Vai ter o mesmo impacto da La Liga? É o verdadeiro reforço bomba. Só na última época foram 50 golos em 46 jogos, nos últimos anos ninguém marcou mais que o polaco e com tão poucos goleadores no futebol atual ter um elemento destes é um luxo. Fica é a dúvida de como é que um clube falido e com uma dívida monstruosa consegue pagar 50 ME por um jogador de 34 anos e ainda lhe dar 4 anos de contrato, ainda por cima o Barça já tinha investido forte em Raphinha e provavelmente não vai ficar por aqui. Também na perspetiva de Lewa surpreende esta opção de carreira, mas quererá provar que consegue ser Rei noutro campeonato e Barcelona, como se tem visto neste Defeso, ainda é muito apelativo para os jogadores. Já o Bayern, sem o seu abono de família, terá obrigatoriamente de ir ao mercado. É certo que Mané pode jogar a 9, Muller idem, no entanto terá de chegar pelo menos um avançado de 20-25 golos e não há assim tantas soluções.
O Bayern comunicou oficialmente que tem um princípio de acordo para a venda de Robert Lewandowski ao Barcelona. Pelo avançado, internacional polaco, de 34 anos, os blaugrana pagam 45 milhões de euros, mas o negócio pode chegar aos 50 milhões. Lewandowski estava há 8 anos no Bayern e apontou uns incríveis 344 golos em 375 jogos, sendo que venceu 8 Bundesligas e uma Champions. A nível individual conquistou duas vezes a Bota de Ouro e uma vez o The Best.
Robert Lewandowski is set to join FC Barcelona.
Full details: https://t.co/LQ59LnkBZW
— FC Bayern (@FCBayernEN) July 16, 2022


59 Comentários
lipe
Notícia onde muitos dos comentários são adeptos dos 3 grandes a queixarem-se de clubes com a corda ao pescoço a fazer contratações milionárias e oferecerem salários principescos.
Irónico, no mínimo.
Knox_oTal
Mais uma lasquinha, quanto à questão dos salários, dos 70%, do fair play financeiro ou se o Barça tem ou não dinheiro!!! Eu na minha opinião, penso que muita gente continua sem ver o essencial… isto faz TUDO parte da mesma questão! As medidas em vigor, seja o Fair-play financeiro da UEFA, seja medidas específicas a cada liga, estão tendencionalmente feitas para beneficiar os mais fortes e os super-ricos, ou seja, servem literalmente o oposto do seu propósito, que seria aproximar minimamente os colossos dos outros com condições mais justas e equitativas.
Obviamente, que clubes como o Barça terão sempre muitas mais receitas, terão sempre muita mais facilidade em se financiar e têm muito mais património com o qual podem gerar dividendos… mas a questão é uma: como é possível um clube em (risco de) incumprimento das regras da sua própria Liga e com uma dívida monstruosa (e não, não é o único, mas é o clube em questão) pode fazer o mercado, sem grandes entraves ou problemas, que está a fazer?!? Isto é claramente mais um exemplo de desvirtuamento das competições, pois de que raio serve a um outro clube ter as finanças controladas e fazer “trinta por uma linha” com bom scouting e boa gestão, se depois há clubes que podem fazer isto?!? E se o fair-play financeiro não intervém nesta questão dos salários é porque, reforço, é uma farsa… o resto é semântica e tretas relativas a preferências clubísticas.
Mais, do ponto de vista do Barça isto é sustentável? É que a mim, e atenção pois sou leigo logo posso me enganar, parece-me que no final entre saídas e reduções de salários e as entradas (Lewa, Kessié ou Raphinha não virão ganhar trocos certamente) a situação da massa salarial vai ficar no mínimo no limite mais uma vez. Portanto, daqui a 2 a 3 anos, sobretudo sem sucesso desportivo (algo a que se arriscam vivamente na minha opinião), estão na mesma situação! Repito, isto é sustentável ou sequer justo?
Por fim, do ponto de vista desportivo, qual é a lógica de andar a embandeirar em arco com a La Masia e com os jovens talentos do plantel, que eles são o futuro e o presente… anunciar que vão construir à volta de jogadores como Pedrí ou Ansu Fati, e depois fazer um mercado destes?!? Qual é a lógica de ter os jovens que têm para o meio-campo e andar a fazer de tudo para trazer o Bernardo (e sou fanboy deste craque!)? Qual é a lógica de renovar com Dembélé, quer fazer de Fati uma estrela, mas depois ir buscar um Raphinha por quase 70M, tendo ainda Depay no plantel?!?
