Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Cinco factores que podem desequilibrar o Benfica-FC Porto

O jogo que opõe Benfica e FC Porto este Domingo pode perfeitamente decidir o título nacional. Uma vitória encarnada coloca um ponto final no campeonato, pois cavava uma distância de 6 pontos (mais 1 pela vantagem no confronto directo) ficando apenas 12 em disputa. O empate deixa tudo na mesma, embora na prática o Benfica aumentasse a diferença pontual para 4. Já uma vitória portista deixaria os rivais empatados, estando depois tudo resumido ao confronto directo (relembre-se que mesmo a derrota por um golo beneficia o Benfica) ou então, à diferença de golos, o que seria um cenário bem divertido, com todos os penalties, foras-de-jogo e golos com a mão a contar para o totobola. De qualquer modo, é quase como que de uma final se tratasse, um pouco à imagem do que aconteceu no Dragão há dois anos, e o perfeito final de temporada para uma Liga tudo menos emocionante, mas que por azares da sorte acaba por, mais uma vez, ter no final o confronto directo entre os dois únicos candidatos ao título por esta altura. Voltando atrás, o facto é que o Benfica sai na frente, pois não só tem vantagem pontual, como na prática três resultados lhe servem, e ainda tem o factor casa a seu favor. No início do ano, tendo em conta os movimentos de mercado, muitos pensariam que o cenário fosse o inverso, mas a verdade é que é o FC Porto que tem de recuperar. Seguem-se alguns tópicos que podem ajudar a explicar o porquê da actual classificação, na qual o Benfica tem todas as condições para se sagrar bi-campeão.


CORRER À FRENTE
Os encarnados lideram desde a 5ª jornada, o que não querendo dizer muito, significa que quem corre atrás vê a sua margem de erro diminuir a cada semana que passa, e aumenta a confiança de quem vai à frente. Verdade seja dita, o Porto teve a culpa de não ter corrigido (na sua perspectiva) essa situação, quando perdeu no Dragão frente ao Benfica, e posteriormente ao falhar na Choupana a aproximação. Mas o facto é que a liderança dá sempre confiança, e as jogadas de jogadores confiantes têm sempre a tendência a sair melhor. O Benfica também conseguiu manter-se na frente durante o período de menor fulgor, em que teve dificuldades em assegurar vitórias, o que deu o empurrão necessário para que não fosse preciso correr atrás do prejuízo posteriormente.
EUROPA/CALENDÁRIO
Jesus afirmou-o sem pudores desde o início: este Benfica não aguentaria jogar em várias frentes. Daí que não tenha espantado a abordagem a alguns jogos, como em Leverkusen, em que a equipa não jogou na sua máxima força. No plano oposto, o Porto sempre levou a Liga dos Campeões muito a sério, preferindo Lopetegui fazer poupanças na Liga Portuguesa, facto que lhe trouxe alguns dissabores. O Porto teve um calendário mais composto, e maior desgaste, não somente de jogos a meio da semana (o que logo perturba todo o processo de treino), mas também contando com deslocações e com a natural ansiedade de um jogador que tem os pés no Comendador Manuel Violas, mas já tem a cabeça no Allianz Arena. Certamente que veteranos como Jonas não chegariam tão fresquinhos a esta altura da temporada, fossem obrigados a outra sobrecarga de jogos, e mesmo homens como Gaitan ou Sálvio seriam sujeitos a outro desgaste. A prematura saída da cena europeia permitiu a Jesus criar um onze base, que ajuda a suprimir a falta de alternativas em algumas posições, e também a cimentar mecanismos vários.
EXPERIÊNCIA
Mesmo com todas as saídas, o Benfica conseguiu manter um núcleo de jogadores muito experientes, com muitos anos de Liga Portuguesa, e perfeitamente adaptados aos métodos e ideias do seu treinador. Já o Porto, criou uma equipa quase que se raíz, e muitos jogadores precisaram de se adaptar à nova realidade. Homens como Luisão ou Lima, têm muitos anos disto em cima, e fazem uso dessa experiência acumulada dentro de campo. O Benfica é a melhor equipa portuguesa a fazer aquilo a que se chama temporizar o jogo: sabem quando jogar depressa, quando parar as partidas, acelerar, queimar tempo, ter bola ou dar a posse ao adversário. Têm também um conhecimento único dos adversários, sabem como eles se comportam e reagem. os jogadores do Porto não têm na sua maioria essa capacidade; Oliver é demasiado jovem, Tello e Brahimi aparecem e desaparecem com facilidade, Quaresma continua a cometer erros de principiante. De referir ainda que não pode ser coincidência que, os dois melhores reforços do Benfica sejam dois trintões.
ESTRUTURA
Em certos aspectos o tempo não volta para trás, e a célebre estrutura do Porto não é o que foi. Numa altura em que o Benfica foi bafejado pela… vamos chamar sorte, o Porto manteve-se estranhamente calado. Em outros tempos, seriam entrevistas, declarações iradas, recados variados, a estrutura portista tentaria colocar pressão sobre árbitros, Liga, Justiça, Nações Unidas, tudo o que lhes pudesse dar vantagem. Já a estrutura benfiquista foi gerindo alguns dossiers, como a situação contratual de Jesus, com bastante perícia. Mas voltando ao Porto, as críticas aos supostos favores vieram tarde, e pela boca do treinador a quem, por ainda ser novato, as pessoas dão pouca atenção e credibilidade. O timing das queixas também deixou algo a desejar, pois falar de favorecimentos que aconteceram há semanas, ou meses, após uma derrota comprometedora e numa altura em que o Benfica atropelava oponentes, tem o mesmo resultado que pedalar em seco.
TREINADOR
Ambos os técnicos têm em comum o facto de não dominarem na perfeição a língua portuguesa, mas as semelhanças ficam-se por aqui. Lopetegui não é o Lopatego que muitos quiseram fazer crer, mas peca ainda em vários aspectos. A falta de experiência a este nível pesa em alguns momentos (a abordagem em Munique é um bom exemplo), e a sua adaptação ao futebol português também não está totalmente consolidada. No entanto, o espanhol tem os seus méritos, e conseguiu implementar algumas ideias de jogo interessantes. Porém, em termos práticos está muito, mas muito atrás de Jorge Jesus. O português conhece o campeonato nacional como poucos (ajuda entender a filosofia das equipas, os esquemas dentro, e também fora de campo), está ambientado ao futebol luso, no relvado e fora dele, usa de uma matreirice na abordagem a certas partidas com a qual o espanhol ainda só pode sonhar. Lopetegui cometeu alguns erros cruciais, como no empate caseiro com o Boavista, em que rodou toda a equipa, que prejudicaram o percurso do Porto, enquanto que Jesus, com mérito, sorte, ou ambos não tem vacilado. O modo como o Benfica alterna excelentes exibições caseiras com espectáculos medíocres, mas eficazes, nas deslocações, não são certamente obra do acaso.

Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar com o VM aqui!): Nuno Ranito

0 Comentários

  • Nuno Gois
    Posted Abril 25, 2015 at 11:42 am

    Basicamente o jogo Benfica-Porto, como o texto refere, é uma final. Uma final pois nao apenas se disputam 3 pontos, nao apenas porque se disputa o campeonato, nao apenas porque o porto vem de uma derrota (que ditou o afastamento de uma prova, mas sim porque é um Benfica-Porto, cuja rivalidade nos ultimos anos vem/tem sido bastante sentida nao so pelos adeptos benfiquistas como tambem pelos portistas. Recordemos a epoca 12-13, onde o benfica perde no dragao por 2-1 e consequentemente o campeonato, nesse jogo, ou melhor, no final desse jogo o benfica nao so perdeu o campeonato como tambem se deixou ultrapassar desportivamente pelo porto, pois este mesmo com um treinador inferior conseguiu vencer aquele campeonato…. mas, no ano passado o benfica na cedeu e com 11 eusebios conseguiu rejuvenescer e ganhou claramente ao porto numa onda benfiquista nunca vista, enquanto adepto do benfica (admito) nunca vi o Glorioso jogar "tanto" como o ano passado (nao vou falar da final da liga europa pois nao merece comentarios). Isto tudo para dizer que para além de uma campeonato joga-se o estatuto de "melhor clube portugues", joga-se a dignidade de duas entidades, jogam-se 100 anos de historia.

    Nuno Gois

  • Anónimo
    Posted Abril 24, 2015 at 8:22 pm

    Continuação

    Na frente de ataque também vejo um equilíbrio, Lima, Jonas com Sálvio (se jogar) e Gaitan nas alas é uma frente de ataque que mete respeito.
    E uma frente de ataque com Brahimi e Quaresma a servirem Jackson, também já provou o que vale.

    Penso que Jackson leva ligeira vantagem tanto em Lima como Jonas, apesar de Jonas não ficar muito atrás, mas o que é certo é que a jogar em Portugal Jackson já mostrou mais pelo Porto do que Jonas e Lima pelo Benfica, ao Jonas falta ainda uma grande exibição contra um Grande, coisa que os outros dois já têm, na Europa é indiscutivel que Jackson mesmo a contar com os anos de Jonas no Valência, é o que tem feito mais estragos (este ano tem 7 golos na Champions)

    Gaitan já provou muito mais em jogos grandes que Brahimi, mesmo que estatisticamente não seja tão vistoso, é superior ao Argelino em maturidade, e principalmente em gerir os espaços e os ritmos de jogo, Gaitan oferece muito ao Benfica tanto ofensivamente como defensivamente, e volto a frizar, é um jogador que nunca se esconde dos jogos grandes coisa que o Brahimi tem feito ( como Portista gostava de ver uma evoluçao no Brahimi como a que vi no Gaitan nos ultimos anos em Portugal ).

    Quaresma contra Salvio para mim também é um duelo equilibrado, porque Salvio não tem vindo a fazer uma época ao seu nível na minha opinião (talvez pelas lesões) mas as suas estatísticas dizem o contrário, elas mostram que apesar de não estar tão solto como no passado, é sempre um jogador com capacidade elevada de trazer assistências e golos ao Jogo.
    Quarema depois de ter vindo a ser opção a partir do banco, aproveitou todos os minutos para voltar a ser importante, tem estado em grande forma (o massacre de Munich nunca deve ser um exemplo para desvalorizar os jogadores e a sua forma), e tem vindo a resolver em muitos jogos, mas também é um jogador que vive muito das emoções e se a coisa por acaso correr mal, pode sempre tornar-se um problema em vez de solução.

    Sálvio de todos os jogadores é a grande dúvida, apesar de eu pressentir que o Benfica está a fazer uma jogada igual á que o Porto fez com Jackson para a primeira mão com o Bayern, se ele não jogar o ataque do Porto ganha vantagem, porque Olá John não é um jogador para o Benfica.

    No banco teoricamente o Porto tem mais e melhores soluções, com Aboubakar, Quintero e Hernani que são jogadores que podem sempre trazer algo diferente ao jogo, Ruben Neves, Evandro também têm sido muito consistentes sempre que entram, no banco do Benfica se Ruben Amorim estiver a 100% é sempre um jogador consistente para o meio campo, tal e qual como Fejsa, na frente estatisticamente temos de contar com Talisca apesar de este já a vários meses que não tem demonstrado absolutamente nada (antes valiam-lhe os golos).

    Isto é só a minha opinião, por isso será sempre discutivel, em termos de 11 vejo um ligeiro ascendente para o Porto, nada que taticamente não seja invertido pela tática de Jesus, no banco também vejo o Porto com mais soluções.
    Mas como isto é futebol, todas estas avaliações não vão veler de nada durante os 90 minutos, os melhores planteis as vezes não têm os melhores onzes, os melhores onzes as vezes não são as melhores equipas, e as melhores equipas as vezes perdem com as piores.

    Jozef

  • Anónimo
    Posted Abril 24, 2015 at 8:21 pm

    Carlos, o que é certo é que o Porto é a defesa menos batida do campeonato, e da europa, por isso pode-se considerar a dupla de centrais superior ou não, mas diria que devem andar pelo mesmo nível, visto que não trocava nenhum dos três centrais mais utilizados do Porto pelo Jardel, mas Luisão é o central mais competente do campeonato, o Julio César é infinitamente superior ao Fabiano (pena Helton não jogar porque assim também seria equilibrado na baliza), laterais são os dois do Porto indiscutivelmente, apesar de não ser pela lateral direita do Benfica que o Porto terá a maior vantagem pois Maxi é o segundo melhor lateral em Portugal e está a fazer uma das suas melhores épocas no Benfica.

