Alexis (sempre que pegava na bola o Brasil tremia) e do Gutierrez (entrou extremamente bem no jogo). Por outro lado, o Pinilla podia ter sido o heroi, mas entrou mal na partida, o Vargas esteve muito apagado, o F.Silva sofreu bastante, enquanto que o Vidal nao consegue ajudar como poderia se estivesse a 100%

    Em relaçao ao Brasil, hoje existiu menos Neymar e como tal os brasileiros tiveram dificuldades em derrubar a muralha do Chile. A equipa nao tem um jogo colectivo forte, joga demasiado directo e tera dificuldades frente as outras candidatas ao titulo. Hoje sem um Neymar a resolver os problemas a situaçao ainda se tornou mais complicada, embora o astro brasileiro tenha tentado sempre pegar no jogo e dar uma soluçao aos companheiros (alem disso marcou o penalty com uma frieza notavel!). Fernandinho trouxe outra intensidade e rotaçao ao meio-campo brasileiro, Luiz Gustavo fez novamente uma bela partida e os centrais cumpriram. Por outro lado, os laterais Dani Alves e Marcelo nao estao num bom momento e sofrem perante adversarios fortes, o Hulk foi do 8 ao 80 (errou no golo do Chile, mas foi o elemento + do Brasil a nivel ofensivo), o Oscar esteve muito apagado e os avançados sao claramente fracos para um candidato ao titulo (chega a ser confrangedor ver Jo e Fred no ataque brasileiro).

    Sendo assim, Brasil nos quartos-de-final e esta vitoria ira dar uma grande moral ao grupo certamente. Uruguai ou Colombia serao o adversario, sendo que este Brasil tem de conseguir ser mais forte em termos ofensivos e apresentar outro tipo de ideias para ser campeao do mundo.

    • Rodrigo
      Posted Junho 28, 2014 at 7:45 pm

      Sim e um penalty fantastico, mas o do Neymar tem um país as costas (como o do Jara), e o 5º e sabendo-se o historial das grandes estrelas neste tipo de situaçoes em Mundiais gostei da tranquilidade do brasileiro.

    • Kacal l
      Posted Junho 28, 2014 at 7:16 pm

      Achei muito mais incrível a frieza e qualidade do penalti do Aránguiz do que do Neymar, o chileno chegou lá e nas calmas "estourou" para o ângulo como se não fosse nada, até parecia que o penalti seria repetido, olhando para a cara de espanto do Júlio Cesar.
      Acho que Coutinho, Lucas Moura e Pato (diferente de Fred) podiam estar na convocatória, a sair do banco seriam importantes.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Junho 28, 2014 at 7:16 pm

      A destacar algum penalty, destacava o do Aranguiz.. um dos melhores que já vi. Mas percebo que o do Neymar tivesse mais pressão, já para não falar do que o Jara falhou!

      Quanto ao Júlio César, plenamente de acordo, acho que tem sido alvo de muitas injustiças nos últimos 2/3 anos, e tem dado uma resposta ao nível do que eu esperava a quem o queria fora da baliza do Brasil neste Mundial!

  • van Basten
    Posted Junho 28, 2014 at 7:07 pm

    Não concordo nada com o título do post quando refere que Neymar fez um grande jogo. Eclipsou-se durante a grande maioria da segunda parte, muito por culpa da estratégia montada por Sampaoli. Pedia-se-lhe melhor.

    Fico contente pelo que se passou hoje apenas por Julio Cesar.

  • Fernando Martinho
    Posted Junho 28, 2014 at 7:05 pm

    Foi por pouco que o Brasil não se despedia do Mundial. Sinceramente, penso que o Brasil não passará dos quartos, mas com estes jogadores, capazes de decidir jogos sozinhos (o Hulk, nos últimos 15 minutos da partida e em alguns momentos do prolongamento esteve perto de o fazer), tudo é possível. E há 4 anos a Espanha também foi campeã vencendo assim, com muitas dificuldades…

  • SwissMan
    Posted Junho 28, 2014 at 7:05 pm

    Que grande equipa do Chile, mereciam mais. Sou o unico a estar farto dos comentarios de Luis Freitas Lobo? Parece que so esta la para fazer poesia e nao falar de futebol mesmo. Algumas frases tabem mas o jogo todo a mandar poemas ate mete nojo.

