Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Bruno Fernandes (já leva 20 golos) volta a salvar o Sporting; Leões realizaram uma má 1.ª parte e só desbloquearam depois do autogolo; Diaby contribuiu com uma assistência; Renan evitou o 1-0; Sector defensivo esteve desastrado, Bas Dost também voltou a ser menos um; Geraldes somou os primeiros minutos desde Maio

Feirense 1-3 Sporting (Petkov 76′; Briseño 44′ p.b. e Bruno Fernandes 58′ e 68′)

Não foi bonito, mas o Sporting regressou às vitórias ao bater pela 4.ª vez esta época o Feirense. Os leões realizaram uma péssima 1.ª parte, até viram o último classificado a ser mais perigoso (Renan evitou um golo cantado), mas um autogolo em cima do intervalo e a qualidade de Bruno Fernandes (voltou a marcar de livre directo e já leva 20 golos em 2018-19) fizeram a diferença. Diaby também foi importante ao contribuir com uma boa assistência, no entanto a nível individual e colectivo as notas foram quase todas negativas. A defesa esteve sempre intranquila (Coates foi dos que mais errou) e o ataque pouco se viu (Bas Dost continua a condicionar pelo que pouco que acrescenta). Já os Fogaceiros, na estreia de Filipe Martins, conseguiram criar perigo no 1.º tempo nas bolas paradas, mas depois do intervalo até ao 0-3, pouco se mostraram, de nada valendo o golaço de Petkov.

Em relação ao jogo, a primeira parte foi monótona, com ambas as equipas a só ameaçarem em bolas paradas, sendo que o Feirense foi mais perigoso nessas situações. Bas Dost até André Moreira a uma boa intervenção, mas os melhores lances foram da equipa da casa, tendo Renan negado o 1-0 a Sturgeon numa defesa por instinto em cima da linha de golo. No entanto, quando o Sporting apresentava poucas soluções, a fechar o 1.º tempo, Acuña descobriu Borja aberto na esquerda, o colombiano cruzou para Wendel e o brasileiro, após tocar no esférico, viu Briseño, com a mão, a trair André Moreira e abrir o activo. Na 2.ª parte, o encontro começou novamente equilibrado, mas numa iniciativa de Diaby (bom cruzamento), Bruno Fernandes surgiu na área e fez o 2-0. Pouco depois, o médio ampliou num livre directo. A partir daí o Feirense, sem nada a perder, começou a reagir e encostou o Sporting, que geriu a equipa ao lançar Doumbia e Geraldes para os lugares de Bruno Fernandes e Wendel. João Silva obrigou Renan a uma boa intervenção e pouco depois o recém-entrado Petkov chegou tarde a um bom cruzamento de Vítor Bruno. Não foi à primeira, foi à segunda, uma vez que pouco depois o búlgaro aproveitou uma má intervenção de Borja para reduzir com um pontapé de moinho, não dando hipótese de defesa a Renan. Até final, registo para um livre que saiu ao lado de Vítor Bruno.

Sporting – Os Leões voltam a vencer na Feira e conseguem regressar aos triunfos cinco jogos depois. Ainda assim, a exibição esteve longe de convencer, com a turma de Keizer a falhar novamente muitos passes, a sentir dificuldade para criar lances perigo e a consentir muitas veleidades em termos defensivos, tanto em bola corrida como nas bolas paradas. Bruno Fernandes voltou a ser o herói, conseguindo bisar na 2.ª parte (já leva 20 golos) e dando outra tranquilidade à equipa no marcador, enquanto Acuña foi importante no 1-0 a descobrir Borja e Diaby fez uma excelente assistência no 2-0. Já Bas Dost voltou a estar muito fora do jogo, enquanto Wendel teve uma participação decisiva no 1-0 e tentou levar a equipa para a frente sem grande sucesso. Já Gudelj voltou a ser menos um no miolo, cometendo vários erros e não conseguindo garantir a segurança à frente do miolo, ao passo que Ristovski, que voltou ao 11, sentiu também dificuldades. Melhor esteve Borja, embora tenha estado mal no golo sofrido, enquanto Ilori, tirando uma ou outra dificuldade com Petkov, também cumpriu. Pior esteve Coates, acumulando desconcentrações e más abordagens, enquanto Renan foi decisivo a evitar o 1-0 num remate à queima de Sturgeon, mas voltou a comprometer nas saídas da baliza. Nota ainda para Francisco Geraldes, que somou os primeiros minutos desde Maio de 2018.

Feirense – Os Fogaceiros estão no último lugar da tabela e, apesar dos reforços e da mudança de treinador, não vai ser fácil sair desta situação. A equipa da casa equilibrou o jogo na 1.ª parte, sofreu contra a corrente até, mas um auto-golo e a maior qualidade individual do adversário fez a diferença. Nota para Sturgeon, que desperdiçou o 1-0 de forma algo escandalosa, enquanto Tiago Silva (muito bem nas bolas paradas) e João Silva criaram sempre problemas a Renan. Petkov, que marcou, Ofori e Andersson entraram bem e vieram agitar, enquanto Diga e Vítor Bruno tentaram apoiar o ataque, mas acabaram por pecar em termos defensivos nos golos, tal como Briseño e Flávio Ramos. Já André Moreira sai ileso de culpas e ainda evitou um golo de Dost. Nota ainda para o duo Cris-Marco Soares, que sentiu muitas dificuldades, e abusou das faltas.

XI do Feirense – André Moreira; Diga, Briseño, Flávio Ramos, Vítor Bruno; Marco Soares, Cris; Valencia, Tiago Silva, Sturgeon; João Silva

XI do Sporting – Renan; Ristovski, Coates, Ilori e Borja; Gudelj, Wendel e Bruno Fernandes; Diaby, Acuña e Bas Dost.

97 Comentários

  • RodolfoTrindade
    Posted Fevereiro 11, 2019 at 10:51 am

    Não vi o jogo, mas é uma pena ver o Bruno Fernandes perdido numa equipa destas.

    • E o que temos
      Posted Fevereiro 11, 2019 at 11:32 am

      Ele se for inteligente aproveita este ano para sair de lá. Duvido que ganhe muito mais cotação, a não ser que o sporting consiga ir à champions em breve e ele parta tudo lá o que é duvidoso ou no ano de europeu ele seja titular na seleção o que é igualmente duvidoso devido à quantidade de opções que existem e à falta de qualidade que ele já mostrou na seleção

      • hortalica
        Posted Fevereiro 11, 2019 at 1:27 pm

        Se for esperto sai de lá? Se chegar uma proposta condizente com o seu valor e o Sporting ache por bem vender o jogador.

