Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Como é possível podermos correr num parque e não num campo?»

Concorda? Itália é um dos países mais afectados pelo coronavírus.

Ciro Immobile manifestou a sua discordância em relação às medidas do Governo italiano, que irá manter as restrições preventivas no futebol. O regresso do Calcio não tem data e o avançado da Lazio afirmou que sente falta da profissão e que não faz sentido cada um poder correr na rua e não num campo destinado a desporto: “Não quero gerar controvérsia nem apontar nada a ninguém, apenas peço alguma claridade enquanto cidadão de Itália. Eu estou numa certa profissão e preciso de saber quando posso voltar a trabalhar. Nós só queremos voltar ao nosso trabalho. Todos os outros jogadores de diferentes clubes com quem falo sentem o mesmo. Como é possível que possamos sair e correr nos parques de Roma, mas não no centro desportivo de Formello onde consigo garantir a distância social de segurança?“. Por outro lado, o italiano mostrou-se disponível para jogar no Verão e rejeitou que queira regressar aos relvados pelo facto da Lazio estar em 2.º na Serie A: “Estamos prontos para trabalhar no calor do verão, pois podemos ser uma distração para todas as pessoas que não podem sequer ir de férias. Não quero voltar a jogar porque a Lazio está em segundo lugar na tabela de classificações, mas porque sinto falta do que amo fazer e da minha profissão”. Esta época, Immobile seguia como melhor marcador da Serie A, tendo apontado 27 golos.

52 Comentários

  • RodolfoTrindade
    Posted Abril 30, 2020 at 10:18 am

    Grande Ciro, é assim mesmo.

    Deixem-se de tretas e metam a bola rolar.

  • Ricardo1904
    Posted Abril 29, 2020 at 9:06 pm

    Eu trabalho numa fábrica no Norte do País onde habitualmente somos uma média de 3000 pessoas diariamente a entrar lá. Estamos em lay-off, devemos ter uma média de 1500 pessoas diárias a trabalhar na fábrica. Faço pneus, que é um material que é tocado por imensas pessoas, estou num sítio fechado, trabalho com pessoas desde Vila Nova de Gaia até Viana do Castelo.
    Quem é que provavelmente será infectado primeiro?
    Eu? Ou então algum jogador em que o clube tem meios e mais que meios de fazerem testes e etc etc???

    • Chico
      Posted Abril 29, 2020 at 9:53 pm

      Antes de mais, há uma distinção fulcral a fazer: precisamos de pneus para nos deslocarmos e assim sobrevivermos na sociedade ocidental. Não precisamos de futebol para sobreviver.

      Segundo, calculo que seja possível na tua fábrica praticar medidas de segurança com distanciamento, uso de máscaras e desinfectante, uso de luvas quando adequado, agilização do trabalho de turnos, etc etc. O mesmo não se aplica no futebol, que é um desporto de contacto e implica, como o Kafka refere, uma mobilização de uma porção enorme da população. O facto dos jogadores de futebol andarem a viajar em grupo de um lado para o outro do país também aumenta exponencialmente o risco de transmissão.

      • Ricardo1904
        Posted Abril 30, 2020 at 8:41 am

        Chico será que precisamos assim tanto de pneus???
        Ou mais tarde ou mais cedo vai ser como o petróleo que vai ser quase dado?
        Não me refiro só ao facto de eu fazer pneus, mas como eu muita mais gente trabalha em diversas áreas que não são essenciais mas tem de trabalhar. É impossível tu num espaço de kms quadrados como o sitio onde trabalho fazeres desinfecção e ter todos os cuidados possíveis para não infectar ninguém, impossível.
        Eu nunca disse que o futebol devia voltar com adeptos como é óbvio, nunca disse que tem de ser tudo normal nada a ver, mas os jogadores podem muito bem ser obrigados a confinamento e serem controlados pelos clubes, e os clubes irem realizando testes para isso, porque quer queiramos quer não o futebol é uma indústria com muito dinheiro.
        E falo do futebol como falo de todas as profissões em geral, temos de nos habituar a conviver com isto, não somos um país rico e não podemos dar nos ao luxo de estar assim fechados, se não daqui a pouco estouramos com a banca do estado que já está cheia de dívida e com tudo o resto. Daqui a uns tempos não há € para as reformas dos velhotes, não há dinheiro para o SNS não há dinheiro para nada.
        E por mais duro e cruel que possa parecer, é preferível morrerem 100.000 pessoas por causa do covid do que morrerem 1.000.000 ou mais a fome.

