Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Cádiz? Há negócios que encaro como ganhar dinheiro, puramente»

Boa política? 

Luís Filipe Vieira reconheceu, em entrevista à TVI, que muitas vezes contrata apenas com o intuito de fazer dinheiro com o jogador. “Contratação de Cádiz? É chegar ao final da época e depois e ver a lógica que tem. Se calhar vamos fazer outra operação em Portugal assim. Há negócios que encaro como ganhar dinheiro, puramente. Quando comprei o Ederson comprei dois jogadores ao Rio Ave no avião. Ninguém sabia o que seria o Ederson, criticaram-me no Benfica por tê-lo comprado. Comprei-o por ele ter passado no Benfica mas diziam que era um pouco desviado da cabeça”, disse o presidente das águias, que demonstrou ainda confiança que Chiquinho vai compensar os 4 milhões de euros investidos na sua aquisição.  “Tínhamos direito de preferência. Não foi mau negócio. Foi cedido com 50 por cento e opção de recompra. Entendemos que devia voltar mas infelizmente lesionou-se. Não é uma questão de não acreditar. Vamos recuperar esses quatro milhões que pagámos por ele. Até do Alfa me pode cobrar”, afirmou.

49 Comentários

  • Tiago Silva
    Posted Setembro 24, 2019 at 9:46 pm

    Mas este gajo só pensa em dinheiro? E que tal apostar em reforçar a equipa? Claro que o fator financeiro é importantíssimo, mas mesmo assim com o que vendemos nos últimos anos e com o que não contratamos não deveríamos ter acabado já com a dívida? Isso é o que realmente me preocupa, onde está o dinheiro das vendas?

    • Gus Ledes
      Posted Setembro 25, 2019 at 8:58 am

      É a fazer dinheiro que se pode reforçar a equipa, este é o caminho. 5 campeonatos em 6 anos quantas vezes aconteceu na história do Benfica?

      • Filipe Ribeiro
        Posted Setembro 25, 2019 at 11:11 am

        Algumas, o Benfica não nasceu este século como parece para muitos de vocês.

      • Vegeta
        Posted Setembro 25, 2019 at 11:15 am

        Queres falar da história?
        Até bicampeões europeus fomos. Não nascemos em 2001 como os defensores do Vieira dizem.

        • o_adepto
          Posted Setembro 25, 2019 at 5:58 pm

          O Nothingam Forest também foi bicampeão europeu… conquistas com quase 50 anos não significam mais hoje do que uma taça no museu e um lugar na história.

      • Rambo13
        Posted Setembro 25, 2019 at 11:26 am

        Utilizar sempre o mesmo argumento.

        Responde à pergunta do rapaz.

        O Benfica nos últimos 10 anos,
        Compras ; Vendas
        09/10 – 34.3M ; 6,83M
        10/11 – 40.83M ; 85.68M
        11/12 – 30.96M ; 41.19M
        12/13 – 29M ; 75.73M
        13/14 – 55.75M ; 44.3M
        14/15 – 38.65M ; 104.65M
        15/16 – 35.35M ; 104.3M
        16/17 – 43.77M ; 121.35M
        17/18 – 9.95M ; 137.2M
        18/19 – 26.61M ; 69.93M
        19/20 – 43.5M ; 200M

        Ou seja, 389M gastos no reforço do plantel para 991M recebidos.

        Onde estão os restantes 600M?

        • Joga_Bonito
          Posted Setembro 25, 2019 at 12:35 pm

          Na mouche.

        • El Pipito
          Posted Setembro 25, 2019 at 5:34 pm

          Comissões a empresários, pagamento de dívidas, reforço de infra-estruturas e pagamento de salários assim de cabeça.
          Isto não é o FM em que se recebe o valor da venda assim sem mais nem menos.

        • o_adepto
          Posted Setembro 25, 2019 at 5:53 pm

          Repara que o custo de um jogador não é apenas a aquisição. Só em salários de jogadores dos plantéis e equipas técnica o benfica deve ter uns 40-60 MEUR por ano, talvez mais. Mais os juros da dívida e outros gastos. Além disso, a esses valores de vendas também tem que se retirar as devidas comissões. Às vezes parece que as pessoas pensam que as contas de um clube de futebol são +vendas-compras=LUCRO… não é bem assim

      • Johny45
        Posted Setembro 25, 2019 at 12:10 pm

        E porque não 6 em 6? sabem porque o penta nao foi alcançado? por pura incompetência do presidente. Pode ter feito coisas boas mas também tem feitos más. E é incompreensível ter falhados objectivos bastante acessíveis, tanto na Europa como em portugal ( com os rivais tão fracos).

