Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Cavani suspenso por três jogos devido a post considerado racista

Caso para tanto? À semelhança do que aconteceu com Bernardo Silva pareceu mais uma brincadeira/confiança com o amigo, do que algo racista, mas…

A Federação Inglesa de Futebol castigou Edison Cavani com três jogos de suspensão e uma multa de 100 mil libras, devido a um episódio de alegado racismo. Em causa, está uma publicação no Instagram, em que o avançado do Manchester United agradeceu a um amigo com a palavra «negrito», após a vitória diante do Southampton (3-2), em que bisou. A FA considerou o termo como linguagem insultuosa, abusiva e imprópria, o que motivou esta ação, sendo que o uruguaio não contestou.

72 Comentários

  • Pedro Barbosa
    Posted Janeiro 1, 2021 at 8:51 am

    A decisão pode parecer parva à primeira vista (e, na minha opinião, toda a polémica em volta da situação acaba a ser um pouco ridícula) mas, tendo em conta a minha experiência (limitada), a FA provavelmente não tinha grande escolha na abordagem e na sanção imposta, e tomou a decisão certa na defesa de si própria e do seu interesse. Ainda não sabemos o que virá escrito no relatório da Regulatory Commission mas os comunicados (da FA e do clube) dão a entender que foi aplicada a pena mínima possível (os 3 jogos de suspensão + multa), todos aceitaram (mesmo que a contragosto), ninguém foi racista e agora só querem ultrapassar o assunto sem mais potencial controvérsia.

    A linguagem nos regulamentos desportivos em relação à conduta dos intervenientes é sempre vaga o suficiente para encaixar os mais variados casos e este é daqueles que, acho eu, todos nós pensamos que não devia estar abrangido por ‘linguagem potencialmente ofensiva, indecente ou insultuosa’, mas infelizmente preenche o requisito na forma mais lata. Ainda por cima à luz do regulamento tem de ser considerado Aggravated Breach por estar em causa a referência a cor da pele. E, para quem ainda não se apercebeu, publicar algo numa rede social é idêntico a andar aos berros em público para todos ouvirem. Se és uma figura pública paga a alguém de confiança para lidar com as redes sociais e nunca te sintas tentado a tocar nisso.

    Eu aconselharia sempre um cliente meu, na mesma situação da FA, a fazer o mesmo: se algum acto preenche os requisitos para punição, mesmo que racionalmente a gente saiba que não houve malícia e o contexto justifica, sanciona-se na mesma. O mais importante para uma entidade privada é poder manter a linguagem vaga mas não deixar “espaço” para criar precedente para o futuro, limitar ao máximo a “excepção à regra” quando esta não é em benefício da entidade. A última coisa que a FA deseja é que para a frente existam expressões válidas ditas por um, como o “negrito” em causa, e inválidas ditas por outros, ou que a equipa toda do Manchester City ou do Sheffield United decidam começar a chamar-se “negrito” uns aos outros durante o jogo em jeito de gozo. Receita para confusão e problemas no futuro; mata-se à nascença (tenta-se pelo menos).

  • Pedro Queiros
    Posted Janeiro 1, 2021 at 3:53 am

    Incrível como é suspenso 2 jogos por isto, mas esta ação passou completamente impune.

    https://streamable.com/afkno3

  • Af2711
    Posted Dezembro 31, 2020 at 10:51 pm

    Sinceramente, quem aprova e concorda com um tipo de sanção destas já deixou de levar uma vida normal há muito tempo…

  • Mantorras
    Posted Dezembro 31, 2020 at 7:14 pm

    A todos os que acham que isto é coerente ou alguma espécie de tua contra alguma coisa, desejo que 2021 vos traga a noção que vos tem faltado.

  • Estivela
    Posted Dezembro 31, 2020 at 6:12 pm

    Já se sabia que muitos iam dizer: “é tudo racismo.” Dá gosto ver que há gente que leva a sério esta doença do racismo.

