Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Clássico com Benfica a ver de cima

Sporting e Porto encontram-se à sexta jornada, em mais um clássico do futebol nacional, e numa posição em que a perda de pontos pode significar ver deixar fugir o Benfica, que já lidera de modo isolado a classificação. É verdade que falta muito campeonato e é demasiado cedo para fazer contas, mas é sabido que a Liga portuguesa não prima pela competitividade dos seus intervenientes, e muitas vezes o simples reforço do ânimo de ver os rivais lá longe chega para vencer os jogos mais complicados. Curiosamente, os dois emblemas vão encontrar-se em pólos opostos no que respeita à confiança, isto depois de entrarem na última jornada em situação inversa. O Sporting viera de um empate frente aos albaneses da Eslovénia, que deixou os adeptos, dos anónimos aos mais notáveis, à beira de um ataque de nervos. Pediu-se a cabeça do treinador numa bandeja, os reforços não prestam, o futebol do Jardim é que era bom, o William está gordo, o Adrien está magro, foi um carpir de mágoas. Já o Porto enfiara meia dúzia no cabaz de uns bielorrussos, numa goleada histórica para os dragões, Lopetegui era a reencarnação de Pedroto com sotaque espanhol, e os jogadores formavam um bloco avassalador impossível de ser travado. No final da noite de Domingo, já Marco Silva liderava uma máquina impecável, e Lopetegui era um inapto incapaz de bater uma equipa vinda dos Nacionais. Devaneios à parte, e postos de lado os sentimentos de depressão e euforia, o facto é que ambas as partes partem pressionadas, não só pelo resultado e pelos pontos em disputa, mas também pelo facto de terem de usar este jogo como uma demonstração de força perante o adversário directo, e não só.
Posto isto, passemos ao jogo. O Sporting terá a seu favor o factor casa, e o facto de uma vitória permitir ultrapassar os dragões serve como factor de motivação extra. A História, valendo o que vale, joga a favor dos leões, pois o adversário de sexta tem sido bom “cliente” em Alvalade nos últimos anos (o FC Porto não vence em Alvalade desde o 2-1 de 2008). Marco Silva tem aqui o primeiro teste “à séria” em casa (do outro lado está também um treinador inexperiente nestas coisas de jogos grandes entre clubes), e não pode deixar passar a oportunidade de cimentar a sua posição perante a massa associativa. O ponto fraco da equipa, pese o nulo em Barcelos, continua a ser a defesa. Cedric (recuperado de lesão) e Jefferson (é duvidoso que Marco Silva lance Jonathan) ainda estão abaixo do que podem fazer, e a dupla de centrais tem sido uma dor de cabeça. Maurício entrou na época como indiscutível, o que mostra o quão debilitado este sector está (ao contrário do ano passado, será certamente arredado da titularidade mais cedo ou mais tarde, seja por Rabia, Tobias ou Paulo Oiveira); já Sarr foi completamente atirado aos tubarões, após a saída de Rojo. O francês não tem estado mal, mas é claro que precisa de um elemento mais rápido e competente a seu lado. Outro ponto que tem contribuído para a menor coesão defensiva é o momento de forma de William Carvalho, que se tem mostrado lento e algo preso de movimentos neste início de temporada, sendo imperativo que o médio esteja perto do seu melhor. Adrien, apesar de algumas críticas injustificadas (é complicado quando se tem de jogar por dois), continua a marcar o ritmo, e agora até marca golos em remates de longe, algo que traz outro tipo de opções a um ataque que se dizia viver quase exclusivamente de cruzamentos. O terceiro elemento deve ser o “reforço” João Mário, em detrimento de André Martins. Perde o Sporting em intensidade, mas ganha um elemento que faz aquilo que se pede a um médio ofensivo: passes de ruptura e presença em zonas de finalização. No ataque, Slimani tentará fazer estragos, coadjuvado por Nani e Carrillo. O peruano começou em grande, com golos e assistências, e Marco Silva não deve abdicar dele em detrimento da abnegação de Capel. Já o português, começa a mostrar-se como elemento muito acima da média que é, e capaz de carregar a equipa às costas, sendo que é neste tipo de jogos que ele tem de actuar ao nível das suas capacidades, isto se quiser regressar à ribalta do futebol europeu.
Do outro lado, Lopetegui entra em campo debaixo de uma capa de desconfiança. Desconfiança em relação à gestão do plantel, do modelo, e das substituições. E sabendo nós que três empates seguidos não são “à Porto”, é de esperar uma resposta à altura dos seus comandados. A constante rotação torna o exercício de adivinhar o onze inicial complicado, mas é de arriscar que Fabiano irá regressar à baliza, bem como Danilo e Alex Sandro às alas. Os laterais, altamente ofensivos, terão de ter redobrados cuidados com os extremos leoninos, embora a sua propensão ofensiva também possa servir para desgastar aqueles. Com Maicon, líder da defesa, de fora, Martins Indi deve ter a companhia de Marcano, sendo que a falta de entrosamento entre ambos pode ser um factor a aproveitar pelo ataque do Sporting (ainda por cima são os 2 esquerdinos). O Porto, apesar do regresso de Óliver (que pode ser opção na ala), também não deve abdicar dos seus três médios mais de contenção, Casemiro, Ruben e Herrera, que servem de sustentação ao modelo de jogo baseado na posse de bola. Este será um ponto interessante, o de ver como o Porto se comporta perante um oponente que não deve estar disposto a dar a bola, ao contrário do que aconteceu com o Lille, por exemplo. Na frente estão as armas de arremesso portistas, Óliver ou extremos rápidos (Quaresma, Tello ou Adrian podem ser titulares), e o ponta de lança Jackson Martinez, que irão encaixar nos pontos mais frágeis do adversário. O colombiano será o inimigo número um da defesa do Sporting, e poucos não acreditam que não fará danos, desde que devidamente assistido. Claro que é expectável que o Porto não tenha um volume ofensivo elevado, pelo que o grau de eficácia de Jackson pode ser um ponto decisivo. Por fim, há Brahimi, que tem sido o homem mais para os lados do Dragão. O argelino, para lá dos raides estonteantes, tem mostrado ser letal em livres frontais, o que obrigará Maurício a ter cuidado com os contactos perto da sua área.
Em jeito de conclusão, pode afirmar-se que em Alvalade se irão encontrar duas equipas ainda com arestas a limar. O centro da defesa do Sporting é frágil, mas a ausência de Maicon do outro lado não transmite confiança. Carrillo, Nani, Brahimi ou Tello pode decidir o jogo quase que sozinhos. Slimani vai massacrar os centrais portistas, enquanto que Jackson irá semear o pânico perto de Patrício. As subidas dos laterais (os quatro supostos titulares são todos ofensivos) podem ser factor destabilizador. E a luta 3×3 no meio-campo será épica, com pressão intensa de lado a lado. Os intervenientes têm qualidade, e em véspera de jornada europeia, nada parece faltar para um grande espectáculo.

Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): Nuno Ranito 

0 Comentários

  • LuisRafaelSCP
    Posted Setembro 22, 2014 at 10:56 pm

    Grande resumo e antevisão do jogo de Sexta-Feira.

    É totalmente 50/50, o Porto tem muito mais argumentos, mas o Sporting joga em casa, e na última jornada, inverteu-se um pouco a "fase psicológica" das duas equipas, estando possivelmente actualmente o Sporting um pouco "por cima".

    Aconteça o que acontecer, o título ficará sempre longe de estar entregue, mas em caso de derrota do SCP e vitória do Benfica, os leões ficam já a 5 do Porto e 7 do Benfica, algo que no nosso campeonato se torna quase impossível de recuperar.

  • Anónimo
    Posted Setembro 22, 2014 at 10:58 pm

    "albaneses da Eslovénia", que pormenor delicioso! Grande texto.

    João Sousa

  • Dag
    Posted Setembro 22, 2014 at 10:58 pm

    Excelente post. Não contradigo nada do que foi escrito. Apenas acrescento que a questão defensiva é mais grave no Sporting que no Porto.

    Mas pronto… que ganhe o melhor… Sporting :P

    • KingLeao
      Posted Setembro 23, 2014 at 7:55 am

      mais grave , mesmo com maicon e Indi a defesa tremia agora imagina sem Maicon , ambas as defesa sao fracas o Porto vai jogar com 2 DC esquerdinos. SL

    • Renato Teixeira
      Posted Setembro 23, 2014 at 10:14 am

      Com Maicon e Indi, a defesa tremia? KingLeao, aprende a ver futebol sff

    • Rúben Cardoso
      Posted Setembro 23, 2014 at 11:42 am

      Também ainda não foi realmente testada, valha a verdade. O que vale é que tudo o que é do Porto é bom, e tudo o que é dos outros é mau.

    • Renato Teixeira
      Posted Setembro 23, 2014 at 12:24 pm

      Alguém disse isso? Concordo quando dizes que não foi realmente testada, sem dúvida. Agora dizer que treme?

    • Rúben Cardoso
      Posted Setembro 23, 2014 at 1:38 pm

      O Maicon tremeu bastante no Domingo, ao ponto de fazer uma entrada completamente despropositada a meio-campo. E o próprio Indi já teve os seus bloopers.

      Isto para dizer que não são só os do Sporting que não prestam, e que são zeros. Os outros também falham.

    • Renato Teixeira
      Posted Setembro 23, 2014 at 1:52 pm

      O Maicon tremeu bastante no Domingo porque fez aquela entrada? Desculpa mas estás a falar sério? Que sentido é que isso faz, sinceramente?

      Falhar em entradas é o pão nosso de cada dia. O importante aqui é, onde é que eles falharam criando perigo para a própria baliza?

      Não me viste a comentar as diferenças entre Sporting e Porto na diferença. Apenas defendi os do Porto, portanto esse último argumento nada tem a ver comigo…

    • Rúben Cardoso
      Posted Setembro 23, 2014 at 2:44 pm

      Nem eu disse que tinha. Fez tremer a equipa, que é bastante mais grave do que tremer sozinho.

    • Renato Teixeira
      Posted Setembro 23, 2014 at 3:00 pm

      A equipa não tremeu, longe disso.. Não foi é capaz de furar a muralha de 11 jogadores com 10. Se prejudicou a equipa? É óbvio… mas fez tremer a defesa? Nem um pouco… e é disso que se está a falar

    • Rúben Cardoso
      Posted Setembro 23, 2014 at 3:48 pm

      Fez tremer a equipa, não tenho dúvidas de que o Porto ganhava a jogar com 11.

  • Daniel Gil
    Posted Setembro 22, 2014 at 11:01 pm

    Óptimo guião!

  • João
    Posted Setembro 22, 2014 at 11:01 pm

    Só é com o Benfica a ver de cima porque.. enfim, passemos ao que interessa, mas sobre esse ponto é sempre positivo que nem Paulo Baptista nem Jorge Ferreira possam estar ao leme do jogo.

