Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Jorge Jesus campeão! Flamengo conquista o Brasileirão 10 anos depois

Muitos desvalorizarão este título pela facilidade com que foi conquistado, mas esse caminho só devia valorizar ainda mais o fantástico trabalho de Jorge Jesus no Brasil (essa tendência de desvalorizar campeões que se passeiam também sucede com Guardiola ou o Barcelona). É que agora é muito fácil dizer que o Flamengo tem um super-plantel (que o tem) e que este título é esperado, mas quando JJ chegou ao Brasileirão o Flamengo era 3.º, a 8 pontos do Palmeiras (que muitos no Brasil colocavam num patamar à parte e já como campeão antecipado), e com o português no banco a equipa teve um impressionante registo de 19 triunfos e 4 empates em 24 jornadas, sagrando-se campeão com bastante comodidade. E isto, estando muito relacionado com a grande valia individual do elenco, tem muito que ver com o brutal impacto do técnico no ‘Mengão’. Jesus criou uma equipa cheia de jogadores a viver o ‘rendimento’ de uma vida, e se hoje Rodrigo Caio (que estava com bastante pouco crédito) é associado ao Barcelona, Arão (que era descrito como ‘o pior médio da história do Corinthians’) domina as partidas no meio-campo, Gerson (que não tinha tido impacto em Itália) parece  um médio mais que pronto para brilhar na Europa e Bruno Henrique e Gabigol são jogadores de nível de selecção do Brasil, isso se deve, em grande parte, à capacidade de JJ. Veremos o que depara o futuro para o técnico português, é que apesar de, certamente, o Flamengo querer que o técnico continue, haverá sempre três opções (realistas) de carreira que serão apetecíveis para Jesus: esperar por uma vaga na selecção portuguesa ou brasileira ou ingressar num dos grandes de Portugal (sendo que este período no Flamengo talvez tenha reactivado o sonho do técnico de ingressar num bom clube de uma grande Liga da Europa).

O Flamengo sagrou-se campeão da Brasileirão, fruto da derrota do Palmeiras em casa com o Grémio (1-2), juntando assim este troféu à Libertadores. Este é o 6.º título de campeão brasileiro da história do Flamengo, o primeiro desde 2009 (os outros foram 1980, 1982, 1983 e 1992), sendo que o conjunto carioca iguala assim o São Paulo e fica a um título do Corinthians, a dois do Santos e a quatro do Palmeiras. Já para Jesus, é o 16.º título da carreira, o 4.º de campeão nacional, depois dos três que ergueu no Benfica. Desde a temporada 2014-15 que JJ não era campeão nacional.

Histórico de campeões brasileiros (imagem Wikipedia):

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

VM
Author: VM

114 Comentários

  • Flavio Trindade
    Posted Novembro 25, 2019 at 9:35 am

    Agora é pensar no futuro.

    Jesus ainda tem o desejo de treinar um grande europeu, mas acredito que essas portas estejam fechadas.

    Logo sobrariam 4 alternativas:

    – Um regresso a Portugal (muito improvável)
    – Um contrato milionário na China (pouco provável)
    – As Selecções de Brasil ou Portugal (possível)
    – Continuar no Flamengo (o cenário mais provável para já).

    Na China não me parece porque mesmo sendo JJ um treinador bem caro, não me parece que nesta fase da sua carreira pense primeiro no dinheiro.

    – Muitos apontam o regresso a Portugal como possibilidade.
    Discordo em absoluto.
    Nenhum dos grandes portugueses tem capacidade financeira e desportiva para lutarem numa Champions e sinceramente, estando num clube gigante como o Flamengo, num país apaixonado por futebol, ter a possibilidade de jogar Libertadores e Mundiais de Clubes (e não esquecer que este feito garante ao Fla a presença no primeiro mundial de clubes a 24 equipas…ou seja um verdadeiro mundial de clubes), sentir a vibração de estádios cheios, queira voltar ao tugão para jogar contra Aves e Tondela com 2 mil pessoas no estádio…

    – As Selecções são uma forte possibilidade.
    Fala-se na Selecção do Brasil mas arriscaria que se a FPF lhe fizesse o convite para o pós Euro que JJ aceitaria logo.
    Até porque parece claro que o ciclo de Fernando Santos está a chegar ao fim.

    – Até lá continuar no Flamengo e reestruturar a equipa para a tornar numa força hegemónica na América do Sul.
    Continuo a achar que o Fla não tem mais soluções que o Palmeiras.

    O Flamengo tem melhores valores individuais. Melhorou imenso com as entradas de Rafinha, Filipe Luis e Gerson, mas tirando o 11 base e os meninos da base que têm muita qualidade como Reinier, Lincoln, Lucas ou Thuler, esta equipa foi espremida ao máximo.
    E com 5/6 reforços cirúrgicos o Flamengo pode ficar num nível totalmente diferenciado.

  • Primo do Mendes
    Posted Novembro 25, 2019 at 8:57 am

    Venho aqui dar os meus parabéns ao Jesus já que fui um dos que por aqui comentam que disse que por Dezembro já ele estava despedido. Pelos vistos, conseguiu ter o plantel na mão, com alguma sorte à mistura, lá conquistou os titulos – sorte essa que não teve antes, portanto nada contra isso.

    Não é de esperar que nenhum grande o contrate, já que a caminhada para a Libertadores teve equipas no minimo “acessiveis” e no campeonato interno, entrou e teve logo dois reforços de peso nas alas – Rafinha e Felipe Luis.

    De qualquer forma, isto não coloca o Jesus nem sequer perto do Mourinho, seja em titulos, seja em projecção mediática na Europa. Os que dizem que agora se segue um Milan ou um Arsenal, penso que estão equivocados.

    Os mesmo que criticam a bajulisse que existe ao Cristiano na comunicação, gostava que comentassem o ridiculo que é ver a bajulisse dos jornalistas ao Jesus, vergonha alheia.

    Desejo-lhe muita sorte e que por lá continue vários anos a ganhar campeonatos e libertadores, desde que isso o deixe longe do SLB.

    • Vegeta
      Posted Novembro 26, 2019 at 10:15 am

      Não leves a mal esta pergunta primo do mendes, mas qual a tua idade ?
      O JJ foi nos últimos 28 anos de longeeeee o melhor treinador do Benfica, portanto pergunto isto para saber se na tua vida viste algum melhor do que ele a treinar o nosso clube.

      • Primo do Mendes
        Posted Novembro 26, 2019 at 10:32 am

        Não por acaso não vi. Também não vi nenhum que tivesse metade dos recursos que ele teve. Chega? O passivo do Benfica durante a era do Jesus subiu mais de 150M.. e vê bem a quantidade de jogadores que ele valorizou.

        Sobre futebol, sim foi o melhor, não me recordo de outro parecido sequer. Isso faz com que todo o Benfiquista tenha de gostar dele? A tua pergunta não faz sentido.

        • Vegeta
          Posted Novembro 27, 2019 at 8:58 am

          Costumo concordar com a maior parte dos teus comentários mas aqui não concordo.
          Isso dos recursos, sabes que o Queres Flores também teve David Luiz, Reyes, Aimar e Suazo.
          Ah e o 1 plantel do rv também foi superior ao ultimo do JJ.
          Não és obrigado a gostar dele, só acho estranho não gostares do melhor treinador que viste a treinar o nosso clube, mas são opiniões, eu anseio pelo regresso dele.
          Além de jogarmos o dobro (no mínimo), nunca mais iamos contratar entulho e ele ia obrigar o Vieira a investir.
          Com estes treinadores o Vieira nunca vai investir, agora se viesse o JJ era diferente.

          • Primo do Mendes
            Posted Novembro 27, 2019 at 9:15 am

            Vegeta,
            em 15-16 quando o RV assumiu, o Artur, André Gomes, Rodrigo, e Maxi, sairam do Benfica. Para os seus lugares entraram……Grimaldo e Jimenez. Agora diz-me la que o primeiro plantel do Vitoria foi superior, onde??

            Sobre a tua frase “nao iamos contratar entulho” gostava de te dizer que a razao do nosso passivo ter subido durante todo o reinado do Jesus se deve ao facto de em cada 5, acertavam em 1 – aqui ele n tem a culpa sozinho, porque foi durante este periodo que o Vieira alargou a manta das comissoes..

    • Mantorras
      Posted Novembro 25, 2019 at 11:42 am

      Ir para o Milan ou para o Arsenal e andar para tras, ele que fique onde esta. A concorrencia para vencer a PL coloca-os quase fora do top 4, com um clube sem cultura de vitorias… esquece la isso. O Milan? O Jesus ja recusou o Milan ainda estava no Benfica… Ele do Flamengo so devia sair para Espanha ou Italia, nao o vejo ter sucesso num contexto “nao latino”, mas o que eu queria mesmo era que ele la ficasse ate treinar a seleccao de Portugal.

    • Kafka
      Posted Novembro 25, 2019 at 9:35 am

      O São Paulo também teve 2 reforços de peso para as alas quando o Jesus chegou (Dani Alves e Juanfran) e não ganhou nada..

      Se bastasse ter reforços então pela tua lógica o São Paulo também tinha de ter ganho e nem sequer deu luta

      • Primo do Mendes
        Posted Novembro 25, 2019 at 9:59 am

        Comentário sem nexo já que em nenhuma parte eu estou a tirar o mérito pelos reforços.

  • Marcio Ricardo
    Posted Novembro 25, 2019 at 1:01 am

    Quero dizer 3 coisas.

    1) Não podia concordar mais com o negrito do VM.

    2) Foi o sétimo título do Flamengo, não o sexto.

    3) Gostava de ver o Jesus a selecionar o Brasil ou Portugal, mas não para já. Como acho que ainda tem mais dez anos para treinar ( já expliquei o porquê noutro post ) acho que pode passar os próximos 6 em clubes, ainda tem pedalada pra isso. Gostava que continuasse no Flamengo e repetisse o feito deste ano, mas a sair que saia para um Barça ou Real.
    Se ele vier para Portugal, temo que venha para o Porto, pois terá anticorpos no Benfica e o Sporting não lhe dá garantias de ter uma equipe competitiva ou mesmo de ir a Champions. Se vier para Portugal, que seja no Benfica.

    • Marcio Ricardo
      Posted Novembro 25, 2019 at 10:10 am

      Correção;

      Fui me informar melhor opto por concordar com o VM. O Fla tem 6 títulos e não 7.

