Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Bruno Fernandes eleito o melhor jogador do campeonato pelo 2.º ano consecutivo

Justo? Era entre o capitão leonino (20 golos e 13 assistências) e Pizzi (19 assistências e 13 golos).

Bruno Fernandes foi eleito o melhor jogador da Liga na época de 2018/2019, numa votação levada a cabo pelos jogadores e treinadores do principal escalão do futebol português. O médio do Sporting repete assim a eleição, depois de já ter vencido em 17/18. João Félix e Pizzi, ambos do Benfica, completaram o pódio.

59 Comentários

  • T. Pinto13
    Posted Julho 7, 2019 at 9:10 pm

    Nem havia dúvidas.

  • MiguelSCPortugal
    Posted Julho 7, 2019 at 1:00 am

    Tem de ficar no Sporting e ser campeão. Para o ano vendia-se pela cláusula e ainda ia muito a tempo de brilhar na europa e ganhar a champions.

  • Pablo
    Posted Julho 6, 2019 at 4:36 pm

    Merecido, só que no ano passado é que não mereceu era o Jonas!!!!

  • Baia_99
    Posted Julho 6, 2019 at 12:45 pm

    Justo! Foi o melhor jogador!

    O Pizza também esteve em grande, o Félix e o Militão foram importantes nas suas equipas.

    Saudações DesPortistas

  • Tiago Silva
    Posted Julho 6, 2019 at 7:29 am

    O Pizzi está no pódio mas não está no melhor XI. Incoerência ao mais alto nível!

  • DICAS
    Posted Julho 6, 2019 at 2:58 am

    O melhor mas com uma grande distancia para os outros ! Joga faz jogar, e um jogador top mundial.

  • Tiago Martins
    Posted Julho 6, 2019 at 1:40 am

    Concordo com a atribuição, mas não com a disparidade que alguns sugerem.

    Acima de tudo,considero que houve 6 elementos com rendimento superlativo — Bruno Fernandes, Éder Militão, João Félix, Pizzi, Rafa, Grimaldo

  • Xefe
    Posted Julho 5, 2019 at 11:53 pm

    Para mim o top 3 foi BF8, Pizzi e Grimaldo (jogador muito subvalorizado). Félix foi muito importante mas só apareceu a meio do campeonato e Militão foi perdendo espaço na equipa (falhou alguns jogos importantes, nomeadamente com o Benfica) com a chegada de Pepe.

  • DNowitzki
    Posted Julho 5, 2019 at 11:31 pm

    Da mesma forma que penso que o Messi é o melhor jogador do mundo com ou sem os benditos “númaros”, também me parece óbvio que o Bruno Fernandes foi o melhor após a saída de Nani.

    No entanto, quem ganhou o principal título? Quem foi mais longe na Liga dos Campeões? Quem teve de lutar até ao último segundo em vez de andar parte do tempp a acumular stats vazias?

    O melhor do mundo não é o que ganha a LC? QUAL é a LC para os portugueses? A primeira liga? Então quem a ganhou?

    • Chico
      Posted Julho 5, 2019 at 11:45 pm

      Impacto nas conquistas ou qualidade intrínseca: a inconsistência na atribuição destes prémios individuais é absurda e muitos flutuam entre as duas. Estes prémios têm o valor que têm num desporto coletivo, isto é, muito pouco, mas o prémio de melhor jogador deve ir efetivamente para o melhor jogador da competição e não para o melhor jogador da melhor equipa na competição. Nesse sentido, o prémio deve ir para o Bruno, tal como a Bola de Ouro devia ir para Messi quase todos os anos na última década. No fundo, estes prémios servem apenas para massajar o ego de multimilionários e a consistência de critérios acaba por cair para segundo plano.

  • Chico
    Posted Julho 5, 2019 at 11:21 pm

    Justo. É quase consensual que BF, Rafa, Pizzi, Seferovic, JF e Militão eram os candidatos possíveis. Militão e JF jogaram apenas meia época nas posições onde realmente rendem. Seferovic e Pizzi tiveram grandes números e foram importantes, mas, na minha opinião, são jogadores de uma categoria inferior à dos quatro restantes (os outros têm nível para atuar num clube de primeira linha europeia, estes dois não). Sobram Rafa e BF. O Rafa teve a melhor época da carreira com um impacto brutal nos momentos decisivos do campeonato (finalmente foi clutch) e é dos jogadores na Europa que maior facilidade tem de criar desequilíbrios no um-para-um. No entanto, o Bruno carregou uma equipa às costas e fez números históricos para um médio. Nesse sentido, era difícil não dar o prémio ao jogador do Sporting.

