Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Conclusões que se tiram antes de quatro jogos e dois títulos mudarem tudo

Sporting e Benfica vão discutir dois títulos no espaço de duas semanas e a opinião geral decidirá, com base no desfecho, o sucesso ou insucesso da época das equipas. Uma visão, na minha opinião, demasiado simplista e redutora daquilo que é o trabalho que os clubes fazem ao longo de 10 meses, mas sabemos bem que é assim que se rege o Mundo do futebol. Assim, e antes que um golo em determinado momento chave altere todas as percepções, acho importante fazer um ponto de situação sobre o que foi a época desportiva 24/25 em Portugal.

1 – Bruno Lage desfez as dúvidas e mostrou que é treinador

As experiências passadas do técnico encarnado não deixaram senão uma nuvem sobre a sua real valia. Uma 1.ª época de sonho no Benfica, seguida de uma 2.ª de descontrolo psicológico, um despedimento no Wolves com sensações mistas e outro no Botafogo com um percurso catastrófico. No entanto, esta época mostrou-se outro treinador, mais inteligente emocionalmente, capaz de agarrar num grupo desligado e juntar as tropas e até de puxar pelos adeptos. Taticamente, fez adaptações decisivas (por exemplo a colocação de Carreras como central transformou por completo a saída de bola) e acreditou no plantel (não deixou cair Pavlidis e extraiu o melhor de Kökçü), conseguindo recuperar uma desvantagem que já parecia irrecuperável, grandes séries de vitórias e lutar por todos os títulos com uma boa prestação na Champions pelo meio.

2 – O Sporting não lutou com as mesmas armas que o rival, mas fez a cama onde se deitou

O Sporting tinha, à partida, o melhor onze em Portugal. Mas raramente o teve disponível. A onda de lesões que afetou os Leões foi algo de muito anormal e a forma como a foram contornando, com juniores, juvenis e adaptações é de louvar. Tudo isto podia, no entanto, ter no mínimo sido aliviado se Varandas não se tivesse agarrado em demasia às exigências de Amorim e preparado uma época com um plantel ridiculamente curto para quem tinha colocado tanto em jogo (os Leões tinha como objetivo não só o bicampeonato, mas também aumentar a dimensão europeia). Depois de ver é fácil falar, mas julgo que era mais ou menos óbvio que o Sporting estava a uma lesão de Pote ou Gyökeres de ficar extremamente condicionado.

3 – Vítor Bruno foi injustamente despedido, ainda mais se a solução era Anselmi

O FC Porto não jogava bem, somou alguns resultados desastrosos, mas acho que hoje se percebe que não se podia pedir muito mais com este plantel defeituoso. No início da época falou-se em ‘Master Class’ de Villas-Boas no mercado, as declarações do Presidente também contribuíram para colocar as expectativas num patamar irreal, mas a realidade bateu de frente e o treinador pagou a fava. No entanto, com Vítor Bruno os Dragões ainda conseguiram várias goleadas, ganharam um título e não pareciam tão distantes dos rivais como agora. Também se percebe hoje que o braço de ferro com Pepê pendeu para o lado errado.

4 – O Braga com Carvalhal vai ser sempre competente, mas dificilmente mais que isso

Carvalhal tem o dom de montar sempre equipas competitivas, no sentido que consegue fases estáveis onde soma muitas vitórias, vai sendo uma ameaça no confronto direto aos Grandes e descobre soluções apostando nas camadas jovens. Ainda assim, apesar de o técnico não ter culpa no deficiente ataque ao mercado de Verão, é mais uma época em que os Gverreiros não mostram potencial para subir de patamar, o que por exemplo com Artur Jorge parecia mais credível.

5 – O que Rui Borges mostrou não chega para ser treinador do Sporting ou seria injusto não lhe dar uma 2.ª oportunidade?

