Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Como encaixar o talento de Bernardo Silva neste Benfica?

Depois de conquistar o seu espaço na equipa B – e de ter deslumbrado pelos sub-19 (no Euro da categoria) e agora ao serviço dos sub-21 – o momento de Bernardo Silva obriga à análise em torno do seu eventual futuro com a camisola das águias. Não se deixem enganar pelo seu aspecto franzino que mais parece o de um miúdo do 8.ª ano. O internacional português é mesmo um talento acima da média, daqueles que não aparecem há muitos anos, e que tem tudo para fazer nome no Benfica. A forma como conduz a bola com o seu pé esquerdo delicioso (a comparação com Messi neste capítulo não é, de todo, descabida, salvo as devidas proporções), e os pormenores fantásticos que exibe jogo após jogo, não deixam dúvidas de que estamos perante um grande craque. No entanto, e à semelhança do que acontence com muitos outros talentos do plantel encarnado, onde é que vai aparecer espaço para a afirmação do craque esquerdino? O Benfica não pode desperdiçar um talento como este, embora ainda seja “cedo” para reclamar oportunidades, tendo em conta – sobretudo – o vasto leque de opções de Jorge Jesus no plantel principal. Contudo, Bernardo Silva não pode ficar eternamente na equipa B, muito menos passar por um processo semelhante ao de André Gomes. O médio centro passou de aposta regular, a relegado à 2.ª Liga, isto é, se fosse uma ordem natural estaria, neste ano, a jogar mais que na temporada passada (está a acontecer precisamente o contrário). Para já, Bernardo conta com 10 min disputados pela equipa principal (entrou diante do Cinfães para a Taça de Portugal), mas o Estádio da Luz já suspira pela técnica do pequeno génio formado no Seixal. Onde poderia encaixar Bernardo Silva no onze encarnado? Qual será o futuro do esquerdino nas águias?

Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): Ruben Silva

73 Comentários

  • GonçaloSLB
    Posted Novembro 24, 2013 at 1:55 pm

    Merece muito mais que o djuricic que só se queixa e ainda nao fez nada

  • LuisRafaelSCP
    Posted Novembro 24, 2013 at 1:57 pm

    Fácil… deixar de comprar Fariñas e Djuricic's, e meter o miúdo a jogar!
    Infelizmente não me parece que vá ser aposta num futuro próximo, o que pode levar a alguma estagnação/falta de motivação do jogador.

    Vamos ver como o Benfica gere este processo, mas como já disse anteriormente, se não aproveitarem esta geração de talentos (Ivan, Cancelo, A.Gomes e principalmente o Bernardo Silva), então, definitivamente o Benfica não quer aproveitar a formação e para isso mais vale acabarem com o futebol nas camadas jovens!

    • Pedro Pereira
      Posted Novembro 24, 2013 at 3:05 pm

      também não pode ser assim, Djuricic foi uma das contratações mais elogiadas pelos adeptos do Benfica nos últimos anos.

      Bernardo Silva terá o seu espaço, conta também com a ajuda do Rui Costa que quer ver o Benfica com um 10 à sua altura

    • LuisRafaelSCP
      Posted Novembro 24, 2013 at 3:37 pm

      Foi uma das contratações mais elogiadas, tal como foi o Labyad por parte do Sporting.. isto por aquilo que jogavam na Holanda, mas Holanda não é Portugal, e por cá, nada mostraram até ao momento.

      Porquê insistir num jogador que está sempre a pressionar para jogar mais, mas depois quando joga arrasta-se em campo? Os miúdos tão à espera de oportunidades.. e UMA, pode ser suficiente para agarrar o lugar!

  • Captain Tsubasa
    Posted Novembro 24, 2013 at 2:01 pm

    Enquanto o Jesus for treinador do Benfica, nunca haverá uma aposta (com continuidade e não 10 min de quando em vez) nos jogadores das camadas jovens, como tal o que o Bernardo Silva tem de fazer é sair o quanto antes do Benfica, pois só se está a perder e parecendo que não já tem 19 anos, pelo menos a ano e meio que devia ser titular de uma equipa sénior da primeira divisão…

    Como Benfiquista custa-me dizer isto, mas é esta a realidade infelizmente o Jesus é zero a apostar em jogadores das camadas jovens…e já agora uma boa opção para o Bernardo Silva, até seria ir para o Sporting já em Janeiro, e provavelmente até entraria logo como titular..

    • LuisRafaelSCP
      Posted Novembro 24, 2013 at 2:31 pm

      Vender o maior "craque" da actual formação do Benfica ao Sporting, seria o fim da dupla Jesus/Vieira… além disso, o Sporting não anda a nadar em dinheiro para comprar jovens ao Benfica.

      Quanto ao ser titular, se realmente jogar isto que tem demonstrado sim, seria titular no lugar do A.Martins, mas é bom não esquecer que ainda falta fazer a transição de uma 2ª Liga para a 1ª.

