Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Brilhou na Champions, é candidato a MVP do Euro, mas diz que não pensa na Bola de Ouro

Devia ser considerado? Não tem marketing para isso, mas o nível que tem exibido este ano, tanto no Chelsea como no Europeu, é estratosférico.

Jorginho tem sido um dos melhores jogadores do Europeu (grande candidato a MVP se a Itália for longe,  e já venceu a Champions este ano, mas garante que não está com a pensar na Bola de Ouro. “Não penso na Bola de Ouro. Tudo o que vier é consequência do trabalho. A minha prioridade é festejar algo com este grupo. É muito mais bonito conquistar algo em grupo do que sozinho”, começou por dizer o médio italiano, antes de lançar o duelo com a Bélgica, referente aos quartos-de-final.  “Vamos respeitar a equipa número um do ranking da FIFA. Cada equipa tem um ponto fraco. Se eu fosse treinador era nisso que iria pensar. Não há jogos fáceis. Com a organização tática isso deixou de existir. Nós continuamos a crescer e só desejo que esta fome de vencer também nos ajude”, explicou o jogador do Chelsea.

22 Comentários

  • coach407
    Posted Julho 1, 2021 at 6:42 pm

    Não deixa de ser incrível a quantidade de vezes que se confunde qualidade com marketing.

    O Jorginho não tem falta de marketing para a Bola de Ouro… tem falta de qualidade. É banal para esse patamar.

    A minha opinião sobre ele é exatamente a mesma do que disse em relação ao Bernardo Silva. Não é pelo conjunto de circunstâncias coletivas fazer com que a sua equipa/seleção conquistem títulos que passam a ser candidatos à Bola de Ouro. O Jorginho fez uma época muito pior que o Modric, por exemplo. Porquê? Porque a diferença de qualidade é gigante. Não importa se o Jorginho ganhou a Champions ou o Europeu ou ambos porque se alguém viu os jogos da Croácia, do Real Madrid, da Itália e do Chelsea sabe perfeitamente que o Modric foi muito melhor simplesmente porque é muito melhor em tudo.

    Essas questões coletivas é para distinguir… entre os melhores. Não é pela Itália ganhar o Euro que o vencedor passa a ser o único italiano do Chelsea porque é quem ganhou os dois troféus coletivos mais importantes.

    Como disse, isso é critério para diferenciar os melhores, não é para fazer de Bernardos e Jorginhos os melhores do Mundo quando toda a gente sabe que dali a nada estão no banco dos respetivos clubes ou a serem despachados para conseguir jogadores como Jack Grealish, também ele distante de ser candidato à Bola de Ouro.

  • Park the Bus
    Posted Julho 1, 2021 at 1:50 pm

    Bom jogador, mas bola de ouro está claramente longe do alcance deste Jorginho. Bola de ouro é dificil de prever ainda, mas parece me que vai cair sobre um destes 5:
    Lukaku
    KDB
    Lewa
    Kante
    Messi

    Clara vantagem para os dois belgas.

    • TOPPOGIGGIO
      Posted Julho 1, 2021 at 2:22 pm

      Sabendo o peso que os títulos colectivos têm (embora as vezes pareça aleatório) se Messi ganha a Copa América (embora ache que o Brasil seja realmente favorito) e os belgas não triunfem no Europeu creio que essa eventual vantagem do presente tenderá a desaparacer. O Barça não foi campeão mas Messi, pese embora o furacão que foi Barcelona fez grande época, em números (mesmo os do CR são bons) e em magia. Lewa foi prejudicado o ano passado por não haver atribuição e este ano com a fraca prestação do Polónia ainda mais prejudicado ficará…

      Ainda que todos nós reconheçamos a importância do Kante quer no clube (o mesmo de Jorginho), quer na selecção e sabendo que ambos foram determinantes no sucesso europeu do Chelsea, creio que uma eventual vitória no Europeu (e com o contributo que tem dado) poria Jorginho com algumas hipóteses e bem à frente do francês por exemplo…

      • Oldasity
        Posted Julho 1, 2021 at 6:24 pm

        Kanté só no fim da época é que apareceu, Jorginho também não tem tido um 2021 soberbo, muito menos ao nível de BO. Isso é gozar com quem realmente faz exibições 10/10 quase todas as semanas.

        Não esquecer que a BO é em relação ao ano civil e não à época. E até agora não há ninguém se quer próximo de Messi a nível individual em 2021.

        • Park the Bus
          Posted Julho 2, 2021 at 9:12 am

          Oldasity.

          Não é por seres o gajo que marca golos que ganhas a bola de ouro, para isso tens outros prémios como bem sabes. O nível individual vale o que vale, aqui o que interessa é as exibições, o trabalho a nível colectivo, e o sucesso que obtiveste.