  • Richrad
    Posted Novembro 24, 2019 at 11:59 pm

    Clubes na Europa para o Jota Jota?
    É fácil mandar demais palpites.
    Mas vejamos como estamos tão bem representados:
    Inglaterra: Mourinho, Marco Silva e Nuno Espirito Santo
    França: Paulo Sousa, Leonardo Jardim e André Villas Boas
    Itália: Cristiano Ronaldo ( eheheh) Paulo Fonseca

    E em Espanha?
    Existe Simeone que não saiu para o Inter, existe Lopetegui que chegará para além do Natal em Sevilla e por fim… Valencia que depois da saida de Toral, quem sabe?
    E quem diria Itália? não demora muito a que a cadeira do AC Milan fique novamente vazia.
    Independentemente do seu destino, tem que se dar todo o mérito ao Jota Jota, para mim, apenas atrás de Mourinho por centímetros.

    • Xyeh
      Posted Novembro 25, 2019 at 10:26 am

      Eu gosto muito do JJ mas o que o Mourinho fez no Porto ao ganhar a Taça UEFA e no ano a seguir a Champions foi algo que não vamos voltar a ver em 100 anos, depois foi para o Chelsea e dominou a Premier League e no Inter fez o que fez, foi uma série de anos a dominar o futebol. Se o JJ conseguisse um bom projecto europeu aí sim podíamos tentar comparar a distância entre um e o outro, acho que todos concordamos que o Mourinho se fosse para o Mengão iria ter o mesmo impacto.

  • Joaquim O
    Posted Novembro 24, 2019 at 11:56 pm

    Grande época do Flamengo e excelente trabalho do Jesus, bateu certo com esta equipa e este campeonato. Agora ele que va a seleção nacional!

  • Teixas
    Posted Novembro 24, 2019 at 11:45 pm

    Muitos parabens Jesus!

    Um dos meus grandes receios era ver o português no Porto. Mas com estas conquistas acho que já tem cotação para mais.

    Gostaria de o ver pegar no Barcelona.

  • zZou
    Posted Novembro 24, 2019 at 11:21 pm

    Para mim o próximo clube ideal para o JJ seria o Atlético Madrid. Com o plantel que o Atleti tem, por ter um plantel preparado para um 442, por ter jogadores sedentos de títulos e pelo impacto a nível de forma de jogar que poderá ter penso que seria o ideal. Só acho mais difícil o Simeone sair pela força que este tem no clube. Mas adoraria ver o JJ no Atleti.

  • kiterioVFC
    Posted Novembro 24, 2019 at 11:00 pm

    14 campeões diferentes!! Como em muitos outros campeonatos… Já aqui no campeonato do Burgo…. 2 oásis no estarolismo!!!

    • Mantorras
      Posted Novembro 25, 2019 at 11:45 am

      E arranjar mais clubes de jeito.

    • Kafka
      Posted Novembro 24, 2019 at 11:41 pm

      A comparação não faz sentido, o Brasil tem 220 milhões habitantes, ou seja, dentro do Brasil dava para fazer 22 estados de Portugal

      Usando uma mera proporção estatística, em Portugal há 5 campeões diferentes, logo no Brasil deveria haver 110 campeões diferentes, ou então no sentido inverso, se no Brasil há 14 campeões diferentes, em Portugal só deveria haver 0,63 campeões, o que arredondado daria 1 campeão apenas

      Como é óbvio a análise é demasiado supérfula, agora também não faz sentido algum comparar um pequeno País como Portugal com um Continente como o Brasil (juridicamente até podes dizer que é um País, mas na realidade é um continente tal a sua dimensão que é quase do tamanho da Europa)

      • kiterioVFC
        Posted Novembro 25, 2019 at 3:33 pm

        “Como em muitos outros campeoantos…” referia-me a países pequenos, grande, gigantes, micro, nano…. não só ao Brasil.
        Gostava de ver um palmarés mais distribuido (como se pode ver em n campeoantos da europa), mas não é possível infelizmente! Podiamos ter tido mais campeões, entre os quais o meu Vitória em 71/72… mas outras forças levaram a que infelizmente não fosse possível!

      • Super Simas
        Posted Novembro 25, 2019 at 6:40 am

        Classic Kafka – king of maths, master of stats!

        O Brasileirão existe desde 1959. Só por aí seria matematicamente impossível haver mais de 60 campeões diferentes.

        A população total dum país é irrelevante, porque não está correlacionada com o número de equipas participantes. Aliás, no caso do Campeonato Brasileiro, esse número tem estado restrito a 20 = igual às ligas de França, Italia, Espanha e Inglaterra por exemplo.

        A proporção tem de ser feita usando o número de equipas que participam numa liga, e o número de temporadas que se jogou desde que essa liga foi estabelecida.

        A nossa Primeira Liga, apesar de historicamente ter 2-4 equipas a menos seja um factor a ter em conta, teve 25 anos de avanço face à Serie A do campeonato brasileiro.

        Brasil: 60 épocas / 14 campeões diferentes
        Portugal : 85 épocas / 5 campeões diferentes

        • Af2711
          Posted Novembro 25, 2019 at 1:37 pm

          Só para acrescentar uma coisa à discussão.
          Na verdade houveram 17 campeões.

          O campeonato brasileiro ao longo destes anos já foi disputado por mais de 20 clubes. Até 2004-2005 era disputado por 24 clubes. Isso sem falar que os ‘grande centros’ do Brasil (RJ, SP, MG, RS) ganharam 58 vezes. Fora do grande centro, apenas estados como Bahia (duas vezes), Paraná (duas vezes) e Pernambuco (uma vez) ganharam.

        • Kafka
          Posted Novembro 25, 2019 at 9:40 am

          Errado

          A população é extremamente importante para aferir a capacidade de um País produzir clubes grandes com capacidade para ganharem títulos… Quanto menos população um País tiver, menos clubes grandes terá logo menos capacidade terá para ter clubes competitivos

          Depois erra novamente na análise, porque o Brasileirão não se disputou sempre em modo de campeonato de regularidade (onde aí acabam por quasi semper os mais fortes have dó menos lugares a surpresas), pois durante muitos anos o Brasileirão disputou-se em modo playoff, onde há semper mais surpresas porque é possível os mais fortes terem 1 ou 2 jogos maus e são logo eliminados, logo em modo playoff é normalmente haver mais equipas diferentes a vencer, como a Taça Portugal também tem mais equipas diferentes a vencer que o campeonato regularidade

          • Xyeh
            Posted Novembro 25, 2019 at 11:17 am

            Tu usas argumentos falaciosos para tentar ter razão, o campeonato ucraniano de futebol teve apenas 3 campeões diferentes e estamos a falar de um país com 40 milhões de habitantes, a população nada tem a ver com a capacidade de criar clubes com capacidade de ganharem títulos, não há regra explicita, é aleatório.

            • Kafka
              Posted Novembro 25, 2019 at 12:19 pm

              Aliás a tua teoria morre por Terra quando vamos verificar quais são os 10 clubes mais titulados internacionalmente no futebol europeu e vemos que são todos dos 5 grandest mercados europeus onde o futebol está evoluído a top… Basta ver que as 5 maiores ligas também são dos 5 países mais populosos, descontando a Rússia e Turquia onde o futebol não está num nível de desenvolvimento tão alto como nos outros 5 big markets

              A população é fundamental para ter clubes de topo, pois um clube só consegue ser de topo se tiver uma enormemente massa humana pois só assim é sustentável… A única forma de um clube ser grande sem adeptos é se for comprado por um Multimilionário… Organicamente só há uma hipótese que é através da dimensão da base adepta

            • Kafka
              Posted Novembro 25, 2019 at 12:14 pm

              A Ucrânia tem 30 anos de existência enquanto País independente, isto quando o Dinamo Kyev já era I maior potência da Federação Ucraniana e portanto óbvio que no desmembramento ia ser rei e senhor da Ucrânia, e o Shaktar só se intromete fruto de um dos 3 Homens mais ricos da Ucrânia ter comprado o clube e ter despejado lá centenas milhões eur

              Isso era o que mesma coisa que a Catalunha passar a ser independente, claro que o Barça com a base estrutural que tem, iria vencer e dominar ad aeternum o campeoanot Catalunha e só seria interrompido se um dos Homens mais ricos da Catalunha comprasse algum clube, porque organicamente como é óbvio nenhum clube teria capacidade para enfrentar o Barça e na Ucrânia igual tal era a diferença do Kiev para os restantes no tempo da URSS… Completamente ao lado o teu exemplo

              • Xyeh
                Posted Novembro 25, 2019 at 3:12 pm

                Não foi ao lado, existiram 3 campeões da liga na Ucrânia, por mais que tentes falar de domínio e investimento a verdade é apenas que mostrei que estavas errado, dás a volta como quiseres para parecer correcto mas demonstrei que existem países com mais população que Portugal com menos campeões e isso demonstrou que a tua estatística não estava 100% correcta.

  • Joga_Bonito
    Posted Novembro 24, 2019 at 10:58 pm

    Vimos no Brasil o JJ do 1ª ano do Benfica: domínio, limpeza total. Agora esperemos pela bazófia que virá decerto, apos ganhar tudo ninguém poderá com ele.
    Há que dar mérito a JJ. Pensei que o Palmeiras ia embalado e do nada desata a perder. Certo que tem um super plantel, mas tem uma pressão monstruosa da torcida devido ao clube que é, igual a isto só o Timão em São Paulo ou o Benfica em Portugal.
    Além disso teve lesões importantes e baixas de última hora em alguns jogos importantes.
    Deu show e calou aquele calhou do Vargas, que agora deve estar em algum buraco. Sobretudo espero que tenha sido um toque de alerta para o Brasil reflectir no que se tornou a nível de decadência.
    O Renato Gaúcho exemplifica um Brasil que se recusa a admitir que ficou para trás.
    Eu adoro o grande Brasil, o Brasil de Garrincha, de Tele Santana, mas esses talentos escasseiam por conta de erros que se cometeram no Brasil.
    E sem esses talentos, os treinadores brasileiros ficaram mais expostos no seu atraso tactico.
    Por fim, admito que consegui achar alguém que consegue meter tanto nojo a nível de bazófia como JJ: Renato Gaúcho. É incrível como alguém que foi o que foi a nível de jogador consegue ser tão cromo nas declarações que fez. Mostrou-se ressabiado e incapaz de admitir que o grande Brasil do qual ele fez parte já não existe. E não é a atacar Jesus com um chauvinismo mal disfarçado que isso irá mudar.
    Agora acho que JJ irá treinar o Brasil se ficar mais um ano no Fla. Agora, ou fica no Fla ou só de lá sai para um tubarão europeu ou o escrete. E assim também se garante que não volta ao Benfica porque eu não o quero lá depois do que fez.

