Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Conquistámos, em três anos, tantos títulos como os rivais em conjunto»

Já é o melhor líder leonino deste século? Pegou no clube numa das fases mais difíceis da sua história e fez dele campeão, além dos triunfos épicos em Futsal e Hóquei e reinvestimento na formação.

O Presidente do Sporting Frederico Varandas cumpriu 3 anos à frente do clube leonino e teceu várias considerações no jornal do clube. «Há três anos, no dia de 9 de Setembro 2018, quando tivemos a honra de assumir a Direcção do Sporting CP, a situação do Clube era bastante diferente. A sombra do cepticismo pairava sobre nós, a possibilidades de reerguer o Clube num futuro próximo parecia uma quimera e a alteração do ciclo vicioso dos últimos 40 anos afigurava-se uma ilusão. O Sporting CP de hoje é um Novo Sporting. Afastámos as nuvens que pairavam sobre nós, resistimos à tempestade da COVID e construímos as bases para um futuro vencedor», começou por dizer. «Conquistámos em três anos tantos títulos no futebol como os nossos rivais somam em conjunto. Passados 19 anos fomos de novo campeões nacionais de futebol. Em três anos conquistámos variadíssimos títulos nas modalidades, dos quais dez europeus, o que representa mais de ¼ da totalidade (dez em 39 totais). Erguemos duas Champions League no futsal e conquistámos todos os títulos possíveis. Fomos bicampeões europeus em hóquei. Trouxemos o basquetebol sénior masculino de novo ao Sporting passados 24 anos, fomos campeões nacionais e conquistámos duas Taças de Portugal. Temos ainda um longo caminho pela frente, com enormes desafios recentes causados pela COVID, e somos todos, sem excepção, responsáveis pelo futuro que desenhamos, pela estabilidade que garantimos ao nosso Clube e pelo legado que deixamos. Daqui a seis dias disfrutemos de novo da música oficial da Champions League em Alvalade, de novo (quase) todos juntos. Quero agradecer a todos os atletas, treinadores, elementos de staff e colaboradores por três anos de um Sporting digno, com valores, corajoso e…vencedor», finaliza.

VM-Desporto
Author: VM-Desporto

40 Comentários

  • Antonio Clismo
    Posted Setembro 9, 2021 at 12:25 pm

    Pois… também diziam o mesmo dos primeiros anos do Bruno de Carvalho mas assim que começou a ficar bêbado com o poder começou a ter um comportamento cada vez mais errático e daí até anunciar que ia ser pai no intervalo de um jogo ou fingir uma lesão nas costas para não ser enxovalhado a sair do banco de suplentes foi uma questão de meses…

    Porto e Benfica podem ter autênticos buracos nas finanças mas o Sporting pode ainda estar pior. É preciso continuar o trabalho, com humildade e sem andar a instigar ninguém.

  • J Silver
    Posted Setembro 9, 2021 at 12:26 pm

    Que continue mas que não comece a falar dos rivais, nem para comparações. O clube tem de olhar para dentro e dar primazia à sustentabilidade.

  • Ss
    Posted Setembro 9, 2021 at 12:33 pm

    Por aquilo que já ganhou, tem que estar entre os melhores. Nunca imaginei que conseguissem o trabalho mostrado até aqui. O que foi feito foi de excelência, mas não podem de forma alguma parar ou pensar que está tudo feito. Ainda estamos demasiado longe da estabilidade para alegrias. O all in no Amorim correu bem ( melhor era impossível) mas ainda não pagou as contas todas e ainda à muito a fazer. Mas até aqui, o trabalho é excelente e espero que para continuar na mesma senda.

  • diogopalma
    Posted Setembro 9, 2021 at 12:40 pm

    Muito se criticou o Varandas pela forma como chegou à presidência do clube mas a verdade é que está a fazer uma grande trabalho, superando qualquer expectativa.
    Tem que se lhe dar o mérito e mesmo quem não o apoiava agora terá de dar o braço a torcer uma vez que a sua continuidade é o melhor para o clube.

    Tem o mérito de se saber rodear de pessoas que percebem o que fazem em cada área, esta é a base do seu sucesso. Ter pessoas competentes nos devidos lugares em vez de ser o presidente a tomar decisões sem ter competência para tal … saber delegar é uma virtude.

  • Estigarribia
    Posted Setembro 9, 2021 at 12:41 pm

    Volto a dizer o que já tinha dito na época passada: Frederico Varandas vai ganhar as próximas eleições no Sporting. E como isto anda mais calmo talvez já não apareçam sete ou oito candidatos como nas últimas eleições (na verdade, nas últimas eleições, havia sete candidatos, mas só existiam dois candidatos no verdadeiro sentido da palavra – Frederico Varandas e João Benedito).

