Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Campeões, campeões, campeões! Portugal conquista pela 1.ª vez o Europeu sub-19; João Filipe (bis, assistência e muita magia) brilhou, Pedro Correia marcou o golo da vitória; Geração Diamante junta este título à vitória no Europeu sub-17

Itália 3-4 Portugal (Kean 75′ e 76′ e Scamacca 107′; João Filipe 45’+1 e 104′, Trincão 72′ e Pedro Correia 109′)

Que talento, que geração! Portugal venceu pela 1.ª vez o Europeu sub-19 ao bater na final a Itália. Os lusos, que dominaram nos primeiros 72 minutos e até podiam ter conseguido um resultado expressivo, tiveram de sofrer, depois de Kean ter apontado 2 golos do nada mas o suspeito do costume João Filipe (torneio incrível) voltou a fazer a diferença (esteve nos 4 golos), num dia duplamente histórico, com a fornada de 1999, mesmo sem 5 potenciais titulares (Dalot, Leão, Diogo Leite, Gedson e João Félix) a juntar este triunfo à conquista do Europeu sub-17 em 2016 (nunca a mesma geração tinha arrebatado estes dois títulos).

Em relação ao encontro, Portugal entrou logo a ameaçar, com um remate cruzado de João Filipe ao lado, tendo estado quase sempre por cima no primeiro tempo. O extremo português voltaria a estar perto do golo, mas o cabeceamento a passe de Trincão saiu fraco. De seguida, foi Quina a tentar a sorte de longe, mas sem sucesso, tal como José Gomes, num remate a rasar o poste. Do outro lado, Virgínia aplicou-se num remate de Frattesi e, pouco depois, Tonali isolou Pinamonti com um passe de primeira, mas o avançado do Inter cabeceou por cima. A partir da meia hora o equilíbrio foi a nota dominante, mas David Carmo quis dar uma sapatada no jogo, num tiro forte de fora da área que obrigou Plizzari a intervir. Já em cima do fecho do 1.º tempo, o guardião italiano viria a ficar mal na fotografia, com Jota a disparar e a contar com a má acção de Plizzari para abrir o activo. Estava aberta a contagem em cima do intervalo. Na 2.ª parte, Kean foi lançado do lado transalpino, mas foi Melegoni o primeiro a ameaçar com um remate ao lado. Do outro lado, Trincão desperdiçou uma boa oportunidade, rematando por cima com o pé direito, com Jota, pouco depois, a atirar igualmente por cima após um excelente trabalho individual. Aos 72 minutos, Florentino fez um grande passe para Jota, o extremo derivou para o meio, chutou e viu Plizzari defender. Contudo, na recarga, apareceu Trincão para o 2-0. Quando se esperava que Portugal controlasse o jogo até final, apareceu Moise Kean. O atacante da Juventus fez o 2-1 logo de seguida com um remate potente e bem colocado e, pouco depois, empatou a partida quando se encontrava completamente sem marcação na grande área. Quina ainda tentou o 3-2 até ao final do tempo regulamentar, mas Plizzari respondeu bem, tendo Mesaque Djú, que entrou para o lugar de José Gomes, desperdiçado igualmente pouco depois não conseguindo chegar à bola. No prolongamento, jogo de loucos. Apesar do muito desgaste, Portugal conseguiu adiantar-se, com Jota a fazer o 3-2 num remate forte. Contudo, a abrir o segundo tempo Scamacca aproveitou o bom centro de Frattesi e, sozinho na área, fez a igualdade. Portugal voltava a ver uma vantagem fugir, mas, num lançamento de Jota, Pedro Correia recebeu, rodou, e fez o 4-3. Até final, apesar de algum frisson (Frattesi ainda atirou por cima), Portugal segurou a vantagem e confirmou a conquista do torneio.

Destaques:

Portugal – Histórico, sensacional, fenomenal. Esta geração de 99 é um caso sério no futebol português e europeu, continuando a acumular êxitos e tornando-se a primeira a arrebatar o Euro sub-17 e, dois anos depois, o Euro sub-19 (e vários elementos nascidos em 99 fizeram parte do elenco que, no ano passado, foi vice-campeão europeu de sub-19).  Num triunfo que tem o enorme mérito de haver sido logrado sem diversos potenciais titulares (o que mostra a profundidade das opções à disposição de Hélio), há, desde já, enormes expectativas depositadas no que esta geração poderá fazer no Mundial sub-20 do próximo ano. Na partida de hoje, vimos Portugal ser claramente superior durante 70 minutos, criando perigo com muita facilidade e podendo “arrumar” cedo a questão do triunfo. No entanto, primeiro começou por haver desperdício e, após o 2-0, houve um enorme relaxamento que permitiu que Itália, de forma “relâmpago”, empatasse. Ainda assim, a equipa não tirou o foco do jogo e no prolongamento conseguiu marcar por duas vezes, impondo o seu superior talento e mostrando que tem “mais equipa” que esta Itália, deixando este Europeu com muitos sinais de classe. Individualmente, Virgínia foi titular no lugar do lesionado Diogo Costa e não teve culpas nos golos, poucas vezes sendo chamado a intervir para além disso, enquanto a dupla David Carmo-Romain Correia começou bem (sobretudo o central do SC Braga) mas sofreu quando os italianos pressionaram mais (Vinagre também não ficou bem nas fotografias dos golos e acrescentou menos ofensivamente do que é normal). Pina entrou para o lugar de Miguel Luís, que se lesionou no aquecimento, e impôs a sua presença física, ainda que se tenha notado a falta de Florentino à frente da defesa (o médio do Benfica é menos capaz de impor as suas virtudes jogando um pouco mais adiantado), ao passo que Quina esteve bem menos em jogo. Na frente, José Gomes voltou a não finalizar mas teve um bom contributo baixando no terreno, jogando nos apoios e ligando o jogo, e Trincão, após um 1.º tempo discreto, trabalhou bem no lance do 1-0 e voltou a fazer o gosto ao pé. Finalmente, Jota voltou a brilhar ao mais alto nível, com um recital de técnica, classe, dribles e contributo para o jogo ofensivo de Portugal, bisando e estando em mais dois tentos, tendo Pedro Correia feito o golo que levou à festa portuguesa.

Itália – Os transalpinos saem com o sabor amargo de terem perdido a final no prolongamento, mas a verdade é que, olhando aos 120 minutos, os italianos foram quase sempre piores do que os portugueses. Itália teve muitas dificuldades no 1.º tempo, praticamente não se aproximando de Virgínia e vendo o adversário ter muitas chances para finalizar. Na 2.ª parte, com a entrada de Kean, houve alguma melhoria mas ainda assim foi curto. No entanto, a equipa teve o mérito de saber aproveitar o “adormecimento” de Portugal após o 2-0 para levar a contenda para prolongamento, fase em que, apesar da Squadra Azzurra ter sempre lutado, voltou a pesar mais o superior talento dos lusos. Individualmente, Plizzari vinha sendo o melhor guardião do torneio e fez várias boas defesas mas ficou mal em vários dos tentos de Portugal (muito pouca segurança), sendo que Bellanova e Bettella foram por diversas vezes batidos por Jota. No meio-campo, Frattesi foi o melhor mas foi do banco que sairam os principais agitadores: Capone acrescentou uma criatividade que vinha sendo inexistente e Kean não só bisou como trouxe muitos problemas a Portugal pelo seu enorme poderio físico e acutilância (foi uma grande surpresa que fosse suplente e a forma como entrou no jogo acabou por “justificar” essa surpresa).

