Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Capa em Espanha: Vítor Roque e Mika Fayé (que custa 15 ME) perto do FC Porto

Boas apostas? É estranho um clube com as dificuldades financeiras dos azuis e brancos dar 15 ME por um central, que apesar de ter um grande perfil físico e técnico, nunca contou para Xavi, mas…

O Sport faz hoje capa com as negociações entre o FC Porto e o Barcelona. Segundo o jornal, os azuis e brancos estão perto de conseguir o central Mika Fayé a troco de 15 milhões de euros, num negócio com opção de recompra, e ainda o empréstimo do avançado Vítor Roque. Recorde-se que Fayé ainda não se estreou pela equipa principal dos culés, enquanto Roque, que custou 40 ME aos catalães, também pouco contou.

30 Comentários

  • Antonio Clismo
    Posted Junho 17, 2024 at 4:34 pm

    Vítor Roque emprestado em Portugal para continuar o legado do Gabigol que também caiu aqui depois de ser flop em Itália…
    .
    O FC Porto não tem que andar a potenciar e dar minutos aos jogadores dos outros, deve sim apostar nos seus próprios jogadores. Jogar atrás do ponta de lança tem o Rodrigo Mora ou o Jorge Meireles.

  • Gorlami
    Posted Junho 17, 2024 at 1:29 pm

    Valores falsos. Aliás, eles não são falsos, é verdade que o Barça pediu 15M pelo Faye, mas também é verdade que a resposta do Porto foi “nem pensar”. Há negociações, mas não estão minimamente avançadas pelo Faye, sobretudo pela diferença de valores.
    Pelo Vitor Roque, o empresário e o jogador preferem o Porto, mas há possibilidade de ir para o Atlético no negócio Félix. De qualquer forma, o empréstimo a ser negociado é sem cláusula, logo nem percebo porque está sequer a ser considerado.


    E vou frisar algo que já toda a gente sabe, mas o Porto só vai comprar depois de vender, por isso quando virem notícias a dizer que estamos a dar X ou Y milhões pelo não sei quantos, não é real, especialmente 15M por um jogador da B do Barça (é preciso ser lerdinho para acreditar nesta).

  • FCPenta
    Posted Junho 17, 2024 at 1:11 pm

    Faye foi proposto por Deco, num negócio estilo Nico. Os valores iniciais apresentados foram estes, a SAD do Porto riu-se. Qualquer pessoa que esteja minimamente atenta à realidade do clube sabe que o valor proposto é patético e nada mais do que o Barcelona a ”atirar o barro à parede”.

    Roque é desejado, falta acertar o salário a partilhar. Sem opção de compra. O Porto é o destino preferencial de jogador e agente.

    Dos alvos realistas a serem trabalhados: Cristo Gonzalez do Arouca é para avançar, Pablo Maffeo do Mallorca para suprir a saída de João Mário que tem interessados e pode estar de saída em breve.

    Perguntar por um jogador é isso mesmo, perguntar. Foi esse o caso de Sergi Roberto.

  • DNowitzki
    Posted Junho 17, 2024 at 12:38 pm

    Aquele rapaz do PSG que fez uma época no Sporting não veio em moldes semelhantes ao Roque? Não vejo nada de errado neste suposto negócio do Porto.

    • Lúcifer Morningstar
      Posted Junho 17, 2024 at 1:17 pm

      A sério que está a ser comparado o Vítor Roque, que tem 0 experiência na Europa, com o Sarabia?

      • DNowitzki
        Posted Junho 17, 2024 at 9:11 pm

        Estou a comparar as circunstâncias,não os jogadores, perante a falta de critério habitual de alguns.
        O Roque é um miúdo com potencial que, se resultar, será ótimo para ele e para o Porto; se não, adeus e vai-te embora.
        Mas o ponto não era esse.

      • lidyabixby
        Posted Junho 17, 2024 at 2:54 pm

        Sim senhor, grande conclusão. Quantos jogadores vieram para Portugal sem terem nenhuma experiencia na Europa e depois deram o salto para grandes equipas?
        Vocês vivem mesmo num mundo a parte

        • Syd Barrett
          Posted Junho 17, 2024 at 9:25 pm

          Sem pensar muito é um caso semelhante ao do Casemiro.
          Estava há uns meses no Castilla, veio para o Porto e no fim da época foi ser o patrão do Real Madrid onde venceu múltiplas Champions League.