  • Khal Drogo
    Posted Novembro 24, 2019 at 10:54 pm

    Fantástico! Merecia um fim de semana destes o Jesus.

  • MM
    Posted Novembro 24, 2019 at 10:16 pm

    Grande Jesus! Agora gostava de o ver num grande europeu, tipo Arsenal ou Milan, a ver o que co seue fazer.
    Se nao for possivel, selecao nacional ou o escrete.
    Regressao ao tugao nao faz sentido nesta fase

  • Njord666
    Posted Novembro 24, 2019 at 10:14 pm

    Muito feliz pelo Jorge Jesus, só foi pena não ter sido campeão no Sporting, aí mais lendário se tornaria. aos olhos dos adeptos de futebol.

    Excelente trabalho ao simplificar processos de jogo e a definir o papel de cada peça, Jesus continuar com arte para transformar os jogadores até aí medianos em autênticas estrelas, principalmente no meio-campo.
    No caso especifico deste Mengão, jogadores como Arão, Gerson, Bruno Henrique e mesmo Gabigol transformaram-se em máquinas de jogar futebol e em autênticos campeões.

    Não esperava esta queda do Palmeiras, mas para uma equipa que depende tanto de Felipe Melo fica difícil acompanhar o ritmo que Jesus impôs.

  • coach407
    Posted Novembro 24, 2019 at 9:59 pm

    Aqui estou para deixar mais atenuantes a tanta excitação e exageros. Sinceramente, esta Libertadores está longe de ter sido o melhor feito de JJ nas competições internacionais. Apesar do português ter sido, regra geral, muito fraco na melhor competição de clubes internacional, a verdade é que não o foi na segunda melhor. E não, não é a Libertadores. Obviamente a segunda melhor competição de clubes internacional é a Liga Europa que tem um nível e uma exigência muito superior à Libertadores e esta diferença de exigência ainda aumenta mais quando tinhas um Benfica (um clube de terceira linha europeia) e passas para a equipa que é, maioritariamente, reconhecida como tendo o melhor plantel de todo o continente e ainda com maior experiência de futebol de nível superior (falo, evidentemente, de Champions e Liga Europa).

    Sei que vão haver alguns users que nem vão ler até aqui para me criticar, mas isto parece muito objetivo quando olhamos para os factos:

    1) A última final da Liga Europa foi um Arsenal – Chelsea com Kanté, Hazard, Lacazette, Aubameyang… esta final da Libertadores teve as “estrelas” Bruno Henrique, Gabigol, enfim. Aqueles craques que quando jogaram na Europa… voltaram para o Brasil como enormes flops e que estão num patamar inferior na sua seleção que, por exemplo, Willian… um mero suplente na última final da Liga Europa.

    2) O Benfica na Liga Europa no ano passado teve uma sorte incrível no sorteio e apanhou Galatasaray, Dinamo Zagreb e Frankfurt até aos quartos. Um nível muito baixo dirão alguns. Sabem quem é que o Flamengo apanhou até aos quartos? Emelec (e JJ só passou nas grandes penalidades) e Internacional (para os mais distraídos está ali a meio da tabela, sensivelmente, no Brasileirão). E chegou assim às meias-finais. Ganhando ao Emelec nos penáltis e a uma equipa de meio da tabela no seu próprio campeonato.

    Portanto onde o Benfica defrontou Trapp, Rode, Dani Olmo, Jovic, Rebic… o Flamengo defrontou Emelec e Internacional. De rir.

    E mais: se o Benfica tivesse passado não iria defrontar o Grémio e o River Plate… iria defrontar o Arsenal e o Chelsea!

    3) A Libertadores, além de ser mais fácil, tem menos uma fase.

    4) Já vimos o percurso do Flamengo até à final em que foi apontado como CLARÍSSIMO favorito e altamente surpreendente se não passasse, apesar das surpresas acontecerem. Agora podemos olhar para o que falta: a fase de grupos. O grupo do Flamengo foi San José, LDU Quito e Peñarol. O do River Plate foi Internacional, Palestino e Alianza Lima.

    Incrível né? O grupo do V. Guimarães é o Arsenal, Frankfurt e Liège, por exemplo. É claramente melhor. Pode não assustar muito, mas não esquecer que ainda se juntam os 3° classificados da Champions na fase seguinte. Se a Champions já tivesse terminado a fase de grupos teríamos a cair para a Liga Europa, por exemplo, o Inter de Conte ou o Valencia. Estas duas equipas, por exemplo, são melhores que QUALQUER equipa do continente americano. Juntando outras equipas já a disputar a competição como Manchester United e Chelsea… nem sequer há comparação com a Liga Europa.

    Ainda assim, não deixa de ser meritório e mais um treinador com uma conquista continental depois de Mourinho ter dominado as duas maiores competições de clubes do Mundo e Manuel José ter dominado África. Agora JJ a juntar-se ao domínio dos treinadores portugueses.

    • Vegeta
      Posted Novembro 26, 2019 at 10:25 am

      Coach o que tu fazes para não dares o mérito a quem o merece.
      Nem vou rebater contigo porque não vale a pena, ainda a uns tempos dizias que a Liga Europa era uma 2 linha europeia quando eu valorizei aqui as 2 finais de JJ.
      É impossível porque so ganha quem tem qualidade mas fiquei curioso para ver o que escrevias se o Rv ganhasse uma competição destas.
      Mas esse nem a Champions da Ásia quanto mais a Libertadores.

    • Mantorras
      Posted Novembro 25, 2019 at 11:52 am

      Concordo em absoluto.

      A libertadores pode ter “aura” de champions, mas tem a qualidade de liga europa sequer. Para mim, o nivel das equipas, nao tem sequer comparacao possivel em termos “globais”, so os melhores de la podiam fazer uma gracinha aqui na liga europa… e mesmo assim seriam como o Benfica ou o Porto, outsiders… ja o contrario…

      • Primo do Mendes
        Posted Novembro 25, 2019 at 12:35 pm

        Não creio que Arsenal, seja um passo atrás. Clube histórico, com poder económico e uma boa academia, que apesar de não estar a lutar pelo titulo, ainda está no TOP 20 da Europa, diria eu. O próprio Jesus nunca teve muito por onde escolher, daí eu achar que apesar destes records, ele vai continuar sem grandes ofertas – Salvo erro, ele desvinculou-se do Mendes quando foi para a Arábia, e tem o Pini Zahavi.. que quando foi para o Brasil, o Zahavi pelos vistos foi contra, portanto não sei se voltou a mudar de representante.

        De qualquer forma, nunca o Jesus terá um mercado sequer parecido ao Mourinho.

        No entanto, eu gostava honestamente que lhe fosse dada uma oportunidade num gigante para saber se poderemos ou não colocar o Jesus como o melhor treinador PT de sempre à frente do Mourinho (pelos titulos conquistados na Europa)

        • coach407
          Posted Novembro 25, 2019 at 2:12 pm

          Quê? O Mourinho poderia ter terminado a carreira depois das 2 épocas no FC Porto que seria na mesma o melhor treinador da história do futebol português a quilómetros do Jesus.

          No entanto, como não terminou, ainda se tornou dos melhores treinadores da história do Chelsea, do Inter e do Real Madrid. Ou seja, de todos os clubes por onde passou menos o Manchester United onde, por acaso, até ganhou um troféu internacional de um nível superior à Liga Europa. Mas esta dou-te como bónus. Está longe de ser isto a fazer a carreira do Mourinho, o que diz bem da dimensão do monstro que estás a falar.

          O Jorge Jesus ganha o terceiro título internacional de clubes e vira candidato a melhor de sempre. O Mourinho ganha o segundo e é apenas uma linha irrelevante no currículo dele. É bom, mas era dos favoritos portanto nem conta…

          O Jesus nunca ganhou nada de relevante que não fosse o favorito (pelo menos desde que chegou ao Benfica).

          Ser favorito e ganhar não é fácil, atenção. Até porque há muitos favoritos às vezes e só ganha 1.

          No entanto ser favorito e ganhar é muito diferente de ser dos melhores da história em todo o lado por onde passou, exceto no United onde, mesmo assim, ganhou títulos mais relevantes que o máximo do Jesus.

          • Kafka
            Posted Novembro 25, 2019 at 3:40 pm

            Errado o Mourinho não ganhou titulos mais relevantes no United que o Jesus…pois a Taça de crianças´(taça da liga) , um troféu de verão (supertaça) e a 2ª divisão europeia sendo de muitooooo longe a melhor equipa em competição é claramente inferior ao BRasileirão e à Libertadores, ainda para mais quando na Libertadores ao contrário do United na UEFA onde era tremendamente superior aos restantes, o Flamengo nem sequer tinha uma das 3 melhores equipas da América do Sul….alias tu próprio em Junho gozaste com o Jesus quando o Jesus disse que ia jogar com o Liverpool em Dezembro, dizendo tu que era completamente descabido ele achar que podia vencer a Libertadores

          • Primo do Mendes
            Posted Novembro 25, 2019 at 2:23 pm

            Acho que se tiveres lido opiniões minhas em outros posts, e até neste, vais chegar à conclusão que eu nunca coloquei o Jesus sequer perto do Mourinho, penso que até num dos recentes posts do Mourinho eu disse isto. A imprensa portuguesa tem feito tudo para que o Jesus seja o melhor treinador PT de sempre, no entanto, a carreira dele é ridicula se comparada com a do Mourinho.

        • Mantorras
          Posted Novembro 25, 2019 at 1:18 pm

          O Arsenal nao e um passo atras, mas nesta fase, em que Jesus tens alguns anos para tentar cumprir o sonho de disputar a final da champions, ou vai para um clube com reais hipoteses de o fazer, ou entao falhara. Porque nao continuar num Flamengo em alta, a ganhar titulos e engrossar o CV para essa oportunidade surgir… continuar a espera mais um ou dois anos pela oportunidade certa, em vez de saltar ja para algo incerto onde, sinceramente, ele nunca chegara a final da champions?! Ou pelo menos, para realisticamente la chegar, demoraria bastante tempo? Nao e o tipo de coisa que Jesus precise, na minha opiniao.

    • Rodrigo Ferreira
      Posted Novembro 25, 2019 at 9:43 am

      Tens de perceber o contexto desta conquista (38 anos depois, ao qual se juntam 10 anos agora do Brasileirão) e a pressão a que um treinador do Flamengo está sujeito. No Benfica foi perdendo várias épocas e continuou sempre porque há outro profissionalismo, outra calma da direcção apesar de tudo e um projecto sólido de Vieira. Isso no Brasil não acontece. Podes dizer que tem um grande plantel, é verdade, mas vários já tiveram e não conseguiram isto. Aliás em 50 e tal anos apenas o Brasil do Pelé como está noutro artigo. É evidente que nenhuma prova fora da Europa tem a competitividade da Liga Europa (muito menos da Champions), mas há todo um contexto nesta conquista.