    Jogo decisivo para ambas as equipas, com a pressão mais do lado do Sporting por jogar em casa, Porto obrigado a pontuar e idealmente vencer. Marcano deu muito boas indicações contra o Boavista mas terá um muito maior volume ofensivo pela frente. Não julgo que o jogo se vá decidir tanto junto das áreas como no meio campo e esse tem sido o calcanhar de aquiles do FC Porto, com nenhuma unidade de rendimento garantido e consistente. Herrera que esteve péssimo contra o Boavista, Casemiro que tem sido o único consistentemente.. mau, Rúben Neves ainda muito verde para estas andanças e do outro lado, um William em baixo de forma, um Adrien e André Martins irregulares.

    Aqui o maior entrosamento entre os jogadores do Sporting pode ser fundamental. Do outro lado, Lopetegui pode arriscar Tello na ala com Brahimi a #10, o que faria recuar Herrera para #8 mas não resolvia o eterno problema do #6, onde Casemiro pura e simplesmente não joga e Rúben Neves não terá o físico para um jogo desta exigência.

    Nem Indi nem Marcano conseguem suprimir as lacunas defensivas evidentes de nenhum dos dois convenientemente, quem o fazia era Maicon. Está aí uma dor de cabeça para Lopetegui e que, na minha opinião, pode ser a chave do derby.

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Setembro 22, 2014 at 11:23 pm

      Imagino que já deve ter em mente um árbitro que lhe dê jeito…

    • Alexis
      Posted Setembro 23, 2014 at 12:31 am

      Benfica a ver de cima porque…?
      É que tirando o fora de jogo (possivelmente) mal tirado ao Brahimi, ainda não entendi onde quer chegar.. é que até do lance do Martins Indi no paços de ferreira não menciona..
      Incrivel que aconteça o que acontecer, o Benfica é sempre beneficiado para si e o Porto sempre prejudicado.. Haja paciência…

    • Paulo Miguel
      Posted Setembro 23, 2014 at 12:57 am

      Só é com o Benfica a ver de cima porque… não tem perdido pontos? Esclareça..
      O João parece-me um antigo leitor algo desaparecido e ainda hoje falado aqui, o JN, só que em vez do sporting é do porto.

    • Vila Verde
      Posted Setembro 23, 2014 at 1:03 am

      Aposto que o árbitro vai ser Olegário Benquerença

    • João
      Posted Setembro 23, 2014 at 2:13 am

      Jeito e imparcialidade são coisas que vocês confundem bastante no seu clube

    • MosqueteiroSLB
      Posted Setembro 23, 2014 at 6:23 am

      continua joao. podes desculpar-te com arbitragens, ou podes reconhecer o merito.
      podes inventar lances, que sao claros como tudo, ou podes simplesmente apreciar golos como o do eliseu que dao vitorias. tu decides.

    • MM
      Posted Setembro 23, 2014 at 8:55 am

      Por acaso gostava que desenvolvesse a primeira frase. Mas deve-a ter ouvido a alguém e achou engraçado repetir, porque a mandar "postas" somos todos muito bons, saber o que se diz é que é pior.
      Existem pessoas com um nível de fanatismo doentio, só conseguem ver o que lhes convém, as tais "palas" que só lhes permitem ver para um lado.
      Ainda para mais sendo do clube que parece ser, enfim…

    • Hugo
      Posted Setembro 23, 2014 at 10:07 am

      Golo anulado ao V.Setubal com 0-1, agressao de Enzo com 0-1, roubo em Guimaraes. Chega?

    • Ricardo Ricard
      Posted Setembro 23, 2014 at 10:19 am

      Os anos passam-se e cada vez mais dou conta de como é triste algumas pessoas "verem" futebol apenas com ódio. Sinceramente tenho pena que não consigam ver futebol como ele é na realidade,mas enfim…As melhoras Hugo.

    • Anónimo
      Posted Setembro 23, 2014 at 10:34 am

      Dois penaltys em Guimarães, o puxão ao Brahimi que dava expulsão, e uma mão na area, mais um golo mal anulado por fora de jogo, podem consultar todos os programas ou jornais desportivos que isto foi claro para todos menos para os adeptos rivais, porque será? deixo agora ao critério dos benfiquistas que vejam se a sua equipa já foi beneficiada ou prejudicada este campeonato, aguardo as vossas respostas, comprimentos.

      José Manel

    • Hugo
      Posted Setembro 23, 2014 at 10:38 am

      Adoro estes comentadores como o Ricardo Ricard que vêm dar lições de moral. Talvez para desviar as atenções

    • MM
      Posted Setembro 23, 2014 at 10:47 am

      O Benfica foi beneficiado num jogo em que ganhou 5-0. Temos de ser honestos, dizendo que esse lance poderia dar o empate ao Setúbal, com ainda parte e meia para jogar. Repito, o Benfica acabou por ganhar esse jogo por 5 golos de diferença.
      De resto, ouço fanáticos a dizerem que existe um golo mal anulado ao Boavista no Bessa, revela pouca seriedade ou cegueira, o jogador do Boavista está em fora de jogo e vai disputar a bola, "obriga" o Jardel a fazer o corte (além de o empurrar nas costas), portanto teve interferência direta no lance, tendo sido anulado.
      Também dizem que Enzo deveria ter sido expulso, quando numa disputa de bola os dois jogadores vão de carrinho, o argentino corta a bola e depois, a não ser que tenha uma faca nas meias, não pode cortar a perna de repente, sendo um lance rapidíssimo, era impossível não haver contacto. Se o árbitro tivesse considerado falta, até se poderia aceitar, porque existe contacto depois de tocar na bola, agressão não existiu.
      De referir que nesse jogo fica também um penalti por marcar a favor do Benfica, onde o jogador do Moreirense corta a bola com a mão e deveria ter sido expulso. O jogo estava 0-1 nesse momento.
      O Porto foi prejudicado em Guimarães, deveria ter ganho o jogo, mas custa-me um bocado que se esqueçam de um penálti claro do Martins Indi sobre um jogador do Paços de Ferreira, quando o jogo estava 0-0. Esse lance, curiosamente, foi omitido por toda a imprensa desportiva. Provavelmente esqueceram-se.
      O que acho ainda mais engraçado é o facto de o Porto, numa época , ser prejudicado em um jogo e ser beneficiado em 5 ou 6, mas só do que se fala é do jogo que foram prejudicados. Os outros são esquecidos.

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Setembro 23, 2014 at 11:27 am

      Não, não, você é que está mal habituado.

    • Anónimo
      Posted Setembro 23, 2014 at 11:32 am

      Em Setúbal, sofrer o empate depois de estar a ganhar, não sabemos se podia alterar o rumo dos 3 pts mas uma é certo que a motivação do Vitória e consequente desmotivação do Benfica se iria registar e isso muitas vezes é suficiente para operar reviravoltas.
      No Bessa, não só o jogador Boavisteiro está fora de jogo, como quem faz o mau alivio não é o Jardel e sim o Eliseu que não é tocado por ninguém.
      O lance do Enzo visto na ESPN por dois comentadores brasileiros ambos disseram que era expulsão e a razão é simples, Enzo pode não conseguir evitar o contacto mas não pode esticar a perna como o fez atingindo violentamente o adversário. Era expulsão clara.
      Se considera esse lance penálti que é à queima e o jogador está em queda, terá que considerar muito mais penálti o lance em que Luisão dobra os cotovelos e se vira a interceptar o centro de Nani.
      Não é vergonha nenhuma dizer que o Benfica tem sido o grande beneficiado pelas arbitragens até porque há mais lances que ficaram por analisar, a verdade é que em 4 das 5 jornadas teve decisões das equipas de arbitragem que, na dúvida, foram sempre simpáticas para o slb, a saber: Boavista, Sporting, Setúbal e Moreirense.

      Marco V

    • Anónimo
      Posted Setembro 23, 2014 at 11:44 am

      subescrevo marco v.

      guedes

    • MM
      Posted Setembro 23, 2014 at 11:50 am

      Marco V, é o Eliseu que faz o alívio, mas a explicação é igual, faz o alívio porque o jogador do Boavista, que está em fora-de-jogo vai discutir o lance. Veja as regras.
      Ai os dois brasileiros da ESPN dizem que era expulsão, mas os jornalistas e ex-árbitro do Jogo, que tantas vezes servem de referência, dizem que não era expulsão. Então em que ficamos?
      Contra quem? O Sporting? Que lance? Epá há com cada um, haja paciência, contra o Sporting poderia falar da chapada do Sarr no Talisca, quando este se poderia isolar, mas nem vou falar porque não vale a pena, o Benfica não ganhou porque não jogou o suficiente.
      Até agora a equipa mais beneficiada, segundo a imprensa, que às vezes é a referência mas outras não presta, até tem sido o Sporting, com diversos lances, penaltis não marcados a favor de Académica e Belenenses, golo em fora de jogo frente ao Gil Vicente (não sei se isto é verdade, estou-me a guiar pelos jornais como este senhor se guia pelo comentário de dois brasileiros da ESPN), mas isso é algo que nem vem à discussão.
      O que vem é você comparar um lance do Luisão, que nem sei qual foi, contra o Sporting, com uma placagem do Martins Indi a um jogador do Paços, sem bola, que impede o adversário de tentar lá chegar, em plena grande área.
      Deixe-me que lhe diga, você é um dos "verdadeiros", daqueles que só vêm para um lado. Os meus parabéns.

    • MM
      Posted Setembro 23, 2014 at 11:53 am

      Já na primeira jornada, na dúvida, marcou-se um penálti a favor do Paços, que se fosse ao contrário, estaria aqui você a mandar vir que nunca era penalti. No último jogo, na dúvida, não se marca um penalti claríssimo e não se expulsa o jogador do Moreirense. Na dúvida…

    • João Carvalho
      Posted Setembro 23, 2014 at 11:54 am

      Na minha opinião o jogo de Guimarães teve uma arbitragem boa apesar de toda a campanha e do ruído que vai pela CS e pelos blogues. As dúvidas são apenas dúvidas. Assim como a expulsão do Maicon foi bem ajuizada.

      O único erro grave de que me lembro foi uma agressão do Indi ao avançado do Paços que daria a expulsão e um pénalti que provavelmente daria o empate.

      Quanto ao Benfica, no jogo de Setúbal teve boa arbitragem, não houve golo anulado pois não se podem marcar golos com o jogo interrompido, por exemplo, os golos marcados nos intervalos não contam.
      O tackle do Enzo foi correcto, cortou a bola muito antes de atingir involuntariamente o jogador, que não ficou ferido, ao contrário do Talisca que sofreu uma carga que o inutilizou para o jogo e para uma ou duas semanas.
      Assim como correcto foi o penalti marcado por falta sobre Lima, ao contrário do outro pénalti que ficou por marcar por uma mão do defesa que cortou uma bola que ia à baliza.

      Não é por repetirem mentiras que estas se tornam verdades. Fazem parte de uma intoxicação da opinião pública para colherem frutos futuros. Uma táctica já muito conhecida e muito utilizada no passado.

