Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

OFICIAL: Man City compra Gvardiol por 90 ME

Bom negócio? O valor é avultado – segundo maior de sempre de um defesa em libras, primeiro quando convertido para euros -, mas o mercado está caro e se tivermos em conta a qualidade do croata e compararmos com outros centrais que foram adquiridos por valores semelhantes (Maguire, Fofana, de Ligt, Lucas, etc.), acaba por não ser nenhum exagero. Gvardiol tem apenas 21 anos, é já top-5 da posição na atualidade (e com potencial para ser o melhor do mundo) e apresenta características físicas e técnicas que deverão permitir um casamento perfeito com as ideias de Guardiola. É forte no posicionamento, no desarme, nos duelos defensivos (tirando contra o melhor de sempre), no passe e na construção de jogo e poderá ser opção tanto no centro da defesa, como na esquerda. Por outro lado, esta chegada deverá significar a saída de Laporte, que já tinha perdido espaço na temporada passada e agora deve ficar completamente tapado com as presenças de Aké e Gvardiol.

O Manchester City garantiu a contratação de Josko Gvardiol junto do RB Leipzig a troco de 90 milhões de euros. O central, internacional croata, de 21 anos e 1m85 ruma assim à Premier League depois de duas épocas na Alemanha, onde somou 5 golos em 87 jogos. Recorde-se que o City também já tinha contratado Kovacic neste Verão, curiosamente outro internacional croata.

 

VM
Author: VM

38 Comentários

  • DICAS
    Posted Agosto 4, 2023 at 11:51 am

    Como saber contratar

    Masterclass de Guardiola

    Quando é preciso gastar gasta-se

  • Knoxville
    Posted Agosto 4, 2023 at 11:54 am

    Guardiola gasta como poucos, mas ganha como ninguém, não gosto nada da personagem, sonso, um falso humilde mas é inegável a qualidade, quem o contrata sabe que vai ter sucesso, banalizou a Premier League e ainda juntou a Champions pelo meio. Portanto se há homem que justifica o dinheiro investido é ele mesmo, são caros mas nas mãos dele tornam-se baratos porque é raro o jogador que não rende

  • Kafka
    Posted Agosto 4, 2023 at 11:54 am

    Grande contratação e tendo 21 anos o valor é barato, pois é um defesa para no mínimo dos mínimos 10 épocas

    Finalmente o City a mexer-se como deve de ser neste mercado, ainda assim ao dia de hoje estão mais fracos do que estavam no dia 10 Junho e o Arsenal e United estão mais fortes do que estavam no dia 10 Junho, portanto para já a Premier League promete ser equilibrada… E há ainda as incógnitas Liverpool e Chelsea

    • Jonny
      Posted Agosto 4, 2023 at 2:54 pm

      Kafka, onde consideras que há falta de reforços no City face às saídas que houve?

      Na minha opinião, com as transferências já efetivadas (ou seja, estou a assumir que o Bernardo e o Walker continuam a ser jogadores do City), acho que o jogador que saiu e que ainda não tem uma alternativa à altura é o Mahrez, que mesmo não sendo um titularíssimo era um jogador importante a desbloquear certos jogos com a sua técnica, e acho que não é fácil de o substituir.

      Relativamente à outra saída importante que foi Gundogan, embora não considere Kovacic tão bom, acho que até o conseguiram substituir relativamente bem.

      Se saírem mais jogadores, principalmente Bernardo ou Walker, aí sim já são vários jogadores importantes a sair, ao dia de hoje diria que o grande foco deve ser arranjar algum jogador na linha do Mahrez.

      • Kafka
        Posted Agosto 4, 2023 at 4:11 pm

        Para mim falta um médio titular para o lugar do Gundoghan, o Kovacic é bom para jogador de rotação, nunca para ser titular…

        Falta ainda 1 jogador para o lugar do Mahrez

        • Jonny
          Posted Agosto 4, 2023 at 4:45 pm

          Para o lugar do Mahrez falta alguém, sem dúvida, e para mim esse devia ser agora o foco do City depois de fechada a contratação do Gvardiol.

          Relativamente à troca de Gundogan por Kovacic, concordo que à data o Gundogan seja mais jogador que o Kovacic, mas também acredito que o Kovacic suba o nível quando treinado por Guardiola e que a discrepância entre os dois não seja tão notória.

        • Pinto Freitas
          Posted Agosto 5, 2023 at 6:47 am

           Kvaratskhelia?

  • Oldasity
    Posted Agosto 4, 2023 at 12:01 pm

    E se não tivesse sido comido de cebolada na meia final do Mundial, custava + 20M (palavras de Guardiola, sendo uma piada ou não terá uma pontinha de verdade).

