Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Cafú, Messi, Matthäus e Cristiano no melhor XI de sempre

Concorda com as escolhas? É um XI muito ofensivo, talvez para agradar a todos, mas surpreende a ausência de Zidane, sendo que em algumas posições há uma excessiva valorização do passado.

Este ano não há Bola de Ouro mas a France Football abriu a votação para o melhor XI de sempre. Lev Yachine foi o guarda-redes escolhido pelos 140 jornalistas de todas as partes do Mundo que participaram na eleição, já Cafú, Franz Beckenbauer e Maldini completaram a defesa. Xavi, Lothar Matthäus, Pelé e Maradona, por sua vez, foram os mais votados para o meio campo. Enquanto Messi, Cristiano Ronaldo e Ronaldo ‘o fenómeno’ completam o Ballon d’Or Dream Team. Recorde-se que Figo e Eusébio também estavam entre os nomeados.

74 Comentários

  • salo
    Posted Dezembro 14, 2020 at 5:13 pm

    É complicado! A tendência dos votantes é votar naqueles que viram a jogar.

  • Jan the Man
    Posted Dezembro 14, 2020 at 5:21 pm

    Escolhas minimamente esperadas pela forma como estavam divididos os jogadores pelas posições. Talvez a grande dúvida fosse entre Cruyff e R9 na posição avançado, acaba pela popularidade do Fenómeno levar a melhor.

    Pessoalmente, talvez trocasse Xavi por Zidane, ou então alterava a tática para juntar Baresi à defesa.

  • BrunoAlves16
    Posted Dezembro 14, 2020 at 5:22 pm

    É muito subjectivo este tipo de votações, épocas diferentes, futebol diferente e vai muito pelo que cada pessoa viu. Agora, que eu saiba, o Pelé nunca foi médio, foi sempre avançado. Podiam ser mais coerentes aqui.

    O meu onze dos que vi jogar (em 4-3-3):
    Neuer
    Lahm, Baresi, Maldini, Roberto Carlos
    Xavi, Zidane, Maradona,
    Messi, Ronaldo Fenómeno, Ronaldinho.

    • RM9
      Posted Dezembro 14, 2020 at 6:18 pm

      o pelé era medio ofensivo,tal como maradona. o pessoal tem a ideia errada destes jogadores não sei porquê.

    • RM9
      Posted Dezembro 14, 2020 at 6:20 pm

      bem, na realidade ele jogava como avançado e medio ofensivo por isso poderia ser escolhido para qualquer uma dessas posições.

  • Marcio Ricardo
    Posted Dezembro 14, 2020 at 5:25 pm

    Acho uma heresia estar o Cafú em vez do Baresi. Também trocaria o Xavi pelo Iniesta. De resto compreende-se, mas eu acho que o Cruyff poderia hj jogar no lugar do Pelé e o Pelé no lugar do Fenômeno..

    • Mantorras
      Posted Dezembro 14, 2020 at 5:56 pm

      Fenomeno e fera ;)

      Brincadeiras a parte, tambem preferia o Iniesta (ou ate o Pirlo) ao Xavi.

      • Diogo Moura
        Posted Dezembro 15, 2020 at 1:51 am

        Ainda me lembro de ser garoto (na escola primária) e quando a malta jogava à bola dizia, ‘eu sou o Ronaldo, jogo a Avançado’.
        O Fenómeno era qualquer coisa de extraordinário para o seu tempo. Já lá vão quase 30 anos! E não havia YouTube ou algo do género, era tentar apanhar meia dúzia de jogos por ano em sinal aberto.
        Portanto, o R9 não era só fera, era um Deus da bola para os garotos que mal o viam jogar.

        • Mantorras
          Posted Dezembro 15, 2020 at 11:26 am

          Eu lembro-me de dizer sempre que o melhor do mundo tava lesionado. Ronaldo era tipo sobrenatural, ninguem fazia aquilo… era quase injusto ele jogar. Aquela epoca em Barcelona… era imparavel.

        • John Rambo
          Posted Dezembro 15, 2020 at 3:15 pm

          Tenho exatamente o mesmo feeling, e digo sempre isso emqq “discussão” destas…. Sei que isto é válido para qq jogador, mas se houvesse Youtube e Facebook na altura do fenómeno, FIM DE SEMANA sim, fds não, ele estaria sempre um monstro viral por qualquer magia que tivesse feito, nem precisava de marcar golos, às vezes até tinha graça no final a bola ir ao poste ou ao lado (não para o treinador claro :) ).