      • Vegeta
        Posted Novembro 26, 2019 at 10:28 am

        Rodrigo Ferreira isso não convem perceber porque foi o JJ.
        Se fosse o RV o que diria o Coach.

      • coach407
        Posted Novembro 25, 2019 at 10:38 am

        Eu não falei do contexto histórico. Falei dos méritos desportivos do JJ que é o que interessa. Este feito tem menos mérito desportivo que feitos anteriores. Já fez coisas mais difíceis na vida que ganhar 1 jogo ao River Plate depois de eliminar equipas claramente inferiores.

        O Mourinho em 2 anos também ganhou o dobro dos títulos que o Chelsea tinha em toda a sua história. Isso não faz com que tivesse sido um feito comparável ao de um Leicester ser campeão, por exemplo.

        Comparar o presente com o passado como se fosse a mesma coisa é um erro de análise histórica. O Flamengo de hoje não é o Flamengo de há 2 anos. E muito menos o Flamengo de há 5 anos. O Chelsea de Mourinho não era o mesmo Chelsea de 5 anos antes. Não tem comparação possível.

        O Flamengo não era campeão da Libertadores há 38 anos, mas o Benfica não ia a duas finais europeias em dois anos CONSECUTIVOS desde os anos 60 portanto, mesmo que queiras pegar no número de anos para definir a dimensão do feito desportivo, as finais da Liga Europa continuam a sair por cima. Se o Santos só o fez com Pelé, o Benfica também só o fez com Eusébio… Não é por aí.

        É evidente que a direção do Benfica foi crucial para o sucesso de JJ no Benfica, mas não é menos verdade que a estrutura do Flamengo tem feito um trabalho brutal. Colocar Flamento e Brasil no mesmo saco não faz sentido. “No Brasil não acontece”. Depende da equipa do Brasil. O Brasil é gigante. Uns clubes têm um projeto instável, outros têm um projeto estável. O do Flamengo é o projeto mais sólido do Brasil, é o nº 1, muito acima do nível médio do Brasil, não é minimamente comparável.

        • Rodrigo Ferreira
          Posted Novembro 25, 2019 at 2:19 pm

          Mas não podes separar o contexto da análise. Há sempre um contexto em cada vitória. Depois no Mourinho comparas com outro treinador. Não foi isso que fiz. Mourinho teve um mérito ainda maior no Chelsea por esse factor que frisaste até. O Chelsea era zero e voltou ao radar com ele e com títulos importantes. Ainda hoje se fala nisso, como se falará do que fez o Jesus no Flamengo. O ser o mesmo Flamengo ou não é relativo. O Flamengo já teve boas equipas para a realidade nestes 38 anos e nunca conseguiu isto. Vê o elenco de 87 ou dos anos 90 por exemplo. Mesmo 2009 era um bom elenco. E não, o Flamengo não é muito diferente dos outros clubes brasileiros. Basta veres quantos treinadores lá têm andado. No Benfica tem evidente muito mérito também, mas acaba por ser natural tendo em conta os anos de trabalho que levava e o poderio do plantel também. Além disso, a pressão internacional não é a mesma, a prova é que o Benfica não tem despedido treinadores por causa da Europa. E no Flamengo mais do que se pedir a Libertadores, exigia-se. E nem sempre é fácil cumprir exigências por mais que o plantel tenha qualidade.

    • Flavio Trindade
      Posted Novembro 25, 2019 at 9:18 am

      Aqui terei obrigatoriamente que concordar com o Kafka.

      O nível da Libertadores é bem superior ao da segunda divisão europeia.

      Aliás da forma como a Uefa se prepara para introduzir mais uma prova, o pouco prestígio que a Liga Europa tem será ainda mais diluído.

      A Liga Europa serve os interesses dos clubes médios europeus e dos grandes que querem salvar épocas.

      Só recentemente com principalmente os clubes ingleses de top 6 a olharem para esta prova com mais algum interesse é que a Europa League começou a ficar mais interessante, ainda assim bem longe do prestígio e dificuldade de uma prova onde estão os melhores do continente sul americano.

      Além do mais a Libertadores ele ganhou-a e as finais de Liga Europa perdeu as duas, logo, é por demais evidente que é o maior feito da carreira de JJ.

      • coach407
        Posted Novembro 25, 2019 at 9:57 am

        Mas alguém falou em prestígio? É evidente que esta vitória vai-lhe dar mais prestígio que a vitória moral na Liga Europa, não é isso que está em questão.

        Aqui a questão é muito simples: eliminar o Emelec nas grandes penalidades, uma equipa de meio da tabela do Brasileirão, o 4º classificado do Brasileirão e ganhar ao River Plate na final é um feito desportivo inferior a golear o PAOK (MUITOOOOO melhor que o Emelec), golear o AZ (posso dar de barato que seja do mesmo nível que o Internacional) e ainda eliminar o Tottenham e a Juventus a duas mãos, duas equipas que eram muito superiores ao Emelec, Internacional, Grémio e River Plate… todos juntos!!

        Querer comparar ganhar ao Emelec, Internacional, Grémio e River Plate com ganhar ao PAOK, AZ, Tottenham e Juventus é uma brincadeira.

        E atenção que não é uma crítica ao Jesus. Aliás, é impossível criticar o Jesus porque ele ganhou a todos que lhe apareceram à frente. Ele não tem culpa que não tenha aparecido o Barcelona.

        Na realidade, isto até é um elogio ao Jesus já que, para a maioria, o Jesus nasceu agora quando ele já tinha conseguido feitos desportivos superiores.

        Eu até acho que o Flamengo tem uma equipa ligeiramente melhor que o River Plate, mas, no plano meramente desportivo (interessa outro?!), isto é o equivalente a um Benfica – FC Porto. Qualquer um pode ganhar. Podemos considerar um ligeiramente superior, mas não há claros favoritos, sobretudo num campo neutro. Quem ganha tem mérito, mas não é comparável ao Benfica ganhar a equipas com Lloris, Walker, Rose, Vertonghen, Paulinho, Eriksen, Soldado, Harry Kane, Adebayor ou então com Buffon, Bonucci, Chiellini, Pirlo, Pogba, Tevez… Isso é um nível muitíssimo superior ao FC Porto e o ao River Plate. Não existe a mínima comparação. Ainda por cima o Benfica ganhou ao Tottenham e na 2ª mão até nos demos ao luxo de jogar com vários suplentes. Enzo Perez, Rodrigo, Lima ou Markovic ficaram no banco para jogar Rúben Amorim, André Gomes, Sulejmani ou Djuricic depois de termos ido a Londres ganhar 3-1 aos titulares do Tottenham (repito: Lloris, Walker, Kaboul, Naughton, Vertonghen, Sandro, Paulinho, Eriksen, Lennon, Harry Kane e Adebayor com outras opções no banco como Rose, Bentaleb, Townsend, Soldado e Chadli, todos seriam candidatos a melhor jogador do campeonato português).

        Já a Juventus nem vale a pena falar. Juntas a América do Sul, a América Central, a América do Norte, as equipas todas que tu quiseres e o melhor 11 combinado continua a ser o 11 da Juventus inteiro. E podes juntar também os treinadores, preparadores físicos, fisioterapeutas, médicos, tudo. Continua a Juventus ser melhor em tudo.

    • Valderrama
      Posted Novembro 25, 2019 at 12:47 am

      A Liga Europa dos tempos das finais do JJ, da vitória do AVB e das três equipas portuguesas nas meias finais não tem nada a ver com as últimas edições da mesma competição. O nível subiu muito com o finalista ter entrada directa na Champions porque as equipas inglesas passaram a dar um valor totalmente diferente à competição

      • coach407
        Posted Novembro 25, 2019 at 2:33 pm

        Não discordo nem disse o contrário. Acho incomparável a Liga Europa da altura com a Liga Europa atual.

        No entanto, tanto a Liga Europa da altura como a Liga Europa atual, são melhores que a Libertadores, por larga margem. Tinhas na mesma Chelsea, Juventus, etc, a ter a competição como principal objetivo da época a partir das meias-finais. Até aos quartos-de-final o nível da Liga Europa é (e sempre foi) tranquilo. Só se tiveres azar com sorteios é que uma equipa como o Benfica não é favorito em todas as eliminatórias até aos quartos.

      • Af2711
        Posted Novembro 25, 2019 at 1:19 pm

        Exatamente isso.

      • Marcio Ricardo
        Posted Novembro 25, 2019 at 10:16 am

        Concordo plenamente. Basta ver quem foram os finalistas das duas últimas edições. Hoje é mais difícil ganhar uma Liga Europa do que uma Libertadores.

    • Af2711
      Posted Novembro 24, 2019 at 10:49 pm

      Uma Libertadores depois de 38 anos tem uma proporção superior quase que de 500% em relação à duas finais de Europa League.

    • coach407
      Posted Novembro 24, 2019 at 10:26 pm

      Só para complementar, na Liga Europa o JJ já defrontou equipas como Everton, Liverpool, Tottenham, Chelsea ou Juventus. Achar que ganhar ao Emelec, Internacional, Grémio e River Plate é o melhor feito dele é esquisito. É o feito com maior projeção e valorização, dá mais hype, mas a verdade é que, do ponto de vista meramente de resultados/grau de dificuldade fez melhor nas duas finais da Liga Europa. Claro que não ter ganho o afeta, mas, se a Liga Europa é a segunda divisão, a Libertadores é a terceira.

      • Vegeta
        Posted Novembro 26, 2019 at 10:27 am

        Então mas a uns tempos quanto te dei esses argumentos dizias que o rv tinha feito melhor na Europa com o JJ ?
        Então em que ficamos?
        Agora as equipas que o JJ defrontou no Benfica já são mais fortes ?
        Tu realmente andas aqui ao sabor do vento.

      • Af2711
        Posted Novembro 24, 2019 at 11:00 pm

        Deve saber que o Chelsea em 12-13 ganha a Liga Europa mas perde o título mundial para o Corinthians, certo? Com Hazard e todos jogando. O Chelsea de 12-13 não era o de 11-12, tampouco o Tottenham de 13-14 era o de 18-19. O Liverpool que referiste quando ganha do Benfica em 09-10 viu o Fulham, que nem era dos mais fortes chegando à final. A Juventus de 13-14 que o Benfica elimina era perfeitamente alcançável, tanto que o Galatasaray elimina na última rodada da Champions sufocando em vários momentos os italianos em Istanbul.