  • Goncalo Silva
    Posted Dezembro 31, 2020 at 6:04 pm

    Este caso é ainda mais anedótico que o do Bernardo. O Bernardo ainda assim fez um post no cariz de meme a brincar com um amigo, agora este foi um agradecimento como resposta a um amigo que evidenciou o bom jogo que ele fez. Isto é ridículo!!!
    Quero também deixar o seguinte: o Otávio afirma sem filtros que toda a gente queria que o Benfica ganhasse a taça e que o campo está sempre inclinado: leva 2 jogos, 4 meses depois. O Cavani agradece a um amigo e não crítica ninguém: 3 jogos, 2 meses depois.

  • Hirok "The Truth"
    Posted Dezembro 31, 2020 at 5:40 pm

    Uma autêntica palhaçada, já a situação na Champions tinha sido, o arbitro Romeno disse negro na sua língua e levaram todos a mal.. Hoje em dia qualquer coisa é racismo, uma pessoa nem sabe como há-de dizer, se negro/preto/escuro, que se decidam..
    Esta situação do Cavani tal como o Bernardo Silva foi feito em tom de brincadeira em relação a um amigo, não se percebe.. isto é cair no ridículo.. e tal como o JJ diz isto está na moda e dou-lhe toda a razão, quando deixar de ser “trending” ninguém se irá ofender

  • Estigarribia
    Posted Dezembro 31, 2020 at 5:39 pm

    Esta polémica do Cavani e aquela do conguito do Bernardo é aquilo que se chama de polémica pífia.

    O racismo é muito grave, tudo certo, mas não usem o racismo para o politicamente correcto.

    Saudações Leoninas

  • GoldenFCP
    Posted Dezembro 31, 2020 at 5:31 pm

    Inglaterra gaba se de ser um país democrático mas depois podemos constatar que a federação de futebol do país tem atos condizentes com uma ditadura estalinista em que o direito de expressão é nulo. Perfect

    • RenatoFr
      Posted Dezembro 31, 2020 at 7:58 pm

      Inglaterra deixou de ser esse país há muito tempo. A aceitação deu lugar ao politicamente correto forçado. Para teres uma ideia, os anúncios no metro deixaram de ser precedidos de “Ladies and gentlemen” para “não ofender ninguém”. Entre outras coisas ridículas que se vão passando naquele país.
      Mais triste ainda é ver Portugal cair no mesmo erro e teres uma certa parte da população a apoiar intensamente este tipo de decisões.
      Enfim, mais do mesmo nos dias de hoje.

  • Vespas
    Posted Dezembro 31, 2020 at 5:30 pm

    O Cavani tem mais que dinheiro para processar a Premier League. Desconheço os contratos dos jogadores que dão direito à Premier League de os controlar até este ponto mas a suspensão é a Premier League a dizer que o jogador é racista.

    Se não o é só tinha que se defender publicamente e depois através de outros mecanismos legais, mas provavelmente não quer “mais problemas”.

  • NTORION
    Posted Dezembro 31, 2020 at 5:27 pm

    Então e o outro que lhe chama de ‘matadorrr’ vai ser irradiado?

  • Leandro
    Posted Dezembro 31, 2020 at 5:25 pm

    Surreal, é o cúmulo mesmo. Prefiro não me alongar porque acho que já foi tudo dito e isto não tem nem sentido nem ponta por onde pegar.

  • stanpanan
    Posted Dezembro 31, 2020 at 5:24 pm

    Continua a banalização do racismo, perdendo se o foco no que é realmente importante..

    • TOPPOGIGGIO
      Posted Dezembro 31, 2020 at 11:42 pm

      Nem mais…e eu sou preto/negro/africano. Estas palhaçadas só prejudicam a luta real pela erradicação do racismo. Eu estou agora ni País de Gales e tenho um amigo que está em Inglaterra que me chama conguito, caso a “vitima” deva ser ressarcida vou fazer queixa e resolvo já a minha vida eheh

      • stanpanan
        Posted Janeiro 1, 2021 at 10:55 am

        Trata já disso :)
        Mas fora de brincadeira é como dizes isto só prejudica a verdadeira luta, em vez de se procurar aa verdadeiras acções de racismo que prejudicam e descriminam as pessoas (aqui o racismo não pode ser visto apenas de um lado para o outro, mas entendo que historicamente há uma necessidade de limpar a imagem de séculos de racismo provocado pelo branco/ europeu) ou então andamos a brincar a este tipo de sanções que só existem para certas instituições fazerem de conta que estão a querer lutar contra o racismo

