Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Confirmado: Rafa deixa Benfica

Por onde passa o seu futuro? Não é consensual para os adeptos, mas é um dos três jogadores mais importantes da década, decidiu imensos jogos, foi decisivo em campeonatos e não há muitos no Mundo com a sua aceleração com bola.

Roger Schmidt confirmou que Rafa vai deixar o Benfica no final desta época. “Lamentavelmente confirmo que será o último jogo do Rafa no Estádio da Luz. Já o sabíamos no início da época e agora posso confirmá-lo. Também já foi falado junto do clube e é outra razão para fazermos um bom jogo e criarmos bom ambiente. É um jogador especial, único e que traz muita qualidade. Teve uma boa época e, apesar de não termos sido campeões, jogou sempre bem e isso vê-se através dos números. Estou muito grato por ter ficado no Benfica nos últimos anos e desejo-lhe o melhor para o futuro. Como treinador, respeito a sua decisão porque está focado no resto da carreira. É um grande jogador”, afirmou o treinador das águias.

45 Comentários

  • Kacal
    Posted Maio 13, 2024 at 4:16 pm

    Marcou muitos golos a jogar mais centralizado, mas para mim nunca deveria ter saído de ser extremo esquerdo que é o que era antes de chegar ao Benfica e foi como tal que se destacou e levou á transferência. Tive muita pena que não tivesse vindo para o Dragão quando esteve entre Porto e Benfica na altura quando saiu do Braga. Mas para mim é um craque para a nossa realidade. Para mais que cá não pelo factor da tomada de decisão, caso contrário não estaria cá tanto tempo porque em tudo o resto tinha muita muita qualidade e tem. Para mim aquela segunda metade de época com Lage a extremo esquerdo com Félix a SA foi a sua melhor versão e teve a um nível assombroso. Acho que os adeptos o desvalorizam e ainda vão sentir falta dele. Para mim foi um gosto vê-lo jogar cá em Portugal tanto tempo como adepto rival e desejo-lhe toda a sorte e sucesso na próxima etapa que não me admirava que fosse as “Arábias”, vamos ver.

  • Red Scorpius
    Posted Maio 12, 2024 at 1:21 pm

    Uma contratação exigida por Rui Vitória que se fixou nas suas qualidades, velocidade e boa progressão com bola, mas não conheceria a sua personalidade.
    Com outra capacidade de decisão e estabilidade emocional Rafa teria sido um jogador de topo, sem essas qualidades acabou por ser um jogador capaz do melhor e do pior.
    Roger Schmidt terá acreditado sempre nas suas melhores características, até para ser o ponta de lança nos jogos contra adversários mais fortes, e terá tido alguns desgostos e passado maus bocados no final de jogos que a equipa não ganhou por falta de eficácia e discernimento de Rafa… e de outros.
    Penso que Rafa terá sido 3 vezes campeão no clube. Não foi mau, mas poderia ter sido bastante melhor.
    Acredito que o Benfica não terá dificuldade em ter avançados mais competitivos e eficazes que Rafa, a quem desejo sorte no seu novo clube.

  • Slayer666
    Posted Maio 12, 2024 at 12:53 pm

    Já vai tarde, nunca lhe deveria ter sido renovado o contrato pelos valores principescos que recebeu.
    recusou-se a sair ALEGADAMENTE porque dizia ter mais qualidade para o clube que sairia *cufcufcuf culpa dos empresários cufcufcuf*
    Agora vi receber um ordenado milionário e tem 2 possibilidades: Turquia ou Arábia (que curiosamente é o mercado que sempre teve…e para aonde iria se tivesse aceitado a proposta), no entanto agora pode cobrar um chorudo prémio de assinatura, coisa que não receberia se tivesse aceite ter sido vendido!

  • Red Punisher
    Posted Maio 11, 2024 at 10:17 pm

    A única boa notícia da época do Benfica.
    Sempre deteste Rafa, não pelo seu jogo, mas pela sua personalidade em campo. 0 entrega, 1000 ego, cheio de manias passivas. Dos piores jogadores a finalizar e dos melhores jogadores a criar oportunidades. Dava sempre a sensação que tinha 1/20 qualidade a finalizar. Xau e adeus.

