Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

“Bruno Fernandes não durava cinco minutos no meu balneário”

Ex-Sporting devia ser mais contido?

Graeme Souness deixou duros reparos a Bruno Fernandes, pela forma como o internacional português gesticula em campo quando não tem a bola. “É um rapaz excecionalmente talentoso, há muito para gostar nele. Remata bem, trata bem a bola. Obriga os guarda-redes a trabalharem. Mas eu joguei com futebolistas que não iriam aceitar bem a forma como ele gesticula quando não tem a bola. Não durava cinco minutos no meu balneário, mas tem muito talento”, começou por dizer o ex-treinador do Benfica ao canal ITV. “Perguntavam-lhe logo quem é que ele pensava que era. Como equipa, todos ganham juntos e todos perdem juntos. Abanar a cabeça e gesticular com os braços é algo que não faz sentido na minha ótica”, acrescentou o escocês.

40 Comentários

  • Nunop
    Posted Junho 21, 2021 at 1:35 pm

    Tem uma postura em campo chata para qualquer colega de equipa, manda vir com passes falhados baixa a cabeça abre os braços etc, culpa os colegas em pleno campo por erros (aquela discussão com o Lindelof é surreal, não pode ir culpabilizar em campo o colega que acabou de errar, se quiser discute no balneário), com os árbitros então é um choradinho constante, e com os adversários não se lhe pode tocar que manda logo vir também.

    Posto isto, é tudo fruto da sua enorme vontade de vencer, quem é competitivo é assim.
    Prefiro mil vezes uma atitude destas, do que alguém por exemplo como o Rafael Leão quando joga pelas seleções jovens, uma ausência total de compromisso. Podíamos tar a perder 10-0 que ele não ia querer saber, quanto mais correr.

    • Tiago Silva
      Posted Junho 21, 2021 at 2:17 pm

      Acho que disseste tudo, é uma variante do seu jogo que o Bruno tem que trabalhar e chega até a ser irritante. Talvez faça parte da sua personalidade, não sei não o conheço, mas passa má imagem para os adeptos de fora e para os colegas.

    • Ricksanchez
      Posted Junho 21, 2021 at 2:34 pm

      Completamente de acordo, até no reparo ao Rafael Leão. Sobre o Leão, aquilo que me transmite é que sempre foi melhor que os outros nos escalões que passou, mas quando chega a este nível o talento não é tudo. Ele estagnou enquanto jogador e a atitude que tem em campo ainda é a de quem é a estrela da equipa. Posso estar a dar um tiro ao lado, mas é a leitura que faço.

    • Vegeta
      Posted Junho 22, 2021 at 12:20 pm

      De acordo NunoP.

  • Francisco Torgal
    Posted Junho 21, 2021 at 1:45 pm

    Bem, se não durava 5 minutos no balneário dele, algo de mal se passa com o balneário. Não é preciso ser profissional para perceber que em campo todos têm momentos em que ficam irritados ou “amuados” quando acontece algum lance menos feliz. Desde que isso não passe para os colegas nem seja o que o defina tudo bem.

    • Joga_Bonito
      Posted Junho 21, 2021 at 2:24 pm

      Ele referiu-se ao “seu balneário” dando a entender que se refere aos seus tempos de jogador, não só como treinador. Como jogador fez parte de um Liverpool mítico, queria ver o BF a respingardar para alguns deles como faz agora.

      • Francisco Torgal
        Posted Junho 21, 2021 at 2:57 pm

        Seja treinador ou jogador, concordo que 1 jogador não faça birras, mas também daí a isso destabilizar o balneário por gestos…

    • Filipe Ribeiro
      Posted Junho 21, 2021 at 2:36 pm

      O balneário dele não tinha problema nenhum, já que era um balneário bem mais vencedor do que o Bruno e os seus balneários serão,se os colegas do Bruno lhe fizessem o mesmo por cada passe mal feito ou remate para as nuvens que faz ele não iria gostar nem um pouco.

      • Francisco Torgal
        Posted Junho 21, 2021 at 2:58 pm

        Continuo a achar que, a não ser que algum jogador do United o diga, é um exagero por em causa os gestos do BF como possíveis causadores de destabilização de balneário. Não gosto de jogadores que façam isso em campo, só acho as afirmações já a puxar o exagerado, seja uma lenda ou não.

