Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Conflito no Albânia-Sérvia: selecções punidas com derrotas; Juventus segura a sua estrela até 2019

Só beneficia a Dinamarca e Portugal.
A UEFA anunciou, que na sequência dos incidentes ocorridos no encontro entre Sérvia e Albânia, no passado dia 14 de Outubro, referente ao Grupo I de qualificação para o Euro-2016 (o mesmo onde está inserido Portugal). Os albaneses por terem abandonado o encontro foram punidos com a derrota, no referido jogo por 0-3, sendo ainda multados em 100 mil euros. Já a Sérvia além de ter ficado sem os 3 pontos, foi multada igualmente em 100 mil euros e a realização à porta fechada dos dois próximos jogos em casa na presente fase de qualificação, ante Dinamarca e Arménia.

Prometia, juntamente com Sterling, ser o alvo prioritário dos “tubarões” no próximo Defeso, mas esta decisão dá margem ao campeão italiano – Pogba ampliou o vínculo que o liga à Juventus até 2019. O médio francês tem sido um dos nomes mais falados no mercado nos últimos 2 anos, frequentemente apontado a Chelsea, PSG, Man Utd e Real, mas optou por prolongar o seu contrato por mais 3 anos. Uma decisão que também tem impacto no seu salário, vai passar a auferir 4,5 milhões por ano (mais 3 milhões do que ganhava actualmente).

0 Comentários

  • SwissMan
    Posted Outubro 24, 2014 at 9:33 am

    Incrivel como se da a derrota a uma equipa por ter saido do relvado quando eles estavam em perigo e queriam salvar as suas vidas…

    • Coríntio
      Posted Outubro 24, 2014 at 9:45 am

      Desculpa mas neste conflito não há inocentes. Os albaneses picaram com o drone, e os adeptos sérvios reagiram dentro do campo forçando os jogadores albaneses a retirar-se.

    • paulo silva
      Posted Outubro 24, 2014 at 9:47 am

      Foram os jogadores albaneses que começaram à pancada no Mitrovic… punição justa para todos

    • Rúben Cardoso
      Posted Outubro 24, 2014 at 9:51 am

      Mas foram os jogadores da Albânia que estavam a pilotar o drone?

      Leiam a notícia: a Albânia foi punida porque abandonou o campo, não por causa dos confrontos.

    • TRC
      Posted Outubro 24, 2014 at 9:52 am

      Acho que a UEFA simplesmente quis punir a demonstração política por parte dos albaneses… a maneira que arranjou para legitimizar isso deve ter sido pegar no facto da selecção da Albânia ter abandonado o relvado. Óbvio que nenhum albanês na plena posse das suas funções mentais, iria ficar no meio daquele estádio.
      De qualquer modo, estava-se mesmo a ver que ia ser aplicada derrota às duas selecções para enviar uma mensagem para o futuro.

    • HM
      Posted Outubro 24, 2014 at 10:03 am

      Está tudo maluco. Não foi porque abandonou o campo. Foi porque DESISTIU do jogo.

    • Rúben Cardoso
      Posted Outubro 24, 2014 at 10:11 am

      E porque é que desistiu do jogo? Foi porque lhes apeteceu?

    • Anónimo
      Posted Outubro 24, 2014 at 10:35 am

      queria ver se os dirigentes da uefa também não fugiam do estádio naquele momento…A culpa maior é da uefa de permitir que aqueles dois países se defrontem.

      José

    • Gauss
      Posted Outubro 24, 2014 at 10:35 am

      Se quando os adeptos de um clube se portam mal que é prejudicado é o clube, neste caso de seleções acho bem que seja assim também. O drone não foi para lá sozinho, e os adeptos sérvios também não tinham de invadir campos. Por isso acho bem que sejam ambas as equipas penalizadas

    • hortalica
      Posted Outubro 24, 2014 at 10:42 am

      eu acho muito bem estes castigos. isto tudo começou devido a assuntos extra futebol e dá uma imagem totalmente errada daquilo que é o futebol, se ambas as equipas (e adeptos) não se sabem comportar não merecem jogar. o futebol não é isto, é um festa.

      mesmo com o que se tem passado entre a Ucrania e a Russia, os ucranianos e russos juntaram as claques e disputaram um jogo entre si para apelar ao entendimento entre países e tentar dar uma imagem que é possivel acabar o conflito, isto sim é futebol.

      falando do grupo, isto para Portugal é bom, um jogo em que dava jeito perderem as duas equipas, ambas perdem.

    • Anónimo
      Posted Outubro 24, 2014 at 12:41 pm

      O arbitro assegurou que as bancadas iriam ser esvaziadas, antes do jogo recomeçar… mesmo assim a Albânia recusou entrar em campo. Daí o castigo. Não tem nada a ver com os confrontos ou seja o que for.

      O perigo tinha passado e a Albânia recusou-se a acabar o jogo.

      Cunha

    • Sam P.L.
      Posted Outubro 24, 2014 at 12:58 pm

      Voces estao a fazer uma grande confusão, a albania sai derrotada porque se recusaram a começar o jogo porque tinham receio dos adeptos entao a federação servia decidiu juntamente com o árbitro que os adeptos deveriam abandonar o estadio para continuar o jogo, os albaneses recusaram novamente. A ultima proposta da servia foi que se continuaria o resto do jogo no dia seguinte a porta fechada, pelo que a Albânia recusou novamente. Posto isto acho um castigo adequado as duas equipas.

