Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Conceição, o treinador ‘coitadinho’ que só tem equipas de tostões… mas só contra o Sporting estiveram 75 ME em reforços no banco e bancada

O que tem em comum:
David Carmo – 20,7 ME
Veron – 12,4 ME
Grujic – 9 ME
André Franco – 4 ME
Iván Jaime – 10 ME
Nico González – 8,4 ME
Fran Navarro – 8 ME
Samuel Portugal – 2,4 ME

Chegaram ao Dragão no último ano e meio, por uma soma de 75 milhões de euros, mas pouco ou nada tem contado. Frente ao Sporting, David Carmo, Iván Jaime, Grujic, Nico e Samuel Portugal nem convocados foram, enquanto Navarro e Franco só tiveram direito a alguns minutos. No entanto o que se houve e lê depois de cada exibição patética da equipa de Sérgio Conceição. “Coitadinho, tem equipas de tostões e faz autênticos milagres”. E este discurso repete-se desde a 1.ª época, apesar de ter recebido um plantel com Casillas, José Sá, Dalot, Maxi, Ricardo Pereira, Felipe, Marcano, Telles, Danilo, Sérgio Oliveira, Otávio, Óliver, Herrera, Corona, Marega, Aboubakar, Brahimi ou Tiquinho.

Ninguém está a tirar mérito ao seu percurso, apesar de em Portugal ser fácil uma equipa como o FC Porto, que tem sempre os detalhes a seu favor, vencer, mas já se parava com a conversa da falta de investimento e de equipas medíocres, quando não tem faltado técnica e talento aos plantéis de Conceição. Só esta temporada conta com Galeno, Pepê, Evanilson, Gonçalo Borges, Chico Conceição, Taremi, Namaso, Nico ou Iván Jaime. Inclusive em quantidade é bem superior à do Sporting, que foi muito superior no Clássico.

Visão do Leitor: Afonso Francisco

71 Comentários

  • Ricard Bapt
    Posted Dezembro 20, 2023 at 4:01 pm

    Jamais chararia de coitadinho o cao mais raivoso la do meu bairoo….
    Os donos sao uns aldraboes, e quem o leva a passear sao um bando de macacos, por isso de coitadinho é zero !
    Alguem q ja teve 3 treinadores adversarios da champions a queixarem se na mesma epoca do comportamento dele….
    Haja coragem de nao se fazerem passar por coitados, sao sempre os ajudados e sempre q nao ganham sao roubados !
    Farto desta historia !

  • johnny balls
    Posted Dezembro 20, 2023 at 9:18 am

    se o saldo entre compras e vendas é altamente positivo existiu um desinvestimento no plantel, é facto. a acrescer saíram muitos jogadores importantes a custo zero, culpa do SC? nao me parece. até à saída do antero henriques o scouting do porto era conhecido por ser muito bom existindo uma equipa sombra para cada posicao de jogadores a contratar, nem todos seriam acertos mas a percentagem era bem maior, saiu paulo assuncao já tinhamos fernando, saiu lisandro veio falcao, saiu hulk ja tinhamos james, enfim, agora os jogadores principais saem em fim de contrato e parece que se vai à pressa buscar alguém

  • Daervar
    Posted Dezembro 19, 2023 at 6:06 pm

    Não tem nada de mais. Até me parece que, de todas as suas estratégias de comunicação, é a mais comum e mais pacífica.

    Resumindo, é um excelente treinador, várias vezes traído pela pouca habilidade da sua direcção em manter ou substituir convenientemente os seus melhores e mais valiosos activos.
    Digo sem grande problema que, não fosse a sua faceta de cão raivoso, seria dos melhores treinadores a trabalhar na Europa.

  • pbaros
    Posted Dezembro 19, 2023 at 5:17 pm

    Não concordo nada com este tipo de observações.
    O Sérgio tem defeitos como toda a gente, mas por estratégia privilegia um plantel relativamente uniforme e competitivo.
    Como tal não precisa só de titulares, mas de suplentes também.
    Se compararem o 11 titular do Porto custou à volta de 50 milhões e o do Sporting à volta de 80 milhões. O Sporting revelou-se certeiro, mas nem sempre é assim.
    Alguns ainda não deram frutos, mas darão certamente.
    Nenhum desses jogadores mencionados foi sequer caro.
    Grujic não se afirma como titular, mas ao longo das épocas revelou-se útil.
    Samuel Portugal outro jogador menos novo, mas muito barato (de salientar que dos outros guarda redes um veio da formação e outro de graça) por isso este foi único investimento na baliza.
    Todos os outros são jogadores com potencial que já se sabe com ele raramente pegam logo na primeira época.
    Únicas contratações mais caras foram o Verón que é um jogador com um potencial enorme, mas que está sempre lesionado e o David Carmo que efetivamente é a única contratação descabida em que se comprou o potencial, mas que até hoje saiu caro. O rendimento não justifica.
    Ou seja de todas a única verdadeiramente exagerada foi a do David Carmo.

