Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Campeã do Mundo continua a escorregar; Drone provoca batalha campal no Sérvia-Albânia; Grécia com saudades de Fernando Santos

Alemanha em plena crise ou apenas a ressacar do Mundial? Os comandados de Löw têm em 3 jogos apenas 4 pontos e mais golos sofridos que marcados. Será isto mesmo causa de preocupação para os germânicos ou ainda vão a tempo de recuperar o terreno perdido? O grupo supostamente é fraco, mas a Polónia tem muito bons e ambiciosos valores e a República da Irlanda já mostrou que não está para brincadeiras. Talvez seja altura de os alemães deixarem também eles de brincar aos campeões do Mundo e pensarem em qualificar-se para o Europeu.

O encontro entre a Sérvia e a Albânia, do grupo de Portugal, de apuramento para o Euro’2016 de futebol, foi hoje interrompido aos 42 minutos, quando os jogadores das duas equipas se envolverem em confrontos no relvado do Estádio do Partizan de Belgrado. Tudo começou quando um “drone”, que transportava uma bandeira da Albânia, com uma mensagem inscrita, sobrevoou o relvado, com o defesa sérvio Stefan Mitrovic, que já passou pelo Benfica, a agarrar a bandeira e a desencadear uma reação dos jogadores albaneses, tumultos que se alastraram às bancadas, e que levaram o árbitro inglês Martin Atkinson a interromper a partida.

Grupo D – A campeã do mundo Alemanha não foi além de um empate a uma bola na receção à Irlanda. Os germânicos, como é habitual, dominaram praticamente todo o encontro e estiveram em vantagem desde os 71’ (altura em que Kroos marcou), mas nos descontos, John O’Shea empatou a partida. Individualmente, destaque para Bellarabi, o maior agitador da Mannschaft, para Durm que deu muita profundidade no seu corredor (ainda atirou aos ferros) e para Kroos que tentou visar a baliza de Forde (juntamente com James McClean foram os melhores dos forasteiros), várias vezes. A vizinha Polónia também empatou, mas a 2, frente à Escócia. Os polacos, que na jornada anterior tinham vencido a Alemanha por 2-0r. Mączyński logo aos 11’ marcou para a equipa da casa, mas depressa os escoceses nas poucas oportunidades que tiveram, deram a volta ao jogo, por intermédio de Maloney e Naismith (não pára de faturar). No entanto, a sensivelmente 15 minutos do fim, Milik fez 2-2 e estabeleceu o resultado final. No outro jogo do grupo, a Geórgia goleou justamente Gibraltar e somou os seus primeiros 3 pontos.

No único jogo do grupo E, a Suiça não podia ter desejado melhor adversário para somar os seus primeiros pontos em 3 jogos. O São Marino foi sempre presa fácil para os helvéticos e nunca incomodaram Sommer, contrariamente ao que se passou do outro lado. Seferovic bisou, Dzemaili e Shaqiri também fizeram o gosto ao pé, num encontro que ainda deu para Ricardo Rodríguez – lateral que continua em grande forma – falhar uma grande penalidade.

No grupo F, tal como aconteceu em todos os jogos do dia de hoje, nenhuma Seleção da casa venceu, mas aqui o tónico foi sempre o mesmo: derrota para os anfitriões. A Grécia, anterior nação do agora Selecionador Nacional, perdeu frente à Irlanda do Norte, com Ward e Lafferty a fazerem os golos, numa partida de fraca produção ofensiva de parte a parte. A Finlândia repetiu o resultado da vencedora do Euro 2004 e também foi derrotada por duas bolas, desta feita, frente à Romenia, uma equipa que se apresentou mais forte em campo. Stancu bisou, com dois golos a passe de Sânmărtean, tendo a Finlândia pelo meio sido reduzida a 10, depois de em 5 minutos, Ring ter visto duplo amarelo. No outro jogo, a Hungria deslocou-se às Ilhas Faroé e venceu por 1-0 (golo de Szalai), num encontro com mais bola para a equipa da casa, mas mais acerto para os forasteiros.