Não tenho resposta para esta pergunta. Os clubes, claro está, não se gerem por justiça ou gratidão e um título não devia ser, face aos meses de Rui Borges como técnico leonino, aquilo que o separa de continuar ou não na próxima época. O mirandelense tem várias valências, ou não tivesse deixado trabalho feito em diversas equipas, principalmente o Moreirense, a minha equipa preferida de Rui Borges, e o Vitória e feito crescer inúmeros elementos, particularmente médios (Ofori, Franco, Alan, Manu Silva e agora Debast). Mas em Alvalade, depois de uma 1.ª fase otimista (agarrou um grupo em cacos e deu-lhe um rumo), meio que ‘acobardou-se’ e não foram poucas a vezes que fez do Sporting um Gyökeres FC, que se esconde em vantagem e ataca por um único meio, a fé no sueco. Não quero ser injusto: dá para perceber as circunstâncias que levaram o técnico a optar por essa via. E também houve jogos que não foi tanto assim. Mas é um fator que abona pouco a favor de Rui Borges e quando se olha num cômputo geral, aos pontos que perdeu nos minutos finais ou aos jogos que encarou com 6/7 jogadores defensivos, é legítimo questionar se será capaz de criar um Sporting campeão sem Gyökeres.

6 – O mercado de janeiro pode decidir campeonatos

O Benfica vai buscar Bruma, Dahl e Belotti, três elementos que já resolveram jogos. O Sporting vai buscar Biel, que mal joga, e fica o resto da época a chorar por um médio que não veio. O FC Porto viu-se delapidado de Nico e Galeno e foi por aí abaixo. O mercado de janeiro é arriscado, difícil de abordar e caro, mas pode ser o fator diferencial entre uma equipa ambiciosa (e que tem posses para o ser) e outras que não estão no mesmo patamar de estabilidade.

7 – Continua a haver pouco para lá do Top 5

O Vitória surpreendeu e fez uma grande campanha na Conference League, o que foram grandes notícias para Portugal, e há esperança que possa continuar a ser uma equipa a ter em conta nessa competição (se lá chegar). De resto, voltamos a ter um campeonato poucachinho. Há equipas com projetos sólidos, como o Santa Clara, Estoril, Casa Pia ou Arouca, mas são clubes que não conseguem manter o talento, vivem constantes reestruturações de plantéis e dificilmente escaparão a épocas fracas (até descidas de divisão), muito menos se tornarão ameaças na Europa. O Famalicão era quem mais prometia nesse sentido, mas tem desiludido.

8 – O Boavista ganhou o prémio de equipa mais absurda a disputar uma I Liga em largos anos

O Desp. Chaves foi miserável o ano passado. O Desp. Aves só fez 17 pontos em 19/20. A B-SAD teve de entrar em campo num jogo contra o Benfica só com 9 elementos. Mas este Boavista bate-os a todos. Da minha perspetiva, foi surreal ver os onzes que os axadrezados apresentavam de semana para semana. A baliza tanto teve um jovem de 17 anos com um vencedor da Liga Europa. Na lateral esquerda, várias vezes foi opção um jovem moçambicano sem experiência profissional, depois de repente apareceu um pentacampeão francês. Van Ginkel estreou-se substituindo Gonçalo Almeida, que há dois anos jogava no Vila Meã. Entretenimento constante, se excluirmos a parte do pouquíssimo futebol. Se o Boavista conseguir a manutenção, a FMH não tem credibilidade para manter os seus cursos de Gestão do Desporto… ou então é colocar Fary e Stuart Baxter a lecionarem todas as cadeiras.

Afonso Ascensão

VM-Desporto
Author: VM-Desporto

18 Comentários

  • Manel-Abecasis
    Posted Maio 2, 2025 at 8:55 am

    Sobre o ponto 2: Discordo em absoluto. O plantel do Sporting não era “curtíssimo”. Arrancamos a temporada com 6 opções para jogar a central, 3/4 alas esquerdos, 4 alas direitos, 4 medios, 6 avançados. Claro que estamos a uma lesao de Pote ou Gyokeres de ficar em apuros, porque são jogadores muito muito acima do nivel do nosso campeonato. Ou era suposto termos jogadores de qualidade igual no banco?