  • Ze Tolas
    Posted Dezembro 19, 2023 at 4:08 pm

    Conceição é um excelente treinador, mas a sua abordagem ao mercado é muito estranha. Montanhas de jogadores caríssimos, mas que demoram sempre uma época inteira até começarem a render.

  • Veridis Quo
    Posted Dezembro 19, 2023 at 3:29 pm

    Taticamente, Conceição é obviamente um treinador com muitas qualidades. Onde peca é obviamente no recrutamento e na construção do plantel. Não pode é queixar-se de falta de dinheiro ou de decisão para fazer o que quer, porque tem tido poderes e tem tido muito dinheiro gasto. Se o gasta mal, é um problema dele.
    ———
    Vamos ver:
    Ivan Jaime – 10M
    Navarro – 7M
    Nico – 8M
    Carmo – 20.2M
    Veron – 10.3M
    Grujic – 10M
    Franco – 4M
    Samuel Portugal – 2.5M
    Galeno – 9.9M
    Wendell – 4.3M
    Bruno Costa – 2.5M
    Fábio Cardoso – 2.2M
    Zaidu – 4M
    Toni Martínez – 3.2M
    Malang Sarr – 2M
    Nakajima – 12M
    Zé Luís – 10.7M
    Loum – 7.5M
    Saravia – 5.5M
    Marcano – 3M
    Manafá – 7M
    Waris – 5.2M
    João Pedro – 4M
    Paulinho – 3M
    Janko – 2.2M
    Osorio – 2M
    Ewerton – 2M
    Fernando Andrade – 1.5M
    —————-
    Estão aqui 165,7M. Mais valias? Pouquíssimas. Tirando estas contratações sobram Varela, Eustáquio, Pepê, Evanilson, Taremi, Uribe, Marchesin, Diaz, Militão e Mbemba. Descontando talvez o Ivan Jaime e o Galeno, não há mais nenhuma que se possa dizer acertada ou decente. E são mais de 150M gastos. O problema é o dinheiro ou o que se faz com ele?

    • pbaros
      Posted Dezembro 19, 2023 at 5:42 pm

      Não concordo nada com este tipo de observações.
      O Sérgio tem defeitos como toda a gente, mas por estratégia privilegia um plantel relativamente uniforme e competitivo.
      Como tal não precisa só de titulares, mas de suplentes também.
      Se compararem o 11 titular do Porto custou à volta de 50 milhões e o do Sporting à volta de 80 milhões. O Sporting revelou-se certeiro, mas nem sempre é assim.
      Alguns ainda não deram frutos, mas darão certamente.
      Nenhum desses jogadores mencionados foi sequer caro.
      Grujic não se afirma como titular, mas ao longo das épocas revelou-se útil.
      Samuel Portugal outro jogador menos novo, mas muito barato (de salientar que dos outros guarda redes um veio da formação e outro de graça) por isso este foi único investimento na baliza.
      Todos os outros são jogadores com potencial que já se sabe com ele raramente pegam logo na primeira época.
      Únicas contratações mais caras foram o Verón que é um jogador com um potencial enorme, mas que está sempre lesionado e o David Carmo que efetivamente é a única contratação descabida em que se comprou o potencial, mas que até hoje saiu caro. O rendimento não justifica.
      Ou seja de todas a única verdadeiramente exagerada foi a do David Carmo.

      • Veridis Quo
        Posted Dezembro 19, 2023 at 6:16 pm

        Que interessa se nenhuma é cara quando se gasta uns 150M em lixo? Olhar para essa lista e achar que está tudo bem…
        *
        Não é o meu clube, mas fico preocupado. Estão aí uns 150M em jogadores que não elevaram o nível da equipa em quase nada, pouco interessa se isso é dividido por 10 caros ou por 30 “baratos”. É dinheiro queimado na mesma, seja no Carmo seja em 4 ou 5 Waris, Saravias ou Saidy Jankos.
        *
        Samuel Portugal, muito barato. Eheh. 2.5M para um terceiro guarda redes que não joga é barato.
        *
        Grujic não tem lugar num meio campo é banal, é constantemente 4 ou 5ª opção e 10M afinal até se ajusta porque foi útil. Então não percebo porque se queixam do dinheiro, já que 10M para um jogador útil de fim do banco é ajustado.
        *
        Todos os outros são jogadores com potencial? Não deves ter visto bem a lista que aí está.