  • FutebolPuro
    Posted Dezembro 31, 2020 at 5:19 pm

    Quando chamar um nome carinhoso ( neste caso por se tratarem de amigos ) custa o equivalente a BMW M2 mas chamar “son of the ( homófono de beach)” ao arbitro ou ate a outro colega, nem amarelo dá.
    Considero ridícula esta situação.
    Acho que a federação inglesa tem que saber os seus limites de influencia.
    Claramente que a situação em questão em nada tinha a haver com futebol e se fosse mesmo racismo quem devia entrar em ação eram outras entidades.

    Claramente que este dinheiro é para pagar alguns subsídios de natal. Para não falar de hipocrisias de so aplicarem estes castigos a estrangeiros e nunca a conterrâneos, pelo menos com os mesmos valores.

  • Tiago Silva
    Posted Dezembro 31, 2020 at 5:02 pm

    Qualquer coisa é racismo é incrível! O racismo é algo grave no Mundo que todos temos que combater, mas isto é ridículo!

  • Hamukau
    Posted Dezembro 31, 2020 at 4:58 pm

    Acho desnecessário, não deviam perguntar ao dito jogador se sentiu ofendido primeiro? Caso sim, então multavam o Cavani.

    • OMotoqueiroGuti
      Posted Dezembro 31, 2020 at 5:23 pm

      Ele não tem opinião livre e esclarecida. É um “só” um negro oprimido que foi, por influência cultural, amestrado a aceitar estes comentários racistas… … … … … … …

      É meio doido este argumento, não é? Pois… Mas está muito na moda… É assim. ?

      • Mantorras
        Posted Dezembro 31, 2020 at 7:18 pm

        Exacto. Ele só não se sente ofendido porque a sociedade assim o domesticou e temos que agradecer a estes “coisos” (pessoas que definem estes castigos) por nos ensinarem a pensar.

    • Sporting1906
      Posted Dezembro 31, 2020 at 5:20 pm

      Claro que a “vítima” não se sentiu ofendida. Esta situação é como se um de nós se virasse para um amigo e dissesse “obrigado, meu puto” e fosse acusado de estar a ser ofensivo para com os prostitutos.

  • Nickles
    Posted Dezembro 31, 2020 at 4:43 pm

    Já agora aproveitando o tema…
    E o novo filme da Disney, que tem um protagonista n**ro e está a criar polémica em Portugal por ser dublado por brancos?

    Eu ainda estou estupefacto como é que o Nemo não foi dublado por um peixe palhaço na versão portuguesa. O Simba ainda percebo, pois é difícil apanhar leões em Portugal. Agora o Nemo?!

    Bandidos.

    • Claudio V.
      Posted Dezembro 31, 2020 at 9:24 pm

      Se achas que os peixes palhaços têm uma cultura tão importante como os humanos negros e, portanto, merecem o mesmo tipo de representação e direitos sociais e políticos, essa comparação faz sentido. Como não é o caso, não faz sentido.

      Há muitos atores negros portugueses que não chegam ao mainstream porque raramente há personagens negras, especialmente como protagonistas. E depois vem um filme com protagonistas negros e nem aí conseguem o trabalho. Quem não perceber a questão, que ligue o botão da capacidade crítica

    • Marcio Ricardo
      Posted Dezembro 31, 2020 at 6:34 pm

      No Brasil querem mudar as palavras para sem gênero. Por exemplo, casa passaria a ser case, martelo passaria a ser martele…

      • Khal Drogo
        Posted Janeiro 1, 2021 at 1:24 am

        Isso é a sério?
        Eu juro que às vezes não percebo bem o mundo em que vivo.