    Posto isto, acho uma contratação completamente desnecessária. O sector defensivo já era o mais forte da equipa e provavelmente do mundo, tanto em qualidade como quantidade. Sendo que o que estava a faltar era um lateral esquerdo mais puro (Sergio Gomez tem qualidade e potencial, mas não tem intensidade nem nível suficiente no imediato).

    Com as saídas que tem acontecido e tendo em conta que as possíveis saídas na defesa seriam só os laterais (Cancelo e Walker), acho estra contratação desnecessário e sem grande sentido.
    Gundogan, que tem sido um dos pilares da equipa, um titular quase absoluto, saiu e só chegou Kovacic. Saiu Mahrez e não entrou ninguém. Bernardo também pode estar de saída e não parecem estar focados em encontrar soluções, o que acho muito estranho.

    Parece-me que têm um plantel curto neste momento. E mesmo que apostem mais em Palmer e mesmo que Foden tenha mais destaque parece-me insuficiente para uma equipa que tem de defender um triplete e que por norma luta por todas as competições. E contar muito com Foden como titular absoluto poderá não ser muito benéfico. Fica claramente a faltar 2 extremos, um para cada lado, para que Graelish tenha competição e um titular absoluto para a direita e assim Bernardo poderia fixar-se no meio campo.
    Sendo que no próprio meio campo acho que fica a faltar uma opção. Phillips não pegou, e KdB tem lesões todas as épocas.

    Uma possibilidade que vejo com esta contratação é a alteração de sistema e Guardiola poderá implementar uma defesa a 3 com 2 avançados, sendo um deles mais móvel (poderá ser Alvaréz, Foden ou Graelish) com três jogadores de meio campo atrás deles. Mas sinceramente não me parece que isto vá acontecer.

    • AngeloGJ
      Posted Agosto 4, 2023 at 12:42 pm

      A ideia é mesmo uma defesa com 4 centrais, Stones(direita) Akanji-Dias Gvardiol(esquerda), com Laporte e Aké no banco, e pelo que percebo o plano Stones vai ser aplicado com o Gvardiol pela esquerda, é esperar para ver oque isto vai dar

    • Neville Longbottom
      Posted Agosto 4, 2023 at 1:34 pm

      Gundogan saiu e “só” chegou Kovacic.

      • Oldasity
        Posted Agosto 4, 2023 at 3:21 pm

        Sim, porque Gundogan era titularíssimo e um dos pilares e já na época passada existia falta de opções. Chegou apenas Kovacic e acho que é pouco.

  • SENSEI
    Posted Agosto 4, 2023 at 12:10 pm

    Aquele parêntese na descrição do VM vai fazer mossa em alguns users.

    • Borsalino
      Posted Agosto 4, 2023 at 12:25 pm

      ahahhha eu adorei.

    • HeberPrincipe
      Posted Agosto 4, 2023 at 12:58 pm

      Ehehe, acho que me lembrarei para sempre do Gvardiol por causa desse lance, seja onde for que a carreira dele o leve :)

    • João Ribeiro
      Posted Agosto 4, 2023 at 1:05 pm

      Acho que faz mais mossa ao próprio blog em si…

      • VaideMota
        Posted Agosto 4, 2023 at 6:06 pm

        Concordo. Não é difícil perceber tendências (idealmente não se perceberiam, essas ficam para os comentários ou para colunas de opinião) de quem escreve mas ter opinião em algo tão abstracto como ‘melhor de sempre’ faz mais mossa ao blog do que a qualquer utilizador.

        • Luke Skywalker
          Posted Agosto 4, 2023 at 11:39 pm

          Concordo plenamente com as vossas opiniões. Devia haver mais imparcialidade…ainda por cima em algo tão subjetivo como um “melhor de sempre”.

        • Neville Longbottom
          Posted Agosto 5, 2023 at 12:07 am

          Certo mas o VM não é apenas informativo. Houve tempos em que fizeram rankings para a BO em que definiram os próprios critérios e atribuíam pontuações com base em opinião. Aceitam textos argumentativos. Os próprios fazem isso, prognósticos etc. Eles não mudaram desde 2009 (ano em que comecei a ler e que penso ser o de início deles), sempre foi assim.

    • Neville Longbottom
      Posted Agosto 4, 2023 at 1:33 pm

      Qual deles?

      Aquele em que enumeram jogadores wise tão caros de outros clubes ou aquele em que o Gvardiol fui humilhado pelo melhor de todos os tempos? Em ambos há muita gente a passar mal.

