Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Campeões, Campeões, Campeões! Portugal é o primeiro vencedor da Liga das Nações; Guedes foi o herói; Selecção dominou defensivamente; Danilo destacou-se, Rúben Dias brilhou; Patrício disse presente; Bernardo somou mais uma assistência

Portugal 1-0 Holanda (Gonçalo Guedes 60′)

Mais um título! Portugal venceu a 1.ª edição da Liga das Nações ao superiorizar-se à Holanda, no Estádio do Dragão. A selecção nacional esteve intratável defensivamente durante grande parte do encontro, e no 2.º tempo Guedes assumiu o papel de herói e deu alguma justiça ao resultado, num jogo em que Fernando Santos deu uma aula, com as suas opções a resultarem em cheio. Danilo encheu o campo, a equipa das Quinas não deixou os holandeses explorarem as transições, e ofensivamente foi sempre mais perigosa. Bernardo destacou-se novamente ao fazer uma assistência, mas o MVP foi Rúben Dias, que dominou por completo na defesa. Já a Laranja foi pouco mecânica (mais de uma hora sem rematar), só tendo criado perigo no forcing final, mas nessa fase também encontrou sempre Patrício.

No que respeita ao encontro, começou morno e equilibrado, sendo que a Holanda ia tendo mais iniciativa. No entanto, a seleção laranja ia tendo dificuldades em desmontar a organização portuguesa (que estava bem na pressão a meio campo) e até pertenceram a Portugal os dois lances de perigo da primeira parte, ambos por Bruno Fernandes, que obrigou Cillessen a uma boa defesa num remate de longe e depois disparou por cima quando estava à entrada da área. Mesmo assim, o intervalo chegou com 0-0, resultado que não surpreendia. Para o segundo tempo Koeman fez entrar Promes (saiu Babel), com a toada a manter-se. Até que aos 60 minutos a turma das quinas chegou ao golo numa jogada rápida conduzida por Bernardo, que serviu Guedes em zona frontal e este a disparar um remate que Cillessen não conseguiu suster. A partir daí, a Holanda assumiu as despesas do jogo, tendo Fernando Santos lançado Rafa para o lugar de Guedes. Depay, num cabeceamento, testou Rui Patrício, enquanto De Roon, num tiraço que saiu por cima, também criou perigo. Moutinho foi a segunda aposta (rendeu Bruno Fernandes), antes de Rui Patrício evitar o 1-1 num lance algo confuso. Até final, Portugal conseguiu gerir bem o resultado, não passando por mais qualquer sobressalto (William ainda foi substituído por Rúben Neves) e a conseguir então garantir a conquista da Liga das Nações.

Destaques:

Portugal: Até 2004, a equipa das quinas nunca tinha estado sequer numa final de um grande torneio de selecções AA, mas na ‘Era Cristiano Ronaldo’ os portugueses somam já dois títulos (e mais uma final perdida). Uma conquista que reforça o grande momento das selecções nacionais e que colocará os lusos com (ainda) mais pressão para os próximos compromissos. Fernando Santos alterou a equipa em relação ao duelo ante a Suíça, colocando em campo um 4-3-3 mais equilibrado, com um meio-campo reforçado, uma ocupação de espaços mais clara no ataque e um bom plano de pressão para condicionar a saída de bola holandesa. Defensivamente, Portugal esteve sempre impecável e com bola realizou uma 1.ª parte de muito bom nível, pecando até o golo por tardio. Individualmente, Rui Patrício foi pouco testado mas deu muita segurança nas suas acções, ao passo que Rúben Dias fez uma exibição imperial, ganhando todos os duelos e impondo-se na defesa. No meio-campo, Danilo ofereceu muita segurança, William cumpriu muito bem o papel de ‘polícia’ de De Jong e Bruno Fernandes fez o seu melhor encontro por Portugal, com uma 1.ª parte em que levou a equipa para a frente com qualidade e ameaçou de longe. No ataque, Bernardo Silva foi o principal criador de futebol, estando muito móvel e Ronaldo, não marcando, movimentou-se bem pela dianteira, contribuindo com doses importantes de experiência na gestão da vantagem. Finalmente, Guedes foi o ‘Éder’, com um tiro que deu a Portugal a edição inaugural da Nations League.

Holanda: Ainda não foi desta que os holandeses juntaram um título ao Euro’1988. A equipa de Koeman foi inferior a Portugal, não conseguindo contrariar o plano de Fernando Santos e tendo muitíssimas dificuldades para criar perigo, como se vê pelo parco registado de 3 remates (e só 1 à baliza) efectuados ao alvo defendido por Rui Patrício. Holanda tentou sair a jogar de maneira apoiada, mas a pressão bem feita de Portugal, sobretudo devido à vigilância a Frenkie de Jong, deixou a laranja mecânica muito incómoda. A juntar a isto, voltou a ser evidente a falta de qualidade de primeiro nível existente na frente de ataque da equipa. Individualmente, Dumfries evidenciou as suas limitações, tanto técnicas como no momento defensivo, ao passo que Van Dijk realizou nova exibição imaculada. No miolo, Frenkie de Jong, muito vigiada, não conseguiu destacar-se, tendo muitas dificuldades para entrar em jogo (foi anulado por Portugal). Na frente, os atacantes perderam sempre os duelos para a defesa portuguesa, tendo Promes saído do banco para agitar um pouco.

XI de Portugal – Rui Patrício; Nélson Semedo, José Fonte, Rúben Dias e Raphael Guerreiro; Danilo, William Carvalho e Bruno Fernandes; Bernardo Silva, Cristiano Ronaldo e Gonçalo Guedes

XI da Holanda – Cillessen; Dumfries, Van Dijk, De Ligt, Blind; Wijnaldum, De Jong, De Roon; Bergwijn, Depay, Babel

146 Comentários

  • Analista Especialista
    Posted Junho 10, 2019 at 7:34 pm

    Importa perceber que relativamente a 2016, só no meio-campo, não estiveram João Mário, Adrien, Renato e André Gomes. Mostra bem da qualidade e quantidade de opções válidas.
    Sobre os centrais vejo desde já Pepe (ainda), Rúben Dias, Rúben Semedo e Ferro. Numa segunda linha Tiago Ilori, Ivanildo, Vezo, Pedro Mendes e Neto.
    Sobre os médios é para dar e vender: André Horta, Xeka, etc.
    Extremos ibidem, com Gelson, Rony Lopes e Bruma.
    Faltam mesmo é pontas-de-lança.
    Já agora era convencer o Anthony Lopes a voltar e dar-lhe mais minutos.

  • Sir Miguel
    Posted Junho 10, 2019 at 12:35 pm

    Temos que ir buscar a malta da caixa de comentários do post sobre o 11 para falarem aqui.

  • RMSO
    Posted Junho 10, 2019 at 10:00 am

    Lindo! Bela festa que se fez pelo país fora. Até os ingleses e suíços acabaram a festejar connosco ?

  • Pedro Geraldo
    Posted Junho 10, 2019 at 8:55 am

    Muito bem o Danilo e o Rúben Dias. O resto da equipa também esteve bem, mas estes dois ofereceram uma estabilidade enorme.

  • Knox_oTal
    Posted Junho 10, 2019 at 1:36 am

    FORÇA PORTUGAL!!!! Mais um caneco…

    O Bernardo é o génio da lâmpada desta selecção, mais uma excelente exibição (espectacular a capacidade de decisão e a disponibilidade para trabalhar para o colectivo). Guedes a ser o joker, muito boa aposta de FS!!! Ganhou bastantes pontos no grupo nesta Final Four, a este nível é um indiscutível da convocatória! Que bom ver Danilo ao seu melhor nível, excelente notícia para as Quinas! Grande exibição do portista. Depois, mais uma vez e sem surpresas, Rui Patrício esteve impecável, quando foi preciso foi ENORME! Ainda há dúvidas que é, pelo menos, top 15 nos melhores GR do Mundo?!? Para mim entra fácil no top 10 se estiver ao nível que apresentou esta época.

    Por fim, um destaque especial e merecido a Rúben Dias, pois tem sido constantemente desvalorizado e alvo de uma “campanha” palerma, sobretudo dos próprios benfiquistas, que não é nada de especial! Bem, o homem foi espremido até ao tutano esta época, fez quase todos os jogos e minutos no Benfica e na selecção e chega ao último jogo da época (o jogo 65!!!) e faz uma exibição deste nível! Imperial! Espero que alguns percebam que é mito que para se ser top a central tem que se ter uma saída de bola à la Beckenbauer ?!? É uma característica importante obviamente, sobretudo no futebol moderno! Mas apenas isso não define a qualidade de um central, principalmente quando este, com apenas 22 anos, apresenta esta capacidade liderança, esta frieza, capacidade mental (após um período menos bom no Benfica esta época, não era qualquer jogador que dava a volta à situação) e capacidade de superação/sacrifício. É perfeito? Não! É muito bom central? É, aliás para mim já é o melhor central português, pois dá mais garantias físicas e de regularidade que Pepe neste momento. E reforço que a dupla com Ferro tem imenso futuro, quer no Benfica a curto prazo (vão sair brevemente infelizmente) como a longo nas Quinas, pois lá está são diferentes e complementares. Ferro tem imenso potencial e uma saída de bola excelente, mas também faltam-lhe coisas que Dias que tem com abundância. O futuro é risonho… valorize-se o que é nosso e merece!

    Já Fernando Santos e o seu futebol enfadonho e rudimentar, a brincar a brincar, garantiram a Portugal os dois únicos títulos deste “pequeno jardim à beira-mar plantado”. Podíamos ter muito melhor futebol, sem dúvida, sobretudo com a qualidade individual à disposição, mas uma coisa é certa o homem trouxe estrelinha, trouxe um mind-set ganhador e blindou o grupo às pressões externas. Logo, MUITO OBRIGADO Sr. Engenheiro Santos! E sendo justo, nesta final até foi uma exibição agradável e competente nos vários momentos do jogo!

    Agora é festejar, preparar o futuro e começar a pensar no Europeu! Entretanto é puxar pelos miúdos no Europeu sub-19!

