Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Certezas e dúvidas

O duplo embate da Selecção Nacional serviu para tirar algumas ilações quanto ao que será a campanha em terras gaulesas no próximo Verão. O seleccionador afirmou no final que acabou com mais dúvidas que certezas, mas entre as palavras de circunstância politicamente correctas, não será descabido afirmar que os 23 finais sairão do grupo que actuou frente a Bulgária e Bélgica. É verdade que é precoce colocar alguém definitivamente de fora a esta distância do evento, e há que aferir da real condição física de cada elemento, mas a convocatória parece previsível. Santos nunca escondeu ter uma espécie de plantel idealizado, o que faz sentido, visto que os jogadores estão espalhados por vários clubes e campeonatos. Por mais que se defenda “convocar os melhores na altura”, a falta de tempo de trabalho obriga a reduzir o número de opções de maneira a aproveitar mecanismos que venham de convocatórias anteriores. Sendo o jogo com a Bélgica o último teste antes da convocatória final, e juntando Moutinho e Coentrão ao lote, os escolhidos estão, passe a expressão, escolhidos. 

Certezas
Defesas serão oito. Quatro centrais e quatro laterais devem ser convocados por Fernando Santos. Na ausência de Coentrão, Guerreiro e Eliseu fizeram as despesas, enquanto que do outro lado foram Cedric e Vieirinha os utilizados. A ausência de um lateral polivalente (como Cancelo) indica que a aposta passará por quatro laterais puros. Por outro lado, e embora William ou Danilo possam dar uma mãozinha no centro da defesa, centrais também devem viajar quatro, provavelmente Carvalho, Alves, Fonte e Pepe.
Danilo e William vão a França. Indiferente discutir quem é ou está melhor hoje, é 99,9% certo que ambos os jogadores vão integrar os eleitos para o Europeu. Haveria alternativas, como a convocatória de Carriço (que poderia actuar como central ou médio defensivo, abrindo vaga para outra opção atacante), mas Fernando Santos não deve abdicar de dois trincos “puros”. Até porque, a opção de os colocar lado a lado pode ser uma realidade, como comprovado frente à Bélgica.
Dois avançados. A falta de um avançado centro de referência assim levava a crer, e juntando a tal facto o momento de Cristiano Ronaldo, único goleador português de excelência, mas sem disponibilidade para tarefas defensivas, é certo que a táctica vai passar por um meio campo a quatro, com dois elementos na frente. Haverá planos alternativos, mas serão usados em circunstâncias especiais. Nani foi sorteado para “sidekick” de CR7, devendo ter lugar cativo na frente de ataque, mesmo não sendo um grande finalizador.
Dúvidas
Quem sai? As contas parecem simples: 24 (que estiveram nesta convocatória) + Moutinho + Coentrão, para 23, sobram 3. Em teoria, Renato Sanches e Guerreiro podem dar lugar aos citados, ficando um elemento por dispensar. Quaresma é uma espécie de talismã (ajudou na qualificação), e mal ou bem, pode decidir um jogo se estiver para aí virado, logo deve seguir viagem. Rafa deixou boas indicações, embora tenha faltado testá-lo como avançado, onde deve render mais que como médio. Éder traz algo de diferente (hora de fazer piadas quanto à sua inabilidade para chutar a bola), sendo o único ponta de lança. O elo mais fraco parece ser Danny, que poucos minutos de jogo teve, e parece cada vez mais perder espaço na selecção, até porque nesta sempre esteve longe do rendimento mostrado na Rússia.
Qual o papel de Tiago?
O madrileno está em processo de recuperação, não havendo total certeza de estar apto para o Europeu. E como o passado recente indica, levar jogadores vindos de mazelas longas pode dar mau resultado. Porém, Fernando Santos aprecia as suas características, e o médio traz uma experiência e postura em campo que não podem ser desvalorizadas num contexto de uma competição deste tipo. Por outro lado, Adrien, João Mário e André Gomes marcaram pontos no encontro frente aos belgas, pelo Tiago, para já, parece fora. A sua experiência pode, por outro lado, ser bem vinda no Rio de Janeiro. E por falar nisso…
E a selecção olímpica?
Renato Sanches e Raphael Guerreiro são elegíveis para os Jogos, mas integraram a equipa principal ao invés da selecção comandada por Rui Jorge. Caso vão a França, dificilmente farão uma dobradinha, mas caso fiquem em terra, podem ser chamados para ir ao Brasil. Ou será que Rui Jorge, na expectativa, já os descartou enquanto opções, pela via das dúvidas?

Visão dos Leitores (perceba melhor como pode colaborar com o VM aqui!): Nuno R.

0 Comentários

  • Dédalo
    Posted Março 31, 2016 at 6:33 pm

    Não vejo tão certa a presença de 4 centrais.
    Alias o único motivo para 4 centrais são os problemas físicos de Pepe e R. Carvalho, senão acho que Fernando Santos optaria por 3 centrais apenas (ao exemplo do que fez na Grécia) tendo Danilo como opção de recurso (à imagem de Katsouranis)

    • Diogo Faria
      Posted Março 31, 2016 at 7:17 pm

      Acho que tens razão. Em quase todas as convocatórias temos tido problemas fisicos com os centrais, logo não sabemos bem se o Fernando Santos opta por 3 ou 4. Tendo William e principalmente Danilo, não levar o Bruno Alves seria a minha opção.

  • Francisco Rodrigues
    Posted Março 31, 2016 at 6:36 pm

    Coentrao?? Mas ja nao bastou a vergonha do Mundial 2014 em que fez meia hora perante a Alemanha e voltou para Portugal?

    Eder?? mas ninguem ve que mais vale levar um jogar para outra posicao com outras funcoes do que um Ponta de lança que garantidamente vai render ZERO em todo e qualquer jogo??

    Caso nao haja esquemas e a convocatoria seja 100% limpa, serao estes os convocados:
    Patricio
    Anthony
    Beto
    Cedric
    Vieirinha
    Alves
    Pepe
    Fonte
    Carvalho
    Eliseu
    Raphael Guerreiro
    William
    Danilo
    Moutinho
    Adrien
    Joao Mario
    Andre Gomes
    Bernardo Silva
    Quaresma
    Danny
    Nani
    Rafa
    CR7

    • Anónimo
      Posted Março 31, 2016 at 6:44 pm

      Infelizmente, quando jogadores como Beto, Alves, Eliseu, William, Quaresma, Danny e Nani (este então a titular indiscutível!) são convocados para uma competição deste calibre, e em oposição, selecções como a França deixam craques de fora… Muita mediania nesta convocatória.

      Sousa

    • Anónimo
      Posted Março 31, 2016 at 6:46 pm

      Então o Coentrão é o culpado do falhanço de Portugal, em todos os sectores, no mundial 2014? É sem sombra de duvidas o melhor lateral esquerdo português, se chegar a 100% à altura do europeu, será convocado e titular nesta seleção.

      Por outro lado, não concordo nada com a convocatória de Bruno Alves e Danny. Mas parece-me que ambos vão ser escolhidos por Fernando Santos. Levaria Carriço para o lugar de Bruno Alves, é uma escolha que nunca irá acontecer, mas parece-me óbvio que o Bruno Alves já está numa altura da carreira em que vai ser sempre a descer. Levaria também Pizzi para o lugar de Danny, parece-me até que merecia mais uma convocatória nestes ultimos amigáveis do que por exemplo o Renato Sanches. Jogador com uma enorme técnica, capacidade de decisão e se tiver com confiança, pode fazer a diferença.

