Muitas vezes discute-se a justiça dos campeões, mas, apesar de uma certa quebra na parte final, este campeonato foi claramente das Águias, que entraram na época em modo ‘rolo compressor’ (Schmidt estabilizou um XI base muito cedo e a equipa aproveitou o embalo das pré-eliminatórias da Liga dos Campeões), ganharam uma boa margem (a dada altura parecia que iam ser campeãs em Abril) e nestas últimas jornadas não vacilaram (5 vitórias e 1 empate nas últimas 6 rondas). Neste sentido, o técnico alemão fica diretamente ligado ao fim do jejum (ausência de troféus desde 2019) e ajudou também a terminar com um mito de que os treinadores estrangeiros não conseguem chegar a Portugal e dominar. Por outro lado, a capacidade goleadora (melhor ataque da Liga e com vários elementos a contribuir), a pujança física (pouca rotação mesmo quando ainda havia Champions em disputa) e a competitividade foram certezas durante praticamente toda a temporada. Já em termos individuais são vários os elementos que marcaram a diferença e alguns realizaram mesmo a melhor época das suas carreiras (João Mário, Gonçalo Ramos ou Florentino). Enzo Fernández, apesar de ter saído em janeiro, é outra figura incontornável nesta conquista, preenchendo um vazio que havia há muito tempo no miolo dos Encarnados, ao passo que Grimaldo, que tem já as malas prontas para a Bundesliga, cumpriu até final com mais uma época de alto nível e Aursnes, apesar do valor investido, terá sido a surpresa da época pela sua enorme regularidade a top e polivalência. Já António Silva e João Neves pegaram de estaca e são nomes para o presente e futuro do clube. Nota final para Neres e Rafa, que nem sempre foram regulares, mas que, quando em forma, são as duas unidades que mais desequilibram no ataque e a sua qualidade foi determinante em vários momentos. Quanto aos rivais, o FC Porto conseguiu adiar a decisão, mas apresentou sempre um futebol pobre (a equipa perdeu muita qualidade individual e coletiva) e até surpreendeu que tivesse feito tantos pontos (o facto de estarmos em Portugal ajudou). Já o SC Braga teve a particularidade de ter sido a 1.ª equipa a derrotar o clube da Luz, mas nos estádios dos rivais demonstrou fragilidades. O Sporting, por sua vez, hipotecou a possibilidade de lutar pela liderança logo nas jornadas iniciais (os leões, curiosamente, nas últimas 20 jornadas só fizeram menos 1 ponto que os encarnados, mas na nossa Liga entrar mal é fatal).
O Benfica sagrou-se campeão nacional pela 38.ª vez ao bater, na última jornada, o Santa Clara, por 3-0. Gonçalo Ramos (7′), Rafa (28′) e Grimaldo (60′ g.p.) apontaram os golos que deixaram o Estádio da Luz ao rubro. A equipa encarnada, que liderou a Liga Portugal bwin desde a 4.ª ronda, termina assim o jejum de títulos que durava desde a Supertaça de 2019. Por outro lado volta a aumentar a diferença de campeonatos em relação ao FC Porto, que tem 30. A nível individual, Ramos foi o melhor marcador, com 19 golos, seguido de João Mário (17), enquanto Neres e Grimaldo somaram 9 assistências cada um. Destaque ainda para Vlachodimos, que foi o guarda-redes menos batido da Liga (20 golos). Já Schmidt junta o 2.º campeonato ao palmarés, depois da vitória pelo Salzburg em 2013-14.
☑ RESUMO
Liga Portugal bwin (#34) | Benfica 3-0 Santa Clara#LigaPortugalbwin #SLBCDSC https://t.co/mckKGBcBG6 pic.twitter.com/x9xsfUJ6Cl— VSPORTS (@vsports_pt) May 27, 2023


93 Comentários
Nickles
Feito enorme do Benfica. Qualquer equipa ao dia de hoje tem de ser muito superior ao Porto para poder discutir o título até ao fim, não chega só ser superior tem de ser mesmo muitooo superior dentro de campo. E o Benfica foi claramente a melhor equipa a jogar em Portugal e uma das equipas mais entusiasmantes da Europa até à última paragem para as seleções.
O principal culpado disto é obrigatoriamente o Schmidt que lembrando foi completamente sabotado a meio da época e é campeão jogando grande parte dos últimos jogos com Vlachodimos, Chiquinho e um lateral direito adaptado como titulares. Mesmo assim ainda foi atacado e teve de ouvir benfiquistas a questionar o seu trabalho, enquanto os verdadeiros sabotadores passam uma vez mais despercebidos já que escondem-se bem escondidinhos nas alturas menos boas e só saem da toca quando as coisas correm bem para cantar o hino no balneário ou lá o que é, como aliás o farão hoje. Já quando as coisas correm mal lá vem o Schmidt dar a cara e defender o clube, bem melhor que estes pseudo benfiquistas diga-se.
Fazer João Mário e Grimaldo parecerem bons jogadores? O Schmidt conseguiu. Fazer um médio valorizar 700% em 6 meses? Mão do Schmidt. Fazer os benfiquistas acreditarem que era possível chegar a uma final da Champions e quiçá vencê-la? Exato também foi o Schmidt.
Mas pronto no próximo ano bastam dois maus jogos seguidos, como aliás viu-se nesta época, para voltarem a questionar o treinador em tudo e mais alguma coisa, e o presidente mais uma vez sem dar a cara. Pode-se criticar o Schmidt obvio, hoje volta a deixar o Neres no banco sabe se lá porquê e tem mais não sei quantas opções bastante duvidosas durante a época, mas não é de longe o grande problema. Esse é mais profundo mas os benfiquistas preferem ignorar e atacar o alvo mais fácil, já é assim há anos.
Portanto os benfiquistas têm neste momento o clube que merecem, e não falo desta época, não falo de hoje, mas sim dos últimos largos anos.
