Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Brasileiro do FC Porto pode ser a surpresa na próxima convocatória de Portugal

Boa opção? Bruno Alves, José Fonte, Pepe e Carvalho já estão nos 30, Paulo Oliveira e André Pinto não demonstraram qualidade para serem soluções a curto-prazo para a selecção, e sem ser Ilori (o defesa português mais promissor) e Neto (que voltou a ganhar a titularidade no Zenit), as opções para o centro da defesa são quase nulas.
Fernando Santos espera contar com Maicon, central do FC Porto, que está há 7 anos em Portugal, 6 deles na cidade Invicta, para o jogo com a Arménia, de qualificação para o Euro’2016, no dia 13 de Junho. O brasileiro já deu entrada com o processo de naturalização e espera vê-lo concluído antes do final da presente época, o que o tornaria elegível para representar Portugal. Por outro lado, o seleccionador nacional, que aprecia as qualidades do brasileiro, e começa a ficar preocupado com as situações clínicas de Pepe, Alves e Ricardo Carvalho, que nos últimos tempos tem acumulado lesões, apesar de não ter como intenção pressionar a FPF em acelerar o processo de naturalização do defesa portista, já demonstrou que este é um cenário que lhe agrada, de maneira a ter mais opções para atacar a qualificação, e até numa perspectiva de futuro. Recordamos que o jogador há muito demonstrou esta vontade de “reforçar” a selecção nacional. “Estou disponível. Representar uma seleção é sempre importante e se for a do país que te deu tudo, ainda mais. Gostaria; é o país que me deu tudo, no qual tive as melhores oportunidades da minha vida”, disse o central de 26 anos.

0 Comentários

  • João Dias
    Posted Abril 1, 2015 at 5:03 pm

    Ei, calma aí, uma coisa é um Diego Lopes (que defendo que deve ser chamado para os sub-21) outra coisa é um Maicon.

    O Maicon disse que não pretende jogar pela seleção portuguesa e que queria o Brasil. O que lhe fez mudar de ideias?

    Além disso ele não é superior nem ao Pepe, nem ao José Fonte, nem ao velhote Ricardo Carvalho que até já se lesiona a festejar…Admito que seja melhor que o Bruno Alves. E já nem falo no André Pinto porque esse não tem nível para a seleção.

    Além disso para quê chamar um brasileiro que pode tirar o lugar a jovens promessas portuguesas como Tiago Ilori, Paulo Oliveira, Tobias Figueiredo ou Ruben Vezo?

    • Anónimo
      Posted Abril 1, 2015 at 5:20 pm

      Porque maicon é melhor que todos os jovens mencionados. A seleção não é un clube, aí só podem jogar os melhores, isso das promessas é responsabilidade dos clubes.
      Daniel Afonso

    • MangaNa KThório
      Posted Abril 1, 2015 at 5:54 pm

      Seleção Portuguesa

      Os Melhores Portugueses

    • Renato
      Posted Abril 1, 2015 at 6:20 pm

      Temos tanta qualidade que nem conseguimos ganhar a Cabo Verde.

    • Caniggia
      Posted Abril 1, 2015 at 8:42 pm

      Dentro do lote de internacionais por Portugal ainda no ativo temos na selecção jogadores do/da:
      – República Democrática do Congo;
      – França;
      – Venezuela;
      – Brasil;
      – Cabo Verde;
      – Angola;
      – Guiné;
      – Alemanha;

      E ainda podíamos ter também da Eslovénia por exemplo.

      Mas o Maicon, o Lima e o Kléber não podem ser.

      Haja coerência por favor.

  • João Lains
    Posted Abril 1, 2015 at 5:05 pm

    Porquê Fernando? Estavas a fazer tudo tão bem até agora. Que o debate recomece! Eu estou contra.

    • gonçalo Duarte
      Posted Abril 1, 2015 at 7:09 pm

      Mesmo, ainda por cima não se justifica.

    • Anónimo
      Posted Abril 1, 2015 at 8:26 pm

      Eu estou contra, como estou contra todas as naturalizações deste género, por isso nem Maicon, Nem Lima nem Kleber nem ninguém, a não ser claro que tenha chegado ainda menino a Portugal.

      Só espero que as pessoas que hoje disserem que não queriam não sejam hipócritas ao ponto de se Lima for chamado já baterem palmas.

      A Selecção que a pl jogue com o Paciencia e o André Silva, pior do que os que lá estão não devem fazer e estes sim são o futuro não o Lima nem o Kleber.