        • Kafka
          Posted Abril 30, 2020 at 12:25 pm

          Ricardo

          Não precisamos de pneus?? os carros, ambulâncias, autocarros, aviões etc andam como??

          Se hipoteticamente hoje parasse a produção de pneus por tempo indeterminado, dentro de algumas semanas quando os stocks a nível mundial acabassem, o Mundo nunca mais seria o mesmo…ou consegues imaginar o mundo ocidental sem carros, sem bicicletas, sem autocarros, sem aviões, sem ambulâncias etc etc etc….

        • Ricardo1904
          Posted Abril 30, 2020 at 9:20 am

          Ps: sou totalmente contra o futebol negócio já agora

    • Kafka
      Posted Abril 29, 2020 at 9:35 pm

      Primeiro a tua empresa deverá implementar todas as regras de segurança, sendo certo que mesmo assim obvio que sei que não é garantido que o virus se propaga, mas é fundamental que o faça

      Depois falaste em 3000 pessoas lá a trabalhar, ok tudo bem….mas para além dessas 3000 pessoas, vocês têm claques que se reúnem todos os dias em grandes aglomerados para vos verem trabalhar? ou milhões de pessoas que reúnem em cafés, restaurantes etc para te ver a ti e aos teus colegas fazerem pneus??

      Ou seja, resumidamente um dia de trabalho teu e da tua empresa, provoca para além da movimentação das 3000 pessoas que falas, ainda uma reacção em massa de centenas de milhares ou mesmo milhões de pessoas para vos verem trabalhar a fazerem pneus??

      Admito o meu desconhecimento da área, mas não fazia ideia que fazer pneus tinha assim um impacto mediático tão grande capaz de movimentar milhões de pessoas diariamente para as pessoas poderem ver o fabrico das mesmas

      Mas adiante, outra questão que tem de ser ponderada em situações de calamidade como a vivemos hoje em dia, é a importância das respectivas economias para o funcionamento da sociedade, ora nesse âmbito a industria dos pneus é bem mais importante para um país funcionar do que a economia do futebol, porque se não houver pneus, os carros deixam de andar, os transportes publicos como os autocarros também não funcionam porque não há pneus, as ambulâncias também não andam porque não têm pneus etc….já o futebol, se não houver futebol o que acontece à sociedade???? nada….o futebol não é fundamental para o funcionamento de um país, um empresa de pneus, de transportes ou de limpeza e distribuição sim são fundamentais para um país poder funcionar….portanto nesse âmbito tem de haver prioridades sabendo de antemão que não há soluções perfeitas e óbvio que haverá sempre quem ficará prejudicado ou não

      • Razerklay
        Posted Abril 29, 2020 at 10:59 pm

        Então e todas as pessoas que trabalham em actividades não essenciais (desportistas, funcionários, actores, etc) não precisam de dinheiro para pôr comida na mesa e pagar contas? Tudo precisa de voltar a funcionar eventualmente. Os clubes grandes ainda estão a pagar certa percentagem de salários, mas até quando? E os clubes mais pequenos?

        E os adeptos têm uma responsabilidade social, tal como todos nós, que não é responsabilidade dos clubes. Tal como sabem perfeitamente que não é suposto irem todos divertidos para a praia no verão, também têm de saber que não podem ir todos para os cafés ou o marquês festejar.