    • Miguel Matos Sa
      Posted Julho 6, 2019 at 1:29 pm

      Falta Grimaldo, mas concordo em tudo. Comentários que adicionam valor ao blog Chico, parabéns.

    • Chico
      Posted Julho 6, 2019 at 12:10 am

      Esqueci-me do Grimaldo.

    • Xefe
      Posted Julho 5, 2019 at 11:45 pm

      O Rafa tem nível para jogar num clube de primeira linha europeia? Credo…

      • Vegeta
        Posted Julho 9, 2019 at 3:22 pm

        Não Xefe tem o Sálvio e o Cervi.

      • Chico
        Posted Julho 5, 2019 at 11:59 pm

        Para mim, a partir do banco tem lugar na maioria das equipas de topo. A velocidade e a qualidade no um-para-um do Rafa causam estragos em qualquer contexto e aprimorou a decisão no último terço na época passada. Contra Porto e Sporting, dificilmente o paravam sem fazer falta.

        • Nunop
          Posted Julho 6, 2019 at 4:20 am

          Concordo, e na final Liga das Nações, os Holandeses já com 70 minutos nas pernas só com falta o agarravam e falamos de Van Dijk, De Jong, Wijnaldum etc.

          Não tenho mínima dúvida que o Rafa era titular no Arsenal por exemplo, não têm extremos e falta-lhes verticalidade (quem joga com o Mikhitaryan a extremo direito, enfim)

  • Dragao77
    Posted Julho 5, 2019 at 11:16 pm

    O Melhor Jogador!!! Em termos individuais e não falo apenas em estatísticas, falo em jogo jogado .. foi sem dúvida o melhor da época, diferença abismal para o resto da equipa…só tenho pena que não esteja no FCP ?

  • Niall joaQuinn
    Posted Julho 5, 2019 at 11:15 pm

    O Bruno Fernandes é muito mais do que golos e assistências.

    É o motor da equipa, joga com uma rotação muito acima da média, recupera bolas, defende, ataca, faz passes de 80 metros, marca livres, marca cantos, desmonta defesas…

    Sózinho é metade da equipa do Sporting.

    Mais que justo este prémio.

  • Turiacus
    Posted Julho 5, 2019 at 10:56 pm

    Para mim é justo, seria a minha escolha também, embora o Pizzi também tenha tido bons números e registos individuais acho que o Bruno foi o melhor jogador do campeonato.

  • Teixas
    Posted Julho 5, 2019 at 10:48 pm

    Para mim o melhor do campeonato seria sempre Pizzi. Mas aceito.

  • Miguel SADSC
    Posted Julho 5, 2019 at 10:43 pm

    Tenho ideia que as estatísticas do Pizzi estão algo inflacionadas e são “mentirosas”. Muitos golos e assistências depois de já estar 3-0. Recordo-me do jogo com o Nacional em que faz creio que 4 ou 5 assistências depois do 4-0 ou 5-0. Bem, por alguma razão tem sempre números incríveis todos os anos cá e mesmo assim ninguém o vem buscar. A juntar à dificuldade nos jogos de Champions.

    • coach407
      Posted Julho 5, 2019 at 11:45 pm

      Já o Bruno Fernandes só marcou golos decisivos…..

      Jornada 1: 3-2 ao Vitória de Guimarães: hat-trick do Pizzi.

      Jornada 2: Vitória por 2-0 ao Boavista. Mais um golo decisivo do Pizzi.

      Eliminatória com o PAOK: 2 golos e 1 assistência

      Jornada 3: Contra o Sporting não esteve diretamente envolvido em nenhum golo do Benfica, mas criou várias oportunidades.

      Jornada 4: 4-0 ao Nacional. 2 assistências do Pizzi.

      Jornada 5: Vitória 2-0 com o Aves. Mais uma assistência do Pizzi.

      Jornada 6: Contra o Chaves não esteve em nenhum golo e o Benfica empatou 2-2.

      AEK para a Champions: 3-2. Mais uma assistência.