    • André Vieira
      Posted Setembro 23, 2014 at 12:14 pm

      Vocês benfiquistas são do mais incoerente que pode haver.
      Mas acham mesmo que estavam em primeiro sem a ajuda das arbitragens?
      Durante anos e anos perderam campeonatos seguidos, e todos os anos havia a mesma justificação( desculpa) atirando as culpas para cima dos homens do apito, nunca foram capazes de reconhecer o grande mérito que o adversário teve nas vitórias, nem a sua grande incompetência nas derrotas.
      Chegaram a querer ganhar um campeonato na secretaria que dentro do campo perderam por mais de 20 pontos de avanço.
      Mas pronto, discutir arbitragens com os benfiquistas são uma perda de tempo, eles só vem os que lhes convém, e eu não estou para perder tempo da minha vida com isto.

    • Anónimo
      Posted Setembro 23, 2014 at 12:26 pm

      Ou seja Joao Carvalho a tua opinião vale mais que a dos profissionais que são contratados para comentar as arbitragens, toda a cs e todos os blogs estão errados porque tu sim, um génio das arbitragens dizes que a arbitragem foi boa… Haja paciencia, o tal lance do Indy ja foi defendido por varios arbitros como não foi penalty mas os benfiquistas gostam de fantasiar que estão justamente no primeiro lugar quando toda a gente sabe que isso é uma farsa, tao a ser beneficiados e o porto prejudicado e esta a vista de todos, principalmente a vista dos estrangeiros pois eu vejo futebol portugues por streams estrangeiros e todos os lances do benfica e do porto sao la debatidos e nao deixam duvidas, em que ha jogos que o benfica foi beneficiado, e que o porto foi muito prejudicado em guimarens, falando se mesmo em escandado.

      Rogerio

    • stanpanan
      Posted Setembro 23, 2014 at 12:27 pm

      André acusas os Benfiquistas de incoerencia, e para provar isso mostras a tua… incoerencia… Boa…

      Então anos e anos os Benfiquistas culpavam os arbitos do seu insucesso não conseguindo reconhecer o mérito dos adversários, e tu o que fazes? Dizes que o Benfica não seria primeiro sem as arbitragens não conseguindo reconhecer a o mérito do Benfica… ok…

    • MM
      Posted Setembro 23, 2014 at 12:37 pm

      Rogério diga-me os programas estrangeiros que anda a ver, para eu me poder informar também, não é chegar e dize ah e tal eu é que tenho razão porque ando a ver uns programas estrangeiros "muita" bons onde dizem que eu é que sei e vocês não.
      Depois, como fala em fantasias, e em ex-árbitros ou imprensa, os lances que se queixam não têm razão de ser. No último jogo, os ex-árbitros do Jogo concordam que Enzo não deveria ter sido expulso e que ainda fica um penalti e expulsão por marcar a favor do Benfica. Podem-se queixar até agora (os do Porto), de um penalti por marcar e golo mal anulado em Guimarães. Portanto, no máximo, estariam com a mesma pontuação do Benfica.
      Que falta de coerência. Mas "parvo" sou eu por estar a perder tempo a discutir algo com pessoas que pouco ou nada dizem de inteligente e coerente.

    • Anónimo
      Posted Setembro 23, 2014 at 1:05 pm

      Eu concordo que o Porto e o Benfica estariam em igualdade pontual, se o Porto n tivesse sido prejudicado, porque apesar dos benefícios que houve do Benfica estes não ajudaram o Benfica a ganhar os seus jogos, eu nunca falei em programas estrangeiros, falei em streams que é onde vejo os jogos basta ir ao firstrow e tem no minimo uns 10 por casa jogo, tirando outros sites onde por vezes apanho com melhor qualidade, em que durantes os lances os comentadores fazem a sua avaliaçao tal como ca.

      Rogerio

    • André Vieira
      Posted Setembro 23, 2014 at 2:30 pm

      Não vou reconhecer mérito a quem está em 1º lugar pura e simplesmente porque foi levado ao colo.
      Senão vejamos:
      Boavista 0-1 Benfica-Golo legal anulado a Brito que daria o empate já perto do fim ( -2 pontos)
      Guimarães 1-1 FC Porto- Golo legal de Brahimi que daria a vitória ao FC Porto, já para não falar dos penaltis que não foram marcados a seu favor (+2 pontos)
      Falei nestes 2 jogos porque foram erros que claramente tiveram influencia no resultado final, mas também podia estar aqui a comparar a entrada do Maicon no ultimo jogo que deu vermelho directo com a do Enzo no período homólogo que foi nitidamente agressão e nem amarelo foi(numa altura em que o Benfica perdia por 1-0), para verificar a diferença de critérios existente nos jogos do FC Porto e Benfica, já para não falar do golo limpo do Setúbal que daria o empate naquela altura do jogo, assim como o penalti que ficou por marcar a favor dos caseiros nesse mesmo jogo. Também podia estar aqui a falar do penalti absolutamente ridículo do Lima no ultimo jogo.
      Isto tudo em 5 jornadas de campeonato, e ainda querem que dê mérito a quem tem sido levado ao colo. Ide dar banho ao cão.

    • João Carvalho
      Posted Setembro 23, 2014 at 2:56 pm

      Rogério, eu também vejo muitos jogos por streams ingleses e espanhóis e o que dizes é mentira!

      Também é mentira que esse lance do Indi que eu referi tenha sido comentado por árbitros porque não foi comentado por ninguém em lado algum! Foi pura e simplesmente escondido pela realização da Sportv!
      Apenas os blogues benfiquistas o mostraram em vídeos publicados na internet!

    • Paulo Miguel
      Posted Setembro 23, 2014 at 3:29 pm

      Hugo e a agressão de Martins Indi ao jogador do Paços na grande área, não conta ou já te esqueces-te?
      Nunca tomei mas "dizem" que o memofante dá resultado

    • stanpanan
      Posted Setembro 23, 2014 at 6:37 pm

      André e então nessa ordem de ideia porque e que os Benfiquistas não podem também no passado, ter razoes de queixas?? ahhh já sei, pk ao teu olhar não tem… a diferença e que o teu olhar é altamente parcial, só vês para o lado que te dá jeito.. sinal disso é falares no golo do boavista quando foi muito bem anulado, só alguem muito fanatico e que diz que nao…

      Nao vale a pena falar contigo

    • Vermelho
      Posted Setembro 23, 2014 at 7:50 pm

      Enquanto sujeitos não souberem o que é um fora-de-jogo é desnecessário estar a bater num ceguinho. Quem entende minimamente as regras sabe perfeitamente que o fora-de-jogo foi bem tirado no lance que falam do Bessa, apenas quem quer destilar ódio é que não o entende.

    • André Vieira
      Posted Setembro 23, 2014 at 7:56 pm

      Golo anulado ao Boavista foi bem anulado onde? e depois sou eu que só vejo para o lado que me dá jeito, e sou fanático, etc.
      O golo do Boavista foi mal anulado e passo a explicar porque?
      O jogador do Boavista que estava em posição irregular não é tido nem achado nessa jogada, esse mesmo jogador sai da posição de fora de jogo e vai importunar Jardel que não tem interferência na jogada, porque quem faz o alívio que posteriormente dá golo é Eliseu que está 2 metros ao lado.
      Quanto à sua ultima frase, concordo plenamente consigo, não vale mesmo a pena falar com o senhor, portanto, não responderei a mais nenhum comentário vindo da sua parte.

  • Pedro
    Posted Setembro 22, 2014 at 11:02 pm

    O 8 e 80 e 80 e 8 típico no futebol, o Porto essa máquina invencível que ia passear agora arrisca-se a entrar numa crise à Fonseca já na próxima sexta se perder em Alvalade. E pelo que vi nos últimos jogos até acho que o Sporting tem tudo para ganhar: joga em casa, está mais motivado e até acho que é melhor nos duelos individuais. Um trio Adrien-William-João Mário é muito melhor que um trio Neves-Casemiro-Herrera, e isso vai fazer a diferença.

    • Fernas
      Posted Setembro 22, 2014 at 11:33 pm

      Esse trio no meio campo até pode ser ligeiramente superior mas na defesa os 4 do Porto são bastante superiores aos do Sporting e na frente apesar de haver Nani o Porto tem o mágico Brahimi e o melhor ponta de lança em Portugal desde Jardel ou seja Jackson Martinez (na minha opinião é superior a Falcão) posto isto espero que o resultado seja 0-0 que é para ninguem se ficar a rir e claro porque é o melhor resultado para o Benfica.

    • Nuno Red Devil
      Posted Setembro 23, 2014 at 9:59 am

      Ri-me. "Um trio Adrien-William-João Mário é muito melhor que um trio Neves-Casemiro-Herrera.
      William é melhor que Neves, sendo que com o abaixamento de forma do sportinguista a diferença de rendimento entre os dois tem sido nula.
      Herrera foi um dos jogadores mais cobiçados da Europa depois do Mundial. Se lessem jornais ingleses sabiam isso. Entre ele e Adrien, prefiro Herrera se este for bem aproveitado.
      João Mário aparentemente já é um colosso do futebol mundial. Não sabia. Ia jurar que só tinha sido titular uma vez no Sporting, já Casemiro fez 20 ou 30 jogos o ano passado pelo Real Madrid. João Mario fez uns 15 pelo Setubal… É quase a mesma coisa!
      Mas a afirmação "é muito melhor" é fabulosa. Os do Porto são uns toscos de 3ª divisão, já os do Sporting são a nata, verdadeiros colossos do futebol mundial. Bom, muito bom!

    • Rúben Cardoso
      Posted Setembro 23, 2014 at 10:22 am

      O Super-Herrera e o Mega-Casemiro estão-se a ver neste início de época…

    • Renato Teixeira
      Posted Setembro 23, 2014 at 10:32 am

      E o Mega-William? E o Adrien que já é o maior apenas por marcar ao Gil? Algum deles tá em melhor forma que o Herrera e o Casemiro? O William é o pior dos 4 em termos de forma e futebol apresentado… O Adrien não apresentou melhor nem pior rendimento que os outros 2. Este endeusamento é brutal. Mas sexta veremos …

    • Rúben Cardoso
      Posted Setembro 23, 2014 at 10:42 am

      E porque é que o endeusamento é só de um lado? Ainda não vi rigorosamente nada de especial no Casemiro, nem no Herrera. O Evandro bate ambos aos pontos, assim como o Rúben e o Óliver.

    • MM
      Posted Setembro 23, 2014 at 10:57 am

      Antes de falarem deviam informar-se, porque correm o risco de dizer disparates. Onde é que o Casemiro fez 20 ou 30 jogos no Real Madrid? Nem desde que lá chegou fez esses jogos, quanto mais só numa época. Fez meia dúzia de jogos na equipa principal do Real Madrid.

    • MM
      Posted Setembro 23, 2014 at 10:58 am

      *Uma dúzia de jogos

    • Anónimo
      Posted Setembro 23, 2014 at 12:28 pm

      MM tu é que devias informar-te antes de dizeres disparates, visto que na epoca passada casemiro fez 27 jogos pelo real madrid, ha pessoas sem noçao….

