Boa opção? Era a aquisição com mais impacto no futebol português talvez desde Schmeichel. Já chegaram alguns grandes jogadores à I Liga mas nenhum nestes moldes: com o estatuto de titular num clube como o Real, ainda para mais um elemento com esta dimensão mundial.
De acordo com a TVE, Iker Casillas está de saída do Real Madrid para representar o FC Porto. A televisão espanhola garante que os merengues receberam uma oferta por escrito dos azuis e brancos pelos serviços do experiente guardião. A mesma fonte adianta que o Real pretende compensar financeiramente o atleta, para que este não fique prejudicado por assinar pelos dragões. A solução passaria por suportar o salário que Casillas aufere em Espanha durante a vigência do contrato com o clube português. Já o Ás dá conta que o guarda-redes pretende rumar ao Dragão mas que o Real ainda não aceitou os moldes do negócio.



174 Comentários
Camões
O ordenado dele no Real rondava os 6 milhões de euros, vai baixar o salário para jogar no Porto?
Fabio_33
7,5M LÍQUIDOS!!
Fábio Sousa
É só ler o que está em cima…
Anónimo
O Casillas em 2015 ganha 2,275,000 milhoes líquidos por ano.
Gonçalo Moreira
Anónimo
Ganha 7,5M brutos, ou seja, o Porto teria de gastar um valor à volta deste caso o contratasse.
JD
Pedro Barbosa
Não sei se Casillas vem mas Helton é melhor.
Manuel
O Casillas provavelmente não quererá baixar o seu salário por isso se for para o Porto, na minha opinião, é uma loucura a não ser que o RM pague uma parte dos salários o que só vendo para crer. Os únicos países que podem pagar o que ele ganha é Inglaterra, Rússia e Turquia,
O Tello já tem um salário milionário, 2,4M líquidos, o que dá um salário bruto bem acima dos 5M.
Será interessante ver o orçamento que o Porto vai fazer para este ano.
Mil893
Manel, giro é assistir a esse seu nervosismo.. Gostava de saber onde vai buscar essr numeros. Mas alguma vez o Porto pagaria o ordenado por completo ao casillas sem que ele aceitasse baixa-lo? Sera mais uma jogada de génio do Porto.
César Silva
Manuel, o salário do Tello é de 2,4M mas brutos.
Diogo Araujo
A revista Don Balon publicou os ordenados dos jogadores do Real Madrid! Inclusive tem um artigo no jornal o jogo onde tao os ordenados e que menciona ate como danilo um dos mais mal pagos, conclusao o Ronaldo ta la que ganha 17M de euros!! Alguem acha mesmo que sao brutos?!?! Basta ver o que ele ganhou no ano de 2014!! Ora bem casillas esta la que ganha 7,5M!! Alguem ainda acredita que sejam brutos!?
Manuel
Porque é que eu estaria nervoso? IO Porto enterra-se cada vez mais financeiramente, se alguém devia estar nervoso deviam ser os seus adeptos. Já há muitos que estão até mais do que nervosos.
Eu não sei se o Porto pagaria o ordenado todo do Casillas o que eu sei é que o Porto orçamentou 71M de custos de pessoal no ano que acabou, para onde foram todos os proveitos da Champions, e quando toda a gente pensava que iria arrepiar caminho parece que não, it´s all-in again!!
Será que este ano irão bater o recorde de 25M negativos de resultados operacionais? O suspense é intenso!
Quem deve andar nervoso?
Manuel
César Silva:
"O portista Cristian Tello, emprestado pelo Barcelona, é o jogador mais bem pago em Portugal, segundo escreve esta quinta-feira o Record. O extremo espanhol recebe 2,5 milhões de euros limpos por temporada, suportados inteiramente pelos "dragões". O encargo total para o FC Porto é de 5 milhões por época. (Eu diria que é superior a 5M + os custos do empréstimo 2M).
No segundo lugar da lista, tendo em conta apenas os encargos de clubes portugueses (Nani recebe 5 milhões, mas o salário é inteiramente pago pelo Manchester United), surge o benfiquista Luisão, que recebe cerca de 1,9 milhões líquidos por época.
Já no Sporting, e excetuando Nani, o jogador que mais dinheiro recebe é o guarda-redes Rui Patrício, com um vencimento líquido de 1,2 milhões por época."
Parece que depois do fracasso que foi a tentativa de ter jogadores emprestados, e os elevados custos que isso acarretou, o Porto escolhe uma nova estratégia, contratar jogadores veteranos mas que ao contrário do que faz o Benfica, custam os olhos da cara. No Benfica o salário líquido pouco ultrapassa o 1Milhão/mês. E o Benfica factura bastante mais sem necessidade da Champions.
O problema que eu vejo é que o Porto renunciou ao seu modelo habitual, quando contratava jovens que depois vendia com lucros apreciáveis, porque nem os emprestados nem os veteranos irão dar mais valias no futuro.
Isto é, os custos sobem na estrutura de custos, trocam custos das amortizações (vindas dos investimentos), por custos operacionais (salários). Porquê? Porque não têm liquidez para investimentos. E porquê? Porque a sua actividade operacional não liberta os meios necessários para isso. Daí todos os empréstimos e adiantamentos de fundos e de "amigos dos fundos". Este ano ainda aproveitaram parte do EO (15M) para cobrir custos operacionais.
O Carlos Eduardo acabou de ser vendido provavelmente com desconto para as arábias porque o Porto precisava de liquidez e sabe que de lá vem logo o dinheiro.
O Danilo só será pago para o ano e o Jackson nem sequer finalizou ainda a venda.
O problema é que os veteranos não dão mais valias, custam os olhos da cara em salários (Casillas (5M?), Maxi (>4,5M), etc.) e obrigam a ter proveitos operacionais cada vez maiores para cobrir os cada vez maiores custos operacionais. E depois… vendas… nicles!
Ora estando os proveitos operacionais cada vez mais dependentes da Champions isto é como jogar na roleta. O ano passado correu bem com muuuuuiiiiita sorte. Irá acontecer o mesmo este ano quando estão fora do pote 1? Penso que não.
Cheira-me que o Porto entrou numa espiral de que dificilmente irá sair sem um forte downsizing que eu já ando a "prometer" há 2 ou 3 anos. Quanto maior for o atraso, maior será a queda.
Se o Porto no fim deste ano não acabar nos 2 primeiros, como eu prevejo, e não for à Champions… tchau, tchau!
Aliás o Porto lembra-me alguém que atravessa um rio cheio de rápidos, escolhendo um caminho de pedras, saltando de pedra em pedra, avança cada vez mais depressa mas as pedras são cada vez mais pequenas… até que…
Depois digam que eu sou anti Porto, profeta de desgraça e que não tenho razão.
Fonseca
Manuel, uma coisa são os teus desejos que o Porto não fique nos dois primeiros lugares, outra coisa é o esperado. O esperado é o Porto campeão. Não foi este último ano num campeonato atípico no qual os pontos que fez chegariam e sobrariam para ser campeão na maior parte dos anteriores campeonatos. Mas, cada um vê o que quer, com os óculos que quer. No fim veremos.
Independentemente disso, não concordo com a vinda de Casillas. Não por ser caro, não por eventualmente estar numa má forma, mas sim porque não é necessário e pode minar o balneário. Helton já tem mostrado alguns sinais de descontentamento, com esta contratação vai ficar com certeza muito triste com o clube, porque Casillas só pode ser titular.
Joe
O Manuel o downsizing é inevitável quer para o Porto quer para o Benfica.
Se pegares nos resultados a 31/3/15 das 2 equipas e lhe tirares as mais-valias com o que é ficas?
Porto: Prejuízos de 54 milhões
Benficas: Prejuizos de 40 milhões.
Por muito que andes a dourar a película a verdade é depender de mais valias de 50 milhões para não ter prejuízos é andar no fio da navlha e mais tarde ou mais cedo vai dar asneira. Eu reconheço-o e a maioria das pessoas que por aqui escrevem reconhece-o….
