Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Sensacional! Chris Froome rebenta com o Giro

Melhor etapa na carreira do britânico (nunca tinha feito um ataque destes, ainda por cima o tetracampeão do Tour sempre foi acusado de beneficiar do trabalho da equipa); dia mais marcante em Grandes Voltas desde a vitória de Contador em Fuente Dé em 2012 (o ciclismo tem estado monótono nos últimos anos, com ataques só perto da meta); Já Yates foi do 80 ao 8. Grande domínio até à etapa 17, parecia mesmo que tinha a vitória no bolso, mas ontem deu o primeiro sinal negativo e hoje ‘caiu’ com estrondo (perdeu quase 40 minutos).

Christopher Froome, que começou a jornada no 4.º lugar, assumiu a liderança do Giro depois de dar espectáculo na 19.ª jornada (grande hino ao ciclismo). O britânico, da Sky, atacou a 80km da meta, chegou ao Colle delle Finestre com 40 segundos de vantagem em relação a Dumoulin, Pinot, Carapaz e Miguel A. Lopez, e na descida aumentou a diferença para os 2 minutos. Com o passar dos km’s a vantagem passou para os 3 minutos, sendo que depois consolidou essa diferença na subida final, chegando isolado à meta com menos 3’00” que Carapaz, já Dumoulin ficou em 5.º a 3’23”. Grande dia para o tetracampeão do Tour (que pode vencer as 3 Grandes Voltas de seguida), e péssimo para Simon Yates, o antigo líder, que a 86km da meta, quando a Sky só estava a meter ritmo foi ficando para trás, e do nada ficou a mais de 10 minutos da frente, chegando a Bardonecchia, onde estava o final, a 38’51” do vencedor (passou de 1.º a 18.º). Na geral, Froome vai começar a penúltima e decisiva etapa com menos 40 segundos que Dumoulin. Pinot é 3.º, a 4’17”, Miguel A. Lopez, está a 4’57, enquanto Carapaz fecha o top 5 a 5’44.

42 Comentários

  • jaoo
    Posted Maio 26, 2018 at 12:03 am

    Esperar pelo suiço (da fdj… nao consigo escrever o nome) revelou-se um erro tragico. Esperaram por ele… andaram mais devagar porque ele nao desce bem e depois para ir atras do froome ajudou muito pouco. Nao fosse essa descida se calhar o dumolin estaria de rosa

  • 100Clubismo
    Posted Maio 25, 2018 at 8:42 pm

    Eu não acompanho muito ciclismo, mas Yates parecia lançado para a vitória desde o início, e Froome é um ciclista à parte. Dos últimos 5 Tours, ganhou 4. Incrível. E parece que a Sky corre em função dele.
    E também salientar a fornada de grandes ciclistas colombianos, entre os quais MA López (a fazer um grande Giro), Quintana (injusto nunca ter ganho um Tour), Henao, Uran, entre outros.

  • R1906
    Posted Maio 25, 2018 at 6:50 pm

    Ontem comentava com um amigo meu, que não dava o Froome como fora da corrida, porque ele dizia que já não lá ia. Tal dito ,tal feito. Que rebentamento total aconteceu hoje.

    Isto sim é ciclismo e é isto que atrai pessoas!! Fantástico!

  • Tiago Borlido
    Posted Maio 25, 2018 at 6:47 pm

    Absolutamente inacreditável, Froome é de outro planeta. Melhor etapa da sua brilhante carreira. Esta é para os críticos, onde eu me incluía,é impossível não reconhecer o que este monstro consegue fazer. Fabuloso!!

  • Pulga
    Posted Maio 25, 2018 at 5:16 pm

    Froomey <3

    Brutal! Froome é isto. Dizem que ele torna as etapas secantes, que ele não ataca, etc, mas a verdade é que ele é de tal forma superior a todos os outros que não precisa de atacar, e quando o precisa tira sempre um coelho da cartola e dá espetáculo. Vai em 3 grandes voltas seguidas a vencer, e não se avizinha um abrandamento.

    Uma das etapas que guardarei com carinho durante largos anos…

  • António Hess
    Posted Maio 25, 2018 at 5:04 pm

    Por estas e por outras um dos meus favoritos de sempre… Completamente sem palavras.

  • Miguel Caçote
    Posted Maio 25, 2018 at 4:31 pm

    No outro dia disse ao Hess que ainda faltava muito giro.