    #Tuga Power

  • Antonio Clismo
    Posted Junho 10, 2019 at 12:57 am

    A 3 anos do Mundial Portugal precisa de potenciar novos Guarda-redes e centrais pelo menos.

    Mesmo que o Ferro entre nas cogitações da selecção na próxima época, continua a ser pouco em termos de opções.

    Leonardo Jardim no Mónaco, Pedro Martins no Olympiacos, Marco Silva no Everton, Nuno Espírito Santo no Wolves, André Villas-Boas no Marselha, Paulo Fonseca na Roma ou mesmo José Mourinho (Newcastle??) se cada um deles pegasse num jovem jogador português e apostasse declaradamente nele e o fizesse evoluir por apenas uma época, não tenho dúvidas que Portugal iria ter das décadas mais gloriosas da sua história.

    Já que em Portugal muito poucos treinadores apostam nos jovens, ao menos que os que jogam em bons clubes no estrangeiro possam fazer isso.

  • Francisco Torgal
    Posted Junho 9, 2019 at 11:24 pm

    Que jogo agradável de ver! Que bom sermos campeões! Falta o Mundial!
    O Bernardo hoje andava atrevido, gostei de ver este lado dele.
    Rúben um autêntico patrão.

  • Amigos e bola
    Posted Junho 9, 2019 at 11:00 pm

    Outra coisa: o De Ligt tem tanto hype mas o Ruben Dias provou que em nada lhe é inferior. Pelo contrário.

    Mas como é português não tem a mesma projeção no estrangeiro.

    • NunoLFC
      Posted Junho 10, 2019 at 11:30 am

      Lol mais uma teoria da conspiração, todos os dias vemos uma

    • Baia_99
      Posted Junho 10, 2019 at 9:26 am

      Não vamos exagerar baseado no jogo de hoje, de Ligt continua a ser melhor que Ruben Dias! Atender ao facto que Ruben enfrentou hoje Depay, Babel e De Jong, já de Ligt teve pela frente Ronaldo, Bernardo e Guedes!

      O que disse também mais a baixo é que nó em Portugal muda-mos muito rapidamente de opinião e vamos muito pela ‘next big thing’ vejam o ‘elevar’ do Ferro só porque fez meia duzia de passos longos já era melhor que Ruben Dias, que é superior em todas as outras funções de central!

    • AndreADG
      Posted Junho 10, 2019 at 1:52 am

      Mas na champions já mostrou muito mais do que o Ruben Dias. E isto contra grandes equipas. Portanto o hype que tem é justificado. Além de que é mais jovem, e já leva 1 final europeia nas costas quando ainda tinha 17 anos.

    • Chomate
      Posted Junho 9, 2019 at 11:42 pm

      Enfim, prisioneiros do momento. Já toda a gente esqueceu dos jogos que De ligt fez na Champions este ano e dos enterranços do Ruben Dias contra o Portimonense ou Belenenses sad. O Ruben Dias é um bom central , até pode vir a ser excelente, mas mais noção sff

    • PedroAlmeidaSLB
      Posted Junho 9, 2019 at 11:38 pm

      O de Ligt estreou-se na Seleção aos 17 anos. É capitão com 19 anos. Hype? O Rúben Dias começou pela equipa B, o De Ligt saltou dos juniores.

    • Tsubasa
      Posted Junho 9, 2019 at 11:15 pm

      Não tem a mesma projecção por ser português? Então o Benfica e Porto nesta última década venderam muito mais que qualquer clube Holandês e muitas vezes venderam pura banha da cobra, mas como eram de Benfica e Porto saiam por valores muito mais altos que saiam os jogadores do Ajax, PSV etc

      Se há coisa que esta bastante cotada é precisamente o jogador português, que basta darem 2 toques na bola e fala-se logo em 30 e 40 milhões para cima, estão bem mais cotados que os jogadores holandeses,

      Quanto ao De Light já provou toda a sua qualidade na Champions, o Rúben Dias nunca provou nada fora do campeonato português

    • Bio
      Posted Junho 9, 2019 at 11:07 pm

      Os jovens holandeses têm todos um hypezinho que faz parecerem melhores do que são. E atenção que eu acho De Ligt e De Jong dois putos cheios de qualidade.

      • Amigos e bola
        Posted Junho 9, 2019 at 11:59 pm

        E o Van Djik a dizer que só se avalia se é bom jogador a jogar num bom campeonato.

        Então e o De Ligt? Joga num grande campeonato? Não me parece.

        • PedroAlmeidaSLB
          Posted Junho 10, 2019 at 12:56 am

          Jogou na Champions, é campeão com 19 anos, estreou-se na Seleção aos 17… É preciso dizer mais?

  • Kacal
    Posted Junho 9, 2019 at 10:53 pm

    E só mais uma casa, que imperial esteve Rúben Dias, parece um central de 30 anos num corpo de jovem. Para mim é um excelente central e terá um futuro brilhante pela frente. Pode não ter o talento puro de outros centrais na saída de bola e etc, mas tem as suas qualidades bem vincadas com agressividade no bom sentido, muita capacidade de liderança e diz presente nos grandes jogos, isto para mim é central de equipa grande.

    • PedroAlmeidaSLB
      Posted Junho 9, 2019 at 11:04 pm

      É o jogador mais utilizado no pós-Mundial 2018, mais de 900 minutos. Ele e o William Carvalho foram os únicos a cumprir todos os minutos (se excluirmos 9 minutos perdidos pelo William) na Liga das Nações.

      • Kacal
        Posted Junho 9, 2019 at 11:45 pm

        Só demonstra a sua capacidade! Tão jovem para central e já tem tantos jogos nas pernas consecutivas numa época entre clube e selecção. Do que já ouvi na TV e li por aqui é daqueles jogadores que dá o litro nos treinos e se certifica que está sempre a alto nível. E pelo que vejo a sua capacidade mental é formidável, tem tudo para ser top porque a qualidade não é o único factor a ter em conta e em tudo o resto é central de equipa grande.

  • Kacal
    Posted Junho 9, 2019 at 10:50 pm

    Tanta coisa e a Holanda pouco ou nada fez, na 1ª parte só deu Portugal praticamente e defensivamente estivemos irrepreensíveis. Com mais acerto e podíamos ter marcado. Na 2ª foi mais do mesmo, a Holanda só incomodou quando recuamos mais após o golo o que acaba por ser normal, tinham que ir atrás do resultado e nós segura-lo, mas muito pouco desta Holanda. Também critico quando acho que devo, mas certas pessoas “malham” em demasia. Temos que valorizar mais o que é nosso e encantar-nos mais por nós. Hoje fizemos um bom jogo e mandamos em casa. Ser o 1º vencedor de um troféu é sempre histórico, se a competição durar pouco seremos um dos vencedores e os primeiros, se durar muitos muitos anos, ficaremos na história como os primeiros vencedores, seja como for ganhamos e fizemos história. Em 3 anos vencemos mais competições que em toda a nossa história e estou muito orgulhoso desta equipa, somos uma família como o seleccionador disse, somos Portugal!! Muito Obrigado, muito feliz com esta conquista e ser no Dragão e no Porto traz um sabor especial. Que venham muito mais conquistas!! Neste momento somos os Reis da Europa sendo os vencedores actuais dos títulos europeus. Temos uma geração de enorme potencial, queremos mais exibições como as de hoje e que venham mais títulos. Agora é relaxar e desfrutar. Bernardo e Guedes finalmente a mostrarem na selecção o que sabemos que eles valem e demonstram nos clubes, gostei muito do Bernardo hoje. Um orgulho em todos eles e hoje mandamos nós. FORÇA PORTUGAL!!

    • Baia_99
      Posted Junho 10, 2019 at 9:28 am

      Bem sito Kacal!
      Há que valorizar a o que têmos feito, o que FS tem feito, materializar potencial em títulos!

      • Kacal
        Posted Junho 10, 2019 at 2:39 pm

        Muito Obrigado, Baia_99!

        E concordo totalmente e subscrevo! Criticar quando devemos, sim, mas também elogiar e valorizar quando é preciso e gostar mais de nós próprios. Desfrutemos deste títulos e valorizemos o que o engenheiro Fernando Santos tem feito e todo o grupo!! Que venham mais!!

  • O tal Portista
    Posted Junho 9, 2019 at 10:36 pm

    Parece que hoje o Guedes acordou e pensou em calar meio mundo(incluindo eu!!)
    Por incrivel que pareça a exibição agradou-me, nada de espetacular é verdade, mas jogamos melhor e ganhamos com toda a justiça.
    Apesar de muito ter criticado o Eng. hoje o homem acertou em cheio, com a entrada de Danilo(para mim o MVP de hoje) e de Gonçalo Guedes, que mesmo sem uma grande exibição acabou por marcar o golo da vitória.
    De resto, todos os jogadores estiveram todos bem especialmente a defesa que hoje esteve muito segura(a fazer lembrar o Euro 2016) mesmo sem o Pepe. O meio campo esteve imperial apesar da exibição apagada do BF(mais uma) e o ataque fez aquilo que se pede, ou seja, marcar nem que seja um golo.
    P.S: Não sei se foi impressão minha, mas pareceu-me que Van Dijk foi driblado pelo Bernardo…
    OFF TOPIC: Bem sei que é totalmente irrealista, mas seria absolutamente fantástico que em caso de saída do Telles o Porto fosse buscar o Guerreiro

    • PedroAlmeidaSLB
      Posted Junho 9, 2019 at 10:42 pm

      Duvido. O Van Dijk não deixou passar nada hoje. Tal como contra o Barcelona, se alguém passou por ele foi ao largo.

  • coach407
    Posted Junho 9, 2019 at 10:31 pm

    O Van Dijk até foi para avançado quando viu o Rafa a pegar na bola as primeiras vezes. Safou-se bem de ser driblado… só assim para sobreviver aos últimos minutos.

    2 títulos em 3 anos. Se o Fernando Santos já tinha carta branca, agora vai ter contrato vitalício.

    Espero que pelo menos se tenha percebido que voltar à fórmula da fase de grupos deu certo e é o caminho a seguir. Cristiano é o principal prejudicado porque não é um ‘9’, nem tem rotinas nessa posição e ter um avançado referência potencia as suas qualidades por ter mais liberdade. No entanto dado que o nosso melhor avançado é talvez o André Silva… o Cristiano vai ter jogar no meio.