  • Paulo Roberto Falcao
    Posted Junho 17, 2024 at 11:08 am

    Dois clubes meio falidos, convém não esquecer que o Barça está numa condição financeira muito pior que a do Futebol Clube do Porto. Inacreditável o negócio Vítor Roque, feito mais ou menos a reboque do de Endrick para o Real Madrid, e que serviu para enriquecer ainda mais empresários de futebol comissionistas do Brasil. Creio ter ouvido no podcast de Ruben Martin que a principal razão para estes dois negócios é dupla, por um lado a redução da massa salarial e por outro a redução o seu plantel. Flick não quer jogadores sem jogar, acomodados e que não contem para a equipa.

    • Mushy
      Posted Junho 17, 2024 at 9:08 pm

      Barcelona está muito pior?!?
      Isto é o mesmo que dizer que a mercearia aqui do bairro deve 10mil euros e a Sonae deve 1M..
      Preciso ser realista e perceber a dimensão de cada clube e o quanto fatura cada clube.
      Sim os dois estão com problemas financeiros, mas não comparemos a “beira da estrada com a estrada da beira”.

  • Antonio Clismo
    Posted Junho 17, 2024 at 10:36 am

    FC Porto a abrir as pernas aos interesses externos… Agora vai ser barriga de aluguer do Barça B e ficar com os flops para ver se eles explodem em Portugal…
    .
    Qualquer dia o FC Porto está a ser um clube satélite do Braga ou do Famalicão…

    • Rated R
      Posted Junho 17, 2024 at 2:01 pm

      N concordo nestes casos em especial o Roque que pode explodir e ajudar o FcP. O Deco e o AVB são muito proximos e pode ser algo util. Mas veremos o futuro.

    • Mantorras
      Posted Junho 17, 2024 at 11:44 am

      “Qualquer dia o FCP esta a ser um clube satelite do Braga ou do Famalicao” – Antonio “sonhar nao paga imposto” Clismo.

      • Mushy
        Posted Junho 17, 2024 at 9:10 pm

        shiuu que daqui a 1 ano ou 2 se lembrares disso ele vem dizer que é mentira e ainda diz para procurares onde foi que disse isso, tal e qual quando fala das dezenas promessas que já nem se lembra de todas nem onde joga, mas no momento são craques e vão ter oportunidade nas equipas principais

        • Antonio Clismo
          Posted Junho 17, 2024 at 9:48 pm

          Anda estou à espera que encontres o comentário em que digo que o Chico Lamba tinha potencial para a equipa principal do Sporting. Poupo-te o tempo de procura, pois esse comentário não existe.
          ,
          Mas estás à vontade para continuar a ser a ave rara cá do burgo, a ave rara da superioridade moral.

  • O Comendador
    Posted Junho 17, 2024 at 10:29 am

    Mas com a chegada de Zubizarreta o que se esperava? Aposta na formação? Aposta no mercado interno em negócios contidos? ..já na altura quando se avaliou o perfil de Zubizarreta isto foi claro. Agora é aguentar.

    SL

  • SantAimar
    Posted Junho 17, 2024 at 10:24 am

    Vivo em Espanha e acabei por acompanhar com especial atenção a 1 RFEF onde joga este central do Barcelona e por isso acho realmente estranho que valha 15M de euros. Um central com aributos fisicos interessantes e alguma qualidade tecnica mas com falhas de concentração e de decisão muito graves. Podem ser corrigidas obviamente mas pagar 15M por este perfil parece-me assustador.
    Quanto a opção de Vitor Roque parece-me claramente uma tentativa de ser competitivo já do AVB no entanto não sei até que ponto esta exigência de ser competitivos para ganhar não será um dos maiores inimigos do Porto por esta altura.

