e basta ver os Portugueses do Braga na selecção,só lá estão ''quase'' por favor… são tão bons que nem o terceiro tiraram ao Paços que esse sim apostou também em Portugueses mas não foi reconhecido por tal nem pela comunicação social nem pelo treinador do Jorge Mendes…
Fernando Marques
Posted
Junho 13, 2013 at
9:10 pm
Ai os cotovelos! dói que dói
O Braga não tem culpa de ter o melhor Ponta de Lança nacional. Ou jogadores como os Rubens e Custódio.. ou Hugo Viana.
Deixe lá, gelo ajuda ;)
Ricardo ''Mendieta''
Posted
Junho 13, 2013 at
4:57 pm
Eu como Sportinguista preocupo-me com o clube,se fossem estrangeiros de qualidade era me indiferente,mas sendo grande parte deles de má qualidade mais vale os Portugueses que ao menos ficam mais baratos,em relação á Selecção se os outros não se preocupam porque será que o Sporting tem de se preocupar com tal?…
João Rocha
Posted
Junho 12, 2013 at
5:01 pm
Não sei qual é o interesse desta estatística. O campeonato é de clubes Portugueses e não jogadores portugueses, se forem ver o de Espanha, o da Inglaterra e o de Itália acontece precisamente o mesmo, se existe melhores jogadores estrangeiros que os Portugueses. Os melhores Portugueses actuam noutros campeonatos e mesmo assim alguns não teriam lugar no Benfica e Porto.Tirando Rui Patrício, João Moutinho e Eder, qual outro jogador Portugues actuar em Portugal tinha lugar no Porto e Benfica? Agora concordo que equipas com menor poderio financeiro comprem e usem jovens portugueses ao contrário de ir buscar tudo o que mexe e tem um nome esquisito.
Rúben Cardoso
Posted
Junho 12, 2013 at
4:50 pm
O Sporting consegue fazer um onze praticamente só com portugueses, e em condições favoráveis, ficar no top3 da tabela classificativa, mas muito fácil. Acontece que teve, nos últimos 2 anos, o pior presidente da história do clube, e que deteriorou a aposta nos jogadores nacionais.
Patrício, Cédric, Ilori, Dier, Rojo, André Santos, Adrien, André Martins, Bruma, Salomão e Betinho. 9 em 11, e depois com Esgaio, João Mário, Wilson Eduardo, Mané, Tobias, Mica, Kikas, Palhinha, Ponde como jogadores com potencial. Se a isto juntarmos os estrangeiros (Carrillo, Rinaudo, Schaars, Boeck, Labyad, Arias, Rubio, Viola, Capel, Jéffren), acho que existe uma boa base de trabalho para o Leonardo Jardim fazer uma época positiva.
Anónimo
Posted
Junho 11, 2013 at
8:36 pm
Desde quando é que o Sporting não ter golos portugueses invalida o facto de ser dos grandes a equipa que mais portugueses mete a jogar ? Um suponhamos ,se eu jogar com 4 defesas portugueses e 1 guarda redes (5 no total ,para quem não sabe fazer uma soma ) , a probabilidade de ficar com 0 golos é gigante . No entanto , tenho 45% de portugueses no 11 . Por isso não percebo as bocas do género "afinal o Sporting nao usa tantos portugueses como se diz ". Porque voltando ao que se fala , se o Sporting não ganhava com golos de estrangeiros , como ia ganhar com golos de portugueses ?
Tiago L.