    Bernardo encostado à direita com muita liberdade “à la Pizzi” também é a melhor solução, consegue desequilibrar ao sair de posição muitas vezes. A jogar na direita veja-se onde foi fazer a assistência para o Gonçalo Guedes. Estas funções assentam-lhe na perfeição. As alternativas principais seriam Pizzi ou Cancelo.

    No meio-campo na fase de grupos as opções recaírem sobre Rúben Neves, William e Pizzi, mas Danilo e Bruno Fernandes também acrescentaram qualidade hoje. Ainda assim este meio-campo a 3 com William a 8 a ser a peça-chave tem resultado. Mais uma grande exibição do William que fartou-se de espalhar classe com bola e foi o jogador que mais correu da seleção – a seguir ao inevitável Bernardo.

    Na posição de extremo esquerdo a luta andou entre Rafa e Bruma na fase de grupos, mas Rafa e Guedes têm tudo para se afirmarem como as únicas soluções plausíveis.

    O 11-tipo fica simples:
    Rui Patrício, Nélson Semedo / João Cancelo, Pepe, Rúben Dias, Guerreiro, Danilo / Rúben Neves, William Carvalho, Bruno Fernandes / Pizzi, Bernardo, Guedes / Rafa e Cristiano Ronaldo.

    Para terminar, é ainda mais saboroso ver um golo made-in Seixal com a mota Gonçalo Guedes a combinar bem com o Bernardo perante Van Dijk. Interessante como Blind parece que perde a possibilidade de intercetar o remate por estar à espera que Guedes jogasse no Cristiano e já reagiu tarde.

    Rúben Dias foi gigante. Ele nestes jogos grandes é sempre incrível. Mentalmente, é impressionante.

    • Baia_99
      Posted Junho 10, 2019 at 9:38 am

      A única razão de nos termos afastado do modelo da fase de grupos é a pressão mediática a volta de … Félix!
      Tem que jogar por que joga no Benfica e tem potencial e vale 100M e mais isto e mais aquilo… e para mais temos que jogar em 4-4-2 para que ele possa jogar em posição, mesmo que isso signifique que 4-5 jogadores joguem fora de posição…

      Hoje, sem Felix, jogaram quaee todos em posição (menos o Guedes que alternou entre PL e EE) e jogamos um futebol de primeira, criando varias situações de perigo e com muita solidez defensiva!

      Jogar no Benfica não dá lugar na selecção!
      Ferro não é melhor que Dias!
      Felix ainda não tem craveira de titular na selecção, tera que evoluir e se adaptar a esta equipa, não a equipa a ele!
      O William é um senhor jogador e não é por ser alto e negro que tem que andar a correr atras da bola o jogo todo, ele é um maestro!
      O seixal não é tudo, mas é importante para Portugal e um exemplo a seguir!

      Espero vêr um pouco mais de noção nos adeptos do Benfica e menos pressão mediática que nos leve a fazer escolhas erradas para a selecção!

      Saudações DesPortistas

      • Gil Rodrigues
        Posted Junho 10, 2019 at 11:12 am

        que comentário mais tendencioso…
        Não foram os Benfiquistas a criar a pressão (aliás, agora até preferíamos que o Felix não aparecesse), foi a nossa comunicação social miserável, e o imprestável seleccionador que só sabe rezar aos santinhos dele, que criaram a pressão e ele tratou de queimar o puto.

        • Baia_99
          Posted Junho 10, 2019 at 12:14 pm

          Atenção, não esta queimado! Só um cego é que não vê que tem talento e será top 10 Mundial!
          Mas a pressão que existe para o pôr a jogar hoje em dia não é correcta!
          Tu dizes que foi a imprensa eu digo que a maioria da Imprensa é do Benfica e se acompanhas a caixa de comentários do Blog não houve um benfiquista a diser que Felix devia ter ido aos Sub-20 (onde seria estrela e jogariamos muito melhor num 4-4-2) em vez de ir a fase final da liga das nações!
          E houve muitos a dizer que Ronaldo não devia ir porque não fez a fase de apuramento mas ao mesmo tempo defendiam que o Felix tinha que ir!

          O meu comentário não é tendencioso mas esclarecedor! Reconheço muito méritp ao Benfica na formação e aos jogadores que de lá têm saido (Bernardo é só o melhor médio Portugês deste século – excluo Deco – Dias o melhor central formado no Benfica e o melhor central Português que tiveram neste século, o Felix será top-10 mundial – com cabeça – o Florentino é já craque mais vai ser melhor…) só discordo da pressão mediatica e do fanatismo a volta de todos eles so por terem sido ‘’made in seixal’

          • coach407
            Posted Junho 10, 2019 at 12:40 pm

            O Félix é um Dele Alli dos pobres, neste momento.

            E isto até é um elogio já que o Alli da idade dele era o jogador mais valioso do Mundo e iria ser Bola d’Ouro e tal.

            Continuo a achá-lo muito mais jogador que o Félix, mas tem mais 3 anos e tem 4 épocas a titular num Big 6 da Premier League e na Inglaterra, tem claramente outra estaleca.

            Comparo-o ao Alli não apenas por serem dois jogadores com um hype tremendo, mas também por ser um 10/9,5, um tecnicista com muita chegada à área. Vamos ver como Félix evolui, mas neste momento existe uma dimensão física a separá-los que torna o Alli mais completo, dando-lhe outras armas na capacidade de transporte, no choque e no jogo aéreo onde é um perigo.

            O Félix, neste momento, se apanha uma dupla De Ligt – Van Dijk… os holandeses até se riem. E não se falou muito nisso, mas a dupla de centrais da Suiça também é excelente. Não admira que tenham tirado Félix do jogo com facilidade.

            • Baia_99
              Posted Junho 10, 2019 at 3:57 pm

              Acho uma boa comparação com certeza, mas atender ao facto de haver uma diferença de idade considerável! O futuro do Félix irá depender muito do seu próximo treinador, quer seja já esta época ou na próxima (caso fique no Benfica mais um ano)

  • O Patrão
    Posted Junho 9, 2019 at 10:21 pm

    Ainda há quem diga que o melhor central português ficou em casa…

    O jogador que sai mais valorizado desta Liga das Nações é Rúben Dias. Tanta gente que diz (aqui também mas ninguém os vai ver) que é só bom porque é no “Tugão”, porque é protegido pelos árbitros, que é banal…

    Grande crescimento, a mostrar grande maturidade e teremos, espero eu, uma bela dupla de centrais formada pelo Rúben Dias e pelo Ferro, com os Diogos a espreitar o lugar, assegurando uma boa base defensiva para os próximos 12 anos.

    Grande jogo da selecção, muito bem a aposta de Fernando Santos, até mesmo ao perceber que se é Ronaldo e mais 10, com liberdade para fazer o que entende, a melhor opção é a sua conjugação com o Guedes, já que é o melhor a explorar a profundidade e que ao nível que se apresentou hoje será mais um das peças fundamentais na selecção.

    “Uma palavra” para o nosso Cristiano e para toda os convocados (para além de toda a malta que trabalha diariamente para estas vitórias), já que encararam, essencialmente hoje, a competição com seriedade, responsabilidade e carácter.

    No meio de tanto problema, tanta coisa mal, corrupção e infestação de “agentes” que só poluem o futebol português, continuamos a dar que falar. Imaginem se o nosso país fosse semelhante, em vários aspectos, a outros bons exemplos (como os países nórdicos) e seríamos, sem dúvida, um país fortíssimo, não só no futebol.

    Viva Portugal!

    • Manucho1
      Posted Junho 9, 2019 at 10:57 pm

      Qual é o central a que te referes?

      • O Patrão
        Posted Junho 9, 2019 at 11:21 pm

        O Pedro já respondeu.

        Eu sou benfiquista e naturalmente, como disse (e bem) um user noutro post, posso ter as lentes avermelhadas, mas o Ferro não é melhor que o Rúben Dias. É mais “limpo”, tem outro toque, mas enquanto central, nas funções que ainda são mais importantes, como a marcação, cabeceamento e desarme, assim como na parte física e na parte mental, ao qual se junta outro “traquejo” e aquele espírito de liderança, fazem dele um dos melhores centrais portugueses e, na minha opinião, o melhor central português actualmente.

        Aproveito para deixar um elogio ao José Fonte, um central que amadureceu muito, percebeu as suas limitações e fez delas uma força, em vez de uma fraqueza.

        • Baia_99
          Posted Junho 10, 2019 at 9:39 am

          Bem dito! Benfiquistas, leiam isto vindo de um dos vossos e valorizem o melhor central Português que tiveram nos últimos 15 anos!!!

      • PedroAlmeidaSLB
        Posted Junho 9, 2019 at 11:05 pm

        Francisco Ferreira (Benfica)

  • Flavio Trindade
    Posted Junho 9, 2019 at 10:15 pm

    Campeões!!!

    E de forma justissima!

    Alguns profetas da desgraça habituais, disseram que iamos ser dizimados pela Holanda, mas a realidade hoje foi bem diferente, e aliás a única coisa que se pode apontar neste jogo foi o resultado ter sido tão escasso.

    A Holanda não existiu, fez o seu primeiro remate aos 50m!!! e em fora de jogo e Portugal dominou todos os capítulos do jogo.

    Para isso muito contribuiu a estratégia montada pelo mal amado Fernando Santos, que apesar de todas as críticas (e muitas delas justas) consegue juntar mais um troféu e aumentar a sua lenda.

    Da antevisão que tive para este jogo, tive a oportunidade de dizer que iria depender da forma como Fernando Santos imaginasse o jogo.
    Se quisesse ter a iniciativa a equipa que entrou frente à Suiça faria todo o sentido ser repetida, mas se quisesse oferecer a posse à Holanda, e partir em transição este 11 (só teria trocado Guedes por Jota por estar mais acostumado a jogar por dentro) seria perfeito.

