Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Avançado chinês trava Barcelona… e Real Madrid aproveita

O conjunto de Valverde realizou mais uma 1.ª parte muito pobre, e nem potenciou o grande momento de Suárez (participou nos últimos 10 golos do Barça) para sair do dérbi com uma vitória. Griezmann voltou a estar apagado, Messi, apesar de algumas boas arrancadas, também não começou 2020 da melhor maneira, num jogo que pode ser importante para o futebol, devido ao golo do avançado chinês Wu Lei (dará alguma visibilidade a um país que procura afirmar-se nesta modalidade). Já os merengues experimentaram as dificuldades habituais de quem enfrenta o Getafe, uma formação fortíssima a pressionar, capaz de ganhar muitos duelos e que asfixia os rivais. A equipa de Zidane, antes de viajar para a Arábia Saudita para a Supertaça de Espanha, quase nunca circulou com qualidade mas obteve 3 pontos importantes muito graças a Courtois. O belga, que começou mal a temporada, está num grande momento e fez uma mão-cheia de fantásticas intervenções. Em novo encontro em que Bale não justificou a aposta (com uma nula atitude competitiva), Varane foi decisivo na área adversária, no reaparecer da força merengue nas bolas paradas, uma arma que foi decisiva na última La Liga que o clube venceu.

O Barcelona não foi além do 2-2, fora, frente ao Espanyol, e foi apanhado pelo Real Madrid na liderança da La Liga. No dérbi da Catalunha os Periquitos adiantaram-se aos 23′ por David Lopez, mas no arranque da 2.ª parte o Barça deu a volta com Suárez a empatar e depois a assistir Vidal para o 2-1. Numa fase que os blaugrana pareciam ter o jogo controlado Frenkie de Jong foi expulso de maneira infantil, e a equipa da casa aproveitou, tendo feito o 2-2 aos 88′ pelo internacional chinês Wu Lei. Já o Real Madrid foi a Getafe vencer por 3-0. Num duelo muito difícil para os merengues, a equipa da casa teve mais oportunidades mas Courtois impediu que Cabrera, Fajr ou Arambarri inaugurassem o marcador. Aproveitaram aos visitantes, que aos 34′ chegaram à vantagem. Após centro de Mendy, Varane atrapalhou a acção do guardião David Soria, que após saída em falso introduziu a bola na própria baliza. No 2.º tempo, Courtois voltou a evitar o golo do Getafe e o Real a marcar. Livre perfeito de Kroos e Varane a desviar para o 2-0. Os de Bordalás baixaram os braços e, já aos 96′, Modric fixou o resultado final.

https://twitter.com/ElevenSports_PT/status/1213582183870484480

VM
Author: VM

21 Comentários

  • O Comendador
    Posted Janeiro 5, 2020 at 12:56 pm

    Até o Peseiro metia o Barcelona a jogar melhor e ganhar sem espinhas o título!
    Tristeza…

  • Pulga
    Posted Janeiro 4, 2020 at 11:25 pm

    O Suarez participou em 10 golos, mas matou outros 100.

    O Uruguaio é aquilo que CR7 era à uns anos, acumulava estatísticas com uma facilidade tremenda mas dava zero ao jogo.

    O Barça começou a época com o trio Busquets, Arthur e Frenkie. Com um treinador seria de mt longe o melhor meio campo do mundo.

    Desde que Rakitic e Vidal vieram dar entrevistas a queixar-se de falta de minutos, este trio nunca mais jogou junto.

    O Barça hoje em dia é muito isto…

    Alguém vá buscar o Wenger à reforma, por favor!

    • Cataduques
      Posted Janeiro 5, 2020 at 5:09 pm

      Essa tá boa… O melhor jogador da história do Real Madrid e o melhor Ponta de Lança do século no Barcelona dão pouco ao jogo… Só marcam e assistem… Isso és tu armado em argumentista de humor? É que isso é quase o mesmo que dizeres que o humorista x tirando ter piada nos seus espectáculos não tem piada em muito mais coisas.