      Bruno

    • Nuno
      Posted Março 31, 2016 at 6:53 pm

      Concordo a quase 100% é dificil gostar do Danny na seleção… E falando também no Renato Sanches, acho que seria muito melhor utilizado e uma grande mais valia na seleção sub 23 olimpica, é muito melhor ganhar estaleca lá, fazer uns bons jogos olímpicos (tem qualidade para tal) e nos próximos anos poderá então certamente fazer regularmente parte da A. De resto, concordo com todos os mencionados sendo que a minha maior dúvida prende-se mesmo com a presença do Danny…

      SL

    • Francisco Rodrigues
      Posted Março 31, 2016 at 7:02 pm

      A minha convocatória acima está ligada com as opções de Fernando Santos. Pois todos sabemos na realidade, que o Pizzi merece ir, que o Carriço merece ir em vez do Bruno Alves (2x vencedor da liga europa nos 2 ultimos anos, final da taça do rei este ano, sempre a titular na equipa do Sevilha e já foi capitao), e também já em jeito de resposta, o Coentrao nunca vai estar a 100% alguma vez, pois sempre que faz um jogo no jogo a seguir lesiona-se (não é um exagero, é mesmo verdade)
      E sim, é uma selecção mediana, onde o Sanches e visto como uma junçao de Zidane com Patrick Vieira, mas por isso mesmo é que é uma selecção que nunca ganhou nenhum titulo, alguma vez o Sanches seria falado como é se fosse por exemplo alemao ou frances? Seria mais um entre muitos

    • Diogo Faria
      Posted Março 31, 2016 at 7:21 pm

      Pizzi até pode merecer ir, mas não tem lugar nem a qualidade de outros, enquanto o Carriço teve uma lesão grave e só regressou recentemente a jogar. Mas concordo no que dizes do Coentrão, tem feito mais uma época cheia de lesões. E até joga bem quando regressa, mas existe sempre um risco enorme em levar um jogador que se lesiona com tanta facilidade. Não deixa de ser o melhor lateral esquerdo de longe e isso pesa.

    • SENSEI
      Posted Março 31, 2016 at 7:51 pm

      Creio que é fundamental levar um PL de raiz, até porque apresenta características que quase nenhum outro tem, como disse, e bem, o Nuno R. Podem criticar o Éder, mas sempre foi um jogador muito interessante até à lesão grave no joelho, portanto, creio que a sua inclusão não seria, de todo, despropositada, e, com sorte ainda faz uma gracinha à Silvestre Varela.

      Quanto ao 3º Guarda-Redes, como dificilmente jogará, convém levar um com peso no balneário, que consiga manter a união do grupo, como é o caso do Beto.

    • Gonçalo Duarte
      Posted Março 31, 2016 at 8:00 pm

      William,Quaresma e Nani medianos,para ri só pode

    • JTMatos
      Posted Março 31, 2016 at 8:35 pm

      Eu acho que o mérito do Coentrão na seleção é evidente a todos e não se pode por em causa. E se o Coentrão tive-se em forma e com bons níveis físicos, seria titular na selecção. O que não acho que se deve fazer é levar um jogador em lesionado ou em muito baixa forma (que creio foi esse o problema no mundial, mas não foi só ele que foi para lá lesionado e/ou em muito baixa forma). Para mim, por esses motivos, e não acreditando que em 2 meses vá mudar muita coisa, o Coentrão e o Tiago estão fora.
      Mas o mesmo se aplica ao Ricardo Carvalho, que apesar da sua classe e técnica, são poucos os jogos que desde que voltou que não saiu lesionado. Para mim, não se justifica levar um jogador com esse risco, principalmente para a posição de central.

    • aliz
      Posted Março 31, 2016 at 9:25 pm

      O Carriço é titular no sevilha? Essa foi boa

  • Tiago Ferreira
    Posted Março 31, 2016 at 6:39 pm

    Gr Rui patrício anthony lopes Eduardo df cedric vieirinha pepe jose fonte Ricardo carvalho bruno alves fabio coentrao eliseu md william danilo joao moutinho adrien joao mario bernardo silva av rafa Cristiano Ronaldo nani quaresma Eder a minha duvida será entre André Gomes ou Danny

  • Rui
    Posted Março 31, 2016 at 6:39 pm

    Renato Sanches ate pode nem ir a este europeu!! mas se assim continuar é titular no mundial tem qualidade para isso!! esperar por ruben neves que parece estar meio desaparecido (falta-lhe imprensa!!) Meio campo não preocupa juntado ja o danilo andrien joao mario moutinho já o PL e defesa centro penso que esta a ficar muito curta e não estão a aparecer numa primeira impressão grandes opções. SL

    • Francisco Rodrigues
      Posted Março 31, 2016 at 6:45 pm

      Mais um comediante que aqui comenta. A continuar assim como? a falhar 90% das acções em jogos de selecção e a fazer tres correrias por jogo contra o paços de ferreira e o belenenses? Sim, ate pode ser convocado, mas falam dele como se fosse o novo Maradona quando no maximo vai ser metade da perna esquerda do Yaya Toure. E quando é esta a fasquia que se consideram grandes jogadores em portugal que depois podemos ver a quantidade de titulos que a selecção já ganhou. ZERO , porque aqui o sanches é bom, mas na alemanha na espanha ou na frança nem cheirava

    • SF2016
      Posted Março 31, 2016 at 6:56 pm

      Ao ruben falta imprensa e principalmente minutos

    • OVOMALPASSADO
      Posted Março 31, 2016 at 7:12 pm

      Francisco amigo admirador da bola, conhece uma tal de champions, pois é, consulte as estatísticas,o Renato teve sempre percentagem de acerto de passe de 85 % para cima, esteve na equipa da jornada 2 vezes, a não ser que considere que o Benfica tenha alguma influência na Uefa, isso deve ter algum valor. Todos nos sabemos a emoção que sente sempre que fala do Renato e do Benfica, mas como um grande treinador diz só for preciso arranjo-lhe kompensam".
      Ps: Se não vê os jogos do Benfica veja pelo menos as estatísticas, vai ver que esse mito de falhar passes é mesmo isso um mito. ;)

    • Diogo Faria
      Posted Março 31, 2016 at 7:24 pm

      Falta imprensa ao Ruben? Essa é muito boa. O Ruben caiu, voltou a fazer um bom inicio de época e voltou a cair. Precisa é de um minutos, de um treinador e equipa estável para poder crescer. Não lhe falta imprensa nenhuma.

    • Anónimo
      Posted Março 31, 2016 at 7:26 pm

      Francisco Rodrigues, então como explicas as boas prestações na Champions e nomeações para 11 da semana? Está tudo comprado, não é? Ou pago. Não sei.

      Bruno

    • JTMatos
      Posted Março 31, 2016 at 8:49 pm

      Parem lá de fazer futurologia. Não é em meia dúzia de jogos que se vê se um jogador vai dar alguma coisa. Tá a fazer uma boa época, está! é evidente.
      Mas enquanto as coisas correm bem, são todos grandes, quando acontece um baixar de forma e/ou uma lesão, é que veremos como reage.

      O William, o Ruben Neves, Guedes e o Bernardo Silva no ano passado iam ser os melhores do mundo e arredores, este ano já são "fracos".
      Já nesta época, o Nelson Semedo ia ser titular de caras na selecção, veio a lesão e ainda não conseguiu voltar a equipa.

