Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

CATARSES 4 – Gianni Emirino saindo do armário

De todas as alarvidades ditas por Gianni Infantino na véspera do pontapé de saída do Mundial, a maior foi ter-se considerado um “trabalhador migrante”, embora tecnicamente seja, até, menos hipócrita do que dizer-se “gay” ou “árabe” ou queixar-se de ter sido discriminado quando era um suissinho de sardas e cabelo ruivo, sujeito a “bullying” num miserável cantão helvético.

Como diz o outro, aquilo foi gozar com quem trabalha. Foi gozar com quem morreu.

Contra-argumentar citando outro evento com supostas semelhanças, o chamado “whataboutismo”, é uma praga dos nossos dias, nascida da intolerância das redes sociais, mas ninguém esperaria que um líder, na posição esmagadora de presidente da FIFA, tivesse de servir-se de tamanha incongruência para justificar o seu soldo multimilionário.

Ou entrou em “burnout” ou está mesmo desesperado, para encenar uma saída do armário tão dramática e desrespeitosa.

Esmagado pela censura dos críticos “ocidentais”, inventou que os europeus têm uma dívida milenar em relação ao Médio Oriente, alinhando ideologicamente no “lobby” dos envergonhados da História. Pela lógica deste manga de alpaca suíço, só daqui a 3.000 anos seria plausível censurar os crimes do Comité Organizador do Mundial de 2022.

Mas, a que “ocidente” pertencem a Índia, o Paquistão, o Nepal, o Bangladesh, onde os negreiros do Catar recrutaram a maioria dos escravos dos estádios, milhares dos quais morreram numa das obras civis mais sangrentas, em proporção, desde a construção da Muralha da China?

Infantino vai, a partir de hoje, mostrar-se nos púlpitos dos coliseus do Catar no seu trono de “Emirino”, adjunto do Sheik al-Thani, com o funcionário de estimação pela trela, distribuindo salamaleques e oxalás, a troco de votos futuros, pela cáfila de dirigentes regionais e nacionais na fila do beija-mão que suporta o mais perverso regime desportivo do Mundo, a dinastia de Havelange, Blatter e toda a camarilha da FIFA.

A partir de hoje, vão os nababos degustar o chazinho nas tribunas enquanto os gladiadores dos tempos modernos tentam respirar e sobreviver no meio do deserto a justas esgotantes que, só por acção do ar condicionado, não terão as consequências dramáticas das pelejas medievais.

Não, Gianni, nestas últimas horas em que é autorizado não falar exclusivamente de futebol, asseguro-lhe: não haverá festa que lave o rasto de sangue e corrupção em que assenta o seu poder de vassalo.

João Querido Manha

31 Comentários

  • Amigos e bola
    Posted Novembro 20, 2022 at 9:44 am

    Sejamos sinceros, escandalizamo-nos com o Qatar e por cá não ligamos puto ao que se passa cá no burgo, como em Odemira.

    Em relação ao LGBT, simplesmente é uma questão religiosa, que temos de respeitar. Se para nós é um escândalo que a homossexualidade seja um crime, para eles é um escândalo que deixemos que eles se casem. São culturas. Temos de respeitar a cultura dos povos e não só quando nos convém.

    • Dario Nunes
      Posted Novembro 20, 2022 at 12:09 pm

      Se fosses LGBT não pensavas assim.

      • Amigos e bola
        Posted Novembro 20, 2022 at 1:01 pm

        O erro é olharmos para o mundo inteiro numa perspectiva Ocidental, como se todo o mundo tivesse que ter os mesmos valores que nós.

        • maZe
          Posted Novembro 20, 2022 at 2:48 pm

          Os valores que incluem não matar ninguém por causa da sua orientação sexual? Sim, todo o mundo devia partilhar desses valores. É uma questão religiosa para quem é seguidor dessa religião. Quem não é, deveria poder fazer o que bem entende com o seu corpo sem estar sujeito a práticas animalescas como apedrejamento ou pior.

          Mas posto isto, quem não concorda nem devia lá meter os pés, e aí é que está o problema. Toda a gente critica mas ninguém vai perder um jogo.

        • Rosso
          Posted Novembro 21, 2022 at 1:28 am

          O futebol também é uma criação da cultura ocidental. Se queres levar isso a fundo, então o Qatar também não devia aceitar um evento mundial desta terrível e “hipócrita” cultura ocidental. Se aceita, então que se guie pelos valores por que a FIFA apregoa, os tais “Respect” e coisas afins.