    E assim foi.
    Danilo foi instrumental.
    Não só porque fez o que habitualmente costuma fazer como pivot defensivo, como a sua entrada permitiu reforçar uma zona onde Portugal esteve francamente carenciado.
    Com Danilo em campo, Portugal não só ganhou consistência defensiva, como permitiu à defesa jogar uns metros mais à frente e aos centrais terem outra tranquilidade.

    E por falar em centrais, que jogo enorme de Rúben Dias!
    Dominou por completo a sua zona, teve critério na saída, foi um líder absoluto e até Van Dijk ficou na dúvida sobre quem seria aquele moço que estava a limpar tudo.

    Ofensivamente, Portugal esteve também muito melhor.
    Como as zonas de pressão foram em bloco médio, o espaço entre linhas para a Holanda poder trocar a bola quase não existiu, e com Danilo e William em grande plano nos equilibrios defensivos, isso permitiu soltar os laterais que foram bem mais participativos hoje, permitiu soltar o talento de Bruno e Bernardo no apoio e permitiu a Ronaldo e a Guedes terem muito espaço para poderem trocar de posições e não darem uma referência fixa a Van Dijk e a De Ligt para poderem anular, deixando sempre a defensiva da Holanda bem desconfortável.

    Junte-se a tudo isto, o clinic de Fernando Santos nas substituições (todas elas foram perfeitas e feitas na altura certa), e o Engenheiro fez um projecto que nunca foi suplantado nem sequer igualado por Koeman.

    Ganhamos a primeira Liga das Nações, em nossa casa, e mais um troféu para cimentar a nossa Selecção como uma das melhores da Europa.

    Perfeito!!

  • Estigarribia
    Posted Junho 9, 2019 at 10:15 pm

    Tá ganho. Hoje, sim, gostei da exibição e estão todos de parabéns.

    BORA FESTEJAR!!!!

  • ACT7
    Posted Junho 9, 2019 at 10:14 pm

    Bom jogo de Portugal, o 1-0 até é bastante curto para aquilo que criamos e encostamos a Holanda atrás em alguns momentos.
    Finalmente quase todos os jogadores nas posições certas, apenas o Ronaldo na frente sozinho é obrigado a sacrificar-se mais e “desperdiçamos” um dos melhores de sempre.
    Tirando o jogo com a Suiça onde fomos eficazes, tivemos uma liga das nações bastante boa para aquilo que o FS nos habitou, somos justos vencedores, embora seja uma competição melhor, permite ganhar confiança, ambição e cultura de vitória. Agora é atacar o Euro outra vez.
    Individualmente, Fonte, Semedo, Guerreiro e Patrício a um bom nível. William continua algo apagado e só apareceu no final (o que me ri quando saiu para queimar tempo, de repente fez tudo sentido). Ronaldo não apareceu, mas sacrificou-se bastante pela equipa e deu liberdade ao Guedes e B.Silva. B.Fernandes melhor, só faltou encaixar o remate (na 2ª parte desapareceu).
    Os melhores:
    Danilo limpou tudo e não se limitou a destruir, este Danilo é superior ao William (e eu até gosto do William) a fazer este lugar, grande jogo.

    Bernardo Silva, classe, raça, qualidade, tudo. Não há palavras, é cedo para se falar em bola de ouro mas:
    “Premier League ?
    FA Cup ?
    League Cup ?
    Community Shield ?
    Manchester City Player of the Season ?
    UEFA Nations League ?
    Nations League Player of the Tournament ?”

    Depois o homem do jogo: Rúben Dias, que exibição. Tanto malham no homem, só porque sim. Bastou 2 semanas de descanso e fez 2 grandes jogos. Limpou tudo, liderou a defesa e ainda foi bastante competente com bola. Grande parte do sucesso de hoje se deveu a ele. Ser o melhor em campo com Ronaldo, Bernardo, De Jong e ainda dois colegas de posição como VVD e De Light não é para qualquer um.

    • Baia_99
      Posted Junho 10, 2019 at 9:42 am

      É cedo, também tem coisas a melhorar e provavelmente tem que esperar que Messi deixe de jogar a bola, mas acredito que vai chegar lá!

      • ACT7
        Posted Junho 10, 2019 at 10:27 am

        Não estou a dizer para ganhar a bola de ouro, mas candidato (ir à gala e por consequência ficar no top 3) não é descabido. Para mim o Messi também está num mundo à parte neste momento. Comparando com o Modric não sei se o Bernardo não foi superior.

  • Jorge Deus
    Posted Junho 9, 2019 at 10:13 pm

    Grande vitória! Saímos justos vencedores, há que dar mérito a todos os jogadores e equipa técnica!
    Grande exibição de Bernardo e boa entrada do Rafa!

    Ps: Os mesmo que apreciam Bruno Fernandes devem ser os mesmos que apreciam Talisca…

    • Baia_99
      Posted Junho 10, 2019 at 9:47 am

      O Felix é que é bom… só joga numa posição com todos os outros a terem que se adaptar a si para que quando toca na bola naquele reduto espaço do campo (10 metros fora da area e 2 metros dentro) fezer um pormenor que fica bem no youtube…

      E digo isto com a confiança que será um dos melhores jogadores Portugueses nos próximos 5 anos! Mas neste momento não dá nada a selecção e fá-la jogar pior, com todos fora de posição!
      BF fez um bom jogo e mereceu a titularidade!

    • Fefe Varanda
      Posted Junho 9, 2019 at 11:20 pm

      Ui não digas isso amigo, senão caem te todos em cima ahah

  • porra33
    Posted Junho 9, 2019 at 10:10 pm

    CAMPEÕES!!!! Hoje entrou em campo o campeão da Europa, uma exibição competente e assertiva com todos os jogadores a mostrarem compromisso e a saberem o que deveriam fazer em campo. Muito bem o Fernando Santos a pôr o Danilo que deu mais músculo e intensidade ao meio campo, muito bem toda a a defesa inclusive o Raphael que tinha mostrado mais dificuldades em virtude de nesta época ter jogado menos a defesa esquerdo. Muito bem também o Bruno Fernandes a jogar no meio e a mostrar a qualidade que tem. Depois há o Bernardo que é um jogador de um requinte e capacidade de trabalho que faz com que seja impossível não gostar dele. E só uma palavra para a dupla de centrais que esteve imperial. Ah e muito bem o Guedes que apesar do golo pareceu-me que até foi dos menos inspirados hoje e a mostrar menos do que o seu real valor.
    Do lado holandês a a equipa ofensivamente foi anulada durante grande parte do jogo, Koeman mexeu bem com a entrada de Van der Beek e houve ali um período em que os holandeses estiveram por cima até a entrada do Moutinho e de Rafa que voltou a pôr os holandeses em sentido. Destacaram-se somente os centrais nessa equipa.
    Bom trabalho da selecção nesta prova nova mas há que meter este jogo como uma regra e não como uma excepção para garantir o apuramento directo.

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Junho 9, 2019 at 10:03 pm

    É nossa! Óptima exibição de Portugal, com 70 min muito personalizados e depois algum sofrimento natural no fim, com Patrício e a defesa a dizerem presentes. Fernando Santos tem sido muito criticado, inclusive por mim, mas hoje tomou as suas opções e foi muito bem sucedido. A aposta em Danilo correu muito bem, Guedes decidiu o troféu e Bruno Fernandes na sua posição fez também um bom jogo. Além disso, ainda lançou bem Rafa, que veio colocar a Holanda em sentido e permitir a Portugal respirar em ataque. Não tivemos Pepe e continuo desconfiado da opção William a 8 (é visível que não se sente confortável), mas hoje não há nada a apontar à equipa. Muita concentração, um bloco defensivo forte e qualidade na hora de desferir o golpe mortal. Estamos de parabéns, é mais um caneco para este país tão pequeno. É hora de saborear e festejar.

    • B.Guima
      Posted Junho 10, 2019 at 5:04 pm

      Tenho uma opinião divergente da tua, acho o William cada vez mais 8 e a jogar melhor a 8 do que a 6. E no estádio pareceu me completamente confortável e estável nessa posição.

    • Vegeta
      Posted Junho 10, 2019 at 12:24 pm

      Já achas o Ruben Dias superior ao Ruben Semedo ?

  • Dass
    Posted Junho 9, 2019 at 10:03 pm

    Parabéns Portugal mais um caneco para a história.
    Nossa seleção hj mostrou que queria ganhar muito madura e mais experiente em todos os momentos do jogo. Melhor em campo Ruben Dias a demonstrar que é um centralao tão bom ou melhor que De Ligth, pra mim so perde pra de ligth na saída de bola. Danilo limpou tudo no meio campo, william muito bem a libertar a bola e a construir e a tabelar entre linhas, Bernardo a desequilibrar por jogar como gosta livre taticamente, CR7 apareceu a tempos mas sempre que aparecia esteve sempre bem e com pormenores bem interessante, Guedes correu muito e resolveu a bomba e Rafa que entrou sempre a abrir. Parabéns a Portugal e ao nosso engenheiro que em 3 competições ganhou 2. Força Portugal ????????????????

  • Tsubasa
    Posted Junho 9, 2019 at 10:03 pm

    Sendo o jogo em casa, com mais 1 dia de descanso e menos 30 minutos de jogo nas pernas, tudo o que não fosse uma vitória hoje seria uma enorme surpresa.

    Ainda assim boa exibição da Seleção, das melhores exibições dos últimos anos, está de parabéns a Selecção…

    Rúben Dias o melhor em campo, deve ter subido 2/3 milhões eur o passe pelo jogo de hoje

  • Kostadinov
    Posted Junho 9, 2019 at 10:02 pm

    Não sei bem se isto vai ser visto como uma opinião algo estranha, mas todo este alarido e ruído à volta da vitória na Liga das Nações parece-me algo ‘forçado’. Ou seja, estamos a falar de uma competição sem prestígio que não garante nada a não ser a presença nos playoffs de acesso ao próximo Europeu, e isto para as 4 equipas participantes, não só para o vencedor, certo? Não me interpretem mal, quero sempre que Portugal ganhe e que se superiorize ao adversário, mas achei algo estranho toda a carga emocional que quiseram inserir nesta vitória final, principalmente através dos comentadores.