        • pbaros
          Posted Dezembro 19, 2023 at 6:30 pm

          Primeiro para fazeres essas contas estás a contabilizar mais do que uma época. Depois se estás num grande que recorrentemente chega aos melhores 16 da Europa teres no plantel jogadores para banco de 5 milhões é muito caro, não sei o que podias esperar…
          Ou podias com os 75 milhões do artigo comprar 4 jogadores do mais alto nível é um facto. O problema é que nada te garante que esses apesar de serem mais cotados vão render e depois não tens banco… O Sporting está a ter essa sorte, mas deixa o Gyokeres dar uma de Verón e lesionar-se e o rendimento desce logo…

          • Veridis Quo
            Posted Dezembro 19, 2023 at 7:10 pm

            Não sei o que é que estás a discutir, eu estou a dizer x e tu respondes y.
            O ponto, evidente acrescentaria, é o quão miserável SC é no recrutamento e o quanto dinheiro esbanjou em lixo desde que é treinador do Porto. Se vai havendo muita mediocridade nos plantéis, diria que maior parte das culpas disso são dele.

            • pbaros
              Posted Dezembro 20, 2023 at 2:57 pm

              Estamos exatamente a falar do mesmo. Com a diferença que estou a ser objetivo. Não interessa se gastastes 150 milhões em x épocas. Tens de avaliar e a partir daí dizes ok gastei 5 milhões para um gajo que fez 20 jogos… Ok… Nada mau. Porque tu não vais valorizar todos os jogadores. Só jogam 11 de início a partir daí tens jogadores para o futuro e outros para comporem o plantel e em quem possas confiar, mas para esses também precisas de gastar.
              Há uma coisa que nesta conversa nem tem lógica, porque não é ele que valida todas as contratações… Como a do João Pedro por exemplo nunca lhe passou pelas mãos… Sabemos todos como são as comissões etc… Basta ver infelizmente os Brasileiros que passaram pela b ao longo dos anos…

            • Mantorras
              Posted Dezembro 19, 2023 at 10:17 pm

              Nao me parece que seja o SC a escolher essa malta toda. O que nao falta ai sao favores atras de favores e jogadores que lhe metem no plantel que ele nao queria. Isso dele escolher tudo e um mito.

  • v de vendetta
    Posted Dezembro 19, 2023 at 1:53 pm

    Grande verdade. E o Sporting nesse período também gastou 110M em reforços.
    Por isso essa ideia que o Benfica tem planteis pornograficos e o Ruben Amorim e o Sérgio Conceição são uns coitadinhos que andam aos saldos não cola.

    • Ze Tolas
      Posted Dezembro 19, 2023 at 4:10 pm

      Quanto é que o Benfica gastou no mesmo período? Nem sequer é irresponsável, o Benfica vende muito melhor por isso obviamente investe mais, mas sem sombra de dúvida que investe bem mais.

      • v de vendetta
        Posted Dezembro 20, 2023 at 10:48 pm

        À volta de 145M. Mas também nesse tempo só em 2 jogadores fez quase 200M. Porem a questão não é essa, eu nunca disse que o Benfica não gasta mais. O que afirmei é que não existe uma discrepância assim tão notória como querem passar.
        Já na Inglaterra acontece o mesmo com o Man City. E depois vamos a ver e o United, Chelsea e Liverpool não andam muito longe desses valores. E agora o Arsenal e Newcastle também já se estão a equiparar.

      • Veridis Quo
        Posted Dezembro 19, 2023 at 4:51 pm

        A diferença maior, sobretudo em relação ao Sporting, é na massa salarial. Ali por 20/21, 21/22, se não andava no dobro deveria estar perto. Di Maria, Otamendi, João Mário, Rafa, Kokçu devem andar a bater no topo salarial e o topo salarial deles deve ser líquido o que o o Coates, Adan e quem quer que esteja no topo do Sporting ganha bruto. Creio que se falava do Sporting pagar 2M ao Coates como teto salarial. Não duvido que Di Maria, Otamendi e restantes nesse topo custem uns 4M ao Benfica.

  • offtopicguy93
    Posted Dezembro 19, 2023 at 1:50 pm

    Mas isto os flops e picanhas só há no benfica… no resto não se fala! Em alvalade há uns quantos também, mas o gyo vai disfarçando o resto… nem se houve falar dos outros.

    • Paulopes
      Posted Dezembro 20, 2023 at 7:23 am

      Azia do segundo lugar??

    • Neville Longbottom
      Posted Dezembro 19, 2023 at 4:36 pm

      O Sporting comprou (de relevante) o Trincao, o Vinagre, o St. Juste e o Diomande na época passada. Comprou o Gyökeres, o Hjulmand e o Fresneda na época atual. Todos eles sao muito falados por serem craques ou por serem flops. Para estes nao há neste espaco meio termo.