Posto isto, a história do maior e melhor clube português e um dos maiores do mundo ninguém apaga. O Benfica existe e sempre existirá, façam o que fizerem.
Neville Longbottom
O Benfica sendo o maior e melhor clube português fez um “feito enorme” ao ser campeão? Então?
Kafka
Maior feito da história do futebol Mundial e exclusivo mérito do Rogério… A ver se a direcção do Vieira ganha juízo e no próximo ano lhe dá uma equipa como deve de ser
Bola parada
Essa conversa já enjoa. É um feito tão grande como o do Trapattoni ou o último do Sporting
Maior de feito da história? Viste pouco futebol
El Bandido
Foi campeonato ganho pelo SL Vieira ou não? Sendo assim hoje não deves festejar…
Kafka
O campeonato foi ganho exclusivamente pelo Rogério
2DedosDeTesta_
SLR portanto?
Dasayev
Completamente. Então naqueles jogos em que ele estava na baliza a defender, passava para ele próprio, depois cruzava para ele próprio e cabeceava, goloooo. Que craque da bola é o Rogério…
2DedosDeTesta_
Hahahaha boa gargalhada!
El Bandido
Hahahaha que vergonha de adepto… Nas derrotas é o SL Vieira, nas vitórias já se festeja! Assim é fácil! Se hoje festejaste minimamente este campeonato, os níveis de hipocrisia para esses lados atingiram máximos históricos!
Dca
Claro que festejou. Até comentários “preservem o Neves por muito tempo” já escreve. A hipócrisia naqueles lados, como dizes, atingiu niveis incálculáveis. Mas era previsível. Adepto fraco. Nas derrotas não quer saber do clube para nada nem mete lá os pés até a corja sair, o mesmo clube começa a vencer e já festeja, já escreve como adepto do clube, etc. Tão fraco.
Kafka
Está para nascer alguém no Planeta inteiro q me dê lições de benfiquismo, quando em pleno Tetra eu era dos poucos a dizer tudo o q se estava a passar, enquanto tu e os vieiristas andavam a votar e venerar com 90% de votos o Vieira
Dca
Não precisa de nascer. Eu e outros tantos damos te 20-0 em Benfiquismo, a brincar.
Kafka
Enganaste-te e quiseste dizer Vieirismo, mas eu percebi… Mas em Vieirismo não dás 20-0, dás 20000-0
Dca
Não precisas de te enganar a ti próprio. Queres exemplo de Benfiquismo? Noronha Lopes que se candidatou contra o Vieira. Disse que Rui Costa era o seu presidente, nunca desistiu do clube e teve la sempre. Tu de Benfiquismo tens 0. Só quando te convém. Este ano foi escandaloso. Não tentes esconder a hipocrisia.
zebenfas
Campeões ,nós somos campeões…Obrigado Roger por nao te teres esquecido do Samuel
…1904…1904…lalalalla…1904
cards
Escrevi que o Porto perdeu o campeonato quando empatou com o Casa Pia na 1 volta, fui gozado pelos adeptos do Porto. Afinal tinha toda a raźão, uma vez mais
DuaLipaSimp
Escreveste mal, porque mesmo empatados em termos de pontos, o Benfica era campeão à mesma. Quando muito, o Porto perdeu o campeonato em casa com o Gil Vicente. Aí sim, concordo.
cards
Foi com o Casa Pia porque o Benfica tinha sido goleado em Braga 1 semana antes. E Casa pia jogou mais de uma oarte so com 10 aguentou o empate e o Benfica entrou contra o Sporting nao com 5 pontos de avanço, mas sim 7. A derrota contra o Gil foi só a confirmação do que eu tinha já dito
Jeco Baleiro
Assumindo que tudo tinha sido igual, só se tivesse ganho esse jogo por 11-0
cards
Tudo seria diferente, mas pronto fica lá com a razão que eu fico com o campeonato
Bola parada
O que interessa é ter razão!
Parabéns pelo campeonato, disfruta
2DedosDeTesta_
E se ninguém souber, fazemos questão de sinalizar ?
Kacal
Bem está fechado e portanto é dar os Parabéns aos campeões e admitir a derrota! Muitos Parabéns ao Benfica e aqui aos meus colegas benfiquistas de blog, é um titulo merecido e justo! É verdade que o Benfica vence apenas com 2 pontos de diferença mas não é por uma derrota no clássico contra nós e outra contra o Chaves que isso muda toda uma época onde para mim o Benfica foi a melhor equipa, pelo menos a mais consistente. E na maioria da época foram mesmo a equipa que melhor futebol praticou cá. Foram melhores e resta admitir e aceitar. Espero que na próxima época o meu clube possa ter mudanças e possamos voltar mais fortes focando apenas no futebol jogado dentro de campo e lutar novamente pelo titulo fazendo dessa luta competitiva com os rivais fortes e vencendo o melhor. Até lá é dar o mérito a quem o teve.
Jogadores como Otamendi, Grimaldo, Florentino, Aursnes, João Mário e Gonçalo Ramos fizeram ótimas épocas mesmo com uma oscilaçãozinha de rendimento nesta fase da época por algum desgaste, mas jogaram muito bem. David Neres para mim foi um dos melhores da época tendo desequilibrado imenso, somado números fantásticos e mostrado uma vontade surpreendente nesta fase mais difícil da época para o Benfica dizendo presente e sendo um dos que mais quis o titulo. António Silva também cresceu bem. Rafa é sempre um possível elemento a decidir um jogo e decidiu alguns. E Schmidt que demonstrou algumas lacunas mas que fez um trabalho muito bom na sua época de estreia cá sendo campeão nunca é fácil. Terá coisas a pensar e melhorar na próxima época mas também merece o destaque.
