Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Central do FC Porto apontado ao vice-campeão da Bundesliga; Ronaldo vai passar a ser o «9» do Real Madrid; Ex-treinador do Benfica na Premier League; Laporte sai do mercado

O português já actua a maior parte do jogo no meio, o que é diferente de ser ponta-de lança. Veremos até que ponto esta transformação o vai beneficiar ou prejudicar. 


De acordo com o AS, Cristiano Ronaldo vai passar a ser o «9» na equipa de Rafa Benitez. Uma decisão que irá tirar protagonismo e minutos a Benzema. O novo treinador do Real Madrid, que pretende colocar também Bale na esquerda, deve adoptar um 4-2-3-1, com CR7 a ser a principal referência no ataque.


Saída inevitável (já são demasiadas épocas em que não corresponde)? – De acordo com a revista “Kicker”, Maicon está na mira do Wolfsburgo. O vice-campeão da Bundesliga e vencedor da Taça da Alemanha pretende reforçar a defesa e o brasileiro dos azuis e brancos, que está avaliado em 10 milhões de euros, parece ser agora a prioridade, depois do Dortmund ter bloqueado a saída de Sokratis.

Vamos ver se aposta no mercado ibérico – O Watford, clube que subiu à Premier League, anunciou hoje a contratação do espanhol Quique Flores como novo treinador. O antigo técnico substitui o sérvio Slavisa Jokanovic no comando dos Hornets
Estava a ser apontado ao Real, Man Utd e Bayern – Aymeric Laporte renovou pelo Athletic até 2019. O central, de 21 anos, uma das principais promessas da actualidade na sua posição, está protegido por uma cláusula de 50 milhões de euros.

0 Comentários

  • Anónimo
    Posted Junho 6, 2015 at 2:35 pm

    Já se constatou que o Ronaldo não consegue oferecer à equipa a ponta-de-lança, aquilo que oferece a extremo esquerdo. Ele é um tipo de jogador que precisa de jogar virado para a baliza e não virado de costas para a mesma. Se o Benitez o meter nessa posição, irá sair inúmeras vezes da posição não havendo ninguém para o compensar. Mas a mudança de uma posição implica mudanças tácticas. Neste caso, sem uma presença mais posicional na frente de ataque, o jogo teria que passar pelo controlo do jogo em todas as fases. Não me parece contudo que uma equipa com Bale e Ronaldo deva apostar num jogo de posse, apesar da capacidade com bola que jogadores como Modric e Kroos podem oferecer. O Real Madrid gosta de juntar os dois estilos de jogo, posse e contra-ataque, gerindo o ritmo de jogo consoante aquilo que o jogo precisa. Por isso é que Modric foi uma ausência tão notada, pela capacidade de pautar o jogo.