      • Kafka
        Posted Dezembro 31, 2020 at 7:24 pm

        Márcio Ricardo

        Independentemente essa palhaçada também já chegou a Portugal, querem acabar com o termo “Cartão de Cidadão”…. Dizem que isso é descriminatorio e bla bla…. A palhaçada do costume

        Querem que se passe a chamar “Cartão de Cidadania” ou lá o que é…

        O mais absurdo disto é que isto não são uns maluqiinhos quaisquer que se lembraram depois de jantar, há mesmo partidos cá em Portugal que oficialmente defendem essa fantochada…. Repito PARTIDOS

    • Marcio Ricardo
      Posted Dezembro 31, 2020 at 6:27 pm

      Ahahah muito bom.

    • AbbasK
      Posted Dezembro 31, 2020 at 6:22 pm

      Isso é um caso diferente, porque celebra a cultura negra. Não ficava mal terem escolhido um ator negro para dar a voz, nem há muitos filmes de animação mainstream com personagens negras (para as crianças é especialmente importante). Dito isto, considero a polémica desproporcional.

      • Nickles
        Posted Dezembro 31, 2020 at 7:18 pm

        Epa posso ser só eu, mas para mim em pleno 2020 não faz sentido nenhum separar a cultura por raças, ignorando por completo o contexto social de um individuo.
        O que é que um negro português sabe melhor que um branco português sobre a cultura negra americana, sabendo de antemão que ambos só tiveram contacto com essa realidade por livros/internet/televisão? Porque o filme é sobre um negro americano nos tempos actuais.

        É uma dúvida sincera, porque posso estar a ser um completo ignorante, já que não és o primeiro que fala sobre ligação cultural com a premissa de “basta ser negro”.

        • AbbasK
          Posted Janeiro 1, 2021 at 1:10 am

          Primeiro o jazz tem origens em África, tanto que no Brasil o samba e a bossa nova têm ritmos semelhantes. A cultura afroamericana é diretamente descendente e influenciada pelas origens africanas. Também negar a transatlantidade da cultura ocidental não faz muito sentido. Tudo isto não entrando na representatividade, que é talvez o aspeto mais importante e explique muito disso. Os jovens negros afrodescendentes em Portugal têm naturalmente mais tendência a envolver-se em estilos como o hip hop em idades jovens, enquanto que os brancos gravitam mais tendencialmente para o rock. Em Portugal. É natural, essa representatividade tem muita importância em idades mais jovens, olhares para alguém parecido a ti.

    • ESC
      Posted Dezembro 31, 2020 at 5:47 pm

      Então e o grande e aclamado jogo de PS4, God Of War, onde Kratos, uma personagem branca é dublada por um negro? Não ouvi contestação…

      • Estigarribia
        Posted Dezembro 31, 2020 at 6:36 pm

        ESC,

        Um dos melhores jogos da saga GTA, o GTA San Andreas, tem o protganisto principal de raça negra. E um dos antagonistas também é de raça negra (Frank Tenpenny dublado por Samuel L. Jackson).

        Saudações Leoninas

      • Nickles
        Posted Dezembro 31, 2020 at 6:34 pm

        Exactamente.
        Mas ai de ti que digas isso em voz alta, que és logo chacinado.

      • Kafka
        Posted Dezembro 31, 2020 at 6:07 pm

        ESC

        Nem vais ouvir, já devias saber que na Europa Ocidental os brancos são considerados o lixo da sociedade, não têm direitos e merecem ser tudo de mal, e não devem ter tratamento igual aos negros, que até podem vir desejar a morte do Homem Branco à vontade que está tudo bem

    • Kafka
      Posted Dezembro 31, 2020 at 5:43 pm

      Outra enorme descriminação, o Tsubasa em Portugal foi dublado por um branco caucasiano, vergonhoso como se descriminou a comunidade Asiática ao não porém um Luso-Asiático a dublar o Tsubasa

      Ah esquece, mas a comunidade Luso-Asiática é sempre esquecida pelo SOS Racismo que só lhe interessam os negros

    • JoaoMiguel96
      Posted Dezembro 31, 2020 at 5:27 pm

      Pelo que percebi o filme (e não tenho a certeza porque não o vi) celebra a cultura negra e o problema foi haver pessoal negro que podia dobrar uma personagem negra que foi interpretada por um ator negro (Jamie Foxx) e foram escolher uma pessoa branca que, supostamente, não tinha a mesma ligação cultural.