      Sabes que o objectivo dos avançados é marcarem ou darem a marcar, certo? Construir e dar outras coisas ao jogo é mais para os médios… não sei, digo eu. Além de que os 2 citados fazem bem mais coisas do que marcar ou assistir, o Cristiano por exemplo arrasta marcações sem fim para outros entrarem no espaço e marcarem mas deve-te passar ao lado isso…

  • Quinhas
    Posted Janeiro 4, 2020 at 11:20 pm

    Há jogadores que não têm tarimba para estar num Barça …falo de Rakitic ,que muita gente gosta e nunca percebi porquê…LENTO,não oferece NADA defensivamente como ofensivamente ,como tenho dito repetidamente, e claro ,uma das razões dos fracassos do Barça em Roma/Anfield …quem jogou profissionalmente,sabe que o ideal é apanhar um médio “minhoca” como esse rapazito simpático ,que joga devagar ,devagarinho e sem pressa.O motor de uma equipa é o meio campo,e com jogadores deste calibre e numa Champions,só a sorte ou um milagre/MESSI ,se consegue ganhar algo .Emprestar Alena e ficar com Rakitic,é um absurdo,tal como a persistência é sentido de Rakitic ,em vez de Vidal . Entrada de Vidal,mudou completamente o Team para melhor e quando tudo parecia encaminhado ,aparece o vermelho a De Jong ,enfim…siga.

  • SenyorPuyol
    Posted Janeiro 4, 2020 at 10:57 pm

    Em termos de justiça de resultado, a vitória devia ter caído para o nosso lado. Mas isto é futebol, o Espanyol jogou, deu a cara, aproveitou as suas oportunidades e agora resta-nos encarar os próximos jogos com ainda mais seriedade.

    Hoje não posso reclamar de nada, os jogadores entraram expectantes face ao desconhecido – sabemos como costumam jogar as equipas Abelardo e sabe-se que as chicotadas trazem sempre algum efeito, mas a abordagem específica do Espanyol com treinador novo seria sempre uma incógnita – mas não estiveram tão adormecidos como em outras ocasiões.
    O onze, face ao mesmo motivo, era compreensível, e a entrada de Vidal veio de encontro ao que pedia o jogo pela forma como se desenvolveu. Até aqui tudo bem, para mim. Depois De Jong realmente cometeu uma infantilidade, mas pronto, tal como disse em cima, é futebol. Agora é esperar que o rapaz não se venha abaixo.

    Mas quanto ao jogo em si, os dois jogadores supracitados serão mesmo os meus destaques. Mesmo considerando a expulsão no caso de de Jong e mesmo ignorando o golo no de Vidal. Mas depois volto a eles.
    Abelardo oscila bastante entre o 4-1-4-1 e o 4-4-2 (pelo menos era assim no Alavés, não o acompanhei tanto no Gijón), por isso digo que compreendo a nossa entrada tão expectante e com dois interiores com mais vocação para se colocar de frente para a linha de médios do rival. Na primeira parte, acabou por se verificar o Espanyol a defender em 4-1-4-1 e atacar em 4-4-1-1. Faltava-nos portanto, um médio para aparecer entre linhas e em defesa não havia tantas incorporações para cobrir.
    Ainda assim, no lado direito, com Messi colado à linha e aproveitando as lacunas de Melendo em acompanhar Roberto, fomos conseguindo criar algumas superioridades quando se aumentava o ritmo na circulação.
    Para mim, o que fizemos na primeira parte foi efectivamente insuficiente para marcar e essas subidas de ritmo apenas apareceram de forma mais notória depois do golo e de contrariar o crescimento anímico do Espanyol.

    Na segunda parte, Vidal veio suprir esse espaço que nos faltava explorar e provocou que o Espanyol fechasse mais a linha de médios, abrindo ainda mais espaços para Messi e sobretudo Griezmann. Esta liberdade de Griezmann, para mim, foi o aspecto essencial para que aparecessem os golos, ao “empurrar” a linha defensiva do Espanyol para trás no lado esquerdo, fechou a profundidade a Alba mas obrigou-o a ocupar o espaço por trás de Victor Gomez, de onde acabaram por surgir as duas jogadas dos golos.
    Agora os destaques de que falava, enquanto continuar assim, não me vou cansar de dizer que Vidal me “calou” a boca (entre aspas porque na verdade continuo a abri-la, mas para o destacar nestas funções com a mesma assertividade com que o criticava nas que desempenhava o ano passado). No momento ofensivo tem uma excelente noção dos espaços a ocupar e não tendo de gerir o ritmo, é excelente a dar continuidade à circulação com o mesmo já definido. O golo acaba por ser um bónus merecido. Agora com a imagem que dá dentro de campo, espero que fora dele se pronuncie para pedir desculpa aos adeptos pela situação que levantou nos últimos dias.

    Quanto a de Jong, para mim estava a ser o melhor do jogo até à expulsão. Muito bem a interpretar quando subir o ritmo, teve umas três ou quatro conduções excelentes, essencial para saltar linhas de pressão e muito bom critério na entrega, para mim estava a fazer um jogo muito bom, realmente. Mas essas mesmas características acabaram por atraiçoá-lo. É como disse em cima, é futebol e isto acontece, mas é assim que tem de jogar porque é isso que o diferencia, que não se martirize, não há razões para isso.

