Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Bruno Lage não esquece papel do FC Porto: «Foi a equipa que mais pontos ganhou para Portugal nos últimos 20 anos»

Enquanto uns continuam a fomentar o ódio, outros não tem problema em destacar o que se fez bem nos rivais…

Bruno Lage abordou a subida do Benfica ao pote 2 da Liga dos Campeões, sem esquecer o papel que o FC Porto tem tido para o ranking de Portugal na UEFA. “Esse lado teórico de pote 1, ou 2 ou 3, se olhamos pontuação ao longo dos anos, a transformação do futebol, por vezes equipas de pote 2 tem transformações grandes, por isso, na Champions não há jogos fáceis e por isso, para uma campanha à altura e à dimensão do Benfica temos que estar preparados para jogar todos os jogos de forma convincente. É uma tarefa muito difícil, depois olhando o panorama do futebol português, são menos pontos. Não esquecemos o que foi o percurso do FC Porto nos últimos 20 anos, foi a equipa que mais pontos ganhou para Portugal ter agora entrada direta. E quantos mais pontos fizermos, mais equipas teremos na Champions, também sentimos essa responsabilidade”, afirmou o técnico das águias no lançamento do jogo com o Belenenses SAD.

56 Comentários

  • André Dias
    Posted Agosto 16, 2019 at 2:16 pm

    Vejo futebol desde os anos 90 e nunca o Benfica teve um treinador com que me identificasse tanto. Como se não se chegasse a sua qualidade como técnico, Lage está constantemente a dar o exemplo a nível de discurso. Que fique muitos anos no Benfica.

    • Vegeta
      Posted Agosto 16, 2019 at 3:43 pm

      Subscrevo cada palavra.
      Que maravilha é ter Bruno Lage.

    • Khal Drogo
      Posted Agosto 17, 2019 at 12:01 am

      Concordo com tudo, menos com a última frase eheh Espero que dê eventualmente o salto para uma equipa dos principais campeonatos, até para que eu possa torcer pelo seu sucesso!

  • Baia_99
    Posted Agosto 16, 2019 at 2:20 pm

    Nao concordo com todas a s criticas que se tem vindo a fazer a Sergio Conceicao e a sua comunicacao, mas compreendo-as.

    Mas Lage e’ um senhor e sera muito dificil alguem ter argumentos para critica-lo! Um bem haja!

    Saudacoes DesPortistas

  • FCPenta
    Posted Agosto 16, 2019 at 2:26 pm

    Creio que Lage será o último prego no caixão de Pinto da Costa e na erradicação da mentalidade acéfala/mentecapta que a direcção promoveu para escamotear as suas más decisões (foram muitas).

    Eu falo por mim mas não vejo malícia neste homem, não vejo yes man. Vejo alguém que vê o futebol por aquilo que é. Que não tem em cada conferência de imprensa uma sessão de vitimização e fuga às questões que são colocadas. Está em estado de graça? Está. Cá estaremos para avaliar quando não estiver, mas ver que há um outro caminho para o futebol, mais focado no jogo, na excelência, na competência dos seus intérpretes no campo e fora dele…

    É refrescante. Revolucionário. Assumo que é isto que sinto. Sei que o campo está inclinado e que o Benfica controla de muitas maneiras o futebol em Portugal, não sou parvo. Mas o foco nas questões extra-futebol pelos adeptos, provocada por uma estratégia de dissimulação por parte da SAD é benéfica para a equipa em que aspecto? Nenhum! Compramos mal, jogamos mal, desperdiçamos uma década dourada de vendas e um modelo de negócio que praticamente inventamos! Mil milhões de euros em vendas depois nem uma academia temos! Ninguém se questiona como isto é possível? Eu questiono e não sou o único.

    Ver Lage a falar e ganhar vai fazer mais pelo Porto do que qualquer Messias Conceição pois vai fazer-nos perceber que um treinador/presidente do seu estilo pode fazer o mesmo no Porto. Ao focar-se exclusivamente naquilo que amamos… O Futebol.

    • Kafka
      Posted Agosto 16, 2019 at 6:10 pm

      “O Benfica controla de muitas maneiras o futebol em Portugal”

      Isso é a sério? um Portista dizer isto é a sério? acreditas mesmo naquilo que acabaste de dizer?

      Incrível como um Portista pode ter um comentário destes, com tudo o que se passou e actualmente se passa

    • José S.
      Posted Agosto 16, 2019 at 11:03 pm

      Isso mesmo.