    Aquela época de 2019-2020 foi um fiasco autêntico. Má preparação da mesma, despedimento demasiado cedo de Marcel Keizer, aposta esquisita em Leonel Pontes, outra aposta esquisita em Silas (neste admito que cheguei a acreditar que poderia ser um bom treinador, mas enganei-me ? Sorry amigos Sportinguistas ?). E foi preciso apostar em Rúben Amorim para mudarmos o paradigma e voltarmos á aposta naquilo que é, foi e sempre será o nosso ADN: a formação. E acabaram-se as paletes de contratações de jogadores á JJ e só vêm os jogadores que o Rúben pede e que encaixam no seu estilo de jogo (recentemente vi uma notícia que dizia que o Sporting e Rúben Amorim já têm o Chiquinho do Estoril debaixo de olho).

    Saudações Leoninas

    • Antonio Clismo
      Posted Setembro 9, 2021 at 12:53 pm

      Como podem não ter o Chiquinho do Estoril debaixo de olho se ele fez a formação no Sporting e só deixou de ter contrato com o clube há apenas 3 anos quando foi para os júniores do Estoril.

      Fala-se que saiu da Academia por mau comportamento, mas pronto, as pessoas crescem né, por vezes é preciso dar um passo atrás para se dar 2 à frente a seguir.

      O central Bernardo Vital também seria uma excelente opção com muito futuro para o centro da defesa. Pode chegar muito longe.

      • Estigarribia
        Posted Setembro 9, 2021 at 1:19 pm

        Clismo,

        Eu só referi a notícia que vi no Mais Bastidores na semana passada na TVI24.

        Saudações Leoninas

  • ktc
    Posted Setembro 9, 2021 at 12:44 pm

    O mal é quando começam a falar dos outros, tem feito um trabalho excelente e em silêncio. Só tem que aproveitar o facto do FCP não ter presidente e o SLB estar a passar por momentos complicados em termos de liderança. Agora se começar a falar pode dar par ao torto, depois tem que apanhar as canas

    • Pipi Romagnoli
      Posted Setembro 9, 2021 at 3:58 pm

      Por esse ponto de vista também Porto e Benfica beneficiaram bem mais, pelas miseráveis Direcções que o Sporting teve no passado. Sl

  • Leonidas
    Posted Setembro 9, 2021 at 12:46 pm

    Para mim, os piores presidentes deste século foram de longe o Bettencourt e o Godinho, onde o Sporting teve os seus anos mais miseráveis. A nível de resultados, o futebol ficou a galáxias de distância de Porto e Benfica (culminando na época de 2012/2013 com o 7º lugar), e tivemos uma descida brutal na qualidade dos plantéis ao mesmo tempo que estávamos em colapso financeiro (vendas de Liedson e van Wolswinkel para responder a necessidades de tesouraria e vendas de % de passes de jogadores da formação). Além disso, tínhamos as modalidades (com exceção do futsal) a definhar, algo que já vinha de Soares Franco.

    Varandas e Dias da Cunha são os únicos com título de campeão, mas parece-me que Varandas será um melhor presidente não só pelos títulos nas modalidades mas também pela elevação no nível do clube (tudo pode mudar, mas o Sporting não subiu de nível com o mandato de Dias da Cunha).

    Soares Franco tem a seu favor as taças e supertaças, mas eu associo o definhar do Sporting ao seu mandato. Houve um abandono completo das modalidades, um decréscimo brutal na qualidade dos plantéis, falta de exigência atroz (sempre satisfeitos com 2º lugar e ficar à frente do Benfica) e um abandono enorme por parte dos adeptos (assistências em Alvalade nessa eram muito fracas).

  • Pao com Presunto
    Posted Setembro 9, 2021 at 1:26 pm

    A parte mais importante: os valores. Algo que se foi perdendo, mas que era imagem de marca do clube. Que se traduzam em continuidade de acções, e não só em palavras.

  • DICAS
    Posted Setembro 9, 2021 at 1:29 pm

    Deste século não há dúvidas nenhumas que é o melhor presidente.

    O Varandas está a transformar o Sporting e isso não há maneira de negar! O clube tem um potencial incrível ( tantos anos sem ganhar e a forma humana de milhões continuou sempre a crescer), e o Varandas tem sabido aproveitar de forma que a nível financeiro, desportivo, melhoramentos de infraestruturas, tecnologia e marketing verifica-se uma subia de vários níveis.