Manuel
Fonseca, no último ano o Porto teve o melhor plantel dos últimos 30 anos de acordo com o seu presidente. As palavras não são minhas. Saíram os 4 melhores jogadores. alguns deles difíceis de substituir, e irão sair mais porque o Porto precisa de realizar dinheiro. Alex, Herrera, Brahimi, Quaresma um, dois ou três deles irão sair.
O Porto terá de começar tudo de novo com um treinador que não é grande espingarda, dito pelo próprios adeptos. Ao contrário da propaganda, o Porto o ano passado foi o clube mais ajudado pelas arbitragens pelo que não concordo quando diz que foi um campeonato atípico.
Deixo-lhe um artigo interessante porque é difícil de rebater:
"O FCP foi a equipa mais beneficiada pela arbitragem em 2014/15. Tiveram 22 erros graves a favor e apenas 9 contra o que dá um benefício arbitral de +13 erros. Por outro lado, o Benfica e o Sporting tiveram mais erros contra do que a favor. No caso dos encarnados o saldo é negatvio em -3 (13 erros a favor e 16 contra) e os verdes mostram um saldo negativo de -1 (13 erros a favor e 14 contra).
Na tabela classificativa o Benfica continuaria a ser campeão mas o Sporting trocava de posição com o Porto. No caso do Porto a diferença traduziu-se numa vantagem de 10 pontos. Os leões obtiveram um prejuizo de 5 pontos.
A amostra do estudo é constituida por 26 elementos fazendo parte alguns treinadores da 1ª e 2ª liga, árbitros no ativo e 1 ex-árbitro internacional.
São considerados erros graves: penalites por assinalar e mal marcados, golos mal anulados, golos precedidos ou que surgem de fora de jogo, falta para cartão vermelho ou duplo amarelo ou faltas assinaladas sem amostragem do respectivo cartão.
É considerado um erro grave quando existe consenso em relação a um lance (mais de 50% da amostra tem a mesma opinião)."
Mas o mais interessante foram 2 comentários de portistas a este artigo que mostram bem até onde chega a propaganda:
Dizia o 1º portista, identificado com nome:
“Como portista também considero que tivemos alguma sorte com a arbitragem. Em relação ao treinador já não tivemos sorte nenhuma. Abraço e não casquem tanto no FCP”.
Mas o mais interessante veio na resposta do 2º adepto do FCP, como anónimo:
“Em vez de vires para aqui expor as fraquezas do nosso clube podias estar calado, adeptos como tu não são precisos”.
Mais palavras para quê?
Jorge
Então agora só se fala do valor dos salários brutos se forem jogadores do Porto? Os dos outros clubes não pagam impostos? Dass, ele há cada um.
Acham mesmo que o Porto pagaria um salário absurdo por um bom guarda redes que pode jogar ao mais alto nível uns bons 3/4 anos? Já se esqueceram que foi o melhor redes do mundo, campeão da Europa e do Mundo, ganhou 2 CL… Ultimamente as prestações não têm sido ao nível do que nos habituou por falta de confiança.
Quem era o Júlio César antes de vir para o Benfica? Estava sem clube, a treinar sozinho e é por isso um mau guarda redes?
E depois, se souberem ler, leiam a notícia de novo, principalmente a parte em que o Porto quer que o Real pague os salários enquanto ele estiver no Porto. Isto é se ele vier mesmo…
César Silva
Manuel, se tu te acreditas em tudo que vem no Record, o problema não é meu.
Aliás, como alguém ja referiu aqui, os ordenados no Barça são por patamares, e um reserva do Barcelona não ganha 5M brutos.
Manuel
Eu também não costumo acreditar, nem leio, o Record. Mas nem tudo o lá vem é mentira.
As notícias dos salários nunca foram negadas pelos clubes.
Isso dos patamares do Barça ainda tem de ser explicado com números para eu acreditar e não contradiz nada o que se afirma.
Há coisas que são óbvias e um jogador que embora não sendo titular estava nas promessas mais utilizadas do Barcelona que factura quase 600M por ano, 2,5M líquidos/mês num país que tem menos impostos do que Portugal não será demais. Comparem com os salários do RM que são públicos. Veio naturalmente ganhar o mesmo.
Ainda hoje ouvi na TV que se noticia que o Porto ofereceu 3,5M LÍQUIDOS/mês ao Casillas com contrato de 2-3 anos. Ora 3,5M líquidos em Portugal corresponde a cerca de 7,5M brutos! Eu fui otimista no meu exemplo.
Andam a perder a cabeça! Mas nada que eu não diga há muito tempo!
Os adeptos do Porto deviam prestar mais atenção àquilo que disse o empresário do Jackson!
Ricardo S
Os valores sao 3,5/ano
Fábio Sousa
Isto só é bom em termos de marketing porque de resto continuo a preferir Helton.
João Costa
Casilas<Heltob????
Fábio Sousa
Helton conhece a casa, é melhor com os pés e nas saídas da baliza.
Luis
Sem dúvida, para mim neste preciso momento, o Helton está vários furos acima do espanhol, a ver vamos no futuro, se não será mais uma birra durante a época do treinador espanhol. (no ano passado bem se viu a diferença de quando helton entrou em campo, a segurança da defesa, a qualidade que dá ao jogo do porto funcionando como um libero)
Anónimo
Claro que o Helton é melhor que o Casillas. Eu sou benfiquista e acho o Helton um dos melhores guarda redes que há. O azar dele foi nao ter ido para um Barça. Senão toda a gente falava dele. Imaginem o Barça a sair a jogar com um Helton..coisa linda. Para alem do profissional exemplar que ele é. Sou fã do Helton e não entendo o que estiveram e estão a fazer com ele.
Almeida
Kafka I
A confirmar-se esta noticia, passa a ser oficial, o Real MAdrid é o pior clube do Mundo a negociar, é o que dá ter dinheiro a mais, emburrece…
Ricardo Ricard
Mas ainda existiam dúvidas?! O negocio do Casemiro devia dar direito ao Real Madrid ser extinto! E giro vai ser o Casemiro não ter lugar no plantel…
NFM *
Sejamos honestos o RM que livrar-se dele para ter o De Gea e para melhorar o balneário…
Mas Casillas tem uma vida de RM e há que encontrar uma saida airosa e neste cenário ficam ambos a ganhar, já que a saída dele do RM à 3 anos atrás já era tarde…
DS
Giro vai ser ele ser vendido por ser extra-comunitário e eles precisarem desse estatuto para outro jogador mais importante. E entrarem mais 7.5M. Isso é que era…
Anónimo
Se for vendido o porto ainda ganha mais 7.5M. Isso a que é giro para o FCP de resto é treta.
Tomas
Se nao tiver sao mais 7,5 milhoes para o Porto, é um clube muito amigo.
Samuel
Eu acho que este negocio Casillas é para pagar o negocio Casemiro. Pagam os ordenados de Casillas e fica pago.
Diogo Araujo
Acho que quando eles pagaram o que pagaram por Bale e Ilarramendi por ex acho qur ja não havia duvidas!! Ahh o Casillas ganha anualmente 3M anuais de direitos de imagem! Veremos se o fcp consegue se aproveitar disso!
Ricardo Ricard
Mais um negocio à Porto…O Real é que paga o ordenado,espectáculo.
Se for verdade…Depois digam que o Campeonato Português é isto e não sei o quê,que não tem visibilidade nenhuma e ninguém quer cá jogar.
Desportivamente até fico contente,Casillas já deu o que tinha a dar,por cada 5 boas defesas dá uma frangalhada.
Awesome_Mark
Ainda está longe dos cinco melhores da Europa, por muito que custe assumi-lo.
Anónimo
Fiquei na dúvida se estavas a falar do Casillas ou do Júlio César antes de ir para o Benfica.
O Casillas a vir para o Porto será uma grande contratacao, é superior tanto ao Julio Cesar tanto ao Patricio. Para alem que ira dar a liga Portuguesa uma dimensao quee visibilidade estava a precisar. Esperemos que mais jogadores olhem para Portugal com outros olhos, para que também os clubes mais pequenos tenham capacidade de atrair jogadores de maior qualidade.
FLU
Ricardo Ricard
Para mim está bem longe do Espanhol,Inglês e Alemão.
A teoria que o Frances e o Italiano são muito superiores não passa de uma treta.