        Acredito que a Libertadores não é a segunda competição mais forte de clubes, e sim a Liga Europa, mas em termos de projeção, valorização e principalmente o adversário que embora não tenha feito um grande jogo com bola, foi intenso até os 70 minutos de uma forma brilhante. Gallardo é treinador falado em Barcelona, e o River como plantel não é qualquer adversário. O Grêmio atual também não é dos mais fortes, mas sem dúvida joga um bom futebol. Por tudo que envolvia, sim, é o maior feito dele internacionalmente.

        • coach407
          Posted Novembro 25, 2019 at 8:34 am

          O Alverca também eliminou o Sporting e o Real precisou de prolongamento para ganhar aos japoneses na final do Mundial. O Alverca é melhor que o Sporting?

          Que interessa isso? No ano passado o Al Ain também não ganhou ao River Plate? Isto significa que a América do Sul nem é melhor que a Ásia?

          A América do Sul ganha 1 ano, a Europa ganha todos os anos. Qual o melhor exemplo para definir a regra? Aquele jogo lá em 2012 (!). Entretanto houve 2013, 2014, 2015, 2016, 2017 e 2018 e adivinha quem ganhou sempre? Os do costume. Afinal de contas, não é todos os dias Natal para a América do Sul ganhar 1 (UM!) jogo e teve de apanhar um dos Campeões europeus mais fracos da história, apesar de ser muito melhor que o Corinthians na mesma.

          Eu nunca disse que o Alverca não pode ganhar ao Sporting, mas digo claramente que o Sporting é muito melhor. Da mesma forma que o Chelsea é muito melhor que o Corinthians.

          O Tottenham de 2013/14 tinha Lloris, Walker, Danny Rose, Vertonghen, Paulinho, Eriksen, Lennon, Adebayor, Harry Kane, Soldado… há UM destes que não fosse titular indiscutível em QUALQUER equipa da América do Sul? Se calhar sou eu que estou errado, mas onde andam Arão e Gerson na seleção?

          O Liverpool que eliminou o Benfica tinha Pepe Reina, Carragher, Mascherano, Gerrard, Kuyt, Fernando Torres, entre outros. Há UMA equipa da América do Sul que discuta a possibilidade de ser considerado melhor que este Liverpool??

          A Juventus era perfeitamente alcançável? Claro. Esquecendo o facto que no ano seguinte estavam na final da Champions e tinham na sua equipa Buffon, Bonucci, Chiellini, Pirlo, Pogba ou Tevez. Existe ALGUM JOGADOR que tirasse o lugar a estes como melhor jogador do CONTINENTE? Já nem pergunto se há alguma equipa onde seriam suplentes porque isso seria muito ridículo. Pergunto se no continente todo existe UM jogador melhor que estes eram quando foram eliminados pelo Benfica.

          O feito de JJ é “principalmente pelo adversário”? Quem? O River Plate? Isso seria o equivalente na Europa ao Benfica eliminar o Wolves. E isto é um elogio ao River porque o Wolves, na realidade, até tem um plantel melhor que eles.

          Estás a dizer que ganhar ao River Plate num jogo único em que foi claramente inferior e ganhou com uma sorte descomunal é um feito maior que ter eliminado a Juventus que no ano seguinte foi vice-campeã europeia praticamente com a mesma equipa e que se quisesses fazer um 11 combinado da Juventus e do River… tiravas todos do River e metias o 11 da Juventus. E ainda por cima ganharam a 2 jogos, não foi 1 jogo em que tiveram 10 minutos decentes.

          “Ui olha aí o Gallardo”. Realmente, como não pensei nisso antes. Quem é o Conte com Buffon, Bonucci, Chiellini, Pirlo, Pogba, Tevez e companhia à beira do Deus Gallardo com Armani, Montiel, Martínez Quarta, Pinola, Casco, Nacho Fernández, Enzo Pérez, Palacios, De la Cruz, Borré e Suárez. Realmente… coitadinha da Juventus de Conte. À beira do River Plate eram uns meninos. Queriam eles ter o craque Matias Suarez……..

          • Af2711
            Posted Novembro 25, 2019 at 1:18 pm

            Claro que interessa. É ridículo afirmar que o nível que se apresentava na Liga Europa nos anos em que Jesus foi finalista era um nível tão elevado como queres fazer parecer. Não era sequer próximo do nível atual. Os grandes ingleses e outros europeus que caem da Champions só passaram a levar a sério esta competição quando dá acesso direto à Liga dos Campeões. Um exemplo, o Sporting eliminou o City que ainda não era dos mais fortes a nível europeu, o mesmo City foi eliminado pelo Dinamo Kiev. O Chelsea que me referi teve pelo caminho Basel, Sparta Praha, Rubin Kazan e Steaua, apenas contra o Basel ganha por mais de dois golos de vantagem e descansava vários jogadores nestes jogos. Isso é apenas uma prova que estes clubes não davam a mínima importância para a competição, e a competição passa a ser mais levada a sério à partir da temporada 14-15 (em que daria acesso à Champions 2015-2016). Mesmo assim, constantemente o Arsenal, United e Chelsea nas últimas edições utilizam jogadores com poucos minutos nas fases de grupos, dada a facilidade dos adversários.

            Não faz o mínimo sentido o teu comentário.

            • coach407
              Posted Novembro 25, 2019 at 2:31 pm

              Eu concordo que a Liga Europa agora tem um nível ainda mais elevado do que tinha na altura, mas a Liga Europa da altura já era muito melhor que a Libertadores atual!

              E já disse nome por nome quem é que jogou contra o Benfica. Não falei das estrelas que depois contra o Benfica não jogaram. Não! Falei de jogadores que foram titulares!

              E querer fazer parecer que equipas como a Juventus só foram eliminadas pelo Benfica porque não deram importância é totalmente mentira porque, ao contrário do Benfica, a Juventus só estava focada em ganhar a Liga Europa! Era o principal objetivo da época da Juventus! A final era em Turim e eles deram tudo por tudo para vencer, um jogo muito tenso, palavras desrespeitosas de Pirlo que demonstram bem que a Juventus não estava ali para ganhar: estava ali para esmagar. Iam com tudo para cima do Benfica. Não é com os suplentes…

              A mim não me importa com quem a Juventus ou outro clube qualquer jogou contra o Carcavelinhos da Apúlia. Interessa apenas e só os jogadores que Jorge Jesus enfrentou.

              O facto do Chelsea ter jogado com suplentes contra o Carcavelinhos faz com que o Benfica ganhe mais vezes? Para isso era preciso que jogassem com os suplentes contra o Benfica!

              Mas, obviamente, não jogaram. O Chelsea porque era a final da Liga Europa e queriam, obviamente, ganhar e era o principal objetivo da época naquela fase e a Juventus também jogou com os titulares porque, novamente, era o principal objetivo da época naquela fase.

              Querer passar a ideia que é secundário é muito bonito, mas isso é até às meias-finais. Mas isso o Jesus também fez. Olha vai ver quem foi o 11 inicial do Jesus na 2ª mão contra o Tottenham. Ambos jogaram com os titulares na 1ª mão em Londres e o Benfica ganhou 3-1. Ambos rodaram alguns jogadores na 2ª mão… e passou o Jesus e ainda lhes deu uma dançinha toda bonita.

              E o Chelsea jogar com alguns suplentes contra o Sparta Praha é normal. O Flamengo também roda jogadores contra os EDI Quito desta vida. O Benfica roda contra os Vizelas desta vida. Não significa que não queiram ganhar a Libertadores ou a Taça de Portugal, respetivamente. Simplesmente jogam em várias frentes e acham que conseguem ganhar com os suplentes. Quando os suplentes do Chelsea são brutalmente superiores ao Steaua, Sparta Praha, etc, é normal que possas jogar com esses jogadores. Depois chega o Benfica e, por via das dúvidas, metem os titulares.

        • El Pipito
          Posted Novembro 25, 2019 at 12:14 am

          Bem, que relíquia que é este comentário.
          Em primeiro lugar o que é que interessa se o Chelsea perdeu um jogo com o Corinthians? Ainda por cima um jogo em que os Europeus não encaram como sendo um jogo de máxima importância. O Barcelona perdeu com o Levante, o Norwich ganhou ao City. Portanto, o Levante e o Norwich são do mesmo nível ou superiores ao Barcelona e City, porque ganharam no confronto direto?
          “A Juventus de 13-14 elimina era perfeitamente alcançável” Buffon, Bonucci, Chiellini, Pirlo, Pogba, Arturo Vidal, Marchisio e Carlos Tévez eram alguns dos jogadores que a Juventus tinha no plantel. O treinador era o Antonio Conte. Perfeitamente alcançável? Tens noção do que disseste? Qualquer clube brasileiro que jogasse com essa Juventus, em que a Juve levasse o jogo a sério, não tinha a mínima hipótese.
          Depois, não sei o que tu e o Kafka leram no comentário. Mas o que ele disse, é verdade. As duas finais da Liga Europa, foram feitos muito mais complicados e em que teve mais mérito do que esta Libertadores. As equipas que defrontou na Liga Europa são só de outro nível em comparação aos Emelec’s e Internacionais.
          Agora em relação ao prestígio internacional, já estamos a falar de outra coisa. Aí sim, vai receber mais por esta conquista mas não é isso que tá em questão.

          • Af2711
            Posted Novembro 25, 2019 at 1:03 pm

            Não é ‘relíquia’ coisa alguma. É bom respeitar a opinião alheia se espera uma resposta minimamente educada da minha parte.
            Os europeus de fato não encaram o mundial com esta importância, mas naquele ano o Chelsea de Rafa Benitez encarou. Basta ver as entrevistas dos jogadores antes do mundial, e as reações de incredulidade após a derrota.
            As duas finais de Liga Europa foram tão difíceis que o Benfica chega em duas épocas seguidas. Tinham um plantel forte, que metia respeito também. A Juventus estava em vias de ser bicampeã italiana, e entra num grupo com Real, Kobenhavn e Galatasaray e não passa. Era um plantel com inegável qualidade, mas não tinha nem a competitividade que mostra atualmente, nem a hegemonia.
            Vocês estão falando como se esses adversários na época em questão fossem dos mais fortes da europa, e não eram. Tanto que o Benfica fez jogos equilibrados contra eles.

            E sim, reitero que a conquista da Libertadores foi o maior feito dele internacionalmente, porque é uma competição histórica, em que enfrentou bons adversários (não ao nível dos referidos, mas ao nível do Flamengo) e que fez o que não havia conseguido nas duas finais europeias, ganhou. A Liga Europa tem um nível superior, mas só entram para história na maioria dos casos aqueles que ganham.