    • IceBox
      Posted Setembro 25, 2019 at 11:07 am

      As dívidas não se pagam. Gerem-se. Não aprendeste nada com o Sócrates?

      • Marik
        Posted Setembro 25, 2019 at 2:34 pm

        Acho que é impossível alguém aprender o que quer que seja com o Sócrates.

      • DM
        Posted Setembro 25, 2019 at 7:35 pm

        Por acaso se a percentagem de lucro do seu negócio for bem superior a de juro, a sua dívida não deve ser liquidada de imediato mas sim gerida

  • MuchoG
    Posted Setembro 24, 2019 at 9:46 pm

    Muito giro mas antes tinha dito que o Cádiz era para ser opção e jogar na equipa principal, mas já estamos habituados a LFV não ser a pessoa mais verdadeira que anda por aí.
    Esta nem era preciso dizer, é óbvio há anos que ha jogadores que vêem só para fazer lucro e sinceramente não me importo, o clube ganha dinheiro e o jogador já sabe ao que vem e decide vir para o Benfica á mesma, até porque deve receber mais e sobe a sua cotação.

  • Mike-UK
    Posted Setembro 24, 2019 at 9:49 pm

    Isto enquanto discurso onde o talento e trabalho de um ser humano está em causa, assusta-me e deprime-me.
    É um conceito tenebroso, aquele em que o Benfica se está a transformar no que ao lado do dinheiro diz respeito…

    • Mantorras
      Posted Setembro 24, 2019 at 11:29 pm

      A Humanidade tem o seu que de tenebroso, de facto.

    • Nunop
      Posted Setembro 25, 2019 at 12:39 am

      Tenho a certeza que o Cádiz dorme melhor sabendo que está a ser usado para o Benfica fazer dinheiro, enquanto ganha 5x mais no Benfica do que ganhava no clube onde estava.

    • Gus Ledes
      Posted Setembro 25, 2019 at 8:57 am

      Qual o mal de se fazer dinheiro?
      É a criação de riqueza que faz o mundo avançar, estes 2.5M por exemplo mataram a fome a muita gente em Setúbal.

    • DM
      Posted Setembro 25, 2019 at 7:31 pm

      O senhor, na condição de set humano, não se assusta de pensar que o seu talento e o seu trabalho só servem para a sua entidade patronal ganhar dinheiro? Ou acha que quando isso deixar de acontecer mantém o seu emprego?

  • Michael Scofield
    Posted Setembro 24, 2019 at 10:00 pm

    É assim, do ponto de vista financeiro, é bom claro, por pouco que seja o lucro, é lucro e já paga um ou dois ordenados anuais do plantel com uma boa venda, é assim que funcionam as grandes empresas, tentar fazer dinheiro com todos os recursos e possibilidades, se feitos com pouco risco certo? Para o jogador, do ponto de vista financeiro provavelmente também será bom porque nem que vá para outra equipa emprestado vai sempre ganhar mais do que no clube anterior de meio da tabela da liga portuguesa. E mesmo do ponto de vista desportivo pode ser melhor, muitos acabam em Olimpiakos pro exemplo que é muito melhor que jogar num clube médio em Portugal. Agora o último ponto e para mim o pior, e pela qual talvez não concorde com este tipo de negócio, é a competividade da liga que com este tipo de movimentos, os “fracos” cada vez ficam mais fracos e os “fortes” cada vez mais fortes, aumenta ainda mais o fosso que já é gigante e tem-se acentuado cada vez mais. Cada vez mais o campeão tem mais vitórias, e faz mais pontos na tabela. Hoje em dia Benfica e Porto perdem 3 ou 4x no máximo numa edição completa da liga. Por isso e só por isso, não sou a favor deste tipo de contratações.

  • Nunop
    Posted Setembro 25, 2019 at 12:11 am

    Muita gente chocada ao longo dos anos com os negócios tipo Salvador Agra, Candeias, Jorge Mendes bla bla bla, comissões….etc.