    Ponto 5: O Rui Borges tem qualidades, não discordo. Mas não me parece ser um treinador de projeto, e também não me parece ter ainda condições para estar a frente de uma equipa que pode estar em vias de conquistar o 3º campeonato em 5 anos e se quer cimentar como o maior clube português. Ficarei-lhe muito grato se conquistar o campeonato, respeit-o muito se ainda for buscar a taça, mas é difícil de acreditar que era capaz de o fazer se tivesse começado a temporada. A dúvida é, quem existe no mercado que possa ser melhor? Se se encontrar uma resposta, por mim Rui Borges nao continua.

    Ponto 6: Sem dúvida. Pode ter sido aí que o Sporting perde o campeonato.

  • Miguel Nunes
    Posted Maio 2, 2025 at 8:56 am

    A questão de Rui Borges acho demasiado incompetente se o despedirem pois para além de ter ultrapassado a onda de lesões, o plantel não é de todo montado à sua imagem. E dar 4/5M€ e depois não lhe dão essa oportunidade, não faz qualquer sentido. É o meu ponto de vista obviamente. Até sou da opinião que mesmo não vença o bicampeonato (a não ser que por muita incompetência própria) deve ter oportunidade de começar a época, mas eu não tenho nenhum curso da FMH.

  • ManuelFAlbuquerque_
    Posted Maio 2, 2025 at 10:25 am

    Um comentário muito interessante e que acrescenta e vou falar ponto por ponto.
    A)Lage era treinador, não havia dúvidas. O problema é que falhou em alguns sítios. O que é normal é visto hoje como atestado de incompetência, basta lermos o que se escreve sobre o Mourinho que é obrigado a ganhar tudo na Turquia e que chegou a duas finais europeias com a Roma.
    Será interessante ver pessoas depois a elogiar Amorim caso vença a Europa. Afinal vai passar a ser uma competição boa.
    Hey espera, o plantel do United não presta já me esquecia. A narrativa vai ser divertida.
    Voltando ao Lage é um bom treinador.
    B) O Sporting é um clube interessante e tem adeptos muito interessantes. Começa a época com dois guarda redes que não contam hoje para nada, compra o Fresneda que não tem o melhor dos perfis para ala direito de uma equipa 3 centrais ofensiva além de já ter Esgaio.
    Mas hey, direção e treinador que veio para o United infalíveis ouvi eu. Rui Borges é que não presta. Culpa de tudo.
    Isto é anedótico. Se há definição de viúvas é isto.
    C) Masterclass de AVB e por isso obviamente o VB é que não prestava. Chega o Anselmi, a equipa não joga nada de jeito, afinal há que mudar o plantel de pernas para o ar na próxima época. VB é que também o construiu todo. Como é óbvio.
    Outra valente anedota. Mas que anedota o Porto também está a ser.
    D) Carvalhal é um bom treinador, tem também as suas falhas e nisso se assemelha ao Lage.
    Parece-me mais treinador que VB e portanto obviamente melhor que Anselmi. Poderia ter sido uma boa aposta no Porto porque iria trabalhar com jovens.
    E) Benfica atacou bem o mercado, mesmo o Belotti tem dado o seu contributo. Aquele tipo que me disse que eu tinha de alguma forma defendido o atleta por ser amigo do Rui Costa deve estar nesta altura a perguntar a si mesmo o que anda a fazer da sua vida. É que não percebes mesmo nada de futebol. Inacreditável.
    F) campeonato português é fraco, nada de novo. Atletas sempre no chão e adeptos a criticarem apenas os árbitros quando os seus próprios jogadores são uma valente anedota.
    G) Boavista é o que se vê. Foi campeão há umas décadas e talvez pague a factura de estar sempre obrigado a tentar ser o quarto grande. É como o United, quer jogar como equipa grande quando ganharia mais se jogasse de forma direta.
    Anedótico.

