Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Condições mínimas para a prática do futebol

Será que o futebol português não merece que sejam regulamentadas as condições mínimas para a prática da modalidade? O mau tempo não pode ser desculpa para o estado actual de alguns relvados de clubes da primeira divisão. Numa rápida comparação, os relvados em Inglaterra são dignos e apresentam sempre excelentes condições, mesmo sendo um país com condições atmosféricas e climatéricas muito adversas, mais adversas que em Portugal.
Um país que já deu ao mundo do futebol 3 bolas de ouro não merece que os jogadores tenham condições para desenvolverem e demonstrarem daquilo que são capaz? Não só pelas bolas de ouro nem pelos jogadores de top que têm “abastecido” os grandes europeus, mas acima de tudo porque nós – portugueses – enquanto apaixonados pela arte e que respiramos futebol, merecemos mais e melhor. Será difícil ou impossível materializar esta regulamentação? Temos a opinião que basta vontade “política” da Liga e da Federação. Ouve-se falar em delegados para tudo, pelo que a criação de uma comissão de peritagem que durante a semana avaliasse as condições dos relvados, decidindo “in loco” a viabilidade para a realização do jogo, determinando de seguida um estádio neutro para a realização desse encontro e aplicando uma penalidade ao clube da casa. Serão os critérios mínimos fáceis de definir? Certamente que não. Mas das grandes dificuldades nascem as grandes decisões. Utopia ou não, a realidade é que não se pode continuar a admitir a realização de partidas de futebol em relvados inadmissíveis, que colocam em causa a integridade física dos protagonistas do jogo, e não salvaguardam as ideias e tácticas dos treinadores. Isto assim não é planeamento táctico ou técnico, mas sim o verdadeiro desenrasca que determina que o vencedor pode não ser o melhor, mas sim aquele que a sorte escolher.

Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): António Mamede

0 Comentários

  • André Raio
    Posted Abril 5, 2014 at 7:28 pm

    Um país que respira futebol? Um país que de 4 em 4 meses, se tanto, apresenta um estádio lotado, é um país que respira futebol? De resto, concordo com o resto do texto, embora como já tenham referido, as equipas nem pagar aos jogadores, staff, etc, conseguem…

  • Anónimo
    Posted Abril 5, 2014 at 5:26 pm

    Soluções:

    1) A LPFP que, relembro, é a entidade responsável por fiscalizar e organizar os campeonatos profissionais, abre um concurso internacional para a manutenção dos relvados da 1ª e 2ª liga. Assim seria elevada a qualidade dos relvados com um custo mínimo. Os clubes com relvados em mau estado que recussassem simplesmente veriam o seu estádio interditado.

    2) Nos casos onde a opção 1 não fosse suficiente a LPFP que, repito, é responsável pela promoção das ligas profissionais negociaria novamente de forma centralizada através de um concurso internacional, a instalação de um novo relvado com condições adequadas de drenagem etc. O instalação seria custeada pelo clube e LPFP, através de um empréstimo/comparticipação a fundo perdido, (a FPF também poderia comparticipar uma % do custo em troca da utlização do estádio pelas selecções por um período de tempo). Outra solução de longo prazo para clubes com receitas mais elevadas seria a implementação de relvados mistos relva/sintético que têm custos de manutenção menores e oferecem mais qualidade em períodos de mau tempo (são hoje utilizados por Man. United e outros grandes clube).

    • Anónimo
      Posted Abril 6, 2014 at 9:12 am

      Ora ai está uma solução simples e eficaz. Agora é preciso que os senhores que ganham 12000 euros por mês se deixem de guerras internas e se preocupem com o espetaculo.

      Silva 3000

  • MosqueteiroSLB
    Posted Abril 5, 2014 at 4:35 pm

    so vou mencionar o oliveirense – benfica b.

  • Ric
    Posted Abril 5, 2014 at 4:01 pm

    Este jogo está a decorrer neste momento:

    https://s30.postimg.org/fi7zvgdlt/relvado.png

  • LuisRafaelSCP
    Posted Abril 5, 2014 at 3:31 pm

    Arouca, Vila do Conde, Barcelos… enfim, o que não faltam são relvados em condições lastimáveis. Alguma coisa devia ser feita

  • Anónimo
    Posted Abril 5, 2014 at 3:09 pm

    Excelente artigo, sobre um tema que já devia ter sido resolvido por quem tem responsabilidades.

    Parabéns Visão de Mercado e continuação do ótimo trabalho.