            • El Pipito
              Posted Novembro 25, 2019 at 1:19 pm

              Aconselho a leres o comentário abaixo do Coach, já que ele tirou-me as palavras da boca.

              • Af2711
                Posted Novembro 25, 2019 at 2:13 pm

                Tranquilo, já respondi a ele também. Acho que no fim das contas deixei a discussão ir para outros pontos, mas apenas discordo que as duas finais de Liga Europa tenham sido o seu maior feito internacional. Respeito as vossas opiniões.
                Cumprimentos.

      • Kafka
        Posted Novembro 24, 2019 at 10:48 pm

        Mais esquisito ainda é tu em Junho dizeres que o Jesus era maluco em dizer que queria jogar com o Liverpool em Dezembro, e em Novembro vens dizer que afinal o Flamengo era o grande candidato a jogar com o Liverpool….ou melhor seria esquisito se fosse alguém que percebesse de futebol e tivesse um raciocínio lógico, mas sendo o Coach não é esquistio

    • Kafka
      Posted Novembro 24, 2019 at 10:23 pm

      Mas mais engraçado ainda é tu comparares de forma directa equipas da América do Sul com equipas europeias não contextualizando nada de nada, é simplesmente maravilhoso, como não adorar o Coach….como se fosse possivel comparar de forma directa, ignorando os orçamentos, os ambientes, as viagens e campos muito mais dificeis etc etc….mas o Coach sabe lá alguma coisa disso, lembrou-se de debitar coisas sem sentido e debitou, pronto tá feito maravilhoso…curiosamente hoje debitou exactamente o oposto do que debitou em Junho, mas isso também já é normal no Coach, hoje diz uma coisa, amanha diz o seu oposto…como não venerar o Coach, é impossivel não venerar este individuo

      • coach407
        Posted Novembro 24, 2019 at 10:53 pm

        Viagens são iguais para os dois lados que eu saiba. Afeta tanto uma equipa como outra, mas curioso dizeres isso quando o JJ até defrontou 2 equipas brasileiras e uma equipa amadora ao lado do Flamengo para chegar à final.

        Em relação aos campos difíceis, não há muitos que sejam mais difíceis que o Maracanã que, como tu gostas de dizer, é o maior clube do Mundo em termos de adeptos. Não me parece que o ambiente seja um fator negativo para o JJ. Muito pelo contrário.

        Em relação aos orçamentos, achei que não teria de explicar isto, mas é óbvio que os orçamentos contam. Por isso é que a Taça Distrital do Porto é de um nível muito inferior à Taça de Portugal. Eu sei que os orçamentos não são comparáveis, mas é mentira que a Taça de Portugal tem um nível mais elevado?

        Da mesma forma que a Liga Europa é inferior à Champions e a Libertadores é inferior à Liga Europa. Claro que um dos fatores para isto acontecer é que o Manchester United tem capacidade para pagar 100M€ pelo Pogba e o Flamengo não. Obrigado. Que grande novidade.

        Agora vou começar a dizer que o Barcelona não é claramente melhor que o Benfica “porque tem um orçamento muito elevado”. Que argumento genial…

        • Kafka
          Posted Novembro 24, 2019 at 11:53 pm

          Relativizares as viagens dizendo que o Flamengo jogou com equipas Brasileiras, isto quando o Brasil é um Continente tem bastante piada, o que demonstra que nem de geografia sabes

          Depois que conversa é essa de orçamentos? Oi? Tu não sabes é contextualizar as coisas dentro das devidas proporções, mas vindo de ti é normal, afinal tu eras o mesmo que dizia aqui em Junho que era anedótico o Jesus dizer que queria jogar com o Liverpool em Dezembro, e agora em Novembro vens dizer que era obrigação do Flamengo ter ganho e que era o melhor e etc, tão mas tão bom

          Por fim tem imensa piada falares que o ambiente não é um factor contra no Brasil, quando é sabido a extrema pressão existente por parte de imprensa e adeptos, que faz Portugal parecer uns meninos de coro… O teu querido professor de Bombo à primeira humilhação que tivesse tinha ido logo para o olho da rua, ou a primeira vez que faltasse ao respeito aos adeptos do Flamengo ia logo para o olho da rua, em Portugal andou no Benfica a fazer por trinta por uma linha como se nada fosse, não tens mesmo noção nenhuma de nada… Dizes coisas por dizer

          • coach407
            Posted Novembro 25, 2019 at 12:41 pm

            Rio de Janeiro e Porto Alegre (onde jogam Grémio e Internacional) são ambos no sudeste do Brasil. Estamos a falar de 1.110/1.130 km de distância. 2 horas de avião e estás lá. Isto é alguma coisa?

            A final da Libertadores deste ano foi mais longe, a cerca de 2.923km do Rio de Janeiro, mas isto é muito?

            Sabes onde foi a final da Liga Europa? Foi a 5.000 km de Lisboa.

            O estádio mais longe onde o Jorge Jesus foi situa-se a 4.577 km, mas não foi para jogar final nenhuma. Foi para jogar contra o Emelec…

            • Kafka
              Posted Novembro 25, 2019 at 3:34 pm

              O Benfica faz uma ou duas viagens continentais por ano, e já se treme todo, alias basta fazer saidas com 300 km que já treme todo,….o Flamengo (e qualquer clube brasileiro) faz viagens continentais todas as semanas cada vez que jogam foram para o campeonato, taça e tu vens mesmo comparar Benfica e Flamengo….tu não tens a minima noção da realidade….fui eu que te ensinei matemática e a fazeres contas de somar e subtrarir e pelos vistos também tenho de te ensinar geografia….

    • Kafka
      Posted Novembro 24, 2019 at 10:18 pm

      Tem piada é que tu em Junho andaste aqui a gozar com o Jesus quando o Jesus disse que queria jogar com o Liverpool em Dezembro, e tu na altura gozaste com essa afirmação e dizias que o Flamengo não tinha hipoteses de sonhar com isso e que o Jesus andava a navegar….no entanto pasme-se agora que o Jesus ganhou já vens retirar mérito…há coisas fantásticas

      • coach407
        Posted Novembro 25, 2019 at 12:23 pm

        O Flamengo ser candidato à Libertadores já o era há muito. Não passou a ser candidato porque foi buscar o Rafinha, Filipe Luís, Gerson, Jorge Jesus ou o Messi.

        Ao contrário do que tu afirmas, eu nunca disse nada disso.

        • Kafka
          Posted Novembro 25, 2019 at 3:36 pm

          Tens de crescer e começar a ser Homenzinho para assumires aquilo que dizes…é sistemático, dizes uma coisa, passado uns tempos dizes o oposto, eu apanho-te a mentir e tu vens dizer que não disseste aquilo, é sistemático em ti….tens de começar a assumires o que dizes…

          Tu gozaste com o Jesus por o Jesus dizer que queria jogar contra o Liverpool e até inventaste que o Gabigol também se tinha rido do que o Jesus disse de querer jogar com o Liverpool…lembro-me perfeitamente disso que escreveste e tu vê se cresces e passas a assumir o que dizes

  • Francisco Torgal
    Posted Novembro 24, 2019 at 9:36 pm

    Não desgosto do Jesus, tem os seus defeitos em termos de atitudes em público, e ainda são algumas diga-se, mas também já demonstrou ser um homem como os outros e apaixonado pelo futebol. Em suma, estava a torcer por ele e que bom é ver um português “limpar” o Brasil depois daquelas críticas todas.

  • Joao X
    Posted Novembro 24, 2019 at 9:27 pm

    Excelente trabalho!
    Fico muito muito feliz pelo Jorge Jesus, já merecia isto.

    Estou curioso para ver o que se segue. Acredito que fique no Flamengo mas é possível que se tenham aberto portas para vários clubes europeus.

    Quanto à possibilidade de regressar a Portugal, espero bem que não aconteça, para bem do JJ.
    Tem qualidade para mais e aqui poderia perder o crédito que tem agora.

    Já o ando a pedir para a seleção nacional há muito tempo, é de longe o treinador mais capaz neste momento para potenciar os nossos jogadores. Cabe à nossa federação convencê-lo.

    Parabéns Mister!

  • Joga_Bonito
    Posted Novembro 24, 2019 at 9:27 pm

    Sou só eu que noto um domínio dos clubes paulistas nesta lista?
    Já agora essa lista tem de ter uma ressalva creio. É que o que se entende por campeonato brasileiro não existia nos anos 60 e 70, isto foram actualizações de nomenclatura e que aliás geram sempre certa polémica porque nem todos entendem que se deve fazer a equivalência com o campeonato brasileiro em si.
    E depois há aqueles trofeus internacionais que alguns querem associar ao mundial de clubes, o Brasil será dos países onde esta questão é mais debatida.

    • Af2711
      Posted Novembro 24, 2019 at 9:38 pm

      Os clubes paulistas, de 1990 para cá tiveram um crescimento forte a nível nacional, principalmente pela estrutura e organização (ou a falta destas nos clubes cariocas). Sem falar dos títulos unificados dos anos 60 e 70.

  • Joao Silvino
    Posted Novembro 24, 2019 at 9:21 pm

    Desejo-lhe um grande Europeu e que ganhe a Champions. Se há alguém em Portugal que começou por baixo e subiu a pulso é JJ portanto desejo-lhe o melhor.

    Se não, Selecção Nacional para ontem. Fernando Santos tem que ter guia de marcha.

  • Kafka
    Posted Novembro 24, 2019 at 9:17 pm

    Acho imensa piada agora muitos virem dizer que “isto tudo era demasiado óbvio e bla bla”

    Engraçado que não os vi cá em Junho a fazerem essa tal previsão que era tão obvio assim, alias nessa altura muitos diziam é que ele não durava sequer 1 mês no Mengão

    https://blogvisaodemercado.pt/2019/06/jorge-jesus-flamengo/

    Enfim o costume

    • El Pipito
      Posted Novembro 25, 2019 at 12:22 am

      Fui rever esse post em apenas DOIS comentários se falou mal desta ida de JJ para o Fla e se previu o pior. Um post que teve 54 comentários e apenas DUAS pessoas previram o desastre. É impressionante, como tu tentas puxar dos galões, mas acabas só por mentir.
      Enfim o costume.