    • van Basten
      Posted Junho 28, 2014 at 11:57 pm

      Concordo plenamente.

      Lembro-me de quando surgiu o LFL a comentar para a RTP, e gostava bastante dele. Quando passou a comentar jogos para a SportTV, deixei de o acompanhar. Recentemente, quando voltei a ver jogos na estação e a ouvir os seus comentários, fiquei chocado com a diferença.

      Percebe de futebol como muito poucos, mas sinceramente, muitas vezes fala para não ficar calado. E aquela mania de se armar em Pessoa durante o jogo todo é ridícula e irritante. Perdi todo o gosto que tinha por ele.

    • Fabio M.
      Posted Junho 28, 2014 at 8:14 pm

      eu gosto do estilo, para mim aquelas figuras de estilo nunca são demais.

    • João Lains
      Posted Junho 28, 2014 at 7:18 pm

      Sou obrigado a concordar, uma boa expressão vale ouro, agora quando a repete deita tudo a perder.

  • hlv
    Posted Junho 28, 2014 at 7:05 pm

    o chile está de parabéns mas a vitória do brasil é justíssima – são melhores, quiseram mais e fizeram por ganhar. convém não esquecer o golo limpo anulado ao hulk

  • Gabriel Berigo
    Posted Junho 28, 2014 at 7:05 pm

    Fora os erros de arbitragem, quem dera se a copa estivesse comprada!! Um pênalti e um gol roubados.

    • Gabriel Berigo
      Posted Junho 28, 2014 at 8:08 pm

      Sim, mas no pênalti foi claramente tocado por trás, enfim, pelo menos agora ninguém pode falar que a copa está comprada para o Brasil

    • André Gomes
      Posted Junho 28, 2014 at 7:19 pm

      Para mim não foi penalty. Mas o gol foi ridículo ter sido anulado. O amarelo então… enfim, ideias das conspirações a favor dos gigantes sempre haverá (ainda mais contra a maior seleção), afinal, não podem ficar sem desculpas para justificarem os fracassos.

  • Luís Borges
    Posted Junho 28, 2014 at 7:04 pm

    Injusto, mas quando se chega aos penaltis corre-se sempre o risco. O Brasil continua sem grandes ideias no processo ofensivo e na criação de oportunidades. Os que lhes vale é a boa consistência que o setor defensivo vem apresentando e a cobertura dos médios mais defensivos (Luiz Gustavo tem sido fundamental como sempre). Neymar fez um bom jogo. Hulk apareceu com boas iniciativas, mas este no pior deste Brasil hoje. Óscar não tem correspondido desde aquela sua super exibição na primeira partida frente à Croácia. O Willian já podia ter uma oportunidade de início… No lugar do Hulk ou do Óscar.

    Tenho pena que este Chile tenha caído assim, mas foram os guerreiros, liderados por um grande selecionador. Aranguiz foi o grande motor de uma equipa que contou um Alexis em grande plano no ataque e um Medel impressionante na defesa.

    • Luís Borges
      Posted Junho 28, 2014 at 7:24 pm

      Pato ou ainda o Luís Fabiano (não sei se renunciou à seleção ou não, por isso poderei estar a cometer um lapso) são superiores a Fred e a Jô, na minha opinião. O primeiro é um talento que vai adiando a confirmação, mas facilmente teria mais impacto que qualquer um dos dois jogadores chamados. O Luís Fabiano já está longe do que aquilo que apresentou nos tempos do Sevilha, mas é um avançado sempre perigoso e nos últimos meses tinha melhorado o seu rendimentos com alguns golos ao serviço do São Paulo, apesar de, tanto quanto sei, ter vindo a ser alvo de várias críticas por parte dos adeptos paulistas, que querem mais. O Coutinho ou o Lucas Moura (um deles) também seriam a minha escolha para o lugar do Bernard.

    • João Lains
      Posted Junho 28, 2014 at 7:18 pm

      Só foi pena o Vidal ter dado tão pouco neste Mundial, claramente condicionado pela lesão que sofreu. As portas do futebol europeu estão mais do que abertas para o Aránguiz, gostava de o ver numa equipa como o Sevilla.

    • Kacal l
      Posted Junho 28, 2014 at 7:13 pm

      Continuo a achar que jogadores como: Coutinho e Lucas Moura, quem sabe o Pato (diferente de Fred), podiam estar no convocatória para acrescentar talento e desequilíbrios a partir do banco.