    Mas a melhor parte é o que mais me excita, está foi só a fase embrionária de levantar o clube da lama. Agora há planos a longo prazo (PF: leiam o documento de várias páginas da direção há 3 anos atrás “regresso ao futuro”), com objectivos claros e tem sido todos obtidos e superados.

    Claro que os acéfalos que ficaram amudados.por perderem as regalias de ir ao estádio estão ainda com sede de vingança e o Sporting até podia ganahr a Champions 5 vezes que ia haver reatardados a querer o #Varandas Out, mas eu até vejo isso como um ponto positivo.

    Como Sportinguistas temos alguma tendência de ir ao céu facilmente mas com esta minoria chata a direção nunca vai ter 100% de apoio o que evitará a sensação de omnipotência da presidência. Como tal ano após ano terão de se esforçar (como tem feito até aqui) para justificar o cargo ( o que até acho bom).

    Uma coisa é certa, está direção pela transparência que tem passado em tudo e pelos resultados obtidos tem o meu (e o da esmagadora maioria dos Sportinguistas )voto para as próximas eleições.

    Obrigado Varandas

    • Stromp1906
      Posted Setembro 9, 2021 at 2:45 pm

      Se não te importares faço minhas as tuas palavras…
      Apenas acrescento que gostaria de um dia ver o que este (meu) Clube faria com união a 100% e todos a remarem para o mesmo lado.
      SL

    • Goncalo Silva
      Posted Setembro 9, 2021 at 3:34 pm

      Concordo em tudo o que mencionaste DICAS, principalmente pelo que referes em relação ao potencial do clube. Aliás os 3 grandes (até acho que mais Benfica e Sporting do que o Porto) têm todas as condições para subirem um patamar em termos de visibilidade humana. Existem poucos clubes do mundo tão ecléticos nas modalidades (principalmente o Sporting), com visibilidade e reconhecimento no estrangeiro (aqui mais Benfica e Porto), com uma história tão rica (novamente mais Benfica e Porto) e que envolva uma massa adepta tão leal, apaixonada e exigente. A meu ver falta apenas competência nas direções para aproveitar todo este potencial que não se ganha exclusivamente com um saco de dinheiro (parece que o Sporting finalmente está a conseguir fazer) e claro está algum dinheiro como qualquer clube necessita (Benfica e Porto ainda assim têm uma base financeira maior que o Sporting).

      Curiosamente acho que se juntassemos as valias de Benfica e Porto orientados pela direção do Sporting teríamos um tubarão europeu, mesmo num campeonato periférico.

  • opiniaodeadepto
    Posted Setembro 9, 2021 at 2:02 pm

    Com alguns percalços pelo caminho, o Varandas tem feito um trabalho excelente.
    Não está isento de erros, como de resto toda a gente, mas tem acertado muito.

  • Wonderkid
    Posted Setembro 9, 2021 at 2:28 pm

    Sem dúvida. Estou à vontade para falar, porque mesmo quando as coisas correram mal, eu achava que esta Direcção estava a tentar fazer as coisas certas, da forma certa, portanto agora que está tudo a correr bem, espero que continue desta forma e que esta Direcção se mantenha por muitos e bons anos.

  • BrunoAlves16
    Posted Setembro 9, 2021 at 2:39 pm

    Como é óbvio todos nós desejamos um clube vencedor, no fundo é a matriz de um clube enorme. Mas acima de tudo tem se ser digno, com valores e corajoso, isto sempre.

  • Abbas
    Posted Setembro 9, 2021 at 2:40 pm

    Comparação desnecessária. Não era preciso, os resultados falam por si.

    • Niall joaQuinn
      Posted Setembro 9, 2021 at 5:55 pm

      Só acha desnecessária quem anda alheado da realidade do Sporting.

      Apesar do bom trabalho, o Varandas é criticado por uma franja muito significativa de adeptos: há blogues com centenas de mensagens e comentários anti-Varandas por dia. É claro que são os blogues mais afetos às claques, mas tudo isto faz mossa.

      Quando Varandas recorda os títulos, fá-lo sobretudo para dentro e não para dar bicadas aos rivais.

      Basta ver que as declarações foram publicadas no jornal do clube.

      • Abbas
        Posted Setembro 9, 2021 at 6:19 pm

        Se daqui a 3 anos isto acontece-se com o meu clube e o presidente viesse dizer isto, eu não gostava nada.