Enfim, para seguir…
Saudações Desportivas
Hirok "The Truth"
Bem mais uma prova que estar falido no futebol vale 0.. então para um clube com a grandeza do barça ainda menos.. e se de alguma forma o clube der o berro, é criar outro do tipo Barça FC e siga.. já temos alguns exemplos desses cá no Tugão até nas distritais, por exemplo a Naval 1º Maio agora é Associação Naval 1893, são aquelas manobras fáceis.. infelizmente o comum mortal não pode fazer este tipo de coisas quando tem de pagar empréstimos e etc..
Neville Longbottom
A Naval 1º de Maio, tal como todos os outros clubes que tiveram de ser refundados falharam pagamentos para com os credores, de tal forma que não cumpriram com os regulamentos para a inscrição nas provas oficiais.
O Barcelona alguma vez fez isso? Aliás, o Barcelona quando em risco de não cumprir o regulamento dos Gastos com Pessoal 70% das receitas, optou por não renovar com o Messi e renovar com alguns jogadores com salários elevados, de modo a que recebessem menos.
Toda a gente fala como se o Barça não tivesse dinheiro. O Barcelona está carregadinho dele. Para além das receitas operacionais que o clube tem assinaram agora o acordo bilionário com o Spotify (aliás é quase bilionário, anda lá muito perto).
O problema do Barça nunca foi a falta de liquidez e está muito longe (mas muito) de não cumprir com os regulamentos.
A única coisa é talvez o faie-play financeiro, mas mesmo aí…sem Messi, sem Griezmann, sem Suarez e sem Coutinho já ganharam uma boa almofada.
Dca
Eu acho que a nível Mundial, só Barcelona e Real conseguem mercados como o atual do Barcelona. Incrível como Lewa só quer Barcelona e mais nenhum, Raphinha recusou Chelsea e insistiu que o Barcelona igualasse a proposta dos mesmos, e ao que se fala, Barça e United chegaram a acordo, mas De Jong prefere ficar no Barcelona. É incrível a dimensão. Lewa podia mostrar coragem e que marca noutro clube, mas prefere Barcelona, orgulho de qualquer adepto do clube.
Enorme contratação, plantel a ficar muito interessante, Xavi tem de mostrar mãozinhas.
Francisco Ramos
E com isto o ataque do Barcelona ficou Raphinha, Dembelé, Ferran e Fati nas alas e Auba, Depay e Lewa no meio.
No meio há Busquets, De Jong, Pedri, Nico, Gavi, Kessié e Pablo Torré.
Na defesa, faltam laterais. Um direito titular e um esquerdo suplente. Mas depois há Ronald, Eric, Piqué e Chris. Com Ter Stegen atrás.
Caso Xavi tenha mãos para isto, cuidado. É obra!
Sobre a parte financeira, o problema do Barcelona não é receitas mas o teto salarial da Liga pelo que alguém terá que sair. Depay e De Jong estão na porta mais todos os excedentes.
Af2711
O Lewandowski tem tudo o que um ponta de lança precisa ter. Jogava numa equipa em que o enfoque era criado para ele dar o último toque, e ele também sabe ser móvel e tem técnica, sabe cair nos flancos a dar apoios. Penso que ele e Aubameyang se jogarem juntos com Raphinha/Dembelé a desequilibrarem com a finta e capacidade de assistir que têm, o Barcelona pode fazer uma boa campanha na Champions (comparado às duas épocas anteriores). Acho que aqui teve um final feliz para o jogador, nem tanto para o Bayern mas o clube com a grandeza que tem também não colocou empecilhos a um elemento que tanto deu ao Bayern desde 2014.
Kafka
Erro gigante de Lewandovski… Enquanto jogador federadas já tem 616 golos e portanto só precisa de mais 2 épocas para entrar no restrito clube dos jogadores que marcaram mais de 700 golos na carreira… Ora isso no Bayern seria conseguindo com 2 pernas às costas e em 3 épocas ao ritmo dos últimos anos, e até ficaria era à porta dos 800 golos na carreira…. Já neste Barça tenho muitas dúvidas que ele consiga sequer chegar aos 700 golos na carreira
Isto é bom é para o Cristiano, com a vaga aberta no Bayern, vai quase de certeza lá parar
Francisco Torgal
O Bayern disse que não queria o Ronaldo, pode ser só conversa de circunstância a empatar mas também não o imagino lá. A não ser que aceite redução de salário e papel menos preponderante (tirando se começar a jogar o dobro).