    Quanto a Valverde, tal como dei a entender em cima, leu bem o jogo ao colocar Vidal e mexer nos três da frente, mas na substituição após a expulsão, continuo sem me explicar porque tirou Griezmann em vez de Suárez. Se por um lado é verdade que o uruguaio justificou a confiança nesses últimos 15 minutos e teve o 3-1 nos pés, por outro, Griezmann seria indubitavelmente mais útil em defesa e o golo de Wu Lei apareceu pelo lado em que Griezmann estaria a ajudar Vidal.
    Hoje, que contrariou nessa substituição a apatia que tanto lhe apontam, acaba por me “deixar a dúvida” se afinal jogar pelo seguro é assim tão mau. Não sei o que lhe passou pela cabeça, mas se o seu objectivo era mostrar valentia com essa decisão, aqui fica um perfeito exemplo dos efeitos do “não lhe deixar fazer o seu trabalho em paz” que referi alguma vez. O golo do empate, para mim, tem muita culpa de Valverde.

    • Af2711
      Posted Janeiro 4, 2020 at 11:57 pm

      Boa análise.
      E mesmo, após a expulsão, o jogo ainda se apresentava bom para os blaugrana. A substituição de Griezmann foi extremamente criticada pelos adeptos pela capacidade de ajudar defensivamente que o francês dá. Suárez e Messi não têm muita participação no momento defensivo.

      • SenyorPuyol
        Posted Janeiro 5, 2020 at 1:16 am

        Sim, ainda tivemos uma excelente oportunidade! Mas estou convencido que com Griezmann aquele golo seria evitável. A minha postura em relação à substituição é precisamente essa que refere.

    • Ricard0
      Posted Janeiro 4, 2020 at 11:43 pm

      Concordo com o comentário na íntegra, apesar de achar que o tempo do Rakitic no Barcelona já acabou há muito e por isso devia ser a última opção do meio-campo, com isto querendo dizer que o titular deveria ser o Vidal (até se percebe o porquê de, supostamente, querer sair do clube, porque até eu ficaria chateado em ter alguém com o nível que o Rakitic apresenta a titular os jogos todos, quando o Vidal quando entra mexe sempre com o jogo)

      Já percebi que está mais por dentro do clube que eu (só consigo acompanhar pelas redes sociais e isso vale o que vale ahahah), e por isso queria lhe fazer uma pergunta.
      É impressão minha ou o Messi parece estar mais cabisbaixo/desmotivado esta época, mais concretamente nestes ultimos 5/6 jogos? Gosto muito do jogador e para mim é de longe o melhor de sempre mas hoje meteu-me nojo a sua atitude.
      É capitão de equipa, o Valverde fez porcaria ao tirar o Griezmann (um jogador que defende bastante bem) quando estávamos com 10, e o Messi, juntamente com o Suarez, continua com a postura de estar sempre em fora de jogo ou andar a passo quando a equipa está a defender. Irritou-me porque era 3 pontos importantes e ambos continuaram a andar como se nada fosse e o jogo tivesse ganho.
      Cada vez noto mais que o Messi tem tido bastantes momentos destes em que se alheia completamente da parte defensiva. Ainda para mais, e enquanto capitão, é aqui que se tem de fazer sacrificios e esquecer os golos e ajudar na defesa.
      Não sei se se passa algo a ver com o momento da equipa que isso acontece. Mas o que me cheira, e até pode ser precipitado apenas por causa de um empate fora, é que este jogo foi o inicio de um resto de época desastrosa, até pela pressão que o Real está a fazer no campeonato este ano.

      • SenyorPuyol
        Posted Janeiro 5, 2020 at 1:44 am

        Eu adorei o papel de Rakitic na 17/18. Na 18/19 para mim, foi o nosso segundo melhor médio (depois de Arthur), mas claramente acusou o excesso de minutos em várias fases da temporada. Esta época passou estranhamente de indiscutível a quase não contar (a fim de Novembro levava uma titularidade) e agora volta a jogar tudo. Sinceramente não sei o que se passou/passa entre o croata, Valverde e a direcção.
        Dito isto, eu concordo que não deve ser ele o titular, Vidal está a justificar mais. Mas não concordo que o tempo de Rakitic tenha passado, se ele aceitar o papel de suplente, ainda lhe vejo bastante utilidade.
        Agora, no fim da época, face ao regresso de Aleñá (assim espero), sou apologista de que se facilite a saída ao croata.
        Só uma nota, a dia de hoje, Vidal continua a ter mais minutos que Rakitic esta época.