  • Ninja10
    Posted Agosto 16, 2019 at 2:30 pm

    Um senhor, já não restam dúvidas. Mais do que as goleadas históricas, uma postura que dá esperança, uma postura que faz a diferença, ainda que pouca.
    Por mais pessoas como Lage. Obrigado por tentares mudar o paradigma do futebol português e por seres um exemplo dentro do meu clube!

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Agosto 16, 2019 at 2:35 pm

    Um senhor como sempre. Fantástico!

  • Rambo13
    Posted Agosto 16, 2019 at 2:39 pm

    É impossível não gostar deste homem.

    Obrigado Lage por estares no Benfica

  • Khal Drogo
    Posted Agosto 16, 2019 at 2:40 pm

    Um senhor.
    Assim custa menos – muito menos – perder para o Benfica.
    É esta a postura correta.

    • Kacal
      Posted Agosto 16, 2019 at 2:49 pm

      Totalmente de acordo, Khal Drogo. O Bruno Lage torna a rivalidade com o Benfica bem mais saudável e perder custa menos como dizes.

      • Khal Drogo
        Posted Agosto 16, 2019 at 3:21 pm

        Sem dúvida, Kacal.
        Já quando era com o Jorge Jesus e a sua bazófia… Ficava com uma azia! ahah

      • Dca
        Posted Agosto 16, 2019 at 3:47 pm

        Sinto o mesmo quando defronto o Sporting (agora). Antes, como Benfiquista, perder para BdC e JJ era inadmissível e um terror, agora perder para Keizer, custa menos a engolir (mas nunca deixa de custar!).

        • Kacal
          Posted Agosto 16, 2019 at 6:17 pm

          Lá está, custa sempre mas pelo menos custa menos e comigo era tal e qual contigo, assim como com o Benfica de JJ, eheh

      • Brunacci
        Posted Agosto 16, 2019 at 4:08 pm

        Nunca custará menos perder para um rival mas pelo menos não há ódio envolvido. Daqui a uns tempos poderemos voltar a discutir futebol com adeptos rivais (há exceções, óbvio) sem entrar em conversas de mails, toupeiras, fruta, etc.
        One can hope.

        • Kacal
          Posted Agosto 16, 2019 at 6:15 pm

          Claro que custa sempre como é óbvio, derrota é derrota e com rival ainda pior, mas como dizes não há ódio envolvido e não é o fim do Mundo. Mas sim espero que possamos ter discussões dessas. A esperança é a última a morrer e a pouco e pouco as más influências do futebol português vão desaparecendo, let´s pray!

        • José S.
          Posted Agosto 16, 2019 at 11:08 pm

          Podemos sonhar… Mas muita coisa tem ainda de mudar. Os velhadas têm de sair.

    • José S.
      Posted Agosto 16, 2019 at 11:07 pm

      Qual Jesus, qual vitória.
      Este é um homem do futebol e para o futebol.
      Neste momento vejo o Benfica pelo lage, porque se o Vieira aparecer é pi…. e mudo de canal…
      SC tem a postura dele 8 e 80 mas lage é um senhor com um equilíbrio e frieza notáveis.
      Estado de graça? Talvez, mas merece todo o nosso respeito. Muito bom.
      Cumprimentos

      • Khal Drogo
        Posted Agosto 16, 2019 at 11:59 pm

        Precisamente, José S. É um exemplo a seguir!
        Marcel Keizer também parece ser da mesma estirpe (apesar de, pelo menos até agora, não ter mostrado ser tão bom treinador). Luís Castro, tal como já por aqui disseram, era outro.

  • Kacal
    Posted Agosto 16, 2019 at 2:49 pm

    Que senhor! Tenho inveja (boa) do Benfica, confesso. Um treinador que vem das camadas jovens, que conhece bem o clube e o sente. Que tem boas ideias de futebol e é conhecedor. Que aposta em jovens, que tem um discurso e postura dignas. Admitir o mérito do adversário e elogiar? Nem todos são capazes de o fazer e aplaudo o Bruno Lage de pé! O futebol português precisa de mais treinadores assim!

    • Estigarribia
      Posted Agosto 16, 2019 at 3:35 pm

      Nem mais, Kacal. E acrescento também aí Marcel Keizer que tem também uma postura muito correcta e nada incendiária. Que venham mais treinadores como Bruno Lage ou Keizer e menos treinadores como Sérgio Conceição, que nada acrescentam ao futebol português.

      O futebol português crescerá assim qualidade, os adeptos passam a ir ao estádio e deixamos boa imagem lá fora. Ainda assim, os bons exemplos não têm de vir só dos treinadores e jogadores, mas também dos presidentes e demais dirigentes.