      Mas flops e picanhas há no Benfica porque sao um clube enorme e intergalático. Logo devia ser normal falar-se mais nos flops do Benfica do que nos outros ou nao? Ou nao sao gigantes?

    • Super Hans
      Posted Dezembro 19, 2023 at 4:15 pm

      Amigo, quem considera flops esses dois elementos são os próprios benfiquistas, que gostam de se sentir underdogs. Tenho a convicção que esse dois jogadores inseridos noutro contexto, por exemplo no dragão ou em alvalade, seriam mais valias ou pelo menos teriam mais condições para mostrarem o seu futebol. O Benfica sempre foi rico em ódios de estimação.

      • DNowitzki
        Posted Dezembro 20, 2023 at 1:10 am

        Exato! Rochinha, por exemplo, era outro que iria vingar em Alvalade, depois de ter sido despachado da Luz. É só um exemplo, mas há mais.

  • DNowitzki
    Posted Dezembro 19, 2023 at 1:16 pm

    Continuamos a confundir investimento com qualidade. Eu posso até gastar mil milhões num par de jogadores, que tal não equivale a qualidade. É o que se tem visto no Porto e,já agora, no Benfica.
    Quem não tem dinheiro necessita de ser seletivo e muito criterioso no que compra; quem é rico perde critério, porque pode estourar dinheiro à vontade. Se não prestar, deita-se fora e compra-se outra coisa.
    *
    O que é interessante nisto tudo é o modo como dá Costa tem tratado o seu treinador. Se bem se lembram, os técnicos do Porto tinham sempre ciclos curtos, o que era assumido pelo seu presidente como estratégia para manter sempre a competitividade em alta. Pois bem, da Costa entregou-se totalmente nas mãos de Conceição. Quem algum dia imaginou que o treinador teria mais voz do que da Costa? Mas tem, e é isso que explica os “n” casos de saídas a custo zero.

  • Paulo Roberto Falcao
    Posted Dezembro 19, 2023 at 12:54 pm

    Nojentinho é que foram absolutamente levados ao colo e beneficiados pelo árbitro, e ainda se queixam do árbitro! Queriam o quê- que o homem metesse golos também?! Ontem só não são goleados por causa do árbitro.

  • LevonAronian
    Posted Dezembro 19, 2023 at 11:33 am

    O Porto até pode ter muitos problemas de qualidade no plantel, mas não é por falta de investimento.

  • Alexis
    Posted Dezembro 19, 2023 at 10:56 am

    E aqui se ve a diferenca de tratamento do Sergio para os outros treinadores: O Sergio insulta, falta a conferencias de imprensa, agride colegas de profissao, desrespeita tudo e todos, e na imprensa nao se uma unica critica, seja ao futebol praticado, seja ‘a ma politica de contratacoes, seja o seu comportamento.
    Ja Schmidt, em pouco mais de um ano ja foi questionado pelo seu comportamento, futebol praticado, politica de contratacoes, e ate na comunicacao!

    Coitado do Schmidt se tivesse o mesmo rendimento do Sergio!

    E o Sergio tem ainda a possibilidade de treinar um clube que se da ao luxo de andar a ser intervencionado pela UEFA, sempre com as contas no vermelho e ainda ter a capacidade para nao vender os seus melhores jogadores e ainda gastar dinheiro que nao tem para montar planteis competitivos. Se ele treinasse o Benfica ou o Sporting, onde tem de ter cuidado com as contas, porque concorrencia desleal so e’ permitido a alguns, ja ha muito que tinha sido despedido, porque os planteis possiveis seriam para lutar pelo 4o/5o lugar!

    Quantas capas ja foram feitas a questionar o Cabral e/ou Jurasek? Quantas foram feitas a questionar os flops do Porto?

    • penaltidireto
      Posted Dezembro 19, 2023 at 11:51 am

      “Coitado do Schmit se tivesse o mesmo rendimento do Sergio!”

      O rendimento do Sérgio: sofreu ontem a primeira derrota contra o sporting ao fim de 13(!) confrontos.

      Tá benhe

      • Tiago Abreu
        Posted Dezembro 19, 2023 at 2:18 pm

        Desculpa, 2* golos do Jovane.

      • Tiago Abreu
        Posted Dezembro 19, 2023 at 2:16 pm

        Recordo-me perfeitamente do Amorim comer o Porto na taça da liga com um golo de Jovane.

        • penaltidireto
          Posted Dezembro 20, 2023 at 11:53 am

          se falo de 13 confrontos em 7 anos do Sérgio, falo claramente de confrontos para o campeonato. Como aliás tu sabes, mas ñao podias fazer a graçola nem menosprezar o Porto se o reconhecesses. Ok força nisso. Vai Jovane que a taça da liga é que é.

