Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Conheça Guga, o lateral direito na mira do Benfica

Cláudio Rodrigues Gomes, mais conhecido por Guga, é o mais recente nome apontado ao Benfica para a lateral direita, uma posição que ficou fragilizada depois da grave lesão de André Almeida. Formado no Avaí, o brasileiro de 22 anos é titular do Atlético Mineiro, clube que goleou o Flamengo por 4-0, num jogo que custou o lugar ao substituto de Jorge Jesus, Domènec Torrent.

A posição de defesa direito do Benfica é um lugar que gera há já alguns anos discussões no seio benfiquista. Após a saída de Nélson Semedo para o Barcelona, nenhum outro nome gerou consenso nos adeptos. As apostas em Buta e Pedro Pereira não foram acertadas, os empréstimos de Douglas e Corchia também não foram as melhores, sendo André Almeida o jogador que mais jogos realizou desde o ano de 2017. Como todos sabemos, Almeida tem os seus maiores méritos na entrega ao jogo, um aspeto que, por si só, não chega para ser considerado um bom lateral moderno.

Guga é treinado por outro nome bem conhecido do futebol mundial, Jorge Sampaoli, que conta passagens pelas seleções do Chile, da Argentina, mas também por clubes como o Sevilha e o Santos. O seu plantel no Atlético Mineiro possui uma mistura de jogadores experientes, casos de Victor, Tardelli e Vargas, com jovens promessas, como Arana, Zaracho e o já citado Guga. Atualmente, a equipa brasileira encontra-se no segundo lugar do Brasileirão, com 35 pontos em 19 jogos, estando presente na Copa Sudamericana, o equivalente à Liga Europa.

No mercado de verão, o clube teve um reforço de peso para a ala direita: Mariano, antigo lateral do Sevilha e que jogava no Galatasaray, regressou ao Brasil para fazer concorrência a Guga. Este, contudo, não se deixou intimidar e começou a demonstrar o porquê de ser apontado como uma das maiores promessas brasileiras. Baixinho, forte a atacar, e tecnicamente muito evoluído, o jovem tem ainda de melhorar defensivamente, aspeto a ser bem limado por Jorge Jesus.

Avaliado em cerca 5 milhões de euros (custou abaixo dos 2 milhões de euros quando foi contratado ao Avaí), o Benfica tem aqui uma bela oportunidade de negócio. Trata-se de um jovem que pode muito facilmente gerar mais-valias no futuro e é o tipo de lateral que Jesus também aprecia. É certo que ainda não é lateral de seleção brasileira (conta 13 jogos pelos Sub-23), mas é talvez o projeto de jogador mais interessante do Brasil para aquela posição.

Visão do Leitor: Nuno Mendes

VM-Desporto
Author: VM-Desporto

34 Comentários

  • golias
    Posted Novembro 13, 2020 at 8:53 pm

    Se ainda tem que melhorar defensivamente é perfeito para o Benfica, já estamos habituados a esse tipo de laterais, aliás, arrisco-me a dizer que praí desde do Veloso que não temos um lateral que saiba defender.

    • Fim da oligarquia
      Posted Novembro 13, 2020 at 11:34 pm

      O Siqueira era muito forte defensivamente. Até abusava um pouco dessa agressividade. Mas é normal a pouca lembrança porque passou batido e correu tão bem que o Benfica decidiu nunca mais procurar o mesmo perfil.

  • Ezio
    Posted Novembro 13, 2020 at 9:17 pm

    Fantástico… Mais um defesa que não sabe defender, é impressionante a incapacidade do Benfica em contratar jogadores de jeito, não haverá por esta Europa jogadores já adaptados e com maior capacidade de que estes Gugas e Gilbertos? Aliás não haverá no campeonato português um ou outro jogador que possa ser opção? Se calhar há, mas as comissões podem não ser atractivas…
    Outra coisa engraçada no Benfica actual é a vontade de adaptar tudo a qualquer posição, hoje é o Diogo Gonçalves que na na mente de muita gente daria um bom defesa direito quando é um extremo, é o Gedson que é médio centro e poderá dar um bom lateral direito, era o Jota que podia dar um bom segundo avançado, o Cervi que daria bom defesa esquerdo, etc etc… apostar em jogadores que toda a vida jogaram numa determinada posição isso é que não, o melhor é adaptar e adaptar, só é pena não haver ninguém que adapte por exemplo o Pizzi à bancada… Mas enquanto 62% gostam deste Sport Vieira e Benfica pouco ou nada há a fazer.