    • lipe
      Posted Novembro 20, 2022 at 1:16 pm

      Ninguém disse que não se devia respeitar, só se gostava de ver um pouco mais de coerência da parte da FIFA, que passa a vida a martelar nas pessoas que se deve respeitar as diferenças e não sei quê, em Junho é bandeiras do arco-íris por todo o lado, mas quando é para atribuir grandes competições países como a Rússia ou o Qatar são amigalhaços e devemos respeitar.

      Não é intolerância cultural da parte do Ocidente, é desgaste em relação à corrupção e hipocrisia de uma organização mafiosa que infelizmente é reguladora do produto cultural mais valioso e popular à face da terra.

    • Christian "Chucho" Benítez
      Posted Novembro 20, 2022 at 3:12 pm

      Concordo com o teu comentário. Mas permite-me só acrescentar uma coisa ao teu comentário: aqueles que acusam de racismo e xenofobia o Qatar, estão a ser precisamente isso mesmo que acusam o Qatar: racistas e xenófobos.

      • lipe
        Posted Novembro 20, 2022 at 3:25 pm

        Apontar o dedo ao Qatar pela forma como sistematicamente violam direitos humanos é racismo e xenofobia?

        • Christian "Chucho" Benítez
          Posted Novembro 20, 2022 at 3:32 pm

          E é só o Qatar que viola os direitos humanos? O que se passou cá no burgo, em Odemira, com os migrantes escravizados também não violação dos direitos humanos? Ou como é em Portugal, e não no Qatar, já está tudo bem, não se passa nada?

          Hipocrisia dos dois lados.

          • lipe
            Posted Novembro 20, 2022 at 4:43 pm

            Logicamente não é só o Qatar, mas viola-os consideravelmente mais que muitos países, Portugal inclusive.

        • Amigos e bola
          Posted Novembro 20, 2022 at 3:35 pm

          Para eles não é violação de direitos humanos, simples. Chega de olhar para o mundo com essa superioridade moral ocidental.

          • lipe
            Posted Novembro 20, 2022 at 4:42 pm

            É a tua opinião. Respeito, mas não concordo.
            E para além disso estás errado, uma vez que o Qatar assinou e ratificou: o Pacto Internacional dos Direitos Civis e Políticos; o Pacto Internacional dos Direitos Económicos, Sociais e Culturais; a Convenção sobre a eliminação de todas as formas de discriminação contra as mulheres; e a Convenção Internacional sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial.
            Ou seja, formalmente, eles próprios aderem à “superioridade moral do Ocidente”, simplesmente não a praticam.

      • David
        Posted Novembro 20, 2022 at 3:28 pm

        Ai é? Então explica lá essa tua lógica sensacional, estou curioso.

        É que o Qatar é efetivamente um regime xenófobo, se não te chegar o tratamento dos trabalhadores que construíram o Mundial, não há mesmo nada a fazer.

        Aparentemente por apontar as condições criminosas que o Qatar proporcionou aos milhares de trabalhadores que participaram na construção de infraestruturas para este Mundial faz dos críticos, racistas (?) e xenófobos (?)

        Certo….

        • Amigos e bola
          Posted Novembro 20, 2022 at 8:33 pm

          As roupas que usas foram produzidas onde e em que condições?

          • maZe
            Posted Novembro 20, 2022 at 10:01 pm

            Ah espera, afinal está tudo bem porque compramos roupas feitas na China. Como há hipocrisia por todo o lado, não vale a pena criticar nada. Boa mentalidade.

            Se calhar devias pensar que, hoje em dia, para o cidadão ocidental comum é praticamente impossível viver sem comprar um têxtil, alimento ou aparelho electrónico que tenha sido produzido em condições eticamente sãs. Muitos de nós nascemos inseridos numa sociedade que funciona desta forma mas não significa que concordemos ou que alguns não tentem mesmo mudar as coisas, seja através do voto ou de outra forma qualquer.

            Certamente não é ao vires aqui despejar a tua superioridade intelectual (disfarçada de moral) que vais mudar o que quer que seja. Prefiro pessoas que expressem o seu desagrado face às injustiças do que essa mentalidade que prefere invalidar todos os argumentos com base no “nós também fazemos”.