    Agora de hoje, tenho que salientar que Froome ganha o que ganha porque no grupo de Dumoulin se deixaram dormir. No final da Cima Coppi, o Froome coroa o alto com 37 segundos de avanço sobre o Dumoulin e na descida sendo que até não é um especialista a descer… ganha ao ponto de começar o Sestriere com quase 2 minutos de avanço. Erro táctico enorme.

    De resto, a Sky volta a mostrar que é a equipa mais forte. Repare-se que quando Froome ataca só seguem no grupo já 6/7 elementos. O ritmo que a Sky impôs, especialmente Kenny Elissonde, é que rebentou com toda a gente e a partir daí o Froome só teve de ir sozinho. Não é bem como os ataques do Contador em que o grupo ainda ia bem recheado e ele por não ter a melhor equipa tinha de inventar jogadas tácticas, quer colegas na fuga, ou ciclistas a quem ofereceu etapas antes como Tiralongo e por aí fora. Esta é a principal diferença entre os dois. O Froome tem equipa, o Contador nunca tirando aqueles primeiros anos de Astana, teve equipa.

    Até no último Giro que o Contador ganha eram 5 ou 6 elementos da Astana contra ele sozinho. Basta ver a recuperação que faz no Mortirolo. O Landa e o Aru terminarma no pódio final inclusive.

  • Miguel Caçote
    Posted Maio 25, 2018 at 4:31 pm

    No outro dia disse ao Hess que ainda faltava muito giro.

    Agora de hoje, tenho que salientar que Froome ganha o que ganha porque no grupo de Dumoulin se deixaram dormir. No final da Cima Coppi, o Froome coroa o alto com 37 segundos de avanço sobre o Dumoulin e na descida sendo que até não é um especialista a descer… ganha ao ponto de começar o Sestriere com quase 2 minutos de avanço. Erro táctico enorme.

    De resto, a Sky volta a mostrar que é a equipa mais forte. Repare-se que quando Froome ataca só seguem no grupo já 6/7 elementos. O ritmo que a Sky impôs, especialmente Kenny Elissonde, é que rebentou com toda a gente e a partir daí o Froome só teve de ir sozinho. Não é bem como os ataques do Contador em que o grupo ainda ia bem recheado e ele por não ter a melhor equipa tinha de inventar jogadas tácticas, quer colegas na fuga, ou ciclistas a quem ofereceu etapas antes como Tiralongo e por aí fora. Esta é a principal diferença entre os dois. O Froome tem equipa, o Contador nunca tirando aqueles primeiros anos de Astana, teve equipa.

    Até no último Giro que o Contador ganha eram 5 ou 6 elementos da Astana contra ele sozinho. Basta ver a recuperação que faz no Mortirolo. O Landa e o Aru terminarma no pódio final inclusive.

    • jmkk
      Posted Maio 25, 2018 at 5:43 pm

      Dizer que Froome só teve de ir sozinho é a coisa mais idiota que já li/ouvi hoje, obviamente que o ritmo que a Sky impôs deixou muita gente para trás, mas atacar sozinho a faltar 80km para o final nesta etapa tão dura e ganhar não está ao alcance de muita gente, aliás arrisco-me a dizer que atualmente só Froome era capaz de um feito destes.
      E sim Miguel, quando Froome começou a ter mais relevância dentro da Sky é verdade que não era grande especialista a descer mas atualmente está muito melhor e hoje tivemos a prova disso.

      • Kurt1904
        Posted Maio 25, 2018 at 6:35 pm

        Concordo. 80 km em fuga e a subir

        E se o froome não é especialista a descer, não sei quem é

        • Miguel Caçote
          Posted Maio 25, 2018 at 7:21 pm

          Especialistas a descer? Essa é fácil Kurt.

          Nibali, Sagan, Kwiatkowski, Bardet, Alaphilippe. O próprio Dumoulin com a descida do ano passado no Stelvio mostrou que é bastante bom a descer. O problema foi que no grupo perseguidor estavam todos mais interessados e pedir colaboração e a olhar para trás do que a trabalhar verdadeiramente, enquanto o Froome ia sozinho sem parar.