0 Comentários

  • Paulo Pereira
    Posted Outubro 15, 2014 at 11:58 am

    Como estado independente que são, e sendo membros da UEFA e da FIFA, têm todo o direito de participar nos apuramentos. Mesmo perdendo sempre, para eles deve ser gratificante jogar contra craques todos os anos.

  • Matt Le Tissier
    Posted Outubro 14, 2014 at 11:55 pm

    Naismith apontou o golo número 6000 em jogos de qualificação para o Europeu. 56 anos depois do primeiro, apontado por Anatoly Ilyin em 1958, na altura ao serviço da URSS.

    Nestes 56 anos, a selecção que mais golos apontou foi a Espanha, com 262 golos. Seguida da Holanda com 235 golos, e da URSS/Rússia com 212 golos.

    São Marino apresenta neste momento dois registos absolutamente incríveis pela negativa e que são marcas nunca antes atingidas na história. Leva já 61 derrotas seguidas e obviamente sofreu golos nesses 61 encontros!

    • pedro hm
      Posted Outubro 15, 2014 at 12:57 am

      Um estado com 30 mil habitantes, é mesmo para levar goleadas. Não sei o interesse em participar nas provas da UEFA, não acrescentam nada

  • Anónimo
    Posted Outubro 14, 2014 at 10:48 pm

    Que tristeza mas já não é primeira vez que acontece uma interrupção de jogos na Sérvia…
    De resto, o destaque para o deslize da Alemanha que está mesmo de ressaca, empate em casa e podia ter sido derrota, a verdade é que têm que demonstrar muitos mais, já parecem a Holanda, parecendo que não mas a Polónia e a Irlanda podem surpreender e os germânicos têm que acabar com as brincadeiras porque o Mundial é passado… Quem vai de mal a pior é a Grécia, arriscam-se a nem ir ao play-off, o Fernando Santos bem que fazia milagres nesta equipa mas também substituíram-o pelo fraco Ranieri…

    Peter Griffin

    • Anónimo
      Posted Outubro 14, 2014 at 10:55 pm

      Li mal, pensava que quem tinha marcado primeiro era a Irlanda, seja como for não é normal a Alemanha ter levado um golo já nos instantes finais…

      Peter Griffin

  • Luís bcn
    Posted Outubro 14, 2014 at 10:07 pm

    A UEFA não permite que Espanha jogue conta Gibraltar…mas a Sérvia contra a Albânia é na maior?

    O jogo foi interrompido pelas tochas atiradas para o campo, só depois surgiu o drone.

    Sinceramente, esperava algo pior. Nao tenho a certeza mas li que a bandeira era o mapa da Albania com o Kosovo e outros territórios mas independentemente disto nao estamos ja todos fartos de saber que esta gente se odeia de morte (e falo literalmente).

    A maioria dos jogadores em campo passou por uma guerra. A Albânia e a Sérvia (isto depois ha uma mistura de nacionalidades, culturas, raças e religiões) não andavam no mesmo lado (nem andam).

    Nada como fazer um jogo de futebol entre dois povos que se odeiam…que estao em disputa por um território e que não ha muito tempo andavam todos armados a matarem-se uns aos outros

    Depois a Uefa impede que a bancada lateral do estádio do Paços nao possa ser usada para o jogo com a Holanda, mas jogos entre a Sérvia e a Albania, num estadio sem o minumo de condições. com milhares de espectadores de uma naçao atrasada e com adeptos loucos para o que der e vier…ai…ai, já está tudo bem

    Cartao vermelho para a UEFA

    • Czarli
      Posted Outubro 15, 2014 at 3:31 pm

      Luis,

      Portugal nunca foi bombardeado nem nunca esteve no centro (ou arredores) de nenhum conflito bélico, a Sérvia sim… a ver WWI, WWII, Guerra dos Balcãs, Guerra do Kosovo. Isto tudo apenas no século passado. Obviamente não podem estar ao nível de nações endinheiradas ou outras que nunca precisaram de se reconstruir… Principalmente com sanções e pouco investimento estrangeiro resultado dessas mesmas sanções. No entanto a Sérvia é tão um país em desenvolvimento tal como é Portugal. Ou consideras realmente que o nosso país é de 1º mundo?