            Para ti, toda esta situação só era criticável se vivessemos numa sociedade imaculada em que tudo o que consumimos tem origens puras. Infelizmente não é assim e todos devíamos lutar pela mudança. Mas isso não significa que as maiores barbaridades cometidas nestes países sejam aceitáveis. O que estás aqui a dizer é tão básico como “tudo é criticável, logo não existe moralidade”. Se um dia viajares com a tua mulher/namorada para um país destes e forem os dois presos e espancados porque ela tem o cabelo à mostra, não te podes queixar porque afinal de contas estavas a usar uns ténis da Nike. Boa lógica.

  • Bukowski
    Posted Novembro 20, 2022 at 10:41 am

    Tens razão e não tens. Há coisas que não têm que ser respeitadas. Vamos todos fechar os olhos à situação das mulheres no Irão por exemplo porque é a cultura deles? Não não vamos!!

    Isto não é uma questão de ser quando nos convém, é uma questão de ser inteligentes e saber distinguir as coisas.

    E sim, o que se passa em Odemira é vergonhoso.

    • Amigos e bola
      Posted Novembro 20, 2022 at 10:47 am

      Ok, tem de haver diversidade cultural mas só quando o Ocidente concorda com essas diferenças. Está certo.

      • Bukowski
        Posted Novembro 20, 2022 at 11:39 am

        Claro, vamos chamar a mulheres apedrejadas até à morte por terem relações sexuais fora do casamento ou que são espancadas porque não querem usar uma burka, diferenças culturais e não atrasos culturais. Acho que sim. Está certo

      • Bukowski
        Posted Novembro 20, 2022 at 11:41 am

        Homens e mulheres terem diferentes direitos também são diferenças culturais. Está certo. Enfim.

      • Bukowski
        Posted Novembro 20, 2022 at 11:48 am

        Diversidade cultural é diferente de descriminação e igualdade de direitos.

      • Zpteixeira
        Posted Novembro 21, 2022 at 5:55 pm

        Tem que haver respeito pela diversidade cultural quando a diversidade cultural não impinge prejuízo das liberdades individuais. Parece-me que condenar lapidações, chicoteamentos, amputações ou prisões para mulheres que ouvem música ou serem homesexuais não é muito polémico ou é? Não é óbvio onde os limites estão? Não há problema nenhum em vestirem-se como quiserem, ou em rezarem 7 x por dia, ou em fazerem jejum um mês por ano. Mas se calhar limitarem o que os outros querem ser ou fazer já está fora do que é aceitável. Não é assim tão difícil

  • Nickles
    Posted Novembro 20, 2022 at 12:22 pm

    A verdade é que está tudo contra isto, mas andam lá todos batidinhos. Ninguém rejeitou ir ao mundial, em vez disso acham que vestir uma braçadeira colorida faz o trabalho. Mas já estamos habituados à hipocrisia de quem luta por estas causas, que é fazer tudo por elas desde que isso não lhes afecte minimamente na vida. Isto está mais ou menos ao nível Catarina Furtado e a situação no Irão.

    Pelo menos o Lloris teve a decência de não ser hipócrita.

    • lipe
      Posted Novembro 20, 2022 at 1:20 pm

      Não consigo censurar muito os jogadores, são quem menos culpa tem e infelizmente são os mais “usados” nisto tudo, porque acabam por dar a cara (ou os pés, como quiseres).
      O Mundial só acontece de 4 em 4 anos e para muitos deles poder participar é um ponto alto de uma carreira que acaba aos 30 e muitos, a correr bem.
      Muitos dos que vão ainda andavam na escola quando o Qatar foi escolhido para acolher o Mundial, a culpa não é deles. Aponte-se o dedo à FIFA, aos homens que deixaram isto acontecer, e a todos os que nos últimos DOZE ANOS sabiam o que se estava a passar e nada disseram.

      • Nickles
        Posted Novembro 20, 2022 at 3:11 pm

        Eu não aponto o dedo aos jogadores. No meu comentário até elogio a postura do Lloris.
        Agora os jogadores/dirigentes/influenciadores não sejam hipócritas ao fazerem barulho que condenam isto tudo e mais não sei o quê, mas depois participam neste espectáculo ao irem ao Qatar. Por exemplo o Kane é um hipócrita de todo o tamanho, já que quer mostrar que está contra isto usando a braçadeira LGBT, mas ao mesmo tempo está todo contente a participar no Mundial. Se ele condenasse isto a sério, simplesmente recusava-se a ir ao Qatar, explicando o porquê de não ir.