          E sem dúvida, o homem era uma febre entre os miúdos (eu incluído). Indiscutível, e falava-se dele com uma admiração que não tem nada a ver, com todo o respeito, por aquela que se tem hj em dia por qq jogador actual. É um sentimento único que quem cresceu com ele sabe, e fica connosco, mesmo com o passar da idade adulta.

          Eu próprio, que jogava porreirinho entre amigos, mas não era nenhum fora de série, nunca dizia que era o “Ronaldo” porque achava que esse “peso” era demasiado mesmo num joguinho na praceta da rua.

          Velhos tempos, imagino que para o pessoal que cresceu com Maradona tenha sido igual, ou ainda mais memorável.

    • TOPPOGIGGIO
      Posted Dezembro 14, 2020 at 9:24 pm

      Como já foi dito (se é que fosse preciso) as escolhas são subjectvas e são de acordo com os que cada um viu jogar/ouviu falar por isso haverá sempre a tendência de acharmos que a nossa opinião é a que é; digo isto a propósito de achares heresia estar o Cafú e não o Baresi e eu também pelo que vi dele, tenho Baresi como o melhor que vi em termos de defesas. Contudo, para estarem uns teriam que sair outros e eu acho que essa defesa a 3 – só para colocar mais malta tacante, o que é cada vez mais uma tendência netes XI – tentou ter um central e dois laterais, com o Maldini (igualmente exímio a central) a fazer ese equilíbrio no miolo para compensar “as subidas do Cafú” :P Resumindo, para mim, a heresia não é o Cafú estar mas sim o Baresi não estar mas, lá está… Não se esqueçam que hoje em dia ainda ainda há bons centrais mas, bons laterais, aqueles que acrescentam no ataque mas DEFENDEM BEM, é mais raro. E o Cafú era desses. Ele e Zaneti foram dos últimos laterais direitos à escala mundial que vi 100% competentes a atacar e a defender. Podemos falar das adaptações bem sucedidas do Lham ou até do Kimich e ainda do Dani Alves mas os outros eram defesas MESMO :)

      • Marcio Ricardo
        Posted Dezembro 14, 2020 at 10:27 pm

        Eu te entendo e também gosto do Cafú, mas não entendo essa ideia de jogar com um central e dois laterais… O Cafú é lateral, tem que jogar numa equipe que tenha laterais, tal como Roberto Carlos, Dani Alves ou outro.. Nunca na minha vida vi essa tática que falas. A equipe já é demasiado ofensiva, por isso se era pra jogar com três centrais, acho que Beckenbauer, Baresi e Maldini seriam as escolhas óbvias, são todos zagueiros. Nem sequer percebi o que estavas a dizer, dois laterais e um central porque para mim isso é absurdo, percebi sim dois centrais e um lateral, o que também não acho bem.

        • TOPPOGIGGIO
          Posted Dezembro 14, 2020 at 10:42 pm

          Marcio na questão da tática estava a brincar por isso pûs um smile, foi apenas para dizer – e parece que estamos de acordo – que pegou moda meter 3 defesas apenas (independentemente de serem centrais ou laterais) para ter mais atacantes o que, obviamente, gera equipas que em teoria são lindas mas na prática teriam muito que s lhes dissesse … Não discordo do teu “pedido” relativamente ao Baresi, ele estará em qualquer XI que eu faça mas o Cafú tb foi do bons….

  • Estigarribia
    Posted Dezembro 14, 2020 at 5:25 pm

    É uma Dream Team que se aceita. Já agora deixo aqui a minha (podem embirrar com ela á vontade ?):

    Peter Schmeichel
    Cafú
    Franco Baresi
    Paolo Maldini
    Roberto Carlos
    Edgar Davids
    Zinédine Zidane
    Rui Costa
    Leo Messi
    Cristiano Ronaldo
    Thierry Henry

    Saudações Leoninas

    • josediogo
      Posted Dezembro 14, 2020 at 5:42 pm

      “Pões-te” a jeito de embirrarem sim, ao optares pelo Henry em detrimento do Ronaldo fenómeno ahah
      Contudo, esta lista é muito subjetiva, depende e muito de quem vimos ou não jogar.
      Há tanta opção que, por muitas vezes, é uma questão de gosto.

