Guardiola banalizou a melhor Liga do Mundo? Muitos desvalorizam os feitos do espanhol devido ao investimento dos Citizens, mas a verdade é que o Chelsea e Man Utd gastam tanto ou mais e nem de perto nem de longe têm os mesmos resultados. Por outro lado, o nível de hegemonia é tal que mesmo quando o Arsenal teve vantagens importantes a maior parte ainda dava favoritismo ao City, o que diz bem da dimensão que a equipa de Pep atingiu. Mérito, portanto, do ex-Barça, que criou uma máquina impressionante, com a particularidade de se ter renovado praticamente todos os anos (esta época apostou numa defesa mais forte fisicamente, mas com muita variabilidade), sendo que teve ainda o dom de ter conseguido motivar um grupo, que, esta época, pela sequência de títulos, nem sempre se pareceu interessar pela PL. Neste capítulo a presença de Haaland foi decisiva, com a vontade do norueguês em bater recordes a acabar por impulsionar a equipa. As assistências de Kevin de Bruyne, apesar do belga ter feito demasiados jogos maus, também foram determinantes. No entanto, apesar de não apareceram nas estatísticas, este título também se deve muito ao regresso de Rúben Dias, que teve uma 1.ª fase da temporada complicada mas foi um pilar na 2.ª metade, à consistência de Gungogan, à qualidade de Stones (que fez de central-médio) e principalmente ao enorme rendimento de Rodri, que fez 34 das 35 jornadas.
O Man City sagrou-se campeão da Premier League, quando ainda lhe faltam 3 jogos, ao beneficiar da derrota do Arsenal no terreno do Nottingham Forest, por 1-0. É a 5.ª vez nos últimos 6 anos que os Citizens vencem a Liga, todas com Guardiola, sendo que no total a equipa de Manchester chega agora aos 9 campeonatos (já só Arsenal, Liverpool e United têm mais). Recorde-se que o City, que mais uma vez tem o melhor ataque e defesa da prova, ainda pode juntar este troféu à Taça de Inglaterra e à Liga dos Campeões.
LOVE THIS CITY! 💙 pic.twitter.com/B94QPTa1lA
— Manchester City (@ManCity) May 20, 2023


50 Comentários
Zanjose
* Reparo do comentário anterior:
Hoje, o City já é uma das melhores equipas inglesas e do mundo (atualmente é a melhor equipa do planeta), suplantando o seu vizinho rival e outros rivais na última década e mais alguns dígitos, isto é, de 2010 a 2023, o City ganhou 7 ligas (2012, 2014, 2018, 2019, 2021-2023) enquanto que o United venceu apenas 2 (2011 e 2013).
Francisco Torgal
Que regalo de equipa. Que consigam vencer a merecida Champions League.
Guardiola continua a reinventar-se (óbvio que com bons orçamentos).
Em Inglaterra praticamente todos os clubes têm donos e investimentos avultados, o City demonstrou gerir bem isso cirurgicamente.
O Newcastle também parece seguir um caminho gradual e sustentável após a aquisição.
Kafka
Julian Alvarez aos 23 anos está a 2 jogos de zerar o palmarés na América e na Europa, é SURREAL
– 1 Campeonato Mundo
– 1 Copa América
– 1 Finalíssima
– 1 Copa Libertadores
– 1 Recopa Sul Americana
– 1 Campeonato Inglaterra
– 1 Campeonato Argentina
– 1 Taça Argentina
– 1 Supercopa Argentina
– 1 Troféu Campeões Argentina
Dr. Esgaio
É mesmo surreal, espero que ele não se acomode caso conquiste a Champions
Zanjose
Assim vai o domínio do City na Premier League:
De 2010 a 2020
City: 4 ligas (2012, 2014, 2017, 2018)
Chelsea: 2 ligas (2010, 2015)
United: 2 ligas (2011, 2013)
Liverpool: 1 liga (2019)
Leicester: 1 liga (2016)
De 2020 a 2030
City: 3 ligas (2021-2023)
Obs: 2020 foi época da pandemia.