    • Luís bcn
      Posted Outubro 15, 2014 at 3:14 pm

      Czarli

      Claro que a Albânia ainda é mais atrasada que a Servia (nao disse o contrario) mas dizer que a Servia está ao mesmo nivel de Portugal nao tem logica nenhuma. Portugal é um país desenvolvido, está mais proximo do nivel da Suiça do que a Servia de Portugal. A Croacia ou a Eslovenia estao muito à frente da servia. A servia (e compreende-se) ainda está em desenvolvimento e precisa ainda de umas décadas para recuperar de tudo…

    • Nuno R
      Posted Outubro 15, 2014 at 10:39 am

      A Sérvia já foi um potentado europeu. Ou melhor, a Jugoslávia era. A nível de sistema educativo, tomara a Tugulandia lá chegar. Claro que o desmembramento de um país, seguido de umas bujardas cortesia da NATO arrumam com qualquer um. Aquilo parou no tempo, e só agora está a recuperar. É preciso lembrar que os jugoslavos podiam passear pelo Mundo, pois eram não-alinhados, e os sérvios no pós-conflito precisavam de vistos (e não só) para saírem daquele buraco, nem que fosse para ir à praia.
      Junta isso à questão kosovar (país não reconhecido por diversas nações, como os nossos vizinhos do lado), e as tendências nacionalistas que sempre existiram na zona, e que se alastram a outras…
      Agora, a Albânia é um enclave terceiro-mundista na Europa. Pensar que aquilo pode entrar na UE é simplesmente atroz.

    • Czarli
      Posted Outubro 15, 2014 at 8:29 am

      Luis, se a Sérvia é um país em desenvolvimento o que dizer da Albânia… Albânia é África em plena Europa. Mas ok… A Sérvia é tanto um país em desenvolvimento quanto Portugal! Com a diferença que volta e meia mamam com uma bombas da Nato para acalmarem os ânimos e lá voltam eles a reconstruir a coisa devagarinho.

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Outubro 15, 2014 at 1:07 am

      Pensei que o "atrasada" se referisse à Albânia que é, essa sim, "atrasada" para os standards europeus e até balcânicos.

    • Luís bcn
      Posted Outubro 14, 2014 at 11:31 pm

      Mega Badjeras

      A Servia é um pais em desenvolvimento…falo nesse prisma mas mesmo em termos culturais eles sao um desastre. Srebrenica foi em 95. Ainda hoje há conflitos baseados em ódios raciais, religiosos. O jogo de hoje é exactamente uma prova disso.

      Obviamente isto é uma generalização. Espero que as novas gerações sejam diferentes (o que é natural). A Alemanha Oriental tambem nao mudou de um dia para o outro só com a queda do murro de Berlim mas os Bálcãs ainda tem problemas por resolver

    • Anónimo
      Posted Outubro 14, 2014 at 10:49 pm

      Luis, só não houve nada pior pois a Federação Sérbia de Futebol impediu a entrada a adeptos albaneses..
      Concordo contigo, é uma estupidez por parte da FIFA permitir que estas duas equipas calhem no mesmo grupo.. o mesmo penso se calhassem no mesmo grupo Serbia/Croacia, Israel/Palestina, Irão/Iraque, etc..
      Como tu dizes e bem, muitos dos jogadores que estavam em campo hoje, viveram os momentos da guerra, estavam metidos nela pois não foi à muito tempo, nada melhor que os meter todos juntos num jogo de apuramento que ambas as equipas tinham de ganhar!

      Carlos Rodrigues

    • Mega Badjeras
      Posted Outubro 14, 2014 at 10:39 pm

      Nação atrasada?? Não confundas as coisas…eu acho que te querias referir a um país do Médio Oriente, quando adjectivaste.