A pouco e pouco o Barcelona está a criar uma equipa muito boa, especialmente se ficar o De Jong e vier o Bernardo. Também não lhes desejo isso mas a verdade é que o plantel se vai compondo e o Xavi também há de evoluir.
Em crise conseguem isto tudo porque têm credibilidade financeira como instituição e fizeram parcerias que são boas garantias.
Mr.433
Bayern deveria tentar ir buscar o desvalorizado Timo Werner.
Em relação ao Barcelona, é ridículo. Os grandes fazem o que querem. Sou Benfiquista e revolta-me ver um Porto apertado por fairplay financeiro e PSG, City, United, Barça a fazerem o que querem
MansoFrancisco
Nem comento como é possível o Barcelona fazer contratações, apenas deixar este coment: Kane no Bayern era demolidor
Kacal
Acho um investimento arriscado porque são 50 milhões por um jogador de 34 anos, mas desportivamente para o imediato e futuro próximo é um super reforço, uma bomba claro. Falamos daquele que é possivelmente o maior goleador do futebol atualmente e ainda há pouco foi considerado o melhor do Mundo para a maioria no ano. Bem o Barça a perceber que o jogador queria e “jogar” com isso avançando em força.
E de repente confirma-se o elevar de nível do ataque titular do Barça com o trio Dembelé – Raphinha – Lewa com Fati à espreita. Que bela equipa têm!
Para o jogador cumpre o seu desejo de disputar outra Liga de topo onde os “ETs” dominaram durante tanto tempo o que é aliciante e podendo mostrar que é capaz de fazer na La Liga noutro contexto o que fez no Bayern e ser a estrela do Barcelona depois de Messi, é aliciante e desafiante. Mas é arriscado porque corre o risco de falhar marcando muito menos e ser colocado em causa, mas acredito que vai afirmar-se e marcar muito.
No Bayern adorava que abrissem uma excepção e investissem forte em Kane que merece mudar de ares para onde possa somar titulos no curriculo continuando a marcar muito quem sabe provando (a quem duvida) que está ao nível de Lewandowski no minimo. Osimhen seria a minha alternativa a ele. E o CR7 como opção de recurso. A ver vamos.
Marcio Ricardo
Aplaudo a decisão de Lewandovski, não por sua inteligência, mas por sua coragem. Sair da zona de conforto chamada Bayern de Munique pra ir se meter no pior Barça do Século. Ainda pensei que mudasse de ideias e assinasse pelo PSG…
Com certeza deve ter algum carinho especial pelo Barcelona. Deve querer dizer aos seus netos que jogou no clube onde jogaram Cruyff, Maradona, Romário, Ronaldo, Figo, Ronaldinho, Messi e tantos outros.. Não foi bonito o que fez ao Bayern, mas assinar pelo Barcelona numa altura destas é andar pra trás e por isso tem aumenta o meu respeito. É uma oportunidade de ver também se é o mesmo Lewa fora da Alemanha. O futebol agradece.
Neville Longbottom
O Lewa ją jogou fora da Alemanha. Na altura é que ninguém queria saber dele.
Marcio Ricardo
Eu sei que ele é da Polónia, mas obviamente estou a falar de quando começou a dar nas vistas, ou seja, desde o Dortmund.
João
Nem mais
disturbed17
Coragem ou esperteza? Conhecendo o futebol alemão, não devia ter um salário fora de série, e agora apanha um contrato bem alto até aos 38 anos. Nem o próprio PSG oferecia um contrato com os valores/duração que o Barça (que está na falência acreditesse).
Marcio Ricardo
Olha não sei quanto ele ganha , mas se não ganhar o maior salário do Bayern e da Alemanha devia pelo menos andar perto disso. Não me parece nada mau. Já tem a vida feita, mas sempre há uns que querem sempre mais, lá isso é verdade. Eu prefiro pensar, e acho que faz mais sentido, que ele queria um novo desafio, jogar numa das duas melhores ligas do mundo, jogar num clube mágico como é o Barcelona. Quantos jogadores não gostariam ?
Knox_oTal
Bem, hot topic… quanto a mim isto é só ridículo! Vou mais longe, o Barça, outrora um bastião de identidade e valores no futebol, é um exemplo perfeito do que é o futebol actual… sobretudo na sua parte negativa (e está longe de ser o único atenção). E não estou com isto a dizer que eram perfeitos, longe disso, mas tinham algo que falta a muitos clubes actualmente, até de topo, uma personalidade singular enquanto clube.