        Falta de qualidade na selecção? E que oportunidades é que teve na selecção? Acho que é um bocado injusto tirar essas conclusões. O Fernandes tem poucos minutos na selecção e maior parte deles é a entrar no fim ou a jogar com jogadores que raramente são chamados e não há entrosamento nenhum. Se o Fernandes foi o melhor jogador do campeonato o ano passado (numa equipa que não jogava muito) e este ano leva 20 golos numa equipa que joga zero à bola, numa selecção habituado a jogar frequentemente acho que não será tão mau na selecção como pensas. Concordo que quando jogou não esteve bem mas temos de analisar as situações em que jogou (excluindo o mundial).

        • E o que temos
          Posted Fevereiro 11, 2019 at 1:38 pm

          Ponto nº1 – Sim se for esperto, o Sporting nos próximos 2-3 anos não é candidato a nada a não ser umas taças por muito que te doa ouvir isto, por isso sim, o mais esperto para a carreira de um jogador seria sair uma vez que ele tem qualidade e pode almejar um pouco mais (alguma equipa do 2º nivel europeu)
          Ponto nº2 – estou a usar o mesmo parametro que usam para dizer que o nelson semedo nao mostrou nada na seleção, ambos podemos concordar que nao tiveram muitas opçoes, mas se o pior pizzi dos ultimos anos é preferido e passa à frente do melhor BF de sempre acho que isto quer dizer alguma coisa.
          Ponto nº3 – Já disse a minha opinião sobre a questão do melhor jogador do campeonato do ano passado, para mim Marega e Jonas mereciam bem mais mas são opiniões.
          Ponto nº4 – acho o BF um bom jogador e pode ser util na seleção mas nunca para titular
          Abraço

          • hortalica
            Posted Fevereiro 11, 2019 at 2:17 pm

            nº1- A vontade do clube não conta? Ou propostas decentes para o clube? O jogador é só uma parte.

            nº2- Esse parâmetro é injusto na minha opinião e não o digo pelos jogadores em causa.

            nº3- Se quiseres: melhor médio do campeonato.

            nº4- E quem é que na selecção tens em melhor forma que Fernandes nos últimos 2 anos? Excluindo o Bernardo Silva (que até joga mais na ala na selecção) quem tem feito melhor que Fernandes? Vais meter Moutinho, Adrien, André Gomes, João Mário, Renato? (Neves, WC e Danilo não são essa posição). E por exemplo, Guedes e Bernardo Silva no mundial estiveram horríveis mas não é só por causa disso que não merecem ser titulares.

            • E o que temos
              Posted Fevereiro 11, 2019 at 3:39 pm

              nº1 – Claro que a vontade do clube conta mas o sporting precisa de dinheiro e penso que já tenham aprendido que reter os jogadores tempo demais só traz dissabores (o william podia ter saido facilmente por 40m há uns anos e saiu por zero). Obviamente o BF pode querer ficar e ser uma lenda do clube, não nego isso
              nº2 – estamos de acordo então mas parece ser a maneira de FS avaliar jogadores infelizmente
              nº3 – concordo plenamente
              nº4 – pergunta subjetiva porque para mim o FS nao tem unhas para o ferrari que a seleção pode e deve ser. meio campo com william, neves e moutinho atualmente era muito bom com pizzi, BF e andre gomes para rotaçao, eventualmente sanches mas nao tenho gostado dele e não acho que merece ser chamado atualmente sinceramente

            • Kacal
              Posted Fevereiro 11, 2019 at 3:22 pm

              Moutinho está a jogar muito bem e a ser muito importante no Wolves na PREMIER! Mesmo no Mónaco era sempre o “patrão” do meio-campo. Além de ser um veterano com muita experiência. Os restantes nomes concordo.

  • Joao Silvino
    Posted Fevereiro 11, 2019 at 12:43 am

    Um ultimo comentário, meio offtopic, mas ainda sobre este jogo… As claques a pedir “respeito pelos ultras”. A sério? A sério??

  • Kacal
    Posted Fevereiro 10, 2019 at 11:15 pm

    Ainda há quem compare o Bruno Fernandes ao Óliver, com muita pena minha não há comparação. O Bruno é muito mais influente e decisivo. Além de ter remate e o Óliver não. É raro vê-lo em situação de golo iminente e vê-lo a marcar mais raro é. Tem elegância com a bola nos pés, tem visão de jogo e capacidade de passe, mas na prática faz muito pouco, sobretudo tendo em conta o que custou. Nunca na vida vale 20 milhões. E o Bruno Fernandes custou metade… preferia ter dado os 20 pelo Jota na altura, mal por mal.

    • Estigarribia
      Posted Fevereiro 11, 2019 at 10:03 am

      Kacal,

      O Óliver não é mau jogador. Como disseste, e bem, o espanhol sabe ter a bola nos pés e quando a passa sai sempre redondinha para o colega de equipa. Se ele tivesse uma melhor capacidade de finalização poderia ser um jogador monstruoso em Portugal (atenção, a capacidade de finalização trabalha-se nos treinos e isso tem de ser da responsabilidade do treinador). Em relação ao preço também acho que é excessivo, mas se Óliver tivesse essa componente da finalização bem oleada poderia valer esse dinheiro.

      Em relação ao Bruno Fernandes penso que já disse tudo sobre ele noutros posts e acrescento isto: como Sportinguista é um orgulho vê-lo de leão ao peito e, por mim, era mantê-lo com contrato vitalício no Sporting ahah

      Saudações Leoninas

      • Kacal
        Posted Fevereiro 11, 2019 at 12:15 pm

        Sim Estigarribia, concordo. Não disse que era mau jogador, não é, mas também não é um jogador de 20 milhões. Por mais que tenha qualidade com bola nos pés, sabe ter bola, tem visão de jogo e qualidade de passe, depois não tem remate, não tem chegada à área, não tem drible em progressão, não é rápido, enfim, é um bom jogador mas não é o que pintavam e nunca valia 20 milhões. O Bruno Fernandes, além de toda a visão de jogo e qualidade de passe que possui, ainda tem drible em progressão (é capaz de conduzir a bola), tem muita chegada à área, é muito forte no remate meia-longa distância, tem golo, tem assistência, enfim é muito mais jogador que o Óliver, mais completo, mais influente e mais decisivo. Trocava facilmente o espanhol pelo português.

