Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Central do Dortmund rejeita a selecção

Esta Sérvia tinha potencial para ser uma espécie de “nova Bélgica”, mas os jogadores não querem.


Ainda só tem 25 anos… Neven Subotic, que já tinha colocado de maneira temporária um ponto final na carreira internacional na época passada quando a Sérvia na era Mihajlovic falhou o acesso ao Mundial, deu a uma nega a Advocaat, o novo seleccionador dos sérvios. O central do Dortmund demonstrou ao holandês que não quer regressar à selecção e por isso não voltará a ser convocado. “Troquei mensagens com Subotic e não restam dúvidas de que ele não quer jogar pela equipa nacional. Nesse caso, o melhor é manter o jogador afastado da equipa, para não contaminar bom ambiente que temos”, revelou Dick Advocaat, justificando assim a ausência do defesa do Borussia nos convocados do conjunto balcânico para os jogos frente a Arménia (11 de outubro) e Albânia (14), da fase de qualificação para o Euro 2016, Grupo I, no qual está inserido Portugal.

VM – Não é um caso novo, já tinha acontecido o mesmo com Matic, por exemplo, e considerando o perfil complicado do jogador sérvio certamente vão ocorrer outros casos no futuro. Pior para a Sérvia e para o próprio futebol internacional, porque este conjunto balcânico, à semelhança de outros do passado (sempre foi um viveiro de talentos), tem um potencial tremendo. Se todos os jogadores estivessem focados, uma defesa com soluções como Subotic (dos melhores centrais da actualidade), Kolarov (o pé esquerdo que melhor bate na bola), Ivanovic (dos melhores defesas do Mundo nos últimos 5/6 anos), Nastasic (uma das principais promessas na sua posição), acompanhado de um meio campo com Matic, Tadic, Djuricic, Jojic (que tem ganho o seu espaço no Dortmund), Tosic e Adem Ljajić, e jogadores na frente como Markovic e Mitrovic, podiam facilmente ser figuras nas fases finais. Mas nem tem passado a fase de qualificação. Veremos se desta vez é diferente, algo que indirectamente até poderá complicar a vida a Portugal.

0 Comentários

  • Cláudio Valério Oliveira
    Posted Outubro 3, 2014 at 10:45 pm

    A Sérvia é tudo menos agradável em termos de qualidade de vida e tranquilidade sobretudo futebolisticamente com poderes políticos opostos (muito opostos, Partizan x Estrela Vermelha também é de cariz sociopolítico) imiscuídos no desporto. Só mesmo por respeito nacionalista, não é ainda pior o estado da selecção de futebol nacional.

    Claramente, o oposto da Bélgica… Até pelo desenvolvimento socioeconómico de um país face o outro.

  • Cláudio Valério Oliveira
    Posted Outubro 3, 2014 at 10:43 pm

    A Sérvia é tudo menos agradável em termos de qualidade de vida e tranquilidade sobretudo futebolisticamente com poderes políticos opostos (muito opostos, Partizan x Estrela Vermelha também é de cariz sociopolítico) entranhados no desporto. Só mesmo por respeito nacionalista, não é ainda pior.

    Claramente, o oposto da Bélgica… Até pelo desenvolvimento socioeconómico de um país face o outro.

  • Nuno FMS
    Posted Outubro 3, 2014 at 9:34 pm

    Realmente ao futebol sérvio só falta mesmo uma liga mais competitiva e que as equipas emerjam nas competiçoes europeias… gostava de voltar a ver o Estrela Vermelha ai na ribalta.

    • Patterson
      Posted Outubro 3, 2014 at 11:58 pm

      Verdade, era uma delícia ver Savicevic jogar.

    • Nuno FMS
      Posted Outubro 3, 2014 at 10:12 pm

      Eu não me lembro propriamente desses tempos mas uma equipa campeã europeia fica sempre para história e nos dias de hoje é imaginável ver uma equipa dessas zonas vencer uma Liga Europa quanto mais uma Champions. Lembro-me mais de certos jogos mais recentes nas competições europeias e do ambiente fernético daquele estádio.