    • Angelo GJ
      Posted Junho 17, 2024 at 12:52 pm

      Esta notícia do Vitor Roque também passa-me essa sensação, que AVB na tentativa de construir um plantel desde já competitivo pode arriscar cometer um erro de gestão muito grande. É que além de Vitor Roque fala-se também no interesse em Andrey Santos e receber outras gorduras do Chelsea, para um clube cujo maior problema são ativos próprios de qualidade é tentar solucionar um problema sem verdadeiramente resolvê-lo. As próximas semanas serão esclarecedoras.

      • SantAimar
        Posted Junho 17, 2024 at 3:16 pm

        Creio que o problema não seja receber gorduras, até porque nestas “gorduras” há muito talento retido nestes novos donos que compram tudo o que é grandes promessas… Creio que o problema está em como capitalizar estas possibilidades no sentido de aproveitar isso para fazerem bons negócios sacar bons jogadores a bons preço.
        Pelo que se fala nestes dois não é o caso… Creio que seria preferencial olhar para dentro primeiro e encontrar soluções em ativos próprios e depois equilibrar com estas possibilidades, pelo menos numa primeira fase.

  • Angelo GJ
    Posted Junho 17, 2024 at 9:52 am

    Acho que é uma notícia para entreter a malta na Catalunha, e para fazer eco por Portugal, porque em termos de lógica faz 0 sentido.

    O Faye é um central muito promissor, a fazer lembrar o Diomandé, mas cujo bom senso sugere que um clube com as atuais finanças do FCP não deva pagar 15M (talvez nem metade). Em termos de perfil, é canhoto e já existem pelo menos 2 centrais assim no plantel, e mesmo que o Carmo seja vendido não acho que faca sentido ir contratar um jovem de 19 anos para concorrer com o Otávio (que já é mau), vai ser preciso alguém com mais idade e rodagem, um Filipe Relvas, por exemplo.

    Quanto ao Vitor Roque é um modelo de negócio que faz ainda menos sentido, receber por empréstimo um jovem que custou 30 ou 40M, que dificilmente vira a ser do clube. A única lógica que consigo tirar daqui é o FCP comprometer-se em pagar o que falta do jogador ao Paranense e depois o Barca ficar com uma opção de compra, mas isso é uma continuação do Pintodacostimo e Villas Boas penso eu, quer fugir desse ‘modus’ operando.

    Outra forma de ver este negócio se for real, e talvez nao tao mau assim, é o FCP pagar 15M pelo Faye, ficar com uma opção de compra de 20/25M pelo Vitor Roque (com o Barca a ficar com cláusula de recompra de 40M), mas o Pepê fazer o sentido inverso por 30M(na teoria o FCP pagaria apenas 5/10M pelos dois).

  • Tiago Silva
    Posted Junho 17, 2024 at 9:47 am

    O Porto não se pode dar ao luxo em pagar 15M por um central que apesar de ter um potencial muito interessante ainda nada provou ao mais alto nível. Ainda para mais sendo um central canhoto onde já existe o Carmo e o Otávio para potenciar. O Porto precisa de um central no mínimo, mas a meu ver deveria ser alguém com mais provas dadas e com um perfil de lider para fazer dupla com o Otávio mas ao mesmo tempo que rejuvenesça a defesa.
    *
    Quanto ao Vitor Roque, o Porto já teve sucesso com o Casemiro e poderia ser uma alternativa interessante para o ataque, mas acho que neste momento o Porto precisa acima de tudo de valorizar jogadores seus e não jogadores de outros clubes. A menos que não consigam alguém que tenha qualidade para jogar no Porto, penso que deveriam evitar este tipo de negócios de empréstimos sem opção de compra. Penso até que seria mais interessante tentarem o Fábio Silva num empréstimo com opção de compra por uns 10M, se conseguisse provar o valor o Porto poderia investir, senão regressava depois ao Wolverhampton.

  • Olheiro da 2ª
    Posted Junho 17, 2024 at 9:46 am

    Faye é um central na linha do Mbemba e do que vi com mais potencial, embora ainda cometa alguns erros rídiculos.
    8 milhões era um preço bem esticado pelo jogador, 15 milhões é um exagero e para um clube que está com dificuldades de pagar salários, a confirmar-se esta noticia, é de bradar aos céus.