E destaco sobretudo que uma equipa que tem 10 pontos de avançado podendo ficar com mais 13 acaba por ficar com apenas 4 em 2 jornadas denotando muito cansaço fisico e psicologico mas mesmo assim consegue dar uma super resposta num jogo contra o Braga e depois numa deslocação fora antes de ir a casa do rival no derbi acabando a campeão demonstra mentalidade de campeão e isso por si só faz do titulo merecido, souberam responder bem à adversidade também. Que o diga o Dortmund que quando foi preciso não disse presente, por exemplo.
Novamente muitos Parabéns e desfrutem, bora para os festejos mas em segurança amigos!
Abraço :)
cards
Campeoes campeões nós domos CAMPEÕES.
TItulo mais do que justo da equipa que sempre esteve no 1 lugar e desde a 4 jo4nada de forma isolada e à 7 jornada já com mais de 3 pontos de avanço oara o 2 lugar.
Parabéns meu Benfica
Teixas
Parabéns meu Benfica! É o meu primeiro festejo de campeonato desde que emigrei! Estou um bocado mais longe de tudo mas o coração será sempre encarnado!
O campeão voltou! Um abraço dos Países Baixos a todos os benfiquistas do blog!
MuchoG
Muito importante acabar esta seca, último troféu tinha sido em Agosto de 2019.
Melhor defesa, melhor ataque, líder desde a 1ª jornada. Os números e o futebol jogado não deixam dúvida.
Difícil individualizar, basicamente todo o 11 inicial mais outros jogadores tiveram a melhor época da carreira. Ano de afirmação de Gonçalo Ramos, António Silva e e João Neves.
Claro que Schmidt acaba por ser uma aposta ganha. Revoluciona a equipa do Benfica sem alterações extremas ao plantel (muitos figuras já cá estavam o ano passado), novos métodos de treino, maioria dos reforços foram um sucesso, aposta forte na formação.
Não foi perfeito (raramente é), segunda metade da época com alguns deslizes, sem Taças, o plantel tem algumas lacunas que vão ter de ser tratadas se queremos repetir a dose em 2024 (o Porto parte sempre com certas “vantagens”), mas o mais importante está feito.
FiliGon
Campeão com clara justiça!!! Melhor ataque, melhor defesa e o melhor futebol praticado!
Adorei que o Samuel Soares tenha entrado em campo!
Joga_Bonito
CAMPEÕES!
OBRIGADO RS!
OBRIGADO JOGADORES!
Amanhã avalia-se mais a frio os pontos fortes da vitória, agora é CELEBRAR!
CAMPEÕES!
poborsky7
Mais que merecido, fizemos um grande campeonato e mérito total para o treinador que conseguiu algo que pouca gente acreditava depois das épocas penosas com JJ.
Uma questão se alguém me souber responder, Rui Costa foi campeão como jogador e presidente do mesmo clube, há mais casos destes ou é caso único?
Serrazz
Pelo menos no Bayern haverá o caso de Rummenigge e Oliver K., mas a nível nacional será com certeza caso único!
Maestro, que seja um bom prenúncio de um novo ciclo!
Antonio Costa
Franz Beckenbauer,Ganhou como jogador,treinador e presidente do Bayern
Jeco Baleiro
Passarella no River. Como jogador, treinador e presidente também.
Jeco Baleiro
Parabéns Benfica. Justo campeão.
Kafka
Otamendi assim de fininho já tem mais de 20 troféus na carreira
– 1 Campeonato Mundo
– 1 Copa América
– 1 Finalíssima Uefa/Conmebol
– 1 Liga Europa
– 1 Campeonato Argentino
– 2 Campeonatos Inglaterra
– 4 Campeonatos Portugal
– 1 Taça Inglaterra
– 1 Taça Portugal
– 4 Taças Liga Inglaterra
– 2 Supertaças Inglaterra
– 3 Supertaças Portugal
Só lhe falta 1 Champions para zerar o palmarés
Meu nome é Toni Sylva
O Otamendi é o tal que para alguns era um escândalo ser capitão do Benfica.
AbreLatas
Parabéns ao Benfica!
A partir de Abril uma pessoa ainda tentou criar aquela pressãozinha que a dizer o que o cansaço ia-vos trazer cá para baixo mas foram claramente justos vencedores.
O meu desejo para o ano é que, para além do Porto campeão, que acabem os casos e se fale mais de futebol. Que seja uma luta a quatro, com futebol de qualidade e nervos e que no fim ganhe o Porto.
cards
Concordo com tudo excepto com a última frase. Para mim que seja uma luta a quatro com futebok de qualidade e nervos e que no fim ganhe o Benfica
Flavio Trindade
Uma palavra para resumir a época:
CAMPEÕES!
cards
Quem ama o futebol ama o Benfica.
Obrigado Roger Schmidt
DICAS
Não … Não funciona assim cards
DNowitzki
Na última, chegou-se finalmente a um título que já deveria morar na Luz há algumas semanas.
Antonio Clismo
Parabéns ao Benfica, foram justos vencedores
Stravinsky
Equipa com o melhor treinador está sempre muito mais perto de ganhar.
Parabéns ao Benfica
Daniel Alves
Reforçar bem esta equipa para na próxima época podermos ter mais rotação e tentar juntar o título de campeão e umas taças. Este ano jogou-se muito bem, e embora este título tenha demorado, acabar “só” campeão sabe a pouco.
NoSense
Não tenho grandes coisas a dizer porque não é o meu clube, foram campões, bom paraquem gosta e é adepto… Queria apenas dizer, porque ninguem salienta por não ser um jogador consensual e por estar de malas feitas (e deu um golo quase propositado ao Porto), mas para mim, Otamendi foi o jogador mais importante no vencedor do campeonato… Sem Otamendi não haveriam outros (e não falo só do António Silva (dos melhores produtos, se não o melhor, para o futuro do futebol português) que beneficiou e muito do contexto – falhou com Caldas, Porto, Sporting (x2), PSG (apesar de ter feito um golo) e o que têm esses jogos todos em comum? Não perderam nenhum desses jogos, caso contrário, teria saído de uma equipa que disputa o campeonato e estava mais pressionada que qualquer um dos rivais) tendo até em conta toda uma defesa onde sempre foi dito que Grimaldo não sabia defender, não existia lateral direito, têm um guarda-redes que não sabe comunicar e o outro central é um miúdo)
André Pires
Só venho dizer que foi merecido, estiveram por cima durante a maior parte da temporada e foram melhores em nível exibicional geral.