Itália: Plizzari; Bellanova, Bettella, Zanandrea, Tripaldelli; Frattesi, Tonali, Melegoni; Zaniolo; Scamacca, Pinamonti

Portugal: João Virgínia, Thierry, David Carmo, Romain Correia, Rúben Vinagre, Florentino, Domingos Quina, Pina, João Filipe, Trincão e José Gomes.

121 Comentários

  • Dca
    Posted Julho 29, 2018 at 8:04 pm

    Até faz impressão ver o que esta geração podia ter feito com esses 5. Que espetáculo. E João Filipe, que faça uma boa época para o ano subir. Parabéns!

    • Rabensandratana
      Posted Julho 29, 2018 at 8:07 pm

      Que craque, da cabeça aos pés!!!

    • Tiago Peixoto
      Posted Julho 29, 2018 at 8:09 pm

      Que jogador com um talento tão delicioso. Sou portista, mas espero que o Benfica aposte a sério neste miúdo, ele merece.

    • Luke Vin Diesel
      Posted Julho 29, 2018 at 8:23 pm

      Delicioso mesmo. Houve ali um momento, na transição para Juvenis em que tive medo que fosse apenas mais um (depois de uma época estrondosa de Iniciados, em que brincava com tudo e todos) porque já não fazia tanta diferença. Graças a Deus estou enganado e ele conseguiu evoluir para o jogador que é hoje, sem nunca perder a magia.

    • Sombras
      Posted Julho 29, 2018 at 8:29 pm

      O Jota tem todas as características para ser um extremo/avançado de topo mundial. Que diamante.

    • Knox_oTal
      Posted Julho 29, 2018 at 9:12 pm

      Quando já se ouviam rumores persistentes que a fábrica de extremos lusos tinha fechado, eis que apresentámos ao Mundo do Futebol, dois craques em potência: o referido Jota e o não menos brilhante Trincão! Prometem muito estes miúdos, agora é dar-lhes todas as condições para crescerem!

  • Kafka
    Posted Julho 29, 2018 at 8:06 pm

    O melhor elogio que se pode fazer a esta equipa é precisamente ter sido campeã, sem metade da equipa titular presente, que não foram convocados… Prometem para os seniores, vamos ver o que conseguem fazer nos próximos 15 anos

    • Maestro10
      Posted Julho 29, 2018 at 8:37 pm

      Tambem gostei de, aparentemente, serem miudos bem formados, sem grandes peneirices e manias. Foram bastante provocados, o jogo todo, pelos italianos e nem ligaram. Estavam muito focados em ganhar o jogo!

  • Joao D
    Posted Julho 29, 2018 at 8:06 pm

    Campeões da Europa! Enormes! Mesmo com tantas baixas, tantos craques de fora que podiam aqui estar e mesmo assim mostrámos ser a melhor seleção do torneio.

    O futuro é vosso! Esta geração, bem gerida, pode levar a seleção portuguesa a mais grandes conquistas!

  • Eusebio
    Posted Julho 29, 2018 at 8:06 pm

    Nova geração de ouro.

    Ganharam isto e ainda deixaram uns 5 titulares em casa (Dalot por exemplo).

    • Maestro10
      Posted Julho 29, 2018 at 8:36 pm

      + 2 titulares que se lesionaram e nao jogaram a final (Diogo Costa, gr, e Miguel Luis, medio centro).

      • Sombras
        Posted Julho 29, 2018 at 10:13 pm

        Sendo rigoroso, foi só um titular, porque havendo Gedson, o Miguel Luís ia para o banco.

        • Maestro10
          Posted Julho 30, 2018 at 8:28 am

          verdade! nao tinha pensado nisso! :)

        • Gil Rodrigues
          Posted Julho 30, 2018 at 4:29 pm

          o Miguel Luis é algo de extraordinário (mau)… um “fenómeno do entroncamento” como é que ele ainda consegue jogar no meio de jogadores tão bons, no euro sub 17 tremia por todo o lado, este ano teve dois “chouriços” e marcou dois golos… mas de resto era o pior jogador da equipa.

          Não percebo, mesmo, o Hype que ele têm.

  • Filipe22
    Posted Julho 29, 2018 at 8:06 pm

    A malta que esteja mais dentro dos escalões jovens talvez me consiga explicar. O João Félix é mais novo que o Jota, no entanto o primeiro não foi ao Europeu por opção do selecionador ou por o Benfica não o libertar?
    E na vossa opinião qual dos dois teria mais oportunidades na equipa A nesta época?

    • Tiago Peixoto
      Posted Julho 29, 2018 at 8:11 pm

      O Benfica não libertou o João Felix (nem o Gedson) para fazerem a pré-época com a equipa (tal como o Porto não libertou o Diogo Leite).

    • Player19
      Posted Julho 29, 2018 at 8:18 pm

      O Benfica não libertou o Gedson e o João Felix.

    • Rodrigo Ferreira
      Posted Julho 29, 2018 at 8:19 pm

      O Benfica não libertou creio, pois estava pré-convocado.

    • Zanainem
      Posted Julho 29, 2018 at 8:22 pm

      O Félix é desta geração. Não é mais novo.

    • Einstein de Avanca
      Posted Julho 29, 2018 at 8:37 pm

      Fisicamente, Jota está mais pronto. Mas o Félix está noutro patamar e terá mais oportunidades até porque, antes de chegar à 1ªequipa, é normal o jogador ter, pelo menos, 1 época a titular na b e o Jota irá tê-la este ano.
      PS: O Willock tem talento mas era necessário ter ido buscá-lo tapando o Jota? Penso que não.
      As únicas posições que percebo a vinda de jovens é GR, DLs e PL.

  • Luke Vin Diesel
    Posted Julho 29, 2018 at 8:06 pm

    Estou simplesmente arrepiado. Lindo, lindo, lindo. Parabéns a toda a equipa, a todos os jogadores que fizeram história mais uma vez, mesmo sem jogadores de grande valia como citado no post, fomos capazes de arrebatar o título, é um feito imenso.

    Não há comentário possível quanto ao jogo, houve coisas boas e coisas más, mas fico extremamente satisfeito com os “meus” Benfiquistas, Jota e Florentino, que jogaram imenso.

    Parabéns a todos mais uma vez. Portugal!

  • Fernando neves _36
    Posted Julho 29, 2018 at 8:07 pm

    Que grande seleção que nós temos neste escalão, temos 2 bons guarda redes, o Diogo costa tem de melhorar nas saidas mas tem tudo para ser um bom guarda redes e o João Virginia também ainda precisa de evoluir um emprestimo a uma equipa da 1 liga fazia muito bem a este menino que ja foi do Benfica e sempre prometeu muito.
    Os 3 centrais no geral também estiveram bem, no entanto, o que gostei mais foi o David Carmo do Braga acho que bem trabalhado tem tudo para ser um grande central.
    O Ruben Vinagre tem tudo para ser top mundial, no aspeto ofensivo ja é muito forte.
    Florentino Luis e Domingos Quina também não enganam, espero que sejam apostas e que não se percam porque ambos tem imensa qualidade.
    O Zé Gomes e o Pedro Correia também foram muito importantes em algumas fases do torneio e também merecem uma palavra de apreço da minha parte, apesar de achar que o Zé Gomes não vai cumprir o que se julgava.
    Para terminar os 2 melhores jogadores desta seleção, primeiro Francisco Trincao tem tudo para ser um dos melhores desta geração, acho que este ano já pode ganhar algum espaço no Braga.
    O melhor para o fim como se dizia, que Europeu fantástico de João Felipe, mostrou que está recuperado da lesão que teve e que tem tudo para marcar uma era no futebol Português.
    Finta, cruza, remata que luxo só espero que não se estrague.
    Esta geração ganhou 2 Europeus seguidos é preciso não esquecer isto.
    Parabéns miúdos ❤

    • Maestro10
      Posted Julho 29, 2018 at 8:40 pm

      Tambem tenho mixed feelings com o Ze Gomes. Quando era miudo fartava-se de marcar mas a verdade é q hoje em dia é uma presa facil para as defesas, principalmente pelo tamanho.

