Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«O campeão europeu tem de fazer faltas…houve deslumbramento»

fernandosantos-mA selecção nacional teve uma atitude passiva frente aos helvéticos?

Fernando Santos considera que Portugal se deslumbrou com o decorrer do jogo e não foi suficiente competitivo frente à Suíça. “Entrámos bem no jogo, dominámos nos primeiros 15/20 minutos, mas depois houve deslumbramento e fomos pouco pragmáticos. Sofremos o golo na única vez em que a Suíça foi à nossa baliza e depois recuámos linhas e permitimos que a Suíça ganhasse lances individuais – o campeão europeu tem de fazer faltas. Faltou-nos o resto, que foi pressionar o adversário, fazer faltas e ganhar lances divididos. A Suíça teve o protagonismo que nos faltou», disse o seleccionador à RTP depois da derrota, por 2-0, no St. Jakob-Park, em Basileia.

VM
Author: VM

42 Comentários

  • Rui Castride
    Posted Setembro 6, 2016 at 10:22 pm

    Calma. Tudo regular, daqui a um ano somos vencedores da Taça das Confederações.

  • ACT7
    Posted Setembro 6, 2016 at 10:26 pm

    Concordo, um 6 que não dá pau por vezes paga-se caro. William tem qualidade, não é molengão como muitos pintam e não é um super 6 como outro apregoam.
    No Sporting a falta de agressividade resulta dado a diferença dos 3 grandes para com as restantes equipas, hoje com jogadores mais fortes fisicamente e no transporte de bola tornou-se mais complicado.
    Penso que a mensagem do FS seja para William, ou até para Moutinho.

  • Phantaminum
    Posted Setembro 6, 2016 at 10:27 pm

    Gostei das declarações, mas parece um pouco sacudir a água do capote… “A culpa é dos jogadores que se deslumbraram, não minha, disse-lhes para serem assertivos”. É só a minha interpretação.

  • Miguel Costa
    Posted Setembro 6, 2016 at 10:36 pm

    Fernando Santos bem tenta mas não é nenhum Jaime Pacheco…

  • ccandido
    Posted Setembro 6, 2016 at 10:42 pm

    Concordo, na primeira parte a equipa esteve muito passiva. Apesar das substituições no início da 2ª parte, parece que a equipa entrou com mais vontade.

  • Tiago
    Posted Setembro 6, 2016 at 10:53 pm

    Campeão Europeu tem que fazer faltas?!?!?! A sério? Este é o argumento do FS? Estava à espera de mais, tipo o campeão Europeu tem que ser mais eficaz, ou o campeão Europeu não pode cruzar como se faz no Sintrense, podia ficar aqui a noite toda….

    Por favor FS põem estes jogadores a jogar à bola como deve de ser. Rotinas simples de ataque mas eficazes…treina remates de meia distância…é porque parece que estás a jogar CM…escolhes e depois ficas a ver a jogar

    • Francisco A
      Posted Setembro 7, 2016 at 12:02 am

      fazer faltas = maior agressividade

      O que o William não fez era para não jogar mais na Seleção. Se não está para se cansar pelo seu país que ficasse cá.

      • R20
        Posted Setembro 7, 2016 at 8:20 am

        O problema não é o William, o problema é sim Moutinho que não se percebe como joga, aliás, percebe-se mas não se compreende.

  • Maradona
    Posted Setembro 6, 2016 at 10:56 pm

    Portugal podia começar a adoptar um novo logotipo no equipamento: uma calculadora. É certo e sabido que vamos precisar dela,

  • Gunnerz
    Posted Setembro 6, 2016 at 11:00 pm

    O que vale é que temos novamente um grupo fácil. De qualquer forma apesar de na segunda parte estarmos em cima dele não houve nada de bonito e a melhor oportunidade acabou por mostrar porque é que pessoalmente não gosto do nani. Sendo que a Suíça até podia ter feito o terceiro mas tbm foram ridículos como o nani. Já a mensagem do Fernando é a fugir às responsabilidades. Sabe que já foi campeão e que ninguém lhe atira nada à cara agora pelo que vamos lá culpar os jogadores.

    • Tiago
      Posted Setembro 6, 2016 at 11:09 pm

      Houve mais agressividade e vontade na segunda parte, mas sem qualquer qualidade. Era tudo a tentar improvisar, acabndo sempre num cruzamento sem sentido ou num remate mal medido. O potencial que temos e o que estamos a jogar é para demais frustrante.

      • João D
        Posted Setembro 7, 2016 at 12:02 am

        Concordo, Tiago. Temos jogadores para muito mais mas o nosso jogo há anos que não passa disto:

        -Remate de longe sem perigo, cruzamento sem nexo, lance individual e passe errado em cima do golo, remate de longe sem perigo, cruzamento sem nexo, remate de longe sem perigo, lance individual e perda de bola, cruzamento sem nexo, remate de longe sem perigo.