    • Stravinsky
      Posted Maio 2, 2025 at 12:44 pm

      Bom dia Manuel,
      A) Em 7 linhas de comentário sobre o Lage, só 2 linhas são sobre o Lage. E nessas duas linhas só dizes “era treinador, não havia dúvidas” e “é um bom treinador”. As outras 5 linhas (70% do comentário sobre o Lage) são na realidade sobre o Amorim ? Repara que em todo o artigo, mesmo nos pontos que dizem respeito ao Sporting, o foco é bastante direcionado e nunca se fala no Amorim (que já é passado e pouco ou nada interessa para o que aqui se fala). No entanto, mesmo no ponto do texto que se direciona ao Bruno Lage tu falas apenas no Amorim. Não achas um tanto bizarro?
      B) No ponto em que o autor discorre sobre os falhanços de Varandas tu atiras culpas para os adeptos do Sporting, sendo mais uma vez, desagradável para com quem é sportinguista. Um ataque sem qualquer motivo.
      C) Tal como no ponto anterior, criticas os adeptos do Porto em vez de acrescentares argumentos válidos sobre o texto e sobre a situação atual. Preferes ridicularizar tudo e todos do alto da tua sabedoria. Sim, já sabemos que todos os que não se chamam ManuelFAlbuquerque são anedóticos.
      D) Após várias frases de comparações que não levam a nada, tens um bom apontamento: “Poderia ter sido uma boa aposta no Porto porque iria trabalhar com jovens”. Teria sido mais interessante se utilizasses mais exemplos sobre o plantel do Porto e as melhorias que poderia trazer, a certos e determinados jogadores, por exemplo.
      E) Manténs a toada do final do comentário anterior, e começas bem. Mas cedo descamba para ataques a pessoas que nunca viste, de quem não sabes nada, mas que são obviamente uns burros. Mais uma vez, nem todos se chamam ManuelFAlbuquerque e por isso perdoa-lhes porque não têm a tua sabedoria.
      F) Concordo, mas era desnecessária a toda passivo-agressiva e altiva, mais uma vez.
      G) Comparar o Boavista ao Man Utd é, se me permites, “anedótico”.
      Um bem-haja, Manuel!

  • Foge Quim
    Posted Maio 2, 2025 at 10:30 am

    Acho genuinamente que será o ano do “quase tudo”, muito por incompetência nossa.
    A decisão de Varandas em arriscar tudo no João Pereira foi um tiro no pé e deu oxigénio ao rival. O mercado de inverno não ajudou, e foi incompetente (era obrigatório um medio) na aquisição do Biel naquela altura (ainda pode dar algo, mas não deu no imediato que era o necessário). RB ainda fez muito, mas também me muitas circunstancias acobardou-se fortemente, e levou a equipa a não ganhar pontos quando era obrigatório. Podia-se jogar mal. mas era obrigatório vencer. A acabar como perspetivo, Varandas é o maior responsável.
    Lage tem imenso valor por ter pegado no grupo e uni-lo, inclusive por, como disseram e bem, ter recuperado o Pavlidis e Kokcu. Melhorou no discurso, na abordagem tácita e nas substituições. Rui Costa atacou bem o mercado de inverno, tem valor nisso, e vencendo tudo o que falta, será praticamente impossível perder as eleições.
    No que diz respeito ao Porto, já o disse muitas vezes no meu grupo de amigos, e acredito que se houvesse Vítor Bruno, galeno e nico, ainda seria uma luta a 3. Com SC então, já o campeonato estaria no bolso. Foi demasiada incompetência dos outros 2 rivais ao longo da época.
    Qualquer desfecho é possível, só peço competência, garra e foco. Como diz o RB, quando faltar inspiração que não falte atitude.

    • Stravinsky
      Posted Maio 2, 2025 at 12:13 pm

      Concordo totalmente contigo na questão da responsabilidade. Não podes brincar com um plantel de profissionais nem com milhões de adeptos de um clube porque há um gajo que tu achas que é mesmo muito porreiro e sentes que vai ser treinador. Responsabilidade total de Frederico Varandas.