  • Knox_oTal
    Posted Maio 11, 2024 at 8:14 pm

    Concluindo a ideia anterior, e fazendo um exercício à la FM (sei bem que todas estas mudanças num só defeso é muito pouco provável). Mas na minha óptica é preciso verdadeiramente uma mudança de paradigma, de ciclo e reequilibrar o plantel!
    .
    GR: Trubin, Soares, André Gomes (este como titular da B)
    Defesas : Aursnes (é urgente fixar este moço numa posição e sinceramente não me importava que ficasse com a lateral direita, pelo menos foi o que melhor desempenhou a função esta época e foi porventura dos melhores do campeonato), contratação LD (Costinha?/Sugawara?), Tomás Araújo, Toni Silva, Bajrami, contratação central (Nicolás Valentini?), Carreras (se é para apostar, é para apostar a sério), Rafael Rodrigues
    Médios: Tino, João Neves, João Mário (devia ser considerado sobretudo para o lugar do Neves, como alternativa), Nuno Félix, Prioste, Kokçu (os jovens dependeria igualmente do rendimento na pré-época). A contratar
    Avançados: Rollheiser, Prestianni, Schjelderup (era uma pena o Benfica não aproveitar este miúdo), Gouveia, M. Leonardo (devia ser aposta forte a 9, lá marcar sabe), Casper, contratação avançado (Guedes???, não me lembro de outro nome viável neste enquadramento/dar nova oportunidade a Henrique Araújo?). O miúdo Varela também tem pinta e poderia ter algum espaço ao longo da temporada.
    .
    Pedro Santos da equipa B acho que acaba contrato, mas não sei o que pretendem com ele, mas tem coisas engraçadas, podiam renovar e emprestar para a Primeira Liga para ver como evolui!
    .
    Mediante a postura e gestão de Roger Schmidt esta época, não merece um plantel extenso nem contratações muito exorbitantes, que valorize o que já está em casa! A ficar seria sempre nestas condições, e em Portugal seria plantel mais do suficiente para ter sucesso! Compete-lhe a ele puxar, potenciar pelos jogadores e arranjar soluções!
    .
    Saudações Desportivas

    • Bruno Cunha
      Posted Maio 12, 2024 at 12:36 am

      Demasiada juventude Knox, embora concorde que o treinador não merece um plantel extenso nem contratações exorbitantes.

      Mas eu olho para este plantel e imagino uma lesão no João Neves e de repente somos candidatos ao 3 lugar. Há aqui muito jogador que tu não sabes se renderia ao mais alto nível. Não vimos nada do Rollheiser, Prestianni nem na B se destaca e Schjeldrup está a jogar num contexto muito diferente de o do Benfica apesar de acreditar bastante nele.
      E depois isto é um efeito bola de neve como vimos este ano em que se há falta de qualidade num setor os outros parecem logo mais fracos.

      Discordo na posição de Aursnes acho que se devia afirmar como médio esquerdo e nunca mais sair de lá, e não percebi se te esqueceste de Bah ou se o vendias também o que para mim não faz sentido (nunca conseguirias sequer 10M por ele)

      • Knox_oTal
        Posted Maio 12, 2024 at 7:15 am

        Sim é verdade que há muita juventude e muitas incógnitas… mas a responsabilidade disso é da direcção que andaram a contratar sem grande planeamento nem critério ! E sinceramente o Benfica precisa partir do zero, fazer um reset… penso eu pelo menos! Logo, é aproveitar o que já há e pôr a render!!! Se ficar, é Schmidt que tem TUDO a provar…
        .
        Quanto ao Aursnes, concordo que a melhor posição para ele seria de médio esquerdo, mas era numa lógica de potenciar os muitos extremos jovens que temos… Tipo apostava forte no miúdo norueguês e no Rollheiser a titulares, pelo menos na pré-época dar-lhes-ia muitos minutos, mas o Aursnes é indispensável e indiscutível neste momento logo sobrava a posição de lateral direito e consolidava-o aí (até para dar experiência a uma defesa jovem).
        .
        Quanto ao Bah, sinceramente vendia ou emprestava para ver se valorizava noutro sítio. Primeiro por consequência da referida gestão do Aursnes (trazendo um lateral mais novo como alternativa), e depois para ter o máximo de receitas para segurar o Silva e o Neves! Por muito pouco que rendesse era mais esse e “cap space” que se libertava.
        .
        Quanto ao meio-campo, é verdade que uma lesão do Neves hipoteca muita coisa, mas isso seria sempre assim com ou sem reforços de nomeada pois o miúdo tem um perfil muito específico. E para desenrascar há João Mário e até, outra vez ele, o bombeiro Aursnes numa situação limite. E estaria curioso para ver como responderiam o Prioste e o Nuno Félix se tivessem oportunidade na equipa A… mas uma contratação seria sempre bem-vinda, por isso falei no Handel que aprecio bastante.
        .
        Vamos ver como corre, uma coisa é certa… Há muito trabalho por fazer!
        .
        Saudações desportivas