João Simoes
Posted
Junho 11, 2013 at
6:32 pm
Apostar na formação nacional, tendo em conta a crise financeira actual, que até o futebol tem afetado, pode ser uma enorme mais-valia para clubes medianos, porque muito provavelmente vão trazer liquidez nas futuras transferências. No entanto, numa lógica de preço/qualidade, a América Latina possui pérolas que não passam ao lado dos clubes portugueses, baratos e com qualidade para fazer a diferença,existem clubes portugueses que uma boa percentagem dos jogadores seniores são colombianos, chilenos, argentinos,brasileiros…Sem dúvida que a aposta na formação nacional só traria benefícios, tanto para a selecção nacional como para os cofres dos clubes. Enzo, Gaitan, Otamendi,Cardozo, Jackson, James são pequenos exemplos de jogadores não muito caros que podem valer milhoes de euros nos cofres tanto do Benfica como do FCPorto,
R
Posted
Junho 11, 2013 at
2:26 pm
Porto: Beto, Bruno Alves, Sereno, Ricardo Costa, Moutinho, Meireles, Micael, Vieirinha, Hugo Almeida, Postiga e Varela = 11 Sporting: Beto, RP, JP, André Martins, Custódio, Moutinho, Veloso, Ronaldo, Nani, Varela, Danny = 11 Benfica: Eduardo, Coentrão, JP, Sílvio, Amorim, Nelson Oliveira = 6
Anónimo
Posted
Junho 11, 2013 at
12:17 pm
Estatistica muito interessante. Como sportinguista devo dizer que nao fico contente, mas ninguem pode questionar a aposta do sporting em jogadores portugues(basta irmos a selecao nacional ou ate mesmo ao Braga equipa com mais portugeses acho). Mas acho mau os clubes portugueses sobretudo os grandes continuarem a nao apostar muito em jogadores portugueses. Conseguimos apostar em treinadores portugueses e tem sido um boa aposta para TODOS os clubes porqur nao fazer o mesmo com jogadores? Fico contente quando vejo o scp a voltar a apostar em jogadores portugueses ( regressos de salomao e andre santos, e a possivel vinda do pizzi) porque certamente nao falta qualidade. O Paulo Bento pode ser criticado por muita coisa mas ele trouxe uma grande abertura e aposta em jogadores portugues que nao atuam em grandes das europa mas certamente qualidade nao falta ( sao os casos de Sereno, Luis neto, vierinha, paulo machado..) Se queremos uma selecao cada vez mais forte temos que apostqr nao so em jogadores portugueses mas jogadores da liga portuguesa e isso compete aos clubes… Foi assim e e assim que a espanha tem o exito e o futebol na selecao nacional que todos sabemos.
Arnaldo, SL
Diogo
Posted
Junho 11, 2013 at
8:38 am
Acho extremamente interessante o facto de o benfica só ter, ao longo de uma época inteira, 2 golos marcados por portugueses.
F.M.
Posted
Junho 11, 2013 at
8:49 am
E não é interessante só ter sofrido 4 de portugueses?
Nuno
Posted
Junho 11, 2013 at
8:09 am
O Sporting nem golos marcava, quanto mais golos portugueses.
Benfica e Porto têm 99% de estrangeiros, por isso não surpreende. As referências de ataque são estrangeiras, bem como os centrais "goleadores".
Sinceramente, esta estatística não aquece nem arrefece…
LuisRafaelSCP
Posted
Junho 11, 2013 at
2:54 am
Post apenas a título de curiosidade… mas que não tem qualquer fundamento nem importância na realidade, visto que se isto contasse o Benfica jogaria com o Nelson Oliveira em vez do Lima, o Sporting com o Betinho ou outro em vez do Wolfswinkel e mesmo que marcassem menos golos, cada golo que marcassem valeriam mais pontos do que todos os que os estrangeiros marcaram.
Paulo Almeida
Posted
Junho 11, 2013 at
12:10 am
realmente sao numeros interessantes, os clubes tem que apostar no jogador portugues
Anónimo
Posted
Junho 10, 2013 at
11:39 pm
Estou espantado pelo Benfica ter uma vitória, foi um dos André's que lá marcou um quase de certeza. E os empates foi provavelmente jogos 0-0.
Não tenho nada contra o uso de jogadores estrangeiros, mas deixa me triste com jovens portugueses que poderiam ser de nível mundial que se perdem por falta de oportunidade mas principalmente por falta de princípios de trabalho.