    • hortalica
      Posted Outubro 24, 2014 at 1:18 pm

      mas isso também é uma questão de respeito. os sérvios desrespeitaram a bandeira da albânia (é certo que o drone não devia lá estar) mas o que o jogador sérvio fez foi uma falta de respeito. já pensaram que eles se sentiram ofendidos pelo acto dos sérvios?

      mas mesmo assim concordo com o castigo

    • nico admin
      Posted Outubro 24, 2014 at 4:16 pm

      Onde é que o Mitrovic desrespeitou a bandeira ( que nem era de albânia nenhuma)?

  • Gustavo Gomes
    Posted Outubro 24, 2014 at 9:36 am

    Muito cuidado com o jogo Albânia – Sérvia no próximo ano. Vai ser de certeza um jogo de muitas tensões. Para evitar problemas, que joguem esse jogo em campo neutro, como na Alemanha ou na Suiça. O problema é que os sérvios e albaneses estão espalhados por todo o lado e não há muitos sítios perfeitos para o encontro. Talvez no Pólo Norte.

    • Fábio Teixeira
      Posted Outubro 24, 2014 at 9:55 am

      Porta fechada.

    • Rúben Cardoso
      Posted Outubro 24, 2014 at 10:00 am

      Mesmo assim, Fábio. O clima de tensão entre os dois países estende-se não só aos adeptos, como aos jogadores. Estes jogos seriam sempre de evitar quando possível, ou seja, em rondas de qualificação. À falta de melhor solução, é jogar em campo neutro E à porta fechada.

    • Anónimo
      Posted Outubro 24, 2014 at 10:24 am

      Creio mesmo que os jogadores são as principais vítimas disto…Vejam o que fez Kolarov…

      João Rato

  • Coríntio
    Posted Outubro 24, 2014 at 9:37 am

    Quer dizer que Portugal agora vai jogar com que objectivo estando já praticamente apurado?? Pelo menos que usem este tempo de latência para resolver os muitos problemas do futebol português antes do próximo Europeu. Para ver se temos uma boa selecção daqui a uns anos.

    • paulo silva
      Posted Outubro 24, 2014 at 9:48 am

      ?

      Praticamente apurado?

    • Fernandes
      Posted Outubro 24, 2014 at 9:58 am

      Realmente … Praticamente apurado?? Mas o quê, baniram as equipas ou retiraram pontos apenas!!! Calma com esses pensamentos que ainda temos uma Dinamarca e estas selecções principalmente a Sérvia que não são brincadeira … São 3 pontos a menos para os outros, mas qualquer uma das selecções os vais perder certamente e a tal vantagem teórica … desvanece-se … Para mim não mudou nada do ponto de vista de Portugal ….

    • Anónimo
      Posted Outubro 24, 2014 at 10:36 am

      sendo que portugal já perdeu pontos e ainda vai perder mais pontos…

      José

  • Mobster
    Posted Outubro 24, 2014 at 9:39 am

    Estes tipos da UEFA só podem estar doidos !! A equipa da Albania saiu de campo para evitar mais confrontos (que podiam tomar proporções ainda maiores) e são punidos com derrota ?? Anedótico.

    Por muito que beneficie Portugal uma decisão ridícula e simplesmente abobinavel !!

    • MosqueteiroSLB
      Posted Outubro 24, 2014 at 12:13 pm

      os jogadores da albania e que começaram os confrontos quando tentaram tirar a bandeira do drone.
      se eles nao começassem a bater nos jogadores da servia, nao seria agredidos pelos adeptos.
      fugiram, e bem.
      o facto de lhes ser dada a derrota e igual a terem tirado os pontos a servia, e so para o papel.

    • Anónimo
      Posted Outubro 24, 2014 at 12:45 pm

      Eles foram castigados porque, mesmo com o estádio vazio, se recusaram a continuar o jogo.

      O resto é espalhafato. Os factos são: a Servia não assegurou a segurança necessária à realização do jogo; a Albânia recusou-se a re-entrar em campo, com o estádio vazio.

      Cunha

    • João
      Posted Outubro 24, 2014 at 1:04 pm

      Exacto Cunha, esta tentativa de reescrever a história esquece-se que nem a UEFA faz referência a essas ocorrências inventadas. Aliás a Albânia recusou regressar ao campo depois de o ARBITRO ter dado instruções para continuar o jogo – essa é a razão da punição, não o facto de a Sérvia ter assegurado não sei o quê.

  • Rúben Cardoso
    Posted Outubro 24, 2014 at 9:46 am

    Não consigo conceber como se dá a derrota e uma multa de 100 mil euros à selecção que decidiu sair de campo, por causa dos conflitos.

    • João
      Posted Outubro 24, 2014 at 1:06 pm

      A Albânia é punida porque o Cana, capitão, em reunião com os responsáveis, recusou o regresso ao relvado por entender que os jogadores iriam estar condicionados pelos acontecimentos que tinham vivido minutos antes (duh) depois de o árbitro ter aprovado a ideia.

