Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Campeã do Mundo humilhada pela Holanda; Espanha até esteve na liderança (Diego Costa ganhou um penalti) mas erros defensivos foram fatais (Casillas comprometeu, centrais também não ajudaram); Van Persie e Robben (que já levam 3 Mundiais seguidos a marcar) destacaram-se, Janmaat e Blind também estiveram em evidência, mas foi a táctica de Van Gaal a fazer a diferença; Pouco Iniesta na La Roja (Xavi é cada vez menos influente)

Espanha 1-5 Holanda (Alonso 27′ g.p.; Van Persie 44′ e 72′, Robben 53′ e 80′, e de Vrij 64′)
Que lição de Van Gaal! Espectacular vitória da Holanda frente aos campeões do Mundo, no 1º jogo do grupo B. Num encontro que colocou frente-a-frente os 2 finalistas do Mundial 2010, a La Roja até esteve a ganhar mas acabou goleada. Mérito do seleccionador holandês, que soube escamotear bem as lacunas defensivas da sua equipa e picar a Espanha onde é mais débil, e das suas individualidades acima da média, como Van Persie (bisou, o 1º foi um golaço) e Robben (com a sua velocidade vergou a defesa espanhola).

Quanto ao jogo, as semelhanças com a final de 2010 ocorreram apenas quando Sneijder logo a abrir, isolado, permitiu a defesa de Casillas (Robben na África do Sul também tinha perdoado). Apesar desse lance inicial, o domínio na 1ª parte pertenceu à Espanha. Diego Costa ia aproveitando a profundidade e num desses lances ganhou o penalti (algo discutível) que deu o 1-0 (Alonso não perdoou). Os espanhóis continuavam melhores e Silva falhou isolado o 2-0. O problema é que na jogada seguinte Van Persie de cabeça depois de uma assistência de Blind, num lance espectacular, fez o empate. E o jogo mudou. Na 2ª parte só deu mesmo Holanda, Robben aproveitou uma das muitas falhas da defesa espanhola e fez o 2-1, pouco depois na sequência de um livre (Casillas esteve mal na fotografia, mas também pareceu carregado) foi de Vrij a ampliar. A Espanha estava completamente perdida e para ajudar à festa Casillas ofereceu o 4-1 a Van Persie. O triunfo já não fugia a Holanda, mas ainda deu para Robben, numa transição, deixar Ramos nas “covas” e fazer o 5-1 final. Nos últimos minutos a Holanda ainda podia ter ampliado o marcador, mas houve algum individualismo (Casillas também respondeu bem). Também a Espanha teve uma excelente oportunidade, mas Torres, de baliza aberta, foi demasiado lento e permitiu o corte.

Destaques:

Espanha – Vai começar o debate do “o Tiki-Taka morreu”, porquê Azpiliculeta em vez de Carvajal, porquê insistir em Casillas quando nem é titular no Real, Diego Costa não se adapta a este estilo, etc. Mas já em 2010 a La Roja começou a perder e depois deu a volta e foi campeã, por isso é melhor guardar este tipo de balanços para daqui a umas semanas. No entanto, há dados indiscutíveis, este resultado pressiona bastante a Espanha e mesmo que a La Roja vença os 2 próximos jogos não deve escapar a um embate frente ao Brasil logo nos oitavos. Por outro lado, custa perceber a insistência em Xavi quando há 2 anos que está em sub-rendimento e Koke tem estado melhor, Casillas é outro problema, mas esse parece difícil de ultrapassar. Quanto ao jogo de hoje, boas indicações de Silva e Iniesta na 1ª parte, a Espanha mandou quando os 2 “magos” apareceram, mas o problema, é que à semelhança do resto da equipa desaparecem cedo (Xavi esse nem se viu). O outro problema, é que a defesa, que parecia sempre insuperável, tremeu por todo o lado. Piqué e Ramos tiveram culpas claras em 3 golos e ainda deram espaço para mais situações de finalização.

Holanda – Muito mérito de Van Gaal neste triunfo. A defesa com 3 centrais resultou, nem sempre a 100% mas no geral a equipa esteve mais segura do que é costume. E depois, o envolvimento dos laterais e as transições foram determinantes. A nível individual, é uma espécie de cliché mas é verdade: Robben e Van Persie quando estão bem fisicamente são dos melhores do Mundo e conseguem desequilibrar qualquer defesa, foi o que fizeram hoje, ambos bisaram (já levam 3 mundiais seguidos a facturar) e ainda criaram mais situações para marcar (RVP atirou à barra, Robben foi algo egoísta em 2 lances). Destaque igualmente para o excelente jogo dos laterais Janmaat e Blind (bem na defesa, ainda conseguiram equilibrar a batalhar no meio campo e o lateral esquerdo fez uma excelente assistência para o 1-0), Vlaar no centro da defesa também foi intransponível. Mas no geral foi uma excelente exibição de toda a equipa (Guzman e Sneijder foram os mais discretos). Quanto ao futuro, com este resultado parece claro que a Laranja mecânica está nos oitavos-de-final (a Austrália é acessível), resta saber se passa em 1º ou em 2º. 

0 Comentários

  • vsn7647
    Posted Junho 13, 2014 at 8:53 pm

    E agora continua o Sergio Ramos bola de ouro ou será mais o Casillas ? Gabo a criatividade da imprensa espanhola pra tentar defender o seu deus Casillas !

    • vitor11
      Posted Junho 13, 2014 at 8:57 pm

      ahahha totalmente de acordo… o casillas vai para o PSG por 40Milhões (piada do ano) ahahaha x)

    • Anónimo
      Posted Junho 13, 2014 at 9:02 pm

      so confirmou o que eu pensoo dele!

      jogador mais sobrevalorizado do mundo!

      Mr.Green

    • Ricardo F.
      Posted Junho 13, 2014 at 9:08 pm

      Não vale a pena fazer piadas sobre o Casillas…ele não apanha nenhuma!
      SL

    • vsn7647
      Posted Junho 13, 2014 at 9:16 pm

      Diego Costa é o contrario , ele cabeceia mas a bola não chega lá !

      Já agora , a RTP é apoiante oficial da Espanha no Mundial ou é imprensão minha ?

    • Eugénio Oliveira
      Posted Junho 13, 2014 at 9:22 pm

      Ricardo F o seu comentário é de génio… com jeitinho vão tentar fazer campanha para o Diego Costa ganhar a Bola de Ouro, porque não vejo outro jogador espanhol candidato a este prémio!

    • João Jonet
      Posted Junho 13, 2014 at 10:53 pm

      também não vale a pena fazer piadas sobre o Sergio Ramos porque ele não acompanha

    • Ricardo F.
      Posted Junho 14, 2014 at 12:11 am

      @vsn7647 e João Jonet
      Mais duas boas observações! eheh

      @Eugénio Oliveira
      Obrigado pelo elogio :)

  • Anónimo
    Posted Junho 13, 2014 at 8:53 pm

    Atropelamento total. O Robben joga de bicicleta

    vitor

  • João Lains
    Posted Junho 13, 2014 at 8:53 pm

    Então continua lá agarrado ao Xavi e ignora o Koke, é o motor que esta equipa precisa.

    • Da Robelink
      Posted Junho 13, 2014 at 8:59 pm

      E também não entendo a continua aposta no Casillas, tudo bem que é uma lenda da Espanha (lol), mas o De Gea é muito superior

    • Tiago Fouto
      Posted Junho 13, 2014 at 9:03 pm

      Ou o Diego Lopez…

    • Rodrigo
      Posted Junho 13, 2014 at 9:07 pm

      Nem mais. Alem disso, quando manteve o Xavi e tirou o Alonso ainda foi pior. Fabregas e Koke devem estar a pensar porque nao jogam no lugar dele.

    • Fama_SCP
      Posted Junho 13, 2014 at 9:08 pm

      "FInalmente" vejo alguém a pensar como eu. Como é que é possível ter-se o Koke e o Cesc no banco quando em campo estão dois/três cansados (Casilla, Xabi e Xavi)? Podem dizer que o Cesc nunca mostrou valor desde que saiu do Arsenal, mas tanto no Barcelona como na Roja nunca voltou a ser utilizado na sua verdadeira posição. Coloquem este menino (na posição devida) e o Koke em campo, e o futebol da Espanha seria logo outro. Mais, é um crime ver o Iniesta na linha…
      Del Bosque fez lembrar o Scolari em 2004. Optou pelo seu grupinho e deu-se mal… Agora tem de dar o braço a torcer e fazer contas à vida.
      Agora devem os espanhóis a pensar como é que se deixa o Negredos, Navas (e Carvajals?) de fora. Vai-se lá perceber…

      Por fim, um enorme parabéns ao Van Gaal. Um mestre da táctica ;)
      Robben e RVP continuam a arrebentar defesas!!!

    • Pedritxo
      Posted Junho 13, 2014 at 9:26 pm

      com a convocatoria espanhola, eu jogaria com:
      david de gea
      Juanfran Ramos Pique Alba
      Koke Fabregas
      David Silva Iniesta Cazorla
      Diego Costa

      Koke e Fabregas trariam outra energia e intensidade ao jogo da espanha, cazorla(nao tou a dizer que vai a linha e cruzar) e de linha e iniesta nao,ate e um crime ve-lo la.
      David de Gea e o melhor gr.espanhol na convocatoria.
      So teria duvida entre azplicueta e alba na esquerda.

    • Rodrigo
      Posted Junho 13, 2014 at 9:36 pm

      Pedritxo, isso era passar do 8 ao 80. Busquets, Martinez ou Alonso teriam de estar no 11.

    • João Lains
      Posted Junho 13, 2014 at 9:43 pm

      Calma Pedritxo, acho que a presença de um médio de perfil defensivo ainda continua a ser essencial. Eu apostava num duplo-pivot com Koke e Xabi Alonso. Em relação aos outros destaques, Van Persie, Robben realizaram exibições excepcionais mas foi o Blind que me surpreendeu verdadeiramente.

      Acho que todos também concordarão comigo que há espaço para o Clasie no onze inicial da Holanda. De Guzman, foi a unidade mais discreta esta noite.

      Fama, concordo com tudo aquilo que disseste!

    • Pedritxo
      Posted Junho 13, 2014 at 10:21 pm

      Poderia-se utilizar o busquets para dar mais liberdade ao koke e ao iniesta.
      E esqueci-me do javi martinez que tira o lugar ao pique.

      Na Holanda so mudaria krul por cilessen e de guzman por clasie.