Jeco Baleiro
Em 2017 o campeão foi o Chelsea, em 2019 o City e em 2020 o Liverpool.
Zanjose
Erro meu, aqui. O Chelsea foi campeão sob o comando de Conte. Grato pelo reparo. ???
Sendo assim:
City: 4 ligas (2012, 2014, 2018, 2019)
Chelsea: 3 ligas (2010, 2015, 2017)
United: 2 ligas (2011, 2013)
Liverpool: 1 liga (2020)
Leicester: 1 liga (2016)
Neste início da década 2020-2030 o City não está a dar hipótese alguma aos concorrentes. Sendo o tetra um feito inédito na Premier League, acredito que tentem alcançá-lo na próxima temporada. E é bem provável que este City de Guardiola possa ficar na história como o melhor de todos os tempos, e uma das melhores equipes inglesas de todos os tempos.
Se fizer o triplete, tem caminho aberto para figurar no pódio!
Zanjose
Simplesmente magnífico!
Conforme já argumentei noutro post, não basta apenas ter dinheiro, é crucialmente relevante ter um projeto sólido que vise materializar a ambição desportiva do clube. Isso, obviamente, requer investimento, competência e trabalho árduo a fim de atingir as metas traçadas. O City arquitetou o seu projeto de dominar a Premier League e consolidar-se no palco Europeu escolhendo um Coach/Manager competente que respira futebol como poucos.
Posso estar enganado, mas duas equipas são responsáveis para a atual grandeza do City: Barcelona e, principalmente, o rival da mesma cidade, United, pelas razões muito simples e óbvias:
Primeiro, a grandeza do United a nível doméstico e no panorama Europeu e mundial obrigou a direção do City a ter que investir forte e pacientemente a fim de ombrear com o vizinho rival. A ambição de dividir a atenção da mídia e dos adeptos com relação à cidade de Manchester, visto que os Vermelhos voavam mais alto do que os Azuis, levou a direção do City a criar um projeto desportivo sólido que teria resultados no decorrer do tempo. Hoje, o City domina a Premier League como poucos já fizeram, tem visibilidade mundial e convive entre os grandes do futebol Europeu, algo impensável algumas décadas atrás.
Segundo, o sucesso da equipa da Catalunha sob o comando do Pep Guardiola tornou o técnico catalão num dos mais cobiçados do mercado. Guardiola aperfeiçoou a filosofia de jogo do Barça, escolhendo as peças ideais que se encaixariam no seu xadrez, o que ajudou o Barça a ter uma hegemonia interna e um domínio no palco europeu.
Embora tenha falhado em atingir a final da Champions pelo Bayern, o trabalho feito a nível interno foi notável. Realmente montou uma equipa demolidora que não deu hipótese alguma aos rivais. O Pep Guardiola tinha créditos mais do que firmados para revolucionar o City e trazê-lo à ribalta.
Enquanto os outros clubes dormiam, principalmente o United, que na época precisava de um treinador na linha de Guardiola (se a memória não me trai, o David Moyes é que era o coach dos Red), o City aproveitou o “ano sabático” do técnico catalão e apostou todas as fichas nele, dando-lhe condições de trabalho favoráveis a fim de montar pacientemente uma equipa demolidora e com mentalidade de campeã. A verdade é que, em muito pouco tempo, isto é, um ano depois de começar a treinar o City, os frutos do seu trabalho começaram a falar alto, muito alto!
Hoje, o City já é uma das melhores equipas inglesas e do mundo (atualmente é a melhor equipa do planeta), suplantando o seu vizinho rival e outros rivais na última década e mais alguns dígitos, isto é, de 2010 a 2023, o City ganhou 7 ligas (2012, 2014, 2017, 2018, 2021-2023) enquanto o United venceu apenas 2 (2011 e 2013).
Saudações angolanas!