      Guilherme

    • stanpanan
      Posted Setembro 23, 2014 at 12:31 pm

      Nuno Red Devil nao percebi o que tem a ver a cobiça dos clubes europeus com a qualidade do mesmo! O Que e que o Herrera mostrou em Portugal em pouco mais de um ano??
      E o casimiro fez 20,30 jogos pelo Real Madrid?? Mas qual Real? Ou está a falar do Castilla ou então está a confundir o Casimiro com o Xabi alonso…

    • Rúben Cardoso
      Posted Setembro 23, 2014 at 12:42 pm

      Então, vamos a contas, Guilherme!

      O Real Madrid fez, na época passada, 60 jogos, equivalentes a 5400 minutos. Nestes 5400 minutos (60 jogos), o Casemiro participou em 25, sendo que fez a módica quantia de 676 minutos. Ora, pondo isto por percentagens, temos aqui que o Casemiro participou em 12.5% dos minuitos possíveis.

      Um abraço.

    • Pedro Froes
      Posted Setembro 23, 2014 at 12:49 pm

      O Casemiro fez em duas épocas no Real Madrid pouco mais de 500 minutos, perfazendo 5,6 jogos, sensivelmente! Se isto é fazer 20 jogos então o Zézinho tem 20 jogos pelo Sporting.

    • Anónimo
      Posted Setembro 23, 2014 at 1:13 pm

      Mas voces falaram em minutos ou em jogos? quem entra em 27 jogos do campeao europeu so mostra a qualidade que tem, nao importa os minutos que teve importa foi as vezes que foi necessario a sua chamada principalmente em jogos da champions, isto so mostra a sua qualidade porque ainda é muito jovem e ia entrando para o lugar de modric e de xabi alonso, inclusivamente neste blog havia imensas pessoas que admiravam as qualidades de casemiro antes de ele vir para o Porto, pois era consenso geral que ele merecia mais o lugar de suplente que o illaramendi, e so diziam que o illa so jogava em alguns jogos em vez de casemiro pelo seu preço e pela sua nacionalidade, mas nem percebo porque me dou ao trabalho de entrar em discuçoes com benfiquistas que andavam todos contentes na altura em que casemiro era uma possibilidade de reforçar o seu clube, e que para bem da verdade nao tem la ninguem melhor que ele, o que ate me faz rir, e com seportinguistas que fazem de william a ultima coca cola do deserto quando nao é nem nunca vai ser, esta epoca ja esta a aparecer o verdadeiro william o pesado e lento que se safa bem com esquipas pequenas mas n tem condiçoes de ser um craque a nivel mundial, mas tambem o que esperar de adeptos que ate no ano que ficaram em setimo diziam que cerca de 6 jogadores deles entravam de caras nos 11's de benfica e porto, e isto esta gravado aqui no vm nos posts antigos, e favor pesquisarem para fugir da fantasia em que tanto gostas de viver.

      Guilherme

    • Kacal I
      Posted Setembro 23, 2014 at 1:13 pm

      Guilherme,

      Não tem mal nenhum uma pessoa não saber e pesquisar, toda a gente faz isso, agora não saber e pesquisar mal ou de forma incompleta e depois falar como se fosse o sabichão é que não se deve fazer.

      O Casemiro participou em 25 jogos pelo Real Madrid, mas convém ver os minutos de cada um desses jogos e somar, e assim verá que afinal não jogou assim tanto, mas pronto.

      No entanto, não entendo estas comparações com o William Carvalho e esta discussão toda, ambos são jovens de qualidade e de grande potencial, eu gosto bastante dos dois e estou satisfeito com o Casemiro, assim como os sportinguistas estão satisfeitos com o William Carvalho, ambos devem ser titulares no clássico e no fim do jogos veremos quem fez a melhor exibição.

    • Rúben Cardoso
      Posted Setembro 23, 2014 at 1:34 pm

      Ai não importa os minutos que tem? Então o Nacho, por exemplo, é melhor que qualquer central do Porto, certo?

    • Rúben Cardoso
      Posted Setembro 23, 2014 at 1:37 pm

      E vou guardar esse teu comentário para depois do clássico., visto que sabes tudo e guardas os comentários antigos. Já agora, elucida-me sobre isso.

    • MM
      Posted Setembro 23, 2014 at 1:43 pm

      Eu não estou a fazer qualquer comparação nem entro por aí porque pouco me importa se o Casemiro é melhor que o William ou o contrário.
      O que vi foi um argumento para ser melhor era que tinha feito 20 ou 30 jogos pelo Real Madrid, como se tivesse sido importante na época do Real. Participou em 12 jogos no campeonato, num total de 271 minutos, mais 7 na Copa do Rey, em 260 minutos, mais 6 na Liga dos Campeões, onde jogou 145 minutos. Ou seja, o Casemiro, no total jogou o equivalente a 3 jogos completos na Liga Espanhola, menos de 3 jogos na Copa do Rey, mais jogo e meio na Liga dos Campeões, o que faz um total de qualquer coisa como 7 jogos e meio numa época. Sendo que quando jogou foi com equipas mais fracas, a entrar para fazer descansar os seus colegas e com os jogos resolvidos.
      Com isto, não quero dizer que o Casemiro não tem qualidade, porque parece ter e temos de ter a noção no clube onde estava e que era difícil jogar, só quero responder a quem disse que era melhor porque jogou 20 ou 30 jogos no Real Madrid, algo que não sendo mentira (de facto participou em 25), é bastante enganador, por estes motivos.

    • Anónimo
      Posted Setembro 23, 2014 at 1:55 pm

      Tambem estou ansioso que o classico acabe para vir aqui Ruben Cardoso, quero é ver quais vao ser as tuas desculpas na altura e se é que realmente vais aparecer.
      Eu nao guardo os comentarios antigos apenas nao tenho memoria curta, se calhar se for aos posts desses anos ate es tu um dos adeptos que sobrevalorizava os jogadores do sporting tal como fazes este ano.

      No site onde vejo os dados esta la 27 jogos pelo Real Madrid, nao sei se contam com jogos amigaveis ou nao, de qualquer das formas e falando em jogos que foi o que foi aqui referido, 27 esta muito mais proximo do que os 6 que aqui falavam.

      Guilherme

    • Rúben Cardoso
      Posted Setembro 23, 2014 at 2:41 pm

      Eu ando sempre por aqui. Já tu, não me lembro de te ver. Ou então é um Alias…

      Eu não preciso de desculpas, e nunca sobrevalorizei jogadores do Sporting. Quanto muito, faço um mau julgamento do momento de forma. E eu também não tenho memória curta daqueles que no ano passado fartaram-se de bater no Herrera e este ano é a última bolacha do pacote, por exemplo.

  • Kacal I
    Posted Setembro 22, 2014 at 11:04 pm

    O Sporting é igualmente um "grande" e candidato ao titulo, vem de uma vitória de 4-0 sobre o Gil Vicente e joga em casa, portanto não vejo favoritos, é verdade que nós temos mais argumentos a nível individual, mas isso vale o que vale e, como colectivo e equipa, não estamos assim tão diferentes, até agora só vi a diferença no jogo com o BATE Borisov, agora vamos ver o que acontece em Alvalade, mas não tenho duvidas em afirmar que é 50/50 e não há favoritos, qualquer um pode ganhar.

    O Porto precisa de vencer para demonstrar que estamos fortes e as últimas duas jornadas foram apenas percalços, e também para não deixar fugir o Benfica, e o Sporting precisa de vencer para ganhar confiança e provar que podem bater-se de igual para igual com os rivais, assim como evitar que os rivais se distanciem muito na tabela classificativa, portanto vai ser um jogo equilibrado, bem disputado e com duas equipas a lutar pela vitória e pelos três pontos.

    Quanto a 11´s, os meus seriam:

    PORTO: Fabiano, Danilo, Reyes, Martins Indi, Alex Sandro, Casemiro, Herrera, Óliver Torres, Brahimi, Quaresma e Jackson.

    SPORTING: Rui Patrício, Cédric, Maurício, Paulo Oliveira, Jefferson, William Carvalho, Adrien, João Mário, Nani, Carrillo e Slimani.

    Espero que seja um jogo com bom futebol e bom espectáculo, e que ganhe o FCP, obviamente, mas é esperar para ver.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Setembro 22, 2014 at 11:35 pm

      Se o Marco Silva não desfez a dupla de centrais em Barcelos, não faz sentido desfazê-la para este jogo.

    • Miguel Esteves
      Posted Setembro 22, 2014 at 11:43 pm

      Só não concordo com Reyes! Ainda está muito verdinho e eu gostei bastante do Marcano!

    • Ricardo.
      Posted Setembro 22, 2014 at 11:43 pm

      Eu acho que Mauricio tem estado pior que Naby Sarr, no global. Muito medo dos centrais do Sporting, espero o pior deles.

    • Daniel Vargas
      Posted Setembro 23, 2014 at 8:06 am

      Sempre que propõem os 11's gosto de fazer a análise aos portugueses que estão presentes. Neste caso o Porto iniciava a partida com 1 e o Sporting com 7..

    • Kacal I
      Posted Setembro 23, 2014 at 11:00 am

      Sim, tens razão nisso, mas eu penso da seguinte maneira: se há dois jovens com algum potencial, um sendo português e o outro estrangeiro, e a diferença de qualidade não é assim tão gritante, nesse caso sou a favor de apostar no que é nacional, e parece-me que o Paulo Oliveira não é inferior ao Sarr, portanto seria a minha aposta, mas compreendo que num clássico não é o momento certo para alterações deste género, para mim teria acontecido em Barcelos, mas pronto.

      Miguel Esteves,

      Compreendo, mas escolhi o Reyes porquê não gosto muito de duplas de centrais canhotos, e o Martins Indi e Marcano não sei se funcionará como dupla, foi a única razão da minha escolha.

      Ricardo,

      Acredito que sim, mas o Maurício está há mais tempo no Sporting e é mais experiente que os outros e não faria sentido tira-lo do 11 agora, cometeu um erro grave contra o Maribor, mas não se deve "crucifica-lo" também, agora compreendo o "medo" com os centrais.

      Daniel Vargas,

      Exactamente, o Porto tem apenas 1 português e é realmente preocupante, mas acho que o Rúben Neves não é a melhor opção para o clássico, é a minha opinião, e é de louvar o facto do Sporting ter 6 portugueses em campo (Paulo Oliveira é uma aposta minha, não deve jogar, senão seriam 7), sem duvida.

    • Anónimo
      Posted Setembro 23, 2014 at 12:29 pm

      Convem lembrar que nenhum dos Portugueses do Sporting tem lugar na Equipa do Porto.

      Malafeu

    • Kacal I
      Posted Setembro 23, 2014 at 1:09 pm

      Malafeu,

      Por acaso até nem concordo, acho que William Carvalho, Adrien e Nani podiam lutar por um lugar no 11, neste momento Casemiro, Herrera e Quaresma/Tello não mostraram nada a mais que os outros três, portanto não é por aí, mas o que está em causa não é isso, é o facto de o Porto apenas ter 1 português no 11 (possivelmente, até pode começar sem nenhum), para mim é preocupante, mas é apenas a minha opinião, vale o que vale.