    • hertz
      Posted Novembro 24, 2013 at 2:36 pm

      O Bernardo Silva é benfiquista ferrenho e já disse publicamente que nunca jogaria no Porto ou Sporting por mais dinheiro que lhe dessem. E mais, mesmo que o Benfica o fosse vender, nunca o venderia aos rivais.

    • Renato
      Posted Novembro 24, 2013 at 2:49 pm

      Hertz acredita mesmo que ele não jogaria pelo Sporting ou Porto se lhe dessem 1 bom ordenado? não se iluda, em Portugal o amor a camisola já acabou

    • Jorge Queirós
      Posted Novembro 24, 2013 at 3:06 pm

      é pena porque este Bernardo Silva era o jogador ideal para o FC Porto recrutar. Ele e o Bruma no Porto iam fazer muitos estragos

    • Mah Med
      Posted Novembro 24, 2013 at 3:08 pm

      hertz moutinho disse o mesmo e veja la como isso acabou…

    • Captain Tsubasa
      Posted Novembro 24, 2013 at 3:13 pm

      Ambos têm razão no que dizem, subscrevo ambos, mas temo que com isso se vá perder um grande jogador de futebol, porque ele no Benfica não vai ter oportunidades

    • Pedro Jorge
      Posted Novembro 24, 2013 at 3:31 pm

      como se o Bernardo Silva já não pudesse ser titular no benfica…djuricic??o que é que ele já fez para jogar??

    • hertz
      Posted Novembro 24, 2013 at 4:20 pm

      Nao me recordo do Moutinho ter dito isso…

    • KingLeao
      Posted Novembro 24, 2013 at 5:27 pm

      Hertz nao disse?? vai la procurar qual benfiquista ferrenho qual que! o Moutinho tambem o era e olha no que deu, o Bernardo Silva tem capacidade para brilhar no futebol portugues mas nao facam num Messi porque nao o eh e nunca vai ser, Nao vejo ninguem a falar assim sobre o Iuri que tem estado no mesmo nivel e talvez melhor.

      SL

    • MosqueteiroSLB
      Posted Novembro 24, 2013 at 7:15 pm

      incrivel. estamos a falar do bernrdo silva e puxam sempre o iuri para a conversa. e como se nao bastasse ainda dizem que tem estado melhor. nao o vi na seleçao. no mes passado bernardo silva ganhou o premio de jogador do mes. expliquem-me ondee que iuri esteve melhor?

      e nao comparem o bernardo a joao moutinho. porque aconteceu a um jogador nao tem que dizer que nao existe amor a camisola. nao generalizem. wiliam carvalho tambem ja rejeitou o benfica.

      este miudo e craque. djuricic nao tem sido o que se esperava. enzo deve jogar mais recuado e sobram markovic, jesus nao o quer por no meio, e este rapaz. eu adorava ve-lo jogar, mas nao vamos dramatizar. esperem pela taça da liga que ele ja deve começar a ser aposta. assim que confirmar vai directo para o 11, olhem por exemplo para o silvio, ou mesmo siqueira e ruben. joga quem se mostrar na sua oportunidade

    • Captain Tsubasa
      Posted Novembro 24, 2013 at 7:20 pm

      Pedro Jorge, o problema aqui não é se ele pode ou não ser títular no Benfica, o problema é que o Jesus não aposta em jogadores Portugueses vindos das camadas jovens, como tal até podiamos lá ter o Cristiano Ronaldo que o Jesus não o punha a jogar na mesma, a questão é essa, porque qualidade ele tem de sobra e em nada é inferior ao Djuricic

    • Manuel
      Posted Novembro 24, 2013 at 8:27 pm

      Tirem o cavalinho da chuva. Não comparem o Bernardo com o Moutinho que, no fundo, sempre teve uma costela mercenária. Não há comparação possível.

      E acham que o Benfica o iria deixar sair? Para o Sporting ou para o Porto? Não me façam rir, nem dinheiro têm para poder concorrer com o Benfica nesse aspecto!
      Wishful Thinking, chamam os ingleses a isso! Nunca irá acontecer!

      O Bernardo está a jogar e a crescer na equipa certa, nos B, onde joga contra homens adultos alguns deles quase que podem ser seus pais, muitos deles com experiência de muitos anos na 1ª liga.
      Deixem o miúdo em paz a medrar onde deve medrar que os dirigentes e treinadores do Benfica estão muito atentos aos jogadores da formação.
      Para o ano logo se vê. Ainda cheira a cueiros pois só tem 19 anos feitos há pouco. Assim como o Cancelo.

    • pedro
      Posted Novembro 25, 2013 at 1:59 pm

      agora é porque tem 19 anos, muitos dos melhores do mundo aos 19 anos já eram titulares nos seus clubes e muitos em posiçoes de grande responsabilidade como a de guarda-redes, uma coisa é certa sem oportunidades como aconteceu com o miguel rosa nunca se vai saber o que ira dar.

      está sempre a dizer que os outros nunca tem dinheiro, mas porque é que nunca fundamenta isso ? mostre lá as suas fontes ou são só postas para o ar como o habitual ?
      e a situaçao do benfica é muito boa é por isso, com a eliminaçao da champions ainda vai ser pior.

