Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Confirmado: Wolverhampton devolve internacional português ao Barcelona

O extremo que falta ao Sporting? Amorim, que lhe deu estatuto de indiscutível em Braga, é fã do seu talento, mas o esquerdino precisa de melhorar a competitividade (levou algumas bocas de Lage devido à falta de empenho).

O Wolverhampton confirmou que não exerceu a opção de compra por Francisco Trincão. O extremo, internacional português, de 22 anos, esteve em 2021-22 no conjunto de Lage por empréstimo, mas regressa assim ao Barcelona, onde não parece fazer parte dos planos de Xavi.

25 Comentários

  • coach407
    Posted Julho 4, 2022 at 10:46 am

    Disse aqui muitas vezes – e fui criticado porque fez uma pré-época em que foi muito elogiado – que o Trincão estar no Barcelona é como um porco em cima de uma árvore. Ninguém sabe como foi lá parar, mas toda a gente sabe que vem parar cá baixo.

    Claramente não estava minimamente preparado (ridícula a distância para aquele nível). Poderia dar o salto do Braga? Podia… para um Wolves, para um Sporting… No máximo isso. Pode fazer parte do plantel destes clubes, mas mesmo assim não é seguro que brilhe ao ponto de poder dar o salto ou até pode ter dificuldades em afirmar-se a curto prazo.

    Aliás, o Trincão se apanhasse, por exemplo, o Gonzalo Plata na Premier League teria muita dificuldade em jogar. O futebol português beneficia-o e agora tem de dar um passo atrás e tentar recuperar a confiança no seu futebol depois de ter dado um passo maior que a perna, mas não o julgo. Julgo é a estupidez do Barcelona.

    • Neville Longbottom
      Posted Julho 4, 2022 at 12:20 pm

      O Plata tem imenso talento, com uma grande mentalidade podia ser uma espécie de Vinicius Jr. Mas nem todos estão nessa mood e ainda bem.

      Mas percebo todo o teu comentário e acabo por concordar!

      SL

    • Niall joaQuinn
      Posted Julho 4, 2022 at 12:04 pm

      É verdade que saiu cedo para o Barcelona, mas ainda pode vir a fazer uma grande carreira (como, por exemplo, fizeram Simão e Quaresma depois se terem falhado no Barcelona).

  • Tiago Silva
    Posted Julho 4, 2022 at 10:38 am

    Por acaso acho que o Trincão tem o perfil que o Xavi gosta, um extremo que joga mais por dentro e com um grande pé esquerdo ao estilo do Messi, pode oferecer coisas que mais ninguém no plantel oferece. Eu se fosse ao Barça mantia-o para ser a alternativa ao titular que tem que chegar para extremo direito, fechando as opções com Ferran Torres e Ansu Fati. O Trincão irá ter que dar no duro e parece-me encaixar melhor no Barcelona do que no Wolverhampton e na Premier League em si.

    • coach407
      Posted Julho 4, 2022 at 12:21 pm

      Não estou a dizer que estás a colocar o Trincão ao nível do Messi, mas até em termos de caraterísticas eles são jogadores diferentes.

      O Messi é um jogador muito mais vertical, muito forte em zonas de finalização, não só tem um grande remate como é muito inteligente a movimentar-se. Além disso, também é um jogador com muita capacidade na decisão no último terço, arrisca muito e soma assistências e desequilíbrios com muita naturalidade.

      Além disso, há outra diferença descomunal que é a questão física. O Messi é/foi super forte, super explosivo, grande capacidade no transporte e no choque com o adversário. O Trincão não é horrível nesses aspetos, mas é uma flor à beira do Messi.

      Não é pelo Trincão ser esquerdino, jogar na direita e ser interessante tecnicamente que passa a ser parecido com o Messi.

      Aliás, nota-se que os números do Trincão em termos de golos e assistências são realmente aquém tanto na La Liga como na Premier League, não tem a agressividade ofensiva que permita compará-lo ao Messi que é dos jogadores mais agressivos ofensivamente da história do futebol.

      Diria mais: pode soar escandaloso, mas neste momento o Trincão é tão comparável ao Messi como o Gonçalo Guedes: nada a ver. Simplesmente o que falta em perfume ao Guedes (que o Trincão tem) não falta em agressividade ofensiva (que o Trincão não tem) e não sei qual é mais relevante quando se fala do Messi. Jogadores tecnicamente como o Messi houve muitos na história, até na era do Messi e do Cristiano há vários, mas com a sua capacidade física, capacidade no 1 vs 1, agressividade ofensiva e volume de assistências e golos há muito poucos ou quiçá nenhum. E até o Guedes está mais parecido com o Messi nestes aspetos de que o Trincão que está realmente muitoooooooooooooo longe, apesar de tecnicamente estar, obviamente, mais perto.