        E falas bem, SE mas o se não existe e o Óliver já esteve cá uma vez, está cá novamente há algum tempo e ainda não vi evolução nesses aspectos e duvido que vá melhora-los, acho que não tem mesmo essa capacidade.

        Compreendo esse orgulho e desejo, eheh, também o queria se o Bruno Fernandes estivesse no Porto. Imaginar um meio-campo com Danilo – Herrera – Bruno Fernandes com todos a 100% de forma física e mental, todos no seu melhor, UI UI!!

        Saudações DesPortistas

  • Joao Silvino
    Posted Fevereiro 10, 2019 at 11:00 pm

    O Gudelj está por empréstimo, certo? Lembro-me que veio por empréstimo mas que o Sousa Cintra disse logo que havia umas nuances e deu a entender que podia ser definitivo. Espero que vá recambiado para a China em Junho! A menos que renda a 8/10…

  • Joao Silvino
    Posted Fevereiro 10, 2019 at 10:59 pm

    Não entendo a discussão sobre o golo anulado… Chocado fiquei eu ao ver que não foi anulado imediatamente!

    O jogador do Feirense ficou colado ao chão, entre a bola e o GR, que quando se mexeu naturalmente chocou com o jogador. Na pequena área. Se isto não é falta, o que é falta? Acho que a malta aprendeu mal a lição com o golo do Luisão na Luz em 2005, em que também houve falta sobre o Ricardo.

    • Joao Duarte
      Posted Fevereiro 11, 2019 at 8:57 am

      Nada obriga a que um jogador se mexa em qualquer parte do campo. Pode ficar parado que não é falta .

      • GoncaloB
        Posted Fevereiro 11, 2019 at 9:02 pm

        Isso nao é totalmente verdade, se o jogador se colocar num espaço de forma a dificultar um guarda-redes de jogar a bola, nesse caso é falta.

    • junior_1984
      Posted Fevereiro 11, 2019 at 8:15 am

      Fico chocado com este comentário. Dentro da pequena área não podem haver cargas sobre o GR. Mas nada impede de um jogador ficar imóvel lá dentro. O Renan aborda mal o lance e é ele quem empurra o jogador do Feirense. O golo é mais do que legal e foi um frango à moda antiga. Cumprimentos

  • Theakabroken
    Posted Fevereiro 10, 2019 at 10:48 pm

    Como o Bruno, só o Juninho Pernambucano.

  • Frodo
    Posted Fevereiro 10, 2019 at 10:43 pm

    Jogo fraco que vale pelos 3 pontos.

    Renan continua a não me convencer, apesar de não lhe ver culpa (e ver falta) no golo anulado.
    Ristovski não é bom, mas ao lado do Bruno Gaspar parece o Dani Alves.
    Ilori continua sem me convencer, mas é normal, dado que ainda mal treinou…
    Borja bem, pela segunda vez, ainda que tenha abordado mal o lance no golo do Feirense.
    Gudelj continua a ser – 1, continuamos à espera de Doumbia no 11.
    Wendel claramente cansado, mas como sempre a tentar levar o Sporting para a frente.
    Geraldes a querer mostrar serviço. Não o acho nada de especial, mas poderá ser útil na mesma… E é da casa.
    Diaby bem, apesar de o achar fraquinho.
    Acuña muito bem naquela posição, pela segunda vez.
    Bas Dost continua mal…
    Bruno Fernandes… Já não há palavras. Um médio (centro) que leva 20 golos numa equipa que joga mal e porcamente, que tem imensa atitude e imensa qualidade… Se não é o melhor da liga anda lá perto.

    Gostava de ver o Sporting a experimentar o 4-4-2 no campeonato:
    Renan (que remédio…)
    Ristovski
    Coates
    Mathieu
    Borja
    Doumbia
    Bruno Fernandes
    Raphinha
    Acuña
    Nani/Luiz Phellype
    Bas Dost

    • Kacal
      Posted Fevereiro 11, 2019 at 1:20 am

      Metia o mesmo 11! Mas tirava o Luiz Phellype de SA, ele é o concorrente do Bas Dost. Punha Diaby a alternar com o Nani. E em certos momentos poderia jogar o Geraldes como “falso ala” direito mudando o Raphinha para a esquerda.

  • Nunop
    Posted Fevereiro 10, 2019 at 10:35 pm

    O Bas Dost empurrar o Svilar não é falta para alguns Sportinguistas mas hoje o 1-0 que anulam ao Feirense por “falta” ao Renan quando nem sequer lhe tocam, nem ele protesta a seguir ao golo, aposto que foi muito bem anulado.

    • Sant
      Posted Fevereiro 10, 2019 at 11:51 pm

      Não consigo perceber se este comentário é a sério ou não.
      Primeiro o Bas Dost não empurrou ninguém, o Svilar saiu e estava lá o Dost e acontece o choque, tal como neste lance em que o jogador do Feirense também não empurra ninguém, está lá à frente do Renan.
      A grande diferença é que o lance do derby é fora da pequena área e este é dentro dela. E as regras estão feitas para ser aplicadas. Se um adversário estorva a acção do guarda-redes dentro da pequena área é marcada falta. Por isso muitas vezes os guarda-redes mandam-se contra um adversário nesse local pois sabem que estão protegidos pelas regras do jogo. Assim que saem da pequena área são um jogador de campo como os outros, portanto uma obstrução ou algo do género que não tenha comportamento violento ou empurrões ou o que seja não é falta.
      Espero que tenha ficado elucidado, acho é um pouco estranho comentar sem conhecer as regras do jogo.

      • Joao Duarte
        Posted Fevereiro 11, 2019 at 9:34 am

        Como disse em cima, essa lei não existe. Vai ao site da FPF ou da Liga e procura o documento das leis do jogo. Em parte alguma desse documento está escrito que tocar na pequena área no Gr é falta.

