Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Cédric Soares é o melhor lateral que temos no último terço, no ataque à área e tomada decisão»

Vai ganhar o lugar a Héctor Bellerín?

Cédric Soares está finalmente apto para jogar no Arsenal (o português tinha estado condicionado devido a duas lesões), e Arteta, no lançamento do jogo com o Norwich, não poupou nos elogios ao ex-Sporting. «Ele tem qualidades diferentes dos laterais que nós temos. É um jogador tecnicamente dotado e provavelmente o melhor que temos no último terço, no ataque à área e na tomada de decisão», afirmou o treinador dos Gunners, acrescentando: «É um jogador muito bom, com muita experiência de Premier League e isso pode ajudar-nos».

53 Comentários

  • Miguel SADSC
    Posted Junho 30, 2020 at 4:11 pm

    O Arteta está bem?

  • Pipo
    Posted Junho 30, 2020 at 4:15 pm

    Tendo em conta que Bellerin é um lesionado crónico, eventualmente será titular.

  • coach407
    Posted Junho 30, 2020 at 4:16 pm

    O Arteta simplesmente não faz a mínima ideia do que está a dizer. Se há coisa que o Cédric até no campeonato português era banal é na tomada de decisão no último terço. O André Almeida decide melhor, por exemplo, e está muito longe de ser propriamente extraordinário.

    De qualquer forma, o Cédric é um bom lateral no resto das dimensões do jogo e que é um jogador sempre útil no plantel da maioria das equipas do Mundo. Não tem nível para ser titular no Arsenal, mas é competitivo o suficiente para o Bellerín ter de se pôr fino caso esteja bem fisicamente.

    Mas atenção que o Cédric tem de estar a 100% fisicamente e mesmo assim corre o risco de nunca calçar. Isto é o Arsenal, não é o Southampton… Então se continuar a ter pequenas lesões vai ser despachado rápido.

    Ainda assim, tem hipótese de ser útil, o que a este nível não é nada mau. Muito pelo contrário.

    • Zimbo
      Posted Junho 30, 2020 at 4:25 pm

      O arteta ligou-me a pedir o teu contacto. Diz que contigo a definir estratégias o arsenal para o ano limpa tudo

      • coach407
        Posted Junho 30, 2020 at 4:30 pm

        Tens uma lista de comentários a dizer exatamente o mesmo que eu. Somos todos treinadores de bancada a mandar opiniões sobre coisas que os profissionais fazem com maiores fundamentos, teoricamente.

        Se não estás satisfeito não deverias estar nos comentários de um blog de futebol porque é precisamente isto que acontece aqui. Sempre. E o Arteta nunca liga a nenhum, acho eu.

    • El Bandido
      Posted Junho 30, 2020 at 5:10 pm

      Concordo Coach, embora ache o Cédric bastante superior a AA no capítulo defensivo.

      • coach407
        Posted Junho 30, 2020 at 5:39 pm

        O Cédric é sobretudo um jogador mais intenso, rápido, ágil e tem boa capacidade de concentração. É um lateral chato. Não é fácil batê-lo defensivamente, quando está em forma ganha os ressaltos “todos” e a sua capacidade física permite-lhe dar profundidade e largura com frequência. Mesmo no jogo aéreo pode não ter altura, mas é forte a ganhar posição ou pelo menos a fazer com que o adversário jogue mal.

        E com a experiência na Premier League e na seleção já se pode falar num jogador experiente e que cresceu muito nessas matreirices que compensam as suas debilidades na altura.

        O André Almeida tem melhor capacidade de decisão com bola, o Cédric imensas vezes quer fazer tudo rápido e torna-se muito trapalhão. Tem momentos em que quer cruzar de todo o lado ou ir no 1 vs 1 ofensivo quando não tem capacidade para isso…

        O André Almeida nisso é um jogador mais “sóbrio”. Claro que fazer tudo mais devagar também ajuda, tens mais uns milésimos de segundo para decidir que acaba por fazer a diferença (que o diga o Rafa que ou mete velocidade ou parece que não sabe o que fazer).

        O André Almeida ter feito a formação toda a médio e mesmo como sénior e no Benfica jogou várias vezes a médio. Acabou por crescer bastante nesse aspeto.

        Ainda assim, claro que o Cédric de há 1/2 anos é superior ao André Almeida.

        O Cédric de hoje não sei bem.

    • DiogoC
      Posted Junho 30, 2020 at 5:42 pm

      Uma coisa é termos a nossa opinião. Outra é confundirmos a nossa opinião como a verdade absoluta, que é o que tu fazes constantemente. Podes não concordar com o Arteta dentro da tua ignorância agora desfazeres alguém que sabe muito mais de futebol que tu (e que partilha da boa impressão que por exemplo FS tem pelo Cedric) só porque tem uma opinião diferente da tua demonstra a tua falta de humildade.
      O Cedric tem uma carreira internacional que atesta da sua qualidade. Foi titular numa seleção onde tinha de lutar com jogadores como Nelson Semedo, Cancelo ou ricardo Pereira.
      PS – Ainda consideras o Ferro melhor que o Ruben Semedo?