    • Anónimo
      Posted Setembro 23, 2014 at 1:15 pm

      Malafeu, ao dizer isso está a dizer que o Fabiano é superior ao Patricio. O Herrera é superior ao William/Adrien e o Quaresma é superior ao Nani?

      Bernardo

    • Anónimo
      Posted Setembro 23, 2014 at 2:16 pm

      Eu sou Benfiquista portanto dou a minha opinião sem dramas nem amarguras, nao estou aqui como a maioria dos adeptos a tentar comparar quem tem a maior "pilinha", o que é certo é que é do conhecimento publico que o Nani no inicio do mercado de tranferencia foi oferecido pelo Man Utd ao Porto, e prontamente vetado pelo Lupetegui, acho que se realmente ele fosse necessario na equipa do Porto tal não teria acontecido e como tal a minha opiniao é que ele nao tinha lugar indiscutivel neste onze do Porto, opinião que posso mudar se este fizer uma mega exibição contra o Porto algo que teve muito longe de fazer contra o meu clube que verdade seja dita em termos de quarteto defensivo fica bastantes furos atras ao quarteto portista, e para bem da verdade foi ainda o unico teste a serio a Nani. Adrien depois de dois jogos bem conseguidos no inicio do campeonato teve um seguimento de exibiçoes pauperrimas ate este ultimo jogo que apresentou um nivel mais apropriado a um titular do Sporting, na minha opinião nao tira lugar a niguem do meio campo do Porto que para alem de fazer varias mexidas todos os jogos tem sido bastante competente, Wiliam Carvalho este ano está a um nivel pauperrimo, com muita pena minha que na epoca passada estava me a começar a encher as medidas, so que depois de algumas exibiçoes a baixo nivel pela seleção e no inicio desta epoca, começo a achar que isto nao é apenas um momento de forma, foi apenas uma epoca em que o jogador ganhou um boost mas que na epoca a seguir voltou a sua qualidade normal, o mesmo ja aconteceu com varios jogadores em portugal, basta pensar um bocado e ver a quantidade de jogadores q fizeram grandes epocas num ano e depois nunca as voltaram a repetir.
      Rui Patricio é o caso mais flagrante do que eu disse, penso que o Sporting estava melhor servido com Boek, Rui Patricio tem um fraco jogo de pés, Fabiano tambem mas não tao mau como o de Rui, em termos de reflexos e saidas tanto ao homem como em cruzamentos Fabiano e superior, desde que ganhou a titularidade no Porto é vermos quantos erros este ja cometeu e quantos o Rui cometeu na mesma altura e assim se fazem as contas.

      Malafeu

  • Valdo
    Posted Setembro 22, 2014 at 11:08 pm

    Benfica isolado na liderança? Não pode ser! Então o Benfica não era aquele clube que tinha vendido tudo e ia lutar pelo 5.º lugar, como é possível estar em 1.º? Nisto dou razão ao Visão de Mercado, que foram os únicos a dizer que se estava a fazer uma tempestade com as saídas no Benfica.

    • Nuno R
      Posted Setembro 22, 2014 at 11:13 pm

      Para a Liga chega bem, já para a Europa (LE incluída)… nem por isso. Veremos.

    • Diogo Palma
      Posted Setembro 22, 2014 at 11:38 pm

      Valdo,
      Tem calma porque ainda só passaram 5 jornadas …

    • Anónimo
      Posted Setembro 23, 2014 at 12:12 am

      Porque o Benfica está a jogar um futebol de outro mundo. Estava a ver o jogo com o Moreirense e só ao intervalo notei que estava a jogar o Benfica. Estavam a jogar tão bem que me parecia o Liverpool.
      E já agora o post não tem nada a ver com o Benfica.

      Jorge Figueiredo

    • Vila Verde
      Posted Setembro 23, 2014 at 1:11 am

      Para a Liga dos Campeões, nem o plantel do ano passado serviu.

      O Benfica está em primeiro porque tem sido o menos mau dos grandes. Passou por dificuldades frente ao Paços, Boavista e Moreirense. Mas teve mais arte que os outros para conseguir ganhar esses jogos. Já Porto e Sporting não foram capazes de bater Académica, Belenenses, Boavista e Guimarães. É importante para o Benfica estar em primeiro e já de forma isolada, mas não me parece que isso signifique que o Benfica esteja forte. Neste momento nenhum dos 3 está a um grande nível, o que é normal, pois ainda vamos para a 6ªjornada.

    • Miguel Sampaio
      Posted Setembro 23, 2014 at 7:37 am

      Caro Valdo como já se insinua nalguns comentários aqui colocados são os arbitros.

      O SL Benfica nunca ganha bem, e ao ganhar mesmo como se viu sem mácula alguma é o árbitro.

      No caso do Sporting, esquecem-se sempre deles como o puxão da camisola dentro da grande área de Slimani a um jogador do Belenenses, mas o Benfica é que é o beneficiado…

  • Gonçalo Miguel
    Posted Setembro 22, 2014 at 11:13 pm

    O Sporting tem vindo nestas últimas jornadas a tentar ajustar a sua equipa…
    É verdade que no último jogo tivemos um bom jogo com uma Goleada… contra um Gil Vicente perdido…
    Isso deu moral á equipa, mas não lhe dá capacidades que não existem…
    O Maurício vai continuar a defender mal… E esse é o maior problema do Sporting neste jogo, Sarr é um bom defesa mas inexperiente para enfrentar um jogador como o Jackson…
    Mas acredito que se William jogar como sabe jogar e Adrien e João Mário estiverem a 100% consigamos atingir bons resultados…
    Nani e Carrilo são 2 bombas á espera de explodir, com a oportunidade certa conseguem trazer o perigo á Área do Porto… Slimani, apesar de trapalhão tem aquele espírito goleador que pode prejudicar psicologicamente e tacticamente a Defesa do Porto. Nani e Adrien têm ambos bons remates de longe o que destabilizará a Equipa do Porto por não estarem á espera de jogadas assim…

    Penso que será um ótimo jogo, qualquer 1 das equipas tem hipóteses de ganhar.
    Esperemos que não existem erros de arbitragem chocantes como tem sido frequente acontecer.
    Que ganhe o melhor!

    Força Sporting <3

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Setembro 22, 2014 at 11:22 pm

    Post bastante interessante. Os "albaneses da Eslovénia" é uma pérola. O desmontar da "montanha russa" de estados de alma, típica dos adeptos também está muito boa e tem particular aplicação, neste momento, às duas equipas.

    Quanto ao jogo, desde que o Benfica ganhe ao Estoril, é dos mais interessantes do Campeonato, dado que é lucro garantido. O meu palpite é um empate, mas confesso que preferia que ganhasse o Sporting.

    • Kacal I
      Posted Setembro 23, 2014 at 12:23 am

      O Benfica vai perder pontos e o Kléber vai marcar, fica aqui registado de minha parte. :-)

    • Anónimo
      Posted Setembro 23, 2014 at 12:30 am

      Natural a sua preferência. O Porto representa maior ameaça para o Benfica, mas atenção que para mim, a luta não será apenas a dois.

      SL

      João Rato

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Setembro 23, 2014 at 11:32 am

      Ó Kacal, não venha agoirar! ;-) Partimos a meio: o seu amigo marca um golo e o Benfica ganha 1-3!

      Sim João Rato é isso mesmo. Não desconsidero o Sporting, apenas acho que o Porto é, teoricamente, mais perigoso e ainda por cima está mais perto, o que isso possa valer à 5ª jornada.

      Já agora um acrescento: não compreendo a menção dos dois centrais esquerdinos! Não é equivalente a jogar com dois destros???

    • stanpanan
      Posted Setembro 23, 2014 at 12:35 pm

      Rui também não entendo esse problema de ter 2 esquerdinos no meio…

    • Kacal I
      Posted Setembro 23, 2014 at 1:06 pm

      Rui Miguel Ribeiro,

      Eheh, não estou a agoirar pois é um "feeling" que tenho, mas assim não aceito, espero que o Benfica perca pontos, mas para ser justo, o Benfica vence 3-2 e o Kléber bisa, pronto assim é um "negócio" justo, ahah, mas veremos.

      Mais a sério, acho que o Estoril vai surpreender o Benfica e o Kléber vai fazer um golinho, mas é esperar para ver.

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Setembro 23, 2014 at 4:34 pm

      2-3 é para sofrer, mas aceito. :-)

    • Kacal I
      Posted Setembro 25, 2014 at 12:08 pm

      Deal. :-)

  • Miguel Guerreiro
    Posted Setembro 22, 2014 at 11:27 pm

    Não tenho dúvidas que o Porto vai quebrar a mala-pata na próxima sexta. O Porto têm no ataque a sua mais valia, e não me parece que seja um Cédric (à procura de ritmo), um Jefferson (infelizmente para o Sporting vai jogar em detrimento do Jonathan) e os tão criticados Mauricio e Sarr (gosto bastante do Sarr). Não tenho dúvidas que o Brahimi vai fazer a cabeça em água ao Cédric e Jackson idem ao Mauricio e ao Sarr.

  • Carlosfcp
    Posted Setembro 22, 2014 at 11:28 pm

    Parabéns Nuno Ranito grande texto!
    Excelente introdução ao Clássico, que chegue rápido sexta quero ver uma vitoria do Porto para demonstrar que o empate de ontem não foi mais que um percalço das circunstancias do jogo.
    Espero uma vitoria confortável por 1-3, Brahimi vai resolver de livre, é impossível ninguém do Sporting não o derrubar em zona frontal para a baliza.

  • Diogo Palma
    Posted Setembro 22, 2014 at 11:33 pm

    Teoricamente o Porto tem melhor equipa mas os dois últimos jogos para o campeonato e a expulsão do Maicon talvez equilibrem as coisas mas eles continuam a ter o favoritismo.
    Eu diria que era um 49/51 a favor do Porto porque a defesa do Sporting está muito instável (só o Patrício se safa).