Anónimo
Não é que eu pensei o mesmo sobre o Júlio César antes de assinar pelo Benfica?!
Casillas indiscutivelmente foi e será um dos melhores G.R dá história de futebol, o que necessita é de confiança e tranquilidade e sabemos que após Mourinho, casillas nunca teve confiança não tranquilidade !
J.Cesar
Madrugadas
Awesome_Mark
Na tua opinião então, quais são os 5 melhores da Europa? colocas a França, ou a Itália onde não há competitividade? Na minha opinião estamos a par da França, pelo menos, mas isso é a minha opinião, gostava de saber a tua e em que posição colocas a liga NOS.
Obrigado.
Rafael Vicente
Madrugadas, apesar de teres pedido a opinião ao Mark, eu vou dar a minha também.
Ora na minha opinião as 5 melhores ligas da Europa são: liga espanhola, alemã, inglesa, francesa e italiana (não interessa a ordem).
Vejamos, a liga espanhola tem os 3 melhores jogadores do mundo, 2 das melhores equipas do mundo e um futebol agradável de se seguir.
A liga alemã apesar do Bayern ser "campeão em Dezembro" é o campeonato mais equilibrado atualmente, visto que o último classificado é capaz de derrotar qualquer equipa num bom dia. Além do mais os últimos classificados da Bundesliga lutariam por vagas europeias em Portugal, já que são superiores a todos os clubes portugueses menos os 3 grandes.
A liga inglesa é onde se refere o tal equilíbrio entre todas as equipas (que na minha opinião nos últimos anos tem vindo a perder-se esse equilíbrio). O último classificado ficaria bem perto do título em Portugal, mas sem capacidade de bater Benfica e Porto.
Na liga italiana temos uma liga com um futebol mais fechado mas com bastantes momentos atrativos, com grandes jogadores e onde o factor táctico é talvez mais elevado. O nível futebolístico em qualquer jogo da liga é superior ao da liga portuguesa tirando o dos 3 grandes.
Por fim, na liga francesa temos um futebol bastante agradável de se seguir, eu pessoalmente adoro ver jogos da Ligue 1, todas as equipas jogam um futebol de ataque, quer seja contra o último classificado ou contra o primeiro.
E para terminar, em todas estas ligas encontramos os melhores jogadores e bastantes equipas com um poderio financeiro a qualquer equipa portuguesa.
Awesome_Mark
Já não é a primeira vez que digo isto cá neste espaço, mas reafirmo que a qualidade de um campeonato vai muito para além do seu coeficiente no Ranking UEFA e da decisão do título. Aliás, a competitividade alastra-se pelo resto da tabela. E é uma junção de equilíbrio e qualidade dos jogos. Este último fator, em Portugal é quase nulo e inferior ao que se verifica em terreno gaulês e transalpino. A luta europeia em Itália foi a mais interessante do futebol europeu este ano enquanto que em França chegavamos à última jornada com três equipas ainda a disputar um lugar na Champions por exemplo. Depois há varios outros fatores, como a qualidade dos jogadores, as assitências nos estádios, a saúde financeira das equipas, a própria organização da prova, entre outros, e em qualquer destes aspetos a Liga NOS é superada. Muitas pessoas é que como estão acostumadas a só acompanhar os 3 grandes acham tudo muito bonito e esquecem-se que existem outras 15 equipas que também devem entrar para as contas.
Inglaterra, Espanha, Alemanha, Itália e França por esta ordem. Num segundo patamar encontram-se Portugal, Rússia, Turquia, Ucrânia e Holanda, mas aqui não consigo julgar as posições pois não estou tão por dentro desses campeonatos.
De Nada. É para isto que cá estamos.
Rui Miguel Ribeiro
É um barrete.
Kafka I
Rafael e Awesome
Em traços gerais subscrevo os vossos comentários…
NFM *
Seria uma grande bomba em termos mediáticos mas em termos de qualidade preferia o Moya..
Nunca gostei do Casillas nem nunca o achei um GR tão bom como o pintavam mas se vier com o RM a pagar o salário pode ser uma solução interessante…
Seria ironico termos em POrtugal dois GRs considerados os melhores do Mundo no passado..
Anónimo
Concordo com tudo o que disseste. Acrescentaria mais à promoção da marca Porto do que propriamente em termos desportivos. De qualquer forma é sempre uma boa solução.
JD
João Costa
Casilas e Rui?
Anónimo
A minha dúvida também é perceber como será no balneário. Com que disposição vem, já que no real não criava muito bom balneário (segundo dizem).
JD
Diogo JR
também não acho o Casillas um guarda redes de outro mundo neste momento, mas em Portugal faria a diferença, e com a sua experiência pode dar muito a uma equipa jovem como a que temos
Pedro L
João Costa, o NFM estava-se a referir aos melhor guarda-redes, não aos melhores frangueiros!!.
Anónimo
Que Rui, João Costa? Schmeichel!
DemaDrogo
Sombras
O Rui Patrício já foi considerado o melhor do Mundo e quiçá da Europa! Haja noção. Obviamente referia-se ao Júlio César, que já foi considerado o melhor Guarda-Redes do Mundo quando estava no Inter, e é o melhor em Portugal, embora doa a alguns.
Ricardo Ricard
João Costa…Estás a gozar não?
produtordevinho
E Júlio César, ahah..
NFM *
Claro que falava de J César, que foi considerado o melhor do Mundo na era de Mourinho no Inter…
R Patricio também é um bom GR mas para melhor do Mundo não tem mãos nem, especialmente, pés…
José Leal
Amigos,
Três guarda-redes que já foram considerados melhores do Mundo: Peter Schmeichel (no Man Utd), Júlio César (no Inter) e o Casillas (no Real Madrid), se vier o Porto.
Todos eles foram contratados em circunstâncias diferentes, mas todos eles receberam essa distinção. Penso que a transferência mais bombástica terá sido a do Schmeichel porque ninguém sonhava que ele pudesse sair do Man Utd depois de ter vencido a Champions e porque estava no auge da sua carreira. O Casillas apesar de estar de saída do Real Madrid, se vier também é bombástico devido ao seu estatuto, enormíssimo palmarés e o grande respeito e admiração que atingiu no mundo do futebol desde muito novo. A contratação do Júlio César está num patamar um pouco abaixo dos outros dois, uma vez que estava numa fase complicada da carreira, mas há que louvar o Benfica por lhe ter dado a oportunidade de se recompor e voltar a provar todas as suas enormes qualidades. Para trás havia um passado que muitas pessoas já tinham esquecido.
Anónimo
Em 2010 o melhor GR do mundo foi Casillas e nao Julio Cesar nunca foi o melhor mas sim um dos melhores
Cv
José Leal
Só um aparte. Quando comentei achei que estavam a debater sobre os guarda redes que passaram por Portugal que já atingiram o prémio de melhor Guarda Redes do Mundo, por isso é que inclui o Schmeichel nas contas.
Depois de voltar a ler o comentário inicial do NFM percebi que se estavam a referir aos guarda redes que jogam actualmente na liga portuguesa. Sendo assim, my bad, mas como podem ver também concordei que seriam o Júlio César e o Casillas. O Rui é bom, mas nunca atingiu esse patamar.
Ricardo Ricard
O Rui nem o patamar do Julio Cesar actual atinge quanto mais o do Brasileiro quando foi o melhor do mundo.
Eduardo Faria
José Leal, mesmo tendo em conta o "à parte" está a faltar aí o Preudhomme não?
Zé
Em que ano é que o Julio César foi o melhor GR do mundo?
José Leal
Eduardo Faria, apesar do meu aparte (à parte e aparte são coisas diferentes, informe-se) não o contemplar, concordo que o Preud'homme foi grande guarda redes. Um dos melhores. Mas não o inclui porque ele nunca recebeu essa distinção.
The Monster
José Leal o Vítor Baía também foi considerado o melhor Guarda Redes do Mundo em 2004, quem tiver dúvidas que consulte a página dele no Wikipédia.
José Leal
The Monster. É verdade! E bem merecido que foi o Baía ter ganho o prémio. Não sei como me esqueci dele, até pela polémica Scolari/Baía. Pelos vistos se há coisa que a nossa liga tem tido é grandíssimos guarda-redes.