Se tivessem metade da ambição e capacidade de treino do CRonaldo, nem falo em talento, se calhar teríamos mais portugueses na liga. Porque também já se viu muitos que tiveram oportunidade e quase instantaneamente ficaram com ilusões de grandeza (muito por culpa de empresários).
André A.
Stanislas Wawrinka
Posted
Junho 10, 2013 at
11:26 pm
Não acho esta estatística nada relevante… Basta ter um ponta de lança português para subir na tabela (Braga eder). Porto com um colombiano, Sporting com um holandês e Benfica com um paraguaio e um brasileiro naturalmente não podiam estar mais acima… Especialmente sendo Portugal aquilo que é em termos de avançados acho que não se pode pedir muito mais.
Façam antes uma estatística dos minutos dados aos portugueses por cada clube e aí sim se podem tirar conclusões.
Anónimo
Posted
Junho 11, 2013 at
12:50 am
Não se limita ao Éder. Vê os golos que marcaram Hugo Viana e os Rúbens, por exemeplo. Concordo em parte quando dizem que este indicador pode não ser muito fiável uma vez que conta o ataque e equipas com avançados portugueses partem em vantagem, mas quem parte em vantagem é quem tem jogadores portugueses e, como já referi, não era só o Éder que jogava no Braga. Penso que a contar os minutos, também seria o Braga campeão, embora não possa garantir. Os clubes portugueses deviam apostar no que é nosso, no que é Nacional… É aproveitar esta fornada de jovens que está a aparecer agora, tinham a ganhar os clubes e a selecção.
Rui Santos
Posted
Junho 10, 2013 at
11:14 pm
Mas desde quando os clubes portugueses não são competitivos actualmente? Alguma vez o futebol português esteve melhor do que na última década? (tanto ao nível de desempenho dos clubes na Europa como da selecção nacional)
magicobraga
Posted
Junho 10, 2013 at
11:12 pm
Depois queixam-se que o Braga tem muitos na selecçao e o Sporting nao.
Sergio Filipe
Posted
Junho 10, 2013 at
11:37 pm
Por essa ordem de ideias, então não contaríamos com a qualidade dos jogadores mas sim, pela quantidade de minutos.
João Vitorino
Posted
Junho 10, 2013 at
11:18 pm
E são todos espectaculares…
Anónimo
Posted
Junho 10, 2013 at
11:07 pm
Penso que é urgente tomar medidas. Acho que se podia aplicar uma regra com um aumento gradual de um número de jogadores portugueses no 11. Podiam ser dois daqui a dois anos (não podia ser aplicado já) na época a seguir 3, assim sucessivamente até 4 ou 5 jogadores. Acho que aumentava a competitividade quer dos clubes portugueses, da liga e principalmente da seleção.
Gabriel esteves
Emigra
Posted
Junho 11, 2013 at
10:40 am
entao e o que a Alemanha fez há uns anos atrás? que só por acaso levou a que o nivel do futebol deles subisse de novo (e teve o expoente nesta última edicao da Liga dos Campeoes)
Redceltic
Posted
Junho 11, 2013 at
12:06 am
sérgio, A UEFA não limita o número de estrangeiros até pq não pode. Limita sim, o número de não formados no país. O que pode levar a que uma equipa tenha 25 estrangeiros desde que tenham passado 3 anos entre os 17 e 21 no país em questão.
Anónimo
Posted
Junho 10, 2013 at
11:44 pm
Penso que o que aumentava era o valor do jogador português, logo também era mais difícil saírem de portugal, logo os jogadores portugueses jogavam mais tempo juntos melhor seria a qualidade do futebol da seleção. Não sei em quê é que esta medida faria aumentar a discriminação.
Gabriel esteves
Sergio Filipe
Posted
Junho 10, 2013 at
11:36 pm
Sr Gepeto, discriminação era se limitasse o número de jogadores estrangeiros. Agora, uma regra em que simplesmente era obrigatório utilizar quatro portugueses, não vejam discriminação alguma. Veja o caso da Uefa na hora de inscrever jogadores para as competições europeias.