        • Filipe Ribeiro
          Posted Junho 21, 2021 at 4:02 pm

          Não é exagerado é o exemplo do que aconteceria no tempo dele e no balneário da melhor equipa inglesa de sempre, isto funciona agora porque a equipa não tem personalidades fortes e ele é a estrela da companhia, nem precisa s recuar até ao Souness,com o United do Ferguson ele não tinha sequer hipóteses de fazer algo assim.

  • Antonio Clismo
    Posted Junho 21, 2021 at 1:57 pm

    Ganhou esse vício quando teve que levar a equipa do Sporting às costas fazendo tudo, desde defender, distribuir jogo, atacar e marcar golos.

    Quando era júnior do Boavista não fazia isso, e em Itália também não fazia isso.

  • Abbas
    Posted Junho 21, 2021 at 2:09 pm

    A linguagem corporal do Bruno também me irrita, embora este comentário não me pareça literal. O Bruno é um animal competitivo, que é a principal virtude dele, mas também acaba por ser simultaneamente um dos seus maiores defeitos: não será um colega fácil e quando as coisas lhe começam a correr mal começa a forçar tudo. Dito isto, ultrapassou imensamente aquilo que esperava, é neste momento dos melhores médios ofensivos da Europa (top 10 não sei, top 20 certamente) mas acho francamente que já maximizou o seu potencial. Pode ser que me volte a enganar, mas com menos espaço tem dificuldades e tem sempre a lacuna do passe. Não acompanho a seleção, mas parece-me que dos jogadores ofensivos ninguém rende à exceção do madeirense. Aí a culpa não é certamente do Bruno.

  • Fantantonio
    Posted Junho 21, 2021 at 2:35 pm

    Percebo perfeitamente, mas também duvido, de certa forma. Se apresentasse resultados, os colegas mais cedo ou mais tarde aceitavam, desde que não existissem casos de desrespeito fora do campo. Não é como se nos anos 80 não existissem egos parecidos que outros egos grandes tivessem que gerir para o bem comum.

  • Peter S
    Posted Junho 21, 2021 at 2:40 pm

    Há um senhor que, quando não lhe passam a bola, gesticula e refila muito mais, mesmo se estiver em pior posição. Mas esse pode tudo, só o Bruno é que não.

    • fabinho18
      Posted Junho 21, 2021 at 5:19 pm

      O Bruno ainda tem de comer muita sopa para chegar a metade desse tal senhor que falas.
      Ainda se o Bruno jogasse alguma coisa na seleção …

    • ktc
      Posted Junho 21, 2021 at 6:23 pm

      A diferença é que esse sr que falas já mostrou que pode resolver quando tem a bola, o Bruno, na seleção, mostrou 0

  • DiogoF
    Posted Junho 21, 2021 at 2:56 pm

    Mas o Graeme Souness é assim tão conceituado e eu não sei?
    Nunca lhe conheci grandes balneários por acaso.

    • TOPPOGIGGIO
      Posted Junho 21, 2021 at 3:52 pm

      Independentemente de se concordar ou não com o que ele diz achobque deves procurar “Graeme Souness” no google e ver que “realmente ele é conceituado e não sabes”… Se o BF conquistar metade do que ele conquistou terá uma grande carreira…

      • Stromp1906
        Posted Junho 21, 2021 at 4:33 pm

        Tens toda a razão, mas olha que a quantidade de vídeos de Souness enquanto jogador a partir pernas e a ver vermelhos também é elevada.
        Além de que no seu balneário, por exemplo no Benfica, jogadores ingleses chegavam á 5a, assinavam e eram titulares no fim de semana, se acrescentarmos que é uma figura do grande rival do United, talvez devêssemos relevar o que diz.
        Mas é curioso que somos o único país que não precisamos de adversários para nos deitar abaixo, fazemo-lo sozinhos