        Já dei a minha opinião abaixo, mas acho que os clubes têm perfeitamente a capacidade de fazer testes a todos os jogadores e equipa técnica e depois é questão dos jogadores terem os cuidados que todos temos de ter em deslocações essenciais a locais públicos. Há que ter cuidados, mas não é possível parar a economia por mais de uns 2 meses. Senão não é com o corona que temos de preocupar, mas passa a ser com a fome e pobreza.

        • Kafka
          Posted Abril 29, 2020 at 11:16 pm

          As actividades não essenciais têm de ser abertas gradualmente, como se está a fazer em todos os Países e consoante o evoluir das coisas

          Como é evidente e infelizmente as pessoas desses sectores muitas irão para o desemprego, pior ainda é as pessoas que vivem do turismo, porque o turismo a nível Mundial só deve estar em pleno depois de haver vacina e esse é um sector com bastante mais impacto na economia portuguesa, nem há comparação sequer….infelizmente essas pessoas vão perder o emprego, e portanto tal como as do futebol, vão ter de procurar outro emprego, outras funções, e se no turismo é assim, no futebol não vai ser diferente, portanto se as pessoas que trabalham do turismo nos próximos 2 anos vão ter de mudar de profissão, porque é que os futebolistas e os actores também não podem mudar de profissão?? são diferentes do pessoal do turismo é isso?

          • Ricardo1904
            Posted Abril 30, 2020 at 8:36 am

            Kafka, não tenho claques a verem me fazer pneus mas tenho imensas pessoas que estão em contacto com os materiais tal como eu estou.
            Em relação às claques, estas juntam se na mesma, acha futebol ou não, por isso para mim isso nem é uma questão.
            Falas do turismo mas o sector que mais é afetado é o setor da hotelaria.
            Já imaginas te quantos cafés ou restaurantes têm rendas para pagar, funcionários etc etc? Nós temos uma missão importante em relação a isto que é habituarmos nos a viver com este vírus quer queiramos quer não. Porque a vacina vai demorar muito tempo e a economia não pode parar.
            E como o futebol é uma parte muito importante da economia a nível mundial, felizmente para uns infelizmente para outros, vai ter de voltar mais cedo ou mais tarde. Porque nem falo em relação ao meu clube porque tem boas finanças para ir suportando as contas, mas refiro me aos clubes pequenos, não só da primeira liga, mas do campeonato de Portugal e coisas do género! Um jogador tem o mesmo direito que eu e tu temos de lutar pelos nossos sonhos e por aquilo que queremos…
            Concordo com o que o razerklay disse, todos temos uma responsabilidade social para com este vírus.

          • Razerklay
            Posted Abril 30, 2020 at 12:15 am

            A diferença é que turismo e restauração por exemplo, envolvem contacto com clientes que não controlas (não tens de maneira de saber se estão contaminados), portanto têm de existir muitos mais cuidados. No futebol não têm contacto com terceiros. Se os intervinientes não estão contaminados, então podem interagir entre si, e os adeptos em vez de irem ao estadio, assistem na tv. Perdes o clima habitual, mas não paras uma economia que envolve milhares de milhões. Quanto menos actividades forem obrigadas a parar melhor obviamente, não dá para todos mudarem de profissões, já basta as inscrições no centro de emprego terem disparado este mês.

  • AGomes
    Posted Abril 29, 2020 at 8:40 pm

    querer fazer algum tipo de pressão nesse momento para o retorno do futebol, ainda que seja só para treinos, é estupidez.

  • DNowitzki
    Posted Abril 29, 2020 at 8:30 pm

    Ouvindo o Rodrigues Guedes de Carvalho, naquele seu estilo de padre sem batina a fazer a sua homilia aos incautos, já percebi o motivo por que as federações das modalidades de pavilhão (exceto o futsal) deram a época por concluída: o futebol em Portugal vai voltar no início de junho.

  • Gunnerz
    Posted Abril 29, 2020 at 8:07 pm

    Claramente que ciro se está a referir a jogarem no sistema táctico dos matraquilhos, conseguindo assim manter as distâncias sem dificuldades.