    • Bernardo de Melo
      Posted Novembro 25, 2013 at 7:10 pm

      Manuel, se o C. Ronaldo aos 19 anos ainda estivesse na equipa B do Sporting ainda hoje lá estava e para o ano não íamos ao Brasil. Se o Bernardo é realmente um craque, cada dia que passa sem treinar e jogar com a equipa principal é um dia perdido. Eu choro só de pensar no jogador que o Adrien Silva poderia ser hoje se tivessem apostado nele na altura devida, não queiram que o Bernardo seja outro…

    • Manuel
      Posted Novembro 25, 2013 at 8:27 pm

      Cada jogador é um caso diferente. São pessoas diferentes, com diferentes backgrounds, com diferentes aptidões físicas, psicológicas, técnicas, etc. Portanto, comparar o Bernardo com o Ronaldo ou com qualquer outro jogador não faz qualquer sentido.
      O Ronaldo ainda se está a desenvolver e isso não tem nada a ver com o Sporting.
      A única coisa que faz sentido é deixar o rapaz em paz a fazer o seu trabalho com os seus treinadores e esperar. "Quem muito espera longe alcança…"
      Está em boas mãos. O resto depende apenas dele e de mais ninguém.

  • Tiago Almeida
    Posted Novembro 24, 2013 at 2:01 pm

    Há muito tempo que esperava que vocês fizessem um post sobre este Bernardo Silva! Infelizmente não tenho muita fé no benfica em conseguir potencia-lo para ser uma peça importante da equipa principal.. Como benfiquista espero estar enganado porque penso que, com o devido apoio e confiança, estaria aqui um jogador para dar muitas alegrias ao futebol nacional. Ainda assim, fica a esperança, há um caminho muito longo a percorrer.
    Abraço a todos

  • Miguel
    Posted Novembro 24, 2013 at 2:03 pm

    É cedo porquê? Em Portugal é assim… Aos 19 anos é cedo para colocar na equipa principal, aos 21 ja mais um jovem que não singrou…
    Eu sendo Sportinguista não tenho dúvidas que este jogador é um autentico nº 10!! Têm tudo para ser o futuro nº10 da selecção e um dos melhores do mundo!! Mas, no entanto tenho algum receio se têm pilhas para 90 minutos.
    Em relação à questão de dar o salto para a equipa principal…
    Este jogador no Sporting era titularíssimo e no Benfica só não é porque existem burros que pensam que os estrangeiros é que são bons…
    Com a ineficácia dos Médios Ofensivos do Benfica (assumindo que Gaitan joga a extremo-esquerdo…) e que Markovic e Djuricic ainda não rendem o que deviam render (sim Markovic ainda tem muito para evoluir apesar de o achar um jogador soberbo, e o Djuricic os seus tiques de vedeta estão a retardar a sua afirmação)… Penso que era a altura ideal de ir testantdo Matic-Enzo nas costas de Bernardo Silva, com este a servir o Tacuara…
    Para mim não existe melhor altura que esta…

    • Gonçalo Pereira
      Posted Novembro 24, 2013 at 2:46 pm

      Concordo totalmente. É necessário dar oportunidades, porque quando as tê mostram tanto ou mais que os estrangeiros que estão lá. O markovic no último jogo nada fez e ainda saiu chateado. Entrou para o lugar dele o cavaleiro que teve a melhor oportunidade do benfica até esse momento.

      Este Bernardo Silva tem tudo para ser dos melhores 10 do mundo, necessita é de aposta, pq patricio, moutinho, veloso, nani, etc. não seriam o que são hoje se não fosse a aposta contínua do Paulo Bento.

    • Alan Mocellim
      Posted Novembro 24, 2013 at 3:17 pm

      Concordo! Esse pensamento hegemônico em Portugal de considerar sempre cedo para se apostar num jogador tem impedido o avanço do país em nível internacional. Sou brasileiro e acompanho o futebol português, e por isso acho que posso dar uma opinião comparativa. Aqui no Brasil, um jogador com 17 ou 18 anos já é colocado a jogar em suas equipes. Lucas, Bernard e Neymar talvez ainda estivessem na equipe B se tivessem nascido portugueses, talvez não tivessem desenvolvido seu futebol como desenvolveram. Os portugueses precisam apostar com urgência nos jovens.

    • Anónimo
      Posted Novembro 24, 2013 at 3:30 pm

      Nao posso estar mais de acordo! Em Portugal tem se a mania de os jogadores ate aos 19,20 anos serem novos(no sporting nao e tanto assim)… No entanto em todos os principais campeonatos ha miudos de 17,18 e 19 anos a serem titulares/a apostarem neles em equipas muitas vezes maiores que os nossos grandes

      Gonçalo

  • Nelson Mohr
    Posted Novembro 24, 2013 at 2:05 pm

    Acho que o futuro dele vai passar por um empréstimo a uma equipa secundária da Primeira liga ou mesmo da II Liga ou assim, e assim sucessivamente… Tendo em conta como o Benfica gere os seus jovens jogadores. Espero bem que não seja assim, porque a selecção precisa destes miúdos e o também acharia melhor que houvesse um miúdo português a destacar-se no Benfica em vez de um sérvio… E o Benfica mesmo que nós sportinguistas não queiramos admitir, também estão a formar bons jogadores.