Gepeto
Posted
Junho 10, 2013 at
11:26 pm
Tambem aumentava a discriminaçao..
joao
Posted
Junho 10, 2013 at
10:58 pm
yes briosa em terceiro :)
Jacky
Posted
Junho 10, 2013 at
10:55 pm
Realmente, muito poucos golos portugueses no Sporting, até me consigo lembrar deles todos quase sem pensar: 1 de Ilori, 1 de Bruma, 1 de Cedric, 3 de Adrien
Drulo
Posted
Junho 10, 2013 at
10:53 pm
Acabou-se um mito em relação à aposta do Sporting em portugueses. O ano passado (2011-12) jogaram muitos jogos só com 1: Rui Patricio. E este ano também foi assim até Janeiro, depois é que entraram o Miguel Lopes, Ilori e Joãozinho.
Henry Jones Jr
Posted
Junho 14, 2013 at
10:50 am
Oh Drulo tens memória curta tu! Ainda gostava de saber quem são os portugueses do Benfica que marcaram golos lol. Esqueceste-te de Adrian, André Martins, Bruma, Esgaio, Zezinho, enfim…Olha lá para a tabela outra vez e repara lá quantos golos tens. Queres alguma vez comparar os teus três portugueses no 11 ao longo de toda a época? Todos os nossos fizeram tantos ou mais jogos que os teus. Além disso, o SCP tinha apenas 1 ponta de lança. O Outro foi em 3/4 ocasiões o Betinho, que curiosamente é português…que engraçado. Não acaba em "ic" nem em "z" e não tem "y's" lá no meio. Juizinho rapaz!
Evolution
Posted
Junho 11, 2013 at
11:18 am
Chego à conclusão que muita gente não sabe o que significa a palavra "mito".
Emigra
Posted
Junho 11, 2013 at
8:33 am
caro drulo, voce nao sabe bem o que diz pois nao? para o bem e para o mal, o Sporting continua a ser de longe dos grandes o que mais joga com Portugueses. Os golos vieram do ricky vw mas a equipa é maioritariamente Portuguesa… ou muito me engano ou voce é benfiquista: e aí é uma vergonha completa… quantas vezes tem jogado o benfica sem um único portugues no 11!!!!! Isso sim e vergonhoso.
LuisRafaelSCP
Posted
Junho 11, 2013 at
2:56 am
A partir de Janeiro a aposta voltou ao normal, tanto na aposta em portugueses como na formação.. apenas durante época e meia Godinho conseguiu destruir essa identidade. Já terminou a época com Patrício, M.Lopes, Ilori, Joãozinho, Adrien (depois da lesão de Dier), André Martins e Bruma como titulares.
Ricardo F.
Posted
Junho 10, 2013 at
11:12 pm
Golos não é sinónimo de utilização, mas de facto nos últimos 2 anos a aposta no que é nacional foi muito escassa. A direcção de Godinho Lopes só se preocupou em trazer jogadores estrangeiros. De qualquer maneira o Sporting acabou a época com Rui Patrício, Miguel Lopes ou Cédric, Ilori, Joãozinho, Adrien, André Martins e Bruma a terem uma utilização muito regular (sendo que existiram ainda João Mário e Esgaio bem à espreita de uma vaga que, espero – principalmente no caso do médio -, surja na próxima época), portanto inverte-se aqui o paradigma e 'renasce o mito' mesmo antes de ter acabado. SL
Miguel
Posted
Junho 10, 2013 at
11:06 pm
Isto é uma estatística de golos, claro que as equipas com atacantes portugueses têm vantagem. Nota para o Benfica com apenas 2 golos marcados.
Gabriel
Posted
Junho 10, 2013 at
11:00 pm
Mas qual mito? Lá por uma época ter sido diferente não apaga todas as outras. Esta é que foi a excepção à regra. Para confirmar isso vê os jogadores da selecção da última década e repara em quantos estiveram ligados ao Sporting.