    • Maiqueke
      Posted Fevereiro 10, 2019 at 11:36 pm

      O Dost foi a uma disputa com da bola onde houve choque com o redes FORA DA PEQUENA ÁREA. O Renan foi obstruído DENTRO DA PEQUENA ÁREA.
      Se não sabes as regras, podias pesquisar. O Redes dentro da pequena área é sagrado e ninguém lhe pode tocar, equivalente ao papa. A partir do momento que pisa a linha e sai da pequena área passa a ser um jogador de campo normal (com a excepção de poder usar as mãos dentro de área).
      São situações completamente diferentes.

      • Joao Duarte
        Posted Fevereiro 11, 2019 at 9:04 am

        Pesquisa as leis do jogo, essa lei não existe em documento nenhum oficial de leis do jogo. Isso foi um mito que se criou e nem faz qualquer sentido, senão bastava tocar com um dedo no Gr para ser sempre falta.

      • Nunop
        Posted Fevereiro 11, 2019 at 12:14 am

        Entao mas o Bas Dost caiu em cima do Vlachodimos em Alvalade dentro da pequena area e foi penalti po Sporting, como assim o guarda redes dentro de area é o papa e ninguem lhe pode tocar?

        • Miguel Carvalho
          Posted Fevereiro 11, 2019 at 9:55 am

          o que me ri com este comentário, então segundo o que tu dizes, um jogador se tiver na pequena área e não se mexer basta o guarda redes jogar-se para cima dele que é falta.
          Isto é incrivel a visão que conseguimos ter quando o nosso clube é beneficiado.

  • Sten
    Posted Fevereiro 10, 2019 at 10:28 pm

    Outro jogo do Sporting mal jogado, da pena BF andar ali quase sem ajuda.. O Sporting tem obrigação de fazer melhor. Sem o 2º lugar este ano cada vez vai ficar mais longe do titulo nos próximos anos. Pior mesmo que o Sporting só o arbitro.. Meu Deus..

  • Joga_Bonito
    Posted Fevereiro 10, 2019 at 10:24 pm

    Bruno Fernandes devia ser para o SCP o que Félix é no Benfica: a referência pela qual passa todo o jogo.
    Não se entende como num plantel com pouca qualidade, um jogador destes ser tão desaproveitado.

  • Filipe Ferreira
    Posted Fevereiro 10, 2019 at 10:21 pm

    Jogo em todas as partes mal jogado, mau espetáculo por parte das 3 equipas. Golo invalidade algo discutível. Renan continua a revelar pouca segurança, Ristovski é fraco mas ainda assim melhor que o B. Gaspar, dupla de centrais algo conflituosa com a bola, Coates com o habitual chutão na frente sem nexo, Ilori acaba por ficar mal no golo sofrido mas se me aparecesse um pé do Borja à frente da cara também me desviava, mas foram limpando tudo, pecaram na saída de bola. Borja com boas indicações, Gudelj um a menos, Wendell algo discreto, parece cansado. Diaby faz uma boa assistência, saca o livro do golo, e portanto foi dos menos maus, pois foi dos que menos mal decidiu, mas não agitou muito. Acuña com exibição para russo ver, foi o 2º melhor em campo. Bas Dost ao nível de Gudelj e claro, Bruno Fernandes, o que era do Sporting sem ele, o nosso abono de família, o primeiro golo é um golo à ponta de lança (atenção Bas Dost) e depois um livre em que me parece que existe alguma displicência do André Moreira. 3 pontos importantes, mas exibição longe do suficiente.

    Apenas um reparo, esta equipa do feirense usa e abusa do jogo físico, jogam mal e feio, como tal o último lugar aplica-se a eles.

  • JoaoMiguel96
    Posted Fevereiro 10, 2019 at 10:17 pm

    Jogo fraco, especialmente na primeira parte. Keizer tem que ganhar juízo e perceber que Gudelj não pode pisar o campo. Doumbia tem que começar a entrar.

    Em relação ao jogo em si, a primeira parte foi terrível. O Feirense anulou a nossa (falta de) dinâmica completa e completa e chegou a marcar. Na única boa jogada que fizemos, conseguimos marcar e ir com alguma tranquilidade para o intervalo.
    Na segunda parte, a coisa já correu melhor. Já se viu um Sporting com mais dinâmica, com mais qualidade no passe e a criar mais oportunidades.

    Individualmente, Renan, mais uma vez, quase comprometeu com uma saída horrível no golo anulado do Feirense. Não é GR para o Sporting, de todo. A defesa não esteve mal, tirando aquele lance entre Borja e Illori que deu golo. No entanto, gostei de ver o colombiano. Fez uma assistência, subiu muito no terreno e mesmo defensivamente não esteve nada mal. Gudelj foi a nulidade sempre. Wendel tentou levar o jogo para a frente, foi instrumental no jogo, mas rebentou muito cedo. Diaby fez uma assistência, mas pouco desequilibrou, tal como Acuna. Bas foi a nulidade dos últimos jogos.

    Deixar um grande comentário ao Bruno. Que craque. Dois golos e uma atitude sem igual. Mas há quem diga que não é craque.

    Do lado do Feirense, muito cedo para falar. A equipa ainda não tem grande dedo do treinador, mas foram super agressivos e entraram para magoar.

    Um comentário negativo à arbitragem: má, muito má. Soares e Vítor Bruno deviam ter sido expulsos, o lance do golo invalidado é estranho e os cartões amarelos foram dados com zero critério. Doumbia, 1 minuto depois de entrar leva amarelo… impressionante. Sou contra aquele texto de que não devemos falar da arbitragem. Devemos falar, mas com cuidado e noção das coisas. Não podemos deixar passar em branco maus profissionais que deturpam jogos e profissionais que têm em causa muito dinheiro. Não é só um jogo, é uma profissão.

  • Chomate
    Posted Fevereiro 10, 2019 at 10:15 pm

    20 golos. Bruno Fernandes é um médio centro que não está encarregue de marcar penaltis na sua equipa. Fenomenal. Não merece estar no meio de tanta mediocricidade.

  • Estigarribia
    Posted Fevereiro 10, 2019 at 10:14 pm

    Melhor o resultado que a exibição. Ainda assim temos que apostar as fichas todas na Taça de Portugal, tentar fazer uma gracinha na Liga Europa e jogar, jogo a jogo, no campeonato para ver até onde dá para ir. Sobre o jogo: na primeira parte, o Feirense foi um pouco superior ao Sporting, mas o autogolo, em cima do intervalo, serviu de motivação para a equipa leonina; no segundo tempo, os leões entraram mais fortes e com vontade de “matar” o jogo e Bruno Fernandes voltou a ser altamente decisivo: 20 golos para um médio-ofensivo não é para qualquer jogador. É para um predestinado.