  • Hugo Martins
    Posted Novembro 24, 2013 at 2:06 pm

    Acho que pode jogar como médio mais ofensivo da equipa, tendo o apoio do André Carvalhas, outro grande talento da formação benfiquista, e com características semelhantes.

    Agora a sério: nos últimos tempos a comunicação social tem feito um esforço tremendo no sentido de o Benfica começar a apostar nos jovens (essa pressão valeu a estreia do Ivan Cavaleiro), mas parece-me que este tipo de aposta não vai acontecer. Têm sido feitas reportagens com os jovens da formação, comparações com a formação do Barcelona (!), análise do fabuloso número de benfiquistas que integram as selecções jovens (como se isso fosse sinónimo de aposta nos jogadores em seniores), etc…

    No entanto, aposta em jovens é algo que tem a ver com a filosofia de um clube, da sua história, dos seus pergaminhos. Ora, sejamos sinceros, nem o Benfica tem "queda" para isso, nem o seu treinador tem apetência para o fazer.

  • Posted Novembro 24, 2013 at 2:07 pm

    É bastante simples VM, deixar de apostar em estrangeiros de qualidade duvidosa (ex: Djuricic)…

    Este miudo é fantástico, tecnicamente muito bom, boa visão de jogo, talvez o 10 que falta ao Benfica desde que saiu o grande Aimar…

    Mas com esta direção e treinador, dificilmente isso vai acontecer… A aposta nas camadas jovens é grande e o exemplo têm sido as seleções jovens, mas aproveitamento para a equipa principal é muito reduzido ou quase nulo…

    É pena, mas é o que temos… É preferivel ter meia seleção servia do que ajudar a construir uma seleção portuguesa para o futuro…

    Abraço

  • Иo Иame Boy
    Posted Novembro 24, 2013 at 2:09 pm

    O meu onze para o próximo jogo do Benfica seria:
    Artur
    André Almeida, Luisão, Garay, Sílvio
    Matic, Enzo
    Cavaleiro, Bernardo, Gaitán
    Markovic

    • Anónimo
      Posted Novembro 24, 2013 at 2:37 pm

      Olha que colocar o Messi(Markovic) com o novo Messi(Bernardo), mais o novo Ronaldo(Cavaleiro), pode não dar bom resultado. Guarda pelo menos dois para a final da Liga dos Campeões.
      Gomes

    • Pedro Pereira
      Posted Novembro 24, 2013 at 3:07 pm

      o Gaitán nos jogos importantes é tão bom ou melhor que o Messi. Se calhar há messis a mais e treinador a menos

  • João Silva
    Posted Novembro 24, 2013 at 2:13 pm

    André Gomes está a jogar menos porque o ano passado saiu Witsel e Javi Garcia mesmo em cima do fecho do mercado e ele era das poucas alternativas.
    Este ano entrou Ruben Amorim e Fejsa é natural que tenha menos minutos.
    Deixem os miúdos crescer e provarem que merecem oportunidades, tentar forçar dá origem a Pepas e assim.
    Vejam o que está a acontecer com as exibições do Cavaleiro.

  • PORTOCAMPEÃO
    Posted Novembro 24, 2013 at 2:17 pm

    Bernardo Silva é um talento emergente. Em janeiro devia ser promovido à equipa principal e ser lançado gradualmente na "piscina dos grandes".

    Acredito que possa vir a ser uma referência no clube e na própria selecção nacional.

  • Miguel Vicente
    Posted Novembro 24, 2013 at 2:19 pm

    Espero vê-lo a ter minutos na Taça da Liga, mas se o Benfica fizer uma aposta mais constante num 4-3-3 e atendendo à frequência das lesões de Rúben Amorim tem condições para vir a entrar num número considerável de convocatórias já esta época.

    Num âmbito mais geral o Benfica tem mudado a sua abordagem na formação e utilização de elementos como Ivan Cavaleiro e André Gomes ainda que por vezes mal geridas são um sinal de mudança o que a juntar ao domínio nas convocatórias das selecções nacionais jovens dão esperanças a este e outros jogadores jovens da formação encarnada.

  • zeziniano
    Posted Novembro 24, 2013 at 2:20 pm

    É demasiado fácil encaixar este miudo.

    É não investir (ou seria melhor dizer estoirar!!) milhões em jogadores estrangeiros para jogar o que estamos a jogar. Não digo que o djuricic não seja bom jogador, até porque não tem minutos suficientes para demonstrar o seu valor.. mas para dar o valor que demos por ele, preferia ir pondo aos poucos o bernardo silva.

