Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

FC Porto empresta Paciência

Empréstimo com meio ano de atraso. Paciência devia ter rodado logo a partir de Janeiro para ser (caso demonstrasse capacidade para isso) já uma opção esta temporada. Mesmo assim surpreendeu a política e o destino. Foi estranho não ter tido sequer uma oportunidade para fazer a pré-época e ir para um clube que o vai obrigar a correr mais atrás da bola, o que não se adequa ao seu estilo de jogo, do que a produzir ofensivamente, é sempre arriscado. Mas para a Briosa é claramente uma grande aquisição, que garante um avançado que já demonstrou ter talento, preenche uma lacuna e irá certamente querer demonstrar que tem qualidade para se impor no campeonato principal (isto numa fase em que, apesar de ser mais velho, parece ter sido ultrapassado por André Silva na hierarquia portista).
Gonçalo Paciência vai jogar até final da época na Académica cedido pelo FC Porto. O avançado, de 21 anos, não entra nas contas de Julen Lopetegui, e terá assim a oportunidade de rodar num clube de Primeira Liga depois de na última temporada ter marcado 9 golos ao serviço da equipa B dos azuis e brancos. 

0 Comentários

  • Rodolfo Trindade
    Posted Julho 28, 2015 at 4:44 pm

    Excelente opção para a Briosa que fica com 3 opções atacantes muito interessantes, sendo que Paciência deverá ser mesmo o titular.

    • Afonso Teixeira
      Posted Julho 29, 2015 at 12:59 am

      Vamos ver se tem condição física para conseguir pelo menos fazer a maior parte dos jogos. Não sei até que ponto o Viterbo tem capacidade para fazer evoluir jovens

    • Vital Moreira
      Posted Julho 29, 2015 at 1:15 am

      A ser emprestado a clubes que praticam futebol de equipa pequena como pode evoluir para um grande jogador?

  • Anónimo
    Posted Julho 28, 2015 at 4:45 pm

    Se fosse Argentino teria sido aposta. Digam o que disserem mas se o Porto fosse comprar um Argentino com o mesmo potencial que vinha com um bom rótulo esse Argentino teria espaço. Infelizmente não se aposta nos jovens em Portugal. Provavelmente o país que mais em jovens aposta está agora onde está (refiro me à Alemanba) e com o que vem aí, provavelmente vai continuar. Enfim.

    Luis Magno.

    • João Dias
      Posted Julho 28, 2015 at 4:59 pm

      Subscrevo inteiramente.

      O Paciência terá de fazer o dobro ou o triplo dos outros para se afirmar só porque é português.

      Em Portugal, há a ideia de que um português têm de ser melhor que o estrangeiro para ser aposta quando deveria ser o inverso.

    • Miguel Fernandes
      Posted Julho 28, 2015 at 5:12 pm

      João Dias, em portugal há esse ideia?? Ou no Porto e no Benfica há essa ideia?? Eu vejo o Sporting jogar com 7 ou 8 Portugueses em todos os jogos.

    • PeterPix Gaming
      Posted Julho 28, 2015 at 5:38 pm

      Sinceramente, pelo que vi do Paciência, acho-o um jogador muito estático e que não ajuda muito a equipa defensivamente, mas que tem um bom físico, técnica e finalização, contudo acho que o Porto tem outro avançado português que tem tudo o que o Paciência tem e mais( na minha opinião) e é claro que estou a falar do André Silva. Para quem viu o mundial de sub 20, sabe os grandes jogos que fez mesmo muitas vezes não tendo grandes oportunidades de finalizar e ter falhado 2-3 golos "fáceis" no decorrer da competição. No entanto, ele ajudava a equipa bastante defensivamente, segurava a bola à espera dos companheiros e também transportava com qualidade quando era necessário. Sinceramente ele fez lembrar o Jackson Martinez( nos jogos que vi dele, que não foram assim tantos pois não sou do Porto) e acho que ele poderia ser o substituto do Jackson na equipa. Já Paciência tem qualidade mas não o acho suficientemente bom para o Porto mas sim para equipas de meia tabela de bons campeonatos.