Kafka
Excelente comentário Zanjose
Zanjose
Muito obrigado, Kafka. ???
Acompanho o blog há uma década e realmente você é (desculpe tratá-lo assim) um dos users que muito contribui no conhecimento desportivo nesse blog.
Mas quando o assunto é sobre Real vs Barcelona, Messi vs Ronaldo, Benfica vs Porto, e outros tópicos polémicos, aí tenho notado algum exagero nos seus argumentos. Contudo, não estou dizendo que não exista verdade nos seus argumentos, mas que alguns deles são bastante exagerados e, algumas vezes, depreciativos, principalmente tópicos envolvendo Cristiano Ronaldo.
Um abraço!
Saudações angolanas!
Neville Longbottom
Percebo que queiras contribuir para enriquecer o blog. Parabéns por isso.
Mas o City não aproveitou o ano sabático do Guardiola porque contratou-o quando ele estava no Bayern. Esse ano sabático foi em 2012/2013 quando o Tito era treinador do Barça.
SL
Zanjose
Grato pelo reparo, amigo! ???
Tinha a ideia de que tivesse sido contratado no ano sabático. Ainda assim, foi uma grande visão do City em apostar nele para revolucionar o projeto em carteira.
Daniel Alves
Para o ano já tem um recorde em mira: tentar ser o primeira tetra-campeão em Inglaterra.
Kafka
O Arsenal não ganhou o título, mas para mim ganhou uma coisa importantíssima para os próximos anos, que é o facto de terem disputado o título até ao fim, fará com que os jogadores de topo voltem a acreditar que há possibilidade de vencerem títulos pelo Arsenal e isso pode ser muito importante na altura de fazer contratações, porque em ofertas financeiras semelhantes os jogadores agora já poderão escolher o Arsenal, há 2 /3 anos atrás jamais escolheriam pq não o Arsenal não tinha prepectiva alguma de vencer títulos
Portanto vamos ver como vai correr este Verão ao Arsenal e se vão conseguir usar este novo trunfo a seu favor quando forem ao mercado
Reanu Kiefs
Na minha opinião, a melhor equipa inglesa da história! Este Man City do Guardiola, atenção (o Man City num todo ainda tem muita areia que carregar para chegar ao top 3 em Inglaterra
Kafka
Já não tem tanta areia assim para entrar no top 3…o palmarés já não é tão inferior quanto isso em relação ao Arsenal, que é o 3°
City tem menos 4 campeonatos, menos 7 Taças Inglaterra e tem mais 6 Taças Liga
Internacionalmente estão iguais, tendo os 2 clubes 1 Taça das Taças
Reanu Kiefs
O Arsenal também tem 16 Supertaças contra apenas 6 do Man City…
Não estou a dizer que não vão lá chegar, se continuarem com este projeto ambicioso (e principalmente se mantiverem o Guardiola) podem com certeza lá chegar mas ainda vão ter de ter uns 10 anos praticamente sempre a ganhar tudo para ultrapassarem o Arsenal em tudo e isto se o Arsenal não vencer absolutamente nada nesses próximos 10 anos
Kacal
Ok que já era previsível que o City fosse campeão. Ok que tirar pontos de Etihad no último jogo do Arsenal lá seria missão quase impossível. Ok que o City é uma equipa fortíssima com um plantel bem superior ao Arsenal e o melhor treinador do Mundo. E ok que o titulo estava praticamente nas mãos do City.
Mas… isto que o Arsenal fez ultimamente é apenas ridiculo, não se explica tudo com falta de qualidade do plantel em relação ao rival City neste caso. O Arsenal simplesmente entregou o titulo ao City. Apesar do City estar a vencer os seus jogos o Arsenal parece que quis dar o titulo ao City sem eles sequer terem que jogar o seu jogo, exibição patética hoje.
Mas nada tira mérito ao City que joga melhor que os outros, é superior aos outros e nunca desistiu dizendo presente. Se não fosse hoje seria amanhã, mas o Arsenal perder assim meh.