    Apostar no Ronaldo a ponta-de-lança, obrigaria a equipa a jogar demasiado em posse, além de o fazer desaparecer do jogo. Além disso, o Benzema é um excelente ponta-de-lança e abdicar de um jogador destes na equipa titular, iria forçar a sua saída. Outra opção seria manter Ronaldo a ponta-de-lança, mas isso retiraria equilíbrio à equipa (Ronaldo não defende) e a sua capacidade de desequilíbrio reduziu bastante.
    A melhor opção seria deixar tanto o Benzema como o Ronaldo a avançados. Do lado esquerdo estaria o Bale na sua melhor posição a oferecer cruzamentos para os dois pontas-de-lança e do lado direito o James Rodriguez a aparecer no meio pontualmente para ajudar a construir jogo. O meio-campo seria formado por Modric e Kroos. O corredor esquerdo estaria mais vertical com Bale e Marcelo e o lado direito mais protegido com Danilo (ou até Carvajal). O estilo de jogo seria o contra-ataque iniciado por Modric, Kroos e James a ser prosseguido por Bale, Ronaldo e Benzema, juntamente com a gestão do ritmo de jogo por Modric, Kroos e James. Seria uma equipa de grande rotação com Bale a aparecer na esquerda ou por vezes no meio, James na direita ou no meio e Ronaldo a segundo avançado, primeiro avançado (troca com Benzema) ou extremo, sendo o jogador com mais liberdade por conseguir estar sempre no sítio certo. Seria contudo interessante conseguir um jogador como Aguero a fazer parceria com Ronaldo, por ser um jogador melhor no contra-ataque, que complementa completamente o Ronaldo; um médio mais físico e resistente como Vidal ou Pogba para apostar mais no contra-ataque (e também para Modric e Kroos não fazerem todos os jogos da época) e para jogos mais difíceis de forma a ocupar o meio-campo com três jogadores; e um extremo direito que ofereça algo de diferente (como Sterling). Quem sairia mal desta situação seria Isco que tem grande potencial e é espanhol. É verdade que o Real Madrid tem vários jogos por época pelo que poderia ficar para ser alternativa a Ronaldo ou Bale, mas também poderia sair de forma a angariar dinheiro para outras contratações. Seria Isco por Sterling, Aguero ou Pogba/Vidal. Poderia potencialmente ser aproveitado pelo Barcelona, pelo que deveriam proteger-se contra tal situação. O Chelsea estaria de certeza muito interessado.

    Hugo

  • Kacal I
    Posted Junho 5, 2015 at 7:13 pm

    O Maicon é um bom central mas está cá há vários anos e nunca se afirmou totalmente, é irregular e tanto faz uma excelente exibição e um corte impecável como faz uma má exibição e faz alguma asneira, tem também algumas capacidades de líder mas não é o que precisamos, se o Wolfsburgo estiver interessado e pagar um valor decente é de aproveitar e vende-lo, já contrataram o Felipe Lopes ao Nacional uma vez e portanto acredito que possam estar interessados, no entanto há Naldo, Klose e Gil no plantel e não tenho a certeza que o interessa seja real, em todo o caso é vender se possível e contratar um DC que seja acima da média.

    Quanto ao Ronaldo, acho que não resulta jogar a #9 sozinho na frente, no 4-3-3 ele descai na esquerda e depois aparece no meio em corrida vindo de trás e surpreende os adversários com a sua velocidade e capacidade de movimentação, desmarcação e impulsão, no 4-4-2 é possível com um avançado ao seu lado mas em 4-3-3 como referência, mesmo que móvel, será complicado afirmar-se e não me acredito que o Ronaldo esteja disposto a jogar assim, ele já disse que não gosta e duvido que aceite, é esperar para ver, agora não me admirava que o Real cometesse uma loucura pelo Aguero e jogasse em 4-4-2 com o argentino e o Ronaldo na frente mais Bale na esquerda onde deseja jogar.

    Não sou fã do Quique Flores e não acho que seja um grande treinador, vamos ver no que dá e é capaz de apostar em jogadores espanhóis dos excedentários do Barça e Real e afins.

    Por fim, Laporte é um dos defesas mais promissores do Mundo e ao renovar vai permitir mais um enorme encaixe ao Athletic, acredito que vai acabar no Bayern ou Barça.

    • Kacal I
      Posted Junho 5, 2015 at 10:20 pm

      Commander Shepard,

      Eu até gosto do Benzema e acho que não é preciso ir ao mercado buscar um PL para o 11 mas apenas disse que o Real é capaz de investir à louco no Aguero.
      Quanto ao 4-2-3-1, duvido que o Real tenha pago 7.5 milhões pelo Casemiro por "capricho", o Benítez aprecia médios com as suas características e é capaz de apostar nele, já no caso do extremo direito concordo e é preciso investir num.

      Rodrigo Cavalcanti,

      Eu pensei que já tinha assinado em Janeiro pelo Wolfsburgo mas pelos vistos não há nada oficial e portanto o interesse no Maicon já faz sentido e eu vendia-o.