    • Daniel Martins
      Posted Junho 14, 2014 at 5:40 pm

      Xavi tem mais futebol num pé que o Koke no corpo todo. Pôr esta selecção espanhola a jogar com um duplo-pivot, ainda por cima composto por Alonso e Busquets, é um crime e dos grandes.

      Busquets a 6, Xavi e Cesc a interiores e Diego Costa num avião de regresso a Espanha. Não é preciso muito mais.

  • CERVICAL
    Posted Junho 13, 2014 at 8:54 pm

    Incrível esta Holanda, da vontade ve-los a jogar.

  • Rodolfo Trindade
    Posted Junho 13, 2014 at 8:54 pm

    Que belo jogo de futebol!!! Nunca pensei que a Holanda depois de se ver a perder conseguisse fazer isto à espanha!
    Aquele tridente ofensivo é fantástico e estando em dia sim como hoje, são mortiferos.
    Vamos ver como reage a Espanha a partir deste jogo e que alterações Del Bosque vai introduzir na equipa!

    P.s- Como já falei anteriormente,como eu gostaria de ver o Wijnaldum como substituto do Enzo. Pena ser uma alvo inacessivel!

    • Da Robelink
      Posted Junho 13, 2014 at 8:58 pm

      Concordo, Wijnaldum seria uma grande contratação para o Benfica, não sei se será assim tão inacessivel

  • Mitique
    Posted Junho 13, 2014 at 8:54 pm

    Van Gaal a dar uma lição de futebol à Espanha!

  • Tiago Fouto
    Posted Junho 13, 2014 at 8:55 pm

    Sérgio Ramos, bola de ouro?

    Quem é que diz aqui, inclusivé a visão de mercado que Sérgio Ramos é um dos melhores centrais do mundo? Será que percebem de bola? Abram os olhos…

    Onde pára o Diego Lopez…

    Xavi tem de ir para o banco, Koke, e outros do Atlético tem de entrar…

    Os 2 centrais de Espanha são uma nódoa…

    • Da Robelink
      Posted Junho 13, 2014 at 8:59 pm

      Diego Lopez? De Gea é melhor que os 2 juntos!

    • JN
      Posted Junho 13, 2014 at 9:03 pm

      Da Robelink, gostava de saber onde foste buscar esse mito quando o Dîego Lopez quando jogava estava a ser simplesmente o melhor do mundo, de longe.

    • Tiago Fouto
      Posted Junho 13, 2014 at 9:04 pm

      Se for melhor que o Diego Lopez é melhor que os 2 juntos. Casillas agora é 0.

      Diego Lopez + 0 = Diego Lopez…

    • Rodrigo
      Posted Junho 13, 2014 at 9:08 pm

      O Ramos e um optimo central, nao mudo a minha opiniao com um jogo mau. Alem disso, o Pique parece-me que esta bem pior, incrivel a sua queda de rendimento ano apos ano.

    • Da Robelink
      Posted Junho 13, 2014 at 9:11 pm

      O Sergio Ramos é grande DC, não posso é dizer o mesmo do Pique, nunca o achei grande coisa…

    • MosqueteiroSLB
      Posted Junho 13, 2014 at 9:13 pm

      ahah que piada de comentario.
      o segio ramos nao e dos melhores do mundo? o pique tambem nao? e os outros e que nao percebem de bola… por alguma razao foram aposta dos melhores treinadores do mundo, sempre indiscutiveis. por alguma razao tem os titulos que tem.

      e depois mencionas o diego lopez… o diego e inferior ao casillas (digam o que disserem), e inferior ao valdez e e inferior ao de gea. o casillas em todos os golos so teve culpa num deles, o 3º.
      quanto ao xavi, ate te dou razao. mas nao sei como serao os outros do atletico. hoje jogou um dos melhores, se nao o melhor, jogador do atletico, e enquanto esteve em campo deve ter sido o pior.

    • Tiago Fouto
      Posted Junho 13, 2014 at 9:16 pm

      Rodrigo, abre os olhos… Sérgio Ramos, comete muitos erros básicos no Real… e hoje foi o que se viu.

      Piqué ser pior que Ramos não vem absolver o Ramos…

    • Rodrigo
      Posted Junho 13, 2014 at 9:33 pm

      Sem ele a 10ª estava noutras paragens .. Nao e um central perfeito, mas e muito bom.

    • jose sousa
      Posted Junho 13, 2014 at 9:46 pm

      O pique Sempre mal colocado a colocar o VP…e esta em claro subrendimento…neste momento deve ser dos centrais mais sobrevalorizados do mundo…e o Ramos nao estando bem…mas com tanta tremideira do Pique claro q nao é facil estar bem…mas tb ele nao esteve nem de perto a altura…(eu tb nao sou nenhum fa do Ramos acho o Pepemelhor…) mas tem qualidade mas o Xavi é a coisa mais absurda…o rapaz poem uma cadeirinha e nao faz nada…o mesmo para o Pique e bem o casillas q pena ve-lo assim mas o Mourinho tinha razao ele ta acabado…e ja deu para ver em mtos momentos…

      Tudo para concluir nao é preciso uma revoluçao…se sairem estes 3 jogadores…ja voltaram a ter boas hipoteses…(apesar de nao ter a certeza q o Diego Costa se entenda mto bem neste modelo)

    • Anónimo
      Posted Junho 14, 2014 at 5:02 am

      Ramos em dia sim, é um central de topo mundial. O problema dele é a irregularidade e as paragens cerebrais…
      Agora dizerem que é medíocre, banal ou qualquer coisa do género, isso sim, é preciso abrirem os olhos e reverem o vosso conceito de banal.

      LuisRafaelSCP

  • Galileu Galilei
    Posted Junho 13, 2014 at 8:56 pm

    Van Gaal aqui foi mestre, nao tem qualidade, meteu quantidade (defesa), formou um bom meio-campo (coeso) e libertar Robben e Van Persie foi qualquer coisa maravilhosa… Fizeram o que quiseram. Apesar da qualidade desta selecção estar a anos-luz do que já foi (e para mim até são piores que Portugal em todas as áreas), hoje jogaram como equipa e jogaram bem. Esta vitória vai transformar um grupo que parecia meio partido num grupo coeso e a haver vamos onde eles chegam.

    • Luís Resende
      Posted Junho 13, 2014 at 9:00 pm

      a Holanda tem um ataque bem superior ao de Portugal

    • Mike-UK
      Posted Junho 13, 2014 at 9:30 pm

      Portugal com os 2 avançados da Holanda era campeão do mundo!

    • jose sousa
      Posted Junho 13, 2014 at 9:47 pm

      RVP e Robben tinha mais q lugar cativo na selecçao Portuguesa, em termos ofensivos eles sao melhores…Defensivos é q nao…esta tactica de 3 centrais com bons extremos/laterais ofensivos pode ter problemas…mas este mundial ainda nao demonstrou extremos mto abertos logo ate pode resultar

    • Anónimo
      Posted Junho 14, 2014 at 5:04 am

      Já nem vou ao Van Persie e Robben.
      Huntelaar, suplente da Holanda era titularíssimo no nosso ataque. Não somos superiores em todos os sectores, de todo.

      LuisRafaelSCP

    • Luke Van Diesel
      Posted Junho 14, 2014 at 10:00 am

      Continuem a desvalorizar e a valorizar Portugal, parece que nao aprenderam com esta vitória.

  • Da Robelink
    Posted Junho 13, 2014 at 8:56 pm

    Como é que 95% dos leitores do VM diziam que era o Chile a passar em 2º em vez da Holanda? Só pode ser tudo louco…

    Enorme Van Gaal, dos melhores treinadores de sempre, montou uma tática que meteu os jogadores espanhois sem saber o que fazer, vai por o United no lugar que lhe pertence!

    Robin Van Persie é o melhor PL do mundo (ATENÇÃO QUE É PARA MIM! aceito perfeitamente que seja discutível), quem tem este homem no ataque é capaz de aspirar grandes coisas.

    Robben parece uma mota! Um desequilibrador nato!

    Grande jogo da defesa da Holanda, uma exelente resposta para quem dizia que eram maus/inexperientes

    Sempre achei que Casillas não é nada de mais, deixa mesmo muito a desejar, não dá a tranquilidade necessária à defesa.

    • Kacal l
      Posted Junho 13, 2014 at 9:00 pm

      Desculpa lá, até concordo contigo, mas é típico comentário a falar depois, assim é fácil…

    • João Dias
      Posted Junho 13, 2014 at 9:02 pm

      Convém lembrar que foi este mesmo Van Gaal que falhou o apuramento para o Mundial 2002 à custa de Portugal…

      É inusitado dizer que é dos melhores de sempre.

    • Galileu Galilei
      Posted Junho 13, 2014 at 9:02 pm

      Antes deste era normal pensar assim, jogadores lesionados, falta de qualidade na defesa e alguma no meio-campo, grupo meio partido… Ninguem contou foi com Van Gaal. Foi genial.

    • Anónimo
      Posted Junho 13, 2014 at 9:09 pm

      Mas os leitores tao certos vai passar a Holanda em 1 e o Chile em 2

      RR

    • Rodrigo
      Posted Junho 13, 2014 at 9:09 pm

      Eu nao fui, Holanda estava em 2º na minha aposta. Mas sim desvalorizaram o Van Gaal.

    • Flávio Trindade
      Posted Junho 13, 2014 at 9:14 pm

      Pois, vinha cá dizer exactamente o mesmo…

      Gostava de ver o que vão dizer os fan boys do tiki chato depois de hoje…

    • Jorge Figueiredo
      Posted Junho 13, 2014 at 9:23 pm

      Comentar depois é facil? Por amor de deus. Quem é que precisava de ver um jogo da Holanda para saber que passava o grupo na boa?

    • Luís bcn
      Posted Junho 13, 2014 at 9:23 pm

      Nao me admirava nada que a Holanda perdesse com o Chile…mesmo nada. Têm sempre grandes jogadores mas raramente jogam à altura. Costumam perder contra Portugal.

    • Da Robelink
      Posted Junho 13, 2014 at 9:32 pm

      Que comentar depois é fácil? Eu sempre fui grande fã da Holanda, Não é por no ano passado terem estado menos bem que invalida o que fizeram em 2010 ou o que podem fazer este ano.

      Não sei o que vêm assim tão de especial no Chile, sinceramente não vejo, não têm andamento para a Espanha e para a Holanda.

    • Eugénio Oliveira
      Posted Junho 13, 2014 at 9:33 pm

      É preciso ter calma, a selecção espanhola não é a pior do mundo como agora a selecção Holandesa não é a melhor do mundo, ainda não vimos como o Chile vai jogar e já se faz prognósticos, mas uma coisa é certa a Espanha agora não tem margem de erro se quer passar.