      Ele mostrou-me neste torneio algo que eu nao lhe reconhecia: é um avançado mt inteligente. Joga bem com a equipa, ajuda a defender, levanta a cabeça.

      Eu gostei tambem muito do Vinagre (ve-se que tem outra pedalada e maturidade), Florentino, Quina e Joao Filipe.

  • Tiago Peixoto
    Posted Julho 29, 2018 at 8:07 pm

    Que final de doidos!
    Mas diga-se, que geração de jogadores que temos aqui (e nem estavam Dalot, Leite, João Felix, Gedson, etc). Este Jota tem um talento soberbo, que potencial que tem este jogador (requer muito trabalho, mas pode chegar muitooooo longe). O Trincão também é um jogador espetacular, tal como o Domingos Quina, que promete muito.
    Vitória merecida e muitos parabéns aos miúdos, que merecem!
    Para além disso, de referir que temos aqui uma geração com mentalidade ganhadora, a vencer o Euro sub-17 de 2016 e agora o Euro sub-19 de 2018, o que é um excelente sinal para quando chegarem aos seniores.

    • luis360scp
      Posted Julho 29, 2018 at 8:15 pm

      Pequena duvida: alguma destes jogadores é do Sporting?

      • Tiago Peixoto
        Posted Julho 29, 2018 at 8:24 pm

        O Thierry Correia, defesa direito. Realizou um bom europeu, tem ainda algumas lacunas na defesa e denota falta de experiência própria da idade.

      • User1990
        Posted Julho 29, 2018 at 8:28 pm

        O defesa direito é da formação do sporting, não sei se tem mais algum.

      • Maestro10
        Posted Julho 29, 2018 at 8:35 pm

        tem tambem o Miguel Luis, o n8, normalmente titular. Nao jogou a final por estar lesionado.

        Tambem tem o Elves Balde, que ficou no banco na final.
        …e depois tinha o Rafael Leao, que faz parte desta geracao, foi campeao europeu sub17 com esta equipa, mas nao foi convocado.

      • Pipi Romagnoli
        Posted Julho 29, 2018 at 8:40 pm

        O Thierry Correia que é o defesa direito, o Miguel Luís que é médio e marcou um golo à Noruega, e o Elves Baldé que é extremo e mal jogou.

      • Gil Rodrigues
        Posted Julho 30, 2018 at 4:22 pm

        o Pior jogador todas as selecções jovens: Miguel Luis… o puto que joga porque tem que haver sempre um do sporting.

    • Antonio Clismo
      Posted Julho 29, 2018 at 9:06 pm

      Se bem que para mim os melhores da formação do sporting sejam o daniel bragança, tiago djaló e o diogo brás embora estes dois ultimos sejam de 2000

  • Mike-UK
    Posted Julho 29, 2018 at 8:08 pm

    Andamos todos a falar da geração de 99 há cinco ou seis anos… há que de facto dar espaço a estes miúdos e oportunidades pois esta geração tem tudo para ganhar algo a nice senior no futuro.
    Parabéns ao Hélio que hoje merece todos os elogios pela gestão desportiva e emocional do jogo. BRILHANTE!!!

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Julho 29, 2018 at 8:08 pm

    Impróprio para cardíacos, mas claramente justo. Aquele 2-0 provocou algum relaxamento, mas Portugal é claramente melhor equipa (7-8 oportunidades) e merece o triunfo. Kean ainda deu muito trabalho, mas Jota esteve novamente a um nível estratosférico, Trincão e Florentino muito bem também e Pedro ‘Martelo’ Correia a dar a ‘martelada’ final.
    Está de parabéns a Federação e Hélio Sousa, que continuam a fazer um excelente trabalho. Portugal é hoje uma potência nos escalões jovens novamente e para o ano há um Mundial sub-20 para vencer. De parabéns estão também os clubes, que continuam a dar todas as condições para estes jovens crescerem (Youth Champions League muito importante), embora aqui já exista um misto com jogadores que actuam no estrangeiro. Trata-se de uma geração muito talentosa (ainda faltam 5 nomes de peso – Dalot, Leite, Leão, Gedson e Félix) e que tem tudo para vingar. Espero que o campeonato dos sub-23 não signifique o fim desta competitividade nas camadas jovens.

    • pefz35
      Posted Julho 29, 2018 at 9:24 pm

      Bom destaque da Youth League que ajuda a que os jogadores tenham um maior hábito nas decisões já que alguns deles já jogaram jogos a doer/eliminar.

  • Red Punisher
    Posted Julho 29, 2018 at 8:08 pm

    Excelentes notícias para o Benfica, a meu ver.
    Valoriza a sua formação, mais uma de Ouro. Valoriza em alguns milhares os seus juniores.
    E possivelmente vende o Jota a 15M para o Mónaco ou Nottingham já que o Wolves está na PL.
    Pode ser que assim o RD permaneça na equipa principal.
    Viva o Benfica e Portugal.
    Antigamente era só Sporting, agora é só Benfica nas camadas jovens. Maioritariamente falando..

    • Nuno Duarte
      Posted Julho 29, 2018 at 8:28 pm

      Benfica e Braga as equipas que mais tem investido…

    • B.Guima
      Posted Julho 29, 2018 at 8:31 pm

      Comentário com pouco sentido, a linha defensiva era algum do Benfica ?
      Em 11 Jogadores só 3 é que eram do Benfica.
      Se o europeu valorizou os do Benfica ? Trincao também é ?!

      • Red Punisher
        Posted Julho 29, 2018 at 8:55 pm

        O teu sim, com pouco sentido.
        Defesa, GR da final ex-Benfica. Dos 21 jogadores são 5 do Benfica e 3 ex-Benfica. o Braga tem investido forte e dentro de 10 anos terá lá boas pérolas. Já o Porto e o Sporting deveriam investir mais e serem obrigados a tal.
        Benfica mete 8/21 jogadores, sendo 3 ex-Benfica (portanto 5/21) e são praticamente os melhores da seleção e isso diz muito.
        Trincão valorizou e o GR do Porto também é muito bom.
        Portanto formula o que me queres tentar dizer sff

        • B.Guima
          Posted Julho 29, 2018 at 9:07 pm

          Ou seja deste a volta ao campo grande para nada dizeres… desta equipa quanto elementos eram do Benfica e o que valorizou esta conquista o Benfica que não tenha valorizado o Braga, Porto, Sporting e Corunha ?!
          O que eu não entendo a necessidade de ir buscar um clube para realçar quando a conquista é de uma seleção composta por vários jogadores de vários clubes.

        • B.Guima
          Posted Julho 29, 2018 at 9:09 pm

          Se o Felix tivesse no europeu também podia contar como jogador do Porto ?!
          Que contabilidade absurda.

          • Red Punisher
            Posted Julho 29, 2018 at 9:43 pm

            Absurdo é o que me dizes. Quando o Sporting metia lá 10/20 jogadores todos e bem vangloriavam as conquistas do “Campo Grande”. Já percebi que és do Porto e que te faz muita confusão o PDC não investir 1/20 do que o LFV investe há 12 anos no Benfica, mais propriamente o Seixal. Mas pronto, pensa o que quiseres, mas vejo muita frustração no que me referes retratado com a palavra absurdo! Pá, o JF é muito vedeta, pode ser que dê mas não acredito nele, tem ego do Norte :P ! De qualquer modo o Benfica é o que melhor contribui de longe para todas as camadas jovens da Seleção. É estupendo. Mas o que é absurdo é a tua equipa não fazer o mesmo, isso sim!