      • coach407
        Posted Junho 30, 2020 at 6:19 pm

        Tu leste sequer o que eu disse? Eu disse que o Cédric seria útil em qualquer equipa do Mundo e tu achas que não lhe reconheço qualidade? Lê os comentários em condições antes de falar.

        Em relação ao teu PS, estás a falar com a pessoa que disse achar o Rúben Semedo melhor que o Lindelof quando o 1° estava preso e o 2° a titular no Manchester United. Estás claramente confuso.

        Se queres pegar com alguma coisa, também disse que na formação achava que o Ferro tinha mais potencial que o Rúben Dias por ser MUITO melhor tecnicamente, mais alto, mais rápido. Faltava crescer em maturidade competitova e físico que normalmente vem com a idade.

        Isto sim, disse e repito: quando ambos estavam na formação (até aos juniores de 1° ano) não achava o Ferro melhor, mas achava que tinha mais potencial. Pelo menos se quiseres dizer alguma coisa pega numa verdade. Está aqui de graça. Tira print e mete em todos os meus comentários como resposta.

        Abraço, fã

      • coach407
        Posted Junho 30, 2020 at 6:44 pm

        E repito: o Arteta não tem a mínima noção do estilo de jogo do Cédric. Há muito por onde elogiar no Cédric que é, sem dúvida, um jogador muito desvalorizado, mas destacar a atuação dele no último terço é tão parvo como dizer que o Eduardo Quaresma é muito forte no jogo aéreo. É de uma pessoa que queria elogiar e não sabia bem como… há muita coisa boa no Quaresma, mas se disseres que é um defesa agressivo ou forte no jogo aéreo estás simplesmente a dizer algo parvo. Não significa que não seja um miúdo fantástico na mesma. Apenas não é por esses aspetos do jogo.

  • El Bandido
    Posted Junho 30, 2020 at 4:19 pm

    Por acaso tenho uma opinião muito contrária ao do Arteta. Acho o Cédric fraco tecnicamente, mas que em termos defensivos oferece muito mais que o espanhol (não é difícil). Já no último terço honestamente também não acho fenomenal, visto que para um lateral saber cruzar bem é essencial e o Cédric é fraco nesse aspeto.
    Resumindo: melhor a defender e pior a atacar que o Bellerin, mas creio que é uma questão de tempo para ganhar o lugar (o espanhol é fraco).

    • André Dias
      Posted Junho 30, 2020 at 4:38 pm

      Tenho a mesma opinião. Não percebi estas declarações de Arteta mas quando um clube contrata um emprestado em definitivo sem ele fazer um único jogo acho que fica tudo explicado.

  • Joao Silvino
    Posted Junho 30, 2020 at 4:22 pm

    Este gajo deve treinar muita muita bem.

    • ItsAboutTime
      Posted Junho 30, 2020 at 4:40 pm

      Nem ganhou um Euro a titular nem nada. No Mundial aseguir trocaram-no pelo Ricardo Pereira e foi o que se viu

      • Pedro Almeida
        Posted Junho 30, 2020 at 5:19 pm

        Que argumento tão interessante e aprofundado. Bastou entrar um jogador de qualidade superior que perdemos no Mundial. De facto muito interessante este apontamento.
        Mas agora a sério, o Cédric beneficiou de que nos anos após João Pereira não haver ninguém e qualidade superior e como Fernando Santos jogava na retranca ele ainda escapava. É um bom jogador para equipas medianas e não mais que isso.

        • ItsAboutTime
          Posted Julho 1, 2020 at 1:51 pm

          O meu “foi o que se viu” não foi apontado á prestação da seleção em global, mas sim das prestações do Ricardo Pereira….

      • R10UELME
        Posted Junho 30, 2020 at 5:52 pm

        Bom argumento… aliás, todos consideram Éder melhor que Eusébio, Futre ou Figo porque enquanto estes lá andaram foi o que se viu..

  • Antonio Clismo
    Posted Junho 30, 2020 at 4:22 pm

    Deve ser para alguma campanha promocional da Make a Wish Foundation

  • Farinheira
    Posted Junho 30, 2020 at 4:36 pm

    Que gargalhada que dei. É um atestado de incompetência aos outros laterais.