    No meio campo defensivo jogam dois incompreendidos, pois a certa altura foram os dois rotulados de maus jogadores, e hoje em dia já são considerados indispensáveis pelos seus adeptos, falo claro de Samaris e Casemiro, acho que o duelo por ai também não é desequilibrado, apesar de Casemiro ser o melhor recuperador de bolas deste campeonato à já longas jornadas, e na Europa tirando o massacre de Bayern foi sempre dos melhores jogadores do Porto.
    Oliver e Herrera contra Pizzi, penso que não haja muitas dúvidas, qualquer um dos jogadores do Porto já provou mais que o Pizzi, mas Pizzi numa tarde inspirada também pode fazer muitos estragos (se não me engano já assinou um Hatrick no Dragão à umas épocas atrás), por isso digo que em teoria o meio campo do Porto parte em vantagem mas as táticas do Jesus por mais de uma vez já conseguiram ludibriar os meio campos do Porto mesmo em minoria.

    Continua
    Jozef

  • The Monster
    Posted Abril 24, 2015 at 7:12 pm

    O título do texto como foi aqui dito, devia de ser 5 factores que podem desequilibrar o Benfica-Porto a favor do Benfica.
    Concordo com 4, são eles o "correr à frente", quem corre à frente é o Benfica, é um facto e contra factos não há argumentos, logo a pressão estará do lado do Porto, a "Europa/ calendário" é outro facto, o Porto chegará a Luz com muitos mais jogos nas pernas do que o Benfica, e virá fragilizado psicologicamente depois do inferno de Munique, a experiência( eu diria matreirice) que foi aquilo que pesou no jogo da primeira volta e o facto de o Benfica já ter uma base de há 3 anos ao contrário do Porto que começou do zero este ano, e o treinador Jesus é sem dúvida o melhor do campeonato e mais experiente. O factor casa também pesa obviamente a favor do Benfica.
    Mas convinha também falar de aspectos que estão a favor do Porto, um deles é a valia técnica dos jogadores do Porto ser muito superior aos do Benfica, para terem uma noção apenas Júlio César e Gaitan teriam lugar no onze do Porto, o próprio jesus sabe disso e estou certo que voltará a jogar de maneira pragmática tal como jogou no dragão, e o melhor futebol praticado é do FC Porto, tendo jogadores com a valia técnica dos do Porto é meio caminho andado para jogar bom futebol, e há que ter em conta que o Porto praticou um futebol alegre e vistoso em competições como na Liga dos Campeões ( nos jogos contra o Shakhtar onde apesar de não ter ganho fez grandes jogos e merecia ter vencido os dois, contra o Basileia, Bilbao e contra a melhor equipa do mundo quando ganhou por dois golos de diferença), e em jogos grandes nacionais como contra o Sporting em casa onde fez uma exibição excelente, já o Benfica quando jogou contra adversários de algum nível como na Liga dos Campeões foi facilmente vergado, nos jogos contra o Sporting para o campeonato em casa foi equilibrado, em Alvalade jogou na retranca e teve a sorte do jogo tal como no Dragão. É que uma coisa é ganhar ao Estoril 6-0 com uma excelente exibição, mas a verdade é que o Benfica teve 90 minutos com o pé no acelerador, o Porto ganhou 5-0 sem precisar de se esforçar muito porque tinha um calendário mais apertado e era necessário gerir o esforço, e posso dar outros jogos para exemplificar isso.

    • Pedro Miguel
      Posted Abril 24, 2015 at 10:42 pm

      A minha equipa conjunta, num modelo 4-4-2, seria:
      GR: Júlio César
      DD: Danilo
      DC: Luisão e Jardel (Apesar do que muitos dizem, Jardel é bom a defender. Pode ser mau tecnicamente e com bola nos pés, isso é certo. Mas de resto? é superior a Maicon e Marcano, não tenho dúvidas nenhumas. Além de ser um dos centrais mais rápidos do nosso campeonato. O Jardel ser mau é já um daqueles rumores que por serem repetidos tantas vezes são considerados verdade. E não conto o Indi nesta altura do campeonato pois raramente joga, pelo menos na zona central)
      DE: Alex Sandro
      MD: Salvio
      MC (6): Samaris
      MC (8): Oliver (não gosto do Herrera sinceramente. Acho que é demasiado inconsistente. Tanto pode fazer o jogo da vida dele e/ou marcar um pastel quase do meio campo ou desaparecer e passar ao lado do jogo
      ME: Gaitan
      PL: Jackson e Jonas

    • Gonçalo R
      Posted Abril 24, 2015 at 10:37 pm

      THe Monster, vejo nos teus comentarios inteligência e capacidade de argumentação, mas apenas para o que queres. Afinal vais buscar o Benfica vs Sporting da 1a jornada e o Sporting vs Benfica onde o Benfica não estava na maxima força como vai estar domingo. Contra o Porto no dragão tinha de ser assim porque como referes o Porto tem mais valias tecnicamente, porém, o Benfica de agora, é superior a esse, embora o porto também seja superior a esse porto, mas aqui entram os pontos referidos no post do vm, o cansaço, o treinador, a experiencia e a pressão.. e a secalhar a propria estrutura, a do Benfica ta concentrada, a do Porto ja mostrou mais força.

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Abril 24, 2015 at 10:14 pm

      As suas "análises" à valia dos jogadores do Benfica e do Porto são impagáveis. Não há nada a fazer.

    • Anónimo
      Posted Abril 24, 2015 at 9:41 pm

      The Monster, o Jardel esta temporada tem sido largamente superior a todos os centrais do FCP. Tem de deixar de ser tão fanático. Aliás, não há central tão rápido no campeonato. Somando a isso uma enorme capacidade finalizadora.

      Ass: Carlos Dias Cunha

    • Américo Oliveira
      Posted Abril 24, 2015 at 9:02 pm

      Esse raciocínio do "Só Júlio César e Gaitan tinham lugar no onze do Porto" é, no mínimo, discutível. Não faz sentido tentar fazer essas associações, até porque as equipas jogam de forma diferente!