          E se é verdade que o Froome atacou sozinho é porque a equipa antes impôs um ritmo infernal que reduziu o grupo a 6/7 elementos. E do grupo perseguidor que se formou eram todos de equipas diferentes e dois não trabalhavam porque estavam na luta pela juventude. Ou seja não é como se o Froome estivesse a ser perseguido por um pelotão inteiro. Arrisco-me a dizer que se fosse o Dumoulin sozinho, principalmente nas partes a rolar, sendo ele um especialista em crono teria recuperado tempo.

        • Fabio Mendes
          Posted Maio 25, 2018 at 7:00 pm

          O Nibali :-D

    • Fabio Mendes
      Posted Maio 25, 2018 at 5:04 pm

      Essa etapa que o Contador fez em Mortirolo ficará para a história!

    • Rodrigo Ferreira
      Posted Maio 25, 2018 at 4:41 pm

      Qualquer tipo na Sky dá ciclista.

  • panther1903
    Posted Maio 25, 2018 at 4:22 pm

    O último ataque que vi deste tipo, onde um corredor sozinho (Contador beneficiou de várias ajudas em 2012 em Fuente) esmaga a concorrência de tão longe foi o Andy Shleck na etapa do Galibier no Tour.

    É sempre normal os corredores terem um “calvário” quando estão a ser investigados por substâncias – razões psicológicas ou “físicas”. O mesmo parecia ter acontecido com Froome porém, este hino ao ciclismo (ataques de tão longe só em Roubaix) foi uma lufada de ar fresco na minha crença que o britânico é de facto um extraterrestre limpo e que as substâncias para a asma foram tomadas para isso mesmo, asma.

  • Luis ES
    Posted Maio 25, 2018 at 4:21 pm

    Que Monstro! Já o dava como morto para envergar a magglia rosa, mas eis que hoje ataca de longe, aproveitando o pior dia na carreira de Yates, para triunfar nesta antepenúltima etapa de Tour! Todavia, um caso que fará correr alguma tinta nas próximas: terá Froome bebido da garrafa de água proveniente do público nos últimos 5kms finais? Se o fez (a câmara estava atrás do britânico, de modo que nas imagens não é totalmente perceptível se bebeu ou não, pelo menos deitou a grande maioria em cima da sua cabeça) poderá levar uma penalização de segundos, de acordo com os regulamentos. Dumoulin continua com hipóteses de envergar a rosa, mas com o show de Froome não sei não. Além disso, o britânico terá direito à camisola da montanha, que também dificilmente lhe escapará. Por fim, palavra para Carapaz e Miguel Angel Lopez, que também têm dado vida à batalha pela classificação da juventude, enquanto Pinot tem o 3º lugar ameaçado…

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Maio 25, 2018 at 4:17 pm

    O ET voltou, memorável. Na verdade, não esperava que Froome fizesse algo deste género, não parecia estar forte neste Giro. Contudo, estando bem, não tinha rival neste Giro. Há elementos promissores, mas colocar Dumoulin, Aru, MAL, Pozzovivo, Yates, Caparaz ou Pinot à mesa com Froome é brincadeira. Etapa verdadeiramente fantástica e surpreendente, são estes dias que cativam os adeptos da modalidade.

    Em sentido inverso, Yates caiu da cadeira. Há muito que não via um líder cair assim desta maneira depois de dominar 2 semanas. É, de certa forma, injusto por aquilo que mostrou, mas possivelmente não geriu as forças da melhor forma (atacava todos os dias quase) e nesta 3.ª semana pagou caro. Também Pozzovivo caiu com estrondo.
    Já os restantes da geral, fizeram uma etapa normal, mas Froome é Froome. Dumoulin muito bem, está cada vez melhor na montanha. Veremos o que acontece amanhã, não arrisco um prognóstico definitivo, até porque recuperar de um ataque a 80 km da meta não é fácil. Ainda assim, Dumoulin não é um trepador, é difícil surpreender Froome e a Sky agora. Contador fez o mesmo, mas foi na última etapa de montanha por exemplo. Será uma excelente etapa amanhã acredito.

  • Peter Contador
    Posted Maio 25, 2018 at 4:16 pm

    Etapa espetacular!!
    Total surpresa com o Yates, com uma incapacidade tremenda a quase 90 km. Froome excelente e Dumoulin com uma boa prestação. Ainda não está nada decidido, amanhã será uma etapa extremamente dura e depois de um dia desgastante como hoje, alguém irá passar mal de certeza. Péssima prestação para Pozzovivo e nunca esquecer a maravilhosa prestação do nosso José Gonçalves. Giro dItalia a não desiludir.