    Quanto ao jogo gostei muito mais deste e isso sim, deixou-me verdadeiramente contente. O FS não só corrigiu erros flagrantes do primeiro jogo (como por exemplo aproximar mais o BF da área) como promoveu alterações inteligentes para anular peças importantes como o de Jong. Fantásticas as exibições tanto do Danilo como do Ruben Dias e do Bernardo. Numa segunda linha jogadores como o Patrício e o Fonte também estiveram bastante bem.

    • Joga_Bonito
      Posted Junho 10, 2019 at 1:37 am

      Concordo. Serão questões comerciais a ver com isto. Movimenta muito dinheiro, no turismo e sobretudo mexe com as audiências numa altura em que as ligas estão de férias. São as tvs a vender o seu peixe.

    • Chomate
      Posted Junho 9, 2019 at 10:24 pm

      O Europeu também não dá acesso a nada e então?
      Não estou a comparar o prestígio da liga das nações com o europeu , atenção..
      E este é só 2° troféu que Portugal ganha, por isso é sempre relevante.

      • PedroAlmeidaSLB
        Posted Junho 10, 2019 at 12:41 pm

        Fica a dica que só existe um troféu porque o português que a criou (Sim, isto é uma competição de ideia portuguesa) quis que existisse um troféu. Porque na prática, além de uns milhões, não dá direito a nada.

      • Kostadinov
        Posted Junho 10, 2019 at 12:43 am

        O Europeu dá acesso a um prestígio que a Liga das Nações, nestes moldes, nunca dará. Aliás, quando a recompensa de uma prova é precisamente a possibilidade de participar nos playoffs de acesso à outra (nem sequer dá entrada directa), dá para ver que não se podem comparar as provas em termos de relevância.

        Repito, é sempre bom ganhar e jogar bem, e troféus são sempre troféus, mas para mim isto apenas assume uma importância ligeiramente maior do que um jogo de apuramento para uma grande competição, nada mais. E os comentadores da RTP certamente tentaram passar uma ideia completamente distinta.

    • PedroAlmeidaSLB
      Posted Junho 9, 2019 at 10:09 pm

      As 16 equipas que ganharam os seus grupos (todas as 4 ligas) na Liga das Nações têm lugar garantido no play-off, e podem jogar todas contra todas, é sorteio livre. No entanto, as que se apurarem diretamente destas dão lugar no play-off a quem ficou imediatamente abaixo no seu grupo da UNL. Se não existirem 4 equipas da mesma Liga, recorre-se ao ranking para arranjar outra.

      • Kostadinov
        Posted Junho 10, 2019 at 12:39 am

        Pois, ou seja todos os vencedores dos grupos têm lugar garantido nos playoffs, não só os 4 finalistas.

    • Tsubasa
      Posted Junho 9, 2019 at 10:08 pm

      Concordo, pela Europa fora ninguém ligou a esta competição, até mesmo os portugueses não ligaram assim tanto quanto isso…

      Esta competição tem a visibilidade e importância de uma Supertaça que são disputadas na pré-época, pelo que senti o mesmo que tu, por parte dos comentadores da RTP tentaram “forçar” tentando fazer parecer que esta competição tem uma importância superlativa, quando não é o caso

      • Kostadinov
        Posted Junho 10, 2019 at 12:38 am

        Foi precisamente isso, a tentativa de alterar a narrativa por parte da RTP, talvez por serem eles a transmiti-la não sei. Mas a mim parece-me óbvio que esta é uma competição que não terá grande peso a continuar assim, mesmo com umas décadas de existência. A única real vantagem para mim é substituir aqueles amigáveis que não faziam sentido nenhum com jogos mais competitivos e interessantes de se ver.

    • Carjakim
      Posted Junho 9, 2019 at 10:07 pm

      A verdade é que ganhámos a primeira edição de uma competição com as melhores selecções europeias, e que veio para ficar.
      Fizemos história! Somos os primeiros de de sempre a vencer a Liga das Nações, e se calhar, como é uma competição nova, não é muito importante para nós, mas daqui a uns anos vamos olhar para trás com orgulho por termos sido os vencedores inaugurais

      • Kostadinov
        Posted Junho 10, 2019 at 12:35 am

        Talvez, não digo que não, apenas achei bastante forçada a forma como os comentadores abordaram a competição e esta vitória final. Parecia que tínhamos ganho o Europeu, e viu-se não só pela reacção dos jogadores como pela das pessoas na rua que não foi, como é óbvio, nada disso. Talvez daqui a uns 30 anos se dê outro valor a esta competição, mas a não ser que lhe dêem outro tipo de modelo ou incentivo, não a consigo ver a ter grande relevância no futebol europeu.

        • PedroAlmeidaSLB
          Posted Junho 10, 2019 at 12:40 pm

          Não me parece, afinal de contas todo este hype é porque foi uma ideia portuguesa, com um troféu desenhado por um português, que acabou por ter a final 4 em Portugal e acabou ironicamente ganha por Portugal. Imaginem que na 2ª edição Portugal desce à Liga B, como é que vai ser? Deixam logo de gostar do que criaram, claro.

  • Manchester Is Red
    Posted Junho 9, 2019 at 10:00 pm

    Que exibição soberba do Rúben. Sem espinhas!

  • Joaquim O
    Posted Junho 9, 2019 at 9:59 pm

    Parabéns a todos. Ainda apanhamos alguns sustos com lances perigosos dos Holandeses mas merecemos ganhar. Grande golo de Guedes, também gostei do B. Fernandes e dos centrais, mas estão todos de parabéns.

  • Baia_99
    Posted Junho 9, 2019 at 9:58 pm

    Para calar os que dizem que não jogamos a bola!
    Tivemos cerca de 20 min em cada parte a jogar um futebol de posso, a furar linhas, com chegada a área tanto pelo centro como pelas laterais e com segurança e lucidez defensiva!

    Quanto a équipa, maioritariamente bem!
    Patricio: Deu imensa confiança á defesa e esteve brutal a sair dos postes, ainda oferecendo solução de passe na saida!
    Semedo: melhor que no primeiro jogo, seguro no processo defensivo mas não encantou no momento ofensivo.
    Fonte: seguro e bem na saida de bola
    Dias: um monstro (ainda dizem que Ferro é melhor ?) esteve seguríssimo e muito bem em tudo o que o caracteriza (desarme, jogo aéreo e posicionamento)
    Guerreiro: melhor que no primeiro jogo, seguro defensivamente e ofereceu qualidade de passe.
    Danilo: Monstruoso! Impecável no momento defensivo, bem no passe e excelente no jogo aéreo!
    William: bem no passe e a esconder a bola, não tão bem na recuperação como no ultimo jogo.
    B.Fernandes: melhor, bem no passe e no remate, um pouco mais solto e com menos pressão demonstrou alguma da sua qualidade.

    BERNARDO SILVA!

    Guedes: marcou o golo, teve umas boas arrencadas mas não me convenceu.

    Ronaldo: não tão preponderante como na meia final mas deu-se ao jogo, ofereceu linhas de passe, fez bons movimentos a arrastar a defesa holandesa e deu confiança a equipa que sempre acreditou na vitória!

    Rafa entrou bem, Moutinho e Neves fizeram o seu papel.

    Uma saudação para Fernando Santos que nos dá o nosso segundo título a frente da selecção e cala os ‘iluminados’ que dizem que ‘não tem unhas para o Ferrari’!
    Ainda nos vai dar um Mundial!

    Saudações de CAMPEÃO! A todos vos, CAMPEÕES!

    • Gil Rodrigues
      Posted Junho 10, 2019 at 12:56 am

      até um relógio parado dá as horas certas 2 vezes por dia…

      O Ferrari ganha os jogos sozinho (mesmo a jogar com 10), desde que o engenheiro não estrague…

      • Baia_99
        Posted Junho 10, 2019 at 10:31 am

        Quando é que vistes Portugal jogar mais futebol do que jogamos (a espaços) na era FS?
        Nunca fô-mos uma equipa á Guardiola ou a Cruiff, sempre jogámos em transições rápidas, porque esse é o nosso futebol, solidez defensiva, extremos explosivos e dribladores e muita raça! Eu tenho orgulho na nossa identidade futebolistica e acredito ser o modelo certo para nos levar aos títulos! Se estivêssemos a jogar á ‘espanhola’ era bom de vêr contra suíças, suecias e grecias mas não ganhavamos a uma França, Alemanha ou Inglaterra!

        A outra pergunta seria quando ganhámos maís? mas essa resposta não é argumentativa e é ‘Nunca!’

        • Gil Rodrigues
          Posted Junho 10, 2019 at 11:17 am

          Com o Fernando Santos nunca jogaremos nada… aliás. Nunca jogamos nem jogaremos. A espaços, como ontem ou nos dois primeiros jogos desta competição, iremos fazer jogos menos maus. Mas nunca iremos jogar bem.

          Porque, mesmo com a nossa (alegada) matriz, é possível jogar muito melhor que esta pobreza franciscana.

          Mas pronto, de quem se habituou a achar que o “pontapé-para-a-frente-e-fé-no-Marega” é bom futebol, é natural que goste da miséria que é o futebol do “inginheiro”.

          Ganhamos por sorte, pura sorte, o europeu… e ontem porque o Koeman ainda consegue ser mais fraco que o FS.

          • Baia_99
            Posted Junho 10, 2019 at 12:30 pm

            Eu também gosto de vêr futebol apoiado, com interligação entre sectores, pressão alta e transições rápidas, qualquer adepto de futebol gosta, por isso adoro a forma de jogar do Liverpool (não gosto tanto do tiki-taka de Guardiola mas também reconheço qualidade eficacia)
            Mas isso é futebol de clubes! Em que podes trabalhar todas a vertentes do jogo com tempo e com o mesmo grupo de trabalho por vários anos!
            Em futebol de selecções á escolhas a fazer e eu prefiro que nós foquemos na essencia do nosso futebol com solidez defensiva (bloco baixo e compacto) transições rápidas pelas laterais ( extremos a explorar o espaço interior e os laterais a dar profundidade) e um meio campo de pressão e passe (que em suma está la para facilitar a solidez defensiva e proporcionar as transições rápidas nas laterais, oferecendo o protagonismo a esses sectores)

            Em Futebol de selecções só me lembro de três equipas que jogaram esse ‘futebol total’ que todos apreciamos mas que é muito dificil de implementar, a Espanha (base do Barça de Guardiola), a Alemanha (base do Bayern de Guardiola) e a Holanda (base do Ajax de Van Gaal).
            Nós aproximamo-nos disto em 2004 com a base do Porto de Mourinho mas não ‘arranhamos o nivel’ porque os 3 da frente eram de outras equipas e não conseguimos establecer a ligação entre o meio campo e ataque ao nível dos outros exemplos que dei!