The Monster
Zé, o Júlio César nunca foi o melhor Guarda Redes do Mundo, não sei onde foram buscar essa ideia.
Ficou em segundo lugar em 2009, perdendo para…Casillas.
Casillas foi o melhor Guarda Redes do Mundo em 2008,2009,2010,2011 e 2012.
Ricardo Ricard
Foi eleito o melhor guarda redes na Europa pela Uefa.
Anónimo
Se se confirmar, especialmente nos moldes em que o Real lhe suporta o salário, há que simplesmente aplaudir a jogada do Porto. Um guarda-redes que tem vindo a cair tanto no clube como na selecção, mas acredito que possa contornar a situação num país diferente, com muito menos pressão e especialmente com adeptos mais tolerantes. O campeonato português ficaria assim com mais uma grande referência, com um currículo muito rico.
Bernardo C.
PBS
Adeptos mais tolerantes? Deixa-me ver, o FCPorto continua a ser aquele clube que joga no estádio do Dragão, treina no centro de estágio do Olival e clube cujos adeptos cortaram a estrada de acesso ao centro de estágio para oferecer pás e picaretas aos jogadores, certo? (Esta é a última e a menos agressiva de todas as situações, leia-se).
André Pires
Como adepto do FC Porto, não quero que ele venha. Não preciso de dizer porquê.
Mário Rebelo
As razões são tantas que esta notícia quase me fez ter um ataque cardíaco. Que fique bem longe da cidade invicta.
Diogo Araujo
A sara também da alguns ataques!! Vai assinar por 5 anos com o PortoCanal eheh
Dafil Nab
Fico contente por saber que não fui o unico. Quero esse jogador longe do meu clube! So de ler esta noticia o meu dia ja esta estragado.
Pedro, o Polvo
Eu sou portista e não entendo minimamente esta desvalorização.. A única razão para não o querer aqui é mesmo o dinheiro, mas lá está, se o RM pagar grande parte do seu salário, é uma grande jogada. Conseguimos o guarda redes titular de uma das 3 melhores equipas da europa e do maior clube do mundo.
É verdade que o nível de Casillas decresceu.. É verdade que criou problemas no balneário, mas vamos organizar as ideias! Casillas cria problemas porque pensa que o clube é mais dele do que de quem o está a treinar, já que, desde novo, defende aquelas redes.. Acaba por ser uma questão de poder e jogo de influências, mais do que mau profissionalismo ..
Aliás, Raul também era acusado de ser uma má influência no balneário e saiu logo quando Mourinho chegou. A verdade é que Raúl era um profissional exemplar, um senhor do futebol, que deu muito da sua vida aquele clube e que então depois de tantos anos, se achava superior a quase todos, inclusive staff.
Óbvio que estas coisas são negativas, mas estamos num país latino, onde vemos estes capitães estarem no clube por uma década, com os seus hábitos, as suas manias..é natural que não gostem de ser afrontados, porque têm uma posição privilegiada no clube. Não quero com isto desculpa-los, mas a verdade é que a atitude deles é completamente diferente de um mau profissionalismo, por exemplo do Balotelli, que é simplesmente descompensado e desajustado.
Casillas no FCP não teria nenhum desses "vícios", como óptimo profissional e líder que é, ia ajudar a elevar o nível do nosso clube. É um ganhador nato, cheio de experiência no mundo do futebol e estando bem de forma (que com certeza que com o nosso nível ficaria), estaria no top 10 de guarda redes da Europa.
A defesa ia estar muito mais organizada e todo o plantel iria beneficiar com a chegada de um dos grandes Campeões desta europa – 3 champions, 1 mundial, 2 europeus … Isto não tem preço meus caros, e por muito que goste de Helton, não se pode comparar. Comprar um dos melhores guarda redes europeus, numa altura em que ele ainda pode contribuir para o nosso sucesso e ensinar aos jovens o que é vencer, tem SEMPRE de ser um óptimo negócio.
Eu nunca diria não, a ver um ganhador nato vestir a nossa camisola, e é isso que Casillas é, alguém que fez uma carreira no maior clube do mundo e na melhor selecção da actualidade a vencer constantemente. Se vier que seja bem vindo!
Anónimo
A confirmar-se será a bomba do defeso..desportivamente é melhor que qql guarda redes do Porto. Para o Casillas até percebo, se de facto o querem mandar embora é natural ele escolher um destino perto de espanha.
Jose
Filipe
o helton e melhor que casilhas neste momento
Anónimo
o Helton vem de uma lesão muito complicada, nem se sabe se amanhã não volta a ceder..
José
Diogo Faria
A bomba continua a ser o JJ. Só um CR7 ou um Messi ultrapassavam essa.
Dafil Nab
Ate prefiro o Andres ao Casilas. as pessoas agarram se ao passado foi bom a 10 anos atras é so ver as ultimas 2 epocas, uma vergonha de GR
Anónimo
Eu preferiria o Courtois, o Neuer ou o De Gea. De resto nada serve…
Zé Maria
Anónimo
Eu preferiria o Courtois, o Neuer ou o De Gea. De resto nada serve…
Zé Maria
Anónimo
Efeito Schmeichel? Na minha opinião o dinamarquês era superior ao espanhol. O Casillas apresenta muitas lacunas. Vai ser bom para vender camisolas. Mais um ano, mais um guarda-redes… Ainda assim é incrível o que Pinto da Costa faz para dar um plantel ao Lopetegui. Se este voltar a falhar (ainda para mais com troca de treinadores nos rivais) fica marcadíssimo para o resto da carreira.
Arlindo Limirio
Yeah!
Só podes dizer isso se começaste a ver futebol nos ultimos.4-5 anos.
O que casillas fez merece mais respeito. Acho que o Real não o devia vender, é da casa, mas que venha. É um campeáo, já ganhou tudo, traz muito input.
Anónimo
Bem, sendo assim porque não contratam também Ronaldo, o fenómeno? Também foi muito bom no seu tempo e ganhou muita coisa. Ou então o Rivaldo…. Enfim, não acho que um clube deva contratar alguém pelo que foi mas sim pelo que ainda pode dar e nessa prespectiva na minha opinião o Casillas não tem lugar no Porto. Sinceramente até tenho mais confiança no miúdo Gudiño do que no espanhol. Casillas já não tem os reflexos de antigamente, é fraquíssimo fora dos postes e no jogo de pés. Além disso é algo baixo para um guarda-redes o que não minha opinião é um fator importante.
Arlindo Limírio
Rodolfo Trindade
Não é novidade que não sou fã de Casillas, antes pelo contrário, mas a confirmar-se é uma autêntica bomba!
A jogar aqui em Portugal Casillas será rei e senhor e o FCP ganha ainda maior visibilidade.
Além das capacidades técnicas trará consigo outro tipo de experiência e poderá elevar os seus colegar para outros patamares por toda a envolvente psicológica que isso trará.
Se os moldes do negócios forem os moldes avançados pela TVE é uma bela jogada do FCP.
Eu bem disse que o Imbula era apenas o primeiro de grandes nomes a chegar ao Dragão e não vai ficar por aqui. Mais virão!
NFM *
Acho que também trará consigo a Sara Carbonero, uma grande aquisição para as bancadas do Dragão…
DS
Rodolfo Trindade, deixe-me elogia-lo por ser um dos comentadores mais isentos do VM. Os meus parabéns.
E também concordo com este teu comentário.
Pode ser que ao serem contratados mais jogadores reconhecidos, o nosso campeonato salte uns patamares.
Rodolfo Trindade
Do dragão e do país :) ehhe
João Bastos
Rodolfo, parabéns pelo comentário… realmente quando uma pessoa é isenta e sabe de futebol até da gosto ler os comentários!
Pedro Miguel Garcia
O Real Madrid é um clube impecável a negociar.
Desportivamente é uma boa aquisição para o FC. Porto. Tem um guarda-redes experiente para comandar a defesa, e que é um incremento gigante na nossa Liga. A ser verdade mostra que afinal o campeonato Português até é atractivo.
Agora se isto for verdade, e depois do Imbula, o Porto é que começa a ter obrigação de ser campeão….