    • Kafka I
      Posted Outubro 3, 2014 at 9:41 pm

      Que grande Estrela Vermelha era aquele do inicio da década de 90, foi das primeiras equipas de quem gostei…Jugovic, Prosinecki e Savicevic como jóias da coroa de uma equipa simplesmente fantástica…

  • Anónimo
    Posted Outubro 3, 2014 at 8:59 pm

    Além de grandes individualidades, têm tido óptimas equipas de formação nos últimos anos, o que não deixa de ser curioso os não apuramentos da selecção A e apenas a presença do Partizan na LE…

    Bruno M.

  • João Dias
    Posted Outubro 3, 2014 at 8:57 pm

    Sérvia podia ser a nova Bélgica???

    A nova Bélgica podíamos ser nós. A única diferença é que não somos uma seleção emergente porque temos estado no topo do futebol desde 2000.

  • Anónimo
    Posted Outubro 3, 2014 at 8:50 pm

    O Neven tem estado numa forma lastimável e vem de lesão (também ajuda a explicar o mau momento). Está a ser muito criticado pelos nossos adeptos, assim como o Schmelzer (Drum tem feito melhor trabalho).

    Neste momento nem merecia a convocatória à seleção, mas como em estatuto é um dos melhores jogadores sérvios da actualidade teria sempre lugar garantido.
    Esta opção não é nada de novo e pouco me importa, tem demonstrado um grande carinho pelo Borussia e com a companhia de Hummels temos uma das melhor duplas do mundo quando regressarem à sua forma habitual.

    Luís Freitas

    • Rúben Cardoso
      Posted Outubro 4, 2014 at 9:36 am

      Concordo com o João. Há que ver o contexto, e neste momento, o Sokratis é o único central indiscutível.

    • Rúben Gomes
      Posted Outubro 4, 2014 at 8:50 am

      Também pensei que querias dizer em melhor forma neste momento e aí concordo contigo. Mas nas suas plenitudes o Hummels é um dos melhores centrais do mundo.

    • João Lains
      Posted Outubro 3, 2014 at 10:28 pm

      Neste momento, só vejo o grego como indiscutível. Fez uma época fantástica, deu sequência no mundial e é o jogador mais fiável do eixo defensivo. O Mats tem de recuperar o ritmo de jogo porque ainda contra o Schalke foi ele o culpado pelo golo.

    • Rúben Gomes
      Posted Outubro 3, 2014 at 9:54 pm

      João? Hummels?

    • João Lains
      Posted Outubro 3, 2014 at 9:27 pm

      Sokratis é o melhor central do Dortmund.

  • Kafka I
    Posted Outubro 3, 2014 at 8:50 pm

    É uma atitude que se percebe, convém referir que a Sérvia já pertenceu à Jugoslávia e que quando o Subotic nasceu era ainda Jugoslávia, para além de ele ter nascido em Banja Luka que é uma cidade da Bósnia (na altura era tudo Jugoslávia), logo é perfeitamente normal que o Subotic hoje em dia não sinta "afinidade" nem tenha sentimento algum especial, por nenhum dos Países, pois objectivamente estamos a falar de alguém que nasceu na Jugoslávia, logo entendo perfeitamente que ele se sinta acima de tudo Jugoslavo (País onde nasceu) e não Sérvio (nacionalidade actual) ou Bósnio (terra onde nasceu)

