Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Coates: «Sair? Se o Sporting tiver de vender…»

Segurar ou vender? É um dos mais antigos do plantel e, após a saída de Bruno Fernandes, a liderança do plantel continua em aberto e o uruguaio, além de ser imprescindível para todos os treinadores desde que chegou, pode ter um papel importante nessa área. Por outro lado, não será fácil, por motivos salariais, o Sporting segurar um quarteto de centrais composto por Coates, Mathieu, Ilori e Neto.

Numa entrevista à rádio uruguaia 1010am, Seba Coates abriu a porta a uma saída de Alvalade. O central diz-se satisfeito no Sporting, mas, em caso de necessidade financeira do clube, está aberto a ouvir propostas do estrangeiro: “Não sei o meu futuro. O futebol é muito dinâmico e não sabemos o que se pode seguir. Sinto-me bem no Sporting, sou um dos que mais joga e mais anos tem de casa e sempre fui bem tratado em Portugal, assim como a minha família. Hoje não penso noutros campeonatos, mas, se no dia de amanhã o Sporting tiver de vender, posso pensar nisso”. Por outro lado, o antigo defesa do Liverpool abordou ainda a época leonina e a situação actual do mundo em torno do coronavírus: “Esta época não correu tão bem como em anos anteriores. Ficámos fora das taças rapidamente e o campeonato é sempre difícil, há Benfica e FC Porto na luta. A ideia é terminar o campeonato ainda este ano, mas depende de como evoluir o vírus. Nesta altura, o futebol é o menos importante. Por sorte, já tinha equipamento em casa para poder continuar a exercitar-me. Temos programas para mantermos a forma e fazemo-los por videochamada. O mais complicado é não ter contacto com a bola”.

20 Comentários

  • DICAS
    Posted Abril 9, 2020 at 5:17 pm

    Assumindo uma defesa de 3:

    LD: Coates, Quaresma
    LC: Mathieu, Neto
    LE: Ivanildo (Mathieu tambem podia fazer esta)

    O Ilori já desde à uns tempos para cá acho que se fosse adaptado a medio defensivo dava um jogador acima da media. Tem a velocidade para compensar em caso de contra ataque, sabe ter a bola no pé tem altura e posiciona-se bem.

    O seu defeitos, as constantes distracções seriam compensado pelo trio de centrais atrás dele.

    Acho que era o lugar perfeito par ele. Mas não vai acontecer.

  • Tiago Silva
    Posted Abril 9, 2020 at 10:25 am

    Deveria ser daqueles que o Sporting deveria fazer um esforço por manter, parece encaixar bem no esquema do Rúben Amorim, que gosta de ter um central mais alto e imponente no meio, e parece ser um elemento muito importante no balneário. Claro que surgir uma boa proposta têm que o vender, mas duvido imenso nesta fase. Acho que esta posição não precisa de ser reforçada, tentava vender o Neto e apostaria no Eduardo Quaresma, Guilherme Ramos e Ivanildo como as alternativas a Ilori, Coates e Mathieu.

  • DiogoF
    Posted Abril 8, 2020 at 9:11 pm

    Se tivermos em conta a relação qualidade/custo Coates é sem udúvida dos piores centrais da história do Sporting. Custa me imenso dizer isto mas pronto. Pode sair

    • Kacal
      Posted Abril 8, 2020 at 10:43 pm

      No máximo seria um “flop”, mas um central que já leva imensos jogos pelo clube e teve ótimas exibições e ajudou a conquistar alguns troféus, não poderá ser considerado um “flop”, penso eu. E depois o custo é um pouco indiferente porque qualidade é o factor principal e quando tiveram um central como Naby Sarr, nunca poderá ser pior.

    • Estigarribia
      Posted Abril 8, 2020 at 10:25 pm

      Hã? Repete lá isso…

      Saudações Leoninas

  • Antonio Clismo
    Posted Abril 8, 2020 at 8:34 pm

    Deveriam tentar manter o Coates por tudo aquilo que ele representa dentro do balneário.

    Trazer o Guilherme Ramos de volta não seria mal pensado. Subiu muito o nível durante a última época.

    A situação financeira do Sporting já não era famosa mas agora deverá estar ainda pior. Vão ter obrigatoriamente que apostar nos activos jovens e tentar valorizá-los e evoluí-los com tempo e paciência.

    Os clubes que apostaram forte na formação nos últimos anos partem em clara vantagem porque assim não precisam de ir ao mercado com dinheiro que não têm.

  • Estigarribia
    Posted Abril 8, 2020 at 7:30 pm

    Nem pensar em vender o Seba Coates. O uruguaio é um dos jogadores que sente a camisola em campo e que sabe o que é jogar à Sporting. Eu quero jogadores que deiam tudo em campo, que comam a relva pelo emblema de carregam ao peito. Nenhum jogador está acima do Sporting mas todos têm de deixar a pele em campo pelo Sporting.

    Posto isto ficaria com Seba Coates, Mathieu e Neto na próxima época e juntava-lhes Ivanildo Fernandes e Edu Quaresma, despachando assim o Tiago Ilori para o primeiro clube que estiver interessado nele.

    Saudações Leoninas

    • pcyrne89
      Posted Abril 9, 2020 at 9:55 am

      Estigarribia, admiro bastante os teus comentários mas neste caso acho que Ilori merece ficar pelos últimos jogos que tem feito e pelo menos por ser o mais novo (potencial) dos 4 centrais actuais. Temos de ver como se vai portar com o Rúben Amorim.

      O Mathieu está cada vez mais frágil, por isso se calhar até poderiamos ficar já com o Ivanildo na próxima época e o Edu emprestar.