Ricardo Ricard
O Casillas tem muito mais nome do que qualidade,por isso não é por ai que tem mais obrigação de ser campeão…E que eu saiba o Porto tem sempre a obrigação de ser campeão.
Kafka I
O teu primeiro parágrafo esta simplesmente excelente ehehe :)
Pedro Miguel Garcia
Ricardo, eu nem acho o Casillas um grande guarda redes, por isso estamos de acordo. Em relação ao ter mais obrigação as coisas não são bem assim. O Sporting tem mais obrigação este ano porque foi pagar um balúrdio pelo Jorge Jesus, certo? Se o Porto gastar 20M€ em reforços tem um nível de obrigação. Se gastar 150M€ tem outra. Não concordas?
Kafka, eu por mim mandamos o CV para Madrid para começar a fazer os negócios por lá. Quer dizer, tu és do Barcelona, eras capaz de não alinhar nisso… :)
Ricardo Ricard
Errado…Para mim claro. Nem que fosse o Mourinho,mais facilmente ganhas com treinador normal e uma boa equipa do que com um treinador bom e uma equipa normal. O Jesus não faz milagres,pelo contrario.
Logicamente existe mais e menos obrigação de ganhar o campeonato mas se o campeonato começasse hoje… Metia Benfica e Porto nos principais candidatos e Sporting atrás.
Kafka I
ehehe Pedro Garcia, epah sendo o Real tão generoso a negociar ainda trocava mesmo sendo do Barça ehehe
El Matador
É sempre bom ver Portistas e Benfiquistas a desvalorizar o plantel do Sporting, este ano foi o mesmo e ganhamos a Taça por isso para o ano vamos ver… Até concordo que o plantel do Sporting tenha menos opções mas o 11 titular não o acho inferior ao do Porto e muito menos ao do Benfica, mas pelos vistos a maioria discorda por isso quer dizer que se o Sporting for campeão vai ter ainda mais mérito que os outros enquanto o fracasso dos adversários vai ser muito maior por não conseguirem ganhar o campeonato a um adversário teoricamente mais fraco. Quero ver quais vão ser as desculpas depois se tal fracasso acontecer…
Ricardo Ricard
Ui…Ganharam a Taça…Conseguiram empatar o jogo aos 93 minutos com o Braga…Eliminaram o Nacional,o Famalicão,o Vizela,o Espinho e ganharam ao Porto no que realmente foi o jogo da vossa época.
No campeonato ficaram a 9 pontos do Benfica e a 6 do Porto,foram o 3º melhor ataque e a 4ª melhor defesa.
Diz-me um ano em que a vossa conversa não foi a mesma? Há quantos anos são sempre os melhores antes da época começar? Há quantos anos metem 6 ou 7 jogadores no melhor 11 do campeonato? 13 anos sem ganhar campeonatos,há 7 que não ganhavam uma taça…Se há gente com moral e uma falta de humildade gritante são vocês,nunca vi isto em lado nenhum sinceramente. É errado dizer que Benfica e Porto têm cada um uns 40% de hipóteses de ser campeão? O bi-campeão nacional e uma equipa que tem jogadores a ganharam 2 milhões por ano e que compra jogadores de 20M? Que ofensa enorme dizer que o Sporting tem menos hipóteses do que os outros de ganhar,se calhar o Atlético de Madrid também era favorito quando foi campeão…
Tomas W
Ricard
Vocês na Taça ganharam a quem da I divisão? Ahh ao poderoso Moreirense
Quem é que eliminou o Benfica na Taça?
Aahhh pois, foi o fraquíssimo Braga
El Matador
Adoro ler este tipo de comentários, o Ricardo retratana perfeição a típica arrogância Benfiquista…mas será que alguém se lembra do que era o Benfica antes do Jesus?
Ricardo Ricard
Fomos eliminados pelo Braga sim,e o que tem? Isso invalida que o Sporting tenha ganho a clubes fracos e levou o jogo a prolongamento com uma sorte descomunal no minuto 93?
El Matador…Essa é para rir não é? Que idade tens? 13,14?
O que tem o Jesus a ver com a conversa? O Jesus saiu mas os troféus ficaram lá,o Benfica é campeão,bi-campeão e ganhou 3 campeonatos nos últimos 6 anos,uma taça de Portugal,uma supertaça e 6 taças da liga nas ultimas 7 edições além de duas finais europeias e o Sporting? O Sporting nos últimos 15 jogos com o Benfica tem uma vitoria e dez derrotas!! E ainda vens para aqui de peito feito como se o Sporting metesse medo a alguém nos últimos anos,cheio de moral como se ganhassem ou lutassem por alguma coisa e ainda chamas arrogante a quem tem algo para justificar que a tua arrogância é a mesma de outras épocas e não tem ponta por onde se pegue? Ganharam uma Taça, epah…parabéns,o Guimarães também ganhou.
Anónimo
A ser verdade é uma excelente notícia para os adeptos do Benfica e do Sporting. Há muitos anos que se sabe que Casillas é um dos problemas do balneário do Real Madrid e apenas José Mourinho teve a coragem necessária (apesar de não ter sido apoiado) para o colocar no seu devido lugar. É um guarda-redes que nada de novo oferece ao Porto. Por exemplo, Helton desempenha (e muito melhor) um eventual destaque que queiram dar a Casillas, que está longe de ser o guarda-redes que foi.
Pode ter impacto mediático mas acredito que será apenas mais uma dor de cabeça para o balneário do Porto. A qualidade que vem acrescentar, em relação ao que já existe, é nenhuma.
Bruno S.
Luis La Liga
Seria um prémio justo para Casillas depois de ter ganho tudo pelo Real várias vezes e depois de tudo o que deu ao Real. Quanto ao Porto é uma grande aquisição. GR de luxo.
Luís M.
Seria uma óptima mais valia para a nossa liga.
A confirmar-se, no entanto, não me parece que vá melhorar significativamente as opções do Porto. De há uns anos para cá, quando em forma, acho o Helton bastante superior.
Como tal, e como adepto de um clube rival, que seja bem vindo.
João Tempera
Primeiro o Casimiro e agora o Casillas. O Florentino Pérez ficou mesmo ressentido com o Benfica por causa do negócio do Garay…
João Tempera
Anónimo
Incrível que neste país tudo gira à volta do Benfica.
Fausto
Manuel
Isso é mentira e podem continuar a mentir que isso não se torna verdade. Já perguntam isso ao Florentino e ele desmentiu-o!
E o que tem a vinda do Casillas para o Porto a ver com o Benfica? Será porque o Porto está a copiar, mais uma vez, o Benfica quando este contratou um guarda redes veterano que por acaso até é melhor, Julio César? Depois do Museu e da TV…
Agora só falta ao Porto criar também uma Fundação.
H Soares
Manuel,
Como é lógico, o Fiorentino não ia dizer que estava azedo com o Benfica. Para que é que o Real Madrid precisa de meia dúzia de milhões? Mas que a coisa já esteve bem mais doce, já esteve.
Julio César melhor que Casillas? Um renasceu das cinzas, outro está morto. Vejamos o futuro.
luis bcn
Manuel
O Maritimo foi a primeira equipa portuguesa a ter um canal,
Segundo o benfica está longe de ser o primeiro clube a ter um museu, alias o do Sporing (para não ir mais longe) abriu portas…9 anos antes do do benfica…
Manuel
Ah, já percebi. Agora é o Florentino que "naturalmente" não podia dizer que estava azedo com o Benfica.
Mas se ele não podia dizer isso onde foram buscar essa que o RM estava zangado com o Benfica? Isso foi mais uma peta inventada em blogues azuis. Eu sigo de perto o que se passa e até sei de onde veio isso.
Assim como sei quem plantou a notícia no AS em Espanha que o RM pagava todos os custos da transferência do Danilo atingindo esta o valor de 39,5M. Imaginem!
Der Mann
Queres comparar o canal do Maritimo com os canais de club do Sporting e Benfica?
António Vilares
Alguém que pague umas aulas de Gestão aos elementos da estrutura do Real Madrid… até faz confusão como é que pessoas nesta dimensão conseguem ser tão maus do ponto de vista negocial!