    • Kafka I
      Posted Outubro 14, 2014 at 10:26 pm

      Subscrevo o teu comentário

  • Bruno Fonseca
    Posted Outubro 14, 2014 at 10:00 pm

    Os jogadores alemães estão a demorar a " acordar ", estão no grupo em que o primeiro lugar é quase obrigatório. Estou confiante que irão voltar aos bons resultados.

  • Nuno R
    Posted Outubro 14, 2014 at 9:53 pm

    A Europa a mostrar que 1914 já foi há um século, mas continua por aí.
    Como se os balcãs não fossem uma zona pitoresca o suficiente, ainda foram inventar um Estado falhado, gerido por criminosos e traficantes.
    Continuem a brincar, e pode ser que se lixem. A coisa foi andando porque desde 1945 a malta tem mantido a barriga cheia (do lado esquerdo do muro, do outro prontos, era o que era), vai havendo pão e circo, só que pão cada há menos, e só daquele rijo, e paciência para circos cada vez menos existe.

    – Oh Nuno, mas fala de futebol, que isto é um blog desportivo.

    MAS LÁ HOUVE FUTEBOL, O JOGO NEM ACABOU, PÁ!!

    • Nuno R
      Posted Outubro 15, 2014 at 12:32 pm

      Se são eles que pagam as contas… e na realidade foram os founding fathers do Kosovo

    • Bruno Fonseca
      Posted Outubro 15, 2014 at 12:25 pm

      Li num artigo que no Kosovo até existem mais bandeiras dos EUA do que do próprio Kosovo, aquilo é mais um país que se submete aos EUA.

    • Czarli
      Posted Outubro 15, 2014 at 8:33 am

      Kosovo je Srbija!! De resto, tal como o Nuno referiu, aquilo é um califado americano, onde se usa €€ e o Bill Clinton tem uma estátua. De resto não a dizer que não subscrever o(s) comentário(s) do Nuno.

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Outubro 15, 2014 at 1:05 am

      Muito bem o seu comentário Nuno R.

      A "Guerra" não foi entre a Sérvia e a Albânia, mas entre aquela, os rebeldes do UCK e a NATO.

    • Nuno R
      Posted Outubro 14, 2014 at 10:54 pm

      Comparar um conflito, chamemos, local, com uma guerra a nível continental é…
      Também andámos lá a despejar umas bombas, se bem me lembro.
      Agora o que está aqui em causa é a criação de um país que nada mais é que um mero fantoche. Aquilo não existe. Hoje é mais ou menos controlado pelos interesses estrangeiros, nomeadamente EUA, mas amanhã pode não ser, e aquilo cai na anarquia. No meio da Europa.

    • Anónimo
      Posted Outubro 14, 2014 at 10:46 pm

      Nuno, a último guerra entre Serbia/Albania foi entre 1999 e 2001, não foi assim a tanto tempo..

      Carlos Rodrigues

    • Kafka I
      Posted Outubro 14, 2014 at 10:25 pm

      André Santos,

      Tu levas tudo o que se escreve aqui no blogue demasiado a sério…relaxa rapaz…mas achas que eu quero uma guerra? mas isso cabe na cabeça de alguém?

    • André Santos
      Posted Outubro 14, 2014 at 10:15 pm

      Oh Kafka, nem sei como podes achar piada a isso que acabaste de dizer.

    • Kafka I
      Posted Outubro 14, 2014 at 10:00 pm

      A Europa anda em guerra a mais de 2000 anos, e sejamos realistas, isto já anda calmo demais a demasiado tempo, portanto numa mera análise "estatistica" com base nos últimos 2 mil e tal anos, muito tem-se aguentado a Europa em Paz :)…portanto pela teoria das probabilidades…ehehe

  • João Gonçalves
    Posted Outubro 14, 2014 at 9:49 pm

    Vivi na Sérvia um ano e sei bem o quanto eles não curtem os albaneses.. Considerando esse ódio uma provocação destas só poderia resultar nestas cenas lamentáveis! Tenho bastante pena que assim seja porque gostei bastante do país e o pessoal que costuma estar envolvido neste tipo de situações são normalmente putos que nem se lembram direito da guerra..