  • João
    Posted Agosto 4, 2023 at 12:14 pm

    Craque. Com guardiola pode jogar desde DC até AV eheh

  • BoaMike
    Posted Agosto 4, 2023 at 12:27 pm

    Tem tudo para correr bem, forte defensivamente e muito bom com a bola nos pés.
    Curioso para ver como o City vai estar defensivamente.
    Ruben dias é o pilar, Gvardiol tem muita qualidade e stones, ake e akanji fizeram uma grande época e partem com tudo para serem titulares, ou seja, 5 grandes jogadores para 2/3 posições (certo que tem haver rotação) porque são muitos jogos mas estou curioso para ver a base da defesa este ano, até porque fala se muito nas saídas de cancelo (não fez mossa) e de Walker e aqui sim vai fazer diferença.
    E ainda vi nenhum lateral associado ao City.
    Vamos aguardar por outra masterpiece do Guardiola

  • AngeloGJ
    Posted Agosto 4, 2023 at 12:36 pm

    Na minha opiniao o Gvardiol vai ser o melhor central do mundo durante MUITOS anos, tem tudo aquilo que o futebol atual exige e as melhores coisas dos centrais de antigamente.

    Pessoalmente gostava de tivesse ido para Real Madrid (“sonhava” ver uma dupla Gvardiol-Antonio Silva), e nem compreendo muito bem porque Guardiola queria mais um central, a nao ser que confirme a idea de jogar com 4 centrais, muito curioso para ver se isto vai ter sucesso, como as outras equipas irao contrariar isto e quais serao os primeiros a replicar esta ideia.

    • Neville Longbottom
      Posted Agosto 4, 2023 at 1:31 pm

      O que é que o António Silva tem a ver com o Real Madrid?

    • GuGu
      Posted Agosto 4, 2023 at 2:21 pm

      Tem jogado numa defesa a 3, Stones tem jogado no meio-campo, Walker saiu; Gvardiol é um upgrade em relação a Laporte (que deve estar de saída) e um central com grande potencial, fácil perceber porque é que Guardiola quis mais um central, principalmente este central.

  • Mantorras
    Posted Agosto 4, 2023 at 1:06 pm

    Grande contratacao, e necessaria, sendo que vao “perder” Cancelo, depois de perder Zinchechenko. Encaixa no modelo de Guardiola e tinha City escrito na testa. Curioso para ver como o Pep o vai utilizar. Jogador para 10 anos!

  • AbreLatas
    Posted Agosto 4, 2023 at 1:14 pm

    Dou razão a todos os comentários, grande compra.
    MAS
    Era provavelmente a posição onde o City precisa de menos jogadores. Percebo que quado é improvement e ainda por cima com 21 anos não há muito a dizer mas o Laporte é neste momento o sexto central.
    GK: Ederson
    DC: Akanji
    DC: Rúben Dias
    DC. Gvardiol
    MDF: John Stones
    MDF: Rodri
    MC: DeBruyne
    ExtD: Bernardo
    ExtE. Foden
    PL: Haaland

    A equipa parece muito afunilada mas se alguém que sabe inventar alguma coisa com estes jogadores é o Guardiola

    • Jotsuba
      Posted Agosto 4, 2023 at 3:49 pm

      A qualidade é tanta que o City este ano vai jogar só com dez! ahah O plantel do city não está mais fraco do que no ano passado. Palmer e Sérgio Gómez (vai passar a contar como extremo tal como nos sub 21 de Espanha) vão ter muito mais minutos, da mesma forma que Foden e Alvarez serão mais vezes titulares.

      • AbreLatas
        Posted Agosto 4, 2023 at 4:12 pm

        Ahaha Faltou o Kovacic, mas acredito que chegaria em alguns jogos.
        Mas este lapso ainda me dá mais “razão” – No banco “só” estará Foden (Grealish será o titular enganei-me), Kalvin Philips e Álvarez e o resto sera maioritariamente defesas. Então se o Bernardo sair ou o City saca uma da cartola no fim do mercado ou só terá Álvarez para realmente agitar o jogo (Palmer e Sérgio Gomez não serão armas secretas).
        Falta alguém para o lugar do Mahrez e eu mandaria um central embora para ir buscar outro médio

        • Jotsuba
          Posted Agosto 4, 2023 at 4:41 pm

          Ederson, Ortega
          Gvardiol, Aké
          Akanji, Laporte
          Dias
          Stones, Rico Lewis
          Rodri, Phillips
          De bryune, Kovacic
          Foden, Palmer
          Grealish, Sérgio Gómez
          Bernardo
          Haaland, Alvarez

          O Guardiola nunca foi de planteis muito extensos, nem de fazer muitas substituições. Tem aqui 20 jogadores prontinhos para render muito bem. Ainda assim, deve contar com Perrone, McAtee e Oscar Bobb para fazer mais rotação na taça da liga e primeiras eliminatórias da taça de Inglaterra. E já estou a contar com as saídas de Walker e Cancelo.