  • maZe
    Posted Novembro 20, 2022 at 2:53 pm

    Texto perfeito. Surreal como este indivíduo varre para o lado toda esta vergonha com o argumento de que a Europa fez não sei o quê há 400 anos. Nada disso invalida a atrocidade do presente. Ainda para mais, o tráfico de escravos também foi perpetrado na Ásia, no Médio Oriente e em África, o que torna toda esta intervenção ainda mais estúpida.

    • Amigos e bola
      Posted Novembro 20, 2022 at 3:34 pm

      Quais atrocidades? As que há no Catar? Em que é que são diferentes das de Odemira?

      • Bino Costa
        Posted Novembro 20, 2022 at 8:20 pm

        Opá a sério? Tens provas que em Odemira se trabalha 84 horas semanais com 1 folga por mês, passaportes confiscados e com entre 5k a 10k mortes em 10 anos? Não estou aqui a desculpar os exploradores asquerosos do Alentejo, mas não compares por favor.
        Fala o Querido Manha em whataboutism e aparece logo isto.

      • maZe
        Posted Novembro 20, 2022 at 9:38 pm

        Mas o que é que Odemira tem a ver com isto? Se lá se passam coisas deste género, então como é óbvio também são reprováveis. Qual o objectivo do teu comentário? Queres que eu diga que se acontece em Odemira então também pode acontecer no Qatar? Digo é que não devia acontecer em lado nenhum!

      • ASerro
        Posted Novembro 22, 2022 at 4:55 am

        Odemira???? Atrocidades??? Mas o que é que tu sabes sobre Odemira para fazeres uma afirmação dessas?? ouviste em algum lado que morreram milhares??? trabalho num empresa agricola com muitas pessoas de diferentes nacionalidades, nepal, india, bangladesh, brasil, africa e aqui todos tem os meus direitos e beneficios que qualquer portugues, o mesmo salario e o mesmo tratamento, por isso não percebo o que te leva afirmar e a comparar o que se passa no Qatar com o que se passa em Portugal(Odemira). Se eles são explorados e extorquidos, são por pessoas da mesma raça.. Experimenta um dia a vir visitar as lindas praias e vistas que temos, e vais ver muitos monhes a andar em brutos carros que eu e provavelmente tu não consegues comprar..

  • Mantorras
    Posted Novembro 20, 2022 at 4:58 pm

    Detesto a onda recente de chamar whataboutism a tudo, so para nao lidar com certos pensamentos. Quando discutimos um assunto, e sempre ou quase sempre importante olhar a coisas semelhantes e ao contexto. Simplesmente porque acrescenta a discussao, ponto. Depois tambem e importante para detectar detectar previlegios. beneficios e afins, ou seja, diferencas de criterio nas analises ou no quanto “nos chateia” certa coisa, consuante o quao envolvidos estariamos. Faz parte da denuncia a hipocrisia e chamar qualquer comparacao trazida a discusssao de whataboutism esta na moda, mas na maioria dos casos, como este, so serve para extinguir e renunciar qualquer discussao. Para abafar a vergonha proprio que possa existir e fingir que nao ha hipocrisia.

    “Em todo o lado ha bons e maus, olha so o que aconteceu no pais X no evento Y” seria um whataboutism. Algo irrelevante, comparar por comparar… tipo o puto que parte uma jarra e desculpa-se com “mas o mano tambem partiu uma no outro dia”.

    Agora, “ha muita empresa e pais a mamar guita do Qatar e nao querem saber”, ja nao e “so” um whataboutism para fugir a conversa. Ele esta implicitamente a assumir que ha ali um problema. A culpa. E a acrescentar, taxativamente, que as pessoas sao ignorantes e mal informadas, e sao totalmente influenciaveis. Sao bonecos hipocritas. Aceitem que doi menos. Podem tentar chamar whataboutism a tudo, mas ele continua com 100% razao. Porque dois criterios? Porque duas medidas?

    Claro que nao e um “argumento” para tornar o mundial no Qatar uma coisa decente, so que tambem nao foi isso que ele disse. So disse para nao fazerem de conta que so o mundial e que cheira mal.

Deixa um comentário