      • Kafka
        Posted Novembro 25, 2019 at 9:44 am

        Como já te expliquei, ao contrário de ti que já te apanhei várias vezes a mentir aqui no blogue, eu não minto, o que disse é factual, aqueles que hoje estão aqui a dizer que era óbvio que o Flamengo ia ganhar, não o fizeram em Junho

        • El Pipito
          Posted Novembro 25, 2019 at 12:59 pm

          O que eu estou a dizer é factual. Nesse post, houveram mais pessoas a dizer que o JJ ia ter sucesso do que o contrário. Mas tu sendo como és queres ficar com a taça do “Eu tinha razão, quando todos estavam contra mim”.

    • Francisco Torgal
      Posted Novembro 24, 2019 at 9:33 pm

      Também não vejo comentários teus na publicação dita a dizer o contrário. Diz-me, porque é que em Junho uma opção a dizer que ele não vencia nada ou vencia tudo era mais legítima que a outra?
      O costume é vires para aqui vangloriares-te Kafka, Relaxa, caso ainda não tenhas reparado os comentários de futebol são feitos de factos mas também de opiniões e ninguém estaria em perfeita posição de adivinhar o que fosse há 6 meses atrás.

      • Kafka
        Posted Novembro 24, 2019 at 9:54 pm

        Pelos vistos muita gente estava em perfeita posição de adivinhar o que aconteceria hoje, é que hoje há muitos que estão a dizer “que era uma questão de tempo e que o Flamengo tinha uma equipa muito superior etc”….mas dizem isso hoje, mas curiosamente não o disseram em Junho

        • El Pipito
          Posted Novembro 25, 2019 at 12:23 am

          No post que identificaste, há mais comentários de pessoas a dizer que o JJ ia ter sucesso do que ia falhar. Para de ser mentiroso e de ser aquele gajo que quer ter sempre a razão.

          • Kafka
            Posted Novembro 25, 2019 at 9:43 am

            Eu ao contrário de ti não minto, o que eu disse é factual, aqueles que hoje estão aqui a dizer que era demasiado óbvio que Jesus ia ganhar, em Junho não fizeram essa previsão

    • J Silver
      Posted Novembro 24, 2019 at 9:31 pm

      Esse link que puseste não suporta minimamente a tua tese. A maior parte dos users deseja-lhe sorte ou diz que ele vai ter sucesso.

      • Kafka
        Posted Novembro 24, 2019 at 9:53 pm

        Mas nesse link não estão aqueles que hoje estão aqui a dizer “que era demasiado óbvio que ia ganhar e não sei que mais”…

        As previsões fazem-se é antes, não é depois das coisas acontecerem, o euromilhões é super fácil de acertar na 6ªfeira as 23 da noite, a essa hora é impossivel falhar o euromilhões

  • Red Punisher
    Posted Novembro 24, 2019 at 9:15 pm

    Previsões para Jorge Jesus a partir de Janeiro de 2020?

    A) regressa ao Benfica
    B) regressa ao Sporting
    C) aceita treinar o Arsenal
    D) aceita o convite da Seleção Portuguesa, após deceção de FS (mas só em Julho)
    E) vai treinar o Escrete
    F) vai dar uma volta num balão de ar quente com a Ivone.

  • Af2711
    Posted Novembro 24, 2019 at 9:11 pm

    Falando como alguém que está acompanhando de perto toda a emoção dos flamenguistas neste fim de semana, posso afirmar que dificilmente alguém roubará o trono de Jorge Jesus como o maior técnico estrangeiro na história do Brasil, principalmente pela sua representatividade para os rubro-negros. É impressionante e surreal este feito, e que promete causar uma mudança de panorama no futebol brasileiro.

    • Njord666
      Posted Novembro 24, 2019 at 10:02 pm

      Caro Af2711, a possibilidade de Jesus vir a treinar o escrete é agora falada mais abertamente por parte da concorrência ou a pressão para ter um técnico brasileiro continua a ser muito forte?
      Há exemplos de treinadores brasileiros assumirem uma equipa do brasileirão e a canarinha ao mesmo tempo?
      Cumprimentos

      • Af2711
        Posted Novembro 24, 2019 at 10:25 pm

        Olha, Njord666, desde que Jesus começou a ter um relativo sucesso no Flamengo esta hipótese tem sido bastante falada. Digamos que à partir do momento em que ele passa a ‘incomodar’ alguns técnicos do Brasileirão, o nome dele foi imediatamente posto como sucessor de Tite, à frente até de Renato Gaúcho, que após o Mundial do ano passado foi falado nesta mesma proporção atual. A impressão que tenho é que depois do 5-0, Jesus suscitou ainda mais debates neste sentido, mas alguns comentaristas disseram (e bem) que há uma certa resistência no país com técnicos estrangeiros treinando a seleção brasileira (só houveram dois, Joreca em 1944 e Pipo Nuñez em 1965). Com toda a aceitação do efeito JJ esta semana, penso que é um forte nome caso Tite não permanecer.

        Sobre a segunda pergunta, Vanderlei Luxemburgo em 1998 após ser campeão brasileiro, dirigiu (num curto período) a seleção e o Corinthians, mas acabou ficando de vez no ano de 1999 (campeão da Copa América neste ano). É raro.

        Cumprimentos, abraço.

  • RomeuPaulo
    Posted Novembro 24, 2019 at 9:05 pm

    Era só uma questão de tempo.

    A partir do momento em que o Jorge Jesus controlou (e bem) o seu ego, os ingredientes para ser campeão estavam lançados.

    Comparativamente aos treinadores europeus, o treinador brasileiro está completamente ultrapassado, por exemplo a Argentina tem tido grandes técnicos entre os melhores do mundo, já o Brasil há anos que tal não acontece.

    Quando juntas um plantel muito forte a um treinador forte tacticamente como o Jesus, era só uma questão de tempo até colher os resultados.

    Não sou fã do Jorge Jesus, mas se a Libertadores era complicada, o Brasileirão era esperado.

    Parabéns ao técnico luso que continua a calar todos os que enxovalharam no Brasil.

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Novembro 24, 2019 at 9:05 pm

    Trabalho extraordinário de Jorge Jesus, fico feliz por ele. É certo que o plantel tem qualidade, mas existem imensos treinadores que têm bons jogadores e não conseguem extrair deles o melhor nem montar um colectivo forte. Jesus conseguiu chegar a uma realidade diferente, que conhecia apenas de fora, e montou um Flamengo altamente competitivo, inseriu as peças que faltavam e ascende ao Olimpo do Mengão com estas duas conquistas. 10 anos desde o último Brasileirão, 38 em relação à única Libertadores que tinha ganho. É algo notável e é natural que os adeptos estejam muito agradecidos porque não viviam estes momentos há muitos anos e é conhecida a sua paixão pelo clube. Jesus é uma demonstração muito forte de que aos 65 anos ainda é possível concretizar sonhos. Chegou, viu e venceu. Venceu com categoria, com superioridade clara e apoiado numa equipa que joga com qualidade e que, em particular no Brasileirão, foi dominando e demonstrando uma regularidade rara no Brasil. Veremos o que faz o Fla no Mundial, mas será sempre difícil bater o Liverpool.

  • Tiago Martins
    Posted Novembro 24, 2019 at 9:03 pm

    Nem 8 nem 80. Com Jorge Jesus chegaram 4 elementos que acrescentaram muita qualidade ao elenco.

    Não invalida a qualidade inequívoca de Jorge Jesus e do trabalho efetuado esta temporada.

    • Rev7
      Posted Novembro 24, 2019 at 10:16 pm

      Só para acrscentar. Ontem vi alguns comentários por essa internet fora a tirarem mérito do JJ da conquista da Libertadores (incrível mesmo). Tentar por as culpas todas no Pratto, que faz nenhum sentido. Flamengo teve dificuldades pois não está habituado a jogar contra uma equipa que pressiona alto como o River (Gallardo está alguns anos lá, não chegou à 6 meses…). Mesmo assim durante o encontro, as substituições e a visão de jogo de Jesus (principalmente a entrada de Diego) foram mudando rumo do jogo e aí Jesus foi superior a Gallardo que fez 2 péssimas substituições e só quis segurar o resultado. O Flamengo acaba o jogo com mais remates e mais posse de bola e isso só acontece após a substituições. Mesmo assim, conseguiram tirar mérito ao homem…

    • Rev7
      Posted Novembro 24, 2019 at 10:11 pm

      Palmeiras investiu quase tanto como o Flamengo, por exemplo. São Paulo deve pagar mais ao Daniel Alves e ao Juanfran. Isto para não falar que certos elementos que falam, vinham de péssimas épocas como o VM falou de alguns. Só Rafinha e Filipe Luís são casos diferentes. Muitos clubes investem forte e falham completamente, então no Brasil acontece várias vezes. Para se ganhar desta maneira, é preciso jogadores também e foi o que o Flamengo fez. Nada disso tira o mérito enorme do JJ. Infelizmente continua-se a tentar desvalorizar algo que é incrível. Não só o futebol de qualidade, evolução e crescimento de vários elementos que se tornaram jogadores de selecção, como os recordes constantes que o homem bateu. Por mais qualidade que seja preciso, só um grande treinador faz o que o JJ fez.

      • Af2711
        Posted Novembro 24, 2019 at 10:44 pm

        Tudo foi uma questão de escolhas, tanto de treinadores, filosofia de jogo e contratações. Um clube que paga quase 6M de euros num jogador do Pyramids do Egito, como o Palmeiras fez com Carlos Eduardo não se pode andar a queixar nunca.

    • Augusto M.
      Posted Novembro 24, 2019 at 9:44 pm

      Tivesse sido o São Paulo campeão e queria ver se alguém falava de Daniel Alves e Juanfran serem reforços de julho. Jesus tem quase todo o mérito nestes títulos, por mais que não o queiram admitir.

      • El Pipito
        Posted Novembro 25, 2019 at 12:25 am

        Se o Vitória de Setúbal for buscar o Juanfran e o Daniel Alves, tem obrigação de ser campeão nacional?

  • mcthespecialone
    Posted Novembro 24, 2019 at 9:02 pm

    O Flamengo estava em 3° quando o JJ chegou mas também não tinha o plantel que tem agora pelo que esse argumento do Super-Plantel nao é assim tão insignificante. Rafinha, Pablo Mari, Felipe Luís e Gerson chegaram todos em Julho. Duvido que a equipa fosse tão consistente se não tivesse ocorrido a entrada destes elementos. Aliás, só quando estes entraram no XI é que o Flamengo passou a ser mais convincente e a embalar numa série de vitórias. Lembro-me perfeitamente de alguns jogos ao inicio em que se notava bem as lacunas existentes.