O FC Porto ter jogado a primeira metade da época com Bruno Costa e sem laterais durante a maior parte da época também contribuiu muito para este desfecho. Ainda assim, não considero que seja uma época negativa, apenas razoável (se conquistarmos a Taça de Portugal).
Diogo Cunha Ribeiro
Parabéns ao SL Benfica pelo título de campeão, foram justos vencedores!!!
ACT7
Mais que justo.
É injusto que a diferença entre as duas equipas seja apenas 2 pontos, para o que ambas apresentaram em campo.
Roger Schmidt é sem dúvida o grande responsável por isto, entrou logo com o pé direito, mostrou personalidade logo à chegada do aeroporto e trouxe o verdadeiro Benfica de volta.
Otamendi, António Silva, Grimaldo, Aursnes, Ramos, Rafa, João Mário, Neres e Enzo foram os principais destaques.
Por falar em Enzo se têm sido inteligente, ficava no Benfica, era o MVP do campeonato e amanhã pintava novamente o cabelo de loiro, ia Argentina festejar e ao outro dia podia assinar por qualquer clube do mundo.
Agora é festejar, descansar e começar forte a preparação da próxima época, atacar o mercado e proteger António Silva e João Neves.
Kafka
Os grupos da Champions continuam a ter como cabeça de série os campeões?
Caso o City seja campeão europeu, ficaria assim:
1-City (como campeão inglês e europeu)
2-Sevilha/Roma (como vencedor da Liga Europa)
3-Barcelona
4-Bayern
5-Nápoles
6-PSG
7-Feyenoord
8-Benfica
No caso do Inter ser campeão europeu, quem é que sai fora? É o Benfica ou o Feyenoord? Alguém sabe? É que a Holanda esta época passou Portugal…
Dr. Esgaio
Acho que é o Feyenoord, penso que todas as alterações que derivam de termos perdido o 6º lugar apenas ocorrem em 2024, incluindo a questão da ordem dos cabeças de série, mas não tenho 100% certezas também, abraço!
Kafka
Obg
cards
Depois dos outros comentários ter falado de quem ganhou, falo agora de quem perdeu, do Porto, excelente 2 volta que só valorizou a vitoria final do Benfica. Desde o empate em Braga o Porto venceu os seus 10 jogos, é certo que em alguns deles houve muita polémica (penaltis muito mal assinalados, vulgo tarenaltis) mas com ou sem tarenaltis a equipa do porto mouteou muita garra é um vice-campeão com honra
Kafka
O João Neves é tão benfiquista como o Bernardo, já não há jogadores destes, que o preservem por mts anos
porra33
Para atestar a tese de outros users benfiquistas que dizem que é uma proeza ganhar um campeonato ao Porto estive a pesquisar os jogos para a liga com vitórias por mais que um golo, sem golos de penalti e expulsões de adversários. Chamemos-lhes exibições convincemtes (ou inatacáveis)
Benfica: 12
-Benfica 5-0 Marítimo (Setembro)
-Benfica 4-2 Rio Ave (Outubro)
-Benfica 5-0 Chaves (Outubro)
-Estoril 1-5 Benfica (Novembro)
-Santa Clara 0-3 Benfica (Janeiro)
-Paços de Ferreira 0-2 Benfica (Janeiro)
-Arouca 0-3 Benfica (Janeiro)
-Benfica 3-0 Casa Pia (Fevereiro)
-Benfica 3-1 Boavista (Fevereiro)*
-Benfica 2-0 Famalicão (Março)
-Marítimo 0-3 Benfica (Março)*
-Portimonense 1-5 Benfica (Maio)
Porto: 8
-Porto 5-1 Marítimo (Agosto)
-Gil Vicente 0-2 Porto (Setembro)
-Portimonense 0-2 Porto (Outubro)
-Porto 4-0 Paços de Ferreira (Novembro)
-Chaves 0-2 Porto (Dezembro)
-Porto 5-1 Arouca (Dezembro)
-Porto 4-1 Famalicão (Janeiro)
-Porto 2-0 Vizela (Fevereiro)
Uma equipa com 8 outra com 12. Uma que não tem uma desde Fevereiro e mesmo assim só termina o campeonato com menos dois pontos que o Benfica.
Diz muito da proeza que é ganhar um campeonato ao Porto que já viu muito melhores dias
André Pires
Então e para ganhar jogos, tem de ser sempre com exibições “convincentes e inatacáveis”? Boa mentalidade à portuguesa, em que ganhar só por um golo já coloca a justiça da vitória em causa. Mesma coisa com expulsões e penalties, que não importa se foram bem ou mal assinalados, mas se existiram já podemos por em causa.
porra33
Eu fiz um exercício, tu estás a fazer outro. Há exibições em que se ganha por um e são convincentes, certo. Mas essas exibições mais depressa se transformam num empate do que uma resultado de 3-1 ou 4-0. Não rebateste o meu ponto do Porto não fazer uma exibição inatacável desde Fevereiro, se calhar é por isso que desde essa altura todos os jogos do Porto terem comentários de benfiquista, que vejo muitos adeptos do Porto a queixarem-se disso nos posts do Porto.
Como é que um equipa que não faz um jogo convincente há quase quatro meses fica a 2 pontos do campeão fica ao discernimento de cada um, eu tenho uma ideia com 40 anos de existência, tu terás a tua…
André Pires
Depende do significado de “exibição inatacável”. Na maioria dos jogos, desde Fevereiro e mesmo não praticando um futebol avassalador, fomos sendo superiores à maioria dos adversários, inclusive o agora novo campeão nacional. Mas estou curioso, qual o(s) jogo(s) onde deveríamos ter perdido mais pontos, quer seja pela ideia dos 40 anos ou outra qualquer?