          • Neville Longbottom
            Posted Dezembro 20, 2023 at 4:37 pm

            Ele menosprezou o Porto mas tu fizeste o que? Exaltaste o Sporting foi isso? Tá benhe.

            • penaltidireto
              Posted Dezembro 20, 2023 at 9:21 pm

              eu, literalmente, disse tão somente que o rendimento do Sérgio frente ao Sporting é impecável.

        • Neville Longbottom
          Posted Dezembro 19, 2023 at 3:50 pm

          Foi uma vitória caída do céu (sendo que a rosca do Marega foi também ela caída do céu), nao foi propriamente um treinador ser taticamente superior ao outro. Ganhamos pela inspiracao do Jovane (e que inspiracao).

      • Alexis
        Posted Dezembro 19, 2023 at 1:14 pm

        E o Schmidt foi campeao na primeira epoca, chega aos 4os de final da LC logo na primeira epoca, ganha a supertaca, e estando na frente ou a 1 ponto do lider, andamos a ler durante dias o possivel despedimento do Schmidt, andamos a ler ha semanas que ele e’ o responsavel pelas contratacoes falhadas, que o balneario esta contra o treinador e que ele e’ o primeiro treinador estrangeiro em Portugal a ser obrigado a falar e entender Portugues…

        Isto para nao falar dos vermelhos ja vistos por um e por outro na carreira de treinador, os vermelhos que ficaram por ver (ainda ontem insulta um dos arbitros, aos berros na cara deste e nada aconteceu) ou ate dos casos de agressao a colegas de profissao!

        A serio que lhe custa ver as diferencas!?

        • penaltidireto
          Posted Dezembro 19, 2023 at 3:53 pm

          Acho que não percebeste o meu comentário… o Schmidt é um excelente treinador, assim como o Rúben e o Sérgio. Apenas refletia no rendimento do Sérgio que me parece fenomenal. Ao mesmo tempo, acho que é difícil alguém ter melhor rendimento que o Schmidt. Mas lá está isto sou eu que penso que por um treinador ser bom, isso não significa que os outros são maus :)

      • Gato das Bolas
        Posted Dezembro 19, 2023 at 1:08 pm

        O Schmidt ainda não tem nenhuma contra o Sporting. Mas se o rendimento se vê pelos resultados face a um único adversário….

    • Johny45
      Posted Dezembro 19, 2023 at 11:25 am

      Amigo você não tem amor à sua vida?
      Por favor não questione o FCP nem os seus lacaios sff.

      • Alexis
        Posted Dezembro 19, 2023 at 11:36 am

        “Um Cristao NAO TEME!” ahahaha

        Eu sou Benfiquista mas a minha familia toda e’ portista. Quando vivia em Portugal, vivia a 5 minutos do Olival. Tenho amigos que ja foram treinadores da Dragon Force, familiares que foram atletas do FC Porto em varias modalidades, portanto conheco muito bem o clube, a mentalidade do clube e dos seus adeptos.

        E com isto quis dizer que tambem conheco a subserviencia dos meios de comunicacao para com o clube. Dai ter comecado o meu comentario com a comparacao do tratamento ao Sergio e ao Schmidt.

        No fundo posso resumir o universo portista a uma palavra: “Mafia”

  • João
    Posted Dezembro 19, 2023 at 10:53 am

    Só negócio de m…. Inacreditável. Já para não falar de outros craques que sairam a custo 0. Herrera , uribe , mbemba

    • disturbed17
      Posted Dezembro 19, 2023 at 1:02 pm

      Um negócio é mau se um treinador não tiver capacidade se aproveitar o jogador..
      O que era Nuno Santos, Matheus Reis, Palhinha, Ugarte,etc.. antes de Ruben Amorim? E não custaram metade desses, a diferença está aí, Sérgio Conceição tem os jogadores que deseja e quando eles não rendem a culpa é dos “maus” negócios.

      • DNowitzki
        Posted Dezembro 20, 2023 at 1:08 am

        O que eram? Eram jogadores acima da média na nossa liga, daí Amorim os ter ido buscar. Palhinha, por exemplo, no Braga, já jogava enormidades; Ugarte era destacado por meio mundo e o outro no Rio Ave.

        Que análise enviesada!

      • Jotsuba
        Posted Dezembro 19, 2023 at 2:26 pm

        Quem fez do Palhinha jogador não foi o Amorim. O Palhinha fez-se jogador em Braga. Até chegar a Braga era um dispensado.