      Apesar de tudo, comprar com o caso do Nemo não faz sentido.

      • Diogo Moura
        Posted Dezembro 31, 2020 at 11:41 pm

        Exactamente isso!
        Qual é o problema de um branco fazer uma dobragem a um negro?
        É que partindo da tua ideia, nenhuma negra poderá alguma vez dobrar a Madre Teresa de Calcutá.
        São esses pensamentos que irritam e revoltam.
        O mundo não tem cor! Aliás, tem. Vermelho. Cor do sangue.

        • JoaoMiguel96
          Posted Janeiro 1, 2021 at 11:07 am

          Mas qual ideia? Vocês sabem ler? Que irritação. Eu expliquei a suposta problemática, não disse que estava de acordo ou que era uma ideia minha.

          Aconselho a muitos, este ano, fazerem um curso de interpretação. Não há pachorra para tanta falta de noção.

      • Nickles
        Posted Dezembro 31, 2020 at 6:32 pm

        Quanto ao Nemo faz todo o sentido. Se faria mais sentido o que o Kafka disse mais abaixo sobre o Tsubasa? Claro que sim, até porque é uma comparação directa sobre etnias e a sua representatividade.
        Mas o ponto de foco da minha comparação é que histórias fantasiosas não precisam seguir á risca a realidade, senão não fazia sentido nenhum chamar de “fantasiosas”.
        Mas em certo ponto tens razão, poderia ter dado exemplos bem melhores como deram o Kafka ou ESC.

        • JoaoMiguel96
          Posted Dezembro 31, 2020 at 7:31 pm

          Não, o do nem não faz sentido. Os peixes falam? Se calhar onde tu vives sim. Quanto ao caso do Tsubasa, esse sim poderia estar certo.

      • Nickles
        Posted Dezembro 31, 2020 at 6:19 pm

        Tenta lá elucidar-me como é que um n**ro português representa melhor a essência da cultura negra nos Estados Unidos que um branco português? Isto pressupondo que nenhum deles vive ou teve contacto directo com a realidade americana.

        A não ser que aches que em pleno 2020 existe uma cultura diferenciada e especifica para cada raça, independentemente da nacionalidade, residência e costumes nos quais cada individuo está enquadrado.
        Caso seja isso, então o teu problema é mais profundo.

        • JoaoMiguel96
          Posted Dezembro 31, 2020 at 7:30 pm

          Eu não tento nada, só te estava a explicar a suposta problemática. Não disse que estava certo ou errado portanto não entres em julgamentos mesquinhos e sem sentido porque não sabes o que penso em relação ao caso.

          Aprender a ler já que tu é que pareces ter problemas.

    • Kafka
      Posted Dezembro 31, 2020 at 5:21 pm

      Exacto… E o Songoku e o Vegeta dublados por Humanos? Deste escândalo e descriminação para com a comunidade extra-terrestre ninguém fala

      • Diogo Moura
        Posted Dezembro 31, 2020 at 10:44 pm

        Os Guerreiros do Espaço só não invadiram o nosso planeta porque não têm Facebook. Senão já tinham combinado um evento para isso.

  • AbbasK
    Posted Dezembro 31, 2020 at 4:38 pm

    Choque cultura e anglocentrismo. Este caso em particular não faz sentido nenhum, é ignorar completamente a cultura argentino-uruguaia de onde o jogador é proveniente.

  • Kafka
    Posted Dezembro 31, 2020 at 4:32 pm

    Completamente vergonhoso, quem está por dentro da cultura da América do Sul sabe perfeitamente que o termo “El negro” nada tem que ver com racismo, só mesmo alguém profundamente ignorante pode achar isto racismo

    Só mesmo nesta Europa completamente decadente e opressiva contra os brancos é que tudo literalmente tudo é visto como racismo

    • ESC
      Posted Dezembro 31, 2020 at 5:48 pm

      O problema de todo este movimento radical de esquerda é que só fará crescer a direita radical.