    • Miguel Lopes
      Posted Novembro 24, 2019 at 10:26 pm

      E a venda do Léo Duarte (Milan), Cuéllar (Al Hilal), Henrique Dourado (Palmeiras) Fernando Uribe (Santos), Miguel Trauco ( Saint-Étienne) e Jean Lucas (Lyon)

    • paulopinheiro
      Posted Novembro 24, 2019 at 10:06 pm

      O Flamengo perdeu Léo Duarte (AC Milan) e o melhor jogador das últimas temporadas, o Cuéllar. Rafinha era tido como refugo (segundo o Edmundo, que afirmou que não era melhor que Pará, entretanto transferido para o Santos), Filipe Luís uma incógnita a nível físico, Gerson tinha sido um brinca na areia no Fluminense e um flop em Itália (AS Roma e Fiorentina), para além do desconhecido Pablo Marí (a militar na 2ª divisão espanhola).

      O Flamengo não tem o melhor plantel do Brasil (o do Palmeiras é, em opções, superior) e nem tem os melhores jogadores por sector (na baliza, Cássio é superior, o melhor lateral direito é Daniel Alves (apesar da má forma), Jorge na esquerda e no centro da defesa há melhores opções (Gil, Geromel, Kanhemann, Gómez, Victor Hugo). No meio campo também há jogadores superiores a Arão (Sánchez do Santos, Felipe Melo, entre outros), bem como entre os criativos (há Dudu, Éverton ‘Cebolinha’, Pedrinho, entre outros). E além do mais, Arrascaeta era uma incógnita (na altura, era unânime que o Cruzeiro fizera uma excelente venda, porque Rodriguinho era tido como superior a Arrascaeta). Na frente, o Flamengo decidiu contratar a dupla atacante do 10º classificado do último brasileirão (e em particular, BH tinha tido um grave problema de visão).

      Dito isto, há muito mérito de JJ em fazer um XI com boas unidades (mas não as melhores), muito embora com um plantel curto (faltam opções válidas para todas as posições, em particular um nº 9 referência).

      Nota ainda para o excelente trabalho de Sampaoli, com uma série de jogadores em excelente fase (Soteldo, Sánchez, Sasha, etc)

      • mcthespecialone
        Posted Novembro 24, 2019 at 10:57 pm

        O facto de haver muitas incógnitas não significa que não houvesse qualidade nesses jogadores.

        Além disso, todos esses reforços vieram de campeonatos bem mais competitivos e exigentes do que o brasileiro. O facto de alguns jogadores estarem mais diminuídos fisicamente (Felipe Luís), virem de contextos competitivos menos exigentes (Pablo Mari) ou não serem influentes nos clubes onde estavam (Gerson e Rafinha) nunca seria razão para chegarem e não entrarem logo no XI. A qualidade (não confundir com competitividade) da maioria das equipas do campeonato brasileiro não se compara em nada à qualidade apresentada pelas equipas dos campeonatos de onde esses jogadores vieram.

        Com isto, não quero tirar o mérito ao JJ. Montou o seu onze base com princípios sólidos, praticou futebol de qualidade, ganhou e agora merece desfrutar.

  • Pedro Leal
    Posted Novembro 24, 2019 at 9:02 pm

    Belo trabalho do Jesus neste Flamengo. Virou complemente a situação em que o Flamengo se encontrava quando ele chegou.
    Agora a dúvida vai ser perceber o que o Jesus vai fazer depois deste sucesso todo.
    Duvido muito que ele volte para Portugal, pois ele ganhou muito crédito com estas conquistas (Libertadores e Brasileirão na mesma época não é para qualquer um) e se for para voltar para a Europa deve tentar ir para uma das 5 principais ligas.
    O problema é que não acredito que ele tenha crédito suficiente para ir para um colosso europeu, logo teria de ir para um clube médio/alto das 5 principais ligas para depois poder dar o salto e com a idade dele não sei se vai ser capaz disso. Para além disso há sempre a barreira linguística o que dificulta a adaptação a outro país.
    Acho que a melhor solução para ele é esperar que se abra um vaga como selecionador do Brasil ou de Portugal como o VM refere. Sempre quis ver o Jesus como selecionador e a treinar uma seleção como o Brasil ele teria a oportunidade de lutar pelo título da maior competição a nível internacional, a par da Champions, que é o Mundial. Além disso não se iria desgastar tanto a nível físico como selecionador, pois não é preciso dar treinos diários ao longo de uma época inteira.

  • André Dias
    Posted Novembro 24, 2019 at 9:01 pm

    Não vou falar do Brasileirão ou da Libertadores porque não acompanho o futebol sul americano mas estou feliz por Jorge Jesus. Não só por ser um treinador português a ser bem sucedido no estrangeiro mas porque foi atacado de forma excessiva e dá-me prazer ver alguém vingar desta forma depois de tudo o que foi dito sobre si.

    Em relação ao seu próximo projecto, gostava de o ver orientar a nossa selecção nacional. Acho que as maiores lacunas de Jorge Jesus são o discurso em público (que parece estar melhor), a abordagem ao mercado e a falta de rotação dos jogadores ao longo da época. Ao serviço de uma selecção essas lacunas não seriam problema e JJ é actualmente o treinador português com melhor proposta de jogo para poder extrair todo o potencial desta geração de jogadores.

  • andresilvac
    Posted Novembro 24, 2019 at 8:59 pm

    Em menos de 24 horas o Flamengo ganha 2 títulos e o campeonato julgo que quando JJ pegou na equipa estava a mais de 9 pontos de diferença em relação ao 1o lugar grande trabalho do “mistere” no Brasil

  • JoaoMiguel96
    Posted Novembro 24, 2019 at 8:59 pm

    Incrível. Dois dias, dois títulos.

    Tudo dito pelo VM. 21 pontos ganhos ao Palmeiras, que partia com 8 pontos de vantagem. Futebol do melhor, recordes atrás de recordes e a canonização de um homem que chegou lá como desconhecido e vai sair de lá como milagreiro.

    Parabéns a JJ e à sua equipa técnica. Agora é desfrutar e em Dezembro bater o Liverpool.

  • Kafka
    Posted Novembro 24, 2019 at 8:55 pm

    Como disse o poeta

    ” Quando o Flamengo vence, há mais amor nos morros, mais doçuras nos lares, mais vibração nas ruas, a vida canta, o homem trabalha melhor, os filhos ganham presentes, há beijos nas praças nos jardins porque a alma está em paz, está feliz. Porque o flamengo não pode perder, não deve perder, a sua derrota frusta, entristece, humilha e abate. A saúde pública exige que o Flamengo vença para o bem de todos, para o bem estar nacional. ”

    O clube do Povo a devolver a alegria na favela, como a torcida costuma cantar “hoje tem festa na favela”

    Já agora, Jesus em apenas 6 meses:

    – 38 anos depois vitória na Libertadores da América
    – 10 anos depois vencedor do BRasileirão
    – 38 anos depois na final da Libertadores da América
    – 35 anos depois nas meias finais da Champions da Améica
    – 9 anos depois nos 4ºs de final da Champions da América
    – 1ª vez na história do Flamengo que recupera de uma desvantagem de 2-0 num eliminatória da Libertadores
    – Recuperação de 8 pontos de atraso para o lider da classificação e já tem 13 de avanço
    – 1ª vez na história do Flamengo que em campeonatos de pontos corridos o Flamengo é campeão a faltarem 4 jornadas para o fim
    – 1ª vez na história do Flamengo que conseguiu 7 vitórias consecutivas no campeonato
    – 1ª vez na história do Flamengo que conseguiu 8 vitórias consecutivas no campeonato
    – 1ª vez na história do Flamengo que conseguiu 6 vitórais consecutivas fora no campeonato
    – 1ª vez na história do Flamengo que conseguiu 7 vitórias consecutivas fora no campeonato
    – Recorde de pontos do Flamengo na 19ª jornada com 42 pontos
    – Recorde de pontos do Flamengo na 20ª jornada com 45 pontos
    – Recorde de pontos do Flamengo na 21ª jornada com 48 pontos
    – Recorde de pontos do Flamengo na 22ª jornada com 49 pontos
    – Recorde de pontos do Flamengo na 23ª jornada com 52 pontos
    – Recorde de pontos do Flamengo na 24ª jornada com 55 pontos
    – Recorde de pontos do Flamengo na 25ª jornada com 58 pontos
    – Recorde de pontos do Flamengo na 26ª jornada com 61 pontos
    – Recorde de pontos do Flamengo na 27ª jornada com 64 pontos
    – Recorde de pontos do Flamengo na 28ª jornada com 67 pontos
    – Recorde de pontos do Flamengo na 29ª jornada com 68 pontos
    – Recorde de pontos do Flamengo na 30ª jornada com 71 pontos
    – Recorde de pontos do Flamengo na 31ª jornada com 74 pontos
    – Recorde de pontos do Flamengo na 32ª jornada com 77 pontos
    – Recorde de pontos do Flamengo na 33ª jornada com 78 pontos
    – Recorde de pontos do Flamengo na 34ª jornada com 81 pontos
    – Recorde de pontos do Campeonato Brasileiro com 38 jornadas, com 81 pontos em igualdade com o Corinthians
    – Recorde de invencibilidade do Flamengo no Campeonato de 21 jogos (o anterior recorde era 17 jogos)
    – 45 anos depois vitória fora contra o Atl Paranaense
    – Maior vitória da história do Flamengo contra o Grémio, 5-0

    • Cossery
      Posted Novembro 24, 2019 at 10:14 pm

      Comparações são sempre fáceis de criticar, mas só consigo ver neste feito um paralelo se agora um treinador chegasse à Europa e com o Milan ganhasse Champions e Scudetto!

      • PedroAguiar
        Posted Novembro 25, 2019 at 1:52 am

        Com o Milan não digo, fraco plantel, são para aí a 6ª equipa em Itália de momento… Talvez com o Inter fosse melhor comparação

        • Cossery
          Posted Novembro 25, 2019 at 9:43 am

          Sim, entendo, escolhi o Milan por ser um gigante adormecido (maior que o Inter na minha opinião), mas a comparação de plantel do Milan em relação aos grandes da Europa é ridícula, enquanto com o Flamengo é dos melhores da América Latina.

    • Francisco Torgal
      Posted Novembro 24, 2019 at 9:35 pm

      É impressionante embora eu torna-se os recordes que enunciaste das jornadas todos num só, porque, apesar de ser um feito enorme, parece uma listagem para inglês ver. Basicamente feito o campeonato olho mais para o recorde de pontos com a totalidade do campeonato ou das jornadas que disputou que é o dado mais apetecível dentro desses dos pontos por jornada.
      Os outros figuraste bem também, ele limpou aquilo tudo.

Deixa um comentário