      E o discurso para Central mantem-se, mas acho que Ilori e Tobias e Vezo merecem uma oportunidade (Paulo Oliveira não me agrada como jogador pela sua saida de bola para mim todos os jogadores tem se saber jogar com os pés desde o guarda redes ao pl), estes tem de ser o futuro também.

      A era das naturalizações já passou, aproveitamos dois jogadores que eram dos melhores do mundo nas suas posições (Deco e Pepe) e estes acrescentaram realmente qualidade.

      Obviamente que no futuro aparecerem prodigios como estes dois eu serei forçado a mudar o discurso porque nas mesmas situações seria uma estupidez não aproveitar dois melhores do mundo, mas no que toca a Lima Maicon e Kleber eles estão muito longe de serem jogadores top, e para irmos buscar jogadores medianos mais vale ficarmos com os nossos.

      Jozef

    • Kacal I
      Posted Abril 1, 2015 at 9:25 pm

      Eu sou a favor se forem relativamente jovens (até 25 ou 26 anos) e em posições carenciadas.

      Maicon não precisamos.

      Lima tem 31 anos.

      Kléber encaixa no que disse.

  • André Pires
    Posted Abril 1, 2015 at 5:05 pm

    Sou portista, mas pergunto: para quê?
    O Maicon não é nenhum central de nível mundial, não acho que fosse uma grande mais valia… prefiro apostar num Ilori, num Paulo Oliveira que têm potencial para vir a ser melhor que ele.

    AndréPires

  • Anónimo
    Posted Abril 1, 2015 at 5:08 pm

    Visto esta postura de FS, só digo uma coisa . . .Lima para a seleção !!!
    Joel M

    • Anónimo
      Posted Abril 1, 2015 at 5:11 pm

      Mas falando mais a sério, acho que a nossa seleção não devia ter os restos de ninguem, uma coisa é o Pepe que foi formado em Portugal, no marítimo. Outra são os jogadores irem para a nossa seleção, porque na deles não o querem.
      Joel M

    • João Dias
      Posted Abril 1, 2015 at 5:12 pm

      Daqui a um bocado até o Jardel é convocado…

    • Caniggia
      Posted Abril 1, 2015 at 6:00 pm

      O Maicon, salvo erro, chegou a Portugal com 19 anos. Fez 3 épocas em Portugal entre os 15 e os 21 anos, logo insere-se no universo de jogadores formados em território nacional.

      Porque é que estamos com tantos moralismos sobre isto? Para mim tudo que tenha nacionalidade portuguesa e que seja melhor opção que os portugueses "puros" que venham para a selecção. As outras selecções não se preocupam minimamente com isto, se for uma mais valia aceitam imediatamente.

    • Tiago Peixoto
      Posted Abril 1, 2015 at 6:04 pm

      Joel M, nao percebi essa. O Pepe e o Maicon chegaram a Portugal com a mesma idade

    • Jimbras
      Posted Abril 1, 2015 at 6:22 pm

      O Pepe não foi formado no Marítimo…veio do Brasil para a Madeira com 18 anos de idade.

    • coach407
      Posted Abril 1, 2015 at 7:44 pm

      Se fosse pela qualidade Portugal tinha a ganhar com Jardel. Excelente jogador. Rápido, forte, posicionamento muito bom, poder de antecipação, alto. Nao admira que já tinha sido apontado ao Bayern.

      Mas também nao concordo com a sua naturalizaçao, assim como a do Maicon. Quando se fala em Deco, Fernando ou Pepe é uma coisa. Falar em Jardel ou Maicon é outra.

      Já agora Lima é bem mais necessário…e urgente

    • Anónimo
      Posted Abril 2, 2015 at 8:59 am

      Lima é necessario pois com o eder nao vamos a lado nenhum
      Gonçalo Costa

  • Awesome_Mark
    Posted Abril 1, 2015 at 5:14 pm

    Começo a estar contra determinadas posturas do Fernando Santos. Como é possível o primeiro nome avançado para a naturalização seja o Maicon numa posição onde Portugal está muito bem servido (três trintões de grande qualidade e pelo menos outros três jovens a despontar) quando na posição de ponta-de-lança as pricipais opções são dois jogadores que juntos totalizam mais de 20 jogos e uma enorme e redondo ZERO. Lima e/ou Kléber é para ontem.