    • Rúben Cardoso
      Posted Outubro 24, 2014 at 2:37 pm

      O que, na minha óptica, é a decisão mais sensata, e vai-se pagar 100 mil euros por uma decisão perfeitamente aceitável e consciente.

  • MM
    Posted Outubro 24, 2014 at 9:48 am

    Acho injusto. Pelo que vi, foi tudo muito exagerado, nenhuma das equipas é responsável pela entrada do drone e dos adeptos em campo. Entre os jogadores não houve nada de especial, da parte dos albaneses houve umas escaramuças por causa da bandeira e algumas agressões aquando da entrada dos adeptos sérvios em campo e os jogadores sérvios que tentavam defender os seus adeptos. Castigar os jogadores que entraram nas agressões seria uma coisa, penalizar as duas seleções com uma derrota parece-me descabido. Quiseram fazer daquele incidente uma batalha campal, mas pelo que vi a maior parte dos jogadores nem se envolveram em confrontos, vi até alguns a falarem e a cumprimentarem-se e por exemplo o Kolarov a pedir aos adeptos para deixarem os jogadores da Albânia sair do campo em paz.
    Primeiro permitem que estas seleções fiquem no mesmo grupo, sabendo que é um risco, devido ao que vem de fora, depois acontecem os esperados conflitos, provocados por pessoas de fora e castigam as seleções. Não faz sentido…

    • João
      Posted Outubro 24, 2014 at 1:12 pm

      Outro jogador que tem uma atitude louvável durante os confrontos é o Markovic. Se o pessoal estivesse com mais atenção ao que efectivamente aconteceu e não a tentar desculpar nenhuma das selecções teria reparado que vários jogadores da selecção Sérvia tiveram uma grande postura naquela situação. Agora isso não desculpa os outros, vários, que agrediram de forma muito grave jogadores albaneses, a invasão de campo e agressões por parte de adeptos locais, a retirada para o balneário coroada com várias agressões (o Cana leva um pontapé bárbaro no acesso ao balneário) e arremesso de objectos para o relvado nem rigorosamente nada.

      Uma medida de pena tão próxima para as duas selecções é simplesmente anedótica, independentemente da lição de conduta que muitos jogadores sérvios deram ali.

  • Mateus
    Posted Outubro 24, 2014 at 9:52 am

    A mim parece-me a decisão sensata, o futebol não pode servir para propaganda política. Imaginemos que num Portugal-Espanha houvesse alguém que mandasse um helicóptero telecomandado com a bandeira de Portugal com um mapa com a Galiza, também podemos exemplificar com a situação contrária, claro que nem os sérvios nem os albaneses são inocentes.

    Mateus

    • Kafka I
      Posted Outubro 24, 2014 at 10:12 am

      Na minha opinião não há comparação possível, pois não podes comparar as relações que existem entre Portugal e Espanha (a Espanha a última vez que foi dona de Portugal, foi ha 400 anos atrás), com o que se passa e tem passado entre Sérvia e Albânia

    • Mateus
      Posted Outubro 24, 2014 at 10:52 am

      Olivenza. Portugal e Espanha não tem a fronteira definida nesta zona, aliás tem mas não e cumprida. Ficou dito depois da guerra das laranjas(os espanhóis ficaram com este território nesta altura) que esta parte voltaria para Portugal até hoje nada. Ilhas selvagens vs ilhas canárias podes ir ver os relatório que Espanha enviou no site onu em relação a a expansão da plataforma marítima portuguesa. Pelo estes dois conflitos existem o problema e que não são divulgados.

      Mateus

    • Kafka I
      Posted Outubro 24, 2014 at 11:11 am

      Não tem comparação possível…Portugal e Espanha não são 2 Países que se odeiem de morte…não há guerra alguma entre ambos nem rivalidade nenhuma entre ambos os Povos…há umas picardia e nada mais que isso…e a título de exemplo, tenho ex-colegas de faculdade que hoje em dia trabalham em Madrid e nunca sofreram algum tipo de represálias (muito menos de carácter violento) por serem Portugueses…isto só a título de exemplo…como há vários Espanhois a trabalharem em Portugal e sem represálias algumas seja de que carácter for…

      Portanto comparares Portugal vs Espanha com Sérvia vs Albânia não faz sentido algum…é comparar o Céu com o Inferno

    • Rúben Cardoso
      Posted Outubro 24, 2014 at 12:05 pm

      Com a diferença de que o Céu e o Inferno não existem. ;)

    • Mateus
      Posted Outubro 24, 2014 at 12:20 pm

      As duas únicas diferenças são nós sermos civilizados e a última guerra entre nós ter sido há 200 anos (em território continental). Porque a grande questão neste momento é a disputa territorial (em ambos os casos), pois os senhores dos massacres ou estão presos/mortos ou são fugitivos. Ou querem culpar o povo todo, assim também tínhamos de culpar os alemães, austríacos, japoneses….

      Mateus

  • Ricardo Ricard
    Posted Outubro 24, 2014 at 9:55 am

    Pogba…Incrível como qualquer marreco hoje em dia ganha ou quer ganhar rios de dinheiro e este craque ganhava "apenas" 1.5 milhões por ano.