      • Estigarribia
        Posted Dezembro 14, 2020 at 6:04 pm

        josediogo,

        Eu vi o Ronaldo Nazário (Fenómeno) jogar mas sempre fui grande fã do Thierry Henry, assim como o Davids, Rui Costa, Peter Schmeichel ou Cafú.

        Saudações Leoninas

        • Ghost Writer
          Posted Dezembro 14, 2020 at 6:36 pm

          Estigarribia,

          Fugindo um pouco ao tema, mas sábias que o Davids mora em Portugal? Mais precisamente em Cascais?

          Saudações Leoninas

          • Estigarribia
            Posted Dezembro 14, 2020 at 7:25 pm

            Ghost Writer,

            Não sabia, mas é bom saber que pelo menos mora em Portugal. Foi também um dos meus jogadores preferidos. Um autêntico pitbull no meio-campo da Laranja Mecânica.

            Saudações Leoninas

    • Bio
      Posted Dezembro 14, 2020 at 6:37 pm

      Não escolheria o Schmeichel. De resto, gosto muito do teu 11!

      • Estigarribia
        Posted Dezembro 14, 2020 at 7:29 pm

        Bio,

        Admito que a minha costela Sportinguista pode ter influenciado a escolha do Schmeichel. Mas mesmo assim, é um dos meus GR lendários preferidos.

        Saudações Leoninas

  • Sombras
    Posted Dezembro 14, 2020 at 5:28 pm

    É um autêntico absurdo não colocar Roberto Carlos nestas conversas. Maldini para o meio, e Roberto Carlos na esquerda. Já agora, trocava Cafu por Baresi, mas acho que dentro de não muitos anos a posição de lateral direito terá um novo dono.

  • Diogo Moura
    Posted Dezembro 14, 2020 at 5:36 pm

    Um 11 super ofensivo.
    Honestamente nunca fui muito fã deste tipo de Dream Teams. O melhor seria por décadas – há jogadores que se iriam repetir, como é óbvio – mas trazia algum equilíbrio.
    O meu 11 – excluíndo os já nomeados e dá história mais recente do futebol – num 3-4-3 seria Buffon, Ricardo Carvalho, Cannavaro e Nesta. Meio campo Makalele, Steve G, Ronaldinho e Rivaldo. Na frente Henry, Del Piero e Ruud Nistelrooy.

    Tenho pena de não incluir Patrick Vieira e o Pippo Inzaghi.

  • Miguel SADSC
    Posted Dezembro 14, 2020 at 5:43 pm

    Que eu vi jogar:

    Neuer
    Alves, Van Dijk, Maldini, R. Carlos
    Zidane, Iniesta
    Messi, Ronaldinho, Cristiano
    Henry

    Também algo ofensivo mas dificilmente custava-me tirar um dos da frente para colocar um 6 (Pirlo, Busi, Vieira, etc) que, por muito bom que fossem, não estavam ao nível dos da frente ou até de Zizou e Iniesta.

  • Mantorras
    Posted Dezembro 14, 2020 at 5:45 pm

    Dos que vi jogar:
    Neuer
    Lahm – Ramos – Maldini
    Seedorf – Pirlo – Futre
    Zidane
    Mantorras – Jonas

  • PL7
    Posted Dezembro 14, 2020 at 5:48 pm

    Pelé ganhou 3 mundiais (num deles mal jogou)…a jogar numa seleção TOP, e pronto é isto. Deu-lhe para ter um lugar na história do futebol, porque de resto foram golos atrás de golos pelo Santos numa altura em que nem Brasileirão havia e se jogava estaduais. Para mim Ronaldinho esteve num nível superior, futebol não são só golos, é muito mais do que isso, e por isso é que Maradona será o melhor jogador de todos os tempos!