A ideia dos 40 anos é equivalente à ideia de antes desses 40 anos. Vale o que vale.
Miguel Mendes
Se recuas aos 5-0 daqui a pouco recuas aos 12-2.
André Pires
Cada um pode recuar até onde a memória não lhe falhe. Há quem recue e aplique ideias iniciadas à 40 anos, ao que parece.
porra33
Um título merecido. Grande parte do mérito é de Schmidt que conseguiu rentabilizar ao máximo os recursos que tinha e construir uma base de 15 ou 16 jogadores sólida, para o bem e para o mal. Quero com isto dizer que para mim Schmidt não é o melhor treinador da liga e terá que corrigir os seus defeitos para o ano. A equipa terá que ser reforçada nas laterais, médios centro e ataque porque dificilmente esta equipa para o ano faz de novo 85 pontos, porque os adversários já o irão conhecer, não haverá uma pausa para o mundial a meio o que significa que se não rodar a equipa ela rebentará fisicamente mais cedo.
Depois há um adversário que independentemente do plantel e do futebol que jogar fará sempre mais de 80 pontos pelas condicionantes que se sabe.
Mas pronto, neste momento é hora de celebrar e que seja o princípio de uma nova era ganhadora de muitos títulos, especialmente campeonatos mas também taças que não deverão de todo ser menosprezadas para o próximo ano.
Carrega Benfica e para o ano DÁ-ME O 39!!!!
henry14
Quem é o melhor treinador da liga, porra33? O Milagreiro (também gosto de lhe chamar carinhosamente de “O Sonso”, que consegue o milagre de fazer 85 pontos num campeonato onde literalmente faz mais jogos maus do que bons? Ou o Amorim com os seus fetiches como Paulinho, Esgaio ou Trincão?
Não sei se é o melhor treinador. Mas este ano foi de longe o melhor treinador.
Abraço
Rumo ao 39.
porra33
Acho que Schmidt beneficiou do factor surpresa e tem um plano A muito eficaz contra 85% das equipas do nosso campeonato, mas acho que os seus defeitos de não rodar a equipa, de ser medroso com as substituições (caso de Aursnes a jogar a dd mais tempo que o necessário) são situações que tem que melhorar. E acho que com os seus defeitos Conceição (que odeio enquanto pessoa) é melhor, nomeadamente na parte da preparação da equipa e leitura de jogo. Acho que com um plantel com mais talento o Porto jogaria bem melhor. Amorim acho que poderá ser melhor mas também tem muitos defeitos a corrigir especialmente as teimosias. Mas esta época Schmidt foi o melhor treinador, espero que para a próxima também o seja.
Vermelhudo
Pois é um campeonato muito justo, a equipa foi a mais consistente durante a temporada e merece esta consagração.
Tenho lido diferentes linhas argumentativas.
Uns dizem que o Rogério fez milagres; outros, talvez agora mais caladinhos, não vão dizer isso porque, se a memória não me falha, diziam que o plantel era por larga vantagem o melhor de Portugal.
Eu estou no meio, acho que ele não fez nenhum milagre mas obviamente não vou dizer que não fez mais do que a sua obrigação porque não me presto a esse papel e para isso já cá estão outros. Além disso, não iria colar com o que eu sempre disse da equipa de uma maneira geral.
Aliás, e porque as masterclasses dessa malta não se resumiam ao campeonato propriamente dito, dizer que acho muito estranho não falarem dos falhanços nas outras competições nacionais até porque quando outros treinadores as conquistaram, juntamente com o campeonato, a conversa era a mesma de sempre: o Benfica, com um treinador “normal”, e com o arcaboiço financeiro, está obrigado a ganhar mais do que o campeonato.
Falando agora do Rogério, acho que a sua principal vantagem foi a de não ter qualquer tipo de lastro nem negativo nem de positivo no clube. Veio de fora, veio com aura de treinador com experiência em ligas boas, foi uma lufada de ar fresco.
E isso é muito importante. Aliás, foi o que eu sempre achei importante para o Benfica.
Recentemente, disse o mesmo relativamente ao Flamengo, disse que o sábio não deveria voltar ao Flamengo. Se digo isto para um treinador que saiu a bem, direi o mesmo relativamente ao sábio, que saiu a mal do Benfica na sua primeira passagem.
Gostei da proposta do Rogério, um futebol intenso, mas cuja aposta sistemática nos jogadores de sempre fez com que a equipa se ressentisse em determinados períodos. Nomeadamente em algumas competições.
Dou-lhe os parabéns pela aposta calculada no João Neviesta, mas quanto ao Tony Adams-Silva direi que é ao jogador que se tem de dar crédito pois soube agarrar o lugar quando era a quarta opção e depois do Rogério ter pedido à estrutura um central, que no caso calhou ser o João Vítor.
Acho que a estrutura deu-lhe um plantel mais equilibrado, arranjou-lhe o Enzo e pagou uma pipa pelo Aursnes, jogadores diferentes para uma zona que eu sempre achei estar algo desguarnecida. Arranjou-lhe um jogador muito bom como o Neres, com qualidades muito raras. Foi pena o Cebolinha nunca mais ter apresentado o futebol que mostrou no Grémio, mesmo no Flamengo se está a arrastar.
Gostei dos cortes feitos pela estrutura no plantel, tornaram o plantel menos dado a choques de vedetas.
Florentin-lélé, depois de 4 treinadores diferentes, conseguiu elevar o seu jogo.
Uns são acusados de não dar o litro, outros têm demasiado azar com os treinadores que lhes calham. Depende das simpatias. Como acho demasiada coincidência, vou dizer que o jogador deve certamente ter tido a sua cota parte de culpa ao não ter colhido a preferência dos seus 3 ou 4 treinadores nas últimas 3 épocas.