    GR: O Sporting tem o melhor guarda-redes do campeonato (Patrício) e o Porto tem o Fabiano que apesar de algumas limitações é um bom guarda-redes. Estão os dois bem servidos na baliza.
    DD: O Sporting conta com o Cédric e Esgaio mas nenhum deles me enche as medidas, o Cédric é mais rápido e melhor no ataque já o Esgaio é melhor a defender e mais inteligente … eu escolhia o Esgaio para este jogo. O Porto tem o melhor lateral direito do campeonato (Danilo), tem potencial e qualidade para num campeonato melhor.
    DE: o Sporting tem o Jefferson e Jonathan, pode ser um pouco arriscado mas eu apostaria no Jonathan porque acho que é superior ao brasileiro em tudo (excepto nos cruzamentos). O Porto tem o melhor lateral esquerdo do campeonato (Alex Sandro) que tal como o Danilo poderia estar a jogar num clube de top.
    DC: O Sporting conta com a dupla Mauricio/Sarr já o Porto deverá ter Marcano/Indi. Para mim o Mauricio deveria sair do 11 e dar lugar a outro para fazer dupla com o Sarr (gosto muito deste jovem fraces, acho que tem um potencial tremendo). Já o Porto perdeu o Maicon para este jogo e assim o seu eixo da defesa ficará um pouco mais fraco mas ainda superior ao do Sporting.
    MD: O Sporting conta com William já o Porto tem o Neves ou Casemiro. Para mim o William continua a ser de longe o melhor trinco da Liga (apesar deste inicio de época menos bom) e o Porto tem dois jogadores que fazem a posição mas para mim são mais 8 que 6 aliás o Porto não tem nenhum 6 puro (o que pode ser prejudicial em jogos contra adversários mais fortes ou do mesmo nível).
    MC: O Sporting tem o Adrien e o Porto conta com o Herrera. Para mim o Adrien é um jogador cheio de classe (apenas ultrapassado pelo Enzo nesta posição) já o mexicano ainda não me convenceu.
    MCO: O Sporting deverá contar com o J. Mário e o Porto com Evandro (ou vai jogar com o trio Casemiro, Neves e Herrera … acho que o Óliver ainda não está em condições apesar de já treinar quase sem limitações). Eu sempre achei com o J. Mário seria um jogador chave neste Sporting, tem um enorme potencial e transborda qualidade (como o Óliver no Porto). O Evandro é também um grande jogador mas nesta posição o Porto tem muitos jogadores e gestão dos egos pode ser complicada, o Quintero também ainda não me convenceu.
    ED: o Sporting tem Carrillo e o Porto tem … sei lá (são tantos) eu apostava no Quaresma. O Carrillo é para mim um diamante por lapidar e o Quaresma é capaz de tirar um coelho da cartola a qualquer momento.
    EE: No Sporting há Nani no Porto há Brahimi … que qualidade imensa em ambas as equipas. São dois extraterrestres para o nosso campeonato.
    PL: De um lado Slimani … do outro Jackson. Para mim são os dois maiores matadores da Liga (apesar do colombiano ser melhor e mais completo).

    Em termos de treinadores acho que são ambos jovens, com pouca experiência a este nível mas têm ambos ambição de levar a sua equipa à glória.

    As equipas estão mais ou menos equilibradas, o Sporting tem um GR, MD, MC e MCO, o Porto ganha no DD, DE, DC, EE, ED, PL.

    Eu já me contentava com o empate mas só ficaria feliz com a vitória do "meu" Sporting … mas aquela defesa não me deixa dormir descansado.

    • Kacal I
      Posted Setembro 23, 2014 at 11:06 am

      É verdade que o Porto não tem um #6 puro no plantel, o próprio José Campaña não o é, mas depois o Rúben Neves para mim é mais um #6, aliás, as suas melhores exibições nesta época foram nessa posição.

      Quanto às comparações, acrescento que o Óliver Torres, ao que parece, está recuperado e será convocado, portanto o Sporting já não ganha na posição #10 e passamos a estar equilibrados nesse ponto, concordo que o Sporting ganha no MDF e MC, e no GR é mais discutível, mas aceito.

  • Diogo Palma
    Posted Setembro 22, 2014 at 11:41 pm

    Eu jogava com:

    Sporting: Patrício, Esgaio, Oliveira, Sarr, Jonathan, William, Adrien, J. Mário, Carrillo, Nani e Slimani.

    Porto: Fabiano, Danilo, Marcano, Indi, Alex Sandro, Casemiro, Neves, Brahimi, Quaresma, Tello e Jackson.

  • m1950
    Posted Setembro 23, 2014 at 12:16 am

    E do nada , parece que o Sporting renasceu , o Nani parece ter aberto o Ketchup em Maribor , está a subir de forma desde o seu ultimo jogo pelo United , pode não ir a tempo de ser o melhor Nani que foi dos melhores do mundo , mas vai a tempo de voltar a ser um jogador de nível mundial se continuar neste ritmo , sabemos todos que é um jogador de qualidade inegável e o seu combustível é a confiança.

    Apareceu finalmente o craque em quem todos depositavam esperanças , o João Mário , visto como 8 , e desapreciado por alguns pela sua falta de nervo e intensidade de jogo demorou a impor-se em Alvalade. Agora chega e encontra o parceiro perfeito para o seu jogo , o Adrien Silva. O João Mário é um jogador que para render , alguém tem de correr por ele , logo mostra o seu num sistema onde seja sempre o elemento mais ofensivo do meio campo , e encaixou no meio campo do Sporting que nem uma luva , levando os adeptos leoninos da depressão à euforia em 90 min de grande futebol , dando um espectáculo de técnica , visão de jogo , e claro o seu excepcional toque de bola.

    Eu como adepto leonino completamente saturado dos laterais leoninos , anseio por Jonathan Silva , gostei das indicações , penso que devia ser aposta e se não fosse a série de jogos de alto nível acredito que pegasse logo de estaca , pois apenas precisa de mais entrosamento com os colegas.

    E para completar a reforma lateral , hoje jogou o Miguel Lopes , apesar de ter estado mal no segundo golo , é um jogador experiente que dá outra segurança em relação ao Cédric.

    E o reforço dentro da equipa foi mesmo , Carrillo , excelentes indicações na pré época , e agora o factor Nani que o desresponsabiliza pode leva-lo até a atingir a consistência nas suas exibições , em 5 jogos tem mais golos que em toda epoca anterior.

    Nesta visão que tenho , sobram 2 problemas , a ineficácia com os pés de Slimani e a não complementaridade dos centrais do SCP. Se o Sporting chegar vivo a Janeiro , e corrigir certeiramente o plantel é candidato sério ao titulo.

    Quanto ao jogo , vai ser muito interessante ver como liga Lopetegui neste ambiente e já debaixo de alguma crítica , e se Marco Silva continua a mostrar credenciais neste tipo de jogos. FCP vai ter a menor posse de bola da época , a sua defesa vai ser verdadeiramente testada , e os seus jogadores vão sentir a respiração dos Sportinguistas no pescoço , algo novo para muitos deles. Temo bastante o duelo Braihimi – Cédric , e espero que Jackson esteja desafinado.

  • Kafka I
    Posted Setembro 23, 2014 at 12:21 am

    Excelente Post Nuno, concordo em grande parte com o mesmo…como Benfiquista estou um pouco fora deste clássico, e como não gosto de ver nenhuma das 2 equipas vencer, que desejo um empate, no entanto a haver um vencedor que seja o Sporting, pois considero que o Porto é que é o grande adversário do Benfica na luta pelo título…

  • Cláudio Valério Oliveira
    Posted Setembro 23, 2014 at 1:37 am

    André Martins é mais intenso que o João Mário? Na pressão aos jogadores adversários? Só se for. Para mim, intensidade futebolística é muito mais abrangente…

  • João Jorge
    Posted Setembro 23, 2014 at 1:40 am

    Não sei se o VM vai fazer os duelos individuais como em outros anos fez mas eu vou tentar fazer o meu 11 ideal dos dois planteis em forma e que poderão/vão na sexta-feira. Apesar de Sportinguista ferranho vou tentar ser imparcial e para verem como é verdade, no meu 11 punha 6 portistas e 5 sportinguistas.

    – começando na baliza, Rui Patrício é talvez o mais evidente, pois Fabiano apesar de ser um bom GR fica atrás do internacional português.

    – depois a defesa para mim é toda do FCP… os laterais alex sandro/danilo são em tudo superiores a cedric/jeferson. A motivação e o momento de forma vai decidir qual a melhor dupla no jogo, mas na teoria os brasileiros do porto são melhores. Depois os centrais, num ano em que o Sporting podia ter a melhor dupla do campeonato composta por Rojo/Dier, nem Mauricio nem Sarr (apesar do francês ter o seu potencial e nas alturas ser tudo dele), acho que são mais fracos que Indi e Reys/Marcano… Aliás o calcanhar de aquiles do Sporting é mesmo o centro da defesa como toda agente sabe.

    -já no miolo, penso que o Sporting com os 3 elementos em forma é superior aos 3 portistas do meio-campo.
    Por partes: William é superior a Casemiro, Ruben Neves pode ter muito potencial, mas não é melhor que João Mario e Adrien é em tudo superior ao herrera do porto (talvez discutível ao herrera do méxico se me entendem), não sei qual vai ser o trio do porto mas se for este mesmo com oliver ou evandro, o trio do Sporting é em tudo superior.

    – na frente, penso que, perto de 95% dos users do VM, sendo imparciais vão concordar comigo: Brahimi, Nani e Jackson. Slimani apesar de ser mais forte no jogo aereo perde em quase tudo para Jackson, Brahimi neste momento é o melhor jogador do porto, carrillo apesar de parecer outro esta época também fica atrás do argelino e por fim qualquer jogador do porto (Quaresma, Tello, Adrian Lopez…) é inferior a este Nani (em forma e a mostrar o que realmente vale, nesta segunda passagem pelo Sporting).

    Quantos aos treinadores, não consigo dizer quem é melhor… Penso Marco Silva leva uma ligeira vantagem pois Lopetegui tem uma equipa montada á sua nacionalidade e imagem (com um orçamento muito superior), e o nosso mister teve de aproveitar bem o que LJ fez bom, já se nota tambem algumas ideias de mais ataque e mais posse que LJ, pecando pela ineficácia, coisa que neste ultimo encontro se dissipou.

    Espero claro que ganhe o Sporting, e que nao jogando Maicon seja um trunfo favorável, pois é o melhor central do porto. Espetaculo está garantido, pois mesmo que os intervenientes dentro de campo não espalhem magia, a curva sul de Alvalade é perita nisso, e apoio não irá faltar!

    • Renato Teixeira
      Posted Setembro 23, 2014 at 8:22 am

      Adrien não é superior ao Oliver, nem o William é melhor que o Casemiro…

    • Rúben Cardoso
      Posted Setembro 23, 2014 at 10:31 am

      Presumo que seja porque o Casemiro vem do Real Madrid, e o William da Academia de Alcochete…

    • Renato Teixeira
      Posted Setembro 23, 2014 at 10:37 am

      Nop. Presumes mal. O Casemiro teve um jogo mau desde que chegou ao Porto que foi com o Moreirense em casa. Quantos jogos maus teve o William? Ou melhor…quantos jogos bons?

    • Rúben Cardoso
      Posted Setembro 23, 2014 at 10:41 am

      O Casemiro, quanto a mim, ainda não teve um jogo realmente bom no Porto. O William também não, no Sporting. Pelo menos não ao nível do William do ano passado, nível esse que nunca vi o Casemiro exibir.