    • João Dias
      Posted Abril 1, 2015 at 5:17 pm

      O Kléber já jogou pelo Brasil OFICIALMENTE. Nem sequer é equacionável.

    • Anónimo
      Posted Abril 1, 2015 at 5:18 pm

      Kleber e internacional A pelo Brasil.

      Filipe Teixeira.

    • Anónimo
      Posted Abril 1, 2015 at 5:26 pm

      O Kleber so foi utilizado num jogo particular, ainda pode representar Portugal.

      Marlo Stanfield

    • Anónimo
      Posted Abril 1, 2015 at 5:32 pm

      Marlo, os amigáveis contam como internacionalizações. Por exemplo o Anthony Lopes ontem jogou um particular por Portugal e passou a ser internacional português não podendo jogar por outra seleção.

      Rafael

    • Anónimo
      Posted Abril 1, 2015 at 5:32 pm

      O Diego Costa também era Internacional A pelo Brasil…

      Del Piero

    • João Dias
      Posted Abril 1, 2015 at 5:37 pm

      Para a FIFA, para um jogador ficar " preso" tem de jogar um jogo oficial pelos AA em jogos oficiais. Ou então terá que ter alguma internacionalização em jogos oficais pelas camadas jovens quando se tem apenas uma nacionalidade. Perceberam?

      O Kleber fez jogos oficiais pelo Brasil em camadas jovens quando apenas tinha nacionalidade brasileira. Logo, não é convocável.

    • Anónimo
      Posted Abril 1, 2015 at 5:37 pm

      Rafael só jogos oficiais impedem o jogador.de jogar por outro país, apesar de contar como internacionalização. O Diego Costa era Internacional brasileiro mas como foi num amigável a FIFA permitiu que jogasse por Espanha.
      Ou sou eu que me estou a lembrar mal.

      Del Piero

    • Anónimo
      Posted Abril 1, 2015 at 5:40 pm

      Admito que possa estar errado então. João Dias obrigado pelo esclarecimento.

      Rafael

    • Kacal I
      Posted Abril 1, 2015 at 6:01 pm

      Isso não é verdade, eu pelo menos não encontro registos de jogos do Kléber nas camadas jovens da selecção brasileira, já na A fez apenas 20 minutos num jogo particular e o Diego Costa também e está na selecção espanhola.

      Além disso ele deu uma entrevista a dizer que se ia naturalizar em Maio e que estava disponível para representar a nossa selecção, não fazia sentido dizer isso se não fosse possível.

    • Dario
      Posted Abril 1, 2015 at 6:18 pm

      Joao Dias o Kleber nunca representou as seleçoes jovens do Brasil, só fez 2 amigaveis na seleçao principal da Canarinha frente ao Gabao e Egipto.

      Logo se Portugal achar que o deve naturalizar e ser opçao para a seleçao pode muito bem faze-lo

    • Anónimo
      Posted Abril 1, 2015 at 8:49 pm

      Estas errado Rafael… é um caso como o do Diego Costa como foi dito pelo Kacal.

      Marlo Stanfield

  • Th3os 26
    Posted Abril 1, 2015 at 5:17 pm

    Há imensos jogadores que jogam pelo país que não nasceram. Diego Costa, Sterling e Shaqiri (ao que parece nasceu no Kosovo e representa a Suíça) são apenas 3 exemplos. Que mal tem o Maicon? Além disso, R.Carvalho acaba 2015 com 37 anos, Bruno Alves com 34, Fonte com 32, Pepe com 32. Vamos ter uma seleção trintona e ninguém experiente na casa dos 27 ou 28 anos? Não podemos entregar o centro da defesa ao Paulo Oliveira e ao Ilori.

    • João Lains
      Posted Abril 1, 2015 at 5:57 pm

      Não haja dúvida que esses exemplos foram muito bem dados, sobretudo os últimos dois, que ainda em bebés, se mudaram com os pais para os países que agora representam.