    • César
      Posted Junho 13, 2014 at 9:34 pm

      Fantástico, primeiro diz que concorda, depois diz que é fácil comentar depois

    • Rodrigo
      Posted Junho 13, 2014 at 9:34 pm

      Luis bcn, concordo. Ate porque provavelmente terao de assumir mais o jogo e veremos se lidam bem com esse papel.

    • Kacal l
      Posted Junho 13, 2014 at 9:55 pm

      Robelink,

      Ok, tudo bem, mas a verdade é que a selecção holandesa tanto podia fazer um bom mundial, como ser eliminada, à partida era uma incógnita, mas hoje demonstraram que estão fortes.

      Jorge Figueiredo,

      Com as lesões, com a defesa limitada e com algumas duvidas quanto ao estado do grupo (animicamente e na união), a Holanda era uma incógnita, mas a verdade é que hoje mostraram-se fortes e à altura, vamos ver.

    • Kacal l
      Posted Junho 13, 2014 at 9:56 pm

      César,

      É impressionante, vocês não têm calma nenhuma, nem respeitam opiniões, eu não quis "atacar" ninguém, apenas disse que agora é fácil dizer que a Holanda está forte, mas concordo com o que o Robelink disse no comentário dele, foi isso.

    • Da Robelink
      Posted Junho 14, 2014 at 12:10 am

      Kacal eu entendo isso tudo ,mas dizer que a seleção do Chile, que ainda não provou NADA, vai ultrapassar a Holanda, é um bocado estranho, Holanda tem grandes jogadores e um enorme treinador, e isso ficou mais que evidente hoje.

    • Kacal l
      Posted Junho 14, 2014 at 1:37 am

      Sim, concordo contigo, nada a dizer.

    • Kafka I
      Posted Junho 14, 2014 at 10:14 am

      João Dias, o Van Gaal não é dos melhores treinadores da História? por favor, vai lá ver bem a carreira do Van Gaal e tudo o que ele já fez…

  • Rúben Cardoso
    Posted Junho 13, 2014 at 8:57 pm

    Jogo horripilante da Espanha. Casillas, Piqué, Diego Costa, Sergio Ramos a um nível quase anedótico. O Xavi na segunda parte desapareceu.

    A Holanda foi uma agradável surpresa. Robben em dia sim desequilibra um jogo sozinho, e o golo do Robin Van Persie é uma obra de arte. "He scores when he wants!" Saudades….

    Grandes exibições de Vlaar, Iniesta, Blind, Robben e RvP. Também gostei do De Jong e do Silva a espaços. MoM: é entre Blind, Robben e RvP, a qualquer um destes seria bem entregue.

    Veremos o que será da Espanha depois deste resultado… E já agora, mais uma boa arbitragem. Falta no lance do golo do de Vrij, penalti extremamente duvidoso sobre o Diego Costa, e ainda uma ou duas decisões duvidosas de foras-de-jogo.

  • Stanislas Wawrinka
    Posted Junho 13, 2014 at 8:57 pm

    Queriam fazer do Sergio Ramos o melhor jogador do mundo? Bela anedota! E as exibições recentes do Casillas só vêm dar razão ao Mourinho e ao Ancelotti… Iniesta até esteve bem na primeira parte mas Robben foi estratosferico. E é curioso o declineo de La Roja coincidir com o declineo do Barcelona

  • Santos
    Posted Junho 13, 2014 at 8:58 pm

    Bonito era nem passarem a fase de grupos… e pena não terem sido 6, aquele remate do Robben foi algo de extraordinário.

    Vamos Chile!!

  • André CG
    Posted Junho 13, 2014 at 8:58 pm

    Alguém mais adorou isto? Não é que seja anti-Espanha mas ver o traidor e conflituoso Diego Costa a levar na pá com a selecção que escolheu por achar que teria mais hipóteses de sucesso foi lindo.

    A Espanha parece totalmente desgastada deste sistema e sendo que no Barcelona a queda já tinha acontecido, agora será a Espanha. Mas cuidado que também perderam no outro mundial.

  • Anónimo
    Posted Junho 13, 2014 at 8:59 pm

    Erros, muitos erros e viu se que a Espanha subestimou os Holandeses.
    E sabem que mais? Razão tinha o Mourinho…
    Saudações
    Mauro Machado

  • Joao Pimenta
    Posted Junho 13, 2014 at 8:59 pm

    Fantástica Holanda que humilhação
    Casillas a mostrar que é um frangueiro e Sérgio Ramos tbm a mostrar que não tem estofo para bola de Ouro
    Xavi a mostrar que não tem lugar nem na Espanha nem no barca, está mt fraco até Ruben Amorim e melhor
    Saudações

  • Ricardo F.
    Posted Junho 13, 2014 at 8:59 pm

    O tiki taka funcionou enquanto Xavi e Iniesta funcionaram. Neste momento Xavi já não funciona e Iniesta só apareceu a espaços (bem marcado pela Holanda), portanto Del Boque tem de pensar em mudar de estilo ou alguns elementos do 11.
    Holanda excelente, a fazer lembrar aquele jogo em que Portugal venceu esta mesma Espanha por 4-0 ou coisa parecida. Casillas a continuar a mostrar que já não tem o nível de antes (apesar das duas defesas, quase no mesmo lance, já perto do fim) e a dar razão a Mourinho. Sergio Ramos com certeza já perdeu as ideias de vencer uma Bola de Ouro depois de hoje.
    SL

    • Rodrigo
      Posted Junho 13, 2014 at 9:10 pm

      Com a inclusao de 1 ou 2 jogadores acredito que consegues manter o estilo. O Del Bosque nao pode e ter medo de mudar.

    • Ricardo F.
      Posted Junho 14, 2014 at 12:16 am

      Concordo. As 'vacas sagradas' têm é de deixar de o ser, caso contrário a Espanha arrisca-se a ir para casa ainda na fase de grupos. Há que não ter receio de lançar o 'motor' Koke (incrível com nem calçou e mais incrível ainda como Xavi se manteve em campo tanto tempo).
      SL

  • César
    Posted Junho 13, 2014 at 9:00 pm

    Hoje estiveram em campo duas equipas. Uma jogou futebol, a outra era a Espanha. Mas hey, ao menos tiveram posse de bola!
    Diego Costa é um peixe fora de água, não da pra este estilo de jogo. Robben e Van Persie estiveram em grande.

  • João Dias
    Posted Junho 13, 2014 at 9:00 pm

    Hecatombe total da seleção espanhola! Exibição miserável!

    Foram humilhados por uma seleção que ( mantenho a minha opinião ) está longe de ter equipa para estar numa 1ª linha de favoritos…

    Contrariando um pouco a opinião do VM, parece cada vez mais evidente que o mito que foi criado à volta da seleção espanhola está a morrer. Portugal deu a deixa em 2012, o Brasil provou, a Holanda realizou…

    Não me espantava nada ver o Chile a ganhar à Espanha ( a meu ver é superior à Holanda).

    Nota também para Casillas que tal como na final da Champions, voltou a comprometer. A falta de confiança é evidente.

  • Kacal l
    Posted Junho 13, 2014 at 9:00 pm

    Grande jogo, não sei se lhe podemos chamar assim, visto que a Holanda massacrou a Espanha e o jogo foi praticamente de um único sentido, mas houve emoção e foi um jogo interessante, uma vitória justíssima da Holanda, foram mais fortes que os espanhóis, a Espanha fez um golo e começou em vantagem, mas para mim nem penalti era, o Diego Costa caiu sozinho e ainda pisou o jogador holandês, mas fez-se justiça e a melhor equipa acabou por vencer.

    – A Espanha foi zero, depois do golo relaxaram e não tiveram a mínima hipótese, não entendo esta espécie de “tiki-taka” que continuam a tentar por em prática, querem sair da defesa a jogar e em passes, querem entrar na área adversária em passes, e não há objectividade nenhuma, depois não têm intensidade, nem agressividade, e não pressionam quanto estão sem bola como antigamente, e hoje notou-se um enorme cansaço nos jogadores espanhóis, acho que já chega de jogar com tantos médios, para quê Busquets, Xabi Alonso, Iniesta, Xavi e David Silva no mesmo 11??? Jogam com Xabi ou Busquets (um deles) e depois com Iniesta e Koke, com Silva numa das alas, mas depois um extremo puro na outra ala, nomeadamente o Pedro, acho que é assim que deviam jogar e há que encontrar um “plano B”, este jogo de posse e circulação de bola, sem objectividade, já não dá em nada e hoje foram humilhados e goleados.

    Quanto à Holanda, fizeram uma excelente exibição, foram sólidos a defender, pressionaram no meio-campo e depois foram letais no ataque, estiveram impecáveis na transição ofensiva e no contra-ataque e receberam a recompensa por isso, anularam a Espanha e foram fisicamente mais fortes, intensos e rápidos, foram superiores e ponto.
    – Destaques para Cillessen (pouco testado, mas seguro), Vlaar (patrão da defesa, o experiente, esteve muito sólido), De Guzman (intenso, agressivo, esteve bem na recuperação de bola e na saída para o ataque), Robben (perfeito, rápido, desequilibrador, oportunista, tudo, fez a cabeça dos espanhóis em água) e RVP (um PL de classe mundial, um finalizador de excelência e matador, esteve inspirado e oportuno, fantástico).

    • Rodrigo
      Posted Junho 13, 2014 at 9:27 pm

      Cillessen nao vi nada de especial hoje, podia ate ter comprometido num lance invalidado. Nos destaques acrescento o Blind.

    • Kacal l
      Posted Junho 13, 2014 at 9:31 pm

      Esqueci-me de destacar o Blind (depois de um começo algo tremido, arrancou para uma excelente exibição, esteve seguro a defender e subiu bem ao ataque algumas vezes, mas foi com a sua visão de jogo e qualidade no passe longo que se destacou), eu aprecio bastante este jogador, cheguei a sugerir a sua ida para o Milan, mas alguns leitores estavam contra e têm direito à sua opinião, não estou a dizer que tenho mais razão que eles, mas continuo a pensar o mesmo.

    • Kacal l
      Posted Junho 13, 2014 at 9:52 pm

      Eu esqueci-me do Blind, mas escrevi antes de ver o teu comentário, mas apareceu depois, eheh.
      Quanto ao Cillessen, estive em duvida se punha ou não, se calhar exagerei, mas foi mais por demonstrar confiança e segurança, nada mais, mas tens razão.