            • B.Guima
              Posted Julho 30, 2018 at 12:09 am

              Por a acaso sou do Vitória, talvez não saibas mas existe adeptos de outros clubes em Portugal ?

            • B.Guima
              Posted Julho 30, 2018 at 12:14 am

              Contínuas a nada dizer e nem a conseguir contrariar o meu comentário… numa conquista da seleção nunca só um clube pode ser valorizado estamos a falar da seleção e não do teu clube.
              Jogador da seleção para mim é me indefere te que seja do Benfica ou do Braga e até digo que para mim que acompanhei o torneio todo o melhor jogador foi o trincao, ah e joga no clube rival ao meu. Não gosto de estarolismo.

          • TiagoLopes
            Posted Julho 30, 2018 at 2:23 am

            O David Carmo também teve passagem no SLB.
            Não esteve o Félix mas esteve o Nuno Santos (Dragon Force) e mais 3 com ligação no passado (Trincão, Diogo Teixeira e Ricardo Benjamim).
            Acho que todas as etapas serão importantes na vida de um jogador e de uma pessoa… Claro que umas mais que outras e, por vezes, as, à partida, mais insignificantes até podem revestir-se de importância vital…
            Acho, também, importante dar mérito aos clubes, quando o têm, não tendo de cair em “clubismos” para tal…

    • Mantorras
      Posted Julho 30, 2018 at 4:29 am

      Acho mal e não entendo quando os Sportinguistas o fazem nos AA, por isso “bora” lá não copiar maus exemplos. É a selecção de Portugal e não Benfica&Amigos. Ainda bem que o Benfica contribui, até porque tem todo o interesse nisso, e faço votos que continuem a investir na formação.
      Há já alguns anos que estão à vista os resultados, e durante algum tempo (anos) ainda foram sendo desvalorizados, mas começa a ser inegável, o mérito e o fruto, do investimento.

  • SouthEagle
    Posted Julho 29, 2018 at 8:09 pm

    Que geração. Que seleção. Merecem completamente o sucesso. Não esquecer que faltam aqui elementos muito importantes. Promete o mundial Sub-20. Parabéns a todos estes craques!!!

  • Player19
    Posted Julho 29, 2018 at 8:17 pm

    O Helder Cristovão dizia a época passada que o Jota fintava a própria sombra… Depois deste Europeu eu acredito.
    Venha o Mundial sub 20 agora!!!

  • R1906
    Posted Julho 29, 2018 at 8:17 pm

    Grande geração ainda com meia equipa titular de fora que sabe-se la com eles como isto seria.

    Negativo só mesmo aqueles momentos de “já está ganho” depois do 2-0. Mas conseguirem voltar a carga e lá conseguimos fazer história!

    Parabéns a todos!

  • Fernando neves _36
    Posted Julho 29, 2018 at 8:19 pm

    P.s. Fui só eu que achei o Nuno Nunes (Pina) parecido com o Danilo ?

  • TheHunter
    Posted Julho 29, 2018 at 8:21 pm

    Parabéns a estes jovens campeões, que o futuro lhes garanta toda a sorte que precisarem. Que juntamente com grande capacidade de trabalho possam ir longe e quem sabe guiar a selecção sub-21 e posteriormente a A a novas conquistas.

  • SuperEsteves
    Posted Julho 29, 2018 at 8:27 pm

    Temos de dar oportunidade a estes jogadores, pf!!!

  • ACT7
    Posted Julho 29, 2018 at 8:28 pm

    Que jogo. Portugal joga muito.
    Muitas oportunidades criadas por Jota e Trincão. Mas Jota é fenomenal, que máquina.
    Depois grande meio campo com o Quina, Pina (ou se preferirem Danilo) e o Pogba do Seixal, este Florentino têm tudo com ele.
    Bom trabalho do Zé Gomes, segura e permite que os extremos brilhem.
    Vinagre também têm pilhas que nunca mais acabam, pode cheirar o próximo europeu na seleção A.
    Pedro Correia fechou com um grande trabalho.
    Grande geração e sem 5 dos melhores jogadores, incrível o telento que temos, só peço que nunca acabem com as equipas B.
    A Itália só assutou devido às capacidade física, principalmente quando o Marega entrou e meteu lá dois golos.

    • Maestro10
      Posted Julho 29, 2018 at 8:45 pm

      sem duvida quanto às equipas B, é o meu maior medo! A do Sporting ja foi …uma grande borrada que fizeram. Para o ano este Thierry esta a jogar uma competicao “amadora” contra equipas zero competitivas em vez de estar a ganhar calo contra o Paços, Varzim, Academica, Estoril etc. Quer dizer, no caso do Sporting era no CNS ok, mas ainda assim era melhor.

      Nao tenho qualquer duvida que as equipas B’s (ou tempo de jogo em seniores) é determinante.

      Ha aqui jogadores com muitos minutios de 2a Liga, a levar com jogadores mt experientes e batidos: D. Queiros, Florentino, J. Filipe, Trincao, J. Gomes, Miguel Luis e outros com experiencia em futebol senior em boas equipas: Vinagre e D. Quina.

      • ACT7
        Posted Julho 29, 2018 at 9:02 pm

        Sim um bom exemplo que deu.
        Mas no futebol português (ou até mesmo em Portugal no geral) há tendência para estragar o que está bem.
        O nosso futebol jovem cresceu muito ultimamente (antes era apenas o Sporting) agora Benfica, Braga e Porto (mesmo com alguns problemas pelo que me disseram) têm feito grandes trabalhos.

  • Flavio Trindade
    Posted Julho 29, 2018 at 8:37 pm

    Só não era necessário este sofrimento, já que Portugal provou em 11×11 que é muito melhor que esta Itália.
    Esta sim é a verdadeira geração de ouro, já que têm limpo tudo estes meninos.

    Hélio volta a ganhar mais uma competição importante e apesar de não ser um técnico consensual, não deixa de ser uma das pedras base deste excelente projecto de renovação da FPF.

    Individualmente, João Filipe fez um torneio superlativo e foi de longe o melhor jogador do torneio.
    Talento ele sempre teve, mas sempre me deu a entender que iria ser sempre aquele jogador de fifa street que se diverte mas que não conseguiria por a sua criatividade ao serviço da equipa.

    Este Jota fez neste Europeu precisamente isso.
    Deu show com a sua técnica individual, marcou, assistiu, defendeu, caiu nos dois flancos, jogou dentro, está mais forte e mais resistente fisicamente, e o Benfica pode ter aqui mais uma pérola para lapidar (ou para vender por 15M …)

    Trincão tem um pé esquerdo maravilhoso, é um extremo moderno, com facilidade de remate, que também sabe jogar dentro (lá está a diferença entre ter extremos puros e extremos interiores…) e foi outro a fazer um super torneio.

    Florentino e Quina são daqueles talentos que não enganam. Posicionamento exemplar, capacidade técnica, QI futebolístico, maturidade acima da média (aquele passe de Florentino de 40m para Jota foi qualquer coisa).
    Vinagre é o Dalot em versão canhota. Uma autêntica locomotiva a atacar, mas precisa de melhorar o seu posicionamento e capacidade defensiva.
    Deu até para revelar para a alta roda do futebol português 2 centrais desconhecidos (Romain e David Carmo, principalmente o central do Braga) e dois desconhecidos em Nuno Nunes (que belo jogo fez hoje) e no panzer português Pedro Correia que “martelou” hoje a final com um golo de ponta de lança puro.
    2 guarda redes de futuro em Diogo Costa e Virgínia (principalmente o portista por ser um líder e ter mais jogos nas costas).