    • Stromp1906
      Posted Dezembro 15, 2020 at 9:34 am

      Tem todo o direito a ter a sua opinião, mas qual foi o Mundial que Péle pouco jogou? É porque teve grande influência nos 3 títulos e sempre a jogar com regularidade. Apenas no primeiro não começa como titular mas jogou a maioria dos jogos e foi determinante na final com apenas 17 anos. Por outro lado e sem querer contrariar a sua opinião, se o Brasil é uma seleção de topo a Argentina é o quê? Para terminar Maradona é na minha humilde opinião o melhor de todos os tempos, ou seja, não estou de acordo com alguns argumentos, mas assino por baixo a sua preferência.
      Um abraço desportivo

  • josediogo
    Posted Dezembro 14, 2020 at 5:49 pm

    Tantos fatores em consideração e sempre tão subjetivo estas discussões.
    Quem se viu jogar, em que equipas, gostos pessoais, estilo de jogo, conquistas, etc etc.
    O meu:
    Buffon
    Roberto Carlos, Ferdinand, Vidic, Cafu
    Mekelele, Seedorf, Zidane
    Ronaldos, português e brasileiro e Messi.

  • Marcio Ricardo
    Posted Dezembro 14, 2020 at 6:03 pm

    Já agora, não percebi muito bem o comentário acerca da excessiva valorização do passado.. Referia-se a quem ? Yashin, Pelé ou Beckenbauer ? Pode ser só de mim, mas me parece que qualquer um deles é indiscutível na seleção de todos os tempos…

    Volto a repetir, o que não se compreende é jogar com três centrais e colocar um lateral direito pra substituir um dos zagueiros… É bizarrice.

  • J Silver
    Posted Dezembro 14, 2020 at 6:07 pm

    Pelé, esse grande box to box.

  • AbbasK
    Posted Dezembro 14, 2020 at 6:23 pm

    Apenas Cafú destoa. De resto, uma excelente seleção, aceita-se totalmente, apesar de obviamente este 11 ser ultra-ofensivo.

  • RuiCosta10
    Posted Dezembro 14, 2020 at 6:38 pm

    Buffon
    Roberto Carlos – Maldini – Nesta – Cafú
    Patrick Vieira – Ronaldinho – Zidane
    Cristiano Ronaldo, Messi, Ronaldo Fenomeno.

  • Valderrama
    Posted Dezembro 14, 2020 at 7:04 pm

    De todos os que vi jogar e foram eleitos o único que claramente não escolheria seria Xavi

  • Obelix
    Posted Dezembro 14, 2020 at 7:15 pm

    Sempre difícil fazer estes exercícios!
    Baseando a minha opinião apenas naquilo que vi, ou seja desde 1996 ou 1997, trocaria sem qualquer dúvida o Cafu pelo Daniel Alves (incrivelmente subvalorizado) e Xavi pelo Zidane (jogadores de dimensões diferentes).
    Entre CR7, Fenómeno e Ronaldinho também só poderiam jogar 2!
    Baseando-me na carreira ficariam CR7 e Ronaldo.
    Baseando-me na qualidade no seu apogeu, ficariam Ronaldinho e Ronaldo.

  • AbbasK
    Posted Dezembro 14, 2020 at 7:43 pm

    Dos que vi:
    Neuer
    Lahm, Nesta, Van Dijk, Maldini
    Makelelé, Xavi, Zidane
    Messi, R9, Ronaldinho

  • Af2711
    Posted Dezembro 14, 2020 at 7:48 pm

    Seleções destas sempre haverão injustiças. Dever-se-iam fazer umas 11 seleções destas e nisto comparando posição por posição. Para mim o Zidane também entrava. Baggio é um jogador que não é tão levado em conta nestas seleções mas para mim estaria numa terceira ou quarta lista.

  • SLBFOREVERR
    Posted Dezembro 14, 2020 at 7:58 pm

    qual será o porquê de ninguem falar do cannavaro?? E o Sergio Ramos já merece mais. Também Baresi. Realmente acho estranho como as pessoas nao apreciam os bons defesas. Essa equipa em 10 jogos nao sei se ganhava 5 ao porto de Vilas Boas ou qq Benfica do Jesus (menos esta)

  • Marcio Ricardo
    Posted Dezembro 14, 2020 at 8:05 pm

    Em mais de duzentos países apenas 7 seleções representadas e Portugal está.

  • johnnyp96
    Posted Dezembro 14, 2020 at 8:06 pm

    Vejo sempre uma desvalorização a Dani Alves, como está atrás de Cafu? Para mim Dani Alves foi o melhor lateral direito de sempre, mas lá está, é tudo subjetivo.

    • Ola Jonas
      Posted Dezembro 14, 2020 at 10:57 pm

      Concordo!