  • LevonAronian
    Posted Novembro 13, 2020 at 9:26 pm

    Não conheço o jogador, mas ir buscar outro pedido do Jesus para lateral direito no campeonato Brasileiro depois do traste que está a ser o Gilberto seria ridículo

  • Amigos e bola
    Posted Novembro 13, 2020 at 9:30 pm

    Mais valia irem buscar o Guga mas do Famalicão. Esse até já conhece o Benfica e é um grande jogador.

    Incrível como o Jesus só quer gastar dinheiro em camiões de sul americanos ou europeus trintoes.

    Para já está a levar um baile do Amorim em como trabalhar um plantel sem grandes nomes mas com muita formação e juventude.

  • Richrad
    Posted Novembro 13, 2020 at 9:43 pm

    Ricardo Esgaio em Janeiro.

  • Nazgul
    Posted Novembro 13, 2020 at 9:53 pm

    Se queria este porque trouxe o Gilberto?

    Guga + Gilberto falta mais algum lateral do brasileirao para nos?

    Muito estranho o Jesus não ir a Argentina ir buscar ninguém, só se concentra no Brasil, ainda por cima o Montiel do River está cada vez mais cotado e não pegamos!

  • Antonio Clismo
    Posted Novembro 13, 2020 at 11:28 pm

    Guga parecia que ia ser grande jogador à 2 anos mas já deu para ver que não tem nível para muito mais do que um clube de meio da tabela.

    Está ao mesmo nível do Gilberto.

    • Malloy
      Posted Novembro 14, 2020 at 9:41 am

      Será por isso que já está na seleção sub 23 do Brasil?

      • Antonio Clismo
        Posted Novembro 14, 2020 at 12:52 pm

        Achas que estar na selecção olímpica do Brasil é garante de qualidade?

        Até o Pedrinho e o Tabata costumam fazer parte… grande coisa

        • FCPenta
          Posted Novembro 14, 2020 at 5:17 pm

          Tabata e Pedrinho são maus jogadores agora?

        • Malloy
          Posted Novembro 14, 2020 at 10:45 pm

          Metes, Bruno Guimarães, Emerson, Têtê, Dodo, Yago, Matheus Henrique , Paulinho , Pedro, Gustavo Assunção , marcos António , Maycon, Rodrygo, Reinier…só no último ano ….dizer que Tábata e Pedrinho são maus jogadores só de quem não os conhece

  • Fim da oligarquia
    Posted Novembro 13, 2020 at 11:31 pm

    Não se aprende nada. Não é rápido, não é agressivo, tem desconcentrações inacreditáveis. Destaca-se por ser forte tecnicamente ou seja é uma espécie de Grimaldo da direita o que faz com que seja um péssimo encaixe. Basta ver o terceiro golo que o Atlético levou do Palmeiras para nem sequer ser cogitado. Para fazer aquilo os que cá estão já fazem com agrado, E no jogo com o Bahia também os tramou com um atraso ridículo para o guarda redes. Dois lances horríveis em menos de um mês. E também não acho que seja o melhor projecto de lateral que há no Brasil mas isso é discutível e por si só também não diz muito.
    Se contratarem que seja na Europa apesar de quem pediu o Gilberto nem devia ter direito a contratação nenhuma para o lugar.

  • Marcio Ricardo
    Posted Novembro 14, 2020 at 7:35 am

    Não é com este tipo de jogadores que vamos dar o salto..

  • Estigarribia
    Posted Novembro 14, 2020 at 8:09 am

    Não conheço este jogador mas pelo feedback aqui do pessoal do VM é mais um achado de JJ lá por terras de Veracruz.