    • Rodrigo Cavalcanti
      Posted Junho 5, 2015 at 8:51 pm

      Fala-se muito sobre o Gil ir pro Wolfsburg por aqui, mas no Brasil nada parecido foi noticiado

    • Anónimo
      Posted Junho 5, 2015 at 7:29 pm

      Na minha opinião, se jogar em 4-4-2- comprar o Aguero quando se tem Benzema, que é muito melhor sem bola do que o primeiro, era um erro crasso por parte do Real Madrid.
      Se o Benitez lá decidir jogar em 4-2-3-1 é preciso, URGENTEMENTE, ir buscar um trinco que segure o meio campo e um extremo direito, já que duvido que aposte no Casemiro devido à sua agressividade excessiva e Jesé depois da lesão baixou muito de forma.
      Commander Shepard

  • Anónimo
    Posted Junho 5, 2015 at 6:53 pm

    Eu acho que o Sterling encaixava neste novo sistema do Benitez

    Francis

  • I.C.E.
    Posted Junho 5, 2015 at 6:39 pm

    Se assim for verdade, o Cristiano jogando "apenas" a 9 com ou sem a companhia de Benzema parece-me que poderá chegar ainda mais longe, o que seria incrível, no que toca ao número de golos marcados. Além disso, se o Real Madrid mantiver-se em torno da sua maior figura mas pedindo-lhe que finalize as jogadas sempre poderá facilitar o fluir do jogo dos Blancos.

    Quanto ao Maicon, por esse valor, mesmo sabendo dos anos que tem de casa, é vender.

  • Euclides!
    Posted Junho 5, 2015 at 6:38 pm

    – De Gea
    – Carvajal ou Danilo
    – Ramos
    – Pepe ou Varane
    – Marcelo
    – Kroos
    – Modric ou Isco
    – lado direito do ataque? contratação?
    – James a 10
    – Bale a estremo esquerdo
    – Ronaldo a 9

    O Real Madrid já ia era buscar uma truta para médio ofensivo direito…
    mas assim de repente não vejo grandes opções de mercado.

    • Kacal I
      Posted Junho 5, 2015 at 10:22 pm

      Sterling seria o ideal para a direita, o Reus rende mais na esquerda e é propicio a lesões, o jovem inglês já tem uma maturidade acima da média e pode ser útil desde já, a meu ver.

    • Rodrigo Cavalcanti
      Posted Junho 5, 2015 at 8:49 pm

      Esse dito 10 pode muito bem ajudar na marcação, oras.
      O Reus é preferencialmente médio esquerdo, e não vejo o Sterling com nível pra ser titular absoluto no Real.
      Acho que essa opção válida pra o Real vai aparecer caso alguém se destaque na copa América

    • Miguel Almeida
      Posted Junho 5, 2015 at 6:53 pm

      Essa tática é muito engraçada, mas não sei que equipa joga com um 10 sem um médio com características mais defensivas

    • NFM
      Posted Junho 5, 2015 at 6:45 pm

      Sterling ou Reus…

  • Vitor Pereira
    Posted Junho 5, 2015 at 6:27 pm

    10 Milhões pelo Maicon é um negócio vantajoso para o FC Porto. Nunca foi capaz de mostrar as esperanças que foram depositas nele, assim sendo a transferência é o rumo mais viável. Por esses valores melhor ainda.