      Neste momento, o Trincão tem mais semelhanças com jogadores como o Pedrinho (Atl. Mineiro, ex-Benfica) de que com o Messi. Claro que estou a exagerar um pouco e o Trincão tem potencial para fisicamente dar o salto e chegar a outro patamar, mas vamos ver. Até ver não é esse jogador, é ok, mas não está lá.

      • Mantorras
        Posted Julho 4, 2022 at 3:47 pm

        Jogadores tecnicamente como o Messi nao ha muitos na historia. Que juntem tudo o que ele tinha no auge nao ha nenhum, mas mesmo so a parte tecnica nao ha muitos.

        Ter certo nivel tecnico e uma coisa, mas fazer certas coisas parado ou a andar, nao demonstra que se tivesses a mesma velocidade, capacidade de absorver choque e explosao, conseguirias manter o controlo e demonstrar a mesma tecnica a outra velocidade. Fazer certas coisas a 100 a hora e em slalom, e tao perto do impossivel que mais ninguem realmente fazia com a categoria do Messi, nenhum contemporaneo chegou sequer perto. Nao e so ter tecnica e “se corresse mais seria igual”. Nem pensar a mesma velocidade eles pensam, quanto mais o resto.

        Nao sei se era isso que estavas a dizer ou se eu tou a comer sono, mas se era discordo, porque bastaria meter-lhes mais umas stats no fisico para ficarmos todos a perceber que correndo mais tambem corriam mais que a bola, a tropecavam nela a esqueciam-se onde acaba o campo muito depressa.

      • Tiago Silva
        Posted Julho 4, 2022 at 1:04 pm

        Concordo com algumas partes que disseste, mas estava a querer comparar o Trincão com o Messi, apenas nessa parte do seu jogo em que gosta de jogar por dentro e explorar a sua qualidade técnica para tal. Quis mais comprar momentos do jogo do que propriamente os jogadores envolvidos.

        Quanto ao Trincão, tendo a concordar falta-lhe essa tal agressividade e poder de decisão para poder singrar no futebol de topo. O melhor para o Trincão em si seria mesmo a saída, seja para o Sporting ou para um clube do campeonato espanhol, tipo o Bétis, nesse nível. Mas para o Barcelona, acho que o Trincão é uma boa alternativa até por fornecer coisas que não existem no plantel e pelo facto do Barcelona não ter grandes alternativas. Foi mais nesse sentido que quis comentar, mas obrigado pelo feedback.

  • Antonio Clismo
    Posted Julho 3, 2022 at 11:07 pm

    Tem talento para ser um Luís Figo, mas a trabalhar como trabalha o mais provável é vir a ser apenas um Pereirinha.

    • tiagoagm
      Posted Julho 4, 2022 at 12:35 pm

      Comentario do ano. Nem talento para ser um bernando silva quanto mais um Figo

    • Joga_Bonito
      Posted Julho 3, 2022 at 11:53 pm

      Sim, porque o Pereirinha se trabalhasse muito virava um Figo. Que falta de noção. Não se é um BO e um dos melhores do mundo, numa época em que haviam Fenómenos, Rivaldos e Zizous porque se trabalha muito apenas.
      Tem que se ter talento inato.
      E quem tem talento de um Figo nunca na vida porque se desleixa vira um Pereirinha, continuamos a vender essa treta? Eu se for para o ginásio e me esforçar muito viro um Figo porque sim?
      É só recordar a péssima forma física de Ronaldinho no Barça, que vivia na noite e nem por isso deixou de ser BO.
      Sim, o físico desleixado e pouco empenho podem fazer um jogador perder ritmo e baixar o nível, mas nunca na vida se passa de um Figo para um Pereirinha. O R10 quando baixou fisicamente ainda teve qualidade num Milan, Atlético e Fla, não foi virar um Pereirinha.
      O Capel esforçava-se imenso, até cansava só de o ver correr. Virou BO por causa disso? E o Ronaldinho garantidamente em qualquer jogo que jogasse, mesmo em declínio físico e depois de mais uma noitada jogaria mais que o Capel alguma vez jogou.
      Quem tem qualidade de um Figo não vira um Pereirinha, esse mito é só um erro.

      • Antonio Clismo
        Posted Julho 4, 2022 at 10:16 am

        Se pegares num Figo com 17 anos e colocares ao lado do Pereirinha com 17 anos, possivelmente o Pereirinha até dava mais nas vistas.

        O Figo precisou de 2 ou 3 épocas para começar a carburar no Sporting (só começou a ser consensual aos 21, 22 anos em diante) Depois é que saiu para o Barcelona e foi sempre a evoluir.