    • João Lains
      Posted Outubro 24, 2014 at 12:13 pm

      Ainda era o seu primeiro contrato com a Juventus, era perfeitamente normal.

    • Ricardo Ricard
      Posted Outubro 24, 2014 at 12:19 pm

      Primeiro contracto mas já vai na terceira época,há jogadores que renovam todos os anos ou estão sempre a pedir aumentos.

  • Kafka I
    Posted Outubro 24, 2014 at 10:01 am

    Já agora, qual é a punição que a UEFA vai dar a si mesma por ter permitido que Sérvios e Albaneses ficassem no mesmo grupo?

    A punição aos Albaneses então é que não lembra mesmo a ninguém, enfim…

  • Ângelo Sousa
    Posted Outubro 24, 2014 at 10:07 am

    Quando fizerem o balanço aos golos, não vai fechar.
    Os Engenheiros vão perceber

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Outubro 24, 2014 at 10:11 am

    O drone foi lançado por Albaneses numa provocação grosseira aos Sérvios. Mitrovic foi atacado por meia equipa albanesa que se tornou conivente ao tentar brandir a bandeira. A Sérvia fez várias propostas para que o jogo prosseguisse, nomeadamente sem público. A decisão da UEFA é, como esperava, vergonhosa. Devoa ter atribuído vitória por 3-0 à Sérvia. Ponto.

    • João
      Posted Outubro 24, 2014 at 11:06 am

      É alguma piada? Vitória por 3-0 à equipa que começou os tumultos arrancando a bandeira, cujos adeptos invadiram campo e agrediram jogadores adversários até ao ponto de estes terem que se refugiar no balneário? A equipa da Albânia NÃO tentou brandura bandeira, isso é completamente falso, a bandeira foi imediatamente dobrada e estava a ser transportada para fora de campo quando o portador ficou a conhecer intimamente uma cadeira que lhe foi enfiada na cabeça por um adepto local. E o Mitrovic não foi, em momento nenhum, "atacado".

      Percebo a sua afinidade com a selecção em causa mas não é por disparar um chorrilho de mentiras que vai mudar o que aconteceu e toda a gente viu pelos vídeos posteriormente colocados nas redes sociais que não os da televisão.

    • Xis
      Posted Outubro 24, 2014 at 11:34 am

      João, o Mitrovic foi atacado SIM! Ele agarrou na bandeira de forma a imobilizar o drone e foi imediatamente atacado por jogadores albaneses. A partir daí gerou-se alguma confusão, com alguns adeptos sérvios a invadir o campo com o objectivo de agredir jogadores albaneses. Se os adeptos da servia não tivessem invadido o campo, o mais justo seria penalizar só a Albânia pois foram eles que começaram as confusões, mas como os adeptos da servia fizeram o que fizeram, acho que penalizar as duas Seleções com derrotas foi o melhor!

    • João Lains
      Posted Outubro 24, 2014 at 12:22 pm

      O mais estúpido é o Mitrovic ter sido atacado pelo Taulant Xhaka, o irmão do Shaqiri, que passou toda a vida na Suíça, representou as camadas jovens e agora como viu que não tinha hipóteses na selecção principal, optou pela Albânia.

    • MosqueteiroSLB
      Posted Outubro 24, 2014 at 12:26 pm

      joao arrancar a bandeira de um drone e ilegal? os jogadores da albania e que nao se souberam comportar.

      informem-se sobre o assunto. a bandeira nao era da albania era da grande albania. a grande albania incluia varias partes de outros paises, como a servia.
      era uma clara provocaçao a servia.
      caso nao saiba, existiram guerras sobre este assunto e, segundo li por ai (e pode nao ser veridico) o pai de um dos jogadores (nao sei qual) da servia que foi buscar a bandeira, perdeu o pai nessa mesma guerra.

      isto tem a ver com politica. ir para a servia fazer isto, e atacar os jogadores quando tentam retirar aquilo do campo, era um claro incentivo a violencia

    • Mega Badjeras
      Posted Outubro 24, 2014 at 12:35 pm

      Subscrevo completamente, Rui Miguel Ribeiro.

    • João
      Posted Outubro 24, 2014 at 1:00 pm

      Bruno Martins Indi, "atacado" selvaticamente por Slimani em Alvalade, Álvaro Pereira barbaramente violentado por João Ferreira, Guardiola brutalmente agredido por Cristiano Ronaldo..

      O jogo é "dar nomes ridículos a um empurrão" e nenhum deles involve o queixoso arrancar estupidamente a bandeira de um país. Para quem nasceu ontem, isso é feito pela polícia, ou Stewards, ou por qualquer responsável pela segurança do recinto, imagino que o Mitrovic seja nenhum dos mencionados.

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Outubro 24, 2014 at 1:41 pm

      João, você não percebe é nada. Que história é essa de afinidade? A julgar pelo seu discurso eu posso então deduzir que é membro activo do UCK, organização terrorista albanesa.-kosovar. Pronto, está explicada a sua sanha.
      Quanto à sua descrição dos acontecimentos é risível. Só lhe faltou dizer que os jogadores da sua Albânia já tinham a bandeirinha num pacotinho para guardar.