      Mas, parece-me claramente que além dos referidos, Luisão entraria de caras, como já foi referido. E depois há casos completamente discutíveis se falarmos daquilo que alguns jogadores dão aos seus respetivos clubes. Os duelos Maxi/Danilo e Samaris/Casemiro, não me parecem assim tão lineares como pode parecer com essa avaliação. Quanto muito é uma opção pessoal e respeito, mas até discordo no caso da lateral direita. Sem falar que se pensarmos num esquema de 442 e não de 433, Jonas entra de caras numa possível equipa conjunta.

      Posso concordar que o Porto tem melhor plantel. Tem, de facto. Mas, em termos de onze, sinceramente, não me parece que haja grandes diferenças. E falando meramente de termos técnicos, acho que ambas as equipas têm 2/3 jogadores de alto quilate e que se equivalem…

    • The Monster
      Posted Abril 24, 2015 at 8:34 pm

      Tem razão Ângelo "Jardel é limitado tecnicamente mas não deixa de ser mau defesa", aqui disseste tudo.
      Luisão é o central com melhor rendimento aqui em Portugal, mas tenho muitas dúvidas que noutro clube tivesse o rendimento que tem no Benfica, foi por isso que duvido que tivesse lugar no Porto.

    • Ângelo
      Posted Abril 24, 2015 at 8:24 pm

      Caro the monster não concordo consigo quando fala no Luisão ele significa o que significa porque é um grande defesa e um grande capitão. Na minha opinião é o melhor defesa centro do campeonato mas isso são opiniões. Não trocava nenhum defesa centro do Porto pelo Luisão.
      Em relação ao Jardel ele não é assim tao mal como o pintam, tem feito uma temporada bastante positiva, é limitado tecnicamente mas não deixa de ser mau defesa.

    • The Monster
      Posted Abril 24, 2015 at 7:47 pm

      Carlos, na minha opinião Luisão vale muito mais por aquilo que significa para o Benfica como capitão e líder do que por exemplo como jogador. No Benfica ninguém do Porto tirava o lugar ao Luisão, mas penso que no Porto não seria titular, porque não significaria nada para o Porto. Depois é óbvio que Maicon, Marcano e Indi são muito melhores que Jardel, isso nem se discute.
      Depois se tivesse de escolher 2 entre Salvio, Gaitan, Brahimi e Quaresma, escolheria Brahimi e Gaitan.
      Júlio César foi mencionado por mim no texto.

    • Anónimo
      Posted Abril 24, 2015 at 7:37 pm

      Considera então que Maicon-Indi são uma dupla de centrais superior? Que Fabiano é melhor do que Júlio César? Que Quaresma é superior a Salvio? Enfim, nem tenho palavras.

      Ass: Carlos Dias Cunha

  • Américo Oliveira
    Posted Abril 24, 2015 at 6:26 pm

    Boa análise, séria, sobretudo. A verdade é que esses fatores, apesar de reais, poderão também não dizer nada.

    Apesar do desastre a meio da semana, o Porto parte com uma vantagem psicológica inegável e que me parece óbvia: foi o Benfica quem teve o campeonato nas mãos e não o conseguiu agarrar como devia.

    O Porto também falhou, é certo, até porque caso contrário não partiria com esta desvantagem, mas a verdade é que se manteve vivo até este jogo e o passado recente, deixa sempre antever um jogo imprevisível que poderá cair para qualquer um dos lados e levar o campeonato consigo.

    Como Benfiquista espero que Salvio recupere, porque acho sinceramente que JJ não consegue perceber o que a equipa precisa quando não pode utilizar o plano A.

  • João Lains
    Posted Abril 24, 2015 at 5:20 pm

    5 factores que podem fazer pender a balança a favor do Benfica. Só não acho que a equipa encarnada saiba temporizar assim tão bem o jogo. Aliás, o Benfica de Jorge Jesus revelou sempre enormes dificuldades para gerir o jogo quando optava por não partir para cima do adversário.

  • Anónimo
    Posted Abril 24, 2015 at 5:15 pm

    Eu sei que o comentário nada terá de relacionado com o tema geral mas o grande problema do Porto nos últimos anos foi mesmo não ter conseguido encontrar um "novo João Moutinho" após a saída do médio luso. Em relação ao Clássico usarei mesmo a expressão de João Pinto: "Prognósticos… só no final do jogo". Especialmente deste jogo…. Depois dos 6-1 o Porto terá que responder da melhor maneira; terá que ter raça e paixão algo que, nesta temporada, tem sido difícil surgir. O trunfo do jogo creio que será Quaresma isto se o Harry Potter estiver concentrado e com cabeça.
    João

  • Stalley VM
    Posted Abril 24, 2015 at 4:58 pm

    Caso o Benfica ganhe é campeão, mesmo o empate é um bom resultado para o Benfica, o Porto só a vitória lhe interessa.
    Sempre apostei no Porto que ia ser campeão, mesmo sendo Sportinguista (já enumerei as razões noutros post's), mas a época não tem sido de todo aquilo que se esperava para o Porto.

    Para mim o Benfica ganha este jogo e fica perto do Bi, a jogar em casa, com o público a puxar pela equipa, duvido que o Porto se aguente, sinceramente.

    SL!

  • Bernardo Silva
    Posted Abril 24, 2015 at 4:49 pm

    Está em perspectiva um grande jogo e uma grande festa no futebol! Que ganhe o melhor e o meu prognóstico é o 2-1 com golos de Jardel e Jonas para o Benfica e de Quaresma para o Porto.

  • Jesus
    Posted Abril 24, 2015 at 4:14 pm

    Penso que vai ser um jogo equilibrado e um bom jogo.Ambas as equipas têm muita qualidade, na minha opinião a maior diferença está no treinador pois acho o JJ muito superior ao Lopetegui.

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Abril 24, 2015 at 4:07 pm

    Boa análise, objectiva e assente em factos. Há detalhes que podiam ser acrescentados, mas as grandes linhas estão aí. Parabéns.