Não está em causa o (potencial ) aspecto desportivo, ou qualidade e estatuto do Lewandowski, que é sem dúvida uma dos melhores da actualidade e provavelmente o melhor 9 (reduzi-lo “apenas” aos, muitos, golos é até algo injusto). A questão para mim é, como é possível um clube supostamente com a corda na garganta estar a fazer este mercado de transferências?!? Qual é o projecto mesmo? Há sequer consequências sérias para os clubes de topo, seja pelo que for?!? O Fair-play é ou não apenas uma fachada e uma ferramenta para aumentar ainda mais o fosso entre os super-ricos e os outros?
Percebo quem revira os olhos a este tipo de postura fatalista e de saudosismo romântico, já estou habituado a isso, e sei que as coisas são como são e diria até que a evolução do futebol é totalmente coerente com a evolução da sociedade actual… aliás, é perfeitamente normal para alguém de uma geração mais nova não perceber a postura de algumas pessoas, porque sempre conheceram este futebol (desde a mudança do milénio e do aparecimento dos Galácticos que isto tem caminhado a passos largos para o momento actual, sobretudo na última década).
No entanto, para mim, aparentemente um romântico incurável, este Barcelona é-me difícil de perceber, e nem é pelo Lewa, mas o contexto geral. Como chegaram a este ponto e como estão a projectar o futuro… Mais, vai para além do culés, porque clubes que admirava quando era adolescente, Liverpool, Borussia e claro os catalães, e em particular o meu clube, o Benfica, foram importantes (à escala que o futebol deve ter) para me mostrar “formas de estar”, valores e lá está, o que é ter uma identidade, e isto sem me agarrar momento desportivo (no fundo identificava-me com esses clubes pelo que eram ou pretendiam ser e nem tanto se ganhavam muito ou pouco). Hoje em dia, sinceramente é-me extremamente complicado distinguir os vários clubes de topo, têm equipamentos e cores diferentes claro, mas de resto é tudo tão superficial e indistinguível (foco total nos resultados, os meios, os projectos, bem serão o que for preciso, custem o que custarem… literalmente)… Mais, e algo agridoce, até a espectacular rivalidade entre City e o Liverpool, tem muito como premissa quem são os seus treinadores… até porque se pensar um pouco acho algo triste a forma como indivíduos superam a representatividade e identidade de instituições desportivas seculares. Porque, sendo francos, o que difere os Reds dos Citizens, o que torna a sua rivalidade apelativa? São os seus treinadores e os fantásticos trabalhos que fizeram com os super-orçamentos a que tiveram direito (e muito mérito aqui, outros com o mesmo ou mais não fazem metade), e não uma rivalidade histórica e cultural no que cada clube representa, políticas e valores desportivos distintos intrínsecos… É uma rivalidade de duas personalidades geniais do futebol actual, que por acaso “aterraram” um em Liverpool e o outro em Manchester.
Outro aspecto é a perda de vínculo emocional aos clubes e onde o culto de personalidades e a necessidade de ganhar supera a paixão por um clube muitas vezes… por isso o fenómeno de cada vez mais pessoas se dizerem adeptas de vários clubes simultaneamente, muitas vezes de países e culturas com as quais têm zero ligação é cada vez mais frequente e normalizado (e, atenção, pessoalmente faço distinção entre ser adepto, com o que esse termo implica, e dizer que gosto ou simpatizo com clube x ou y)… porque lá está a identidade desses mesmos clubes, e a sua ligação emocional aos seus adeptos por via dos seus valores e contexto específico, cada vez é menos importante e quase banalizado e onde a função de conceitos como “mística” serve sobretudo de argumento naqueles debates do “o meu clube é melhor do que o teu”.
Hoje em dia o futebol resume-se, na minha perspectiva, a quanto um clube pode gastar… é o futebol-cifrão no seu estado puro. O melhor exemplo é o debate já gasto à volta da comparação entre clubes como o City ou PSG, os neo-colossos, e os colossos mais clássicos como o Real Madrid. E qual é o argumento mais esgrimado? Pois, é o que é gasto nos mercados de transferências, e se esses valores são ou não justificáveis com a História, ou falta dela, dos clubes. Não se fala do que representam os clubes, dos seus supostos projectos, dos valores essenciais que guiam aquelas instituições (se é que os há), da influência a todos os níveis destes clubes e atletas nos mais jovens, etc… falasse de cifrões, e se alguém tem mais ou menos direito (?!?) em gastar 200M num jogador! Enfim… é o que há!