      Parem de tentar fazer "jogadores" de um dia para a noite. Jogadores com potencial há muitos, mas que chegam a níveis "mundiais" são muito poucos.

  • Francisco Rodrigues
    Posted Março 31, 2016 at 6:39 pm

    Poderiam ainda ser considerados o Carriço , 2x vencedor da liga europa e ja envergou braçadeira de capitao de SCP e Sevilha, Bruma, a jogar na melhor liga do mundo e capaz de desiquilibrar em 1×1 pela velocidade e técnica ( muito melhor que Danny actualmente)
    Espero tambem que depois deste Europeu Paulo Oliveira comece a ser chamado pois a renovacao de centrais é urgente

    • Anónimo
      Posted Março 31, 2016 at 6:53 pm

      Quando e que o Bruma saiu da Turquia e foi para a Inglaterra ?

      Primo do primo.

    • Francisco Rodrigues
      Posted Março 31, 2016 at 6:58 pm

      Mas queres comparar actualmente a liga em que o campeao vai ser o Leicester com a Espanhola? Essa liga que defendes nem 1 equipa mete nos quartos de final da Champions

    • Anónimo
      Posted Março 31, 2016 at 7:05 pm

      bruma ta em espanha

      mmpm

    • Anónimo
      Posted Março 31, 2016 at 7:13 pm

      La liga so e um bocadinho melhor que a Portuguesa, tem muito mais $ involvido. Sao sempre os mesmos a vencer.
      Na Inglaterra nunca dao ou deram a importancia as competicoes europeias que dao as do pais.

      Primo do primo

    • OVOMALPASSADO
      Posted Março 31, 2016 at 7:18 pm

      Francisco eu respondi-lhe no comentário acima, pois ainda não tinha visto este, agora que li, aquilo que era uma suspeita passou a uma certeza !!!
      Mas pensando bem, com a falta de qualidade dos nossos, penso que deveria juntar a essa lista o Carlos Saleiro, o willson eduardo, o André Martins como médio de ultimo passe, também não era mal pensado…
      -Não leve a mal, mas percebi a brincadeira e tomei a liberdade de me juntar a ela… ;)

    • David
      Posted Março 31, 2016 at 7:27 pm

      Essa do Bruma então é hilariante… Criticas o Renato Sanches mas o Bruma que tem feito uma super época (lol) já devia ser opção… Isso de jogar na melhor liga é irrelevante uma vez que joga num Depor em "vias de extinção".

    • JMVA
      Posted Março 31, 2016 at 7:54 pm

      Primo do primo, não estando a defender a liga espanhola, mas acredita realmente nisso? Nunca ouvi ninguém a dizer que prefere ganhar a liga doméstica à Liga dos Campeões.

    • Gonçalo Duarte
      Posted Março 31, 2016 at 8:02 pm

      David
      A concorrência que há nas posições também muda sem querer entrar na discussão

    • Anónimo
      Posted Março 31, 2016 at 8:23 pm

      A renovação de centrais é urgente mas tem que ser feita com critério. No dia em que tivermos Paulo Oliveira na selecção, nem quero imaginar…
      Miguel Silva

    • Francisco Rodrigues
      Posted Março 31, 2016 at 9:07 pm

      OVOMALPASSADO mas que champions estamos nos a falar? De 2 jogos contra o Zenit, actual quinto classificado russo? é isso que é a verdadeira champions?
      A verdadeira champions sao jogos como aquele que veremos na allianz arena, sao jogos contra adversarios de qualidade top europeia e mundial. O zenit é um adversario de nivel medio europeu, muito inferior por exemplo a equipas como Leverkusen e Dortmund que jogaram contra SCP e FCP na liga europa
      Bem mas falando concretamente do Renato Sanches, é unanime que pode ser um bom jogador, mas a propaganda que é feita é simplesmente ridicula e parece que estamos a falar do melhor medio centro que a historia do futebol ja viu, isto porque numa das ligas mais desiquilibradas a nivel desportivo e financeiro do mundo ( a liga portuguesa) fez uns quantos jogos, umas quantas arrancadas em velocidade e marcou dois golos.Imagino o que seria se nesta terra e no clube encarnado nascesse um jogador com a qualidade de Cristiano Ronaldo ( bem, ele já nasceu e morreu, com o nome de gonçalo guedes) mas mesmo assim, imagino o que seria dito

    • Anónimo
      Posted Março 31, 2016 at 10:46 pm

      Francisco Rodrigues, a champions é para os clubes que conseguem lá chegar e nuns 1/8 de final é para os clubes que passaram a fase de grupos.
      Quanto à propaganda vejo artigos da imprensa inglesa, francesa e alemã (toda controlada pelo Benfica) a dar grande destaque ao jogador e à forma como revolucionou o jogo do Benfica. Se tens dor de cotovelo e estás aziado de ires 2 pontos atrás toma um kompensan (eu prefiro eno).

      Arnaldo

  • Gonçalo Gaia
    Posted Março 31, 2016 at 6:44 pm

    Embora a questão de ter um plantel mais ou menos definido possa fazer sentido, devido aos mecanismos adquiridos pelos jogadores, é ridículo que uma convocatória não seja feita de acordo com o atual momento de forma. Jogadores como Hugo Vieira, por exemplo, que estão a fazer excelentes épocas merecem pelo menos uma oportunidade, ao contrário de Eder ( este nem rotinas de jogador de futebol tem, quanto mais de seleção). Uma mentalidade destas apenas transmite aos jogadores que não vale a pena esforçarem se, uns porque já tem lugar garantido, e outros porque nunca terão hipóteses de serem elementos regulares da selecao

  • Pedro
    Posted Março 31, 2016 at 6:45 pm

    Os 23 de Fernando Santos:
    Patricio, Anthony Lopes, Eduardo;

    Vieirinha, Cédric, Pepe, Carvalho, Fonte, Bruno Alves, Coentrão e Eliseu;

    Danilo, William, Moutinho, Adrien, André Gomes, João Mário;

    Ronaldo, Nani, Bernardo Silva, Quaresma, Éder, Rafa/Danny.

    As mudanças que eu faria eram a saída do Bruno Alves, ficando o Danilo como 4º central em caso de necessidade, entrando o Renato Sanches para o meio;
    só levava o Coentrão se jogasse todos os jogos até final da época sem problemas fisicos, pois numa competição curta e com um número limitado de convocados não podemos arriscar que aconteça o mesmo que aconteceu no Mundial, logo possivelmente levava o Guerreiro; entre Danny e Rafa, de caras o Rafa; e sinceramente custa-me levar o Éder, mas nesta altura já não é possível experimentar outro avançado (gostava de ter visto o Bruno Moreira), logo ou levava o Éder para ter uma "alternativa" diferente no banco ou levava alguém para outra posição, possivelmente o Pizzi se voltasse à forma de há uns meses atrás…

  • André Marques
    Posted Março 31, 2016 at 6:46 pm

    Acho que pelo que mostrou no ultimo jogo em comparação com o Eliseu contra a Bulgária, Raphael Guerreiro tem de estar na lista final, embora o estado fisico do Coentrão seja uma incógnita mas a desatenção dada ao Antunes não se percebe. Acho que Marafona merece ir a França porque comparado com o Beto, que nao joga, e com o Eduardo que ja passou "de moda" é o melhor e era até um "prémio" para a liga portuguesa ,mostrando a todos que os jogadores que actuam fora dos grandes também contam. O Éder nao tem lugar na seleção, pelo que se é para levar um 9 que se leve o Bruno Moreira. Renato mostrou que a camisola das quinas tem peso e seria preferivel levá-lo aos JO, ocupando o Moutinho a vaga e saindo dos ultimos 24 o Danny.