    Ainda assim há mais algumas notas que importa destacar:

    1 – Mais uma vez gostei de ver o Cristián Borja ser titular e a não comprometer no jogo. E até teve alguns bons pormenores a nível ofensivo;

    2 – Idrissa Doumbia voltou a ser opção e espero que passe a ser titular, mandando, assim, o Gudelj para o banco (ou para a bancada);

    3 – Francisco Geraldes, finalmente, voltou a ter uma oportunidade, mas mostrou muito pouco quando o jogo já estava decidido. Ainda assim defendo que a desvinculação entre jogador e o clube é o melhro cenário, até para o jogador não estagnar;

    4 – Vítor Bruno e Marco Soares fartaram-se de distribuir fruta o jogo todo e estou admirado como escaparam ao vermelho do senhor Manuel Mota;

    5 – O futebol, muitas vezes, é injusto: o Feirense, que é uma equipa cumpridora e que paga a tempo e horas, está em último lugar e em risco de descer, enquanto que o Vitória de Setúbal, que todas as épocas tem salários em atraso, escapa impune à descida na Secretaria. Se a Liga tivesse um Presidente a sério, e não uma figura decorativa, o Setúbal já teria sido punido (e já nem falo do Belenenses SAD, porque isso é um caso ainda mais bizarro).

    Saudações Leoninas

    • oMeuUserName
      Posted Fevereiro 10, 2019 at 10:35 pm

      O Vítor Bruno fez 2 faltas no jogo todo… Foram duras, mas daí a dizer que distribuiu fruta o jogo todo vai uma grande distância. Por exemplo, o Geraldes entrou aos 74′ e fez mais faltas que o Vítor Bruno, fez 3. O Diaby fez 5 faltas e não viu nenhum amarelo, por exemplo (nem estou a dizer que devia ter acontecido). O lance em que para mim o Sporting poderá ter razão de queixa é no livre que dá o terceiro golo ao Sporting. Acho que não é uma falta clara, mas a ser marcada o Briseño devia ter sido expulso. Mas obviamente que o lance mais ridículo é o do golo anulado ao Feirense, o jogador do Feirense nem se mexe

      • Maiqueke
        Posted Fevereiro 10, 2019 at 11:44 pm

        O Vítor pareceu ter feito bem mais que duas, mas deve ter dado essa ideia de como entrou a cada lance, durinho e raçudo.
        O Geraldes só me lembro de uma, mas deve ter sido daquelas faltas para “encher”, queria aproveitar o que podia em 15 minutos. Há faltas e faltas.
        Não é uma falta clara? Ele claramente perde a frente com o Diaby a ir em velocidade e mete-lhe a mão ao peito para o travar. Sim, era vermelho, pareceu-me clara. O golo anulado ao Feireinse o redes não pode sofrer toque na pequena área e é certo que o jogador do feirense até está de costas, mas é preciso ser muito anjinho para não perceber que ele está ali para obstruir a saída do guarda redes (que foi o que aconteceu). Estas situações treinam-se e por vezes passam (tal como o 3º golo, os jogadores abriram a barreira, taparam a visão ao redes e deu golo. Ali foi parecido, só que foi precedido de obstrução do jogador do feirense, onde impediu a saída de renan à bola. Se não punham 3 ou 4 jogadores sempre à frente do redes para ele nunca se sair e cruzavam para o pinheiro ganhar nas alturas).

        • oMeuUserName
          Posted Fevereiro 11, 2019 at 10:09 am

          Quanto ao número de faltas, guiei-me pelo whoscored, site de estatísticas, porque não andei a contá-las durante o jogo, como é óbvio.
          Digo que não é falta clara, porque não é nenhuma obstrução ostensiva (não é vistosa, digamos assim), ele abre o braço para ganhar posição, o Diaby não tinha a frente ganha coisa nenhuma, tanto que é falta porque o jogador do Feirense se mete… à frente. Mas para mim, é falta e expulsão.
          Quanto ao golo anulado, percebo a argumentação, mas discordo, neste caso não foi isso que se passou. O jogador do Feirense está ali porque sabe que o canto vai ser marcado ao primeiro poste, não faz nada para estorvar o Renan, nada! Pela tua lógica, se a bola for bombeada para a zona do penalty e o GR a quiser ir socar, tem de se estender a avenida para ele passar? Uma coisa é o jogador se colocar à frente a impedir o GR de se sair, outra é o jogador já lá estar inicialmente e depois o GR é que vai contra ele sem que ele se tenha mexido. Ou melhor, mexeu-se porque levou 2 empurrões do Renan que, já que estamos a ir tanto ao detalhe, podiam ser razão de penalty, pelo menos o segundo em que a bola já está em jogo. Ou na pequena área o GR pode “bater” em quem quiser?

    • Dona Dolores
      Posted Fevereiro 10, 2019 at 10:23 pm

      Borja deu ao feirense o golo deles

      • Estigarribia
        Posted Fevereiro 10, 2019 at 11:35 pm

        Dona Dolores,

        Nesse lance, o do golo do Feirense, tanto o Borja, como o Ilori, se fizessem alguma coisa o Petkov poderia cavar uma grande penalidade. Mal por mal mais valia ter sido como foi. Mas, tirando esse lance, até gostei de ver o colombiano a jogar. Bem melhor que Jefferson e Lumor juntos – o que não é difícil.

        Saudações Leoninas

  • Joao X
    Posted Fevereiro 10, 2019 at 10:14 pm

    20 golos para um médio é extremamente anormal. Não creio que fique mais uma época em Alvalade.
    Quanto ao jogo, foi uma exibição muito pobre, que tristeza…
    O Acuna está a jogar muito bem como ala, só acho que para funcionar melhor precisávamos de jogar com 2 avançados.
    Na próxima quinta gostava de ver no meio campo Doumbia, Geraldes e Bruno.

    • Theakabroken
      Posted Fevereiro 10, 2019 at 10:50 pm

      Para o Juninho Pernambucano não era anormal.

      • Joga_Bonito
        Posted Fevereiro 10, 2019 at 10:55 pm

        Foi dos melhores batedores de sempre de livres, nomeadamente nos remates a mais de 30 metros. Vi-o marcar golos impossíveis, que só via Eusébio ou mais recentemente Roberto Carlos a marcar! Com uma qualidade destas, era normal que tivesse os números que tinha.