Neville Longbottom
Não é bem assim. O Arsenal teve uma série incrível de jogos a vencer, quem está mais atento à realidade do clube sabia que a equipa estava em overachievement (um bom estrangeirismo, gostei) e algumas pessoas neste espaço até avisaram para isso. O Arsenal acabou por verdadeiramente nem lutar pelo título com este fim, mas temos de reconhecer que foi apenas um regressar à “normalidade”. Arteta devolveu o clube à Champions, já lhe deu títulos, agora terão outras armas para atacar a nova época.
Acho que se pode criticar a exibição do Arsenal e perder com este Nottingham diz muito do estado atual, mas a análise não pode ser apenas feita a um jogo. O Arsenal tem excelentes sequências e excelentes jogos ao longo da época.
SL
Stravinsky
Foi um grande ano do Arsenal, como não via há pelo menos 15 anos. Obrigado Arteta e plantel pelas emoções que nos fizeram sentir nos últimos 9 meses.
Mas a verdade é que Guardiola é o melhor treinador do mundo (pessoalmente acho que de sempre). Apesar de haver muito Haaland, este título é do génio de Guardiola. Incomparável.
Tiago Silva
Neste momento a hegemonia é do City, é algo óbvio. Muito merito do Guardiola e da equipa que ele construiu, mas quero dar destaque à direção. Apostaram num certo estilo de futebol, vistoso, ofensivo, dominador, e escolheram o treinador ideal para isso, que é o melhor treinador do Mundo. E depois deixaram o Guardiola ter o que quer, contratações milionárias, mas certeiras porque praticamente toda a gente rendeu! Ninguém flopou e isso mostra visão de mercado. Muito desse sucesso é também dessa aposta.
Nickles
Em 3 épocas, o Dias acaba duas delas em pelo menos Top 2 de melhores centrais do mundo. Isto aos 26 anos. Não há outro central neste século que atingiu este nível nesta idade. Nem Cannavaro nem Ramos e muito menos o VVD. Mas overall o Ramos e o Cannavaro no seu prime continuam a ser superiores verdade seja dita, e não é pouco
Fantantonio
Piqué era extremo no Barça do Guardiola?
Valentes Transmontanos
Daqui a pouco até o Valdés é dos melhores GR de sempre só porque jogou no Barcelona de Guardiola.
O Pique é tão sobrevalorizado que chega a fazer confusão.
Fantantonio
Eu acho estranho estarem a falar “de sempre”, quando o op diz, e parafraseio: “top 2 centrais do mundo aos 26 anos em 3 épocas, nenhum outro neste século fez isto nessa idade” e isso o Piqué claramente fez, até mais novo. O VM tem uma barra de pesquisa, para quem não se lembrar, vejam lá as listas entre 2009 e 2012, quer de órgãos oficiais, quer do blog. A não ser que estivessem todos esquizofrénicos, acho que o que estou a afirmar está certo.
Mas sim, dizer que o Valdés não foi dos melhores guarda-redes deste século, pelo menos, também é quase blasfémia, mas cada um sabe de si.
RuiCosta10
o mesmo Piqué que foi comido N vezes de cebolada pelo Cristiano, inclusivé até depois de dar uma entrevista a dizer que conhecia todos os truques do Ronaldo, e logo no jogo a seguir é comido com o Ronaldo a fazer-lhe um cabrito com o calcanhar?
Ah sim esse Piqué. Era obviamente bom jogador, mas não ao nível dos melhores de sempre.
Fantantonio
Ah sim, os Maldinis, os Nestas, os Cannavaros não foram comidos muitas vezes pelo Fenómeno e o famosíssimo Ramos que parava o Messi em todos os jogos, o Real nunca levava cabaças para casa com ele em campo… que raio de argumento.