        • TOPPOGIGGIO
          Posted Junho 21, 2021 at 10:23 pm

          Bem, vamos lá ver…
          1- Partir pernas? O que tem isso a ver com reclamar com os colegas por tudo e por nada?
          2. Bicadinha clássica ao Benfica. Até podiam assinar na 5ª às 17h e serem titulares às 18h… o que é que isso tem a ver com o que o homem diz sobre BF?
          3.Figura do grande rival… E o Roy Keane, foi figura do Liverpool? É que ainda recentemente criticou BF e não creio que foi por ser rival…
          4. Auto-destruir-se. Eu sou de um país PALOP, Cabo Vere, e acredita que no maximo defendes o que é teu como eu o defendo, mais não. É uma coisa inexplicável como parece que vos valorizamos mais do que muitos de vós próprios. Mas não percebo o que isso tem a ver com o que o Souness disse. Deve-se discordar do homem por o Bruno Fernandes ser português? Creio que não, seja ele BF, Ronaldo, Félix, etc… Mas isso acontece é quando pensamos por nós, mesmo correndo o risco de ser criticados por isso… DA minha parte considera-te à vontade para encontrar em toda a história do blog um “botabaixismo porque sim” da minha parte em relação a Portugal (ou aos seus). Vê só, se até o Fábio Silva eu não crucifico como vocês…vê lá. E ele é português e portista…e eu sou africano e benfiquista :D Tudo a ver….

          • Stromp1906
            Posted Junho 22, 2021 at 2:52 am

            1 – Demostra a personalidade do senhor, e demostra que apesar de ter ganho muito coisa como dizes, também é reconhecido por coisas menos boas. Parece óbvio
            2 – Bicadinha? Ou mania da perseguição/ complexo típico de superioridade? Sou português, sigo o campeonato português, dei um exemplo que conheço. Achas normal alguém falar no “seu” balneário como algo muito sagrado e depois enquanto treinador colocar jogadores que não treinam mas que conhece em vez de jogadores que treinam? Devia fazer um óptimo e excelente “seu” balneário.
            3 – Tem mais pertinência, apesar de estarmos a falar de outro ser humano execrável, que admitiu ter acabado com carreiras de adversários de propósito. Reforço que conta a personalidade de quem efectua a crítica, eu pelo menos dou mais importância a uma crítica ou um elogio de quem é sério, exemplar, se a ti dá igual parece-me que o problema é teu. Já agora Fergusson e Scholes por exemplo já se fartaram de elogiar B Fernandes, esses sim figuras incontornáveis do United, foste buscar Keane por? Terá sido para dar uma bicadinha a um jogador ex Sporting?
            4 – Não foi uma acusação a ti, foi uma constatação generalizada. Um post a criticar um qualquer jogador português tem 50 comentários a bater, de preferência de adeptos de clubes onde o jogador em causa não tenha passado. Porquê? Porque temos zero cultura desportiva.

            • TOPPOGIGGIO
              Posted Junho 22, 2021 at 10:15 am

              Se calhar etás a generalizar porque te é útil…. Repara que o Souness ao longo de tudo o que diz praticamente é só elogios: “é um rpaz excepcionalmente talentoso, há muito para gostar dele…”. Contudo, E É DISSO QUE EU, E TODOS ESTAMOS A COMENTAR é relativamente ao gesticular, ao falar e por aí fora, da forma que o faz. Foco! É disso que se está a falar e não das qualidades futebolisticas do BF (que embora eu não o ache o jogador que fazem dele, é de facto grande jogador e o Souness diz isso mesmo). Estamos a falar da postura em campo. Não é do remate, do penalty, da assistência, da garra, etc; É do “mandar vir com os outros”.

              Relativamente a ter feito coisas menos boas por isso não ter moral para falar…honestamente não me lembro do Souness a jogar para dizer que ele fazia igual. Se não “mandava vir” com todos os colegas então…não fazia igual, porque é disso que se está a falar. Relativamente a isso e indo buscar exemplos do campeonato português o Rubem Amorim ainda recentemente, e falando da relação e das quezílias com JJ, disse “não sou um santo”. Mas foi elogiado (por mim, inclusivamente) por punir o comportamento do Plata, a sua falta de compromisso e tiques, pelos vistos… Então porque o Amorim não era santo…não pode punir o Plata? Creio que pode, tanto que o fez e foi aplaudido, porventura por ti também…

              Os elogios de Scholes e Ferguson não são mais do que o do Souness, precisamente porque vem de um rival e quando um rival de elogia é porque de facto acha que és bom. E Souness faz isso. Não sei se os 2 históricos de Manchester opinarm sobre o “mandar vir” de BF e se sim, o que disseram, recordo que é disso que estamos a falar…

              Quanto à cultura desportiva ainda ontem respondeste a um comentário no Post do Kane por 117M… a considerar que (Seferovic + Pizzi + Vinicius = Valor 0). Isso ja é normal? Eu desconheço essa cultura desportiva em que nós podemos opinar/gozar com os rivais (ou algo/alguém com eles relacionado) mas não se pode COMENTAR um COMENTÁRIO sobre um dos “nossos”. Eu acho que é por aí: há muitas vezes o rei na barriga (sem motivos para tal, diga-se) e achamos que o que nós dizemos é que está bem, as nossas “piadas” são de fácil compreensão, etc., etc., mas quando o disco vira “ai ai ai, ai ai ai que não pode ser”.