    Thierry, Mesaque e José Gomes não me parece que vão fazer a diferença a nível sénior, podendo fazer quanto muito carreiras interessantes na nossa primeira liga.

    Ainda assim todos eles são campeões e com todo o mérito!

    O trabalho dos clubes está lá, o talento desta geração é incrível, a FPF tem e muito bem apostado em força, (e ainda há Diogo Leite, Gedson, João Félix, Rafael Leão, Diogo Dalot…), mas apesar de tudo isto nada disso terá impacto se os treinadores dos grandes clubes e os seus presidentes não apostarem neste talento todo e não lhes derem espaço competitivo.

    Terão a palavra Rui Vitória, Sérgio Conceição, José Peseiro, Abel Ferreira, Luis Castro…
    E terão as decisões os respectivos presidentes, porque o talento que cresce em casa apesar de não dar comissões, não é inferior aos comissionistas do Brasil, da Argentina e afins…

    • Judge_Dredd
      Posted Julho 29, 2018 at 9:07 pm

      Apenas um reparo o Dalot é muito melhor defensivamente que o Vinagre até pelo cabedal(183cm/ 79kg vs 174cm/73kg)
      Havia 2 Nunos nesta equipa: o Nuno Henrique(Pina) que é medio defensivo e o Nuno Santos que é medio ofensivo do Benfica

    • pefz35
      Posted Julho 29, 2018 at 9:28 pm

      Não poderia ser Jota o extremo “interior” que falta ao Benfica? Ou pelo menos alguém com as suas características?

      • Einstein de Avanca
        Posted Julho 29, 2018 at 10:33 pm

        É cedo. Uma coisa é jogar contra jogadores da sua idade (e sempre foi brincadeira para o Jota) outra é nível sénior. Precisa de um ano a titularíssimo na equipa b.
        Quanto ao segundo ponto, sim dava jeito (o Zivko é indispensável também nesse aspeto).

      • ATSAONiNO
        Posted Julho 29, 2018 at 11:25 pm

        Para quê extremos interiores? Para fazer o mesmo que os extremos do Benfica fazem? Não passam uma única vez pelo lateral mais morto da liga portuguesa?
        Deixem o menino sair para evoluir, no Benfica com rui vitória os extremos são tudo menos extremos.

  • Antonio Clismo
    Posted Julho 29, 2018 at 8:39 pm

    Mesmo um 11 titular com jogadores que não foram chamados seria competitiva na mesma.

    Luis maximiano
    Joao oliveira
    Luis silva
    Pedro justiniano
    Diogo bessa
    Duarte valente
    Filipe soares
    Rafael camacho
    Pedro neto
    Diogo brás
    Mickael fonseca

    E há muitas mais opções.
    É preciso dar espaço e oportunidades a todos os jogadores para que possan crescer e aumentar a pool de opções para o proximo ano.

    Toda a gente diz que com dalot, gedson, leão esta equipa seria imbativel mas não acredito que regressem uma vez que já são opções nos sub21.

    É preciso fazer crescer novos jogadores e aumentar as opções.

  • Knox_oTal
    Posted Julho 29, 2018 at 8:46 pm

    CAMPEÕES!!! Grandes miúdos!!! Merecem completamente, mostrando ao longo do torneio, apesar das críticas e desconfiança da praxe do adepto tuga, muita qualidade e maturidade!

    Bem, esta foi uma vitória à Portuguesa, ou seja, bem sofridinho! Mas acaba por saber melhor assim eheheh!!! Uma palavra ao Hélio, que nem sempre geriu bem o grupo e mesmo nas convocatórias teve escolhas longe de consensuais, mas a verdade é que faz algo inédito com uma geração jovem! Havia muita qualidade e potencial é verdade, mas é preciso dar um contexto favorável para que os jovens tenham sucesso e se mantenham focados. Pelo menos no âmbito da liderança e disciplina o Hélio está de parabéns e acaba por fazer um muito bom trabalho!

    Quanto ao que interessa, alguns destaques individuais:
    – Jota claramente melhor do torneio, que craque em potencia!!! Espero bem que o Benfica segure este miúdo e não sai pelos habituais 15M!!! Já me deram o desgosto do Bernardo Silva, agora quero ver o Felix, o Gedson e o Jota a brilharem de Manto Sagrado vestido!
    – Trincão, segundo melhor jogador do Torneio, esteve brilhante igualmente, muita técnica, excelente definição, espero que o Abel lhe dê um gostinho de equipa A já este ano!
    – Por falar em Braga, o David Carmo é um central muito promissor, servindo esta competição para afirmar definitivamente a força dos Guerreiros do Minho na formação, resta apostar e aproveitar o talento!!! Aliás, curioso ver a dupla de centrais do Minho, sendo que o Romain também mostra ter potencial e formou uma dupla coesa com Carmo (sofreram hoje, mas caramba os italianos tinham autênticos panzers na frente!).
    – Vinagre é um super lateral, muito potencial ali e acredito que agarre o lugar já este ano nos Wolves! O Otto é bom jogador, mas está emprestado e não oferece a profundidade e velocidade do moço português, que locomotiva (com ele e Dalot, as laterais estão asseguradas no futuro!).
    – Florentino é uma âncora autêntica, muito maduro, é raro vê-lo falhar alguma acção! Está aqui um diamante, só precisa talvez de ganhar mais alguma dimensão física! Ainda no meio-campo, muita boa surpresa a de Nuno Henrique Pina, não conhecia, mas fiquei fã. Tem um estilo parecido ao do Danilo e a conseguir-se afirmar-se como sénior, será uma excelente notícia para a selecção no futuro!
    – Quina, outro craque em potência, mas talvez o mais inconsistente dos da frente! Faltam-lhe mais minutos nas pernas para crescer penso eu, mas o talento está lá!!! Espero que singre ao mais alto nível, sendo que a próxima decisão quanto à sua carreira vai ser fundamental…
    – José Gomes quanto a mim fez um belo campeonato da Europa, não marcou muito é verdade, mas o trabalho de sapa que fez na frente foi excelente, abrindo caminho as artistas das alas. A forma como segura a bola, inteligência dos movimentos, como foge dos defesas, enfim muitos pormenores que mostram que este miúdo com confiança pode ser um caso sério!!! Quanto à sua alternativa, Pedro Correia, aka Martelo eheheh, mostrou ser isso mesmo, uma alternativa muita válida e diferente do Gomes. Aliás não me lembro termos duas opções tão válidas na frente numa selecção jovem. O que não tem em técnica refinada, compensa em presença física, já sei que em Portugal temos historial de gozo e desvalorização de 9 deste perfil (Hugo Almeida e Éder que o digam), mas fazia-nos muita falta um “armário” destes como opção (se bem que ainda não perdi a esperança no Paciência, ainda assim é muito mais técnico).

    Os pontos menos fortes desta selecção sub19 foram, para meu espanto, os GR’s, são ambos miúdos com muito futuro mais não fizeram a diferença no torneio, e Thierry Correia! Não é por mal, o rapaz tem qualidades para singrar no futebol de Primeira Liga, mas sentia-se em cada acção que estava um patamar abaixo em termos de potencial em relação aos colegas!

    Nota de destaque para a Itália igualmente, no seu habitual futebol de especulação e num misto de classe e força física. Muita atenção a Fratezzi, Capone, Tripaldelli, Moise Kean claro (coitado do Thierry), Scamacca, Zaniolo, Melegoni, Bettella, Tonali, enfim muitos nomes de futuro para uma Itália “desesperada” em se renovar!