    • Knox_oTal
      Posted Maio 11, 2024 at 8:22 pm

      Ficou por concluir uma ideia na parte dos médios… a contratar alguém seria o Handel do Vitória, ficando a concorrer directamente com o Tino e até acho que se podiam emparelhar em certos momentos.
      .
      Dizer também que o esquema devia ser 4-2-3-1, acho que é o que melhor serve os jogadores, assumindo o Kokçu (ainda acredito nele, o que mostrou antes não deve ter desaprendido) o lugar de 10, vá de médio ofensivo moderno. Assim, suprimindo um pouco as dinâmicas de segundo avançado do Rafa, permitiria aos avançados maior aproximação à área, movimentos interiores e interacção com os médios e o 9 referência.
      .
      Saudações Desportivas

  • Knox_oTal
    Posted Maio 11, 2024 at 7:51 pm

    Muito obrigado ao Rafa e boa sorte! De facto um bom jogador, que me desiludiu é certo, mas em grande parte a culpa nem foi sua mas sim do clube que quis fazer dele aquilo que nunca seria (líder, a principal referência de uma equipa como o Benfica) e também dos adeptos, como eu, que não moderaram as expectativas. Ainda assim teve momentos de brilhantismo, mas já devia ter saído na última época! Nessas coisas tendo a ser prático, tal como na situação do Grimaldo, a questão não é a qualidade mas o contexto e o fecho de um ciclo!

    Posto isto, é menos um problema (sim para Rafa já era um problema na questão colectiva), no entanto ainda há vários para tratar e muito trabalho para fazer se o Benfica quiser ter um plantel equilibrado. E se olharmos apenas ao aspecto desportivo – e se ignorarmos a incompetência e falta de visão da direcção, um presidente para “inglês ver”, uma massa adepta em parte com falsa autoridade moral, um aburguesamento geral no clube e um problema bicudo com o treinador – o principal desafio será mesmo esse: manter os principais jogadores, vender excedentes e não essenciais e contratar com critério.

    Ponto assente, é preciso um rumo e uma ideia! E, não sendo apologista de aposta cega na formação e só porque sim, parece-me evidente que se queremos um projecto sustentável temos de estabilizar de vez e planear melhor a forma como o Seixal deve ser explorado, complementando sempre com bom scouting e manter um núcleo duro experiente e que permita transições de ciclos sem grandes oscilações.

    E esses ciclos deviam se compor de 3 anos no mínimo, desde a chegada dos jovens da formação/scouting integrá-los e ter rendimento desportivo significativo antes da venda, dando estabilidade e sustentabilidade à equipa, pois dará também tempo de preparar quem vem na linha de sucessão. Posto isto, é imperativo, se o Benfica quiser uma equipa com identidade, competitividade e aspirações de sucesso, manter António Silva e João Neves! Para sim seriam inegociáveis neste momento, e isto também se cultiva nos jogadores, o ter paciência, respeitar os ciclos… porque neste momento até eles estão habituados e até a contar a serem vendidos com meia época de algum impacto! Há que lhes mostrar que há um projecto, lá está, e lhes dar a devida importância (por exemplo o Toni devia ser o capitão para o ano!).