  • PAPbenfica
    Posted Março 31, 2016 at 6:46 pm

    Não querendo ser faccioso, mas um jogador que está associado à subida de rendimento de um clube (coincidencia ou não, mas nao me parece ser), de tal forma que o faz renascer na luta pelo titulo e no trajeto da liga dos campões, um dos jogadores mais influentes numa equipa que vai jogar os quartos de final da liga dos campeoes, penso que deva ser uma opção a ter muito em conta.

    Até pode ficar no banco, será com certeza um dos jogadores que certamente irá ser lançado para mexer com um jogo (nenhuma das outras opções referidas para o meio campo tem a capacidade de levar a equipa para a frente).

    • SdvrSCP
      Posted Março 31, 2016 at 7:40 pm

      É verdade, mas não terá sido mais importante o Pizzi?

    • Zé Maria
      Posted Março 31, 2016 at 11:48 pm

      Eu pessoalmente não gosto do Renato Sanches (ouvia falar dele como se fosse um super jogador e quando o vi em Alvalade fiquei um pouco desiludido), mas é uma visão interessante.

  • Samuel Noronha
    Posted Março 31, 2016 at 6:48 pm

    Eu acho que não deve passar muito longe disto,

    GR:
    Anthony Lopes
    Rui Patrício
    Eduardo

    Defesas:
    Vieirinha
    Eliseu
    Raphaël Guerreiro
    José Fonte
    Pepe
    Ricardo Carvalho
    Bruno Alves
    Cédric Soares

    Médios:
    João Moutinho
    Danilo Pereira
    Bernardo Silva
    Rafa Silva
    João Mário
    André Gomes
    William Carvalho

    Avançados:
    Ricardo Quaresma
    Éder
    Danny
    Cristiano Ronaldo
    Nani

    • Tiago Ferreira
      Posted Março 31, 2016 at 6:53 pm

      e o Adrien não levavas ? (;

    • Samuel Noronha
      Posted Março 31, 2016 at 6:58 pm

      Ups, esqueci-me dele…nesse caso Danny ou André Gomes ficam fora da lista, sinceramente não consigo te dizer qual :)

    • Anónimo
      Posted Março 31, 2016 at 7:43 pm

      Sinceramente o Adrien não me enche as medidas. Dessa lista tirava o Éder. Não por ser um cepo, mas porque não acho que seja jogador de selecção. Depois ver Bruno Alves numa convocatória é aquele amargo de boca e pensar se é o nível do meio da defesa portuguesa. Por fim o Danny, se jogar como jogou na Luz para a LC, acho que é daqueles jogadores que pode ajudar, e muito, a equipa em jogos que é preciso alguma inspiração.

      HR

    • Zé Maria
      Posted Março 31, 2016 at 11:49 pm

      HR, pena é que NENHUM jogador me enche as medidas.

  • masquemta
    Posted Março 31, 2016 at 6:50 pm

    Éder e Danny deviam obrigatoriamente saltar fora pelo grande 0 que sempre produziram na seleção. Coentrão e Tiago também não me parece que estejam em condições…

  • Anónimo
    Posted Março 31, 2016 at 6:51 pm

    Seleção A

    Patricio, Vieirinha, Pepe, Fonte, Coentrão, Danilo, Moutinho, João Mário, André Gomes (este custuma jogar muito bem nos grandes palcos), Ronaldo e Nani.

    Seleção Olimpica

    José Sá, Cancelo, Ilori, Vezo, Raphael Guerreiro, Ruben Neves, Bruno Fernandes, Francisco Ramos, bernardo Silva?, Jota e Iuri Medeiros.

    Pode haver muitas mexidas como os três jogadores +23 elegíveis mas em suma penso que estas são as 2 melhores equipas.

    Os três que eu levaria ao Brasil, andaria à volta de um guarda-redes como o Beto, quase como um obrigado por tudo o que fez, o Adrien e um tipo random qualquer que não coube nos A's.

    PS: Embora eu quisesse Cancelo e Bernardo Silva a titulares na A, o FS não o vai fazer por isso é que está assim.

    Pulga

    • Anónimo
      Posted Março 31, 2016 at 6:56 pm

      Esqueci-me completamente do Renato Sanches que obviamente seria titular na equipa Olímpica no lugar do Francisco Ramos.

      Pulga

    • Diogo Faria
      Posted Março 31, 2016 at 7:27 pm

      Bernardo tem de ir ao Europeu, logo não vai aos JO. Mesmo que não seja titular absoluto, tem qualidade e caracteristicas que nos fazem muita falta.

    • José S.
      Posted Março 31, 2016 at 10:11 pm

      Seria a minha equipa e muito provavelmente estes estarão de certeza lá e não muito longe do onze titular, salvo alguma excepção/lesão, tipo coentrão.
      Só trocaria fonte por Carvalho, mas é uma opção.
      De resto completamente de acordo.

      Cumprimentos

  • João Campos
    Posted Março 31, 2016 at 6:51 pm

    Na minha opinião os 23 convocados não devem fugir muito ao traçado por FS para estes dois amigáveis. Poderá equacionar-se ainda cancelo, coentrão e tiago(caso estejam já aptos e em boa forma). Moutinho, que também falhou esta convocatória tem lugar certo nos 23. Na minha opinião não percebo como se põe em questão a convocatória de Guerreiro. Caso Coentrão entre nos convocados deveria era por-se de parte Eliseu (apesar de muitos o colocarem como ovelha negra, tem cumprido quando chamado, no entanto não está ao nível de Guerreiro). Danny é nulo nesta seleção, de certo modo até se podia imaginar um bom encaixe neste sistema tático (posto em prática também nos jogos de qualificação), mas o que é certo é que pouco ou nada apresentou e os poucos minutos de utilização nestes amigáveis dão a entender que pode ser preterido. Por fim, o terceiro elemento a sair deveria ser Eder. Já todos sabemos as qualidades dele (ou falta delas) e apesar de ser o único avançado neste lote, não acrescenta nada e acho que a maioria concorda que nem vale a pena abordar mais este assunto.
    Sendo assim os meus 23 seriam os mesmos convocados para estes amigáveis, retirando Danny por João Moutinho e caso Coentrão esteja apto retiraria Eliseu. Já Eder na minha opinião não pode ser opção e colocaria outro avançado ou mais um extremo com as características para jogar como médio ala ou mesmo nos 2 lugares avançados. Caso Tiago esteja apto poderá também entrar no lugar de Éder ou caso haja outro jogador com estas características avançadas retiraria Renato Sanches(poderá também sair deste lote e integrar a equipa Olímpica). Por fim fica só em dúvida a questão Cedric/Cancelo já que na minha opinião não faz sentido equacionar Semedo.