    Saudações Lusitanas

    P.S.: Nós gostamos é de Europeus!!! eheheh

    • Antonio Clismo
      Posted Julho 29, 2018 at 9:01 pm

      Se é para estes jogadores continuarem a evoluir na II liga então no próximo mundial não vão fazer boa figura.

      Provaram hoje que merecem jogar e evoluir em patamares superiores.

      • Knox_oTal
        Posted Julho 29, 2018 at 9:23 pm

        E nem foi preciso levarem nenhum “banho de bola” para ganharem…

      • Rambum
        Posted Julho 29, 2018 at 9:57 pm

        Tal como nas meias iam levar um banho de bola dos ingleses e franceses.. ups a ucrania foi quem passou..

        JA vi que o Antonio segue a formação, so nao entendo esta necessidade de estar sempre a meter em causa a capacidade e valor tanto dos jogadores como dos clubes para gerirem os jovens!!!

        Ja agora se alguem deu banho de bola fomos nos ;) 5 numa meia final e hoje fomos superiores!!

        Banhos destes sao bem vindos!!

        • Antonio Clismo
          Posted Julho 29, 2018 at 10:17 pm

          Compreendo onde querem chegar e como pessoas inteligentes que são conseguem compreender o alcance das minhas palavras quando disse que levariam um banho de bola dos ingleses ou franceses.

          A inglaterra nem passou contra a noruega..

          Mas quando 3 dos 4 defesas de portugal só tinham exp no campeonato de juniores dá que pensar no que andam os clubes nacionais a fazer. Ainda para mais quando estão as equipas B cheias de estrangeiros sem valor

    • ACT7
      Posted Julho 29, 2018 at 9:23 pm

      Concordo com tudo. O José Gomes foi muito mas muito importante, até achei mal quando saiu que ele estava a segurar a equipa, a libertar muito bem os dois extremos e ainda metia os italianos a tremer com as “pauladas” que ia dando.

      • Gil Rodrigues
        Posted Julho 30, 2018 at 4:10 pm

        exacto… estão para aqui a massacrar o Zé Gomes quando ele até fez um campeonato muito positivo (comparado com o ultimo ano e meio), a transição dos PdL (goleadores) de juniores para seniores é sempre muito complicada: passam de marcar 2 ou 3 por jogo para 1 (de vez em quando) mas toda a gente lhes cobra os “rios de golos” que marcavam numa realidade muito menos exigente.

        isso é que faz estagnar muitos dos nossos melhores PdL dos últimos tempos: Nelson Oliveira, Paciência, Zé Gomes, Rui Pedro, etc. Acontecer o mesmo tantas vezes não é coincidência, é pressão a mais sobre os putos.

  • Einstein de Avanca
    Posted Julho 29, 2018 at 9:01 pm

    É “ridículo” a qualidade desta geração. Gostei do Pina, não conhecia. Ridículo o Dju ter prioridade em relação ao Pedro Correia. Jota tem de ser titularíssimo na equipa b e cheirar oportunidades na principal nas taças. Bom europeu do Thierry e dos centrais (o lateral sempre achei um pouco limitado), bem os GR (o Diogo tem de manter os pés no chão, o hype pode estragá-lo), espetacular o Vinagre (tem de melhorar tempos de decisão), Florentino irrepreensível (tem de ser 3ªopção na A), Quina grande talento, Trincão é um diamante, Zé razoável (antes era finalizador, agora está muito completo mas peca na finalização).

    • Antonio Clismo
      Posted Julho 29, 2018 at 9:13 pm

      Quem já tem experiencia de II divisão é lançá-los na primeira divisão (florentino, jp, trincão, etc)

      Quem ainda não tem experiencia de II liga é lançá-los (david carmo, thierry correia, romain correia, miguel luis)

      Evolução sustentada para todos. Cada treinador deveria ficar responsavel pela evolução de um ou 2 jogadores.

      Bom trabalho para o jose couceiro fazer. Na sua nova posiçao dentro da fpf

      • Sombras
        Posted Julho 29, 2018 at 9:40 pm

        O JP ainda é demasiado novo para ser lançado às feras. O Florentino sim. Jogadores como o JP e o Trincão não podem ir para equipas de autocarro, vão estragar-se. Têm que estar em equipas que beneficiem o seu jogo, e infelizmente na primeira liga isso acontece pouco.

        • Antonio Clismo
          Posted Julho 29, 2018 at 10:04 pm

          Então que os metam no mónaco ou outra equipa de nivel onde possam evoluir ao mais alto nivel.

          • Maestro10
            Posted Julho 30, 2018 at 8:27 am

            Customo dizer aos meus amigos: hoje em dia o Monaco é solucao para todo o tipo de jogadores em qualquer fase das duas carreiras. Por mim é enviar quase todos para la xD.

        • Einstein de Avanca
          Posted Julho 29, 2018 at 10:25 pm

          Subscrevo tudo.

      • Einstein de Avanca
        Posted Julho 29, 2018 at 10:29 pm

        Concordo com quase tudo. Penso que o Jota precisa de 1 ano na b e o Miguel Luís é banal.
        Tenho pena é dos que andam pelo Deportivo, Sion, etc que normalmente desaparecem depois deste patamar.

  • mcthespecialone
    Posted Julho 29, 2018 at 9:07 pm

    Se do leque: Diogo Queirós, Diogo Carmo, Romain Correia, Ferro, João Queirós e Tiago Djaló, nenhum fizer carreira nos AA é porque não tiveram sorte. Muita qualidade na formação de defesas centrais apesar da escassez atual na equipa principal.

    Parabéns a quem trabalha na formação em Portugal: federação e clubes (principalmente os 3 grandes). Se no futuro houver uma gestão inteligente, Portugal tem matéria prima para estar nas decisões das competições seja europeus seja mundiais.

    É pena é que depois se chegue à seleção principal e se veja um selecionador que não sabe meter a equipa a jogar bom futebol. Fernando Santos abaixo de Rui Jorge e Hélio Sousa claramente. Aliás eu defendo a subida do Rui Jorge há algum tempo.

    • Nome sem Caracteres Ilegais
      Posted Julho 29, 2018 at 9:33 pm

      Bom, mas o trabalho de um treinador em princípio é obter resultados, primeiro, e só depois pensar na estética, não? E Fernando Santos tem apresentado bastantes resultados.

      E mesmo que discorde do que eu escrevi, tem bom remédio: lembre-se que Fernando Santos não é selecionador vitalício de Portugal, o que implica que vai sair mais tarde ou mais cedo. Aliás, como duvido que F. Santos vá ser como Low na Alemanha (ao leme da seleção por 10 anos ou mais), até nem deve demorar muito a sair. Este sub-19 ainda têm MUITOS anos de futebol pela frente, e eu ficaria surpreendido se F. Santos não tiver saído quando os atuais sub-19 tiverem 23 anos.