          Se podia ter mais um extremo, podia. Mas conseguiria garantir tempo de jogo a alguém cotado? conseguia experimentar os miúdos nas taças?

          Sobre a parte de mexer com o jogo, o Guardiola sempre acreditou que a estratégia inicial que desenha para os jogos é a melhor maneira de ganhar o jogo e marcar golos. Não é por sofrer um golo que se abdica do plano de jogo. Isto claro, só se aplica aos treinadores que jogam sempre para ganhar.

  • Gunnerz
    Posted Agosto 4, 2023 at 3:22 pm

    Bem que podia vir o Laporte para o Arsenal. Para mim tinha lugar no city à frente de alguns e casava bem no Arsenal mas o Arteta tem um fetiche inexplicavel pelo Gabriel.
    Mas mesmo neste city apesar de achar que ele vai sair acho que o Guardiola o deveria guardar, a menos que Stones dê o seu lugar no 11.
    Admitindo o Stones com o seu lugar e o walker a titular com Ruben e Gvardiol, sobram Ake e Akanji apenas no banco ou um destes a titular e walker no banco tanto faz, parece-me curto tendo em conta que também não há laterais (ou Cancelo fica?).

  • Knox_oTal
    Posted Agosto 4, 2023 at 5:01 pm

    – Valor absurdo, mas alinhado com o mercado actual sobretudo em comparação com outros centrais.

    – Laporte deverá mesmo sair, não faz sentido ficar. Que tombo de rendimento teve nestes últimos 2 anos, sendo verdade que tem tido azar com lesões. Ainda assim, em tom de brincadeira, desde que mudou dos Bleus para a Roja nunca mais foi o mesmo…

    – Desportivamente, o croata é um upgrade, e que irá mesmo permitir, digo eu, alternar com Stones naquele papel híbrido (tem todas as características para tal). Mas uma defesa na máxima força com Walker (espero que Pep o convença a ficar, tem características únicas), Dias, Gvardiol e Stones como joker é brutal, e mesmo a alternativa Akanji, Dias, Aké + Gvardiol por exemplo é extremamente interessante, no fundo Guardiola poderá rodar mais descansado na defesa, sobretudo se Walker ficar.

    – Falta ver o que acontece com Cancelo (mesmo que saía não acredito que vão buscar outro lateral, esquerdo ou direito… Ficando Walker, há Lewis e Gomez… para o uso actual de alas puros que Pep tem chega), e se chegará alguém para cobrir a saída de Mahrez… Um extremo mais vertical e diferente das restantes opções atacantes era o ideal!

    Saudações desportivas

  • Kacal
    Posted Agosto 4, 2023 at 7:49 pm

    O valor é altíssimo por um central, mas se pensarmos no quanto custou o Maguire e outros se calhar até fica a parecer barato! O croata tem todas as qualidades e características de um centralão e acho que vai pegar de estaca no Man City! Para mim é um grandissimo reforço e com Guardiola vejo-o a ser de elite na sua posição em breve e talvez estejamos a estranhar menos o valor pago rapidamente. Além da qualidade é um jogador com perfil forte para liderar e imponente. Canhoto. Acho que dar outra versatilidade à defesa para Guardiola potenciar as suas ideias.

  • Veridis Quo
    Posted Agosto 4, 2023 at 9:57 pm

    É um Gonçalo Inácio sem os defeitos do Gonçalo Inácio e, por isso, tem o dobro do valor fe mercado. Outra velocidade, capacidade física, contundência nos duelos e aquela personalidade aguerrida e imponente dos grandes centrais.

    O Inácio, melhorando essas questões, era jogador de colosso. Vamos ver se chega a esse patamar.

    Quanto ao Gvardiol, central para 10 anos e vai para as mãos do treinador certo. Tudo bem feito pelo City, como de costume.

    • Mantorras
      Posted Agosto 5, 2023 at 9:59 am

      E melhor que o Inicio em tudo. Nao so nao tem os defeitos dele, como mesmo naquilo onde o Inacio se destaca (e sim, e fortissimo), o Gvardiol consegue ser top mundial da posicao.

      • Veridis Quo
        Posted Agosto 5, 2023 at 3:00 pm

        Tem maior conforto com a bola, mas a nível do passe diria que é ela por ela. O Inácio tem muita facilidade e calibre a meter passes a rasgar, seja entre linhas, seja na profundidade. Com bola, a pecha dele é ter aquela calma no drible e na retenção de posse sobre pressão. Nisso o Gvardiol é de outro nível.

Deixa um comentário