        • Estigarribia
          Posted Fevereiro 10, 2019 at 11:36 pm

          Joga_Bonito,

          David Beckham também era um excelente marcador de livres diretos. Era isso e pontapés de canto. Máquina.

          Saudações Leoninas

          • Joga_Bonito
            Posted Fevereiro 11, 2019 at 12:00 am

            Sem dúvida, Beckham era um caso esquisito. Era um bom jogador em tudo o resto, mas no que toca a livres e cantos era top.
            Outro era o Sinisa Mihailovic, que ia ser treinador do Sporting este ano. Fazia dos livres penalties e penso que a nível estatístico é dos melhores de sempre.

        • Mike The Kid
          Posted Fevereiro 10, 2019 at 11:27 pm

          Aquele livre ao barcay

    • M1950
      Posted Fevereiro 10, 2019 at 10:18 pm

      Geraldes não foi inscrito na LE.

  • Francisco Torgal
    Posted Fevereiro 10, 2019 at 10:12 pm

    Acho que o golo foi super mal anulado mas em todo o caso também não sei se o jogador do Feirense devia estar em campo porque aquela entrada ao Bruno Fernandes foi muito má. Sorte a do Bruno porque parecia muito mais grave do que foi.

  • Pedro FN
    Posted Fevereiro 10, 2019 at 10:07 pm

    Não foi bonito e voltei a não gostar da exibição do Sporting, nenhum sportinguista deve ter gostado, mas deixo aqui algumas notas que me fazem acreditar que podemos ainda chegar a coisas boas este ano.

    1º Idrissa Doumbia tem que tirar o lugar urgentemente a Gudelj, o lugar do sérvio é na Servia. O lugar do Doumbia é lé dentro, visto que ninguém passa por ele, recupera muitas bolas e faz jogar.

    2º Francisco Geraldes tem que se fixar no 11, juntamente com BF, Doumbia e Wendel. Assim acredito que possamos ir umbocadinho mais longe.

    3º Vamos supor que Marcel mete este meio campo, as bolas que Bas Dost irá receber e ter oportunidade de fazer golos vão ser mais.

    4º Por ultimo, Thierry Correia tem de ser chamado ao 11. Com ele, Coates, Mathieu e Borja até que não temos uma defesa má.

    SS

    • Oldasity
      Posted Fevereiro 10, 2019 at 10:39 pm

      Odiei a entrada de Doumbia. Mas penso que como destruidor, possa fazer mais que Gudelj. No entanto continuo a querer o sérvio na equipa, e até preferia-o a ele que ao Wendel.

      Como é que vais jogar com esses 4 médios? Vamos voltar à tática Paulo Bento?

      Acho que Francisco tem de ter mais minutos, e gostei da sua entrada, mas cada coisa a seu tempo, por enquanto não tem lugar no 11.

      Ritsovski não é o melhor lateral do mundo, mas não é assim tão mau como querem pitar, e é superior ao Thierry.

      • Pedro FN
        Posted Fevereiro 10, 2019 at 11:19 pm

        Isto é de todo descabido?

        Renan
        Thierry/Ristovski Coates Mathieu Borja
        Doumbia (fisico/recuperação)
        Wendel (sair a jogar)
        F.Geraldes(técnica/visão)
        Acuna
        Bruno Fernandes
        Bas Dost

        SS

        • Maiqueke
          Posted Fevereiro 11, 2019 at 12:01 am

          Não há verticalidade nesse 11 (fora um bocado do Acuña), o que quando o jogo começasse a ficar pouco criativo e mal jogado poderia trazer sérios problemas. Para o futebol do Keiser até é uma variante interessante, mas convém alternativas. E o Bruno a avançado não rende metade do que rende a 8/10. Ele precisa de espaço para progredir, já o puseram a jogar na frente e andava com um rendimento miserável, voltou para traz e foram golos atrás de golos.

          • Kacal
            Posted Fevereiro 11, 2019 at 1:12 am

            Porque não meter Raphinha na ala esquerda (verticalidade e desequilíbrio) e meter o Bruno Fernandes a #8. Mantendo assim Doumbia a #6 e Geraldes a “falso ala” direito.

            No ataque seria Diaby a alternar com Nani no apoio a Dost.

            Acuña lutaria pela titularidade com Borja na lateral esquerda.

          • Pedro FN
            Posted Fevereiro 11, 2019 at 12:36 am

            Sim. Eu percebo o que dizes. Realmente só o Acuna é que anda para a frente em relação ao adversário direto. Se tentarmos esta tática e se acontecessem esses problemas, como o jogo se tornar pouco criativo e vertical pelas alas, talvez, mudar um ou outro no futebol ofensivo da equipa. Acho que a base está aqui até final da época.

            SS

    • Filipe Ferreira
      Posted Fevereiro 10, 2019 at 10:23 pm

      Portanto jogavas com 4 médios? Por acaso nem acho que o Francisco nem o Doumbia tenham entrado particularmente bem e a dar razão aos adeptos.

    • Tiago Silva
      Posted Fevereiro 10, 2019 at 10:23 pm

      Concordo. Aliás gostaria de ver o Sporting a jogar num 4-4-2 com Renan, Thierry Correia, Coates, Mathieu, Borja, Doumbia, Wendell, Francisco Geraldes, Acuna, Bruno Fernandes e Dost. Com o Francisco Geraldes a jogar como médio interior direito, o Bruno Fernandes a jogar em zonas mais adiantadas de forma a poder criar mais impacto e o Thierry a dar muita profundidade. Acho que seria a melhor tática para eles neste momento.

      • Pedro FN
        Posted Fevereiro 10, 2019 at 11:05 pm

        Tiago Silva isso mesmo. Neste momento mantinha o Acuna como tu disseste. Esse 11 é o melhor, penso eu, para acabarmos a época menos mal e talvez fazermos umas gracinhas.

        SS

    • Maiqueke
      Posted Fevereiro 10, 2019 at 10:12 pm

      Não sei se o lugar do Gudelj é na sérvia, mas com certeza que não é a 6. Era metê-lo a 10/8 de uma vez por todas e ver o rendimento dele. Se der, perfeito, se não, banco. Ponto.
      Geraldes tem de estar muito atento se quer ser titular. Tem pés, parece ter cabeça (dentro de campo), se for humilde, não complicar e não se distrair, com certeza que terá um papel importante no futuro, nem que seja a fazer a rotação wendel/bf.
      O Dost continua a precisar de se encontrar.
      O Ristovski é o melhor DD do Sporting. Se me falares em pô-lo no lugar do Gaspar, aí sim, concordo.