      • Santos David
        Posted Julho 29, 2018 at 10:09 pm

        E neste aspeto que muitas vezes nao concordo com amigos ou outras pessoas com quem falo de futebol: “primeiro os resultados e depois so se pensa em jogar bem”, quer isso dizer que nunca se preocupa em jogar bom futebol porque começa uma competiçao como o Mundial, tens de ganhar pontos,depois a fase de eliminaçao direta, tens de ganhar, depois quando ja estas eliminado, pensas o que resta? Eu digo: nada, nao ganhastes e nao jogastes
        Para mim, procurar a jogar tem de ser a base e com essa base podes fazer resultados, ja sabes o que queres fazer quando entras em campo, nao inventas, jogas o teu futebol
        Eu sei ja me chamaram de sonhador mas é assim que eu aprecio o futebol, e quando os resultados nao estao à altura, pelo menos vistes bom futebol

        • Nome sem Caracteres Ilegais
          Posted Julho 29, 2018 at 10:47 pm

          Não discordo de todo, mas pensar em jogar bem primeiro e em resultados depois não faz tanto sentido numa seleção como Portugal. A História de Portugal no futebol mostra que tivemos várias gerações que esbanjavam talento, mas não houve troféus de 1938 até 2016. Se Portugal teve seleções que mereciam ganhar em muitos desses anos, isto significa que há muita injustiça por compensar. Neste momento, a meu ver, 2 troféus seriam pouco para fazer justiça a tudo o que Portugal já teve em futebol. Há muitos, muitos anos de injustiça que podem e devem ser compensados, daí eu achar justo que se dê prioridade aos resultados, mesmo que estes venham à custa da perda de um bom futebol.
          Além de que, por muito que um país goste da História da sua seleção, o assédio por parte de outros países é forte e temos muito pouco com que nos defender se não ganhamos títulos.
          Imagino que se sinta tão insultado como eu quando brasileiros – é só um exemplo! – aparecem a tirar valor a Portugal e à sua História tendo apenas como base o famoso 5-0 que o Brasil tem sobre Portugal em Mundiais. Provavelmente Portugal nunca vai empatar este “score”, mas diminuir a diferença já não seria nada mau. Porque a forma mais eficaz de defender a relevância de uma seleção não é com elogios, que são subjetivos. É com resultados, que são objetivos.

          E já agora…fala-se muito na importância de se ter um modelo de jogo, e é verdade que isso pode valer de muito. Mas o que quase nunca ninguém lembra é que ter um modelo de jogo traz pelo menos uma desvantagem: a equipa torna-se previsível (aos olhos do adversário).

          • Santos David
            Posted Julho 30, 2018 at 7:54 pm

            ok nome sao ideias e cada um sente u futebol de maneira diferente
            Vamos continuar na mesma com o Sr Engenhairo que tanto nos faz sonhar, é so emoçoes com o que nos apresenta

    • Sombras
      Posted Julho 29, 2018 at 9:35 pm

      O Diogo Queirós é um bom central, mas duvido que algum dia chegue ao patamar de excelência, será um central para clubes de média dimensão em Portugal.
      O David Carmo não conhecia e convenceu-me, mas não sei como será noutro contexto.
      O Romain Correia não tem assim grande potencial mas parece-me que será a muito breve prazo aposta no Guimarães e pode dar o salto com o andamento de primeira liga.
      O Ferro parece-me ter tudo para ser um excelente central, mas está a ser pessimamente gerido no Benfica.
      João Queirós, também não me cheira, a sua mudança para o Colónia foi esquisita, e o regresso ao Sporting ainda mais.
      O Tiago Djaló não me parece que tenha andamento para a coisa, acho-o banalíssimo e só imponente por ter o desenvolvimento físico mais acentuado.
      Falta aí o melhor central jovem em Portugal de muito longe, o Diogo Leite, esse sim tem tudo para ser um craque na posição.

      Quanto à segunda parte do teu comentário: quem melhor tem trabalhado a formação são 3 clubes, mas não são os 3 grandes, tens de retirar o Sporting da equação e colocar o Braga. Infelizmente o Sporting retrocedeu décadas de trabalho na formação, apesar de conseguir soltar um ou outro jogador aqui e ali. É pena, porque um Sporting forte neste capítulo era extremamente importante. Então agora com o final da equipa B e mais uma série de anos dos jovens a bater em mortos nos sub 23 estimo, com muita pena minha, que os já escassos melhores talentos se vão acabar por perder. É o que dá tentar fazer de títulos de formação bandeiras populistas e perder alguns dos melhores profissionais do mundo para colocar boys e filhos de comentadores nos seus lugares. É uma pena para aquela que outrora disputou com o Ajax e o Barça o título de melhor formação do mundo.

    • Joao D
      Posted Julho 29, 2018 at 9:46 pm

      O Fernando Santos está a fazer um trabalho horrível na seleção, principalmente depois do Europeu.

      Estrutura completamente mal trabalhada, modelo de jogo totalmente rudimentar, incapacidade gritante em extrair o que de melhor temos na seleção…

      Duvido que seja o selecionador que precisamos para fazer a transição desta grande geração.

      • Treinador de Bancada
        Posted Julho 29, 2018 at 11:36 pm

        Horrível? Venceu um europeu e qualificou-se e passou a fase de grupos do Mundial. Muitas outras seleções com talento igual ou superior ou não passaram a fase de grupos ou nem se qualificaram. Acho que é preciso ter noção nos adjetivos que se usam. Todos estávamos à espera de mais mas o grupo em que estávamos na minha opinião era bastante difícil e se não fosse o VAR teríamos passado em primeiro.

        • Gil Rodrigues
          Posted Julho 30, 2018 at 3:58 pm

          atribuir qualquer desses méritos ao FS é rebuscado e completamente falso… a não ser que rezas e mezinhas também façam parte dos predicados de um seleccionador.

      • Gil Rodrigues
        Posted Julho 30, 2018 at 3:57 pm

        não podia concordar mais… um treinador em que a ideia de jogo consiste em acender velas à virgem… não serve para nada.

        FS muito obrigado pela “C@g@” monumental que tiveste no euro… mas está na hora de ir embora.

  • Salah
    Posted Julho 29, 2018 at 9:30 pm

    Algumas notas:

    – Enorme trabalho da FPF. Quando os resultados são bons e consistentes, não é sorte, nem trabalho dos clubes, mas sim muita competência. Mérito do Fernando Gomes.

    – Enorme trabalho do Braga. Conseguir segurar o melhor marcador do euro sub-19 é um feito incrível.

    – Os clubes portugueses estão a produzir imenso talento, mas não estão estruturados para o explorar ao máximo. No entanto as direcções não parecem estar muito preocupadas com isso.

    – Acho muita piada à conversa sobre a selecção francesa, quando na realidade quem ganha à custa dos imigrantes, não é a França, mas sim Portugal. Nesta final foram 4 nasceram fora do país.

    – É uma utopia mas era muito positivo para o desporto nacional que o alto (altíssimo) nível da formação do futebol masculino se estendesse ao futsal, futebol feminino, e outros desportos. A Croácia já provou que com 10 milhões de pessoas isso é possível.

    • Joao D
      Posted Julho 29, 2018 at 9:42 pm

      A Croácia tem 4 milhões.

    • Knox_oTal
      Posted Julho 29, 2018 at 9:49 pm

      O quarto ponto é um tiro ao lado!!! O Romain é filho de emigrantes portugueses em França, logo lusodescendente e português “sem espinhas”!!! Os três miúdos nascidos na Guiné a que te referes, estão todos desde crianças em Portugal, têm todos percursos altamente significativos nos escalões jovens e, uma curiosidade, o Quina é filho de um antigo jogador do Benfica e internacional português!

      A conversa sobre a França refere-se ao facto dos franceses só terem problemas com os “imigrantes” quando perdem, quando ganham são todos franceses e os maiores!!!

      Quanto às outras notas, totalmente de acordo!!!