      • Mr. Mojo Risin'
        Posted Setembro 9, 2021 at 6:23 pm

        Concordo e discordo ao mesmo tempo. Concordo pelo facto de até ser necessário dizer, mas discordo porque quem não gosta de Varandas e tem as suas razões para isso, pouco tem a ver com os resultados desportivos e não vai ser isso que vai mudar a opinião.
        A questão é naturalmente pela forma como chega ao poder e algumas atitudes que tem em relação aos adeptos.
        Talvez com um domínio enorme durante vários anos isso mude, mas dificilmente isso acontecerá. O Sporting não é bi há 70 anos e duvido que se vá construir grande hegemonia.

  • cmche1111
    Posted Setembro 9, 2021 at 3:11 pm

    Deste século sem dúvida nenhuma, mas é que sem dúvida, o único que posso ter dúvidas seria Dias da Cunha, pois não me lembro muito bem, mas mesmo este é mesmo melhor.

    Varandas além dos títulos, devolveu ao clube a aposta na formação e tornou Alcochete apetecível para os miúdos, isto tudo a ter constantemente a seita contra ele.

    Repare-se na concorrência:
    Soares Franco, o homem que disse “Prefiro dois segundos do que um terceiro e um primeiro”, jamais pode estar à frente de um clube como o Sporting, ou qualquer clube, além de ter delapidado todo o património.

    José Eduardo Bettencourt, podia ser um homem simpático mas não percebia nada disto e saltou do barco deixando Couceiro lá sozinho.

    Godinho Lopes, um autêntico cangalheiro, nem é preciso dizer mais nada que o trabalho que fez ainda nos lembramos.

    Bdc, um doido varrido

    • Estigarribia
      Posted Setembro 9, 2021 at 4:15 pm

      cmche1111,

      Em relação ao Godinho Lopes, concordo em absoluto. Aliás, do seu mandato só recordo a boa campanha na Liga Europa em 11-12 onde só caímos aos pés do Athletic Bilbao, depois de afastarmos Legia de Varsóvia, Manchester City (obrigado calcanhar de Xandão) e Metalist Kharkiv.

      Em relação ao Bruno de Carvalho, gostei da definição que lhe deste ?

      Saudações Leoninas

      • cmche1111
        Posted Setembro 10, 2021 at 12:53 am

        Esse Sporting ter chegado às meias-finais da Liga Europa também é digno de registo, um saco de gatos conseguir aquilo…nessa época o Sporting contratou uns 19 jogadores, chega a novembro, o Luís Duque e o Carlos Freitas às turras a ver quem mandava mais, culmina com as notícias que o Domingos se andava a reunir com o FC Porto para assumir o clube, Godinho vai no engodo, despede o treinador e para calar as críticas mete um homem do povo à frente da equipa, começava aí o projeto do 7º lugar….

        SL

  • Park the Bus
    Posted Setembro 9, 2021 at 4:09 pm

    Não sei o que vocês sentem sendo Sportinguista, mas eu sinto que os rivais estão uns furos a baixo nos que toca a seriedade, transparência, fairplay e ética, por vezes isto não se verifica em alguns adeptos, mas nos nossos dirigentes sempre foi meio que uma constante.

    Mais do que ganhar titulos, o que se vinha a perder no Sporting eram estes valores, que foram esquecidos com Bruno de Carvalho.

    Os meus parabéns ao Varandas que tem feito muito com “pouco”, e quando precisa de abrir os cordões à bolsa é certeiro.

    SL

    • Antonio Clismo
      Posted Setembro 9, 2021 at 4:57 pm

      Certeiro como quem diz.. também tem as suas falhas como toda a gente.

      Em termos da aposta na formação, vamos ver a que nível está uma vez que vão competir na Youth League e estão no mesmo grupo de outras equipas do melhor que há na Europa no que toca a formação e desenvolvimento de jogadores como são o Ajax e o Dortmund.

      Aliás, o Sporting vai receber o Ajax na Academia já na próxima semana, será certamente um grande encontro frutífero para poderem aprender e retirar os pontos mais positivos.

    • Mike The Kid
      Posted Setembro 9, 2021 at 5:07 pm

      como é evidente, basta ver que um dos rivais teve um presidente PRESO e o outro que tem sempre casos mas continua impune

  • Antonio Clismo
    Posted Setembro 9, 2021 at 4:27 pm

    Tem trabalhado bem nos bastidores e tem reconstruído as fundações do clube dando vida nova à Academia de Alcochete e ao Pólo EUL bem como a todo o departamento de alta performance e fisiologia e também scouting.