  • BernasAlves
    Posted Maio 25, 2018 at 4:13 pm

    Os comentadores da EuroSport são simplesmente horríveis a comentar. Tenho de dizer isto.
    Ontem o Luís Piçarra vira-se: “Bem, esta volta está praticamente resolvida. Faltam 20% ao Yates para garantir esta vitória”.
    Eu percebo que em 3 horas de ciclismo tenham de encher com informação (por vezes completamente inútil) mas não façam suposições destas com 3 etapas duríssimas de montanha onde tudo pode acontecer. Sem palavras….eurosport já esteve melhor….

    • panther1903
      Posted Maio 25, 2018 at 4:29 pm

      Os comentadores da Eurosport são terríveis mesmo. Dá mesmo a ideia que são arrogantes a comentar. Desde o Luís Piçarra que prevê sempre tudo e define com grande autoridade (hoje chama “burro” ao pinot para 5 segundos depois se retratar quando ele caça López e Carapaz ) ao Paulo Martins que padece do mesmo problema (acrescido dos evidentes problema a Português que um comentador televisivo não pode ter). Salva-se o Olivier

    • Maxisteco
      Posted Maio 25, 2018 at 4:26 pm

      Então vai dizer que não estava praticamente resolvida? Por alga razão esta é uma das mais magnificas recuperações da história do ciclismo…

    • TheGolden
      Posted Maio 25, 2018 at 4:23 pm

      Referir que Piçarra, após esses 20%, disse que esses seriam os mais difíceis. E na realidade, foram mesmo, até que perdeu a camisola.

      Acho que era geral a ideia que o britânico (com a forma que apresentava) conquistaria o Giro.

    • Marik
      Posted Maio 25, 2018 at 4:20 pm

      Não concordo. Até acho que conjugam muito bem a parte narrativa, informativa e também humorística, pois sem isso torna-se um pouco monótono acompanhar etapas tão longas. Quanto a esse caso específico, creio que era consensual que o Yates tinha 80% do Giro nas mãos. Correu-lhes mal, mas não é por isso que deixam de ser bons comentadores.

      • António Hess
        Posted Maio 25, 2018 at 5:57 pm

        Concordo Marik… Pode-se ter razão em determinados pontos, mas é das equipas de comentadores mais competentes na televisão portuguesa.

      • BernasAlves
        Posted Maio 25, 2018 at 5:01 pm

        Marik, tudo bem que a probabilidade de vitória do Yates era elevadíssima, concordo. Mas olhando ao perfil destas últimas etapas acho precipitado essas afirmações do Piçarra, como muitas outras que ele faz ao longo deste Giro e ao longo da época.
        Eu já ouvi de tudo, os ciclistas são burros, as equipas não sabem o que andam a fazer, o frome na primeira semana era claramente “só mais um” e por aí vai.
        Mais, as opiniões dos expectadores são apresentadas por Olivie e o Piçarra e o Paulo simplesmente tentam contra argumentar do estilo “não. nós é que estamos certos. nós vemos muitos ciclismo e percebemos”.
        É a minha opinião. Penso que é consensual a qualidade e conhecimento que têm na modalidade, relativamente ao comentário muito fraco.

        • Marik
          Posted Maio 25, 2018 at 6:29 pm

          Concordo que foi precipitado fazer essas afirmações, mas por outro lado, eles comentam 3/4 horas por dia durante praticamente 3 semanas, se tiverem medo de fazer afirmações arrojadas para não se enganarem passam o tempo todo a dizer frases feitas ou com “nims”. Prefiro comentadores assim do que outros que podem não fazer estes erros mas também não dizem nada fora do normal.

  • RodolfoTrindade
    Posted Maio 25, 2018 at 4:13 pm

    Etapa brutal!!!!

    Já não deverá deixar fugir a vitória. no Giro.

    P.S Hoje no controlo quando for fazer Xixi já nem sai roxo, vem em modo arco iris.