  • Mantorras
    Posted Abril 29, 2020 at 7:51 pm

    Acho que se nota o desespero nas palavras do rapaz, pela incerteza que se vive, em relacao a tudo… e no caso dele a actividade profissional dele. A comparacao dele com “correr no parque” e com treinar, nao e com jogar, e ao mencionar a “distancia de seguranca” ele esta a falar em treino individual e nao em treinos coletivos e peladinhas, etc. Pelo menos foi isso que entendi.

    Jogar no verao, etc, e o desespero pela falta de informacao. Obvio que ha muita pressao e sera uma decisao muito dificil de tomar, isto e mais um desabafo na esperanca que algo seja decidido, ou sim ou sopas. Havendo competicao sera sempre sem gente nas bancadas, o risco dos atletas ja aqui se discutiu muitas vezes, sera sempre algum/grande e como lidar com ele e complicado de adivinhar, nao gostaria de estar na posicao de quem decide, porque serao criticados seja qual for a decisao. Ainda para mais num pais tao fustigado com a doenca…

    Seja como for, e deixando o futebol de parte, porque em boa verdade, nao e algo essencial e acho que passamos bem sem ele (diferente para quem dele vive… eu sei), entendo-o perfeitamente, porque isto de viver numa “prisao aberta” nao tem piada nenhuma e tem os dias contados, por diversos motivos sociais/economicos. Ninguem razoavel acha que e facil ou que se deve voltar com tudo, em forca, so porque sim, e estupidamente… mas ja e tempo de quem e responsavel dar um “update” nos planos para retoma, eu pelo menos vivo melhor quando sei o que esta em equacao. Acho que e um pouco isso que ele pede.

  • Razerklay
    Posted Abril 29, 2020 at 7:25 pm

    Ele está a falar dos treinos e tem toda a razão. Para além disso, a economia terá de ser retomada, com os devidos cuidados, e isso deveria também incluir o futebol e outros desportos. Basta que todos os jogadores e equipas técnicas sejam testados e depois mantenham os cuidados de isolamento e precauções quando o deslocamento a locais públicos é necessário.
    É uma situação complicada, e não há uma solução perfeita, mas a economia não pode ficar parada por muito mais tempo, ninguém vive sem dinheiro também e o futebol em específico afecta jogadores, clubes, equipas técnicas, canais televisivos, casas de apostas, apostadores profissionais…
    Há casos muito mais complicados, como por exemplo restaurantes, cafés, cinemas, centros comerciais, em que é impossivel controlar se os clientes estão contaminados ou não e esses sim, vão precisar de medidas bem pensadas e apoios financeiros.

  • DNowitzki
    Posted Abril 29, 2020 at 7:14 pm

    O Dybala (aquele y ali complica-me o sistema nervoso) continua a acusar positivo… E já lá vão quantos meses?

    Até pode ser um falso positivo, mas ninguém o vai deixar entrar em campo enquanto continuar a ser um +.

    Atenção ao que se passa em Inglaterra!

  • Chico
    Posted Abril 29, 2020 at 6:54 pm

    Este moço é burro, só pode, ou então faz-se. Porque não compreender a diferença entre a possibilidade de correr em parques abertos com vários metros de distância entre pessoas e a da prática de um desporto de contacto entre 22 pessoas durante 90 minutos é chocante.

    Mais uma vez futebolistas a demonstrarem a sua ignorância do mundo, uma vez que foram criados desde os 7/8/9 anos só a pensarem naquilo e depois muitos milhões a entrarem na conta desde novos. As pessoas não precisam de futebol para se entreterem e viverem… Sempre gostei muito de futebol, mas há muito mais na vida do ser humano comum e os futebolistas não são salvadores de coisa nenhuma, apesar de muitos sentirem que são.

    • Goncalo Silva
      Posted Abril 29, 2020 at 7:23 pm

      Ele claramente fala dos treinos. Criticar de forma gratuita também não vale. Estás claramente a generalizar.