Aliás, esta época até podiam ser 10 Portugueses e o Van Wolfswinkel, pois a equipa esteve claramente mal, especificamente ao nível ofensivo, e praticamente só holandês é que marcava golos.
Pegam logo para atacar. Se o Benfica e o Porto tivessem esse "mito" (como já o tiveram) também estava a selecção bem melhor.
francisco
Posted
Junho 10, 2013 at
10:56 pm
nem todos os portugueses são avançados. Tenho dito
Dani
Posted
Junho 10, 2013 at
10:51 pm
Dados estatísticos muito interessantes.
Preocupante a situação do Sporting, mas não estranho nas últimas épocas (até à revolução de Janeiro) utilizamos muito poucos portugueses, 2/3 no máximo e quase todos eram defesas como o Patricio e Cédric ou Miguel Lopes.
agostinho
Posted
Junho 10, 2013 at
10:50 pm
Que eu saiba os golos estrangeiros ainda valem o mesmo. No entanto é algo preocupante no que toca à selecção nacional. Para além de médios também precisamos de pontas de lança.
40 Comentários
Ricardo ''Mendieta''
e basta ver os Portugueses do Braga na selecção,só lá estão ''quase'' por favor… são tão bons que nem o terceiro tiraram ao Paços que esse sim apostou também em Portugueses mas não foi reconhecido por tal nem pela comunicação social nem pelo treinador do Jorge Mendes…
Fernando Marques
Ai os cotovelos! dói que dói
O Braga não tem culpa de ter o melhor Ponta de Lança nacional. Ou jogadores como os Rubens e Custódio.. ou Hugo Viana.
Deixe lá, gelo ajuda ;)
Ricardo ''Mendieta''
Eu como Sportinguista preocupo-me com o clube,se fossem estrangeiros de qualidade era me indiferente,mas sendo grande parte deles de má qualidade mais vale os Portugueses que ao menos ficam mais baratos,em relação á Selecção se os outros não se preocupam porque será que o Sporting tem de se preocupar com tal?…
João Rocha
Não sei qual é o interesse desta estatística. O campeonato é de clubes Portugueses e não jogadores portugueses, se forem ver o de Espanha, o da Inglaterra e o de Itália acontece precisamente o mesmo, se existe melhores jogadores estrangeiros que os Portugueses. Os melhores Portugueses actuam noutros campeonatos e mesmo assim alguns não teriam lugar no Benfica e Porto.Tirando Rui Patrício, João Moutinho e Eder, qual outro jogador Portugues actuar em Portugal tinha lugar no Porto e Benfica?
Agora concordo que equipas com menor poderio financeiro comprem e usem jovens portugueses ao contrário de ir buscar tudo o que mexe e tem um nome esquisito.
Rúben Cardoso
O Sporting consegue fazer um onze praticamente só com portugueses, e em condições favoráveis, ficar no top3 da tabela classificativa, mas muito fácil. Acontece que teve, nos últimos 2 anos, o pior presidente da história do clube, e que deteriorou a aposta nos jogadores nacionais.
Patrício, Cédric, Ilori, Dier, Rojo, André Santos, Adrien, André Martins, Bruma, Salomão e Betinho. 9 em 11, e depois com Esgaio, João Mário, Wilson Eduardo, Mané, Tobias, Mica, Kikas, Palhinha, Ponde como jogadores com potencial. Se a isto juntarmos os estrangeiros (Carrillo, Rinaudo, Schaars, Boeck, Labyad, Arias, Rubio, Viola, Capel, Jéffren), acho que existe uma boa base de trabalho para o Leonardo Jardim fazer uma época positiva.
Anónimo
Desde quando é que o Sporting não ter golos portugueses invalida o facto de ser dos grandes a equipa que mais portugueses mete a jogar ?
Um suponhamos ,se eu jogar com 4 defesas portugueses e 1 guarda redes (5 no total ,para quem não sabe fazer uma soma ) , a probabilidade de ficar com 0 golos é gigante . No entanto , tenho 45% de portugueses no 11 .