    • João
      Posted Outubro 24, 2014 at 1:57 pm

      São os factos, facilmente observáveis pelos vídeos da situação. Quem, depois de uma invasão de campo que resulta numa série de agressões por parte de adeptos locais a jogadores visitantes que se vêem obrigados a retirar para o balneário sendo novamente agredidos e atingidos por objectos arremessados da bancada, diz que a equipa anfitriã devia vencer o jogo por default ou está a a falar por afinidade ou tem um gravíssimo problema na interpretação de situações evidentes.

  • Bruno Fonseca
    Posted Outubro 24, 2014 at 10:16 am

    Se a UEFA tivesse impedido estas duas seleções de ficarem no mesmo grupo nada tinha acontecido. Enfim…
    Espero que quando houver o sorteio para a qualificação para o Mundial tenham estes conflitos em conta.
    De resto, a punição é ridícula a meu ver.

  • Filipe Leite
    Posted Outubro 24, 2014 at 10:20 am

    Eu já acho uma punição muito bem aplicada… Vamos a factos…

    – Já se conseguiu provar que a acção do drone foi preparada e conduzida por elemento Importante da comitiva Albanesa… (Vice Presidente penso eu, até foi detido) As pessoas têm que perceber que uma acção individual pode ter um peso enorme sobre outros… Politica e Desporto nao se devem misturar, mas o vice presidente não pensou nisso, por isso tem que haver castigo desportivo

    – Atitude de Mitrovic também foi anti desportiva e foi o clique para aquela violência…
    – As primeiras cenas de violência foram de jogadores Albaneses sobre Mitrovic…
    – Depois do teatro todo feito no campo a melhor atitude foi mesmo sair do campo.. ( concordo que castigo por desistência neste caso é estúpido pois tinham preservar a suas próprias vidas… Por outro lado concordo que pena de derrota á albania é bem aplicada devido a ser um elemento com importância da Albânia a provocar tudo isto com o drone e as primeiras agressões partirem dos jogadores albaneses.

    – Concordo com a perda dos 3 pontos por parte da sérvia devido ao comportamento antidesportivo de mitrovic, e depois também as agressões que se seguiram dos jogadores, staff e elementos de segurança servios aos albaneses que mesmo a fugir na foram protegidos… Sobre tudo castigo á federação servia pela falta de condições de segurança para se realizar um jogo de futebol…

    – Servia punida ainda com 2 jogos á porta fechada, pena ser com a dinamarca e armenia e não ser contra Portugal…
    – Albânia punida ainda com uma multa de 100 mil euros que não deviam ir para a UEFA mas sim para uma associação especifica que procure a paz naquela região.

    Parece correcto…

    • Vitor Gonçalves
      Posted Outubro 24, 2014 at 11:15 am

      Especula-se que tenha sido o irmão do primeiro-ministro albanês (e não o vice-presidente), e não chegou a ser detido sequer.

    • Vitor Gonçalves
      Posted Outubro 24, 2014 at 11:15 am

      Especula-se que tenha sido o irmão do primeiro-ministro albanês (e não o vice presidente), e não chegou a ser detido sequer.

    • Xis
      Posted Outubro 24, 2014 at 11:40 am

      Eu acho justas as punições que foram aplicadas, mas acho que o Mitrovic não teve nenhuma conduta anti-desportiva. Ele agarrou na bandeira e estava a puxar os cabos agarrados ao drone, isto tudo de forma a que o jogo pudesse prosseguir. E sem razão nenhuma ele foi imediatamente atacado por isso.

    • MosqueteiroSLB
      Posted Outubro 24, 2014 at 12:28 pm

      a atitude de mitrovic foi anti-desportiva? mas tem noçao do que diz?

    • Filipe Leite
      Posted Outubro 24, 2014 at 1:31 pm

      Tenho noção que ser um jogador a deter uma invasão de campo é uma atitude antidesportiva…. fazer manguitos para os adeptos é uma conduta anti desportiva, acho que qualquer comportamento que não tenha haver com o futebol é uma conduta anti desportiva… Por isso considero atitude de mitrovic com agressividade a recolher a bandeira que não punha em risco os jogadores, o jogo estava suspenso, para mim é conduta anti desportiva… Mas cada um interpreta como quer… Eu não teria a postura dele… e é inegavel que essa atitude revoltou os jogadores albaneses

    • Filipe Leite
      Posted Outubro 24, 2014 at 1:35 pm

      Xis, apesar de parecer normal o retirar da bandeira, a violência como ela foi retirada e tratada, é considerada uma ofensa a um Pais… Tivemos um caso de Portuguéses na Letonia com a bandeira do País… Danificar a Bandeira de Portugal dá prisão…

    • João
      Posted Outubro 24, 2014 at 2:01 pm

      Filipe Leite obrigado por atestar o óbvio. Evidentemente que não o faria, porque quem o faria em situações normais seria a polícia ou o responsável pela segurança no estádio.

      Se o drone levasse um engenho explosivo, o Mitrovic não era promovido a especialista anti-minas, ou era?

      Coisas tão fáceis de refutar que até é ridículo estar a perder tempo.

  • Schneizel
    Posted Outubro 24, 2014 at 10:37 am

    Uma decisão à Portuguesa!