    Dá-me imenso gozo puder ver jogadores da formação jogar.

    Pessoalmente, anseio pelo dia em que este miúdo pise o Estádio da Luz para um jogo decente ( é demasiado bom para só jogar 10min diante o cinfães).

    Diogo Marques

  • Marco Rojas
    Posted Novembro 24, 2013 at 2:22 pm

    Este é um caso à parte. Todos os jogadores que vieram da formação até agora eram bons, mas não tinham uma qualidade enorme que os distinguisse. A técnica deste jogador é INCRÍVEL!

  • Luís Borges
    Posted Novembro 24, 2013 at 2:29 pm

    https://www.youtube.com/watch?v=Z98gQEVSA54

    Vejam só esta sua exibição fenomenal contra o meu clube local (só foi pena a falta de respeito por parte do autor do vídeo relativamente ao Tondela). Fiquei encantado, que maravilha. Agora sim, é com este homem que tem mesmo que haver aposta. Não há por onde fugir.

  • Kacal
    Posted Novembro 24, 2013 at 2:36 pm

    O Bernardo Silva é realmente um jogador de extrema qualidade, tem potencial e qualidades para ser um craque, mas, é preciso apostar nele, é preciso jogar com regularidade a um nível mais exigente, ele subiu dos Juniores para a Equipa B e a seguir vem o próximo "passo", que vai ser dado no Benfica ou num clube de uma primeira liga por empréstimo, ele tem qualidade para ser aposta no Benfica, mas, eu espero que não se "perca" e que o deixem demonstrar a sua qualidade, um empréstimo a um clube da 1ª Liga era uma boa ideia, depois era apostar nele na equipa principal do Benfica.

    Quanto á maneira de "encaixar" o Bernardo Silva no Benfica, já disse e volto a repetir, para mim, era o Benfica usar o 4-2-3-1 ou o 4-4-2 (Losango, como em 2009/2010), assim jogavam com um 10 "puro", se fosse no 4-2-3-1, o Markovic seria ala, Cardozo o PL, se fosse no 4-4-2, a melhor escolha, o Markovic faria de "Saviola" e o Cardozo dele próprio.
    Os "10´s" a disputar o lugar de médio ofensivo seriam o Djuricic e o Bernardo Silva, é a minha opinião, vale o que vale.

    • (Go!!)nçalo
      Posted Novembro 24, 2013 at 6:36 pm

      muito bem visto!

    • Kacal
      Posted Novembro 24, 2013 at 8:51 pm

      Obrigado (Go!!)nçalo. :-)

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Novembro 25, 2013 at 2:20 pm

      Tem toda a razão. Subscrevo na íntegra, especialmente a recuperação do 4-4-2 losango na maioria dos jogos.
      Quanto ao Djuricic, em quem têm "batido" muito, eu acho que ele é muito bom jogador e que tem dois problemas: o de estar a fazer a transição Holanda-Portugal e o de jogar no sítio errado. Quando superar o 1º e lhe resolverem o 2º, ele terá possibilidades de mostrar o que vale.

  • Cary
    Posted Novembro 24, 2013 at 2:40 pm

    Encostamos de vez o Djuricic. Jogamos com Salvio Bernardo Gaitan e Cardozo a ponta de lança. Depois daquela reacção de "puto estrela" ontem do Markovic era po lo na B uns tempos para aprender. E nao comparem esta reacção com a do Cardozo na final da Taça. Cardozo e o resto da equipa tiveram uma semana intensa e frustrante na altura. Era minimamente compreensivel. Para alem disso o Cardozo ja deu muito mas muito a este benfica! Ja o markovic tem uns lances bons mas nao tem intensidade, tem medo de ir à bola e pelos vistos acha se muito melhor que os outros. Alguem que lhe de uma boa dose de realidade com umas idas para o banco ou para a B. Mais ridiculo do que isto só mesmo o Djuricic a pedir mais minutos e depois quando é titular é a vergonha que se ve.
    Apostem nos miudos. Queremos alguem que sue a camisola.

    Saudações desportivas,

    Cary

    • Anónimo
      Posted Novembro 24, 2013 at 4:03 pm

      Amigo os miúdos não dão comissões , com o dinheiro que o Benfica investiu é obrigatório que djuric,markovic,Rodrigo e ola john tenham várias oportunidades até darem certo. Jogadores da formação só aparecem agora para lavar um pouco as vistas dos adeptos, porque não tenho dúvida que ao mínimo deslize, caso de André gomes ou nelson oliveira, vão parar à equipa B.
      Gomes

    • Manuel
      Posted Novembro 24, 2013 at 8:33 pm

      Estás enganado. Todos os jogadores dão comissões quando têm empresários e são vendidos.