  • Awesome_Mark
    Posted Abril 24, 2015 at 4:01 pm

    Ao fim e ao cabo, o título bem que poderia ser "Cinco fatores que podem desequilibrar o Benfica-Porto a favor do Benfica". Não que eu não concorde. Aliás, só discordo da tua posição no que toca à "Estrutura". É que nós passamos a vida a dizer que em Portugal devia-se falar menos de arbitragem e focar-se mais no futebol e no teu artigo pareces dar a entender que Pinto da Costa deveria ter caído em cima dos árbitros, o que a acontecer seria depois amplamente criticado por nós. Também faltou falar de outro dos fatores que mais poderão influenciar esta partida, nomeadamente, o fator casa pertencente ao clube da Luz. Para mim, é 65-35 a fator das "águias" e considero bastante improvável que às sete da tarde do próximo domingo, os comandados de Jesus já não estarem à frente na tabela.

    De qualquer das formas, mais um belo artigo Nuno Ranito em antevisão a mais um clássico do futebol português e com a dose certa de ironia caracteristica da tua pessoa.

  • MM
    Posted Abril 24, 2015 at 3:57 pm

    Na teoria, o Benfica tem tudo para pender a balança a seu favor. Joga em casa, tem um estádio cheio quase todo repleto dos seus adeptos, os jogadores estão frescos e motivados e parte três pontos à frente do seu rival, que lhe permite uma melhor gestão do jogo, já que se a vitória é o grande objectivo, o empate também se pode considerar um resultado satisfatório. Depois também tem vários jogadores mais que habituados a estes jogos, como Júlio César, Maxi, Luisão, Gáitan, Lima e Jonas, o que também poderá pesar a seu favor.
    Já o Porto vem cansado fisicamente e principalmente mentalmente, depois da derrota na Alemanha, sabe que apenas um resultado lhe interessa, estando assim mais pressionado, pressão essa que pode pesar em jogadores jovens e com pouca experiência em jogos deste tipo.
    Mas isto é apenas a teoria, a prática poderá ser bem diferente, o Porto tem excelentes jogadores (tal como o Benfica), portanto seria errado pensar à partida que haverá facilidades.
    Eu critiquei várias vezes Jesus por, em época anteriores, se "acagaçar" e mudar a equipa habitual. Mas nessas épocas o plantel do Benfica era superior a este e penso mesmo que no domingo, o 11 deveria ser mudado. Isto porque o 11 habitual chega e sobra contra equipas que pouco ou nada criam ofensivamente, mas contra um Porto a precisar de marcar já tenho sérias dúvidas. É um risco enorme entrar apenas com dois homens no meio campo, ainda para mais quando um deles pouco defende, já para não falar que Eliseu deveria dar o lugar a André Almeida, que defensivamente dá muito mais garantias. Eu duvido que o treinador do Benfica mude o que quer que seja (o que repito, para mim é um enorme risco), mas eu entraria com Júlio César-Maxi-Luisão-Jardel-A.Almeida-Fejsa-Samaris-Pizzi-Gáitan-Salvio-Jonas. Assim o meio campo estaria muito mais povoado e com capacidade de choque, Fejsa, em condições, é o melhor médio defensivo do Benfica, Samaris daria capacidade de luta e de sair a jogar e Pizzi construiria jogo ofensivo. Se Salvio não recuperar a tempo, entraria Amorim e Pizzi jogaria pela direita. Para mim, seria o 11 indicado para este jogo, mas espero que a equipa que entre lute até ao fim, faça um grande jogo e consiga a vitória. Nós iremos estar lá a apoiar…

  • Mário
    Posted Abril 24, 2015 at 3:38 pm

    Independentemente dos 5 factores desequilibradores, como benfiquista, respeito sempre o Porto, quer tenha sofrido goleada ou não. Há que encarar o jogo com seriedade e respeito, não gosto de determinados benfiquistas que já acham isto favas contadas, contra o Porto nunca são favas contadas. Normalmente o Benfica nunca sabe gerir vantagens pontuais, que acaba sempre por escorregar ou por sentir a pressão.

    Também é certo que a comunicação social já anda a pressionar o Benfica com outras notícias, transferências de jogadores, opiniões de supostos benfiquistas, não me parece que a estrutura do Porto ande a dormir.

    Quanto ao jogo, espero que JJ não invente e mantenha a mesma filosofia de jogo, pois este Porto não vai dar ponta sem nó.

    Cumprimentos

  • Flávio Trindade
    Posted Abril 24, 2015 at 3:36 pm

    O principal factor de desequilibro deste jogo será o factor psicológico.
    Jesus vai abordar este jogo como se de uma eliminatória europeia se tratasse. Tem vantagem de 2 golos fora e não quererá conceder mais que um para continuar em vantagem. Será surpreendente ver o Benfica numa estratégia que não passe pelo controlo do jogo numa fase inicial.
    O Porto pelo contrário, quererá entrar com tudo porque tem uma desvantagem para recuperar, mas acima de tudo porque não terá capacidade física depois do desgaste da Champions, para fazer mais de 45/60 minutos a um nível elevado.
    Logo, a vantagem será de quem conseguir marcar primeiro.
    Outros factores importantes para este encontro:
    Benfica:
    Bolas paradas ofensivas, uma das lacunas do Porto e uma das armas mais fortes do Benfica.
    Agressividade dos 4 atacantes, e aproveitamento da intranquilidade de Fabiano, bem como do envolvimento ofensivo de Maxi pela direita. (Brahimi não defende)
    Aproveitamento do espaço ofensivo central através das diagonais de Gaitán sobre Casemiro
    Porto:
    Regresso dos dois desequilibradores, Danilo e Alex Sandro, com momentos físicos superiores ao resto da equipa.
    Aproveitamento do flanco direito com Danilo e Quaresma sobre o elo mais fraco da defesa, Eliseu.
    Tentar ganhar a luta de meio campo contra o 2 do Benfica. na primeira volta o 3 do Porto foi curto, e Ruben Neves ou até mesmo Evandro poderão dar mais consistência ao miolo.

  • Alexis
    Posted Abril 24, 2015 at 3:30 pm

    Jogo de tripla que espero, e se fosse religioso rezava, que caia para o lado do Benfica.
    Mas agora estou curioso, Nuno R olhando para a analise que fez, acredita entao numa vitoria do Benfica?

    Ja agora, o desgaste sim pode fazer-se sentir. No ano do golo do Kelvin aos 92' esse foi um factor determinante para, principalmente, os ultimos 15 minutos desse encontro.