      • Pipi Romagnoli
        Posted Fevereiro 10, 2019 at 10:31 pm

        Também acho que o Gudelj está a ser muito criticado por malta que ainda não percebeu que ele anda desde a 1ª jornada a jogar fora do lugar, concordo que o Doumbia devia começar de início a nº 6 mais vezes do que o que temos visto, mas isso não implica mandar embora o Sérvio até porque sempre o vi como um médio com características mais ofensivas do que defensivas, nem todos os jogadores fazem 3 e 4 posições a alto nível e o Gudelj é um desses casos, na Holanda destacava-se pela sua chegada à área adversária e capacidade de remate de média e longa distância, ora jogando tão atrás no terreno e ainda por cima com mais responsabilidades defensivas tem tudo para correr mal, é só a minha opinião, mas hoje em dia vejo muitos jogadores serem criticados só porque sim.

        • Maiqueke
          Posted Fevereiro 10, 2019 at 11:58 pm

          Nem mais e subscrevo a tua última frase.
          Apesar de ser parcialmente responsável, as más exibições dele não são todas culpa do Gudelj, aínda muito dá ele para o que lhe pedem. Admito que por vezes aínda dou um murro na mesa e digo : ” PASSA A BOLA PA”, ou ele erra um passe perigoso que origina um contra ataque (raramente), mas mesmo aí tenho de admitir que é um jogador que já tem outra estaleca quando joga, pelo que se pudesse jogar sabendo que está seguro atrás por alguem como o Batta (ou doumbia neste caso), poder-se-ia soltar muito mais e fazer uso do seu EXCELENTE passe e meia distância.
          Caso Pinto – Sempre foi mal amado, teve um jogo para esquecer e caíu-lhe tudo em cima quando ele foi o único a tentar fazer alguma coisa nesse jogo, apesar de desastrado. Tudo a bater no rapaz, esquecendo que tinha estado certinho até então. E agora já se viu (com novas oportunidades) que para titular não dá mesmo, pelo que terá de ser a 3ª ou 4ª opção do clube (dá sempre jeito ter uma torre de 2 metros na defesa e não é tão mau quanto o querem fazer parecer). O Gaspar não engana, é o contrário de craque.
          Mas também já vi malta a por jogadores como Wendel e Jovane no mesmo saco que Gaspar e Misic. Mas anda tudo doido? Devem-se ter esquecido de como acabou a época passada do Sporting.

      • Pedro FN
        Posted Fevereiro 10, 2019 at 10:27 pm

        Maiqueke. O Gudelj não é jogador para 6, 8 ou 10 no Sporting. Ele não faz a diferença. É um jogador banalíssimo e eu quero jogadores que façam a diferença.
        Em relação ao Geraldes acredito que com o tempo se afirme e se fixe a titular, dou lhe tempo.
        Coisa que não dou ao Ristovski. É certo que é o nosso melhor DD mas tem que apresentar muito mais.

        SS

        • Maiqueke
          Posted Fevereiro 10, 2019 at 11:52 pm

          Não há dinheiro para ir buscar jogadores de 8M com a qualidade do Bruno (que é 1 em 500, ainda para mais pelo negócio que foi e por ele escolher voltar), só jogadores praticamente desconhecidos da América do Sul e putos da formação.
          O Gudelj tem pés, cabeça e uma boa meia distância. Mas nunca chega lá à frente, ou raramente. Não tem a liberdade nem do Bruno nem do Wendel, porque tem de estar fixo sempre a traz para não deixar a defesa descompensada, posição essa que nem é a natural dele. Quando não há qualidade sim senhora, agora estão a queimar o rapaz que veio rotulado de “estrela” quase e nem sequer o metem a jogar na posição que ele sabe jogar melhor. Não significa que vá ser estrela lá, mas pelo menos podia apresentar melhor rendimento. O problema acho que é mesmo a falta de qualidade dos jogadores na posição 6, que não sabem sair a jogar nem destruir o jogo tão bem quanto Battaglia (vamos ver o Doumbia, parece ter características bastante interessantes, bom desarme, boa saída de bola, à partida assentará que nem uma luva naquele meio campo).
          Também acho que o Geraldes devia ficar, mas tem de ter a cabeça no sítio porque vai ser difícil na luta por um lugar e se amuar, já foi.
          Pois tem, mas esteve bastante tempo lesionado, voltou, teve azar e parou outra vez e agora está a procurar a melhor forma. É rápido, robusto e raçudo e dá mais com o pé esquerdo do que 2 brunos gaspares. Mas concordo que devia ter promovido o Thierry quando estava indisponível, mas também não gosto de por os miúdos num patamar em que provavelmente não estão só porque são da formação. Tudo a seu tempo.

  • Ss
    Posted Fevereiro 10, 2019 at 10:06 pm

    Pouco, muito pouco joga o SCP…mesmo sendo Sportinguista quase que dá pena vêr o Bruno Fernandes tão sozinho…Que pouco joga o Sporting.

    E continuo sem perceber o porquê do golo anulado ao Feirense. Vi o lance várias vezes, e só me parece uma ( mais uma) fifia do Renan.

    Temos urgentemente que começar a pensar no futuro! Temos demasiadas posições onde não temos sequer uma boa opção! Vêr o jogo antes e depois vêr isto é muito mau!

    • Oldasity
      Posted Fevereiro 10, 2019 at 10:36 pm

      Quase que dá pena? Dá claramente pena. É muito triste ver Bruno num nível completamente diferente em relação ao resto da equipa. Sem ele, nem a meio da tabela. É o herói que precisamos, mas não o que merecemos.

    • Maiqueke
      Posted Fevereiro 10, 2019 at 10:15 pm

      É obstrução na pequena área ao Guarda Redes.
      Sim, o jogador está de costas, mas é preciso ser muito inocente para acreditar que ele está ali por acaso e que foi sorte (ou azar) ou redes vir na direcção dele. Estas coisas treinam-se, tal como o golo do BF de livre com os jogadores a tapar a visão ao redes, nos cantos colocam jogadores para impedir os jogadores mais fortes de atacar a bola (e pelos vistos os gr agora também).