Por isso não percebo as bocas do género "afinal o Sporting nao usa tantos portugueses como se diz ".
Porque voltando ao que se fala , se o Sporting não ganhava com golos de estrangeiros , como ia ganhar com golos de portugueses ?
Tiago L.
João Simoes
Apostar na formação nacional, tendo em conta a crise financeira actual, que até o futebol tem afetado, pode ser uma enorme mais-valia para clubes medianos, porque muito provavelmente vão trazer liquidez nas futuras transferências. No entanto, numa lógica de preço/qualidade, a América Latina possui pérolas que não passam ao lado dos clubes portugueses, baratos e com qualidade para fazer a diferença,existem clubes portugueses que uma boa percentagem dos jogadores seniores são colombianos, chilenos, argentinos,brasileiros…Sem dúvida que a aposta na formação nacional só traria benefícios, tanto para a selecção nacional como para os cofres dos clubes. Enzo, Gaitan, Otamendi,Cardozo, Jackson, James são pequenos exemplos de jogadores não muito caros que podem valer milhoes de euros nos cofres tanto do Benfica como do FCPorto,
R
Porto: Beto, Bruno Alves, Sereno, Ricardo Costa, Moutinho, Meireles, Micael, Vieirinha, Hugo Almeida, Postiga e Varela = 11
Sporting: Beto, RP, JP, André Martins, Custódio, Moutinho, Veloso, Ronaldo, Nani, Varela, Danny = 11
Benfica: Eduardo, Coentrão, JP, Sílvio, Amorim, Nelson Oliveira = 6
Anónimo
Estatistica muito interessante. Como sportinguista devo dizer que nao fico contente, mas ninguem pode questionar a aposta do sporting em jogadores portugues(basta irmos a selecao nacional ou ate mesmo ao Braga equipa com mais portugeses acho). Mas acho mau os clubes portugueses sobretudo os grandes continuarem a nao apostar muito em jogadores portugueses. Conseguimos apostar em treinadores portugueses e tem sido um boa aposta para TODOS os clubes porqur nao fazer o mesmo com jogadores?
Fico contente quando vejo o scp a voltar a apostar em jogadores portugueses ( regressos de salomao e andre santos, e a possivel vinda do pizzi) porque certamente nao falta qualidade. O Paulo Bento pode ser criticado por muita coisa mas ele trouxe uma grande abertura e aposta em jogadores portugues que nao atuam em grandes das europa mas certamente qualidade nao falta ( sao os casos de Sereno, Luis neto, vierinha, paulo machado..) Se queremos uma selecao cada vez mais forte temos que apostqr nao so em jogadores portugueses mas jogadores da liga portuguesa e isso compete aos clubes… Foi assim e e assim que a espanha tem o exito e o futebol na selecao nacional que todos sabemos.
Arnaldo, SL
Diogo
Acho extremamente interessante o facto de o benfica só ter, ao longo de uma época inteira, 2 golos marcados por portugueses.
F.M.
E não é interessante só ter sofrido 4 de portugueses?
Nuno
O Sporting nem golos marcava, quanto mais golos portugueses.
Benfica e Porto têm 99% de estrangeiros, por isso não surpreende. As referências de ataque são estrangeiras, bem como os centrais "goleadores".
Sinceramente, esta estatística não aquece nem arrefece…
LuisRafaelSCP
Post apenas a título de curiosidade… mas que não tem qualquer fundamento nem importância na realidade, visto que se isto contasse o Benfica jogaria com o Nelson Oliveira em vez do Lima, o Sporting com o Betinho ou outro em vez do Wolfswinkel e mesmo que marcassem menos golos, cada golo que marcassem valeriam mais pontos do que todos os que os estrangeiros marcaram.
Paulo Almeida
realmente sao numeros interessantes, os clubes tem que apostar no jogador portugues
Anónimo
Estou espantado pelo Benfica ter uma vitória, foi um dos André's que lá marcou um quase de certeza. E os empates foi provavelmente jogos 0-0.