      • João
        Posted Dezembro 19, 2023 at 1:52 pm

        Mas acha que zaidu , fabio cardoso , andré franco são jogadores para um clube de primeira ?
        Jogadores como alex sandro , militão , moutinho , e tantos outros riem-se

        • disturbed17
          Posted Dezembro 19, 2023 at 10:42 pm

          Nuno Santos, Matheus Reis, Morita.. são/eram jogadores de primeira?
          E porque não dá exemplo de jogadores caros como Grujic, Veron.. jogadores que inclusive o Conceição pediu!
          A verdade é uma, e contra fatos não há argumentos! O Porto nunca gastou tanto dinheiro como gastou nos últimos anos.. se o treinador invés de chorar fizesse o trabalho dele…

  • Neville Longbottom
    Posted Dezembro 19, 2023 at 10:43 am

    O Conceicao é excelente treinador (e acredito que, sentado no seu gabinete a discutir com a sua equipa técnica) é muito diferente do que aparenta no banco de suplentes, porque para manter este Porto competitivo, nao pode ser só a mandar tudo para o c*****o o tempo todo (que era o que ele fazia quase sempre que tinha uma câmara nele), tem de ter uma capacidade construtiva de análise e uma grande rede de solucoes para dar resposta.
    .
    Mas fico contente por ver este mito do milagreiro a cair. Eu ainda há pouco tempo ouvi o Vitor Santos (TSF) a afirmar que o Conceicao é o melhor treinador deste século do Porto. Com certeza Mourinho foi ignorado por lapso.
    .
    Conceicao tem várias pedras no sapato, mas acredito que os seus resultados sao condinzentes com a matéria prima que lhe foi dada. O Porto tem tido sempre o melhor plantel da liga (ultrapassado pelo SLB desde 2020), mas conseguiu perder um título para dois novatos (Lage e Amorim) quando tinha toda a obrigacao de vencer. Mas é futebol e acontece, nao deixa de ser melhor treinador por isso.
    .
    Mas é suficiente para afastar essa fama de coitadinho e que lutou e venceu com poucas armas. É mentira, é manipulacao de opiniao com base em factos (como investimento) que mascaram a realidade. O Porto investiu menos que o Sporting (a fazer fé no que me foi dito neste espaco há pouco tempo) porque optou por manter jogadores como Marcano, Brahimi, Herrera ou Uribe quando a decisao ótima seria vende-los. Obvio que, comparado com os treinadores dos dois rivais, estes perderam imensos jogadores porque nao têm o poder negocial que o Conceicao tem dentro do clube. E por isso ele tambem tem de ser “responsabilizado”. Claro que está a fazer o seu trabalho ao bater o pé porque pouco lhe importa se os jogadores estao com meses ou 5 anos de contrato. Ele quer é jogar e ganhar e bem. Mas depois o argumento dos investimentos enfraquece muito.
    .
    Conceicao nao é especial, nao é milagreiro e nao é (de todo) o melhor treinador do Porto deste século. É o treinador ideal para este Porto específico, neste tempo e neste espaco. Acredito que um dia sairá para a Lazio, para o Inter ou Atlético de Madrid (equipas onde o vejo encaixar muito bem num contexto similar).
    .
    Volto a frisar: contente por ver este mito cair. Continua a ser um ótimo treinador à mesma.

    • Super Hans
      Posted Dezembro 19, 2023 at 4:20 pm

      Não percebo porque é que ficas ‘contente’. Sempre achaste isso e sentes que a opinião generalizada está a mudar?

      • Neville Longbottom
        Posted Dezembro 20, 2023 at 8:29 am

        Fico contente porque acho que o mérito deve ser enderecado a quem de facto o merece. E Conceicao tem, em Portugal, muito mais crédito do que aquele que merece.

    • Bruno Cunha
      Posted Dezembro 19, 2023 at 11:40 am

      Não sei como olham para os plantéis que Jorge Jesus teve e dizem que era o melhor plantel em Portugal sinceramente…

      • Neville Longbottom
        Posted Dezembro 19, 2023 at 12:07 pm

        “Olham”. Na verdade fui só eu que o disse. Falo por mim apenas.
        É uma diferenca de opiniao. Em todo o caso, isso só acrescenta ainda mais validade ao meu argumento (fazerem do Porto o melhor plantel sempre na era Conceicao).

  • Ricardo10_
    Posted Dezembro 19, 2023 at 10:36 am

    Já perdi a esperança que olhem para o Conceição como ele é…Um treinador banalíssimo, extremamente agressivo e mal educado, que só conseguirá ganhar títulos no Porto ou em clubes das Arábias com investimentos gigantescos. A tal mística e raça, nada mais é do que ser favorecido habitualmente e distribuir porrada muitas vezes sem castigo nenhum. O Porto na época passada devia ter acabado em 4º e acabou em 2º a lutar pelo 1º lugar. Mas a sua carreira vai falar melhor do que eu, porque simplesmente não tem mercado nenhum de jeito. O Navarro não é jogador de equipa grande e é inacreditável como o Iván Jaime joga tão pouco, mas o karma é lixado e é o que ele merece.