    • JoaoG
      Posted Dezembro 15, 2020 at 8:39 am

      Nem é pra dizer que o Dani Alves tenha sido melhor ou pior que o Cafu, mas como é desvalorizar alguém por não o escolher a ele em detrimento do único jogador da história do futebol a jogar 3 finais do campeonato do mundo?

  • Kacal
    Posted Dezembro 14, 2020 at 8:10 pm

    Acho que Maldini, o trio ofensivo + Maradona e Pelé são indiscutíveis, a meu ver. O resto é mais discutível, mas parece-me bem aceitável. Lev Yashin e Beckenbauer são nomes lendários, seguramente dois dos melhores de sempre nas respectivas posições. Xavi e Matthaus também são muito bons. Talvez acrescentasse um MDF de cariz mais defensivo e que tenha capacidade de impor físico e metia Roberto Carlos na lateral esquerda com Maldini a central. Sobre Cafú por acaso é o tipo de lateral que aprecio e portanto concordo.

  • Miguel Lopes
    Posted Dezembro 14, 2020 at 8:22 pm

    Todos os onzes que não tenham o D10S Maradona, é porque não tiveram o prazer de o ver jogar. E mesmo gostando muito de Ronaldinho, Messi e CR7, não consigo conceber um onze em que não entre sempre Maradona.

  • Freitas
    Posted Dezembro 14, 2020 at 8:39 pm

    Custa não ver ali o Van Basten, Baresi, Eusébio, Cruyff e o Zidane.
    Talvez fosse mais justo fazer os melhores 22 ou 18 e depois cada um fazia a sua equipa titular.

  • Freitas
    Posted Dezembro 14, 2020 at 9:06 pm

    Bem, pelos vistos há 3 equipas.
    Deixar o Baresi de fora da primeira, continuo a pensar que é uma escolha infeliz.
    Pura e simplesmente já não se fabricam defesas como ele.
    Depois o Xavi… hum…
    Percebo a ideia, reconheço a grande qualidade do jogador mas num onze do século?
    A sério?
    Em termos de qualidade pura e decisão, será que o Platini, personagem que não admiro nada, não merecia mais estar ali.
    E estar o Iniesta na terceira equipa e não estar o Figo também me parece ser injusto.
    Onde esta(s) equipa(s) perdem toda a credibilidade é nestes mais de trinta nomes não constar o Pantera Negra.

  • DNowitzki
    Posted Dezembro 14, 2020 at 9:17 pm

    Este tipo de exercícios é só estúpido. Como alguém já escreveu, só faria algum sentido se fosse, por exemplo, por décadas.

    É óbvio que o «pessoal» vai escolher aqueles que viu jogar, acrescentando um ou outro que são autênticas lendas e, mesmo assim, é cada vez mais comum pôr em causa Pelé.

    Alguém daqui viu jogar Pelé? Eu vi, quando ele andava a sacar dinheiro nos EUA.
    Quantos viram Maradona? Quem viu aquela frente do Real original, que só o Benfica de Eusébio e Coluna dobrou? Quem conhece George Best? Quem viu a Laranja Mecânica e JC em ação?

    Todos vivemos o presente, pelo presente e para o presente. Além disso, as condições de cada época são diametralmente opostas, seja a bola, os «campos», as leis do jogo, a permissividade, a violência que imperou durante décadas.

    Algum de vocês acha que Messi ou Ronaldo teriam escapado da maca e do hospital se jogassem nos anos 60, 70 ou 80? Tenho enorme respeito pelo Germano e pela sua memória, mas ele, basicamente, arrumou com o Pelé em 66 e contribuiu desta forma, em larga escala, para a nossa ida às meias-finais, onde fomos completamente aldrabados pelos «britiches».

    É apenas uma diversão.

    • Kafka
      Posted Dezembro 14, 2020 at 10:06 pm

      Ora nem mais

      Aliás uma das maiores falácias da actualidade é usarem o argumento da “longevidade” do Messi e Cristiano para tentarem passar a narrativa que Messi e Cristiano são melhores que esses jogadores do passado, porque Messi e Cristiano estão quase há 15 anos no topo…

      Ora não só a ciência hoje em dia permite uma longevidade maior, como as próprias leis do jogo o permitem, já o disse e mantenho, o Messi e o Cristiano deviam ter uma estátua do Van Basten em casa e todos os dias deviam agradecer ao Van Basten pela mudança de leis do jogo que faz com que Messi e Cristiano chegam aos 30 e tal anos tão “limpos” de lesões…. Como dizes e muito bem b
      , com leis de jogo da década de 60/70/80 o Messi e Cristiano já teriam saido pelo menos uma mão de cheia de vezes de maca com lesões gravíssimas devido a agressões extremas que teriam levado

      Aliás basta ver o filme que se está a fazer pela tesoura que o Neymar levou ontem… epah na década de 70/80 isso nem amarelo dava sequer, nas regras actuais é vermelho e o defesa tem de vir pedir desculpas públicas…..