    João Campos

  • Rodrigo Correia
    Posted Março 31, 2016 at 6:52 pm

    A minha convocatória:
    GR: Rui Patricio, Anthony Lopes, Beto
    DD: Vieirinha, Andre Almeida
    DC: Ricardo Carvalho, Pepe, Jose Fonte, Bruno Alves
    DE: Fabio Coentrao, Eliseu
    MD: Danilo, William
    MC: Tiago, Joao Moutinho, Joao Mario, Andre Gomes, Renato Sanches
    ED: Bernardo Silva, Nani
    EE: CR7, Rafa
    PL: Bruno Moreira

    Se coentrao nao for guerreiro. se tiago nao for danny. a minha duvida seria entre danny e renato só. mas nao podem ir todos

    • Rodrigo Correia
      Posted Março 31, 2016 at 6:59 pm

      Esqueci me do quaresma que e maquina. se fosse para jogar com ronaldo e nani na frente tirava o bruno e metia o quaresma. mas acho que faz sempre falta uma referencia (que nao seja o eder) nem que seja para o chuveirinho

    • Anónimo
      Posted Março 31, 2016 at 9:08 pm

      Depois de André Almeida, Eliseu e Sanches, certamente que com um pouco mais de jeitinho punhas aí o Silvio também, ou o próprio Semedo.

      André Martins

    • Anónimo
      Posted Março 31, 2016 at 9:39 pm

      E o que tem? Cada tem direito à sua opinião. Já anti-benfiquistas como tu, ver convocatórias é um desperdicio de tempo.

      Como se o Cedric fosse melhor que o André Almeida ou o Nelson Semedo ou fabuloso Adrien que no estrangeiro tem uma passagem incrivel por Israel… fosse melhor aos 18 anos que o Sanches.

      Rodrigo

    • 2765
      Posted Abril 1, 2016 at 3:50 am

      Rodrigo, não sabia que afinal o Adrien que iria ao europeu na sua equipa é o de 18 anos… Como é possível ainda se verem coisas destas… Falam dos anti-sanches… esperemos é que não sejam vocês benquistas (os mais extremistas, que ainda assim são bastantes) e jornaleiros ferrenhos a "assassinar" o miúdo que até tem potencial. É só ver a linda novela do Guedes, que já era o próximo Ronaldo e que com tanta pressão de adeptos e jornaleiros fanáticos acabou a aquecer bancos.
      Não é por ser sportinguista que digo isto, também posso dar o exemplo do Sir William que para mim ficou o Sir noitadas do Main (mais o seu parceiro da altura, o Bebé), fazemos a cabeça a miúdos que jogam nem uma época para pensarem que são estrelas, azar temos é quando eles acreditam nisso…
      Peço, como português, que não matem mais um talento com infantilidades, esta ânsia dos portugueses por uma nova estrela, e no vosso caso especifico, que de renome internacional da academia só saiu Rui Costa, de que saia alguém que possa rivalizar com os talentos que unanimemente sairam de Alcochete mata muitos futuros jogadores. Ter melhores fornadas de jogadores não serve de nada, se depois os assassinam desta forma…

  • Tiago Alves
    Posted Março 31, 2016 at 6:54 pm

    Tendo em contas as opçoes do treinador acredito que vai andar por aqui:
    Rui Patricio,
    Antony lopes;
    Eduardo (porque o beto não joga)
    Cedric
    Vieirinha
    Pepe
    Ricardo Carvalho
    Jose Fonte
    Coentrao
    Eliseu (com o coentrao recuperado, acho que a opçao vai ser eliseu pelo historico apesar do rafael guerreiro merecer
    danilo pereira
    william carvalho (tendo em conta que o tiago agora joga a trinco nao vejo outro a sair se o treinador o quiser muito levar).
    moutinho
    adrian
    joao mario
    andre gomes
    rafa
    b. Silva
    Ronaldo
    Nani
    Quaresma
    Danny (se quiser levar o eder ou kkr outro ponta de lança nao estou a ver outra hipotese de ser outro a sair da convocatoria).

  • - Stalley -
    Posted Março 31, 2016 at 6:58 pm

    Para mim a dúvida é só DE e meio campo, se regressar Coentrão, Moutinho e Tiago, "conhecendo" FS, ao entrar os dois, sai Adrien e Renato, e Guerreiro na defesa.
    Ao só entrar um, sai Renato Sanches e fica Adrien.

    O resto andará sempre do que foi chamado na qualificação, penso que temos uma selecção de bom nível, tanto os A, como a selecção Olímpica.

    Nos A, Eder deve ficar, o jogador mais fraco desta selecção, desde Pauleta que não aparece um Avançado de nível médio pelo menos e FS não tentou nenhum dos mais falados, como Hugo Vieira ou Bruno Moreira, para não falar dos sub's, André Silva, Lucas João ou Gonçalo Paciência.

    • Diogo Lopes
      Posted Março 31, 2016 at 7:25 pm

      Há dois avançados que julgo mereciam see contemplados para a vaga ocupada por Éder que não referênciaste, Iuri Medeiros (Moreirense) e André Claro (V. Setubal). Julgo que apresentam mais capacidades, sejam a nível técnico (relação com a bola), como no momento de tomada de decisão.

    • - Stalley -
      Posted Março 31, 2016 at 8:06 pm

      Esqueçi do André Claro.
      Mas o Iuri ao entrar era para extremo, é a posição onde ele jogo no Moreirense e diga-se que tem feito uma excelente época, se continuar com estes números no Sporting, tem que ser considerado para os A, até porque o percurso nos sub-21 está a acabar devido á sua idade.

  • Flávio Trindade
    Posted Março 31, 2016 at 7:05 pm

    Uma coisa é o que cada um de nós desejaria enquanto Selecionador.
    Outra é aquilo que Fernando Santos irá fazer.

    Os convocados para França não deverão andar muito longe destes:

    Patrício, A.Lopes, Eduardo
    Vieirinha, Cedric, Pepe, Bruno Alves, R. Carvalho, Fonte, Coentrão/Guerreiro, Eliseu
    William, Danilo, Moutinho, Adrien, João Mário, Bernardo Silva, André Gomes/Tiago
    Ronaldo, Nani, Quaresma, Éder, Danny/Rafa.

    Neste momento as únicas dúvidas que Santos terá residirão na condição física de Coentrão e Tiago (os nomes que Santos quer levar) que em caso negativo deverão ser substituidos por Guerreiro e André Gomes. E na frente a única dúvida tem a ver com o como levar Rafa em grande forma em detrimento do estatuto de Danny… Destes 26 devo acertar nos 23…

    Caso a escolha fosse pessoal a convocatória seria diferente:

    Patrício, A.Lopes, Marafona
    Vieirinha, Nélson Semedo, Pepe, Fonte, R. Carvalho, Ricardo Ferreira, Coentrão, Guerreiro
    Danilo, William, Moutinho, Adrien, João Mário, Pizzi, Bernardo Silva, André Gomes
    Ronaldo, Nani, Rafa, André Silva

    • Anónimo
      Posted Março 31, 2016 at 7:47 pm

      Flavio, é simples se leva o Tiago tira o Adrien… jogam os dois na mesma posição e aí fica o André que joga na selecão como médio interior, logo não faz sentido levar um médio centro/ defensivo pelo médio ofensivo/ falso médio ala !