        Nunca parou de evoluir até aos 30 anos, por isso é que chegou ao nível Bola de Ouro.

        • Joga_Bonito
          Posted Julho 4, 2022 at 1:18 pm

          Isto é a sério? Estás a comparar o Pereirinha, uma nulidade autêntica com o Figo?

        • Mantorras
          Posted Julho 4, 2022 at 12:06 pm

          Depende de quem estiver a ver. Se perceber de futebol nem aos 27 o Pereirinha da mais nas vistas que o Figo aos 18.

          • Antonio Clismo
            Posted Julho 4, 2022 at 12:45 pm

            Claramente não te lembras do Figo com essa idade.

            Nem sequer era top3 da sua geração, o Emílio Peixe é que era a estrela da companhia.

            • Joga_Bonito
              Posted Julho 4, 2022 at 3:00 pm

              Sim, e com essa idade quantos falsos prodígios há? Quantos aos 17 anos são apontados como craques e aos 25 estão no CNS? Voltamos ao erro de confundir pseudo-prodígios na formação com predestinados a sério.
              Predestinado e estrela a sério é quem mostra o que é no futebol de 11 de homens, não em escalões jovens, senão o Zé Gomes era o novo Thierry Henry pelo que fazia aos 15 anos. Repito, estrelas da formação não é o mesmo que craques a sério.

              A partir do momento em que um jogador mostra ser uma estrela a sério no futebol de alta competição de homens adultos, que predestinado cai ao nível de um Pereirinha? O Ronaldo fenómeno com 1 tonelada de peso e milhentas sequelas de lesões no Timão ainda foi estrela e decisivo para ganhar títulos, tinha mais magia com 1000 kilos de peso aos 34 anos do que algum dia o Pereirinha teve.
              Que predestinado a sério cai para um nível de Pereirinha após se mostrar como um craque a sério?
              Se o Peixe, Paim, Zé Gomes, Mastour ou Adu acabaram a flopar na carreira depois de brilhar na formação, isso só mostra é que nunca foram prodígios a sério, porque se fossem nunca na vida falhavam assim. Ronaldinho, Maradona, Recoba, Dani e tantos outros que tiveram vidas loucas, sem freio e sem limites e nem por isso deixaram de ter grandes carreiras e os Paims, Peixes e Zé Gomes é que coitadinhos precisavam de ter cabeça e cuidado com o físico se não flopavam…

              Se eles fossem mesmo craques teriam feito alguma coisa no futebol de 11. Poderiam ter um prime mais curto e não atingir tudo o que poderiam a nível de títulos, mas nunca flopariam como floparam.
              Dani ex-Sporting foi disso um grande exemplo. Nao atingiu tudo o que poderia, mas ainda espalhou magia e perfume nos relvados e grandes momentos de futebol (e também beleza para as meninas, mas isso são outros 500).

              Um mau físico e falta de empenho podem limitar os feitos na carreira e impedir algo mais, mas nunca impedirão um verdadeiro predestinado de fazer o mínimo que seja no futebol, veja-se Ronaldinho ou Fenómeno, Maradona, Recoba e tantos…

            • Mantorras
              Posted Julho 4, 2022 at 2:10 pm

              Lembro-me de algumas coisas, amigo. Lembro-me que nunca tive duvidas que o Figo era craque e que o Pereirinha era fraco, por exemplo. E isso ve-se em 5min, por mais voltas que des.

              Nem todos os comentarios que facas sobre uma qualquer situacao random serao um ensinamento digno da mensagem de Fernando Pessoa. Temos

              • Mantorras
                Posted Julho 4, 2022 at 2:11 pm

                Temos que aceitar que certas coisas simplesmente nao tem essa profundidade toda.

                Qualquer pessoa que perceba de futebol tem que forcosamente ver a diferenca entre Figos e Pereirinhas ate no Andorinhas.

      • Pyros
        Posted Julho 4, 2022 at 10:05 am

        Não foi isso o que o Clismo escreveu. Se um jogador com o talento inato de ser um “Figo” não trabalhar, terá uma carreira estilo Pereirinha. Nunca disse que se um “Pereirinha” trabalhar muito vira um “Figo”.

        E na realidade, o que não falta são jogadores talentosos que, por diferentes motivos, nunca foram a lado algum.

        Aliás, há um que teria mais talento e potencial que o Figo, mas que nem aos calcanhares do Pereirinha chegou: Fábio Paím

        • Joga_Bonito
          Posted Julho 4, 2022 at 1:17 pm

          Eu acho é que tu não percebeste o que o Clismo quis dizer. Ele vem sempre com esta cassete do “trabalhar muito” e de sugerir que qualquer meco se trabalhar muito pode virar um génio. Isso é um mito e uma fábula, porque nenhum jogador sem talento se converte num génio apenas por trabalhar, nem um predestinado vira um Pereirinha apenas por se desleixar.