Aliás, segundo a narrativa actual, se o Weigl é que fez o Lage perder o título então é porque o trinco português deveria ser uma valente treta para não jogar. Ou então calhou. Perguntem às viúvas.
Dar uma palavra ao Porto, equipa sempre muito aguerrida. Pode ganhar três títulos nesta época. Se isso acontecer, e se tomarmos em conta os dois pontos de distância do primeiro lugar, serão para mim a equipa do ano.
Sei que o campeonato tem outro peso, mas 3 títulos e apenas dois pontos de distância é algo fantástico para um clube que nem sempre tem comprado bem, seja por más opções seja por constrangimento financeiro.
Muitas vezes diz-se que o Porto só está onde está pelas arbitragens e tal e coiso.
Independentemente da veracidade ou não, a galera portista fique atenta a este pormenor que o Tio vos vai contar.
Cá vai, cá vai… … … … “Hádem” reparar que há galera benfiquista que nunca usa esse argumento quando trenadores que eles detestam não ganharam o título. Aí, foi uma vergonha, como nos anos daquelas equipas do Vítor Pereira. Aí o Benfica não foi roubado, o árbitro era amigo e imparcial, o problema foi a falta de nível.
Mas nas outras, ui… aí já houve roubo contra o Benfica.
Só por aqui se vê como a narrativa é moldada consoante o que dá jeito.
Porto é levado ao colo durante décadas, mas naqueles anos específicos é diferente.
Acho que nem com um exercício de auto-hipnose e patés de rúcula, gengibre e mirtilo a carola desta malta vai ao lugar.
Enfim.
Novamente, parabéns ao Porto pela boa época.
Nos confrontos diretos estiveram muito fortes.
Aliás, para quem dizia que este ano o Benfica seria forte com os fortes no campeonato… … … … “Nhé!”.
Mais uma vez, falharam nas previsões.
Benfica ganhou porque foi super consistente contra equipas mais fraquitas.
E isso tem mérito.
Pois agora é hora de largar aqui o equipamento e ir rir a bom rir por um sítio da moda qualquer… …
Atenção… o Tio Vermelhudo pode estar aí mesmo ao vosso lado… … …
Ui ui ui!
Ahah!
Meu nome é Toni Sylva
Não, isso não é assim.
Depois do Apito Dourado, em larga medida o Porto deixou de poder fazer o que fazia antes, passou a ter mais cuidado.
O que o Porto ganhou nos anos após 2005 foi largamente merecido.
A partir de 2013 o Benfica recuperou a iniciativa e também foi por mérito próprio.
Que o Porto tenha tido pessoas normais como treinadores nesses anos não é culpa nossa.
A táctica do Porto, ajudado pelo Sporting, passou a ser criar ruído fora de campo, mas isso acabou por dar pouco resultado.
Em 2018 e 2020 o Porto ganhou com mérito.
Foi só a partir de 2021 que voltámos a ter em peso os métodos dos anos 90, e o primeiro prejudicado foi o Sporting, que deveria ter sido bicampeão.
Kafka
Gonçalo Guedes é o Coman versão exclusiva do Benfica… O Guedes não sabe o que é NÃO vencer um campeonato enquanto jogador do Benfica… Em 4 épocas no Benfica ganhou 4 campeonatos
Eusebio
Acabo de chegar da festa e que bom que é festejar. Nao jogamos nada (principalmente depois do Mundial) mas pouco importa. Prevejo que o Rogerio nao chegue a Dezembro como treinador do Benfica mas quero agradecer-lhe por este titulo.
Sao os titulos que trazem mais adeptos ao clube. O numero de ex-benfiquistas que hoje voltou a ser do Benfica é surreal. A esses, aos das vitorias, um forte abraço e espero que paguem as quotas em atraso.
cards
O teu Porto é que jogou muito nao haja duvida diz-me 5 jogos bons do Porto esta época.
O Benfica, que não jogou nada, segundo tu, jogou muito mais do que o teu lube o Porto.
O Braga tambem jogou mais do que o Porto
Eusebio
Paga as quotas se queres fazer algo de util pelo Benfica mas aposto que nem socio és.
cards
Como queres que pague quotas do porto se sou benfiquista? Não sabias que as tuas quotas que pagas do Porto vao inteirinhas para as modalidades e não para o futebol? Se me garantires que o Porto renova com o Sá e com todo o plantel do basquetebol eu prometo que me torno sócio do Porto para que a incompetência continue no basquetebol portista, acho que dessa forma ajudo o Benfica
cards
Priiiiiiiii penalti para o Porto.
Amanha recepcão na Camara municipal de Lisboa. Conto contigo.
É bonito ver um portista defender outro portista que finge ser benfiquista.
Ai essas cabeças…
Dca
O Benfica depois do Mundial não jogou nada, como? Aliás foi por em Fevereiro e Março estarmos com um nível de futebol tão alto que até com a final da champions sonhámos. Benfica depois das paragens veio sempre a meio gás, mas quando ganhou embalo foi sempre uma super equipa.
Paulo Roberto Falcao
Vender o Darwin, o Ewerton cebolinha, o Yaremchuk e, a meio do ano, o Enzo.
Apostar no Seixal, no António Silva, no Gonçalo Ramos ou mais recentemente no João Neves, jogadores que no início do ano não contavam nem para o totobola. Recuperar jogadores com carreiras meio estagnadas como Florentino e João Mário, e fazer com que outros fizessem a época das suas vidas, como Vlachovimos, Otamendi, Grimaldo e Rafa. Saber valorizar o jogador português, quando mesmo um Chiquinho tem as mesmas oportunidades dos outros.