  • André Gomes
    Posted Junho 28, 2014 at 7:03 pm

    Depois faço um comentário mais baseado no jogo, mas… que grandes goleiros. Bravo e Júlio César mostrando que "panela velha é que faz comida boa."
    Principalmente o Júlio, que pra muitos já estava acabado. O Bravo, pela copa que fez.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Junho 28, 2014 at 7:03 pm

    Não vi o jogo, vi apenas os últimos 5 minutos do prolongamento e os penaltys… O Pinilla esteve perto de resolver, não resolveu e o Brasil acabou por ter um Júlio César (nos dois primeiros penaltys, fez-me pensar que afinal o árbitro da Liga Europa não esteve assim tão mal ao não mandar repetir os penaltys defendidos por Beto, uma vez que este também não mandou repetir nenhum!) inspirado a levá-los até aos quartos!

    Como eu quero que ganhe Brasil ou Holanda, por mim, fiquei contente com este desfecho.

  • Anónimo
    Posted Junho 28, 2014 at 7:02 pm

    Vaiiiii p…..!
    Seleção de m….!
    Felipão é ridiculo!
    Mas o Brasil é Brasil e passou mais uma vez!
    Mas com esse futebol de lixo, não vai ser campeão!

    Natan Fox

    • Jose
      Posted Junho 29, 2014 at 11:19 am

      E porque não luis adriano da shakhtar ? pelo menos este marca golos

    • Kafka I
      Posted Junho 28, 2014 at 8:52 pm

      O Jô e o Fred juntos não valem 1/100 do Fenómeno a meio gás…

    • Gabriel Berigo
      Posted Junho 28, 2014 at 8:06 pm

      Ganso é um craque, preferiria ver Ganso sem correr mas jogando bola e deixando os atacantes na cara do gol, do que Oscar correndo o jogo inteiro e ninguém notando sua presença em campo.
      Luís Fabiano sem dúvida é melhor opção que Fred e que Jo.

    • Rodrigo
      Posted Junho 28, 2014 at 7:19 pm

      Ganso? No futebol ainda se corre.
      Pato e Lucas em vez de Bernard e Jo. Fabiano talvez no lugar de Fred, mas todos sabiamos que o Fred iria ao Mundial depois da Taça das Confederaçoes que realizou.

    • Gabriel Berigo
      Posted Junho 28, 2014 at 7:09 pm

      Falou tudo! Felipão horrível.
      Luís Fabiano, Ganso, Lucas não poderiam ficar de fora! Com Jo e Fred é dificílimo ganhar um mundial.

    • van Basten
      Posted Junho 28, 2014 at 7:09 pm

      Ah, tão bem me lembro dessa animosidade toda para com o Scolari por cá, quando era o nosso seleccionador…

  • van Basten
    Posted Junho 28, 2014 at 7:02 pm

    O Chile não merecia este desfecho. Ficou claro quem iria passar quando Pinilla enviou aquela bola à barra aos '120.

    Scolari tem realmente uma estrelinha quando se trata de grandes penalidades.

    Passa o candidato óbvio, mas sem o mececer.

  • Filipe Silva
    Posted Junho 28, 2014 at 7:01 pm

    A fazer lembrar a final da Champions, em que a melhor equipa, no verdadeiro sentido da palavra, perdeu.
    Brasil continua a não convencer, nadinha.

  • EBITDA
    Posted Junho 28, 2014 at 7:01 pm

    No primeiro jogo a doer onde esteve o NEYMAR!? Um verdadeiro brinca na areia.
    Por mais de uma vez podia ter isolado os colegas, mas preferiu sempre a jogada individual. Muito mal a decidir.

    Resultado INJUSTO! Estes guerreiros do Chile não mereciam ir para casa agora, ainda para mais com aquela bola na barra aos 118 minutos. A continuar assim, o Brasil é cilindrado pela Alemanha.

    • Artur
      Posted Junho 28, 2014 at 8:17 pm

      Talvez sim, talvez não se os criterios se mantiverem já tem que pedalar um bocadinho.

      Sim o Neymar na 1ª parte foi quase o unico que incomodou o chile, na 2ª parte o jogo foi mais morno mas o Brasil teve mais oportunidades que o Chile.