    E dispensou-se o Tomás Tavares para ir buscar o Gilberto e agora possivelmente este tal Guga. Ao menos, o Tomás Tavares era da formação e poderia evoluir de época para época.

    Saudações Leoninas

  • Pedro Carvalho
    Posted Novembro 14, 2020 at 9:03 am

    JJ a escolher laterais….haja paciência…..os brasileiros vindos do Brasil ultimamente ou são flops ou demoram muito a adaptar se. Vejam o caso do everton. Os melhores reforços do Benfica este ano vieram do continente Europeu.

    Não se aprende nada, clube completamente à deriva.

    Pela descrição não é de todo o que precisamos….é tudo tão ridículo que ja nem dói

    • GabCel
      Posted Novembro 14, 2020 at 12:12 pm

      pensamento do JJ e Vieira… precisamos que um Lateral direito feito e que saiba defender: – “bora comprar mais uma promessa sem qualquer experiência europeia”.

  • JJoker
    Posted Novembro 14, 2020 at 9:22 am

    Não fazia ideia que jogava no clube que deu 4-0 ao Flamengo num jogo que custou o lugar ao Domenec.
    Deve ser mesmo bom, este lateral direito, e de certeza que por causa da idade vai gerar imensas muitas mais valias.
    Isto é uma ode ao Luís Filipe Vieirismo, mas creio que não foi deliberada.
    Simplesmente aconteceu.

  • Filipe Ribeiro
    Posted Novembro 14, 2020 at 9:40 am

    Vai começar os contentores cheios de brasileiros, em Janeiro então é a marca do cérebro, não me lembro é de nenhum contratado nessa altura ter sido uma mais valia.
    Mais do mesmo…

    • GabCel
      Posted Novembro 14, 2020 at 12:11 pm

      como se não fosse previsível… o que acho incrivel é como é que se gastam 98M€, ficamos com um plantel ainda mais desequilibrado, sem as receitas da champions. E o primeiro pensamento é “vamos torrar mais dinheiro” para dar ao incompetente o que ele devia inventar com o que já tem. Se ele é pago a peso de ouro é porque, supostamente, faz jogadores do nada (maior mentira de sempre). Esquecem-se é que por cada jogador que se faz nas mãos dele, vêm 2 camiões de entulho e enterra todos os putos da formação.

      E ainda lhe chamam “mestre”? nunca pensei ver o meu clube neste estado.

      • Filipe Ribeiro
        Posted Novembro 14, 2020 at 3:17 pm

        Verdade GabCel, infelizmente somos a minoria a pensar assim.
        Aquela personagem tem um crédito neste país que nunca vou conseguir entender.

  • Tiago Silva
    Posted Novembro 14, 2020 at 10:08 am

    Seria bom contratarmos um lateral direito que saiba defender e jogue um pouco mais baixo, de forma a poder dar mais liberdade ao Grimaldo no corredor esquerdo (Rafa pode dar essa profundidade à direita) e que soubesse combinar bem no ataque, saiba cruzar e seja qb em termos técnicos, mas que compense com agressividade. No fundo uma espécie de Almeida mas com mais qualidade e que saiba mesmo defender.

    Pelo que ouvi e li, o Guga parece-me ser uma espécie de Tomás Tavares, mas talvez um pouco mais evoluído fisicamente. Não é que seja mau, mas para isso mais valia apostarmos no Tomás, gosto do miúdo, tem boa técnica, tem resistência e é forte taticamente, mas claro que ainda não está pronto para a equipa principal. O Gilberto é um pino não serve, o Diogo Gonçalves ainda acredito que possa dar lateral, mas é um lateral mais ofensivo, daria mais jeito para jogos em que estejamos 90% do tempo a atacar e em defendo que devamos ter um lateral mais forte em termos ofensivos e outro mais forte defensivamente. Um jogador como Montiel já apontado aqui no VM seria um melhor encaixe a meu ver.