      • Chico
        Posted Abril 29, 2020 at 7:40 pm

        E mesmo falando dos treinos, ele terá noção que vai andar durante meses ou um ano a correr sozinho com larga distância para os outros e a fazer uns exercícios de bola individuais, isso faz em qualquer lado.

      • Chico
        Posted Abril 29, 2020 at 7:38 pm

        Ele diz que quer ser a distração do povo no verão. Não o será certamente a treinar no centro de estágios do clube dele….

  • Kafka
    Posted Abril 29, 2020 at 6:07 pm

    Aliás bastava ele fazer uma questão simples e veria que é ridículo a comparação

    22 Homens conseguem correr em simultâneo mantendo uma distância de 2 metros entre si? Sim conseguem

    22 Homens conseguem jogar futebol mantendo sempre uma distância de 2 metros entre si? Se o objectivo fôr ter resultados de 120-119 conseguem… Se o objectivo fôr jogar futebol então NÃO conseguem

    • DNowitzki
      Posted Abril 29, 2020 at 6:54 pm

      Creio que ele se referiu apenas à questão dos treinos, embora não invalide tudo o que disseste: se eu for dar uma voltinha de bicicleta, vou sozinho; se for para o centro de treinos, já somos 5 ou 6 pessoas envolvidas.

      • Aurinegro
        Posted Abril 29, 2020 at 8:59 pm

        Concordo com os dois. Mas podemos olhar por outro prisma. Se eles, profissionais, forem para o centro de treinos são menos 5 ou 6 que vão para o parque, onde andaram outras pessoas a correr porque eles acabarão por ir para lá.

        Se ele falar apenas em treinos, e praticamente corrida e cardio, não sou contra.

        Tudo o que envolva treino de grupo e consequente contacto fisico, é muito cedo ainda para pensar nisso, principalmente em Itália.

      • Kafka
        Posted Abril 29, 2020 at 7:07 pm

        Ok mesmo partindo do pressuposto que se referia apenas aos treinos….mas se ele diz “que manterão a distância de segurança” (palavras dele), então que treinos serão esses?

        Tu vais treinar futebol dizendo aos jogadores para se manterem a 2 metros de distância?? isso acabará na mesma por ser treinos individuais, logo pouco ou nada diverge se o fizerem o treino em casa ou num parque aberto isoladamente

        Não é possível treinar futebol com os jogadores a não poderem ter contacto físico entre eles…chamem o que quiserem a esse treino, mas não é futebol de todo, no máximo serão treinos individuais, mas treinos individuais por treinos individuais, isso eles podem fazer em casa, até porque todos eles ganham bastante bem e têm espaço nas mansões onde vivem para o fazer

  • Mr.Peanut
    Posted Abril 29, 2020 at 6:04 pm

    Alguma pessoas nao devem saber mesmo ler ou entao so leem o que lhes convem e depois fazem comentarios disparatados.
    O Ciro diz que quer voltar a treinar com as medidas de segurança. Quando se corre num parque as pessoas por vezes passam mesmo ao lado umas das outras enquanto que num recinto se pode manter a distancia de segurança. Mais, ele nunca disse para a liga recomeçar agora, disse apenas que estaria disposto a jogar no verao.
    Tem toda a razao no que diz.

  • Kafka
    Posted Abril 29, 2020 at 5:35 pm

    Correr é um desporto individual, não obriga a contacto directo entre os intervenientes

    Ele diz que consegue manter a distância social de segurança???? é possível jogar futebol mantendo sempre uma distância 2 metros entre todos os 22 jogadores?????

    Outra situação que ele não abordou, mas pelos vistos deve saber que o futebol gera aglomerados de pessoas/claques, a começar pela claque do clube dele que como se sabe primam pela inteligência e sensatez, ou será que ele acredita mesmo que a claque do clube dele (que como todos sabemos é uma claque bastante sensata e racional, ups) não se vai reunir à porta do estádio ou em qualquer local?