O Piqué pode ter caído …a pique depois da última champions do Barça, mas foi algum tempo superior ao Ramos e chegou a ser o melhor central do Barça com o Puyol lá. O argumento do Nickles é o top-2 do mundo antes dos 26, não de sempre e o pessoal esquece-se que o Ramos até 2009 era lateral direito, mas o Piqué em 2012 com 24 ou 25 já se tinha cimentado como dos melhores do mundo na posição e com literalmente todos os títulos possíveis ganhos.
Nickles
Extremo não mas fez N vezes o papel de Ponta de lança adversário
Fantantonio
No Barça do Guardiola? De certeza que estamos a falar do mesmo?
Miguel Jack
Na minha opinião o Cannavaro só ganhou a bola de ouro porque era capitão da seleção italiana campeã do mundo nesse ano. Nesta era muito superior !!!
Neville Longbottom
Ramos e Cannavaro para mim não estão ao nível do Nesta (e não ponho o Maldini por ter jogado metade da carreira deslocado).
Nickles
Não acho o Nesta superior a nenhum dos dois
2DedosDeTesta_
Ou não percebes nada disto, ou não viste o Nesta jogar. Assumo que seja a segunda. Abraços
Nickles
Mas há uma verdade absoluta no futebol quando se fala em qualidade de jogadores?
JJayy "Non Believer"
Não, mas aqui estas completamente errado. É só puxares as cassetes atrás.
Nickles
Qual é o melhor jogador na história do futebol?
DNowitzki
Quando se fala nos investimentos do City e olhando para certos jogadores que por lá passam, lembro-me de Draymond Green: noutra qualquer equipa, seria um jogador mediano; no sistema dos Warriors, foi fundamental para o sucesso que tiveram. A analogia é um pouco esticada, mas… o Kevin Abrunho não chegou ali recambiado? O Bernardo não continua a ser desconsideradíssimo? O Ruben não era o Rambo Dias há uns tempos e o quarto ou quinto central do City?
Não fosse a teimosia do espanhol e já teria mais um par de títulos no bornal. Quanto ao Arsenal, foi lindo o sonho, mas já se vira contra o Sporting como a coisa estava a descambar. Tirar o pé, fazer escolhas claras, mostrar o medo que Arteta foi mostrando aqui e ali, normalmente dão disparate.
Falta saber se 2/3 desta época foram um novo ciclo ou um epifenómeno.
Kafka
Ora nem mais, muito s dos jogadores do City não renderiam tanto com outro treinador como estão a render com Guardiola
Neville Longbottom
É preciso desmistificar um pouco isso de facto.
Já estava à espera que muita gente viesse desmerecer este trabalho e achar que tudo foi dinheiro. Dinheiro esse que é também usado como justificação para o desaparecimento do Aves e do Beira-Mar.
O City era um clube à deriva antes da chegada do Pep. Após a tomada do clube pelos árabes em 2008, venceram a Premier League em 2012 e 2014 com várias contratações sonantes, a primeira das quais o Robinho por 40M nesse mesmo verão de 2008. Houve mercados em que contrataram 4 avançados (Bellamy, Balottelli, Santa Cruz, etc), ditavam claramente o mercado a par do Real Madrid. Aproveitaram e bem a competência de Mancini e Pelegrini para serem campeões mas o clube continuava apostado em comprar tudo o que mexe.
Com Guardiola tudo mudou. A abordagem ao mercado passou a ser efetiva e claramente pensada. Acabaram-se as contratações de luxo, preferiram-se alvos de nível mas pouco mediáticos (como Gundogan, Mendy ou mais tarde o Rodri) e a % de acerto subi consideravelmente. É óbvio que o City compra caro quando tem de ser (Mahrez, Halaand ou Grealish) e por isso é que tem de se cobrar mais ao Pep, mas não conseguiu pagar o que o United pagou ao Fred e ao Alexis – e na atura foi o próprio Guardiola que preferiu não os ter a ter a esse preço.