    Todos os clubes de futebol são empresas, há que fazer dinheiro. Compra, valorização e venda de jogadores é uma forma de trading.
    O Benfica só tem a ganhar:
    1º Compra jogadores de equipas inferiores que se tenham destacado e emprestam-nos a outros clubes de dimensão superior à de onde estavam mas inferiores ao Benfica.
    2º Se o jogador se destacar muito no empréstimo, pode voltar ao Benfica (Chiquinho, Alfa Semedo, por exemplo)
    3º Se o jogador se destacar no empréstimo mas não tem valor suficiente para o Benfica, é vendido por mais do que foi comprado
    4º Se o jogador não se destacar, é vendido na mesma por mais do que foi comprado porque foi comprado ao Benfica….o Benfica compra o Erdal Rakip a custo zero, empresta-o ao Palace onde nem faz um jogo e vende-o por 500 mil.

    É um negócio, e nem os jogadores se queixam porque primeiro assinam com o maior de Portugal e ganham muito mais do que ganhavam nos antigos clubes e depois vão ter minutos para outro clube.

  • TORGA
    Posted Setembro 25, 2019 at 10:59 am

    Nada contra o Benfica aproveitas estes negócios para ganhar dinheiro. Mas será que ganha de facto dinheiro?
    O Benfica compra um jogador X, esse jogador para além do encargo da transferência, ainda tem o encargo relativo a comissões. Para além disso um jogador tem um salário, que mesmo sendo emprestado pode ter que ser suportado pelo Benfica.
    Feitas as contas, serás que estes camiões de jogadores que o Benfica compra dão lucro? Ou é só para manter os clubes pequenos subservientes?

  • Vegeta
    Posted Setembro 25, 2019 at 11:24 am

    Eu não sei a idade das pessoas que defendem o Vieira tem, mas sabem que o Benfica não nasceu em 2001 certo ?
    O que diria Borges Coutinho desta gestão?
    Em 2001 não tinhamos nada, mas também já tinhamos sido BICAMPEÕES EUROPEUS, o Vieira tem muito mérito, formação, Seixal, a forma como recuperou o nosso nome, sem dúvida, agora não façam dele o melhor presidente da história do Benfica porque nem no top 3 está, e não vão sempre buscar a história de 2001, porque antes disso já tinhamos muita história.

    • E o que temos
      Posted Setembro 25, 2019 at 11:49 am

      Concordo com tudo.

    • Johny45
      Posted Setembro 25, 2019 at 12:04 pm

      Finalmente alguém que não pensa que o Benfica nasceu nos anos 90… são poucos mas existem. Concordo plenamente com tudo!

    • Kafka
      Posted Setembro 25, 2019 at 12:19 pm

      Tudo dito Vegeta

      Mas não adianta, a maioria aqui acha que o Benfica foi fundado em 2001… Aliás basta ver que são os mesmos que acham que o Seferovic não deve ser assobiado, quando até o Eusébio, Simões, Coluna já foram assobiados… Mas a maioria dos Vieiristas nem deve saber quem são estes 3

    • Axel Matic
      Posted Setembro 25, 2019 at 12:23 pm

      Não foi o melhor presidente, mas diz-me qual o presidente que se deparou com tantas adversidades? É que estamos a falar de uma direção que começa em 2002 e enfrenta outra que começou em 1982 e que vence a Liga Europa em 2003 e a LC em 2004, não sou Vieirista, nem pouco mais ou menos, mas os Benfiquistas não se podem queixar de um presidente que vai deixar incomparavelmente mais o que encontrou!

      • Tiago Peixoto
        Posted Setembro 25, 2019 at 1:37 pm

        Já que estamos a falar no assunto, só para lembrar também a LE de 2011.