              • Stromp1906
                Posted Junho 22, 2021 at 10:32 am

                Estás perfeitamente enganado porque nem sequer fui a essa notícia e muito menos comentei. Aliás, comento muito pouco, e terei todo o gosto em pagar-te uma imperial por cada comentário meu a rebaixar um jogador seja de que clube for. Aliás detesto que as pessoas confundam o profissional (onde somos todos susceptíveis de críticas) com o pessoal, daí a minha acérrima defesa a Bruno Fernandes, pelo que fez e deu ao meu clube numa fase tão complicada.

                • TOPPOGIGGIO
                  Posted Junho 22, 2021 at 11:21 am

                  Tens razão, foi erro meu :( O user também tem 1906 mas é “Sporting” e não “Stromp”. As minhas desculpas. Apesar desta troca de argumentos acredito que possa ter confundido com comentários de outros posts…e que afinal não eras tu. Eu também procuro separar as águas pessoais com as profissionais tanto é que quando me respondes pela primeira vez foi na sequência de uma resposta minha a alguém que se referiu ao Souness como um desconhecido, um…”quem é esse”? Eu nem concordei ou discordei dele… Nesse mesmo post até aproveitei para fazer a “defesa” do Morata, que foi chamado ao barulho sem sentido a meu ver…
                  Não gosto que se aproveite para bater em algu+em quando está “caído”, salvo situações de profunda grosseria e mau comportamento de forma conseutiva, como o SC por exemplo. Aí, elogio o treinador que é muito bom e critico severamente a pessoa que é execrável, a meu ver….

    • Filipe Ribeiro
      Posted Junho 21, 2021 at 3:59 pm

      Sim o balneário do melhor Liverpool e equipa inglesa de sempre devia ser fraquinho.

    • OMotoqueiroGuti
      Posted Junho 21, 2021 at 4:08 pm

      Foi um jogador marcante no Liverpool, onde chegou a ser capitão e pelo qual ganhou inúmeros troféus nacionais e internacionais.

    • DiogoF
      Posted Junho 21, 2021 at 4:39 pm

      Por acaso referia-me ao Souness treinador.
      Ao Souness capitão nada a apontar sim.

      • Filipe Ribeiro
        Posted Junho 21, 2021 at 7:14 pm

        Mas ele fala enquanto ex jogador e o seu balneário na altura.

        • DiogoF
          Posted Junho 21, 2021 at 7:59 pm

          Ele fala como lhe convém mais! Eu faço o mesmo! Convém me mais o Souness treinador.

          • TOPPOGIGGIO
            Posted Junho 21, 2021 at 10:27 pm

            Nesse caso é importante ser mais claro (a menos que a intenção seja provocar respostas ou “likes”) como o Souness foi. Ele diz e cito ” JOGUEI com futebolistas…” Ele deixou claro em que condição falou; tu não…

  • O Rúben
    Posted Junho 21, 2021 at 3:53 pm

    Ainda para mais quando não é assim tão diferenciado com a bola corrida.

    • Abbas
      Posted Junho 21, 2021 at 5:19 pm

      Exato, é muito curioso ver o Bruno Fernandes a implicar com colegas por falharem passes.

    • ktc
      Posted Junho 21, 2021 at 6:22 pm

      Ai é que estaá, a malta tem necessidade de elevar a astros certos jogadores. O Bruno, em jogos grandes, esconde-se demais do jogo. So joga quando tem espaço, em jogos mais fechados nao acrescenta nada

  • OMotoqueiroGuti
    Posted Junho 21, 2021 at 4:20 pm

    Graeme Souness… são dele as memórias mais antigas que tenho do futebol pois foi, se a memória não me atraiçoa, o primeiro treinador do Vale e Azevedo. Os meus amiguinhos, todos benfiquistas, estavam empolgados com o novo presidente. Parece que foi ontem.