Quanto ao Casillas, a ingressar no FC Porto irá catapultar o clube, em termos de brand, para as bocas do mundo! Estamos a falar do capitão de largos anos do Real Madrid, do titular, injustamente na minha opinião, da selecção espanhola e do vencedor dos maiores títulos europeus e munidas. Lopetegui, mais uma vez, a ter muita unha no negócio e contratar mais um jogador que conhece bem.
Desportivamente, Hélton dá todas as garantias e deveria ser o titular esta época. Como tal a vinda de Iker Casillas, em termos desportivos, não era de todo uma necessidade sequer.
Vamos ver se confirmar a transferência, não acredito muito nisso.
MosqueteiroSLB
E do nada, Portugal passa a ter 2 guarda-redes que em alturas da sua carreira foram os melhores do mundo… wow!
Certamente isto trará visibilidade para o Porto.
Sempre defendi Casillas e acho que é um grande guarda-redes, e ar novo fazia-lhe bem.
Agora, fica a questão, sobre como está Casillas se em fase descendente da carreira e apenas isso, ou se mesmo estando nessa fase ainda consegue ser um guarda-redes decisivo (tipo Júlio César).
Ace-XXI
Acredito na noticia mas só se houver contrapartidas, porque nao faz qqr sentido o real pagar para ele vir para o Porto.
Seria uma contratação bombástica e uma excelente montra para o Porto e para o futebol português! Sem duvida a maior contratação desde Schmeichel
Anónimo
O Real fez isso com o Saviola, pagou-lhe a diferença toda do ordenado que recebia no Real em relação àquele que foi receber no Benfica.
JD
Ricardo Ricard
Deves ter parado no tempo desde que o Schemeichel veio para o Sporting e acordaste agora.
Gonçalo
Ricardo, então diz lá uma contratação melhor que a do Schemeichel.
Rui
ok, pode ter o impacto positivo do ponto de vista do marketing.
Mas, de resto é mau, muito MAU!
Casillas é um GR acabado para o mais alto nível, um profissional sem ambição, habituado a ter uma excelente imprensa (é endeusado desde 2010) e a jogar por decreto. Ele nunca precisou de treinar muito para ganhar a titularidade. Tinha reflexos do outro mundo (que foi perdendo com o tempo) que hoje já não tem…
Isto para não falar em mais um jogador pago principescamente sem o justificar.
Isto não é o Porto. Continuamos a servir meia-duzia de accionistas, que só querem encher o bolso. O clube cada vez mais se afasta das pessoas e passa a ser um entreposto comercial, tendo relações com parceiros muito duvidosos…
Pinto da Costa cada vez menos manda e mais delega (em quem não devia). Tem sido assim desde há uns anos e isso tem-se notado cada vez mais. Caminhamos a passos largos para o abismo…
Em suma, continuamos no mau caminho…
Anónimo
Mau e acabado estilo Julio Cesar que acabou de ser o melhor GR do último campeonato? E que por acaso até tem mais 2 anos que o Casillas…
Eu preferia o Moya pois poderia vir com outro tipo de motivação, mas não me atrevo a dizer que o Casillas é má aposta. É claramente melhor que qualquer um do plantel e parece-me uma boa solução pois espero que a curto prazo o Gudino seja aposta.
Pedro R
Rui
como é que é claramente melhor que Helton?
* Não sabe sair (das raras vezes que sai isso nota-se), e apenas fica debaixo da barra….
* Não transmite segurança à defesa
* Não joga bem com os pés (ainda menos que Fabiano)
e, o mais importante (foi o suporte da sua grande carreira), já não tem os enormes reflexos!
Isto aliado ao facto de já não ser um jogador com ambição de triunfar e habituado a jogar por decreto…
O único lado bom é mesmo o marketing à volta disto.
Diogo Meira
A quem diga que o novo patrocínio do porto será a marca chinesa hawei só que o porto teria de fazer alguma contratação sonante para ter a visualização necessária na china.
Melhor que casillhas só mesmo cr7 ou messi :)
H Soares
Uma ideia que ganha força, até pelo facto de ainda não existir patrocinador ainda.
Vítor Cerqueira
Bem, o Julio Cesar e' hoje um guarda-redes com confianca renovada. O campeonato portugues podera ter um efeito semelhante no Casillas.
Honestamente nunca gostei dele e – como benfiquista – nao me assusta nada. O Helton nao lhe deve nada e ja' e' muito respeitado no balneario.
Ricardo Ricard
O Julio Cesar e o Casillas são mais parecidos na idade do que em outra coisa. O percusso futebolístico deles é exactamente o contrário, o Casillas tinha muita qualidade quando era mais novo,estagnou cedo e foi piorando com o tempo,há muitos anos que Casillas não é um guarda-redes de topo e sofre frangos atrás de frangos,ou tem erros graves de posicionamento,teve a sorte de jogar com bons defesas e de ter a maioria dos adeptos e da imprensa por trás dele. Mas como quem sabe nunca esquece…De vez em quando faz grandes defesas!
Julio Cesar aparece já um pouco tarde e por exemplo só em 2007 é que ganha a titularidade do Brasil, só veio para a Europa com 25 anos e só a partir dai começa a dar espectaculo no Inter com aquele ano maravilhoso em que ganha a Champions,o QPR foi um erro e depois o Toronto ainda pior,não esquecer a lesão que tem aos anos nas costas. Nunca foi um guarda redes de frangos mas também os deu como é obvio.
solidsnake274
Para quê esta contratação? Para dizerem que têm dinheiro? por favor. Eles não precisam do Casillas, têm um excelente guarda-redes no Helton, assim como veterano e capitão que transmite toda a segurança à equipa. Arrisco-me a dizer que trazer o Casillas não vai ser um upgrade de maneira nenhuma.
Tomas
Mas o Real tem alguma noçao dos negocios que faz ? 1º empresta um jogador e depois paga por ele, agora quer pagar o salario a um jogador que irá vender, depois paga balurdios por jogadores mediocres ou balurdios por jogadores bons mas para Marketing.
Mas este negocio nao tem logica nenhum, entao o Casillas assinava 4 anos pelo Porto por exemplo e o Real é que pagava o salario todo ? Assim venha o Ronaldo e Bale tambem.
Eduardo Faria
Não é nada disso que se fala. O que se fala é o RM pagar a diferença entre o ordenado do FCP e o ordenado que aufere atualmente no RM durante os dois anos que lhe restavam de contrato com o RM!
Vítor Cerqueira
Quanto 'a capacidade negocial do RM – a confirmar-se o negocio – o LFV poderia oferecer o Nelson Oliveira pelo F.Coentrao mais uns trocos. Nao custa tentar :))
João Lains
Quando o Júlio César chegou ao Benfica, estava mais confiante. Apesar de o não ter acompanhado ao serviço do Toronto, tinha se exibido a um nível altíssimo na Taça das Confederações e no Mundial não há nada que lhe possam apontar. Agora Casillas, apesar de possuir um palmares vastíssimo, já foi assombrado com muitos fantasmas e por exemplo eu ainda não os esqueci. Prefiro o Hélton. Denota-se logo a confiança que ele transmite aos companheiros da defesa.
Awesome_Mark
E as bombas não param de explodir. Isto parece tão improvável que vou manter-me cético da mesma forma de quando surgiram as primeiras notícias de Jesus no Sporting, e apenas acreditarei após a oficialização. A confirmar-se, Pinto da Costa prova novamente que velhos são os trapos e ainda não perdeu os seus infalíveis poderes de negociação. Já o Real continua a brincar aos milhões quando vai pagar a um guarda-redes que não joga no clube quando poderia perfeitamente tirar lucro com uma boa venda. O estranho é a demora na apresentação de De Gea como reforço para a baliza.
JTMatos
Para mim, o Casillas foi o melhor guarda-redes da ultima década.. Infelizmente , na minha opinião, o tempo dele já passou e não traz grande coisa a um balneário como o do Porto.
DS
Como portista ainda estou a tentar assimilar isto tudo… Mas vou tentar ser racional…
Primeiro de tudo, não sabemos o preço, por isso é logo difícil avaliar a 100% a contratação. Mas, se for o Real Madrid a pagar o ordenado… O risco é muito curto.