  • Chico
    Posted Junho 30, 2020 at 4:49 pm

    O ódio ao Cedric é incompreensível. Não é nada do outro mundo, mas é competente e, ao contrário do que muitos dizem, tem bom toque de bola. Quando aqui se diz que Nuno Tavares é forte tecnicamente quando nem uma bola consegue receber em condições, o que dizer do Cedric que mata sempre a bola redondinha no pé e cumpre sempre no passe. Aliás, como aqui já provei cruza com uma percentagem de acerto altíssima. Tem sérias dificuldades em criar desequilíbrios com bola, isso sim. Mas, comparado com o Bellerin, que é um burro a jogar, sim, é o lateral do Arsenal que melhor define no último terço.

    • coach407
      Posted Junho 30, 2020 at 5:25 pm

      Não tive oportunidade de ver o que disseste dos cruzamentos do Cédric. Podes aprofundar o que referiste?

      São estatísticas de cruzamentos que chegam a um colega, assistências de cruzamentos… qual é que foi a base? Não precisas de repetir tudo, mas assim high level.

      • Chico
        Posted Junho 30, 2020 at 7:56 pm

        Tem uma percentagem de acerto de carreira na Premier League de 25%, o que é extremamente alto. Para comparação, o Alexander Arnold faz 23% e o Robertson ou Cancelo apenas 17%. No seu auge, o Cedric teve 27.8% ou algo do género, o que é dos valores mais altos de sempre desde que essa estatística é medida na Premier League.

      • Chico
        Posted Junho 30, 2020 at 7:58 pm

        A cross accuracy disponibilizada no site da PL refere-se a cruzamentos que chegam a um companheiro de equipa. Os números do Cedric ganham outro valor de destaque quando se compreende que é um lateral que raramente cruza isolado ou próximo da área adversária porque não é muito acutilante nem rápido ou bom no drible.

  • Giuseppe F
    Posted Junho 30, 2020 at 5:04 pm

    As pessoas não gostam do Cédric porque durante muito tempo o Fernando Santos preferiu-o em detrimento dos laterais da moda. Nunca ninguém poderá apontar um dedo que seja ao selecionador nessa decisão já que venceu (aos trambolhões) o Euro. Não obstante, Semedo e Ricardo são claramente melhores, mas não é por isso que o Cédric é mau ou mereça ser ostrascizado como foi e é.

  • Filipe Ferreira
    Posted Junho 30, 2020 at 5:20 pm

    No último terço? É realmente conhecido pela qualidade no cruzamento.

  • Nazgul
    Posted Junho 30, 2020 at 5:26 pm

    Mas o arteta está a treinar o arsenal ou o Newcastle ?

    Assim fica difícil o arsenal voltar a ser um “grande” inglês, até tenho pena do Aubameyang!

  • Goncalo Silva
    Posted Junho 30, 2020 at 5:42 pm

    Não considero Cedric tão mau como o pintam, mas também não é para este nível (ou melhor, é do nível do atual Arsenal).
    Para mim Maitland-Niles ainda é o que dá mais garantias, seguido de Cedric e só por fim Bellerin que além de ser fraco é também um lesionado crónico, não dá quaisquer garantias.

  • R10UELME
    Posted Junho 30, 2020 at 5:50 pm

    O problema é que o Arteta até é capaz de ter razão, e esse é o grande problema do Arsenal, jogadores como o Cedric arriscam-se a ser os melhores mas apenas porque o nível da concorrência é muito baixo.

  • Kacal
    Posted Junho 30, 2020 at 5:50 pm

    Acho que há por aqui muito desprezo e desvalorização em relação ao Cédric. Não é um super lateral e acho que o Arsenal tem obrigação de ter bem melhor como titular, mas também não é banal. Não acho que vá ser aquele lateral que vai envergonhar a equipa e os adeptos, agora também não acho que vá deslumbrar. Mas é um lateral certinho e competente, evoluiu imenso a jogar em Inglaterra e dá solidez. Em termos de ataque à área e tomada de decisão até concordo com Arteta, é um jogador experiente e que é certinho no momento de decidir, depois é robusto e disponível fisicamente, até é veloz, sobe e desce com facilidade. Só discordo que seja dotado tecnicamente, é razoável. Mas no geral é um bom lateral estando bem fisicamente e com jogos nas pernas, a equipa terá que acompanhar também claro. Nem é um super lateral, nem é banal, mas o Bellerín está longe de ser um super lateral e convencer totalmente portanto acredito que possa ser titular.

    • DNowitzki
      Posted Junho 30, 2020 at 6:19 pm

      Ou seja, é mediano e cumpre.

      Concordo contigo!

      • Kacal
        Posted Junho 30, 2020 at 8:41 pm

        E concordas bem, mas entre ser mediano e cumprir ou ser banal há uma diferença. Banal é para 2ª e 3ªs divisões, quem sabe distrital, o Cédric é jogador de 1ª Liga. E depois o seu concorrente, Bellerín, é mais velocista e “hype” que outra coisa.