      J.mendes

  • Diogo Faria
    Posted Março 31, 2016 at 7:14 pm

    Aqui vai minha e a que eu acho que vai ser:

    GR:
    – Rui Patricio
    – Anthony Lopes
    – Marafona (Eduardo será o escolhido)

    D:
    – João Cancelo (Cedric)
    – Vieirinha
    – Fabio Coentrão
    – Guerreiro (Eliseu)
    – Ricardo Carvalho
    – Pepe
    – José Fonte
    – Ruben Vezo (Bruno Alves

    M:
    – William
    – Danilo
    – Moutinho
    – Adrien
    – João Mário
    – Renato Sanches/Hugo Viera (Danny)
    – André Gomes

    A:
    – Nani
    – Quaresma
    – Rafa Silva
    – Bernardo
    – Ronaldo

    Estaria indeciso entre levar o Hugo Vieira para frente ou o Renato como uma opção de meio-campo, já que André Gomes podia dar-se bem a jogar como Nº10 ou até segunda avançado, praticamente como no Valência. E levaria o Hugo pelo que está a fazer na Sérvia e pela mentalidade determinada e focada com que está encarar o futebol, um membro assim no balneário seria muito importante. Nota-se bem como os restantes jogadores do Estrela Vermelha foram contagiados pela história de vida do Hugo e pela sua determinação, o que demonstra que esse sentimento podia passar para o resto da selecção, digo eu.

    • luis bcn
      Posted Março 31, 2016 at 10:44 pm

      Ruben Vezo???? Há 10 melhores. O Bruno alves é bem superior.

      Para levar o Hugo Vieira pela época, então o André Gomes não podia ir, que na realiade ainda não fez nenhuma época a mostrar o futebol que lhe auguram mas ainda vai a tempo de justificar os 15 milhoes (antes de pensarem nos 60, convêm perceber que ainda não fez nada de especial)

      E para levar o renato sanchez então levamos os melhores jogadores jovens do campeonato, o Iuri Medeiros e o Jota…mas isso sou eu que vejo futebol.

  • Odulev93
    Posted Março 31, 2016 at 7:23 pm

    Estando Eliseu quase certo e Guerreiro a um bom nível, juntando os problemas físicos de Coentrão, não seria descabido irem os três. Neste caso, Coentrão ia a contar como médio, tal como já foi testado por FS. Não jogando com um pl fixo, só precisará de ir um, nani, ronaldo e mais um (rafa, por exemplo) vão como avançados. Os quatro extremos/falsos extremos/10 seriam então Coentrão, João Mário, Quaresma e Bernardo Silva/André Gomes.
    Patrício
    Anthony Lopes
    Eduardo

    Pepe
    Carvalho
    Fonte
    Bruno Alves

    Vieirinha
    Cedric
    Eliseu
    Guerreiro

    Danilo
    William
    Moutinho
    Adrien

    João Mário
    Bernardo Silva/André Gomes
    Coentrão
    Quaresma

    Ronaldo
    Nani
    Rafa
    Um pl só para o caso de ser necessário (deverá ser o Eder)

  • Anónimo
    Posted Março 31, 2016 at 7:29 pm

    Patrício Vieirinha Fonte Pepe Coentrão Danilo Moutinho Mário Bernardo Rafa Ronaldo
    Anthony Cédric Carvalho Alves Eliseu William Adrien Gomes Nani Quaresma Hugo
    Eduardo

    Vitorino

  • Alexandre Filipe
    Posted Março 31, 2016 at 7:31 pm

    A mim parece-me que com este 4-4-2 o Danny, o Bernardo Silva e o Éder perderam espaço. O Guerreiro pode sonhar (o Coentrão é capaz de encaixar a médio interior), o Sanches ainda tem as suas hipóteses mas ficou mais difícil, o Adrien passou a ser uma certeza juntando-se ao Moutinho, Danilo, William.

    Arrisco num 11 deste género:
    Patrício
    Pepe
    Carvalho
    Eliseu
    Vieirinha
    Danilo
    Moutinho
    Coentrão
    João Mário
    Ronaldo
    Nani

  • ACT7
    Posted Março 31, 2016 at 7:36 pm

    O Renato tem que ir nem que não seja para tirar a pressão ao Ronaldo, depois destes dois amigáveis (com o Renato) ninguém mais criticou o Ronaldo.
    De resto é deixar cá Éder, mesmo que só levamos 22 não faz mal, passa-se numa autoroute lá na França e o que não falta são mecos.

    • - Stalley -
      Posted Março 31, 2016 at 8:15 pm

      O Ronaldo depois do jogo com a Bulgária, foi bastante criticado.
      E esse não pode ser o argumento de não levar ou não um jogador, o Renato vai se tiver lugar, tal como todos os outros.
      Cristiano Ronaldo, será sempre o jogador mais mediático até ao final da sua carreira, e a pressão estará sempre do seu lado.

    • Kafka I
      Posted Março 31, 2016 at 8:34 pm

      ahahahaha opah tão bom ACT7, esse teu cometário é o melhor comentário de sempre, o que me ri no teu 1ª parágrafro…simplesmente na MOUCHE…ahaha

    • José S.
      Posted Março 31, 2016 at 10:32 pm

      Ahh!!?? Que raio de comentário é esse?
      Ir um jogador para tirar a pressão a outro?
      Estavamos tramados se lógica de seleção fosse essa.
      O puto é bom mas não o metam no pedestal mais alto quando ainda não chegou a 1/4 do caminho. Deixem o miúdo crescer normalmente. E depois é normal que os media se aproveitem…
      Digo já aqui, que salvo alguma questão que não esteja a ver agora e uma razia de lesões, o renato estará de certeza para as olimpíadas e não no europeu.

  • Daniel Alves
    Posted Março 31, 2016 at 7:46 pm

    Em relação à convocatória diria que em termos de Guarda-Redes falta escolher o 3º, porque Rui Patricio e Anthony Lopes estarão certos.
    Na defesa, penso que centrais a questão estará resolvida com Carvalho, Pepe, Bruno ALves e Fonte. Na direita Cedric, Cancelo ou Vieirinha estão na luta, acredito que Cancelo deverá ficar de fora. Na esquerda também há 3 boas opções como ELiseu, Coentrão e Guerreiro. Aqui talvez seja Guerreiro o preterido, pois é novo e ainda terá os próximos europeus e mundiais para participar.
    No meio campo, a presença de pelo menos 6 jogadores parece certa e para mim há 5 vagas já escolhidas: João Mário, William, Danilo, Moutinho e André Gomes. Sobra um que poderá ser Tiago, Renato Sanches ou Adrien. Tendo em conta a lesão prolongada de Tiago, acho que não deve ir, o que é pena pois seria a última participação numa competição deste género. Entre Renato e Adrien, tanto me faz sinceramente.
    Entre extremos e avançados, Ronaldo, Nani, Bernardo, Rafa parecem certos. Os 2 que faltam devem vir de um grupo com Hugo Vieira, Pizzi, Quaresma e Eder.

    • José S.
      Posted Março 31, 2016 at 10:41 pm

      Quaresma é opção certa de certeza.
      Faltando um. Se FS nos ouvisse a todos não levava o Éder, mas será a opção pelo único "9", até porque nao experimentou mais nenhum…
      Compreende-se, uma vez que pode e deve-se levar um ponta para a necessidade de meter a bola na área tipo "chuveirinho". Éder foi sempre o escolhido e o mais usado dentro da circunstância, por isso seria algo injusto (com muita pena nossa, é verdade…) se não fosse em detrimento de outro. Quem sabe, até pode se revelar um herói em algum momento e nos surpreenda a todos, onde gritaremos a alto e bom som o seu nome… Quem sabe..