    • Renato Teixeira
      Posted Setembro 23, 2014 at 10:48 am

      Não podes ter visto os jogos com atenção porque ele fez 2 bons jogos contra o Lille e contra o Paços voltando a exibir-se bem quando entrou com o Boavista. A diferença é que no actual Porto, os médios recuados não precisam de exibir a um grande nível porque não têm sido testados.. O William era constantemente testado e foi várias vezes o melhor jogador do Sporting. Isso para si é bom. Para mim significa que ele foi "obrigado" a aparecer várias vezes. Portanto, é bom que o Casemiro não apareça tanto. Para além disso, Casemiro participa muito mais na construção que o William tornando-o num alvo fácil de avaliação… Agora,o William actual está uns furos abaixo de qualquer médio do Porto que tem jogado. Quer Ruben Neves, quer Casemiro. Está numa baixa de forma brutal…

    • Kacal I
      Posted Setembro 23, 2014 at 11:11 am

      Isto depende e muito, vejamos:

      Se falarmos em forma e rendimento actual (contando com o inicio de época):

      Casemiro >>> William Carvalho
      Adrien >>> Herrera
      Óliver Torres (até se lesionar) === João Mário

      Se falarmos em qualidade e potencial (geral):

      William Carvalho >>> Casemiro
      Adrien === Herrera
      Óliver Torres >>> João Mário

      Mas é apenas a minha opinião.

    • Rúben Cardoso
      Posted Setembro 23, 2014 at 11:19 am

      O Casemiro participa muito mais na construção que o William?

      Valha-me nossa senhora. E eu vi todos os jogos do Porto esta época.

    • Renato Teixeira
      Posted Setembro 23, 2014 at 11:46 am

      Valha-te a nossa senhora? Nem essa senhora te vale…

      O homem farta-se de iniciar jogadas, usando várias vezes o passe longo para as alas e estás a dizer que vês vários jogos?

    • Rúben Cardoso
      Posted Setembro 23, 2014 at 11:58 am

      Vejo sim. E a primeira fase de construção não é só passes longos (matéria onde o William tem evoluído muito, e onde, por exemplo, o Rúben Neves é superior). É passe curto, saber vir atrás, conseguir descongestionar o jogo, dar linhas de passe aos defesas, etc. Nisso, o William é superior ao Casemiro.

    • Renato Teixeira
      Posted Setembro 23, 2014 at 12:22 pm

      Não concordo mas fica a opinião

    • Eternal
      Posted Setembro 23, 2014 at 11:01 pm

      Para mim o casemiro é jogador para ser expulso em todos os jogos mais exigentes..á imagem do maxi pereira…só faz é faltas

  • MosqueteiroSLB
    Posted Setembro 23, 2014 at 6:35 am

    uma coisa que eu aprendi ao longo dos anos, e ja o tinha referido o ano passado, e que em bom ou mau momento de forma, o porto e sempre temivel (e nao se pode dizer que esteja em mau), porque, neste tipo de jogos, "acordam" sempre, ou, pelo menos, quase sempre.

    de 3 resultados eu torço por 2. ou o empate, ou vitoria do sporting. se o benfica fizer o seu trabalho, em caso de empate fica a 4 do porto e 6 do sporting. se o sporting ganhar, o benfica fica a 5 do porto e a 4 do sporting.
    e obvio que nao nos podemos esquecer que este ano ha mais 4 jornadas, logo, estes pontos de avanço ainda nao serao relevantes, mas podem servir de motivaçao.
    independentemente do resultado, e, desde que o benfica faça o seu trabalho, e sempre bom ver a distancia para um dos rivais aumentar.

    quanto ao jogo em si, se fosse ao sporting estaria muito preocupado com aquele lado direito. cedric ou esgaio, a receberem cobertura de mauricio, frente a um brahimi desiquilibrador. se o sporting entrar a dormir, pode nao correr bem.
    de qualquer das maneiras, mesmo que o jogo seja em alvalade, eu diria que o porto e favorito. o porto, mesmo sem maicon, tem um plantel mais equilibrado (o que pode nao dizer nada), enquanto a defesa do sporting nao parece transmitir muita confiança.

  • Hugo
    Posted Setembro 23, 2014 at 7:24 am

    Bom texto.
    Destaque para o titulo. O Benfica, que vendeu a equipa toda e so' comprou marretas, vai assitir a este jogo de cadeira no primeiro lugar. Not bad…

    • Renato Teixeira
      Posted Setembro 23, 2014 at 8:20 am

      Se calhar, porque houve um assalto em guimarães… Not bad

    • Fábio Mendes
      Posted Setembro 23, 2014 at 9:28 am

      Concordo na integra com a tua analise Mosqueteiro.
      Continuo a dizer que o Benfica revela ainda muitas fragilidades, principalmente no capitulo defensivo, Jardel deverá ter de ser preterido pelo Lisandro enquanto o Eliseu terá de melhor significativamente a defender visto que a atacar é muito bom mas também é preciso saber ser competente a defender. Há ainda a condicionante de Jonas conseguir a tempos tirar o lugar a Lima, vai ser dificil pois Lima trabalha muito para a equipa mas não produz golos, a ver vamos se Jonas conseguirá dar golos ao Benfica. Mas anota mais importante trata-se da posição 6..Samaris não traz intensidade e agressividade ao jogo, é um excelente executante no que diz respeito ao passe mas não é recuperador de jogo nem destruidor de ataques do adversário, não é fejsa nem Matic portanto, mas JJ deverá estar com este grande dilema, tem obrigatoriamente de apostar num jogador de 10 milhões que não é trinco por natureza do que apostar num trinco de raiz que é Cristante. Na minha opinião jogava preferia jogar com Cristante – Samaris e Enzo com Lima ou Jonas a unico ponta-de-lança. Deixaria Talisca de fora? Depende, nos jogos em casa adoptaria o 4-4-2 mas em jogos fora o ideal seria o 4-3-3. É com este tipo de dúvidas que JJ irá ter de conviver até conseguir encontrar o modelo ideal para a equipa e espero que isso aconteça o mais rapido possivel.

    • Anónimo
      Posted Setembro 23, 2014 at 10:16 am

      De facto não está nada mau… Só foi pena aquele fora de jogo ao Brahimi e o facto de o árbitro de domingo na Luz não ter tido a mesma coragem do que o do dragão para expulsar o Enzo…

      De resto, 1º lugar imaculado…

      Pedro Ramos

    • Fábio Mendes
      Posted Setembro 23, 2014 at 12:29 pm

      Qual coragem? Se o arbitro expulsasse o Enzo era incompetência! O Enzo limpa o lance tocando na bola primeiro e depois desliza e vai de encontro contra o jogador do Moreirense. Não tinha qualquer hipótese de evitar o contacto mas há sempre pessoas que são especialistas em Física e que dominam bem a leis do atrito etc e portanto contra isso nada mais vou argumentar…..

    • Anónimo
      Posted Setembro 23, 2014 at 1:00 pm

      Todos dominam bem "a lei do árbitro"… Assim como todos conseguem ser imparciais…quando convém.

      Pedro Ramos

    • Anónimo
      Posted Setembro 23, 2014 at 1:16 pm

      o contacto era inevitavel, mas tal como os comentadores da espn disseram ele so tinha de encolher as pernas depois de cortar a bola para nao agredir o jogador adversario, e sei bem que se a entrada fosse ao contrario, ou seja sobre o enzo, tinham rolado cabeças com essa nao expulsao…
      enfim coerencias.

      Rogerio

  • Anónimo
    Posted Setembro 23, 2014 at 8:22 am

    bom cheirinho a classico sim sr. ja fiquei ansioso com esta antevisão. bom texto. que ganhe o Sporting! 3-1, (Nani 2x, Mauricio 1 – Brahimi 1)

    Frag

  • André Pinto
    Posted Setembro 23, 2014 at 8:37 am

    Para começar parabéns pelo texto, pois acho-o bastante interessante face ao presente na liga Portuguesa.

    Em relação ao jogo, acima de tudo espero um bom espectáculo e uma vitória do meu clube.
    Este é um duelo importante para ambos. O Benfica está em primeiro com vantagem pontual sobre ambos e duvido muito que este fim de semana derrape frente ao Estoril (se não estou em erro é Estoril), logo está em grande posição, sentado na poltrona a ver os seus rivais a defrontarem-se e tendo a certeza que pelo menos um dele perde pontos.

    Sinto este duelo demasiado equilibrado, mas não sinto pela forma das equipas. Reparem bem, antes do Boavista o Porto era uma fera, que ia acabar com todos, mas passado esse jogo, já não é assim tão forte e muitos dizem que perde em Alvalade. O que mudou? Nada mudou, simplesmente a bola não entrou.
    Digo isto, mas o caso do Sporting é igual. Antes do Maribor, eram fortíssimos, depois passam a fracos e a seguir à goleada contra o Gil, já são fortes novamente. Isto de passar do 8 ao 80 e o contrário já enjoa. Nem o Porto está mais fraco, nem o Sporting está mais forte. A meu ver estão nesta fase, num ritmo semelhante onde pequenos pormenores vão decidir.

    Para mim, o meio campo e a inspiração das estrelas é que vai decidir. Jackson vs Mauricio e Sarr e Slimani vs Indi e Marcano. Adrien, William e João Mário vs Casemiro, Neves e Herrera e por fim, Brahimi vs Nani e Carrillo. Nesta fase é prematuro lançar Oliver para este jogo, pois vindo de lesão normalmente não rende. Eu diria lançar novamente Tello. Tello, apesar do jogo com o Boavista, tem qualidade mais do que suficiente para fazer frente aos defesas do Sporting. Trata-se dum jogador rapidissimo, num bom relvado e com uma defesa súbida (que é diferente a um autocarro).

    Em relação ao resultado, tudo pode acontecer. Acredito que se o Sporting marca primeiro, o jogo acaba com vitória do Sporting, pois vão-se fechar e com a ajuda do público conseguem aguentar apesar da qualidade da equipa azul e branca. Em relação ao contrário, eu acho que vai ser muito complicado. O Sporting terá de correr e tentar encostar o Porto atrás, mas por outro lado com Brahimi e Tello terá de ter cuidado com as subidas. Espero que o jogo tenha golos e que o meu Porto ganhe.

  • Anónimo
    Posted Setembro 23, 2014 at 8:56 am

    Sendo Benfiquista e correndo por fora o resultado que seria mais favorável seria, obviamente, o empate. No entanto, dissecando cada uma das equipas, acho o Porto na teoria e na prática a equipa mais forte e que vai sair vencedora na sexta. Passo a explicar:

    Defensivamente:

    -O Porto está muito, muito forte. Repare-se que desde que começou oficialmente a época sofreu um golo (de penalti) tendo ja feito 8 jogos ( 5 para o campeonato; 2 Playoff da LC e 1 para a fase de grupos da LC) e com adversários com valia como o Lille, o Guimarães e BATE.
    -O Sporting tem uma dupla de centrais que francamente nem os veria a fazer dupla num Paços de Ferreira quanto mais num dos grandes…Cedric vem de paragem prolongada (e prevendo um jogo de forte intensidade isso poder pender contra) e Jefferson que ataca bem mas que a defender muitas vezes compromete.
    -Nas balizas estão GR de valor semelhante, parece-me.