  • hertz
    Posted Novembro 24, 2013 at 2:41 pm

    Um dos grandes problemas é que o plantel do Benfica é enorme. Tem jogadores demais o que faz com que haja muitos suplentes da equipa principal que não jogam, quanto mais os da equipa B. O Benfica deveria ter um plantel muito mais curto para ir integrando os alguns miúdos da equipa B.
    Mas em relaçao ao Bernardo, com muitos ou poucos jogadores no plantel, ele já merecia a sua oportunidade na equipa A mas a minha opinião é que, enquanto continuarem a vir paletes de jogadores estrangeiros para o Benfica e enquanto o JJ for o treinador, ele não ira ter oportunidades ou se tiver será de forma esporádica e não de forma consistente.
    Mas a serio, se o Bernardo não é aproveitado pelo Benfica então fechem o Seixal que não serve para nada.

  • gonzab
    Posted Novembro 24, 2013 at 2:45 pm

    Como encaixar? Nada mais fácil. Existem 3 avançados no plantel. Desses três apenas um tem rendido esta época. O único número 10 do plantel, também não rende. Ainda tornava as coisas mais fáceis para Markovic uma vez que teria espaço e podia começar a jogar pelo meio, onde mais rende. Depois era o regresso do Nélson Oliveira, mais para a frente. É tão fácil.

    De notar que logo após começar a ser regularmente titular pela equipa B foi considerado o melhor jogador do mês de Outubro da II Liga. Sinal de que a passagem para os séniores está a ser feita com sucesso. Também de notar que na selecção joga um escalão acima. Realmente como já aqui li, não sei o que é que é preciso mais para apostarem em jogadores formados no clube com este nível. Mas já estou a imaginar mais um contingente vindo sabe-se lá de onde de jogadores medianos e um ou outro que até são bons mas que não vão acrescentar nada ao clube.

  • Rodrigo
    Posted Novembro 24, 2013 at 2:59 pm

    O Bernardo tem realmente um talento fantastico, mas infelizmente parece que nao vai ser uma aposta do clube encarnado num futuro proximo, ja que existem muitas soluçoes no plantel para actuar na posiçao do esquerdino. No entanto, para aproveitar o melhor rendimento do Bernardo (o mesmo se aplica ao Djuricic por exemplo) seria o clube actuar em 4-2-3-1, ja que no sistema de jogo habitual do Jorge Jesus nao existe espaço para um "10" declarado.

    Por outro lado, seria optimo para estes jovens da formaçao (Cancelo, Andre Gomes, Bernardo Silva, Ivan Cavaleiro, etc) que o Benfica começasse a contratar menos jogadores estrangeiros, sobretudo aqueles que nao vem para serem titulares, uma vez que para eles evoluirem precisam de espaço na equipa A para jogarem. O caso do Andre Gomes e paradigmatico, ja que o medio em vez de jogar mais esta epoca na equipa principal esta a jogar menos e a começar a estagnar na equipa B. Alem disso, com a lesao do Ruben Amorim pensei que pudesse ser aposta, sobretudo nos jogos mais complicados (como neste frente ao Braga), mas o entendimento dos responsaveis do Benfica nao e esse e como tal se o portugues nao e aposta agora sera dificil se-lo no futuro.

  • Mah Med
    Posted Novembro 24, 2013 at 3:30 pm

    se futurologia correr bem a selecção daqui a 5, 6 anos vai qualquer coisa deste género:
    RUI Patrício: nesta altura estará provavelmente no topo das suas faculdades
    Bruno varela : bem trabalhado temos guarda redes
    jose sa : e um guarda redes completo bom jogo de pes boa leitura de jogo nao deve faltar muito para dar o salto
    mikael meira: o mesmo de o que referi no bruno
    joao cancelo : tem tudo para ser classe mundial ataca bem sabe defender tem e que ser aposta!
    mauro riquicinho: tem muita fe neste rapaz e um jogador a imagem de dani Alves
    tobias figueiredo: um jogador a imagem de Carvalho muito talento
    vezo e ilori: tem que jogar acima de tudo mas acho muito difícil sair por emprestimo so lhes fazia era bem
    luis rafael: tem tudo para ser um grande lateral tem e que jogar
    w.carvalho: despensa apresentaçoes
    tomas podwaski : talento a solta no dragao grande 6!
    joao mario e andre gomes: falta lhes intensidade pode ser que a belgica lhe faça bem
    bem aqui e festival de qualidade, bernardo silva ,rony lopes e bruma a cabeça mas tambem a iuri mdeiros, mane , ivan, esgaio etc…
    betinho pode ser o matador que nos faz falta a anos!

    • gonzab
      Posted Novembro 24, 2013 at 3:49 pm

      Acho que Tobias é mais a imagem de Bruno Alves.

    • Miguel
      Posted Novembro 24, 2013 at 3:53 pm

      É engraçado mas as pessoas ainda não falaram, inclusive o VM de um jogador que o ano passado foi o melhor jogadr da Série B (Itália) e neste fim-de-semana fez os primeiros 90 minutos pela Udinese, regalando para o banco nada menos que Muriel, falo de Bruno Fernandes um jogador idêntico ao Bernanrdo Silva, com menos qualidade mas com mais maturidade.