      Cumprimentos

  • Flávio Rodrigues
    Posted Março 31, 2016 at 7:56 pm

    Penso que será mais provável ser Bernardo Silva a sair que Danny

  • Ribeiro
    Posted Março 31, 2016 at 8:34 pm

    Criticam negativamente o Éder… será que se tivesse passado por um dos 3 seria assim criticado? Sim, era grande jogador até à lesão. Sim, perdeu qualidades e capacidade de explosão. Vai ao Euro? Sim. Vai para o banco? Vai. Vai entrar quando estivermos no desesperados à procura do golo e as bolas a pingar na área e o combate físico a subir aos limites? Claro que sim. Vai ser o salvador da pátria quando os génios (ironia) Sanches, Nani, Adrien, Quaresma, Gomes, etc…. conseguirem resolver? Talvez… e este talvez para mim basta!! Hugo Vieira é melhor jogador? Talvez… apesar de, com ambos no Braga, Vieira ser suplente. Mas tirando isso não é o tipo de ponta de lança que querermos ter no banco para entrar quando é preciso arreganhar os dentes e ir com tudo lá para cima. Por mim Éder tem lugar nos 23.

  • portugal
    Posted Março 31, 2016 at 9:25 pm

    mal por mal fernando santos que meta o nelson oliveira que nao se esta a dar assim tao mal no notthingam forest..porque o eder e pra esquecer…

  • NS
    Posted Março 31, 2016 at 9:31 pm

    O Fernando Santos arrisca-se a cometer o mesmo erro do Scolari que em 2004 nao apostou na coluna vertebral da equipa vencedora da Champions. O meu 11 para o Europeu em 4-4-2 com extremos a saber defender
    GR: Patricio
    DE: Eliseu
    DC: Pepe
    DC: Fonte
    DD: Andre Almeida
    EE: Coentrao
    ED: Cancelo
    MC: Danilo Pereira
    MC: Renato Sanches
    A: Cristiano Ronaldo
    A: Rafa Silva/ Nani

    • Diogo Palma
      Posted Março 31, 2016 at 9:47 pm

      Almeida, Cancelo e Renato no 11?
      Esqueceste-te do Jardel, Guedes, Pizzi e N. Oliveira.

    • luis bcn
      Posted Março 31, 2016 at 10:36 pm

      A selecção de sub-21 ganhava a esse onze…com todo o respeito, é muito fraco.

    • 2765
      Posted Abril 1, 2016 at 3:58 am

      Pelo amor de deus… sem dúvidas:
      GR: Mika
      DE: Eliseu
      DC: Jardel
      DC: Miguel Vitor
      DD: André Almeida
      EE: Coentrão
      ED: Cancelo
      MC: Pizzi
      MC: Renato
      A: Gonçalo Guedes
      A: Nelson Oliveira/Lima

      Se possível substituir o quanto antes Fernando Santos por Toni e teríamos reais hipóteses de vencer o Europeu! Força Ben… Portugaaaal!

  • Diogo Palma
    Posted Março 31, 2016 at 9:42 pm

    Os meus 23 seriam:

    GR: Patricio, Anthony e Eduardo
    DD: Vieirinha e Cancelo
    DC: Pepe, Carvalho, Fonte e Semedo
    DE: Eliseu e Guerreiro
    MD: William e Danilo
    MC: Moutinho e Adrien
    MOD: J. Mario e Quaresma
    MOE: Rafa e A. Gomes
    SA: Nani e Bernardo
    PL: Ronaldo e B. Moreira

    Tambem acho que o quarto central poderia sair da convocatoria para entrar um elemento mais polivalente como Pizzi para o meio campo e ataque.

    Nesta minha convocatoria as opcoes mais discutiveis devem ser o R. Semedo e o B. Moreira, o jogador do Sporting seria para promover uma renovacao no centro da defesa ja que os habituais quatro centrais sao trintões e o Semedo tem estado muito bem no Sporting (Vezo, Ilori, P. Oliveira e os dois do Braga tambem poderiam estar no lugar do Semedo).
    Em relacao ao B. Moreira parece ser neste momento o melhor ponta de lança portugues.

    Tiago e Coentrao estao lesionados e nao devem chegar a junho nas melhores condições por isso eu deixava-os de fora.

    O Renato ainda esta "verdinho" e seria mais proveitoso te-lo na seleçao olimpica.

    • José S.
      Posted Março 31, 2016 at 10:58 pm

      Boas Diogo

      Coentrão recuperado vai de certeza. Quanto ao Tiago, já tenho as minhas dúvidas, pois teve uma lesão pior e médios é o que não falta para escolher e ainda bem. Mas mesmo assim se recuperar é caso para pensar pois o FS sempre gostou muito dele. Pessoalmente também eu gosto apesar da sua idade. Acho que merece ir ao seu último europeu. Claro isto é o lado coração a falar e obviamente prefiro que Portugal ganhe o europeu com os melhores física e mentalmente.
      Eu não me importo de levar o B. Alves, pois também merece, mas não ficava escandalizado se fosse outro para 4 central. Semedo estará nas olimpíadas como é lógico.
      Bruno Moreira ou qquer outro será difícil senão praticamente negavel e a escolha deverá ser mesmo o Éder, pois foi a escolha habitual e mais nenhum praticamente foi experimentado. Mas quem sabe podemos ter alguma surpresa. Ainda falta mais de mês e meio e até lá muito ou nada pode acontecer.
      Cumprimentos

    • Visconde de Alvalade
      Posted Março 31, 2016 at 11:06 pm

      Das poucas convocatórias feitas com bom senso,só trocava o Semedo pelo Neto,se continuar a titular no Zenit. Tiro o Semedo porque tem poucos jogos a titular no Sporting,apesar de não ter duvidas que tem qualidade para representar Portugal, e que pode da um contributo mais activo no Jogos Olímpicos.

      Raphael tem muito mais futebol que o Eliseu, se Coentrão estiver em condições tirava o Eliseu.
      Cancelo, incrível como não é chamado por mim era titular
      Éder não entendo como é convocado ainda por cima quando há alternativas que marcam de facto golos e que jogam à bola, Bruno Moreira.
      Pizzi merecia uma oportunidade nestes amigaveis

  • MM
    Posted Março 31, 2016 at 10:35 pm

    Não é que concorde muitas vezes com ele mas o que o Rui Gomes da Silva disse acerca da selecção acaba por fazer sentido.
    Ainda é um se, poderemos dizer até grande, mas se o Benfica for campeão, é impossível que o Renato Sanches não seja convocado, porque não fazia o menor sentido não levar um jogador da equipa campeã em Portugal, que foi um dos grandes responsáveis pela subida de forma da equipa, e que chegou até ver aos quartos de final da principal prova de clubes do Mundo, tendo inclusivamente o Renato ter sido dos melhores jogadores em campo em alguns jogos nessa prova. Digam o que disserem, que é sobrevalorizado, que é só hype, que ainda é jovem, que tem tempo, que tem potencial mas ainda não é jogador de selecção, se for campeão terá esse título como titular e foi influente durante a época. Não faz sentido deixá-lo de fora para convocar jogadores que tiveram lesionados durante grande parte da época ou outros que ficaram muito aquém do esperado na Liga Portuguesa e que viram as competições europeias pela televisão.
    Para titular concordo que ainda será cedo, mas entre os eleitos terá de estar.

    • Zé Maria
      Posted Março 31, 2016 at 11:51 pm

      Há vários fatores que explicam a subida do Benfica, não foi apenas a entrada do Renato. A Champions é algo mais do que bater em mecos do Astana e eliminar o quinto classificado russo.