      Jornada 7: Vitória por 1-0 ao FC Porto. Mais uma assistência irrelevante.

      Depois tens aqui os 4 jogos que o Benfica soma 2 derrotas para o campeonato, perde e empata com o Ajax, RV, luzes e tal. Aí não jogou bem o Pizzi nem ninguém.

      Jornada 10: vitória por 3-1 ao Tondela. Mais uma assistência.

      Depois tem aqui 3 jogos menos em foco nos golos.

      Jornada 14: Aparece em grande contra o SC Braga marcando um golaço que deu o mote para o 6-2.

      (RV é despedido contra o Portimonense)

      Jornada 16: Mais uma assistência no 4-2 ao Rio Ave.

      Jornada 17: Mais uma assistência no 2-0 ao Santa Clara.

      Na jornada 18 com o V. Guimarães o Benfica fez um jogo ridiculamente fraco resolvido por aquela abertura do Gabriel para o André Almeida.

      Jornada 19: 1 golo e assistência deixando o jogo em 2-0. Acabou em 5-1.

      Jornada 20: 1 golo e 1 assistência no 4-2 ao Sporting

      Jornada 21: Estava 3-0 ao intervalo. Na segunda parte em 14 minutos faz 1 golo e 3 assistências potenciando esse 3-0 para um 7-0 quando ainda havia meia hora de jogo. Ainda somou mais uma assistência. Não consigo compreender como é que o Pizzi faz uma das melhores exibições individuais da história do nosso campeonato, faz 1 golo e 4 assistências no mesmo jogo e isso é mau ou qualquer um faz. Eu não vi mais ninguém a fazer e o Pizzi foi o principal responsável pelo 10-0 naqueles 14 minutos completamente diabólicos em que sempre que tocava na bola era golo.

      Não esteve nos golos nas goleadas ao Aves e ao Chaves.

      Jornada 24: Vitória por 2-1 ao FC Porto. Assistência decisiva voltou a ser do menino do costume, o que já tinha feito na primeira volta, o melhor jogador nos jogos grandes do nosso campeonato esta época com os 2 jogos com o Porto que foi decisivo, com a fantástica exibição contra o Sporting na segunda volta, na primeira volta também esteve bem e contra o Braga foi diabólico.

      Na 25 foi o empate com o Belenenses. Não resolveu.

      Zagreb: completamente decisivo ao fazer a assistência que levou o jogo para prolongamento.

      Jornada 26: 4-0 ao Moreirense. 1 assistência. Caso hajam dúvidas: a assistência foi para o 2-0.

      Jornada 28: 4-1 ao Feirense. Marcou o 1-0.

      Jornada 29: 4-2 ao V. Setúbal. Assistência quando o jogo estava 2-1.

      Jornada 30: 6-0 ao Marítimo. Não festejes já. Assistiu para o 1-0 e marcou o 2-0.

      Jornada 31: Até começou 1-0 para o Braga, mas 2 golos e 1 assistência do Pizzi colocaram o jogo em 3-1. Rafa resolveu fazer aquela gracinha no fim para o 4-1.

      Jornada 32: 5-1 ao Portimonense. Já avisei para não festejares antes da hora. Fez a assistência quando o jogo estava 2-1 e muitíssimo complicado.

      Jornada 33: 3-2 ao Rio Ave. 1 golo do Pizzi.

      Conclusão: além do jogo com o Nacional, não tens 1 único golo ou assistência que tenha sido para avolumar a goleada. Quando o fez, colocou o jogo na história do nosso campeonato. 1 golo e 4 assistências no mesmo jogo é inacreditável. 1 golo e 3 assistências em 14 minutos logo no inicio da segunda parte é épico. Não foi só mais uma goleada, foi algo histórico. Todos os outros golos e assistências foram super decisivos para vencer o campeonato, passar eliminatórias e tudo que o Benfica alcançou. Isto durante todo o campeonato, com os dois treinadores, tremenda regularidade e a ser o melhor jogador do campeonato nos jogos grandes com 4 golos e 4 assistências nos 6 jogos contra Sporting, Porto e Braga. Todos eles decisivos, repito.