    Estou de acordo que os dois melhores reforcos sao trintoes – Julio Cesar e Jonas – mas nao se pode dissociar a grande evolucao do Samaris e do Pizzi nesta segunda parte da epoca.

    Por ultimo espero um jogo bastante disputado, um ambiente infernal, mas acima de tudo respeito de parte a parte (atletas e adeptos) para bem do nosso futebol!

    Ja agora, sei que o JJ nao vai abdicar do trabalho defensivo do Lima a pressionar a saida da bola – e espero que nao prescinda do Jonas – mas a meu ver, este era o jogo em que JJ podia jogar com 3 medios – Ruben ou Fejsa, Samaris na pressao 'a dupla Oliver / Herreram, e Pizzi a pressionar quer o Casemiro, quer a dar uma ajuda ao Jonas (este tem de fazer um esforco extra neste jogo, pois a pressao aos centrais / trinco sera determinante) na pressao aos centrais. Na segunda parte, dependendo do resultado havia Lima fresquinho que poderia agitar o jogo vindo do banco (caso em desvantagem) e fazer dupla com o Jonas, ou em caso de empate / vantagem do Benfica, substituir o Jonas e continuar com pressao forte.

    Espero e acredito numa vitoria do Benfica, mas se der empate nao ficarei muito triste :)

  • max M
    Posted Abril 24, 2015 at 3:09 pm

    Jogo de tripla. Vai depender muito de como os treinadores abordarem o jogo,e da resposta que os jogadores do Porto darão ao pesadelo de Munique.

    Já cá não está o Vítor Pereira para dar um banho táctico ao JJ,e por sua vez,este ganhou mais matreirice e calo contra o Porto.

    Espero que seja um grande jogo,que ganhe a melhor equipa e que essa seja o FC Porto,saudações desportivas

  • Nuno R
    Posted Abril 24, 2015 at 2:46 pm

    Nas últimas semanas tanto Porto como Benfica beneficiaram de alguns golos a rondar entre o polémico e o irregular, nas goleadas que foram aplicando. Claro que esses golos em nada contribuíram para a tendência do resultado em si, mas num cenário em que o Porto vence por 2-0 e o campeonato se pode bem decidir por diferença de golos… a partir de segunda vai ser tudo contadinho ao milímetro.

    • Anónimo
      Posted Abril 24, 2015 at 2:59 pm

      Eu já aqui perguntei uma vez porque de facto não faço a menor ideia, mas o Benfica já teve alguns golos mal anulados este campeonato?

      Jozef

  • cmoreira.ft
    Posted Abril 24, 2015 at 2:45 pm

    Um bom texto Nuno, parabéns. Só não concordo com uma coisa: não acho que o Benfica seja a melhor equipa a queimar tempo e a, chamemos assim, "ver o que isto vai dar". Ou seja, especular a partida. No mínimo, não é assim tão bom ainda nesse parâmetro do jogo.

    Quanto ao clássico de Domingo, claro que enquanto benfiquista espero a vitória do Benfica. Mas, tentando analisar o que este jogo pode dar de uma maneira neutra, e tendo acompanhado os últimos jogos das duas equipas, penso mesmo que o Benfica não vai vacilar: o jogo é na Luz, com casa cheia; em casa os encarnados não costumam perdoar, cada jogo tem sido um atropelo (se bem que há já algum tempo não defrontamos uma equipa com a qualidade do Porto); e o momento psicológico de ambas as equipas (o Porto vem "varrido" de Munique, enquanto este resultado certamente deu aos jogadores do Benfica uma maior confiança para a próxima partida).

    Espero que seja um jogaço.

  • Mário Rebelo
    Posted Abril 24, 2015 at 2:43 pm

    Esta lista não tem 5 fatores que podem desequilibrar o clássico, são antes 5 pontos em que o Benfica está melhor que o Porto. Todos eles verdade, alguns mais importantes que outros, mas ainda assim verdade. Sou portista e racionalmente penso que este jogo seja do Benfica, por toas estas razões e mais algumas. Espero que esteja enganado…

  • Ricardo Ricard
    Posted Abril 24, 2015 at 2:41 pm

    Estou mortinho para ver a táctica do Benfica,duvido que vá jogar para o empate mas tudo o que vem da cabeça do Mestre é duvidoso…Se jogarmos para o empate é derrota na certa. Mas por outro lado estou confiante no Jonas!

    Até seria engraçado o Benfica e o Porto acabarem o campeonato empatados e o Benfica ser campeão por 1 golo,mas algo me diz que o Benfica vai resolver a coisa no domingo, "só" temos que marcar primeiro do que o Porto e cedo.

    • Anónimo
      Posted Abril 24, 2015 at 6:35 pm

      O Benfica tem que jogar sempre para ganhar. No entanto jogar para ganhar contra a Académica não é jogar para ganhar contra o Porto. Os adeptos que não entrem em expectativas de ver o Benfica a fazer gato sapato do Porto, a qualidade do plantel deles não o permite.
      Gostaria de ver um "vendaval de bom futebol" por parte do Benfica, como é óbvio, no entanto se abordar o jogo com alguma cabeça percebo que uma contenção também não seria má ideia. É claro que os recebemos e podemos muito bem ganhar cá no entanto se formos muito nessa ânsia ainda levamos por tabela.

      Mas como é óbvio é de se esperar uma vitória do Benfica, e acredito mesmo que ela se verifique. Pessoalmente só no Dragão é que o Porto me assusta realmente (a estatística motiva o meu medo), já na Luz o jogo tem de ser nosso e é normal que o assumamos tendo em conta que o próprio Porto deve estar fatigado devido ao jogo da Champions.
      O Jesus não é burro nenhum. Desde que treina o Benfica já teve grandes lições, principalmente quando a matéria é o Porto.

      Senhor Castanho

    • Ninja
      Posted Abril 24, 2015 at 4:59 pm

      Acho que o Porto evoluiu bastante desde o ultimo encontro. A posse desta vez não será tão inofensiva se o Benfica adoptar a mesma táctica.