      Com isto, não sei dizer se o Messi e Cristiano seriam melhores ou piores em 60/70/80 mas sei que alguns argumentos que são utilizados são completamente falaciosos para se fazer querer que Messi e Cristiano são melhores…. Porque as regras são diferentes

      • Kacal
        Posted Dezembro 14, 2020 at 10:58 pm

        Por todos os recordes individuais e Bolas de Ouro, penso que CR7 e Messi são dois dos melhores de sempre e merecem estar no XI. E a longevidade deles a top é um facto, se noutra era seria igual? Não sabemos, mas isso é apenas um “se”.

    • Ola Jonas
      Posted Dezembro 14, 2020 at 10:54 pm

      O central inglês desdentado também se fartou de dar pau no Eusébio, não é por aí.

    • Garcia
      Posted Dezembro 15, 2020 at 2:02 am

      Foi o Morais que mandou o Pelé para o estaleiro, penso eu.

    • Stromp1906
      Posted Dezembro 15, 2020 at 8:31 am

      Creio que quem arrumou Pelé foi Hilário, mas vim aqui mais para dizer que no futebol actual qualquer uma daquelas entradas (foram duas seguidas) seriam para vermelho.
      Messi e Ronaldo jogam numa época em que se protege bastante mais os jogadores daí também a sua (meritória) longevidade.

  • Brunomoreira19
    Posted Dezembro 14, 2020 at 9:51 pm

    Isto do futebol tem graça é porque cada um é livre de gostar de quem quiser…Por isso aqui vai (dos que vi jogar regularmente).
    Van der Saar
    Cafu
    Sergio Ramos
    Cannavarro
    Roberto Carlos
    Redondo
    Davids
    Guti
    Maradona
    Messi
    Zlatan

  • Fr_Baresi
    Posted Dezembro 14, 2020 at 11:15 pm

    Isto é um equipa sem sentido para agradar a todos. Pelé médio ofensivo?!

    Para mim estas equipas só fazem sentido por periodos de 25 anos. Se é para escolher melhores, para mim também faz sentido escolher os jogadores pelo melhor que jogaram e não pela carreira ou números/titulos de carreira e para formar o 11 mais forte possível.
    Assim sendo, aqui fica a minha dos últimos 25 anos.
    – Neuer (Schmeichel se incluisse década de 90 toda)
    – Dani Alves (Lahm a supente)
    – Cannavaro (Puyol a suplente)
    – S.Ramos (Baresi se incluisse década de 90 toda)
    – Maldini (Roberto Carlos a suplente)
    – Patrick Vieira (Busquets a suplente)
    – Xavi (Pirlo a suplente)
    – Zidane (Totti a suplente)
    – Neymar (Maradona se incluisse década de 90 toda)
    – Ronaldo (Gordo) (Zlatan a suplente)
    – Messi (CR7 a suplente)

  • Folen
    Posted Dezembro 14, 2020 at 11:38 pm

    Dos que vi jogar:
    Bóssio
    Luís Filipe
    Zoro e Hugo
    Jorge Ribeiro
    Izmaylov
    Binya
    Farnerud
    Ola John
    Kikin Fonseca
    Pereirinha

    • Litmanen
      Posted Dezembro 15, 2020 at 4:04 pm

      Parvoíce! O Izmailov é infinitamente superior ao Izmaylov. Não percebo onde desencantam estas ideias.
      O resto até concordo. Mudava só o Pereirina e o Kikin Fonseca pelo Sinama Pongolle e o Joel Campbel.

  • Ryovanni
    Posted Dezembro 14, 2020 at 11:54 pm

    O meu 11 de sempre, apenas com os que vi jogar: Buffon, Dani Alves, Maldini, Cannavaro, Roberto Carlos, Xabi Alonso, Iniesta, Zidane, Messi, CR7 e o Fenómeno.