    • Kafka I
      Posted Abril 1, 2015 at 8:41 pm

      Th3os 26

      Portugal então que o diga, pois é a Selecção na Europa que joga com mais jogadores nascidos fora de território nacional,

      PS: sei que isto é uma causa perdida, mas eu vou continuar a insistir, Portugal nos últimos 10 anos tem sido de longe a Selecção Europeia que tem utilizado mais jogadores nascidos fora de território nacional, é só irem verificar o local de nascimento dos jogadores e irão constatar isso mesmo

      O mito que França, Alemanha e etc jogam com jogadores "estrangeiros" é apenas e tão somente isso, um mito, que nada tem a ver com a realidade, comparem com Portugal e verão a diferença abismal onde Portugal claramente usa bem mais jogadores "estrangeiros" que essas Selecções

  • Anónimo
    Posted Abril 1, 2015 at 5:23 pm

    Pronto! Tinha de vir a história do costume! Afirmam categoricamente e antes de qualquer cogitação, sendo possíveis seleccionáveis para o seu país de origem, aceito porque demonstrou que é por sentir o país. O pepe tinha condições para ser seleccionado para o Brasil e disse que queria jogar por nós, assim tudo bem. Agora estas vindas do nada irritam.
    Próximos Fabiano, Lima, Kleber… Porque se vale para uns até vale mais para outros que jogam em posições que precisamos mais.

    Del Piero

  • Jose Seabra
    Posted Abril 1, 2015 at 5:29 pm

    Por mim, Lima e Maicon seriam bem-vindos.

  • Anónimo
    Posted Abril 1, 2015 at 5:31 pm

    O Fernando deve ter tirado essa ideia do FM14 ,onde o Maicon joga no Chelsea e faz dupla com Pepe na Seleção, eheh.
    Agora mais a sério , se o Maicon fosse Ponta de Lança até aceitava , agora o homem é um central, uma a qual estamos bem abastecidos.
    Fábio

    • Tartaruga
      Posted Abril 1, 2015 at 8:01 pm

      Bem abastecidos com que jogadores? Os velhotes, que provavelmente metade ja estaram reformados quando chegar o proximo mundial ou mesmo o Euro? Ou então os fabulosos centrais do sporting..

  • Benfiquista616
    Posted Abril 1, 2015 at 5:32 pm

    Concordo com a chamada do Maicon e do Lima

  • Fábio Coutada
    Posted Abril 1, 2015 at 5:40 pm

    Oxalá o Porto contrate o Mayke. É um lateral de muita qualidade no sobretudo no processo ofensivo, e daqui a cinco anos seguramente já estará num patamar muito superior no processo defensivo podendo ser muito útil nessa altura á selecção portuguesa, que bem precisa de um lateral direito de qualidade.

    Á que trabalhar e e pensar no futuro da selecção portuguesa.

  • Anónimo
    Posted Abril 1, 2015 at 5:44 pm

    Na minha opinião se forem convocados jogadores que apresentarem uma mais-valia para a seleção, eu não sou contra porque eu vejo potencias mundiais a fazer o mesmo. Mas para mim Lima e Maicon não apresentam uma mais-valia para Portugal logo acho que é uma má decisão por parte do Fernando Santos.

    Vitor Pereira

  • Anónimo
    Posted Abril 1, 2015 at 5:49 pm

    Quando falamos em centrais, porque é que toda a gente se esquece do Carriço? E que diferença fazia ontem uma dupla com Carriço-Neto…

    João Magalhães

  • Flávio Trindade
    Posted Abril 1, 2015 at 6:00 pm

    Siga a renovação por Fernando Santos! Como é óbvio sou frontalmente contra

  • MangaNa KThório
    Posted Abril 1, 2015 at 6:03 pm

    Não concordo com qualquer naturalização de jogadores com mais de 20 anos é ridiculo!!
    Principalmente quando estamos perante uma das melhores gerações de sub21 dos últimos tempos.

    Querem Defesas Centrais? Porque não os de ontem? não foi por causa da defesa que se perdeu o jogo, mas sim por se ter colocado um meio campo com 3 jogadores muito parecidos e que não tiveram qualquer intensidade no jogo defensivo. Não ter jogado com o Danilo ou o André Almeida no meio campo é que foi mau. Além disso ainda têm Tobias, Vezo, Venâncio…

    Querem Pontas de Lança? Não me venham falar do Lima, que este ano apenas fez dois golos no dragão praticamente e que tem sido um Hugo Almeida para o Benfica. Concordo, não faz sentido nenhum convocar o Hugo Almeida nem o Eder, nem mesmo o Postiga se estiver recuperado de lesão. Querem convocar pontas de lança, convoquem o Gonçalo Paciência o André Silva, ou então mudem o estilo de jogo. Temos míudos a aparecer que não são propriamente Pontas de Lança mas que podem ser grandes finalizadores como por exemplo o Carlos Mané.

