Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Chegámos aos oitavos-de-final da Champions. Somos finalistas da Taça de Portugal. E conseguimos colocar as pessoas a gostar do futebol ofensivo que realizamos. Num clube como os outros seria uma época razoável, no Benfica é insuficiente e temos plena consciência disso»

Bruno Lage foi questionado se o seu futuro depende do dérbi com o Sporting e destacou o que já fez esta época. “Peço-lhe que faça essa pergunta amanhã depois do jogo, mas tenho bem claros quais são os meus objetivos para o futuro. Mas lanço-lhe o desafio. Qual foi o primeiro objetivo de quando cá chegámos? Acho que os conseguimos. O primeiro era voltar a ter a envolvência dos adeptos e vamos ver isso amanhã. E depois era estarmos nesta posição de disputar o título. Os dois primeiros objetivos foram alcançados. Taça da Liga já vencemos. Temos eliminatórias da Champions garantidas. Chegámos aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Somos finalistas da Taça de Portugal. E conseguimos colocar as pessoas a gostar do futebol ofensivo que realizamos em campo, com golos, e fazer o enquadramento de alguns jogadores e trazer ao de cima o melhor de cada um deles. Num clube como os outros seria uma época razoável, no Benfica é insuficiente e temos plena consciência disso.”

32 Comentários

  • Antonio Clismo II
    Posted Maio 9, 2025 at 4:28 pm

    Simpatizo com o Lage porque acho que é genuíno e trabalhador e sente o clube. Não tenho dúvida de que se o deixarem, ele é capaz de montar uma equipa com o mesmo rendimento mas com apenas metade do custo com jogadores da formação.
    .
    Mas o facto de ser um autêntico treinador-adepto não abona muito a seu favor com este tipo de mentalidade.

    • Honestly
      Posted Maio 10, 2025 at 1:07 pm

      Genuíno já se percebeu que não o é… Ler as frases feitas dos outros tem muito pouco de genuíno

    • Petrol
      Posted Maio 9, 2025 at 6:11 pm

      Gostava de perceber que tipo de mentalidade é essa que estás a falar. Não abona a seu favor ter noção da dimensão do clube que representa?

  • rmatos24
    Posted Maio 9, 2025 at 3:30 pm

    Lage nem sempre comunica da melhor forma (aliás, eu até acho que é onde poderia melhorar bastante), mas aqui falou bem. Mostrou-se consciente de que, perdendo amanhã, tudo o que foi acontecendo até agora deixa de ter importância. E tem razão. Poucos são os que têm a frieza e capacidade de olhar que há muito mais do que o jogo de amanhã. Aquele que sair “derrotado”, vai ser crucificado em praça pública, não há volta a dar. É assim que as coisas funcionam atualmente e em Portugal então, é o expoente máximo – o futebol é o momento. Portanto, se alguma das equipas amanhã for melhor que a outra, o perdedor pode começar a fazer as malas e mesmo que lhe seja dada outra época, viverá sempre com a desconfiança e parco apoio dos adeptos. Isto vale para os dois.
    Num campeonato em que, após a saída do Amorim, não houve um clube que se tenha verdadeiramente superiorizado (Sporting com muitas condicionantes a tentar sobreviver e o Benfica tanto goleia como perde pontos de forma inacreditável), será um jogo efetivamente a desempatar isto. Quem diria. O nível não foi alto, portanto será preciso uma “final” para desempatar isto entre os dois. Agora, se formos a ver as coisas de forma fria, tanto Lage como Borges fizeram trabalhos aceitáveis tendo em conta o que apanharam (relembrar que nenhum planeou a época). No entanto, depois do jogo de amanhã isso pouco importará, mas há que reconhecer algum mérito em se manterem na luta até final.

  • Manel-Abecasis
    Posted Maio 9, 2025 at 1:59 pm

    Sim, o Benfica é tão grande que a única forma de uma época não ser insatisfatória é inventarem um torneio intergalático e o Benfica ganhar todos os jogos 10-0 só com golos de bicicleta.

    Bruno, não te leves nem a ti nem ao Benfica tão a sério. Se qualquer um fosse tão bom como tu achas, não eras o treinador do Benfica.

    • porra33
      Posted Maio 9, 2025 at 5:45 pm

      Estás a ver como percebes a diferença…

    • Raskolnikov
      Posted Maio 9, 2025 at 5:10 pm

      Bem, se houvesse um campeonato da má-vontade tu liderarias destacado. Mais uma vez pergunto-me que tipo de declarações o Lage poderia fazer que não suscitasse críticas. “Que ganhe o melhor”? “São onze contra onze”? É criticável, ou controverso, dizer-se que no Benfica uma época que chegasse ao fim com apenas uma taça da Liga seria insuficiente?
      Finalmente “não te leves nem ao Benfica demasiado a sério”? Mas está não é a actividade profissional do homem, não é muito possivelmente a carreira dele a este nível que se joga amanhã? É para levar descontraidamente, como se fosse jogar uma futebolada com os amigos? Santa paciência.