      Nota-se tambem pelos seus N comentarios aqui no blog o que o senhor percebe disto

    • EBITDA
      Posted Junho 28, 2014 at 7:55 pm

      Daí-me paciência! Quem diz que o Neymar "dizimou o Chile" na primeira parte quando tem 2/3 oportunidades flagrantes e em todas decide mal, demonstrando um egoísmo exarcebado, fica tudo dito sobre o "conhecimento futebolístico". Não vou perder muito mais tempo.

      Quanto ao meu "amigo dos penteados", em Janeiro de 2015 falamos, talvez com mais uma bola de ouro ;)

    • Artur
      Posted Junho 28, 2014 at 7:46 pm

      No meu comentario diz lá que o Neymar foi o melhor em campo ? Não pois não, mas tambem não foi o pior como o quer pintar. O melhor em campo para mim foi claudio bravo, pelas defesas que fez.
      Mas para si hoje o homem não marcou, já é um flop, cuide lá do seu amigo dos penteados.

      O chile merecia passar porque em 120 minutos jogou 20, uau realmente ia ser mesmo justo.

      Só porque voce não gosta do Brasil, não quer dizer que eles hoje não tenham merecido passar, como lhe disse só o hulk teve mais oportunidades que a equipa do chile.

      Digo-lhe até para ver que eu nem sou fã do Brasil, se eles jogarem contra a colombia, vou estar a torcer pela colombia, mas se esse jogo for igual ao de hoje, não tenho problema nenhum depois de chegar aqui e dizer que o Brasil apesar da sorte mereceu passar.

    • EBITDA
      Posted Junho 28, 2014 at 7:26 pm

      Artur, vamos lá dissecar o teu comentário.

      1. O Neymar bateu o canto, sim, mas desde quando foi fundamental no golo? O mérito é sobretudo do Thiago Silva com desvio ao primeiro poste e, posteriormente, da matreirice do David Luiz.

      2. O Neymar por mais de uma vez, nas suas arrancadas podia, e devia, ter servido os colegas, mas preferiu sempre a jogada individual, decidindo muito mal (lembro-me de um lance ainda na primeira parte com o Fred isolado, tenta fintar o Medel e perde o lance)

      3. O Neymar dizimou tanto o Chile na primeira parte que o resultado ao intervalo era 1-1.

      4. O Brasil teve mais bola, mas também a qualidade dos jogadores brasileiros assim o obriga. A nível de jogo corrido e criação de oportunidades, foram poucas durante todo o jogo. A maioria das oportunidades de golo surgiu de lances de bola parada e de contra-ataques. Nada de muito elaborado.

      5. O que fez o Chile?! Não deves ter visto uma mancha providencial do Júlio César quando o Vargas (não tenho bem a certeza) estava isolado, pouco depois do primeiro golo chileno? Não viste os primeiros 20 minutos em que o Chile foi uma equipa muito personalizada e com várias incursões na defesa brasileira? Obviamente que na segunda parte e no prolongamento rebentou o motor.

      6. Por idolatrares o Neymar não quer dizer que ele seja sempre o melhor em campo.

    • EBITDA
      Posted Junho 28, 2014 at 7:17 pm

      Rodrigo, por essa ordem de ideias, o Aranguiz também teve uma frieza notável quando espetou aquele "petardo" na baliza do Júlio César.

    • EBITDA
      Posted Junho 28, 2014 at 7:16 pm

      Acho a Colômbia uma seleção muitíssimo madura, fruto do trabalho mental do mago Pekerman.
      Se passar hoje a eliminatória com o Uruguai, penso que poderá eliminar o Brasil.
      Carlos Sanchez e o Aguilar vão cair como "cães" no Neymar.

    • Fernando Martinho
      Posted Junho 28, 2014 at 7:16 pm

      Na minha opinião, a passagem do Brasil não foi injusta, mas a luta que os chilenos deram ao Brasil, com armas muito menos poderosas, pedia mais.

    • Fernando Martinho
      Posted Junho 28, 2014 at 7:14 pm

      O facto de ter marcado o penalty da melhor forma não o iliba do mau jogo que fez: individualista de mais e inconsequente. Para maior estrela de um país como o Brasil pedia-se mais.

    • Artur
      Posted Junho 28, 2014 at 7:11 pm

      Onde esteve neymar ?? Viu o jogo ? Ele na 1ª parte dizimou o chile sozinho, e é ele que marca o quanto do golo, e ainda teve sangue frio para marcar o penalty decisivo.