Quanto a vantagens vejo as seguintes:
-Jogador de reputação mundial, o que implica maior reconhecimento a nível mundial também da marca "Porto" e até da Liga Portuguesa. O que poderá gerar maiores receitas em vários campos. Algo positivo.
-Jogador habituado a vencer, e muito! E também muito experiente. Algo muito positivo. Já que pode transmitir esta vontade de vencer aos restantes colegas e também ser um conselheiro dentro do balneário.
Quanto a desvantagens, vejo as seguintes:
-Jogador em linha descendente. Este no topo dos topos e na época foi criticado regularmente e esteve mal em muitas ocasiões. É claro que a exigência na Liga Portuguesa é muito menor… E até pode ter a vontade de querer melhorar a sua imagem e vir com grande motivação… A ver vamos.
-Havia posições a reforçar prioritárias. É certo que o mercado está longe de terminar, mas esta era uma posição que estávamos bem servidos. Para mim Helton era titular no próximo ano, no entanto as vantagens podem pesar mais que as desvantagens. A ver vamos…
P.S. É por coisas destas que amo o futebol. Surpresas atrás de surpresas. Cada vez mais ansioso pela nova época.
CRF
Para mim será sempre um mau negócio. Casillas é o Ricardo de Espanha, fraquíssimo no jogo aéreo, e tem como ponto forte os reflexos. Se acham jogada de marketing desenganem-se, nem os adeptos do real gostam do Casillas, basta verem a quantidade de jogos que foi assobiado.. Sinceramente acho Helton mais seguro e mais comprometido com a alta competição e o próprio FCP.
Sendo Casillas Blanco de alma e coração dava dó a atitude, ou falta dela, nos últimos anos.
Carlos Rodrigues
Comparar o Casillas ao Ricardo deveria dar prisão, haja noção.
Anónimo
Guarda-redes de grande nível.
Jogada de Marketing brilhante: a mera hipótese já é notícia em todo o mundo. Basta ir às páginas do As e da Marca e ver que é a notícia em destaque. O Porto e o campeonato português vão ganhar imensa visibilidade.
Efeito psicológico na equipa e nos adversários que não se pode menosprezar.
DNC
Peter Prospar
O Casillas tem lugar no Porto ate aos 38 anos. Claramente Top 10 mundial, para nao dizer Top 5, mas ai a concorrencia aperta.
Pedro Barbosa
Helton é superior, Fabiano que foi rodar também é superior, até Gudiño está ali um futuro craque.
Tomás Vieira
De Gea, LLoris, Handanovic, Courtois, Cech, Bravo, Buffon, Julio Cesar, Oblak, Ter Stegen, Leno. Nenhum destes é sentado para Casillas ser titular. Ele já saiu do top de guarda redes à uns aninhos.
Tomás Vieira
PS: Até me esqueci no Neuer lá no meio.
Mah Med
Julio Cesar?
Peter Prospar
Tomás Vieira, há aí opções muito discutíveis… De Gea, Cortouis, Cech, Buffon, Oblack, Ter Stegen e Neuer… estes até dou de barato (uns indiscutíveis, outros nem por isso). Mas depois entra Casillas sem a menor dúvida. E tenho dúvidas que De Gea, Oblack e Ter Stegen sejam claramente superiores.
Anónimo
O Casillas quando era mais novo disfarçava as suas insuficiências técnicas com os seus reflexos, que nesse aspeto sim, era um fora de série. Com o passar dos anos foi perdendo capacidade física e o seu pouco empenho nos treinos fez o resto. É hoje um guarda-redes absolutamente mediano e já estou a ser simpático. A regularidade com que enterra é algo de assustador, a sair será o grande movimento de mercado do Real Madrid para a época que se avizinha.
Rui Sousa
Pedro Pinto
Uma contratação que só trará benefícios ao Porto extra-rendimento desportivo. Casillas é mau GR e usufruía de um estatuto no Real Madrid que dificilmente terá no Porto. Se Ronaldo é assobiado, Casillas merecia ser no mínimo apedrejado!
Naturalmente que um capitão de equipa que manda os adeptos levar no ** e que perdeu a hegemonia de balneário que tinha dificilmente poderá ficar no Real Madrid (ainda para mais com De Gea de malas feitas). Não é GR para uma equipa que ambiciona algo mais do que o top 3, como por exemplo o Arsenal de que tanto se falava.
Vem para o Porto ganhar bem, fazer valer-se do CV que tem, vender umas t-shirts e projectar o nome do clube. Dentro de campo duvido que traga alguma mais-valia.
Rúben Gomes
Fico chateado por uma razão: vai deixar de ser guarda redes do Real. Se é que me entendem…
Pedro B
Like! Por um lado tenho pena que o Real vá ter um GR de qualidade a parti de agora… Por outro fico contente que venha defender as redes do Porto, como Benfiquista claro…
SC
Como eu te percebo. Casillas devia ter lugar cativo no plantel do Real, vou sentir falta de um Real com o balneario completamente minado. Sérgio Ramos, se estiveres a ler isto: por favor fica no Real, o Barça precisa de ti!
Rúben Gomes
Pedro, nem mais. De Gea é outro nivel. GR fantastico, que vai garantir 10/+ pontos ao Real . Quanto ao Casillas, não me mete medo, com todo o respeito.
SC, é mesmo. Fica, Ramos!!
Kafka I
Subscrevo
Camões
Se o Real Madrid me pagar, não me importo de passear a Sara Carbonero enquanto ele joga.
Anónimo
Declaração de interesses: não gosto do Casillas. Todavia a confirmar-se pode ser uma excelente contratação. Casillas acomodou-se ao estatuto e já não tem nível pra um real. certo. Mas a exigência na nossa liga é muito mais baixa, e Casillas pode aportar ao plantel do porto experiência e saber ao mais alto nível. Além disso será uma voz mais que respeitada no comando da defesa. Serve perfeitamente aqui pra Portugal. Tirando o júlio césar não tem competição. mesmo esta versão displicente do casillas é muito melhor do que o rui patrício.
além disso é uma excelente jogada do porto em termos de marketing e projecção de imagem. Depois da contratação de imbula … vindo casillas … e se conseguirem ir buscar o mitrovic … tiro (já tirei) o meu chapéu ao Porto.
Pedro
João Dias
Não acredito em nada disto. Tinha lá o Porto dinheiro para pagar os vencimentos do homem…
Acho que a sair será para os Estados Unidos ou Austrálias desta vida…
Fabio
Leu a noticia, diz lá claramente que o Real tem a intençao de por o resto do salario que faltar.
Por exemplo o Porto se desse 1Milhao o Real iria por 5Milhoes, a intençao do Porto até é que o Real pague tudo.
Anónimo
Fabio e assina só por um ano? Nos outros anos paga o Porto os 7,5M? É um abuso para o Porto.
JD
Fabio
Eu nao disse que ele assinava por 1 ou 20 anos, esta la na noticia que o Real paga o ordenado que faltar durante a duraçao do contrato pode ser 1 ano, como 3/4/5.
Kacal I
Em termos de impacto no futebol português, marketing e experiência como GR mais saber o que é conquistar títulos, aí até seria um excelente reforço e uma grande mais-valia (se o Real suportar o salário também não há problema em termos financeiros), no entanto em termos desportivos vai a caminho dos 34 anos e já não é o que era, até prefiro ficar com o Helton que é da casa, "enche" mais a baliza e no jogo de pés é superior, não é um "upgrade" e portanto prefiro ficar como estamos, prefiro o Moyà porque perde noutros aspectos mas desportivamente é mais novo e seria uma mais-valia dentro do campo.
Ninja
A confirmar-se não faz sentido Helton ficar.
A entrevista que deu ao jogo mostrou alguma clivagem com Lopetegui… Não me admirava que esteja a limpar o balneário já foi Fabiano, Maicon vai pelo mesmo caminho e falta Hélton agora.
Todos jogadores que suscitaram duvidas quanto ao discernimento do treinador, Lopetegui é claramente fã de Machiavelli.
Anónimo
Acabou de renovar por um ano e vai embora? Mas que sentido é que isso faz? Mais, em termos de balneário é preferível sem dúvida nenhuma o Hélton ao Casillas, que é conhecido por não causar bom balneário.