Não tenho nada contra o uso de jogadores estrangeiros, mas deixa me triste com jovens portugueses que poderiam ser de nível mundial que se perdem por falta de oportunidade mas principalmente por falta de princípios de trabalho.
Se tivessem metade da ambição e capacidade de treino do CRonaldo, nem falo em talento, se calhar teríamos mais portugueses na liga. Porque também já se viu muitos que tiveram oportunidade e quase instantaneamente ficaram com ilusões de grandeza (muito por culpa de empresários).
André A.
Stanislas Wawrinka
Não acho esta estatística nada relevante… Basta ter um ponta de lança português para subir na tabela (Braga eder). Porto com um colombiano, Sporting com um holandês e Benfica com um paraguaio e um brasileiro naturalmente não podiam estar mais acima… Especialmente sendo Portugal aquilo que é em termos de avançados acho que não se pode pedir muito mais.
Façam antes uma estatística dos minutos dados aos portugueses por cada clube e aí sim se podem tirar conclusões.
Anónimo
Não se limita ao Éder. Vê os golos que marcaram Hugo Viana e os Rúbens, por exemeplo. Concordo em parte quando dizem que este indicador pode não ser muito fiável uma vez que conta o ataque e equipas com avançados portugueses partem em vantagem, mas quem parte em vantagem é quem tem jogadores portugueses e, como já referi, não era só o Éder que jogava no Braga. Penso que a contar os minutos, também seria o Braga campeão, embora não possa garantir. Os clubes portugueses deviam apostar no que é nosso, no que é Nacional… É aproveitar esta fornada de jovens que está a aparecer agora, tinham a ganhar os clubes e a selecção.
Rui Santos
Mas desde quando os clubes portugueses não são competitivos actualmente? Alguma vez o futebol português esteve melhor do que na última década? (tanto ao nível de desempenho dos clubes na Europa como da selecção nacional)
magicobraga
Depois queixam-se que o Braga tem muitos na selecçao e o Sporting nao.
Sergio Filipe
Por essa ordem de ideias, então não contaríamos com a qualidade dos jogadores mas sim, pela quantidade de minutos.
João Vitorino
E são todos espectaculares…
Anónimo
Penso que é urgente tomar medidas. Acho que se podia aplicar uma regra com um aumento gradual de um número de jogadores portugueses no 11. Podiam ser dois daqui a dois anos (não podia ser aplicado já) na época a seguir 3, assim sucessivamente até 4 ou 5 jogadores. Acho que aumentava a competitividade quer dos clubes portugueses, da liga e principalmente da seleção.
Gabriel esteves
Emigra
entao e o que a Alemanha fez há uns anos atrás?
que só por acaso levou a que o nivel do futebol deles subisse de novo (e teve o expoente nesta última edicao da Liga dos Campeoes)
Redceltic
sérgio, A UEFA não limita o número de estrangeiros até pq não pode. Limita sim, o número de não formados no país. O que pode levar a que uma equipa tenha 25 estrangeiros desde que tenham passado 3 anos entre os 17 e 21 no país em questão.
Anónimo
Penso que o que aumentava era o valor do jogador português, logo também era mais difícil saírem de portugal, logo os jogadores portugueses jogavam mais tempo juntos melhor seria a qualidade do futebol da seleção. Não sei em quê é que esta medida faria aumentar a discriminação.
Gabriel esteves
Sergio Filipe
Sr Gepeto, discriminação era se limitasse o número de jogadores estrangeiros. Agora, uma regra em que simplesmente era obrigatório utilizar quatro portugueses, não vejam discriminação alguma. Veja o caso da Uefa na hora de inscrever jogadores para as competições europeias.