      Voce não viu mesmo o jogo, porque só assim é que pode considerar a passagem do Brasil injusta( diga antes eu não queria ), Agora injusta ela não foi, tirando o golo o Chile fez o que ? uma bola na trave ao minuto 120 e uma grande defesa do Julio César na 2ª parte.
      Só o hulk teve mais oportunidades que o Chile, e anularam-lhe um golo( eu não vi bem mas não parece que seja com o braço, mas posso estar muito enganado)

    • Rodrigo
      Posted Junho 28, 2014 at 7:09 pm

      Esteve a marcar o 5º penalty com uma frieza notavel.

    • Fernando Martinho
      Posted Junho 28, 2014 at 7:07 pm

      Também penso que não fez um grande jogo… O Brasil, assim, creio que nem chega às meias…

    • Kacal l
      Posted Junho 28, 2014 at 7:05 pm

      Não sei, se a Colômbia passar aos quartos-de-final e a tendência se manter, ou seja, continuarem a melhorar com o decorrer da prova, o Brasil vai ter muitas dificuldades, a meu ver.

  • Rodolfo Trindade
    Posted Junho 28, 2014 at 7:00 pm

    Grande jogo muita intensidade! Este Chile é uma equipa muito bem montada que sabe bem o que faz em campo e com bons jogadores.

    Hulk apesar de ter errado muito, também foi dos poucos que remou intensamente contra a maré! Neymar muito pouco participativo no jogo de hoje, ao contrário de Alexis que fez um jogo fantástico e merecia continuar neste mundial. Grande mundial que fez e acho estranho se o Barcelona o deixar sair.

    P.S. Scolari continua a mostrar que é o REI dos penaltis!!!

  • m1950
    Posted Junho 28, 2014 at 6:59 pm

    Grande jogo de futebol , bola na barra de Pinilla , e a seguir no fim do jogo , bola no poste… é preciso ter azar , mas tambem se o Brasil fosse eliminado , era o fim do Mundial , os brasileiros davam cabo daquilo tudo. De referir que o Chile teve azar em apanhar o Brasil , pois eram equipa para estar nas meias finais no minimo.

    Melhor arbitragem do mundial na minha opinião , finalmente muita qualidade.

    • Rodrigo
      Posted Junho 28, 2014 at 10:28 pm

      Concordo com o Joao Lains. E um arbitro que e bastante bem visto, mas que comete muitos erros ao longo da epoca.

    • van Basten
      Posted Junho 28, 2014 at 7:28 pm

      Também não concordo, achei uma decisão correctíssima.

      Howard Webb esteve irrepreensível hoje, como de costume, e foi a melhor escolha que poderia ter havido para este jogo.

    • João Lains
      Posted Junho 28, 2014 at 7:24 pm

      É o melhor do mundo, para aqueles que não acompanham a liga inglesa.

    • Bruno
      Posted Junho 28, 2014 at 7:17 pm

      Howard Webb, para mim, o melhor do mundo.

    • João Lains
      Posted Junho 28, 2014 at 7:13 pm

      Não foi nada má decisão, ele deu-lhe um adorno com o braço, senão fosse isso a bola escapava-lhe.

    • Anónimo
      Posted Junho 28, 2014 at 7:11 pm

      A equipa de arbitragem esteve mal nos pontapés da marca de grande penalidade.

      Joaquim Oliveira

    • Artur Matias
      Posted Junho 28, 2014 at 7:06 pm

      Achei que aquela bola no peito do Hulk não devia ter anulado o golo. Aí, má decisão. Ainda por cima, na sequência do lance, amarelo exagerado.

  • Kacal l
    Posted Junho 28, 2014 at 6:59 pm

    O Chile merecia passar, se aquela bola do Pinilla à barra entrava estava tudo acabado, é complicado chegar aos penaltis e perder contra uma selecção forte como o Brasil, que hoje provou que não estão assim tão bem e que podem ser eliminados, se tudo correr bem e a Colômbia passar aos quartos-de-final, o Brasil se não subir rendimento terá muitas dificuldades, fiquei contente pelo Hulk que falhou o penalti e assim pode descansar sem ficar com culpas no cartório.