      Saudações Leoninas

      • Kacal
        Posted Agosto 16, 2019 at 6:18 pm

        Sim, falei do Lage porque o post é sobre ele mas Keizer é outro exemplo disso mesmo. Mas concordo, mais treinadores assim!

        Anseio muito por esse dia no futebol português e a esperança é até ao fim! Até lá vamos fazendo a nossa parte.

        Saudações DesPortistas

    • Sadsevenwhiteandblue
      Posted Agosto 16, 2019 at 3:40 pm

      Como eu te entendo Kacal..
      Já digo isto a muito tempo.. quem me dera um “Lage” no Porto..
      Alguém que sabe falar de futebol.. alguém com os pés assentes na terra e íntegro e justo…
      O Lage é o contrário daquele jogador de wrestling que temos no banco do Porto.. para mim o Sérgio Conceição é aquele Bully da escola que atormenta todos com o seu terror ( futebol físico, sem grande criatividade) e o Lage é aquele aluno culto e estudioso que vê o bem em todos e tenta ajudar e que apenas com palavras consegue por o Bully de joelhos a pensar o que foi que aconteceu

      • RomeuPaulo
        Posted Agosto 16, 2019 at 5:18 pm

        Com as devidas diferenças obviamente, mas penso que o Porto já teve um “Lage” há uns anos atrás, o problema foi que os resultados não surgiram e não houve a paciência para esperar pelos mesmos.

        Para mim, o Luís Castro era um dos melhores treinadores na Liga NOS, com um enorme conhecimento sobre o futebol português e sobre a formação.

        Mas como já disse o Lage uma vez, o futebol é o momento e aquele não foi o momento do Luís Castro (ainda por cima o Benfica limpou tudo a nível interno e ainda foi à final da Liga Europa).

        • PGDuarte
          Posted Agosto 16, 2019 at 5:38 pm

          Nem mais Romeu.

          O Porto teve o seu Lage, mas não houve paciência.

          Luis Castro, excelente no seu trabalho, é alguem que conhece a mistica do Porto, conhecedor das suas camadas jovens, sabe trabalhar com os mesmos e é grande conhecedor do futebol português (aqui se calhar mais que o Lage) a acompanhar um discurso saudável.

        • Chico
          Posted Agosto 16, 2019 at 5:49 pm

          Exatamente.

        • Kacal
          Posted Agosto 16, 2019 at 6:22 pm

          Sem duvida, ainda por cima esta direcção claramente perdeu o norte a partir de 2013, esse era o momento certo de um ano zero e o Luís Castro era o homem ideal e deviam ter-lhe dado tempo e condições para fazer o seu trabalho. Pena não termos na altura uma formação tão boa como esta última, mas havia talentos que iam despontar 1 ou 2 anos depois como Rúben Neves e André Silva, por exemplo. E podiam ter sido integrados mais facilmente.

          De resto, subscrevo!

        • Gil Rodrigues
          Posted Agosto 16, 2019 at 7:34 pm

          exacto… pensei logo no Luis Castro

      • Kacal
        Posted Agosto 16, 2019 at 6:21 pm

        Tudo dito, Sadsevenwhiteandblue. Não diria melhor, concordo totalmente e subscrevo! Pode ser que quando esta direcção der o lugar a outros isso possa acontecer, até lá é ir aguentando, infelizmente.

  • Filipe_Carvalho
    Posted Agosto 16, 2019 at 3:13 pm

    Um verdadeiro homem do futebol. Sou fã. Espero que tenha uma carreira de muito sucesso.

  • MarioLourenco
    Posted Agosto 16, 2019 at 3:21 pm

    Tudo certo, mas continua a fazer-se uma interpretação dos pontos na europa completamente errada, mesmo por comentadores profissionais e treinadores (Lage incluído…). A situação dos pontos é cíclica. Tivemos 3 equipas na champions porque nos 5 anos antes (só contam os 5 anos antes) o Porto, o Benfica, o Braga e até o Sporting fizeram excelentes campanhas, principalmente na Liga Europa! O Benfica teve melhor ranking que o Porto durante vários anos porque fazia muitos pontos na Liga Europa (e o Porto fazia menos na Champions). Aliás, a passagem aos oitavos na champions significa quase sempre menos pontos nesse ano.
    Então qual o motivo para a quebra? Os responsáveis são principalmente as equipas que jogaram a Liga Europa e fizeram prestações miseráveis nos últimos anos (Braga e Sporting). Outro responsável é o Benfica que fez dois quartos lugares na champions e não conseguiu passagem à Liga Europa.
    Este ano a aproximação À Rússia será quase certa, uma vez que estão na nossa posição de há 3 anos: 3 equipas na champions, embora dificilmente se apurem ou passem dos oitavos.
    Em conclusão, ter pena do Porto não ir à champions por causa dos pontos não faz sentido nenhum…