Gepeto
Tambem aumentava a discriminaçao..
joao
yes briosa em terceiro :)
Jacky
Realmente, muito poucos golos portugueses no Sporting, até me consigo lembrar deles todos quase sem pensar: 1 de Ilori, 1 de Bruma, 1 de Cedric, 3 de Adrien
Drulo
Acabou-se um mito em relação à aposta do Sporting em portugueses. O ano passado (2011-12) jogaram muitos jogos só com 1: Rui Patricio. E este ano também foi assim até Janeiro, depois é que entraram o Miguel Lopes, Ilori e Joãozinho.
Henry Jones Jr
Oh Drulo tens memória curta tu! Ainda gostava de saber quem são os portugueses do Benfica que marcaram golos lol. Esqueceste-te de Adrian, André Martins, Bruma, Esgaio, Zezinho, enfim…Olha lá para a tabela outra vez e repara lá quantos golos tens.
Queres alguma vez comparar os teus três portugueses no 11 ao longo de toda a época? Todos os nossos fizeram tantos ou mais jogos que os teus. Além disso, o SCP tinha apenas 1 ponta de lança. O Outro foi em 3/4 ocasiões o Betinho, que curiosamente é português…que engraçado. Não acaba em "ic" nem em "z" e não tem "y's" lá no meio.
Juizinho rapaz!
Evolution
Chego à conclusão que muita gente não sabe o que significa a palavra "mito".
Emigra
caro drulo,
voce nao sabe bem o que diz pois nao?
para o bem e para o mal, o Sporting continua a ser de longe dos grandes o que mais joga com Portugueses. Os golos vieram do ricky vw mas a equipa é maioritariamente Portuguesa…
ou muito me engano ou voce é benfiquista: e aí é uma vergonha completa… quantas vezes tem jogado o benfica sem um único portugues no 11!!!!! Isso sim e vergonhoso.
LuisRafaelSCP
A partir de Janeiro a aposta voltou ao normal, tanto na aposta em portugueses como na formação.. apenas durante época e meia Godinho conseguiu destruir essa identidade.
Já terminou a época com Patrício, M.Lopes, Ilori, Joãozinho, Adrien (depois da lesão de Dier), André Martins e Bruma como titulares.
Ricardo F.
Golos não é sinónimo de utilização, mas de facto nos últimos 2 anos a aposta no que é nacional foi muito escassa. A direcção de Godinho Lopes só se preocupou em trazer jogadores estrangeiros. De qualquer maneira o Sporting acabou a época com Rui Patrício, Miguel Lopes ou Cédric, Ilori, Joãozinho, Adrien, André Martins e Bruma a terem uma utilização muito regular (sendo que existiram ainda João Mário e Esgaio bem à espreita de uma vaga que, espero – principalmente no caso do médio -, surja na próxima época), portanto inverte-se aqui o paradigma e 'renasce o mito' mesmo antes de ter acabado.
SL
Miguel
Isto é uma estatística de golos, claro que as equipas com atacantes portugueses têm vantagem. Nota para o Benfica com apenas 2 golos marcados.
Gabriel
Mas qual mito? Lá por uma época ter sido diferente não apaga todas as outras. Esta é que foi a excepção à regra. Para confirmar isso vê os jogadores da selecção da última década e repara em quantos estiveram ligados ao Sporting.
Aliás, esta época até podiam ser 10 Portugueses e o Van Wolfswinkel, pois a equipa esteve claramente mal, especificamente ao nível ofensivo, e praticamente só holandês é que marcava golos.
Pegam logo para atacar. Se o Benfica e o Porto tivessem esse "mito" (como já o tiveram) também estava a selecção bem melhor.
francisco
nem todos os portugueses são avançados. Tenho dito
Dani
Dados estatísticos muito interessantes.
Preocupante a situação do Sporting, mas não estranho nas últimas épocas (até à revolução de Janeiro) utilizamos muito poucos portugueses, 2/3 no máximo e quase todos eram defesas como o Patricio e Cédric ou Miguel Lopes.
agostinho
Que eu saiba os golos estrangeiros ainda valem o mesmo. No entanto é algo preocupante no que toca à selecção nacional. Para além de médios também precisamos de pontas de lança.