        É isso que torna tão frustrante ver a seleção. Há um sub rendimento tremendo na seleção que é mais visível ainda em jogos deste género.

  • João D
    Posted Setembro 6, 2016 at 11:06 pm

    Incrível como as limitações do Fernando Santos vêm ao de cima neste tipo de jogos em que temos a iniciativa de jogo.

    João Mario a jogar assim é banco garantido no Inter, o William tirou férias em Ibiza no lance do 2 golo, o Bernardo Silva não esteve ao seu melhor nível, o Cedric parecia o Vieirinha a cruzar, o Patrício com culpas nos golos, o Nani a voltar ao Nani atabalhoado do costume…

    Salvou se o Adrien no meio da mediocridade geral.

  • JC
    Posted Setembro 6, 2016 at 11:16 pm

    É uma pena que quando Fernando Santos não decide muito mal, o resultado dê força às suas ideias mais conservadoras! Faz parte das probabilidades deste jogo que tanto apaixona. Sempre tudo muito imprevisivel. Hoje, Portugal, entrou MUITO BEM. E isto é a Suiça, uma equipa de um nivel bastante bom, que estará num patamar imediatamente abaixo de Portugal. Foi AZAR o que sucedeu naqueles minutos que tudo determinaram. Duas oportunidades, dois golos. Pior…duas das raras vezes que a Suiça consegue estar com a bola controlada no nosso meio campo, até aí. AZAR! Acontece. Mas da forma como entrámos, aumentámos muito as probabilidades do nosso sucesso. Hoje, chegou o azar todo que tinhamos reservado, depois da leiteira que foi o nosso Euro. Ainda bem.

    A esmagadora maioria do pessoal comenta influenciadissimo pelo resultado final. Onde é que a nossa exibição hoje foi pior do que contra a Polónia no Euro, ou até contra o Pais de Gales? Nesses jogos, poderia ter pingado para qualquer lado. Hoje, estávamos por cima mas pingou(como acontece às vezes) para a outra equipa. Claro que continuam alguns problemas de F.Santos. Em organização ofensiva somos muito pobres. Não há ideias, os jogadores raramente dão várias opções ao portador da bola e há alguma aversão ao risco. Mas temos como boa noticia a aposta em Bernardo, a confiança imediata em Andre Silva, e a vontade de apresentar uma equipa com o bloco muito mais subido. Tenham calma! Eu desejei que F.Santos saísse para a China em glória este verão e que viesse alguém mais modernizado, mas apesar de tudo, não é tudo mau nele.

    Em relação aos sub 21, até há pessoal a pedir a cabeça do Rui Jorge. Juizo pá! Rui Jorge é fantastico. No entanto, até foram boas estas duas exibições menos conseguidas. Talvez o Rui se deixe de casmurrices ou “bentices”, e comece a convocar novamente Rafa, Ronny Lopes, Bruma e até desconfio…Ilori. Chega Rui! Se há coisa que me preocupa nele como o natural sucessor de F.Santos é a sua tremenda incapacidade de gerir os egos! Se já nos sub 21 é assim, imagine-se com jogadores já com elevado estatuto…

    • João D
      Posted Setembro 6, 2016 at 11:57 pm

      Rui Jorge é fantástico? Porquê?

    • Gil Rodrigues
      Posted Setembro 7, 2016 at 10:45 am

      O Rui sempre foi dado a “Bentices”… e sempre esteve ao serviço de um certo lobby. A sorte dele é que temos tido tantas gerações fantásticas que “jogasse-quem-jogasse” ele conseguiu sempre apresentar resultados. (quando trabalhamos com jogadores de um intervalo temporal e apenas 2 ou 3 anos, a qualidade individual conta muito mais que a experiência, e nisso Portugal está sempre em vantagem)

      • Carlos Alberto
        Posted Setembro 7, 2016 at 12:17 pm

        Claro. Ivan Cavaleiro e Ricardo Pereira são dois monstros do futebol Mundial. O Rui Jorge não vale nada!

        • Gil Rodrigues
          Posted Setembro 7, 2016 at 5:22 pm

          Se tivesse interpretado o que escrevi ia perceber que, apesar de o Ivan Cavaleiro e o Ricardo Pereira não serem “monstros do futebol mundial”, para a sua geração eram jogadores bastante competentes, que serviam perfeitamente para ajudar a equipa nacional.

  • M1950
    Posted Setembro 6, 2016 at 11:22 pm

    Eu acho sim que o Wolverhampton podia ter vindo buscar também o selecionador ou um clube chinês. Temos qualidade individual para jogar mais que isto, não jogamos nada, não é de agora simplesmente hoje é mais visível porque perdemos.

    O recado é para o William, nem eu tenho argumentos para a sua passividade no lance do segundo golo, parecia um caracol.

    Ao contrário da análise do VM esperava mais de Bernardo e o meio campo pouco ou nada criou e assim é complicado, só gostei muito de ver o Raphael, de resto nada.