        Sobre a questão de Messi, eu não notei nada de estranho, ele costuma ser assim. Já no fim da era Guardiola começava a racionar o desgaste e a partir da 13/14 deixou de pressionar e recuperar defensivamente em corrida. Ainda faz uma arrancada defensiva de vez em quando e ocupa o seu posto, mas quase nunca faz pressão e normalmente recupera a passo.
        Também há que notar que só levava dois treinos (tal como Suárez, Vidal e Neto, todos tiveram permissão para voltar a integrar o grupo apenas no dia 2). Não sei que trabalho de “manutenção” fizeram em casa. Mas não se descarta que a falta de ritmo passasse factura nos minutos finais do jogo.
        É assim, eu enquanto culé, aceito isso de Messi, com as arrancadas ofensivas que tem de fazer e com os choques que tem que aguentar, aceito ter menos um jogador em defesa para ter o melhor do mundo em ataque. Pessoalmente, não senti esse nojo que refere.

  • Slayer666
    Posted Janeiro 4, 2020 at 10:54 pm

    Já despediram o Valverde? Não?
    E agora?
    E agora?
    E agora?
    (…)

    E eu que nem sou sequer fã do Barça, acho inacreditável como ele ainda é o “treinador”…minha nossa

  • salo
    Posted Janeiro 4, 2020 at 10:46 pm

    E o Barça ainda pretende vender o Vidal e o Semedo. E não vai contratar ninguém.
    Vida deve ser titular. Busquets está numa sombra do que já foi
    Depois de perder a super taça para a semana o contrato de Valverde será renovado por mais uma época.

  • DNowitzki
    Posted Janeiro 4, 2020 at 10:45 pm

    O pastilhas da Reboleira faria pior do que o bisonho?

    Este sujeito destruiu por completo uma ideia de jogo que havia, para a substituir por um rotundo nada.

  • Kafka
    Posted Janeiro 4, 2020 at 10:26 pm

    Mais uma exibição fabulosa do Barça, que grande treinador que o Barça tem… Ainda falam no Klopp, o Mosca Morta é muito superior e mostra-o em todos os jogos onde dá autênticos banhos tácticos a todos os adversários… Que grande treinador é o Mosca Morta

  • salo
    Posted Janeiro 4, 2020 at 10:22 pm

    Desta vez o Real parece ser aquela equipa disposta a ganhar tudo o que aparece pela frente. E parece estar mais talhado para ganhar a lá liga. Quanto ao Barça, não parece ter estrutura para travar este Madrid. Quem não ganha jogos fora e contra equipas acessíveis não tem hipóteses de ser campeão.
    O Valverde continua a mostrar que é vazio de ideias. Não tem tática nenhuma. E para a Semana já vai perder a super taça para o Real.
    Acredito que no fim da época o Barcelona vai se arrepender de não ter mandado embora o Valverde, se é que o Bartomeu tem algum sentimento destes.

  • Af2711
    Posted Janeiro 4, 2020 at 10:21 pm

    Bale depois de tudo o que fez nem deveria mais calçar no Real, ao passo que Courtois depois de um primeiro ano bem fraco, está num momento de forma muito bom.

    Sobre o Barcelona, inaceitável como desde 2017 não há uma filosofia de jogo consolidada neste plantel. É como se não tivessem rotinas de treinos, a maioria das jogadas são de rasgos individuais (quase sempre de Messi) e oscilam muito durante os jogos. Ganham a nível interno porque são muito melhores que a maioria, mas nas competições europeias, as debilidades ficam ainda mais expostas, e os dois jogos contra o Slavia mostram isso.
    Empatar com o último classificado, mesmo que seja um dérbi e com uma expulsão no minuto 75, deveriam fazer muitíssimo mais.

    Messi hoje teve um grande lance, mas particularmente desinspirado (teve perto de 25 perdas de bola)
    Suárez está numa forma muito boa e associa bem os companheiros às jogadas (a assistência que ele dá é sensacional)

    Do lado do Espanyol, gostei de Wu Lei. É muito agressivo e sabe atacar os espaços.

    • SenyorPuyol
      Posted Janeiro 4, 2020 at 11:07 pm

      Em 2009, quando tínhamos inquestionavelmente a nossa filosofia, também perdemos 2-1 com o Espanyol, que estava em último. E o jogo foi no Camp Nou.

      Isto é futebol. Acontece. É verdade que temos problemas no Barcelona, mas não me parece que este jogo de hoje seja para exigir “muitíssimo mais”. Mas é apenas uma opinião minha, e não obstante, aplaudo o seu comentário! Não tenha dúvida.