    Brasileiros ou outros que se queiram naturalizar? ok se Tiverem menos de 20 anos e estiverem em Portugal há pelo menos 5 anos!!!

    • Invictus
      Posted Abril 1, 2015 at 8:25 pm

      Ando a martelar na convocação de G.Paciencia ou A.Silva, visto que mesmo com a idade que têm ja são melhores jogadores que Postiga,H.Almeida ou Eder.
      C.Mane é uma boa aposta por exemplo no lugar do Danny ao lado de Ronaldo..

      Quanto ao resto sou da mesma opinião, embora ache que P.Oliveira e A.Pinto são fraquinhos, T.Figueiredo e Lori sim são melhores opções no futuro.

    • Kacal I
      Posted Abril 1, 2015 at 9:20 pm

      O Lima é um bom avançado para um ataque mais móvel e é superior a Éder e Almeida, é neste momento o 2º melhor marcador do campeonato com 12 golos e em Portugal nas épocas que fez entre Belenenses, Braga e Benfica fez 115 golos em 272 jogos, o que não é um mau registo, só sou contra por ter 32 anos, nada mais.

  • André Vieira
    Posted Abril 1, 2015 at 6:05 pm

    Não concordo com a chamada de Maicon à selecção, assim como não concordei com a de Liedson, não é um caso excepcional como Deco ou Pepe que eram jogadores de Classe Mundial, Maicon não o é, e já tem 26 anos, para quê chamar um jogador que neste momento, na minha opinião é muito inferior ao Pepe e Ricardo Carvalho, e ainda temos o José fonte que está ao mesmo nível, mesmo o Paulo Oliveira não lhe fica muito atrás. Depois poderá "tapar" a entrada de elementos como Ilory ou Tobias.
    Concluindo, é completamente escusado.
    Se me falassem de Rony Lopes, Wallyson ou Matheus Pereira, aí já concordo, porque não há assim tantos jovens valores com potencial na nossa selecção, e são jogadores que foram formados em Portugal( com excepção de Wallyson), para além de terem um prazo de vida útil de 10/15 anos.

  • Kacal I
    Posted Abril 1, 2015 at 6:13 pm

    Eu sou contra a chamada do Maicon e do Lima mas sou a favor da chamada do Kléber e nada tem a ver com o facto de ser seu fã.

    As minhas razões são simples, no centro da defesa temos centrais de qualidade como Pepe, José Fonte, Bruno Alves e Carvalho mais os jovens Paulo Oliveira, Ilori, Vezo e Tobias Figueiredo para o futuro.

    No ataque temos lacunas, sim, no entanto no caso do Lima ele chegou cá com 26 ou 27 anos e vai fazer 32, seria apenas uma mais-valia no imediato e apenas uma solução à pressa.

    O Kléber está cá há 6 ou 7 anos desde dos seus 18 ou 19 anos (tirando uns meses ao serviço do Palmeiras) e vai fazer 25 anos, no Mundial 2022 terá 32 anos, pode ser uma mais-valia no imediato mas também no futuro e em 4 ou 5 competições, precisamos de um PL e ele pode ser uma mais-valia.

    Por fim, se o Fernando Santos chamar o Maicon não vou criticar e aceito mas terá que abrir o lugar a outros naturalizados porque ninguém é mais do que ninguém e todos devem ter os mesmos direitos.

  • Dario
    Posted Abril 1, 2015 at 6:19 pm

    Eu concordo com a chamada de todos os jogadores de qualidade que tornem a seleçao mais forte.

    Porque o que nao falta na nossa seleçao é jogadores que nasceram fora do País ou que nao tem raizes portuguesas.

  • Anónimo
    Posted Abril 1, 2015 at 6:25 pm

    Eu não vejo uma ponta deste menino que seja minimamente tuda, mas a verdade é:
    -se as leis do meu país o permitem, quem sou eu pra dizer contra?

    Fausto

  • Anónimo
    Posted Abril 1, 2015 at 6:25 pm

    Continuo sem entender o que toda a gente (menos eu, ao que parece) vê no Paulo Oliveira como um novo central de classe mundial..Por fazer meia duzia de jogos bons no campeonato portugues? Por aí, não entendo a diferença, por exemplo, para o André Pinto, que tem tido uma temporada semelhante à do PO e toda a gente o critica…
    Penso que as chamadas nestes casos devem ser limitadas a jogadores de qualidade mundial e creditos firmados em posições 'necessitadas', como Pepe e Deco. Fui contra naturalização de Liedson, por exemplo, porque surgiu numa altura em que já não era um jogador no topo das suas qualidades. Se compararmos Maicon com Fernando, Fernando encaixaria melhor.