          Acaso o Ronaldinho teve uma carreira à Pereirinha porque se esteve sempre a marimbar para o físico e vivia na night? Nunca na vida e chegou a ser BO mesmo faltando a quase metade dos treinos no Barça porque estava sempre de ressaca.
          Nenhum jogador de nível de um Figo vira um Pereirinha porque não se esforça, isso é um mito. Os predestinados são na sua maioria jogadores que pouco ou nada se esforçam e jogam a alto nível. Precisamente o que os caracteriza é conseguirem ser top sem se esforçarem por aí além. Por isso, não, nunca um jogador do nível Pereirinha vira um Figo porque se esforça, nem um jogador do nível Figo vira um Pereirinha porque se desleixa.

          O Dani que saiu do Sporting, tinha até mais qualidade intrínseca que o Figo (no meu entender) e ainda brilhou no Ajax, West Ham, Atlético e Sporting. No Benfica é que saiu por caso dos salários no tempo do Vale e Azevedo. No Ajax foi considerado por Cruyff o maior talento que passou por lá, isto na maior academia do mundo!
          Ficou aquém do que poderia ter sido, mas ainda fez uma bela carreira. Alguma semelhança com Pereirinha?
          O Paim foi apenas estrela da formação e sobre ele criaram-se muitos mitos. Vi vários dos seus vídeos na internet e nunca vi nada de extraordinário nele. Não vejo nenhum lance de predestinado nos seus vídeos, vejo sim é gente a dizer que ele era um génio porque aos 15 partia tudo na formação, como se isso fosse algo inusual.
          Se foi muito bom aos 15 anos isso não é o mesmo que ter potencial ou ser génio, porque muitos brilham nessas faixas etárias e depois não dão nada (Zé Gomes, Adu, Mastour à cabeça).
          Resumindo, verdadeiro potencial é o que se mostra dentro do campo no futebol de 11 de homens, não de crianças na formação. E aí, quem mostra ser um predestinado nunca na vida vai ser um jogador do nível Pereirinha apenas porque não se esforça.
          As pessoas é que pegam em miúdos da formação que aos 15 anos partem tudo e dizem que são predestinados e se depois flopam vêm com o discurso “que isto mostra que é preciso ter muita cabeça além de talento” o que é disparate total.

          Dani, Recoba, ou Ronaldinho, todos evidentemente de grau diferente de talento (Ronaldinho o mais talentoso à cabeça, seguido de Recoba e depois de Dani) mas todos com potencial top, todos ficaram à margem do que poderiam ter sido. Ronaldinho e Recoba poderiam ter dado mais ao futebol e ganhar uma BO (no caso de R10 pelo menos mais uma) mas foram top mundial. Dani poderia ter jogado mais anos, fazer algo mais e quiçá chegar a ser top 5 da sua posição, mas mesmo assim fez uma bela carreira e tem momentos de genialidade, quem quiser pesquise no youtube (e eu vi toda a carreira dele ao vivo). Algum se tornou um Pereirinha?

          As pessoas inventaram isso a partir de pegar em miúdos da formação que aos 15 partiam tudo e diziam que eram predestinados, mas ninguém aos 15 anos é um predestinado porque parte tudo na formação. Só quem mostra no futebol de 11 que é um predestinado é que merecesse esse título e desses, repito, quem virou um Pereirinha depois de mostrar que poderia ser top no futebol a sério?

  • Nickles
    Posted Julho 3, 2022 at 10:25 pm

    Mas o Barcelona não está a pedir 20M ou lá o que é? Como assim Sporting?

    • Neville Longbottom
      Posted Julho 3, 2022 at 11:49 pm

      Sim está, aparentemente até podem emprestar mas querem meter a cláusula de 20 milhões. O que é, obviamente, incomportável para o clube. Precisamente por isso é que ele não veio ainda.

      • Filipe Ferreira
        Posted Julho 4, 2022 at 8:53 am

        Não é isso que prende o Trincão.
        O que está a prender o Trincão são os negócios Raphinha e Dembelé

        • Neville Longbottom
          Posted Julho 4, 2022 at 12:22 pm

          Mas então o Barça conta com ele? Achava que o queriam despachar mas não a qualquer custo.

          • Filipe Ferreira
            Posted Julho 4, 2022 at 1:21 pm

            Se ficarem sem Raphinha e sem Dembelé (que ao dia de hoje não os tem) poderá ser obrigado a entrar nas contas

Deixa um comentário