            Se o Benfica (neste momento o clube nacional que está mais próximo de o poder fazer) conseguir manter esta base Portuguesa por 2 anos e ela se transpor para a selecção ai poderemos almejar a esse futebol total! Por agora com um onze que vem de 8 clubes diferentes este modelo de jogo da garantias de bom futebol ( a espaços) e resultados!

            • Gil Rodrigues
              Posted Junho 10, 2019 at 12:38 pm

              não consigo ser assim pragmático… e a sorte não vai durar para sempre. Ele tinha/tem que sair (em altas) antes que passemos mais uma vergonha como na russia.

  • Tiago Silva
    Posted Junho 9, 2019 at 9:56 pm

    CAMPEÕES! Grande jogo, com alma e qualidade, muito orgulhoso desta equipa. Muitos aqui no blog criticavam o Fernando Santos, e alguns com muita razão, mas não se pode fazer o funeral a este homem, já nos deu 2 títulos europeus, os 2 únicos da nossa história! Hoje o jogo foi muito conseguido, nem sempre é, mas hoje foi.

    Hoje quero destacar o jogo do Danilo, que encheu o campo e permitiu a jogadores como o Bernardo e o Bruno Fernandes aparecerem, ao Semedo que voltou a não errar, um lateral super competente, muito rápido e certinho, o próprio Bruno Fernandes esteve bem a fazer circular e a não ter medo de rematar, o Guedes com o golo e com as suas arrancadas, o Rafa entrou muito bem. Mas o melhor foi Rúben Dias, imperial em todos os duelos, Parece-me render bem mais com um central experiente ao lado e do lado esquerdo! Para mim foi o MVP!

    Do lado da Holanda, o Koeman esteve mal, deveria ter posto o Luuk de Jong bem mais cedo, estavam a precisar de presença e de uma referência na área. O Depay e o Wijnaldum também estiveram bem, mas o resto não acompanhou no ataque.

    • Tiago Silva
      Posted Junho 9, 2019 at 10:27 pm

      Ah e hoje tenho que elogiar o William, esteve muito bem à tabela entre-linhas e mesmo a transição defensiva foi bem melhor.

  • DNowitzki
    Posted Junho 9, 2019 at 9:55 pm

    Semedo
    Dias
    Guedes
    Bernardo

    Longe vão os tempos em que o Almeida era o representante do Benfica!

    Uma equipa que tem Patrício, Semedo, Danilo e/ou Wiliam, Bernardo, Fernandes e Ronaldo, para não ir mais longe, não pode andar a jogar a medo e com autocarros. Acorda, Fernando! Aquele mundial da Rússia foi uma vergonha, porque deveríamos ter ido muito mais longe. A Croácia é superior a Portugal, por exemplo? Não comemos a França de cebolada dois anos antes?

    Tenho para mim que o Fernando Santinho nos pode ter custado um mundial de futebol.

    • Gil Rodrigues
      Posted Junho 10, 2019 at 1:32 am

      o FS é o factor limitante de uma geração fantástica… podíamos estar a deixar uma marca, e no entanto não passamos de uma Grécia com um “ET”…

    • PedroAlmeidaSLB
      Posted Junho 9, 2019 at 10:14 pm

      Aquela Croácia tinha muito mais equipa (e vontade) que Portugal no Mundial. Além de que o Gelson Martins já confirmou que Alcochete estava na mente dos jogadores do Sporting que foram convocados, chegavam a passar noites em claro e que isso acabou por se notar…

  • Fantantonio
    Posted Junho 9, 2019 at 9:54 pm

    Hoje há que dar a mão à palmatória, não acho que tenha havido um único jogador que tenha estado mal, Portugal jogou de forma agradável com todos os jogadores em posições que lhes são mais familiares e conseguiu superiorizar-se de forma arrebatadora à Holanda em grande parte do jogo. Com isto, FS fica com mais uns créditos na seleção e exibições como esta mostram que é possível jogar bem e ganhar, é só tirar notas para o futuro. Muitos parabéns!

  • Pablito55
    Posted Junho 9, 2019 at 9:52 pm

    Com todo o respeito… Portugal poderia ser um exemplo Mundial no que ao futebol diz respeito, treinadores abismais, jogadores extraordinários. Mas aparece sempre um adepto, comentador que nem o nível 1 tem ou um curso em desporto dizer que podíamos ter feito melhor, que o Guardiola não é bom, que o Mourinho é fraquinho, que o Rui Vitória não sabe que o faz, que o Sérgio Conceição só ganhou por sorte, que o Lage parecia bom e afinal é mau… Como se diz todos são médicos, advogados e treinadores… Só tenho pena é daqueles que trabalharam par o serem… Porque pelo menos 5 milhões em Portugal percebem mais de futebol do que qualquer treinador

    • Tsubasa
      Posted Junho 9, 2019 at 9:58 pm

      Tens noção que são essas mesmas pessoas que criticas que alimentam o negócio futebol e que no dia em que as mesmas deixarem de opinar e se interessar pelo jogo o futebol acaba ou passa a ter o mediatismo de um “Ping Pong” qualquer

      O futebol é o desporto mais mediático do Mundo precisamente por aquilo que tu criticas

    • PedroAlmeidaSLB
      Posted Junho 9, 2019 at 9:57 pm

      Desde que a crítica seja construtiva e fundamentada, não vejo qual o problema. O próprio Guardiola dá na cabeça aos jogadores quando ganha por 6 e por 7. É isso que mantém o sucesso, não a acomodação cada vez que se ganha.

  • Teixas
    Posted Junho 9, 2019 at 9:52 pm

    Estão todos de parabéns!

    Que desfrutem muito deste troféu!

  • WildFury
    Posted Junho 9, 2019 at 9:52 pm

    Se critiquei o homem em muitos momentos hoje tenho de o elogiar.
    A tática foi muito bem montada, conseguiu anular bem De Jong que é um motor da seleção da Holanda, a nossa pressão foi muito boa, juntando à solidez defensiva (Dias e Danilo brilharam, com o ultimo em todo o lado) alguma bola teria de entrar.
    Fomos melhores e merecemos totalmente.
    Estava relutante relativamente à escolha da equipa, mais concretamente Guedes, mas fez um bom jogo, e as substituições acho que foram no momento certo.
    Destaco além dos referidos acima, Bernardo Silva que fez um grande jogo.
    À parte de alguns jogos pobres, FS conquistou já 2 troféus em 3 anos, o homem para as finais não falha.
    Que continue assim e que venham mais.
    Agora é desfrutar!!

  • Il Codino Divino
    Posted Junho 9, 2019 at 9:51 pm

    Antes de tudo parabéns aos nosso rapazes. Mesmo sendo uma competição menor é sempre um orgulho vencer, ainda por cima na primeira edição.

    E agora, Fernando Santos? Durante anos vi Portugal a jogar um futebol bonito e com jogadores com tanta ou mais qualidade que os actuais e a ganhar bola com isso. O futebol praticado pela nossa selecção é fraco (hoje até gostei!), mas a verdade é que com o engenheiro ganhamos um Europeu e a Liga das Nações. É melhor jogar bem e não ganhar nada ou mal e vencer as competições?

    Ainda um reparo para o pós jogo. Péssimas perguntas do jornalista para Bruno Fernandes. Portugal ganha em casa uma competição e as perguntas são sobre a saída do Sporting? Pior, insiste em perguntar para que clube quer ir, como se o jogar se fosse queimar dessa maneira. Que vergonha.

    • Joga_Bonito
      Posted Junho 10, 2019 at 1:40 am

      A nossa imprensa é sempre a mesma. Só querem vender. É natural que perguntem, mas é a forma como o fazem, não mostrando respeito nem pelo atleta, nem pela selecção. Sinceramente, mais vale a pena nem ligar aos flash-interviews. Tenho saudades de personagens como D10s, que enfrentavam os jornalistas e os encurralavam. Assim, eles pensavam duas vezes antes de dizer asneiras. Hoje há poucos jogadores livres de dizerem o que pensam.

    • Tiago Silva
      Posted Junho 9, 2019 at 10:33 pm

      Também reparei nisso. Vergonhoso!

    • PedroAlmeidaSLB
      Posted Junho 9, 2019 at 10:15 pm

      Bem, se ele respondeu com tanta tranquilidade, é mea culpa para ambos. Se se recusasse a responder, era uma coisa. Como respondeu, ou se crucifica os dois, ou nenhum.

      • Il Codino Divino
        Posted Junho 9, 2019 at 10:44 pm

        O Bruno Fernandes deu uma não resposta, e bem!

        O jornalista até podia aproveitar a exibição que fez e perguntar se agora teria ainda mais interessados. Sei lá, qualquer coisa do género. Estar a perguntar para que clube quer ir, é mau. O Bruno Fernandes não é o Griezmann para estar a dizer que vai para aqui ou para ali sem ter nada assinado. O tiro pode sair pela culatra ao francês e é ainda mais perigoso para o BF.

        • PedroAlmeidaSLB
          Posted Junho 9, 2019 at 11:07 pm

          Não foi evasivo, o que ele disse já nós sabemos, sejamos ou não do Sporting. Ele quer sair, quer que o Sporting receba o máximo que puder, mas quer sair. Ponto. Ele não é parvo para querer continuar a jogar numa liga de segunda.

  • paulosousaw
    Posted Junho 9, 2019 at 9:47 pm

    Uma dúvida.
    Com este triunfo na liga das nações, já estamos apurados para o próximo campeonato da Europa ?