      • Vegeta
        Posted Setembro 25, 2019 at 2:59 pm

        Eu apenas frisei o facto de quem o defender ir sempre buscar a história do ano de 2001.
        Ok em 2001 não tinhamos nada, mas antes disso já tinhamos sido muito grandes em Portugal e na Europa.
        No meu comentário, digo que ele tem muitos méritos e sei que não coloquei alguns, e não quero parecer superior ou algo do género ao dizer isto mas se por acaso não souberes ou assim, lê e vê a história do Benfica principalmente em 60 e 70 e vê os valores que eram praticados por essas direções.
        Tivemos grandes presidentes no nosso clube, Maurício Vieira De Brito, Borges Coutinho e Ferreira Queimado, se poderes dá uma vista de olhos também no que eram estes 3 presidentes e o que era defendido por eles e como deviam ser os nosso ideais e compara com os que estão neste momento.
        Sei que são só 2 exemplos, mas assim à pressa é o que me lembro, achas bem eu ser sócio do Benfica desde a década de 80, ter sempre as qotas em dia, ter lugar cativo em todas as épocas, excepto 5 anos que morei em Matosinhos e as casas do Benfica terem tantos votos como eu???
        Essa alteração dos estatutos é qualquer coisa de ridículo para não chamar outra coisa.
        Segundo exemplo, achas bem eu e todos os sócios pagantes termos pago o casamento da filha do DSO ?
        Mas andamos a brincar com o Benfica ?
        Isto são apenas 2
        das muitas coisas que tinham de mudar para aquela direção ser verdadeiramente a que precisamos.

        • Axel Matic
          Posted Setembro 26, 2019 at 5:11 am

          Eu defendo no mesmo grau os valores que tu defendes e conheço a história desses presidentes, muito porque a btv a narrou, contratando historiadores e falando com as pessoas próximas desses presidentes, mas é por conhecer a história que sei que é incomparável, o Benfica na época desses homens nunca teve tão por baixo, como o pós Vale e Azevedo esteve, não enfrentou uma organização rival tão poderosa e consolidada a todos os níveis, os princípios que os presidentes que tu referiste tinham aplicavam-se entre cavalheiros, o Benfica na presidência de LFV não se deparou com cavalheiros ou qualquer tratamento parecido, o que houve foi constantes sabotagens e má fé de pelo menos um rival e não conseguindo ser protegido pelas autoridades, o Benfica de Vieira não tinha outra solução para responder, que utilizar alguns truques que embora baixos, eram incomparavelmente mais elevados que os do respectivo rival!
          Não tenho dúvidas que pessoas formadas em economia teriam um projeto, mas não bastou economia para resolver os problemas do Benfica, foram precisas muitas mais coisas para reerguer o clube, se foram todas corretas, óbvio que não, mas ajustaram-se às circunstâncias!

      • Johny45
        Posted Setembro 25, 2019 at 3:29 pm

        Deparou-se com adversidades é certo mas o Benfica já era grande. Já tinha grande massa adepta e movimentava muito dinheiro em Portugal. Era só entrar alguém com o mínimo conhecimento de economia e gestão e conseguiria fazer do Benfica uma máquina de dinheiro.

        • psychomantis
          Posted Setembro 25, 2019 at 8:03 pm

          Vale e Azevedo tinha bons conhecimentos em economia e gestão… Era com certeza o teu presidente de eleição. Não apenas teu, claro..

          • Vegeta
            Posted Setembro 26, 2019 at 10:24 am

            Nunca votei vale e azevedo psychomantis.
            Mas a vossa conversa é sempre a mesma ah o vale e azevedo, e o Borges Coutinho, o Ferreira Queimado e o Mauricio Vieira de Brito não eram bons ?
            Vejam a história do Benfica e aprendam qualquer coisa. Vão sempre buscar o vale e azevedo e o Damásio.
            O Benfica não teve só 3 presidentes!

    • Joga_Bonito
      Posted Setembro 25, 2019 at 12:35 pm

      Isto.

    • Sandoval
      Posted Setembro 25, 2019 at 1:38 pm

      Considero essa resposta um pouco falaciosa. O Benfica não nasceu em 2001, por certo, mas tudo o que conquistou antes foi num mundo futebolístico tão diferente do atual que é quase como uma visão alienigena.

      Detesto esta visão e gestão que o Vieira faz, mas se olharmos ao momento atual…infelizmente faz muito sentido tendo em conta a intenção de se ganhar no imediato, médio e longo prazo. Olhemos para as receitas dos grandes clubes europeus e perceba-se o porquê de esta gestão ser quase um “must”: temos de gerar dinheiro e todo ele é pouco face ao que o futebol do presente exige. As conquistas do passado, embora nos encham de orgulho, foram num tempo já ido e não podemos esperar uma gestão hoje como era feita naquele tempo.

      Posto isto, óbvio que se podem e devem limar muitas arestas e, claro, o Vieira não é o único à face do planeta capaz de levar esta visão e gestão a bom porto, mas, até ver, é o que está a conseguir. Óbvio que quero ver mais alguns jogadores de créditos firmados a chegar para misturar com a juventude. óbvio que quero mais aposta nas competições europeias, quero tudo isso, mas, acima de tudo, quero que não se regrida um único centímetro em tudo o que já está feito.