      Eu não vejo é onde está a dúvida. Não é preto no branco, mas é uma obstrução clara na minha opinião.

      • Joao Duarte
        Posted Fevereiro 11, 2019 at 12:41 pm

        O jogador pode estar parado onde está. Não há nenhuma lei que o impeça de fazer. Ele não se mexe sequer na direção do Gr.

  • Ramon Caetano
    Posted Fevereiro 10, 2019 at 10:05 pm

    Aquele golo anulado ao Feirense é de rir. Tanta tecnologia, tantos olhos e tomam esta decisão anedótica. O Feirense já tem fraca equipa, com decisões destas é arrumar com o clube para a 2a liga.

    • JoaoMiguel96
      Posted Fevereiro 10, 2019 at 10:21 pm

      Obstrução ao GR. O próprio árbitro do juízo final da SportTV admitiu claramente que foi obstrução. Talvez o Svilar tenha sofrido do mesmo.

      Ah e este árbitro não tem avença, acho eu.

    • Sten
      Posted Fevereiro 10, 2019 at 10:21 pm

      O lance é duvidoso, mas aceito a tua opinião. Convém é falar de tudo. Da entrada sobre o BF que é vermelho directo, do segundo amarelo que ficou para mostrar ao jogador do Feirense sobre uma entrada no Bas Dost e ainda do lance do Diaby isolado, duvidoso também admito, que na minha opinião era vermelho pois o outro defesa do Feirense estava muito ao lado da jogada.. Convém falar de tudo

    • hortalica
      Posted Fevereiro 10, 2019 at 10:17 pm

      o jogador bloqueia o Renan, é por isso que existe uma pequena àrea e a lei da pequena área. o JJ nos livres (no SLB e depois do SCP) usava isso (sem ser na pequena area ao gk) e era quase sempre falta.

  • mcthespecialone
    Posted Fevereiro 10, 2019 at 10:05 pm

    20 golos para um médio centro é obra. Nem sei se na Europa existe algum médio com estes números.

  • ACT7
    Posted Fevereiro 10, 2019 at 9:59 pm

    Bruno Fernandes, quem mais? Incrível como ele carrega o Sporting, não me admira nada que o homem ganhe algum problema nas costas.
    Primeira parte horrível do Sporting, o Feirense não merecia sofrer o 1-0 pois estava a ser superior ao Sporting, ainda por cima um cabeceamento falhado que vai bater na mão do Briseno e dá auto golo.
    Bom golo do B.Fernandes de cabeça, é sempre mais perigoso quando joga mais adiantado, no golo de livre têm mérito mas 3 elementos na barreira parece-me muito pouco.
    Quanto ao golo anulado, é só ridículo aquele lance, mas já se sabe que os árbitros andam a puxar o Sporting para baixo e o que se anda a fazer todos os anos ao Sporting.

    • R1906
      Posted Fevereiro 10, 2019 at 10:54 pm

      O Act7 em 99% dos comentários consegue dizer que o Benfica e prejudicado e dizer que o Sporting e beneficiado. Por um lado só vê os seus lances, do outro só vê os lances do Sporting. Reza a lenda que o dia em que comenta o jogo todo irá acontecer.

    • kurt
      Posted Fevereiro 10, 2019 at 10:27 pm

      O Renan é claramente obstruído ou o jogador estava apenas a espera de ganhar o ressalto? Curioso é não falares dos possíveis vermelhos a jogadores do Feirense ainda nos primeiros 20 minutos.

    • JoaoMiguel96
      Posted Fevereiro 10, 2019 at 10:19 pm

      Também podíamos ter o adversário a jogar com 9 aos 30min mas o árbitro decidiu não ter qualidade.

    • dependente
      Posted Fevereiro 10, 2019 at 10:18 pm

      O golo é bem anulado, embora por uma razão que raras vezes acontece. Naquela situação, logo que a bola parte, o atacante é obrigado a movimentar-se e não pode estorvar a acção do GR, sob pena de lhe ser assinalada obstrução intencional.

    • Maiqueke
      Posted Fevereiro 10, 2019 at 10:16 pm

      Creio que não podem haver jogadores a impedir a saída do guarda redes da pequena área, que foi o que se passou, apesar do jogador do Feirense estar de costas. (propositadamente)

    • BioSpot
      Posted Fevereiro 10, 2019 at 10:13 pm

      Renan aborda muito mal o lance, disso não há duvida. Mas negar que aquilo é bloqueio é algo embaraçoso.

    • Rodrigo Ferreira
      Posted Fevereiro 10, 2019 at 10:04 pm

      É obstrução.

      • Pablo
        Posted Fevereiro 10, 2019 at 11:29 pm

        Interessante na falta sobre o Svilar a opinião era diferente.

        • Rodrigo Ferreira
          Posted Fevereiro 10, 2019 at 11:59 pm

          Lances completamente diferentes, desde logo por Svilar estar fora da pequena área e não existir qualquer tipo de obstrução.

          • E o que temos
            Posted Fevereiro 11, 2019 at 10:18 am

            Mostra me um documento oficial da FPF a dizer que dentro da pequena área nao se pode tocar no redes. Estes mitos que o pessoal gosta de criar

      • Dca
        Posted Fevereiro 10, 2019 at 10:52 pm

        Então um pino também faria obstrução. Visto que ele estava parado.

        • Maiqueke
          Posted Fevereiro 11, 2019 at 12:09 am

          Se o pino se colocasse em frente ao guarda redes dentro da pequena área propositadamente e o impedisse “inocentemente” de chegar à bola então sim, também seria obstrução.

    • Stromp1906
      Posted Fevereiro 10, 2019 at 10:03 pm

      Também me parece estranho o golo anulado, também me parece estranho que não se inclua no seu comentário duas entradas nos primeiros 10 minutos para possível vermelho que valeram um amarelo, e um lance de possível pênalti que deu falta ofensiva.
      De resto jogamos bola.
      SL

  • R1906
    Posted Fevereiro 10, 2019 at 9:55 pm

    20 golos…um médio que tem jogado recuado muitas vezes…nosso ganha pão.
    Craque!

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Fevereiro 10, 2019 at 9:54 pm

    20 golos já, grande época. Merecia ser melhor acompanhado. Em 4 jogos na Feira marcou em todos (5 golos).

Deixa um comentário