    Terem sido campeões no ano passado de nada serve se mudarem o rumo caso as coisas comecem a correr menos bem novamente como aconteceu nas últimas 2 décadas.

    Sinceramente vejo um Sporting em 2025 como um clube muito mais sustentável e com um nível muito superior a todos os níveis e isso só será possível se continuarem a apertar o cinto agora e a produzirem mais do que aquilo que ganham.

    O Sporting gasta em salários fixos cerca de 40% daquilo que o Benfica gasta e consegue estar ao mesmo nível (lutar pelos mesmos objectivos) e isso é fantástico porque dá para alocar o dinheiro onde é realmente necessário que é no abate da dívida que continua gigantesca.

    Não vejo o Rúben Amorim em Alvalade mais do que 2 anos portanto é preciso aproveitar o seu modelo de jogo e a autêntica família que conseguiu criar, essa é a principal força da equipa.

    Mas nada dura para sempre.

  • Cossery
    Posted Setembro 9, 2021 at 4:58 pm

    Trabalho notável, não haja dúvidas. Mas começar com este discurso de tendência hegemónica raramente dá bons resultados…

  • Kafka
    Posted Setembro 9, 2021 at 5:15 pm

    E curiosamente neste momento o futuro do Benfica está nas mãos deste Senhor, só um grande Sporting capaz de ganhar 4 ou 5 campeonatos consecutivos poderia eventualmente fazer cair o Vieira e os seus lacaios do poder ad aeternum que têm, e assim o Benfica voltar a existir

    Tudo o que seja menos que um tetra campeonato para o Sporting e o lacaio do Vieira será eternamente presidente

    Isto pelo menos no plano teórico, pois no prático a cegueira pelo Vieira é tão grande que secalhar nem assim ele e os seus lacaios de lá saiam, basta ver que o período de maior sucesso da historia do Porto foi com Vieira como presidente e os Vieiristas veneram o Vieira

    Portanto o mais provável é estar errado, o Sporting até pode ganhar 10 campeonatos seguidos e 5 Champions de enfiada, que só lacaios do Vieira continuam todos lá assolopados no Vieira e a terem os seus queridos 62%

    • Contra Informação
      Posted Setembro 9, 2021 at 6:22 pm

      Amén, que sejam pentacampeões para ver se a corja vieirista abre os olhos. Mas nem assim, elegeram damásio, vale e azevedo e vieira e segue-se o cão de loiça, até tenho medo do que vão eleger a seguir a este

    • Estigarribia
      Posted Setembro 9, 2021 at 6:34 pm

      Kafka,

      Com todo o respeito, mas não comeces já a falar em tetras para o Sporting, porque nós, Sportinguistas, estamos a tentar manter os pés bem assentes no chão e a seguir a filosofia do Rúben (pelo menos eu estou a tentar manter os pés bem assentes na terra ?).

      Saudações Leoninas

    • lipe
      Posted Setembro 9, 2021 at 9:42 pm

      Mas o período de maior sucesso da história do Porto deve-se a mérito do Porto (e de Pinto da Costa) ou demérito do Benfica (e de Vieira) ? Esse argumento não me parece muito convincente. Quase dás a entender que o Porto ganhou o que ganhou porque o Benfica deixou.

      • Kafka
        Posted Setembro 9, 2021 at 11:09 pm

        O Porto foi campeão Europeu com o Mourinho que era o melhor treinador do Mundo na altura, mas o Mourinho só foi para o Porto porque o Vieira (sim o presidente era o Vilarinho, mas o Vieira já mandava na pasta do futebol nessa altura) teve a brilhante ideia de DESPEDIR o melhor treinador do Mundo e o Porto como é óbvio foi buscá-lo, o resto é história

        Agora tu interpretas o que quiseres quem teve mérito ou demérito lol

    • Bruno Cunha
      Posted Setembro 9, 2021 at 10:05 pm

      Se isso acontecesse o argumento seria “o Vieira saiu nunca mais ganhamos nada” ?.

    • DICAS
      Posted Setembro 9, 2021 at 11:33 pm

      Sim o Sporting vai ganhar a Champions …

      Claramente estamos atrás do Benfica e Porto

  • lipe
    Posted Setembro 9, 2021 at 9:45 pm

    Não sou sportinguista portanto a minha opinião vale o que vale.

    Penso que o Varandas é sem dúvida o melhor presidente deste século e se continuar assim está bem encaminhado para ser o melhor de sempre.

Deixa um comentário