    • RicardoFaria
      Posted Junho 9, 2019 at 10:04 pm

      Se falharmos o apuramento, vamos aos play-offs.

      Saudações DesPortistas!

      • PedroAlmeidaSLB
        Posted Junho 9, 2019 at 10:06 pm

        Vá lá, ainda bem que há pessoas que sabem.

        Uma vénia.

        • Fefe Varanda
          Posted Junho 9, 2019 at 10:45 pm

          O que tem as pessoas não saberem? Há muito mais coisas que merecem vênias do que não saber isso..

          • PedroAlmeidaSLB
            Posted Junho 9, 2019 at 11:08 pm

            Choca-me que haja pessoas aqui que achem que Portugal ficava apurado já para o Euro 2020. Sim, é chocante. Só demonstra que nem sabem o que é a Liga das Nações, mas vão a correr celebrar um troféu que nem é um troféu, é um lugar num play-off que tem uma taça associada.

            • The Godfather
              Posted Junho 10, 2019 at 10:43 am

              Não entendo a tua indignação.
              Ao contrário do que possas pensar, apenas para uma minoria é que tem a sua vida a girar em volta do mundo do futebol.
              Eu por exemplo, acompanho o desporto, gosto de ver jogos e leio notícias (praticamente apenas aqui da VM), mas até já acho que dedico demasiadas horas ao futebol.
              Com isto, quero dizer que não temos de saber tudo sobre o mundo do futebol (ainda para mais, tratando-se de uma nova competição, é perfeitamente natural as dúvidas em torno desta). Pessoalmente, prefiro inteirar-me sobre assuntos que considero mais importantes (economia, política, sociedade, etc).
              Não critico a tua “cultura futebolística”, mas choca-me que por estares por dentro de um assunto, pensas que toda a gente também tem de estar…

              • PedroAlmeidaSLB
                Posted Junho 10, 2019 at 12:43 pm

                Além de que tecer comentários sobre o que leio ou não leio, apenas porque parece que só leio futebol, é muito errada. Eu leio de tudo mesmo, só para poder falar sobre tudo.

              • PedroAlmeidaSLB
                Posted Junho 10, 2019 at 11:38 am

                Não falei de mim, falei de quem induz as outras pessoas em erro. Se não sabe, não devia induzir outras pessoas em erro, simples. O tuga com a mania que sabe tudo é uma espécie muito perigosa.

              • Fefe Varanda
                Posted Junho 10, 2019 at 11:32 am

                Apoiado a 100%.

    • PedroAlmeidaSLB
      Posted Junho 9, 2019 at 9:59 pm

      Não, fica apurado para o play-off, só para garantir que tem oportunidade de tentar estar na competição. Não fica apurado diretamente, e não esquecer que já mandou 4 pontos ao ar.

  • bruninh0
    Posted Junho 9, 2019 at 9:47 pm

    Rui Patrício – que continue assim! ?? Sem dúvida que parece motivado e concentrado e isso é um ponto a favor para a seleção

    Nelson Semedo – sou um fervoroso adepto de Cancelo mas estes dois jogos Nelson Semedo sai com pontuação positiva e hoje esteve ainda melhor

    José Fonte – Central experiente que, na minha opinião, é sempre essencial esteve sólido e muito bem no jogo de hoje também

    Ruben Dias – Disse aqui no Blog que achava que ele não seria tão grande central como aclamavam e que preferia o próprio Ferro mas hoje… Que Senhor! Tantos problemas com defesas centrais apenas do lado direito e hoje ele esteve irrepreensível. Futuro assegurado!

    Raphael Guerreiro – Eu acredito que ainda pode vir a desenvolver-se muito mais mas no que fez esteve também muito concentrado e competente no jogo

    Danilo – Para mim o Homem do Jogo, esteve em todo o lado! A tapar todos os buracos! Sem palavras para este jogo

    William – Pouco se viu e com Danilo nesta forma não tem para mim sentido WC em campo. Imagino sim com Ruben Neves a fazer mais de 8 com Danilo a 6 como seria o jogo da seleção

    Bruno Fernandes – ainda não encontrou o seu espaço na seleção como no Sporting pois não sei fácil. No Sporting é ele e mais 10 mas aqui há Bernardo Silva, há Félix e ainda há que melhorar estas ligações para que os 3 possam jogar juntos

    Bernardo Silva – No ataque não o trocava por ninguém! Um senhor jogador, cheio de classe, cheio de talento e sempre com um elevado espírito de missão colectiva.

    Gonçalo Guedes – não o considero um excelente jogador mas que a sua entrega, a sua força e a sua qualidade é realmente útil e fundamental na seleção. Peço desculpa a comparação mas sinto que é o “Éder” (mas com mais qualidade) que é um trunfo que é jogado quando é necessário dar aquele ímpeto.

    Cristiano Ronaldo – concordo e espero que continue durante muito tempo a fazer os 90 minutos e o último jogo foi prova disso contudo nota-se que depende mesmo dos momentos. Hoje a nível de equipa senti aquele Ronaldo que queria muito a bola para ser ele a resolver mas se não o faziam…..

    Após estes jogos o meu 11 seria:
    Rui Patrício
    Nelson Semedo/João Cancelo
    Pepe
    Ruben Dias
    Raphael Guerreiro
    Danilo
    Ruben Neves
    Bruno Fernandes
    Bernardo Silva
    João Félix
    Cristiano Ronaldo

    (Indico apenas que não sei bem como colocar BF, BS e JF juntos no seu potencial máximo)

    Agora?!?

    Campeões! Campeões! Campeões!

    Parabéns à Seleção

    (É só imaginar quando se conseguir corrigir os erros comuns na seleção a equipa que não teremos!!!)

  • Maiqueke
    Posted Junho 9, 2019 at 9:46 pm

    E aí está. Como tinha referido no outro post do jogo de há 4 dias, não vejo o porquê de ridicularizarem alguns comentários quando apontavam Portugal campeão.
    A exibição já foi menos sofrível hoje, mas continuamos bem superiores à Holanda, jogando bem ou mal (mesmo no futebol pastoso do costume), creio que éramos sempre favoritos, quanto mais não fosse pelo fator Ronaldo (melhor/2º melhor do mundo) e pelo Bernardo (dos melhores também, cada vez mais inteligente). Podem haver algumas posições em défice, mas o que não falta é qualidade.
    Parabéns a todos pelo esforço !

  • JoaoMiguel96
    Posted Junho 9, 2019 at 9:44 pm

    Sem espinhas. Não consigo celebrar imenso porque esta competição ainda não me diz, talvez daqui a uns anos, mas ganhar é ganhar! Parabéns!!

    Não esperava uma boa exibição, mas fiquei bastante surpreendido. Conseguimos controlar quase sempre a Holanda, tivemos bola com critério, soubemos atacar e defender bem. Props Fernando.

    Bons jogos de quase toda a equipa. Os centrais estiveram fantásticos, que dupla forte. Estão num momento muito bom. Guerreiro sempre a subir muito bem pela esquerda e no meio campo, William, Danilo e Bruno ganharam praticamente todos os lances. Bernardo encantou com a assistência e o critério que tem sempre com bola, Ronaldo apareceu a espaços e Guedes resolveu à bomba.

  • AndreShevchenko
    Posted Junho 9, 2019 at 9:44 pm

    Uma pergunta, supostamente já estamos no europeu 2020?

    • Kostadinov
      Posted Junho 9, 2019 at 9:54 pm

      Do que percebi todas as 4 equipas da Liga das Nações garantem automaticamente a presença nos playoffs de acesso ao Europeu se não terminarem a qualificação num dos primeiros lugares dos seus grupos. A vitória na final penso que não traz nada a não ser precisamente isso, uma vitória.

      • PedroAlmeidaSLB
        Posted Junho 9, 2019 at 10:20 pm

        *Todas as 4 equipas das 4 Ligas (16 equipas para 4 lugares no play-off).

        Há um troféu justamente para dizer que há um troféu.

    • Bio
      Posted Junho 9, 2019 at 9:54 pm

      Não. Temos de nos apurar normalmente. Se não conseguirmos vamos a um playoff com os outros vencedores de grupos das várias divisões que não se apurem normalmente.

    • VidalZ
      Posted Junho 9, 2019 at 9:52 pm

      Sim, o vencedor tem acesso direto.

      • PedroAlmeidaSLB
        Posted Junho 9, 2019 at 10:04 pm

        Não, obviamente que não. Então para que é que Portugal está num grupo de apuramento? Agora saía porque já não precisava, era?

        Portugal apenas tem vaga garantida num play-off caso fique em 3º lugar ou abaixo no seu grupo.

    • PedroAlmeidaSLB
      Posted Junho 9, 2019 at 9:50 pm

      Não, apenas garantimos o lugar no play-off de apuramento. Era um bocado ridículo ganhar a (Taça da) Liga das Nações e ficar automaticamente apurado para uma competição onde Portugal também está a disputar o apuramento, não? Ganhou uma carta de “Sair da Prisão”, vá…

      • AndreShevchenko
        Posted Junho 9, 2019 at 9:56 pm

        Eu ouvi dizer que dava apuramento direto, e faz sentido para as seleções lutarem por isto senão nem valia a pena jogar a liga das nações

        • PedroAlmeidaSLB
          Posted Junho 9, 2019 at 10:19 pm

          Isso é próprio de pessoas que nem pensam. Então Portugal agora saía do seu grupo de apuramento só porque já se tinha apurado, hein?

          Portugal, tal como as outras 15 equipas que ganharam os seus grupos das 4 Ligas da UNL, tem um lugar garantido nos play-off de apuramento para o Euro 2020 (16 equipas para 4 lugares, os outros 20 são os 2 primeiros de cada um dos 10 grupos). Caso se apure diretamente, passa a sua vaga à equipa que ficou abaixo no seu grupo da UNL. Caso não haja 4 equipas da mesma Liga (A, B, C, D), recorre-se ao ranking e selecciona-se a que o tiver mais alto, independentemente da Liga que tenha disputado.