  • Francisco Ramos
    Posted Dezembro 19, 2023 at 10:35 am

    Olhando para o clube, dinheiro nunca faltou visto que o Porto investe muito no reinado de Sérgio Conceição. Investe é menos que os seus adversários porque deixa sair muitos jogadores a custo zero (outras conversas) mas mais que o menor investimento é o mau investimento:
    – Gastámos 20M num central quando que com este valor tínhamos ido à América do Sul comprar dois, um para pegar de estaca (estilo Filipe) e um jovem (estilo Militão).
    – Gastámos 10M num trinco que nem para trancar a sua defesa tem jeito.
    – Gastámos 3M no nosso 3º guarda-redes que ao dia de hoje tem 0 minutos com a camisola portista.
    – Gastámos 7M no nosso 3º ponta de lança do plantel que tem tantos minutos como Baró.
    – Não considero para já Jaime, Nico, ou Véron flops por diferentes motivos.
    E estou apenas a olhar para as últimas duas épocas, caso olhe para o reinado completo, a coisa ainda piora mais de figura, mas só nestes é 50% do valor investido. E depois temos que jogar com João Mendes, Zé Pedro, Fábio Cardoso, etc.

    • RuiMagas
      Posted Dezembro 19, 2023 at 12:51 pm

      Hoje em dia não consegues ir a América do Sul contratar 2 centrais (ainda por cima um experiente) por 20M€. Já foram tempos ahahah

      • Mantorras
        Posted Dezembro 19, 2023 at 10:22 pm

        No Brasil nao, mas na Argentina sim.

      • Francisco Ramos
        Posted Dezembro 19, 2023 at 2:31 pm

        Achas que não?
        João Victor custou 9,5M ao Benfica, Kaiky custou 7M ao Almeria. Se olharmos à época anterior, Natan custou 3,5M ao Bragantino (hoje está no Nápoles por 10M) e Junior Alonso custou 8M ao Krasnodar. Se olhares à época anterior ainda (fazemos 3 épocas seguidas), Lucas Veríssimo custou 6,5M ao Benfica.
        Já foram mesmo os tempos?
        Até na Argentina tivemos defesas a sair por 11M ou 13M recentemente (Quarta e Montiel).

  • Bmaster
    Posted Dezembro 19, 2023 at 10:29 am

    Equipa de patetas alegres, a gerir a posse como se nada fosse, completamente estéreis e inúteis. Querem ganhar sem remates? Este Conceição descobriu a pólvora, só pode. Do outro lado, vejo transições rápidas, jogadas a 1 toque, jogadores sem peneiras e que não pensam em forçar a saída. Virem essa ??. Somos Porto pa!!!

  • AngeloGJ
    Posted Dezembro 19, 2023 at 10:22 am

    Fala-se muito dessa questao do milagreiro, porque a opiniao publica em Portugal nao tem coragem (para nao usar outras palavras) para escrutinar o trabalho do SC da mesma forma que faz com o Amorim, o Schmidt ou a bem pouco tempo o JJ, e isto na minha opiniao tem muito a ver com a personalidade do SC, que pelo menos na pessoa de treinador do FCP é um homem conflituoso e o portugues sendo alguem que muito fala mas teme verdadeiremente conflitos sabe que uma critica ao SC será sempre respondida pelo mesmo (e Portugal é um circulo pequeno onde a gente do futebol convive +/- nos mesmos sitios). Porque se formos ser sinceros, o SC nao tem feito mais do que o seu trabalho, os muitos problemas que arranja ele proprio os resolve ou compensa com a questao da mentalidade e por ai fora, e durante os mais de 20 anos que acompanho o FCP, o SC é de longe o treinador que teve melhores condicoes de trabalho, mais liberdade de decisao (nao me lembro de nenhum treinador vetar saida de jogadores), e recebeu maior investimento, ele proprio escolhe o refugo que depois reclama de nao ter nivel para estar na equipa ou competir ao mais alto nivel portanto de coitadinho tem muito pouco.

  • Pipo
    Posted Dezembro 19, 2023 at 9:58 am

    Pode não ter uma equipa de tostões, mas tem uma equipa de m****.

    Dessa lista de reforços recentes, o único que se aproveita é o Jaime, que até agora passou mais tempo na enfermaria do que a jogar.