          Ora o sucesso de Messi esta epoca foi zero, é um facto.
          Mesmo que ele ganhe a copa da ASul, e sejam honestos, o que é mais dificil, ganhar a ASul ou a liga Inglesa / Italiana?

          Lukaku tem clara vantagem, até porque os seus numeros são equiparáveis, marcou em jogos decisivos, e “deu” um contributo enorme para um titulo ao Inter que estava numa seca ha mais de 10 anos, numa liga extremamente competitiva também.

          Se Messi ganhar este ano, é injusto.

        • TOPPOGIGGIO
          Posted Julho 1, 2021 at 6:45 pm

          Honestamente Oldasity já nem sei se é ano civil ou época desportiva tendo em conta a forma como é muitas vezes atribuído… O Messi tem sempre um lugar à parte e foi isso mesmo que referi mas a questão dos títulos tem peso (umas vezes sim e outras não) e é nesse sentido que pode pender para outro jogador… Não está em causa o meu pensamento ou o que acho que seria justo mas os critérios amplamente subjectivos e pouco claros de quem os atribui…

  • jaynaz
    Posted Julho 1, 2021 at 1:48 pm

    Muito curioso para ver quem vai ser o bola de ouro este ano, o ano passado se o prémio não tivesse sido “sabotado” seria o Lewandoski a recebe-lo e não era descabido receber este ano se bem que quem eu adorava que Kanté ganhasse.

  • Kacal
    Posted Julho 1, 2021 at 1:47 pm

    Isto é um “não assunto” porque todos sabemos que 99% o vencedor da Bola de Ouro será um jogador ofensivo e que os números (golos) contam muito, não nego que o marketing conta também. Nesse sentido Jorginho não tem qualquer hipótese, a meu ver. Mas dando a minha opinião o que devia contar mais é o nível exibicional e a importância do jogador no coletivo (títulos conquistados) obviamente que devemos ter em conta os golos no que toca a jogadores ofensivos porque faz parte do rendimento deles, mas não podemos ter em conta esse aspecto num médio mais recuado ou num defesa aí devemos avaliar o seu rendimento na sua função.

    Posto isto, tendo em conta o nível que o Jorginho exibiu esta época na sua posição e tendo conquistado a Champions, caso a Itália conquiste o Europeu e como ele foi um dos melhores jogadores de ambas as competições na época, acho que até merecia receber a Bola de Ouro e ficava bem entregue. É um médio que aprecio porque não sendo nenhum portento físico consegue dominar aquela zona do terreno com a sua inteligência e depois dá uma grande qualidade em posse e na circulação da bola, está um senhor jogador.

    • Oldasity
      Posted Julho 1, 2021 at 6:37 pm

      Não consigo perceber. Um jogador agora fazendo meia dúzia de exibições boas e ganha uma Liga dos Campeões merece ganhar a BO? Mas está tudo louco?
      É que se tivesse a fazer excelentes exibições desde o início de 2021 (que é a partir de onde deve contar a BO), tudo bem, mas nem é o caso.
      Já quando começaram a fazer campanha para o Kanté ganhar, achei ridículo a todos os níveis. O homem fez uma época menos boa, de facto fez grandes exibições contra o Real e Chelsea, mas e antes disso? Não conta? O ano não começou em abril.
      Adoro Jorginho, para mim é um dos melhores jogadores do mundo na sua posição, mas daí a ganhar a BO é de mais.

      A nível individual não há ninguém perto de Messi que foi considerado o MVP em 70% dos jogos que fez em 2021.
      Depois dele e antes de Kanté e Jorginho vem Lewa, De Bruyne, Mbappé e Griezmann.

      Na minha opinião nunca iria ficar “bem entregue” a Jorginho ou Kanté. De qualquer forma, ainda agora passamos do meio do ano, muita coisa pode acontecer e mudar tudo completamente.

      • Kacal
        Posted Julho 1, 2021 at 7:12 pm

        Penso que ficou evidente que falei “na minha opinião” portanto na minha pode ser válido o “bem entregue”, mas aceito e respeito que na tua não seja. Até ver não existe nenhum critério definido para eleger o Bola de Ouro portanto até lá cada um pode escolher com base no seu e nas suas preferências ou ponto de vista. A meu ver o Jorginho pela época que fez não ficaria mal entregue caso a Itália vença o Europeu e ele continue neste nível até à final.

        E discordo que o Jorginho tenha meia dúzia de boas exibições, acho que até tem feito um ano 2021 bem consistente. Obviamente concordo que em termos qualitativos e de peso do seu nome não tem o que é necessário para ganhar a Bola de Ouro já que muitos outros melhores não a venceram, em números também não, mas sendo um dos melhores do Mundo na sua posição, estando a fazer um belo ano de 2021 e sendo importantíssimo na conquista de Champions e Europeu (caso a Itália vença) acho que não ficaria mal entregue o prémio.