    • Chico
      Posted Julho 5, 2019 at 11:37 pm

      Não podes penalizar um jogador pela equipa dele ser muito boa (haha), apesar de entender parcialmente o que queres dizer. O Pizzi é um excelente jogador sem capacidade para dar um salto para um clube de primeira linha, mas não deixa de se ser excelente para a nossa realidade e, no esquema de Lage, tenho a certeza que vai começar a render mais nos jogos de Champions. As suas fragilidades estão mais protegidas agora do que quando jogava no meio. Aliás, a última vez que tivemos real sucesso na Europa foi quando o Pizzi jogou à direita. É um jogador magnífico no aspeto técnico e de leitura de jogo, particularmente no último passe, mas é muito lento, frágil fisicamente, só se compromete minimamente no momento defensivo quando lhe apetece (às vezes até parece que se abstém de disputar os duelos) e, como arrisca muito nas suas ações, tem jogos em que faz imensos turnovers quando não está tão inspirado. Mas defeitos têm todos os jogadores e é um dos melhores do Benfica e da Liga.

    • stanpanan
      Posted Julho 5, 2019 at 11:23 pm

      Sinceramente nem se entende onde queres ir, porque será que foram assim tantas as assistências quando os jogos estavam mortos? Dou te 2 exemplos, Benfica ganha casa e fora contra o porto com 2 assistências do… Pizzi… Por essa ordem de ideias se as assistências contra o nacional são empoladas, as contra o porto ja Deviam valer a triplicar…

    • j. chamberlin
      Posted Julho 5, 2019 at 11:15 pm

      Porque o Benfica deve ter ganho todos os jogos por 5, 6 ou 10 né?

      • Miguel SADSC
        Posted Julho 5, 2019 at 11:22 pm

        Não, mas se fores verificares grande parte dos números do Pizzi são desses jogos. Não todos obviamente e foi fulcral no Dragão com a assistência para o Rafa, mas daí o ponto original de que são algo inflacionadas. Mas pronto, cada um lê o que quer.

        • coach407
          Posted Julho 6, 2019 at 3:44 am

          Fui verificar. Tens ali um comentário a mostrar que, além do Nacional, todos os golos e assistências do Pizzi foram quando o Benfica estava a perder, empatado ou a ganhar por apenas 1 golo e a precisar portanto de segurar o resultado.

          Portanto só não digo que a conversa sobre os números do Pizzi estarem “inflacionados”, que já provei que é mentira, termina aqui porque agora a conversa muda para o Bruno Fernandes. Ou ele não fez um hat-trick e uma assistência nos 8-1 ao Belenenses?

          Além do Nacional, TODOS os golos e assistências do Pizzi foram completamente decisivas. E não foi apenas decisivo contra o Aves. Foi o melhor jogador do campeonato nos jogos grandes. 4 golos e 4 assistências nos 6 jogos contra Porto, Sporting e Braga, ficando em branco apenas contra o Sporting na primeira volta. Completamente decisivo nas 5 vitórias nos 5 jogos que deram o título ao Benfica. Vitória em Alvalade, Dragão, em Braga e na receção ao Porto e Braga.

          Bruno Fernandes no campeonato foi decisivo contra quem? O Sporting até empatou um dos jogos com o Benfica, mas ninguém viu o Bruno Fernandes. Não sei se apareceu ao jogo. Contra o FC Porto, enfim, é melhor nem falar. Contra o Braga na segunda volta foi decisivo. Foi o jogo mais importante que ele decidiu neste campeonato.

          Em relação aos números globais da época devo dizer que há poucos médios de topo a fazer 90 minutos contra Loures, Lusitano e companhia. Depois é o Pizzi que tem números inflacionados.

        • j. chamberlin
          Posted Julho 6, 2019 at 12:43 am

          E tu foste verificar?
          No dragão e na luz contra o Porto. Em Alvalade também…
          Eu li exatamente o que escreveste. O meu comentário foi no sentido de apontar o quão ridiculo é dizeres que a maioria dos números dele são depois de jogos já estarem 3-0, quando não foram tantos assim os jogos em que o Benfica fez mais de 3 golos.