      O próprio controlo de profundidade dos centrais melhorou bastante. Vai ser um grande jogo e pessoalmente achei uma época na direcção certa para o Porto. A melhoria na estrutura a nível de formação e prospecção de talento é evidente e o próprio modelo de jogo agrada me bastante. Lopetegui é um projecto de 3 anos, abriu agora o novo ciclo no Dragão e apesar de podermos acabar a época sem títulos a valorização de activos é evidente.

      Sinto continuidade no projecto e sinto um balneário unido em torno de um lider. Isso já não acontecia faz algum tempo por aqui.

    • Daniel Alves
      Posted Abril 24, 2015 at 4:30 pm

      O Benfica realmente não pode jogar para o empate mas se no fim esse for o resultado não será mau de todo (mas neste momento temos é de ganhar e bem),
      Deus me livre de termos de decidir esta Liga nos golos. Ou ganhamos destacados ou ficamos atrás na certa, nesses aspectos a sorte não anda connosco. Lembra-te que somos a única equipa a ficar em 2º e sem derrotas por causa dos tais golos. Adivinha quem foi campeão? pois…

    • Anónimo
      Posted Abril 24, 2015 at 3:36 pm

      Deus quer Jesus treina e o Jonas marca ;)
      Espero que ele não jogue para o empate, já vimos que dá mau resultado, concordo que o marcar primeiro é fundamental.
      Abr

      RREB

    • Ricardo Ricard
      Posted Abril 24, 2015 at 3:35 pm

      Jogos como no Dragão não acontecem todos os dias.
      O Benfica tem de jogar como joga sempre,para ganhar e sem invenções,a historia de Jorge Jesus é quase sempre igual quando inventa e não é só com o Porto.

    • Anónimo
      Posted Abril 24, 2015 at 3:18 pm

      Só sei é que fomos ao Dragão jogar na retranca e conseguimos um 0-2. Se calhar não praticámos o futebol mais bonito mas a verdade é que ainda que o Porto tenha tido bola, foram anulados completamente e em dois erros defensivos deles conseguimos fazer dois golos.

      Nesta perspectiva não consigo perceber porque é que tudo o que sai da cabeça de Jorge Jesus é duvidoso. É certo que o historial dele com o Porto, ainda que não seja horrível, como muitos pintam, também não é satisfatório, no entanto tendo em conta que é o Porto que corre atrás do prejuízo e ainda para mais vem à Luz acredito que possa ser uma dessas coisas duvidosas da cabeça de Jesus que nos pode fazer sair desta jornada com um bom resultado.

      Senhor Castanho

  • PedroCastela
    Posted Abril 24, 2015 at 2:37 pm

    Concordo parcialmente com o texto.

    No primeiro tópico, é indesmentível que quem vai à frente, vai duplamente iluminado e com menor pressão.
    Estou ainda totalmente de acordo que a experiência, aliada à idade dos jogadores, pode fazer pesar a balança a favor do meu Benfica.

    Por outro lado, não concordo com a parte da Europa. Penso que o desgaste dos 4 jogos a mais não foi assim tão grande. Com o Basileia, foi uma brincadeira de crianças. Na 2a mão com o bayern, o desgaste durou 30 minutos. O resto, viu-se os tipos de Munique a baixar intensidade e o FCP a começar a repousar. A nível de cansaço, não acho que se reflicta. A nível de motivação sim, tanto pode haver aquela raiva por vingar e apagar uma humilhação, como a equipa bloquear com o pânico de voltar a falhar. Aposto mais na primeira hipótese.

    Relativamente à estrutura, também não concordo em absoluto. É certo que já teve melhores dias, mas penso que não houve a choradeira habitual, pois de facto, também houve a percepção que há muitos telhados de vidro azuis e brancos.

    O ponto fulcral para mim será o treinador. Se a postura do 'Latopegui' será fácil de adivinhar, pois tem de ganhar por 2 golos de diferença, não sei mesmo o que vai na cabeça do artista bíblico.

    Espero que não recue a equipa como já fez noutras ocasiões, com os tristes resultados sobejamente conhecidos. Quero um Benfica maduro, confiante e fiel à sua identidade.

    Cumprimentos

    • Jerónimo
      Posted Abril 24, 2015 at 6:20 pm

      Pedro Castela, então os jogos com o Basileia não acumulam desgaste? Como é obvio não dizem: tenho uma dor há 2 meses desde o jogo com o Basileia. Mas o desgaste acumulado ganha-se em cada jogo e treino, é uma carga física a que os jogadores estão expostos brutal! Ou achas que o cansaço apenas se faz sentir durante uns dias? Por alguma razão há a paragem de Verão…

    • PedroCastela
      Posted Abril 24, 2015 at 4:00 pm

      Nuno, só o sofá não chega. Falta a cervejinha e os tremoços por favor!

      Repara: os jogos com o Basileia já foram há quase 2 meses! Nenhum atleta se ressente de desgaste disso no presente.

      Isto já para não falar que salvo erro, Oliver e Jackson não jogaram no dragão. E são dois jogadores fundamentais.

      No jogo mais recente, as duas alavancas do jogo do FCP (Danilo e Alex Sandro) ficaram a descansar. Os outros dois abre latas (Brahimi e Quaresma) foram retirados de campo de forma precoce para se pouparem. Enfim..

      Em suma, penso que não é pelo ponto "jogos europeus" que o clássico se vai decidir. Acho que isso tem influência zero, sinceramente.

      Inclino-me sim para a astúcia e ambição dos treinadores, onde sinceramente, não sei se o JJ leva assim tanta vantagem como focaste.
      Aliás, eu aponto-lhe até bastantes mais defeitos que virtudes no cômputo geral.

      Mas, espero que tenhas razão e que o Benfica vença o Porto, sem casos. Penso que se o inferno da Luz estiver ao seu nível, este sim é um ponto que considero decisivo.

      Pessoalmente, apostaria as fichas num empate, o que não minto, já me deixava muito satisfeito, embora exija que o SLB jogue sem medo, para ganhar.

      Cumprimentos

    • Nuno R
      Posted Abril 24, 2015 at 2:41 pm

      Com o Basileia pode ter sido fácil, mas tiveram de correr (e muito), levar porrada, etc… é bem mais fácil ficar no sofá a ver.