  • Ivan Venâncio
    Posted Junho 28, 2014 at 6:58 pm

    Na lotaria podia ter ganho qualquer um… Os deuses do futebol estiveram com o brasil desta vez

    • Anónimo
      Posted Junho 28, 2014 at 9:28 pm

      a gente teima em dizer que é 50/50. quem diz isso obviamente nunca marcou ou defendeu um penalti como deve ser.

      num penalti convem estar calmo e confiante. depois ha varias formas de bater o penalti: panenka, em força (hulk), em jeito (cardozo), em arco, etc. e a forma como se toca com o pe na bola varia ainda mais.
      a postura é importante porque pode dizer ao GR para onde o jogador vai rematar. eu pessoalmente quando vejo alguem a bater um penalti (youtube, televisao) so de ver o jogador antes de partir para a bola ja sei para que lado a vai meter em 90% das vezes. ha jogadores qe denunciam muito o lado para onde vao bater so na forma como se preparam para correr.

      tambem ha 2 opçoes para defender o penalti: adivinhar o lado e atirar-se antes do penalti ser batido; esperar o maximo possivel para perceber onde a bola vai (ha quem tenha defendido mais de 10 penaltis seguidos assim).

      quem diz que eh 50/50 deve achar que os GR têm todos a mesma taxa de defesa de penaltis, e os jogadores a mesma eficacia a marcar.

      a vitoria nos penaltis depende da qualidade dos jogadores a bater/defender penaltis. é qualidade, mas especifica.

      mas provavelmente o mais importante, e que é algo que eu desconheço totalmente, é a pressao a que se esta sujeito, e isso pode mudar tudo.

    • Kafka I
      Posted Junho 28, 2014 at 9:18 pm

      EBITDA,

      As mulheres guarda redes também são fraquissimas, logo não acho que seja um bom termo de comparação, e depois não sei até que ponto esteja estatisticamente provado que as mulheres falham menos penaltys que os Homens, mas mesmo considerando que seria verdade, não acho que sequer faça sentido algum a comparação, porque não há comparação possivel a nível de pressão por exemplo, entre o futebol masculino e feminino….

      Os jogadores que hoje foram bater os penaltys, tinham só o PLANETA INTEIRO a olhar para eles…no futebol feminino uma mulher quando vai bater o penalty tem na melhor das hipóteses o namorado a olhar para ela e pouco mais (sim estou a exagerar propositadamente)…portanto não há comparação possível, ao nível de pressão…

    • EBITDA
      Posted Junho 28, 2014 at 7:29 pm

      O truque para ser bem sucedido nas grandes penalidades é estar calmo e tranquilo.
      Quem faz isso melhor são as mulheres, onde raramente falham penalties sendo a maioria deles colocados no ângulo.

      Dizer que é uma "questão de qualidade" é absurdo. Nomeadamente se compararmos o futebol feminino com o masculino. Pois os homens falham bem mais que as mulheres, mas têm inequivocamente mais qualidade.

    • Anónimo
      Posted Junho 28, 2014 at 7:25 pm

      Nos penalties podem ser os melhores jogadores do mundo contra uma equipa da distrital que as hipóteses são na mesma de 50% para cada lado.

      Basta saber chutar uma bola e o Guarda Redes decidir ir para outro lado que não o da bola.

      João

    • João Lains
      Posted Junho 28, 2014 at 7:13 pm

      Não é uma lotaria como muitos proclamam, mas também não é uma mera "questão de qualidade". Podes treinar o que quiseres nos treinos, mas os treinos nunca te dão o ambiente que terás de enfrentar no dia seguinte, portanto é uma incógnita perceber como vais reagir.

    • Anónimo
      Posted Junho 28, 2014 at 7:05 pm

      As grandes penalidades não são uma questão de sorte mas sim um questão de qualidade.

      Joaquim Oliveira

  • Kafka I
    Posted Junho 28, 2014 at 6:58 pm

    Como é que o treinador do Chile põe o Pinila a marcar penaltys? era tão óbvio que ele ia falhar, pois psicológicamente estava de rastos pelo falhanço que tinha tido uns minutos antes…que erro tremendo do treinador do Chile ao ter tido esta decisão…

    • Fernando Martinho
      Posted Junho 28, 2014 at 7:11 pm

      Teorias… o Pinilla fez um grande trabalho nesse lance, rematando muito bem. Não foi nenhum falhanço9 nem coisa parecida, por isso não vejo problema por ele ter sido o 1º a marcar o penalti.