    • ilcigani
      Posted Outubro 5, 2014 at 1:26 pm

      Kafta tudo o que disseste é completamente falso. Não percebes o sentimento nacionalista daquela região. Aliás, nao só daquela região mas no caso geral. Mas antes de mais deixa me dizer que pelo facto de, suponhamos, um portugues ter nascido em angola/venezuela/russianão nao faz dele automaticamente angolano/venezuelano/australiano/russo. Pode ter direito por ventura á nacionalidade desses países mas ele é acima de tudo portugues aconteça o que acontecer. E passando ao caso dos balcãs, esse assunto é ainda mais ferveroso, porque o que distingue as pessoas é o seu grupo étnico e não a nacionalidade ou o território em que tenham nascido. Um croata ou um sérvio que tenha nascido na Bósnia é acima de tudo croata ou sérvio que outra coisa qualquer. Um bósnio muçulmano nascido na Bósnia é acima de tudo muçulmano que bósnio, ou no caso mais gritante de todos, um albanes que tenha nascido na sérvia (mais precisamente no Kosovo, porque só quem nao perceba minimamente da história daquela região, pode ser a favor da independencia do Kosovo) sente-se acima de tudo albanes que outra coisa qualquer. E no caso do Subotic, independentemente de onde ele ter nascido ou onde os pais dele terem nascido, ele é etnicamente sérvio e por isso tem toda a legitimidade e direito para jogar pela Sérvia. Aliás, nao é de certo uma suposta "confusao" na cabeça que o impede de representar a Sérvia mas concerteza problemas com pessoas da federação servia.
      Podemos com certeza perceber a razão pela qual imensos jogadores nascidos em França representarem outras selecções: isto é porque eles sao originário desses mesmos paises como Marrocos, Tunisia, Argelia, Camaroes, Senegal, etcc. ou no caso dos Turcos nascidos na Alemanha. É tudo uma questao de origem étnica e esse factor é muito importante na decisao pessoal da escolha da selecção.
      Nos dias de hoje, com a grande escala das migraçoes, a nacionalidade nao é um factor de distinçao entre povos, porque hoje em dia um paquistanes, um ganes ou um irlandes podem ter nacionalidade portuguesa sem que haja sequer uma relação muito forte com o nosso país, mas sim mais com o país de onde sao originários.

      PS: quando dizem que temos estrangeiros como o Cedric, ou Adrien ou o Danny na nossa selecção deixem me dizer que a ignorancia dessas pessoas que dizem isso os cega completamente os olhos e a mente. Entao porque razao eles sao estrangeiros? O Danny, Cedric ou Adrien sao 100% portugueses, tanto como qualquer um porugues nascido no nosso país. Todos os tres teem pais e familia portuguesa apenas com a diferença de terem nascido no estrangiro. Mais nada. Entao quando dizem que sao naturalizados nao imaginam o quanto me fazer chorar de rir. Sao casos que nao se comparam minimamente aos casos de Nani, William, Eder, Bruma, Manés, porque estes ultimos que citei todos eles nasceram no estrangeiro e nao sao de origem portuguesa, mas sim naturalizados. Contudo, cresceram cá e teem nacionalidade portuguesa e suponho que tenham ligaçao e relaçao emocional muito forte com o nosso pais, portanto todo direito a representar o nosso pais.

    • Anónimo
      Posted Outubro 4, 2014 at 12:42 pm

      Concordo plenamente Bruno Fonseca, A URSS na minha opinião seria a lider do Ranking superando qualquer seleção. Tudo isto SE…

      João Almeida

    • Bruno Fonseca
      Posted Outubro 3, 2014 at 11:13 pm

      Sim sem dúvida Kafka, a Jugoslávia se hoje existisse podia ser uma grande seleção como chegou a ser. Além de futebol eram uma potência em basquetebol.
      Outro país que também podia ser bastante forte se existisse era a URSS.

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Outubro 3, 2014 at 10:10 pm

      O facto de ter nascido na Bósnia pode não querer dizer muito, pois muitos dos habitantes da Bósnia (cerca de 50%) são de etnia sérvia ou croata e bastantes dentre estes sentem-se mais Sérvios ou Croatas do que Bósnios. Aliás, a Bósnia-Herzegovina é mais um país artificial, sem fundamentos históricos ou nacionais; sempre foi uma zona de fronteira de impérios, mudando de "dono" e de gente com frequência.

    • Kafka I
      Posted Outubro 3, 2014 at 9:12 pm

      PS: Acrescentar que, pondo de lado todos os problemas politicos existentes naquela região, olhando apenas para o factor desportivo, é realmente uma pena o desmantelamento da Jugoslávia, pois hoje em dia seria (na minha opinião) uma potência Europeia e para mim seria hoje em dia a 3ª melhor Selecção da Europa, logo atrás da Alemanha e Espanha..

    • Kafka I
      Posted Outubro 3, 2014 at 9:06 pm

      A acrescentar a isto, o Subotic para além de ter nascido na Bósnia, só lá viveu até aos 5 anos de idade, tendo depois ido viver para a Alemanha, onde viveu até aos 11 anos, e com 11 anos foi viver para os Estados Unidos ate aos 18 anos, altura em que veio de novo viver para a Alemanha..