    Meio-Campo:

    -Para mim o sector mais forte do Porto. Individualmente falando mas a meu ver tambem na prática. Consome muita posse de bola mas quase sempre com objectividade (Apenas o jogo com o Boavista foi mau mas aí foi um dia não para toda a equipa) e pode entrar com diferentes interpretes com diferentes ideias de jogo. Há qualidade, há fartura, há génio e musculo.
    -No Sporting William que foi a estrela o ano passado este ano simplesmente, até agora, parece preso de movimentos, pesado e a demorar 15 segundos a meter cada bola; Adrien está/sempre foi inconstante…ora é capaz de fazer uma boa exibição (Gil Vicente) como passar ao lado do jogo (Belenense, Maribor). E para preencher a última vaga no meio campo das duas uma: ou martins (numa óptica de experiencia neste confrontos, nao vendo eu nenhuma valia neste jogador, mas enfim) ou Joao Mario (que é forte fisicamente e taticamente mas que tem muito sal para comer. E uma excelente exibição frente o Gil não significa que vá ser igual contra um Porto. Num jogo onde vai ter 1/1000 de segundo para decidir o que fazer com a bola não terá o espaço que teve no ultimo domingo, é esperar para ver.)
    -Jogando as duas equipas com 3 elementos no meio-campo o Sporting tem a vantagem de ter os seus elementos mais rotinados mas apenas isso pois 2 dos 3 elementos estão abaixo de forma enquanto que no Porto não é um cenário que veja acontecer (tirando Herrera)

    Ataque:

    -No Porto, enfim, não há palavras. Inveja da minha parte, apenas. Jackson, Tello, Quaresma, Brahimi, Oliver,, Adrian, enfim…é escolher dois e jogar para o Jackson.
    -No Sporting apenas Nani é jogador de topo. É forte no um-para-um, cruza bem, remata bem…tudo capacidades que sempre lhe foram reconhecidas mas é um homem que nao sabe o que é jogar à bola há quase dois anos…e nos jogos que ate agora fez os unicos dois jogos em que realmente fez um bom jogo (repito: bom jogo, nem é por aí além) foi frente ao Maribor e ao Gil Vicente. Agora resta saber se é apenas curiosidade serem os dois ultimos jogos ou se está de facto em crescendo de forma. Caso seja a segunda, Danilo e Alex Sandro vão ter muito trabalho. Por outro lado, por melhor que o Nani jogue, precisa de mais dez companheiros para, lá está, acompanhar, o que nunca vai acontecer. Capel? Carrillo? Slimani? está tudo dito.
    -Vantagem amplamente claro do Porto neste caso, sem dúvida nenhuma.

    Chave do Jogo: Banco

    – Penso que é aqui, nas opções para alem dos 11's, onde se vai resolver o jogo. E olhando para as opções de um e outro plantel enfim…não ha comparação possivel. A única coisa que me apetece dizer é que qualquer elemento no banco do Porto ou era titular de caras no Sporting ou lutava taco-a-taco pela posição. Do outro lado Tanaka nem para apertar as botas do Aboubakar dava. Enfim comparações.

    A minha previsão: 1-3 .

    Pantera Acrobata

    • Rodrigo Cruz
      Posted Setembro 23, 2014 at 12:11 pm

      Adversários com valia, Bate Borisov e Lille….

    • Filipe
      Posted Setembro 23, 2014 at 1:32 pm

      Não discordando que há umas quantas equipas melhores que essas duas, diria que a melhor das melhores é mesmo o Maribor :)

    • m1950
      Posted Setembro 23, 2014 at 1:55 pm

      Boa leitura de futebol , só não concordo com as conclusões.

    • Anónimo
      Posted Setembro 23, 2014 at 2:51 pm

      Ate este momento foram os jogos com equipas mais complicadas. O lille é a equipa mais regular dos ultimos 10 anos em frances, sem milhoes de petrodollars consegue estar todos os anos na mó de cima. Sempre com planteis equilirados, um misto de experiencia e irreverencia. O BATE borisov diga se apenas que nos ultimos 6 anos em que o scp esteve fora da LC, o BATE esteve apenas um ano de fora. O que mostra pelo menos experiencia ao mais alto nivel. E so para terminar, o ano passado o Bayern de Don Pep n viu assim tantas facilidades…

      Pantera acrobata

  • J.Heleno
    Posted Setembro 23, 2014 at 9:32 am

    Aposto que o árbitro nomeado será o…Olegário benquerença!

    • Vila Verde
      Posted Setembro 23, 2014 at 10:29 am

      isso é certinho.aliás, as nomeações este ano estão muito previsiveis.

      como sportinguista, não auguro nada de bom vindo de benquerença

    • Renato Teixeira
      Posted Setembro 23, 2014 at 10:36 am

      Preferiam o árbitro do ano passado que poupou o Cedric de um vermelho e consequente penalty? Mais o fiscal que deixou passar o fora-de-jogo na jogada do golo?

      PS: Qualquer árbitro que venha será criticado

    • Vila Verde
      Posted Setembro 23, 2014 at 10:49 am

      o porto também não tem razoes de queixa do proença. deu-lhes um titulo aqui a uns anos. mas proença não pode ser pois ja apitou o derby

    • Renato Teixeira
      Posted Setembro 23, 2014 at 11:45 am

      Deu um título não assinalando um penalty do Cardozo? Quem errou foi o fiscal…

    • Vila Verde
      Posted Setembro 23, 2014 at 11:56 am

      O ano passado foi igualmente o fiscal que errou.

    • Renato Teixeira
      Posted Setembro 23, 2014 at 12:20 pm

      Fora o penalty e consequente vermelho do Cedric sobre o Jackson não?

    • Fábio Mendes
      Posted Setembro 23, 2014 at 12:31 pm

      O jogo ainda não começou mas a arbitragem já vem à baila! ahah opa joguem à bola mas é!!

    • Renato Teixeira
      Posted Setembro 23, 2014 at 1:24 pm

      Eu não estou sob-contrato com o Porto, portanto não posso. Resta-me comentar… Posso?

    • LuisRafaelSCP
      Posted Setembro 23, 2014 at 2:06 pm

      Certo! Benquerença nomeado… hoje é dia de Euromilhões. Não me queres dar os números?

    • J.Heleno
      Posted Setembro 23, 2014 at 3:39 pm

      Não é preciso ser um génio para chegar lá…
      O que vale é que o sistema já não tem a força de antigamente…porque quando este senhor chegou a Internacional, aí sim era um festival…

  • Pedritxo
    Posted Setembro 23, 2014 at 11:13 am

    vai ser um jogo bastante interessante de se ver, ate pelo o que passou na jornada anterior, lopetegui ja começa a estar debaixo do fogo e precisa de um resultado positivo, nao pode sair de la com a derrota,senao fica complicado para o lado dele.
    O Sporting ja sacudiu alguma pressao com a goleada, mas ainda a tem e precisa de ganhar para dar moral pra o chelsea e a massa adepta e acima de tudo ao Bruno Carvalho, senao o homem nao se cala.

    O Sporting devera jogar com a equipa que jogou contra o gil, se bem que ja nesse jogo teria mudado os centrais e posto paulo oliveira e rabia, e tirar carrilo e por mane.
    No Porto , Marcano devera substituir marcano e depois ha muita coisa que lopetegui pode fazer no meio-campo,dependendo se oliver vai estar em condiçoes ou nao, se ele tiver aposto em oliver-casemiro-herrera,senao jogara com casemiro-herrera-brahimi, duvido que ruben neves jogue a titular, so se for para o lugar de herrera e talvez merecesse mais.
    No ataque se brahimi jogar no meio campo, quaresma e tello/adrian ocuparao as alas, se brahimi/oliver jogar nas alas, saira tello/adrian.

  • José Mendes
    Posted Setembro 23, 2014 at 11:26 am

    Não creio que este clássico seja decisivo para Porto, mas para o Sporting. Uma derrota dos leões deixá-los-ia a 5 pontos do Porto e a 7 do Benfica, distâncias muito grandes para o nosso campeonato. Por outro lado, ainda há muito para jogar e ainda nenhum dos três grandes deu provas de que conseguirá ser constante até ao fim, porque o campeonato é uma prova de resistência e não de velocidade.

    Também não me parece que, após a última jornada, esteja tudo mal no FCP. O Porto perdeu 2 pontos contra uma equipa fraca, mas isso só aconteceu, porque o Boavista não quis jogar jogar nem deixar jogar e porque o árbitro quis ser o centro das atenções. É verdade que uma equipa como o FCP não se pode escudar em erros de arbitragem e em estratégias de "equipa pequena" e devia ter conseguido encontrar soluções para transpor a barreira axadrezada, mas não é por isso que se deve rever tudo o que se tem feito. Ainda a meio da semana passada eram os maiores por terem ganho 6-0 num jogo da Champions.

    Do mesmo modo, não está tudo bem no SCP. O Sporting goleou uma das equipas mais fracas da Liga, ainda que isso não tire o mérito a Nani e companhia. Fizeram um jogo competente, mas um Sporting que se diz candidato ao título tem de aparecer assim nos jogos grandes (Porto, Benfica, mas também Guimarães, Rio Ave…). Tem de deixar de depender tanto da capacidade de Nani, recuperar William e Adrien e lapidar o diamante em bruto chamado João Mário. Para além disso, o eixo da defesa deixa todos os sportinguistas com os nervos à flor da pele cada vez que a bola se aproxima da área do SCP. Não gosto de Maurício, mas penso que Sarr poderá vir a ser um bom central, se conseguirem trabalhá-lo.

    Penso que será um jogo muito renhido e espero que bem disputado. Não há favoritos. O Porto terá a seu favor a posição na tabela e a indiscutível superioridade do elenco, mas o Sporting joga em casa.

    SCP: Patrício, Sarr, Maurício, Cédric, Jonathan, William, Adrien, João Mário, Nani, Capel e Slimani.

    FCP: Fabiano, Indi, Marcano, Alex Sandro, Danilo, Casemiro, Herrera, Rúben Neves, Brahimi, Adrian (Tello) e Jackson.

  • Ricardo
    Posted Setembro 23, 2014 at 11:47 am

    Isto de ser sportinguista às vezes é cansativo porque temos memória de peixe. O Maurício é um central ponderado, com experiência e qualidade – e no ano passado demonstrou-o. É certo que não é o melhor do mundo, mas não esqueceu tudo. Num jogo contra o Porto precisamos de um jogador com maturidade e que tenha algum traquejo – por isso é uma ideia peregrina a de lançar qualquer um dos miúdos assim às feras! A não ser, claro, que o queiram queimar: não me esqueço da desgraça que foi para o Dier e para o Sporting ter sido atirado contra o benfica no ano passado. Tem de haver ponderação e calma na tomada de decisões. Da mesma forma que não crucificamos o Patrício por um erro, também não podemos fazê-lo com os centrais. Temos de lhes dar hipótese de se redimirem – quem viu o jogo contra o Gil deve ter reparado na garra com que os dois subiam nos cantos. Só peço é que lhes digam para pararem com os lançamentos em profundidade – nisso são os dois azelhas.

    • Rúben Cardoso
      Posted Setembro 23, 2014 at 11:57 am

      Foi uma desgraça porque o meteram fora de posição, convém dizer as coisas como elas aconteceram.

Deixa um comentário