    Isso levanta outra questão… quem vender então?!? OS clubes portugueses precisam invariavelmente dessas receitas, bem sei, mas a direcção que assuma a incompetência e encontre outras soluções no mercado, que liguem a todos os parasitas a quem andam a prestar vassalagem há anos, cobrem favores… desenrasquem-se, é para isso que são principescamente pagos! Que se venda Neres (é bom jogador, sem dúvida, mas tendo em conta os extremos que ainda temos, não é essencial e nunca seria ele a alavancar um aumento do nível da equipa), Morato e até Cabral ou Bah se possível. Que se deixe sair Angelito e Otamendi (que saiam enquanto a sua história é bonita na Luz, sem bater muito “ceguinho”, respeitem-se os ciclos).

    Quanto aos jovens, cedia em definitivo Martim Neto e Paulo Bernardo (estão ambos muito longe neste momento de ter nível para o Benfica, ainda assim guardaria uma opção de recompra se possível sobre o Neto) e reorganizava/emagrecia a equipa B. Dava oportunidade na pré-época e potencialmente no plantel principal a Rafael Rodrigues (e já vai com uma época de atraso), Prioste, Nuno Félix, Pedro Santos e Bajrami.

    Em termos de contratações, poucas mas com critério e mediante as necessidades da equipa. À primeira vista, seria um lateral direito (sobretudo se saísse Bah), um central para render no imediato e um avançado para ser O craque. Numa lógica mais pessoal, e contrariando um pouco a ideia contrária, havendo a possibilidade de se desvincular dos Wolves não me importava nada de ir buscar novamente o Guedes. É um jogador que com ritmo e livre de lesões teria sempre muito impacto em Portugal, sobretudo se chegasse num contexto mais favorável da equipa, tendo a capacidade de assumir várias posições do ataque! E mais não seja, seria um jogador da casa, uma eventual referência num balneário muito jovem e sem grande história de Benfica. E, mais uma vez, pessoalmente gostava de o ver ainda relançar a carreira e chegar novamente às Quinas!

    Saudações Desportivas

  • filipe19
    Posted Maio 11, 2024 at 7:06 pm

    Mais outro para as arábias? O JJ agradece.
    Falta-me a imaginação de o ver numa liga top 5.

  • JJayy "Non Believer"
    Posted Maio 11, 2024 at 5:56 pm

    Já vai tarde.

  • Pablo2
    Posted Maio 11, 2024 at 4:56 pm

    Já vai tarde, quer um salário top no clube e não interage com os adeptos que lhe pagam? Ainda bem que não vestiu a camisola 7,10,11 ou 20, assim vou lhe esquecer mais rapidamente. Teve jogos miseráveis que mereciam castigos ou corte de salário. Absurdo, em muitos jogos nem toca na bola. Só de cabeça tenho umas 15. Viram este ano jogos em que não jogou nada, mesmo nada, só se lembrarem contra o Marselha, Sporting, Porto.
    .
    Quando jogava bem era 2 golos marcados em 5 falhados, sempre ficava na cabeça ” Ah se não falhasse aquele lance” no final do jogo. O único golo que me fica na memória foi no segundo golo contra o Porto no ano do Lage, do resto não me lembro. Lembro dos golos do Miccoli contra o Liverpool, do Gaitan, do Jonas, do Simão, do Luisão, do Cardozo, do Petit, etc…A nível de figura de clube fica atrás de muitos mesmo.
    .
    Que tenha sorte em outro clube exceto nos jogos contra nós. Obrigado.

  • Neville Longbottom
    Posted Maio 11, 2024 at 4:33 pm

    Um dos grandes jogadores que passou pelo futebol português neste século. E o Sporting esteve perto de o resgatar ao Feirense em tempos.

    SL

  • cedric montrond
    Posted Maio 11, 2024 at 4:25 pm

    Rafa vai para o fc porto
    Esta tudo bem encaminhado

  • Joao Gomess
    Posted Maio 11, 2024 at 3:47 pm

    A Rafa é um bom jogador no contexto do campeonato portugues mas razoavel a alto nível. Nunca teve nivel para sequer andar na seleção. Nao me parece uma grande perda para o benfica, bem pelo contrário! Se o benfica quiser melhorar precisa de jogadores mais consistentes senão continuara a fazer campanhas vergonhosas na champions e a levar 5 do porto

  • Mantorras
    Posted Maio 11, 2024 at 3:01 pm

    Pergunto-me se vem ai o castigadordaparvoice numa sessao de autoflagelo. Acontece que afinal o Rafa ficar em vez de ser vendido resultou numa bela m****. Valorizou-se quem nao nos quer, cag**-se em quem queria, e agora ja quer sair, e perdeu-se dinheiro.