      Saudações Desportivas

      • Judge_Dredd
        Posted Julho 29, 2018 at 10:25 pm

        O Zé Gomes está desde os 13, o Elves desde os 9 e o DJu desde os 12.
        Não é bem crianças.
        O Domingos Quina concordo tem outra ligação a Portugal

    • Santos David
      Posted Julho 29, 2018 at 10:00 pm

      A França nao é constituida por jogadores que nasceram no estrangeiro mas com jogadores de origens estrangeiras mas que nasceram em França é um pouco diferente
      Nao muda grande coisa à tua reflexao mas era so para precisar

      • Judge_Dredd
        Posted Julho 29, 2018 at 10:28 pm

        A França tem problemas gravissimos ao nivel de sociedade.
        Há já quem diga que as selecções jovens da França não representam a sociedade e a republica francesa porque estão praguejadas de filhos de emigrantes

        • Santos David
          Posted Julho 30, 2018 at 7:49 pm

          Foi o que eu disse Judge, nabceram em França mas com origens diversas
          Também é preciso ter cuidado com essas ideias, esses “ha quem diga” e esses “préjugés” nem tudo é todo branco nem tudo é todo preto
          A França é um pais que conhece a imigraçao ha mais de 2 seculos, por isso ha muita gente com origens diversas e essas “misturas” foram durante muito tempo uma grande riquesa para a França
          Hoje vivemos numa era bastante complicada mundialmente
          parece que custa viver uns com os outros por sermos diferentes e ha ideias feias que se destacam
          Para voltar ao futebol, se fosse um tao grande problema ter muitos jogadores “com origens” nao seriam escolhidos tantos (quem os escolhe para os centros de formaçao e para as seleçoes sao treinadores Franceses)
          A minha ideia é que a França tem problemas (e alguns por culpa propria) ligados à imigraçao mas nao devem ser os futebolistas que sao esses problemas

    • Judge_Dredd
      Posted Julho 29, 2018 at 10:24 pm

      4 mas apenas o Domingos Quina parece ter talento para chegar eventualmente a um patamar semelhante ao Bruma.
      O Dju é pessimo horrivel mesmo foi o pior sempre que jogou e n teria sido chamado se R.Leão tivesse ido.
      O Zé Gomes estagnou aos 16 anos hoje aos 19 é completamente inerte.Limita se a segurar e a jogar para os colegas.
      Atacar o espaço, acutilancia, finalização =0
      O Pedro “Martelo” que é um jogador com limitações tecnicas acaba por fazer melhor europeu com menos tempo de utilização por ser muito mais competitivo.

      • ACT7
        Posted Julho 29, 2018 at 11:09 pm

        Limita-se a segurar e jogar para os colegas, foi precisamente o que o Giroud fez no mundial (0 remates) e foi campeão do mundo.

      • Antonio Clismo
        Posted Julho 29, 2018 at 11:37 pm

        O josé gomes está um helder postiga feito.

        • Maestro10
          Posted Julho 30, 2018 at 8:26 am

          Verdade. Passou de um striker que se fartava de marcar golos para um jogador de equipa e até importante. Fiquei mesmo com mixed feelings. Nao acho que Jose Gomes tenha feito um mau europeu, apenas apareceu de uma forma diferente daquilo q esperavamos, pelo menos eu. Eu esperava que aparecesse um striker com fome de golo, que se fartasse de marcar golos e nao, apareceu um jogador de equipa, totalmente diferente.

      • Gil Rodrigues
        Posted Julho 30, 2018 at 3:53 pm

        Pois claro… se fosse de outro clube já era TOP… Só não percebo porque é que o Rafael Leão sempre foi suplente do Zé Gomes e até do Mesaque Dju…

    • Mantorras
      Posted Julho 30, 2018 at 5:11 am

      Uso sempre (mqis ou menos) esse argumento quando ouço alguém a dizer isso da França. Bós somos basicamente um país tanto de emigrantes, como de imigrantes, sempre fomos.

      O problema da França é mesmo social e apenas se reflecte no desporto, Portugal irá viver algo semelhante já que nunca fará nada para o prever/evitar.

    • Mantorras
      Posted Julho 30, 2018 at 5:11 am

      Uso sempre (mqis ou menos) esse argumento quando ouço alguém a dizer isso da França. Bós somos basicamente um país tanto de emigrantes, como de imigrantes, sempre fomos.

      O problema da França é mesmo social e apenas se reflecte no desporto, Portugal irá viver algo semelhante já que nunca fará nada para o prever/evitar.

    • Mantorras
      Posted Julho 30, 2018 at 5:11 am

      Uso sempre (mqis ou menos) esse argumento quando ouço alguém a dizer isso da França. Bós somos basicamente um país tanto de emigrantes, como de imigrantes, sempre fomos.

      O problema da França é mesmo social e apenas se reflecte no desporto, Portugal irá viver algo semelhante já que nunca fará nada para o prever/evitar.

    • Mantorras
      Posted Julho 30, 2018 at 5:12 am

      Uso sempre (mqis ou menos) esse argumento quando ouço alguém a dizer isso da França. Bós somos basicamente um país tanto de emigrantes, como de imigrantes, sempre fomos.

      O problema da França é mesmo social e apenas se reflecte no desporto, Portugal irá viver algo semelhante já que nunca fará nada para o prever/evitar.

  • Santos David
    Posted Julho 29, 2018 at 10:16 pm

    Parabens a estes fantasticos putos e à equipa técnica!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Kacal
    Posted Julho 29, 2018 at 10:33 pm

    Não acompanho muito as camadas jovens e portanto não vi este torneio, logo não posso opinar. Sobre os talentos não conheço nenhum ao pormenor, embora conheça vários de ouvir falar aqui e tudo mais, sobretudo os “meus” Diogos e depois o Vinagre e o Domingos Quina, além do Florentino. Posto isto, quero apenas realçar este feito e dizer que fico extremamente contente e satisfeito, é sinal de que o trabalho começa a ser bem feito. Espero que estes jovens continuem a evoluir bem na transição para senior e tudo corra pelo melhor, que tenham oportunidades porquê há muito talento a explorar. Venham mais destas e muitos Parabéns a todos, desde de federação a equipa técnica e aos principais protagonistas, os jogadores! PARABÉNS e OBRIGADO, FORÇA PORTUGAL!!!!

  • Tiago Martins
    Posted Julho 29, 2018 at 11:13 pm

    Superioridade evidente, o jogo devia ter ficado resolvido no tempo regulamentar com uns três golos de diferença a nosso favor. Tal como referido, este torneio de JP é sensacional e veremos se não é mais um a não vestir a camisola principal do Benfica, pois acredito que chegarão propostas chorudas à Luz ainda neste mercado. Vinagre, Florentino, JP e Trincão são os elementos deste grupo que devem atingir altos patamares.

  • vfcquiterio
    Posted Julho 29, 2018 at 11:33 pm

    Fantástico. Parabéns aos jogadores que foram fantásticos!
    Parabens á equipa técnica, nomeadamente ao Setubalense e Vitoriano Hélio! :)

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Julho 30, 2018 at 2:05 am

    Que jogo emocionante, que vitória sofrida e que belo jogo Portugal fez. Portugal merecia ter ganho nos 90 minutos, mas de uma forma um pouco “cruel” acabou por saber ainda melhor depois do sofrimento extra.
    Uma palavra para João Filipe: joga, constrói, assiste e marca que é um disparate! Fenomenal!

  • Tiago Silva
    Posted Julho 30, 2018 at 7:43 am

    Campeões! Grande Jota! Grande Trincão! Grande Martelo!

    Fomos sem qualquer dúvida uma grande equipa e esta é uma das melhores gerações de sempre!

  • RodolfoTrindade
    Posted Julho 30, 2018 at 9:47 am

    Que selecção recheada de craques!!!

    Que final fantástica e emocionante de se assistir, apesar de os treinadores não gostarem deste tipo de jogos obviamente.

    Parabéns miúdos!!!!

Deixa um comentário