  • TheGolden
    Posted Maio 25, 2018 at 4:12 pm

    Não está de todo na lista dos meus corredores “fetiche”, derivado da sua estratégia de corrida aliada à estratégia da Sky, mas hoje o que fez este homem foi incrível. Sem dúvida alguma, a sua melhor etapa da carreira. Atacar a 80 km do fim, conquistar a camisola Rosa quando já o davam como morto, está ao alcance de muita pouca gente. Hoje, tiro-lhe o chapéu e, só pela coragem demonstrada hoje, merece a Rosa.

    Yates já tinha mostrado ontem que estava por agulhas, hoje não deu mais. Parecia estar com pé e meio (o CR foi brutal), mas este final da última semana do Giro está a ser penosa.

    Referir uma menção honrosa a Dumoulin. Um guerreiro autêntico. Liderou o grupo perseguidor praticamente por 70 km, e, apesar de ter vacilado nos metros finais, mostrou sempre uma enorme força, entrega e determinação. Está difícil para o holandês, mas não é impossível. Amanhã terá que desmontar a teia da Sky.

    • Rodrigo Ferreira
      Posted Maio 25, 2018 at 4:20 pm

      Estratégia de dominar?

      • TheGolden
        Posted Maio 25, 2018 at 4:41 pm

        Falei numa perspetiva pessoal. Não me dá prazer nenhum, no final de uma etapa de alta montanha, chegarem com o líder da equipa mais 3 ou 4 companheiros. Isso para mim, retira a emoção e espetáculo à modalidade (o Tour, quer se queira ou não, sofreu muito em termos de espetáculo com o crescer do domínio da equipa britânica). Como tu até afirmaste no teu comentário, esta etapa é que cativa adeptos para este desporto.

        Agora se é o caminho para o sucesso, não tenho as menores dúvidas. Os resultados falam por si.

  • Marik
    Posted Maio 25, 2018 at 4:10 pm

    E ainda dizem que o Froome só é o que é por causa da equipa. Que ciclista enorme! Mesmo que não ganhe o Giro, restam poucas dúvidas de que é, de longe, o melhor da actualidade e apenas Contador esteve ao seu nível nos últimos anos (e mesmo assim prefiro o britânico ao espanhol).

    • Rodrigo Ferreira
      Posted Maio 25, 2018 at 4:20 pm

      Contador tinha outra capacidade na alta montanha, fazia mais diferenças.

      • Kurt1904
        Posted Maio 25, 2018 at 6:38 pm

        Só no seu pico de forma. As acelerações do froome, são miticas

      • Marik
        Posted Maio 25, 2018 at 4:36 pm

        Sim, mas era pior no CR. 2 grandes ciclistas.

        • Rodrigo Ferreira
          Posted Maio 25, 2018 at 4:39 pm

          Chegou a ganhar o grande do Tour em 2009 por exemplo.

          • Marik
            Posted Maio 25, 2018 at 4:43 pm

            Certo, mas no geral o Froome é melhor no CR que o Contador. Como disse, 2 grandes ciclistas, ambos muito completos.

            • Miguel Caçote
              Posted Maio 25, 2018 at 7:30 pm

              O Froome é melhor no CR porque também tem outra fisionomia. É mais alto e mais pesado do que o Contador que diga-se de passagem está longe de ser mau no contrarrelógio.. Tal como o Dumoulin é melhor contrarrelogista que o Froome.

              Agora até ver o Contador ganhou 9 grandes voltas. Veremos quantas o Froome irá ganhar. Além de que o Froome tem toda a estrutura da Sky,

              • AndreChaves9
                Posted Maio 25, 2018 at 10:17 pm

                4 tours > 2 tours +2vueltas + 2 giros. No mínimo.

              • Marik
                Posted Maio 25, 2018 at 7:48 pm

                Plenamente de acordo com o primeiro parágrafo. Com o segundo não. O Contador tem 7 grandes voltas, não 9. O Froome tem 5, que podem ser 6 amanhã. No final fazem-se as contas.

                • Miguel Caçote
                  Posted Maio 25, 2018 at 8:11 pm

                  Reformulo: O Contador foi ao pódio com a camisola de líder vestida no final de 9 grandes voltas. Veremos se o Froome não “perde” nenhuma também agora com o processo do Salbutamol.

                  Mas de resto, é o mesmo de dizer que o Armstrong não ganhou nada.

                  Para mim o vencedor é quem chega ao fim com a amarela vestida. Não é quem ganha depois de não sei quantos anos.

Deixa um comentário