      E se para isso é preciso mais calma e contenção, vou ter paciência e esperar mais um pouco. Benfiquistas, o mundo mudou, o futebol mudou, os adeptos mudaram… tudo mudou. Há que adaptar ou ficar pelo caminho, ma sem nunca esquecer a voz crítica e a exigência, claro!

    • TheGolden
      Posted Setembro 25, 2019 at 5:16 pm

      E o que uma coisa invalida a outra?

      Não fazemos dele o melhor da história. Mas também não o devíamos meter num patamar de “lixo” ou aquelas pérolas como ele ser sócio da equipa rival.

      • Vegeta
        Posted Setembro 26, 2019 at 10:21 am

        Ele próprio admitiu que era sócio dos outros clubes. Além disso alterou os estatutos quando nem ele tem os anos necessários para ser presidente do Benfica, se apoiam isto não conhecem minimamente os valores e os ideais do Benfica.

  • Manchester Is Red
    Posted Setembro 25, 2019 at 1:24 pm

    SAD – SOCIEDADE ANÓNIMA Desportiva.

    Não estamos em 1980. O futebol evoluiu e é só negócio. No Benfica, em Portugal e no resto do mundo…

    Não sei como é que ainda custa entender isto em pleno 2019.

    • El Pipito
      Posted Setembro 25, 2019 at 5:27 pm

      O Benfica faz isto aos anos e há malta ainda que fica revoltada…
      É uma maneira legítima de fazer dinheiro.

  • Meu nome é Toni Sylva
    Posted Setembro 25, 2019 at 2:00 pm

    Bom dia aos amiguinhos.
    Os 600 milhões estão em impostos, comissões, funcionamento do clube, investimento, e redução do passivo. Estamos a falar de uma empresa que tem de apresentar relatórios e contas.

    O Grande Benfica Europeu, infelizmente, só existiu nos anos 60. Claro que fora disso, só recentemente é que passámos a ser o bombo. Mas o problema é mais de mentalidade do que de investimento. Quase todos fazem mais na Europa com planteis inferiores.

    De resto, incomoda-me bastante falar-se dos jogadores como mercadoria. Nem é pelo péssimo tom, mas pela modo de pensar que traduz.

    • Knox_oTal
      Posted Setembro 25, 2019 at 3:43 pm

      O Benfica foi grande na Europa até ao início da década de 90! Obviamente que década de 60 é especial porque ganhámos 2 finais, mas o Benfica no sec. XX tem 7 finais, a última delas no início dos anos 90 na TCE!

      E já nessa altura havia diferenças gritantes nos orçamentos em relação a outros, se bem que agora o Futebol é muito diferente e as diferenças mais acentuadas. Mas o que queria frisar e que para ser alguém nas competições europeias não conta só ganhar essas mesmas competições mas também chegar o mais longe possível idealmente às fases de decisão, sendo o mais importante tal como dizes mentalidade e a personalidade com que a equipa se apresenta! E o Benfica tem condições e a responsabilidade de fazer muito melhor na Europa!

      Saudações desportivas

  • opiniaodeadepto
    Posted Setembro 25, 2019 at 2:30 pm

    É uma forma de criar receita para o clube como outra qualquer e já tem dado bons frutos!

  • Gunnerz
    Posted Setembro 25, 2019 at 2:33 pm

    Isto já todos sabemos, mas dizer em público e com um nome de um jogador é péssimo, mostra o q é o futebol de hoje e mesmo o mundo em si. A culpa não é apenas do Vieira. Mas isto é feio de ver.

  • BiBota
    Posted Setembro 25, 2019 at 2:40 pm

    Infelizmente, os clubes portugueses têm de continuar a contratar/formar jogadores na perspectiva de os ter a render desportivamente durante , 2/3/4 anos e depois vender com lucro. E o Benfica tem conseguido fazer isso muito bem, como o Porto fez na primeira década deste século.

    Agora, daí a serem quase entrepostos de jogadores, sem identidade nenhuma… Passam a ser só SADs e deixam de ser clubes e, mesmo sendo cada vez mais um negócio, o futebol é feito de e pelos clubes. Infelizmente também, isto parece ser um problema geral.

Deixa um comentário