  • Sá Tobias
    Posted Junho 5, 2015 at 6:22 pm

    Para mim vai ser um flop esta mudança. Dou até Janeiro para o CR7 marcar os seus 15 golitos e passar o Raúl como melhor marcador do RM e sair para Inglaterra ou França. CR7 quer na selecção quer no RM (porque este sistema já foi testado algumas vezes) não rende o que habitualmente rende a 9 puro.
    A melhor opção seria arranjar um parceiro. Não acredito em Benzema porque o parceiro de ataque tem de correr mais que o CR7 e o Benzema infelizmente não é esse tipo de jogador. Talvez o Aguero (vendendo Benzema). Eu não estou confiante. Benitez ganhou a Champions com mérito mas numa situação que muito dificilmente se repetirá (3-0 ao intervalo e passar a época a jogar para a Champions) e a Liga Europa depois de ser massacrado pelo benfica. Pelos clubes por onde passou não deixou registo de grande treinador, saiu sempre pela porta pequena e sem deixar saudade.
    Confio sobretudo nos jogadores e espero que o ego do Florentino em comprar vedetas não abrande (e o dinheiro também não). Aposto num onze base:
    De Gea
    Carvajal (espero alternativa)
    Varane
    Ramos
    Danilo
    Verratti
    Modric
    Bale
    James
    Aguero
    CR7

    No banco:
    Kroos, Isco, Pepe, um pinheiro, uma alternativa ao Bale, uma alternativa ao James, uma alternativa ao Modric, Marcelo, Casillas

  • Guilherme Silva
    Posted Junho 5, 2015 at 6:22 pm

    Porta aberta para a saída de Benzema? Não faz sentido um jogador como o francês ficar no banco. Com Ronaldo declaradamente no meio, deixa de haver buraco na esquerda, mas por outro sem Benzema ao lado falta alguém que construa e jogue mais em apoio. Não o vejo a fazer essa tarefa.

    Em relação ao Maicon, sempre prometeu mas nunca cumpriu as expectativas. O que não impede que, para mim, deva ficar no plantel. Já é um jogador da casa, com perfil de líder (recordo que no início do ano eu e mais gente o queríamos como capitão de equipa, na ausência de Hélton) e que tem uma boa ligação aos adeptos. Espero que fique e envergue a braçadeira na próxima época. Contudo, se sair, os 10M podem ser reinvestidos num central melhor e que tanta falta nos faz.. Assim era menos um investimento necessário para o 11 titular.

  • João Lains
    Posted Junho 5, 2015 at 6:07 pm

    O Wolfsburgo não tinha já garantido a contratação de um central, também ele brasileiro, durante o mercado de inverno? Não me recordo do nome mas já tinha muitos anos de experiência e ainda actuava no Brasileirão.

  • Anónimo
    Posted Junho 5, 2015 at 6:01 pm

    Curioso o facto de Messi que jogava no meio e agora ter passado para o corredor e Ronaldo que jogava no corredor ir agora jogar para o meio.

    Sérgio

    • Anónimo
      Posted Junho 5, 2015 at 6:25 pm

      Isso foi quando ele era mais novo, depois fixou-se no meio… Ele sempre foi um falso 9

      Sérgio

    • masquemta
      Posted Junho 5, 2015 at 6:06 pm

      Messi jogava no corredor e passou para o meio! esta época é que voltou para a esquerda, mas ele é mais uma espécie de vagabundo

  • Rúben Gomes
    Posted Junho 5, 2015 at 5:57 pm

    O Real vai voltar a tornar se a equipa mais forte no contra ataque a nivel europeu/mundial. Desengane se quem ache que vai ser o flop… Não vai ser. Vai por aquela equipa a defender ( se bem que já não há Di Maria ), mas com esta mudança definitiva e declarada de Ronaldo para nmr 9 já não fica um enorme vazio na esquerda, até porque Bale mal ou bem defende mais que Ronaldo até porque ja foi lateral. Deixarão de jogar apenas com 2 médios, para jogar em duplo pivot agressivo com James a 10. Têm de contratar mais 2 extremos, um deles que saiba defender para a maquina ficar bem oleada.