    • Anónimo
      Posted Outubro 15, 2014 at 10:20 am

      Rui, numa guerra a culpa nunca é só de um é claro.
      Mas pelo jogo pareceu-me que os jogadores sérvios são muito mais profissionais que os albaneses visto que tentaram acalmar as coisas.. E tenho de concordar com o que foi dito acima, os sérvios sao um povo muito mais calmo é confiável do que os albaneses.

      Carlos Rodrigues

    • Anónimo
      Posted Outubro 15, 2014 at 10:13 am

      Isto é tudo culpa da Uefa, que deveria ter antecipado estas situações.
      Imaginem um jogo Catalunha-Espanha; um jogo PaisBasco-Espanha; um jogo Ucrânia-Rússia; isto só pode dar problemas….

      Balakov

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Outubro 15, 2014 at 1:03 am

      Massacraram Albaneses e estes mataram Sérvios. E depois tiraram-lhes (aos Sérvios) parte do território e entregaram-no a um grupo terrorista que evoluiu para grupo de crime organizado que ainda hoje governa o pseudo-país. Se eu fosse Sérvio também não gostava.

    • Anónimo
      Posted Outubro 14, 2014 at 11:03 pm

      Kafka, tinhas dito o mesmo num comentário sobre o jogo da seleção, já te tinha respondido lá! Ainda houve menos estragos visto a federação sérbia ter interdito a entrada a adeptos albaneses..
      Talvez se alguns dirigentes da UEFA começassem a ler o VM, muitas coisas melhoravam eheh :)

      Carlos Rodrigues

    • Kafka I
      Posted Outubro 14, 2014 at 10:52 pm

      Carlos Rodrigues

      Senão estou em erro, foste tu que a uns dias atrás disse que o Sérvia-Albánia tinha tudo para correr mal, infelizmente tiveste razão…se a UEFA lesse o VM :)

    • Anónimo
      Posted Outubro 14, 2014 at 10:44 pm

      João, os serbios massacraram e mataram albaneses durante anos.. Concordo que é um povo simpático, pois vivendo na Suiça conheço vários, mas são simpáticos para nós, agora o resto..
      E sim concordo com o teu ultimo ponto onde dizes, que na maioria são putos ''mimados'' que nem se lembram direito..

      Carlos Rodrigues

    • Kafka I
      Posted Outubro 14, 2014 at 10:42 pm

      Concordo que a UEFA devia ter evitado que calhassem no mesmo grupo…foi uma tremenda falta de sensibilidade e sensatez por parte da UEFA…e até digo mais, se por razões de segurança a Sérvia tiver de deixar de jogar com todos os Países da Ex-Jugoslávia, então que se faça isso…o Futebol é apenas um espectáculo e a segurança tem de estar acima de tudo o resto…

      E se a UEFA já inventa mil e uma coisas sem sentido (até se lembraram de fazer um Europeu com 24 Países) ou as mil e uma condicionantes dos sorteios da Champions e Taça Uefa, não era por mais esta condicionante que vinha mal ao Mundo…

    • João Gonçalves
      Posted Outubro 14, 2014 at 10:23 pm

      Mais ou menos.. Os sérvios têm problemas com todos os países da ex jugoslávia mas penso que só a Albânia é que estaria neste nível.. Ao contrários dos outros países, onde sempre existiu o conceito de bósnio, croata, esloveno etc no caso do Kosovo não era bem assim.. O Kosovo foi somente tendo mais população doutro país até que se criou uma nova identidade, a do sérvio-albanês ou kosovar.. Ou seja contra os outros países todos penso que não existiria tanto atrito! Não nego que poderiam existir problemas na mesma mas não era tão certo como neste caso!