  • Petrol
    Posted Maio 9, 2025 at 1:05 pm

    Fala-se muito de Lage mas enquanto Rui Borges se mostrou orgulhoso com um percurso semelhante, Lage diz que não é suficiente. E o Benfica até teve melhores participações nas duas competições em que as equipas estiveram presentes e que já acabaram…

    • Neville Longbottom
      Posted Maio 9, 2025 at 5:50 pm

      O Benfica tem mais dinheiro, mais condições e portanto muito mais responsabilidade. Se ganharem amanhã será banal, se perderem será humilhante. É só não é humilhante há 1 mês porque o Ruben saiu.

      • Jons Mendi
        Posted Maio 10, 2025 at 7:58 am

        E para não falar nos clubes árabes. Esses então têm a obrigação de ganhar qualquer equipa no mundo dado o seu investimento!

      • Jons Mendi
        Posted Maio 10, 2025 at 5:52 am

        Ehehe eles a quererem passar a batata quente para o maior de Portugal. É normal quando se apoiam clubes mais pequenos. No entanto nós, adeptos de clubes grandes sabemos que a bola é redonda e que títulos não se resumem a investimentos. Qualquer pessoa que perceba um pouco de bola sabe que há mais por onde se pegar, como entender a qualidade dos jogadores do plantel, o quanto evoluíram, estado físico e há quanto tempo jogam juntos(por exemplo). Há exemplos recentes com o Liverpool que se acaba de tornar campeão com um orçamento muito abaixo de por exemplo, o Chelsea. Mas pronto – isto sou eu a falar de senso comum básico onde algumas pessoas com doença do choro crónica não têm maturidade para falar como gente normal.
        *
        Hoje temos o jogo decisivo na nossa liga entre o maior de Portugal e um ascendente do mesmo campeonato que tem estado numa forma muito positiva nos últimos 3/4 anos. Que ganhe o melhor e que seja um jogo sem casos dentro e fora do campo!

      • Valentes Transmontanos
        Posted Maio 10, 2025 at 12:04 am

        Clássico. No fim, os sonsos acabam sempre por se relevar. Lá se foi o politicamente correcto.

      • Petrol
        Posted Maio 9, 2025 at 8:20 pm

        Como te disse acima. Quem quer que ganhe terá mérito. O Benfica tem mais dinheiro porque vende sistematicamente os seus melhores jogadores. O Sporting manteve todas as peças chave de uma equipa que foi campeã.

    • Mike-UK
      Posted Maio 9, 2025 at 2:59 pm

      Sou muito critico do Rui Borges, mas mal seria que o homem não se mostrasse orgulhoso por ter chegado em pé de igualdade contra o Benfica, com os recursos que o Benfica tem, à penultima jornada da liga, depois de 6 meses a jogar com um plantel remendado.
      E esse contexto foi o que lhe retirou a margem que tinha conseguido construir, porque duvido que o plantel, na capacidade com que está neste momento, tivesse deixado escapar os 6 pontos de vantagem que teve a certa altura.

      • Petrol
        Posted Maio 9, 2025 at 4:41 pm

        Tanto Rui Borges como Bruno Lage tem mérito na forma como conseguiram agarrar em equipas que estavam num mau momento quando chegaram. Neste momento ambos com hipóteses de ser campeões. O meu comentário não teve em nenhum momento como objetivo tirar mérito a Rui Borges. O meu intuito foi apenas mostrar a diferença de postura entre os dois perante um percurso semelhante. Senti de certa forma necessidade após ver Lage ser trucidado por alguns users sempre que fala.

      • Miccoli30
        Posted Maio 9, 2025 at 3:57 pm

        Tivessem reforçado como deve de ser em Janeiro, tal como o Benfica fez e que está a fazer a diferença. Que desculpa esfarrapada essa!

        • 6.Mik
          Posted Maio 9, 2025 at 10:16 pm

          Quem foi buscar o Benfica que está a fazer a diferença? O Benfica não devia era andar a valorizar jogadores de outras equipas e para o ano não sabem o que fazer com Bruma que tem mais 3 anos de contrato.

          • Mantorras
            Posted Maio 10, 2025 at 11:09 am

            Obrigado!!
            Foi buscar o Manu, que era um bom reforco, mas lesionou-se.
            E o Dahl, que apesar de ser emprestado, foi uma boa solucao.
            O resto… enfim, polvora seca, mas o Sporting podia e devia ter ido buscar um medio.