    Bruno Gonçalves

  • Francisco Silva
    Posted Abril 5, 2014 at 2:42 pm

    Se se paga 12 mil euros ao presidente da Liga por mês, não me parece que seja por falta de dinheiro da mesma. É triste. Só desprestigia o futebol português e impede que este progrida. Afasta as pessoas do estádio e assim nem os jogadores para cá querem vir. Os clubes portugueses tem grande qualidade mas com as faltas de condições perdem alguma visibilidade. Concordo com esta visão.

  • André G
    Posted Abril 5, 2014 at 2:33 pm

    O que vocês estão a dizer não tem pés nem cabeça, as únicas equipas que têm a possibilidade de ter relvados excelentes são os 3 do costume. E mesmo esses deixam a desejar.
    Há que perceber que existem sistemas de irrigação para escoar melhor a água dos relvados, mas é óbvio que só os estádios de 5 estrelas da uefa é que os têm! Vocês estão a pedir a clubes que vivem de tostões comparado aos outros 3, que façam obras nos seus estádios. É óbvio que isso não vai acontecer.
    Ninguém tem culpa que não pare de chover neste país este ano, principalmente no Norte.

    Tenham mais discernimento e não pensem sempre nos mesmos 3 clubes e que os relvados não são adequados aos "abastecedores" dos grandes clubes europeus…

    • Rabensandratana
      Posted Abril 5, 2014 at 3:21 pm

      Concordo consigo, André G!!!

      Posso falar claramente do VSC, que há poucos meses atrás não tinha dinheiro nem para remendar como actualmente se encontra o Estádio D. Afonso Henriques.

      É muito fácil falar que deveria ser assim ou assado, mas o que realmente é importante salientar é que os clubes hoje em dia não têm dinheiro para pagar as respectivas despesas sejam elas relativas ao relvado/ salários etc.

      Eu ainda sou do tempo que o Belenenses tinha o melhor relvado de Portugal até foi considerado por uma revista europeia que era um dos melhores relvados da Europa para a prática de futebol.

      Também temos de ter em atenção que este ano choveu imenso especialmente na região do norte do país.

    • Anónimo
      Posted Abril 5, 2014 at 2:56 pm

      Penso que o relvado do Braga é o melhor de Portugal, porque desde que foi inaugurado, em 2003, nunca teve problemas.
      E o Braga faz normalmente 40 jogos por época, e vejam o actual estado, que foi elogiado, pelos comentadores da sport tv, na primeira mão da Taça de Portugal.

      Ricardo

  • Luís Rodrigues
    Posted Abril 5, 2014 at 1:48 pm

    Nas condições impostas aos estádios para receber jogos de primeira liga, acrescentavam condições sobre o relvado nomeadamente que garantissem uma boa drenagem da água, entre outras coisas. Alguns clubes iam ser obrigados a fazer obras, queixar-se-iam que não têm dinheiro. Pois a FPF não tem problemas financeiros e as coisas têm de evoluir. Ou isso ou então que se comece a apostar no sintético que será o futuro para os clubes que não têm capacidade financeira para manter um relvado natural em ótimas condições.

  • Anónimo
    Posted Abril 5, 2014 at 1:45 pm

    Se oferecessem prémios monetários aos 10 melhores relvados da primeira liga, o nível da liga subia exponencialmente: mais adeptos a ver os jogos (muitos mais, o que significa mais receitas), possíveis prémios monetários para os clubes, melhoria da liga a nível europeu (não nos podemos considerar melhores que a frança ou itália com relvados destes), maior justiça na classificação da liga… melhores relvados!! Quem manda na liga tem que fazer alguma coisa, mas em Portugal é assim, não há soluções, só se fala. O retorno seria muito maior, sendo que há sempre formas de angariar dinheiro (principalmente daqueles que estão mais interessados, que são os maiores clubes Benfica, Porto e Sporting).

    Hugo

  • Daniel Martins
    Posted Abril 5, 2014 at 1:03 pm

    Concordo em absoluto e ainda teríamos muito para falar. Não só a nível nacional mas mundial. Até na Champions assistimos a jogos realizados em relvados pouco dignos para a grandeza da competição. Algumas vezes por falta de investimento do clube anfitrião, outras vezes propositadamente para tirar partido da situação (exemplo: Milan vs Barça do ano passado). Eu sou da opinião que a fiscalização da qualidade dos relvados devia ser mais abrangente e mais exigente, tendo em conta parâmetros como o tamanho do campo ou a altura da relva. E esses parâmetros deviam ser obrigatórios para qualquer campo da zona UEFA, pelo menos. Nós europeus ainda estamos muito atrasados em relação aos americanos no que toca à visão desportiva. Eles há muito que defendem o espectáculo no desporto, pois sabem que quanto mais espectacular, mais audiência vai ter, mais dinheiro vai render e melhores condições serão proporcionadas aos intervenientes e aos espectadores do jogo. Já nós continuamos a ter arbitragens sem tecnologia, campos pelados e a beneficiar o jogo dito "feio" com facilitismo disciplinar e tempos de compensação quase ridículos. Mais cedo ou mais tarde isso muda, mas podia ser já amanhã.