    • Diogo JR
      Posted Julho 28, 2015 at 5:50 pm

      Concordo em parte, mas há uma pequena grande diferença que vocês se esquecem, é que esses jogadores contratados na América do Sul, são jogadores que jogam na primeira divisão de lá, pode não ser a mesma coisa, mas aprendem a lidar com a pressão, se vocês os virem desde cedo, vêm que eles no início também não jogam assim tão bem, e muitas vezes os clubes ressentem-se com isso, coisa que não pode acontecer nos grandes portugueses. Se quiserem exemplo específico, olhem para o André Silva, excelente PL, mas sem estaleca para lidar com a pressão de jogar no Porto por agora.

    • Bruno Rosário
      Posted Julho 28, 2015 at 6:43 pm

      Luís Magno

      Em Portugal apostam-se nos jovens e este empréstimo significa isso mesmo, além disso, deve vir mais um número 9 para o Porto.

  • Miguel Bitton
    Posted Julho 28, 2015 at 4:46 pm

    Não consigo gostar. Desejo-lhe tudo de bom mas não consigo gostar.

  • hdff
    Posted Julho 28, 2015 at 4:47 pm

    Um bom clube para ele serie eventualmente o Belenenses que esta carenciado de pontas de lança e nao é um clube a partida mais aflitivo que a Academica

  • Miguel Fernandes
    Posted Julho 28, 2015 at 4:49 pm

    Jogador mais que suficiente para ser uma opção valida no Porto para jogar em jogos da taça da liga ou assim! Mas com este treinador já começa a ser habitual, deitar fora tudo o que é Português para trazer aqueles jogadores medíocres/péssimos espanhóis com salários 10 vezes superiores do que estes jovens! VERGONHOSO

    • Anónimo
      Posted Julho 28, 2015 at 4:53 pm

      Ruben Neves?

      Fausto

    • João Dias
      Posted Julho 28, 2015 at 5:00 pm

      Verdade. Vejam o barrete do Angel!! Se o Rafa fosse espanhol seria logo aposta.

    • Miguel Fernandes
      Posted Julho 28, 2015 at 5:02 pm

      E o Ruben Neves será titular? Têm mais que qualidade para isso neste Porto, mas certamente não passará de uma 3ª ou 4ª opção, depois de um monte de espanhóis ou argentinos emprestados!

    • The River Ramones
      Posted Julho 28, 2015 at 5:45 pm

      Tudo o que é português como Ruben Neves? Ou hernani, Sergio Oliveira, Danilo e André, pedidos do treinador? Ou Varela, que sempre contou para Lopetegui, mas preferiu sair para ganhar dinheiro. E claro, gosto particularmente desse avançado espanhol que temos como alternativa, o Andrés Silva

    • Avbbs
      Posted Julho 28, 2015 at 6:12 pm

      Tudo o que Lopetegui faz está mal, isto quase chega ao ponto de xenofobia por ele não ser português… Quando era o Jesualdo ou o Villas Boas o Porto ganhava e ninguem se queixava da equipa ter 2 ou 3 portugueses.

    • Schieß
      Posted Julho 28, 2015 at 8:21 pm

      Sim, de facto esta vitimização de não ter oportunidades por ser Português já cansa um bocado. De facto não têm jogado muitos jovens da formação, mas nos dois jogos que vi do Gonçalo não vi um jogador melhor que o Aboubakar nem que que o Ghilas que custou 3 ou 4 M€ e não ficou na equipa! Portanto isso da falta das oportunidades acho pura treta e hipocrisia. O mercado é que está mais competitivo e os clubes também, pois vivem de resultados e lucro!

      Deal with it and step up your game!