    1º permitem que as duas equipas fiquem no mesmo grupo sabendo de antemão dos conflitos ainda latentes naquela região do globo. Como deu asneira, vamos punir as selecções envolvidas. Em Portugal também funciona assim, 1º permitem e depois punem os infractores, não quem dá o aval.

    E novidades?

  • João
    Posted Outubro 24, 2014 at 10:50 am

    Os albaneses foram os primeiros a aviar no Mitrovic que nem foi o único génio em campo a lembrar-me arrancar a bandeira albanesa e provocar aquele tumulto todo nem nada. Aliás a única coisa que eu vi foi a retirarem-lhe a bandeira para levar para fora do campo. A seguir começam a levar firme de toda a gente e o único albanês que distingo a agredir alguém é o capitão e um adepto sérvio que invadiu o campo "só" para espetar com uma cadeira na cabeça do jogador que carregava a bandeira. Entretanto saem de campo numa situação de ameaça clara à sua integridade física e perdem os três pontos.

    Felizmente isto não é um blogue albanês senão nem imagino o que já iria aí de teorias sobre o benefício de Portugal e Dinamarca, do peso da imagem do Ronaldo, por nos terem vencido e o pessoal mais criativo quero acreditar que conseguia meter a Gazprom lá para o meio.

    É a relva do vizinho…

  • Mateus
    Posted Outubro 24, 2014 at 10:57 am

    Em relação a equipas de países em conflitos para mim era simples se não podem ficar com um determinad
    o país não podem ficar com nenhum.

    Mateus

    • Kafka I
      Posted Outubro 24, 2014 at 11:15 am

      Então metade da Europa deixava de poder jogar futebol? é que bem vistas as coisas quase a Europa Inteira têm motivos para se dar mal uns com os outros, e principalmente os Ex-URSS e Ex-Jugoslávia que juntos representam quase 20 Países na Europa (que antes eram apenas 2), dão-se quase todos mal…e há ainda os gregos, turcos, checoslovacos, tanta e tanta gente …

      Isso não faz sentido nenhum, há que ter bom senso acima de tudo…

    • Anónimo
      Posted Outubro 24, 2014 at 11:15 am

      apoiado!

      Tadeu

    • Gonçalo Ferreira
      Posted Outubro 24, 2014 at 11:19 am

      Nem mais! 100% de acordo! Não compreendo quem diz que a culpa é da UEFA. Dizem que não deviam ter permitido que ambas ficassem no mesmo grupo, isso é ridículo. Não podem andar a evitar jogos entre eles. Imaginando, hipoteticamente, que ambas chegassem á final, como era? Evitasse o jogo outra vez? Se ambas as selecções não se sabem comportar quando jogam uma com a outra, nem sequer deviam disputar a prova.

    • Mateus
      Posted Outubro 24, 2014 at 12:16 pm

      A questão não é essa kafka, a questão a é saber se sabem comportar "civilizadamente"? Se não sabem com um determinado país, por isso é que é muito difícil estes países um dia pertencerem a União Europeia (mesmo assim já é o que é) façam os jogos noutro sítio ou à porta fechada. Tem de se cortar logo o mal pela raiz. Achas então que devemos proibir que jogadores albaneses e sérvios joguem na mesma equipa se não vão andar à porrada. Se eu não me der com o meu vizinho porque ele me roubava laranjas não posso jogar à bola com ele, é essa a tua lógica? Se não estão contentes com o que passou depois da guerra dos Balcãs que querem fazer? Ir para a Guerra outra vez é? Isto é das tais situações que se não houver uma voz firme algum dia vai haver guerra outra vez e não podemos permitir isso. Se sabem que determinados jogos podem causar conflitos as próprias federações deviam tomar a iniciativa de ter os jogos à porta fechada e assim já não era preciso a UEFA estar envolvida, o problema é que em Portugal pensasse que quem tem de resolver as situações é sempre o chefe (órgão máximo) enquanto que cada elemento devia dar o seu contributo o que fazia tudo muito mais facilmente resolvível.

      E se eles se dão assim tão mal, façam como Israel peçam para se juntar a outra associação.

      Mateus

      P.S.: O que se faz hoje em dia não é sorteio = atribuição de algo ou escolha de alguém de forma aleatória, ao acaso; acto ou efeito de sortear. Se há parâmetros que condicionam a aleatoriedade do acto de sortear deixa de ser sorteio. Agora no próximo Euromilhões não pode sair mais de 1 número com o algarismo 7, por exemplo deixaria de ser sorteio, pois teria sido condicionado por este factor caso saísse algum numero com o algarismo 7.

  • Pedro Rodrigues
    Posted Outubro 24, 2014 at 11:01 am

    Mas quemestá a dizer que a Albânia não devia ser castigada não leu os comunicados após o jogo? Não eprceberam que foi feita uma proposta de repetição do jogo no dia seguinte À PORTA FECHADA e que a Albânia recusou?
    Não viram também que foram os jogadores da Albânia que iniciaram as agressões contra o Mitrovic (que estava, pelo menos segundo as imagens, simplesmente a retirar a bandeira do campor para que se pudesse continuar o jogo – parecendo que não eles são jogadores de futebol e estão lá para jogar) que acabaram por levar à invasão campal? Não estamos a falar de inocentes que estavam parados calmamente e que foram atacados sem aviso!