JD
Anónimo
Parece que já estou a ver o Tozé Marreco a marcar golos ao Casillas…
Paulo Lopes.
Gulev
Será que o Alex Sandro entra na equação?
DS
É o meu único medo.
Anónimo
Se o Casillas tivesse começado a carreira no Zaragoza, teria acabado no Rayo Vallecano.
Ou seja, ninguém daria por ele.
João Pedro
luis bcn
Eu conheço um que andou pelo Zaragoza, que custou uma fortuna, e que foi vendido 2 vezes, e a maioria das vezes também ninguém o via a jogar.
Anónimo
Dar mais visibilidade ao campeonato português?..A sério, mesmo?
Casillas vai cair no esqueciemnto, e na selecção de Espanha nunca mais calça.
Pedro Soares
Nuno Pereira
Volto a colocar esta questão: e se o Porto fica outra vez a arder como na última época? Já está a renovar praticamente a equipa toda. Já são imensas contratações. Toneladas de milhões por jogadores, milhões em salários. E se ficar a arder? Vai outra vez estourar milhões e milhões em jogadores na próxima época? E não, não estou preocupado com os outros clubes. Apenas estou curioso para ver uma época em que o Porto investe outra vez milhões e o Sporting com o melhor treinador a treinar em Portugal. No meio disto tudo, quem está extremamente calmo é o meu Benfica.
Cumps
luis bcn
Em termos económicos o Porto ou Benfica ganhar o campeonato ou ficar em segundo pode dar quase ao mesmo (depende um pouco mas não muda muito). O que pode gerar é receitas em merchandise e em bilheteira o que vale menos do que vender um carlos eduardo ou um Eder Luis.
Chegar aos oitavos da champions é 3/4 vezes mais importante em termos económicos do que ser campeão.
Pedritxo
O mercado esta mesmo de loucos, e ate mais para os nossos lados.
Casillas tem um estatuto dentro do futebol muito grande e o seu ingresso no Porto, iria permitir as gentes de fora,olhar de outra forma para Portugal, trazendo mais visibilidade.
Em termos desportivos, quando ha Helton seria desnecessaria esta contrataçao, ate porque Helton ja tem uma certa idade, estatuto dentro do clube, notou-se na parte final da temporada a confiança que havia nele e mostra ser um grande profissional.
Helton nao merece ir mais 1 ano para o banco, merece se compremeter bastante, fora disso nao.
Diogo Palma
Eu nunca gostei do Casillas, para mim como adepto do Real sempre foi um sofrimento ver este homem na baliza (meu rico Diego López!!!).
Se o Casillas tivesse começado a sua carreira num clube "pequeno" teria passado despercebido mas teve a sorte de ser aposta do Real (como o Patrício no Sporting) e de fazer parte de uma grande geração espanhola que ganhou tudo o que havia para ganhar em termos coletivos.
Não comparem a eventual ida do Casillas para o Porto com a ida do Peter Schmeichel para o Sporting … o dinamarquês desportivamente foi muitíssimo melhor e mais completo que o espanhol.
Anónimo
Sou sportinguista e isto é muito simples: enorme contratação para o FC Porto, sobretudo pelo mediatismo e pela confiança que empresta à equipa. Já não é o o mesmo jogador mas ainda assim se é titular no Real Madrid e na selecção penso que não há dúvidas da sua qualidade. Além disso saindo do ambiente pesado que tem vivido nos últimos tempos, começando com Mourinho, pode bem conseguir aproximar-se do que era.
A confirmar-se esta contratação estamos a falar de algo que nem é se quer discutível: maior (não melhor) contratação de sempre do futebol portugûes e o maior nome a actuar no nosso campeonato a par de Eusébio, Figo e Ronaldo.
Bernardo Luz Clara
Anónimo
Maior nome que Peter Schmeichel?
Ou não percebe nada de futebol o nunca viu o Dinamarquês jogar.
E isto para não falar de outros nomes que cá jogaram que metem esse Casillas a um canto.
Jorge Pereira
Anónimo
Jorge Pereira, poderia acrescentar Schmeichel a estes nomes de facto. Ainda assim Casillas conquistou mais distinções como melhor do mundo e esteve mais tempo no topo. E não vamos comparar os moldes das contratações. Casillas podia ter ido para outro grande clube. Schmeichel naquela época não. Casillas esteve uma vida inteira ao serviço do Real e da selecção espanhola. Estamos a falar do futebolista mais influente popular de sempre em Espanha ( não actualmente, é verdade) e que quando sai do seu país é para jogar no FC Porto. Eu sei que causa transtorno a muita gente, mas isto é épico
Bernardo Luz Clara
luis bcn
Jorge Pereira
Em termos de nome, casillas é superior a Schmeichel…já ganhou tudo, inclusive foi vital na vitória no mundial…apesar de eu até achar Schmeichel superior (também dava uns frangos), não significa que tenha mais nome…não tem.
Stalley VM
Bem se isto for verdade, é uma verdadeira "bomba".
Casillas, apesar de já não ser aquele guarda redes de top, em Portugal a par de Julio César era o melhor redes a actuar na nossa liga, sem dúvida nenhuma.
Entre Helton e Casillas, escolheria Casillas.
Agora o Real Madrid a negociar é tão mau, então o Porto paga o que puder e o Real Madrid paga o resto e ao que parece o Porto não quer é pagar nada, bem qualquer das hipóteses é um excelente negócio/reforço para o Porto.
SL!
Vermelho
Mesmo não sendo aquele GR que já foi, e não falando da parte financeira ou desportiva pessoal do FCPorto, acho que isto poderá trazer outra visibilidade ao nosso campeonato. Primeiro J.César, agora Casillas mais a quantidade de bons jogadores que têm vindo comprar cá, esperemos que o campeonato tenha um "crescimento de visibilidade" e que os responsáveis pela Liga consigam também acompanhar esse crescimento/qualidade.
SCP SEMPRE-28
Enquanto não se concretizar é mais uma noticia para vender jornais. Mas o que está a me preocupar é o meu Sporting. Até agora não conseguimos contratar ninguém.Claramente há dificuldades financeiras para fechar negócios, por isso me pergunto onde é que foram buscar a ideia de que vai começar nova época se jogadores acessíveis não temos possibilidades de os contratar? o tempo urge. Jesus já disse ontem que é preciso de 3 a 5 reforços de verdade.
Joao Souto
Para além das dificuldades financeiras que o nosso clube tem e são públicas, temos de ver que o Sporting já não tem o nome que tinha e tirando rojo não colocou mais nenhum jogador num clube top mundial, fica mais difícil atrair jogadores
Guilherme Silva
Não consigo mesmo entender certos comentários. Já por aqui li que até Fabiano e Gudiño dão mais garantias que Casillas! Mas está tudo louco? Eu que nunca fui grande fã do espanhol, fico contentíssimo se ele vier. E claro que o quero ver a titular. Pode já não ser redes para Madrid, mas contextualizando a sua situação é perfeitamente normal uma quebra de rendimento. Aqui será diferente, confio. Grande grande reforço que me apanhou completamente de surpresa.
Flávio Trindade
A acontecer seria a contratação bomba do defeso.
Casillas poderá pretender, à semelhança de Nani, jogar numa Liga de menor mediatismo, onde poderá ser uma estrela incontestável e onde poderá baixar significativamente a pressão mediática sobre si.
Isto a juntar à sua nacionalidade, seria quase um bónus orgásmico para Lopetegui!
De resto tudo depende de qual Casillas veriamos no Dragão.
Se o Casillas frágil psicologicamente das últimas épocas em Madrid, ou a melhor versão do espanhol (e aí o Porto resolveria definitivamente os seus problemas na baliza).
Seja como for esta notícia só será credível após o Real assegurar De Gea, o que não parece ser tarefa fácil.
Leonel Garcia
Grande movimentação do FCP , excelente guarda redes apesar de ter cometido alguns erros durante a época , sempre será uma excelência para quem viu jogar RM . Para quem diz que helton é melhor acho uma falta de respeito , estamos a falar de uma pessoa que defrontou melhores do mundo , jogou durante anos futebol de alta qualidade e nível