    • Leonidas
      Posted Abril 29, 2020 at 6:11 pm

      Então por esse prisma, qualquer desporto só vai poder ser retomado lá para finais de 2021 (a acreditar que já teremos uma vacina produzida a larga-escala)?

      • Chico
        Posted Abril 29, 2020 at 6:54 pm

        Desportos de contacto? Sim, possivelmente.

        • Leonidas
          Posted Abril 29, 2020 at 7:14 pm

          E se nunca houver uma vacina? Acaba-se simplesmente com tudo o que não seja o golf?

          • Chico
            Posted Abril 29, 2020 at 10:05 pm

            Exemplo muito prático. Está a surgir evidência que o COVID aumenta significativamente o risco de doença de Kawasaki em crianças, uma doença normalmente muito rara, mas muito grave e potencialmente fatal. Vamos aceitar a possível morte de milhões de crianças para podermos ver bola e fazermos o que queremos, sem dar luta?! E isto é apenas um de possíveis efeitos a longo prazo que a infeção poderá ter.

            • RuiGomes
              Posted Abril 30, 2020 at 12:29 am

              Acho que ainda precisam de uma amostra muito maior para provar qualquer tipo de correlaçao (e do Japao, o pais com maior incidencia da doença, nao foi relatado qualquer caso associado a Covid-19).
              Mas mesmo confirmando que ha evidencia entre as duas doenças (ou no pior dos casos, que ha uma correlaçao absoluta), tendo a doença de Kawasaki uma mortalidade inferior a 1%, a hipotetica “possivel morte de MILHOES de crianças” parece-me demasiado exagerado. Só se presumir que pelo menos 100milhoes de crianças com idade ate 5 anos serão afectadas.
              Nem discuto a opinião que se tenha em relação à quarentena ou ao recomeço/reabertura de certas industrias, mas por favor que nao se entre em sensacionalismos.

            • Leonidas
              Posted Abril 29, 2020 at 11:16 pm

              Não existe evidência nenhuma até agora que o risco de ter essa doença seja aumentado com COVID. Os únicos “dados” que existem até ao momento é que tem havido um aumento invulgar no número de casos de crianças com essa doença, mas nada de conclusivo até ao momento.

              Relativamente a crianças/adolescentes e COVID, os únicos dados certos até ao momento é que o IFR nas escalões etários 0-20 é completamente residual.

              • Chico
                Posted Abril 30, 2020 at 12:54 am

                Atualmente, é só opinião de peritos, que é o grau mais baixo de evidência, mas já estarão a ser conduzidos estudos nesse sentido. De resto, há associação de Kawasaki com outros coronavírus. Artigo de 2005 “Association between a Novel Human Coronavirus and Kawasaki Disease”, publicado no Journal of Infectious Diseases (série de casos): Kawasaki disease is a systemic vasculitis of childhood; its etiology is unknown. We identified evidence of a novel human coronavirus, designated “New Haven coronavirus” (HCoVNH), in respiratory secretions from a 6-month-old infant with classic Kawasaki disease. To further investigate the possible association between HCoV-NH infection and Kawasaki disease, we conducted a case-control study. Specimens of respiratory secretions from 8 (72.7%) of 11 children with Kawasaki disease and from 1 (4.5%) of 22 control subjects (children without Kawasaki disease matched by age and the time the specimens were obtained) tested positive for HCoVNH by reverse-transcriptase polymerase chain reaction (Mantel-Haenszel matched odds ratio, 16.0 [95% confidence interval, 3.4–74.4]; P = .0015). These data suggest that HCoV-NH infection is associated with Kawasaki disease.

                Não sei a que se refere com IFR.

          • DNowitzki
            Posted Abril 29, 2020 at 7:44 pm

            No tempo da peste negra, não havia vacina. Resultado: 1/3 a 1/4 dos europeus foram morar com S. Pedro mais cedo.