    • TOPPOGIGGIO
      Posted Julho 5, 2019 at 11:07 pm

      Completamente escusado é desprovido de sentido o comentário a meu ver. Como já foi questionado, os golos de penalti devem ser por isso desacreditados? Ou será que o Pizzi fica à espera do jogo estar 3-0 para fazer assistências? Os hatricks devem ser contabilizados como 1 golo quando fica 3-0? Pode não ter dado conta mas o post é sobre Bruno Fernandes…

      • Miguel SADSC
        Posted Julho 5, 2019 at 11:12 pm

        No negrito fala-se do Pizzi como o outro candidato. É escusado porquê? A assistência do Pizzi para o Rafa no Dragão tem mais ou menos importância que as 4 ou 5 contra o Nacional quando já estava 5-0?
        Sâo números vazios no sentido em que com ou sem eles nada muda.

    • stanpanan
      Posted Julho 5, 2019 at 10:55 pm

      Valem menos essas assistências?

      • Miguel SADSC
        Posted Julho 5, 2019 at 11:01 pm

        Não, mas têm o mesmo impacto ou importância? São estatísticas e contam todas, mas a relevãncia delas não é a mesma e o futebol não é excel. No basket faz-se mais esta discussão e acho que seria giro passar para o futebol

        • NunoLFC
          Posted Julho 6, 2019 at 11:54 am

          Seria giro até ao momento em que esses números deixarem de apoiar o teu clubismo. A partir daí já não vais achar piada cheira-me.

          Os números do Pizzi não valem porque a equipa ganha por muitos mas os números do Bruno Fernandes numa equipa a jogar para ele e só para ele meia época e sem pressão de titulos ou qualificações já valem. É isso.

    • SouthEagle
      Posted Julho 5, 2019 at 10:54 pm

      E então? Talvez metade dos golos do Bruno Fernandes tivessem sido de livre ou pênalti!

      • Miguel SADSC
        Posted Julho 5, 2019 at 10:59 pm

        O Bruno quando começou a bater penaltis já tinha ultrapassado os 20 golos na época. O Pizzi também bateu bastantes. Ah e de livre é igual a penalti? Não me digam que bater livres tem a mesma facilidade…

    • E o que temos
      Posted Julho 5, 2019 at 10:52 pm

      Ou seja, so vale marcar e fazer assistencias se o jogo estiver de 3-0 para baixo. Certo

      • Gunnerz
        Posted Julho 5, 2019 at 11:00 pm

        Se retirares as palas percebes melhor o q ele quis dizer. A cena é fazeres muita coisa num jogo e passares jogos sem fazer nada. Se fizeres 20 golos em 10 jogos é excelente, mas se n marcares mais até ao fim não tens tanta influência como se marcares 20 em 20 jogos, 1 por jogo. É por aí o comment dele.

        • Miguel SADSC
          Posted Julho 5, 2019 at 11:13 pm

          Isto. Obrigado. Impressionante como quem lê percebe as coisas que estão escritas, quem diria.

      • Miguel SADSC
        Posted Julho 5, 2019 at 10:58 pm

        Não, mas pergunta genuina. Acha que têm a mesma importância?

        • j. chamberlin
          Posted Julho 5, 2019 at 11:14 pm

          Então e os golos marcados e assistências feitas quando uma equipa tá a lutar pelo título ponto a ponto também não devem valer mais do que as que são feitas quando a outra equipa tá praticamente só a fazer jogos treino à espera que a época acabe??

          • Miguel SADSC
            Posted Julho 5, 2019 at 11:20 pm

            Não foi a lutar pelo título de facto, muito pelo resto da equipa ser terrível, mas foi a lutar pelo 3º. E sem esses golos e assistências o Sporting acabava em 5º.
            Interessante que é quase como a dizer que o Bruno só fez os números porque não tinha pressão quando marca dois golaços ao Benfica para levar o Sporting à final da taça.
            Proposta, trocar o Pizzi para a equipa do Sporting este ano e o Bruno para a do Benfica para ver o que acontecia. A minha aposta é que Pizzi acabava com 5 golos e 5 assistências.

            • j. chamberlin
              Posted Julho 6, 2019 at 12:47 am

              E no entanto não respondeste diretamente ao que perguntei…
              Lutar pelo 3º para um clube com a grandeza do Sporting é quase um insulto.
              Esses golos que referes foram para a taça, não devem entrar para as contas.
              E percebo esse último argumento, mas é uma comparação muito complicada de se fazer, o tipo de coisa que nunca saberemos.

            • Chico
              Posted Julho 5, 2019 at 11:47 pm

              A minha aposta era 2 assistências, 2 lançamentos de linha lateral conquistados e 1 auto-golo.