    • Eder26
      Posted Agosto 16, 2019 at 5:39 pm

      Aí é que está o mal disto tudo. Nunca na vida, deveriam ser dados os mesmos pontos a equipas que joguem a Liga dos Campeões e a Liga Europa. Para mim, deveriam ser atribuídos mais pontos às equipas que estão na liga milionária e menos pontos às que estão na liga Europa.

      • MarioLourenco
        Posted Agosto 16, 2019 at 6:01 pm

        Mas isso impediria que existissem mudanças nos rankings. Este sistema permite que do 5º ao 7º posto exista equilibrio e talvez rotatividade. Para além disso, existem as outras equipas do país a disputar a liga europa.
        Mas concordo que os bónus por se passar a fases mais adiantadas devesse ser superior.

  • Tiago Peixoto
    Posted Agosto 16, 2019 at 3:27 pm

    É isto que falta ao Porto, um Bruno Lage. Mais nada, faria toda a diferença no clube todo.

  • Silver
    Posted Agosto 16, 2019 at 3:39 pm

    Contrato vitalício para este senhor, por favor.

  • Flavio Trindade
    Posted Agosto 16, 2019 at 3:41 pm

    Bruno Lage é uma realidade refrescante para o futebol português.

    Já o dizia antes quando se apontavam nomes para a sucessão de Rui Vitória e é bom ver que os sinais dados se transformaram em certezas.

    Mais do que o nome do guarda redes ou do defesa direito ou qual o próximo jovem da formação a dar cartas, quanto mais cedo o Benfica perceber que o seu maior ativo está no banco melhor…

    Para além do mais e apesar de acreditar piamente que Lage tem mesmo esta convicção, não deixa de ser por outro o mais brutal e corrosivo mindgame que pode ser feito ao FC Porto e os efeitos são mais do que evidentes…

  • Mike-UK
    Posted Agosto 16, 2019 at 3:53 pm

    Um senhor. Sou Sportinguista ferrenho, mas este homem merece os elogios todos.
    Sérgio, é assim que se faz. tá?

  • Salah
    Posted Agosto 16, 2019 at 3:54 pm

    Uma andorinha não faz a primavera e no SLB, FCP ou SCP (e não só…) a postura é sempre de hipocrisia máxima. Era bom que os clubes se comportassem de forma decente, mas em Portugal isso é pedir demais.

    Veremos qual a postura de Porto e Benfica antes, durante e após o jogo…

  • mcthespecialone
    Posted Agosto 16, 2019 at 5:24 pm

    Não gosto muito quando entra pelo campo das analogias (canal panda, sargento Jardel e bla bla bla) mas merece respeito pelo fair-play que sempre procura manter nas suas declarações. Além disso, é um treinador que gosta de falar de futebol procurando sempre explicar as suas opções o que é sempre agradavel contrastando bastante com o “We can do better”, “Not good enough” ou “Bruno is a good guy”.

  • BobbyRalboa
    Posted Agosto 16, 2019 at 5:32 pm

    Este senhor foi melhor coisa que aconteceu ao futebol português nos últimos anos
    No meio de tanto grunho (adeptos /treinadores etc) é bom saber que alguém sabe que o futebol acima de tudo é fair play e reconhecimento pelo mérito do adversário quando este foi melhor do que nós…. Que continue por cá muitos anos mas sem ganhar titulos se possivel :)

  • Vespas
    Posted Agosto 16, 2019 at 5:59 pm

    Na realidade, a médio prazo foi “bom” o Porto ir para a Liga Europa pois provavelmente vai ganhar mais pontos para o Ranking. Se o Benfica “descer”, então ainda melhor.

    • Gil Rodrigues
      Posted Agosto 16, 2019 at 7:26 pm

      Acho exactamente o mesmo… Aliás, como Benfiquista (que quer sempre ganhar) não me importava de ir para a Liga Europa depois de fazer 10 pontos, como há uns anos atrás.

      • BrunoV
        Posted Agosto 17, 2019 at 1:56 am

        Sendo benfiquista não digas isso, Gil!