    • Paulo Duarte Miguel
      Posted Junho 13, 2014 at 10:01 pm

      O Cillessen teve no momento mais importante do jogo ao defender a chapelada do David Silva… Um mero pormenor, pois se ele não tem defendido aquele lance o rumo do jogo teria sido bem diferente. Apesar de não ser um guarda-redes de topo, fez uma exibição estável e decide no lance capital do jogo.

  • Octavio
    Posted Junho 13, 2014 at 9:01 pm

    Sérgio Ramos é candidato à Bola de Ouro? Não brinquem…

    Casillas – no coments
    Xavi – viste o Zidane no Mundial de 2002? Queres seguir as pisadas?
    Xabi Alonso – porquê, se já lá está o Busquets? Não seria melhor ter uma solução atacante em vez destes 2 juntos na mesma equipa?

    Van Persie: 1 golão; devia ter sido expulso naquilo que fez a Pedro.

    Espanha, a nova França de 2002?

    Reina
    César; Martinez; Piqué; Alba
    Busquets;
    Iniesta; Silva
    Carzola; Fabregas; Mata

  • H Soares
    Posted Junho 13, 2014 at 9:02 pm

    E esta? Por esta não estava á espera.
    Existem para mim dois momentos chave neste jogo, Silva tenta o chapeu frente ao guarda redes da Holanda, na jogada seguinte Van Persie faz o 1-1.
    Muita falta de intensidade e sobretudo falta de velocidade no jogo da Espanha, já à Holanda velocidade não falta.
    Começo a acreditar que Portugal pode fazer um brilharete neste mundial, Brasil em baixo, Espanha em baixo já é um bom começo.
    Abraço VM

  • Anónimo
    Posted Junho 13, 2014 at 9:02 pm

    Correu tudo bem à Holanda. A tática acabou por resultar e a Espanha não soube lidar com os contra-ataques holandeses.
    Gostaria de lembrar que a Espanha, em 2010, passou a fase de grupos com os mesmos pontos do 2º e 3º, ou seja, passou por diferença de golos, depois ganhou a Portugal com um golo fora-de-jogo, a seguir ganhou ao Paraguai por 1-0, num jogo em que Cardozo falhou um penalti. Nas meias ganhou à Alemanha (para mim o melhor futebol desse mundial) com um golo de canto de Puyol e na final ganhou à Holanda no prolongamento. A juntar à isto relembro que em 2012 ganhou a Portugal nos penaltis.
    Com isto não quero dizer que a Espanha não é a grande seleção que é, mas sim que tem tido sempre um pouco de sorte e que não é de todo invencível. Vê-se bem as fragilidades da equipa quando o seu melhor jogador, Iniesta, não está bem.
    No entanto o mundial ainda não acabou, em 2010 a Espanha também começou com uma derrota com a Suiça, e ainda é um grande candidato a vencer a prova.
    Jorge dos Santos

  • Pedro Fernandes
    Posted Junho 13, 2014 at 9:02 pm

    Felizmente que a não há multas, senão Robben pagava uma bem pesada pelo excesso de velocidade.

  • JN
    Posted Junho 13, 2014 at 9:02 pm

    O meu comentário quando puseram aqui a convocatória da Espanha:
    "Espanha vai fazer uma das piores competições dos ultimos tempos"

    Tudo a confirmar-se hoje, inclusive o que disse sobre Xavi. Grande Holanda, finalmente um jogo onde ganha o futebol neste Mundial.

  • Rodrigo
    Posted Junho 13, 2014 at 9:02 pm

    Jogo incrivel. Tal como previa, uma Espanha nao tao forte como ja foi. Por outro lado, sempre achei que a Holanda ia passar o grupo, uma vez que tem um treinador que sabe de futebol como poucos e com a sua estrategia conseguiu aniquilar as pretensoes da Espanha. E obvio que nem eu nem ninguem esperavamos este resultado, mas para quem viu nao foi surpresa, sobretudo apos o 1-1, tal foi a facilidade com que o Robben e o Van Persie conseguiram desequilibrar e colocar a cabeça dos jogadores espanhois em agua, sobretudo as dos centrais e do Casillas.

    Em relaçao a Holanda, estrategia perfeita e nota 5 para o Van Gaal. Com os 3 centrais conseguiram bloquear o Diego Costa e o Torres, o De Jong cercou muito bem o Silva e o Iniesta quando ali caiam e depois a arte do Robben e do Van Persie fizeram a diferença. Destaque ainda para os laterais que fizeram um excelente jogo, sobretudo o Blind. No fundo, uma Holanda mais fria, cinica e objectiva do que o habitual, mas que soube lidar muito bem com este jogo. Veremos como encararao os proximos jogos, ja que provavelmente passarao a ter de assumir mais o comando do jogo. Ainda assim, o mais dificil esta feito.

    Por outro lado, o Del Bosque continua agarrado as "vacas sagradas" e nota-se que existem jogadores que ja nao sao os mesmos que eram a 2 ou 4 anos. Xavi nao se viu, Casillas e os centrais enterraram e foram batidos diversas vezes, o Diego Costa e um peixe fora de agua e o Iniesta tambem foi bem anulado. Veremos se o seleccionador espanhol aposta em Koke, Fabregas ou noutro guarda-redes para o proximo jogo.

  • Silver
    Posted Junho 13, 2014 at 9:03 pm

    Bem e aqui está o fim do tiki taka…

    • Paulo Duarte Miguel
      Posted Junho 13, 2014 at 10:02 pm

      Para isso era necessário a Espanha ter jogado em tiki taka, não me parece que solicitar as desmarcações de Diego Costa na frente de ataque se enquadre muito neste estilo de jogo…

  • Anónimo
    Posted Junho 13, 2014 at 9:03 pm

    Grande Van Gaal mesmo, a provar o quão bom treinador que é… (Só espero que não seja tão feliz desportivamente em Inglaterra eheh)

    Diego Costa a mim não me convence, mau jogo e sem a tática de Simeone não me parece ser um ponta de lança de topo. Espero bem que o Chelsea contrate o Mandzukic em vez do ''espanhol''.

    Espero que o Chile passe, juntamente com… a Holanda.

    Luis Freitas

  • Anónimo
    Posted Junho 13, 2014 at 9:04 pm

    Gostei muito de vlaar !
    Robben o verdadeiro desequilibrador!
    Van "pérola" classe! golo épico!

    Sneider apesar de um "não mau jogo" tambem cometeu algumas más decisões!

    Mr.Green

  • JFRC
    Posted Junho 13, 2014 at 9:04 pm

    Para comecar voltar a dizer que ainda n houve 1 jogo este mndial sem escandalos da arbitragem(penalti parece mke mal assinalado e o 3 da holanda e claramente falta)

    Quanto ao jogo a Espanha ate pareceu estar melhor no inicio mas depois do golo parecia que estavam ali so a passar o tempo com passes la atras. Depois um golo de outro mundo (quer o passe de blind como a finalização de van persie) empata tudo e a partir dai a Holanda nao perdoou no contra ataque (quando o Low vir este jogo vai trocar a opiniao sobre a equipa mais perigosa em contra-ataque) com a ajuda de erros da equipa espanhola. o mais escandaloso e o de casillas mas acho q nenhum dos espanhois jogou ao seu nivel.

    Para acabar como destaques positivos os ja referidos Robben,Van Persie, Blind e Jaanmat mas n esquecer a grande exibiçao de Vlaar e Bruno Martins Indi(esta qualidade so podia vir de uma pesoa nascida nas nossas terras)

  • Anónimo
    Posted Junho 13, 2014 at 9:04 pm

    Sergio Ramos, O medíocre…
    "Melhor central do mundo!" , "Bola d'Ouro 2015"
    Incrível como um defesa não sabe defender e é "comido" por qualquer jogador razoável.

    Miguel Costa

    • Rodrigo
      Posted Junho 13, 2014 at 9:14 pm

      Razoavel? O Robben e o Van Persie jogam no Cagliari?

    • van Basten
      Posted Junho 13, 2014 at 9:40 pm

      Pronto, passa sempre tudo de bestial a besta num jogo.

    • Kacal l
      Posted Junho 13, 2014 at 10:08 pm

      Sim, às vezes o Ramos é "comido" por jogadores razoáveis, mas hoje convêm realçar que os jogadores que lhe fizeram a "cabeça em água" foram Robben e RVP, jogadores que estão em clubes de top e são de classe mundial, dos melhores do Mundo nas respectivas posições, portanto não percebo o seu comentário.
      O Ramos é um central com qualidade, tem algumas lacunas e hoje o jogo correu-lhe mal, mas também não é medíocre.

  • Matt Le Tissier
    Posted Junho 13, 2014 at 9:05 pm

    É um regalo ver o Robben a correr depois de todos os problemas de saúde que teve.

    Bravo!

    • van Basten
      Posted Junho 13, 2014 at 9:43 pm

      Sem dúvida! Adoro este jogador, é impressionante a regularidade exibicional que tem mantido nestas últimas épocas, depois dos problemas que chegaram inclusive a ameaçar a sua carreira. É altamente imprevisível (o que é algo 'estranho', já que quase que parece que faz sempre as mesmas fintas) e muito incisivo, com um toque curto tremendamente requintado. Que jogador.

    • Kacal l
      Posted Junho 13, 2014 at 10:09 pm

      Nem mais, um dos meus jogadores preferidos e dos mais empolgantes de ver, a 100% é fantástico. :-)

    • Matt Le Tissier
      Posted Junho 13, 2014 at 10:39 pm

      Fico sempre maravilhado quando vejo aquelas arrancadas e penso que aquele jogador sobreviveu a um cancro.

      Cumprimentos van Basten

    • Kacal l
      Posted Junho 13, 2014 at 10:55 pm

      Não me lembrava dessa má fase da vida dele, mas está ultrapassado e ele mostrou e continua a mostrar que é um Homem de H grande e que é um jogador fantástico.

  • Ricciardo
    Posted Junho 13, 2014 at 9:05 pm

    Isto é mais uma prova que no futebol actual não existem vacas sagradas, para muita gente a Holanda tinha e tem as mesmas hipóteses de ser campeã tal como Portugal…poucas, nesta altura creio que já deverão olhara para a Holanda de forma diferente…

    Pois mostrou uma boa consistência em termos colectivos, apesar de maioria dos jogadores não serem muito conhecidos, tem claramente uma muito boa selecção

    A Espanha, nunca para mim seria uma candidata a vencer o Mundial, mesmo que venha a passar a segunda fase, penso que o seu ciclo terminou, a espinha dorsal já vai para cima dos 30 e não conseguem impor a mesma intensidade no seu jogo…

    Há uns 4 anos a Espanha teria terminado a primeira parte com mais de 250 passes, e com uma percentagem de 90% de eficácia, hoje fizeram 109 passes, o que mostra que a Espanha actual já nada tem a ver com o tiki-taka… os jogadores até podem ser os mesmos, mas a forma de jogar já não é igual!