  • O Comendador
    Posted Maio 11, 2024 at 2:50 pm

    A melhor sorte para o resto da carreira do Rafa.

    SL

  • Rosso
    Posted Maio 11, 2024 at 1:57 pm

    Um dos melhores dos últimos dez anos, faltou-lhe sempre mais um pouco para subir de patamar. Teve momentos brilhantes e outros deprimentes, felizmente minoritários. Por mim ficava mais uma época, com aumento de salário, e saía o Di Maria. Desejo-lhe felicidades e só lamento que não tenha ganho mais títulos.

  • Flavio Trindade
    Posted Maio 11, 2024 at 1:40 pm

    O Rafa foi e será sempre um jogador divisivo.

    Primeiro porque sempre foi super irregular e de variar entre momentos imparáveis até outros em que desaparecia por completo dos jogos.

    Segundo porque a sua personalidade nunca foi de jogador de futebol típico. É alguém extremamente introvertido e que não gosta de todo de aparecer. Aliás devem-se contar pelos dedos de uma mão as entrevistas que deu ao longo da carreira, o que faz com que não seja alguém marketizavel.

    Mas, se é certo que em momento algum foi o melhor jogador do Benfica tendo em conta vários jogadores instrumentais com quem jogou, foi sempre e sistematicamente dos mais decisivos e desequilibradores ano após ano.

    Para mim um craque.

    Desejo-lhe o melhor na sua futura carreira

  • Angelo GJ
    Posted Maio 11, 2024 at 12:53 pm

    Ainda tem lugar nos melhores campeonatos da Europa, pode ser uma boa opção para um Barcelona ou Atlético, mas onde encaixaria muito bem, a meu ver, seria no Leverkusen, fazendo dupla com o Wirtz nas costas do avançado, Boniface, Wirtz e Rafa Silva, na forma como joga o Leverkusen, seria um tridente demolidor.

  • Antonio Clismo
    Posted Maio 11, 2024 at 12:47 pm

    O Benfica prepara-se para perder alguns titulares a custo zero (Di Maria e Rafa) e outros que podem sair (Otamendi, João Mário) além de que precisam de vender uma das jóias da coroa António Silva ou João Neves (ou ambos) apenas para endireitar as contas…
    .
    Ora… o problema é que gastaram o dinheiro todo na época passada a comprar nulidades como Arthur Picanhas, Jurasek, Kokçu ou o Tengstedt…

    • Stravinsky
      Posted Maio 11, 2024 at 12:55 pm

      Primeiro: tu sabes lá das contas do Benfica.
      Segundo: essas “nulidades” como lhes chamas, pelo contrário, tem bastante qualidade e no contexto certo podem perfeitamente resultar. Parece que estás a falar de um jogador da terceira divisão que nunca provou nada.
      *
      Não comecem já a desvalorizar os adversários porque, regra geral, isso dá mau resultado!

      • Antonio Clismo
        Posted Maio 11, 2024 at 1:46 pm

        Rafa e Di Maria foram só os melhores jogadores em termos de números no Benfica esta época. Não será fácil o clube recuperar os 36 golos e 29 assistências entre eles os 2…
        .
        Rollheiser já se viu que é mediano. Prestianni nem na equipa B se consegue destacar e Schjelderup consegue ser craque na liga dinamarquesa (até o Franculino Dju consegue ter melhores números)..
        .
        O Benfica andou a gastar todo o dinheiro que tinha em pólvora seca e agora vai precisar de pagar favoresa muita gente para os conseguir colocar noutros clubes que invistam dinheiro suficiente neles para que o Benfica não fique mal visto perante os seus adeptos nas capas dos jornais…
        .
        Comprar o Arthur Picanhas numa época por 25M e vendê-lo na época seguinte por apenas 10M seria uma derrota monumental para o clube, portanto, através de engenharias financeiras, troca de favores e % futuros de negócios com empresário X ou Y, conseguem colocá-lo noutro clube por um valor perto dos 25M e o clube não perde a face nesse negócio… a curto prazo.. embora a fatura venha sempre no futuro das mais variadas formas…

        • Mantorras
          Posted Maio 11, 2024 at 3:04 pm

          O Benfica tem pago os seus emprestimos todos a tempo.
          Preocupa-te com quem nao paga.
          —-
          O Rafa nao quer ficar, por isso, ele e o Di Maria podiam era levar o Roger com eles.
          Faz/fez MUITO mais falta o Grimaldo e o Goncalo do que esses 2.