    • Fábio Teixeira
      Posted Outubro 14, 2014 at 10:11 pm

      Acho que pelo menos impediram os adeptos albaneses de entrar.

    • Carlos Gama
      Posted Outubro 14, 2014 at 10:11 pm

      Sendo assim a Sérvia não podia jogar contra quase ninguém na Europa visto que têm problemas com todos os países da ex-Jugoslávia + Albânia por causa do território do Kosovo que ainda não foi bem digerido pelos sérvios.

    • Bruno Fonseca
      Posted Outubro 14, 2014 at 9:57 pm

      Acho que a UEFA sabendo da rivalidade que existe entre os dois países devia ter evitado que eles calhassem no mesmo grupo.

  • Kafka I
    Posted Outubro 14, 2014 at 9:49 pm

    Alemanha Alemanha, não ando a gostar nem um pouco, mas mantenho aquilo que já disse depois da derrota com a Polónia, ainda estão em ressaca pós-Mundial e ainda não mudaram o chip para versão Euro 2016, no entanto o apuramento esse continua a não estar em causa (devido a palhaçada do Platini), mas mesmo o apuramento não estando em causa, acredito que estes maus resultados acabaram hoje, até porque o próximo jogo não "conta" pois é contra Gibraltar, e depois o jogo seguinte já será apenas em 2015 e aí já mudaram o chip de vez…

    Não ando a gostar do jogo da Alemanha, mas estes maus resultados não me preocupam, a fiabilidade Alemã vai voltar…

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Outubro 15, 2014 at 1:00 am

      JPedro: Viu a Alemanha contra o Brasil? E contra Portugal? E sim, a Alemanha venceu a final com todo o merecimento.

    • pedro hm
      Posted Outubro 15, 2014 at 12:45 am

      Quando Bellarabi é titular… nem parece a seleção campeã do mundo

    • João Lains
      Posted Outubro 14, 2014 at 11:12 pm

      A Alemanha fez uma bela exibição com a Polônia, simplesmente não chegou ao golo.

    • JPedro
      Posted Outubro 14, 2014 at 9:57 pm

      até parece que o jogo da Alemanha foi brilhante no mundial…..nenhuma equipa esteve em grande nível.

      Ou não se lembram de jogos como Ale x Gana ou Ale x Argélia em que as coisas estiveram muito complicadas? E mesmo a final esteve mais perto de cair para o lado das Pampas…

      Acho que, pese toda a qualidade individual dos germânicos, o valor da equipa tem vindo a ser algo sobrevalorizado.

      Mas também concordo que há alguma ressaca após tamanha conquista.

  • Ruben F.
    Posted Outubro 14, 2014 at 9:48 pm

    A Polónia é uma selecção muito interessante. Não sei se a geração que aí vem terá a mesma qualidade, mas se estes jogadores ainda tiverem idade de ir ao Euro 2016 com frescura acho que vão fazer uma boa prova. Tenho que me ir informar mais sobre o grupo de jogadores deles ! E deixo a mesma nota para a Turquia

    • João Lains
      Posted Outubro 15, 2014 at 10:47 am

      O problema é que não têm ido para lá, mas sobretudo para Itália.

    • Ruben F.
      Posted Outubro 15, 2014 at 4:13 am

      Isso é um problema dos países com os campeonatos menos competitivos e com menos capacidade financeira. Deduzo que muitos destes polacos vão acabar na Alemanha e já se sabe que na Bundesliga se aposto muito nos jovens nacionais.

    • João Lains
      Posted Outubro 14, 2014 at 11:11 pm

      Dou uma pequena ajuda. A Polônia possui nesta altura imensos jovens com talento. Mas creio que um dos problemas reside no facto de alguns deles abandonarem o campeonato nacional cedo demais, acabando por ficarem encostados.

  • João Dias
    Posted Outubro 14, 2014 at 9:26 pm

    A Alemanha está a valicar… Ressaca do pós- Mundial. Vai voltar à normalidade dentro em pouco.

Deixa um comentário