  • Zé da Costa
    Posted Novembro 24, 2013 at 3:37 pm

    Que talento! Oxalá encaixe melhor que Pepa, Mawete Júnior, Ednilson, Bruno Aguiar ou João Pereira

  • yyzx
    Posted Novembro 24, 2013 at 3:50 pm

    um dos principais obstáculos à inserção do bernardo silva no plantel principal, são os próprios adeptos benfiquistas. rotularem o bernardo silva de messi ou de rui costa não ajuda nada e só cria expectativas e pressões às quais o próprio jogador poderá não conseguir responder (não por falta de talento mas por stress). a transição tem de ser gradual, e as comparações com outros jogadores são mais prejudiciais do que benéficas. se levássemos as comparações à letra, neste momento o benfica já teria dois messis e um cristiano ronaldo no plantel

  • Carlos Filipe Carneiro
    Posted Novembro 24, 2013 at 3:55 pm

    Pelo menos em quanto o amorim ta lesionado tem bem lugar em vez do djuricic

  • DannyMontero
    Posted Novembro 24, 2013 at 3:59 pm

    Acho estranho ver um miudo com tanto talento nas camadas jovens que não vista de verde e branco!
    Fora de Brincadeiras já estava na altura de encostar aquele duricic e meter este puto em campo!

  • Rabensandratana
    Posted Novembro 24, 2013 at 4:14 pm

    Grande jogador este número 10, espalha muita magia!!!
    Este caso é muito idêntico ao do Tozé do FCPORTO B, que é indubitavelmente o melhor jogador da equipa B portista e não tem oportunidades na equipa principal, por teimosia do Paulo Fonseca.
    Se os treinadores portugueses não apostarem nestes jovens que têm muito futebol, quem apostará????
    Espero que dentro de pouco tempo ambos os miúdos tenham mais minutos em equipas da 1ª divisão, já que dificilmente jogaram no SLB e no FCPORTO.

  • Pedritxo
    Posted Novembro 24, 2013 at 5:09 pm

    Eu nao vou criticar a contrataçao de djuricic, ate porque acho que foi uma boa contrataçao, e fiquei contente na altura, pelo futebol que demonstrava na holanda.

    A questao aqui e que ele tem jogado bastante mal, e ontem teve oportunidade de jogar a 10, e depois tem aparecido muitas declaraçoes dele.

    Em relaçao a bernardo silva, claro que encaixaria e jogaria melhor do que djuricic , tambem nao e dificil, e levaria para outro patamar as jogadas do benfica.
    Ele ate pode ser aposta, ja que muitos jogadores estao em sub-rendimento,jogar em 442 nao porque os avançados estao maus, portanto mais um medio e preciso.
    Se fosse noutro pais qualquer, bernardo ja estaria a jogar na 1ºliga ou na equipa principal, porque e um diamante muito valioso, mas em portugal um jogador e novo ate aos 20 anos e aos 22 anos e um flop.
    Como disse um utilizador brasileiro, os miudos la jogam aos 17,18 anos e assim vao-se desenvolvendo, aqui tambem se pode fazer isso, claramente.

    A nossa selecçao, caso os jogadores sejam aposta e tenham a evoluçao que se pensa, ta garantida para os proximos 10 a 15 anos,pelo menos.

    GR:Patricio,Antony Lopes,b.varela,jose sa,mika,daniel fernandes e ainda mais um ou 2.
    Para a defesa temos :
    cancelo
    llori
    tobias
    cedric
    andre almeida
    luis martins
    raphael guerreiro
    rafa
    vezo
    paulo oliveira
    fabio cardoso
    luis neto

    fora muitos outros

    Para o meio campo, temos tambem varias opçoes e entao a 10 nao vai faltar qualidade, um deles com certeza dara de top mundial:
    rafa
    bernardo silva
    bruno fernandes
    rony lopes
    tiago silva
    toze
    w.carvalho
    andre gomes
    tomas podwntaski
    joao mario
    luis gustavo
    agostinho ca
    guzzo
    palhinha
    joao carlos
    ruben pinto
    esgaio
    chaby

    e ainda ha outros com certeza como tiago rodrigues

    Para o ataque:

    bruma
    alexandre guedes
    gonçalo paciencia
    betinho
    lluri medeiros
    nelson oliveira
    ponde
    sancinildo
    romario balde
    ivan

    e ainda outros

    o futuro da selecçao nao e assim tao mau, pelo menos espera-se isso.

    Eu neste momento se fosse treinador do benfica jogaria com:
    Oblak
    Silvio Steven Garay Siqueira
    Matic enzo perez
    ivan bernardo silva/andre gomes gaitan
    cardozo

    • Tiago Pereira
      Posted Novembro 24, 2013 at 5:33 pm

      Se desses todos se safarem 10% já não será mau.Se os jogadores fossem como ovos kinder o Paim teria 5 bolas de ouro.

    • Pedritxo
      Posted Novembro 24, 2013 at 5:59 pm

      a questao do paim nao se poe em muitos desses casos como por exemplo paulo oliveira,bruma,nelson oliveira,w.carvalho. e acho que alguns deles tem isso em mente.