  • Stravinsky
    Posted Maio 2, 2025 at 12:10 pm

    Exercício interessante, porque, de facto, o futebol em Portugal vive-se muito à flor da pele e esses dois jogos vão ditar muito do que é o “valor” dos treinadores Bruno Lage e Rui Borges. Como disse, é muito interessante este texto neste momento.
    *
    Sobre Bruno Lage, é realmente notório o bom trabalho que fez este ano, mas talvez mais por comparação com o treinador anterior. O plantel dá muitas garantias em Portugal, mas Schmidt já não estava a extrair nada dele e Bruno Lage conseguiu por todos aqueles jogadores a carburar novamente. Podem dizer que não fez mais que a obrigação dada a qualidade ao seu dispor, mas mesmo lá fora esteve bem e demonstrou não ter medo para experimentar novas soluções que permitissem superar momentos menos fulgurantes. Se perder o campeonato vai ser visto como um tipo que ganhou um campeonato em três e só graças ao João Félix.
    *
    Sobre Rui Borges, creio que pode agradecer a melhoria das suas condições de vida graças ao seu bom trajeto numa competição menor como a Liga Conferência. Quando chegou ao Sporting tinha algo como apenas 2 vitórias em 8 jogos, o que não é propriamente impressionante, e creio que o seu percurso em Alvalade tem seguido a mesma tónica: nunca foi impressionante nem nada que se pareça.
    O plantel é muito limitado e construído ao longo de 5 anos para encaixar no sistema tático e todas as nuances do anterior treinador. Quando foi assolado por lesões, durante 2 meses, em que poucos jogadores havia à disposição, as limitações tornaram-se ainda mais óbvias. Demasiados defesas centrais, pouquíssimos médios, poucas soluções criativas.
    Creio que a mais valia de Rui Borges foi ter recuperado o ânimo da equipa, após semanas da queda mais vertiginosa que o futebol português já viu, com exibições absolutamente inenarráveis da equipa comandada por João Pereira. No entanto, em termos de futebol nunca chegou a ser brilhante – também por nunca ter tido todo o plantel disponível, é certo – e não soube encontrar alternativas à altura, sendo salvo pelo jogador mais impactante que já vimos em Portugal, basicamente todos os fins de semana.
    Se é certo que prepara os jogos de forma razoável, depois é assustador na leitura durante o jogo, deixando a equipa cair em exibições defensivas e vulneráveis, sem conseguir reagir e contrariar.
    Não acredito que ganhe os jogos ao Benfica exatamente por este motivo: não saberá responder às contrariedades do jogo criadas por Bruno Lage. E é por isto que, mesmo que ganhasse o campeonato, acho que não deveria continuar. Rui Borges parece-me um tipo super honesto e creio que terá uma boa carreira mas, neste momento, não me parece ser treinador para uma equipa que queira lutar por títulos.
    *
    Anselmi merece uma janela de transferências a sério, uma vez que chegou e passados uns dias viu sair os seus dois elementos mais cotados. Ou seja, nem sequer teve aquilo que pensava que ia ter quando foi contratado.
    O seu discurso é empolgante, a sua atitude também, mas terá de aprender rapidamente como adaptar-se à Europa e apesar de ter um plantel mesmo muito mediano, já deveria apresentar mais do que tem apresentado nestes 4 meses.

  • MuchoG
    Posted Maio 2, 2025 at 12:24 pm

    O Lage tem feito um trabalho interessante mas continua sem me convencer como um treinador para o médio/longo prazo do Benfica. Se ganhar todos os jogos que faltam para o campeonato fará uma campanha que equivale a 82 pontos se tivesse treinado a época inteira. Ora isto só daria para ser campeão uma vez desde que passou a 18 equipas em 2015. Tem o melhor plantel e teve de longe mais apoio no mercado de Janeiro.
    __
    Claro que ninguém quer saber de quantos pontos fez se acabar com o caneco na mão no fim, mas continua a ser uma estatística interessante na minha opinião.
    __
    Em relação ao Sporting, a explicação é mais simples. Os dois fatores mais importantes são a saída de Amorim e a pandemia de lesões que assolou o plantel. Penso que bastava apenas um destes dois não ter acontecido e já teriam o campeonato fechado. Mas claro que houve falhas na escolha dos novos treinador e no (não) ataque ao mercado de Janeiro.
    __
    No Porto, acho que nunca vi um plantel tão fraco, o que é maioritariamente consequência das dificuldades financeiras. A juntar a dois treinadores que também parecem não conseguir fazer a diferença, e fica fácil explicar os resultados. A não ser que acertem alguns home runs, é um processo que pode levar uns anitos.