    -David Carmo é o golpe do ano do Salvador
    -Veron transpira flop
    -Grujic é fraquinho
    -Franco é jogador de rotação, no máximo
    -Ivan Jaime é a grande esperança do plantel
    -Nico… meh
    -Navarro não se está a adaptar a este nível
    -Samuel Portugal… lol

    Com isto andamos há anos a jogar com laterais que são anedotas e o nosso melhor central continua a ser um tipo de 40 anos que num dia mau arranja sempre maneira de ser expulso.

    Temos mais quantidade que o Sporting? Se fosse pela quantidade o Chelsea tinha o melhor plantel do mundo. Eu dava os nossos avançados todos para ter o Gyokeres…

    Scouting amador, ao nível da direção

  • Eusebio
    Posted Dezembro 19, 2023 at 9:48 am

    A verdade é que toda essa malta que chegou nao entregou valor algum. A equipa/jogadores/quantidade é de facto má. O tema está na abordagem ao mercado onde o Porto, dos 3 grandes, é claramente o pior (e olha que o Benfica foi buscar o Jurasek e o Arthur Cabral, entre outros, para teres uma ideia da gravidade da coisa).

  • Amigos e bola
    Posted Dezembro 19, 2023 at 9:41 am

    O problema do Conceição é que é muito tolerante com os erros de alguns e pouco tolerante com os erros de outros. Se o David Carmo fizesse a exibição que o Pepe fez ontem, ficaria riscado até ao final da época. O Zaidu espalha mediocridade, jogo sim, jogo sim e continua a contar…

    Esses reforços são fracos. Um clube como o nosso, gerido tão mal, tem de apostar na formação. Não há volta a dar. Mas continua a insistir nesta política datada.
    A Premier League tem clubes riquíssimos s já mesmos eles estão-se a virar para a formação. Porque será?

    • Pipo
      Posted Dezembro 19, 2023 at 10:04 am

      É verdade, mas comparar Pepe ao Carmo… o Pepe e´o nosso mehor central desde que cá chegou, o Carmo não lhe faltaram oportunidades, é simplesmente fraco.

      Zaidu é terrível, pena o Wendell ter-se lesionado que até andava a jogar bem. Faltou o SC tê-los no sitio ontem para manter a aposta no João Mendes.

      Há uns dias o SC disse que se calhar tinha que apostar nos miúdos da Equipa B… na defesa não faziam pior que os que lá estão.

      • AngeloGJ
        Posted Dezembro 19, 2023 at 10:47 am

        Eu nao acho que o Carmo seja fraco, muito pelo contrario, a situacao do Carmo lembra-me a do Bruno Alves, um verdadeiro enterra, excessivamente agressivo, jogador muito pouco inteligente e quase sempre mal posicionado, com ele em campo era jogar com menos 1 e com uma bomba relogio, isto era +/- o resumo da carreira do Bruno Alves com a idade do Carmo, ate que o ponto de viragem foi um emprestimo ao AEK, onde encontrou o contexto ideal para limar as muitas lacunas que tinha, sendo ao final dessa epoca eleito o melhor jogador do campeonato grego e ficado no onze do ano da Taca Uefa, regressou ao FCP um senhor jogador, resumo da historia, nao se tornou num central de topo aos 22 ou 23 mas sim aos 25/26 chegando na altura a ser depois do Pepe o melhor central portugues, portanto os jogadores por vezes precisam do contexto ideal para evoluirem, o SC é conhecido por aumentar o rendimento de alguns jogadores, eu concordo em parte ja que acho que o caso é mais ele conseguir formatar jogador X a um determinado comportamento em campo, sem que o jogador evolua verdadeiramente as suas lacunas e acho que é isto que +/- se passa com o Carmo, nao é um mau central mas precisa de evoluir alguns aspectos do seu jogo, e o SC nao vai ser o treinador que ira conseguir isso, diria que falta ao Carmo um Jesualdo Ferreira, porque a qualidade esta la (mais ate do que via no Bruno Alves por exemplo) mas é preciso trabalha-lo, eu nao o venderia, envia-o emprestado para o Olympiakos, AZ Alkmar ou Nice por exemplo.

        • Valderrama
          Posted Dezembro 19, 2023 at 4:51 pm

          O Carmo não é jogador para jogar em dupla e em defesas subidas. É extraordinariamente lento e com baixa capacidade de reação para vir a ser titular no Porto do Sérgio Conceição.
          Claro erro de casting.

        • Tiago Abreu
          Posted Dezembro 19, 2023 at 2:28 pm

          O Nice já tem o Dante e o todibo para paragens cerebrais, não é necessário outro.
          O Carmo tem boas características e mostrou as no Braga, mas para lhe o cérebro demasiadas vezes.

Deixa um comentário