Por fim, Guardiola “fez” vários craques. aproveitou o potencial do Bernardo e do De Bruyne, transformou-se nos melhores do mundo como já havia feito com Villa, Messi e Pedro. Viu o que de bom havia dentro de portas pois é importante que haja ingleses inscritos (e obrigatório também) e foi buscar o Stones e depois o Walker. Mas tudo peças para o seu modelo, não alguém que acharam giro ir buscar.
Guardiola teve os meios. E com esses meios montou uma das melhores equipas que o mundo viu, quando muita gente com esses meios não montou coisa nenhuma.
SL
henry14
Grande comentário.
JJayy "Non Believer"
Sim, desde que Guardiola está no CIty gastaram 667 milhões, mas é preciso desmitificar. Está certo
Neville Longbottom
Sim, é preciso desmistificar. Está certíssimo, obrigado.
Kafka
Excelente comentário Neville, subscrevo
Kafka
A sorte do Arsenal é o Guardiola não ficar mts mais anos no City e como tal o City vai deixar de ser tão dominador quando Guardiola sair, pq se o Guardiola fica mais 10 anos no City, o Arsenal iria ser ultrapassado e o City passaria a ser o 3° melhor clube inglês da história
É que o City já só está a 4 campeonatos do Arsenal e pode conquistar 1 Champions (que o Arsenal nunca conquistou) daqui a 3 semanas.. O Arsenal faz a diferença pq tem 7 Taças Inglaterra a mais, mas tem menos 6 Taças Liga que o City, portanto isto em 10 anos ia tudo à vida, mas o Guardiola deve só fazer mais 2 ou 3 anos
v de vendetta
Mais um grande feito para o senhor pep guardiola. E ainda tem tudo para vencer a taça e a champions.
Já agora onde anda a malta que dizia que o ruben dias era o 5 central? Não só é o segundo defesa mais utilizado da equipa como quando voltou da lesão, foi no momento em que coincidiu com o grande umento de forma da equipa que acentou numa defesa de betão.
João
Dias 5 central. Aiai. O homem tem uma importância enorme na equipa e vê-se que o PEP confia bastante nele
Jeco Baleiro
Respondendo ao negrito do VM, sim banalizou e de que forma. É claramente o clube inglês da década. Com grandes jogadores, grande futebol, revoluções e inovações táticas, Pep tem sempre maneira de chegar ao sucesso.
Para se ter uma ideia, é apenas o sexto tri da história do campeonato inglês, Huddersfield (1923-26), Arsenal (1932-35), Liverpool (1981-84) e Man United (1999-2001 e 2006-09).
Se vencer a Champions, podendo mesmo fazer o treble esta época, já outro repto à espera do Man City de Guardiola: ser o primeiro tetracampeão da história do futebol inglês.
Cossery
Absolutamente incrível o que Guardiola está a fazer no City. Eu não gosto destes clubes que apostam em brutais investimentos para conseguirem resultados, mas isso não invalida o tremendo sucesso de Pep. Acho que não há grandes dúvidas que é o melhor treinador da sua geração, a única coisa que acho que lhe falta é provar o seu valor num underdog, num clube que não seja já dominante ou que não lhe possa dar quase tudo o que ele deseja para que construa o plantel à sua medida. Gostava que o seu próximo projecto não fosse demasiado óbvio.
Kafka
Continua a banalizar a Liga inglesa, já tinha o recorde dos 100 pontos e de vitórias consecutivas e hoje fica com mais outro recorde… ainda me lembro quando diziam q em Espanha fazia, mas nunca seria capaz de o fazer em Inglaterra lool
Adiante, recorde igualado e o City junta-se a Huddersfield, Arsenal, Liverpool e United com o recorde de 3 campeonatos consecutivos… Para o ano é ir com tudo para tentar o inédito tetra ficar com o recorde isolado de campeonatos consecutivos do futebol inglês
henry14
São uma equipa à parte. O título é justíssimo. Guardiola devia ganhar a Champions e ir-se embora para a Premier ter pica outra vez. Caso contrário, já sabemos para onde cairão a maior parte dos futuros títulos da PL.