    • Stravinsky
      Posted Maio 2, 2025 at 12:51 pm

      Discordo em relação ao Sporting.
      Os dois fatores mais importantes são o período negro de João Pereira e a onda de lesões. E o maior responsável pelas duas é o Presidente Varandas:
      1) escolha de alguém com tanta experiência a treinar futebol na Primeira Liga como eu
      2) plantel caótico e passividade no mercado de inverno

    • SantAimar
      Posted Maio 2, 2025 at 2:48 pm

      Não sou um grande defensor do Lage, mas creio que as contas não estão muito corretas pois o Benfica caso ganhe os jogos todos faz 84 pontos, sendo que o Lage não fez 3 jogos onde o Benfica apenas fez 4 pontos. Usando uma regra de 3 simples mostraria que em 34 jogos o Lage faria 88 pontos o que altera todo o teu ponto e a tua narrativa pois seria campeão em quase todos os anos

    • Dca
      Posted Maio 2, 2025 at 3:20 pm

      Se ganhar os jogos todos faz 84 pontos. Se tivesse ganho os 2 primeiros jogos que o Schmidt não ganhou, dariam 90 pontos. Como é que equivale a uma campanha de época inteira com 82 pontos? ? Que matemática é esta que não percebi.

    • Francisco Parrinha Guerreiro
      Posted Maio 2, 2025 at 10:16 pm

      Na verdade, acho que ninguém aqui sabe fazer contas.
      Se vencer os três jogos que faltam (e obviamente isto é um SE), Bruno Lage faz 85,6% dos pontos que disputou (77 pontos em 90 [30 jornadas a 3 pontos], porque o treinador anterior contribuiu com 7 desses possíveis 84 pontos). Daria, aplicando uma razão directa, 87 pontos. Uma pontuação bastante aceitável para os padrões da Primeira Liga (que nos últimos 10 anos já teve dois campeões com 82 pontos e cuja máxima pontuação foram 91 pontos, sendo que esses 91 corresponderam a 89,2% dos pontos disponíveis). Portanto não havia equivalência nenhuma a 82 pontos, nem a 88, nem a 90.
      No entanto, mais que a Matemática (que pode, e deve, entrar na equação [pun intended] mas que não é a única variável), devem ser levados em conta (outro pun) outros factores, como o impacto, o desenvolvimento e aproveitamento dos jogadores, etc. Nesse etc. podemos, por exemplo, olhar para a variabilidade táctica que o Lage já apresentou: o Benfica já jogou com defesa a 4 “clássica” de dois centrais e 2 laterais, com defesa a 4 mas que constrói a 3 (com o Carreras nessa fase de construção e não apenas em condução como lateral), com meio-campo a 3, com meio-campo a 2, com o Aursnes a pressionar e fechar na direita para compensar a “ausência” da metade defensiva do Di Maria, com o Aursnes a pressionar na frente ao lado do ponta e a “construir” tacticamente quase numa posição de 10, com o Kokçu a construir mais baixo e ao lado de um parceiro apenas (e por vezes até mais baixo que esse parceiro e mais próximo dos centrais), com o Kokçu a construir à frente de dois outros médios, com um extremo e um ala (Di Maria e Dahl), com dois extremos (Di Maria/Aktur/Schjelderup), entre muitas, muitas variações que já se viram na época. Isso é ser treinador. Ajuda ter jogadores que tenham qualidade técnica e intelectual para interpretar e colocar em prática, mas é preciso ser treinador, e é-se muito mais treinador sabendo trabalhar e usar todas estas variações do que tendo um plano único que só funciona com os jogadores certos e se os jogadores acreditarem ou lá o que é (e isto já foi visto em treinadores dos três grandes, não foi só o Amorim).
      Que se goste do futebol apresentado ou não, que se goste sempre ou às vezes, que se ache que isto pode atingir o mesmo zénite que a tal fézada na crença dos jogadores ou não, é outra conversa. Agora, que isto é de quem é treinador, parece-me inegável.