  • Chico
    Posted Novembro 14, 2020 at 12:36 pm

    Laterais brasileiros tendem a ser flop pq lá exigem aos laterais coisas totalmente distintas. Tenho saudades de ver no Benfica um lateral intenso, que fizesse o corredor todo e que tivesse qualidade a defender e a atuar. Um Siqueira ou até um Eliseu. Podiam ter ido buscar o Mbabu.

  • Zedane
    Posted Novembro 14, 2020 at 3:01 pm

    Enfim.. mais um projeto de jogador para ir parar ás mãos do MEstre da tática! Então o Gilberto que até foi indicado por ele, não serve?! Ínfelizmente JJ só lá vai com jogadores feitos ou jovens com grande potencial, caso contrário não há evolução.
    Quanto ao Guga, não sei dá para rir ou para chorar.. lateral de 1,66mts com claras lacunas defensivas e um défice de posicionameto gritante. Com estes centrais devia ser bonito de se ver.. para além disso juntando um estes 3 mais Grimaldo temos a defesa com uma média de 1,77mts.
    Para além desta questão, há anos que temos uma Equipa demasiado frágil fisicamente, logo devíamos contratar jogadores mais possantes para a defesa e meio campo!
    Para defesa direito, gostava de ver o Dumfries do PSV, internacional Holandês, capitão do clube e uma locomotiva na ala direita. Outras boas opções.
    Joakim Maehle do Genk, forte fisicamente, muito evoluido tecnicamente e com golo.
    Montiel do River Plate.
    Se a ideia for um lateral ofensivo, temos o Montiel do River que termina contrato em 2021. Lateral que dá muita profundiade ao corredor, muito veloz e com muita garra. Faz lembrar um pouco o Coentrão a jogar apesar de jogar no lado oposto da defesa.

  • Kacal
    Posted Novembro 14, 2020 at 3:31 pm

    Uma coisa é ter 21 anos e potencial, ser realmente bom tecnicamente. Outra é ter 27 anos e ser assim assim tecnicamente tendo ainda debilidades a defender. Guga seria mais da política ideal para os clubes portugueses, ou seja, jovem de potencial que bem trabalhado pode dar rendimento desportivo e depois retorno e lucro financeiro. Dificilmente fará pior que Diogo Gonçalves e Gilberto. O Benfica que aposte forte em Lucas Veríssimo e este Guga em Janeiro e faça regressar Gedson que pode ser testado a #8.

  • Antonio Clismo
    Posted Novembro 14, 2020 at 3:59 pm

    Ir ao Brasil comprar laterais é o mesmo que ir a Angola buscar extremos…

    • El Pipito
      Posted Novembro 14, 2020 at 6:38 pm

      Alex Sandro e Danilo riram-se.

    • Kacal
      Posted Novembro 14, 2020 at 6:45 pm

      Danilo e Alex Sandro discordam dessa tua afirmação! Nem tudo que vem do Brasil é mau. Uma coisa é contratar um jogador de 24 anos para cima que nunca deu nada mesmo no Brasil e ainda apresenta debilidades no seu jogo, outra é contratar um jovem promissor que já demonstra bom rendimento.

      • porra33
        Posted Novembro 14, 2020 at 10:34 pm

        Já agora e o Léo do Benfica, também foi um bom lateral vindo do Brasil!
        Com o resto concordo, um jovem com potencial é sempre bem vindo apesar de neste momento não estar a ser fácil alguém evoluir no Benfica.

        • Kacal
          Posted Novembro 15, 2020 at 3:13 pm

          Sim, referi nomes mais recentes e que atingiram carreiras de respeito mesmo no global. Mas concordo.

          De resto, tens razão mas JJ já provou ter a capacidade de potenciar jogadores e cabe a ele voltar a fazê-lo. O Guga é mais novo que Diogo Gonçalves e Gilberto, sendo que tem muito mais potencial que o Gilberto e é lateral ao contrário do Diogo, acho que seria mais fácil ele evoluir e ser potenciado que os outros dois.

Deixa um comentário