E como é óbvio, sem investir muito noutro debate do “sexo dos anjos”, a importância da riqueza esteve sempre presente no maior crescimento de alguns clubes em detrimento de outros, alguns igualmente com começos históricos e impactantes. Num exemplo óbvio, o futebol italiano chega ao apogeu nos anos 80 e 90 alicerçado no investimento de políticos corruptos, na máfia italiana e família ricas… Logo, onde está a diferença para os dias de hoje?!? Bem, claramente no mediatismo extrapolado e extremado que tudo tem agora, na superficialidade das coisas (p.ex. os clubes italianos antigamente, mesmo sendo apenas fachada, tinham uma identidade e uma “mística” muito mais forte do que agora) e na urgência de as pessoas verem coisas a acontecer… a todo o instante! Não há paciência, nada é suficiente, é preciso sempre mais um contratação bombástica para manter o interesse e o hype, a aposta na formação é utilizada como arma de arremesso sempre que é conveniente e por aí fora.
Logo, voltando ao início não percebo este defeso do Barça, quer dizer percebo, mas é deveras desapontante. Para mim, é quase como um enterrar definitivo do futebol que tanto me fez sonhar em miúdo, ou pelo menos da ideia que tinha do futebol na altura. E pegando nessa ideia, e generalizando uma ideia que já tinha sobre o Benfica e o nosso futebol, é que a “culpa” não é tanto dos dirigentes, dos clubes ou dos jogadores, mas sim dos adeptos! Apenas temos o futebol que merecemos e que a maioria quer, e nada contra, e muitos dos problemas ou incoerências já existem há muito tempo, provavelmente desde o aparecimento da FIFA no futebol, simplesmente cresci e já não tenho aquele olhar iludido! Por isso, a “culpa” acaba por ser minha por querer que o futebol actual, por muito que os seus defeitos estejam extrapolados, corresponda ao futebol do meu imaginário da infância e adolescência. E é verdade que continuam a haver histórias inspiradoras no futebol, é verdade que as vemos cada vez menos ao nível da Champions League, mas o futebol não se resume a uma competição, por muito que assim pareça por vezes!
Quanto ao Barça, sinceramente não sei o que vai sair daqui, se um por lado não me chocaria que o clube andasse na mó de baixo, ou seja, sem grande sucesso desportivo uns tempos, o futebol e os clubes são feitos de ciclos e o fecho de ciclo do Barça de Messi não é coisa pouca e talvez equiparado ao fim do reinado de Fergie no United e as suas consequências. Faz parte e isso não me causa transtorno, o que custa mais é quando os clubes se perdem na sua identidade. Por exemplo, é para mim palerma que o clube que dispensou (ou aceitou uma decisão do treinador) Ronaldinho por falta de profissionalismo ou compromisso (e estou talvez a simplificar demais a coisa), ceda e faça um esforço por Dembelé, um jogador que por mais talento que tenha NUNCA se mostrou comprometido com o clube. Enfim, para seguir… pode ser que Xavi me surpreenda, mas não estou muito confiante.
Algo comprido e uma pitada off-topic, mas esta contratação do Lewa por parte do Barcelona, no momento em que se encontra, é uma excelente porta de entrada para diversos temas mais complexos do futebol actual. Pelo menos na minha perspectiva claro!!!
Saudações Desportivas
lipe
Desde sempre, repito, desde sempre, existe uma relação directa entre investimento/gastos salariais e sucesso desportivo.
O futebol romântico do sangue, suor e lágrimas que muitos apregoam literalmente nunca existiu (ou deixou de existir há uns 120 anos).
Knox_oTal
Como é óbvio, não posso discordar! No entanto, não era esse o meu ponto…
Antonio Pinheiro de Campos
Que senhor comentário, Knox
J Silver
Em tamanho e conteúdo. Subscrevo na integra.
Jeco Baleiro
Bayern deverá atacar Osihmen do Nápoles para suprir a partida de Lewa. Aparentemente Kane não está descartado, será bem mais difícil, mas seria uma grande resposta e a oportunidade do avançado inglês poder juntar títulos à sua carreira.
Quanto ao Barça fica com seis opções de altíssimo nível no ataque (Lewa, Auba, Fati, Raphinha, Dembele e Ferran), muita qualidade e profundidade. Veremos se haverá ajustes na defesa e se toda esta qualidade se traduzirá em títulos.
João
Este sim eleva o nivel da equipa
Fantantonio
Cheios de dinheiro ??