  • Renato
    Posted Abril 5, 2014 at 12:57 pm

    Concordo consigo, desde ha uns anos para ca que a qualidade dos relvados em Portugal tem vindo a diminuir.
    Nota-se grande diferença principalmente da qualidade dos relvados das equipas grandes, que desde que mudaram de estadio e contratam empresas internacionais para cuidarem dos relvados têm que os substituir de dois em dois ano, acho isso ridículo.
    Por outro lado nao é verdade que as condições meteorologicas sejam piores em Inglaterra que em Portugal, la chove durante mais tempo ao longo do ano, mas ca chove com maior intensidade e em maior quantidade durante um curto espaço de tempo,o que é mais prejudicial para os relvados..

    • Bruno Meleiro
      Posted Abril 5, 2014 at 10:06 pm

      Pode ser, mas não nos podemos esquecer que a configuração dos estádios mais recentes não ajuda. O facto de serem bem mais fechados e com palas de grandes dimensões que tapam quase toda a bancada (e mesmo o relvado, no estrangeiro) impede que a circulação de ar, tal como a incidência de luz, que é bem menor que nos antigos. Nestes aspectos, o estádio do Dragão leva vantagem relativamente ao da Luz e Alvalade, por ser mais aberto nos topos. Melhor mesmo só o de Braga, onde a forma do estádio permite um bom arejamento e iluminação do relvado. Outro pormenor em Braga é que o relvado faz uma ligeira pendente para as linhas laterais, de forma a escoar a água em excesso.

      Ter em conta estas questões é meio caminho andado para ter um relvado de qualidade e duradouro, e não ser preciso substituir de 2 em 2 anos…mas por norma só acontecem em estádios mais pequenos, que curiosamente têm menos poder económico.

  • Leo
    Posted Abril 5, 2014 at 12:50 pm

    Jogar em campos difíceis faz parte. Nas competições europeias também há muito clube com campos "impróprios" mas onde se joga e ninguém se queixa. Por exemplo quando se visitam os campos de neve…

  • LuisSilvaTV
    Posted Abril 5, 2014 at 12:47 pm

    Eu concordo, mas há muita gente que acha que quando o jogo é adiado por falta de condições do relvado são umas "meninas" e que o futebol joga-se até nos campos de cultivo de arroz. Se o espectador também não exige melhor, porque razão à de alguém se chatear.

    Luis Silva

  • João Jonet
    Posted Abril 5, 2014 at 12:46 pm

    Se todos os calcado res de relva tivessem o nível de Pedro Miranda não tínhamos este problema…

  • Anónimo
    Posted Abril 5, 2014 at 12:38 pm

    Tema pertinente, mas há aí uma questão dúbia. Em Portugal, muitos clubes treinam no relvado em que jogam ao fim-de-semana e às vezes, até as camadas jovens aí jogam. Em Inglaterra, todo o clube tem centro de estágio com 2,3,4 campos para treinarem, tanto séniores como camadas jovens, fruto não só da preparação, mas também do poder económico que têm, que é algo cada vez mais diminuto em Portugal.
    Se quando havia algum dinheiro, ninguém se preocupou com isso, agora que alguns nem têm dinheiro para pagar ordenados aos jogadores, vão preocupar-se com o estado da relva?
    Eu também preferia relvados em excelente estado, cortadinhos e com as linhas pintadas de fresco, a verdade é que em Portugal para além da desorganização quase colectiva, há falta de poder económico e se não há dinheiro para pagar aos pintores, para que é que se produzem telas, pincéis e tintas? Fica a questão
    Saudações
    Crow

    • Atlas Um
      Posted Abril 5, 2014 at 2:38 pm

      Comparando os investimentos e rubricas dos orçamentos dos clubes, o tratamento dos relvados não tem expressão.
      Quanto aos treinos, graças aos municípios e às verbas comunitárias, todos os clubes profissionais conseguem arrancar soluções para treinar.

    • Treinador de Bancada
      Posted Abril 5, 2014 at 12:43 pm

      É o que o Crow disse. Não sei quanto á maioria dos relvados, mas quando se fala em substituir relvados de Porto ou Benfica já se fala em milhões…

Deixa um comentário