  • Barrow
    Posted Dezembro 14, 2020 at 11:59 pm

    Dos que vi jogar:

    Bossio
    Zoro
    Pesaresi
    Edcarlos
    Cortez
    Paulo Almeida
    João Coimbra
    Balboa
    Freddy Adu
    Mawete Jr
    Delibasic

  • Manchester Is Red
    Posted Dezembro 15, 2020 at 10:21 am

    A maior surpresa, para mim, é como é que continuam a fazer estas votações todos os anos e acharem que é normal andar a comparar gerações de jogadores diferentes em circunstâncias completamente desfasadas.

  • Richrad
    Posted Dezembro 15, 2020 at 10:25 am

    Como num post já tinha defendido, não fazia sentido realizar o melhor onze de sempre com base numa votação “popular” ou por ditos especialistas.
    Para de ver Pele, Maradona, Eusebio e afins a idade das pessoas é bem para lá dos 55 anos e muitas delas nem da recente tecnologia percebem.
    Como as novas gerações ( 80 para diante) votam apenas naqueles que viram.
    Fazia sentido, na minha óptica, existir uma votação do melhor XI dos últimos 20 anos ( visto estarmos em 2020) e aí limitava-se o raio de opções.
    Um XI de sempre só poderá ser efeito, exclusivamente com base em estatísticas ( e os tempos mesmo assim eram outros).

  • Artur Trindade
    Posted Dezembro 15, 2020 at 11:15 am

    É difícil fazer este exercício, mas existiu critério em relação aos melhores.
    Obviamente não poderiam jogar juntos, por ser muito ofensivo este 11.
    Fico satisfeito por terem considerado Mathaus, pois considerei-o aqui o verdadeiro médio total.
    Vejo Cafu muito desvalorizado por aqui, mas foi durante 10 anos indiscutível como o melhor, foi superior a Dani Alves ou Maicon, uma verdadeira locomotiva, mas com classe.
    Percebo Maldini pela polivalência em relação a Roberto Carlos.
    Xavi é demasiado esticado, como seria Zidane, sendo o próprio R9 discutível.
    Pelé foi para mim o maior jogador da história, não o vi jogar, mas daquilo que fui vendo, bem superior a Maradona e até a Messi.
    Era um criativo ao nível dos 2 argentinos, mas com a imensa capacidade goleadora que Maradona não tinha, e apesar de Messi a ter, Pelé tinha a grande vantagem em relação aos 2 de ser ambidextro, jogar de cabeça e ser fisicamente superior.
    O verdadeiro jogador completo. Parece irrisório, alguns virem falar de Zidane ou Ronaldinho, para a mesma posição.

    A longevidade de Messi e Ronaldo (o português já vai em 17 anos em alto nível), é desvalorizada, mas é bem real.
    Ronaldinho e Ronaldo Nazário são ambos pós Van Basten, já com as leis protetoras e não tiveram essa longevidade, sendo que Pelé, Di Stefano e Puskas foram muito pré Van Basten e tiveram essa longevidade. Depende de muitos fatores, sendo as entradas dos defesas apenas um deles.
    Falta-me aqui Cruyff. é injusto, mas era difícil acomodar toda a gente.

  • Red Punisher
    Posted Dezembro 15, 2020 at 5:50 pm

    Se tivessem que eleger o melhor jogador da história, esse jogador seria Cristiano Ronaldo. Não há como negar, ele é o melhor de sempre, quer gostem dele ou o invejem, ele é o melhor de sempre (e podem continuar a roubar bolas (2018) que ele vai lutar por ir buscá-las)!

    • Marcio Ricardo
      Posted Dezembro 15, 2020 at 9:10 pm

      Isso é muito difícil. Pelé fazia tudo o que Cristiano faz e fazia ainda mais, parece-me… Mas só um cego, ignorante ou fanático pode achar que Cristiano não entra na discussão.

    • Quinhas
      Posted Dezembro 15, 2020 at 11:20 pm

      Esse fanatismo até dá dó ????já reparaste que os médios ofensivos e avançados são todos Génios ,e queres que o Melhor de Sempre seja o único da frente que não é Gênio ???Sim,porque um Gênio é um jogador com Inteligência Superior e Técnica Apurada,e o teu idolozinho não tem nem uma nem outra!!!É forte nas Desmarcações no último terço,DIZEM que treina muito e salta muito e …???

Deixa um comentário