KCL
“Que se aproximem dos numeros de Lewa… Kane ou Yaremchuck” xDDDD
Que o levem porque não o vejo nesta nova forma de jogar do Benfica
Natan Fox
Barcelona fazendo curso com os clubes brasileiros, só como ser falido e ainda contratar estrelas haha
henry14
Uiii!!!
Mas que grande contratação. Agora sim, o Barcelona irá ser de certeza candidato ao título.
É pena, gostava de vê-los no charco mais um anito ou dois. Mas recuperaram e a La Liga ganha com isso. Esperemos que o Atlético consiga entrar na luta também.
Em relação ao facto de estarem num ano na bancarrota e no ano seguinte terem dinheiro para “dar e vender” (Raphinha, Lewa e ainda falam de Bernardo e Koundé) já deixei de tentar perceber. É o que é.
Jogabonito
Negocio financeiramente desastroso.
Mantorras
Muito caro para a idade que tem. Espero que renda pelo menos 3 anos.
Tiago Silva
Acho que toda a gente aqui no blog já sabe a minha opinião quanto a este Barcelona. Só fico triste que o Lewandowski que é o meu avançado preferido esteja ligado a um clube que pode tudo, mas pronto bom para eles que poderão continuar a lutar por títulos sem ter qualquer “castigo” pela péssima gestão dos últimos anos.
MansoFrancisco
Subscrevo Tiago, mais de 1000 milhões em dívida e nada acontece incrível
Oldasity
Incrível que o Real e o Atlético tem igualmente um dívida semelhante e ninguém diz nada.
Tiago Silva
Lá porque os outros têm o Barcelona tem que ter. Não andas a ver o Real e o Atlético a gastar esta brutalidade em jogadores. O Real está realmente a gastar para o futuro, e concordo que também deveriam começar a baixar a dívida. O Atlético também está muito mal gerido, mas também não anda em loucuras tirando a do Félix.
O Barcelona é um completo caso à parte, isto na minha opinião claro, vale o que vale. Deixo aqui um reparo, não é para ti individualmente como é óbvio, mas estes comentários que tenho feito ao Barcelona são constatado em factos que tenho conhecimento, até podem não ser os corretos e acredito que tenham melhores informações sobre as finanças do clube do que eu. Gostaria era de ver esta situação bem explicada só isso.
Neville Longbottom
Que castigo seria esse?
Goncalo Silva
Sei lá, fair-play financeiro não te diz nada? Ficava uns amigos sem jogar competições europeias, ainda pior quando foram um dos clubes fundadores da tentativa de uma SuperLiga Europeia… mais uma vez sem qualquer castigo. Falam de Real Madrid, PSG, City mas poucos falam no Barcelona, que já gastou mais de 100M, aumentou a massa salarial e só vendeu Coutinho.
MiguelCosta
Oferece-te ao Laporta que pelos vistos o homem tá rodeado de incompetentes que não sabem o que é o fair play financeiro, mas tu estás claramente por dentro do assunto.
O De Jong vai ser vendido. Quer seja esta semana ou em Agosto. Parece-me óbvio. Se te incomoda e te faz tanta comichão o Barça ainda só ter vendido o Coutinho, aguenta-te forte mais umas semaninhas e tudo passa.
Por último, essa conversa do “Falam de X e Y mas poucos falam no Barcelona” é do mais ridículo que há.
Em cada post de uma contratação do Barça metade dos comentários são do género do teu ou do Tiago (a quem já explicaram várias vezes a origem do dinheiro para estas contratações mas o homem pelos vistos não tá a conseguir processar). Raros são aqueles que conseguem falar do jogador em si sem virem com a conversinha da falência e sem se sequer se tentarem informar do que está a ser feito pela direção.
Poucos falam no Barcelona se for a 1º vez que abres uma notícia do Barcelona ou não tiveres redes sociais.
Goncalo Silva
Então coloquemos a coisa por outro prisma: ainda há muito pouco tempo o Barcelona não conseguia inscrever jogadores porque dessa forma passariam o teto salarial imposto pela liga. O que é que fizeram? Em vez de despachar jogadores, ou pelo menos deixar de contratar, renovam com os jogadores com grandes descidas de salário em troca de mais anos de contrato. E depois gastam 50M + 9M salário + 4 anos por um jogador de 34 anos! Não sei como acha que isto é sustentável, em lado nenhum o é.
Quanto ao de Jong, até pode ser vendido, mas é como já disse noutro comentário deste post: estão quase a obrigar o jogador a sair, ele não quer ir para o United e ponto final!