    Sou grato ao selecionador pelo euro, e pela renovação, falta meter 3 titulares nesta equipa Cancelo, R.Semedo e André Silva, e o seu trabalho ficava bem vincado. Mas é preciso jogar muito mais.

  • Nuno R
    Posted Setembro 6, 2016 at 11:23 pm

    Vejam o lance do 2º golo (numa das repetições tentem olhar para algo que não o William) e se calhar descobrem um dos principais visados por esta declaração.

    PS: tanto espectador atento aos erros, e ninguém aponta o Cedric no 1º golo? É o que dá só olhar para a bola (que deve ter sido o que ele fez)…

  • Daniel
    Posted Setembro 6, 2016 at 11:51 pm

    A Hungria fez-nos o favor de empatar com as Ilhas Faroés, como que dizendo que não vai sequer lutar pelo 2º lugar.

  • Freitas
    Posted Setembro 7, 2016 at 12:13 am

    < Boa Noite.
    O WC realmente esteve muito mal no lance do golo, o Cédric também, mas não se esqueçam do Moutinho que teve oportunidade de cortar a bola, não ganhou a mesma no lance dividido, tal como em 90% dos lances que disputou, podia ter feito falta, mas não, desistiu do lance e ficou a ver os outros a jogar….
    Durante o europeu tinha desculpa porque não estava em forma, agora tem desculpa porque está no início da época, não percebo, é possivelmente o jogador com melhor imprensa em Portugal nos últimos 15 anos.
    Nada vem trazer ao jogo, é um 8 que não progride com bola, passa para o lado e para trás, ainda por cima nos últimos tempos não ganha duas bolas divididas seguidas… sinceramente não percebo, depois ligamos a TV e os habituais comentadores a afirmarem que com eles o Moutinho jogava sempre…
    De resto, jogo mal preparado, equipa a dormir, desconcentrada e muitas transições sem nexo.
    Este jogo pedia muita posse de bola e melhor concretização.
    Não se pode rematar tanto e tão mal.
    PS: será que o Cédric algum dia vai saber centrar uma bola?

  • RodolfoTrindade
    Posted Setembro 7, 2016 at 9:24 am

    Tem razão FS no que diz.. a passividade no segundo golo devia ser alvo de estudo.

  • JSC101
    Posted Setembro 7, 2016 at 9:36 am

    Portugal jogou mais bonito que no Europeu, por isso perdeu. Parece-me simples.
    A organização defensiva foi de rir neste jogo.

    • pedro
      Posted Setembro 7, 2016 at 10:40 am

      Não vi o jogo de ontem mas Portugal no europeu era organizado defensivamente?

      • JSC101
        Posted Setembro 7, 2016 at 2:22 pm

        Era porque estava num bloco mais baixo (ideal para o William) o que não permitia a desorganização que se verificou ontem.

        Muito se fala do William, mas aquela perda de bola ridícula antes da falta do primeiro golo, ou o Raphael Guerreiro que estava lá nas couves na altura do 2º golo. Isso são falhas porque não estávamos na retranca e em defesa posicional.

        Portanto sim, fomos mais organizados no Euro.

      • João
        Posted Setembro 8, 2016 at 11:31 am

        Diria, na minha ignorância, que uma equipa que ganha um europeu sem derrotas e com um único golo sofrido entre os oitavos e a final, dando a iniciativa de jogo ao adversário e jogando em bloco baixo, tem de facto organização defensiva. Mas se calhar foi o Pedro que viu correctamente e os factos apresentados não têm qualquer relevância.

  • Bouça Nova
    Posted Setembro 7, 2016 at 3:52 pm

    Temos que dar mérito ao que FS conseguiu no euro16, mas parece-me que a filosofia que está a tentar implementar na selecção nunca chegou a ser completamente absorvida pela equipa.
    Jogar com bloco baixo é estranho a todos os jogadores da equipa. O processo defensivo da equipa, mesmo quando ganha ou não sofre golos, nunca parece sólido, e estes períodos em que a equipa adormece ao seu próprio ritmo de embalar saíram caros neste jogo, com 2 golos sofridos em poucos minutos.
    Depois aparece o segundo problema desta filosofia, quando é preciso correr atrás do resultado, a equipa não sabe o que fazer pois o seu foco organizacional é apenas defensivo. Ataca-se sem critério e sem rotinas. O euro16 ter corrido bem sempre à retranca também terá contribuído, pois a equipa raramente precisou de atacar e correr atrás do resultado.

  • JoaoPereira
    Posted Setembro 7, 2016 at 5:59 pm

    Bem pelos comentários facilitaram a vida, e bastante, ao seleccionador.
    Basta não jogar William e tudo se resolve.
    Incrivel onde numa jogada onde estão 6 jogadores, sim 6!!, completamente desconcentrados, e as culpas vão só para 1.
    Acho estranho não terem vindo com essa conversa da agressividade durante o Euro..

Deixa um comentário