        • Rosso
          Posted Maio 11, 2024 at 2:00 pm

          Mas quais 25? Isso seria se tivesse cumprido certos objectivos, que manifestantemente nao cumpriu. E até patece que não tinha uma carreira anterior. O Otamendi e o Mário não acabam contrato agora. Acho piada, estas sempre a dizer que os salários do Benfica sao enormes, mas se sai o Di Maria ja é uma desgraça

  • OTioVermelhudo
    Posted Maio 11, 2024 at 12:43 pm

    Pois mais do que elogiar as qualidades do Rafa, que a malta sabe quais são, creio que valerá a pena falar do que a saída dele pode implicar.
    Tio crê que poucos jogadores no mundo têm a sua velocidade e controlo com bola. Neste ponto, obviamente fará falta.
    Porém, este Benfica está cheio de nomes fortes lá na frente e um desbaste urge fazer.
    ———
    Não dou por garantida a saída do Maria e creio que isso afectará o Neres. Mesmo assim, com uma rotação inteligente, dá para conjugar ambos.
    A saída de Rafa pode dar mais espaço aos remates do turco e a liberdade que este quer.
    Ouvi aí uns barulhos relativamente ao Renato Sanches e eu gostaria de ver o cara lá com mais liberdade. Já sei que ele é bom a romper e coiso, mas acho que não tem nem inteligência, nem passe, nem carisma para se impor como organizador do meio campo.
    Tendo em conta o que o Rogério normalmente faz, o Sanches é cara para desequilibrar lá na frente e rematar.
    Porém, nisto também se assemelha ao turco.
    Vamos ver se não haverá mais incompatibilidade neste time maluco.
    ———-
    Este ano mostrou que não é nada fácil conjugar muito nome forte no setor atacante.
    Muitos diziam que não e não, e que só gente comprada é que defendia treinadores ultrapassados e coiso.
    Ao dia de hoje, acho que já eles acreditam no que dizem. Mas tudo bem, desde que um cara se divirta tá tudo bem. Já me imagino a gargarejar todo em compota só de pré-visualizar a contradição que haverá para o ano.
    ———
    Venha daí o mercado.
    Quero ver a postura do Rogério.

    • Gndias
      Posted Maio 11, 2024 at 7:56 pm

      Nomes fortes deve ser diferente em Português de Portugal, serão fortes em peso?

    • Daervar
      Posted Maio 11, 2024 at 4:05 pm

      Concordo a 100% e prefiro ficar no sofá sentado e calado, há muita coisa que ainda vai acontecer no mercado do Benfica.

      • OTioVermelhudo
        Posted Maio 11, 2024 at 5:46 pm

        Pois concordo com essa postura e acho que vai dar jeito um boião de manteiga de amendoim para acompanhar as peripécias da seguinte pré temporada.
        Vamos ver no que dá.

  • DNowitzki
    Posted Maio 11, 2024 at 12:41 pm

    A sua permanência foi um erro de uma direção incompetente. Estoirou-se dinheiro em salários de um jogador amuado e não se ganhou um cêntimo com a sua venda.
    Rui Costa e os 70% da trupe vieirista são uns incompetentes. Claramente, neste momento, o Benfica tem a pior direção dos três grandes… Mas de longe!

    • Rosso
      Posted Maio 11, 2024 at 2:03 pm

      Ate parece que o jogador não tendeu ou que é o mais bem pago do plantel! Isso já não é crítica à direcção, é puro vício. O Porto tem uma direcção nova desde há 3 dias e ja é melhor? Por alma de quem?