Foi preciso vir um alemão fleumático e discreto para cá para fazer isto tudo. Com erros? Certo, mas acertando em tudo o que é essencial e não olhando a nomes. Parabéns ao Benfica e ao Roger Schimdt, foi um título sem espinhas, mesmo não beneficiando dos escandalosos erros de arbitragem de outros, e vamos chamá-los erros…
O desafio para o futuro? Contratar melhor, se quiserem ter outro patamar na Europa. O treinador valorizou a prata da casa, mas mesmo este ano tiveram os flops, os principais Draxler e Guedes.
cards
O importante é manter os principais jogadores é provavel que se venda uma ou duas joias da coroa mas acredito que serão bem colmatadas. É muito importante contratar um avançado tipo Taremi especialista em sacar tarenaltis e um medio tipo Otávio especialista em provocar arbitros e adversários.
Atencao que isto não é uma critica a Taremi ou a Otavio tomara eu que eles jogassem no Benfica. Taremi nao tem culpa dos árbitros irem na cantiga dele e ele tenha 1, 2, 3 tarenaltis por jogo ou até mesmo 4 se falhar algum. já Otávio nao tem culpa dos árbitros e adversários tenham medo dele os adversarios têm medo de meter o pé o os árbitros de lhe marcarem faltas mostrar cartões e de o expulsarem.
Com Taremi e Otavio no Benfica esta época o Benfica fazia no minimo 96 pontos e marcaria mais 20 a 25 golos. Ja o Porto sem Otavio e Taremi marcaria menos 20 golos e teria menos 20 pontos.
Paulo Roberto Falcao
Isso do Porto com menos 20 pontos não sei. Sei que com árbitros normais eles estariam atrás de nós, que fomos quartos, lembro-me de seis jogos em que foram beneficiados por “erros”, e vamos chamar-lhes isso, o da semana passada suplanta tudo pelo descaramento absoluto, mas houve muito mais. Portanto jogar à bola não é apenas o que importa quando se analisam os resultados do Porto, nunca esquecer a performance da claque no estágio dos árbitros, e até que ponto isso os condicionou.
Ah espera, isto é Portugal, aqui não se investiga nada a norte do Mondego, a menos que seja dirigido por malta do sul. Digam-me só um processo que tenha nascido nas instâncias judiciais do norte sobre corrupção desportiva…
Goncalo Silva
Não concordo que Vlachodimos e Rafa tenham feito a época das suas vidas, mesmo o Otamendi já fez grandes épocas no City principalmente.
De resto acabo por concordar em quase tudo, para a próxima época para já só deve ser necessário um 6/8 e um lateral para cada lado, pode vir a ser preciso mais dependendo das vendas. Tentaria também manter Guedes.
Paulo Roberto Falcao
Eh pá no Benfica que eu me lembre fizeram, mas de acordo que o Otamendi fez grandes temporadas no City e até no Porto. Só digo que foi uma temporada excepcional dele, afinal de contas foi campeão do Mundo, com tudo o que isso implica.
Isso das contratações é a vossa guerra, visto de fora do lado de lá da estrada, só digo que as contratações deste ano foram meio fracassadas, se descontarmos os laterais e o norueguês do meio-campo.
Pipo
Parabéns aos benfiquistas do blog, foram justos campeões.
Para o ano ha mais!
cards
A festa está quase a terminar falta só a recepção na Câmara Municipal de Lisboa e depois sim, ferias para a partir de finais de junho preparar o ataque ao 39, isto é o bi campeonato.
Escrevo apenas esta mensagem para informar que o Benfica é a primeira equipa portuguesa a vencer na mesma epoca desportiva os campeonatos masculinos e femininos de futebol, ja tinha sido o primeiro e único a fazer isso no hoquei em patins, futsal e basquetebol.
São muitas vitórias e titulos conquistados no futebol e principalmente nas modalidades mas é importante rever alguns orçamentos que estão muito altos para a realidade portuguesa
Francisco Ramos
Queria dar os parabéns ao users Benfiquistas com quem é possível trocar ideias e opiniões sem ofensas e parcialidade. O Tiago e o Mantorras, principalmente. Em menor dose o Mucho e o Flávio.
Posto isto, quando acaba o campeonato com mais vitórias, melhor ataque e melhor defesa não podemos dizer outra coisa que não justiça ao vencedor. Mérito de Roger que escolheu o seu núcleo duro e fez com eles os 50 jogos da época com grandes exibições pelo meio. Mérito dos jogadores que acreditaram no projecto e fizeram das melhores épocas de sempre. Mérito de Braz e Rui Costa que gastaram muito mas gastaram bem. Ninguém pode dizer qur Ausners foi caro. Que Neres foi caro. Apenas 2 exemplos. Mérito dos adeptos que agarraram a equipa após Chaves.
Como Portista, acabar em 2.º é sempre uma época perdida mas não tivemos futebol para mais logo foi expectável o que aconteceu, digam o que disserem os Franciscos desta vida. Felizmente 2024 está ao virar da esquina.
Mantorras
Obrigado Francisco!
E sempre um prazer, sinceramente.
Um abraco e venha o proximo.
Francisco Torgal
Que o Roger fique muitos anos. Que tenhamos a capacidade de reter talento, nomeadamente depois de uma campanha boa na UCL onde encaixámos imenso dinheiro e também a incluir a venda do Enzo que só entra para este próximo exercício.
Agora será hora de ver se o presidente realmente continua a “não querer cortar pernas”.
Os jogadores não devem estar contrariados mas também deve haver um nível de respeito mínimo pelo contrato assinado e a duração da estadia.
RUMO AO 39
lipe
Parabéns, inteiramente merecido.