    Tiago Gudjohnsen

  • Kacal I
    Posted Abril 1, 2015 at 6:28 pm

    Falando em Kléber, li na secção do Estoril no site Abola que está a treinar condicionado e em duvida para o jogo do Dragão com queixas no adutor, tendo em conta que a sua última lesão foi há algum tempo e regressou no dia 22 de Fevereiro onde defrontou a Académica e também jogou contra Benfica, Gil Vicente e Belenenses (nestes quatro jogos só não fez 90 minutos na Luz) sem aparentes queixas, sem esquecer que há duas semanas que não joga (falhou o jogo com o Penafiel por suspensão) e os jogadores do Estoril tiveram 3 dias de folga agora, acho estranho que esteja com dores mas posso estar com a mania da perseguição.

    • Anónimo
      Posted Abril 1, 2015 at 9:42 pm

      Kacal, nada contra, mas é apaixonado por Kléber ou mantém uma relação com o jogador? É que aos seus olhos o brasileiro é um craque e nada faz mal, aliás não tem lacunas, sendo assim poderia ser um reforço interessante para um colosso europeu não acha? Saudações desportivas

      CP

    • Kacal I
      Posted Abril 1, 2015 at 10:12 pm

      Essa da paixão foi desnecessária mas se foi em tom de brincadeira até aceito, não tenho nada contra homossexuais e respeito mas não "jogo nessa equipa", nem sequer conheço o Kléber pessoalmente, sou é apaixonado por futebol e vivo intensamente e também sou sentimentalista, gosto do jogador em questão e se me parecer que é um tipo porreiro passa a estar na minha lista de preferidos, o Hummels também é o meu central preferido e depois do que disse ultimamente ainda fiquei mais fã, é assim que vejo futebol.

      Quanto às lacunas, psicologicamente é frágil e também se lesiona com frequência, é "vidrinho" e depois falha os golos fáceis mas de resto não tem assim lacunas notórias no seu jogo, só que há jogadores que têm qualidades em classe mundial e ele tem qualidades mas num patamar mais baixo, não é um jogador de colossos mas para um clube médio de um campeonato Top3 ou um Braga em Portugal, quem sabe um Sporting acho que seria um excelente reforço.

  • Sombras
    Posted Abril 1, 2015 at 6:39 pm

    Eu não sou hipócrita. Tenho um amigo nascido na Moldávia, viveu lá até aos 17 anos. Conheci-o quando ele sabia pouco mais de 3 palavras em Português correcto. Assisti a todo o processo da naturalização, que não é fácil, tem que saber coisas de Portugal que eu não sabia, como saber de memória qual é o nome do quarto presidente da República Portuguesa, e ter que saber versos da 2a e 3a parte do Hino Nacional (sim, o hino não é só aquilo que cantamos). Passou a todos os testes e a todos os requisitos. Agora pergunto: quem sou eu, ou outro qualquer, para dizer que sou mais Português que ele? Porque nasceu em Chisinau? O Danny também nasceu na Venezuela e o Raphael Guerreiro em França, e ninguém diz que não são Portugueses. Qual é o mal de Maicon ou Lima expressarem a sua gratidão ao País que os acolheu? Ao país que é a sua casa? Claro que o Lima quando passeava no estado em que nasceu não queria representar Portugal, pudera ainda nem cá tinha vindo!

    Irei opor-me sempre e incondicionalmente às naturalizações forçadas, mas a partir do momento que os jogadores têm o passaporte Português, são tão Portugueses como eu e como tal merecem mais (porque eles jogam à bola e eu não) representar a selecção Portuguesa.

    Com todo o respeito: alguma vez o Anthony Lopes e o Raphael Guerreiro moraram em Portugal? Vieram cá sem ser pela selecção? São mais Portugueses do que os que cá vivem? Porquê? Porque os pais ou os avós são Portugueses? A resposta é não. São tão Portugueses como eu, e como os luso descendentes, quiçá são todos mais que eu, porque escolheram ser Portugueses.

  • José Leal
    Posted Abril 1, 2015 at 6:44 pm

    Não concordo! Na posição de defesa central estamos bem servidos quer para o presente quer para o futuro! Para o presente temos 5 jogadores experientes e de qualidade acima da média: Pepe, José Fonte, Ricardo Carvalho, Rolando e Bruno Alves.