      A somar a isto, tanto o Pai como a Mãe do Subotic, também nasceram em zonas que actualmente são da Bósnia, logo tanto o Pai como a Mãe é normal que nunca lhe tenham transmitido qualquer sentimento de afinidade pela Sérvia…

      Face a isto tudo, acho perfeitamente justificável que ele não queira representar a Sérvia..

      PS: Não sei se o motivo se deve ao que frisei em cima (só ele sabe o que vai na cabeça dele), mas parece-me ser a explicação mais óbvia e a mais justificável..

  • Anónimo
    Posted Outubro 3, 2014 at 8:41 pm

    Não se percebe este tipo de atitudes dos jogadores.

    André Filipe.

    • Costa
      Posted Outubro 4, 2014 at 12:19 pm

      Cada um deverá ser livre de fazer o que bem entender.
      Não acho nada de mal em rejeitar jogar na selecção.
      Eu por exemplo sou Português, nasci em Portugal e não tenho qualquer tipo de afinidade com a selecção nacional.
      Cumps

  • Sócrates
    Posted Outubro 3, 2014 at 8:39 pm

    já dizia o ditado 'da Sérvia nem bom vento nem bom casamento'

    • Kafka I
      Posted Outubro 4, 2014 at 10:02 am

      Tirando os Espanhois da zona de Madrid, eles são tudo menos nacionalistas, aliás quem já foi ao Pais Basco ou a Barcelona vê isso mesmo, e se perguntar a qualquer Basco ou Catalão qual a nacionalidade dele, ele responde sem pestanejar que NÃO é Espanhol, é sim Basco ou Catalão…

    • Rúben Cardoso
      Posted Outubro 4, 2014 at 9:01 am

      Uma região é nacionalista = país é nacionalista.

      Excelente raciocínio, não haja dúvida.

    • Bruno Fonseca
      Posted Outubro 4, 2014 at 8:35 am

      Na zona de Madrid podem ser mais nacionalistas mas concordo com o Ebitda por exemplo no Paísbasco, na Catalunha ou até na Galiza são muito indepeindependentistas.

    • Guilherme Silva
      Posted Outubro 4, 2014 at 2:37 am

      Comparado ao nacionalismo sérvio e polaco principalmente, os espanhóis são zero. Não passaram metade do que estes povos passaram, e aqui incluo também todos os países das Balcãs.

    • João Dias
      Posted Outubro 3, 2014 at 11:11 pm

      Tenho família em Espanha, mais propriamente em Fuenelabrada ( cerca de 50 km de Madrid ) e lá são do mais nacionalistas que há…

    • EBITDA
      Posted Outubro 3, 2014 at 10:38 pm

      João Dias,

      Ao menos sabe do que está a falar? Já alguma vez viveu na Europa do Leste?
      As zonas mais nacionalistas são os Balcãs (Sérvia, Bósnia, Montenegro, Croácia e Eslovénia) e das antigas repúblicas da URSS (Polónia e Ucrânia). Já vivi na maioria destes países e destaco especialmente o fanatismo/nacionalismo em Varsóvia, Podgorica e Belgrado.

      Os espanhóis não são de todo nacionalistas, são muito mais regionalistas.
      Se fossem nacionalistas, o País Basco ou a Catalunah não procuravam a auto-determinação.

    • João Dias
      Posted Outubro 3, 2014 at 10:12 pm

      André Santos,

      Estás enganado. Os espanhóis e os sérvios são os dois povos mais nacionalistas da Europa.

    • André Santos
      Posted Outubro 3, 2014 at 9:08 pm

      Mas até acaba por ser um bom paralelismo pois a Espanha também sofre do mesmo. Entre galegos, castelhanos, bascos, catalães e andaluzes pelo menos têm-se entendido minimamente.

      Já a Sérvia é outra conversa. As fronteiras naquelas zonas já-se alteraram umas 20 vezes nos últimos 200 anos, logo é difícil haver qualquer afinidade nacionalista.

    • Anónimo
      Posted Outubro 3, 2014 at 8:58 pm

      *De Espanha

      João Martins

Deixa um comentário