  • Paulo Roberto Falcao
    Posted Maio 2, 2025 at 12:34 pm

    Interessante o ponto de vista, dou a minha opinião sobre os 8 pontos.

    1- Lage. Concordo. Fez uma boa Champions, e está em condições de fazer o pleno interno, após ter vencido a Taça da Liga. Claro que é treinador.

    2- Nós fomos vítimas do desnorte do nosso Presidente quando saiu Ruben Amorim, sobretudo pela insistência até à insanidade numa solução falhada. Lesões tiveram todos, nós mais, mas se houvesse um rumo claro e seguro do clube a Liga estaria mais do que resolvida.

    3- Vítor Bruno e Alselmi têm mais ou menos o mesmo nível como treinadores, médio baixo. O problema do Porto é no entanto de plantel, e não de treinadores.

    4- Carvalhal é um bom treinador que normalmente tem um azar de apanhar equipas em fanicos. Em Braga conseguiu estabilizar a equipa, e provavelmente irá ser terceiro na Liga. Não é coisa pouca.

    5- Não concordo. Rui Borges não é treinador para o Sporting, se vencermos a Liga será por causa de Viktor, e apesar dele. Pessoalmente acho que ele deveria ser despedido, mas claro que se ganhar ficará mais um ano. Mas é um desastre adiado.

    6- O Benfica reforçou-se bem em Janeiro, nós não. Veremos se isso decide a Liga

    7- O Santa Clara foi a surpresa da Liga, mas rebentou nos últimos meses. O resto concordo.

    8- O Boavista não deveria ter iniciado a competição, e se houvesse um controlo financeiro da Liga obviamente não participava. Mas enfim, sejamos justos, há muitas mais equipas meio mafiosas e a viver de esquemas manhosos na nossa Liga.

    • oMeuUserName
      Posted Maio 3, 2025 at 2:52 pm

      Só uma nota a esse ponto 4: Porquê “provavelmente”? O calendário do Porto é bem mais fácil que o do Braga. Tivesse o Braga ganho na jornada passada e até aceitaria isso, mas neste momento diria até que o Porto tem favoritismo.
      Ah, e não é propriamente verdade que normalmente apanhe equipas em fanicos, muito menos em Braga.

  • DNowitzki
    Posted Maio 2, 2025 at 12:48 pm

    Bruno Lage não é treinador. Tem dois jogos para

  • DNowitzki
    Posted Maio 2, 2025 at 12:52 pm

    Lage não é treinador para o Benfica. Tem dois jogos para permanecer mais uns meses. Corre o risco de perder o campeonato em casa.
    Sobre o homem do Sporting, não tenho opinião, porque poucos ou nenhuns jogos vi de equipas por si treinadas.

  • Neville Longbottom
    Posted Maio 2, 2025 at 7:18 pm

    O ponto 2 é complemente a lado. O clube não vai montar o plantel que o treinador quer? Então vai fazer o que? Dar-lhe jogadores que ele não quer?
    .
    Correu mal, tivemos azar. É lidar!

    • Stromp1906
      Posted Maio 2, 2025 at 10:46 pm

      E a parte de se o Vicktor ou o Pote se aleijassem? Culpa do Varandas, devia ter contratado outro Vicktor que andam aos pontapés por aí, e 2 Potes (como é pequeno, 2 custam o preço de 1)
      Fazer o Euromilhões ao Sábado é uma complicação

Deixa um comentário