    • HIM
      Posted Junho 17, 2024 at 12:25 pm

      Tal e qual, também faz-me lembrar o Mbemba, e se assim for, nada mau, e concordo, Faye demonstra mais potencial, tem uma capacidade física tremenda.

  • Jossis
    Posted Junho 17, 2024 at 9:35 am

    Assim à primeira vista parece um negócio pouco vantajoso para o Porto.
    Compra por 15M€

    Se correr mal ficar a arder com o dinheiro e o Barça fez 15M€ com um rapaz da B sem nunca ter jogado na A.

    Se corre bem o Porto pagou 15M€ e o Barça pode vir buscar pelo valor de recompra… Que não se sabe qual é mas não deve de ser uma venda nada por aí além.

    Vale a pena este tipo de negocio pelo jogador e no estado financeiro em que se encontra o Porto?
    Tenho ideia que o Casemiro com o Real Madrid foi algo do género mas era outro contexto.

    É apenas a opinião de um Sportinguista
    SL

  • Lúcifer Morningstar
    Posted Junho 17, 2024 at 8:59 am

    Incrível como os clubes em Portugal, quando estão com a corda na garganta continuam com hábitos de rico e os bolsos vazios. O FC Porto deveria de apostar na formação e dizer que não seria candidato ao título, ou dito por outras palavras o pensamento seria o jogo a jogo.
    *
    Parece que os clubes grandes portugueses têm pavor dos adeptos se disserem que não são candidatos derivado às dificuldades financeiras.

    • Angelo GJ
      Posted Junho 17, 2024 at 10:11 am

      Eu ate acho que o FCP vai apostar bastante na formação a partir de agora, só que não se compõe um plantel inteiro apenas com jogadores da formação. Depois, é preciso que o pessoal perca essa ideia errada de que a formação é a “nossa” fabrica especializada em produzir tudo e a todo o tempo. Olhando para o contexto do FCP em termos de centrais, estão todos verdes, e o contexto para evoluírem é na equipa B ate porque o FCP precisa neste momento de aliar rendimento desportivo com potencial financeiro e não ha muitos nomes na formação que garantam isso, pelo menos em teoria.

    • Jasomp
      Posted Junho 17, 2024 at 9:09 am

      É esta uma deficiência gritante dos clubes portugueses. Apesar de um modelo assente na formação ser comprovadamente o mais sustentável e que mais retorno dá, os dirigentes não o fazem ou fazem muito pouco porque têm medo de não ter resultados imediatos, quando isso está longe de ser impossível de alcançar.
      Pensa-se muito a curto prazo em Portugal.

      Uma vez, um amigo belga meu passou 4 meses em Portugal e disse-me que ficou surpreendido com as manifestações de consumo que existem em Portugal, tendo em conta as estatísticas que existem e do PIB per capita português.
      E disse-me precisamente isso: que os portugueses são pobres mas que têm hábitos de rico.

  • Nickles
    Posted Junho 17, 2024 at 8:57 am

    Os 15 ME são uma não questão. A venda do Evanilson, D. Costa e Pepê devem ser suficientes para construir uma equipa competitiva. O problema é gastar 15 ME num jogador duvidoso com um valor de mercado de 5 ME e com um total de 34 jogos na equipa B do Barça

  • Jasomp
    Posted Junho 17, 2024 at 8:32 am

    15 milhões assim sem mais nem menos?

    Se o Porto está em ruína financeira como se diz, nunca na vida se pode gastar este dinheiro assim.
    Das duas uma, ou o Villas Boas pintou um cenário pior do que realmente é para a cobrança dos adeptos diminuir ou então é mais que quer que o Porto seja pobre com hábitos de rico.

    O tempo destes negócios acabou e o caminho tem de ser formação. Não sei qual a dificuldade dos dirigentes entenderem isto.

    • Lúcifer Morningstar
      Posted Junho 17, 2024 at 9:14 am

      Também concordo contigo quanto á formação. O caminho para os clubes, sejam grandes ou pequenos, serem sustentáveis tem de ser a formação, mas os adeptos querem é contratações de jogadores com nome e que custem milhões aos clubes. E os jogadores da formação não têm nome, nem custam milhões.

Deixa um comentário