    Para o futuro temos alguns jovens que podem ir jogando em jogos amigaveis da seleccao para começarem o processo de integração: Tiago Ilori, Paulo Oliveira, Tobias Figueiredo, etc.

    Mesmo para a posição de ponta de lança, por muito que estejamos mal servidos e que eu perceba as pessoas que sugerem o nome de Lima, continuo a achar que nesta fase da sua carreira em que ja passou a barreira dos 30, de pouco ou nada nos adiantaria tê-lo. Acho que um jogador que encaixaria muito bem no 4-4-2 do Fernando Santos é o Nelson Oliveira. Boa capacidade técnica, bom remate, muito rápido e móvel, faria boa dupla com o Ronaldo. Já numa perspectiva de médio/longo prazo penso que o Gonçalo Paciência (dependendo se comeca a ser aposta no Porto ou não) pode ser muito útil para a selecção. E lá está, ontem gostava muito de ter visto o Rui Fonte e o Lucas João em vez dos já conhecidos cepos Hugo Almeida e Eder.

    • Kacal I
      Posted Abril 1, 2015 at 9:02 pm

      Compreendo José mas o Kléber já vale a pena porque tem 24 anos.

    • José Leal
      Posted Abril 1, 2015 at 9:46 pm

      Não me importava nada que o Kléber jogasse pela nossa seleccção. Mas ele também está a ser equacionado pelo Fernando Santos?

    • Kacal I
      Posted Abril 1, 2015 at 10:14 pm

      Neste momento não José Leal mas também só vai meter os papéis para se naturalizar a partir de Maio e portanto acredito que no Verão se comece a falar dessa possibilidade, agora é uma das hipóteses e estará disponível em breve.

  • Dário Rodrigues
    Posted Abril 1, 2015 at 7:30 pm

    Incrível como em Portugal não se aceitam estes casos e no resto da Europa não há problema nenhum. França, Espanha, Itália, Alemanha, países com muito mais matéria-prima do que nós não têm qualquer problema em naturalizar jogadores que mostrem qualidade e interesse em jogar pelas respectivas selecções. A curto e médio prazo isto é uma chamada viável tendo em comparação a forma e qualidade dos centrais que temos disponíveis de momento. Alguns dos nomes que falam para ai não tem ainda a qualidade necessária para serem alternativas, alguns nem para o banco. A experiência e ritmo ganha se nos clubes e não nas selecções. Maicon já deu provas de ser um bom central e tem mais que qualidade suficiente para fazer parte de uma convocatória nacional. Oliveiras, Ilori, Pintos e demais ainda tem que correr muito nos seus clubes para poderem ser soluções viáveis. Neste momento a médio prazo só temos Fonte, Pepe, Neto e Carriço mas este já joga mais avançado no terreno e passa a ser mais uma alternativa para trinco em certa medida. Por muito que se torça o nariz, Pepe, Deco e Liedson todos deram o seu contributo para a selecção e todos nós ficámos agradecidos. A qual velho do restelo qual quê

  • Mega Badjeras
    Posted Abril 1, 2015 at 7:39 pm

    Completamente ridículo, não me interessa se vive há 7 anos em Portugal, é brasileiro e como tal ele que represente a canarinha. Ainda por cima não tem qualidade nenhuma. Ridículo este Fernando Santos!

  • Pedro
    Posted Abril 1, 2015 at 7:48 pm

    Maicon se já fosse português era provavelmente o melhor central à disposição de Fernando Santos.

    • Pedro L.
      Posted Abril 1, 2015 at 8:14 pm

      Estou a ver que o vinho na tua terra é do bom. Queres ver que o Pepe e o Ricardo Carvalho jogam pelo Cazaquistão? É verdade que têm vindo a acumular lesões, mas sem estas são os dois melhores centrais Portugueses.

    • Kacal I
      Posted Abril 1, 2015 at 9:01 pm

      Sou Portista mas acho que Pepe, Carvalho e Fonte são superiores ao Maicon, este último tem pouca imprensa cá em Portugal mas em Inglaterra é um dos melhores centrais.