  • Rodrigo
    Posted Julho 28, 2015 at 4:50 pm

    Grande reforço para a Academica, mas parece-me que nao e o melhor local para o Paciencia evoluir. A Academica e uma equipa que seguramente lutara pela manutençao, tera um modelo de jogo que nao permitira ao Paciencia ter muitas oportunidades para brilhar na finalizaçao e onde tera certamente que correr muito e jogar longe da baliza. Ainda assim, o avançado do FC Porto nao podia continuar na equipa B, tambem nao teve a oportunidade de se mostrar a Lopetegui na pre-epoca (dificilmente teria espaço no plantel diga-se) e como tal o emprestimo faz todo o sentido. Preferia que tivesse uma oportunidade num V.Guimaraes, Belenenses ou Paços de Ferreira, mas desde cedo se percebeu que o filho do Domingos acabaria em Coimbra.

  • Anónimo
    Posted Julho 28, 2015 at 4:52 pm

    será o melhor para ele esta época. como portista espero que volte e que faça muitos jogos pelo meu clube caso cresça esta temporada. ainda nao tem maturidade para jogar no Porto

    A. Neto

  • Joker
    Posted Julho 28, 2015 at 4:54 pm

    Penso que seria melhor emprestar-lo a um clube que lute pelas competições europeias mas na Académica certamente terá o seu espaço e pode ser uma das figuras da equipa.

    Gonçalo Paciência já demonstrou que tem qualidade técnica e a falta de uma oportunidade nesta pré-época acabou por surpreender.

    Embora acredite que possa voltar ao Porto nunca deverá ser a será a primeira opção para a sua posição até porque é menos promissor do que André Silva, Leonardo e Rui Pedro.

  • João Dias
    Posted Julho 28, 2015 at 4:57 pm

    De longe, a melhor aquisição da Académica nos últimos anos.

    O Paciência é um jogador de enormíssima qualidade, já provou que tem talento e qualidade para se afirmar no Porto.

    Aqui o problema é que a Académica é uma equipa pouco ofensiva (costuma ser dos piores ataques da Liga) o que não favorece o seu estilo.

    Mas se corresponder o Porto terá mesmo de apostar nele pois é um jogador de futuro.

    Pessoalmente, aprecio-o bastante e espero continuar a vê-lo nos sub-21. Gostava de o ver a formar dupla com o André Silva no ataque. Seria temível.

  • Ruben Ribeiro
    Posted Julho 28, 2015 at 4:58 pm

    Gosto e sempre gostei mais do André Silva.
    No entanto Paciência também é um excelente jogador e não percebo sinceramente porque não dar uma oportunidade ao miúdo no plantel em vez de terem ido buscar por exemplo o Bueno.
    Não só ficava mais barato como ao mesmo tempo permitia canalizar verbas para outras posições.
    Mas Lopetegui e a estrutura do Porto é que sabem.

  • Bruno Cardoso
    Posted Julho 28, 2015 at 4:58 pm

    Esperemos que a Académica jogue um futebol de ataque ao contrário do ano passado que o empate era garantido, e golos era coisa que havia pouco.
    Não me parece que vá ter um futuro brilhante, pelo menos no FCP

  • Carlos Miguel14
    Posted Julho 28, 2015 at 5:01 pm

    Boa colocação por parte do Porto,na minha opinião tem tudo para fazer boa temporada, o ano passado quando teve chances de jogar mostrou sempre qualidade. Porém , a meu ver, poderia muito bem jogar vários jogos na Taça de Portugal e na Taça da Liga, mas parece-me que aí será o André Silva a jogar.

    Gonçalo Paciência vai com este empréstimo ganhar mais experiência na nossa Liga e se mostrar bom futebol poderá ter lugar no Porto , o negócio é bom para a Briosa que assim fica com Paciência, R.Lopes e Rabiola.