      SL

      • Estigarribia
        Posted Abril 9, 2020 at 11:06 am

        pcyrne89,

        Antes de mais, obrigado pelos elogios e espero encontrar-te aqui mais vezes pelo Visão de Mercado. Espero que estejas bem nesta quarentena.

        Passando ao que interessa: na minha opinião só há duas formas de vermos isto. Se vendermos o Tiago Ilori por uma verba significativa poderíamos ficar com Seba Coates, Mathieu, Neto, Ivanildo e Edu Quaresma; mas, caso o Ilori fique (e o RA consiga um milagre em transformar o Ilori num bom jogador), poderíamos ficar com Seba Coates, Mathieu, Neto, Ilori e Ivanildo (emprestando assim o Edu Quaresma a um clube da 1ª ou 2ª Ligas). Que achas?

        Saudações Leoninas

  • JoaoMiguel96
    Posted Abril 8, 2020 at 7:12 pm

    Depende da manutenção de Mathieu para a época que vem. Se o francês ficar e aparecerem boas propostas pelo uruguaio então sim. Se sair o francês então nem pensar.
    É preciso ficar, na pior das hipóteses, com um deles.

    Depois há que equacionar as restantes opções. Parece-me que Amorim vai manter o 3-4-3, logo, serão necessários 5 centrais. Idealmente Mathieu, Coates, Neto seria o trio titular e depois há Ilori, Quaresma e Ivanildo (volta de empréstimo). Sinceramente vendia o Ilori (não gosto nada dele) e ficava com o Ivanildo e com o Quaresma.

    • Miguel Lopes
      Posted Abril 8, 2020 at 8:26 pm

      Coates não serve no esquema de 3 centrais. É muito lento e duro de rins. Vende-lo por 15M€ era uma achado financeiro, dinheiro a entrar e poupança de ordenados.
      Mathieu, apenas se baixar o ordenado em 40%, o risco de não jogar a maior parte da época é muito alto, ou então contrato por jogos jogados.
      Apostava no Neto, Llori e Ivanildo, com o Quaresma, o João Silva e principalmente o Gonçalo Inácio, que tem tudo para ser um grande central do lado esquerdo de prevenção. No entanto, também gostava que o Sporting comprasse o Nehuén Pérez, mas como estamos numa época de poupança.

      • JoaoMiguel96
        Posted Abril 8, 2020 at 8:48 pm

        Serve se jogar no meio e se não tiver que fazer dobras. O Mathieu tel feito as épocas praticamente todas na íntegra e tem sido sempre dos melhores. Merece sempre o salário que tem.

        Quanto ao Perez, pareceu me ser um ótimo central. Suponho é que seja caro, ainda por cima sendo do Atlético de Madrid.

        • Miguel Lopes
          Posted Abril 8, 2020 at 8:58 pm

          Eu não digo que o Mathieu não mereça, apesar de eu achar que ele está muito abaixo nas suas prestações, muito desligado do jogo. No entanto, o Sporting tem de refazer o seu orçamento e o Mathieu ganha muito e dará pouco retorno no futuro, para não dizer nenhum.

  • DavidDop
    Posted Abril 8, 2020 at 6:48 pm

    Neto nunca devia ter vindo. Ao ter a experiência de Coates e Mathieu, para que foi o Neto? Gastar dinheiro. Tem de se ter dois jovens, e dois mais experientes. Agora arrumem-se como quiserem.
    Por mim seria, Coates, Mathieu, Quaresma/ ou LLori dependendo a pré época de cada um, e Ivanildo Fernandes ( caso este não corresponda, contratar um jovem com potencial)

  • SCP99
    Posted Abril 8, 2020 at 6:46 pm

    Por mim se oferecerem os 15M que se fala, por parte da Lazio, aceitava. Tendo em conta os nomes que têm sido apontados ficaríamos com a defesa mais ou menos assim a curto prazo:
    DCE: Mathieu e Ivanildo
    DC: Neto e Gui Ramos
    DCD: Giannetti e Ilori
    Sendo que tanto o Quaresma como o João Silva teriam a possibilidade de tentar ficar com o lugar do Ilori e até de “impedir” a contratação do Gui Ramos.

    • Ricard0
      Posted Abril 8, 2020 at 6:49 pm

      A vender o Coates, seria para se arranjar um central melhor. Não faz sentido vende-lo e arranjar-se um central pior/igual. E com esses DC, apenas o Mathieu me convence.

      • SCP99
        Posted Abril 8, 2020 at 7:15 pm

        Isso do a vender é para comprar melhor só é verdade no Real, no Barça, no Dortmund, no PSG por aí. Os clubes portugueses todos os anos são obrigados a vender os seus maiores ativos de forma a poderem manter os seus orçamentos altos e a pagarem dívidas. 15M pelo Coates seria uma venda fantástica. Pois a mim era uma defesa que dava garantias.

        • Ricard0
          Posted Abril 8, 2020 at 7:58 pm

          Não concordo. Qualquer clube, desde que se mexa como deve ser no mercado, consegue arranjar substitutos à altura. Ainda para mais porque o Sporting não está a ser forçado a aceitar. Ao aceitar, é porque o quis.

          Concordo, 15M vendia o Coates. Mas apenas se fosse para ir comprar alguém melhor (no máximo igual mas mais jovem), porque se for para ir buscar mais Iloris e Netos mais vale estar quieto e vender esses 2.

          Para mim ficávamos com Mathieu, Coates, Neto/contratação para dar luta aos 2 titulares, Quaresma e Ivanildo.

Deixa um comentário