    O castigo é mais que justo. A Albânia (e note-se que estou a falar da instituição e não dos jogadores) foi penalizada por colocar disputas políticas no jogo e iniciar as agressões. A Sérvia foi castigada por permitir uma invasão de campo e pôr em risco a segurança dos jogadores da Albânia.

    Quanto ao facto de estar no mesmo grupo, isso para mim não devia ser um factor. Se não conseguem jogar entre si, juntem-se a outra confederação ou ficam excluídas. A UEFA deve ter a postura de unir e não de andar a fazer gráficos para ver quais as equipas que não podem jogar entre si.

    • VettelF1
      Posted Outubro 24, 2014 at 11:14 am

      Concordo com tudo o que disseste mas não te esqueças que a UEFA já colocou no sorteio a condicionante da Espanha não poder defrontar Gibraltar.

    • Pedro Rodrigues
      Posted Outubro 24, 2014 at 1:40 pm

      Não me lembrava dessa questão de Gibraltar, mas não concordo com a posição tomada. Na minha opinião, Gibraltar, havendo questões em relação à sua legitimidade (embora apenas por parte da Espanha, penso eu), não deveria participar, por não se tratar de um estado soberano. É claro que inglaterra, escócia, gales e irlando do norte também o fazem, mas aí há concordância de todos os outros países.
      Acho que essa situação acaba por abrir precedentes desnecessários.

    • luis bcn
      Posted Outubro 24, 2014 at 2:34 pm

      Pedro Rodrigues

      Desde o primeiro minuto que os adeptos sérvios estavam a cantar "morte aos albaneses", o que, naquele pais não é propriamente algo que não possam realmente estar mesmo a sentir.
      Depois o jogo já estava interrompido aquando do drone porque os adeptos da casa atiraram para o relvado verylights. Depois disso obviamente chegou o drone e começou mais a confusão mas nao se enganem, foram os adeptos da servia que começaram com isto tudo

      Quanto a Gibraltar…o que se passa nao é o reconhecimento de Gibraltar como parte de Espanha (nao nos podemos esquecer de Melilla e Ceuta), o problema é que desde o ano passado que Gibraltar está à lá holandesa a conquistar terreno ao mar e a pescar em território espanhol. Há reservas naturais espanholas que estao a sofrer pelo alargamento de Gibraltar e os espanhois nao estao a achar piada nenhuma. Para além disso as filas para entrar em Gibraltar sao enormes o que prejudica os espanhois que vao para lá todos os dias trabalhar. Esse tem tido o foco recente dos problemas entre Gibraltar e Espanha.

      De resto, Rússia-Ucrânia, Arménia e Azerbaijão (ou Cazaquistão já não sei) foram outros jogos proibidos pela UEFA.

    • Correia
      Posted Outubro 24, 2014 at 2:49 pm

      Não é só o Espanha x Gibraltar que está condicionado.

      Azerbaijão x Arménia e Rússia x Geórgia também não são permitidos pela UEFA.

      E acho que este jogo também deveria figurar desta lista.

  • FXF
    Posted Outubro 24, 2014 at 11:03 am

    Primeiro, isto é futebol, não é politica… no dia em que a UEFA tenha que ter atenção às relações entre os países, então, qualquer dia não temos sorteios. Os adeptos, jogadores e países é que não podem nem devem misturar os assuntos… Se misturarem penalizações pesadas como foi o caso.

    A Albânia foi penalizada não só por ter saído do campo (e relembro que foram os jogadores da Albânia que começaram os desacatos), mas, sim por não ter aceite realizar o jogo à porta fechada e / ou no dia seguinte.

    • Schneizel
      Posted Outubro 24, 2014 at 11:29 am

      No dia em que Gibraltar e Espanha puderem ficar no mesmo grupo o teu comentário fará sentido.
      Até lá vou buscar uma cadeira.

  • Gonçalo Ferreira
    Posted Outubro 24, 2014 at 11:23 am

    Não compreendo quem diz que a culpa é da UEFA. Dizem que não deviam ter permitido que ambas ficassem no mesmo grupo, isso é ridículo. Não podem andar a evitar jogos entre eles. Imaginando, hipoteticamente, que ambas chegassem á final, como era? Evitasse o jogo outra vez? Se ambas as selecções não se sabem comportar quando jogam uma com a outra, nem sequer deviam disputar a prova.

  • Flávio Trindade
    Posted Outubro 24, 2014 at 11:53 am

    A decisão só peca por escassa.
    O futebol é um jogo que até se vive mais apaixonadamente se existirem fortes rivalidades.
    Agora isso não dá o direito a ninguém de promover e fomentar atitudes como aquelas que aconteceram nesse jogo, da mesma forma como não dá o direito a ninguém de promover e fomentar o separatismo, ou o racismo ou qualquer outra coisa que não tenha a ver com o jogo em si.
    Se um jogador por mostrar uma mensagem debaixo da camisola é punido, se nem os golos podem ser festejados livremente, esta punição é anedótica por ser curta, muito curta.
    A Albânia não só deveria ter perdido o jogo, como deveria ter sido automaticamente banida desta fase de qualificação, coisa que aliás já aconteceu e bem com a antiga Jugoslávia no Euro 92 (que curiosamente deu a vitória à Selecção repescada).
    A Sérvia devido ao comportamento absolutamente lamentável dos seus adeptos, deveria efectuar todos os restantes jogos em casa à porta fechada.