  • Kacal I
    Posted Julho 28, 2015 at 5:07 pm

    É a solução ideal, é o momento do André Silva assumir a titularidade na equipa B e o Gonçalo já está a mais em escalões secundários, precisa de jogar na 1ª liga mas no Porto não teria oportunidades porque temos Aboubakar e Bueno (em caso de necessidade) e deve chegar mais um PL, o empréstimo é o melhor a fazer mas tenho duvidas que a Académica seja a melhor opção, só se começarem a jogar um futebol mais vistoso e ofensivo, além de lutarem por um lugar digno na classificação e não a luta pela permanência, se continuarem na mesma senda dos últimos anos não sei se será benéfico para ele e portanto espero uma mudança no futebol da Académica e espero que o Gonçalo não tenho azares com lesões, jogue com regularidade e consiga provar o seu valor e evoluir de forma positiva, gosto dele e qualidade/potencial não lhe falta.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Julho 28, 2015 at 5:07 pm

    Boa notícia e que faz todo o sentido. O Vitória também teria sido um bom destino…

    Sinceramente duvido que o Gonçalo algum dia vá ser um avançado com qualidade suficiente para ser titular no Porto, pelo que a sua permanência no plantel não faria grande sentido. Neste momento os atacantes são o Aboubakar, Bueno e o André Silva (que vai alternando entre equipa A e B), este último, com muito mais potencial do que o Gonçalo.

  • António Vilares
    Posted Julho 28, 2015 at 5:10 pm

    Boa contratação para Académica que vê um talento português com enorme vontade de vingar na Primeira Liga chegar ao clube. Um sector que conta com "apenas" Rabiola e Rafael Lopes, Gonçalo Paciência poderá ser agarrar o lugar em definitivo e ganhar pontos juntos dos elementos do FC Porto para regressar no ano seguinte. Com extremos como Ivanildo e Marinho, Gonçalo Paciência poderá aproveitar os cruzamentos destes para facturar e assim ajudar o clube a conseguir a manutenção com alguma tranquilidade.

  • miguellopes
    Posted Julho 28, 2015 at 5:13 pm

    Não foi nada ultrapassado pelo André. É muito fácil de perceber.

    2014/2015: Gonçalo faz a pré-época com a equipa A. Treina pelos A. Joga pelos B (com algumas chamadas aos A)
    André faz tudo na B

    2015/2016: Gonçalo emprestado.
    André faz a pré-época com a equipa A. Treina pelos A. Joga pelos B (com algumas chamadas aos A).
    Leonardo faz tudo na B.

    Previsão (2016/2017): Gonçalo na equipa A (se provar que o merece)
    André emprestado.
    Leonardo faz a pré-época com a equipa A. Treina pelos A. Joga pelos B (com algumas chamadas aos A)
    Rui Pedro faz tudo na B.

    E assim sucessivamente (se o Mundo fosse perfeito)

  • Anónimo
    Posted Julho 28, 2015 at 5:15 pm

    Não é o melhor destino. Na Académica vai ter de correr muito e de certeza que não terá muitas oportunidades de finalizar mas não deixa de ser um bom reforço. Aliás, a Académica está se a reforçar bastante bem…. Ainda sobre o Paciência, continuo a dizer que ele não é ponta de lança nem nunca será, ele é segundo avançado, no meu entender. Tem técnica, sabe jogar apoiado, gostaria muito de o ver nessa posição. E ainda sonho com o dia em que o Porto terá o André a ponta de lança e o Gonçalo atrás dele…

    Hugo

  • I.C.E.
    Posted Julho 28, 2015 at 5:28 pm

    Mantenho a opinião de que a política certa para a formação que já é demasiado para a equipa B seria o empréstimo a equipas da 1ª liga ou a da 2ª liga com elevado grau de competitividade. Assim, esperamos todos, como portugueses, que Paciência aprenda novas coisas e tenha uma passagem muito positiva pela Académica de Coimbra.

  • Pedritxo
    Posted Julho 28, 2015 at 5:35 pm

    Acho um grande emprestimo, porque acho que a academica nao vai jogar assim tanto a defesa contra os seus adversarios mais diretos, contra os grandes talvez, digo isto,porque vi o ja dois 11 da academica esta pre-temporada e jogaram em 4231 com rui pedro a fazer de 10 ou SA, portanto espero uma academica atacante este ano, o que beneficia gonçalo

    • Bruno Queirós
      Posted Julho 29, 2015 at 2:11 am

      Na verdade Viterbo utiliza um 4-4-2, e a académica tende a apostar na experiencia e segurança defensiva de Fernando Alexandre, Obiora e Nuno Piloto