      • Af2711
        Posted Janeiro 4, 2020 at 11:52 pm

        Sim Puyol, perfeito e respeito sua opinião.
        Curioso que neste 1-2 em 2009 o Barcelona também teve um jogador expulso (Seydou Keita)
        Saliento ainda que os inícios de ano do Barcelona não costumam ser bons.

        Lembro-me de uma derrota na Anoeta em 2015 por 1-0 em que Neymar sai furioso, e os jornais já falavam em crise.
        No fim da época aconteceu o que aconteceu; Barcelona fez um triplete.

        Só que é como disse, as jogadas são muito aborrecidas, esperando um rasgo individual. O comportamento da equipa dentro dos jogos é oscilante.
        Derrotas são derrotas, empates são empates, mas os adeptos deixam claro ter perdido a paciência com Valverde há muito tempo.
        O Espanyol é o último, e nesta fase, qualquer deslize é crucial na época.

        • SenyorPuyol
          Posted Janeiro 5, 2020 at 1:12 am

          Certo, e o segundo golo do Espanyol nessa altura veio de um erro enorme de Valdés por excesso de confiança, um pouco como de Jong hoje.

          Isso também é verdade, costumamos ter muitas oscilações no rendimento.
          Mas independentemente disso, eu concordo consigo na maioria dos problemas que aponta, e também que os mesmos se arrastam no tempo, eu até aponto os seus inícios para antes de 2017.
          E sobre Valverde, eu concordo com a maioria quando dizem (com respeito, como é seu caso) que já devia ter saído. Simplesmente não o repito a cada oportunidade.

          Se antes aplaudi, agora agradeço esta resposta!

      • salo
        Posted Janeiro 4, 2020 at 11:36 pm

        Ė verdade que isto é futebol. Mas quando acontece toda a vez que joga fora e contra as piores equipas é por algo não Nanda bem.
        O discurso de “resta-nos encarar o próximo jogo com mais seriedade” já está caduco porque todas as semanas e todos os jogos é mesma vergonha.

        • SenyorPuyol
          Posted Janeiro 5, 2020 at 12:56 am

          Atenção que eu não disse “mais seriedade”, eu disse “ainda mais seriedade”. Há uma grande diferença de discurso entre as duas frases.

  • Oldasity
    Posted Janeiro 4, 2020 at 10:10 pm

    Mais uma vez, vergonha de treinador. Enquanto a equipa teve a perder simplesmente não se mexeu; depois de estar a ganhar já estava a dar instruções. Não entendo. A continuar assim este ano não ganhamos nada e muito menos esta super copa que se segue.

    Mau jogo de Messi que esteve tapado por 2/3 jogadores o jogo todo, pareceu-me lento tanto a executar como a pensar.
    Suárez que estraga metade do que toca conseguiu ser o melhor em campo.

    A equipa não joga nada e não sei como é possível chegar aos 85 minutos e ter menos 10 km que o adversário.
    Aleña foi emprestado, Vidal está em vias de sair e Rakitic está numa forma ridícula. Arthur vai ficar mais um mês e meio parado. Esta gestão da direção é ridícula; como é que estão satisfeitos com um treinador que limita-se a existir?

    À umas semanas falei que Arthur e De Jong dão demasiados toques, arriscando em demasia em zonas proibidas e hoje o abuso dessa situação deu a expulsão de De Jong. O holandês chegou ao clube a jogar como um senhor, sempre cheio de classe. Agora quanto mais joga e mais convive com esta amostra de treinador, parece pior jogador.
    Continuo a não perceber Busquets a ir à pressão da maneira que vai tendo em conta que o resto da equipa não acompanha e depois o espanhol demora demasiado a recuar, desequilibrando a equipa.
    A equipa não cria oportunidades, não tem movimentações trabalhadas e não tem ninguém para desequilibrar, sendo que o único que temos (para além de Messi) é Fati e também nunca joga.
    Por mim Suárez ia estar sempre no banco e acredito que ali iria fazer muito mais a diferença.

    Gostava de ver Jorginho ou Kanté neste Barcelona e apesar de não gostar de Neymar, acho que precisamos efetivamente dele. Assim teríamos mais controlo do meio campo, mais agressividade, mais capacidade de desequilíbrio e de pressão, tendo em conta que Griezmann iria começar a jogar no meio.
    No entanto a prioridade passa mesmo por chegar um treinador. Devíamos olhar para outras equipas (Bayern, Tottenham) que não tiveram problemas em mandar os treinadores embora.

Deixa um comentário