    • Anónimo
      Posted Novembro 25, 2013 at 12:54 am

      Já ouviste falar do Gonçalo Guedes ???
      Coitadinhos de todos esses moços se o Gonçalo confirmar nos séniores parte (nao tem que ser todo) do talento que demonstra nas camadas jovens.
      Carlos Alberto

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Novembro 25, 2013 at 2:24 pm

      Tirava o Luisão do 11 porquê?

  • porquinhodaindia
    Posted Novembro 24, 2013 at 5:24 pm

    Messi? Por favor Sr. Ruben Silva alguma ponderação. Lembro que Mawete Júnior também foi apelidado de "o novo Eusébio".

    • gonzab
      Posted Novembro 24, 2013 at 7:09 pm

      Não se pode comparar um jogador a outro como uma forma de identificar o tipo de habilidades do mesmo? Foi o que foi feito no artigo. Ponderação devia ter você ao ler e interpretar o que está escrito. Nem sequer foi lá mencionado que era o "novo Messi".

    • poorquinhodaindia
      Posted Novembro 24, 2013 at 8:59 pm

      Caro gonzab,

      Portanto a seu ver faz sentido comparar a habilidade de um júnior do SL Benfica com a do melhor jogador de futebol do século XXI, é isso?

    • gonzab
      Posted Novembro 24, 2013 at 11:20 pm

      Não está a perceber. Não é a habilidade a nível qualitativo. São as características. O tipo de jogo do jogador. Os seus pontos fortes e fracos. O corpo franzino e estatura baixa e as arrancadas com a bola colada ao pé esquerdo enquanto ziguezagueia entre os adversários assemelha-se ao estilo muito próprio do Messi. Ninguém aqui disse que ele vai chegar ao nível do Messi, ou que já lá está. Trata-se de descrever as características de um jogador comparando com outro. Se reparar bem era isso que o autor pretendia fazer quando mencionou o pé esquerdo do jogador.

  • Tiago Pereira
    Posted Novembro 24, 2013 at 5:41 pm

    Eu sou da opinião de que quando um talento é inegável ele deve ser atirado às feras e crescer entre os mais velhos. Se o Bernardo Silva fosse Argentino, Sérvio, Brasileiro já seria titular do Boca, Partizan ou Santos desde os 17 anos e estaria a ser alvo… do Benfica. Como em Portugal um jovem talento só pode jogar quando os Sérvios, Brasileiros, Argentinos e Chineses estiverem lesionados, castigados ou quando os adversários forem Cinfâes e afins eles só explodem lá para os 20 e muitos anos ou acabam esquecidos num clube qualquer das distritais de Coimbra.

    Na minha opinião não há neste momento uma grande diferença entre o Djuricic e o Bernardo Silva para além do salário mensal e do preço de custo, como tal, preferência para aquilo que é nacional.

    • Captain Tsubasa
      Posted Novembro 24, 2013 at 8:35 pm

      Disses-te tudo, subscrevo na integra, um jogador quando é bom, tem de ser logo lançado nos séniores com 16/17 anos, só cá em Portugal é que não se pensa assim e os bons jogadores andam a marinar pelas divisões secundárias até aos 20 e tal anos..

    • Sebastiao America
      Posted Novembro 29, 2013 at 12:12 am

      Não são só os predestinados a serem lançados às feras muitos novos, o problema e que ninguem se lembra dos outros. Se virem com atenção muitos jogadores queimaram se com esta brincadeira (luis martins, joão coimbra, castro, vieirinha) e as excepções são os que são de facto predestinados (C. Ronaldo e Nani). .

  • Eduardo Sá
    Posted Novembro 24, 2013 at 6:35 pm

    Muito bom post VM. Mais uma vez boa pesquisa de jogadores. Continuem o excelente trabalho.

  • Manuel
    Posted Novembro 24, 2013 at 8:36 pm

    Há outro jogador do Benfica que os benfiquistas se têm esquecido mas que é tão promissor como este, Derlis Gonzales. Vai voltar em Dezembro.

  • CRF
    Posted Novembro 24, 2013 at 9:57 pm

    este miudo é um prodigio.. se o SLB não aproveita este é quase crime nacional.
    Pode ser o novo Aimar de JJ.. vamos lá ver se com o tempo surgem as oportunidades.

  • Anónimo
    Posted Novembro 25, 2013 at 12:31 pm

    Fácil. Trocar de treinador.
    Cumprimentos,
    Paulo Jorge

  • diogo
    Posted Novembro 25, 2013 at 8:04 pm

    confesso que este bernardo silva é qualquer coisa….ficou.me na retina desde um jogo contra os juniores do porto no ano passado, em que partiu por completo a defesa do porto….trata-se de um PREDESTINADO e o seu talento incrivel não está ao alcance de qualquer um…
    Penso nao estar a exagerar ao dizer que se trata do maior talento a sair das escolas do benfica nos ultimos 10 anos…

Deixa um comentário