  • Pereira FCP
    Posted Julho 28, 2015 at 5:37 pm

    Sou o único a achar este empréstimo mau? Nada contra a acadêmica, mas Gonçalo vai jogar grande parte dos jogos longe da baliza, ou Gonçalo vai ser mais um para ser emprestado todos os anos ou então não sei, ele precisava de jogar numa equipa mais ofensiva para ser o tal homem de área que ele é e muito bem, por mim a solução passaria por um campeonato mais aberto como o holandês ou o belga onde poderia fazer golos com facilidade r ganhar confiança com os golos, André Silva na acadêmica talvez fosse melhor, é mais combativo que Gonçalo e mais rápido para transições, espero que também vá rodar numa primeira liga e que Rui Pedro seja promovido a equipa B, é junior de primeiro ano mas é um excelente ponta de lança, o porto tem se calhar os 3 pontas de lança mais promissores do futebol português, falta saber se não passarão disso mesmo

    • Kacal I
      Posted Julho 28, 2015 at 6:39 pm

      Concordo, também disse algo parecido no meu comentário, era preferível empresta-lo ao Braga, Vitória ou até Belenenses.

    • Pedro Leandro
      Posted Julho 28, 2015 at 6:46 pm

      Falso, contra Sporting e Benfica irá jogar longe da baliza, contra Tondelas e Aroucas vai jogar bem perto da baliza.

  • PeterPix Gaming
    Posted Julho 28, 2015 at 5:38 pm

    Sinceramente, pelo que vi do Paciência, acho-o um jogador muito estático e que não ajuda muito a equipa defensivamente, mas que tem um bom físico, técnica e finalização, contudo acho que o Porto tem outro avançado português que tem tudo o que o Paciência tem e mais( na minha opinião) e é claro que estou a falar do André Silva. Para quem viu o mundial de sub 20, sabe os grandes jogos que fez mesmo muitas vezes não tendo grandes oportunidades de finalizar e ter falhado 2-3 golos "fáceis" no decorrer da competição. No entanto, ele ajudava a equipa bastante defensivamente, segurava a bola à espera dos companheiros e também transportava com qualidade quando era necessário. Sinceramente ele fez lembrar o Jackson Martinez( nos jogos que vi dele, que não foram assim tantos pois não sou do Porto) e acho que ele poderia ser o substituto do Jackson na equipa. Já Paciência tem qualidade mas não o acho suficientemente bom para o Porto mas sim para equipas de meia tabela de bons campeonatos.

  • K.Dot
    Posted Julho 28, 2015 at 6:58 pm

    O Paciência não é assim tão bom

  • João Rodrigues
    Posted Julho 28, 2015 at 7:58 pm

    O Paciencia e muito falado mas é mais fama que outra coisa, Andre silva e muito superior por exemplo.
    Boa opcao no fim de contas ainda vai somar muitos minutos aqui em coimbra

  • Bruno Queirós
    Posted Julho 29, 2015 at 2:31 am

    A académica este ano provavelmente alinhara num 4-4-2 com:
    Lee, Nascimento e Real no centro, Emidio Rafael e Aderlan
    Fernando Alexandre e Obiora no centro do meio campo com Nuno Piloto na ala direita e Selim na ala esquerda
    Na Frente Rui Pedro e Paciencia

    Apesar de tudo não vejo Viterbo a abdicar da "segurança defensiva" de três médios centros com características defensivas apostando na forte criatividade de Selim e Rui Pedro e da finalização de qualidade de Gonçalo Paciência, opções como Nii Plange, Ivanildo, Pedro Nuno e Rafael Lopes oferecem opções de qualidade para o movimento ofensivo sendo que as opções defensivas no banco não abundam já que Ofori e Iago acumularam erro atrás de erro sempre que chamados, Gustavo é uma incógnita e as opções na ala direita da defesa passaram pela utilização de Nii Plange ou a adaptação de Ricardo Nascimento e Jimmy.

Deixa um comentário