    • Anónimo
      Posted Abril 1, 2016 at 8:27 am

      A champions deve ser do Skenderbeu e do todo poderoso Leverkusen. Juizo Sr Zé Maria.

      Teixeira Lopes

    • MM
      Posted Abril 1, 2016 at 8:28 am

      E onde é que eu disse que a subida de rendimento do Benfica se deveu exclusivamente à entrada do Renato? Aprender a interpretar frases faz falta por vezes.
      O Renato teve influência nessa subida de forma, disso não há dúvidas.
      É verdade, mecos do Astana, que por acaso em casa não perderam um único jogo, ir ganhar onde ninguém o tinha feito, ganhar ao Galatasaray (talvez um bocadinho melhor que o Besiktas, digo eu) e ainda eliminar com 2 vitórias, uma delas na Rússia, o clube que tem alguns dos melhores jogadores que passaram pelo nosso campeonato nos últimos anos. É coisa pouca.
      E é irónico ouvir um adepto do Sporting dizer que a Champions é algo mais do que… "Vocês sabem lá"

  • Anónimo
    Posted Abril 1, 2016 at 1:37 am

    FS já escolheu e poucas dúvidas restarão. Anuncio os 23 convocados de FS e entre parênteses coloco as minhas alterações.
    Patrício, A.Lopes, Eduardo, Vieirinha, Cédric (Cancelo), Pepe, R.Carvalho, J.Fonte, B.Alves (Carriço), Coentrão, Eliseu (R.Guerreiro), Danilo, William, Moutinho, Adrien, J.Mário, A.Gomes, B.Silva, Quaresma, Nani, Danny/Rafa, CR7 e Éder (H.Vieira).
    Como se nota a única dúvida será entre Danny ou Rafa, mas acho que irá o 1º, eu levaria o 2º. Poderão haver mais 2 dúvidas apenas, entre Eliseu ou Guerreiro e se Tiago recuperar quem salta fora do meio campo: Adrien ou A.Gomes.

    Rui Castro

  • Kacal I
    Posted Abril 1, 2016 at 3:00 am

    Não acredito que o Tiago esteja em condições físicas aceitáveis para ir ao Euro e o Renato Sanches devia ir aos jogos olimpicos, posto isto, a minha convocatória seria:

    GR:

    – Patrício
    – Anthony Lopes
    – Eduardo

    Defesa:

    – Vieirinha
    – Cédric
    – Pepe
    – Fonte
    – Carvalho
    – Rúben Semedo
    – Coentrão
    – Guerreiro

    Meio-Campo:

    – Danilo
    – William
    – Moutinho
    – Adrien
    – André Gomes
    – João Mário
    – Bernardo Silva

    Ataque:

    – Ronaldo
    – Nani
    – Rafa
    – Quaresma
    – Bruno Moreira

  • da_Silva
    Posted Abril 1, 2016 at 8:41 am

    Fernando Santos deveria levar jogadores com características distintas e não iguais à formatação vista em quase todas as selecções, acho que Portugal só tem a ganhar se assumir a sua irreverência tão própria do jogador português. Tácticas, essas depois montam-se! É um mês de competição e não um campeonato.
    Assim levaria:

    R.Patrício
    A.Lopes
    Eduardo
    Cancelo
    Guerreiro
    Vieirinha
    Cedric
    Pepe
    Fonte
    R.Carvalho
    Danilo
    William
    R.Sanches
    Moutinho
    Tiago (em condições, caso contrário Adrien)
    B. Silva
    A. Gomes
    Pizzi
    Nani
    J. Mário
    Quaresma
    C.Ronaldo

    Esta escolha reflecte a forma como penso que a selecção poderá render, potenciando criatividade e mantendo a segurança.
    Seria:
    Patrício,Fonte,Carvalho,Pepe,Guerreiro,Vieirinha,Danilo,Moutinho,B.Silva,Nani,Ronaldo.
    Renato (à frente de médios defensivos e não a par),Quaresma como desequilibradores diferentes para entrar. William para dar mais segurança. Pizzi ou J.Mário para mudar o 4-4-2. São algumas das soluções que poderiam se criar.
    Atendendo ao que defende e que rende em golos o Ronaldo, correr atrás de um mau resultado não passa por meter avançados, passa por ter bola e leva-la até à área.
    Bem-hajam.

    • da_Silva
      Posted Abril 1, 2016 at 9:00 am

      Esqueci de fazer referência que o 23 seria um ponta de lança puro, central ou mais um extremo, pelo que deixaria vago o lugar, para se adaptar as escolhas consoante o pretendido.

  • Bárbara Túlio
    Posted Abril 1, 2016 at 11:16 am

    Na verdade tenho concordado muito pouco com as convocatórias do Mister Fernando Santos.

    Na baliza tudo ok, Patricio é dono e senhor, Anthony parece o futuro e Eduardo ou Beto já são da casa.

    Nas laterais, Vieirinha faz exibições fantásticas como lateral direito no Wolsburg mas na seleção ainda não mostrou nem metade. Cédri não é mau, há ainda Cancelo e Nelson Semedo que são fortíssimos ofensivamente mas têm demasiadas lacunas no plano defensivo para atuar ainda a este nível. Para mim o melhor lateral direito Português esta época tem sido sem sombra de dúvidas Ricardo Pereira e juntamente com Vierinha deveriam ocupar a vaga direita da defesa.
    Na esquerda Coentrão é indiscutível como me parece a mim indiscutível também que Raphael Guerreiro é mais jogador que Eliseu e Antunes.

    O Centro da defesa Pepe é o patrão, Ricardo Carvalho é um histórico mas verdade seja dita a condição física não é de todo a melhor. Bruno Alves está num estado forma horrível e para mim não tinha lugar nos 23. É pena as lesões atormentarem o Daniel Carriço penso que em condições normais seria o titular junto com o Pepe. Nota para a boa época de Ricardo Ferreira do Braga bem como para a André Pinto. Gostaria de ver um Quarteto defensivo composto por Pepe, Fonte e Ricardo Ferreira.

    No meio campo muitas e boas opções. Excluiria desde já os meninos Renato Sanches e Ruben Neves, acho que devem primeiro fazer a ponte pela seleção olímpica e muito breve prazo serão dos nossos maiores craques sem qualquer sombra de dúvida
    Na posição 6 Danilo para mim seria o claro titular com William no banco de suplentes ou fora da convocatória…
    Adrien, João Mário, João Moutinho e André Gomes parecem-me indiscutíveis. André André ou Pizzi aqui podia estar um dilema acho que são dois jogadores diferentes que podem dar um elemento de diferenciação ao nosso meio campo, Bernardo Silva para mim teria tambem lugar assegurado pelo de facto ser o nosso médio mais criativo e por jogar com o pé esquerdo. Já para não falar em Rafa.

    No ataque não tenho duvidas, Ronaldo, Nani, Hugo Vieira e Rui Fonte. Eder por favor não. Quaresma o ÀS de trunfo.

    Por isso os 23 que gostaria de ver no euro são:

    GR: Patricio/Anthony/Eduardo
    DD: Ricardo Pereira/Vieirinha
    DE: Coentrão/Guerreiro
    DC: Pepe/Fonte/Ricardo Ferreira

    MDF: Danilo/André Gomes
    MC: João Moutinho/Adrien
    MCD: João Mário/ Pizzi
    MCE: Bernardo Silva/Rafa

    AV: Ronaldo/Nani/Rui Fonte/ Hugo Vieira/ Quaresma

Deixa um comentário