Dca
Vitória do nosso Benfica, que começou a ter finalmente um projeto a pensar no presente e no futuro. Um projeto em que o principal será sempre ganhar, mas que passou a ser ganhar à Benfica (tudo o que nós adeptos sempre quisemos). A escolha de Schmidt mostrou essa visão, e não é fácil apostar num treinador assim (era mais “fácil” apostar num Luis Castro ou Jardim, por exemplo). Contratações acertadas, bons negócios e um plantel jovem (futuro) mas com rendimento (presente). Esqueçam as vozes da oposição. As mesmas vozes com o Vieira até podiam ter razão em algumas situações, mas atualmente só disparam para o lado, querem fração, mas não vale a pena. Era o Schmidt que nunca vinha. Era o Enzo que não fazia sentido nenhum. Quem era o Aursnes diziam eles. Passaram o ano todo a rasgar o Musa (nem uma oportunidade deram ao homem, foi triste até). Agora foi a direção que tentou sabotar este título, mas graças ao Schmidt isso não aconteceu. A hipocrisia dessa frase, é que foi essa mesma direção que trouxe o Schmidt. Então, tentam sabotar o Benfica, mas ao mesmo tempo trazem um treinador super competente? Isto nem em séries de Netflix. Ramos está praticamente certo no United e não me admirava que viesse André Silva, e gostava, diga-se. Acho que também está na altura de Otamendi sair. Quem tem uma época como a dele, Mundial + Liga, dificilmente não precisa de um desafio novo, deu-nos tanto. Gostava que Veríssimo assumisse, nos festejos, no banco e mesmo a abraçar o Schmidt, mostrou muita cumplicidade com o Benfica. Precisamos destes. Posto isto e olhando para o plantel, gostava de um GR Titular, um DD para ombrear com Bah, DCs estamos fechados (Lucas, António, Tomás Araujo e Morato), um DE, um Médio Defensivo, posição 8 está tranquila se Ndour renovar (adoro o perfil e ficaríamos com Neves, Cher, Chiquinho e Aursnes se necessário), no ataque o que não faltam são soluções, só falta saber se Schmidt confia (se virmos bem temos, Rafa, Aursnes, Neres, João Mário, Guedes, Schjelderup, Casper + Tiago Araújo e Henrique Pereira) e para PL se vier André Silva, acho que também fica fechada. Estamos a falar de 5 contratações. Carrega Benfica!!!
Mantorras
Muito obrigado Benfica!
Demorou, parecia que a epoca nao queria acabar, mas finalmente veio.
Dizer que acabamos pior do que comecamos, tendo havido algum demerito nosso na segunda volta, e mesmo em termos de plantel, perder o Enzo nunca foi devidamente colmatado, mas deu para ser campeao.
Dizer tambem que o Porto valorizou a vitoria do Benfica, fez uma grande segunda volta, mesmo com futebol pobre muitas vezes, a nivel de resultados foram muito fortes, e acabaram a epoca melhores do que comecaram.
Obrigado a todos os rivais do blogue pelas conversas e desculpem qualquer coisa.
Parabens a todos os benfiquistas (e ao Braga pelo grande campeonato).
Um abraco
Red Scorpius
Um título mais sofrido do que se esperava no início de abril.
Muito mérito de um treinador que impôs um futebol agradável, recuperou jogadores que estavam mal vistos ou emprestados, dispensou jogadores que já não acrescentavam e pesavam na folha salarial e lançou e confirmou jovens.
Nem tudo foi perfeito, a equipa abanou um pouco nos jogos de maior pressão, situação que deverá ser considerada na construção do plantel da próxima época.
Um balanço muito positivo, pelo título e pela valorização do plantel.
Uma palavra de respeito pelos adversários que lutaram até ao fim.
Miguel Mendes
Finalmente!
henry14
Ufa, finalmente o caneco é nosso. 4 anos depois lá voltámos ao título. Campeonato, que na minha opinião, ganhámos com toda a justiça e sem contestação. Não vou estar aqui a elogiar o segundo classificado, que foi um digno vencido e tal porque sinceramente não partilho dessa opinião. Acho que só podia haver um vencedor e éramos nós.
E quem é o principal causador deste campeonato do Benfica? Treinador, presidente, jogadores?? Ambos, mas tenho que destacar Roger Schmidt. Este campeonato é dele. Faz a primeira metade da época quase sem extremos suplentes com um banco como jogadores como Pinho, Gonçalves, Gilberto, Musa, Draxler podre etc etc. E a segunda metade acaba por ser quase igual mas aí já teve mais culpas porque nunca quis apostar nos nórdicos.
1º lugar com 87 pontos
QF Champions League
Taça Portugal toda a gente sabe como a perdemos
Taça da liga perdemos bem. (curiosamente sem perder nenhum jogo)
Que Rui Costa e Rui Pedro Braz continuem o bom trabalho que têm feito:
Contratar um lateral esquerdo (2 se Ristic não contar e não houver um de jeito na B);
Contratar um lateral direito (porque não Nélson Semedo?);
Contratar um médio (substituto de Enzo ainda se precisa, Chiquinho é muito muito muito muito curto;
Contratava um extremo virtuoso com o perfil de Luis Diaz por exemplo. Os nossos extremos não podem João Mário e Aurnes. Pelo menos em simultâneo;
Vender Ramos e apostar em Araújo. Não precisamos de ir ao Feyenoord contratar, a solução está dentro de portas.
Que venha o 39.
Veridis Quo
Qual é o trabalho do RPB, para lá de ser o moço dos recados que anda de um lado para o outro a fazer de motorista e a ir buscar jogadores ao aeroporto?
henry14
Não te sei dizer ao certo mas a acreditar em notícias que leio, RPB tem grande influência nos jogadores que o Benfica contrata. Se isso realmente for verdade, o que peço a RPB é que continue a escolher bem os jogadores para as posições que realmente precisamos e que contribua com um bom planeamento de plantel para 23/24. Mais do que contratar muito, importa contratar bem. E que se evitem novelas Cavani (nessa altura ele comentador e fez bastantes figurinhas cómicas) e se evite ao máximo as fugas de informação.
Pablo
O meu Benfica ganhou! Parabéns campeões!!
Gato das Bolas
Parabéns a todos os Benfiquistas. Que para o ano possamos estar a dizê-lo novamente. Um abraço a todos
Borsalino
Obrigado Benfica! Parabéns Benfiquistas, parabéns Campeões! Depois de tanto tempo, soube tão bem voltar a ser campeão. Que o 39, não demore tanto tempo.