    Mourinho deve estar contente hoje.

  • van Basten
    Posted Junho 13, 2014 at 9:06 pm

    Fantástica Holanda!

    Já aqui tinha avisado, quando se viu muita gente a menosprezar esta Laranja Mecânica, que a equipa tinha, no geral, grande qualidade, e um dos melhores treinadores do Mundo. Hoje foi capaz de banalizar completamente a selecção espanhola – também por demérito da La Roja, é certo -, e afigura-se agora como forte candidata a conseguir o primeiro lugar do grupo. Van Gaal, parece-me, esteve muito bem ao alterar o esquema táctico da equipa (ainda nos amigáveis) para 5-3-2, apercebendo-se que a defesa era o sector com menos qualidade da equipa. Blind, ao contrário de Janmaat, não é um lateral que suba bastante no terreno, preferindo o passe/cruzamento longo (que hoje fez estragos, com duas assistências), e o técnico garante assim um maior equilíbrio nos momentos defensivos, importantíssimo visto que a defesa não é de top – Vlaar tem os seus momentos, e Indi necessita de amadurecer. Hoje a equipa esteve muito compacta, a fazer boa pressão logo à entrada para o seu meio-campo, a partir da meia hora acertou os passes longos, e os seus grandes nomes (principalmente Robben e Van Persie, já que Sneijder passou um pouco ao lado do jogo) responderam ao chamamento. Em vez de se encolher depois do golo da Espanha, a Holanda cresceu, acertou marcações e partiu para uma exibição estrondosa, com duas armas principais: passes longos e transições rápidas e objectivas. Com isto, tornou o jogo num autêntico pesadelo para nuestros hermanos, e o 5-1 não é em nada exagerado. Pessoalmente, fiquei muito satisfeito. A Holanda é das minhas selecções favoritas, gosto muito mais do futebol que praticam do que o tipo de jogo praticado pela Espanha, e um primeiro lugar no grupo daria aos holandeses muito mais possibilidades de atingir os quartos, já que evitaria, à partida, o Brasil.

    Apesar de concordar com a inclusão de De Guzman (boa exibição) e De Jong no 11, preferia ver no futuro uma aposta em Clasie, que acrescenta criatividade e clarividência ofensiva.

    Quanto a destaques, Robben, um dos meus três jogadores preferidos, esteve soberbo, e foi, como de costume, um autêntico quebra-cabeças. Van Persie voltou a ser o PL mortífero que todos conhecem, e Blind, com o decorrer do jogo, ganhou confiança e partiu para uma excelente exibição. Guzman, Janmaat, Vrij e mesmo Indi também estiveram competentes.

    Do lado da Espanha, pouco de positivo há a retirar. Iniesta foi o jogador mais no primeiro tempo, mas à semelhança do resto da equipa, foi desaparecendo. Casillas perdeu a oportunidade de bater o recorde de Zenga em estilo. Exibição incrivelmente desastrosa, e nem as duas excelentes defesas já no final da partida servem para atenuar o seu paupérrimo rendimento. A aumentar mais o coro de vozes que está contra a sua titularidade. Mas toda a defesa espanhola esteve francamente mal (principalmente Pique e Ramos). Diego Costa pouco mais fez além de 'fingir' uma grande penalidade, e Xavi não parece, de forma nenhuma, continuar a ter andamento para estas lides.

    Quanto ao futuro, apostaria numa vitória holandesa frente à Austrália, e num empate a 2 ou 3 golos frente ao Chile para o primeiro lugar do grupo com 7 pontos. Atenção que esta Holanda está longe de ter a segurança defensiva e a qualidade no miolo desejável (Strootman faz uma falta impressionante), mas com o mesmo empenho e garra, poderão alcançar algo muito bom no Brasil.

    • Paulo Duarte Miguel
      Posted Junho 13, 2014 at 10:03 pm

      Sem dúvida que o Clasie tem tudo para entrar no meio-campo da laranja mecânica. Creio que jogará contra a Austrália onde fará muita falta a sua criatividade e visão de jogo.

  • Mah Med
    Posted Junho 13, 2014 at 9:07 pm

    Isto que acabamos de ver foi uma lição de táctica de Louis Van gaal a Vicente del Bosque!
    Não podemos tirar esta ilação pelo resultado , vejamos a Espanha na 1 parte a única vez que se que causou algum perigo junto da área holandesa foi quando iniesta desmarca silva, a Holanda dominou o jogo durante os 90 minutos não deu 1 cm no ultimo terço , a Espanha limitou se a tocar a bola no meio campo , vitoria justíssima da equipa Holandesa.
    Iker casilas Mourinho deve se estar a rir em casa , veremos se del bosque " tem cojones" para sentar no banco, Diego costa tem que suspenso aquela cabeçada em Indi foi ridícula e nao jogou nada!
    A Holanda com Arjen Robben , Van Persie , Sneijder a este nivel apoiados pelos jovens podem fazer muitos estragos .
    Holanda acabou de entregar o cv para o mundial!

  • Luís Resende
    Posted Junho 13, 2014 at 9:08 pm

    Esta Espanha se quer realmente ir longe no mundial tem de fazer uma coisa: sentar Xavi e por Koke no 11, clara falta de intensidade no meio campo espanhol. Sergio Ramos, Casillas e Fernando Torres, hoje, foram terríveis.

    Van Gaal prova mais uma vez que é um dos melhores treinadores do mundo. Robben a jogar desta maneira, se der continuidade a esta exibição e caso ganhe o mundial arrisca-se a vencer a bola de ouro, impressionante do melhor que já vi.

    Melhores em campo Robben, Van Persie e Blind no lado espanhol grande exibição de Iniesta na primeira parte.

    • DAAP
      Posted Junho 14, 2014 at 10:40 am

      Agora é o Robben que pode ser o melhor do mundo, na 5ª era o Neymar… O pessoal esquece-se que ainda faltam jogar os 2 ET's…

  • josias godoy vedor
    Posted Junho 13, 2014 at 9:08 pm

    Casillas melhor Gr do mundo ,,Segio Ramos e pique melhores zagueiros , Xavi se arrastando em campo , Iniesta é um solitario ….o jogo ridiculo da roja esta se acabando …

  • LuisRafaelSCP
    Posted Junho 13, 2014 at 9:09 pm

    Primeira surpresa do deste mundial. É unânime que esta Espanha não está nem perto do nível de 2010, nem sequer de 2012 mas esta derrota e por estes numeros (a defesa da Holanda é que supostamente deixa a desejar) foi surpreendente.

    Quanto ao jogo, primeira parte equilibrada mas ascendente da Espanha mas o resultado era justo. Na 2a parte, so deu Holanda e a vitoria é indiscutivel.
    Destaque para a dulpa Van Persie e Robben, fazem a diferença, Blind tambem muito bem e outras boas exibições como a de Vlaar.
    Do lado da Espanha, so gostei de Diego Costa e Iniesta. Casillas continua a comprometer.
    Vamos ver como reage a Espanha a este desaire duro, a confiança ja nao era a melhor e agora ainda pior.

    Deixar a nota para mais uma má arbitragem, ainda nao houve um jogo deste Mundial sem erros graves. Neste um penalty mal marcado para a Espanha e um golo mal validado a Holanda, uma vez que houve falta sobre Casillas no 3o golo.

    • Rodrigo
      Posted Junho 13, 2014 at 9:35 pm

      Para ti o Diego Costa cabe nesta equipa? A mim parece-me um peixe fora de agua sinceramente.

    • van Basten
      Posted Junho 13, 2014 at 9:53 pm

      Por acaso não gostei nada de Diego Costa neste jogo. Massacrou um pouco a defesa holandesa, é certo, acabando por 'ganhar' um penalti, mas pouco mais fez.

    • MosqueteiroSLB
      Posted Junho 13, 2014 at 10:05 pm

      diego costa? a serio que gostou dele? eu achei que foi miseravel hoje

    • Kacal l
      Posted Junho 13, 2014 at 10:56 pm

      Eu acho que ele está muito desapoiado e não encaixa bem neste estilo de jogo de posse e circulação de bola, concordo com o Rodrigo.

    • fabio jesus
      Posted Junho 14, 2014 at 12:25 am

      Para mim o Diego Costa é um jogador mais de transições rápidas, na minha opinião seria muito mais importante para o Brasil do que para a Espanha

    • LuisRafaelSCP
      Posted Junho 14, 2014 at 12:52 am

      Rodrigo,

      Acho que sim… tem é de ser mais vezes servido, isto é, jogarem mais para ele. O Iniesta e Xavi e até mesmo o Xabi Alonso com passes longos podem colocar-lhe a bola com qualidade nas costas da defesa e aí ele é muito perigoso.

      O problema é que me parece que eles não estão habituados a ter uma referência deste tipo na equipa, Fabregas e Torres na selecção, e o próprio Messi no Barcelona são totalmente diferentes. Mas com o tempo, vai lá.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Junho 14, 2014 at 12:56 am

      Quanto à exibição do Diego… desgastou, batalhou, tentou cair nas alas. Não fez uma exibição brilhante, mas penso que acrescenta outro poder à frente de ataque.
      O Torres é aquilo que se sabe (apesar de até fazer golos importantes na selecção), e não gosto do Fabregas na posição.

    • Kafka I
      Posted Junho 14, 2014 at 10:08 am

      O Diego Costa nesta Selecção faz-me lembrar o Mandzukic no Bayern actual, ou seja, não combinam de todo

  • Fernas
    Posted Junho 13, 2014 at 9:09 pm

    Não os eliminem já da corrida pelo título que podem ter uma surpresa!! No entanto Casillas, Xavi e o duplo pivot têm que ser mudados, o Xabi Alonso ou o Busquets têm que sair. O Koke tem que jogar nesta equipa!!

    A Holanda teve sorte de apanhar esta Espanha muito má porque se apanhassem uma equipa competente hoje tambem podiam sair com um amargo de boca, muito espaço cedido pelos defesas que andavam a correr em marcaçoes individuais e que abriam buracos nas suas costas (lance do penalti, perdida do Diego Costa e do David Silva) mas quem tem RVP e Robben pode aspirar a ganhar qualquer jogo!

  • AfonsoHenriques
    Posted Junho 13, 2014 at 9:10 pm

    Fantásticos, Épicos, faltam adjectivos e melhor que isso provavelmente um dos grandes favoritos vai já a vida nos 1/8s, perspectiva-se um Brasil Espanha, prognósticos?