        Agora se perguntares se é o favorito? Não. Coloco Lewa, KdB e Messi à frente, pelo menos.

        • carlos costa
          Posted Julho 1, 2021 at 9:57 pm

          Na sua opinião 1 jogador que fez 3 ou 4 jogos monstruoso no final da época merece ganhar um prémio que devia premiar a regularidade num ano civil.
          Para cada grande jogo que o Kante fez este ano o Messi por exemplo fez o dobro ou triplo.
          Mas lá está é o Messi não pode ser considerado.

  • Chomate
    Posted Julho 1, 2021 at 12:38 pm

    Se o Kante é candidato, o Jorginho tbm o é, ainda mais se ganhar o euro.
    Agora se quiserem dar o prémio ao melhor do mundo é bastante obvio a q quem têm de o dar.

  • Filipe Ferreira
    Posted Julho 1, 2021 at 11:52 am

    Os três finalistas da bola de ouro estão decididos. Leo Messi, Lionel Messi e Messi.

    • NR7
      Posted Julho 1, 2021 at 3:40 pm

      Será um dia histórico. Primeira vez que darão um prémio da Bola de Ouro a alguém que não é um dos 3 finalistas ?

  • Sporting1906
    Posted Julho 1, 2021 at 11:27 am

    Não tem marketing para isso nem qualidade. Não é o melhor jogador do Chelsea nem da Itália e não está perto de ser o melhor jogador do mundo este ano mesmo que seja campeão europeu de clubes e selecções.

  • Amigos e bola
    Posted Julho 1, 2021 at 10:55 am

    A prova de que não é verdade o argumento de que os jogadores da Liga Inglesa aparecem cansados no Europeu. Os portugueses, sim. Os outros não.

  • Goncalo Silva
    Posted Julho 1, 2021 at 10:10 am

    Confesso que ao início achava que Jorginho só iria render a alto nível com Sarri e por isso achava que a dupla de meio campo do Chelsea teria de ser Kanté e Kovacic (dois jogadores que enchem o campo), mas a verdade é que Jorginho é fundamental na fase de construção do Chelsea. A ideia que me passa agora é que sem Jorginho o Chelsea até teria mais posse mas bastante mais inofensiva, muita troca lá atrás, e isso chegou-se a ver nos primeiros tempos. Com ele a comandar podem ter muito menos homens na primeira fase, e ele consegue ligar o jogo de maneira curta diretamente com Havertz e Mount, sem ter de passar constantemente para trás ou para o lado. Mesmo na componente defensiva, o posicionamento dele é exímio, embora não seja um Kanté ou Kovacic na recuperação.
    Logo no primeiro jogo da Itália falei também nesta hipótese, se Jorginho deve ser considerado para top-5 da Bola de Ouro caso a Itália vença o Europeu, mas como não faz golos ou assistências duvido que isso aconteça.

    • Tiago Silva
      Posted Julho 1, 2021 at 11:09 am

      Acho que disseste tudo, como tu também não era grande fã do Jorginho, mas ganhou uma personalidade incrível esta época com Tuchel, liga os setores como quase ninguém e tem muita qualidade no passe. Se formos a observá-lo apenas no jogo, podemos ver que está sempre a comunicar com os colegas, a dizer quando têm que pressionar ou não, quando têm que esticar o jogo ou dar apoio, é uma espécie de treinador em campo, tem uma leitura de jogo notável. Mesmo em termos defensivos melhorou imenso!

      É claro candidato à Bola de Ouro na minha opinião, ou pelo menos top-5 como disseste, principalmente se vencer o Euro com a Itália.

    • Xyeh
      Posted Julho 1, 2021 at 10:58 am

      A Bola de Ouro devia ser dada 1 por posição, era o melhor avançado do mundo, melhor médio, melhor defesa e melhor gr e estava feito, cada vez temos menos magia no futebol porque só se querem números.

      • JFN
        Posted Julho 1, 2021 at 11:03 am

        Xyeh, para dar um por posição já há o 11 do ano, FIFA FIFPro World XI salvo erro

        • Xyeh
          Posted Julho 1, 2021 at 1:35 pm

          Sim eu sei, acho que é mau para um jogador que é defensivo não poder sonhar com a Bola de Ouro porque neste momento é um jogo de números, Modric foi o último não goleador a vencer e antes dele tens que recuar até 2007 com o Kaká.

          • Sporting1906
            Posted Julho 1, 2021 at 3:05 pm

            Nem o Kaká conta como um não goleador a vencer porque nesse ano foi o melhor marcador da Champions. Mas em 2006 foi o Cannavaro a vencer e esse sim era um jogador defensivo, o último defesa a ganhar a bola de ouro. Mas é normal que a bola de ouro seja ganha quase sempre por avançados e médios ofensivos porque é nessas posições que jogam os melhores jogadores do mundo.

Deixa um comentário