      • DNowitzki
        Posted Maio 11, 2024 at 3:43 pm

        Gastaste dinheiro em salários inutilmente e perdeste algum numa venda.
        Vale o que vale,mas vai ver a equipa de gestão do Vilas Boas e depois vem cá comentar. Tudo depende sempre da bola entrar ou não…

        • Rosso
          Posted Maio 11, 2024 at 5:15 pm

          Mas como é que eu posso classificar a gestão de alguém que praticamente nem comecou? Os nomes por si só não resolvem problemas. No fim veremos, sendo que o Benfica não está na situação do Porto.
          E porque é que os salários foram gastos “inutilmente “? Até parece que as duas últimas épocas do Rafa foram más, e estava longe de receberum balúrdio. Se o problema é o valor que o Benfica deu por ele, recordo que ele chegou há 8 anos.

  • ShutterIsland
    Posted Maio 11, 2024 at 12:39 pm

    Jogador muito importante mas irregular na mesma medida. Com os mesmos problemas na definição mas com outra consistência e tinha saído em ombros da Luz.

    Concordo com a saída…a sua principal valência é a velocidade e a tendência é perdê la.

    É urgente o Benfica aprender a fechar ciclos. Sigam o exemplo Real Madrid que é extraordinário. Renova se não por agradecimento mas por competência.

  • Bola parada
    Posted Maio 11, 2024 at 12:36 pm

    É um excelente jogador. Sei que é não é fácil mas não me importava de o ver no Sporting.

  • Stravinsky
    Posted Maio 11, 2024 at 12:31 pm

    Bom jogador! Acaba por marcar uma era do Benfica juntamente com Pizzi e Jonas (e mais alguns) mas fica a ideia de que ficou aquém daquilo que poderia ter sido porque talento tinha muito (mas só o mostrou a espaços).
    Vale o que vale, nem todos são Messi ou Jordan, que estão sempre no topo.

  • Fireball
    Posted Maio 11, 2024 at 12:27 pm

    Ninguém é consensual para os adeptos a não ser que seja formado no Seixal. Podia ser o Messi, ia acabar a levar com garrafas assim que falhasse um golo.

  • Art Vandelay
    Posted Maio 11, 2024 at 12:24 pm

    Já vai tarde, avisei há 1 ano atrás que tinha de ser vendido porque nem ele queria renovar, mas mesmo que quisesse não faria sentido a renovação devido à idade dele… Como o é óbvio a estrutura completamente amadora do Benfica não percebeu isto e não o vendeu, ele fez uma época fraca e muitos jogos andou ali a fazer um frete e no fim ainda sai de graça… O amadorismo total

    • Ricardo F.
      Posted Maio 11, 2024 at 12:46 pm

      Dizer que o Rafa fez uma época fraca quando, durante largos períodos de tempo, foi o abono de família do Benfica…no mínimo, é questionável.

      • JJayy "Non Believer"
        Posted Maio 11, 2024 at 5:55 pm

        Fartou-se de falhar cantados e de ser inconsistente. Se isso é ser dos melhores, diz muita da época do Benfica

    • Napoleon
      Posted Maio 11, 2024 at 12:39 pm

      Está com melhores números que o ano passado, por isso essa da época fraca não cola muito. Houve outros bem piores que ele durante esta época do Benfica. Se Benfica chegou onde chegou esta época (que esteve até Abril/Maio com hipóteses de ganhar alguma coisa), muito se deve ao contributo de Rafa

      Está apenas ligado aquele jogo com o Farense em casa onde decidiu que queria falhar tudo.

  • Tiago Silva
    Posted Maio 11, 2024 at 12:23 pm

    O Rafa foi um dos nossos melhores jogadores dos últimos anos! Não foram estes últimos jogos que irão apagar isso. Teve momentos em que apareceu a um nível de topo e outros em que definia tudo mal e que desaparecia do jogo. Também por isso esteve por cá tanto tempo e não arranjou um contrato melhor do que o do Benfica. Resta agradecer por tudo o que deu ao Benfica, por todos os bons e maus momentos que viveu cá e merece ir ganhar a sua reforma para outro lado. Aos benfiquistas resta-lhe dar uma grande despedida amanhã!

Deixa um comentário