    O Mourinho é que tinha razão este Casillas por algum motivo não jogava!

  • Diogo Ribeiro
    Posted Junho 13, 2014 at 9:11 pm

    Grande exibição da Holanda estou muito surpreso, mas lá está quem tem Van Gaal no banco e no ataque Robben e Van Parsie pode sonhar. Há tempos falei que a Holanda não ia ter grandes hipóteses devido à sua defesa mas no jogo de hoje estiveram muito bem e sou obrigado a corrigir o que disse. Cuidado com esta Holanda!

  • luis
    Posted Junho 13, 2014 at 9:11 pm

    O momento do jogo foi aquele lance em que o David Silva tá isolado e tenta fazer um chapéu. Ja antes tinha estado mal. Já o afirmei varias vezes, nenhuma equipa pode ter um jogador como D.Silva naquela posição com tão pouca objectividade. Nao percebo a adoração por este jogador. O Casillas conseguiu parar um remate do Snjeider isolado e ninguem fala disso. Falam do 4-1 para a Holanda com o resultado ja feito… Realmente teve muitas culpas no cartorio…

  • Marcio
    Posted Junho 13, 2014 at 9:12 pm

    Grande baile da tatica do Van Gaal á Espanha, gostei de ver as caras dos nuestros irmanos.
    Vamos ver agora a Holanda nos proximos jogos em que vai ter de assumir o jogo e o favoritismo, e até o voltar a tatica mais frequente…
    Espanha com os jogadores sem pernas e com o ego de somos os campeoes ninguem nos ganha, diego costa devia ter sido expulso pela agressão ao martins indi…

  • Edms
    Posted Junho 13, 2014 at 9:12 pm

    Porque que o torres é convocado ainda , del bosque ainda nao percebeu que ele e um pino ….? Ele convocou 4 pontas de lanca matadores e mete esse gajo porque¿

  • PORTOCAMPEÃO
    Posted Junho 13, 2014 at 9:13 pm

    Robben e Van Persie em noite sim!

    O legado da Espanha está perto de acabar.

  • Nuno
    Posted Junho 13, 2014 at 9:16 pm

    Será que hoje acaba o mito de considerarem Casillas como o melhor guarda-redes do mundo? Quantos erros mais é preciso dar? E lá vai por água abaixo a tentativa dos jornalistas espanhóis de trabalharem o Sergio Ramos para a bola de ouro. E até do VM ao considera-lo um dos melhores centrais do mundo… Se fosse defensor (central e direito) até aceito, mas central é desconsiderar outros muito melhor do que ele na posição específica.
    Será que hoje também acaba o mito que tácticas 4-6-0 ou 4-5-1 são eficazes, progressivas e a melhor táctica para domínio do adversário e do jogo? Como é possível assentar num jogo previsível à 6 anos consecutivos e julgarem que os treinadores e equipas são burros…Tiveram muita sorte no ´último Euro.
    O que fazer? Mudar equipa? Mudar esquema de jogo? O que a Espanha não pode perder é a matriz de posse, mas tem de evoluir para algo mais agressivo e evoluir. Não sou treinador e não tenho a solução, mas por certo não será o Del Bosque a inventá-la.
    Por último a Holanda de Van Gaal, a dar um banho táctico à Espanha. Com 5 defesas e ganha por 5 golos… Uma lição para muitos que aqui no VM detractam este estilo de jogo. Basta ver as críticas e a “porrada” que o Jose Mourinho leva aqui nos comentários.

  • Pedro Fernandes
    Posted Junho 13, 2014 at 9:20 pm

    Só dois apartes: se Mourinho implantar outro tipo de jogo baseado na posse, como a maioria pensa com a chegada de Fabregas, está aqui a justificação de que Diego Costa não é o ponta-de-lança indicado, pelo menos na minha óptica. O outro aparte é que dói ver o Torres atual e comparar com aquele que era dos melhores do mundo no Liverpool.

  • Pedritxo
    Posted Junho 13, 2014 at 9:21 pm

    e agora o sergio ramos merece a bola de ouro?

    Van gaal supreendeu-me com a tatica e da maneira como pos a holanda a jogar, se vem que a defesa poderia comprometer a tatica e maneira como tavam a sair para o ataque, foi uma maravilha.

    Del Bosque nao pode iniciar com este 11, porque busquets nao pode ter ninguem ao lado e xabi alonso nao pode jogar como interior.
    O Xavi ja nao e o mesmo, toda a gente sabe.
    Ter diego costa na equipa e depois nao jogar da forma como ele joga nao e muito produtivo. teriam que ter pedro ou cazorla numa das alas de forma a esticar o jogo quando necessario.

    Ha falta sobre casillas ,mas mesmo assim foi erro dele, ele nao chegaria a bola.

  • Andre G
    Posted Junho 13, 2014 at 9:26 pm

    Casillas a gatinhar atrás do Robben ahah, O Mourinho e o DIego Lopez devem se estar a rir em casa

  • Renato
    Posted Junho 13, 2014 at 9:28 pm

    Acho engraçada a discussão no início sobre se Casillas quebraria o recorde de imbatibilidade em campeonatos mundias e no fim a questão seria se este quebraria o recorde de maior número de golos sofridos num jogo.

  • Flávio Trindade
    Posted Junho 13, 2014 at 9:28 pm

    Os fan boys do tiki chato devem estar…chateados…
    Banho de bola da Holanda que só não foi ainda mais vincado por causa de um golo nascido de um penalty inexistente e da não expulsão por agressão desse espanhol de gema Diego Costa (custou ser assobiado no teu país? Temos pena).

    Estou a vontade hoje, porque devo te sido dos poucos a acreditar que a Holanda poderia vergar a Espanha, agora espero que o resto dos leitores do VM também tenha razão e o Chile faça a sua parte e envie estes meninos arrogantes para casa. Caso isso não aconteça, o Brasil fará o serviço nos oitavos.

    O jogo foi um banho táctico de Van Gaal, e uma lição de futebol dada por Robben (ai os rins do Piqué),Van Persie (que golo maravilhoso), Blind, De Jong, Vlaar e companhia.
    Mais ficaram por marcar e acho mesmo que o resultado só peca por escasso.

    Da Espanha de destacar apenas os habituais piscineros.

  • Braulio Fernandes
    Posted Junho 13, 2014 at 9:30 pm

    O Casillas hoje nem um taxi apanha vai a pé até o hotel… 5PA1N

    Lição de humildade sempre é bonito e ja tardava….

    Cumps

    Braulio Blitz

  • fabio jesus
    Posted Junho 13, 2014 at 9:34 pm

    Este Robben é uma máquina, se não fosse de "vidro" para mim estava num nível semelhante ao Ronaldo e ao Messi.Sinceramente nem estava muito á espera deste resultado, não dava nada pela Holanda.

    • Joel
      Posted Junho 13, 2014 at 11:31 pm

      Sinceramente, acho que não. Não tem metade da qualidade do Ronaldo e Messi. O que eles fazem é muit o além de qualquer outro. Robben nunca conseguiria marcar 60 golos por época, não obstante a grande qualidade que tem, apenas não tem carateristicas para isso ou o valor dos outros 2 já falados.

  • VettelF1
    Posted Junho 13, 2014 at 9:34 pm

    Sinceramente, não gostei nada de ver o Bruno Martins Indi a jogar. Passes falhados, muita tremideira, deixou-se ser ultrapassado inúmeras vezes. Nunca o tinha visto jogar. Só tinha lido comentários sobre ele. Pelo que vi deste jogo não gostei nada. Pode ser que melhore

    • Joel
      Posted Junho 13, 2014 at 11:30 pm

      Viste os olhos dele? Sempre esbugalhados, muito estranho, parecia que estava drogado! loool! Estava mesmo com cara de maluco. É um jogador como os outros da defesa da Holanda, praticamente desconhecido, forte fisicamente, sólido, mas sem muito mais que isso. Ah.. a única diferença é que é portugues, claro !

  • MosqueteiroSLB
    Posted Junho 13, 2014 at 9:36 pm

    bem, antes de mais as mas arbitragens continuam. 1º penalti muito duvidoso, eu acho que e diego costa quem se faz a falta, e um golo mal assinalado (ha falta sobre casillas)

    de qualquer das maneiras foi um bom jogo da holanda, que soube ter paciencia, e quando foi para a frente, foi com qualidade sem se descompor defensivamente e aproveitou eficazmente.

    antes de mais, falo de diego costa. que jogo miseravel. varias perdidas de bola, maus passes, lento, mas decisoes. fez uma coisa bem, ganhou o penalti (muito discutivel), e mesmo nesse lance ja tinha perdido a bola. alem disso ainda arranjou confusao. pessima estreia em jogos oficiais. o pior em campo enquanto jogou. o que vale e que o seu substituto nao melhorou em nada. o que foi aquilo torres? mais valia ter entrado o vila ou o fabregas como falso avançado (como ja jogou antes).

    casilas- como ja admiti aqui, sou fan deste jogador. nao nego. a meu ver cometeu um erro, que foi no 4º golo. de resto acho que nao foi tao culpado como estao a fazer. ainda fez um bom par de defesa, alias, logo no inicio houve uma jogada onde surgiu um jogador isolado (nao me recordo quem, mas arrisco no robben), e ele defendeu. no 3º golo e claramente falta, e por isso acho injusto culpabiliza-lo. a defesa tambem nao esteve bem

    no meu entender, o principal culpado desta pesada derrota foi del bosque. eu nao percebo este sistema. sem extremos? bem se viu em varias jogadas, que quando a equipa queria rodar nao estava la ninguem e depois tinha que ir la azpilicueta. ja o tata martinez tambem tentava fazer o iniesta descair para a ala, mas nao e a mesma coisa. ponham-no no meio. ele ainda fez alguns passes perigosos, mas e complicado fazer mais. ele nao jogou grande coisa, mais por causa da equipa do que por culpa propria. inumeras vezes ele recebia a bola, tirava alguns jogadores da frente, e quando tinha espaço, nao tinha ninguem na linha para meter a bola, e la tinha ele que rodar e fazer um passe simples.
    sim, a espanha tem um 23 fabuloso, mas tem um problema… nao tem extremos. tem o pedro, o resto e tudo falsos extremos que jogam melhor no meio. acho que faz falta a este seleçao o navas.

    em 2010 tambem começaram mal, e depois viu-se, por isso nem me arrisco a dizer nada. a verdade e que seus dois ultimos jogos a valer, a espanha foi humilhada.

    parabens a holanda. roben e van persie sao grandes jogadores. so e pena e van persie estar neste manchester. podia muito bem ser o avançado que o real precisa. muito superior ao diego costa, e hoje provou-o. aquele primeiro golo e incrivel,

    ps- nos primeiros jogos, o brasil pareceu-me fraco, e a espanha pareceu-me fraca. 2 dos favoritos. veremos agora como se saiem os restantes. e esperemos que se passe o mesmo com a alemanha…

    • MosqueteiroSLB
      Posted Junho 13, 2014 at 9:43 pm

      ja agora, xavi devia sair da seleçao. foi uma pena a lesao de thiago porque para mim era o substituto natural, mas koke tambem o merece.