  • Anónimo
    Posted Abril 1, 2015 at 8:08 pm

    Normalmente sou contra as naturalizações, e é de facto de estranhar esta vontade do Maicon em representar Portugal, uma vez que no Brasil nunca teria lugar. Mas a verdade é que realmente não deixa de ser uma boa solução. Está cá à muito tempo, mas não se pode propriamente chamar prata da casa uma vez que sempre foi visto como brasileiro sem qualquer sombra de duvidas… Apesar de estar dividido, sou a favor porque Maicon é inquestionavelmente melhor do que os "promissores" Tobias e Oliveira.

    Henrique

  • Invictus
    Posted Abril 1, 2015 at 8:09 pm

    Pessoalmente concordei com as naturalizações de Pepe e Deco, mas acho que abusar e copiar paises como Italia Espanha e agora Russia ñ é o melhor caminho.

    Hoje fiquei a saber que Danilo pode render ate 35milhoes(objectivos) mais o possivel emprestimo de Lucas Silva. O R.Madrid tentou meter no negocio K.Navas(definitivo) ou emprestimos de illarramendi ou casemiro.
    Andre Andre e S.Oliveira seram sempre opções para o meio campo caso o FCP ñ se vire para Tielemans ou Praet ou mercado sul americano.
    O FCP deve contratar e vender forte esta epoca.

  • Diogo Palma
    Posted Abril 1, 2015 at 8:09 pm

    Para quê chamar o Maicon?

    Neste momento temos 3 excelentes centrais (Pepe, Carvalho e Fonte), o B. Alves também é bom mas acho que seria melhor chamar um jovem para quarto central como o Oliveira, Ilori, Tobias ou Vezo.
    O André Pinto e Neto são opções mas têm menos qualidade que o B. Alves e menos potencial que os outros jovens que referi por isso são opções de recurso.

  • max alves
    Posted Abril 1, 2015 at 8:39 pm

    E la vai portugal contar com outro brasileiro…

  • Anónimo
    Posted Abril 1, 2015 at 8:47 pm

    Precisamos é de avançado e não de central.Para alimentar discussões destas ao menos que se vejam golos,espectáculo e que nos façam sentir orgulhosos.
    Camarro

  • Bruno
    Posted Abril 1, 2015 at 9:37 pm

    Por mais que tentem fazer isto uma questão de qualidade, posição em que joga, idade, render no imediato ou no futuro, etc,etc isto não é mais que uma questão de atitude/posição em relação a jogar com estrangeirada.
    Eu sou contra o Maicon da mesma maneira que seria se houvesse a hipótese de ir repescar o Messi à Argentina. No dia em que isso acontecer desligo-me da Selecção Nacional de vez.

    SL!

  • Jonas
    Posted Abril 1, 2015 at 10:14 pm

    Concordo com a medida a 100%. A seleccao nacional nao e um centro de formacao de jogadores, e se de entre os que temos como seleccionaveis houvesse uma Messi ou ate um Sergio Ramos nao haveria muita gente contra a sua chamada.

    Nao sou grande fan de Maicon, acho-o ela por ela com o Jardel por exemplo, mas isso nao quer dizer que se ele for convocado eu me va sentir chateado quando o vir com a camisola da seleccao.

    Agora era considerar Jardel, Lima, Kleber, Aderlan, e considerem seriamente nacionalizar o Jackson e o Gaitan por decreto publico.

    Jonas

  • RFerreira
    Posted Abril 2, 2015 at 8:17 am

    Seleção Portuguesa no Futuro:

    Fabiano
    Cédric Pepe Maicon Raphael
    William
    Evandro Danny
    Lima Kléber Nani

    Só portugueses de gema :)

  • Anónimo
    Posted Abril 3, 2015 at 4:36 am

    alguém me pode dizer se o douglas costa e o marquinhos ainda podem ser opçoes para a nossa seleçao, sei que sao brasileiros mas qualidade é o que nao falta em ambos e era uma grande mais-valia para a seleçao.

    Abraços a todos, Diogo

    • Kacal I
      Posted Abril 3, 2015 at 11:55 am

      Sim, ambos podem ser chamados à nossa selecção porque já tinham passaporte português quando representaram os escalões jovens da selecção brasileira, já na selecção A apenas jogaram em jogos particulares (quatro jogos cada um ao certo).

      No entanto, o Marquinhos é um dos melhores centrais jovens do Mundo e será dos melhores no futuro e quer representar a selecção brasileira, não a nossa, o Douglas Costa é uma hipótese mas teria que ser chamado o mais rápido possível e ele também prefere a selecção brasileira.

Deixa um comentário