Tiago Silva
Se não estou a entender a ideia do fair-play financeiro podes explicar-me, por favor?
O Barcelona é o maior causador deste futebol negócio. Não é o PSG ou o City ou o Real. O Barcelona está cheio de dívidas (como o MansoFrancisco diz são mais de 1000M) e não tem que as pagar. Fazem contratos lucrativos e adiantam as receitas desses contratos para terem dinheiro para agora e sabes o que acontece a seguir? Mais dívida!
Oldasity
Só vendeu Coutinho, e isso também significa que o seu salário desaparece. O salário do Griez também desapareceu.
Pique, Umtiti, Sergi Roberto, Busquets reduziram salários. E apareceram mais patrocínios e mais dinheiro. Isso significa que o valor que a liga deixa gastar (70%) também subiu.
Neville Longbottom
Mas o Barcelona nao cumpre com o faie-play financeiro? É o segundo clube do mundo com mais receitas caro…
Pergunto genuinamente…não cumpre com o FairPlay financeiro?
Tiago Silva
É fácil ter receitas e gastar dinheiro quando se tem mais de 1000M de divida e co sigam sempre empréstimos para se manter a equipa competitiva. Se qualquer clube pudesse fazer o mesmo também teria uma catrefada de receitas, assim é fácil.
Goncalo Silva
*aninhos
Nunop
O Polaco é muito bom finalizador, muito completo e é muito difícil encontrar jogadores que garantam 30 golos por época mínimo. Contra ele, mas isto é apenas uma opinião pessoal, tem o facto de não aparecer em momentos importantes. Lembro-me de inúmeras eliminatórias da CL em que desapareceu completamente e depois ia para a Bundesliga (que é um sonho para qualquer avançado pela facilidade de marcar golos) fazer hat tricks e pokers.
Não obstante, acho que tem tudo para ser bem sucedido na La Liga e disputar o melhor marcador do campeonato com Benzema.
Não deixa de ser interessante como é que o Barça consegue gastar 100M+ em Lewa e Raphinha e ainda não largou o Bernardo Silva (que não sai por menos de 80M libras), Azpillicueta e Marcos Alonso. Mas é na boa, é um clube sem petrodolares, pode gastar isto na boa em puro estado de falência.
MiguelCosta
É mais que público que o Bernardo é um sonho do Xavi e a única hipótese de acontecer é caso se venda o de Jong. Mas já vai que não dá jeito à narrativa.
O único jogador em quem se gastou dinheiro (em transferência) foi o Raphinha. E agora o Lewa. O Bernardo seria basicamente uma troca pelo De Jong.
O Barça só tem de se preocupar em não violar o fair-play financeiro em termos de entradas/saídas.
Porque o dinheiro eles têm. E às tantas torna-se cansativo estar constantemente a repetir a mesma coisa quando as pessoas insistem em comentar sobre o estado de clubes que não estão minimamente a par.
O Barça fez cerca de 700/800M com o Spotify, venda de parte dos direitos televisivos e BLM.
Estima-se que 300M foram para pagar dívidas. E que se retirou mais 100M para transferências (e supostamente só vão estar disponíveis para a semana).
O resto não entrou ainda no clube.
Não estou a perceber o drama em tirar-se 100M em 800M para comprar 2 jogadores e contratar outros a custo 0.
Se é ideal o clube ter de andar a vender direitos televisivos e assim? Não. Mas é a única maneira de irem pagando as dívidas, ao mesmo tempo que tendo uma equipa competitiva.
Uma coisa é certa. Quando se tem petrodolares, difícil é entrar em estado de falência. E tu disso sabes bem.
Neville Longbottom
Poker ao Real Madrid nas meias em 2013.
Não jogou os quartos e não marcou nas meias em 2014 (onde apanharam 4-0 do Real em casa)
Bisou com o Porto nos quartos e marcou ao Barça nas meias em 2015.
Não marcou nos quartos em 2016 (contra o SLB) mas marcou nas meias contra o Atlético
Marcou nos quartos contra o Real em 2017 (já o tinha feito por duas vezes nos oitavos contra o Arsenal, esqueci-me de por os oitavos antes, só vou por a partir de agora)
Só marcou nos oitavos contra o Besiktas em 2018
Não marcou em 2019 – foram logo eliminados nos oitavos pelo Liverpool
Marcou nos oitavos, nos quartos e nas meias em 2020
Só marcou nos oitavos em 2021
Marcou nos quartos contra o Villareal e contra o Salzburg nos oitavos.