  • Mário Costa
    Posted Junho 13, 2014 at 9:45 pm

    não fosse o casillas e a espanha levava meia dúzia :D

  • Braulio Fernandes
    Posted Junho 13, 2014 at 9:46 pm

    O Casillas hoje nem um taxi apanha terá de ir a pé até o Hotel… 5PA1N

    Uma lição de humildade a selecção espanhola e a comunicação social espanhola que há muito tardava só tive pena da Goleada amigável de Portugal por 4-0 (https://www.youtube.com/watch?v=scx9xtccWR4) não ter sido numa prova Mundial ou Europeia.

    Obs: não sou anti-espanha por que é um país que adoro mas sou anti-arrogantes e principalmente sou contrar os anti-portugueses…

    É bom relembrar que quando o mourinho sentava o Casillas era mau treinador só por ter tido a frontalidade de o fazer e só lia comentários de grande parte dos espanhóis "ese portugues malo" "lloron" e etc quando Ronaldo que leva o Real as costas tem um dia mau já chamam "Penaldo" "Tristiano" e etc, ao Pepe chamavam "animal" e ao Coentrão "concentrao " " Fumentrao"…

    e sempre frisando esses portugueses ou "Clan Portugues"

    Logo agora desçam a terra que também precisam e Força Portugal !

  • Paulo Duarte Miguel
    Posted Junho 13, 2014 at 9:56 pm

    Felicíssimo!!! Que regalo para os olhos ver este jogo da Holanda, ainda para mais quando, à partida, seriam abatidos pela armada espanhola. Recuperam a desvantagem de um golo e impõe uma derrota histórica à actual campeã do mundo. Mais não podia pedir, pois torço pela Holanda em detrimento dos espanhóis, aliás, em boa verdade, não sendo anti-Espanha não guardo grandes amores pelos nuestros hermanos (muito por conta dos recentes dissabores que tivemos ante estes).

    Considero importantíssimo frisar e, pelo que li, ninguém referiu, que o momento do jogo são os dois minutos em que o Silva falha o chapéu (que belíssima defesa do Cillensen) e, de seguida, o Van Persie marca aquele golaço (que finalização, meu deus…). Se as coisas tivessem acontecido ao contrário, isto é, se o jogador do Man. City faz o 2-0 o jogo teria sido completamente diferente, mesmo que a exibição continuasse a ser desprezível, não veria tanta gente a passar um atestado de incapacidade a La Roja.

    E é isto que considero muito importante: a Espanha continua a ter um elenco MAGNÍFICO, um excelente treinador e tem todas as condições necessárias para ter um bom desempenho neste mundial. Mas, como é hábito em Portugal, muda-se o vento, mudam-se as vontades.

    Uma nota final Louis Van Gaal, que trabalho fenomenal a montar este 5-3-, um exemplo de coesão e organização.

  • porquinhodaindia
    Posted Junho 13, 2014 at 10:07 pm

    Ramos cada vez mais próximo da Bola de Ouro.

  • Diogo Palma
    Posted Junho 13, 2014 at 10:08 pm

    Mais uma má arbitragem a juntar-se às outras duas … enfim.

    Finalmente parece que o tiki-taka está a desaparecer, já não era sem tempo … não suporto ver este futebol tão enfadonho.

    Fiquei muito feliz por dois dos meus jogadores preferidos (Robben e Van Persie) terem vergado la roja.

    Afinal o Paulo Bento não é o único casmurro, o senhor Del Bosque também prefere apostar no Iker "Frangueiro" Casillas em vem de dar o seu lugar ao Diego Lopez (que para mim está entre os 3 melhores GR da atualidade).

    Na minha opinião a Espanha não pode jogar com Busquets, Alonso, Xavi, Silva e Iniesta na mesma equipa, falta velocidade nos seus flancos ofensivos.
    Para mim era: Diego Lopez (Casillas), Aspilicueta (Carvajal), Ramos (Albiol), Piqué (Martinez), Alba, Alonso (Busquets), Fabregas (Xavi), Iniesta (Silva), Mata (Koke), Cazorla (Pedro) e Costa (Torres).

    • Anónimo
      Posted Junho 13, 2014 at 11:10 pm

      Esse onze é qualquer coisa! Gosto muito!

      Na minha opinião aquele meio campo muito.de posse, pouco fisico e pouco dinamico condicionou o jogo espanhol. Um meio campo com Xabi Alonso, Cesc e Iniesta seria provavelmente o melhor meio campo da competiçao. Cesc a pautar o jogo, Iniesta a fazer o que tanto gosta a 8 com Xabi Alonso nas costas era perfeito. Descair Iniesta para uma ala é que não. E Xavi em vez de Cesc?
      Acorda Paulo Bento. I mean Del Bosque

      Ze das farturas

    • Diogo Palma
      Posted Junho 14, 2014 at 8:56 am

      O Xavi já está velho, se eu fosse a ele já teria acabado a carreira porque agora tem jogado tão mal que isso só contribui para baixar a sua reputação.
      Ele que vá já tirando o curso de treinador porque como jogador já deu o que tinha a dar (e que foi muito),

  • sadf
    Posted Junho 13, 2014 at 10:21 pm

    Calma amigos…isto foi um jogo…continuam a ser a Espanha…

    • Kacal l
      Posted Junho 13, 2014 at 10:57 pm

      Não foi só um mau jogo, foi uma goleada de 5-1, continuam a ser Espanha, mas deixa sempre marcas e não sei se chegarão às meias-finais, tenho as minhas duvidas, vamos ver.

    • Kacal l
      Posted Junho 14, 2014 at 1:38 am

      *oitavos-de-final, obviamente.

  • Bruno
    Posted Junho 13, 2014 at 10:24 pm

    Espanha e Brasil são as equipas mais nojentas da competição, a bem da mesma, espero que sejam arrumadas depressa. Não há pachorra para este colinho nojento.

    Grande atitude da Holanda, que longe dos seus tempos áureos, com uma atitude notável dos seus jogadores conseguiu dominar a maioria do encontro.

    Destaque para os merecidos assobios ao vendido do Costa. Maior arruaceiro, para juntar aos outros fiteiros.

    SL!

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Junho 13, 2014 at 10:45 pm

    Que Laranjada! Lição táctica de Van Gaal, jogo bonito, objectivo e eficaz, equipa solidária, uma dupla Ro-Ro verdadeiramente extraordinária e uma goleada justíssima. Confesso que fiquei feliz!

  • João
    Posted Junho 13, 2014 at 10:49 pm

    Eh lá, de repente a Espanha já nem passa do grupo, a Holanda é a melhor selecção do planeta e arredores, o Mourinho é que tinha razão sobre o Casillas (parabéns aí ao Diego López, pela conquista da Decima…), o tiki taka que ficou pela enésima vez à frente do rolo realeiro está morto, o Piqué e o Ramos não tinham lugar no Carcavelinhos.. Enfim.

    Zé Tuga e os seus bitaites. Never gets old.

    • Joel
      Posted Junho 13, 2014 at 11:26 pm

      Concordo, mas lá que o Ramos e o Piqué, já agora junto os 2 laterais, não jogaram nadinha e só enterraram é verdade. Carvajal não vai para ir o Azpicu? Piada… O Alba não gosta de se chegar aos centrais? Não sei o que eles lhe fizeram. Buracos por todo o lado.

    • Santos
      Posted Junho 14, 2014 at 12:20 am

      Essa do Diego pela Décima… uiiii, não foi pelo Santo Casillas que ela está lá…

    • Rúben Cardoso
      Posted Junho 14, 2014 at 12:23 am

      Não é preciso ser tuga, visto que até os jornais em Espanha já apresentam capas com fundo negro, de luto pelo resultado da super-selecção que ia trucidar tudo e todos.

  • Rabensandratana
    Posted Junho 13, 2014 at 11:03 pm

    Jogo espectacular em termos de resultado a Espanha mais uma vez foi ajudada um penalti oferecido mas na 1ª parte a Espanha esteve por cima do jogo mas o golo em cima do intervalo deu motivação aos holandeses que golão.

    Na 2ª parte praticamente só deu Holanda, fortíssima nas transições Robben partiu tudo e todos em velocidade o Piqué que o diga, foi ridicularizado hoje mas continua a ser um grande central.

    Van Persie continua a mostrar que trabalha muito e tem muita técnica, não gostei da exibição do Indi, Vlaar esteve particularmente bem, De Jong impôs a sua impetuosidade, gostei da entrada do Georginio que mexeu com o jogo.

    Vitória justa e acima de tudo merecida, uma lição táctica de Van Gaal (este sim é o verdadeiro mestre da táctica) qual Jesus, qual Mourinho.

    Falhanço clamoroso do Torres no final da partida, Sneijder também falhou um lance inadmissível.

  • Joel
    Posted Junho 13, 2014 at 11:25 pm

    5 1 , grande resultado para a Holanda! Fui um dos criticos da Holanda, disse que tinha uma grande falta de referencias e qualidade, pois a maioria deles jogam no campeonato holandes, aonde não conseguem apresentar equipas competitivas a nivel europeu, tanto a nivel de champions ou Liga Europa há anos.

    No fim deste jogo, a Holanda não é a melhor do mundo e a Espanha não é a pior do mundo. Grande jogo de Robben e de Van Persie, mas, não querendo retirar mérito aos mesmos, foi um péssimo jogo do Casillas, Ramos e Piqué, laterais incluidos. Sempre que existiram bolas em profundidade ninguem marcava o homem e deixavam um enorme espaço entre centrais e entre centraslateral, sendo que a Holanda marcou pelo menos 2 golos dessa forma. Tempo para dominar e marcar.

    Muito boa estratégia do Van Gaal, má do Del Bosque. Espanha tem um jogo muito centralizado e de posse de bola, o Diego Costa é jogador de transições rapidas, força e cruzamentos, logo não me parece o mais apropriado para ser titular. Já para não falar no desrespeito pelo Torres e Villa, que na 1º oportunidade são relegados para o banco depois de tantos anos e de tantas conquistas.
    David Silva no meio mais uma vez provou ser uma nulidade na equipa espanhola, incompreensivel como tem o Fabregas no banco.