  • Tiago Silva
    Posted Junho 30, 2020 at 5:56 pm

    Normalmente seria um grande elogio, mas depois vemos que a concorrência é o Bellerin e o Maitland-Niles. O espanhol deveria ser vendido, tem muitos interessados e depois deveria ficar um entre o Cedric e o Maitland-Niles que são boas opções como suplentes (optava pelo inglês por ser polivalente e da formação), mas tem que vir um lateral a sério. A prioridade deveria ser Aarons do Norwich que será uma opção mais barata devido à provável descida de divisão do Norwich.

  • Marcos
    Posted Junho 30, 2020 at 7:38 pm

    Teve um almoço bem regado o Arteta

  • TBL
    Posted Junho 30, 2020 at 8:30 pm

    Não sendo mau jogador (é um jogador médio cumpridor), pergunto-me se (com a devida distância) vamos de futuro olhar para o Cedric no Arsenal um pouco como se olha para Secretário no Real Madrid: algo só possível em função de momentos menos gloriosos dos respectivos clubes.

    • Kacal
      Posted Julho 1, 2020 at 12:11 am

      Duvido. O Cédric teve a bom nível no Southampton e foi titular da selecção campeã europeia, mas não apenas porque não havia melhor mas sim por escolha do seleccionador e ele cumpriu, fez um Euro 2016 bastante bom. O Arsenal não é o Real Madrid, nesta altura em termos desportivos não está na elite.

      • TBL
        Posted Julho 1, 2020 at 3:47 pm

        Não fui claro na minha ideia: estava-me a referir à hipótese de o Arsenal chegar futuramente a um patamar superior, em que volte a ligar consistentemente pela Premier League e pela Champions (tal como o Real evoluiu em relação ao tempos de Secretário).

        • Kacal
          Posted Julho 1, 2020 at 4:24 pm

          Isso já não saberemos, o Arsenal pode sempre subir de patamar no futuro claro, tem condições como clube para tal. Seja como for, o Arsenal dificilmente (nunca digo nunca, mas quase impossível) chegará ao nível que o Real atingiu e o Secretário deve ter sido dos piores jogadores a representar o clube. O Cédric não será o pior porque o Arsenal já teve jogadores de qualidade bem duvidosa.

    • Joao Silvino
      Posted Julho 1, 2020 at 4:22 pm

      Percebo a analogia e possivelmente é a realidade, sim. Mas Cédric >>> Secretário.

  • Miguel Lopes
    Posted Junho 30, 2020 at 8:34 pm

    Do Cedric, tenho a dizer que é o lateral que prefiro ver na selecção, oferece muita estabilidade defensiva e não é nenhum cepo a atacar, ao contrário do que muitos users dizem. Algumas vezes não define melhor no ataque devido à sua preocupação defensiva (às vezes em excesso), ele que até era extremo no início.

  • Litmanen
    Posted Julho 1, 2020 at 4:30 pm

    Faz piscinas 90 minutos, não compromete em demasia, não deslumbra também, não levanta ondas e é conhecido por fazer bom balneário. Um jogador perfeitamente mediano, certinho e cumpridor, algo polivalente e que se pode contar com ele.
    Ou seja, um jogador com o qual qualquer treinador gosta de contar.

    Não é nada de especial, nem é nenhum cepo, mas por alguma razão, e eu até acho que sei qual é, é estupidamente ridicularizado em Portugal.

    • Louco de Lisboa
      Posted Julho 1, 2020 at 5:11 pm

      Preferes a Ricardo Pereira, Nelson Semedo ou Joao Cancelo?

      • Giuseppe F
        Posted Julho 1, 2020 at 6:37 pm

        Pergunta desenquadrada do comentário.

      • Litmanen
        Posted Julho 2, 2020 at 10:20 am

        Não percebi o que tem a ver com o que disse. Nem estou a defender se deve ser titular, ou sequer convocado, estou a defender o rapaz contra a constante ridicularização de que é vítima, sem razão nenhuma para isso.
        Ontem até deslumbrou, por acaso.

    • Mantorras
      Posted Julho 1, 2020 at 8:12 pm

      Exactamente pelo mesmo motivo que o Andre Almeida tambem e… Porque sao medianos e jogam em clube grandes.

  • Fim da oligarquia
    Posted Julho 1, 2020 at 6:02 pm

    Se este é o melhor,imagino o que ele acha dos restantes.Se há aspecto onde ele claramente se destaca até é mais na parte defensiva. No ataque é super banal.

  • Flavio Trindade
    Posted Julho 1, 2020 at 8:15 pm

    O Cedric não é mau, é certinho e fiável mas nunca deslumbrou.

    Agora, as declarações do Arteta fazem algum sentido quando a concorrência é de Bellerin…

  • HeberPrincipe
    Posted Julho 1, 2020 at 8:18 pm

    Belo jogo do Cédric na estreia, para quem é tão medíocre…

Deixa um comentário