Não contei os golos todos, devem ser aí uns 20 ou 25 no total em eliminatórias da champions. Embora os golos não sejam tudo ajuda a explicar alguma coisa.
Desapareceu em “inúmeras” eliminatórias, mas também apareceu em outras inúmeras e contribuiu decisivamente para os títulos internacionais do clube.
panchuvilha
A equipa do Barça parece me muito desequilibrada neste momento, ofensivamente parecem muito fortes mas defensivamente parecem muito fracos.
Nunop
Concordo, têm 4 centrais que são bons, mas nenhum do outro mundo.
Se bem que o Araujo tem potencial para ser dos melhores centrais do mundo e o Christensen num dia bom tb apresenta um nível muito semelhante a este. Mas são muitos “ses”
panchuvilha
Exatamente e falta te falar dos laterais que para mim é o pior da equipa neste momento, principalmente para lateral direito. Na epoca passada o Dani Alves com 38 anos acabou a epoca como titular, acho isto um bocado absurdo para a equipa que é.
Alleyezonme
Nada mau, Lewa 34 Aub 33, só seria mau se tivessem que fazer a época toda sem um back up à altura, tendo estes 2, Barça n precisa de mais nenhum, espero que os miudos da La Masia aprendam qualquer coisa, não será falta de oportunidade de certeza
gonzalo
A única maneira de dar a volta à situação financeira, é ter um plantel competitivo e de classe mundial.
Irá trazer mais receitas, que o barça tanto precisa. Barcelona não pode correr o risco de ser o Milan, na sua reconstrução financeira, que até correu bem, mas foram anos perdidos, sem ganhar.
Vencer irá sempre trazer mais valias. O que irá acontecer daqui para a frente, é o fim dos investimentos absurdos que fizeram, e acabaram por ser flops. Investimento na formação e rentabilizar todas as contratações.
O barcelona está com um plantel muito interessante, vamos ver o que o futuro dirá.
Aurinegro
Como é possível um clube que alegadamente está numa situação financeira catastrófica andar este dinheiro todo num mercado de transferências?
Parafraseando um JJ alternativo: “o fairplay financeiro é uma treta!”
Neville Longbottom
É possível porque têm o dinheiro disponível.
Goncalo Silva
Para quem está sempre a dizer que o Sporting não pode gastar muito dinheiro e que prefere ter um plantel mais modesto em vez de gastar dinheiro que não tem, parece achar muito normal o Barcelona gastar dinheiro que não tem.
Numa fase onde estão a pedir aos jogadores que lá estão para baixar salários, ou que quase os obrigam a sair contra a sua vontade, dão 50M por um jogador de 34 anos, com um salário gigante e gastam mais de 100M sem vender ninguém. Acha isto normal?
MiguelCosta
Mas qual é o problema de se baixarem salários a jogadores que recebem 2x ou 3x mais do que deviam por causa do Bartomeu?
Independentemente de o clube estar ou não à rasca, acho muito bem que se baixem os salários a tipos como o Umtiti ou o Pique.
E se não querem, são convidados a saírem. Qual é o escândalo?
Mas que dinheiro é que o Barcelona não tem? Tens vivido debaixo de uma rocha neste último mês?
Ainda não chegou aí a informação que o Barça fez um negócio com o Spotify, e que vendeu direitos televisivos e outras coisas, por cerca de 800M, e que vão retirar 100M, para gastar em transferências, desse dinheiro?
Com o tempo que perdeste neste post a mostrar o teu estado de choque e a pedir castigos para o Barça, tinhas encontrado isto tudo na net.
Neville Longbottom
Mas a questão é que o Barça tem acesso fácil e barato a liquidez. Nós não.
Simples.
Aurinegro
*anda a gastar
Nickles
Do ponto de vista do Barcelona.
Por um lado é o maior goleador ao dia de hoje, por outro tem 34 anos e custou 50M. Se conseguir manter o nível mais 4 anos, o que é pouco provável mas não impossível, é um excelente negócio para o Barça. Se for one season man onde marque novamente 50+ golos, não é perfeito mas é um negócio razoável.
Do ponto de vista do Bayern
50M por um jogador de 34 anos não é mau, mas perdeu por completo o timing de compra do Haaland, e agora restam poucos jogadores no mercado que se aproximem dos numeros do Lewa e que tenham algum interesse em juntar-se ao clube. Assim de cabeça so vejo o Kane ou o Yaremchuk. A verdade é que qualquer avançado minimamente competente consegue fazer 30+ golos numa época no Bayern, mas a brincar.