    Quanto à Holanda, continuo na minha, pode ser uma surpresa, mas não acho que tenha qualidade suficiente para fazer um grande mundial. Tirando o Van Persie, Snjeider em fim de carreira e Robben, todos os outros são praticamente desconhecidos, sendo que poucos sao os que tem experiencia de competições europeias ou internacionais relevantes.

    Este campeonato do mundo vai ser muito interessante e acredito que pode ser uma das seleções menos cotadas entre as favoritas a ganhar, devido ao grande equilibrio que existe em termos de plantel e tambem tendo em conta o formato da prova.

  • jose
    Posted Junho 13, 2014 at 11:54 pm

    Eu que depois de portugal ser eliminado, torci pela espanha em 2010, hoje adorei que tivessem sido goleados, só por causa da arrogancia das capas desportivas de ontem.
    Com quem então silencio que jogava o campeao ?

  • Rui Bastos
    Posted Junho 14, 2014 at 12:05 am

    Como é que podem dizer que Xavi já não joga, quando fez no mínimo 3 passes para golo, que o Diego Costa desperdiçou? Bem que podia jogar pelo Brasil, que a Espanha é bem melhor no 4-6-0 do que neste 4-5-1

    • LuisRafaelSCP
      Posted Junho 14, 2014 at 3:46 am

      Nota-se uma clara diminuição de rendimento e influência na equipa e selecção.

      Digamos que agora não jogando mal, não é enorme como era.

  • dário cardoso
    Posted Junho 14, 2014 at 1:20 am

    As opiniões bipolares continuam :) Quem fala em tiki-taka não sabe o que diz. Só 1 equipa apresentou esse estilo único: fc barcelona 2008-2012. Fim. Maravilhoso. Soberbo. O que vem depois são imitações mais ou menos conseguidas.

  • Gonçalves
    Posted Junho 14, 2014 at 1:39 am

    Estou a ver esta espanha = a portugal(euro 2004). Primeiro jogo miserável alguma troca de jogadores e chegam a final.

    De Gea já merece uma oportunidade
    Javi Martinez vai chatear busques ou um dos centrais
    KOKE e FABREGAS tem de ser titulares

  • Gonçalo Vargas
    Posted Junho 14, 2014 at 2:25 am

    Jogo extremamente atípico com duas selecções que não impressionam nada pelos seus modelos de jogo, sendo que a Espanha esteve ao nível de distrital em organização defensiva. Imenso espaço entre os centrais e laterais ninguém da contenção e cobertura.

    A Holanda mereceu ganhar é evidente, mas ainda assim é um resultado completamente atípico e se estiveram muito melhores que a Espanha na segunda parte, na primeira foram engolidos pelo meio campo espanhol e só mandavam charutos para o RVP. A defesa espanhola comprometeu demasiado.

    No entanto não vou mentir, estou farto do domínio espanhol e da arrogância que demonstram nos ultimos anos. Aos arrogantes deve se entregar humildade com uma chapada de mão aberta. E foi isso que aconteceu hoje.

  • Laranja
    Posted Junho 14, 2014 at 3:42 am

    Incrivel como dizem que uma seleção que ganhou 2 Euros e 1 Mundial nunca enganou ninguem, e que está acabada e que nem passa o grupo… Depois se no fim tudo for igual como é há 6 anos não venham é chorar, e vejam mas é se não acontece o mesmo à selecção do jorge mendes

  • Kafka I
    Posted Junho 14, 2014 at 4:30 am

    Resultado surpreendente, mas mais uma vez o Van Gaaal a mostrar que é um génio, muitos parabéns à Holanda…e com este resultado temos em prespectiva já nos 8ºs de final um Espanha-Brasil (soam os alarmes na FIFA, este jogo veio trocar-lhes as contas todas, já que o roubo de ontem contra a Croácia no fim de contas foi inconsequente já que o BRasil à partida vai apanhar mesmo a Espanha já no 8ºs de final)

  • Anónimo
    Posted Junho 14, 2014 at 5:25 am

    Acho engraçado criticarem tanto o Ramos que na sua irregularidade vai fazendo jogos incríveis (lá décima, diz-vos alguma coisa? aos adeptos do Real Madrid deve fazer lembrar o Sérgio Ramos) e outros com paragens cerebrais, mas ninguém fala do Piqué, que nos primeiros tempos do Barcelona era um dos melhores do mundo na posição e desde que anda com a Shakira está em claro sub-rendimento (eu compreendo-o…), no entanto a julgar pelo que vou lendo no VM "no pasa nada", a culpa é do Ramos.

    LuisRafaelSCP

    • Cláudio Silva
      Posted Junho 14, 2014 at 9:15 am

      Esta-se a criar um mito à volta da final da champions em relação à prestação do Sergio Ramos..
      Nesse jogo cometeu vários erros de posicionamento, excessos de agressividade que provocaram faltas desnecessárias. etc, etc. Só não digo que foi o pior central em campo porque o Varane também não esteve perfeito.

      Marcou um golo importantíssimo, sim marcou! É um jogador fortíssimo nas bolas ofensivas, claro que é! Contudo, ao longo de um jogo comete muitos erros de posicionamento.
      Na minha opinião é um belo jogador mas que não tem o nível que a imprensa (principalmente a do país vizinho) quer fazer crer.

      Quanto ao Piqué, concordo consigo está em sub rendimento claro. Penso que ganhou muito em pouco tempo e parece desmotivado.

      Cump,
      Carlos Silva

  • Edms
    Posted Junho 14, 2014 at 11:22 am

    Boas a táctica da espanha correu muito maal esse 4 3 3 , tem de mudar , o del bosque se quiser continuar com o Tiki taka e aonde eu quero chegar é a táctica do bayern pois alguns que estao no banco nao se adaptam ao 4 3 3
    A tatica do bayern é um 4 1 4 1 , resumindo o meio campo é a chave do tiki taka, e dessa forma ficava busquets javi marttinez ou xabi alonso no MDC,no ME/MD ficava silva, navas, cazorla ou pedro , e MC Iniesta, fabregas,koke , juan mata ,no PL se bem mme lembro a espanha convocou 5 pontas de lanças dos matadores e des bosque mete o torres ? A sério? Tem o villa que e matador de primeira….
    Pq que o valdes se lesionou ele de certeza que ia ficar no onze inicial eu fiquei chocado quando ele se lesionou, eu do Barcelona mas tenho respeito pelo Real Madrid Del bosque que faça como o Mourinho e mets o diego lopez se é que ele foi convocsdo se não o de gea, raio do del bosque não da uma oportunidade ao miúdo. ?.nao acham ?

  • Anónimo
    Posted Junho 14, 2014 at 1:27 pm

    sonho tornado realidade.
    realidade tornada pesadelo..
    eis a questao!

    Tomás

  • Anónimo
    Posted Junho 14, 2014 at 3:17 pm

    Não acho que a Espanha tenha de abdicar do seu jogo de posse de bola para conseguir ganhar, nem acho que seja necessária uma completa revolução no 11 inicial, bastava mudar 2/3 jogadores. Se eu fosse o Del Bosque, em primeiro lugar mudava a táctica, aquele 4-3-3 sem extremos levando a que tanto Iniesta como Silva venham para o meio provoca uma grande hipertrofia no espaço central uma vez que já lá tem mais 2/3 jogadores e ainda o PL, sendo que normalmente só o Iniesta tem a clarividência de lateralizar o jogo de vez em quando aproveitando as subidas dos laterais. Eu utilizava um 4-4-2 losango.
    Quanto ao 11 metia De Gea a titular, relativamente jovem mas habituado à pressão (joga num grande do campeonato mais competitivo do mundo e tem presença regular na CL) e apesar da péssima época do United foi ele que muitas vezes evitou que o desastre fosse pior, para além do mais Reina não é melhor que Casillas. A defesa mais do que alterações precisa de uma recuperação mental ainda que admitisse uma ou outra alteração (p.e. Javi Martinez em vez de Piqué uma vez que este me pareceu algo desgastado,ou possivelmente também Juanfran jogando Azpi ou Alba na esquerda). Meio campo em losango. Médio defensivo ou Xabi Alonso ou Busquets, Xabi é um jogador mais de passe longo e Busquets mais de passe curto e até de finta, por isso e tendo em conta o modelo de jogo a adoptar admitia que se escolhesse o Busquets. Médios interiores Iniesta e Fabregas, jogadores capazes de reter bola mas também de progredir com ela caso haja espaço para tal, fazem bem as transições e são evoluidos tecnicamente, capazes de dar largura quando necessário mas também de jogar mais por dentro. Também poderia admitir Koke, mas ainda é algo inexperiente, talvez como suplente que trouxesse a sua irreverência para os últimos 15/20 minutos do jogo. Xavi tem estado horrivelmente mal, talvez o fizesse entrar quando fosse preciso segurar um resultado atraves da posse de bola. A médio ofensivo a Espanha não tem falta de opções, Mata, Cazorla, Silva, qualquer um deles joga (e muito) ali, com menos tarefas defensivas que os restantes companheiros do meio campo, a jogar entre linhas e a criar desequilibrios, tanto através de finta como através de passes de ruptura. A Pontas de lança, tenho visto muito gente a criticar o Diego Costa por não se encaixar no jogo da Espanha, eu acho que a Espanha a jogar como jogou ontem nem Messi's nem Ronaldo's nem Ibra's se encaixariam, até porque quando entrou Torres não se notou grande diferença, mas compreendo perfeitamente os que discordam da minha opinião. Eu jogaria com Diego Costa mais móvel, a fazer os seus movimentos de ruptura entre o central e o lateral e com Negredo/Llorente mais fixos, porem uma vez que estes últimos não foram convocados talvez jogasse com dois pontas móveis, Diego e Villa por exemplo sendo que, apesar de tudo Torres também não ficaria mal neste sistema.
    Comentem, e um bem haja a todos.

    TPL95

  • Anónimo
    Posted Junho 14, 2014 at 3:26 pm

    Acho que é injusto criticar esta Espanha, teve um jogo mau quem não têm, mas foi esta mesma Espanha a ganhar os dois últimos campeonatos da Europa e o último campeonato do Mundo. Na minha opinião apenas trocava alguns elementos como o Xavi e o Xabi Alonso e dava mais liberdade ao Iniesta.

    Em relação ao Casillas é sem dúvidas um dos melhores do Mundo.

    Não defendo a Espanha mas não podemos criticar apenas porque tiveram um mau jogo.

    Em relação à Holanda só tenho pena de não estar o Strootman.

    Marcelo

Deixa um comentário