    • Filipe Leite
      Posted Outubro 24, 2014 at 1:46 pm

      Concordo em absoluto com este comentário… eu concordei com o castigo… Mas ao ler alguns comentários alguns dizem que a culpa é so da servia outros só da Albânia… e as cenas de violência são culpa apenas de um lado??? Eu acho que não.. Posso me ter engano que era o Irmão do Presidente ( mais grave no meu entender) em vez do Vice, mas que foi uma atitude fraquissima dos 2 lados…

  • João
    Posted Outubro 24, 2014 at 12:08 pm

    Tanta treta nesta caixa de comentários? Não, não foi o vice-presidente de nada que operou o drone. Alegadamente, "alegadamente" teria estado envolvido o irmão do Primeiro-Ministro albanês, rigorosamente nada a ver com a Federação.

    Não, não foi proposto repetir o jogo à porta fechada. Foi proposto que se continuasse o jogo depois de esvaziar a bancada porque evidentemente qualquer jogador que tenha levado com uma cadeira na cabeça meia hora antes e consiga só imaginar o que se possa estar a passar fora do Estádio (foram queimadas várias bandeiras albanesas nessa noite) por essa altura já estará com um mindset impecável para voltar para o campo onde esteve perto de ser linchado. A proposta de jogo para outra data não diz nada sobre ser à porta fechada, portanto ainda melhor, voltar ao estádio como se nada fosse. Igualmente brilhante.

    À selecção albanesa só podia ser imputado o drone que, volto a dizer, não há qualquer evidência de ser do conhecimento da comitiva.

    Isto são os factos.

    • Mateus
      Posted Outubro 24, 2014 at 12:38 pm

      Ainda não se sabe quem comandava o drone (ou pelo menos não houv enenhuma fonte oficial a dizer que foi X pessoa), verdade!

      Esqueceste referir os festejos efusivos em Tirana (capital da Albânia) e as celebrações com que a comitiva foi recebida, parecia que tinham sido campeões do mundo.

      Mateus

    • João
      Posted Outubro 24, 2014 at 12:54 pm

      É isso para a discussão deste castigo interessa para…?

    • Mateus
      Posted Outubro 24, 2014 at 1:02 pm

      E ainda, quem começou com as agressões foi um jogador da Albânia.

      Do mesmo modo que se o meu filho matar alguém e for apanhado eles fazem o meu perfil psicológico, para saber se eu incentivei o miúdo e para conhecer o ambiente familiar.

      Mateus

    • João
      Posted Outubro 24, 2014 at 1:20 pm

      Quero saber aqui quantas vezes a "agressão" de que o Mitrovic foi vítima é motivo de sanção disciplinar em contexto de jogo jogado. Indi com o Slimani em Alvalade ou qualquer outro. É que nem em jogo jogado isso passa de amarelo se tanto. Estar a chamar a isso e a levar com uma cadeira na cabeça por parte do um adepto invasor "agressão" é a tal equivalência entre a Obra-Prima do Mestre e a prima do mestre de obra.

    • Filipe Leite
      Posted Outubro 24, 2014 at 1:42 pm

      Eu comentei pelo factos que tinha lido… Disse "vice presidente penso eu" o penso declaro que não tinha certezas da pessoa… Não tinha o desejo de incendiar nada…
      Agora ao ler o teu comentário apercebi me que são todos uns santos… e que não contriburam nada para as cenas que assisti na tv em directo onde estava a ver jogos… A UEFA é que castiga por vontade própria.. Percebi…

      Obrigado

    • João
      Posted Outubro 24, 2014 at 2:14 pm

      Filipe Leite o comentário não era tanto para si mas para quem aqui veio tentar colorir as "opções" sugeridas à Federação Albanesa, como se fosse prefeitamente razoável retomar o jogo meia hora depois de levar com uma cadeira na cabeça ou pontapés como o Cana levou à entrada do balneário que não devem ser propriamente a terapia ideal para alguém que é futebolista profissional, ou repetir o jogo noutro dia (não li qualquer menção à porta fechada) porque isso ia correr bem de certeza.

      A Albânia foi punida por não ter respeitado o parecer, a meu ver insensato, do árbitro da partida. Única e exclusivamente isso. Se for provado, o que NÃO foi, de modo algum, que o drone foi operado por alguém da comitiva, aí sim, pode-se falar em equivalência de culpa.

  • Miguel C.
    Posted Outubro 24, 2014 at 5:27 pm

    Punição justa! Talvez um pouco branda na minha opinião, este tipo de episódios tem de ser erradicado do futebol.
    Na minha opinião, o resto da fase de qualificação (em casa) para estas equipas seria à porta fechada, caso houvesse mais algum problema nos jogos deles, essa punição seria ainda alargada à exclusão por completo da fase de qualificação.

Deixa um comentário