            Há 102 anos, a gripe espanhola também não foi contemplada com qualquer vacina.
            Resultado: o maroto do vírus convidou 30 milhões de pessoas a uma visita de estudo, dividida entre ao Paraíso e ao Inferno, sem retorno.

            Alguém se chega à frente para correr o risco de uma coisa destas se repetir sejam quais forem os motivos?

            O Adolfo e o José, apesar de todos os esforços, não conseguiram, em conjunto, chegar perto sequer destes números! E, oh, se eles se esforçaram!

            • RuiGomes
              Posted Abril 29, 2020 at 11:14 pm

              Nao sei se no ultimo paragrafo estas a ironizar sobre o numero de mortos da 2a guerra mundial, mas se estas, ficas a saber que os numeros de mortos em absoluto da 2a guerra mundial sao superiores ao numero de mortos da peste negra e da gripe espanhola em conjunto.

              • DNowitzki
                Posted Abril 30, 2020 at 2:07 am

                Bom, teríamos de discutir o que são valores absolutos e como os apurar.

                Há números que apontam para o facto de a peste negra ter dizimado até 200 milhões de pessoas no total, o que seria um pouco mais do dobro da II GM.
                Quanto à gripe espanhola, fala-se em 30 milhões, 50… Ninguém sabe ao certo.
                Por isso, não sejas tão perentório.

                E o meu ponto nem sequer era esse.

                • RuiGomes
                  Posted Abril 30, 2020 at 9:28 am

                  Os numeros absolutos que tu falaste acima foram “1/3 a 1/4 dos europeus” no tempo da peste (cerca de 25 milhoes) e “30 milhoes” da gripe espanhola. E que o “Adolfo” etc nunca chegou a esses numeros.

                  Percebo o ponto, mas menosprezar o numero de mortes de uma grande guerra mundial comparando com varias epidemias (uma das quais ha 700 anos atras) para argumentar sobre o que vivemos hoje pareceu-me demais… eu até aprecio sarcasmo e ironia, mas nao acho que tenha saido muito bem.

          • Kafka
            Posted Abril 29, 2020 at 7:38 pm

            Se nunca houver uma vacina, é provável que a própria população vá ficando cada vez mais forte na capacidade de resistência ao vírus, e todos os que sobreviverem ao mesmo já estarão mais preparados para o enfrentar do ponto de vista da auto-imunidade, agora isso levará também a muitas mortes até chegarmos a esse ponto

            Mas adiante que nem é essa a tua questão, mas nada na história da Humanidade é “imortal” portanto o desporto como qualquer outra coisa terá um dia o seu fim, ou o seu declinio para se tornar “residual” aos olhos da sociedade que terá outros interesses…aliás essa é a tendência actual, onde por exemplo hoje em dia as crianças já não tem todas como principal foco de interesse o futebol, coisa que na Europa acontecia à 20 anos atrás…hoje em dia as cranças já se dividem entre futebol, jogos de computador ou mesmo outras coisas

            Portanto o fim do futebol não significa o fim do Mundo, é algo que um dia irá acontecer (provavelmente não enquanto estejemos vivos), mas se tivéssemos uma máquina do futuro e fossemos a 2300 ou 2400 eu diria que provavelmente o futebol nessa altura será algo completamente residual para a sociedade dessa altura, que nessa altura já terá outro tipo de entretenimento e interesses, mas lá esta é pura suposição, porque é impossivel de provar, porque nenhum de nós aqui irá sobreviver até ao ano 2400

            Mas voltando-nos a recentrar na tua questão, os trabalhos e profissões vão evoluindo conforme a sociedade evoluiu e se depara com os problemas que tem, se fores ver há muitas profissões/economias que existiam na década de 90 que hoje em dia não existem, porque se extinguiram e não foram capazes de se adaptar ao presente…logo o desporto enquanto economia não é diferente, logo ou se adapta aos novos problemas, ou acabará por se extinguir

            • Aurinegro
              Posted Abril 29, 2020 at 8:56 pm

              Completamente de acordo.