            • Xefe
              Posted Julho 5, 2019 at 11:44 pm

              Boa parte dos golos e assistências do Pizzi foram decisivas (1º e 2º golos), principalmente nos jogos contra os rivais Porto (as duas assistências decisivas) e Sporting (assistência que matou o jogo) e Braga (3 golos decisivos).

              E com R. Vitória, na altura em que a equipa ganhava os jogos por 1-0 ou 2-1 ele tinha mais de 50% de influência directa nos golos no campeonato e mais de 40% em todas as competições. Números absurdos que nem B. Fernandes conseguiu.

              Por incrível que parece os números do Pizzi mantiveram-se mais ou menos constantes com Lage apesar da média de golos da equipa ter passado de 2 para 4. Isto porque como a equipa passou a jogar melhor, todos passaram a marcar e o Pizzi perdeu algum protagonismo. Se o BF8 tivesse no Benfica o mesmo iria acontecer.

              E finalmente não esquecer que o BF8 joga no Sporting quase como um avançado e o Pizzi joga atrás de Rafa, Seferovic e J. Félix (comparem a influencia do BF8 na selecção onde tem que jogar atrás de Guedes Ronaldo e B. Silva).

              Com isto não estou a dizer que o Pizzi é melhor que o BF8, mas podemos usar o mesmo argumente das estatísticas inflacionadas no caso do BF8.

            • DNowitzki
              Posted Julho 5, 2019 at 11:24 pm

              Compro já e ofereço-me para os transportar.

  • Amigos e bola
    Posted Julho 5, 2019 at 10:39 pm

    Nada a dizer. De longe o melhor jogador em Portugal.

    • DICAS
      Posted Julho 6, 2019 at 2:59 am

      Mas e de longe por tudo que faz

    • feelfreeyouare
      Posted Julho 5, 2019 at 11:02 pm

      Se fosse jogador do Benfica ou do Porto tinha sido vendido a época passada e por essa razão é que só o Sporting consegue manter grandes jogadores nos últimos anos. Rui Patrício, Adrien e o W. Carvalho são exemplos disso, saíram por causa da situação que aconteceu mas todos foram capitães do SCP e mesmo quando forçaram a saída o Sporting conseguiu segurá-los. Se conseguir isso com B. Fernandes será muito bom para poderem construir uma equipa à volta dele e voltar aos títulos. Se não conseguir melhor para o jogador que vai ganhar mais dinheiro para o estrangeiro e constrói uma carreira num nível muito mais alto.

      • DM
        Posted Julho 6, 2019 at 12:17 am

        Completamente! E isso atrai os jovens promissores que vêem no Sporting o clube onde podem crescer, crescer, crescer e acabar carreira… Cortar os pés é sempre o caminho.
        No Benfica e no Porto tinham saído e tinha chegado um miúdo promissor que sabia que na hora de dar o salto ninguém lhe ia cortar as pernas.

    • TOPPOGIGGIO
      Posted Julho 5, 2019 at 11:00 pm

      Aceita-se a opinião mas acho exagerada. Nada a apontar ao facto de ter ganho mas daí a ser melhor jogasor de longe já não concordo…

  • E o que temos
    Posted Julho 5, 2019 at 10:36 pm

    Continuo com a minha opinião mas ele ter ganho o premio nao é nenhuma aberração por isso está bem entregue

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Julho 5, 2019 at 10:36 pm

    Também era a minha escolha. Contente pelo Bruno. 2 anos consecutivos a vencer o prémio a ficar em 3.º nos 2. É impressionante o seu rendimento e só por aí consegue superiorizar-se aos jogadores dos rivais. Este ano então foi verdadeiramente assombroso desde que Keizer chegou.

  • Kacal
    Posted Julho 5, 2019 at 10:36 pm

    Acho justo e que é merecido nem há duvidas. Mas aceitava um jogador do Benfica por ter sido campeão nacional, não só por isso mas também em rendimento tiveram jogadores que podiam ter ganho o prémio. Entre eles Pizzi e Rafa à cabeça. E o Rafa até foi decisivo no jogo do título, que para mim foi no Dragão. Mas aceita-se, a meu ver.

  • Estigarribia
    Posted Julho 5, 2019 at 10:35 pm

    Sem surpresa. Limpinho, limpinho.

    Saudações Leoninas

Deixa um comentário