    Espero que isto tudo não aconteça, sendo eu um Culé, mas não lhe chamem de incompetente…

    • Gonçalo Pinheiro
      Posted Junho 5, 2015 at 6:52 pm

      Ricardo como adepto do Real só posso dizer-te que o teu problema é gostares do Mourinho e ele não ter feito no Real aquilo que o Ancelotti fez. Tu és mais um que apoia/apoiava o Real porque tem lá portugueses e assim que sairem todos de lá, queres ver a equipa a afundar para depois dizeres que ainda vão chorar a falta do X,Y,Z português…Guess what? Não aconteceu isto quando o Mourinho saiu. O Ancelotti não é o melhor de todos os tempos mas é de longe o melhor treinador que o Real teve depois do Del Bosque. Desde a gestão dos egos, percentagem de vítorias e títulos ganhos…Just deal with it

      Rúben não concordo muito com o que escreves. O Real até pode mudar o Ronaldo para o meio,centro,lado ou cima mas se não formarem uma equipa, tudo vai piorar. Ou as pessoas esquecem-se que o já tivemos Ronaldo,Figo,Zidane,Makélélé,Beckham,Raúl e mais uns tantos? Eram grandes jogadores mas que pouco ganharam porque não eram verdadeiramente uma equipa. Neste reconheço que o problema na minha equipa é a falta de união. Os jogadores não se apoiam entre eles e parece que estão no canto a espera que um falhe para começarem a apontar o dedo. Se o Benitez conseguir o unir o grupo como fez o Ancelotti na primeira temporada, aí sim vamos voltar em grande.

    • SC
      Posted Junho 5, 2015 at 6:37 pm

      Não sei se o Ronaldo vai querer jogar a 9. Podem dizer-me: Ah mas não é o Ronaldo que decide, se o treinador quiser o Ronaldo só tem que obedecer… Isso é muito bonito, mas jogadores como Ronaldo e Messi têm um peso nas suas equipas que nenhum outro jogador tem: pelo seu estatuto, pela sua qualidade e pelo que fazem dentro de campo.

      Ainda assim acredito que temos condições para ganhar tudo na próxima época. Se se confirmar a nossa vitória na Champions no domingo (espero bem que sim), um dos nossos maiores inimigos será a questão psicológica, e a motivação, não é fácil que os índices de motivação estejam em alta depois de um temporada perfeita (com a ressalva de que ainda não ganhámos a Champions). Luis Enrique agarrou numa equipa que teve uma má época no ano passado e onde não ganhou nenhum título (fomos eliminados de todas as competições pelos nossos maiores rivais: Atlético (Champions e Liga) Real (Taça)) e num Messi que viu o Ronaldo aproximar-se em bolas de ouro (quer queiramos quer não isto conta) e portanto é mais fácil conseguir-se motivar uma equipa neste contexto até pelo orgulho ferido. Estou curioso para ver qual é a sua capacidade (LE) de conseguir motivar a equipa depois desta época fantástica (repito – que espero que culmine com a vitória na Champions)

      O post era sobre o Real e eu só falei do Barça – hahah

    • José Moreira
      Posted Junho 5, 2015 at 6:23 pm

      E que extremos é que há por aí que encaixem nesse estilo de jogo?

    • Ricardo Ricard
      Posted Junho 5, 2015 at 6:20 pm

      Ao contrário do Ancelotti que agora virou um género de Deus.

    • Anónimo
      Posted Junho 5, 2015 at 6:06 pm

      Nem mais, as pessoas comentam simplesmente pela imprensa mas futebolisticamente falando este Benitez encaixa naquilo que tem que ser o estilo do Real, sinceramente acho-lhe super desvalorizado e nunca percebi bem porquê…

      Peter Griffin

    • Kafka I
      Posted Junho 5, 2015 at 6:02 pm

      Bem visto, concordo

  • Anónimo
    Posted Junho 5, 2015 at 5:52 pm

    O Maicon aparentava ter o potencial necessário para ser um grande defesa no FCP mas apesar de o ter mostrado em algumas ocasiões, nunca conseguiu ser regular o suficiente.. Acho que é uma boa altura para sair, até porque Martins Indi tem que ser titular pelo que já mostrou esta época sempre que foi chamado.

    Não creio que tirar o Benzema da equipa seja a solução, até porque tem sido dos melhores do real nos últimos anos… talvez jogar com benzema e ronaldo na frente!