          Espero que tenha ficado esclarecido, isto é apenas uma competição para garantir um lugar nos play-off e para haver algo para disputar nos anos ímpares. O que é ridículo é apenas existir troféu na Liga A, devia haver nas outras 3, mesmo que fosse de outro material, sei lá…

          • TOPPOGIGGIO
            Posted Junho 9, 2019 at 10:54 pm

            Acho que o primeiro parágrafo era escusado, o que o Shevchenko fez é de pessoas inteligentes no meu entender: não sabe? Pergunta. Até porque é uma competição nova e as regras ainda não são bem conhecidas. A LIGA dos Campeões tb chama-se dos Campeões e até 4°s classificados vão por isso lógica e UEFA nem sempre andam de mãos dadas… Quanto ao resto do esclarecimento obrigado pois eu tb desconhecia…

            • PedroAlmeidaSLB
              Posted Junho 9, 2019 at 11:10 pm

              TOPPOGIGGIO, o primeiro parágrafo não foi dirigido ao Shevchenko, obviamente foi dirigido à ditas pessoas que o fizeram “ouvir dizer”.

              Quando alguém abre a boca para dizer que se fica diretamente apurado quando existem grupos de apuramento e Portugal lá está… Não sei, mais valia não mexer os lábios.

              • TOPPOGIGGIO
                Posted Junho 9, 2019 at 11:56 pm

                Ok :) Eu também não sabia embora me pareça de facto que se essas 4 seleções estão no apuramento não deve ser para fazer figura de corpo presente. Abraço :)

  • FrancisMelo
    Posted Junho 9, 2019 at 9:43 pm

    Hoje jogámos para ganhar e quando assim o é torna-se tudo mais fácil. Conseguimos anular o meio campo da Holanda e quão importantes foram Danilo e William. Rúben Dias foi o melhor em campo e Patrício foi seguro. Parabéns Portugal!

  • Vegeta
    Posted Junho 9, 2019 at 9:43 pm

    Jogamos pouco, muitas vezes deixamos a desejar mas o que é certo é que em 3 títulos possíveis Fernando Santos ganhou 2.
    Também não é o meu treinador preferido mas tem que ter mérito é certo que tem uma grande equipa, mas em 2000, 2004 e 2006 também o tínhamos e não ganhamos nada.
    Grande Vitória e mais um troféu é apenas o 2 da nossa história e por isso tem de ser marcante.
    Muito bem os 2 do meio campo mais defensivos, Wiliam e Danilo, jogo fantástico também do Ruben Dias e do Nelson Semedo e cada vez mais o Bernardo Silva mostra que já é um dos melhores do mundo.
    Em 2 finais, Rui Patrício foi dos melhores nas 2 merece todo o nosso crédito.
    Para terminar grande golo do Gonçalo Guedes, fantástico.
    Campeões ❤

    • GuGu
      Posted Junho 9, 2019 at 9:49 pm

      Uma pequena correção, 2 em 4 possíveis. Se calhar escapou te a taça das confederações. Mas sem dúvida um grande feito para uma seleção que há 3 anos atrás não tinha nenhum título!

  • Pablo
    Posted Junho 9, 2019 at 9:43 pm

    Excelente! Parabéns Portugal!! É sempre bom ganhar, hoje a equipa esteve equilibrada, coesa, gostei de todos com destaque para Rubén Dias, Danilo, Bernardo, Guedes e Rafa. Holanda e Portugal são seleções equilibradas mas hoje não houve hipóteses, Portugal com mais cabedal e experiência. A Holanda é fraquinha ofensivamente.

  • Hirok "The Truth"
    Posted Junho 9, 2019 at 9:42 pm

    Enorme Portugal, mostrou o porquê de sermos favoritos, sim somos superiores tanto a Holanda e a Inglaterra, contam-se pelos dedos os jogadores que jogavam na nossa selecção..
    Ruben Dias em grande a mostrar o centralao que é.. A entrada de Rafa deu-nos metros, Cris hoje esteve apagado mas dentro de campo nota-se a sua influência psicológica para os outros..
    Parabéns Portugal, dominamos a Europa a 4anos

  • mcthespecialone
    Posted Junho 9, 2019 at 9:42 pm

    “Como ganhar finais”By Fernando Santos. Obrigado Éder… Perdão. Guedes.

  • TOPPOGIGGIO
    Posted Junho 9, 2019 at 9:40 pm

    Jogo bem conseguido de Portugal. Sem deslumbrar mas com maturidade. No destaque do VM estão os meus destaques tb: Danilo e Rúben foram intratáveis e Bernardo tem aquele perfume e inteligência. Rafa hoje deve ter estranhado marcarem faltas sobre si, só para picar eheheh Grande Vitória.

  • Tiago Pjanic
    Posted Junho 9, 2019 at 9:40 pm

    Bernardo foi a todas de cabeça!
    Ruben quando engata são todas dele, danilo que jogão!

  • Amigos e bola
    Posted Junho 9, 2019 at 9:39 pm

    Portugal é 11 contra 11 e no fim Portugal ganha à Holanda.
    Fazemos a dobradinha de títulos europeus de seleções. Fantástico!

    O Ruben Dias brilhou, Bernardo espalhou classe, enquanto que o William e o Danilo mandaram que nem senhores.

    Quanto à Holanda, é curto ofensivamente.

    Campeões!!!

  • Nunop
    Posted Junho 9, 2019 at 9:39 pm

    Rúben Dias…….vejo futebol há muitos muitos anos e esta exibição entrou no Top 5 de exibições que ja vi de um central. Que monstro.

    Bernardo Silva é atualmente uns dos melhores 15 jogadores do mundo. Incrível

    • Amigos e bola
      Posted Junho 9, 2019 at 10:39 pm

      Um dos 15? Para mim um dos 10.

    • ACT7
      Posted Junho 9, 2019 at 10:20 pm

      Os centrais no dia de hoje têm de fazer 4 fintas por jogo, nunca chutar para a bancada e não fazer uma única falta…
      O resto é secundário, até podem fazer com o Stones mas porque estava lá a “matriz” de sair a jogar não importa quantos golos ofereces.

  • DNowitzki
    Posted Junho 9, 2019 at 9:39 pm

    O Gonçalo é o maior! Tenho a certeza de que as capas de todos os jornais dos próximos vários dias serão dominados pelo nosso Guedes! ;)

    • Tiago Silva
      Posted Junho 9, 2019 at 10:47 pm

      Aposto que mesmo assim será o Félix ahah

      • DNowitzki
        Posted Junho 9, 2019 at 10:52 pm

        Tb és capaz de ter razão. O Guedes limitou-se a marcar o golo da vitória.

        O Félix que tenha calma e juízo e fale com o Renato antes de tomar decisões.

  • Sombras
    Posted Junho 9, 2019 at 9:38 pm

    Rúben Dias o MVP, muito bem secundado por Danilo que esteve em literalmente todo o lado. Patrício disse presente quando foi chamado, e Fonte cumpriu muito bem aquilo que lhe foi pedido.

    Guedes e Bernardo muito esforçados e Rafa foi crucial a agitar o jogo quando foi preciso meter a Holanda em sentido.

    Uma palavra para Fernando Santos: hoje montou a armadilha perfeita para secar Frenkie de Jong e resultou em mais um título. De finais percebe o homem, disso não há dúvidas.

  • RicardoFaria
    Posted Junho 9, 2019 at 9:38 pm

    Portugal foi melhor que esta Holanda, teve mais oportunidades e mereceu ganhar.
    Não acho que FS seja o treinador certo para esta época mas o que é certo é que já ganhou 2 troféus com a seleção e isso ninguém pode negar.
    Grande jogo de todo o quarteto defensivo + Danilo!
    No geral todos estiveram bem e conseguimos fazer um bom jogo.
    É mais importante, somos CAMPEÕES C#R#LH$!!

    Saudações DesPortistas!

  • Humberto Cruz
    Posted Junho 9, 2019 at 9:38 pm

    Não me lembro da última vez em que tive prazer em ver a nossa selecção a jogar. Bom jogo

    • Sombras
      Posted Junho 9, 2019 at 9:47 pm

      Tirando a meia final, fizemos uma liga das nações com grande qualidade futebolística, e que dava gosto ver.

      • Gil Rodrigues
        Posted Junho 10, 2019 at 4:45 am

        só os dois primeiros jogos é que foram bons, o resto foi a mesma “pobreza franciscana” típica do FS.

        • Vegeta
          Posted Junho 10, 2019 at 12:31 pm

          A pobreza franciscana típica do Fernando Santos já te deu 2 títulos.
          Nunca ninguém te tinha dado 1 quanto mais 2.
          E olha que já tiveste gerações muito boas.

          • Gil Rodrigues
            Posted Junho 10, 2019 at 12:40 pm

            Títulos como o de “maior desilusão” como na Russia? Títulos que só acontecem por causa de uma sorte brutal?

            Ele que aproveite a “lenda” e se retire (em altas)
            antes de nos fazer passar mais uma vergonha.

            • Vegeta
              Posted Junho 11, 2019 at 1:24 pm

              Títulos como no Europeu e no domingo.
              Passar vergonha?
              Então com o Paulo Bento o António Oliveira o Carlos Queiroz era o quê?
              Isso é que era uma vergonha.
              Agora jogas pouco mas ganhas, antigamente jogavas bem mas ganhavas zero!

              • Gil Rodrigues
                Posted Junho 12, 2019 at 12:10 am

                Qualquer um dos 4 era (e é miserável) a única diferença é que o FS tem uma sorte sobrenatural. Apenas isso.

                E sim! o campeão europeu em título, ser afastado do mundial como foi, é uma vergonha ao nível do Japão-Coreia

      • Pablo
        Posted Junho 9, 2019 at 10:03 pm

        Contra a Itália fora foi horrível também.

      • Humberto Cruz
        Posted Junho 9, 2019 at 9:56 pm

        Tens toda a razão, não sei como isso me passou. Felizmente hoje conseguimos juntar o jogar bem com ter ronaldo em campo. Não se viu tanta ânsia de lhe pôr a bola nos pés. Gostei

  • Manuel Teixeira
    Posted Junho 9, 2019 at 9:37 pm

    Bernardo, Bernardo, Bernardo! És tão craque! Que orgulho

Deixa um comentário