    • João Lains
      Posted Junho 28, 2014 at 7:11 pm

      O Pinilla tem feito uma boa carreira em Itália, muito à custa dos penaltis, portanto essa lógica não me parece que se possa aplicar. Por muito que custe, ele é um especialista neste tipo de lances. Marcou exactamente 60 golos desde que chegou ao futebol italiano, 21 (35%) de grande penalidade.

    • Kafka I
      Posted Junho 28, 2014 at 7:11 pm

      Luis Rafael e Miguel Veríssimo,

      Outro qualquer também secalhar falhava, agora pores um jogador a marcar penaltys, quando 2 minutos acabou de falhar o apuramento da sua selecção por cms, não me parece boa ideia, porque o Pinilla estava destruído psicologicamente e estava era com a cabeça no falhanço que tinha tido 2 minutos antes e não no penalty…posso estar errado, mas para mim é um erro tremendo por um jogador numa situação daquelas a marcar um penalty..

    • Miguel Veríssimo
      Posted Junho 28, 2014 at 7:05 pm

      ele pôs a carne toda no assador

    • EBITDA
      Posted Junho 28, 2014 at 7:05 pm

      Confesso que nunca vi um penalty tão bem batido como o do Aranguiz! Que bala

    • Miguel Veríssimo
      Posted Junho 28, 2014 at 7:03 pm

      Desculpa lá Kafka,isso é uma psicologia muito avançada para mim. Não me parece haver aí uma regra ou uma tendência sequer.

    • André G
      Posted Junho 28, 2014 at 7:02 pm

      Falhanço? Não estava propriamente de baliza aberta e ainda estava pressionado pelo defesa. Ele trabalhou bem a jogada e o remate foi bom, não foi um "falhanço". Que dizer dos do Ronaldo contra o Gana então?

    • Kacal l
      Posted Junho 28, 2014 at 7:01 pm

      Foi pena o Vidal não estar em campo, pois é quase sempre o escolhido para a marcação de penaltis na Juve e bate muito bem.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Junho 28, 2014 at 7:00 pm

      Dos 5 marcadores, apenas 2 marcaram, os outros 2 (sem contar com o Pinilla) falharam porquê? Isso não é assim tão similar como acabaste de dizer…

  • Ricciardo
    Posted Junho 28, 2014 at 6:57 pm

    O Mundial esteve a 2 cêntimetros de acabar… se aquela bola do Pinilla entra duvido que isto chegasse aos quartos de final…

  • Miguel Veríssimo
    Posted Junho 28, 2014 at 6:57 pm

    Eliminação injusta na minha opnião, de qualquer forma foi o que a Sorte ditou. Parabéns ao Vencedor, fica o esforço dos inglórios.

    • André Gomes
      Posted Junho 28, 2014 at 7:29 pm

      Admitir? por favor. Teorias sem sentido. Os torcedores podem até estar pensando isso, porém em nenhum momento se viu ou percebeu-se tal demonstração. Muito pelo contrário, ainda mais com o "fantasma de 50".
      O Brasil nunca foi um país de entrega total. Chile, Argentina, Uruguai (principalmente) é que sempre demonstraram isso como uma das características (a exceção da Argentina) principais. Hoje o que houve foi que o Chile deu razão ao Felipão. Era melhor pegar Holanda ou Espanha nesta fase. Os Sul-Americanos contra o Brasil agigantam-se.
      Faltou entrega sim, mas não foi por presunção. E sim porque o Brasil ficou até certo ponto amedrontados em acabarem como em 50.

    • Fernando Martinho
      Posted Junho 28, 2014 at 7:18 pm

      A jogar em casa, há que admitir que o Brasil tem pensado que o hexa será conseguido. Hoje, por exemplo, viu-se que a entrega chilena foi superior à brasileira.

    • André Gomes
      Posted Junho 28, 2014 at 7:11 pm

      Presunçosos? onde mostraram isso? pra que tanto ódio… enfim.

    • Fernando Martinho
      Posted Junho 28, 2014 at 7:08 pm

      Mas a forma como os chilenos nunca desistiram e deram tudo por tudo, contra uns brasileiros presunçosos, merecia mais, por isso também penso que foi uma eliminação injusta.

    • Tartaruga
      Posted Junho 28, 2014 at 6:59 pm

      Pareceu justa, fora aquele poste no final, o Brasil teve sempre por cima.

Deixa um comentário