          • Petrol
            Posted Maio 10, 2025 at 10:41 am

            É indiscutível que os reforços de Janeiro fizeram diferença. Chegaram numa altura em que a equipa estava limitada de opções em algumas posições. Beste tinha saído, Di Maria estava lesionado e Arthur nunca conseguiu ser uma mais valia de forma consistente. Quanto a Manu, parecia ser um bom reforço mas não podemos avaliar devido à lesão precoce. Dahl foi muito importante para permitir a rotação da equipa e a adoção de outro sistema de jogo em determinadas circunstâncias. Bruma teve um impacto inicial muito grande, apesar de agora praticamente não contar. Bellotti tem sido também muito importante para a rotação da equipa.
            Quanto à valorização de ativos, Manu e Bruma são do Benfica. Dahl tem opção de compra e apenas Bellotti foi emprestado sem perspectivas de continuar no clube após o final da época.
            Se à coisa que não podemos criticar no Benfica foi a abordagem ao mercado de Janeiro.

    • porra33
      Posted Maio 9, 2025 at 2:10 pm

      De acordo. Pode ser visto como uma espécie de puxar de galões, mas na verdade está a relatar factos. E apesar disso o que tem que dizer que é insuficiente, o nível de exigência no Benfica tem que ser superior e não pode haver contentamentos nem discursos de satisfação. É notória a diferença de discurso para o Rui Borges, espero é que o Lage amanhã justifique e seja competente. Mais que palavras interessa ver a acção.

    • Jons Mendi
      Posted Maio 9, 2025 at 2:00 pm

      Ora pois. Se Lage for campeão (e quiçá ganhar a taça de Portugal) é um trabalho extremamente notável do mesmo. Sobre uma grande pressão e constante negativismo por grande parte dos adeptos nas suas opções e decisões…está só ao nível dos bons.

      • Neville Longbottom
        Posted Maio 9, 2025 at 5:51 pm

        Sim, o Benfica, um clube muito mais poderoso que os outros ser campeão é de facto notável. Coitadinho do Lage.

        • Jons Mendi
          Posted Maio 10, 2025 at 5:30 am

          E pronto. Tinha de vir choro, só podia.

        • Petrol
          Posted Maio 9, 2025 at 8:19 pm

          Quem quer que seja o campeão terá mérito. Quanto ao poder, será que é mais poderoso quem pode investir mais porque perdeu os seus melhores jogadores ou quem manteve as figuras principais todas?

          • Neville Longbottom
            Posted Maio 10, 2025 at 12:01 am

            O Benfica é mais poderoso sob qualquer critério imaginável.

            • Petrol
              Posted Maio 10, 2025 at 10:36 am

              Pois, percebo que como mecanismo de defesa seja mais fácil pensar dessa forma. Assim em caso de derrota há justificação e em caso de vitória parece ainda maior do que seria em condições normais devido à dimensão do adversário. Eu discordo dessa ideia e dou-te dois argumentos mensuráveis para defender as minhas ideias. O Sporting tem um plantel mais valioso por uma boa margem e tem um dos melhores marcadores de sempre tendo em conta os golos marcados durante uma época na liga portuguesa. Agora espero argumentos também mensuráveis do teu parte para defenderes a tua ideia.

        • Raskolnikov
          Posted Maio 9, 2025 at 8:15 pm

          O Benfica campeão não terá nada de notável. Já o Sporting, campeão em título, na pior das hipóteses segunda melhor equipa portuguesa da actualidade, contando com o jogador mais decisivo das últimas décadas, já para não falar de cronicamente muito superior a todas as equipas nacionais à excepção dos dois rivais, que até já esteve 11 pontos (salvo erro) à frente deste Benfica, é um Leicester em potência. Porquê? Porque tiveram de mudar de treinador? Também o Benfica e o Porto, sendo que pelo menos no vosso caso já tinham uma belíssima almofada pontual. Porque tiveram muitas lesões? Verdade, mas a opção de ter um plantel curto foi vossa, bem como a abordagem ao mercado de Inverno. Não se percebe tanto miserabilismo, e por favor deixa lá a cassete dos “sportinguistas chorões”. Eu espero que o Benfica seja campeão, e acho que temos boas hipóteses de sê-lo, e sei que o Sporting também tem argumentos. Daí não perceber a conversa dos Leicesters. Se o Sporting estivesse a defrontar um Benfica e um Porto ao nível dos mesmos ainda percebia, mas assim?

      • Petrol
        Posted Maio 9, 2025 at 4:38 pm

        Se isso acontecer, Lage conseguirá algo que muito poucos conseguiram.

    • Dca
      Posted Maio 9, 2025 at 1:46 pm

      Percebo o que dizes, e até concordo, mas Lage também está aqui a puxar e muito a brasa à sua sardinha. Não diz isto tudo por acaso.

      • Petrol
        Posted Maio 9, 2025 at 4:37 pm

        Quando li o título pensei que tivesse feito estas declarações com o intuito de puxar a brasa à sua sardinhas mas depois de ler tudo achei que falou bem. Se o fez de forma disfarçada, possivelmente mas é este o tipo de discurso que tem de ter para fora.

Deixa um comentário