              Não sei como ainda há pessoas que não conseguem ver isto.

            • DNowitzki
              Posted Abril 29, 2020 at 8:28 pm

              Aquilo que escreveste faz com que toda a agressividade e violência que está associada ao fenómeno desportivo seja ainda mais incompreensível e ridícula.

              Porém, tal como há pessoas que creem que nunca irão morrer, também a malta cega e acéfala acredita que o futebol e os clubes serão eternos…

            • Filipe22
              Posted Abril 29, 2020 at 7:48 pm

              Excelente comentário Kafka, subscrevo totalmente.

          • Chico
            Posted Abril 29, 2020 at 7:34 pm

            Acho que ainda estamos muito cedo no processo para andar a fazer suposições desse género. Se tudo falhar, o que considero altamente improvável, sim, teremos que retomar tudo à normalidade daqui a uns anos. MAS…. Primeiro, todos os esforços terão que passar por conter a doença, medidas de proteção de eventual e investigação no sentido de tentar desenvolver tratamento curativo e vacinas. Quero que acreditar que dentro destas duas surgirá uma solução, com todos os recursos da investigação biomédica virados para aí. No entanto, é claro que todo este processo pode falhar, há essa possibilidade! Se nunca houver vacina nem tratamento curativo, a última solução possível para o problema será a imunidade de grupo, mas desconhece-se se isso será eficaz! Todos os coronavírus até agora não geraram imunidade permanente nos infetados. Caso se verifique que a imunização dos doentes é apenas temporária, não haverá volta a dar, o desfecho será altamente trágico e retormar-se-á a atividade ao normal mediante os possíveis, mas nesse caso, que quero acreditar ser muito improvável, o mundo não seria o mesmo. Ainda se sabe tão pouco do vírus, desconhecem-se por completo os efeitos a longo prazo por exemplo… Começa-se a descobrir que o vírus afeta o sistema nervoso central, mas ainda se sabe pouco e isso aplica-se a tanta outra coisa. Queres aceitar a chegada de outro Influenza mais agressivo, mais letal e mais contagioso, sem dar luta? Eu não… E atenção que o Influenza tem vacina!

            • Kafka
              Posted Abril 29, 2020 at 7:57 pm

              Na mouche Chico, desistir sem tentar dar luta ao vírus seria um fracasso imenso da Humanidade ainda para mais quando a Humanidade nunca teve tão evoluída em toda a sua história como esta actualmente do ponto de vista científico

            • DNowitzki
              Posted Abril 29, 2020 at 7:45 pm

              Há malta que tem dificuldade em perceber estas coisas e «acha» umas coisas.

              3, 2, 1…

      • Kafka
        Posted Abril 29, 2020 at 6:38 pm

        O ténis não obriga a contacto físico….há modalidades individuais que não é necessário contacto físico directo entre os intervenientes

        Quanto aos desportos colectivos, ninguém está a dizer que só podem começar depois de haver vacina, mas só deviam começar quando a pandemia estivesse controlada, conheces algum País na Europa ou no Ocidente que tenha a pandemia já controlada??

  • Filipe22
    Posted Abril 29, 2020 at 5:22 pm

    Esta indignação… então a jogar futebol não estão a cabecear a bola todos suados? Não há perigo aí?

    Gosto muito de futebol mas ainda não morri por não jogar/ver, ao contrário do vírus que sim, posso morrer por causa dele.

    Que deixem os cientistas estudarem soluções como vacinas e não se ponham a inventar.

    • DNowitzki
      Posted Abril 29, 2020 at 6:55 pm

      A única razão que aceito (entre aspas) para que se volte a jogar em «breve» tem a ver com o emprego dos que estão no fundo da pirâmide.

  • Kacal
    Posted Abril 29, 2020 at 4:56 pm

    Se estiver a ser sincero e honesto em tudo, concordo e penso o mesmo. Mas é sempre uma opinião controversa e que já nem vale a pena discutir.

Deixa um comentário