        Se o Benfica não passar a fase de grupo perde uns bons milhões e prestígio, já para não falar que na liga europa pode apanhar clube que obriguem a viagens mais problemáticas! Duvido muito que o Benfica tenha a capacidade para ganhar a liga europa, basta olhar para a do ano passado e ver… Mal por mal se és benfiquista devias querer era os milhões da champions e o prestígio de estar nas eliminatórias, bem como a valorização dos jogadores.

        Eu sendo português e não adepto, força, quantos mais pontos melhor e quando descerem que amealhem o máximo de pontos, como fizeram no ano passado, embora o porto tenha feito mais e só tenha passado uma fase a eliminar, coisa que acredito que o benfica faça este ano.

        • Gil Rodrigues
          Posted Agosto 17, 2019 at 11:00 am

          é obvio que eu quero sempre ir o mais longe possível na Champions… Mas o que o Porto fez, no ano passado, foi por uma conjuntura muito favorável, essencialmente assente em sorteios miraculosamente bons. ou o Ajax que dificilmente repetirá a campanha do ano passado.

          Apesar de, actualmente, a Liga Europa já ter muitos tubarões… a probabilidade de um grande português passar varias eliminatórias é grande, enquanto na champions dificilmente passará dos 8vos. Até porque a glória de ficar pelos 8vos é muito inferior que um bom percurso na LE.

          No fundo: facilmente abdicava de algumas receitas para o bem do futebol nacional. Até porque o Benfica está a criar um fosso gigante de receitas para todos os outros e não gostava de ter um campeonato português como o italiano, francês ou alemão…

  • DICAS
    Posted Agosto 16, 2019 at 7:19 pm

    Peço desculpa não concordar VM mas o Lage não está a elogiar por elogiar … leiam a Arte da Guerra do Sun Tzu e vejam o que ele está a fazer.

    O JJ e o BdC deveriam ter feito exactamente o que ele está a fazer com Rui Vitória na primeira epoca de JJ que o Sporting tinha 8 pontos de vantagem sobre o Benfica. Perdeu o campeonato por 1 pois a equipa do Benfica reuniu-se sobre o treinador e contra o discurso de bazófia dos dois lideres leoninos. Quando há conflitos no interior do teu inimigo não dês motivos para ele se unir mas sim fomenta mais a divisão. Lage sabe disso pois aparenta ser um homem letrado e com conhecimento.

    Isso é algo que tanto JJ e BdC nunca possuíram e deram exactamente o que o inimigo que estava em discórdia (adeptos/jogadores vs treinador/presidente) precisava … um inimigo comum.

  • Benfiquista Primario
    Posted Agosto 17, 2019 at 11:39 am

    A meu ver, há duas formas de interpretar estas declarações.

    Primeira hipótese: BL foi ‘puro’ e desinteressado, demonstrando elevação verdadeiramente cristã – devolver o mal com o bem, sem olhar a quem. Uma postura digna dos pergaminhos do Benfica e dos seus valores de fundação!

    Segunda hipótese (que não exclui necessariamente a primeira): BL leu livros geniais como “A Realidade é Real” e sabe que, do lado frutista, a expectativa em relação à resposta do Benfica é uma de duas: ou medo e postura defensiva ou contra-ataque no mesmo registo agressivo. E sabe que, além de esperarem uma das duas, desejam-nas ardentemente…e também sabe que uma resposta “ao lado”, numa frequência completamente diferente que invalide à partida o ódio e não lhe passe cartão é a única forma efectiva e eficiente de desarmar o bullying…e de deixar o bully ainda mais perdido, mais frustrado e mais raivoso…agudizando e aprofundando a desunião!

    Em qualquer das hipóteses, a conclusão é a mesma que já formulei há uns meses, quando ainda estávamos atrás deles no campeonato: Bruno Lage é o nosso melhor treinador desde Sven-Goran Eriksson! Dentro (sobretudo), mas também fora das quatro linhas. E vai ter ainda melhores resultados que o mítico sueco. Assim o Vieira o saiba segurar por muitos e bons anos – a cláusula de rescisão dele devia ser 127 milhões de euros!…

    Só descanso com o hexa de 2024.
    Carrega Benfica!
    Obrigado Bruno Lage!

  • Secret B
    Posted Agosto 17, 2019 at 12:24 pm

    A melhor coisa que aconteceu ao Benfica em muitos anos foi a chegada deste senhor à equipa A. Sonho que na sua simplicidade, se sinta bem no clube durante muitos anos e não ceda à tentação do dinheiro e ambição de ir para clubes maiores. Até isso pode relevar ainda mais o quanto ele é especial.

Deixa um comentário