    Maia

    • Anónimo
      Posted Junho 6, 2015 at 10:57 am

      Não compreendo o que vêm no Indi. O rapaz é lento e péssimo no jogo aéreo! Não me parece que estejamos bem servidos com ele, já em relação ao Marcano estou mto agradado.

      Nobre

  • Anónimo
    Posted Junho 5, 2015 at 5:44 pm

    Gostava muito de ver Laporte no United. Mas com esta renovação fica mais complicado…
    Em relação a Ronaldo, acho que é o ideal. E assim pode-se então passar Bale para a esquerda, pois é na esquerda que rende (ou pelo menos rendia). Se isto se vier a confirmar (esquema 4-2-3-1 com Ronaldo a 9), espero que Benzema saia, pois merece mais que um simples lugar no banco. Gostava de o ver no Arsenal.

    Daniel Salgueiro

  • Flávio Trindade
    Posted Junho 5, 2015 at 5:44 pm

    Sem surpresa nenhuma esta notícia sobre Ronaldo.
    Já o tinha antevisto aqui aquando da confirmação de Benitez como técnico merengue.
    O passo seguinte é reformular o meio campo.
    Falta um 6 titular ao Real (Verratti), e este deverá partilhar o 3 de meio campo com Kroos e Modric que jogará mais adiantado. Não me admiraria que Benitez pedisse a contratação de Hamsik para juntar a este trio.
    Bale voltará aos grandes momentos a jogar na sua posição (repito que será um dos grandes beneficiados pela entrada em cena do espanhol), ficando a ala direita entregue a Isco ou a James, sendo que acredito mais na possibilidade de jogar o ex-malaguenho, já que o Real vai aproveitar Danilo para dar profundidade ao flanco.
    Há a possibilidade de Benzema ser vendido.
    Resta saber o que Benitez fará com a defesa e com Casillas. Mas não acredito que fuja muito a isto.
    Uma equipa mais cínica, menos vertiginosa nas transições, mas mais eficaz e equilibrada.

  • TiagoPeixoto
    Posted Junho 5, 2015 at 5:44 pm

    Vender o Maicon por 10 milhões seria uma excelente venda!
    Não acho que acrescente muito à equipa, logo penso que está mais que na hora de ele sair.

  • Fábio Sousa
    Posted Junho 5, 2015 at 5:41 pm

    Boa notícia, o seu tempo no FC Porto já passou…

  • António Vilares
    Posted Junho 5, 2015 at 5:40 pm

    Benzema é muito desvalorizado mas para mim é o melhor 9 do mundo. Trabalha que se farta em prol da equipa, abre espaços como ninguém (sem bola principalmente), sabe baixar, sabe posicionar-se dentro de área, sabe quando tem de dar largura e deslocar-se para o flanco… Num jogo é capaz de jogar a pivot e é homem de área. Mas o Benitez é que sabe…

  • Anónimo
    Posted Junho 5, 2015 at 5:36 pm

    não me parece muito desajustada esta opção de Rafa Benítez. Cristiano à muito que já não é extremo, só não sei o que ele vai pretender de Benzema. Pode ser que Bale volte a um nível aceitável numa posição onde se sente mais confortável.
    Duplo pivô no meio campo mesmo à sua imagem, veremos quem irá reforçar aquela zona do terreno.
    Ass. Carlos

    • airkiler
      Posted Junho 5, 2015 at 8:41 pm

      CR7 nunca vai ser um nove, a minha análise do jogo leva-me a dizer que o Cristiano precisa de ter um nove ao seu lado para poder explanar o seu football, no Real é o Benzema que lhe abre espaços para ele aparecer a concretizar é também o Benzema o jogador que o Ronaldo mais tabelas deve fazer, por esses factos eu acho que o jogo do Ronaldo precisa muito mais de um nove do que o Ronaldo se transformar num 9.

Deixa um comentário