    Também tenho ideia que foram dele as seguintes ideias: os jogadores do Benfica só iam ao ginásio dois meses antes do verão, Nuno Gomes é um modelo (de passerelle), João Pinto é habilidoso mas não é de topo, Jorge Cadete (por ter sido figura na Escócia) foi o melhor profissional que tive no Benfica. E, claro, Michael Thomas has big balls. Inesquecível. Há tempos recordei.

    Em relação ao Bruno Fernandes… Duvido que o ele seja tão competitivo quanto o Lewandowski, mas que lembre não vejo o polaco assim tão frustrado com os colegas. É uma questão de personalidade. Há quem lide bem com isso… pessoalmente, detesto quando tenho um sabotador na equipa. Mesmo nos jogos a feijões, há sempre a vedeta de treta sempre a resmungar… mas nunca com ele próprio… um must.
    Apesar de nunca ter jogado futebol – os meus interesses desportivos eram outros – vem daqui o meu gosto por defender, correr e cortar bolas: deixar as vedetas em brasa. Hehe.

  • Kacal
    Posted Junho 21, 2021 at 5:40 pm

    Parece-me óbvio que se excede e terá que moderar, mas o Bruno não sendo já uma jovem promessa não é assim tão experiente ainda também. Ainda há pouco tempo joga numa Liga de topo. Com o tempo vai ao sitio acredito, também ainda não apanhou o treinador certo para o ajudar nisso a meu ver, mas ele chegará lá. Com o avançar da idade e maturidade de jogo na alta roda vai moderar e controlar, acredito. Mas concordo que é um grande jogador, disso nem deve haver dúvidas!

  • ktc
    Posted Junho 21, 2021 at 5:52 pm

    Eu concordo , o Bruno reclama mais do que joga. Se perdesse menos tempo a reclamar e mais a correr atrás da bola por certo ajudava mais a equipa. Isso de marcar uns golinhos contra mortos engana muita gente

  • Freitas
    Posted Junho 21, 2021 at 6:08 pm

    Tive um camarada meu que quando jogava à bola ninguém o aturava, era com os adversários, era com os colegas de equipa.
    Mau feitio puro durante o jogo todo, quer estivesse a perder ou a ganhar.
    Terminava o jogo e passado dois minutos voltava a ser um dos tipos mais impecáveis que já conheci.
    Era sempre o primeiro a combinar e a juntar o pessoal para a merecida reposição de líquidos (cerveja).
    Depois passava uma hora ou duas a rir, de cerveja na mão, das porcarias que tinha dito durante o jogo.
    Mas isto era um grupo de marretas com uma desculpa para virar umas cervejas.
    Ao nível do Bruno Fernandes com certeza que há jogadores que não ligam nenhuma, há outros que só incomoda e deve haver alguns que não têm paciência nenhuma para aquilo, como por exemplo o Lindelof.
    Parece-me a mim que o Bruno é um excelente jogador mas têm que perceber que não é o CR7, nem o Messi, nem sequer é o KDB, podia baixar um bocadinho a bolinha e perceber que os colegas erram mas ele também e então na seleção é só mais um…
    É verdade que é o jogador com mais minutos nas pernas, no campeonato mais exigente mas está a fazer um europeu tão abaixo do esperado que dá dó.

    • DYI
      Posted Junho 21, 2021 at 7:25 pm

      Concordo com tudo, excepto com a parte do De Bruyne. Não é tão técnico mas tem uma visão de jogo extraordinária e uma entrega brutal. Único médio a bater o recorde de Lampard e fê-lo 3 vezes já, sendo que esta época na Premier até o fez com menos penaltis. Mas fora este aparte também concordo que a sua postura por vezes prejudica a equipa porque parece que fica cego durante o jogo e deixa de ver direito e chateia se com os colegas.

  • Vegeta
    Posted Junho 22, 2021 at 12:22 pm

    Se este fosse tão bom a treinar, como foi a jogar, ou como é a falar, não tinha sido a miséria que foi no Benfica.
    Depois do que fez por cá, nunca mais devia falar do nosso futebol.
    Dos piores que passaram no Benfica, conseguia fazer tudo mal.

Deixa um comentário