    • Hirok "The Truth"
      Posted Dezembro 31, 2020 at 5:48 pm

      Se fosse só na Europa Kafka.. nos EUA então foi demais, aproveitou-se o assassínio (bárbaro) do George Floyd para tudo.. até para se cometer crimes como são a destruição de monumentos/estátuas e etc..
      Racismo a serio existia na altura da escravatura, hoje em dia só dizer negro já é motivo para tudo.. enfim, mundo cheio de hipocrisia

    • Estigarribia
      Posted Dezembro 31, 2020 at 5:37 pm

      Kafka,

      Tudo dito. Aliás, na América do Sul é muito comum os jogadores terem alcunhas desse género. Quando a li a A Mão de Deus vi lá uma uma alcunha semelhante a esta que Maradona colocava em Enrique: salvo erro, acho Negrito Enrique (já não me recordo bem se era Negrito ou El Negro).

      Saudações Leoninas

  • Nickles
    Posted Dezembro 31, 2020 at 4:32 pm

    Próximo a ser cancelado: Word.

    Eu para ser sincero acho que o problema está em acabar as palavras com ito. Conguito, negrito.. É ter cuidado com isso.

    • Kafka
      Posted Dezembro 31, 2020 at 5:17 pm

      Da forma como a Senhora Europa caminha não me admirava…. O BE por exemplo queria acabar com a palavra Cartão Cidadão por causa do género, palhaçada só mesmo nesta Europa…. Mais dia menos dia vão-se lembrar de acabar tb com essas palavras

      • Mota
        Posted Dezembro 31, 2020 at 10:42 pm

        Basta ver que agora há certos partidos e políticos que quando se dirigem a população usam os 2 géneros. Exemplo, “desejo a todos e a todas um bom ano”

  • Antonio Clismo
    Posted Dezembro 31, 2020 at 4:30 pm

    Em Inglaterra não brincam.

    • Kafka
      Posted Dezembro 31, 2020 at 5:13 pm

      Não brincam?

      Isto não é brincar, é mesmo fantochada e vergonhoso, pois isto não é de todo racismo

      • Mantorras
        Posted Dezembro 31, 2020 at 7:15 pm

        Isto é pior que brincar, é celebrar a idiotice e esbanjar o trabalho de quem realmente lutou contra o racismo.

  • GoldenFCP
    Posted Dezembro 31, 2020 at 4:25 pm

    Ridiculo. Em inglaterra nao existe futebol, existe uns senhores que se tentam promover com estes castigos absurdos/ridiculos para ficar bem na fotografia. Nao se pode criticar um arbitro, nao se pode brincar com um amigo. Existe alguma coisa “democratica” que se faça em inglaterra?
    Pela primeira vez concordo com o JJ: “o racismo está na moda”.

    • AbbasK
      Posted Dezembro 31, 2020 at 6:20 pm

      O Reino Unido tem muitos problemas no que toca à democracia e nem falo do sistema eleitoral ridículo, da monarquia ou do passado imperialista. Falo mesmo da liberdade expressão. Múltiplos artistas ou obras foram banidos do UK, mesmo recentemente, incluindo Bob Dylan, Bjork ou Tyler the Creator. Filmes como Laranja Mecânica do Kubrick ou outros ficaram anos banidos no Reino Unido.

  • João Lains
    Posted Dezembro 31, 2020 at 4:25 pm

    “Melhor liga do mundo”.

  • For Dummies
    Posted Dezembro 31, 2020 at 4:24 pm

    Este castigo só vem acrescentar discórdia quando verdadeiros casos de racismo surgirem.
    Isto não é nada.

  • BrunoAlves16
    Posted Dezembro 31, 2020 at 4:22 pm

    Isto já é demência persecutória. É preciso parar com esta perseguição pidesca a tudo o que é dito, está a tomar proporções completamente irracionais.

  • Miguel SADSC
    Posted Dezembro 31, 2020 at 4:22 pm

    Surreal.

  • Joao Duarte
    Posted Dezembro 31, 2020 at 4:21 pm

    Tudo isto é ridículo.

Deixa um comentário