  • hugo silva
    Posted Abril 24, 2015 at 2:36 pm

    Sou Portista …depois do inferno de munique nao tenho medo nenhum se é que alguma vez tive medo do estadio da luz ja vi o meu Porto la ganhar algumas vezes o Porto é melhor do que o Benfica e estou confiante na vitoria !! espero que seja um bom jogo e que no final ganhe o Porto 1 – 3 é o meu prognostico

    • Anónimo
      Posted Abril 24, 2015 at 7:06 pm

      Espero que vão sem medo, pois este ano se deus quiser serão engolidos novamente pelo inferno da luz como foram no ano passado.

      GuilhermeMFC

    • Fábio Sousa
      Posted Abril 24, 2015 at 5:47 pm

      Temos o mesmo prognóstico amigo, espero que se concretize!

  • Anónimo
    Posted Abril 24, 2015 at 2:32 pm

    Bruno
    a época passada em que ganhou e eliminou da taça de Portugal, taça da liga no campeonato em casa e já este ano no dragão não contam para esse raramente certo? ;)
    Abr
    RREB

    • Anónimo
      Posted Abril 24, 2015 at 3:33 pm

      Boas Marco Jesus,
      O bruno era no sentido de comentar o que o Bruno em cima escreveu por lapso não meti como responder mas num comentário novo, não é sobranceria a verdade é que sempre me disseram que é o passado recente que conta, e se verificar o Bruno afirmou que o JJ raramente ganha ao porto. já responderam que na globalidade não é assim tão raramente e só perceberia a afirmação dele se não contássemos a a época anterior. ( o Benfica perdeu 2 jogos sendo que deu a volta a um e o outro já era campeão).
      Apenas quero realçar que não acredito em fantasmas, que não é por ter perdido ao minuto 91 que o benfica que vai perder mais uma e tremer apartir dos 80 minutos, que o porto por ter perdido na primeira mão vai perder na segunda etc, acho que os argumentos devem ser ter melhor equipa melhor tatica melhor x ou y, etc e não melhor historial de confrontos.
      Assinado RREB

    • marco Jesus
      Posted Abril 24, 2015 at 2:40 pm

      Caro Bruno, não quero estar aqui a comparar a época passada de Benfica e Porto já que seria demolido. O Benfica teve umas das melhores épocas de sempre e o Porto a pior época de que me lembro. No entanto, sendo frio e analisando os factos, a verdade é que na época passada o saldo dos jogos entre Porto e Benfica é 2 vitórias para o Porto, 2 para o Benfica e 1 empate (que deu vitória para o Benfica nos penaltis). Assim sendo, não percebo essa sobranceria toda que demonstra no seu comentário

  • m1950
    Posted Abril 24, 2015 at 2:18 pm

    Não estou de acordo com o temporizar o jogo , aliás penso mesmo que isso é algo que o Benfica não sabe fazer , o que é facto é que nenhuma equipa em Portugal sabe fazer desde que saiu Lucho no FCP. O Benfica ou cai em cima , ou está na expetativa , não sabe gerir com a bola no pé.

    Sabe é a malandrice , isso estou de acordo.

    • Jonas
      Posted Abril 24, 2015 at 5:28 pm

      Nao achas que o Benfica temporiza bem o jogo? Podes justificar essa afirmacao com alguns dados como posse de bola, numero de remates "sofridos" em zonas frontais ou assim?

      Jonas

  • Anónimo
    Posted Abril 24, 2015 at 2:15 pm

    Outro facto é que o Jorge Jesus enquanto treinador do Benfica raramente ganha ao Porto.

    Bruno

    • Rui Magalhaes
      Posted Abril 24, 2015 at 7:04 pm

      O que disseste, Bruno, é o mesmo que dizer que o Lopetegui nunca ganhou ao SL Benfica.

    • Moskamorta
      Posted Abril 24, 2015 at 4:13 pm

      Bruno ninguem falou de domínio do JJ sobre o FCP, simplesmente não é verdade o que disseste no primeiro comentário, pois o JJ no SLB tem 39% de vitórias, 50% de derrotas e 11% de empates, o que não sendo perfeito (longe disso) não significa que tenha ganho raramente…

    • Anónimo
      Posted Abril 24, 2015 at 3:33 pm

      Jesus raramente ganha ao Porto?? O ano passado por exemplo perdi a conta às vezes em que o Benfica ganhou ao Porto apesar de estar sempre a jogar com 10 ou 9 jogadores.

      Euclides

    • Anónimo
      Posted Abril 24, 2015 at 2:57 pm

      Ainda bem que estão satisfeitos, eu não vejo esse domínio do Jorge Jesus contra o Porto.

      Bruno

    • MosqueteiroSLB
      Posted Abril 24, 2015 at 2:49 pm

      o ano passado o benfica eliminou o porto das 3 competiçoes…
      perdeu 2 jogos com o porto e ganhou 3 (um nos penalties). sendo que os jogos que empatamos e perdemos estavamos muito desfalcados (entao no ultimo do campeonato onde o benfica so meteu jogadores suplentes e da b que nunca tinham jogado), e os que ganhamos fizemo-lo de forma categorica na luz, com um grande dominio sobre o porto no campeonato, e a outra com um a menos.

    • Anónimo
      Posted Abril 24, 2015 at 2:47 pm

      "até agora vos ganhou"?, eu sou adepto do Benfica Moskamorta…
      Para o campeonato o Jorge Jesus só esta época foi superior contra o Porto.

      Bruno

    • Moskamorta
      Posted Abril 24, 2015 at 2:38 pm

      Nos confrontos com o FCP o JJ tem, 7 vitórias, 2 empates e 9 derrotas, dizer que raramente ganha é de uma atrocidade enorme… Ainda este ano, no unico confronto até agora vos ganhou por 2-0… Isto não quer dizer que vá ganhar, mas pensar e fazer contas antes de comentar não fazia mal a ninguém…

  • André
    Posted Abril 24, 2015 at 2:14 pm

    Apesar do desaire na Champions, considerando que é a única competição que podem vencer, acredito que o Porto entre com tudo e que seja capaz de vencer na luz. Contudo, não podem cometer os mesmos erros da primeira volta, o contra-ataque do benfas é poderoso.

    De forma a tornar o campeonato mais interessante para as últimas jornadas, gostava que o resultado fosse 0-2!

Deixa um comentário